Jornal Sporting n.º 3934

Page 1

FUNDADO EM 31 MARÇO 1922 N.º 3934 QUINTA-FEIRA, 27 JULHO 2023 SPORTING.PT SEMANAL ANO 101 1€ (IVA INCLUÍDO) DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO O MAIS ANTIGO JORNAL DE CLUBE DO MUNDO CAMPEÃS

LIONSTONES

Inicio este editorial como terminei o anterior: a roda começa a girar.

A e-Gamebox já foi lançada e está a um click de ser adicionada à wallet do telemóvel. Os primeiros torniquetes novos já chegaram e estamos a preparar o piloto para até final do ano civil podermos ter novos torniquetes e tecnologia NFC a funcionar.

A combinação de ambos é um verdadeiro Lionstone* no nosso processo de transformação digital e vai permitir um enorme upgrade na experiência dos Sócios na utilização do Cartão de Sócio/Gamebox e na celeridade de entrada no Estádio e Pavilhão.

Ainda estamos a terminar a 1.ª volta da roda, a qual terminará brevemente com mais um avanço importante.

Não há espaço para intervalo, mas aproveito para fazer um pequeno time-out e ressuscitar uma frase que ouvi há cerca de 15 anos no processo de entrada numa empresa de telecomunicações: “Tudo tem um cabo algures”.

A mesma foi proferida por um engenheiro de telecomunicações que nos explicava a estrutura de rede móvel, aludindo ao facto de, para a mesma funcionar, existir a necessidade de links − “backhaul” − das torres móveis às estações base − “backbone”.

ESFORÇO QUE OS SÓCIOS, COLABORADORES E PARCEIROS DO SPORTING CP VÃO

PODER USUFRUIR NA

NOVA ERA 2.0

DE UMA REDE DE WI-FI NO ESTÁDIO, PAVILHÃO E ACADEMIA.

Um bom processo de transformação digital não começa pelo telhado, começa pela exigência de um excelente backbone (base nuclear), e uma igualmente excelente rede de comunicação (backhaul) que faça a sua ligação com a periferia.

Aquilo que, de fora, parece funcionar por magia, está sustentado nos bastidores invisíveis que o permitem funcionar. É o caminho que estamos a fazer para a roda começar a girar “autonomamente”, a maior velocidade, e poder dar início à 2.ª volta da transformação digital (entre outras coisas).

E é fruto deste Esforço que os Sócios, Colaboradores e Parceiros do Sporting CP vão poder usufruir na Nova Era 2.0 de uma rede de Wi-Fi no Estádio, Pavilhão e Academia

É mais um Lionstone crítico para o nosso objectivo de excelência de experiência, com uma parceria que brevemente tornaremos pública, garantindo que a solução de Wi-Fi será implementada faseadamente ao longo da época 2023/2024.

Bem-vindos à Nova Era 2.0.

*referência a Milestone – termo inglês referente a marco relevante num determinado projecto.

PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO COORDENADORA: MAFALDA JERÓNIMO BARBOSA || MJBARBOSA@SPORTING.PT

COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO || LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: MARIA GOMES DE ANDRADE || MGANDRADE@SPORTING.PT;

NUNO MIGUEL SIMAS || NQSIMAS@SPORTING.PT; PEDRO FERREIRA || PSFERREIRA@ SPORTING.PT; XAVIER COSTA || XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES || JBTORRES@SPORTING.PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806 LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 000 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP, QUINTA DO GRAJAL – VENDA SECA 2739‑511 AGUALVA CACÉM IMPRESSÃO: WGROUP ESTRADA DE SÃO MARCOS, Nº 27, 2735‑521 AGUALVA CACÉM ESTATUTO EDITORIAL: HTTPS://WWW.SPORTING.PT/PT/JORNAL/ESTATUTO‑EDITORIAL ASSINATURAS: E‑MAIL: ASSINATURAJORNAL@SPORTING.PT LINHA SPORTING 707 20 44 44 INTERNACIONAL +351 30 997 1906 (segunda a sexta‑feira das 10h00 às 20h00)

2 - SPORTING 3934
EDITORIAL
E É FRUTO DESTE

LENDAS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Emmanuel Amunike nasceu a 25 de Dezembro de 1970, em Eze Obodo, na Nigéria, e foi um entusiasmante avançado que brilhou de Leão ao peito na década de 1990.

Em duas épocas e meia, entre 1994/1995 e a primeira metade de 1996/1997, o canhoto destacou-se com 21 golos marcados em 70 jogos, contribuindo para a conquista de uma Taça de Portugal (1994/1995) e uma Supertaça (1995/1996). Já a nível internacional, Amunike fez parte da geração de ouro da Nigéria e venceu o ouro Olímpico em Atlanta 1996, onde apontou o golo da vitória.

Assim, o potente avançado eleito o jogador africano do ano em 1994 é a Lenda a recordar nesta edição.

FUTEBOL 1970
SPORTING 3934 - 3

EMMANUEL AMUNIKE

EXPLOSÃO, POTÊNCIA E UM PECULIAR FARO DE GOLO, TUDO ISTO CARACTERIZAVA EMMANUEL AMUNIKE, QUE CONFIRMOU TODAS AS SUAS QUALIDADES EM ALVALADE, ALÉM DE TER ANDADO NAS BOCAS DO MUNDO COM A SUA SELECÇÃO NA DÉCADA DE 90, TORNANDO-SE CAMPEÃO OLÍMPICO.

Para Emmanuel Amunike tudo começou na sua Nigéria natal, na viragem dos anos 80 para a década de 90, representando o Concord FC e ainda o Julius Berger FC, tendo vencido com este último o Campeonato Nacional – Amunike venceu vários títulos em todos os emblemas que representou. Depois daria um primeiro salto, ainda dentro do continente africano, para o Zamalek SC, o ‘gigante’ do Egipto. E foi no clube do Cairo que o veloz avançado se destacou definitivamente: apontou 26 golos ao longo de três temporadas e ajudou o Zamalek SC a conquistar um bicampeonato nacional, a Liga dos Campeões Africana e também a Supertaça continental. Ao mesmo tempo, Amunike era já internacional A pela Nigéria, onde viria a somar, ao longo da carreira, 27 jogos e nove golos marcados, fazendo parte da geração de ouro dos ‘Super Eagles’ que marcou os anos 90, junto a nomes como Jay-Jay Okocha, Rashidi Yekini, Sunday Oliseh, George Finidi ou Victor Ikpeba. Ora, em 1994, viveu um grande ano com a camisola da sua selecção. Venceu a Taça das Nações Africanas, onde marcou dois golos, um deles na final – participaria também na edição de 2000 – e foi uma das figuras da Nigéria no Campeonato do Mundo. Nos EUA, o esquerdino destacou-se com uma assistência e dois golos, um deles no jogo que ditou, nos oitavos-de-final, o fim da caminhada nigeriana – Amunike marcou o golo inaugural, mas a Itália, que seria finalista vencida, ripostou por Roberto Baggio, que com um golo tardio levou o jogo a prolongamento e, aí, completou a reviravolta na conversão de um pontapé de penálti.

Por tudo isto, aliado ainda à sua explosiva arrancada e personalidade destemida dentro de campo, Amunike acabou eleito o jogador africano do ano e é nesta fase, em

1994/1995, que chega ao Sporting Clube de Portugal pela mão do presidente Sousa Cintra e a pedido de Carlos Queiroz, então treinador dos Leões. E em Alvalade impressionou de imediato e confirmou de forma consistente as suas qualidades em zonas avançadas, sobretudo, a partir do corredor esquerdo. Foram duas épocas e meia de Amunike a verde e branco, totalizando 70 jogos e 21 golos marcados, além de ter contribuído para a conquista de uma Taça de Portugal (1994/1995) e uma Supertaça (1995/1996).

Muito rápido com e sem bola, o canhoto era uma seta apontada à baliza adversária, com chegadas constantes à área e, sobretudo pelas suas capacidades atléticas e técnicas, desenvencilhava-se dos seus marcadores e ganhava metros com muita

facilidade.

O potente avançado estreou-se no Estádio de Alvalade frente ao SC Beira Mar (2-0), a 30 de Outubro, e cerca de um mês depois marcou o seu primeiro golo, decidindo logo um dérbi com o SL Benfica (1-0), também em casa dos Leões. Amunike acabaria essa primeira temporada a festejar no Jamor e com um registo de oito golos em 24 jogos.

Já no início da seguinte, esteve nas decisões em Paris que levaram a Supertaça também para Alvalade e encerraria 1995/1996 afirmando-se como uma das figuras de proa da equipa verde e branca − 34 jogos realizados e nove golos marcados. Antes daquela que seria a sua última época de Leão ao peito, da qual só faria a primeira metade, Amunike voltou a brilhar ao

mais alto nível com a sua selecção. Outra vez nos EUA, fez História com a Nigéria, agora ao ganhar o ouro olímpico nos Jogos de Atlanta e o avançado foi o grande herói, marcando o 3-2 definitivo da final já para lá do minuto 90. Assim, ficou também na História como um dos atletas do Sporting CP medalhados em Jogos Olímpicos. Cada vez mais nas bocas do mundo, faria mais 12 jogos pela turma de Alvalade − quatro golos apontados, um deles no seu último jogo – e em Dezembro sairia para o FC Barcelona de Bobby Robson por uma verba a rondar os três milhões de euros. Apesar de ao longo dos anos ter feito parte de grandes equipas, com companheiros como Marco Aurélio, Noureddine Naybet, Oceano, Krasimir Balakov, Luís Figo, Ricardo Sá Pinto, Ivaylo Iordanov, Jorge Cadete ou Andrzej Juskowiak, Amunike não conseguiria sagrar-se campeão nacional – alcançou um terceiro lugar, primeiro, seguido de dois segundos postos.

No entanto, pelo seu impacto deixou boas memórias no imaginário Leonino, entre os quais golos em dérbis, fortes pontapés, cabeceamentos oportunos e muitos lances plenos de velocidade, como o célebre golo a solo frente ao SC Campomaiorense.

Na etapa culé, contudo, as lesões não permitiram que oferecesse a sua melhor versão. Embora com menos protagonismo, continuou a rechear o seu palmarés com uma Supertaça Europeia, a Taça das Taças, uma Liga, a Copa del Rey e também uma Supercopa. Seguiu-se um empréstimo ao Albacete Balompié e, depois, já no século XXI pendurou as chuteiras, em 2004, após experiências no Busan IPark FC (Coreia do Sul) e no Al-Wehdat SCA (Jordânia).

Daí em diante abraçou a carreira de treinador, sobretudo no continente africano e na Nigéria, onde já foi seleccionador sub17 e treinador-adjunto na selecção A.

4 - SPORTING 3934
Texto: Xavier Costa Fotografia: Museu Sporting – Centro de Documentação Amunike teve um impacto imediato em Alvalade e brilhou de Leão ao peito
AF Equipamentos 23.24 JORNAL SCP.pdf 1 30/05/23 16:01

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

LEÃO DE GARRAS BEM AFIADAS

TRIUNFO DO SPORTING CP POR 3-0 FRENTE À REAL SOCIEDAD FÚTBOL, EM EXCELENTE TESTE PARA OS COMANDADOS DE RÚBEN AMORIM.

Texto: Nuno Miguel Simas

Fotografia: José Lorvão

A equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu a Real Sociedad Fútbol por 3-0, no Estádio do Algarve, esta terça-feira, no último jogo de preparação inserido no estágio de pré-temporada que a formação Leonina cumpriu até esta quarta-feira na cidade de Lagos.

Antes do apito inicial, uma homenagem aos antigos jogadores do Sporting CP e da Real Sociedad Fútbol, Carlos Xavier e Oceano (por motivos profissionais, Sá Pinto não pôde estar presente).

Cumprida a cerimónia, a equipa do Sporting CP não teve cerimónias no jogo. Havia curiosidade em perceber se Gyökeres iria jogar pela primeira vez perante os Sportinguistas e assim aconteceu. Uma estreia que dificilmente poderia ser melhor.

Rápido, com grande poder de choque, colectivista e muito envolvido no jogo, o internacional sueco impressionou. Cereja no topo do bolo, o golo que marcou perto dos 20 minutos, após grande jogada do Sporting CP iniciada numa perfeita abertura longa de Pedro Gonçalves para Ricardo Esgaio: cruzamento na direita do lateral, com a bola ainda a desviar num defesa basco e a encontrar Gyökeres na área. O ponta-de-lança rematou de primeira e marcou o primeiro golo da equipa verde e branca, em remate colocado. Momento de grande festa do numeroso público Sportinguista que preencheu

as bancadas do Estádio do Algarve.

Um golo que fazia justiça ao futebol compacto e com bons apoios da equipa Leonina, que diante da Real Sociedad (equipa que conseguiu entrada directa para a nova edição da Champions League) evidenciava um Sporting CP com boa desenvoltura de jogo, numa táctica de três defesas (Gonçalo Inácio, Coates e Matheus Reis), com os alas (Esgaio e Nuno Santos) bem projectados na frente; dois médios centro de fino trato de bola (Morita e Pedro Gonçalves), com Edwards a explorar o lado direito e na frente, uma dupla de pontas-de-lança formada por Gyökeres e Paulinho.

O Sporting CP teve entrosamento, entendimento entre sectores,

25 de Julho de 2023 | Jogo de Preparação | Estádio do Algarve SPORTING CP

Viktor Gyökeres (19’)

Ricardo Esgaio (28’)

Pedro Gonçalves (55’)

criou momentos em que chegou a dar ideia de estar com mais jogadores em campo − Esgaio apareceu várias vezes a jogar mais por dentro − e numa dessas situações, servido de maneira perfeita por Pedro Gonçalves (participação directa nos dois primeiros golos), a equipa de Rúben Amorim conseguia uma vantagem de dois golos antes da meia hora.

Com o pé no acelerador, o Sporting

CP esteve ainda perto do terceiro golo antes do intervalo, com Edwards a ver o remate, na área, ser interceptado por um defesa basco. Uma primeira parte que arrancou muitos aplausos ao público Sportinguista. No segundo tempo, a superioridade Sportinguista continuou a ficar bem vincada e numa grande jogada de Nuno Santos pela esquerda, o lance prosseguiu com um remate à Pedro Gonçalves e

o 3-0. Tudo isto, antes da hora de jogo, a atestar um desempenho global de muito bom nível do Sporting CP, a mostrar garras afiadas nesta pré-época.

O jogo estava resolvido com a diferença de três golos a favor do Sporting CP. O encontro tinha tudo para acabar bem, mas a expulsão por vermelho directo de Leonardo Barroso, num lance de uma falta analisada com recurso ao vídeo-árbitro, deixou a equipa Leonina a jogar em inferioridade numérica durante mais de dez minutos.

O jogo ficou como que ‘estragado’, a Real Sociedad levou o perigo algumas vezes à baliza de Adán (pelo menos três intervenções de muita qualidade do guarda-redes) e o resultado não mais se alterou. Triunfo do Sporting CP por 3-0 frente à Real Sociedad Fútbol, com magníficos apontamentos individuais e colectivos, em clara consolidação de processos na pré-temporada e a continuar a abrir o apetite para os restantes jogos de pré-época – o próximo já este domingo na apresentação da equipa aos Sócios e adeptos Sportinguistas frente ao Villarreal Club de Fútbol, às 20h00, no Estádio José Alvalade.

- 0

REAL SOCIEDAD DE FÚTBOL 3

(2-0 ao intervalo)

6 - SPORTING 3934
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita (Dário Essugo, 70’), Pedro Gonçalves (Tiago Ferreira, 81’), Nuno Santos (Leonardo Barroso, 81), Marcus Edwards, Viktor Gyökeres e Paulinho. Treinador: Rúben Amorim. Disciplina: cartão vermelho para Leonardo Barroso (84’). Gyökeres marcou o primeiro golo do Sporting CP no triunfo frente à Real Sociedad por 3-0 Oceano a Carlos Xavier, antigos jogadores de Sporting CP e Real Sociedad Fútbol, foram homenageados pelos dois clubes

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

TESTE PARA DEIXAR ÁGUA NA BOCA

SPORTING CP EMPATOU A UM GOLO FRENTE AO KRC GENK, NUM JOGO EM QUE DOMINOU A MAIOR PARTE DO TEMPO. FRANCISCO TRINCÃO MARCOU O GOLO LEONINO.

Dias antes do jogo com a Real Sociedad Fútbol, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou a um golo frente ao KRC Genk no Estádio do Algarve, naquele que foi o primeiro jogo de preparação com a presença de público, depois de alguns embates à porta fechada. Um jogo que deixou água na boca para o futuro, já com boas movimentações colectivas e momentos individuais de muito bom nível, frente a uma equipa belga mais adiantada na preparação.

Aos dez minutos, o conjunto Leonino inaugurou o marcador, com Youssef Chermiti a ganhar em velocidade e em técnica ao defesa que o marcava e, descaído para a direita, a servir na área Francisco Trincão, que com categoria desviou do guarda-redes Maarten Vendervoodt e apontou o golo da equipa de Rúben Amorim.

Num sistema de muita mobilidade, em que os defesas procuravam a construção a partir de trás e com Gonçalo Inácio a subir para o meio-campo algumas vezes, o Sporting CP mostrou

liberdade criativa do meio-campo para a frente. As trocas de bola com segurança e critério e a profundidade eram exploradas pelos jogadores Leoninos e permitiam ao Sporting esticar o jogo até Youssef Chermiti, rápido e vigoroso na procura de espaços e na forma como segurou a bola. O golo Leonino saiu de um lance assim.

Num jogo já com momentos de

boa intensidade, o KRC Genk ameaçou, primeiro, o empate, num remate perigoso do capitão, Bryan Heyen e na segunda oportunidade de que dispôs, marcou, aos 25’, por Alieu Federa.  Voltava o jogo à primeira fórmula, com o Sporting CP a ensaiar boas combinações − Afonso Moreira fugiu pela esquerda e atirou com perigo, embora com pouco

ângulo, já depois da meia-hora.    Com o jogo mais dividido a meio-campo e sem grandes oportunidades nos últimos dez minutos, caminhou-se para o final da primeira parte e o resultado no final dos primeiros 45 minutos a assinalar igualdade a um golo entre o Sporting CP e o RKC Genk.

No segundo tempo, Daniel Bragança entrou logo aos 46 minutos para o lugar de Morita. O médio esquerdino formado no Clube cedo mostrou credenciais e o Sporting CP traduziu em oportunidades o ascendente que conseguia. Trincão teve dois bons ensejos de devolver a liderança no marcador aos Leões, mas os remates do canhoto não

encontraram o fundo das redes da equipa belga, bem como Afonso Moreira (pormenores de muita qualidade pelo lado esquerdo do ataque), que após boa combinação com Pedro Gonçalves atirou por cima.

Bem mais perto do golo ficou Francisco Trincão, aos 58’, num tiro de pé esquerdo para a defesa da noite de Vandervoordt. Era uma excelente fase do Sporting CP, na entrada para a hora de jogo, com um futebol cada vez mais objectivo, ao qual só faltava a finalização ideal. Oportunidades não faltavam, enquanto a boa organização colectiva do Sporting CP não dava oportunidades para a equipa belga se aproximar com perigo da baliza Leonina.

Até final, o Sporting CP continuou a dominar, ou pelo menos a controlar as operações, mas a equipa de Rúben Amorim não conseguiu o golo que lhe poderia valer o triunfo, embora tivesse tido uma grande oportunidade, quando Francisco Trincão se conseguiu isolar após assistência de Jovane, com o remate do número 17 a sair ao lado.

Minutos antes a equipa belga teve uma boa oportunidade, com um remate à trave da baliza de Franco Israel, na única ocasião do KRC Genk no segundo tempo.

Foi um teste com boa nota da equipa verde e branca, mais ofensiva e perigosa no segundo tempo, mas com os princípios de jogo bem definidos e lances que aguçaram o apetite.

19 de Julho de 2023 | Jogo de Preparação | Estádio do Algarve

KRC GENK

SPORTING CP 1 - 1

(1-1 ao

SPORTING 3934 - 7
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: José Lorvão O onze inicial escolhido por Rúben Amorim para o jogo frente ao KRC Genk, que terminou empatado a um golo Chermiti e Trincão combinaram para o golo do Sporting CP frente ao KRC Genk Sporting CP: Franco Israel [GR], Eduardo Quaresma (Jovane Cabral, 79’) , Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Francisco Trincão, Hidemasa Morita (Daniel Bragança, 46’), Pedro Gonçalves, Matheus Reis, Afonso Moreira, Youssef Chermiti e Marcus Edwards. Treinador: Rúben Amorim. intervalo) Francisco Trincão (10’) Alieu Fadera (25’)

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

UM OUTRO OLHAR SOBRE A EQUIPA PRINCIPAL DE FUTEBOL

LONGE DOS HOLOFOTES, MAS COM UM PAPEL ESSENCIAL. CONHEÇA O GABINETE DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO SPORTING CP, QUE FUNCIONA COMO UMA EXTENSÃO DA EQUIPA TÉCNICA LIDERADA POR RÚBEN AMORIM.

A máquina do futebol do Sporting CP tem de estar sempre muito oleada e afinada e uma das peças dessa engrenagem é o Gabinete de Observação e Análise do Sporting CP.

Um departamento composto por quatro elementos [Eduardo Rosalino, Mauro Cruz, Gonçalo Cruz e Marco Tavares], que recolhem sempre o máximo de informações sobre os adversários do Sporting CP e ajudam a equipa técnica de Rúben Amorim a estar o mais documentada possível sobre as características dos conjuntos que semanalmente − ou menos do que isso devido às competições europeias – medem forças com a equipa Leonina.

O Jornal Sporting e a Sporting TV foram perceber o que está por trás de um trabalho pouco ou nada visível aos olhares da opinião pública, mas que se reveste de grande importância e explicado nos fundamentos essenciais por Eduardo Rosalino, analista deste gabinete do Sporting CP há dez anos, num outro olhar que levamos até ao leitor.

“Há sempre uma preparação do jogo e, nessa preparação, a nossa função passa pela análise do adversário. Há várias etapas: primeiro definir se vemos o adversário

ao vivo, ou não. Depois, perceber que jogos é que vamos ver do adversário. Vemos, habitualmente, entre três a cinco jogos. Depois desse visionamento começa toda uma edição de imagens, de organização e aquilo que fazemos é um compacto em vídeo no qual mostramos vários momentos. Depois, a parte seguinte passa por reunir com a equipa técnica, onde mostramos o adversário, que comportamentos tem, até chegarmos depois à parte final, que é um vídeo mais curto, o qual o míster apresenta aos jogadores, e depois

vai-se para o treino, no qual se prepara a parte estratégica para o jogo”, referiu. Segue-se, claro, o jogo e também aí, todos os detalhes contam, numa acção que tenta ir ao mais ínfimo pormenor.

“Durante o jogo, é muito a nossa visão de cima, se o adversário se comporta como nós identificámos e se a nossa própria equipa também está de acordo com aquilo que foi o plano de jogo. Os nossos posicionamentos e a comunicação que é feita quer com o Adélio [Cândido, treinador-adjunto], por rádio, com o Carlos [Fernandes, treinador-adjunto], quer através da imagem que chega muito rapidamente ao banco. Estamos em constante comunicação através de imagem. Isto serve para o míster mostrar durante o intervalo, se quiser claro, tem imagens disponíveis.”, explicou Eduardo Rosalino.

O analista do Sporting CP adiantou que o posicionamento do departamento durante os jogos é uma mais-valia para o importante trabalho que efectuam durante os 90 minutos.

“Estamos sempre no ponto mais alto do estádio, procuramos estar

sempre na zona mais elevada, até porque a visão sobre o relvado é totalmente diferente de quem está na linha horizontal do terreno de jogo. Cabe-nos a nós, com a visão que temos de cima, irmos comunicando com o banco. Essa visão privilegiada serve acima de tudo para verificarmos se o adversário está a comportar-se como nós observámos, porque há sempre algumas mudanças, porque os treinadores muitas vezes adaptam e mudam a estratégia. Acima de tudo é isso: observar e ver se o adversário está de acordo com o que preparámos e analisar também o comportamento da nossa equipa”, avançou Eduardo Rosalino. Por fim, o momento pós-jogo. “No pós-jogo há toda uma análise ao nosso próprio jogo, à nossa equipa a verificamos que comportamentos temos de corrigir, o que temos de potenciar. É um trabalho que requer muitas horas. O que tentamos fazer sempre é um planeamento muito rigoroso, no qual, por exemplo, se jogamos com o Rio Ave no domingo e depois com o V. Guimarães no sábado a seguir, no dia do jogo com o Rio Ave já tentamos ter as coisas prontas sobre o V. Guimarães, porque o míster já nos vai fazer perguntas. Tentamos andar sempre um passo à frente”.

Extensão do olhar da equipa técnica de Rúben Amorim no relvado, com a comunicação a ser pedra de toque. Estes são fundamentos essenciais do trabalho deste Gabinete de Observação e Análise. Mas o que define um bom analista? “A maior competência passa por um conhecimento profundo do jogo, um analista tem de compreender as dinâmicas do jogo, compreender os momentos do jogo, ser especialista a olhar para o jogo e descodificá-lo. Depois, há outras ferramentas, nomeadamente as tecnológicas que também temos de dominar, mas acima de tudo, entender o jogo. Eu penso que a análise se resume à análise do adversário, análise da

própria equipa e a um entendimento profundo sobre o jogo”. Saber olhar à volta e acompanhar as mudanças decorrentes dos novos tempos é, também, ponto assente para este Gabinete. “Vão sempre surgindo treinadores com ideias de jogo interessantes e convém estarmos sempre actualizados e olhar para o jogo de forma sempre mais detalhada. Ao longo do tempo, o Gabinete foi sempre evoluindo, quer ao nível de recursos humanos, quer recursos materiais. A tecnologia tem sido um aspecto que tem ajudado muito os analistas no desenvolvimento desta área, com programas de vídeo, de corte e de edição de imagem. Actualmente também se fala muito da questão dos dados, o Sporting CP tem um departamento só dedicado à parte dos dados, mas esta é uma área que tem vindo a crescer. A nível nacional, acho que não existe nenhum clube da primera Liga que não tenha analistas e esse é um sinal de evolução nesta área”.

Eduardo Rosalino classifica o trabalho que o Gabinete de Observação e Análise desenvolve como uma extensão do olhar do treinador. “Este é um trabalho invisível, que muita gente não conhece, mas que requer muitas horas de trabalho, quer no dia-a-dia, quer depois, quando chegamos casa”. Com a certeza, também, de que jogadores [individualmente] e equipa conseguem extrair benefícios do trabalho deste departamento: “A análise individual também existe. Nós fazemo-la para os adversários, todos os nossos jogadores levam um compacto curto das principais acções do adversário directo que vão encontrar no jogo, mas depois, em relação aos nossos próprios jogadores, isso também é feito pelos elementos da equipa técnica. Fazemos todos os cortes para a equipa técnica poder, depois, mostrar aos jogadores. Isso faz crescer individualmente o jogador e colectivamente, também”, concluiu.

