Issuu on Google+

30 anos de traテァos e cores

3ツェ MOSTRA ARTEFACTO

Looks inspiradores para um casamento ao ar livre

UM LUXO DE VERテグ

A primeira dama do Paranテ。 indica o melhor de Curitiba


2

| LB


LB |

3


4

| LB

PA R A D I S O O L I TO R A L N O RT E V E M S E F I R M A N D O C O M O

Etapa A - OBRAS 100% CONCLUÍDAS E ENTREGUE / HABITE-SE OK Etapa B - OBRAS 90% CONCLUÍDAS - ENTREGA PREVISTA PARA 30/11/11 - HABITE-SE JANEIRO / 2012

LOTES PLANOS A PARTIR DE 1.000 M2 FINANCIADOS EM ATÉ 60 MESES PARADISO LAGUNA - KM20 DA ESTRADA DO COCO

ESCRITURA IMEDIATA WWW.PARADISOLAGUNA.COM.BR STAND DE VENDAS NO LOCAL: 71 3628 1460 VENDAS BRITO & AMOEDO 71 3287 6900


LB |

5

LAGUNA

D E S T I N O R E S I D E N C I A L D E A LT O L U X O

DEPOIS DE INTERLAGOS E PRAIA DAS LAGOAS O PARADISO LAGUNA CHEGA PARA REFORÇAR A PAIXÃO DOS BAIANOS PELO LITORAL NORTE. O Litoral Norte vem se firmando como destino residencial de alto luxo. Depois de Interlagos e Praia das Lagoas o Paradiso Laguna chega para reforçar a paixão dos baianos pelo Litoral Norte. O mar e a natureza preservada são as seduções do Litoral Norte que vem transformando os veranistas dos seus condomínios em moradores fixos. Entre eles o Paradiso Laguna, no km20 da Estrada do Coco, à 30 minutos de carro de Salvador e 07 minutos de helicóptero é um endereço tão atraente que, dos 336 lotes com 1.100m² a preço médio de R$330 mil cada, poucos restam. Os arquitetos Ivan Smarcevski, Adriano Mascarenhas, Sidney Quintela e Luís Humberto Carvalho assinam os projetos das casas do empreendimento, que se valoriza em cerca de 20% ao ano. A vizinhança com Vilas do Atlântico, um bairro nobre de Lauro de Freitas e a infra estrutura do seu entorno são, segundo o advogado Adriano Ahringsmann pontos positivos, junto à facilidade de acesso “é mais rápido ir do Laguna para o Centro Administrativo da Bahia do que da Graça, onde resido, para

o CAB”, afirma. Com a implantação do metrô e da Via Expressa e a construção de uma pista paralela à Avenida Santos Dumont os engarrafamentos na entrada de Lauro de Freitas serão eliminados.

LAZER Na opinião do arquiteto Sidney Quintela pesa na decisão de compra “ a estrutura de lazer e de segurança que os condomínios de alto luxo oferecem.” A pista de Cooper e a ciclovia já estão prontas e o Clube será entregue em março de 2012, com 03 quadras de tênis, campo de futebol society, cinema com 50 lugares, Kids Club, Espaço Gourmet, Salão de Jogos, Club-House, Piscina com raia, Centro Náutico com guarderia, Academia de Paulo Meyra, salas de massagem e sauna. A Lagoa Grande, com um milhão de m² de lâmina de água permite a prática de kitesurf, windsurf, remo, vela e o uso de embarcações com motor elétrico, após sua limpeza que será concluída noventa dias após a entrega do Clube.


6

| LB

ARTEfACTO POR MARgIT SOARES

SÃO PAULO R. Haddock Lobo, 1.405 - 3087 7000 D&D Shopping - 5105 7777 BELÉM Trav. Benjamin Constant, 1.790 - 3223 9690 BRASÍLIA Casapark sgcv/sul lote 22 - 3234 5656 CURITIBA R. Comendador Araújo, 672 - 3111 2300 gOIânIA Av. 136, nº 290 - 3238 3838 MAnAUS Manaus Casa Shopping - 3182 9700 RECIfE R. Atlântico, 139 - 3465 8182 CORAL gABLES

4440 Ponce de Leon Blvd. 305.774.0004 AvEnTURA

19915 Biscayne Blvd. 305.931.9484 Outras cidades consulte - w w w.ar tefacto.com


Foto: Edison Garcia

LB |

7


8

| LB


LB |

EDItORIAL Uma revista fica pronta e já estamos pensando na próxima! Tem que ser assim, o relógio não pára e as idéias são muitas, como se vê nessa edição onde o sol do verão brilha intenso sobre nossas viagens, fonte das referências e ideias para deixar as produções das casas mais bonitas, traduzidas nos vidros lapidados na Índia com exclusividade para a LB Home, na linha de Muranos e de bandejas também desenvolvidas para nossa marca, nos tecidos exclusivos importados da Europa, nos abajures com esculturas em pedras semi preciosas, o must da estação. Enfim tudo o que dá um toque de personalidade nesse mundo globalizado e tão igual. Um olhar na sofisticação nos ambientes criados por oito profissionais baianos para a 3ª Mostra Artefacto por LB Home: "Um Luxo de Verão”. Na mostra destacam-se os lançamentos da Artefacto, como sempre criativos, contemporâneos e com a excelente qualidade que já é marca registrada. Temos também o arquiteto Chico Senna na coluna Décor e Art, Fernanda Richa, primeira dama do Paraná, falando da terra que tanto ama e é a minha também, Pompeu Vasconcelos dando notícias do Nordeste e Paula Barcellos de sua Loungerie. Confiram o GPS, que está incrível com dicas para sol e para a neve. E tem mais: a revista sai em versão para o iPad e o nosso site - www.lbhome.com.br - está o máximo! Lançamos também o canal LB/INTERVIEW onde você pode conferir as entrevistas super interessantes apresentadas semanalmente, contando tudo o que acontece no vibrante mundo da arquitetura e decoração. Tudo isso preparado com todo o carinho para você

Have fun! LARISSA BICALHO-DIRETORA COMERCIAL

9


10

| LB

Índice

116 DRINKS DE VERÃO

14 ELIANE KRUSCHEWSKY Entrevista

16 fICAMOS LOUCAS POR... Objetos escolhidos por Cida Melo

18 SONHO DE VERÃO Nágila Andrade

20 PERSONALIDADE Raquel Silveira

22 DESIGN EM 4 MOMENtOS Dolores Landeiro

24 ARtE E DÉCOR Chico Sena

26 PERSONALIDADE Entrevista com Cecília Amado

30

MOSTRA ARTEFACTO

28 fEStA Gabriela Gianella

56 DESEJO ARtEfACtO

Cinthia Borja e Marcia Meccia

60 MEXA-SE Kim Vidal (vela) e Beatriz Adedonato (gyrotonic)

65 ELES tE fAZEM LINDA Marie, Monica, Xico, Natan e Manuela

68 EStILO DE VIDA Por Adrian Villas Boas e Anita Macedo

78 PERfIL Alessandra Affonso ferreira

80 PONtE AÉREA fernanda Bernardi e Marcela Brazao (Curitiba e Hong Kong)

82 GAStRONOMIA Restaurante Maní

84 GPS Nora teixeira, Márcia Almeida, Marcela Carvalho e florença Abreu

92 tRAJEtÓRIA Com Renata Dantas


LB |

94 PAULA BARCELOS Entrevista

98 NOIVAS Com Natassia Muricy e Paula tannus freitas

102 PARA OUVIR

108 EM CASA Eugênia e Renato teles

112 EStILO

11

124 DESEJO LB Elza Campelo e Adélia Estevez

128 MIStURA fINA

Sandra Maciel

114 CASA DE VERÃO

Com Guilherme DJ

103 PARA LER

116 DRINKS de Verão

Com Lucas Robatto

104 PARA COMER Com Armando Zaf

106 LB tECIDOS Beth Hein

118 PROJEtO Adriana Araújo e Suzane Cabús

120 LB Mesas Mesas Verão

1

134 CRIS HAMOUI Entrevista

138 PODER E ELEGÂNCIA Dr. Laudelino Souza e fernando Barros

140 NOVOS tALENtOS 142 OBJEtOS turquesa e Coral

145 SOCIAL

71

A CÉU ABERTO

Moda: casamento ao ar livre

Pompeu Vasconcelos

146 ORGÂNICA E REJUVENECEDORA Carla ferner

148 ANtENAS LIGADAS Isa e Marcela Brandalize

150 ARtE Wesley Roque

156 DO BEM Renilce Cavalcanti


06 01

13

COLABORADORES

05

Making of

14

14

02 14

07

09

06. MÁRCIA LAGOS Márcia transita com

01. JANETE FREITAS Nessa edição contribui

novamente com sua inteligência, simpatia e principalmente seu texto marcante e preciso, características de quem sabe o que faz!

03

02. JULIANA AFONSO FERREIRA Jornalista e filmmaker baiana radicada em Londres, Juliana produz, dirige e edita curtas ligados à natureza, arte e moda com estética feminina.Também sócia da Isolda London, Juliana escreveu matérias descoladas nesta edição.

12

03. EDSON GARCIA Edinho é "o cara!" Suas

11

fotos já são marca registrada da Artefacto e nessa edição fez as fotos dos Ambientes da mostra.

04. SIDNEY TUMA Mais uma vez com a

gente, o Sidney chega de São Paulo e cai num trabalho digno de maratonista fotográfico! Fez quase todas as fotos dessa edição. Com seu carisma e simpatia sempre conquista o fotografado e produz os melhores portraits dos nossos entrevistados.

05. FERREIRA JUNIOR Profissional dos mais

reconhecidos e requisitados, Junior, mais uma vez, enfeitou a loja e arrasou nos arranjos da capa.

10

desenvoltura entre os mundos da moda e das artes. Sempre imprimindo bom gosto em tudo o que faz, nessa edição arrancou lágrimas da equipe com seu lindo texto para o editorial "A Céu Aberto".

07. LARISSA BICALHO Com os olhos apurados de quem sabe enxergar tudo o que é novo, chique e luxuoso, Larissa é a alma da revista.  Musa inspiradora, maestro e furacão... tudo ao mesmo tempo!  08. RENATO TELES Arquiteto e designer de "mão cheia" Renato, com seu bom gosto e bom humor é como aquele amigo que a gente sempre quer por perto. Fez a produção do ambiente para a capa com toda a bossa que só ele sabe dar a qualquer espaço! 09. ISABELLA BRANDALIZE Apesar de iniciante,

Isabella já disse a que veio! Nessa edição produziu a matéria "A Céu Aberto" com muita dedicação e o jeitinho de quem sabe o que quer!

10. RAFAEL FREITAS Formado em publicidade

e propaganda com cursos de extensão na ESPM em São Paulo e na Georgia State University nos Estados Unidos, Rafael Freitas é dono do Alô Alô Bahia, um site que virou parada obrigatória entre os jovens mais interessantes. Nesta edição, ele aparece de frente com Raquel Silveira numa entrevista vapt-vupt.


08

04

11. FRANCISCO SENNA Arquiteto, professor e

historiador, mestre nos três verbetes,sempre pronto a dividir seus (imensos) conhecimentos com alunos, amigos e tietes e agora com os leitores da LB Home, dá um mergulho de tirar o fôlego na China, a de ontem e a de hoje.

12. LUBA COSTA Photodesigner de peso, Luba mais uma vez contribuiu com a sua expertise em tratamento de imagens deixando nossa capa ainda mais bonita! 13. FERNANDA FREITAS Com concentração e olhos de águia, Fernanda revisou tudo e não deixou escapar nada !!! 14. STUDIO AUGUSTA Magu Atala, Mai Saraiva

e Rafael Oliveira são os responsáveis pela coordenação, edição e arte: "Pra gente, fazer a revista LB é um trabalho incrivelmente prazeroso onde podemos exercitar nossa capacidade criativa a cada minuto".

A equipe dos "bastidores" é imbatível: Mario, Rogério , Lindinalva, Ig or, Dilton, Mídia e Uander son.


| LB

CAPA /

14

ELIANE KRUSCHEWSKY


LB |

TEMPO DE

15

Celebrar Eliane Kruschewsky está vivendo um ano emblemático: 2011 marca seus trinta anos de profissão e a realização do sonho de publicar o livro “Cores” em cujas páginas desfilam seus projetos de decoração. Arquiteta formada pela UFBA, adora viajar e encontra nessa paixão além do prazer de enveredar por paisagens novas, as respostas para sua inquietação profissional frequentando as feiras de móveis de Milão, Paris e Alemanha. Nas mostras de decoração deixa sua marca de equilíbrio entre as linhas retas e os elementos clássicos. Classifica como bom gosto ”tudo o que não incomoda as nossas retinas” e não abre mão de definir o traçado do espaço que está projetando e de acompanhar o cliente em todas as etapas do projeto, do revestimento à escolha de móveis até a colocação do último objeto no lugar certo. Sob sua ótica, o sucesso na delicada definição do lugar onde alguém quer viver e ser feliz “é fruto do talento, amor e dedicação de quem torna real esse desejo”. A certeza de realização de vida chega através da sabedoria oriental “tive uma filha, plantei uma árvore e escrevi um livro. Já posso desfrutar de bons momentos e muitas viagens, junto com minha família e meus amigos”. Mantendo a chama e a capacidade de se reinventar, sempre.


| LB

OBJETOS LB /

16

LoucasPOR...

FICAMOS

CIDA MELO

Estar sempre em movimento, pesquisando e aprendendo é o lema dessa profissional, pós-graduanda em Iluminação, apaixonada pelo que faz e que sabe como ninguém escolher o que existe de melhor na LB Home para elaborar projetos perfeitos. Almofada Artefacto em seda

Jogos americanos linha Dark Blue. Exclusivos LBHome

Linha LB antique Os elefantes. Também estão na vitrine da Hermès em Paris


Linha Antique LBHome Abajur e cúpulas exclusivas LBHome

LB |

17

Linha Prove nce pássaros turquesa Exclusivo LBHome

Linha de papelaria Lacroix. Um charme a mais p/ a casa.

Linha de porcelanaRichard Ginore Jarra de prata cordão. Exclusivo LBHome


OBJETOS LB /

18

| LB

Almofada coral em várias cores

Verão

SONHO DE NÁGILA ANDRADE


LB |

Coleção Cão de Fó Linha LB Home Antique

19

A LBHome tem copos de todas as cores

É com olho clínico e imensa dose de savoir faire que a diretora da EBADE escolhe peças com a pegada de leveza e frescor do verão,nos ambientes que decora com maestria.

Vasos Hermès de cristal, a cara do verão

Almofada em LinhoArtefacto

Poltrona Dryga


PERSONALIDADE /

20

| LB

"Entre Aspas"

Por Rafael Freitas

Quando Raquel Silveira entra no salão é sinal de que a festa vai decolar! Linda, elegante e poderosa, a arquiteta transformou o seu nome em referencial contemporâneo em tudo o que retrata o bom gosto e a sofisticação. E agora, nessa entrevista inédita ela mostra um pouco de suas impressões e da Mostra Black, projeto seu que reuniu os melhores profissionais de decoração, paisagismo e arquitetura de todo o Brasil.

