My first document

Page 1

STHEFANY SUZARTE

Portfólio de arquitetura

Meu nome é Sthefany Suzarte de Lima, tenho 21 anos e sou estudante do 7° período de Arquitetura e Urbanismo, procuro estágio na área de elaboração de projetos, tanto na sua parte criativa como técnica. Meu maior objetivo com o estágio é aprender o processo de trabalhar em um escritório, vivenciando as etapas necessárias de um projeto. Esse portfólio é uma seleção de projetos acadêmicos com o intuito de mostrar o desenvolvimento técnico e criativo durante o período de graduação.

20212026

20182020 FORMAÇÃO ACADÊMICA

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Universidade de São Paulo

Ensino Médio

Escola Técnica Estadual Dr. Emílio

Hernandez Aguilar

EXPERIÊNCIAS

12/2023presente

Estagiária na Drops Arquitetura Elaboração de desenhos técnicos, detalhamento, modelagem 3D, renderização, orçamentos, levantamento arquitetônico, acompanhamento de obra, preparação de apresentações.

2023/1presente

Empresa Júnior

Gerente de projetos da FAUUSP Jr.

Formação de equipe, montagem de cronograma de projeto, acompanhamento de projetos, monitora de representação gráfica e Archicad.

2024/1presente

2021/12023/2

Vice-diretora do Departamento de Gestão de Projetos Líder de projetos

Iniciativa científica - Bolsa PUB

A articulação entre ensino e pesquisa sobre industrialização na FAUUSP. O caso da disciplina AUP0448 e o

Labindus.

Desenvolvimento de planilhas, organização do site do Labindus.

2022/2

Monitoria Voluntária Topografia Plantões de dúvidas e correção de exercícios.

2023/2

2023/1

Pacote Archicad Iniciante para Estudantes

Graphisoft Brasil

Curso de Representação Gráfica Método cura

Adobe Illustrator

Domestika 8 horas

2022/2

V-ray 5 Básico

Arquiteto Leandro Amaral 20 horas

2021/2

Espanhol Centro de Línguas 480 horas

2021/2

Curso Sketchup Básico

Arquiteto Leandro Amaral 20 horas

2021/1

AutoCAD Essencial

KULTIVI 9 horas

Desenho Gráfico

EASYCOMP

Photoshop Essencial e Coreldraw Essencial

Gestão Empresarial EASYCOMP

Gestão de pessoas e rotinas administrativas

Operador de tecnologia EASYCOMP Windows, Word, PowerPoint e Excel 2023/2 CURSOS

SOFTWARES

AutoCAD

Pacote office

Canva

Sketchup

Adobe Photoshop

Archicad

V-Ray

Enscape

Indesign

Dialux

Qgis

Illustrator

IDIOMAS

Inglês avançado

Espanhol básico

CONTATO

sthefany.suz@gmail.com

2018/1 2018/1 2018/1
043281
( 11) 96
6
1 2
Vila Nova Sahy Projeto III LAR Projeto II Circula USP Arquitetura e indústria
3 4
Outros

Uma nova perspectiva de habitação social 5° semestre - 2023/1 Projeto III Professor orientador: Alexandre Delija VILA NOVA SAHY

Localizada na praia da Baleia, a Vila Nova Sahy pretende suprir a demanda por moradia social após tragédia no Litoral Norte de São Paulo. Dentre os princípios norteadores do projeto, estão a acessibilidade dos espaços, o conforto ambiental e a adaptabilidade à vivência e a culturas locais.

Foi proposto o arruamento para os novos lotes continua o traçado urbano, suprimindo barreiras físicas entre a Vila Nova Sahy e o restante da população da região. Buscando racionalidade e rapidez no processo construtivo, optou-se pela alvenaria cerâmica estrutural, sistema de fácil acepção e relativa similaridade à cultura local da autoconstrução.

Esse aspecto do sistema construtivo permite a adaptabilidade das unidades conforme seus usos e demandas dinâmicos, possibilitando a expansão vertical e, com as vedações internas sendo realizadas por painéis cimentícios, a alteração do layout dos cômodos das unidades se assim os moradores desejarem. Isso permite recuperar, em sua totalidade, não só residências, mas também comércios e serviços locais perdidos na tragédia.

