Suelma Santana
PORTFÓLIO ACADÊMICO
UFBA- INGRESSO 2017.1
![]()
UFBA- INGRESSO 2017.1
ATELIER I
Casa Moradia
Biblioteca Interativa
ATELIER II
Escola
ATELIER III
Edifício Atipológico
Catalisador Social
Cohousing
COMUNICAÇÃO
VISUAL EXTRA FOTOGRÁFIA
DOSCENTES: GERALDO BEZERRA
O programa buscava atender as necessidades de uma jovem recém formada em direito que adorava receber os amigos em casa aos finais de semana.
No pavimento térreo, buscou-se uma integração entre sala de estar, sala de jantar e cozinha, de forma a otimizar o aproveitamento dos espaços, uma vez que o uso de paredes de torna mínimo. Ao lado cozinha também foi construída uma lavanderia que atende perfeitamente a demandas de uma pessoa. No pavimento superior, foi instalada a suíte e um pequeno escritório, proporcionando uma área estudo e trabalho parcialmente separada do dormitório.
Pra finalizar a área externa foi dedicada ao lazer equipada com uma piscina, prioridade da jovem advogada.
O projeto tem como objeto auxiliar na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do bairro, buscando atender não só o publico jovem, que é maioria na comunidade, mas toda a comunidade, de maneira a compensar a falta de lazer, que se mostrou como um problema para os moradores. A biblioteca interativa conta com uma sala de informática para proporcionar acesso a internet e inclusão digital a toda a comunidade, além de claro ter a função de empréstimo de livros, ampliando o acesso ao conhecimento.
DOSCENTES: FERNANDO MINHO
SERGIO EKERMAN
O projeto consiste na construção dos edifícios principais, escola, refeitório, teatro e uma quadra para prática de esportes. A Escola Secundária foi concebida como um edifício independente, e outro anexos que podem ser acessados de forma independe, aspecto fundamental, uma vez que a população local e carente de áreas de lazer. Dessa forma os anexos podem ser usados sem interferir no bom funcionamento da escola. O projeto busca um estilo arquitetônico suave e contemporânea, fachadas em tijolo aparente e tons de terra, coerente com a arquitetura local, espaços interiores de qualidade e amplas áreas comuns.
DOSCENTES: MARCIO CAMPOS
ANY BRITO
O edifício tem a fachada em pele de vidro constituída por triângulos e retângulos e planta baixa em forma de um hexágono distorcido, um estilo arquitetônico que busca fugir da tipologia clássica de edifícios residenciais em Salvador, que é predominantemente de edifícios com plantas em forma de T ou H. Dessa forma, foram projetados diversos tipos de plantas de apartamento, propiciando aos futuros moradores a possibilidade de escolher um apartamento que melhor atenda as suas necessidades e de sua família.
O projeto se dá a partir de uma forma arquitetônica já concebida, mas com a liberdade de criar espaços internos que satisfaçam os usos previstos, que vão de salas de aula de música, dança, circo, a consultórios odontológico, enfermaria, fisioterapia etc. O edifício tem como objetivo proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas de baixa renda, atendendo e beneficiando os cidadãos com programas de cultura, educação, saúde e lazer e assistência jurídica.
O Projeto foi desenvolvido com base num modelo de habitação colaborativa, onde os apartamentos são construídos de forma a fortalecer a proximidade. Possui cozinhas amplas, para possibilitar a união de todos no momento das refeições, lavanderia coletiva e espaços de lazer que incentivam o convívio entre as pessoas. Tudo isso sem deixa de lado a preservação da intimidade e a privacidade dos moradores, que podem usufruir seus de seus apartamento com total liberdade.
DOSCENTES: MARCOS RODRIGUES
A paleta foi escolhida com base no Manual de Identidade Visual da UFBA e Manual de Identidade Visual da FAUFBA.
Logomarcas
#FDF3D8
PANTONE:7499C
CMYK:0/0/12/0
RGB:255/253/220
#2C2963
PANTONE:3C
CMYK:99/97/27/17
RGB:44/41/99
#ED8050
PANTONE:171C
CMYK:5/67/77/0
RGB:214/108/73
#FDE294
PANTONE:7403C
CMYK:5/16/59/0
RGB:231/200/116
A legibilidade e contraste entre a forma em negrito e a forma regular da fonte, foram um dos aspectos considerados para a escolha da tipografia utilizada no projeto.
PRAGMATICA (REGULAR)
Ateliês A e B
Lab. de Informática LigFAU III
Diretoria e Secretaria
Espaço professores
Coordenação
Administrativo
CORREÇÃO: As medidas 0,1 e 0,3 da vista lateral são 0,01 e 0,03 m.
Auditório Flamboiã II
Ateliê C
Cantina Sanitários
Ateliês A e B
Lab. de Informática LigFAU III
Coordenação, Administrativo e Diretoria
1
Cantina Sanitários
-1
-2
Ateliê A e B
Lab. informática LigFAU III
Coordenação, Administrativo e Diretoria
Cantina Sanitários PISO -1 PISO -2
PISO 0 SAÍDA
Auditório Flamboiã
Auditório Mastaba
Anexo PISO 0 SAÍDA DEEMERGÊNCA
Módulo compositivo - Totem
Módulo compositivo - Postes direcionais
Placa0,37x0,12m
Alturatotaldoposte=2m
0,90x3x0,08m