FOTOS SIMONE MONTE

REVISTA LB - De onde surgiu a ideia de montar a Mostra Black? Raquel Silveira - Há um ano comecei a pensar em uma mostra boutique, e surgiu o nome Black por causa da exclusividade. LB - Quais eram seus objetivos e já é possível mensurar o resultado que teve? RS - Claro que sim, atingimos nossos objetivos ao apresentar a nossa mostra com os melhores arquitetos do Brasil. LB - Qual será seu próximo passo como arquiteta empreendedora: levar a Mostra Black para outros lugares ou se preparar para a próxima edição em São Paulo? RS - A nossa preparação agora é para a mostra São Paulo 2012. Pensamos em outras mostras mas não este ano. LB - A Bahia é celeiro de bons talentos em todas as áreas. Como você vislumbra a possibilidade de estruturar por aqui algo semelhante, mais fechado e sofisticado, como a Mostra Black?


LB |

RS - Uma hipótese maravilhosa, por que não?

temos muitos profissionais ligados ao tema.

LB - Uma de suas qualidades mais conhecidas é o perfeccionimo. É a sua capacidade de transformar os detalhes em papéis principais, roubando a cena e chamando a atenção para o bom gosto e o requinte. É claro que para isso acontecer é necessário uma mão de obra primorosa. E é aí que entram os parceiros. Como foi o processo de escolha para selecionar os arquitetos que iriam fazer parte da Mostra?

LB - Mudando um pouco de assunto, você sempre teve uma queda pelo black. Antes de organizar a Mostra, a sua residência já era repleta de paredes e móveis escuros. De onde vem essa paixão?

RS - Com estes nomes que a gente trouxe para a Mostra, era bem evidente o talento deles. Não precisei muito para chegar a estes nomes. LB - Como enxerga a arquitetura contemporânea? E quem é destaque e merece reconhecimento por ser um grande expoente desse mercado? RS - Temos tantos nomes neste país que não saberia citar destaque; a arquitetura tem um papel muito grande na sustentabilidade e

RS - Super coincidência, eu gosto da cor, mas o Black da Mostra pode ser qualquer cor. LB - O que um ambiente precisa ter para ser elegante? RS - Coerência. LB - Qual a melhor forma de decorar com custo-benefício? Seria escolhendo móveis de excelente qualidade e duradouros? RS - Também é um bom ingrediente. LB - De todas as residências, qual a mais bonita em que já esteve presente? RS - Não posso citar a dos arquitetos porque todas têm seu estilo e beleza. Mas uma bela casa que conheço por livros e que não mudaria nada é a do rancho de Tom Ford.

21


22

| LB

DESIGN /

DOLORES LANDEIRO Diferentes percepções para quatro estilos distintos estimulam a criatividade dessa especialista em Desenho de Interiores pelo Clube de Decoradores do Rio de Janeiro, cujo sonho é projetar um Hotel de Charme. POTE CHINÊS "ANTIGO CANTIL"

ABAJUR BOOL

VASO EM CERÂMICA

MESA EM ESTILO FRANCÊS EM ESPELHO


Design LB |

23

EM QUAtRO MOMENtOS

CENTRO DE MESA PORCELANA

POLTRONA EM COURO

BALDE BRASÃO EM PRATA

CLÁSSICO CACHEPOT DE PORCELANA CHINESA TIE DYE EXCLUSIVA LB HOME

MESA CENTRO CATHAI

CENTRO BLACK / GOLD

CONTEMPORÂNEO ESCULTURA EM RESINA

BALDE TURQUESA

CACHEPOT COM PÉTALAS EM ALTO RELEVO

PROVENCE ABAJUR BOLA RED

BUFFET ARTEFACTO WARNER

PORCELANA ESTAMPA BAUHAUS

GRÁFICO


ARTE E DÉCOR /

24

| LB

ETERNAMENTE

CHINA Por Francisco Senna

Não é por acaso que os holofotes do mundo estão voltados para a poderosa e fascinante China. Civilização milenar, unificada territorialmente no ano 246 a.c. pelo Imperador QIN (pronuncia-se Chin) Shihuangdi, fundador do primeiro império. A China sempre foi uma nação fascinante, cheia de mistérios e rica em diversidade cultural, destacando-se por pioneirismos e revoluções, ambos importantes na história da humanidade. Imperadores, conquistadores, inventores, filósofos, artistas e escritores consagraram a história desse povo que tanto desperta interesse e curiosidade ao ocidente, cativo de suas milenares tradições. Desde o século XIII, quando Marco Polo empreendeu sua segunda viagem à China, acompanhado pelo seu pai Niccolo e tio Maffeo, alcançando a fabulosa corte do Imperador Kublai Khan em 1271 (após viajar 4 anos cruzando mais de 7.500 milhas), ao retornar à Cidade de Veneza em 1295, ele revelou ao ocidente detalhes de sua epopéia, destacando que “eu não contei metade do que vi”, tal a grandiosidade de sua experiência e o que representava a civilização chinesa diante da idade média européia. Seu livro de memórias, intitulado “A descrição do Mundo” ou “As viagens de Marco Polo” só foi publicado em 1483, após a invenção da imprensa por Gutenberg em 1454, muito embora os chineses já a tivesse inventado desde o século IX, segundo registro de um livro chinês datado de 868 d.c., encontrado em uma capela em Dunhuang, na Rota da Seda. Esta Rota compreendia o caminho que as

caravanas de mercadores levavam, partindo de Chang’an (atual Xi’an) com mais de 300 camelos e passando pela Ásia Central, Oriente Médio e Islã, conduzindo seda, jade, especiarias aromáticas (cravo, canela, noz moscada, cardamomo), marfim, pedras preciosas (âmbar, lápis lazuli), remédios, plantas raras, animais exóticos (leopardos), tecidos, bronze, prata, ouro, papel, armas, laca, para os bazares exóticos e disputados de Constantinopla, Veneza, Bagdá, Alexandria e Cairo. Seguia, também, na direção do leste, para a Coréia, Japão, Índia e Arábia, partindo do porto de Cantão (Guangzhou), na foz do Rio das Pérolas. Como a China provocou e continua provocando fascínio entre todos os povos! Seja na riqueza de sua cultura e costumes, como nos produtos que oferece a um mercado ávido por novidades e pelo exotismo. Suas tintas (nanquim e aquarelas), o papel, a seda, a pólvora (e seus derivados fogos de artifício), as pipas voadoras, o macarrão (e suas quatro cozinhas regionais, com destaque para a culinária de Xangai), os objetos de laca, madre-pérola e marfim, a porcelana (que criou a cobiça do comércio da Companhia das Índias Ocidentais nos séculos XVI, XVII e XVII), o mobiliário (que influenciou o ecletismo do final do século XIX), as esculturas em bronze, jade ou terracota (como o exército do mausoléu do primeiro Imperador, conhecido como o Tigre de Qin, recém descoberto em escavação arqueológica) povoam o imaginário e o cotidiano de todos nós. A grandiosidade de seus feitos, como a Grande Muralha da China, que se estende por mais


LB |

25

descobriu o Mundo”), cuja armada foi chefiada pelo navegador Zheng He. O Grande Canal, com cerca de 2.400 km de extensão, estendendo-se de Hangzhou a Beijing (o maior do mundo), que criou uma ligação vital norte-sul, entre o rio Yangtze e o rio Amarelo, que permitiu duas colheitas anuais de grãos para alimentar a colossal população chinesa que já ultrapassa 1 (um) bilhão e 200 milhões de habitantes, apesar do rígido controle de natalidade. O fascínio se estende pela Cidade Proibida, onde viveram os últimos grandes Imperadores da China, até a ascensão do Comunismo. Hoje a China voltou a ser uma grande potência mundial, como o foi por diversas vezes no passado, dominando o comércio e ditando regras de política e diplomacia. Sua abertura de mercado é a nova grande revolução chinesa e a grandiosidade de suas obras assusta o mundo. Acabaram de construir a maior hidrelétrica e a maior ponte sobre um rio. Suas cidades concentram milhões de habitantes, que se espremem em imensos arranha-céus. O mercado chinês conquistou o ocidente, seja por sua mão de obra barata que possibilita alta escala e competição de preços ou por seus produtos exóticos de arte e decoração que tanto encantam – as “chinoiseries”. Particularmente, sou fascinado pela China. Lá estive no ano 2000, visitando Hong-Kong, Macau, Cantão e Sheng-Zen. Conheci de perto a grandiosidade deste povo e desta milenar cultura, berço do filósofo e educador Confúcio (Kung Fu), que acreditava no trabalho duro, na educação e na capacidade de todo mundo vencer e do filósofo Lao-Tzé, além da terra onde o Budismo se expandiu, conquistando o Japão através da Coréia.

de 2.000 km, iniciada pelo Imperador Qin no século II a.c. para proteger o território unificado da China de invasões mongóis e concluída na dinastia Ming, nos séculos XV e XVI d.c., após o retorno em 1521 da grande expedição naval que a China empreendeu por todos os oceanos, circunavegando o Mundo, desbravando-o, visitando todos os continentes e recolhendo informações sobre seus povos, ambientes e culturas (vide relatos no livro de Gavin Menezes, intitulado “1421 - O ano em que a China

No ano de 1976 acompanhei a visita da primeira delegação chinesa ao Brasil, particularmente na Bahia, quando o Ministro do Comércio Exterior da China, Cheng-Chian, nos visitou em missão oficial, reatando relações diplomáticas com o ocidente, após iniciativa do Presidente dos Estados-Unidos Richard Nixon. Não posso deixar de citar e me espantar com a grandiosidade e beleza dos Jogos Olímpicos que a China nos presenteou em 2009. Sua organização, disciplina, arte e beleza encantaram o mundo. Ainda vamos ouvir mais sobre a China! Enquanto isso, Larissa Bicalho nos presenteia com belas peças chinesas de decoração.


| LB

PERSONALIDADE /

26

FOTOS: Anna Fischer

Neta de

REVISTA LB - Como é a sua relação com a Bahia? CECÍLIA AMADO - Sou a típica "falsa baiana: nasci no Rio, mas tenho a alma da Bahia. Passei todos os verões da minha vida em Salvador. Fui muito nômade na minha infância, morei em lugares como São Luís, Brasília e Paris. Salvador sempre foi o meu porto seguro, minha referência. LB - Nos conte sobre a sua trajetória profissional? C.A. - Comecei a fazer cinema aos 18 anos, em 1995. Era o marco da "retomada" do cinema nacional. Fiz um estágio em Tieta, do Cacá Diegues, o bichinho do cinema me mordeu e eu nunca mais parei. Logo me tornei assistente de direção, trabalhei com mais de trinta diretores no cinema e na TV, antes de me tornar diretora. LB - Como surgiu a vontade de colocar o livro Capitães da Areia vivo em imagens? C.A. - A ideia surgiu quando o meu avô já não estava vivo. Assisti uma montagem de uma peça adaptada de Capitães da Areia por um grupo de teatro carioca e aí veio o clique. Comecei a pesquisar mesmo para o projeto em 2004, frequentando o projeto Axé e a produção se iniciou em 2007.


LB |

LB - Se o seu avô fosse vivo o que ele diria após assistir o seu filme?

Neta de peixe, peixinho é… Cecília Amado, a carioca mais comentada do momento na Bahia, acaba de transformar a obra do avô, Capitães da Areia, em cinema.

peixe

LB - Como é filmar neste século um romance baseado num livro que foi escrito nos anos 30? Imagino que você precisou fazer certas adaptações, mas o problema de crianças de rua continua a existir. C.A. - O problema continua o mesmo na essência, nas relações humanas e no que leva as crianças para a rua. Escolhi fazer uma fábula com linguagem contemporânea, algo que fosse de certo modo atemporal. LB - Quem são os atores por trás dos Capitães da Areia do filme? C.A. - Todo o nosso elenco jovem conhece o universo dos Capitães da Areia. Não são meninos de rua, mas conhecem muito bem as ruas, vivem com bastante liberdade e já passaram alguma situação de abandono em suas vidas. LB - Como foi realizado o casting? C.A. - Foram 22 ONGs parceiras, todas trabalhando com arte-educação em Salvador. Entrevistamos 1200 jovens para chegar em 12, após 2 meses de oficinas com 90 desses meninos.

C.A. - Acho que ele iria se apaixonar por esses meninos. LB - O filme é bastante fiel à obra? Ou você percorreu caminhos próprios? C.A. - Ele é fiel ao espírito do livro e ao Jorge Amado que eu conheci. Mas como literatura e cinema pedem dramaturgias bem distintas, o filme tem sua própria estrutura e linguagem. LB - O filme saiu como você o imaginava desde o início das gravações? C.A. - Muita coisa me surpreendeu no caminho, digo isso positivamente. Mas acho que tudo que nós planejamos e conceituamos está na tela. LB - Aonde foram filmadas as cenas? C.A. - Filmamos tudo em Salvador! Adorei descobrir e explorar a região do Santo Antônio, entramos em muitas casas ali em busca das locações. A região é cheia de pousadas charmosas e bares. LB - Foi fácil passar suas ideias de direção de fotografia para Guy Gonçalves? C.A. - O Guy foi co-diretor do filme, esteve desde o início do projeto. Assim fizemos muita coisa a quatro mãos, desde as decupagens de cenas e conceituação da fotografia, até a própria direção de atores. LB - Qual sua opinião sobre o cenário do cinema nacional atual? C.A. - Acho que ampliamos bastante o leque de filmes e estilos, mas ainda falta organização na forma de fomentar, produzir e distribuir para que vire indústria.  LB - Que atriz/ator você ainda não teve oportunidade de dirigir, e sonha em um dia poder trabalhar? C.A. - Andréa Beltrão, acho ela bárbara, super versátil. Nunca trabalhamos juntas, mas está nos meus planos. LB - Você pretende levar o Capitães para festivais fora do Brasil?

LB - O filme tem um papel de responsabilidade social?

C.A. - Depois do circuito comercial do filme no Brasil, o próximo passo são os festivais internacionais.

C.A. - Claro, o filme vai além do entretenimento. Esses jovens atores funcionam como porta-voz de toda uma geração de jovens invisíveis socialmente. 

C.A. - Um filme por ano, por que não? Queria ser como o Woody Allen! Risos!

LB - Qual é o seu maior sonho?

27


| LB

FESTA /

28

Se você quer a festa dos seus sonhos então adicione os serviços dessa dupla à sua lista de preparativos.

