

EDITORIAL
DIA DE SPORTING
Miguel Braga
Realiza-se amanhã, dia 15 de Outubro, a As sembleia Geral Comum Ordinária do Clube, tendo os Sócios como ponto único dos traba lhos a “apreciação e votação do Relatório de Gestão e Contas do Sporting Clube de Portu gal, respeitantes ao exercício de 1 de Julho de 2021 a 30 de Junho de 2022”.
Os números apresentados neste Relatório são reflexo da reestruturação financeira levada a cabo nos últimos anos, tendo o Clube atin gindo um dos seus melhores resultados de sempre, com um lucro de mais de 13 milhões de euros e alcançado um dos seus grandes ob jectivos estratégicos: a recompra dos VMOC e a recuperação da maioria do capital da SAD. Nas páginas 16 e 17 desta edição poderá en contrar uma síntese do Relatório e Contas do Clube 2021/2022.
SÁBADO É UM DIA QUE SE QUER DE VERDE E BRANCO E DE LEÃO AO PEITO, DESEJANDO A PRESENÇA DOS NOSSOS SÓCIOS PARA A VOTAÇÃO DO RELATÓRIO E CONTAS DO CLUBE.
Ao contrário do que tem vindo a ser hábito, esta Assembleia Geral não se realizará, como as últimas, em dia de jogo. Quis a vontade do sorteio da Taça de Portugal que o Sporting CP tivesse neste fim-de-semana (mais) uma deslocação ao norte do País para jogar frente ao Varzim SC. Assim, não haverá jogo, mas não faltarão razões para que os nossos Sócios vivam, de outra forma, um dia de Sporting e de associativismo.
Na página 14 deste Jornal Sporting poderá ficar a saber tudo o que está a ser preparado para quem visitar Alvalade no sába do: a presença do Jubas na Loja Verde, sessões de autógrafos e a selfie da praxe com vários atletas das nossas modalidades – de Maiara Niehues a Patrícia Mamona, passando por antigas glórias como Domingos Castro -, exposição de alguns troféus conquistados nos últimos anos, o sempre energético open day de trampolins e mais uma ou outra surpresa. Sábado é um dia que se quer de verde e branco e de Leão ao peito, desejando a presença dos nossos Sócios para a votação do Relatório e Con tas do Clube.
LENDAS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Oriundo de Moçambique, foi um basquetebolista de sucesso no SC Lourenço Marques antes de viajar para Lisboa em 1974.
No Sporting CP, como atleta, conquistou vários Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal e Campeonatos de Lisboa, tendo sido uma peça importante de uma equipa icónica.
Foi ainda treinador-adjunto (ajudando à conquista de mais um Campeonato Nacional) e colaborador do Jornal Sporting, escrevendo semanalmente sobre basquetebol.

TOMANÉ ALVES
PEQUENO EM ALTURA PARA A MODALIDADE EM QUESTÃO, ANTÓNIO MANUEL RUAS ALVES − MAIS CONHECIDO POR TOMANÉ − FOI UM ELEMENTO IM‑ PORTANTE NUMA ÉPOCA DOURADA DO BASQUETE‑
BOL DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. CONQUIS TOU VÁRIOS TÍTULOS E ESTEVE NO ENCONTRO QUE INAUGUROU O ANTIGO PAVILHÃO DE ALVALADE, UMA IMPORTANTE OBRA PARA O ECLECTISMO VERDE E BRANCO.
Nascido e 1953 em Lourenço Marques, antigo nome de Maputo, capital de Moçambique, Tomané Alves co meçou a jogar basquetebol no Sporting local ainda nos anos 60. Conquistou diversos títulos distritais e provin ciais, mas o ponto alto da carreira em África deu-se em
1973, quando, no dia do 20.º aniversário, ajudou o SC Lourenço Marques a vencer o Campeonato Nacional português.
Sportinguista de coração, sendo essa uma característica que lhe era conhecida, Tomané Alves acabou por ser re crutado pelo Sporting CP em 1974/1975, quando Her mínio Barreto − um dos maiores nomes do basquetebol Leonino que já havia sido seu treinador em Moçambi que − o convidou. Assumiu-se rapidamente como uma peça fundamen tal num conjunto que tinha atletas do calibre de Má rio Albuquerque, Rui Pinheiro ou Manuel Sobreiro e conquistou a Taça de Portugal na temporada de estreia. No ano seguinte, voltou a vencer a Taça e completou a ‘dobradinha’ com a vitória no Campeonato Nacional. No dia de hoje, mas em 1976, fez parte da equipa que inaugurou oficialmente o Pavilhão de Alvalade com uma recepção ao Real Madrid CF para a Taça dos Clu bes Campeões Europeus. Os espanhóis triunfaram por 80-138 e Tomané Alves apontou quatro pontos, mas o
duelo ibérico ficou na história ao começar uma história bonita num edifício crucial para a grandeza do eclectis mo do Sporting CP.
Passou a época 1977/1978 no Atlético CP, mas regres sou logo a seguir a casa para vencer a Taça de Portugal em 1979/1980 e o Campeonato Nacional em 1980/1981.
Passou depois a treinador, tendo sido adjunto de Mário Albuquerque em 1981/1982, ano que culminou na con quista de mais um Campeonato Nacional − o último troféu do basquetebol sénior masculino até 2019/2020. Com a extinção da secção em vista, foi um dos que mais lutou no sentido oposto, chegando mesmo a assegurar patrocinadores e financiamentos, mas não evitou a má notícia em 1982, quando até chegou a ser equacionado para treinador principal.

No total, Tomané Alves conquistou três Campeonatos Nacionais (um deles como membro da equipa técnica), três Taças de Portugal e três Campeonatos de Lisboa. Trabalhou ainda com o Jornal Sporting em 1980/1981, tendo sido cronista do basquetebol.


UMA MONTANHA DE ADVERSIDADES
Em noite marcada por uma su cessão de infelicidades que sen tenciaram o rumo do encontro desde muito cedo, a equipa prin cipal de futebol do Sporting Clu be de Portugal saiu derrotada às mãos do Olympique de Mar seille por 0-2, na quarta-feira, em duelo da quarta jornada do grupo D da UEFA Champions League. Apesar deste resultado, os Leões mantêm em aberto a passagem aos oitavos-de-final da prova quando faltam disputar dois jogos, ocupando neste mo mento a terceira posição com os mesmos seis pontos dos france ses, que são segundos.


