4 minute read

UM NOVO FÔLEGO

Para O Enoturismo

Uma das áreas estratégicas da empresa

Advertisement

Frederico

Na Symington, a aposta no Enoturismo começou em 2013, com a reformulação das Caves Graham’s e a reabertura do restaurante Vinum, um restaurante vínico com uma ligação umbilical a uma das caves de vinho do Porto mais emblemáticas de Gaia. Este foi o início de uma aventura!

Depois da Graham’s, seguiram-se a Quinta do Bomfim (2015) e as caves Cockburn’s (2017), todas elas apostadas em apresentar o que de melhor a Symington produz, servindo como uma excelente plataforma de aprendizagem e de marketing dos nossos produtos. Por estes locais já passaram ao longo dos anos mais de 1 milhão de visitantes que acreditamos passaram a ser embaixadores das nossas marcas, capazes de transmitir a emoção e os valores que caracterizam a Symington Family Estates. Os três centros de visitas e restaurantes receberam, entre outros, o reconhecimento pela Great Wine Capitals, com o prémio de Best of Wine tourism nas suas categorias, demonstando a qualidade das experiências que proporcionam.

O sucesso, reconhecimento e o alcance obtido pelos projetos fizeram-nos reflectir e, em 2020, redefinimos a estratégia para o Enoturismo, criando um plano de desenvolvimento ambicioso que visa, não só desenvolver os projetos atuais, mas também lançar novas bases que nos permitam tornar os projetos em experiências cada vez mais marcantes e diferenciadoras, onde a Excelência, Inovação, Sustentabilidade, Autenticidade e Exclusividade são os pilares que os caracterizam.

Pouco tempo depois, em março de 2020, fomos surpreendidos por um evento sem precedentes, a pandemia da COVID-19, que teve impactos profundos no turismo por todo o mundo, reduzindo significativamente o fluxo de turistas, ao mesmo tempo que impôs um conjunto de medidas que impediram o normal funcionamento das nossas experiências, em particular os dois períodos de lock-down (confinamento), no segundo trimestre de 2020 e primeiro trimestre de 2021.

Mas na Symington encarámos estes momentos desafiantes como oportunidades. E, como tal, não reduzimos a nossa ambição e nos anos 2020 e 2021 mantivemos o nosso plano e fomos mais longe, repensando algumas das nossas iniciativas de modo a irem de encontro ao “novo normal”.

Começando pelos centros de visita, quisemos marcar a diferença e focámo-nos em proporcionar aos nossos visitantes uma sensação de segurança e conforto, com todas as medidas “COVID safe”. Lançámos ainda iniciativas que se direcionassem aos mercados de proximidade (em particular Portugal, mas também Espanha e França). Porque queríamos continuar a proporcionar momentos únicos, mesmo a quem estava por casa, decidimos lançar provas online, de maneira que as pessoas que estavam isoladas pudessem continuar a conhecer e a usufruir do melhor que podemos oferecer. Lançámos ainda visitas para toda a família, melhorámos a qualidade da nossa oferta gastronómica e criámos eventos enograstrómicos que potenciaram o casamento entre os nossos vinhos e a melhor gastronomia.

(Direita) O restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos, inaugurado no dia 10 de junho (dia de Portugal), 2022.

O restaurante pop-up Casa dos Ecos no meio da vinha da Quinta do Bomfim foi e continua a ser um enorme êxito.

E não ficámos por aqui. Em 2020, em plena pandemia, lançámos um novo conceito pop-up no Douro, o “Casa dos Ecos”, um restaurante vínico no meio das vinhas, em parceria com o conceituado chef Pedro Lemos (chef galardoado com uma Estrela Michelin) e que ao fim de quatro meses foi reconhecido com o Best of Wine Tourism award como o melhor restaurante vínico do ano.

Mas 2021 teve igualmente novos lançamentos. Depois de termos decidido reabrir o Casa dos Ecos, com conceito semelhante, mas algumas novidades, lançámos mais três novas experiências.

Primeiro, a criação de uma nova experiência na Quinta do Vesúvio, umas das mais emblemáticas quintas do Douro, onde procurámos oferecer algo exclusivo e autêntico. Direcionado para casais ou pequenos grupos, trata-se de uma experiência imersiva, onde durante um dia os visitantes ficam a conhecer a história da marca, dos vinhos e da família Symington, bem como passear de jipe no meio das vinhas, usufruindo de locais perfeitos onde a combinação da vista sobre os socalcos e o rio são o expoente máximo que caracteriza a mais antiga região demarcada do mundo. Tratando-se de uma experiência enogastronómica, inclui uma prova premium dos melhores vinhos do Vesúvio, bem com um magnífico almoço na varanda da casa sobre o rio, um momento para desfrutar dos melhores vinhos, da comida tradicional e da melhor vista!

Em segundo lugar, lançámos um novo centro de visitas, na mais recente propriedade da Symington, a Quinta da Fonte Souto em Portalegre. Neste magnífico local que traduz a essência dos vinhedos de Portalegre, damos a conhecer um pouco da

“Apenas quatro meses após a inauguração, o Casa dos Ecos foi galardoado com o ‘Best of Wine Tourism’ como melhor restaurante vínico do ano. Reabrimos o Casa dos Ecos em 2021 (após o fecho de inverno e o segundo confinamento), e introduzimos algumas melhorias num já bemsucedido conceito.” história e da produção dos vinhos da marca, e realizamos provas comentadas sobre os vinhos que ali são produzidos. Para os amantes da natureza, convidamos ainda a saborearem um magnífico piquenique no meio da propriedade.

Por último, decidimos alargar a nossa oferta na Graham’s, com a criação de uma nova esplanada com vista privilegiada sobre o Rio Douro que vem proporcionar momentos únicos à volta do vinho na melhor companhia. Consideramos que será um ativo importante para aquela que é uma marca de excelência e um dos símbolos maiores da Symington: a marca Graham’s.

Foram dois anos desafiantes, com novas experiências, mas este será apenas o início desta viagem…mais projectos nas áreas de Hospitality e F&B, assim como o lançamento de novas experiências nos centros de visitas e quintas, permitirão à Symington alcançar um novo nível de ambição, reforçando o papel das experiências de enoturismo como porta-estandarte dos nossos vinhos. Já em 2022, iremos abrir um novo restaurante no Douro, mais propriamente na Quinta do Bomfim, mantendo a parceria de sucesso com o Chef Pedro Lemos (o ‘Bomfim 1896 with Pedro Lemos’ estava prestes a ser inaugurado durante a conclusão da fase de preparação desta revista). Acreditamos que será um marco importante para a região, com a criação de uma nova experiência enogastronomica que vai desafiar tudo aquilo que já se viu no Douro, numa combinação sem precendentes entre a gastronomia fina e os melhores vinhos do Porto e de mesa.

Portanto, o desafio e a responsabilidade são grandes, para colocar as experiências no nível de qualidade dos nossos vinhos, mas acreditamos que temos todos os ingredientes (em particular, a melhor equipa) para corresponder às espectativas, sempre com compromisso da Symington ser “A referência das experiências premium de Enoturismo”.