CHEIAS DE Por trás da decoração dos casamentos mais comentados de São Paulo até as festas infantis que beiram um reino encantado para príncipes e princesinhas está a dupla energética: Gabriela Affonso Ferreira Gianella e Luciana Gelfi. Queridinhas das festas não só da Paulicéia - as meninas da Bossanova já fizeram eventos em Minas Gerais, Fortaleza, Punta del Este - acabaram de decorar o Pier Mauá, no Rio de Janeiro, para o primeiro jantar da Copa do Mundo no Brasil. “O pessoal da Fifa ficou super bem impressionado principalmente com os arranjos de misturas de flores exóticas que temos no país, as folhagens diferentes e orquídeas. Foi super gratificante fazer parte de um evento tão importante para a nação”, diz Gabriela que é a arquiteta da dupla, monta os projetos, define os móveis e materiais com requinte e sofisticação de sobra. As flores ficam por conta de Luciana, que fez cursos de especialização em Madri, Londres e Paris. A florista escolhe cada

Bossa


LB |

arranjo, cada detalhe tentando sempre imprimir seu bom gosto ao jeito do cliente para deixar tudo bem pessoal e único. A Bossanova começou a partir do casamento de uma grande amiga de Gabriela. A noiva em questão procurava um bom decorador para a cerimônia, mas como não encontrava ninguém, perguntou se a amiga faria, pois Gabriela sempre levou jeito, organizava festas mil em sua casa e fazia decorações aqui e acolá. Gabriela topou a missão que demandava muita responsabilidade, e como ela não tinha muito tempo para dedicar, pois trabalhava para uma empresa na época, convidou a amiga Luciana para ajudá-la a montar o casamento e ela aceitou. A partir desta festa linda e super bem comentada, que aconteceu há seis anos e serviu como vitrine para as parceiras baianas radicadas em São Paulo, choveram pedidos de clientes importantes e a Bossanova Festas não parou mais. A dupla da vez dos festeiros chiques está se especializando em festas infantis, com o que já estão naturalmente super envolvidas, já que são as novas mamães do pedaço. Confira mais no www.bossanovadecoracao.com.br

29


MOSTRA ARTEFACTO /


3 ª M os t ra

A r t e f ac t o

ANA PAULA MAGALHÃES / INDAYÁ DUARTE / MÁRCIA BANDEIRA FLÁVIO MOURA / LARISSA MIRANDA / IAMNA SMARCEVSKI MARCOS ALAN / RENATO TELES / SIMONE SELEM / GIZELIA SOUTO SOUTO O VERÃO GANHOU LUXO E REQUINTE NO TRAÇO DOS PROFISSIONAIS QUE COLOCARAM PAIXÃO E ESTILO NA CRIAÇÃO DOS OITO ESPAÇOS DA MOSTRA.


ANA PAULA MAGALHÃES LOUNGE VERÃO

“VIAJAR PELOS QUATRO CANTOS DO MUNDO EXERCITA O OLHAR SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL DESSA NOSSA ALDEIA GLOBAL”    Vem com ares dos balneários da Penha ou dos Hamptons o Lounge de Verão ambientado por Ana Paula, uma arquiteta globe trotter, pesquisadora sempre atenta às tendências e novidades tecnológicas que costuma usar nas suas produções. Com uma forte pegada de Ralph Lauren, o azul marinho reveste as paredes acima da boiserie e a da entrada, onde brilha uma coleção de gravuras de pássaros de Edward Lear e une-se aos materiais naturais das cadeiras em fibra, mesas em madeira, capas em linho, poltrona em couro  e um pilar em tijolinho recozido, produzido no Recôncavo baiano, onde  a "base" de tudo é o branco, usado na boiserie, tetos e capas de estofados.


“PRIORIZAMOS A AGILIDADE E UM EFICIENTE

INDAYÁ DUARTE E MÁRCIA BANDEIRA ESTÚDIO CONTEMPORÂNEO

ACOMPANHAMENTO DURANTE A IMPLANTAÇÃO DOS NOSSOS PROJETOS.” Para criar um ambiente de estar e jantar integrados onde um casal jovem se sentisse acolhido e confortável, essa dupla de profissionais que trabalha em harmonia há dezenove anos e é formada por Indayá, designer de interiores e autodidata e Márcia, arquiteta formada pela UFBA, optou pelo bege claro com detalhes em tons alaranjados para decorar o espaço amplo, iluminado pela luz natural vinda de uma grande janela. A descontração desejada foi alcançada através da concepção despojada que marca o projeto.


40

| LB


FLÁVIO MOURA SALA CLÁSSICA “O ATENDIMENTO BASEADO NA CONFIANÇA E RESPEITO RESULTA EM RELAÇÕES HARMONIOSAS E DURADOURAS. A interação entre o arquiteto Flávio Moura, um alagoano-quasebaiano, e seus clientes é fruto de um atendimento personalizado, com respeito e confiança aliados ao profissionalismo, refletido nessa sala sofisticada onde o duo preto e branco predomina numa composição marcada pela presença de elementos clássicos como a boiserie nas paredes e expressivas obras de arte. Todo o conjunto fica valorizado por um projeto luminotécnico que realça os detalhes do rico ambiente.


NO VERÃO É ASSIM ...CORES, SEMPRE CORES. ELAS AGUÇAM OS SENTIDOS, VÃO DA PAZ AO ACONCHEGO, DO CALOR À SENSUALIDADE.

LARISSA MIRANDA VITRINE

A soma de pesquisas + memórias visuais + intuição resulta em espaços que ao lado de uma rica paleta de cores transmitem paz, calor, sensualidade e aconchego, elementos encontrados na Varanda decorada pela arquiteta Larissa Miranda que usa com maestria tecidos em nuances e padronagens diferentes, criando um patchwork que remete ao Verão. Objetos em tons fortes com acabamento em laca e muitas flores reforçam a proposta de um ambiente com a cara da estação do sol.


YAMNA SMARCEVSKI QUARTO DE PRAIA

“JUNTOS, MADEIRA NATURAL E ELEMENTOS COMO A LACA E ESPELHOS CRIAM AMBIENTE COM ARES CONTEMPORÂNEOS” Formada pela EBADE Iamna costuma cultivar com os clientes um relacionamento sincero, profissional, ético, baseado na simplicidade de ser, ao longo dos seus onze anos de trabalho no mercado baiano. No Quarto de Casal privilegiou materiais naturais como o linho e o couro. A cor trabalhada na produção foi o rubi, utilizado na base tango e na mescla de cores da manta feita de seda Mumbai, tendo como base o branco. A madeira natural presente em algumas peças, se mistura com materiais modernos e sofisticados como o espelho e a laca, usados no criado mudo Joker II e na cômoda Zepi.


“EXISTIU A PREOCUPAÇÃO DE TORNAR O ESPAÇO FUNCIONAL, LUXUOSO E AGRADÁVEL JÁ QUE SERÁ DE USO NORMAL DA LOJA.”

MARCOS ALAN LAVABO

Na composição do Lavabo o arquiteto usou pedras naturais no piso e em parte da parede, escolheu louças e metais com design moderno, não poupando o uso de peças de decoração estilosas e fazendo uso da iluminação técnica para realçar o conjunto onde persianas e esquadrias também funcionam como elementos decorativos. O lavabo será de uso normal da loja por isso houve a preocupação de integrálo aos demais ambientes.


SIMONE SELEM E GIZELIA SOUTO LIVING MODERNO “A BUSCA POR NOVOS MATERIAIS NOS GRANDES CENTROS URBANOS É UMA CONSTANTE EM NOSSA VIDA PROFISSIONAL”

Avessas à modismo as designers de interiores formadas pela EBADE, com cursos de aperfeiçoamento em São Paulo, Milão e Paris valorizam o conforto e a funcionalidade nos projetos residenciais e comerciais que levam seu traço. Como no Living Contemporâneo, em estilo moderno representado pelos móveis de linhas retas, simétricos como os dois sofás iguais, forrados na cor azul jeans, colocados em suas extremidades, na poltrona Ice, de acrílico transparente e molas aparentes, cujo design quebra qualquer sinal de monotonia. Os tons azul e cinza estão nas tiras de gorgurão fixadas em diagonais sobre o papel de parede, dando movimento ao ambiente.


Mテ天EIS /

56

| LB

Artefacto

DESEJO

CYNTHIA BORJA

Modulra Sol

Poltrona Megan

Poltrona Arad


LB |

Mesa lateral Vulcan

Mesa Centro Oro II

Mesa Jantar Hait

“Aqui tenho a certeza de achar o que preciso” Sua experiência e o bom gosto transformam seus clientes em amigos e assim projetos arquitetônicos e urbanísticos se sucedem na carreira dessa arquiteta que valoriza seus projetos para residências, clínicas, lojas e restaurantes com peças da Artefacto.

Mesa Centro Suez

Poltrona Thierre

57


MÓVEIS /

58

| LB

“O difícil é escolher um só entre os móveis da Artefacto”

Mesa Lateral Pita

Sem perder o foco nas questões técnicas, como funcionalidade e especificações corretas, as soluções estéticas são encaradas com prazer por essa arquiteta, que confessa adorar a falta de rotina de sua profissão e se reinventa a cada projeto.

DESEJO Mesa Centro Panye

Cadeira Duff

Mesa Centro Cathai Poltrona Sammy


Moldura Pantalla

LB |

Artefacto MรRCIA MECCIA

Moldura Chelba

Sofรก Dixon

59


MEXA-SE /

60

| LB

Vela

É doce vencer no mar… Kim Vidal

brilhou nos mares da Croácia junto ao parceiro de vela, o paulista, Martin Lowy. Foi no recente Mundial da Juventude de Vela que Kim foi o primeiro baiano e atleta do Yatch Club - desde sua fundação há setenta e cinco anos - a conquistar a primeira medalha de ouro da Bahia. A dupla trouxe para casa o troféu rotativo que ficará seis meses sob os cuidados do soteropolitano e seis meses com o atleta paulista, e depois será devolvido a ISAF. “Chegamos à praia e todos já sabiam e vieram nos abraçar, inclusive os competidores de outros países. Senti vontade de gritar para todo mundo que ganhei!”, diz Kim. O campeão veleja há seis anos, e foi num campeonato nacional que conheceu Martin. Os dois participaram de uma seletiva realizada na represa de Guarapiranga, em São Paulo, e de dez regatas realizadas eles venceram as dez. Na Croácia, de doze regatas, os craques cantaram vitória em oito consecutivas, o que jamais tinha sido conquistado antes. Atualmente Kim treina com Alberto Vita, mas Mário Urban já foi seu treinador também, além de ser seu ídolo da vela. O garoto que já velejou por muitos mares, tem Salvador como o melhor lugar do mundo para praticar o esporte. “Minha família toda veleja, e eu comecei na ilha de Itaparica com meu irmão Yam, apenas por curtição, com o barco de meu pai, um HC 14, quando tinha 8 anos. Depois entrei para a escola de vela do Yacht e comecei a correr regatas, e a parti daí a coisa ficou séria”, explica o atleta. O que vem pela frente para essa dupla de apenas 15 anos de idade, da categoria Laser 4.7.? “As Olímpiadas fazem parte dos meus sonhos desde que tenho nove anos de idade, o caminho até lá é de muito treino e competição”, revela Kim. Enquanto isso o Yatch Club e a Bahia têm muito o que comemorar!


LB |

61


62

| LB


LB |

63

Gyrotonic? Você sabe o que é

Se você nunca ouviu falar em Gyrotonic, fique atento! A ginástica que mistura princípios do yoga, tai chi chuan, natação e balé consiste na prática de movimentos fluidos, rítmicos e circulares integrados à respiração e tem um centro: o Gyrotonic Salvador, dirigido pela mestre Beatriz Adedonato. “A prática do Gyrotonic proporciona um corpo saudável, jovem, capaz, livre de dores e limitações, e de uma maneira que o indivíduo não se esgota com a prática, pelo contrário, renova a sua energia, e sai revigorado da aula”, explica Beatriz. A professora também ensina pilates desde sua formação pelo Alan Herdman Pilates, em Londres, no ano de 1995 e desde 2000 dá aulas regulares. São mais de trezentos tipos diferentes de exercícios - numa só máquina - que proporcionam um trabalho corporal dinâmico e inteligente, uma vez que no lugar de rotinas repetitivas e mecânicas, oferece um repertório altamente variado de movimentos. Os benefícios? Força e maior flexibilidade, aumento de mobilidade articular, definição da musculatura, reeducação de padrões motores ineficientes, e muitos outros. www.gyrotonicsalvador.com  


BELEZA /

64 | LB


LB |

Do cabelo às unhas,  passando pelo rosto, o  toque desses magos da beleza fazem toda a diferença na composição de um visual poderoso e up to date!

ELES TE FAZEM

65

Linda CHICO LEMOS

Chico Lemos percebeu que tinha jeito com as madeixas aos 19 anos, penteando as próprias irmãs. E foi até a Inglaterra, França e Espanha fazer cursos de especialização em escolas como Toni & Guy. Quando voltou para Salvador resolveu apostar tudo o que aprendeu na Europa, abrindo um salão para chamar de seu: o Duo Studio Beleza, que existe há nove anos e tem uma clientela para lá de exigente: Carolina Ferraz, Daniela Mercury e Emanuelle Araújo fazem parte de uma selecionada lista. “A aplicação de filtro solar diariamente nos fios, fazer hidratação a cada quinzena e cortar pelo menos uma vez a cada dois meses é o manual de instruções para a mulher que quer ter o cabelo de dar inveja”, diz Chico.


66

| LB

BELEZA /

ELES tE fAZEM

Linda

NATHAN

DODA GUEDES

Não faz diferença se você quer colorir, dar volume, fazer um penteado mais ousado para aquele casamento ou apenas uma boa escova. Para qualquer tratamento no cabelo procure Nathan, no Eddie Coiffeur, localizado no Rio Vermelho ou tente um horário na concorrida agenda do mestre capilar para atendimento em casa.

Quando o assunto é maquiagem o expert Doda Guedes diz a que veio. Com a agenda sempre cheia, o maquiador e produtor de moda organiza desfiles, campanhas publicitárias, editoriais, capas de revistas, dá cursos, palestras e ainda consegue encontrar tempo para atender clientes como Teca Martins, Carla Ferner, Mariana Lisboa e Lena Lebram em casa.

Com uma lista de clientes especiais, o profissional cuida dos cabelos de Larissa Bicalho, Jacinta Abud, Paula Almendra e muitas outras. Sua dica para combater o frizz – que insiste em afetar principalmente quem mora no litoral – é hidratação semanal, seguida de selagem térmica a cada três meses.

Os dedos e pincéis mágicos do maquiador já deixaram rostos conhecidos ainda mais lindos: Mariana Ximenes, Malu Mader, Emanuelle Araújo, Daniela Escobar, entre outros. Conselho de Doda “Leve sempre um pó para combater a oleosidade, um corretivo para aliviar as olheiras que costumam ficar mais evidentes no final do dia, e um bom batom na bolsa!”


LB |

MAGDA SANTOS

MANUELA SANTOS

“Sombrancelha grossa, arqueada e bem delineada é a tendência do verão 2012”, diz Magda Santos, esteticista que atende no Duo Studio Beleza. De acordo com a profissional, se você tem sombrancelhas finas, um bom truque é passar de leve um pouco de sombra marrom e um rímel incolor, aplicando-o de 2 a 3 vezes – movimento sempre de cima para baixo.

Para Manuela Santos, manicure das antenadas de Salvador, “esmaltes são acessórios, e por isso são importantes na composição de um look”. Se você ainda abomina os cintilantes, esqueça seus conceitos, esse tipo de esmalte e também os hipercoloridos são as apostas para o verão 2012.

Para Magda, uma boa iluminação e uma pinça com pontinhas finas são fundamentais para finalizar um traço bem desenhado, após feita a sombrancelha seja com linha ou cera.

