ÁREA ESTÁTICA
ÁREA EXPOSITIVA
ESPELHO
10
15
BEBEDOURO
LABIRINTO
ÁREA ESTÁTICA CORTE B
BIBLIOTECA LIVRO-OBJETO
A
A
5
10
15
LIXEIRA
0
ENTRADA PRINCIPAL N
IMPLANTAÇÃO 0
5
10
15
AN7AU
REFERÊNCIAS: 1. Millenium Park, Chicago 2. Tapis Rouge, Haiti 3. Edgar Muller, Alemanha 4. Lapierre, Paris 5. Parque de Ci ência e Tecnologia da Universidade de Porto, UPTEC
5
AMANDA LIMA - KAROLINE CAZELATO - STEFANY FERREIRA - VITÓRIA SABIÃO
O Iluso Parque trás para a cidade os conceitos do ilusionismo de diferentes formas. O desenho do parque foi elaborado na intenção de confundir o usuario e criar essa dimensão ilusória ao caminhar e observar o parque. Os equipamentos foram criados com propósito de não mostrarem seu uso a primeira vista, e sendo como grandes esculturas modelando a paisagem e as diferentes vistas do parque. Os acessos do parque se dão através de caminhos nada intuitivos ou óbvios, com a intenção de enganar os sentindos de quem passa de forma despercebida, O parque dispõe de três equipamentos principais, tais como; 1. A Biblioteca de livro objeto, possui forma escultural e foi desenvolvida com o intuito de não ser uma barreira física, permitindo que o pedreste adentre ela sem precisar desviar do percurso. 2. O Labirinto, criado para enganar os sentidos e confundir os caminhos e prolongar o deslocamento. Possui diferentes alturas de paredes para instigar o pedreste á curiosidade. 3. A Área Interativa e de Ilusão de Ótica, possui elementos como um grande espelho alocado em cima de uma imagem interativa.
CORTE A 0
estudo final de massas
conceito
MACHADO, Bruno. Quem foi M.C. Escher?: Artista foi um dos mais icônicos do século 20. 2018. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ mundo-estranho/quem-foi-m-c-escher/>. Acesso em: 19 nov. 2019. SUPERA (Brasil). Assessoria de Imprensa Supera (Org.). Como a neurociência explica a ilusão de ótica. 2015. Disponível em: <sao paulo>. Acesso em: 22 nov. 2019.
BIBLIOTECA LIVRO-OBJETO
ÁREA INTERATIVA
primeiro estudo de massas
ILUSO PARQUE
B
B
POSTE DE LUZ
O movimento ilusionista teve grande destaque pós descoberta do artista M.C Escher que a partir de 1922 viajou pelo mundo estudando e aprimorando seu trabalho como artista. Criando diferentes níveis de realidade, Escher usava da geometria, polígonos e perspectivas que resultavam em imagens ilusórias.
estudos
ilusão (substantivo feminino): 1. erro de percepção ou de entendimento; engano dos sentidos ou da mente; interpretação errônea. 2. efeito artístico produzido pelo ilusionismo.
projeto parque
PAISAGISMO - IRACY FORTES SQUILLARO
ilusionismo
ilusionismo (substantivo masculino): 1. arte de criar ilusão por meio de artifícios e truques; prestidigitação. 2. hábito de crer em ilusões.