8 - SPORTING 3934
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: José Lorvão Gabinete de Observação do Sporting CP em pleno trabalho no estágio de pré-época em Lagos Comunicação entre Gabinete de Observação e Análise e equipa técnica permite informar ao detalhe características dos adversários do Sporting CP
Gamebox 23 24_PagInteira.pdf 3 14/07/2023 19:02

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

SAÚDE E PREVENÇÃO RIMAM COM LEÃO

ENFERMEIRO ALEXANDRE RODRIGUES É UM DOS RESPONSÁVEIS PELA SAÚDE DO PLANTEL PRINCIPAL LEONINO. UM TRABALHO QUE EXIGE DISPONIBILIDADE 24 HORAS POR DIA.

à noite, porque algo pode não estar bem com o atleta, ou com o pai do atleta, com a esposa e tentamos sempre resolver esse problema. É um trabalho de 24 horas sete dias por semana e até nas férias. É a nós que recorrem, seja atleta da formação ou profissional para solicitar qualquer tipo de ajuda”.

Enfermeiro desportivo, Alexandre Rodrigues é elemento de um sector fundamental para o decurso de uma época desportiva. É comum dizer-se até nas conversas entre amigos que a saúde é tudo e que reunido este requisito, fica muito mais fácil alcançar tudo o resto.

No Sporting CP, esta filosofia tem no departamento médico e no trabalho da equipa de enfermagem um dos principais alicerces para tudo o resto e numa viagem por este departamento conduzida por Alexandre Rodrigues,

fica-se a conhecer melhor as várias competências desta área de trabalho no futebol Leonino, mas em primeira instância, de um profissional que tem uma grande parte da vida dedicada ao Sporting CP.

“Quando estava na escola, achava que um dia ia ser enfermeiro do Sporting CP. Não acreditava que fosse tão cedo e agora estou há 30 anos numa instituição e neste contexto tens de gostar. Gosto muito do Sporting CP. Passei mais tempo aqui [no Sporting CP] do que em qualquer outra instituição e, obviamente, faz mais parte da minha vida do que qualquer outro

contexto profissional em que já tenha estado”.

Mais do que palavras, o enfermeiro desportivo actua e diz presente. Alexandre Rodrigues assenta na perfeição neste perfil que um clube como o Sporting CP implica. “É um trabalho sempre de retaguarda, durante estes 30 anos estive 19 na formação e agora estou há onze no futebol profissional, entre equipa B e actualmente equipa A. O trabalho não é muito diferente, claro que há situações pontuais diferenciadas, mas o trabalho de base da enfermagem é muito igual. Trabalhamos muito no período pedi-competitivo, ou seja, pré-treino, o treino e após o treino. Só que o nosso trabalho não acaba aí. Isto é 24 horas e passa-se em qualquer equipa profissional, porque tem de ser dado apoio ao atleta e aos familiares, e este trabalho, que não se vê, está presente em todos os nosso planteis. Cada equipa da formação tem um enfermeiro e a verdade é que nós não trabalhamos só as duas ou três horas de treino, ou as quatro ou cinco de permanência na Academia. Trabalhamos 24 horas e não temos horário para entrar nem para sair, porque podemos receber uma chamada

Deixar para os jogadores a exclusiva missão de competirem no máximo, em treinos e jogos envolve vários departamentos e o de enfermagem tem um papel decisivo, pois o bem-estar físico é a âncora em que assenta o resto. “Aqui na enfermagem desportiva trabalhamos muito pouco com a doença, trabalhamos muito mais com a saúde, com a promoção da saúde. Às vezes há situações de doença, mas que, felizmente, não é o dia-a-dia para nós”, explicou. O lado psicológico no futebolista do Sporting CP tem de ser acautelado ao máximo. Também por aí, retirando o peso de outras preocupações aos jogadores, pode ser medido o trabalho deste gabinete de enfermagem. “Não podemos ter um atleta preocupado porque tem um filho com febre e não sabe o que vai fazer amanhã. Para ter os atletas focados no momento do treino e da competição, a questão da saúde colateral do ambiente familiar tem de estar resolvida. Nós, enfermeiros, fazemos parte de uma equipa multidisciplinar e não conseguimos trabalhar sozinhos e a enfermagem tem muito este espírito: trabalho de equipa e interajuda. Só assim funciona e para um atleta estar na plenitude das suas capacidades tem de estar com saúde e isso não é só não estar doente, mas tudo o que gira à volta dele estar bem e aí somos [enfermeiros] um elo importante para que essa cadeia funcione e um atleta se sinta em pleno para desempenhar essas funções”.

Trabalho de rotina, mas que não se faz sem um enfermeiro. Cada treino tem a presença de um auxiliar de saúde desta área e há sempre variáveis que tornam imprevisível o trabalho dos enfermeiros Leoninos e que os obriga a resolver rapidamente.

“O dia começa sempre uma hora, uma hora e meia antes da chegada dos atletas à Academia, mas muitas vezes já chego à Academia com mensagens ou telefonemas de atletas que não estão em

condições de treinar e, aí, na verdade, já começou. Essa hora, hora e meia antes dá para perceber se não há nenhuma intercorrência e depois é o momento do treino que pode estar a correr muito bem até poder acontecer alguma coisa. No contexto profissional em que estamos, não vivemos só com atletas. Temos funcionários, e temos de conseguir dar resposta a situações, portanto de um momento para o outro, tudo pode desestabilizar. Não há nenhum atleta que esteja no treino, sem um enfermeiro estar no treino. Quando há necessidade de alguém sair do treino para ajudar noutro contexto, alguém há-de ir substitui-lo”, explicou. Na pré-época procura-se encontrar a melhor forma de um processo muito inicial e a equipa de enfermagem tem isso bem ciente numa fase de arranque dos trabalhos. “O que pode mudar aqui é um pouco mais a intensidade, muda o facto de estarmos mais em grupo, no resto, as exigências são iguais. Nesta fase pode haver treinos mais intensos, estamos mais resguardados neste grupo e as situações são mais facilmente controláveis, mas não há uma diferença muito significativa entre pré-época e o decorrer da época”. Com a equipa de enfermagem desenvolvem-se laços de confiança que consolidam a importância deste departamento no grupo de trabalho Leonino. Os jogadores deixam nas mãos destes profissionais a componente física na máxima expressão. “Pegando no chavão que é o modelo terapêutico, se o atleta ou o indivíduo não confiar em nós, quem diz nós, diz equipa médica, o processo terapêutico fica um bocadinho inquinado e aqui os atletas confiam em nós, porque sabem que em qualquer momento, nós estamos disponíveis. Não há nenhum atleta que solicite o que quer que seja e que não seja ajudado e com isso, ganha-se a confiança deles. Mas se não há confiança, não vale a pena ter qualquer tipo de relação terapêutica, porque não vai funcionar”, disse, sem deixar de elogiar o enorme profissionalismo de todos os jogadores do Sporting CP, já sensibilizados e preparados para a importância dos cuidados físicos numa actividade que mexe com tantas emoções e desperta tantas paixões, como é o caso do futebol.

10 - SPORTING 3934
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: José Lorvão Enfermeiro Alexandre Rodrigues deu a conhecer aos Meios Sporting as competências que lhe são confiadas “Nós, enfermeiros, fazemos parte de uma equipa multidisciplinar e não conseguimos trabalhar sozinhos”

CLUBE FUNDAÇÃO SPORTING

FUNDAÇÃO SPORTING LEVA SORRISOS ATÉ LAGOS

INICIATIVA PERMITIU A 40 JOVENS DE DOIS CLUBES DO CONCELHO: CD ODIÁXERE E CF ESPERANÇA DE LAGOS ESTAREM PERTO DO PLANTEL PRINCIPAL LEONINO, COM MUITAS FOTOGRAFIAS E AUTÓGRAFOS PARA MAIS TARDE RECORDAREM.

Como fazer crianças felizes? A Fundação Sporting deu a resposta no último sábado, ao possibilitar que 40 crianças de dois clubes da cidade de Lagos – Clube de Futebol Esperança de Lagos e Clube Desportivo Odiáxere – pudessem estar bem perto dos jogadores de futebol da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. Tudo aconteceu no relvado da unidade hoteleira na qual o plantel está a estagiar, numa iniciativa que foi mais um sucesso. O olhar embevecido, os sorrisos e até os suspiros evidenciavam bem a alegria destes muito jovens – rapazes e raparigas – que aproveitaram cada pedaço de papel, ou cada espaço livre nas camisolas de treino para arrancarem um autógrafo, ou para registaram a oportunidade para captarem uma fotografia através dos telemóveis.

Mais do que palavras, ficariam as reacções de enorme entusiasmo, mas o Jornal Sporting captou as emoções através das palavras de alguns destes jovens.

“Adorei este dia, porque é uma experiência nova. Gostei muito de ver o Pedro Gonçalves. Ele empenha-se muito. Deu-me um autógrafo”, disse Benedita Rendeiro, numa emoção partilhada por Alexander St. John Webb: “É muito especial. Gosto de

todos os jogadores do Sporting CP, que é o meu clube, mas ver o Coates foi espectacular, pelo estilo de jogo. Não passa nada por ele”, avaliou, enquanto Egor Livar elegeu Pedro Gonçalves e Nuno Santos como os jogadores preferidos, mas referiu: “Foi

muito bom estar aqui, porque um dia gostava de ser como eles [jogadores do Sporting CP]”. Já Diogo Grave, outro jovem jogador de Lagos, falou de “um dia especial” e sonha um dia “ser como Marcus Edwards”, enquanto Hernâni Antunes levou os autógrafos de todos os jogadores numa camisola do Sporting CP que vestia orgulhosamente e definiu a sensação de estar perto dos jogadores Leoninos. “Foi emocionante. Foi a primeira vez que vi, assim, os jogadores ao vivo. Vou guardar estes autógrafos todos desta equipa do Sporting CP”. Inês Sêco, coordenadora executiva da Fundação Sporting, considerou que esta acção junto dos jovens de Lagos se saldou por mais um sucesso. “Foi fácil organizar, também graças à ajuda do presidente da Câmara Municipal de Lagos, que prontamente se disponibilizou a trazer aqui estas 40 crianças e contactou clubes de futebol do município. Queríamos trazer a marca Sporting até às crianças, que são o nosso target e trazer o nosso

nome para fora de Lisboa foi possível. É bom ver que o Sporting CP está no país inteiro e faz cada vez mais sentido que nós, enquanto Fundação, possamos dinamizar a marca Sporting CP em todo o território nacional. Dentro da área do desporto, bem-estar, saúde e na área da educação, trazer a marca Sporting CP a todo o país é o nosso objectivo. Podermos proporcionar momentos únicos a dezenas de crianças, poderem estar tão perto dos ídolos, conseguirem autógrafos e fotografias, essas experiências únicas e exclusivas e que dão as bases a raiz da marca Sporting é isso que queremos proporcionar. As crianças estavam bastante ansiosas, não sabiam bem ao que vinham, sabiam que vinham ver um treino, mas não sabiam até que ponto podiam interagir ou não e acho que correu lindamente. Estiveram bastante serenos, durante todo o evento, o que achei surpreendente e muito engraçado, mas foi óptimo tirar o melhor partido de ter ali os jogadores e poder estar com eles, foi muito bom”, sintetizou. Da parte dos monitores dos jovens que estiverem presentes nesta acção da Fundação, o sentimento que a visita constituiu um excelente incentivo para que as crianças continuem entusiasmadas em praticar desporto e, especificamente, futebol. “Muitos revêem-se nos jogadores profissionais, têm como ambição chegar um dia ao nível em que estão os jogadores do Sporting CP e estarem junto aos ídolos deles é muito importante. Dá-lhes motivação para trabalharem e acredito que alguns deles vão chegar lá”, disse Daniel Moreira, treinador da formação do CF Esperança de Lagos. Sentimento comum a Filipe Silva, director de futebol de formação do CD Odiáxere: “É uma experiência diferente. O que vêem na televisão, vêem agora de perto”.

SPORTING 3934 - 11
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: José Lorvão Jogadores do Sporting CP distribuíram autógrafos a crianças de escolas de futebol do município de Lagos Rúben Amorim foi muito solicitado pelos jovens, numa iniciativa promovida pela Fundação Sporting

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

REGRESSO A CASA PARA APRESENTAR VERSÃO 2023/2024

TROFÉU CINCO VIOLINOS MARCA O REGRESSO DO PLANTEL E DOS SÓCIOS E ADEPTOS AO ESTÁDIO JOSÉ

ALVALADE PARA O HABITUAL JOGO DE APRESENTAÇÃO E TAMBÉM DE HOMENAGEM AOS LENDÁRIOS AVANÇADOS LEONINOS. VILLARREAL CF, QUINTO CLASSIFICADO DA ÚLTIMA LIGA ESPANHOLA, SERÁ O ADVERSÁRIO CONVIDADO.

Texto: Xavier Costa Fotografia: José Lorvão, Museu Sporting –Centro de Documentação

Mais de dois meses depois do último jogo em casa, o dérbi com o SL Benfica (1-1), a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal prepara-se para voltar a reunir-se com os adeptos no Estádio José Alvalade. A ocasião a marcar este regresso, como é habitual, será o simbólico Troféu Cinco Violinos, onde os Leões de Rúben Amorim apresentarão a sua versão 2023/2024 num duelo frente aos espanhóis do Villarreal CF, marcado para este domingo às 20h00.