67

Outra novidade são as inglesinhas, que é uma versão mais moderna da clássica francesinha. “O principal cuidado que devemos ter é a proteção contra as nocivas radiações solares, fazendo o uso adequado de filtro solar sempre, principalmente para quem mora em Salvador. Assim, é possível prevenir o aparecimento de manchas e rugas causadas pelo sol”, afirma Manuela que atende a domicílio suas famosas clientes.


VIDA E SAÚDE /

68

| LB

ANITA MACEDO Inconformada com a disseminação do stress no mundo, Anita Macedo começou a organizar seminários de Ashtanga Yoga para empresas e executivos claramente afetados pela competitividade, ansiedade, depressão ou pela falta de estímulo no trabalho. Praticante de Ashtanga há oito anos e de meditação zen há nove, a professora acredita que “Yoga é um estado de conexão com o nosso interior, não uma simples atividade física. Penso que quando comecei a praticar o caminho já estava aberto através da meditação.” Dessa maneira, apenas um ano após a experiência inicial da baiana radicada em Barcelona com a Yoga, seguida de uma viagem a Índia para praticar com Sri. K. Pattabhi Jois, mestre e maior propagador da Ashtanga, Anita já começou a lecionar. “A partir do primeiríssimo contato, o praticante iniciante já sente benefícios instantâneos: a respiração e a concentração fluem melhor”, explica a professora e também formadora de professores de Yoga. Do ponto de vista físico e mental os benefícios são inúmeros, entre eles a melhora da função dos órgãos e glândulas, a circulação sanguínea, a respiração, o sono, a ansiedade, a força, o equilíbrio, o relaxamento consciente, o controle e a flexibilidade, o enrijecimento da musculatura, entre outros. Anita recomenda a prática do Yoga em geral, qualquer ramificação que permita a uma pessoa sentir-se bem e em paz consigo mesma. “É muito importante que cada um possa encontrar o Yoga que se sente melhor fazendo. Além de que dependendo de como esteja a pessoa, física e mentalmente, seria prudente indicar um ou outro determinado tipo de Yoga.”

Corpo


LB |

ADRIAN VILLAS-BÔAS

&Alma Yoga, um poderoso instrumento de crescimento e transformação pessoal, que pode levar o aprendiz dedicado a um estado de liberdade interior, plenitude e felicidade.

O Hatha Yoga é uma tradição milenar sistematizada na Índia cuja filosofia é equilibrar a mente através do corpo com posturas (asanas), técnicas de purificação e limpeza (shat karma), ações de canalização energética (mudra), relaxamento consciente (yoganidra), controle da energia vital através de exercícios respiratórios (pranayama), meditação e mantra (canto vêdico), tudo isso em prol do autoconhecimento. Praticada por milhares de pessoas que buscam qualidade de vida, manutenção de saúde e de boa forma, o Yoga é muito mais: se trata de um poderoso instrumento de crescimento e transformação pessoal, que pode levar o aprendiz dedicado a um estado de liberdade interior, plenitude e felicidade. “Costumo dizer aos meus alunos que o maior benefício da prática é revelar ao indivíduo aquilo que de fato ele é em essência, por trás dos condicionamentos, dos rótulos e personagens que acaba assumindo e se identificando na vida cotidiana. O Yoga é um estilo de vida, que aponta para uma visão de si mesmo e do todo”, explica Adrian Villas-Bôas, mestre de Hatha Yoga, em Salvador. Adrian é adepto da ramificação do Yoga desde 2002, e logo depois, apenas dois anos passados, começou a ministrar aulas regulares, renunciando à profissão de arquiteto para se dedicar integralmente ao Hatha Yoga, praticando, estudando, aprendendo e ensinando. De acordo com o mestre “A partir da primeira experiência é possível sentir o poder do conhecimento milenar indiano. A qualidade do resultado é proporcional ao empenho, disciplina, disposição e motivação do praticante.”

69


BELEZA /

70 | LB


LB |

A

Céu

71

Um lugar paradisíaco e um casamento, o motivo perfeito para uma comemoração entre amigas. Convidadas de honra que transformam a cerimônia num acontecimento de alegria, diversão e muito estilo.

ABERTO por Márcia Lagos


72

| LB

noiva chega singela, porém linda. Um vestido de crochet, um bouquet natural colorido, uma única jóia. E basta o seu sorriso para fazer as amigas se derreterem em elogios! As convidadas vão chegando aos poucos, cada uma trazendo seu toque pessoal ao evento. Um colar turquesa brilha, da cor do céu. Um tricot leve com mini franjas faz par com um vestido de estampa liberty, romântico. Saias longas aparecem esvoaçantes, usadas com camisa masculina, demonstrando a segurança de quem sabe fazer trocadilhos com a própria feminilidade. A luz do dia faz ainda mais propício o clima de descontração sem nunca deixar de lado a elegância! Calça estampada, com boca ampla, usada com blusa de seda e maxi colar, num autentico estilo bo-ho. O cocktail dress, que nunca pode faltar, aparece na convidada de muita criatividade, que inova na cor: um turquesa que disputa com a imensidão do céu aberto… Acessórios de cores inusitadas completam os looks, tornando-os ainda mais especiais. Ao longo do dia, caminhadas no deck, na praia, conversas animadas e drinks tropicais, fazem da festa uma grande passarela de estilos.

PAULA AVILA


LB |

EDUARDA CARVALHO

MARCELLA BRANDALIZE

MAÍRA ROSA E CAROLINA SIMÕES

73


74

| LB

ADRIANA CARREIRA, ISABELLA BRANDALIZE E RENATA FERREIRA


LB |

Uma das fortes tendências da estação é o “animal print”. Ele vale em qualquer circunstância, pode ser usado em diferentes peças (mas um print por look, pela boa convivência na selva…) e deve ser adotado em acessórios. Como convidadas de estilo, as amigas da noiva jamais deixariam essa veia fashion de fora da festa. Uma delas vem usando uma maxi saia com cascata de babados, outra se aventura com um mini vestido que deixa os ombros a mostra. Opostos no comprimento se atrem na hora de desejar toda a felicidade do mundo para a amiga! Na carona das ondas do mar que murmura seu mantra de tranquilidade, outras convidadas marcam presença com as peças que trazem vaporosos babados. Eles é que tornam o clássico vestido marinho e branco um must have, ainda mais se usado com um casaqueto de renda branco e colar de pérolas gigantes. Essa combinação tão vintage nunca foi tão atual e desejada. Como em todo casamento, flores não podem faltar. Seja no décor romântico, seja no desfile das convidadas. As amigas, assim como a noiva, escolheram um tom de rosa elegante para sobressair e este passeia desde as saias e vestidos da primavera até nos macarrons e arranjos de mesa. E como toda noiva detalhista, o drink não poderia ser mais rosa e cool que o Cosmopolitan.

75


76

| LB

A noite se aproxima, a festa se anima. E nada representa melhor o clima de animação que um bom brilho. E com o retorno do glamour, abusar de brilho é quase uma obrigação. Paetês deslumbrantes, ricos matizes de ouro e prata, sedas envolventes, franjas sedutoras. Longos ou minis. Regatas ou mangas longas. Escuros ou claros. Valem todos os artifícios para se sentir diva! E divas elas são, as convidadas de honra tem allure de sobra a céu aberto, agora cravejado de estrelas podem perfeitamente ser uma delas. Mas o brilho mais intenso é o que vem de dentro, do coração. E como amigas o brilho que mais invocam é o da luz, da alegria imensa que trazem as celebrações onde a amizade é a estrela maior da festa…

FOTOS: SIDNEY TUMA PRODUÇÃO DE MODA: ISABELLA BRANDALIZE AGRADECIMENTO ESPECIAL BÔ.BÔ BOBSTORE CARLOS RODEIRO LE LIS BLANC POIRE PARADOXUS


LB |

77


PERFIL /

78

| LB

Londres

tROPICALIZANDO

Filha de pai brasileiro e mãe inglesa, Alessandra, desde criança, gostava de brincar e se enfeitar com as relíquias de família. Mais tarde, a arquiteta carioca criada na Bahia deixou a terrinha para estudar o que amava: Tecidos na Chelsea College of Art & Design, em Londres. Entre aulas na universidade, estágios em diversas marcas, - entre elas Emilia Wickstead, a inglesinha que veste Kate Middleton e acaba de estreiar na grade de estilistas do London Fashion Week - e garimpos em feiras de antiguidades como a de Portobello Road e no Mercado de Pulgas, em Paris, Alessandra descobriu sua gana por caçar e colecionar tesouros. A designer reconstrói os balangandãs que giram, abrem, fecham, e revelam curiosidades engenhosas desenvolvidas à mão com gemas brasileiras, os transformando em peças exclusivas. “Amo a beleza das pedras misturadas aos tesouros vitorianos. Acho que fica moderno”, revela Alessandra. Inspirada no clima nostálgico dos dias atuais, a Isolda lança sobre as joias, um olhar vicejante e os outrora broches e pinos de gravata ganham nova força como pingentes em pulseiras de ouro, fios de seda multicoloridos, ou pendurados aos montes em colares longos, as chamadas “pencas”.

Isolda era como o seu bisavô, o escritor Tristão de Athayde, chamava sua mulher, com quem foi casado 63 anos. O nome da marca de Alessandra Affonso Ferreira, é uma homenagem da bisneta, e tem tudo a ver com as jóias Vitorianas românticas reinventadas, e as roupas que conseguem ser ambas: clássicas e modernas. FOTOS: MAYUMI NAGATA

No último ano da universidade, o hobby de mesclar águas marinhas, quartzos verdes com diamantes, penduricalhos antigos e ouro rosa virou negócio e a Isolda se tornou marca cobiçada entre as it girls britânicas como a modelo Edie Campbell - que faz a atual campanha da Burberry e Anya Hindmarch – Peony Lim, a blogger queridinha do netaporter. com e a modelo, teenpreneur, Amber Atherton, dona da boutique de joias online myflashtrash. com, que agora também vende Isolda. O trabalho de graduação de Alessandra ajudou a trilhar tal sucesso, pois a partir da coleção, Macumba Chic, de lenços, cintos de couro de solaria, vestidos, saias e blusas de crepe de seda triplo, a Isolda ganhou maior visibilidade e recebeu muitos pedidos de clientes brasileiras. O projeto foi um dos doze escolhidos entre os trabalhos de conclusão da London College


LB |

of Fashion e da Chelsea College of Art & Design para ser desfilado no Latitude Festival, um dos maiores festivais de verão da Inglaterra. As estampas de araras, tucanos, onças-pintadas e muitas folhas tropicais são desenhos de Alessandra e foram impressos digitalmente em seda numa gama infinita de cores que realça as formas plissadas. Os lenços estão à venda nas lojas Sarah Chofakian, em São Paulo, os vestidos e as jóias estão disponíveis no próprio site que acaba de lançar seu e-commerce isoldalondon.com. Os produtos da Isolda visam um estilo chique sem esforço e são como a própria diretora criativa, metade inglesa, metade brasileira, tradicionais e cheios de bossa.

79


PONTE AÉREA /

80

| LB

Nada melhor, nos fins de semana, que passear pelo litoral, caminhar nos parques e assistir um bom filme. FERNANDA BERNARDI VIEIRA RICHA

Curitiba Quem melhor para falar sobre Curitiba do que a primeira dama do Paraná, apaixonada pelo seu estado, onde se desdobra no Programa Família Curitibana e na Secretaria da Família e Desenvolvimento Social?

MELHOR BAR - Bar Curityba, Aurora Bar, John Bull Pub

ONDE ALMOÇAR - Barolo, Madero, Badida, Madalosso

MELHOR LUGAR PARA

ONDE JANTAR - Kan, Durski, Vindouro

ACADEMIA DE ÚLTIMA

ONDE ENCONTRAR GENTE BONITA - Soho Batel LUGAR DA MODA - Forneria Copacabana LUGAR QUE NÃO SAI DA MODA - Restaurante Scavollo O QUE FAZER NO FINAL DE SEMANA - Ficar com a família LIVRARIA - Livraria FNAC MUSEU - Museu Oscar Niemayer

HAPPY HOUR - Aurora Bar, Bar Curityba, Democratas Bar ONDE DANÇAR - Vox Bar SOLTEIROS - Liqüe e Wood’s GERAÇÃO - Prefiro esportes ao ar livre COMPRAS CHIQUES Shopping da cidade COMPRAS BOAS E BARATAS - Rua Teffé SALÃO PARA CUIDAR DA BEAUTÉ - Vimax Art Hair Beauty e Expert Beauty Center SÓ TEM EM CURITIBA - Vina (salsicha de cachorro quente)

SÓ CURITIBANO SABE HOTEL BACANA - Todas as redes ONDE FICA - Caruso Empadas paranaenses


LB |

81

“Meu programa favorito é encontrar minhas amigas no SPA e receber massagem nos pés enquanto conversamos e tomamos chá chinês!” MARCELA BRAZAO Enquanto não está numa sessão de fotos para a Chanel ou para a Cartier, a modelo baiana vive intensamente tudo de bom que a futurista Hong Kong tem para oferecer, e revela para LB Home suas dicas mais quentes e secretas do emergente hot spot asiático. ONDE ALMOÇAR - City Hall, no centro da cidade. ONDE JANTAR - Tokyo Joe. ONDE ENCONTRAR GENTE BONITA - No bar Dragon I, em Lan Kwai Fong. LUGAR DA MODA - O bar Dragon. LUGAR QUE NAO SAI DE MODA The Peak. O QUE FAZER NO FINAL DE SEMANA - Tomar brunch no restaurante australiano, Oolaa, no Soho. LIVRARIA - Dymocks.

Hong Kong HAPPY HOUR - Stauton's Bar no Soho MELHOR LUGAR PARA SOLTEIROS - Tazmania Ballroom. ACADEMIA DE ÚLTIMA GERAÇAO? Pure fitness e Seasons COMPRAS - Em Causeway Bay. Lá você encontra marcas nacionais, japonesas e européias. SALÃO DE BELEZA - Le Salon, onde corto meu cabelo há 6 anos. OUTLET - A loja de departamento Lane Crawford tem uma ponta de estoque localizada em Apleichao.

MUSEU - O museu do espaço, em Kowloon e o Museu de História da Arte Chinesa.

GALERIAS DE ARTE - As mais bacanas ficam na Hollywood Road.

HOTEL BACANA - Mandarim Oriental ou Peninsula.

SÓ TEM EM HONG KONG - Os melhores dim sums, no Lee Gardens.

MELHOR BAR - Zuma Bar tem o melhor martini e Featherboa, o melhor daiquiri.

SÓ QUEM É DE HONG KONG SABE - Tomar água morna ou

quente, nunca gelada.


| LB

GASTRONOMIA /

82

Maní O luxo gourmet que você precisa experimentar

A fachada branca envelhecida com uma placa singela “Maní” e cortinas de pano podem até passar despercebidos por quem caminha pela frente do restaurante de Fernanda Lima, Rafael Lima, Giovanna Baggio, Pedro Paulo Diniz, Helena Rizzo e Daniel Redondo. Porém, uma vez conquistado pela discreta e charmosa entrada, você não quer saber de ir a outro lugar para comer. Com um cardápio que explora alimentos brasileiros orgânicos, os chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo propõem uma cozinha contemporânea na qual destacam-se as maniocas, tubérculos assados com espuma de tucupi e leite de coco, falsos tortéis de pupunha e abóbora, e o arroz de pato com pequi. O moderno menu beira receitas cientificamente elaboradas, cheio de pratos com ingredientes em formas que você nunca viu igual como o pirulito de parmesão, tagliatelle de palmito, espuma de nutella e gengibre, sorvete de Earl Grey, só para citar alguns. O ambiente rústico-chique com conceito desenvolvido pela cenógrafa e designer de interiores Mariana Kraemer,

busca simplicidade, leveza e aconchego. O contraste com suavidade está presente nas grandes linhas arquitetônicas, com tábuas de madeiras de demolição e o minimalismo do branco envelhecido nas paredes. Entre vários prêmios recebidos, o Maní passou a integrar em 2011 o disputado ranking dos 100 melhores restaurantes do mundo elaborado pela revista britânica Restaurant Magazine com votos dos maiores conhecedores de gastronomia do planeta. Um dos três brasileiros presentes na lista, o Maní entrou na sua 74ª posição. Quando for a São Paulo não deixe de conhecer o luxo em forma de gastronomia, que fica na Rua Joaquim Antunes, 210, no nobre e tranquilo bairro Jardim Paulistano. Se o tempo estiver curto, passe lá nem que seja para tomar um delicioso suco de melancia com água de coco ou o irresistível martini de lichia!


LB |

83


| LB

VIAGENS /

84

/ GPS

Pu

e t � E l e D a EIRA nt EIX

NORA T

ie-chic à p p i h a m e dão o cli e t r a dores qu a e c s d e s p ê i l e e d “At tiga vila n a a , a r r Playa Ba e moda.” d i a dou a Villa s n u a f c r a il u nun g oA on Francisc locando na rota dos D , 9 2 8 1 Quando em sonhou que estaria co strela entre os dez em ste,e Ituzaingó n a futura Punta del E do.Como a gaúcha osos os do mun s o m ão o que ricos e fam a f m is a a d m a o x lm a lu ap de balneários conhece o lugar como utada . ira Nora Teixe a ser cumprida e desfr lei, ela diz vira

ONDE FICAR Hotel Fasano - cabanas despojadas com piscina e bar. Restaurante com o mesmo padrão do Fasano de São Paulo. Hotel Conrad - estilo americano, tem o melhor cassino e um ótimo Spa. Hotel Serena - charme puro à beira da praia, com dois bons restaurantes. Hotel Mantra- fica na Barra, com cassino e Spa maravilhosos. O QUE LEVAR Roupas para caminhar, biquínis, chapéus, saídas de praia, rasteiras para o dia. A noite pede vestidos estilosos, jeans, jaquetas de couro, pashminas e uma linda sandália de salto alto. ONDE ALMOÇAR Entre os Paradores das praias o mais badalado é o Restaurante la Huella, em José Ignácio. Parador Aqua - na praia Brava. Flo Cafe & Bar, hiper charmoso na Barra. Restaurante La Posta del Cangrejo - tradicional na Barra. El Palenque - churrascaria tradicional uruguaia. ONDE JANTAR Restaurante Andres - suflês variados e filé de Lomo no sal grosso, excelentes! Restaurante Lo de Narbona - construído com material de demolição, em meio a vinhedos, vale a pena conhecer. Restaurante Marismo - a 30km de Punta, fica no meio do mato, iluminado por fogueiras e velas, um astral incrível.


LB |

Ainda os restaurantes Mistura, na Barra,o tradicional Floreal e o excelente francês La Bourgone. Necessário fazer reservas nas temporadas de final de ano. ONDE DANÇAR Moby Dick Pub - no Porto, jovem e super badalado. Tequila - fica na Barra, gente linda. ONDE JOGAR Nos cassinos dos Hotéis Conrad e Mantra. MELHOR PASSEIO José Ignácio. Pôr do sol em Punta Ballena. Tomar um clericot nos restaurantes do Porto. MELHOR PRAIA Bikini - só gente linda. José Ignácio- em frente ao restaurante La Huella. Montoya e Manantiales. COMPRAS CHIQUES Todas da Calle 20 e suas perpendiculares. Lojas na Barra. Loja Vivai para compras de casa.

COMPRAS BOAS E BARATAS Lojas da Barra. Punta Shopping. PONTOS TURÍSTICOS IMPERDÍVEIS Casa Pueblo. José Ignácio. Hotel Conrad. Avenida Gorlero. LUGAR DA MODA José Ignácio. SÓ TEM EM PUNTA DEL ESTE Confeitaria Les Delices, na Calle 20. DICA ESPECIAL Restaurante La Caracola

85


VIAGENS /

86

| LB

ONDE FICAR IL Campanario Villaggio Resort, em Jurerê Costão do Santinho. O QUE LEVAR Roupas leves para passeios de barco, saídas de praia. Para a agitadas noites de Floripa produções mais sofisticadas. ONDE ALMOÇAR Nos restaurantes da praia de Sambaqui. ONDE JANTAR No Ostradamus, as melhores ostras da ilha. ONDE DANÇAR Posh Club. MELHOR PASSEIO Conhecer as praias da ilha! MELHOR PRAIA Jurerê COMPRAS CHIQUES Loja Carol Lobato tem ótimas marcas. COMPRAS BOAS E BARATAS O Shopping Iguatemi, com seu mix bacana de lojas. PONTOS TURÍSTICOS IMPERDÍVEIS Museu Victor Meirelles, na casa onde nasceu o pintor, um dos expoentes do século XIX. Ponte Hercílio Luz. LUGAR DA MODA Double Seven LUGAR QUE NÃO SAI DE MODA Cafe de La Musique, está bombando há anos. DICA ESPECIAL Observar, nas estações mais amenas, na parte sul da ilha a baleia-franca-austral amamentar seus filhotes é um fenômeno raro e extraordinário. 


LB |

Floripa

MÁRC

/ GPS

IA

ALME Curtir F lorianóp IDA olis segu empresá indo ria Interiore que é cabeça da as coordenadas sm da se sobre os Bazaar Fashion arcas Vila Sierr caminho a s dessa il e dona de um do fica perf ha c mín eito a pedida ,sem defeito.Fl heia de cantos e io total ori re para os q ue aprec pa por Márcia A cantos iam o bo “Quan m e o be lmeida é do está lo. ilumin Luz,do ada a P na onte H um esp de uma arqu ercílio etáculo itetura singula inesqu ecível.” r,é

87


VIAGENS /

88 | LB


LB |

89

QUANDO IR Entre dezembro e fevereiro. O QUE LEVAR Casacões, blusas de cashmere,pashminas e botas. Além disso a família, amigos e muita animação!

Vail

/ GPS

“Sair d o quar to do na pis ho ta de e squi. D tel e cair dir eto emais! Entre os ” agitos do cobertas C de neve arnaval de Sal va de advogad a baiana Vail,no Colora dor e as pistas do q cai do la do de lá ue mora em Sã ,o coração da oP .A criança, sabe do paixonada pelo aulo balança,m que fala e as quando sporte desde o assunt o é esqu iar.

MELHORES HOTÉIS SKI IN e SKI OUT Lion Square Lodge, em Lionshead Village. Reservar quartos com varanda para a montanha,no térreo. Arabelle e o Antlers - bons mas sem ski in /ski out. ONDE JANTAR Swiss Chalet- para os amantes de fondue e raclette. Left Bank-comida francesa, o melhor de Vail. ONDE ALMOÇAR Eagles Nest, Two Elk Lodge e Mid-Vail, ficam em chalés espalhados pela montanha. O MELHOR APRÈS-SKI Em Lionshead Vail Square existem restaurantes e bares aconchegantes na base da montanha. DICA ESPECIAL Comprar os lifts (tíquetes) pela internet, evita as filas da Gôndola e sai mais barato. Se é apaixonado pelo esqui pegue leve na balada. Um jantar com vinho ou com HH é o mais recomendável. Tenha comidinhas e bebidas no quarto para quando estiver cansado para sair. DIVERSÃO PARA CRIANÇAS Adventure Ridge - passeios, descidas em bóias na neve e, para os mais aventureiros,o ski-biking (bicicleta na neve) à noite. ONDE COMPRAR Vail Village e Lionshead Village. MELHORES PISTAS Iniciantes: Swingsville e The Meadows. Intermediários: Simba, Capuccino, Riva Ridge e Poppyfields (China Bowl) Intermediários mais arrojados: a Slot é uma boa pedida. Em dia de sol vale a pena conhecer o Blue Sky Basin. ONDE ALUGAR SKIS Vail Village possui vários Ski Rentals. Alugam também skis/snowboard e vendem goggles (máscara/óculos de neve), meias, luvas, casacos e roupas de ski. DICA DE PROFESSOR DE SKI Para os iniciantes, imprescindível. Para os intermediários e avançados, reservar pelo menos um dia para aprimorar a performance, e fazer o levantamento dos caminhos da montanha.


VIAGENS /

90 | LB


G�taad

LB |

/ GPS

FLOR

“O fon ENÇA A BREU du champ e de queijo com tr REZEN anhe,f ufas br DE oi o qu Para ent a e n c c o a s no mi de ra melho seus cha r na vibe dessa r na vi lé es da.” restaura s de contos de fa trela do cantão de Berna da,torne ntes crav io a , pegadas dessa mi dos no Gault-M s esportivos e com ne lapidada ill no Instit irinha criada no au é só seguir as de esqui u e nas tri t Le Rosey,em R Rio,com educaç lhas flor idas de G olle e férias nas ão pistas staad. QUANDO IR No inverno europeu, de dezembro a março. No verão, de julho a agosto. O QUE LEVAR No inverno casacos, roupas para esquiar, meias de lã, luvas, botas e roupas arrumadas para a noite. No verão, época de praticar esportes, curtir os festivais de música, os passeios de Balão e o Swiss Open Tennis Tournament, levar roupas confortáveis e de ginástica, sem esquecer que a cidade continua sempre chique. MELHORES HOTÉIS Gstaad Palace Le Grand Hotel Park Grand Hotel Bellevue ONDE JANTAR Na cidade, o super premiado Chesery. No Hotel Gstaad Palace escolher entre o La Fromagerie, o Le Grill e o Gildo’s Restaurant. Grand Restaurant Du Grand Hotel Park. ONDE ALMOÇAR Rialto,na cidade. Restaurant Blun-Chi, chinês, no Hotel Bernerhof e o restaurante do Hotel Olden.

O MELHOR APRÈS-SKI Apple Pie e Charly's Tea Room, ambos no centrinho. ONDE DANÇAR Gringo, no Hotel Palace. DICA ESPECIAL No inverno: esqui, snowboarding, esqui à noite, patinação no gelo, curling, passeios de trenó puxados por cães huskies siberianos, SPA, discotecas, bares e compras. No verão: golf, tênis, caminhadas, escaladas, pescarias, parapente, passeio de Balão, SPA, cavalgadas, bicicleta, discoteca, bares e compras. PARA TOMAR DRINKS Bares do Hotel Gstaad Palace, do Hotel Park, do Hotel Olden, do Rialto. SPAS O SPA do Gstaad Palace, Park Hotel e Bellevue são maravilhosos. MELHOR HAMBURGUER Wally’s,um pequeno quiosque na rua principal do centrinho. A cara não é das melhores,mas o hamburger e o

waffle com nutella merecem a fama que têm. DIVERSÃO PARA AS CRIANÇAS Patinação no gelo, esqui, snowboard, sledding (passeio de trenó) e cinema. ONDE COMPRAR Na Hauptstrasse, a rua principal onde fica a maioria das lojas. MELHORES PISTAS Glacier3000, Hornberg & Saanerslochgrat, em Saanenmöser, Horneggli em Schönried. Eggli em Gstaad/Saanen e Wispile. ONDE ALUGAR SKIS Intersport, no centrinho. No Bellevue Hotel, Park Hotel e no Gstaad Palace. ONDE ALUGAR SNOWBOARD Loja Pure, na rua principal. DICA DE PROFESSOR DE SKI www.privatskilehrergstaad.ch DICA DE PROFESSOR DE SNOWBOARD Também na loja Pure.

91


TRAJETÓRIA /

92

| LB

formas

QUE SURPREENDEM


LB |

Fotos: Anderson Horst

O ano que freqüentou, ainda estudante da UFBA, a Architectural Association School of Architecture, em Londres foi determinante na carreira da arquiteta Renata Dantas. Lá, criou um projeto inspirado na estrutura de pregas das roupas de Issey Miyake do qual muito se orgulha. Já graduada, voltou a Londres para o mestrado em DRL. Participou de concursos no Qatar, na Jordânia e nos Emirados Árabes e nos últimos dois anos dedicou-se ao projeto do Complexe Pierre Vives, em Montpellier. Enxerga a Arquitetura como o melhor caminho entre o mundo da estética, das artes e da História e acredita que o sucesso vem do trabalho e da busca pela excelência, "trabalhei três anos no Zaha Hadid Architects, um sonho para qualquer estudante e aos que falavam de minha sorte em estar lá, respondia: fui eu que construí meu caminho até aqui”. Afirma ainda que Sustentabilidade não é modismo é necessidade real. “Temos que projetar edifícios que utilizem menos energia, usando os softwares que simulam as posições do sol, a direção de ventos, permitindo a otimização da ventilação e reduzindo o uso de ar condicionado, por exemplo. Sonha “em ver o Brasil respeitando a Arquitetura, abrindo concursos públicos honestos, dando espaço aos jovens arquitetos.”

“Tem que ter algo que torne o seu projeto único, diferente do prédio ao lado”.

93


NEGÓCIOS /

94

| LB

Rendas A EMPREENDEDORA POR TRÁS DAS

“Começo a me vestir de dentro para fora”, revela Paula Barcellos, dona da Loungerie, loja que trata o assunto lingerie com maior expertise no Brasil.


LB |

95

Se você é mulher e ainda não conhece, esqueça tudo o que você achava que sabia sobre sutiãs, e se prepare para renovar o estoque. Se for homem, fique esperto! Será em algumas das sete filiais espalhadas pelo Rio de Janeiro e São Paulo, que você vai acabar indo comprar o próximo presente para a sua amada! Paula trouxe uma nova experiência e proposta do universo feminino que oferece o sutiã perfeito para cada cliente. Os modelos combinam o cálculo de duas medidas: taça (A, B, C e D) e tórax (do 40 ao 50). Dessa maneira é muito fácil encontrar a peça que preenche todas as lacunas que o sutiã ideal deve completar: conforto, sustentabilidade, sensualidade, materiais de primeira qualidade e preços convidativos. “Trouxemos um conceito já desenvolvido lá fora e ainda inédito no Brasil. Além de calcinhas e pijamas lindos para várias ocasiões, velas, necessaires, e itens de maquiagem, vendemos sutiãs feitos de acordo com o shape da mulher brasileira através do cálculo das medidas do tórax e busto, aliado a uma proposta diferenciada de loja”, explica a empresária. A Loungerie também é importadora exclusiva de marcas internacionais como DKNY, Hanky Panky e Wacoal. Apenas em 2011, a marca, que lembra a Victoria’s Secret, abriu três lojas no Rio - no Barra Shopping e Leblon, em junho, e no Rio Sul, em agosto. Em breve você não precisará viajar para terras cariocas ou paulistas, a Loungerie lançará o e-commerce e novas linhas de produto. Lingeries que são objetos de desejo


96

| LB

Alicerces Sólidos

Foto: Samuel Freitas

Com a palavra Alberto Lorenzo, sócio diretor da Syene que tem no seu curriculum vitae a graduação em Economia pela UCSAL e a pós-graduação em Logística no Instituto Coppead de Administração, do Rio de Janeiro.

“Já se disse que a crise para uns é uma marolinha, para outros um tsunami. O importante é ter um barco ajustado para navegar em qualquer mar”


LB |

97

AL - Falar de crise no Brasil é uma coisa meio sintomática, ela não é mais interna, como no passado, é externa. Administramos crise desde que o mundo é mundo e no momento estamos num ano estável. Uns dizem que ela vem tsunami, outros que vem marolinha, mas temos que ter um barco preparado para navegar em qualquer mar. O objetivo da Syene é ter um produto ajustado ao poder de compra do cliente. Estabelecemos a meta de vender vinte unidades por mês em cada empreendimento, e estamos rigorosamente dentro do estabelecido. LB - Em que faixa social a Syene está investindo?O publico classe C em ascensão social, é a bola da vez? AL - Para a classe A criamos o Salvador Prime, para a classe B o Villa Privilege. Para a classe C, estamos detalhando uma nova empresa para atendê-la e que fica pronta até o final de 2012. Já estamos estudando um terreno na Avenida Paralela e aprimorando um projeto de construção com essa finalidade. LB - Na Espanha, a incorporadora atua forte em obras públicas. Pretende repetir essa experiência no Brasil? AL - Já estamos participando de processos licitatórios e este é um objetivo da Copasa Brasil. O Brasil é uma grande janela de oportunidades com grandes projetos a serem concretizados e nós estamos atentos à essas chances. Revista LB - O que a Syene, uma poderosa incorporadora na Espanha, encontrou de sedutor na Bahia? Alberto Lorenzo - Um mercado em crescimento e a segurança jurídica que o país oferece. As leis brasileiras para a área de incorporação são claras e objetivas. Na escolha da Bahia pesou também uma ligação direta comigo, por ser o sócio local e baiano. A Bahia costuma receber bem, abrindo as portas para o novo, como nossa proposta pedia. LB - Já instalada e bem sucedida, qual a participação da Syene no mercado imobiliário baiano? AL - Estamos entre as três maiores incorporadoras, um motivo de orgulho, em razão do pouco tempo que temos de atividades locais. Nos últimos dois anos fomos campeões de vendas no Salão Imobiliário, como empresa e na área de empreendimentos. Atualmente estamos com mais de duas mil e quatrocentas unidades vendidas e dois empreendimentos de absoluto sucesso. LB - Mesmo com a atual turbulência do mercado financeiro a área de construção continua sendo atrativa?

LB - Sustentabilidade é um modismo, ou uma necessidade real? AL - A apropriação desses processos pelas áreas de marketing e propaganda é um grande erro. Sustentabilidade é uma questão de respeito ao meio social e a Syene é uma empresa participativa. No Green Building, por exemplo, foi utilizado um material que repele boa parte do calor gerando assim economia de ar condicionado. Gasta-se um pouco mais com o vidro, mas economiza-se com a manutenção além de oferecer uma melhor equação para o cliente. LB - “Conselho só se dá a quem pede”... Então pedimos um, bem sábio, para os leitores da revista LB Home lembrarem quando estiverem comprando um imóvel. AL - Diante do fato de que as grandes metrópoles estão consolidadas é importante pensar em reduzir os deslocamentos. Buscar projetos adaptados ao seu estilo de vida e de sua família é fundamental. Existem empreendimentos que oferecem todo o necessário, no mesmo lugar, facilitando o dia-a-dia e evitando perda de tempo e energia.


| LB

PRESENTES /

98

Noiva

De véu e grinalda...

Centrinho pássaro c/ bronze porcelana chinesa . Sempre um clássico

Seus arranjos da casa nova vão ficar lindos. Vas o Verde Linha Antigo Murino

...Natassia Muricy troca alianças com seu amado Antonio Carlos Medrado na Igreja do Convento do Carmo, em novembro.Depois o par segue para um safári na África do Sul e uns dias nas paradisíacas Ilhas Mauricio. Na volta, as delícias da vida nova no apê decorado com os presentes chiques e elegantes escolhidos na LB Home.

Esculturas de frutas de cerâmicas Bordalo, para dar bossa a sua mesa .

Cachepot Linha Pássaros.


A coleção de copos da LBHome c/ lapidações e cores exclusivas.

Abajour Wood

LB |

99

Um dos 100 modelos de guardanapos na LBHome , que tem todas as cores para todos os estilos de mesas

Linha Coral Marinho. O máximo neste verão. Exclusivo LBHome .

Linha de perfumaria LBHome . Lavabos muito mais charmosos.


PRESENTES /

100

| LB

Noiva

O maior amor do mundo... ...embala o sonho de Paula Tannus Freitas e Eduardo Magalhães Alves, os noivos de novembro que selam sua união na Igreja da Graça. Paris, Londres e Lisboa estão na rota da lua-de-mel do casal que decorou seu novo endereço com peças de linhas clean, as indicadas pela noiva na sua lista de presentes de casamento.


LB |

Porcelana chinesa Exclusivo LBHome

101

Taรงas em prata para champagne

Jarra Lion, o maior charme sobre a mesa

Copos para รกgua e refrigerante em prata

Caixa espelho envelhecido

Linha Concha borda azul


102

| LB

GUI MILANI Já reparou na ótima seleção de músicas que toca na LB Home? O responsável pela gostosa playlist é o DJ e advogado, Gui Milani, dono da 4Shop Music e um dos maiores representantes do Progressive House music no país.

PARA OUVIR /

O DJ, que começou a tocar com fitas aos 16 anos, foi o pioneiro do serviço de Rádio Indoor Online no Brasil, que oferece uma rádio totalmente personalizada para o cliente que tem suas músicas transmitidas 24 horas por dia via internet. Confira suas dicas aqui!

Dicas do DJ: Para malhar: “Sugiro meus sets de Progressive e Techno, chamados de Hypnotic Session: soundcloud.com/guimilani. Sempe recebo feedback de pessoas que gravaram esses sets para treinar para corridas e maratonas e me surpreendo, pois nunca fiz com essa intenção. Mas parece que deu certo!

Não sai do meu ipod: “Recentemente saiu um álbum, ou melhor uma pérola, do Tony Bennet chamado Duets II, que conta com a participação de artistas como Lady Gaga, Michael Bublé, John Mayer, Sheryl Crow e Amy Winehouse! Esse inclusive já está na programação musical da LB Home Artefacto!

Pôr-do-sol: Com certeza um Lounge ou Deep House! Esses estilos de som com aquele lindo pôrdo-sol caem muito bem, parece que foram feitos especialmente para esse momento! Lisa Shaw, Miguel Migs, Morcheeba, Flunk e Thievery Corporation!

A dois: Blues e jazz são sempre românticos, a luz-de-velas, vinho e queijos, fica melhor ainda! Um pop-rock também vai bem: Michael Bublé, Norah Jones, Jamie Cullum, Maroon 5, Coldplay, Snow Patrol e Donavon Frankeiter.


LB |

103

PARA LER / LUCAS ROBAttO PHILLIP ROTH

O Fantasma Sai de Cena, de Phillip Roth

Um retrato detalhado e por vezes cruel da velhice - tanto dos ganhos como das perdas de uma vida intensa

Não é apenas por música que Lucas Robatto, o flautista principal da Orquestra Sinfônica da Bahia é apaixonado. Além de velejar muito, o músico é um leitor voraz e diz amar a leitura antes mesmo de ter aprendido a ler! Pudera: a literatura está no DNA do neto de Alexandre Robatto Filho, romancista e pioneiro do cinema da Bahia. Quando criança, Lucas perguntou a seu avô qual era o significado da palavra “herança”. Após dar a explicação, o avô perguntou a então criança de apenas 5 anos de idade, o que queria que ele lhe deixasse de herança. E Lucas respondeu: “suas estórias” – e este foi o estímulo para que Alexandre Robatto escrevesse seu primeiro romance Raimunda que Foi.

Não deixem de ler:

2666, de Roberto

Bolaño

Uma virtuosidade literária. Bolaño é um mestre do detalhe que desenrola cada trama narrativa até o seu extremo.

RIO DAS FLORES, Miguel Sousa Tavares Perfeito para compreender a Portugal do início do século XX

CINZAS DO NORTE, de

Milton Hatoum É um dos meus livros preferidos.

OS DETETIVES SELVAGENS,

também de Roberto Bolaño.


| LB

ARMANDO ZAf

PARA COMER /

104

Lugar de homem é na...cozinha! Armando Freitas, sócio diretor da Escrita, confessa qual é o seu maior pecado capital: a gula! Apreciador da paixão nacional: feijão caseiro com arroz, até pratos cientificamente elaborados do premiado chef espanhol, Ferran Adrià, o empresário dá dicas de restaurantes que vão te deixar com água na boca!

REStAURANtES tOP:

Kampa Park: Tem um ambiente extremamente charmoso e uma excelente culinária, em Praga.

D.O.M.: O incrível restaurante nacional do chef Alex Atala.

Le Bistrol: A comida é excelente, o restaurante é 3 estrelas do guia Michelin, em Paris.

L’atelier: Neste experimente o Menu Decouverte – Menu Degustação, do chef Joel Robuchon, Paris.

Nostalgia: O inesquecível El Bulli, do chef Ferran Adrià, que, infelizmente, encontra-se fechado e sem previsão de reabertura!


LB |

105


TECIDOS /

106

| LB

Tecidos

LB

Por BETH HEIN

Usar tecidos na decoração resulta em algo mais que aconchego e elegância. Através de suas cores e estampas eles contam histórias e determinam estilos tornando o home sweet home um lugar gostoso de viver. As inovações permitem escolhas acertadas entre desenhos clássicos como os florais, os toile de jouy, e texturas como jacquards, chenilles, veludos, chintz, sedas, linhos, algodão. Estão em alta os  metálicos, os animal prints e os sintéticos feitos de poliéster, microfibras e acrílicos, usados em cortinas e áreas externas. TECIDO V-CLASSIC FRAMA /

FLAME


LB |

107

NA MEDIDA CERTA PAPEL DE PAREDE  FUNDO BRANCO COM ARABESCO PRETO.

PAPEL DE PAREDE FUNDO DOURADO ADAMASCADO

TECIDO V-CLASSIC FLORAL /

PLUM PAPEL DE PAREDE FUNDO PRETO PONTILHADO EM ESPINHA DE PEIXE

TECIDO LINHO MODERN /

ARTEFACTO


| LB

EM CASA /

108

EM Garde n seat strong gree n

Sofá Hemsley

Casa

EUGENIA LEONY Ligada à área financeira do restaurante da família a empresária também dá seus toques na gastronomia comandando as caçarolas na cozinha, tida e havida como o centro de gravidade de sua casa da Praia do Forte. Nela, família e os amigos se transformam em felizardos juízes de suas criações.


Vas o pĂŠtalas Exclusivo LB home Banqueta de metal grafite

Vas o Tiedye Exclusivo LB home


110

| LB

EM


LB |

111

No começo era só uma casinha de pescadores fincada em plena praia. Quando Renato chegou e tomou posse desse paraíso perdido, aliás encontrado! em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte as coisas tomaram outro rumo. As intervenções feitas por ele, somadas ao tempo de uso fizeram com quem a casa fosse evoluindo dentro de seus limites físicos originais até tornar-se o que é atualmente,um refúgio de lazer estruturado com conforto, beleza e funcionalidade,despojada mas com toques de luxo, sempre desfrutada em companhia dos amigos.

Casa RENATO TELES Poltrona Artefacto

Cachepot verde escuro em cerâmica

Porta-velas Coral LB Home

Linha de bananas Exclusivo LBHome


112

| LB

Estilo

SANDRA MACIEL

Ânfora de porcelana com decoração ouro e pássaro

Caixa de porcelna chinesa no formato oval. Linha pássaros

Centro de porcelana chinesa com bronze


LB |

Criada entre as antiguidades, pratarias e peças de arte herdadas das fazendas dos avós em Castro Alves é entre elas, distribuídas na sua sala de estar, que a manager de lojas de roupas femininas descansa do trabalho e das visitas aos filhos, que vivem em São Paulo.

Par de serra livros composta de 2 esculturas de porcelada chinesa

113

Cadeira Aris

Escultura pescador em bronze

Poltrona em couro envelhecido no charmoso estilo old american


114

| LB

Convidados para um agradável happy hour, oito profissionais revelam o que não pode faltar numa CASA

DE

IAMNA SMARCEVSCKI “Aquele ar de intimidade que o contato com a natureza torna possível,e que marca o estilo de quem vive na casa.” JOANA REQUIÃO Uma ducha ao ar livre,uma chaise lounge farta em almofadas,um livro e uma mesa redonda de madeira na varanda ou no quiosque.

LISSANDRA RIBEIRO E SANDRA SAMPAIO “Uma confortável chaise,um sofá gostoso para bate papos com a família e os amigos. Sem esquecer a varanda para apreciar o mar.”


LB |

Verão

115

.. PAULA ALMENDRA “O indispensável conforto, somado à luz, vibração, cor, muito dendê e pimenta. E axé, é lógico!” PAULINHO ANDRADE “Uma varanda com mobiliário confortável para receber os amigos, um par de havaianas, champagne e água de coco!”

INEZ FRAGUAS “Almofadas coloridas e florais,decoração com muitos vasos,flores e o toque final do papel de parede.Tudo isso concebido com muita harmonia.” ALINE CANGUSSU "Flores,cores,sol,amigos e muita alegria!"


| LB

RECEITAS /

116

CLERICOT Punta Del Este

PISCINE Saint Tropez

O Uruguai está se tornando famoso pelas suas vinícolas, e aproveitando a boa onda, é servido muito “clericot” – drink com vinho branco ou tinto e frutas, similar a sangria - na praia. Em 1800 o “claret cup”, que mais tarde virou “clericot”, foi originalmente trazido pelos britânicos para a Argentina e Uruguai.

Em Saint Tropez, biquini é uma opção, cartão de crédito não. O drink mais apreciado na vila de Brigitte Bardot, o Piscine é super prático e perfeito para acompanhar as festas quentes de fim de ano! Champagne e gelo, muito gelo s’il vous plait servido numa taça de vinho grande, mais conhecidas como borgonhas!

Ingredientes: - 1 garrafa de vinho branco  (ou tinto) - frutas da estação picadas (1 tangerina, 1 pêra sem casca, 1 maçã, 1 laranja, 3 fatias de abacaxi, 8 morangos). - 1 garrafinha de club soda  (ou água com gás) - 1 colher de sopa de açúcar - gelo picado Modo de preparo: Descasque e pique as frutas em cubinhos e coloque em uma jarra de vidro. Acrescente gelo picado e a club soda e mexa ligeiramente com bailarina ou colher de cabo comprido. Adicione o vinho branco  e a colher de açúcar. Misture bem. Prontíssimo!