Rúben Amorim trocou três pe ças em relação ao onze apresen tado diante do CD Santa Clara, para a Liga Portugal, com desta que para a já anunciada estreia a titular de Franco Israel entre os postes, em detrimento do cas tigado Antonio Adán. No eixo defensivo, Gonçalo Inácio en trou para o lugar do lesionado Jeremiah St. Juste, e na frente de ataque Francisco Trincão re legou Paulinho para o banco de suplentes, juntando-se a Mar cus Edwards e também Pedro Gonçalves.
Quanto ao que se passou den tro das quatro linhas, a parti da arrancou equilibrada com
o Sporting CP a tentar acelerar sempre que tinha a posse de bola, ainda que num primeiro quarto de hora sem balizas. Ape sar deste início, aos 19 minutos os Leões sofrerem o primeiro revés da noite, com o árbitro a
assinalar penálti e a mostrar o segundo cartão amarelo e con sequente vermelho a Ricardo Esgaio, por falta sobre Amine Harit. Franco Israel ainda adivi nhou o lado do remate de Guen douzi, que foi ao poste antes de entrar, mas nada podia fazer pa ra travar o 0-1.
Com o Sporting CP reduzido a dez unidades, ainda com mais de 70 minutos para jogar, Hide masa Morita saiu para a entra da de Fatawu Issahaku, que fez assim a sua estreia na prova, de forma a reorganizar a estrutura verde e branca. Depois disso, como seria de esperar, seguiu-se um período de ascendente dos gauleses, que obrigaram Fran co Israel a mostrar serviço num par de lances perigosos. Ainda assim, o 0-2 chegou mesmo à passagem dos 31 minutos, com
ao apito final o ritmo da partida diminuiu bastante e, apesar de o Olympique de Marseille ter tido mais bola, foram raros os lances em que criou real perigo. As ex cepções chegaram através de al guns remates fora do alvo e uma bola que acertou no poste após corte de Marsá dentro da peque na área. O resultado já não vol taria mesmo a sofrer alterações, num duelo em que os Leões fica ram condicionados e limitados desde muito cedo.
A quinta e penúltima jornada da UEFA Champions League está agendada para o próximo dia 26 de Outubro, com o Sporting CP a deslocar-se a Inglaterra para defrontar o Tottenham Hotspur FC. Antes disso, a turma verde e branca visita o terreno do Var zim SC neste domingo, dia 16 de Outubro, para a Taça de Portu gal, e recebe ainda o Casa Pia AC no dia 22, para a Liga Portugal.


Alexis Sánchez a aparecer na pe quena área a finalizar um passe de Amine Harit, que fugira pela direita.
Com uma tarefa cada vez mais difícil em mãos, Rúben Amorim viu-se obrigado a mexer nova mente devido à lesão de Sebas tián Coates, que cedeu o lugar a José Marsà, sendo ainda lançado Sotiris Alexandropoulos para a saída de Marcus Edwards. De pois destas alterações, o Sporting CP passou a ter mais bola, com Francisco Trincão a tentar a sor te num remate de muito longe, e conseguiu estancar os espaços
que os marselheses vinham en contrando. Nas raras vezes em que isso não aconteceu, Franco Israel disse presente quando foi chamado a intervir.
Já no reatamento, Francisco Trincão ficou nos balneários e Flávio Nazinho foi a jogo. Os primeiros minutos demonstra ram um conjunto Leonino com vontade de reagir ao cenário desfavorável e de virar o resul tado negativo, como se viu num remate perigoso de Matheus Reis dentro da área que aca bou por ser bloqueado por um adversário. No entanto, depois
disso a turma visitante voltou a assumir as rédeas, fruto da sua vantagem numérica, e benefi ciou de mais um contratempo do Sporting CP. Em cima da ho ra de jogo, já com Pedro Porro em campo por troca com Nuno Santos, Pedro Gonçalves rece beu ordem de expulsão após ver dois cartões amarelos no espaço de poucos segundos, complican do ainda mais as contas para o Sporting CP, que ficou reduzido a apenas nove unidades quando faltavam jogar 30 minutos até ao término.
Ainda assim, a verdade é que até
RÚBEN AMORIM: “SEI QUE ESTA EQUIPA PODE DAR A VOLTA”
Depois do apito final, o treinador Leonino Rúben Amorim fez uma análise ao encontro. “Não entrá mos tão bem na partida, tivemos alguma pressa em meter a bola na frente. O jogo estava confuso e depois num ressalto a bola sobrou e houve o penálti, que veio com a expulsão. Isso condicionou muito o jogo, mais uma vez. Depois o Sebastián Coates saiu por se ter ressentido da lesão e veio o segundo golo, que tornou tudo mais complicado. Foi mais ou menos a mesma história de Marselha”, começou por afirmar, reiterando depois a confiança em Ricardo Esgaio.
“Tenho confiança máxima no Esgaio e quando digo isto não quer dizer que o meta a jogar a toda a ho ra ou já no próximo jogo. Enquanto os jogadores derem o máximo vão ter a protecção do treinador, e o Esgaio vai tê-la porque é uma escolha minha. Quando há erros individuais, a responsabilidade é minha porque eu é que os meto a jogar. Tenho confiança no Ricardo Esgaio, provavelmente ele é que anda com um pouco menos de confiança”, referiu, explicando ainda que Pedro Porro não foi titular por gestão, pois “não podia jogar mais do que 25 ou 30 minutos”.
Rúben Amorim desvalorizou depois o facto de as contas do grupo estarem mais difíceis, tendo em conta que o Sporting CP é agora terceiro. “Sabíamos que o grupo era equilibrado e complicado, o ob jectivo continua a ser vencer os dois próximos jogos. Os resultados não podem mudar a nossa forma de encarar os jogos. Sabemos da responsabilidade que temos e é esse o objectivo. Ainda estamos na corrida, está tudo em aberto e sei que a equipa pode dar a volta”.

NA ‘ILHA VERDE’ SORRIU O LEÃO
NUM JOGO COM DUAS PARTES BEM DISTINTAS, O SPORTING CP TEVE DE SE APLICAR PARA LEVAR OS TRÊS PONTOS DOS AÇORES PARA ALVALADE. HIDEMASA MO RITA MARCOU À SUA EX EQUIPA AINDA NA PRIMEIRA PARTE E, DEPOIS, NUM SEGUNDO TEMPO BEM MAIS EXIGENTE, A TURMA VERDE E BRANCA SEGUROU – COM ANTONIO ADÁN A BRILHAR – AQUELA QUE FOI A SEGUNDA VITÓRIA CONSECUTIVA NA LIGA, CONFIRMADA COM UM GOLO DE NUNO SANTOS AOS 90 MINUTOS. SÓ DEPOIS, DE FORMA INSUFICIENTE, CHEGOU O GOLO DOS AFOITOS AÇORIANOS EM PERÍODO DE DESCONTOS.


Houve muita chuva, sol a es paços e, debaixo deste clima sempre instável e imprevisível de Ponta Delgada, a tarde de fu tebol no Estádio de São Miguel também teve duas caras dife rentes. No entanto, os Leões de Rúben Amorim conseguiram impor-se, primeiro, e soube ram sofrer, a seguir, para levar os três pontos na bagagem de regresso a casa. Desta forma, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal vi sitou e bateu, no passado sába do, o CD Santa Clara por 1-2 na nona jornada da Liga Portugal.
Mais uma vez a parecer no sí tio certo, Hidemasa Morita marcou pela segunda jorna da consecutiva e Nuno Santos fez o seu quarto golo da época, aumentando a sua influência directa para seis tentos Leoni nos, ou seja, dos 24 golos do Sporting CP em 2022/2023, 25% passaram pelos pés do ala (quatro golos e duas assistên cias em todas as competições). Para enfrentar o – à entrada pa ra esta partida – 16.º classifica do da Liga, o treinador Rúben Amorim promoveu duas alte rações relativamente ao onze
apresentado em Marselha: Pau linho e o capitão Sebastián Coa tes – regresso após lesão – foram titulares, enquanto Gonçalo Iná cio e Francisco Trincão começa ram no banco de suplentes – as ausências de Pedro Porro, Luís Neto e Daniel Bragança já eram conhecidas. Por sua vez, Manuel Ugarte cumpriu em São Miguel o seu 50.º jogo de Leão ao peito. Feridos neste arranque de época,
os açorianos não venciam há três jornadas, quando conseguiram o único triunfo na Liga até à da ta e eram, juntamente a CS Ma rítimo e FC Famalicão, o ataque menos concretizador da prova, com cinco golos marcados. No entanto, o desaire Leonino na época passada neste Estádio de São Miguel servia de claro aviso. Dado o apito inicial, enquanto ainda entravam muitos adeptos
para as bancadas, os dois con juntos foram repartindo a pos se de bola, com os Leões a ten tarem empurrar o CD Santa Clara para o seu meio-campo defensivo. A primeira investida chegaria num rápido contra-ata que do Sporting CP conduzido por Nuno Santos, embora sem a definição adequada. E os pri meiros 20 minutos ficaram mar cados precisamente pela pouca
acção perto das duas balizas. A seguir, surgiram dois possíveis pontapés de penálti para o Spor ting CP e se o primeiro, sobre Nuno Santos, foi assinalado, mas revertido após o árbitro Artur Soares Dias ter analisado as ima gens, o segundo – mais discutí vel –, por braço na bola de Paulo Eduardo, não mereceu a mesma atenção da equipa de arbitragem. A partir daí, a turma de Alvala de foi-se fazendo com as rédeas do jogo, tentando encontrar os espaços nas numerosas e com pactas linhas do CD Santa Clara. Chovia já copiosamente quando Hidemasa Morita começou a surgir no ataque e viu dois rema tes promissores serem-lhe blo queados dentro da área.
NOVO GOLPE DE SAMURAI A ABRIR
Ora, não foi à primeira nem à segunda, mas sim à terceira que o médio japonês marcou e adiantou os Leões no marca dor à passagem da meia hora e frente à sua ex-equipa. Depois de um serpenteante lance in dividual de Edwards, o guar dião Gabriel Batista defendeu o remate do inglês, mas Morita voltou a chegar à área na hora e espaço certos, tal como na últi ma jornada, para cabecear para o fundo das redes na recarga – segundo golo do japonês na Liga e em jogos consecutivos. Muitos adeptos não chegaram a ver o 0-1, pois só depois da meia-hora de jogo é que já não havia fila para entrar na banca da visitante do estádio – cada vez mais preenchida, sobretudo de verde e branco. No total, o Estádio de São Miguel acolheu 4447 espectadores no encontro. Mais paciente, o Sporting CP continuou a ter mais bola e à procura do segundo. Sairia na
liderança do marcador para o in tervalo, mas não sem antes levar um susto na única ameaça ofen siva da formação de Mário Silva nos primeiros 45 minutos: num venenoso cruzamento para o se gundo poste, Gabriel Silva surgiu de rompante, mas atirou ao lado. Por sua vez, cada vez que os Leões aceleravam o jogo pu nham os locais em sentido. Numa dessas situações, nascida a partir de uma imparável ar rancada de St. Juste pela direita, Edwards foi servido na perfeição em zona privilegiada, dominou, mas não conseguiu rematar nas melhores condições e o 0-1 se guiu para o segundo tempo. Durante o intervalo, raios de sol bíblicos foram rasgando o céu insular carregado de nuvens até então, e não era só o clima que estaria para mudar. Com o sol que a segunda parte trouxe, chegou também um CD San ta Clara bem mais atrevido e
que testou Antonio Adán, por Pedro Bicalho, logo no reata mento. A entrada de Tagawa ao intervalo deu outra agitação ofensiva à equipa de Mário Silva. Pouco depois, Amorim trocou St. Juste por Gonçalo Inácio e já à passagem dos 55 minutos, Edwards voltou a protagonizar mais uma grande situação de golo para os Leões. Desenfreado, partiu a alta velocidade da direi ta para dentro, foi tirando adver sários do caminho bem ao seu estilo, mas já no interior da área falhou na finalização e atirou ao lado. A seguir, Paulinho ficou a queixar-se de falta na área adver sária, mas nada seria assinalado. Daí em diante, o conjunto aço riano começou a discutir cada vez mais a posse de bola, bem como a somar aproximações pe rigosas, que a defesa Leonina foi conseguindo resolver. No ataque verde e branco havia espaço para fazer estragos, no entanto faltou

sempre melhor definição nas transições e Amorim voltou a mexer, lançando Trincão para o lugar de Paulinho e, mais tarde, à entrada para os derradeiros 15 minutos, Sotiris Alexandropou los e Rochinha renderam Morita – muito aplaudido pelas ban cadas – e o irrequieto Edwards. Crescia, por sua vez, a crença do CD Santa Clara e dos seus adeptos. Enquanto os Leões não ‘matavam’ o jogo, os açorianos tinham razões para se manterem vivos nele e agarraram-se a isso com tudo. Já os Leões tiveram num irredutível Adán o melhor comandante na fase mais turbu lenta da partida.

NAS MÃOS DE ADÁN ATÉ
‘MATAR’ O JOGO
Primeiro, de longe, Ricardinho tentou a sua sorte com um gran de pontapé, mas o guarda-redes espanhol ‘voou’ para impedir o empate. Lutava-se cada vez mais no relvado com o aproximar do apito final e o CD Santa Clara não deitou a toalha ao chão, so mando as melhores situações de golo nesta fase. Já aos 83 minu tos, o recém-entrado Bruno Al meida rematou forte e colocado à entrada da área, porém só mais uma enorme defesa de Adán, plena de reflexos e agilidade, evitou o pior – acabaria distin guido como Homem do Jogo.

Foi a vez de os Leões aguen tarem o ascendente açoria no, espreitando também a sua
sorte nas transições, e assim foi.
A partir de um desses lances, em cima dos 90 minutos, seguiu-se um pontapé de canto rechaça do para fora da área, onde Nu no Santos, de primeira, encheu o pé para fazer o 0-2 e garantir os suados três pontos nos Aço res, embora já no último mi nuto de compensação Tagawa tenha reduzido, de forma insu ficiente, para o CD Santa Clara. No fim, foram os Leões a respi rar de alívio e a sorrir, fazendo
com que a ‘ilha Verde’ – tal é a abundância de vegetação em redor do Estádio de São Miguel – tenha ficado ainda um pou co mais verde (e branca), ape sar da afoita reacção açoriana. Atingidos, assim, os 16 pontos e o sexto lugar na Liga Portugal, para os Leões de Rúben Amo rim seguiu-se o regresso à UEFA Champions League, iniciando a segunda volta do grupo D com a recepção ao Olympique de Mar seille, na passada quarta-feira.
RÚBEN AMORIM: “TEMOS DE ESTAR SEMPRE NO MÁXIMO”
Terminada a exigente partida em Ponta Delgada, Rúben Amo rim, treinador Leonino, esteve em conferência de imprensa a analisar o encontro, começando por traçar claras diferenças entre as duas partes. “Foi uma primeira parte com o CD Santa Clara muito organizado e fechado e tivemos paciência até fazer o golo. Depois, tivemos outras oportunidades e fomos para o in tervalo sem deixar o adversário fazer transições”, começou por dizer aos jornalistas presentes na sala de imprensa, continuando. “Na segunda, sabíamos que o CD Santa Clara ia arris car e foi isso que aconteceu. Tivemos espaço nas costas para usar, não o fizemos, baixámos a intensidade e per demos muitos duelos. O bom de hoje foi, sem dúvida, o re sultado e o Adán”, realçou, acrescentando sobre o guardião espanhol: “Voltou a demonstrar toda a sua capacidade”. Depois de ter referido que a saída de Jeremiah St. Juste pouco depois do intervalo “foi gestão, porque está a voltar à competi ção”, Amorim revelou-se feliz, acima de tudo, pelo triunfo, mas frisou que a equipa é capaz de melhores exibições. “Faltou-nos qualquer coisa, baixamos a intensidade e somos capazes de me lhor, embora tenhamos tido também boas oportunidades. Fico contente com a vitória e há muito trabalho pela frente”, refe riu, antes de deixar também elogios à atitude da equipa adver sária, que complicou o encontro aos Leões na segunda parte. “O adversário, com várias limitações e praticamente sem cen trais, mostrou que o querer tem muita força e por isso é que nós também fomos Campeões na primeira época. O futebol tem des tas coisas, nem sempre os mais fortes ganham e nós temos de estar sempre no máximo. Parabéns ao CD Santa Clara pela atitu de e parabéns aos meus jogadores pela vitória”, disse o treinador verde e branco, concluindo: “Sabemos que podemos fazer mais, mas noutras vezes em que jogámos bem e demos tudo, numa oportunidade perdemos um jogo. Desta vez, tivemos um pouco a felicidade do jogo”.
DUELO INGLÓRIO EM ALCOCHETE
EXPULSÃO DE DIOGO PINTO AOS 62 MINUTOS CONDICIONOU, MAS MESMO COM DEZ OS LEÕES DIVIDIRAM O JOGO FRENTE AO OLYMPIQUE DE MARSEILLE
FORMAÇÃO YOUTH LEAGUE Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Isabel SilvaDepois da goleada aplicada em França (0-6), cerca de uma se mana antes, o Sporting Clube de Portugal empatou 1-1 com Olympique de Marseille na úl tima quarta-feira, em jogo da quarta jornada do grupo D da UEFA Youth League realizado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. Apesar de terem so mado apenas um ponto, num duelo ingrato e no qual foram melhores, os Leões mantêm -se ainda na liderança com oito pontos, a par dos alemães do Eintracht Frankfurt.

O técnico Filipe Çelikkaya fez duas alterações no onze, pro movendo as entradas de Diogo
Pinto, que substituiu Diego Ca lai, ao serviço da equipa princi pal na UEFA Champions Lea gue, e Martim Marques, que fez o lugar do castigado David Monteiro na ala esquerda. A formação verde e branca entrou a dominar, com mais posse de bola e volume ofensivo, criando a primeira grande oportunidade logo nos minutos inaugurais. Na sequência de uma transição rápida, Rodrigo Ribeiro serviu Afonso Moreira, que trabalhou bem no lado esquerdo do ata que e galgou metros até entrar na área, acabando por rematar ao poste. A superioridade Leo nina era inquestionável, com o Olympique de Marseille a reve lar dificuldades para construir, e já a meio da primeira parte
Samuel Justo sofreu falta e viu o árbitro apontar para a marca de penálti. Na conversão, Mateus Fernandes assumiu as despesas, mas permitiu a defesa do guar da-redes com a bola a ir ao ferro. Em cima da meia-hora de jogo, o conjunto visitante assustou pe la primeira vez Diogo Pinto, que brilhou com uma grande defesa em resposta a um remate acro bático. Ainda assim, o Sporting CP chegou ao intervalo por ci ma, com Renato Veiga a também dispor de uma boa oportunidade para marcar, mas o disparo pas sou a centímetros do travessão, no último lance digno de registo. No regresso dos balneários, o Sporting CP entrou a todo o gás e, já depois de Rodrigo Ribei ro ter falhado o golo na cara do guarda-redes, atirando por cima, chegou mesmo ao 1-0 à passa gem dos 51 minutos. Mateus Fer nandes bateu o canto na direita e encontrou na área Gilberto Ba tista, que subiu mais alto do que todos e finalizou com um belo cabeceamento sem dar hipóteses de defesa. De referir que este foi o primeiro remate certeiro do cen tral na presente temporada. Mesmo em vantagem, os Leões nunca tiraram o pé do acelera dor e continuaram a insistir no ataque, sempre com um bloco subido. No entanto, acabariam por sofrer um duro revés aos 62 minutos, com Diogo Pinto a ver o cartão vermelho directo de pois de cometer uma falta à en trada da área, deixando a equipa com menos uma unidade ainda com cerca de meia hora para jo gar. Francisco Silva, em estreia na competição, assumiu então os postes da baliza verde e branca e até começou bem, ao defender o livre directo originado pela falta que deu a expulsão. Ainda as sim, na recarga, o Olympique de Marseille chegou à igualdade aos 65 minutos e alterou a toada do encontro, que a partir daí ficou mais dividido, com as duas equi pas a terem a iniciativa. Já com Marco Cruz, Rafael Nel e Gabriel Tavares em campo, este último a realizar o primeiro jogo na prova, a partida passou a ser discutida quase sempre no mio lo, com o aspecto físico e a com batividade a ganharem um papel crucial. Ao mesmo tempo, as ocasiões escassearam até ao api to final, apesar das tentativas de ambos os conjuntos para tentar
criar lances prometedores.
Os Leões, que se destacam por ainda não terem perdido qual quer duelo nesta competição, têm também uma das duas de fesas menos batidas de toda a UEFA Youth League a par do
Real Madrid CF, com dois go los encaixados. O próximo en contro está marcado para 26 de Outubro, em Londres, contra o Tottenham Hotspur FC, para a quinta e penúltima jornada da fase de grupos.
FILIPE ÇELIKKAYA: “TEMOS DE ESTAR SEMPRE A UM NÍVEL ALTO”
No rescaldo do encontro, o técnico Leonino Filipe Çelikkaya ad mitiu que esta não foi a melhor exibição dos seus jogadores, mas realçou ainda assim a superioridade da turma verde e branca.
“Não entrámos tão bem quanto gostaríamos, mas acabámos por ser sempre dominadores. Ainda assim, nas competições em que estamos inseridos e nos jogos anteriores estivemos a um nível mais elevado. Já transmiti isso aos jogadores e quero realçar que isto é uma aprendizagem para nós. Quando jogamos num clube grande, temos de estar sempre ligados e a um nível muito alto.
Temos de caminhar para aí, para a excelência”, começou por afir mar aos jornalistas.
“Em nove dias jogámos três jogos, mas não acredito que tenha sido fadiga muscular, talvez mental porque são jovens. No en tanto, olhamos para isto como uma evolução pois estamos a ha bituar-nos a este ritmo de trabalho. Não quero dar os parabéns à equipa, pois isto é uma maratona, mas temos mais dois jogos para rectificar o que aconteceu aqui hoje”, sublinhou. Filipe Çelikkaya mostrou-se depois satisfeito com o facto de o Sporting CP ter uma das defesas menos batidas em toda a com petição, com apenas dois golos encaixados em quatro jogos. “Não sofrer golos é um bom sinal do ponto de vista colectivo. Olhamos para isso de uma forma feliz e temos de continuar nesse registo para que possamos seguir em frente na competição”, frisou.
DIOGO TRAVASSOS:
“LEVAMOS ISTO COMO UMA APRENDIZAGEM”
Já Diogo Travassos, ala de 18 anos que foi titular nos Leões, à semelhança do que acontecera nas três partidas anteriores, con siderou que “o jogo demonstrou a identidade do Sporting CP”. “Mesmo depois de uma grande adversidade continuámos à pro cura dos três pontos. Tentámos concertar o erro do nosso colega porque é assim que funcionamos, onde vai um vão todos. Conti nuámos à procura do golo e isso foi notório, estivemos por cima mesmo depois de ficarmos reduzidos a dez. Não conseguimos, mas levamos isto como uma aprendizagem para o futuro”, disse, antes de acrescentar: “Devíamos ter entrado como uma melhor atitude na primeira metade e ser mais eficazes. Agora resta-nos trabalhar e melhorar para os próximos encontros”.

LEÃO COM SANGUE FRIO CONSEGUE OS TRÊS PONTOS
OPINIÃO
HORA DE REFLECTIR... MAS DE TOCAR A UNIR
A equipa B de futebol do Spor ting Clube de Portugal venceu o Real SC por 1-0, no sábado, em jogo a contar para a ronda cinco da série B da Liga 3.
Num início de encontro muito dividido, a primeira oportuni dade pertenceu aos Leões, com Vando Félix a desbravar cami nho no flanco direito e a atirar por cima da baliza adversária. Apesar do equilíbrio, era o Spor ting CP quem mais procurava criar perigo. Aos 32 minutos, Dio go Abreu tentou a sorte com um remate forte para defesa segura do guardião adversário, e apenas dois minutos depois, o Sporting CP protagonizou a melhor oportuni dade até então, com Vando Félix a atirar com selo de golo, mas a bola saiu junto ao poste.
Até ao fim da primeira parte, não houve mais ocasiões dignas de registo, com Sporting CP e Real SC a descerem aos balneá rios empatados a zero.
Nos segundos 45 minutos, os comandados de Filipe Çelikkaya
continuaram a ter mais posse de bola, apesar de as situações de perigo terem escasseado. Ainda assim, aos 53 minutos, Afonso Moreira teve uma boa oportuni dade, com a bola a sair por cima do travessão, e aos 59’, após um canto batido por Mateus Fer nandes, Rodrigo Ribeiro cabe ceou ao lado.
Já aos 72 minutos, chegou final mente o tento verde e branco.
Depois de uma jogada de mes tre de Mateus Fernandes, Diogo Abreu atirou de primeira para o fundo das redes e inaugurou
o marcador no Estádio Aurélio Pereira (1-0).
Já perto dos 90 minutos, Diogo Cabral atirou fraco para a defesa segura do guarda-redes adversá rio e, em cima do término, Fran cisco Canário apareceu na cara do golo, mas falhou, naquele que foi o último lance digno de regis to por parte dos Leões. O Sporting CP venceu de for ma merecida e alcançou assim o terceiro triunfo consecutivo na Liga 3, além de ter atingido tam bém o terceiro jogo seguido sem sofrer qualquer golo.
FILIPE ÇELIKKAYA: “PARABÉNS À EQUIPA PELO QUE DEMONSTROU”
Após a partida Filipe Çelikkaya era um treina dor orgulhoso pelo que a equipa fez ao longo da partida.
“Cada jogo na Liga 3 é muito complicado. Sabía mos que o Real SC seria um adversário altamen te competitivo, já os conhecíamos de anos ante riores. Depois há a parte da gestão, pois estamos em competições distintas ao mesmo tempo, mas isso oferece a possibilidade de alguns jogadores terem mais minutos. Ficamos muitos satisfei tos por aquilo que a equipa fez hoje durante os 95 minutos”, começou por dizer aos meios de
comunicação do Sporting CP. Entre UEFA Youth League e Liga 3, os jovens jogadores Leoninos têm tido pouco tempo para descansar e preparar o encontro seguinte, contu do o treinador considera que este cenário é pro veitoso para o futuro e mostra-se agradado com a resposta dada: “Jogar de três em três dias é fan tástico para estes jogadores, pois assim mudam o chip constantemente e adaptam-se a realidades competitivas mais exigentes. O conjunto esteve muito bem e os meus parabéns à equipa pelo que demonstrou ao longo do jogo”.

SPORTING CP
REAL SC
O rótulo de passar de bes tiais a bestas é, desde sem pre, recorrente no desporto, bem como o contrário. Afi nal, sempre assim foi, não é de agora, e isso, porque o jogo é vivido intensamente a cada momento, até apimenta a clubite. Porque a paixão é tantas vezes irracional.
E é esta a verdade para a grande maioria dos adeptos, porque eles − eu também − o vivem sempre com a lógi ca da paixão, e onde tantas vezes prolifera o emocional, o que não tem, de forma al guma, de ser minimamente condenável.
É assim de todo o sempre. Assim será no futuro. É tanto isto que faz mover a paixão pelo Clube.
Eu, que não sou o pior dos pessimistas, e que tendo a ser calmo, também falo sozinho, dou palmadas nas cadeiras, chamo até nomes quando as coisas não correm bem, no fundo sou apenas mais um dos “irracionais” na vivência do nosso Sporting CP.
E se era em mais jovem, as sim continuo. É sinal que o meu Sportinguismo conti nua exacerbado e imaculado.
Gosto de ver o nosso Clu be, como todos vocês, ga nhar sempre. É isso que nos move e é nisso que a cada jogo, independente da mo dalidade ou do adversário, acreditamos.
Na quarta-feira, confesso que esperava mais. Não o dizer seria contra a minha forma de estar. Fez-me até
lembrar a Lei de Murphy a forma como decorreu a par te inicial do jogo, e não só, com os franceses. A repetir o ocorrido na semana anterior em terras gaulesas.
Escrevo ainda esta coluna de opinião a quente, logo tris te com esta exibição, como com qualquer outra derro ta do nosso Clube. Detesto ter este sentimento − pouco antes havia tido também no basquetebol − mas quero en contrar motivos para tentar ver coisas positivas numa derrota. Não quero passar paninhos quentes, mas que ro acreditar em dias me lhores. Será um chavão di zer que dias melhores virão? Que seja, mas eu acredito nisso.
Será outro chavão dizer que temos que levantar a cabe ça? Que seja, mas tenho a profunda convicção que os rapazes assim o farão. Uma coisa sei e não é chavão al gum. Quando as coisas cor rem menos bem, poderia até escrever sobre História Leo nina − uma ‘praia’ que gosto tanto de abordar − e não dos resultados desportivos. Mas não. Apesar da minha ‘irra cionalidade’, gosto demais do Sporting Clube de Portugal para o abandonar ou fugir do assunto nos maus momen tos. Afinal, recordo-me tanto das palavras de um grande Leão, já falecido, que tantas vezes me dizia: ‘Somos do Sporting porque o amamos. Não pelos resultados do fu tebol. Porque se assim fosse não o seríamos’. Já agora, e para terminar, tentando ver algum positivismo num mo mento em que reafirmo estar a escrever a quente, e natu ralmente desanimado. Ainda estamos em todas as disputas possíveis. Domingo há jogo para a Taça de Portugal, e é para ganhar.
A hora é de reflectir, mas so bretudo, e obrigatoriamente, de ter que tocar a unir.

TRIUNFO CONQUISTADO EM CASA
JOVENS LEONINOS SOMARAM A PRIMEIRA VITÓRIA DA ÉPOCA COM DOIS GOLOS DE NICOLAI SKOGLUND.
da Liga Revelação.
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal re cebeu e venceu, na última ter ça-feira, o CD Mafra por 2-1 na quarta jornada da primeira fase

Com o guarda-redes georgiano Papuna Beruashvili em estreia absoluta pelo emblema de Al valade, tendo sido titular no Estádio Aurélio Pereira, em Al cochete, foram os Leões a criar perigo logo aos sete minutos,
SPORTING CP
CD MAFRA2 ‑ 1
Sporting CP: Papuna Beruashvili [GR], Gonçalo Braga, Chico Lamba (Pedro Silva, 61’), David Moreira [C], João Ferreira, Diogo Abreu (Alexandre Brito, 46’), André Gonçalves (Adam Arvelo, 61’), Rafael Besugo, Nicolai Skoglund, Rodrigo Marquês e Joelson Fernandes (Lucas Dias, 78’). Treinador: Tiago Teixeira. Disciplina: cartão amarelo para Gonçalo Braga (51’)
quando Rodrigo Marquês bateu um livre para uma excelente de fesa de Renan Bragança.
O 1-0 chegou perto da meia-ho ra, quando um passe longo de Chico Lamba encontrou Nicolai Skoglund e o avançado norue guês picou a bola sobre o guar dião do CD Mafra, inaugurando o marcador.
Os visitantes responderam e po diam ter empatado aos 44 minu tos, por intermédio de Leandro Ferreira, mas a tentativa saiu ao lado.
Assim, ao intervalo, o Sporting CP vencia por 1-0.
A formação verde e branca − com Alexandre Brito no lugar de Diogo Abreu para o segundo tempo − voltou a começar bem e teve duas oportunidades nos pés de Rodrigo Marquês e de Joel son Fernandes, mas não conse guiu dobrar a vantagem.
Quem marcou acabou por ser mesmo o CD Mafra, quando conquistou um penálti aos 60 minutos e João Dias converteu para o 1-1.
Entraram, depois, Pedro Silva e Adam Arvelo e saíram Chico
Lamba e André Gonçalves, e o golo Sportinguista voltou a surgir.
Um excelente trabalho de Rodri go Marquês pela direita resultou numa assistência perfeita para Nicolai Skoglund, no coração da área, finalizar, bisar e estabelecer
o 2-1 final.
Lucas Dias ainda entrou para o lugar de Joelson Fernandes e o resultado não sofreu mais alterações.
Os sub-23 Leoninos vão ago ra visitar o CF Estrela da Amadora.
A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal em patou, no sábado, a uma bola com o CF “Os Belenenses” em jogo a contar para a ronda nove da zona Sul do Campeonato Na cional de juniores.

Partida a começar equilibrada no Estádio Aurélio Pereira, com os Leões e os visitantes muito idênticos na posse de bola e nas oportunidades junto às balizas.
O primeiro sinal de perigo do Sporting CP foi dado aos 11 mi nutos com Henrique Arreiol a atirar por cima da baliza adver sária e quinze minutos depois um cabeceamento de Micael Sa nhá quase dava em golo, mas a bola saiu junto ao segundo poste.
À passagem da meia-hora de
jogo Pedro Sanca também protagonizou uma jogada de excelência no flanco direito, mas no remate a bola acabou por sair junto ao poste da baliza adversária. Segundos depois a pontaria voltou a ser madrasta para os Leões, num remate em arco de Guilherme Santos. Nesta fase do jogo já era o Spor ting CP que construía mais e o CF “Os Belenenses” seguia mui to encostado à defesa, com Ra fael Nel, aos 38 minutos, a estar perto de fazer o primeiro golo dos Leões e da partida, mas o guarda-redes do Belém agarrou à justa o esférico.
Assim, apesar de algumas opor tunidades claras de golo para o Sporting CP, a partida manteve o nulo até ao intervalo.
No início da segunda parte não
houve alterações nas equipas, nem no ímpeto da equipa Leoni na. Aos 47 minutos, Pedro Sanca num roubo de bola ao guarda -redes quase fazia golo, mas a bola não entrou. Manuel Men donça a seguir também tentou a sorte, mas não teve sucesso. Contudo, contra a corrente do jogo, o CF “Os Belenenses” che gou ao golo por João Machado, abrindo assim o marcador.
O Sporting CP reagiu ao golpe por Micael Sanhá, aos 66 minu tos, através de um remate muito forte, mas o guarda-redes Fran cisco Pereira defendeu e, aos 80 minutos, a vida ficou ainda mais difícil para os Leões com a ex pulsão de Tiago Parente. Apesar disso, o Sporting CP não desistiu de procurar outro re sultado e foi em tempo de com pensação que chegou ao golo ao beneficiar de um pontapé de pe nálti. No frente-a-frente com o guarda-redes, Manuel Mendonça não vacilou e marcou para os co mandados de Pedro Coelho. Bola para um lado, guarda-redes para o outro e estava reposta a igual dade no marcador (1-1), que não se alterou mais até ao fim.
SPORTING CP
JUVENIS REGRESSAM AO CAMINHO DAS VITÓRIAS
COM A REVIRAVOLTA NO TERRENO DO REAL SC, OS JOVENS LEÕES SEGUEM LÍDERES ISOLADOS COM 28 PONTOS E COM OS MELHORES REGISTOS OFENSIVOS E DE‑ FENSIVOS DA SÉRIE: 35 GOLOS MARCADOS E 8 SOFRIDOS.
Depois de terem perdido pon tos pela primeira vez na jorna da anterior, com um empate inglório, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, no passado domingo, o Real SC por 2-4 na partida que encer rou a décima jornada da série C do Campeonato Nacional. Ainda assim, foi o conjun to de Massamá a começar da melhor maneira e com eficá cia máxima. No único remate
enquadrado feito na primeira parte, o Real SC inaugurou o marcador aos 17 minutos por Duarte Pereira. Contudo, du raria muito pouco a desvanta gem Leonina. Volvidos apenas cinco minu tos, Rodrigo Viola marcou para os jovens Leões e, logo a seguir, Geovany Quenda com pletou a reviravolta. Três mi nutos bastaram para lançar o Sporting CP rumo à vitória, que até ao intervalo continuou a dominar (33%-67% de pos se de bola) e, novamente por
Geovany Quenda, chegou ao 1-3.
Já na segunda parte, à passa gem da hora de jogo, Quenda completou o seu hat-trick , sen do assistido pelo recém-entra do Gabriel Silva e o triunfo verde e branco já não fugiu. Contudo, a partida só termi naria depois de novo golo do Real SC, outra vez do jovem Duarte Pereira, que reduziu e fechou a contagem em 2-4. Na próxima jornada, os juve nis de José João recebem a AD Oeiras.
de Outubro de
REAL SC
Campeonato Nacional – 1.ª fase – Série C
Desportivo
SPORTING CP2 ‑ 4
Viola
Geovany Quenda
Sporting CP: Martim Botao [GR], Daniel Costa, Atanásio Cunha (Konstantin Nikitenko, 87’), Rafael Mota, Diogo Pereira, Eduardo Felicíssimo, Rodrigo Viola, João Simões [C] (Sérgio Matos, 67’), Gabriel Melo (Gabriel Silva, 61’), Manuel Kissanga (Fernando Sadjó, 87’) e Geovany Quenda (Afonso Vitorino, 67’). Treinador: José João.
A protagonizar um excelen te arranque de temporada, a equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal foi ao terreno do FC Alverca go lear por 0-4, no passado sába do, mantendo assim um registo perfeito de sete vitórias em sete jornadas na série D do Cam peonato Nacional. Numa partida totalmente do minada pelo conjunto verde e branco, que somou 66 ataques e 24 remates contra apenas 14 e dois do adversário, respecti vamente, além de 65% de posse de bola, o triunfo começou a ser construído ainda na pri meira parte. À passagem do minuto 14, Ricardo Yordanov inaugurou o placard no campo n.º 1 do Centro de Formação do FC Alverca a passe de José Fernandes, isolando-se ainda mais na liderança dos melhores marcadores com nove golos.

Aos 39 minutos, o mesmo Ri cardo Yordanov assistiu Estefâ nio Rúben, que fez o gosto ao pé pelo segundo duelo seguido, após ter ‘bisado’ frente ao SL
Benfica, fixando o 0-2 antes do intervalo.
No regresso para a segunda metade, a história repetiu-se com mais dois golos. Aos 54
minutos, Cleusio Garrafa assi nou o quarto da conta pessoal na presente temporada, depois de também ter facturado nos dois últimos desafios, e au mentou a diferença para 0-3. Ultrapassada a hora de jogo, já em cima dos 63 minutos, José Fernandes fechou as contas ao apontar o 0-4 final, servido por Afonso Ribeiro, naquela que foi a segunda finalização certeira do avançado em 2022/2023.
Confirmado o triunfo, os Leões mantêm-se na liderança isolada com 21 pontos, mais quatro do que o Real SC, que é segundo classificado. Além disso, a turma orientada por Bernardo Bruschy é também detentora do ataque mais con cretizador da série D, com 31 golos marcados. O próximo encontro está agendado para este domingo, dia 16 de Outu bro, em casa frente ao Real SC.
FC ALVERCA
0 ‑ 4
SPORTING CP
CLUBE INICIATIVAS
UM VERDADEIRO DIA DE SPORTING

ACTIVIDADES, SESSÕES DE AUTÓGRAFOS E EXPOSIÇÕES DE TROFÉUS: MUITO PARA VER E FAZER EM ALVALADE EM DIA DE ASSEMBLEIA GERAL.
O dia de amanhã, sábado, 15 de Outubro, vai ficar marcado pela Assembleia Geral Comum Ordi nária do Sporting Clube de Por tugal no Pavilhão João Rocha, mas a acção está longe de ficar por aí. O emblema verde e bran co preparou um conjunto de actividades para fazer deste um verdadeiro dia de Sporting CP e oferecer aos Sócios ainda mais motivos para se deslocarem a Alvalade.
A começar logo de manhã, pe las 10h00, o Jubas – a mascote oficial do Clube – vai estar na Loja Verde até às 13h00, estando sempre pronto para alegrar os mais jovens. Durante a tarde, a partir das 14h00, o Multidespor tivo vai receber um open day de ginástica de trampolins destina do àqueles que queiram experi mentar a modalidade.
As sessões de autógrafos vão preencher praticamente todo o dia e vão estar divididas entre Museu Sporting, de manhã, e Loja Verde, à tarde. Com nomes importantes da história do Spor ting CP, como Domingos Castro, Naide Gomes ou Armando Al degalega, entre outros, ou atletas que competem, hoje, de Leão ao peito, como Patrícia Mamona, João Almeida, João Vieira ou Maiara Niehues, os Associados
SESSÕES DE AUTÓGRAFOS
10h00-11h00 - Museu Sporting - Armando Aldegalega e San dra Teixeira (atletismo)
11h00-12h30 - Museu Sporting - Jéssica Inchude e Adília Silvé rio (atletismo)

12h30-14h00 - Museu Sporting - Cátia Azevedo, Vera Barbosa e Patrícia Lopes (atletismo)
13h00-14h00 - Museu Sporting - João Almeida (hóquei em patins)
14h00-15h30 - Loja Verde - Patrícia Mamona, Tiago Pereira e Naide Gomes (atletismo)
15h00-16h00 - Loja Verde - Sofia Silva e Maiara Niehues (futebol)
15h30-17h00 - Loja Verde - Lorène Bazolo e João Coelho (atletismo)
17h00-18h00 - Loja Verde - João Vieira, Mauro Pereira e Do mingos Castro (atletismo)
e os adeptos interessados vão poder receber um autógrafo e trocar algumas palavras com fi guras Sportinguistas. Outro dos pontos altos vai ser a exposição de troféus na Loja Ver de, no Hall VIP e no Museu Spor ting. Desde a Liga 2020/2021 da equipa principal de futebol até à Supertaça 2022 de futsal,
passando pelas Supertaças de rugby feminino e basquetebol e pelos Campeonatos Nacionais de estrada de atletismo, alguns dos mais importantes e recentes títulos conquistados pelo Spor ting CP vão estar à vista de todos. Confira todos os horários e lo cais das actividades nos quadros abaixo.
EXPOSIÇÕES DE TROFÉUS
10h00-20h00 - Loja Verde - Campeonatos Nacionais de estrada de atletismo 2022
10h00-20h00 - Multidesportivo - Supertaça de futsal 2022
10h00-20h00 - Hall VIP - Supertaça de basquetebol 2022
10h00-20h00 - Hall VIP - Supertaça feminina de rugby 2022
10h00-20h00 - Museu Sporting (sala futebol) - Liga 2020/2021

ACTIVIDADES
10h00-13h00 - Loja Verde - presença do Jubas
14h00-18h00 - Multidesportivo - open day trampolins
ASSEMBLEIA GERAL
dia 15 DE OUTUBRO | Pavilhão João Rocha
horário: 09h15
Abertura de portas. 18h30
Encerramento da votação (todos
Sócios
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Podem aceder à Assembleia todos os Sócios que, no gozo dos seus direitos, tenham a quota de Setembro de 2022 regularizada.
Para acesso, os Sócios devem apresentar o seu cartão de Sócio (em formato físico ou digital) acompanhado de um documento identificativo com fotografia
É Ponto Único de Trabalho desta Assembleia Geral a “Apreciação e votação do Relatório de Gestão e as Contas do Sporting Clube de Portugal, respeitantes ao exercício de 1 de Julho de 2021 a 30 de Junho de 2022, elaborado pelo Conselho Directivo e acompanhado do Relatório e Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar”.
Os documentos respeitantes a este ponto, estão disponíveis para consulta no Centro de Atendimento, localizado na Loja Verde do Estádio José Alvalade, e podem ser consultados em www.sporting.pt/pt/sporting.pt/assembleia-geral, com acesso permitido apenas aos Sócios que cumpram os critérios mencionados supra.
SINTESE DO RELATÓRIO E CONTAS DO CLUBE 2021/2022
O Sporting CP fechou as contas de 2021/2022 com um lucro de €13.6M, resultante do sucesso da reestruturação financeira aliado à solidez operacional sustentada pelo regresso da actividade à normalidade após o período pandémico e pelo crescimento recorde das receitas. Os principais movimentos ocorridos no exercício 2021/2022 encontram-se ex plicados no quadro (abaixo):
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS Eur'000 Junho 2021 Eur'000 Junho 2022 Variação Eur'000

Observações
Aumento das quotizações em €1M e das inscrições nas modalidades em €1,2M; Outros rendimentos e ganhos 8.734 10.597 1.863 Royalties de €2M pela utilização da marca Sporting; Ganhos/perdas imputados de subsidiárias 11 0 (11)

Vendas e serviços prestados 10.800 13.242 2.442
Fornecimentos e serviços externos (13.590) (15.949) (2.359) Acréscimo dos gastos relacionado com a reabertura progressiva da actividade; Gastos com o pessoal (1.610) (1.493) 117 Depreciações e amortizações (3.540) (3.735) (195)
Provisões e perdas por imparidade 1.909 (1.182) (3.091) Reconhecimentos de provisões relacionadas com contingências e/ou processos judiciais; Outros gastos e perdas (498) (638) (140)
Resultado operacional 2.216 842 (1.374) Resultados financeiros (2.328) 11.640 13.968 Ganho com a actualização financeira dos reembolsos antecipados de dívida. Resultado antes de impostos (112) 12.482 12.594
Imposto sobre o rendimento do período 247 1.150 903 Resultado líquido do período 135 13.632 13.497

O resultado líquido de 2021/2022 é o melhor da História do Sporting CP sendo que é apenas a primeira vez que se verificam dois resultados positivos consecutivos nos últimos dez anos, assumindo referencial IFRS, conforme é evidente no gráfico (infra):




RESULTADO LÍQUIDO – IFRS VS SNC
(Em milhares de €)
O crescimento da quotização resulta de um misto entre o sucesso das campanhas de promoção de novos Sócios, sucesso desportivo e regresso da actividade após período pandémico. O débito directo mantem-se solidamente acima dos 60% tendo sido batido o recorde de Sócios pagantes:


RECORDE DE QUOTIZAÇÃO
No exercício 2021/2022 o Clube registou um novo recorde em cash após ter batido o valor alcançado no ano anterior. Foi também batido o recorde do ponto de vista contabilístico.
RECORDE DE INSCRIÇÕES NAS MODALIDADES
Apesar das restrições à abertura de actividade durante a época de 2021/2022 o Sporting CP alcançou o recorde de inscrições nas modalidades tendo triplicado o valor relativa mente a 2020/2021.

Fundos Patrimoniais
transitados
Outras variações nos fundos patromoniais
líquido do período
dos fundos patrimoniais
8.480
4.770 4.770 4.770
(1.131) (664) 16.982 17.235
17.243 14.734 14.390 14.321 13.977 1.192 1.118
3.190
135 13.632
21.183 24.760 26.664 26.581 26.637 31.559 45.235
O balanço demonstra um aumento significativo dos fundos patrimoniais nos últimos dois anos decorrente da redução de passivo quando numa perspectiva “like for like” utlizando o mesmo normativo contabilístico, apesar da transição de SNC para IFRS ocorrida no ano passado ter gerado um aumento do activo e do passivo.
A redução do passivo monetário é evidente conforme demonstra o quadro abaixo:
Provisões
Relativamente aos saldos com as entidades relaciona das a SAD apresenta um saldo positivo com as outras empresas do grupo no valor de 16M fruto da amortiza ção da dívida da SAD à plataformas. É expectável que esta situação se reverta à medida que for vencendo o contrato da Sporting TV
GARANTIA DA MAIORIA DO CAPITAL DA SPORTING SAD
Sporting
Sporting SAD de
para 83.9% conseguindo assim garantir a maioria
VITÓRIA FOLGADA E SEM SURPRESAS
metros (2-2) e fazer o empate, que se foi registando em algu mas ocasiões.
Depois de ter garantido a pre sença na fase de grupos da EHF European League, a equipa prin cipal de andebol do Sporting Clube de Portugal regressou ao Campeonato Nacional no sába do e somou o quatro triunfo em igual número de jogos. Os Leões receberam o FC Gaia no Pavi lhão João Rocha e venceram por 39-25.


A formação visitante até entrou melhor na partida (0-2), peran te um Sporting CP a mudar o chip europeu, mas Francisco Costa saiu duas vezes do banco para converter dois livres de sete
Mais vezes o Sporting CP na frente, mas o FC Gaia deu uma boa réplica no reduto Leonino nos primeiros vinte minutos. No entanto, fruto de maior qualida de individual e também de um par de boas defesas de Manuel Gaspar, o Sporting CP começou a consolidar-se no marcador na recta final da primeira metade e foi para o intervalo a vencer por 20-16.
Os Leões regressaram ainda mais fortes na segunda metade e aos 40 minutos já venciam por mais de dez golos de diferença (29-18). Turma verde e branca
PARA A FASE DE GRUPOS DA EHF EUROPEAN LEAGUE.
muito eficaz, numa altura em que Leo Maciel entrou por uns minutos para o lugar de Manuel Gaspar.
Nos derradeiros 20 minutos, o Sporting CP continuou por ci ma e fez mais dez golos, quase dobrando o resultado da primei ra metade ao aproveitar vários
RICARDO COSTA: “A CHAVE DO JOGO FOI A DISTÂNCIA NO FINAL DA PRIMEIRA PARTE”
Ricardo Costa ficou agradado com o resultado, admitindo algum cansaço nos Leões. “Não entrá mos mal no jogo, mas não entrámos tão bem em termos ofensivos e em termos defensivos o Ma nuel Gaspar ajudou. Toada rápida e muita igualdade, mas na recta final conseguimos destacar-nos e penso que essa foi a parte chave do jogo. Na segunda parte entrámos fortes, com a bola a nosso favor e fomos capazes de finalizar com alguns contra-ataques. Parabéns ao FC Gaia, que teve uns primeiros 20 minutos de boa qualidade, enquanto nós tardámos em entrar no jogo. Fizemos apenas um treino depois da ida à Dinamarca e no início do jogo acho que isso nos pesou, assim como haver algum cansaço nos jogadores”, começou por dizer o treinador Leonino, avaliando a paragem para selecções: “Vai ser boa e má. Não vamos estar em grupo e isso é mau, mas em termos mentais vai ser bom porque os atletas vêm de um esforço muito grande”. Étienne Mocquais também falou após a partida, concordando com o técnico: “Acho que não entrá mos tão bem, mas na segunda metade estivemos melhor. Ao intervalo, o treinador disse-nos para continuarmos, para sermos sérios e acho que fizemos uma boa segunda parte e um bom trabalho. Estávamos algo cansados, tinhamos jogado há três dias, mas demos o nosso melhor”.
contra-ataques na segunda par te, na qual sofreu apenas nove golos.
Ainda assim, nos últimos minu tos o ritmo baixou, resultado de algum cansaço.
Triunfo sólido e merecido dos Leões, com Étienne Mocquais, Salvador Salvador e Francisco Costa a serem os melhores mar cadores com seis golos cada um.
Destaque ainda para Alexandre
Santos, atleta de 18 anos que foi a jogo e também marcou um tento.
O Sporting CP só volta agora a jogar no dia 22 em casa da AA Avanca, uma vez que nos próxi mos dias há compromissos das selecções nacionais - