Valais. Esta região situada a sul do país é uma coleção de paisagens únicas e fascinantes. Por um lado, está a fila de picos de mais de 4000 que coroa a Europa. Por outro, o vale do Ródano que tempera o clima e permite o cultivo de vinhedos que, por localização e meio envolvente, resultam ser muito especiais e interessantes.
Valais Promotion info@valais.ch valais.ch
Zermatt e o Cervino.
Aletsch Arena.
O Cervino apenas precisa de apresentação. Trata-se da montanha mais famosa do mundo e a sua silhueta está presente em logotipos, anúncios e até em séries de televisão. Aos seus pés, Zermatt espera com as suas ruas pedonais, o seu encanto alpino e com a maior estação de esqui de verão do país.
O glaciar Aletsch reina entre as montanhas desta linda paisagem. Os seus 23 km de comprimento e a sua largura média de 1800 m estão protegidos como Património da Humanidade e tiram a respiração a qualquer viajante. E nos seus arredores, solarengas ladeiras cheias de chalés, explorações e cabanas de madeira às quais se pode aceder com dezenas de funiculares.
Sion.
Valais e os seus vinhos.
Sion mostra-se ao longe com as icónicas torres do castelo de Tourbillon reinando entre os cumes. Embora não o pareça, o que se estende aos pés desta fortaleza é a cidade mais ensolarada do país, coquete, cheia de atividades culturais para quem queira combinar montanha com património.
As boas temperaturas da zona e as consideráveis horas de sol fizeram do Valais, desde o tempo dos romanos, uma terra de vinhos. Esta espetacular localização permite que aqui o enoturismo seja de outro nível, com adegas como a de Les Celliers de Sion que aposta em atividades multissensoriais ou sítios como o Visperterminen, o vinhedo com maior altitude da Europa.
Bagnes, Valais, © Yves Garneau
38
Suíça, sem dúvida.
Suíça, sem dúvida.
39