1 minute read

5 - A Criação de Parcerias de apoio às famílias

Next Article
Introdução

Introdução

5 - A Criação de Parcerias de apoio às famílias

A criação de parcerias é fundamental para facilitar a implementação de muitas das medidas de conciliação propostas e, desta forma, tornar os Planos de conciliação exequíveis.

Advertisement

É essencial fazer um levantamento dos serviços na proximidade das organizações e identificar as entidades, com as quais possam ser promovidas parcerias (ex.: creches, ATL’s, centros de dia, clubes desportivos, estabelecimentos de ensino de música/artes, entre outros) com o objetivo de facilitar o processo de conciliação dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Atendendo à capacidade e dimensão de cada organização, podem ainda ser disponibilizados outros benefícios aos seus recursos humanos, nomeadamente, seguro de saúde, dispensa no dia de aniversário, ginásio, promoção de atividades e dias temáticos (ex.: casual day à sexta-feira), entre outros serviços.

Estando a União Europeia e os governos dos Estados Membros empenhados em implementar medidas de conciliação, para assim atenuar as desigualdades de género, seria uma mais valia a criação de uma plataforma digital de partilha de informações e boas práticas por parte das organizações e associações empresariais e sindicais. Poderá funcionar, ainda, como um meio facilitador para a criação de parcerias de apoio aos trabalhadores e às trabalhadoras.

Para as organizações, esta plataforma seria uma forma de marketing e melhoria da sua imagem, reputação e prestígio, podendo atrair potenciais investidores, servindo também para facilitar na certificação das organizações e atribuição de apoios dos fundos comunitários.

This article is from: