3 minute read

Nova linha de engarrafamento de Stº António

António Marquez Filipe

Quantas empresas no mundo, no setor de vinhos e bebidas, ousaram investir 5,5 milhões de euros, numa nova linha de engarrafamento, num cenário de pandemia como o mundo não conhecia há mais de 100 anos? Um investimento previsto e decidido em 2020 e executado em 2021, num intenso e atribulado período de 18 meses, em vários domínios, nomeadamente em termos de desafios acrescidos para as equipas de projeto e de implementação.

Advertisement

Os números são verdadeiramente impressionantes: 16 formatos de garrafas diferentes, com tempos de setup 25% inferiores aos anteriormente registados com a solução anterior. Velocidades máximas potenciais de 12.000 garrafas por hora. Capacidade de produção direta para produto acabado, para produto semiacabado e de produto semi-acabado para produto acabado. Um dos equipamentos mais avançados no mundo em termos de sincronização das diferentes máquinas necessárias ao processo de enchimento e de acabamento de produtos. Otimização da lubrificação dos tapetes transportadores de garrafas, com gestão integrada das respetivas velocidades, por forma a se maximizarem produtividades, com minimização de impactos entre as garrafas em linha. Um inovador sistema de Clean In Place de última geração, totalmente desenvolvido em Portugal. E, last but not least, com extensa utilização de equipamentos de controle em linha do processo e de visão artificial para controle de qualidade de garrafas vazias e de apresentação das garrafas cheias.

Com este relevante investimento, a Symington Family Estates prepara atempadamente o seu futuro, criando condições para responder a uma profunda alteração que se está a verificar no setor, quer em termos de crescimento relativo do segmento premium para os vinhos do Porto, como de aumento das vendas de DOC Douro, de cada vez maiores exigências em termos de segurança alimentar e de qualidade de apresentação dos produtos, a necessidade de poder acolher maiores desafios criativos, em termos de embalagem e a redução da dimensão média dos lotes de produção. Tudo isto, com preservação de postos de trabalho e de otimização do desempenho ambiental, em linha com os valores do Respeito e de Custódia que defendemos.

Mas sobretudo o que importa registar neste desafio foi o que conseguimos levar a cabo, como resultado de um esforço coletivo e organizado de pessoas, internas e externas à organização, de várias nacionalidades, de vários saberes e ofícios. Mais do que uma história de máquinas, uma história de pessoas.

Só possível, desde logo, pela Confiança e Visão de Futuro que a Administração da empresa colocou na equipa de projeto quando aprovaram o business case e o respetivo investimento.

Um longo, abrangente e minucioso planeamento de atividades realizado por uma equipa de projeto pequena, motivada e ágil permitiu que o ambicioso projeto se tivesse desenrolado sem sobressaltos, exaltando os nossos valores de Liderança e de Inovação, isto apesar dos desafios causados pela pandemia e medidas sanitárias na empresa, pelas quebras das cadeias logísticas e alterações inesperadas no perfil de encomendas.

Trabalhando com proximidade e em equipa com a Gestão de Património, a Enologia e os Aprovisionamentos, colocámos no terreno todas as peças estruturais necessárias para que este enorme puzzle tecnológico pudesse ser erguido.

Também nos orgulhamos muito do trabalho realizado com 13 empresas subcontratadas, nacionais e internacionais (de 4 países diferentes). Não sendo possível, durante a maior parte destes 18 meses, efetuar viagens internacionais, soubemo-nos adaptar a esta nova realidade, mantendo um diálogo multilateral intenso e permanente com todas elas, num processo de aprendizagem de novas formas de relacionamento e de trabalho que, seguramente, perdurarão no futuro.

Por fim, e quando foi tempo de, contra o tempo, tudo pôr a funcionar, mais uma vez foram as pessoas que fizeram a diferença. E à frente de todas, a equipa da Symington, da Patrick Thompson, da Bertolaso, da PKS e da Perfinox que, ao longo de muitos meses de intenso trabalho, com prejuízo das suas vidas pessoais e familiares e muito para além do que o chamamento do dever impõe, puseram toda a sua Paixão e orgulho no seu trabalho, colocando em funcionamento e operação aquilo que hoje será uma referência internacional de Excelência em processos de engarrafamento. E já estamos a pensar no próximo projeto!

(Esquerda) Foi impressionante o que conseguimos fazer em resultado do esforço coletivo de muitas pessoas, dentro e fora da empresa, oriundas de vários países e de várias especialidades.

(Em baixo) Quantas empresas no mundo, no setor de vinhos e bebidas, ousaram investir 5,5 milhões de euros, numa nova linha de engarrafamento, num cenário de pandemia como o mundo não conhecia há mais de 100 anos?