O momento de homenagem à célebre linha avançada Leonina composta por Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano vai para a sua 11.ª edição e terá pela terceira vez um emblema espanhol convidado, depois do Sevilla FC no ano passado e do Valencia CF em 2019. No total, o Sporting CP venceu o troféu por oito ocasiões [ver caixa] num dia que, para lá da homenagem aos Cinco Violinos, assinala a primeira reunião em Alvalade entre equipa e adeptos na nova época.

Ao mesmo tempo, este será o penúltimo teste de

pré-temporada do conjunto verde e branco, que apresentará como principal novidade aos Sócios o reforço Viktor Gyökeres. Os Leões chegam ao Troféu Cinco Violinos depois de um período de estágio em Lagos, no Algarve, onde bateram o SC Farense (2-1) e empataram com o KRC Genk (1-1) e o Portimonense SC (1-1) e venceram a Real Sociedad (3-0) − antes, na Academia Cristiano Ronaldo, já tinham vencido o CF Estrela da Amadora (4-1) e o CS Marítimo (3-0) em jogos-treino. Por sua vez, no passado, Sporting CP e Villarreal CF já se enfrentaram por duas vezes em amigáveis − num 0-0 (derrota nos penáltis) na pré-época de 2016/2017 e num 1-1 na passada pré-temporada no Algarve – e outras duas oficialmente, a contarem para uma eliminatória a duas mãos nos 16-avos-de-final da UEFA Europa League de 2018/2019. Ao desaire em Alvalade (0-1) juntou-se um empate (1-1) no Estadio de la Cerámica, onde Bruno Fernandes foi o autor do golo Leonino, mas não evitou o afastamento verde e branco da prova. O emblema conhecido como o ‘Submarino Amarillo’ até venceu a Liga Europa recentemente, em 2020/2021, e foi

quinto classificado na última Liga espanhola, voltando, por isso, a disputar essa mesma prova europeia em 2023/2024. Entre os principais destaques no seu plantel contam-se, por exemplo, Raúl Albiol e Juan Foyth na defesa, Dani Parejo no ‘miolo’ e Gerard Moreno e Yeremy Pino no ataque, ambos internacionais A por Espanha. Quando a mudanças para a nova época, o Villarreal CF perdeu referências como o defesa Pau Torres e o avançado Nicolas Jackson para a Premier League e reforçou-se, por agora, com jogadores como Santi Comesaña e Denis Suárez. No entanto, para lá deste teste em pleno Estádio José Alvalade, os Leões de Rúben Amorim só encerrarão a pré-época em Inglaterra, diante do Everton FC, em Goodison Park, no dia 5 de Agosto.

HISTÓRICO DO TROFÉU CINCO VIOLINOS

2022

Sporting CP 1-1 Sevilla FC (5-6 nos penáltis)

2021

Sporting CP 3-2 Olympique Lyonnais

2019

Sporting CP 1-2 Valencia CF

2018

Sporting CP 1-1 Empoli FC (4-5 nos penáltis)

2017

Sporting CP 1-0 ACF Fiorentina

2016

Sporting CP 2-1 WfL Wolfsburg

2015

Sporting CP 2-0 AS Roma

2014

Sporting CP 2-2 SS Lazio (4-2 nos penáltis)

2013

Sporting CP 3-0 ACF Fiorentina

2012

Sporting CP 1-0 Olympiakos FC

12 - SPORTING 3934
O dia é também de homenagem a cinco das maiores Lendas do Clube Paulinho marcou o golo Leonino na última edição do Troféu Cinco Violinos
AF 5 Violinos JORNAL SCP.pdf 1 25/07/23 11:40

OPINIÃO SERÁS GRANDE, LEONARDO BARROSO

nem esta expulsão acabado que estava de entrar em campo, por ter chegado tarde à bola, e ter pisado o adversário − numa expulsão que neste tipo de jogos, e que acto contínuo, numa troca de mensagens no WhatsApp com amigo, referimos que isto só acontece ao Sporting CP.

FUTEBOL FORMAÇÃO

SUB-17 CONQUISTAM TORNEIO INTERNACIONAL DE VIZELA

LEÕES BATERAM O SC BRAGA NA FINAL E CONTINUAM A DEIXAR SINAIS POSITIVOS NA PREPARAÇÃO PARA A TEMPORADA 2023/2024. RAFAEL CAMACHO FOI ELEITO O MELHOR JOGADOR DA COMPETIÇÃO.

Não tenho por hábito falar sobre jogos de preparação. Tenho até algum cuidado nas análises sobre os mesmos, sabendo que ganhar é sempre muito melhor que perder, sobretudo para nós, que somos apenas aqueles que temos o dever de apoiar os nossos rapazes.

E também aí, no aspecto do apoio, o indicador deste jogo da passada terça-feira ante os espanhóis da Real Sociedad, foi muito positivo. Percebeu-se uma simbiose perfeita, entre a equipa e o público, com uma relação que promete para o decorrer de uma época que todos queremos de sucesso.

E na realidade, dizendo que gostei dos indicadores a que assisti, sobretudo porque me pareceu uma equipa com automatismos muito interessantes para esta altura da época, o facto principal que me leva a escrever estas linhas, passam por um momento do jogo.

Falo do momento da expulsão de Leonardo Barroso, um menino da nossa formação que tem imensa qualidade. E estou seguro que não o iremos recordar à posteriori por este momento da expulsão. O Leonardo tem mesmo muita qualidade, como aliás outros que estão no plantel, e que também são da nossa “cantera”.  Iremos seguramente, não foi por acaso que Rúben Amorim o chamou para o estágio, assistir à sua evolução, paulatina mas sustentadamente.

Nem a grave lesão sofrida na época passada que o arredou dos relvados por largos meses,

Acompanho o Leonardo desde sempre, nesta minha “mania” de ver os jogos todos das nossas equipas jovens, e gosto muito. Tem tudo, faz o corredor direito todo, como só ele sabe. Rápido, tecnicamente evoluído e com uma garra incrível. É daqueles que não engana. Ao olhar para o semblante de um menino triste a receber o cartão vermelho, disse para mim mesmo. Força, miúdo. Isto não é como começa. Vai ser como acaba. E tens tudo para acabar bem. Assim a sorte não te abandone. Porque o resto tens tu.

E tens também uma equipa ao teu lado. Que bonito foi ver a solidariedade de todo o grupo de trabalho para contigo. Eles também não te deixarão cair.

Também os Sportinguistas presentes te brindaram com uma salva de palmas incrível. Nós somos assim. Não deixamos cair os nossos. E tu, Leonardo  Barroso, que chegaste tão menino a Alvalade, não vais cair. Antes pelo contrário. Preconizo que irás estar na esteira dos grandes.

Um Leão só se curva para beijar o símbolo e tu és da raça que nunca se vergará.

Também gostei das primeiras impressões de Viktor Gyökeres. Para os “paineleiros”, que ironizam com a sua  adaptação ao calor, será que ficaram com suores frios?  O tempo, será, contudo, o melhor conselheiro.

P.S − Que bonito foi ver Oceano e Carlos Xavier serem homenageados, num jogo que pôs frente-a-frente os dois clubes que os marcaram. A História não se apaga.

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu o Torneio Internacional de Vizela, no último domingo, ao derrotar na final da competição o SC Braga por 4-2. Os golos da vitória foram apontados por Flávio Gonçalves, que esteve em evidência com um hat-trick (19’, 40’ e 56’), e Rafael Camacho (42’), médio de 16 anos que acabaria por ser eleito o melhor jogador da competição (dois golos e três assistências no total). No caminho até à final, a equipa orientada por José João somou três vitórias, derrotando SC Espinho (1-0) e FC Vizela (8-0) na fase de grupos, e Rio Ave FC (32) nas meias-finais.

O torneio, que foi organizado em conjunto pelo anfitrião FC Vizela e a Câmara Municipal local, com o objectivo de integrar o futebol nas comemorações dos 25 anos do concelho de Vizela, contou ainda com a presença de Vitória SC, SC Espinho, FC Paços Ferreira, FC Porto, Boavista FC, CA Petro Luanda, FC Famalicão, Rio Ave FC, Gil Vicente FC e SC Braga. Os juvenis Leoninos continuam assim a deixar sinais positivos na preparação da época 2023/2024, que arranca oficialmente no dia 13 de Agosto com um duelo frente ao CD Cova da Piedade para o Campeonato Nacional (ver calendário completo nesta página).

SUB-17:

ESTREIA NA SÉRIE SUL DIANTE DO CD COVA DA PIEDADE

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal vai iniciar o Campeonato Nacional diante do CD Cova Piedade, em casa, no próximo dia 13 de Agosto. A primeira fase da competição será disputada até ao primeiro fim-de-semana de Fevereiro de 2024.

J1/J12: Sporting CP-CD Cova Piedade (13/08-5/11)

J2/J13: UD Leiria-Sporting CP (29/08-26/11)

J3/J14: Sporting CP-AA Coimbra (27/08-3/12)

J4/J15: Casa Pia AC-Sporting CP (3/09-10/12)

J5/J16: Sporting CP-SG Sacavenense (17/09-12/12)

J6/J17: SL Benfica-Sporting CP (24/09-23/12)

J7/J18: Sporting CP-Vitória FC (1/10-7/01)

J8/J19: CS Marítimo-Sporting CP (5/10-14/01)

J9/J20: Sporting CP-CF “Os Belenenses” (8/10-21/01)

J10/J21: SCU Torreense-Sporting CP (15/10-28/01)

J11/J22: Sporting CP-GD Estoril Praia (21/10-3/02)

SUB-19:

CAMPEONATO NACIONAL ARRANCA FRENTE À AA COIMBRA

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal vai dar o pontapé de saída na Série Sul do Campeonato Nacional contra a AA Coimbra, na Academia Cristiano Ronaldo, a 12 de Agosto. A primeira fase da prova irá jogar-se até ao final de Janeiro de 2024.

J1/J12: Vitória FC-Sporting CP (12/08-5/11)

J2/J13: Sporting CP-AA Coimbra (19/08-11/11)

J3/J14: SC Farense-Sporting CP (26/08-25/11)

J4/J15: Sporting CP-FC Alverca (2/09-2/12)

J5/J16: SL Benfica-Sporting CP (16/09-9/12)

J6/J17: Sporting CP-SC Lusitânia (23/09-16/12)

J7/J18: GD Estoril Praia-Sporting CP (30/09-23/12)

J8/J19: Sporting CP-SCU Torreense (7/10-6/01)

J9/J20: Académico Viseu FC-Sporting CP (21/10-13/01)

J10/J21: SC Beira Mar-Sporting CP (28/10-20/01)

J11/J22: Sporting CP-CF “Os Belenenses” (1/11-27/01)

14 - SPORTING 3934
Juvenal Carvalho Texto: Pedro Ferreira Leões saíram de Vizela com o troféu na mão

FUTEBOL FORMAÇÃO

SUB-16 E SUB-15 ARRANCAM ÉPOCA EM AMBIENTE FAMILIAR

JOGADORES E FAMILIARES ESTIVERAM JUNTOS NA ACADEMIA CRISTIANO RONALDO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO DA NOVA TEMPORADA.

As equipas sub-16 e sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal deram, na última quinta-feira, o pontapé de saída na temporada 2023/2024, apresentando-se ao trabalho na Academia Cristiano Ronaldo.

Além dos jovens Leões e das duas equipas técnicas Leoninas, que, no caso dos sub-16, continuará a ter João Santos como o líder e, no caso dos sub-15, Bernardo Bruschy como técnico principal, estiveram também presentes os pais/familiares dos jogadores.

Tomaz Morais, director do futebol de formação, Paulo Gomes, director-geral da Academia, e todos os Coordenadores dos Departamentos que incorporam o Modelo Centrado no Jogador também estiveram presentes no regresso de ambas as equipas ao trabalho, não só para lhes darem as boas-vindas, mas também para abordarem questões sobre a nova época.

“Este momento faz parte do nosso processo: ligar a família, os jogadores e o Clube. Se sentirmos que todas as partes fazem tudo para o bem-estar

e para a felicidade dos jogadores certamente que teremos atletas mais preparados, com mais gosto em estar aqui, e os pais também confiarão mais em nós e naquilo que é o nosso processo. Nós, como Clube, estamos sempre disponíveis para os acolher a todos”, começou por dizer Bernardo Bruschy, aos meios de comunicação Leoninos, abordando a nova temporada: “É estimulante receber novos jogadores e novos grupos. Esta geração na época passada já teve um campeonato competitivo e agora será o

SUB-15: UMA CARA NOVA NA EQUIPA TÉCNICA LIDERADA

POR BERNARDO BRUSCHY

A equipa técnica da equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal continuará a ser liderada por Bernardo Bruschy, mas conta com uma alteração para a temporada 2023/2024.

A cara nova é António Sancho, que chega a Alcochete depois de dois anos como preparador físico dos sub-17 e sub-19 do CF “Os Belenenses”. “Assim que surgiu a oportunidade de vir para o Sporting CP disse que sim e estou ansioso por começar. É um grande orgulho, estou feliz, é um clube grande e estou pronto para trabalhar”, disse o técnico aos meios de comunicação Leoninos, após a apresentação da nova equipa técnica.

Bernardo Bruschy, a caminho da 14.ª temporada de Leão ao peito, a quinta consecutiva à frente dos iniciados, também falou, dando conta das expectativas para a nova época: “Desenvolver jogadores, enriquecer dia-a-dia, perceber que estamos cada vez melhores e tornar os nossos jogadores aptos para a equipa A”. Por sua vez, na equipa técnica dos sub-16 não há qualquer alteração para a nova época. João Santos liderará a equipa pela quarta temporada consecutiva.

mesmo, mas a dobrar. Vai ser um ano desafiante, com maior complexidade no treino, maior velocidade no jogo e tudo isso os fará crescer. Temos de lhes colocar cada vez mais desafios porque é isso que nós queremos: acelerar o processo destes jogadores, torná-los mais fortes e ajudá-los a seguirem o seu caminho”.

“Vimos com muita motivação para mais uma temporada. Para mim será a quarta época neste escalão e isso é sinal do reconhecimento e da responsabilidade que o Clube me atribui, agora com uma nova geração. Por isso, esta pré-temporada servirá também para conhecer

cada atleta de forma a estabelecermos os objectivos para cada um e depois começaremos a trabalhar”, disse João Santos, antevendo um ano exigente e muito importante para estes atletas: “Esta equipa participará na II Divisão do Campeonato Nacional sub-17 e, por isso, vamos jogar quase sempre frente a jogadores mais velhos e com um desenvolvimento superior ao nosso”.

Leonardo Tavares, que na época passada fez 31 jogos na equipa sub-15, disse estar pronto para o que se segue, agora nos sub-16: “Vamos jogar frente a jogadores mais velhos e mais competitivos, mas isso só será bom para nós e

nós aqui só temos de trabalhar ao máximo e dar tudo porque isso é que é ser Sporting CP e é isso que nos levará a sermos melhores jogadores”.

A mesma ideia tem Luís Balza, que na temporada passada fez apenas quatro jogos nos sub15 C, porque esteve lesionado, e que agora vai jogar nos sub15: “Vai ser um Campeonato Nacional difícil, temos de trabalhar bem e de nos focar nos nossos objectivos. Eu quero continuar a crescer, a ser melhor, a ajudar a equipa e a fazê-la crescer também. Estamos juntos e preparados para o que aí vem e para fazermos uma boa época”.

SPORTING 3934 - 15
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Isabel Silva
Responsáveis do Clube, jogadores e famílias reunidos no dia 1 da nova época Jogadores atentos às indicações sobre a nova temporada

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

ANDREA NORHEIM É LEOA ATÉ 2025

À medida que avança a preparação do Sporting Clube de Portugal para a próxima época, vai-se percebendo melhor quais são as linhas pelas quais se vai coser o futebol Leonino em 2023/2024. Rúben Amorim tem procurado variar taticamente a equipa para lhe dar mais flexibilidade e potenciar soluções ofensivas mais eficazes. Na defesa, embora se tenham experimentado soluções mais próximas do 4-4-2, não parece que a linha de três defesas vá ser completamente abandonada. Em qualquer caso, nesta pré-época o Sporting CP não perdeu nenhum jogo e o embate vitorioso contra a Real Sociedade, com três golos marcados e nenhum sofrido, deixou um vislumbre do que podemos vir a render neste novo ano.

Um jogo de preparação é um jogo de preparação. Os índices competitivos são mais baixos e há ainda jogadores em afinação. Mas defrontar o quarto classificado da Liga espanhola e uma das equipas com mais tradição do campeonato vizinho seria sempre um teste mais revelador. O que vimos só nos pode deixar optimistas. A primeira palavra terá de recair sobre Gyökeres. O reforço sueco mostrou-se com um golo logo aos 19 minutos de jogo. Oportuno, soube

aproveitar um desvio de um jogador adversário e carimbou o seu primeiro golo de Leão ao peito. A sua capacidade de reter a bola no meio dos defesas é evidente. Não só devido ao seu poderio físico, como também à capacidade de jogar de costas. Parece ser o abre-latas que tanto carecíamos e que pode revolucionar o nosso ataque. Acresce que correspondeu bem ao habitual pedido de Amorim para fazer pressão alta desde início. Pote tornou a ser colocado na sua posição mais confortável e os resultados ficaram à vista: esteve na origem do lance do primeiro golo, fez uma assistência primorosa para Esgaio marcar o segundo e fez ele próprio o terceiro, com um remate à Pote, de primeira, sem rodriguinhos, no meio da área espanhola. Exibições muito seguras e convincentes também de Adán, com uma mão cheia de defesas exigentes, de Gonçalo Inácio, a defender e a lançar a equipa em profundidade, e de Esgaio, a defender e a atacar com competência.

É com esta sólida vitória que termina o estágio da equipa de 12 dias no Algarve. A equipa tem-se apresentado desinibida e confiante.

Falta ainda integrar alguns jogadores que, por razões diferentes, não jogaram durante o estágio, Diomande e St. Juste. Alguns jovens têm demonstrado que poderão integrar o plantel principal e ser solução válida, como Quaresma e Catamo. Já para não falar do autêntico reforço que é Daniel Bragança. Em suma, umas primeiras impressões muito boas que fazem o Sportinguista ansiar pelo início das competições. Vamos e vamos com toda a garra!

DEFESA-CENTRAL NORUEGUESA DE 24 ANOS ACTUAVA NAS DINAMARQUESAS DO HB KØGE E TEM EXPERIÊNCIA NA UEFA WOMENS’S CHAMPIONS LEAGUE.

Fotografia:

Andrea Norheim é a quinta cara nova da equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal para 2023/2024. Depois de Fátima Pinto, Jacynta Galabadaarachchi, Gabriela Vinhas e Olivia Smith, agora foi a vez da central de 24 anos ex-HB Køge, da Dinamarca, ser confirmada como reforço para a técnica verde e branca Mariana Cabral, tendo assinado contrato até 2025. “Sinto-me muito entusiasmada e feliz por estar aqui no Sporting CP. Estou ansiosa por começar a jogar”, começou por dizer a internacional jovem norueguesa aos meios de comunicação Leoninos, descrevendo-se como

uma jogadora “muito forte fisicamente”. “Venho da Noruega e somos vikings. Sinto-me confortável com bola, gosto de fazer passes curtos e manter a posse”. Apesar da idade, Andrea Norheim conta já no currículo com várias experiências no estrangeiro. Antes de representar o HB Køge, por quem conquistou uma Liga da Dinamarca, sagrou-se Campeã Nacional pelo Pitea IF, da Suécia, e vestiu as camisolas do Avaldsnes IL e do Klepp IL, na Noruega. Além disso, jogou pelo Olympique Lyonnais, uma das equipas mais fortes do planeta.

“Foi muito bom estar num clube tão grande como o Olympique Lyonnais e jogar com algumas das melhores jogadoras do

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Andrea Norheim

Data de nascimento: 30 de Janeiro de 1999 (24 anos)

Nacionalidade: Norueguesa

Posição: Defesa-central

Clubes anteriores: Klepp IL (Noruega), Olympique Lyonnais (França), Pitea IF (Suécia), Avaldsnes IL (Noruega) e HB Køge (Dinamarca)

Internacional jovem norueguesa

Mundo. Foi uma experiência muito positiva e aprendi muito”, considerou a mais recente aquisição do plantel Leonino, que está habituada a jogar nos palcos europeus, após ter disputado a UEFA Women’s Champions League há duas temporadas. Andrea Norheim demonstrou também estar a par da realidade do Sporting CP e do que a espera. “O Cristiano Ronaldo é a grande referência quando penso no Clube. Além disso, o Sporting CP tem uma Academia muito boa e forma grandes jogadoras”, apontou, deixando elogios à Liga portuguesa. “Cresceu muito nos últimos anos, é um campeonato muito competitivo e é muito interessante estar aqui. Espero muita competição entre todas as equipas e ganhar troféus”. A fechar, a Leoa, que utiliza preferencialmente o pé esquerdo e representou o seu país nos Europeus de sub-19 e sub-17, enviou uma mensagem aos Sportinguistas, pedindo-lhes que apoiem a equipa ao longo da temporada que está a ser preparada. “Espero ver o máximo de adeptos nas bancadas, vou dar sempre tudo para ganhar todos os jogos e troféus para o Clube”.

16 - SPORTING 3934
Texto: Pedro Ferreira Isabel Silva Andrea Norheim já passou por clubes da Dinamarca, França, Suécia e Noruega Pedro Almeida Cabral
OPINIÃO

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

OLIVIA SMITH É REFORÇO PARA AS LEOAS

INTERNACIONAL A CANADIANA, DE 18 ANOS, ESTÁ NO MUNDIAL, MAS NÃO

ESCONDEU O SEU

ENTUSIASMO POR CHEGAR EM 2023/2024 “A PORTUGAL COM A CAMISOLA DO SPORTING CP”.

Cabral.

Olivia Smith médio ofensiva, que está actualmente a representar o Canadá no Campeonato do Mundo, assinou contrato com as Leoas até 2026 e vai reforçar o plantel de Mariana

“Estou muito entusiasmada por ter a oportunidade de jogar no Sporting CP. Actualmente estou no Mundial a representar o Canadá, mas mal posso esperar por estar em Portugal com a camisola do Sporting CP”, disse numa mensagem enviada

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Olivia Smith

Data de nascimento: 5 de Agosto de 2004 (18 anos)

Nacionalidade: Canadiana

Posição: Médio

Clubes anteriores: North Toronto Nitros SC, Super REX Ontario, The Pennsylvania State University (EUA)

Internacional canadiana

aos meios de comunicação do Clube.

Depois de ter dividido a sua formação pelo North Toronto Nitros SC e Super REX Ontario, ambos emblemas canadianos, Olivia Smith chega do The Pennsylvania State University, equipa do futebol universitário dos Estados Unidos da América onde cumpriu a temporada passada.

Além disso, a centrocampista, que é a atleta mais nova da comitiva canadiana no Campeonato do Mundo, é ainda a jogadora mais jovem de sempre a estrear se pela selecção A do seu país, tendo-o feito com apenas

15 anos. Neste momento, Olivia Smith é também a segunda melhor marcadora de sempre

das selecções jovens do Canadá, tendo apenas menos três golos do que Sinclair.

Os temas mais actuais da área vão ser palestrados em breve

Setembro 2023 – Junho 2024

21h00

Plataforma Zoom

Consulta o nosso programa e inscreve-te!

sporting.pt/pt/tertulias-medicina

Participação gratuita

Organização: Internato Médico SCP

SPORTING 3934 - 17
Texto: Xavier Costa Fotografia: Sporting CP Mais uma jovem jogadora para a equipa liderada por Mariana Cabral
Tertulias Medicina JORNAL SCP Meia Pag.pdf 1 05/06/23 10:36

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

PRÉ-ÉPOCA SEGUE A BOM RITMO NA ACADEMIA

MARIANA CABRAL JÁ CONTA COM TRÊS DAS CINCO NOVIDADES PARA 2023/2024 E CHAMOU AINDA SETE ATLETAS DA FORMAÇÃO PARA OS TRABALHOS DE PRÉ-TEMPORADA. A COMPETIÇÃO SÓ ARRANCARÁ EM SETEMBRO.

A equipa principal feminina

de futebol do Sporting Clube de Portugal continua a preparar a nova temporada na Academia Cristiano Ronaldo, em

Alcochete. As Leoas deram o pontapé de saída no dia 13 de Julho, estando agora na terceira semana de trabalho.

Além das atletas que transitaram da última época, Mariana Cabral tem três reforços ao seu dispor: Jacynta Gala, Gabriela Vinhas e Andrea Norheim, enquanto Fátima Pinto (Portugal) e Olivia Smith (Canadá) estão ao serviço das respectivas selecções no Campeonato do Mundo. A técnica Leonina conta ainda com sete jogadoras da formação: Iara Lobo, Isabel Cardoso, Matilde Nave, Nicole Cassamá, Rita Almeida, Carolina Santiago e Iara Gonçalves. No início desta semana, após mais um treino, Fátima Dutra falou aos meios de comunicação Leoninos e fez um balanço positivo dos primeiros dias de trabalho: integrá-las da melhor maneira. Eu também sou de fora, sei como é difícil estar longe de casa, mas a minha adaptação correu bem e espero que as delas também. Isso também nos ajudará enquanto equipa”, disse a atleta brasileira, que na época de estreia com a listada verde e branca fez 28 jogos e marcou

dois golos, falando também das atletas da formação que estão a trabalhar na equipa principal: “Na temporada passada já treinavam muito connosco e estão mais do que adaptadas, o que facilita o trabalho. Trabalham bem e tentam sempre dar o melhor em prol da equipa”. As Leoas vão continuar a trabalhar em Alcochete nos próximos dias e ficam à espera das jogadoras internacionais, que ainda não se sabe quando chegarão. O Mundial está apenas na fase de grupos e o último jogo dessa fase só acontecerá no dia 31 de Julho, no caso do Canadá, e no dia 1 de Agosto para Portugal. Entretanto a equipa verde e branca já sabe que a temporada arrancará no dia 3 de Setembro com a meia-final da Supertaça, diante do FC Famalicão. A final está marcada para dia 13 de Setembro, perto do início do Campeonato Nacional no qual as Leoas darão o pontapé de saída em casa frente ao Länk FC Vilaverdense.

18 - SPORTING 3934
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Ivo Martins Equipa Leonina cumpre a terceira semana de trabalho em Alcochete Jacynta Gala (ao centro) é uma das caras novas para 2023/2024 Andrea Norheim chegou esta semana e já está à disposição de Mariana Cabral
AF Equipamentos ALT 23.24 JORNAL SCP.pdf 1 29/06/23 11:25

MODALIDADES ATLETISMO

LEOAS SÃO MAIS UMA VEZ CAMPEÃS NACIONAIS DE CLUBES AO AR LIVRE

EQUIPA FEMININA DE ATLETISMO DO SPORTING CP CONSEGUIU O 13.º TÍTULO CONSECUTIVO, ENQUANTO A MASCULINA ALCANÇOU A SEGUNDA POSIÇÃO.

Mais um ano, mais um título! A equipa feminina de atletismo do Sporting Clube de Portugal sagrou-se no passado domingo Campeã Nacional de clubes ao ar livre, em Viana do Castelo, reforçando a hegemonia quem tem vindo a construir na modalidade ao vencer o troféu pela 13.ª temporada consecutiva. De referir que este foi o 27.º triunfo das Leoas nos últimos 28 anos e o 53.º em 85 edições realizadas. Quanto à formação masculina, que não vence esta competição há 13 anos, desde 2010, foi vice-campeã, mas deixou bons sinais e lutou até final pela liderança. Recorde-se que, apesar deste resultado, os Leões continuam a ser recordistas com 48 triunfos.

No que toca à classificação feminina, é caso para dizer que o emblema de Alvalade dominou quase por completo nos dois dias de competição, levando a melhor em 18 provas num total de 21 (dois segundos lugares e um terceiro). Amealhou 164 pontos, longe dos 104 da Juventude Vidigalense, que ficou no segundo lugar da tabela, e dos 100 da Maia AC, que ficou em terceira.

Quanto às prestações individuais das Leoas, algumas já bem experientes e outras a dar os primeiros passos, houve vários motivos de destaque. A sub-18 Márcia Maketa, que cumpre a temporada de estreia no Sporting CP, venceu a prova do lançamento do martelo com a marca de 56,79 metros, estabelecendo um novo recorde pessoal. Mesmo feito conseguiu Joana Barreto, de 18 anos, que superou toda a concorrência no salto com vara (3,60m) e bateu também o recorde pessoal. Já Beatriz Azevedo, apesar de ter sido terceira nos 3000 metros, concluiu a distância em 9m44,05s, o que representa um novo recorde pessoal e também

marca de qualificação para os Campeonatos da Europa de Sub-20, em Jerusalém, entre 7 e 10 de Agosto. Em evidência estiveram ainda Lorène Bazolo, que foi a mais rápida nos 100 metros com a sua melhor marca da temporada (11,22s), e Auriol Dongmo, que conseguiu o segundo melhor resultado da conta pessoal ao ar livre na presente época, na prova do lançamento do peso (19,70m). Nota para as ausências de Patrícia Mamona e Evelise Veiga, que se encontram ambas a recuperar de lesão.

Já em masculinos, o Sporting CP foi segundo classificado com 150 pontos, apenas menos 10 do que o SL Benfica, que terminou na primeira posição do pódio com 160, deixando o terceiro lugar para a ACD Jardim da Serra, que arrecadou 92. Os Leões saíram vencedores em sete das 21 provas que estiveram

20 - SPORTING 3934
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: João Pedro Morais Leoas posaram para a foto no final de um fim-de-semana de muitas emoções Auriol Dongmo fez a segunda melhor marca pessoal ao ar livre desta época

PAULO REIS: “EQUIPA FEMININA TEVE UMA PRESTAÇÃO FANTÁSTICA”

Terminado o fim-de-semana, as sensações eram naturalmente boas do lado das Leoas, tendo em conta a conquista de mais um título, como deu conta o coordenador-técnico do atletismo verde e branco Paulo Reis. “A equipa feminina teve uma prestação fantástica, ganhou o 13.º título consecutivo e venceu 18 provas em 21. Entre as que não ganhou, nos 3000 metros apostámos numa atleta júnior [Beatriz Azevedo] que tinha de se qualificar para o Campeonato da Europa e conseguiu-o, foi óptimo. No triplo salto, apesar de a Patrícia Mamona estar lesionada, tivemos a Jéssica Barreira a dar uma excelente resposta, tal como fez no salto em comprimento, visto que a Evelise Veiga também está condicionada e não conseguiu dar o seu contributo”, sublinhou o responsável, destacando o facto de o Sporting CP ter apresentado atletas ainda bastante jovens. “Tivemos a Márcia Maketa no lançamento do martelo e a Joana Barreto no salto com vara, que conseguiram vitórias e novos recorde pessoais. Foi excelente porque além de vencermos, fomos dando oportunidades a jovens para irmos renovando a equipa progressivamente. Foi fantástico”. Ainda assim, Paulo Reis admitiu que este foi um fim-de-semana “agridoce” devido aos resultados masculinos. “Acreditámos sempre, mas já sabíamos que era muito difícil conquistar o título. Num terço das provas o nosso rival é claramente favorito, e depois há quatro, cinco ou seis que podem cair para os dois lados. Nestas últimas acabámos por vencer apenas uma, o salto em altura, em todas as outras não fomos felizes. Não foi um bom fim-de-semana para nós. Quanto às provas colectivas, houve um ou outro dissabor e há menos espírito positivo. O adversário foi mais forte e é um justo campeão, mas estamos a fazer o nosso trabalho e havemos de lá chegar também”.

CLASSIFICAÇÃO FEMININA

1.º - Sporting CP (164 pontos)

2.º - Juventude Vidigalense (107 pontos)

3.º - Maia AC (100 pontos)

CLASSIFICAÇÃO MASCULINA

1.º - SL Benfica (160 pontos)

2.º - Sporting CP (150 pontos)

3.º - ACD Jardim da Serra (92 pontos)

Nota: resultados em detalhe na página 30.

em disputa, alcançando onze segundos lugares, dois terceiros e um quarto.

Há a realçar a prestação do veterano João Vieira, que apesar dos 47 anos venceu os 5000 metros em 19m58,44s, conseguindo a melhor marca da temporada na referida disciplina. Já o velocista camaronês Emmanuel Alobwede apresentou-se em grande forma tanto nos 100 (9,98s) como nos 200 (20,62s) metros, triunfando nas duas provas e ficando perto de novos recordes pessoais, que são de 9,96 segundos e 20,31 segundos, respectivamente. No triplo salto (15,50m) e no salto em altura (2,17m), Tiago Pereira seguiu os passos do colega, arrecadando

também duas vitórias.

Feitas as contas, a equipa feminina junta este título, conquistado ao ar livre, ao de pista coberta que tinha assegurado em Fevereiro. Por outro lado, o conjunto masculino não alcançou o pleno, após também ter sido campeão indoor, mas mostrou estar cada vez mais perto de consegui-lo.

Seguem-se agora os Campeonatos de Portugal ao ar livre, que serão disputados no Estádio 1.º de Maio, em Braga, já este fim-de-semana (29 e 30 de Julho). Desta vez, os atletas do Sporting CP vão entrar em acção focados em sagrarem-se Campeões Nacionais mas a título individual.

SPORTING 3934 - 21
Tiago Pereira venceu a prova do salto em altura mas também do triplo salto Lorène Bazolo não deu qualquer hipótese nos 100 e nos 200 metros João Vieira, de 47 anos, fez o melhor tempo da temporada nos 5000 metros

MODALIDADES ATLETISMO

AURIOL DONGMO RENOVA CONTRATO DE OLHO NOS JOGOS OLÍMPICOS

EM ALVALADE HÁ SEIS ANOS, A LANÇADORA CONSIDERA O SPORTING CP “UMA FAMÍLIA” E NÃO ESCONDE O “GRANDE OBJECTIVO” DE SAIR MEDALHADA DE PARIS.

Auriol Dongmo vai continuar a representar o Sporting Clube de Portugal ao mais alto nível nos palcos do atletismo internacional. A atleta do lançamento do peso, actual Campeã da Europa e do Mundo em pista coberta, renovou na sexta-feira contrato com o emblema verde e branco, que defende desde 2017, mostrando-se feliz pelo voto de confiança dos responsáveis Leoninos.

“É com muita alegria que renovo porque sinto-me em casa desde o primeiro dia no Sporting CP. O Clube sempre me apoiou e acreditou em mim, o que é muito importante”, começou por dizer a Leoa em declarações aos meios de comunicação do Clube, acrescentando: “O Sporting CP é uma família para mim e trabalho diariamente para que todos fiquem mais orgulhosos de mim”.

Nos seis anos que leva em Alvalade, a actual terceira classificada do ranking Mundial e recordista nacional (20,43 metros) habituou os Sportinguistas a muitos triunfos e medalhas, mas há uma que recorda como mais “especial”: o ouro conquistado em 2021 nos Europeus de pista coberta.

“Foi a primeira vez que representei a selecção nacional e foi

um momento mais emocionante do que qualquer outro”, considerou a lançadora, de 32 anos, que apesar de ter nascido nos Camarões, conta com dupla nacionalidade desde 2019 e foi autorizada a competir por Portugal desde 2020.

Agora, e após ter regressado há poucas semanas da Polónia, onde conquistou a medalha de ouro nos Jogos Europeus, Auriol Dongmo está já focada em conseguir um bom resultado nos Mundiais de Budapeste, que vão decorrer dentro de menos de um mês, entre os

dias 19 e 27 de Agosto.

“Estou a trabalhar para isso já há muito tempo porque faz parte do planeamento para esta época. Vou dar tudo para chegar lá preparada para ganhar”, garantiu, sem esquecer que falta também pouco mais de um ano para voltar a disputar os Jogos Olímpicos, desta vez em Paris, após ter falhado o bronze em 2021, quando ficou no quarto lugar a escassos cinco centímetros do pódio.

“É um grande objectivo meu e um sonho para todos os atletas ganhar uma medalha nos Jogos. Nos outros anos não correu bem, mas vou dar tudo e trabalhar para fazer melhor em França”.

A fechar, a detentora da melhor marca europeia do ano (19,72 metros) fez questão de deixar uma mensagem aos Sócios e adeptos. “Sempre tive uma boa relação com os Sportinguistas e agradeço-lhes todo o apoio. Sempre que vou na rua e encontro adeptos recebo sempre um carinho. Peço-lhes que continuem a

apoiar e a acreditar em mim e em todos os outros atletas”.

Também Miguel Afonso, vogal do Conselho Directivo com o pelouro das modalidades, esteve presente na oficialização do acordo e falou num “momento de enorme felicidade para o Clube”. “É uma grande alegria esta renovação com a Auriol. Ela hoje é muito mais do que atletismo, é uma figura ímpar da actualidade do Sporting CP. Todos a conhecem como sendo uma enorme campeã nas pistas, mas ela é uma supercampeã enquanto ser-humano. É uma pessoa admirável e maravilhosa que já ganhou tanto e continua com a humildade que demonstra diariamente, é um exemplo fantástico”, salientou o dirigente, confiante de que a atleta trará novas conquistas. “Uma verdadeira campeã como ela procura sempre mais, pelo que cada título conquistado é o primeiro trampolim para trabalhar tendo em vista o próximo. Os grandes campeões são assim”.

22 - SPORTING 3934
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Isabel Silva “Sinto-me em casa desde o primeiro dia no Sporting CP”, disse a atleta do lançamento do peso Auriol Dongmo com Miguel Afonso, vogal do Conselho Directivo Leonino

MODALIDADES VOLEIBOL

GONÇALO SOUSA É LEÃO

LÍBERO, DE 21 ANOS, JOGAVA NO ESMORIZ GC E É O PRIMEIRO REFORÇO DA EQUIPA PRINCIPAL MASCULINA DE VOLEIBOL VERDE E BRANCA PARA A NOVA ÉPOCA.

Gonçalo Sousa é o primeiro reforço da equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal para a nova temporada. O líbero, de 21 anos, chega ao clube Leonino proveniente do Esmoriz GC e com o rótulo de promessa portuguesa da modalidade.

“É um prazer e um orgulho estar aqui. Chegar a um grande era um dos meus objectivos e o Sporting CP deu-me essa oportunidade. Espero retribuir e contribuir, ajudando o Clube a conseguir os seus objectivos, que passam sempre por ganhar todas as competições onde está inserido”, começou por dizer o jovem jogador aos meios de comunicação Leoninos, atirando: “Espero dar muitas alegrias aos Sportinguistas”. Na temporada passada Gonçalo Sousa fez 37 jogos na equipa principal do Esmoriz GC, cinco deles frente ao

Sporting CP. Ainda assim, para quem não o conheça, a apresentação é fácil de fazer: “Gosto de ir a todas as bolas, às bolas mais difíceis e não gosto de desistir”.

“Sou um jogador muito aguerrido. Vão poder ver e contar com isso durante toda a temporada”, referiu, mostrando-se ansioso por jogar no Pavilhão João Rocha: “Já joguei aqui várias vezes, numas fui feliz e noutras triste.

É um bom pavilhão, com óptimas condições e estou ansioso por jogar e ser feliz aqui com as cores do Sporting CP”.

Pronto para a nova temporada, o internacional português revelou que tem falado com o técnico João Coelho para preparar 2023/2024 “da melhor maneira” e trocou umas impressões com Gil Meireles. “A minha expectativa para o que aí vem é alta”, confessou, antevendo também a estreia pessoal nas competições europeias: “É mais um sonho que vai ser realizado de Leão

ao peito. Vai ter um sabor especial”. Assim, tendo também a oportunidade de vir a ter essa experiência além-fronteiras, Gonçalo Sousa espera continuar a evoluir como jogador e não tem dúvidas: “Estou no sítio certo para que isso aconteça, por isso vamos ao trabalho”. Para finalizar, o líbero, que

no currículo conta com uma Taça FPV, ganha precisamente frente ao Sporting CP em 2020/2021, deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Venham ao Pavilhão João Rocha apoiar a nossa equipa. Acredito que vá ser um bom ano para nós e para todos aqueles que nos acompanharem e vibrarem connosco”.