Ingredientes: - champagne rosé - gelo Numa taça grande de vinho, coloque bastante gelo e encha até a metade de champagne. Está pronto! Agora é só imaginar que está em Saint Tropez!


LB |

117

Drinks OS MELHORES

DA ESTAÇÃO

Para resistir às altas temperaturas nada melhor que os drinks refrescantes dos balneários mais badalados! Confira as receitas, convide os amigos,tente em casa e divirta-se !!

APEROL SPRITZ Veneto Leve e refrescante, o Aperol Spritz foi inventado em Veneto, região da Itália, onde é produzido o Prosecco. O drinque foi criado no século 19 durante a ocupação austríaca na Itália e recentemente foi importado por diversos países inclusive os Estados Unidos. O Aperol é hit entre os nova-iorquinos. Ingredientes: - aperol - água - prosecco - fatias de laranja - um toque de soda - gelo Num copo cheio de gelo, adicione meia rodela de laranja, e despeje 2/3 de prosecco. Acrescente um pouco de água com gás, e por último coloque 1/3 de Aperol em movimentos circulares. Muito azedo? Adicione um pouco mais de prosecco. Não ficou azedinho o suficiente? Coloque um pouco mais de Aperol. Pronto!


FOTO: PEDRO ACCIOLY

| LB

PROJETO /

118

ADRIANA ARAÚJO E SUZANE CABÚS

“Dosamos nos espaços peças clássicas e modernas, sem modismos ou ostentação.” Parceiras há muitos anos, movidas pela paixão que sentem pela Arquitetura ambientaram em Salvador um apartamento onde espaços integrados valorizam o convívio familiar. Priorizaram elementos elegantes e funcionais, tecidos claros e detalhes café nos móveis, para compor a cartela de cores. Integraram as varandas ao living através de portas de vidro e com uma inspirada seleção de móveis, revestimentos e objetos  determinaram o estilo leve e sofisticado dos ambientes. Mobiliário confortável, assinado por designers da Artefacto, um lustre de cristal Swarovski, tela da pintora Fatima Tosca, objetos da LB Home, tapetes Aubusson, são peças que em sintonia e equilíbrio com outras referências conferiram ao lar-doce–lar do seu cliente, charme e personalidade.


LB |

CLÁSSICAS E MODERNAS, SEM MODISMOS

119


120

| LB


LB |

121

Mesa

LB

Acessórios chiques e divertidos dão o tom nas mesas postas para a temporada do verão. Bebidas refrescantes, saladas e muitos frutos do mar são as pedidas acertadas para as refeições leves que a estação pede. Degustadas com a família e os amigos numa mesa bem arrumada aí sim é que ganham sabores pra lá de especiais!


122

| LB

No sousplat rústico a descontração do verão

Um toque de classe.

Mesa

LB


LB |

Quanto mais bonita melhor! As taรงas realรงam o bouquet de um bom vinho.

Talheres... e muito requinte.

ร€ espera de um delicioso coquille saint jacques.

123

Criados especialmente para a LB Home


| LB

DESEJO LB /

124

Pássaro em pedestal antigo cia das Indias

Desejo Escultura em bronze

Copos em vidro vermelho

Abajur em pedra semi preciosa

Centrinho com pássaros e bronze

Pote de porcelana chinesa com decoração Marrakesh


LB |

A designer de interiores Elza Campelo usa o know how adquirido em dez anos de projetos para casas e apês para apontar o belo entre as peças da LB Home.

ELZA CAMPELO

LB HOME

125


126

| LB

Vaso Vietnamita, em várias cores na LBhome

Cão em porcelana chinesa Vaso em cristal com Rosas Linha cerâmica exclusiva para LBhome

Par cavalos em madeira

Colar Indiano com prata

ADÉLIA EStEVES

Desejo

“São móveis onde a qualidade faz par com a beleza”

Castiçal bronze

Vaso em vidro preto

Mesclando estilos na composição dos seus projetos, onde os residenciais estão entre os preferidos, Adélia busca no mix da LB Home peças para levar dinamismo aos ambientes que cria com seu traço inovador e forte.


LB |

127

Abajur Murano dark blue com ouro. Exclusivo LBhome

LB HOME


128

| LB

Taize Tillemont e Aliucha Calumby

Silvana Ferreira Daniela Lopes

Dr. José Melo

Cristiane Pepe

Elza Cavalcanti

Ozana Barreto

Adriana Varandas

Janet Freitas

Magali Santana

Gisélia Souto

Flávio Moura Aline Cangussú

Isabela Dantas, Larissa e Adriana Lorenzo


LB |

Mistura

fina

PARTY TIME NA LB HOME

129

Alex Galetti

No lançamento da 3ª Mostra Artefacto por LB Home os amigos e a clientela fiel da marca foram recebidos como manda o figurino do verão. Confiram quem bateu ponto por lá.

Marta e Gustavo Valença

Eliane Kruschewsky Laura Bastos e Larissa

Adélia Estevez

Gabriela Viveiros, Larissa Bicalho, Iolanda Almeida

Cau Guimarães

Kelba Varjão

Rosangela Lacerda e Marcos Alan


130

| LB

Maria Eduarda Bicalho, Larissa e Marcella Brandalize Lena Falcão e Cristiana Menezes

Ana Meire Serravale Costa

Celeste Leão e Amélia Castro

Selma Bandeira Mai Saraiva

Paula Almeida e Rafaelli Victoria

Almo e Maurício Pinto Renata Ferreira Márcia Meccia e Tuvinha Papaléo


LB |

Mariana Gurgel

131

Jair Luiz, Eduardo José, Fred Santana

Luizinha Brandão e Leuma Figueiredo

Erich Alves Simone Selem

Isabela Dantas e Teca Martins

Lanuza Rodrigues

Cristina Calumby e Dolores Landeiro

Milena Régis, Larissa, Beatriz Adedonato

Magu Atala Sapolnik

Larissa e Sandra Sampaio Ivan e Iamma Smarcevski


132

| LB

Odema Couto e Aviane Portas

Padre Luis Simões

Paula Duarte, Andréia Monteiro e Sandra Duarte

Sandra Araújo, Carlos Alberto e Mônica Novaes

Leo James e Fabíola Martins

Manuela Tanajura e Lívia Monteiro

Eugênia Leony Valdemar Lote e Débora Miscow

Malu e Roger Bicalho

Zeca Fernandes

Sandra Maciel e Denise Reis Márcia Leal e Liliane Andrade

Eliane Carvalho e Tietinha Sá

Iara e Maria Eduarda Carvalho

Larissa e João Bicalho


LB |

Renato Teles e Ana Paula Magalhães

Márcia Bandeira e Indaiá Duarte

Emílio Valú e Rita Costa

Jacinta Abud

133

Carolina Quintella e Carolina Bittencourt

Cátia Barcelar Larissa Miranda

Suzane Cabús, Larissa e Claudia Lopes Tereza Baraúna e Cynthia Borja Perla Bastos e Maria Sobral

Ojusci Barreto, Carla Vieira e Marta Azevedo

Cecília Avena, Beth Hein, Larissa Cintra e Jamile Monteiro


134

| LB

DECORAÇÃO

LB - Você se inspira em espaços, em cores e texturas desde pequena? CH – Sim, aos quinze anos já tinha certeza de que gostaria de ser decoradora. Sempre gostei do preto e branco para tudo! Moda, decoração...tudo! Essa é uma característica minha muito marcante que sempre me acompanha.

Sofisticação, contemporaneidade e o duo preto e branco são marcas registradas da designer por trás da Christina Hamoui Interiores. Formada pela faculdade Belas Artes de São Paulo, Christina desenvolve projetos residenciais que têm como forte característica a utilização de bases neutras e materiais nobres como mármores, tapeçarias e acabamentos luxuosos que harmonizam ambientes cleans e iluminados.

LB - Como nasceu a Christina Hamoui Interiores? CH – Aos 15, iniciei o curso da Escola Panamericana de Arte que fui fazendo paralelo com o colegial. Aos 17 anos, quando entrei na faculdade de decoração, na Belas Artes, já estava formada na Panamericana e me arriscava ajudando algumas amigas. Aos 20 anos montei o meu escritório e aí tudo começou! No início era apenas eu e o telefone...(risos)…e aos poucos foram aparecendo clientes e amigos com projetos. Em 2005 o escritório realmente decolou! Foi um ano muito importante, pois fui convidada para

participar da mostra Artefacto e de outras grandes lojas. Neste momento o escritório realmente cresceu, pois a divulgação das mostras nos trouxe muitos clientes novos. Hoje tenho um escritório boutique: com 6 assistentes e não pretendo aumentar o meu staff. Gosto de atender os meus clientes com a atenção que eles merecem e precisam durante o projeto e as obras. Isso é muito importante para mim”, diz Christina. LB – Como você descreveria a sua estética de design de interiores? Você se diria moderna? CH - Acho que já fui moderna. Hoje não mais! Me considero "intermediária"! Gosto da


LB |

P&B

135


136

| LB

arquitetura moderna, porém a decoração acho que deve ser mais trabalhada com peças marcantes e às vezes mais misturada com o clássico para enriquecer o projeto. LB - Na sua casa, qual é o cômodo que você mais gosta? CH - Adoro tudo! Mas é no meu quarto que me encontro! Claro que ele é preto e branco!!!! LB - Como você faz para refletir o espírito e a identidade de seus clientes nos apartamentos que decora? CH - Acho importante conversar muito no início para tentar entender o estilo de vida de cada um. A amizade que acaba surgindo, naturalmente, entre nós é um fator fundamental para eu atendê-los melhor e alcançar seus objetivos de maneira exata. LB – De onde sai tanta inspiração? CH – De todos os cantos! Sou uma pequena "esponjinha", passou por mim, eu gravo! Em tudo encontramos inspiração quando estamos abertos ao que está acontecendo no mundo. Procuro sempre me antenar sobre as novidades do universo do design, através de livros, filmes, revistas e viagens. Participo anualmente dos principais eventos de decoração como a Mostra Artefacto, a Mostra Quartos e Etc, e da Feira Internacional de Milão. LB - Você sente que os arquitetos estão trabalhando com maior consciência ecosustentável? Você usa materiais naturais? CH - Sinto que estamos começando agora a perceber que temos que ter uma consciência muito maior no que usamos e fazemos. Uso materiais naturais nos meus projetos. LB - Qual o seu conselho para um novo jovem decorador? CH - Estamos passando por uma fase no país, em que o mercado de decoração e arquitetura está cada vez mais valorizado e procurado! Isso é muito bacana! Aproveite esse espaço para mostrar quem você é. Não copie, crie! Invista em serviço! Isso faz a diferença! LB - Quais são as últimas tendências do design de interiores? CH - Sempre temos novidades! O cinza está em alta e agora o dourado entrará com força total nos acessórios. LB - Uma dica infalível de decoração? CH - Cada cliente tem seu projeto! Faça de cada projeto um "filho", uma nova criação!


LB |

137


| LB

ESTILO / ELEGÂNCIA

138

LAUDELINO SOUZA “O BRASIL NÃO É SÓ O PAÍS DO FUTURO, É DO PRESENTE TAMBÉM, PRECISAMOS DE TODOS E TODOS TÊM MUITO A DAR”   Para esse médico formado pela Escola de Medicina da Bahia e residência em cirurgia cardíaca na Beneficência Portuguesa de São Paulo com o mestre Adib Jatene, chefiar uma equipe no Hospital Santa Isabel e contabilizar oito mil cirurgias em recém nascidos, crianças e adultos é extremamente gratificante. Acredita que o sucesso profissional depende de planejamento e perseverança e não de sorte nem de azar “o único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.” Deixar um legado positivo seja profissional ou ético é tão importante quanto educar os filhos para que sejam pessoas

melhores do que somos”. Reconhece “que no mundo competitivo em que vivemos é difícil conquistar espaço sem criar atritos, já criei muitos, mas não me arrependo, foram necessários”. Já a ambição bem dimensionada é benéfica, serve como impulso propulsor, desregrada vira doença, escraviza”. Entre os sonhos está o de ver um Brasil tratando seus filhos de forma igual, dando a todos as mesmas oportunidades, permitindo que vençam os melhores. Atualmente suas energias estão voltadas para o levantamento de recursos para a construção de uma UTI Cardio Pediátrica, na Casa da Criança Cardiopata, que funciona há anos no HSI, atendendo gratuitamente seus pequenos pacientes. Para que esse desejo se torne realidade o doutor, esperançoso, confia ”na conhecida generosidade do povo baiano”


LB |

139

PODER E ELEGÂNCIA Elegantes, vitoriosos e de bem com a vida.

FERNANDO BARROS saudável, bem administrada empurra para frente. O fracasso faz parte do sucesso e só quem, depois de errar, usa a inteligência para constatar que ganhar é só comemorar, já perder e seguir adiante é próprio dos vencedores”. Modesto, acha que “tem muito prá Fernando Barros, presidente da aprender, muito prá conquistar e muito agencia de publicidade Propeg se prá comemorar”. Na sua profissão auto-explica como um profissional são comuns os grandes sustos e as de criação que se desdobra em grandes emoções, por isso recomenda músico e pasmem! em agricultor. Receita de sucesso? “Ser determinado festejar cada conquista como se fosse a primeira. Fica feliz em “acordar todos os e um eterno aprendiz. Em qualquer dias com sonhos e desejos novos e ser profissão a vitória chega para quem capaz de seguir tentando, inventando tem talento, sorte e a obsessão de fazer bem feito”. Define como elegante e procurando fazer melhor”. Para os quem aposta na cordialidade, respeito leitores LB Home recomenda “façam o que é euforizante e livrem-se do que é e compreensão do próximo. Enxerga disforizante. Busquem o prazer, a alegria. como líder “alguém similar a um maestro que escolhe os melhores, faz Satisfaçam seus sentidos. Leiam, ouçam muita, muita música. Sua alma e seu os arranjos e bota a turma pra tocar bonito”. ”A ambição é um componente corpo agradecem”. “SE VC QUER SER SARDINHA, ANDE COM ELAS. SE QUER SER TUBARÃO, ANDE COM ELES. A METÁFORA NÃO É MINHA, MAS APROVO.”


140

| LB

LAIS GALVÃO Em apenas quatro anos de formada pela UFBA a arquiteta cursou a Universidade Politécnica de Valência na Espanha, trabalhou no escritório de David Bastos e recebeu o 1º lugar na categoria residencial/apartamento pelo Núcleo de Decoração da Bahia.  BÁRBARA CASSOU Dinâmica, Bárbara cursa em Curitiba as Faculdades de Design de Produto e a de Arquitetura. O amor à moda e a arte ajudaram na descoberta de um campo em ascensão, o Visual Merchandising.Está entre seus sonhos, o de assinar o projeto de uma loja Marc Jacobs no Brasil. FELIPE BENICIO Na carteira de clientes de Felipe Benicio estão os jovens e os recém-casados,que se enquadram no traço contemporâneo de seus projetos.Esse arquiteto formado há dois anos pela UNIFACS pensa grande:sonha com o reconhecimento nacional para o seu trabalho.


LB |

MARIA BALEEIRO Os estudos no Colégio Anglo Brasileiro e no Gymnasium Oberwil, na Suiça e a graduação na UNIFACS garantem a essa jovem de vinte e dois anos uma promissora entrada no mercado na linha de decoração de interiores, razão de sua escolha pela Arquitetura.

