EIA - Campo de Marte (volume 2)

Page 121

Estudo de Impacto Ambiental Aeroporto Campo de Marte/SP

(Beaucarnea recurvata), o pau-ferro (Caesalpinia ferrea), as figueiras (Fícus sp.), as palmeiras reais (Archontophoenix alexandrae), o alecrim de campinas (Holocalyx balansae), o eucalipto vermelho (Eucalyptus camaldulensis) e a rara Brownea ou solda-Bolívia (Brownea sp.).

2)

Parque Estadual Dr. Fernando Costa (Parque da Água Branca) O Parque Dr. Fernando Costa, mais conhecido como Parque da Água Branca,

é administrado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Em relação a Campo de Marte, ele situa-se, em linha reta, 4,60 km. O Parque da água Branca foi criado em 1929, para ser um recinto de exposições e provas zootécnicas, onde funcionou a Indústria de Produção Animal. Situa-se no Bairro de Perdizes, uma região densamente urbanizada e com carência de áreas verdes. O Parque abrange uma área total de 136.765.41m², sendo 79.309,66m² de área verde (não pavimentada e não edificada), 27.110m² de área edificada e 30.345,7m² de área pavimentada (ruas, alamedas e pátios). Desde a sua inauguração contou com variadas seções interligadas a agropecuária e cuidados animais, como também outras de defesa sanitária animal, pesca e produção animal. Possuía tanques de peixes, um pequeno zoológico, um caramanchão e até um cinema mudo os quais que formavam uma área especial para o lazer. Há diversas construções antigas espalhadas pela área, bem como lagos artificiais, e no presente momento um tanque de ranicultura. O Parque é sede de uma série de associações ligadas também à agropecuária e promove com frequência feiras relacionadas a estas atividades, o que lhe deu a tradição de ser também um centro educativo e com grande potencial na área de educação ambiental. Em relação á flora, o Parque é constituído principalmente por uma vegetação arbórea, muitas destas de grande porte. A vegetação existente na área não é uma reserva de mata nativa, como acontece em outros parques da cidade, por exemplo, Jaraguá, Cantareira e Horto Florestal. Trata-se de um parque totalmente implantado desde sua construção até sua arborização, ocorrendo uma pequena diversidade de espécies exóticas que são apenas utilizados para fins paisagísticos e como atração à avifauna, incluindo espécies de forração, arbustivas e palmeiras. Ao mesmo tempo é possível também encontrar diversos exemplares de várias espécies nativas da mata atlântica e do cerrado espalhadas pela área. Recentemente duas áreas do parque ELABORADO POR:

ATUALIZADO POR:

REVISÃO 01

VPC/BRASIL

MESP/ INFRAERO. Coordenação Regional de Meio Ambiental de São Paulo.

Ano de 2013

TECNOLOGIA AMBIENTAL E URBANISMO LTDA.

Página 485 de 1086


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.