01

PLANTAS

CASA TÉRREA

LOTEAMENTO

Com lotes de 8 por 16 m, procurou-se transportar os comércios existentes da Vila Sahy. Para isso, foram construídos espaços de 8 por 8 m, de 3 tipologias diferentes: Comércio, Sobrado e Casa térrea. Nota-se a laje habitável como uma característica da população da Vila Sahy que pravaleceu no projeto.

TÉRREO TIPOLOGIA

TÉRREO TIPOLOGIA COMÉRCIO

PRIMEIRO PAVIMENTO SOBRADO LAJE HABITÁVEL

TIPOLOGIA SOBRADO

CORTES

ELEVAÇÃO POSTERIOR

CORTE TRANSVERSAL

CORTE LONGITUDINAL

MAQUETE

SALA
LAJE HABITÁVEL

ARQUITETÔNICO

O Projeto LAR é localizado no centro de São Paulo, próximo a estação da luz e do perímetro da Cracolândia, é um centro aberto à todos, que conta com espaços de convivência entre moradores e transeuntes, bem integrados ao entorno, permitindo a livre passagem entre a Av. Casper Líbero e a Rua Brigadeiro Tobias. O enfoque principal será o acolhimento e reintegração dos moradores de rua, para não escondê-los aos olhos da sociedade. Para isso, serão incorporados ao centros subsídios de tratamento psicológico e cursos profissionalizantes.

A implantação visa aproveitar toda a área do terreno de maneira produtiva, formando um pátio central envolvido pelas habitações, serviços e cultura.

Dessa forma, cria-se, ao mesmo tempo, tanto um ambiente convidativo, seguro e acolhedor, quanto uma inserção harmônica com o entorno.

A arquitetura apresenta uma construção racional que se apropria dos sinais da arquitetura moderna corbusiana, como os pilotis, fachada livres, janelas em fita e terraço jardim.

Lugar de Acolhimento e Reintegração 4° semestre - 2022/2 Projeto II

Professor orientador: Alexandre Delija LAR

02

1 - Sanitários

2 - Lojas

3 - Ambulatório e enfermaria

4 - Salão de cabeleireiros

5 - Lavanderia

6 - Guarda volumes

7 - Veterinário, banho e tosa

8 - Cozinha escola e padaria

9 - Restaurante Bom Prato

10 - Espaço de feira livre

11 - Academia ao ar livre

12 - Jardim

13 - Sala de apoio psicológico

14 - Sala de funcionários

15 - Armazém de limpeza

16 - Sala de doações

17 - Recepção

18 - Sala de informática

19 - Sala multiuso

20 - Alojamento familiar

21 - Sala de estar

22- Passarela

23 - Alojamento masculino

24 - Sala de música

25 - Sala de corte, costura e tricô

26 - Sala de artes

27- Alojamento feminino

28 - Biblioteca

29 - Espaço para apresentações

30 - Placa solar

31 - Horta

32 - Solarium

33 - Bicicletário

PLANTAS

CORTES

CORTE AA’

ARQUITETÔNICO

Uma corrida além dos muros da universidade 5° semestre - 2023/1 Arquitetura e indústria CIRCULA USP

O projeto partiu da criação de um evento de competição do esporte Rollerski na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, nomeado Circula USP, foram propostas áreas de suporte aos atletas da competição, visitantes e até mesmo alunos. Além de tentar suprir as demandas que a própria cidade universitária possui, como ter banheiro sde apoio e água potável para quem estiver andando pelo campus, o projeto visa trazer o tema alimentação saudável como uma nova pespectiva de acesso à saúde.

Para isso, foi construído uma arquitetura modular temporária de madeira, com módulos-tipos segundo o programa de necessidades, que podem se conectar.

Os pilares do projeto foram a ventilação, tanto para as pessoas, como para o alimentos, e a acessibilidade univeral, com módulos com rampas e amplo espaço. Além da fácil adaptabilidade do uso do módulo para outras univeridades, competições e terrenos. Apesar de ser em outro local ou com outro esporte, atenderia seu objetivo de levar o conhecimento sobre alimentação saudável.

03

PLANTAS

PRIMEIROS-SOCORROS

ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS

OFICINAS E PALESTRAS

SANITÁRIOS

CONEXÃO 3 MÓDULOS

CONEXÃO 4 MÓDULOS

ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS

ADMINISTRAÇÃO

PESPECTIVA EXPLODIDA

COBERTURA Tecido acrílico.

VIGAS

Inclinadas em 20° em relação ao solo, permitem a conexão entre o anel de compressão e o cabo de aço. Além de constituir a cobertura em MLC, se prende aos pilares funcionando como travamento dos mesmos, impedindo seu momento de giro.

PILARES

Engastados diretamente aos "pés reguláveis", sustentam a cobertura a uma distância de 2,1 m das placas de piso, além de possuírem reentrâncias para encaixes das vedações

VIGAS DE PISO

Constituídas também em MLC, se conectam ao apoio regulável central e se engastam no pilar. Sustentam as placas de piso. Foram dimensionadas para que o piso do módulo se sustentasse com poucos elementos de estrutura, agilizando a montagem.

ANEL DE COMPRESSÃO

Elemento estrutural em MLC da cobertura, recebe as vigas inclinadas em seu topo, resistindo ao esforço de compressão. Na superfície superior do anel é ligada uma chapa metálica.

CABO DE TRAÇÃO

Esse cabo de aço finaliza a sustentação da cobertura, funcionando como elemento resistente à tração, impedindo o empuxo causado pelas vigas inclinadas. Além disso, atua no travamento das vedações , ao se entrelaçar entre seus espaços.

VEDAÇÕES

Utilizadas para criar privacidades parcial ou completa nos ambiente interiores ao módulo, dependendo da atividade a ser exercida. Podem ser de dois tipos: malha flexível de madeira ou placa OSB impermeabilizada.

PLACAS DE PISO

Constituídos de painel SIP, tal como o projeto das HexHouse, são placas triangulares apenas encaixadas entre o apoio central e os pilares. Possuem alta resistência mecânica e promovem conforto térmico e acústico.

PÉS ARTICULÁVEIS

Feitos em metal, esses apoios permitem a adaptação da estrutura a terrenos levemente irregulares, garantindo a flexibilidade proposta pelo projeto. Esses niveladores são adotados em 3 tipos no projeto, 2 evidentes o lado: os apoios periféricos das vigas de piso e pilares, o centrais de piso (em formato estelar), os de encontro de passarelas de piso, as quais conectam em passagem os módulos

ENCONTRO PILAR E VIGA

DETALHES

LONA TECIDO ACRÍLICO presa por ganchos ao cabo de aço

CABO DE AÇO 5/16” Ø = 7,94 mm

PERFIL METÁLICO 8 parafusos 60 mm em “Z”

PINGADEIRA

PILAR

ENCONTRO VIGA E ANEL DE COMPRESSÃO

PÉS ARTICULÁVEIS

PERFIL METÁLICO

VIGA DE COBERTURA

VISTA INFERIOR

VISTA LATERAL

04

DETALHAMENTO MARCENARIA

Supervisão: Arq. Guilherme Série

DETALHAMENTO MARCENARIA

SKETCHUP LAYOUT

Supervisão: Arq. Guilherme Série

PLANTA
VISTA 02
VISTA 01 DETALHE ARMÁRIO

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: ESCRITÓRIO CANTAREIRA

ARCHICAD

Proposta de intervenção para melhor conforto térmico, acústico, ergonômico e luminotécnico de um escritório de consultoria imobiliária localizado no bairro de Tucuruvi, região norte da cidade de São Paulo, para disciplina de Conforto ambiental 5. Para isso foi proposta o uso de ripas acusticas, carpete e porta safonada para tornar a sala de reunião um espaço mais privativo.

PLANTA ANTIGA em vermelho medidas em desacordo com a norma

PLANTA NOVA CORTE C02
sthefany.suz@gmail.com (11) 960432816

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
My first document by Sthefany Suzarte de Lima - Issuu