141

Novos TALENTOS

Muito além das promessas de sucessos futuros, seus projetos já são respeitados no mercado de arquitetura e decoração.

NATHALIA VELAME Uma temporada na Europa apontou para essa graduada em Gestão de Moda pela Unifacs e em Design de Interiores pela EBADE os caminhos da pesquisa e dos experimentos, que desenvolveram a sensibilidade para lidar com o luxo e a estética,suas paixões. MARIANA GURGEL

LAÍS KRUSCHEWSKY

É entre Bahia e Sergipe que Mariana atua, nas áreas de projetos residenciais e comerciais. No momento está empolgada com um projeto pioneiro todo sustentável, no Litoral Norte,onde aplica com sucesso seus conhecimentos adquiridos na Universidade Tiradentes, de Aracaju.

Ainda graduanda em Arquitetura pela UFBA, cursou em Milão o Politecnico di Milano e a Parsons The New School of Design, em New York.Enriqueceu sua formação ouvindo mestres como David Chipperfield, Daniel Libeskind, Tadao Ando e Rem Koolhaas.

MÔNICA ABUD Mônica exercitou o que aprendeu na EBADE nos projetos de seu apê no Horto e de sua casa na Praia do Forte e após sete anos oficializa sua participação no mercado de trabalho assinando dois projetos poderosos, onde aplica com sabedoria a técnica do Feng Shui.


142

| LB

OBJETOS LB /

Potes cantil em cerâmica turquesa

Almofada turquesa

O verão éTurquesa Chinês LBhome antique

Linha Coral Exclusiva LBhome

Os egípcios sabiam que a turquesa equilibra as energias Yin/Yang e está ligada à prosperidade. Na decoração suas cores e nuances trazem beleza, serenidade e muita sorte também!

Linha Perfume nº 2

Linha Coral Pravance Exclusiva LBhome

Potes pétalas turquesa LBhome antique


LB |

Linha Lacroix coral

O vermelho intenso do coral remete à energia e vitalidade. Peças com seus toques alegram e tem o poder de atrair vibes poderosas nos ambientes onde são colocadas.

Porta-guardanapo em coral

Pincéis exclusivos coral

Coral

O verão é Escultura em coral

Almofadas coral

Copos de vidro coral

143

Pote de barro pintado em coral

Vasos de cristal coral

Bandeja vidro coral


144

| LB

A D R I A N A J O I A S @ B O L . C O M . B R

/

7 1

3 0 1 6

3 7 8 3

/

9 9 8 7

4 2 2 5


Quem

1

LB |

145

ACONTECE NO NORDESTE

O QUE E “Em Fortaleza, o sol não tira férias, é verão o ano inteiro.”

por POMPEU VASCONCELOS

Pompeu Vasconcelos, o colunista do Diário do Nordeste, da revista Gente, e editor publisher do Portal Balada In. fala sobre “a estação mais quente do ano, quando a cidade fervilha de festas e os bares e restaurante disputam com as praias a preferência de turistas e cearenses.”

2 3 4 5

1. Depois de se esbaldar no show do Tiesto, Anastácia Duarte confirmou presença e carimbou o passaporte para a Macnish Vibes. A festa rola dia 29 de dezembro, no La Maison Coliseu. 2. Cristiano Botinha e Pompeu Vasconcelos têm lugar cativo no Reveillon do Marina Park. Eliseu Barros é o dono da festa mais badalada dessa temporada. 3. Bell Marques incendeia o Pré-Reveillon das Flores, dia 30 de dezembro, no Mucuripe Club. A festa será uma espécie de esquenta da virada do ano, no Marina Park Hotel. 4. A presença de Joana Jereissati e Carla Pontes nos eventos, é sinônimo de prestígio e animação garantidos.

6

5. Antonio Gil comanda uma das mesas mais cobiçadas do Reveillon, no Marina Park. E Helano Nogueira pilota a fervida Macnish Vibes dia 29 de dezembro, no La Maison Coliseu. 6. Bismarck e Glaucia Maia, Pompeu Vasconcelos e Marilia Quintão Vasconcelos entram o ano com o pé direito, embalados pela banda Chiclete com Banana,no Marina Park Hotel.


SAÚDE /

146

| LB

A detoxicação consiste no processo de eliminação de impurezas tais como alimentação inadequada, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, estresse e uso crônico de medicamentos, e no reequilíbrio orgânico do sistema.

ORGÂNICA E


LB |

REJUVENESCEDORA A consciência orgânica chegou com tudo em Salvador e hoje já é possível encontrar alimentos do gênero na Perini, no Extra e fazendo pedido no site Ecositio. Expert no assunto, a doutora Carla Ferner, formada pela Escola Baiana de Medicina, e pós graduada em estudos dos radicais livres e terapia ortomolecular pela FUNAERP, trabalha com tudo que envolve prevenção orgânica e estética na Clínica de Medicina Preventiva Carla Ferner. Conhecida pela sua milagrosa e super recomendada dieta de detoxicação, a triatleta começa o dia tomando sucos detox elaborados pelo Tempero e Saúde, em jejum, para dar o pontapé inicial à “faxina orgânica”. A detoxicação consiste no processo de eliminação de impurezas tais como alimentação inadequada, ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo, estresse e uso crônico de medicamentos, e no reequilíbrio orgânico do sistema. É necessário muita determinação e disciplina para enfrentar a maratona que dura em média trinta dias, divididos em três blocos de dez dias. Os primeiros três dias são os mais difíceis, mas vencida essa fase inicial da batalha, os resultados começam a aparecer, e o paciente logo se anima e ganha forças para continuar. Individualidade bioquímica é a peça chave da detoxicação. Analisar a dieta, os hábitos de vida, os sintomas, dosar vitaminas e minerais, avaliar a existência de impregnação por metais tóxicos e checar o grau de oxidação do paciente (quanto de radicais livres ele está produzindo), faz parte da

avaliação de rotina, por ser esse o primeiro passo quando a idéia é prevenção do envelhecimento, estético e orgânico. Trata-se, portanto de um tratamento personalizado, precedido por consultas médicas, garantindo segurança em todos os procedimentos que são realizados. A detoxicação é indicada para todas as pessoas que se preocupam com a saúde. "Se o paciente quiser perder peso e medidas com o regime, assim o planejaremos, restringindo um pouco as calorias. Caso contrário, se for um paciente que não necessita emagrecer, aumentamos as calorias". “Para quem quer perder peso, os resultados estéticos são extremante rápidos, mas o ponto alto da detox é ajudar bioquimicamente o paciente a se desvincular de hábitos alimentares errôneos. Ensinamos por exemplo que para driblar níveis baixos de serotonina que geram compulsão, especialmente no fim da tarde, quando temos aquele e-mail importante para enviar ou aquela decisão para tomar e surge um desejo por doces, carboidratos e chocolates, é possível matar a vontade com, por exemplo, banana da terra cozida com canela”, revela Carla. Anote aí outros alimentos ricos em vitaminas que são presentes em todas as fases da dieta: arroz cateto integral, tapioca, raízes (inclusive gengibre), hortaliças, folhas verdes, frutas, ervas, chá Verde, camomila, erva doce e cidreira; água e água de coco; azeite de oliva extra virgem. De acordo com dra. Carla, ”Observe a qualidade do alimento, coma pausadamente, mastigue bem e observe o que você está ingerindo. Isso não tem erro!”

147


148

ANTENAS LIGADAS | LB

Cultura,arte , beleza e moda sem segredos, nem mistérios!

Por MARCELLA E ISABELLA BRANDALIZE

Ruthie Davis

Umas das únicas mulheres presentes no luxury shoes market, Ruthie Davis ganhou notoriedade por seus sapatos serem modernos, sexys e funcionais. O que chama atenção são seus modelos arquitetônicos, geralmente com spikes. www.ruthiedavis.com

Burburinho L'Eclaireur: Hit do Momento: "Loca People" Eleito o hit do verão europeu "Loca people" não pode faltar na sua playlist. Sem dúvidas, o seu refrão "Johnny, la gente esta muy loca" não vai sair da sua cabeça. http://vimeo.com/24238004

Considerada a loja mais luxuosa do momento, a L'eclaireur nasceu em 1980 em uma boutique na ChampsÉlysées. A loja se destaca pela combinação de moda e design: lá você encontra peças exclusivas das lojas mais famosas do mundo. www.leclaireur.com

Linda Farrow A designer Linda Farrow foi uma das primeiras a introduzir os óculos como acessório fashion. Desde 1970, suas criações são sinônimos de luxo e glamour. Suas peças podem ser vistas em personalidades como Kate Moss e Lady Gaga. www.lindafarrow.co.uk

Jessie J. Com o seu hit "Price tag", a britânica de apenas 23 anos tem ganhado espaço no mundo da música. Mas o que chama mais atenção é o seu estilo excêntrico, já sendo considerada a "Lady Gaga" inglesa.

Exposição Louboutin Para os amantes do solado vermelho, acontecerá em Londres, de março a julho de 2012, no Design Museum, uma exposição sobre a vida e as maiores criações de Christian Louboutin. P.S. Em breve ele lançará um livro em comemoração aos seus vinte anos de carreira!


LB |

Jetsetter

149

O aplicativo, disponível para iPad, oferece uma seleção de hotéis diferenciados, porém não muito divulgados. Vale a pena baixar e inovar em seus roteiros nas próximas viagens!

Fausto Puglisi

Nascido na Itália, Fausto Puglisi é o mais novo queridinho do mundo fashion. Divulgado por Dominico Dolce e Stefano Gabana, seus vestidos são atualmente os mais cotados entre grandes nomes da moda, como Anna Dello Russo. www.faustopuglisi.com

Hotel Saint-James Paris Localizado no 16 distrito de Paris, o Hotel Saint-James é uma ótima escolha para quem prefere se hospedar em suítes mais espaçosas, agregando ainda um ótimo custobenefício. Construído em 1892, é o único hotel château da capital francesa. Fica a dica! www.saint-james-paris.com (o site é lindo!!!!! Vale a pena visitar!)

Beachsexy

É inacreditável este hidratante da Victoria's Secret. Deixa a pele bronzeada na hora! Sol do mediterrâneo instantâneo. Delícia!

Margy's, Masque Au Collagene Esta máscara suíça é ótima para dar um up na pele. Acaba com os sinais de cansaço em apenas alguns minutos!!!

A felicidade eterna de David Dalmau O artista plástico nascido na Espanha, mas residente no Brasil, tem nas suas pinturas a tradição do expressionismo figurativo europeu, destacando os temas urbanos e a utópica felicidade eterna. Dalmau conta com um livro comemorativo de seus vinte anos de carreira reunindo mais de 200 telas. Imperdível!

Les 3 Marches de Catherine B: Esta boutique é uma boa pedida para quem está sempre atrás de exclusividade. Contendo apenas peças vintages dos dois grandes ícones da moda francesa: Chanel e Hermès. Lá você encontra desde os famosos tailleurs de Tweed até as majestosas Birkins. P.S. Por serem vintages, os preços são iguais ou superiores à peças das lojas!!! www.catherine-b.com


150

| LB

“Algumas cores como preto, vermelho, amarelo, marrom e laranja prevalecem nas minhas pinturas...se não fosse artista plástico, seria artista da mesma forma”, declara o talentoso Wesley.

talento

JOVEM BRASILEIRO O Natal do ano passado foi memorável para o artista plástico, Wesley Roque. O pintor de apenas 16 anos, do bairro de Vila Albertina, na periferia de São Paulo, foi presenteado com sua primeira exposição no Salon Nationale des Beaux-Arts, no Carousel du Louvre, em Paris. No salão, cujo um dos fundadores foi Auguste Rodin, Wesley expôs a obra Eu não penso, eu não falo, eu não sinto. Com o acompanhamento da professora de artes plásticas Lidia Bonduki, e descoberto pela artista Vanessa Pedote, que trabalha em conjunto com a Gol de Letra, fundação de caridade dos ex-jogadores da seleção brasileira, Raí e Leonardo, o garoto foi apresentado à tinta acrílica e tela pela primeira vez por Vanessa. O artista pintou três telas, das quais uma foi selecionada para ser exposta no Louvre. “Foi uma felicidade incrível! Eu tinha quinze anos, era o mais jovem expondo no museu. Viajei para Paris na semana da exposição, e participei de tudo, além de conhecer a cidade

que é maravilhosa! Pretendo voltar um dia”, diz Wesley. A Hèrmes atua em parceria com a Fundação desde 2009, e tem um contrato de três anos de patrocínio, no valor de 40 mil euros anuais para todos os cursos de artes plásticas da Gol de Letra. E foi através de um desses workshops, o de Artes Visuais, ministrado pela professora Vanessa, que Wesley foi selecionado. “Desde os 9 anos ele está com a gente e, com a ajuda da Hermès, Wesley pôde aperfeiçoar suas habilidades em desenho”, diz Raí. Quando Wesley Roque da Silva entrou na Fundação ele já era um apreciador das artes em geral: música, dança, teatro, e participava de oficinas das mesmas. Mas foi nas artes plásticas que o menino se encontrou e chegou aonde muitos artistas consagrados gostariam de estar hoje. Wesley ama o que faz e não consegue se imaginar exercendo outra profissão. “Algumas cores como preto, vermelho, amarelo, marrom e laranja prevalecem nas minhas pinturas...se não fosse artista plástico, seria artista da mesma forma”, declara o talentoso Wesley.


LB |

151

Hora certa Roberta Foppel

acumula as funções de advogada pós-graduada em Direito Público com a de empresária, franqueada para a Bahia e Sergipe de um produto que chega pronto para fazer a diferença no mercado: Ice-Watch, os estilosos relógios mais vendidos no Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, México, Colômbia e Dubai. Com seus desenhos modernos apresentados em doze coleções anuais na embalagem Be Cubic em forma de uma caixa de Lego que pode ser usada como cofrinho, porta-retrato ou objeto de decoração, se tornaram objetos de desejo de celebridades internacionais e agora estão no topo dos sonhos de consumo do público local e podem ser encontrados num charmoso quiosque no Salvador Shopping.


152

| LB


LB |

153


154

| LB


LB |

155


156

| LB

DO “Os animais trazem brilho ao meu olhar”

Bem! Compaixão e um olhar sobre todos os seres do universo, em especial nos animais move as ações de Renilce Cavalcanti. O Abrigo Santuário do Melhor Amigo começou com Amor o primeiro cão que recolheu há quinze anos. Atualmente cuida de mais de 1.200 cães e 250 gatos retirados das ruas de Salvador, com o apoio de 5 veterinários e 40 funcionários, dentro de uma infra estrutura mantida com o apoio do marido, o geólogo João Cavalcanti. Poética, encontra na harmonia das cores do arco íris um ponto de contato com o caminho que o universo escolheu para ela, onde é preciso equacionar desafios, soluções, trabalho e dedicação, para criar um desenho tão harmonioso quanto o dos arcos coloridos que riscam o céu.


LB |

157


158

| LB

E X P L O R E   O   L U XO

R. Maceió 105

Jardim Brasil

Salvador BA - 71 3034 5555


REVISTA LBHOME