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Gonçalo Sousa

Data de nascimento: 28 de Janeiro de 2002 (21 anos)

Nacionalidade: Portuguesa

Clubes anteriores: Esmoriz GC

Internacional português

24 - SPORTING 3934
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: João Pedro Morais “Estou ansioso por jogar no PJR com as cores do Sporting CP” Afonso Seixas, coordenador do voleibol Leonino, e Gonçalo Sousa

MODALIDADES BASQUETEBOL

MARCUS LOVETT JR. CONTINUA DE LEÃO AO PEITO

BASE NORTE-AMERICANO PROLONGOU A LIGAÇÃO COM O SPORTING

Marcus LoVett Jr. vai continuar a envergar o Leão ao peito. O base norte-americano de 27 anos, que chegou a Alvalade na temporada passada para representar a equipa de basquetebol verde e branca, renovou na última segunda-feira o contrato que o liga ao Sporting Clube de Portugal e vai assim manter-se entre as opções do treinador Pedro Nuno Monteiro para a época 2023/2024.

“Sinto-me fantástico. Estou muito agradecido e sinto-me abençoado por renovar contrato e poder continuar a jogar pelo Sporting CP. Estou muito feliz”, começou por dizer o jogador aos meios de comunicação Leoninos, acrescentando. “Estou bem-adaptado, Lisboa tem sido muito boa para mim. Adoro a energia desta cidade e dos adeptos, e isso é tudo aquilo de que preciso”.

Em 2022/2023, a primeira época passada no Sporting CP, Marcus LoVett Jr. foi uma das peças em destaque na equipa, contribuindo para os triunfos na Supertaça e Taça Hugo dos Santos. Agora, e

apesar de considerar que foi um ano positivo, aponta já à conquista do Campeonato Nacional.

“Deixámos sempre tudo em campo e acho que demos passos largos na época passada, mas claro que há sempre espaço para melhorar. A única coisa que muda são os jogadores, já que o objectivo continua a ser o mesmo: vencer o campeonato”, frisou, salientando também a importância de os Leões terem tido a oportunidade de competir novamente na FIBA Europe Cup.

“Foi óptimo para mim, para os meus colegas e para o Clube. Disputar uma grande competição e mostrar que somos capazes de fazê-lo foi muito bom. Esta época vamos jogar essa competição novamente, só temos de estar preparados e fazer alguns ajustes em relação à época passada”.

Para Marcus LoVett Jr., que já passou por países como Sérvia, Turquia ou Finlândia, o facto de representar um emblema da dimensão do Sporting CP pesou muito na hora de renovar contrato.

“Este é o meu primeiro grande clube e isso importa muito,

o Sporting CP deu-me a oportunidade de jogar aqui. Tenho tentado fazer o que sei melhor e dar tudo pelos adeptos. O Clube significa tudo para mim, há uma grande tradição aqui e é isso que todos desejamos”, atirou, admitindo que na próxima época terá uma responsabilidade acrescida por já estar no Clube há mais tempo.

“Tenho de ser um dos líderes e ajudar os novos jogadores a adaptarem-se ao Clube e ao que estamos a fazer. Só pensamos em ganhar e é isso que queremos transmitir aos

que vão chegar”, salientou, rematando: “Estou aqui para ganhar e vou fazer tudo para que isso se concretize”. Marcus LoVett Jr. deixou ainda uma palavra aos Sportinguistas. “Nas finais e meias-finais da Liga na época passada vi muita energia e muitos adeptos nos jogos. Quero vê-los mais vezes porque precisamos dessa energia, ajuda-nos a nós e a todos os que nos rodeiam. Ter os adeptos nos nossos jogos é algo de que precisamos para conseguirmos o que ambicionamos no Sporting CP”.

CP, CLUBE QUE REPRESENTA “TUDO” PARA SI E QUE CONTA COM UMA “GRANDE TRADIÇÃO”.
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Isabel Silva “Tenho de ser um dos líderes e ajudar os novos jogadores”, disse o norte-americano Marcus LoVett Jr. com Miguel Afonso, vogal do Conselho Directivo, e Nuno Baião, coordenador do basquetebol

CLUBE FÉRIAS DE LEÃO

XADREZ E CHUTÓDROMO MARCARAM NOVA SEMANA DE FÉRIAS DE LEÃO

“PROPORCIONAR A ESTAS CRIANÇAS UMA EXPERIÊNCIA O MAIS DIVERSIFICADA POSSÍVEL E DAR A CONHECER MODALIDADES QUE ÀS VEZES NÃO SÃO TÃO CONHECIDAS” É O PAPEL A CUMPRIR AO LONGO DAS SEMANAS, SEGUNDO MARIANA ALVES, TÉCNICA PEDAGÓGICA DA ACADEMIA DE TALENTOS LEONINOS (ATL).

Semana a semana, as Férias de Leão continuam a marcar as férias de Verão de crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos. Naquela que foi a terceira semana de actividades − com um programa sempre diversificado − para dar a conhecer as modalidades e os espaços mais emblemáticos do universo Sporting CP, o xadrez e o chutódromo foram uma “aposta ganha” nas palavras de Mariana Alves, técnica pedagógica da ATL.

“Temos tentado ter sempre uma ou duas modalidades que contrastem um bocado com o esforço mais físico dos nossos participantes, apostando também na parte intelectual. O xadrez vem, sem dúvida, alimentar esta nossa intenção, que os obrigue a estar concentrados e a pensar um pouco mais”, explicou aos meios

de comunicação do Clube, reforçando que o xadrez “tem sido um grande sucesso”.

“As crianças e os jovens têm adorado. Temos meninos muito pequenos e muito interessados no xadrez e os treinadores também têm detectado crianças com muita aptidão para a modalidade”, acrescentou a responsável.

E dos mais novos aos mais velhos, a lição está a ser bem estudada enquanto vão conhecendo as peças, as regras e ensaiam os primeiros movimentos. “O xadrez joga-se defendendo o rei”, afirmou José Monteiro, uma das crianças participantes, sendo secundado pela pequena Francisca Candeias, com uma abordagem mais ofensiva. “É um jogo de tabuleiro em que temos de atacar o rei para ganhar o jogo. Faz-me pensar muito”, enalteceu, desinibida. Por sua vez, Pedro Rego, que é professor de xadrez no Sporting CP e acompanhou a actividade das Férias de Leão, destacou a importância de ter “o maior

clube em Portugal” como porta de entrada nesta modalidade.

“Há muitos miúdos que nunca tiveram contacto com o xadrez e o Sporting CP permite-lhes isso. Dá a conhecer a modalidade e podem aprendê-la”, referiu, frisando ainda os “vários benefícios e competências” inerentes.

“É um jogo que requer concentração e onde têm de estar sempre a tomar decisões, desde o início até ao fim. Qualquer decisão mal pensada ou tomada pode levá-los a perder a partida. Ajuda-os na concentração, no raciocínio lógico e, especialmente, na tomada de decisão, que levam para a vida”, sentenciou.

Até porque como disse a jovem Catarina Rodrigues, “o Clube é feito de muitas modalidades”.

Entre elas, “futsal, voleibol e natação” já foram algumas das praticadas por Sebastião Montes, como o próprio enumerou. Ora, é precisamente esta uma das “missões principais” das Férias de Leão, de acordo com a técnica

Mariana Alves, fazendo com que os jovens “saiam mais cultos em relação ao universo e cultura Sporting CP”.

Ainda no mesmo dia, os jovens participantes puderam ainda praticar uma actividade bem diferente e mais física. Com uma bola nos pés, subiram ao relvado sintético localizado em frente ao Pavilhão João Rocha e desde o ponto de penálti puderam testar-se através do chutódromo.

“É uma máquina que mede a velocidade dos remates”, disse o jovem Gonçalo Campos, antes de Catarina Rodrigues realçar que “é preciso muita precisão e alguma potência” para ter sucesso. E entusiasmo, mais uma vez, não faltou.

“É uma actividade que chama muito a atenção dos nossos jovens e aproxima-os muito da parte profissional do futebol, porque se sentem testados de alguma forma. Gostam muito desta vertente”, atirou, por fim, Mariana Alves.

26 - SPORTING 3934
O objectivo é proporcionar às crianças uma experiência o mais diversificada possível
Texto: Xavier Costa Fotografia: Sporting CP O xadrez tem tido bastante sucesso das Férias de Leão

AO SEU LADO PARA A VIDA!

ÁGUEDA ALMEIRIM ANADIA

AVEIRO

BARCELOS BEJA

BRAGANÇA

NOVO 6,99€

Casca de Pinho

50L

15-25mm

cód.: 0236217

O F E R TA TINTA 5L*

37,99€ /UN

NOVO 3,99€

CADAVAL CALDAS DA RAINHA CARTAXO

CASTELO BRANCO CHAVES ÉVORA FUNCHAL (Madeira)

GUIMARÃES LEIRIA LOURINHÃ

MAFRA

MATOSINHOS OIÃ

OLIVEIRA DO BAIRRO

PONTA DELGADA (Açores)

PONTE DE LIMA

PORTALEGRE RIBEIRA GRANDE (Açores)

Tinta Mate de Exterior/Interior

15L

Cor: Branco

cód.: 0190017

*OFERTA DE TINTA MATE

EXTERIOR/INTERIOR BRANCA 5L

cód.: 0190018 no valor de 18,99€

Massa de Reparação Pluma

AGUAPLAST

250ml

cód.: 0256919

1 A 31 JULHO 2023

OFFICIAL MAIN PARTNER DO FUTEBOL DE FORMAÇÃO E ACADEMIAS SPORTING

SANTIAGO DO CACÉM SETÚBAL TAVIRA

TOMAR

TORRES NOVAS

TORRES VEDRAS VISEU

Promoções e preços válidos nas lojas Agriloja em Portugal Continental, entre 1 e 31 de Julho de 2023, salvo rutura de stocks, erro tipográfico ou erro de imagem. Adereços não incluídos. Os produtos deste anúncio podem não estar disponíveis em todas as lojas ou disponíveis apenas por encomenda. Os preços apresentados incluem IVA à taxa em vigor

OVAR PENICHE POMBAL

BREVES

CIRCUITO LIGA PORTUGAL LEGENDS: SPORTING CP EM QUARTO, LOURENÇO ELEITO O MELHOR MARCADOR

O Sporting Clube de Portugal ficou em terceiro lugar na primeira edição do Circuito Liga Portugal Legends, que se realizou durante todo o último fim-de-semana no Estádio do Viveiro Jordan Santos, na praia da Nazaré. Na discussão pelo último lugar no pódio, a formação

verde e branca perdeu diante do FC Arouca por 3-6, terminando assim a prova em quarto lugar.

A equipa Leonina foi liderada por Manuel Fernandes, contando com Beto, Alemão, Oceano, Daniel Carriço, Pereirinha, Miguel Garcia, Lourenço, Grimi, Evaldo, João Paiva e Mário Sérgio.

O Vitória SC foi o vencedor da prova, enquanto o Sportinguista Lourenço conquistou o troféu de melhor marcador. Destaque ainda para Manuel Fernandes, que foi homenageado pelos capitães das nove equipas que participaram no Circuito Liga Portugal Legends.

FUTSAL: ONZE RENOVAÇÕES NA EQUIPA FEMININA DE FUTSAL

As futsalistas Cristina Fonseca, Matilde Cristo, Débora Venâncio, Débora Queiróz, Ana Alves, Cristiana Costa, Beatriz Santos, Luana Vieira, Marisa Amorim, Inês Lima e Kika renovaram a ligação ao Sporting Clube de Portugal. Em 2023/2024, a equipa principal feminina de futsal do Sporting CP vai contar também com Inês Lopes, que sobe da

equipa de juniores para a equipa sénior. Por outro lado, Débora Lavrador, Carolina Pedreira, Cláudia Pereira, Carlota Galvão, Inês Pombo e Ana Margarida Silva estão de saída do Clube. O Sporting CP agradece às seis jogadoras todo esforço e dedicação enquanto atletas Leoninas, desejando-lhes as maiores felicidades pessoais e desportivas.

LEÕES DE PORTUGAL VISITARAM PALMELA

Os Leões de Portugal realizaram uma visita cultural a Palmela, tendo a oportunidade de visitar o Museu da Música Mecânica.

A exposição é constituída por mais de 600 peças, que se movimentam por sistemas exclusivamente mecânicos e transportam os visitantes pelos sons e experiências musicais do passado, desde as mais antigas caixas de música de cilindro de madeira ou de metal às mais recentes e

TRIATLO: JOÃO MANSOS E EQUIPA MASCULINA DO SPORTING CP VENCEM RIOS IBÉRICOS

João Mansos, triatleta do Sporting Clube de Portugal, venceu, no último domingo, a sexta edição do Rios Ibéricos de triatlo.

O atleta verde e branco fez a prova, que se realizou entre Penafiel e

Castelo de Paiva, na zona de confluência dos Rios Douro e Tâmega, em menos de duas horas (01:59:34).

A equipa Leonina, composta por João Mansos, Hugo Figueiredo, João Vaz e

João Dias, também subiu ao primeiro lugar do pódio em masculinos, deixando o segundo classificado, o CN de Torres Novas, a uma distância de 34 minutos e seis segundos.

TIRO COM ARCO: JANE KARLA CONQUISTA DUAS PRATAS E UM BRONZE NO MUNDIAL PARALÍMPICO

Jane Karla, atleta do Sporting Clube de Portugal, conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze no Mundial Paralímpico de tiro com ar, que se realizou em Pilsen, na Chéquia.

A Leoa alcançou o segundo lugar do pódio na dupla feminina e na dupla mista e ficou em terceiro a competir individualmente.

Com estes três pódios, Jane Karla foi distinguida com o troféu da World Archery de melhor atleta das Américas e subiu ao primeiro lugar do ranking mundial paralímpico.

KARTING: HENRIQUE CRUZ FOI TERCEIRO EM BRAGA E ESTÁ DE OLHO NO TÍTULO NACIONAL

populares grafonolas. Depois dessa visita e do almoço no restaurante D. Isilda, a comitiva Leonina passeou ainda pelo castelo e pela igreja de Palmela, tendo a oportunidade de descansar no miradouro com vista para a vila.

Esta iniciativa contou com a colaboração da EGEAC, que ofereceu leques aos participantes, e da Junta de Freguesia do Lumiar, que cedeu o autocarro.

Henrique Cruz, atleta do Sporting Clube de Portugal, ficou em terceiro lugar, no último fim-de-semana, em Braga na penúltima jornada do Campeonato Nacional de Karting.

Assim, o atleta Leonino, que chegou ao Minho como líder da categoria X30 Super

Shifter, tem a conquista do título em aberto logo na época de estreia com os potentes karts de 175cc e caixa de velocidades. A última e decisiva ronda do Campeonato Nacional está marcada para os dias 16 e 17 de Setembro, em Leiria, cidade natal do atleta verde e branco.

TÉNIS DE MESA: TIAGO ABIODUN CAMPEÃO E VICE-CAMPEÃO DA EUROPA

Foto: FPTM

Tiago Abiodun, mesatenista do Sporting Clube de Portugal, sagrou-se, no passado domingo, campeão da Europa sub-15 e vice-campeão europeu de pares masculinos do mesmo escalão em Gliwice, na Polónia, onde decorreu o Campeonato Europeu de Jovens (14 a 23 de Julho). Na semana passada, juntamente com Carlos Gonçalves e aDinis Ye, o atleta

verde e branco já tinha conquistado o título europeu sub-15 na prova de equipas, que garantiu a presença de Portugal no próximo Mundial de Jovens.

Resultados: Singulares masculinos - Final Patrick Zyworonek (POL) vs. Tiago Abiodun, 1-4 (11-5; 6-11, 7-11, 5-11, 7-11)

Pares masculinos - Final Julian Rzihauschek (AUT)/Tiago Abiodun vs. Mateusz Sakowicz (POL) / Patrick Zyworonek (POL), 1-3 (10-12; 9-11, 11-3, 4-11)

28 - SPORTING 3934
Foto: Liga Portugal
C M Y CM MY CY CMY K AF_PUB_Amanhecer_Sporting_248x315mm_vfinal.pdf 1 04/07/23 11:14

OPINIÃO RESULTADOS

SINAIS (BEM) POSITIVOS

ATLETISMO Masculino

100 metros

1.º - Emmanuel Alobwede (9,98s)

200 metros

1.º - Emmanuel Alobwede (20,62s)

2.º - Jéssica Barreira (12,93m)

Salto em altura

1.º - Anabela Neto (1,71m)

Salto em comprimento

2.º - Jéssica Barreira (5,97m)

Salto com vara

1.º - Joana Barreto (3,60m)

Na última 3.ª feira à noite, mais um jogo de preparação da nossa equipa principal de futebol. Outra vez no Algarve, no estádio com o mesmo nome, desta feita em partida contra a Real Sociedad. Bem composto de público Leonino, num crescendo de apoio e esperança que apraz registar (em linha, aliás, com os recordes de adesão à Gamebox!).

Fizemos um bom jogo, a espaços até encheu o olho… marcámos três bons golos e não sofremos nenhum… e tudo isso é tanto mais de enaltecer quanto é certo que o nosso competidor basco classificou-se o ano passado no 4.º lugar da La Liga, logo atrás dos três gigantes espanhóis… ou seja classificou-se para a Champions, onde vai participar directamente na fase de grupos!

A Real Sociedad é, na verdade e de modo destacado, o adversário mais categorizado com que todas as equipas portuguesas já se defrontaram esta época. Não é, pois e definitivamente, uma equipa qualquer. Contrariamente a outras que têm feito o gáudio de outras cores… que, ontem, por exemplo, baquearam estrondosamente, um deles com uma equipa que vem da segunda divisão inglesa! É bom que tenhamos tudo isto claro para podermos fazer análises e ter ideias correctas para além do “folclore e foguetório” que vemos diariamente pulular noutras “geografias”.

Vimos finalmente um jogo completo de Gyökeres… e gostámos, gostámos mesmo muito. Temos homem! Temos − como bem disse Oceano, um dos nossos “eternos” − avançado! O homem não engana! E antes dos 20 minutos de jogo já “facturava” de modo oportuno e com classe. Deixou, antes e depois disso,

vários apontamentos de visão de jogo, de empenho, de luta e de bom futebol. Contamos contigo, Gyökeres! E tu vais adorar esta camisola, esta massa associativa! Assistimos ainda e já perto do fim do jogo à expulsão do jovem Leonardo Barroso (18 anos). O rapaz ficou notoriamente desolado. Nós também! A entrada é dura, a tolerância foi zero. Nada que nos surpreenda, com o SCP e os seus jogadores a tolerância é sempre zero! Vamos, pois, estar atentos a Malheiro (o VAR de ontem) e demais “homens do apito” para aferir da homogeneidade de critérios. Em lances deste tipo (entrada de sola na canela), bem como em todos os demais, incluindo − naturalmente − nos lances de penálti (ou de simulação). E no respectivo tratamento disciplinar. É de exigir um futebol digno e este só pode existir com uma arbitragem séria, competente e com avaliações e decisões que não mudem ao saber da cor das camisolas!

Uma palavra mais para a singela homenagem que, no início do jogo, foi feita com o “pontapé de saída” do jogo a ser feito por dois grandes Leões: Carlos Xavier e Oceano! A ideia foi excelente, pois ambos jogaram muitos anos com a nossa camisola e − na sua experiência internacional − foram a Espanha e envergaram precisamente as cores da Real Sociedad e onde deixaram − como só podia ser − óptimo “cartel”, como pessoas e como “profissionais da bola”!

No próximo domingo teremos mais um jogo do SPORTING, desta feita no Estádio José Alvalade, para mais uma edição do Troféu Cinco Violinos, uma prova muito acarinhada por todos os Sportinguistas, desta feita contra mais uma equipa de muito valor do campeonato espanhol, o Villarreal (5.º classificado da última La Liga). Será, em simultâneo, a apresentação da equipa do SCP desta época aos Sócios. Esperamos um Estádio muito bem composto e a regurgitar de ânimo e esperança para dar apoio para mais uma época, onde sim, vamos mesmo lutar pelo que gostamos e queremos: Títulos!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

400 metros

2.º - João Coelho (46,51s)

800 metros

2.º - Mauro Pereira (1m51,55s)

1500 metros

2.º - Nuno Pereira (3m59,80s)

3000 metros

4.º - João Pedro Santos (8m22,89s)

5000 metros

2.º - Rui Pinto (14m02,46s)

110 metros barreiras

2.º - Abdel Larrinaga (14,20s)

400 metros barreiras

3.º - Duarte Fernandes (53,06s)

5000 metros marcha

1.º - João Vieira (19m58,44s)

3000 metros obstáculos

3.º - Miguel Borges (9m00,61s)

Triplo salto

1.º - Tiago Pereira (15,50m)

Salto em altura

1.º - Tiago Pereira (2,17m)

Salto em comprimento

2.º - André Pimenta (7,33m)

Salto com vara

2.º - Carlos Pitra (4,90m)

Lançamento do peso

1.º - Roman Kokoshko (20,33m)

Lançamento do disco

2.º - Edujose Lima (56,93m)

Lançamento do dardo

2.º - Ilírio Nazaré (64,76 m)

Lançamento do martelo

2.º - Rúben Antunes (71,89m)

4x100 metros

2.º - Omar Elkhatib, Emmanuel Alobwede, Abdel Larrinaga e Carlos Nascimento (39,99s)

4x400 metros

1.º - Rodrigo Caetano, Omar Elkhatib, Mauro Pereira e João Coelho (3m08,21s)

Feminino

100 metros

1.º - Lorène Bazolo (11,22s)

200 metros

1.º - Lorène Bazolo (23,32s)

400 metros

1.º - Cátia Azevedo (52,98s)

800 metros

1.º - Patrícia Silva (2m05,22s)

1500 metros

1.º - Salomé Afonso (4m24,09s)

3000 metros

3.º - Beatriz Azevedo (9m44,05s)

5000 metros

1.º - Catarina Ribeiro (16m23,10s)

100 metros barreiras

1.º - Olímpia Barbosa (13,77s)

400 metros barreiras

1.º - Vera Barbosa (56,84s)

3000 metros marcha

1.º - Carolina Costa (13m25,17s)

3000 metros obstáculos

1.º - Laura Taborda (10m05,08s)

Triplo salto

Lançamento do peso

1.º - Auriol Dongmo (19,70m)

Lançamento do disco

1.º - Liliana Cá (59,07m)

Lançamento do dardo

1-º - Cláudia Ferreira (53,68m)

Lançamento do martelo

1.º - Márcia Maketa (56,79m)

4x100 metros

1.º - Beatriz Andrade, Rosalina Santos, Olímpia Barbosa e Lorène Bazolo (45,10s)

4x400 metros

1.º - Cátia Azevedo, Juliana Guerreiro, Carina Vanessa e Vera Barbosa (3m36,26s)

1.º lugar no campeonato nacional de clubes ao ar livre (feminino)

2.º lugar no campeonato nacional de clubes ao ar livre (masculino)

ANDEBOL

SUB-18 (MIGUEL MADALENO)

Cróacia 33-28 Portugal

Portugal 31-37 Hungria

AUTOMOBILISMO

SÁBADO – 3.º LUGAR

DOMINGO – 17.º LUGAR

BASQUETEBOL

(SUB-18M DINIS CHEREPENKO E SALVADOR

GOMES)

Dia 22: Portugal 73-78 Letónia

dia 23: Portugal 85-59 Portugal

dia 25: Portugal 97-74 Suíça

FUTEBOL

Feminino

Seniores F. (Diana Silva, Fátima Pinto, Ana Borges, Ana Capeta e Alícia Correia)

Países Baixos 1-0 Portugal

Masculino

Seniores - Jogo Prep.

Sporting CP 3-0 Real Sociedad

PAINTBALL

1.º LUGAR: SCP 3-0 C4TU PORTUGAL

PESCA DESPORTIVA

CARLA BATISTA: 1.º LUGAR

TÉNIS DE MESA

Masculino

Tiago Abiodun – Campeão de singulares e vicecampeão de pares

TRIATLO

JOÃO MANSOS – 1.º LUGAR

EQUIPA MASCULINA – 1.º LUGAR

30 - SPORTING 3934
Tito Arantes Fontes

AGENDA

ANDEBOL

SEXTA, 28 DE JULHO

21H00

Seniores

SPORTING CP vs. Coreia do Sul (Jogo de Preparação)

Pavilhão Carlos Pinhão (Serpa)

FUTEBOL

QUINTA, 27 DE JULHO

8H30

Seniores F

DIANA SILVA, FÁTIMA

PINTO, ANA BORGES, ANA

CAPETA E ALÍCIA CORREIA

PORTUGAL vs. Vietname (2.ª

jorn. Gr. E Camp. Mundo)

Estádio Waikato (Hamilton, Nova Zelândia)

DOMINGO, 30 DE JULHO

20H00

Seniores

SPORTING CP vs. Villarreal CF

Troféu Cinco Violinos

Estádio José Alvalade

DOMINGO, 1 DE AGOSTO

8H00

Seniores F

DIANA SILVA, FÁTIMA

PINTO, ANA BORGES, ANA

CAPETA E ALÍCIA CORREIA

PORTUGAL vs. E.U.A (3.ª jorn. Gr. E Camp. Mundo)

Eden Park (Auckland, Nova Zelândia)

JUDO

QUINTA, 27 DE JULHO

9H00

Formação

TIAGO COUTINHO E

CARLOTA PINA

Festival Ol. Juv. Europeia

Lukna Hall (Maribor, Eslovénia)

SÁBADO, 29 DE JULHO

8H00

Formação

OTARI KVANTIDZE E

HENRIQUE FERREIRA

Taça da Europa de Juniores de Berlim

Sportforum Hohenschönhausen (Berlim, Alemanha)

DOMINGO, 30 DE JULHO

8H00

Formação

MARIANA MÁXIMO E

DIOGO LUÍS

Taça da Europa de Juniores de Berlim

Sportforum Hohenschönhausen (Berlim, Alemanha)

TIRO COM ARCO

SÁBADO, 29 DE JULHO

9H00

Seniores

Torneio de Verão da FPT Carreira de Tiro do Centro

Desportivo Nacional do Jamor (Oeiras)

*Informação sujeita a alterações após o fecho de edição. Consulte a agenda actualizada em sporting.pt

ÉPOCA 2023/24

MODALIDADES

Multidesportivo

Rapazes

SPORTING 3934 - 31
Inscreve-te já https://tinyurl.com/SCPcapta2324 XADREZ AIKIDO HÓQUEI EM PATINS JUDO KARATE KEMPO KICKBOXING NATAÇÃO POLO AQUÁTICO
TAEKWONDO TÉNIS DE MESA
ATLETISMO BOXE DANÇA GINÁSTICA (FORMAÇÃO, ACROBÁTICA, TRAMPOLINS, TEAMGYM, RÍTMICA)
TREINO É O PRINCÍPIO DO SUCESSO. COM INÍCIO A 17 DE JULHO
RUGBY
TIRO
TREINOS DE CAPTAÇÃO O
e outras instalações
e Raparigas a partir dos 6 anos
2023/07/27 5ªFeira 5 603199 000490 03934

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.