Informativo de fauna da BR-116/RS

Page 1

Equipe da Gestão Ambiental monitora a fauna da região RÉPTEIS

Fazem parte deste grupo as serpentes, lagartos e tartarugas, espécies já registradas pela Gestão Ambiental do empreendimento. A campanha abrange 12 áreas – seis de matas ciliares, duas de orizicultura, duas de pecuária e duas de silvicultura - localizadas nos 211,22 km em duplicação na BR-116/RS. A técnica utilizada para esse grupo é a busca ativa, ou seja, a procura por animais em locais onde podem ser encontrados, como ambientes aquáticos ou embaixo de troncos, pedras, folhas caídas e dentro de tocas. As amostragens são realizadas entre 8h e 19h. Além de perneiras e luvas de couro (EPI’s), para aumentar a segurança nos trabalhos utiliza-se também o gancho herpetológico. Este equipamento é usado para revirar troncos e pedras, manipular e capturar, sobretudo, serpentes, evitando o contato direto com os animais. Quando possível, os animais são fotografados e identificados. Espécies registradas: cobra parelheira, jararaca -pintada, lagarto-de-papo-amarelo, tartaruga-trigre-d’água, cobra-verde e cobra-d’água.

Especialista utiliza equipamentos como o gancho herpetológico

Enihilla cepere doloreres quid quis nihicte catur O monitoramento é realizado durante a noite em 12 pontos amostrais localizados ao longo da rodovia. Nessas áreas foram identificados sítios reprodutivos de anfíbios (banhados, campos alagados, açudes, etc.), nos quais são realizados os métodos de busca ativa e auditiva. Na busca ativa os biólogos procuram os animais dentro do corpo d’água e nas áreas de entorno e margens, assim como sobre as plantas aquáticas quando presentes nos hábitats. Já a busca auditiva consiste em identificar os anfíbios que estão vocalizando e contar o número de indivíduos em atividade de vocalização (canto). Durante as campanhas da BR-116/RS foram identificadas 25 espécies de anfíbios, sendo uma delas considerada exótica: a chamada rã-touro (Lithobates catesbeianus).

Informativo Editorial Perereca-do-brejo (Hypsiboas pulchellus)

Espécies registradas: rã-manteiga, pererecado-banhado, pererequinha-do-banhado, perereca-rajada, perereca-nariguda e rã-boiadeira.

ANFÍBIOS

Busca ativa e auditiva é realizada durante a noite em 12 pontos amostrais

Duplicar Proteger Avançar

A STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A. é a empresa licitada pelo Departamento Página 05 Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para realizar a Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS - de Guaíba a Pelotas. Este material é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA. A comunidade pode reconhecer a equipe Página 06 que executa os Programas Ambientais observando algumas características. A principal delas é o uso de uniforme, que inclui crachá, colete ou camiseta com o logotipo da Gestão Ambiental. Os veículos também são identificados através de adesivos laterais. Os monitoramentos de animais na região são executados regularmente, durante o dia e a noite, com a anuência dos proprietários das áreas de amostragem. Leia neste informativo outros detalhes sobre o trabalho destes profissionais.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.