BOLETIM
RODOVIA DO PARQUE
Julho/2012 | nº 24 www.rodoviadoparque.com.br EDITORIAL O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, através da STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A., apresenta o vigésimo quarto Bole m da Rodovia do Parque, para informar a comunidade o passo a passo da Gestão e Supervisão Ambiental da BR-448.
Arquivo/STE
Transplantes de árvores asseguram biodiversidade e integram paisagem
Gestão Ambiental acompanha e orienta o procedimento em todas as etapas
Nesses dois anos de implementação da BR-448, empreendimento do DNIT, em construção na região metropolitana da capital (Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Porto Alegre), muitas são as ações para preservar os recursos naturais da área. Na necessidade de intervenção na flora local, o DNIT/RS, por meio da Gestão Ambiental da BR-448 (STE S.A.) realizou 215 transplantes de árvores imunes ao corte ou protegidas pela legislação. “No caso da BR-448, os transplantes são realizados em atendimento às condicionantes ambientais da Licença de Instalação do empreendimento”, explica Silvia Aurélio, Engenheira Florestal da Gestão Ambiental. O percentual de sobrevivência total dos transplantes é de aproximadamente 72%, entre as espécies transplantadas na área da BR-448 estão: Erythrina crista-galli (corƟceira-do-banhado), Bu a capitata (buƟazeiro), Syagrus romanzoffiana (jerivá) e as figgueiras naƟvas do gênero Ficus. O jerivá é a espécie que apresentou uma porcentagem de sobrevivência maior, em torno de 92%.
Arquivo/STE
Gestão Ambiental entrega material informaƟvo sobre cuidados com a obra
Equipe percorre casa a casa entregando o Bole m Comunidade
A Gestão Ambiental, para evitar possíveis transtornos e acidentes aos moradores da Vila do Dique/Canoas, confeccionou em parceria com o Lote 3 do empreendimento, formado pelo Consórcio Queiroz Galvão, OAS, Brasília-Guaíba, o Bole m Comunidade. O material contém dicas de cuidados com a obra, destacando o respeito as placas indicaƟvas, alertando para o uso de equipamentos de segurança em local de obra, respeito aos limites das cercas de proteção, o cuidado com o lixo no local da obra, não uƟlizar a área para brincar, entre
outras informações. Para o morador e líder comunitário Alex Taborda, 32 anos, a intervenção da Gestão Ambiental neste momento é importante. “Muitas vezes as pessoas não entendem e este material fica bom e mostra a presença de vocês”, explica. Dona Ramona da Silva, 39 anos, acredita que o boleƟm é prevenƟvo. “Acho muito bom. Pelo menos já sabemos o que fazer se ocorrer alguma coisa”, observa. Em caso de dúvida ou sugestão: Contate Escritório do Reassentamento 3426-3155/3426-3643.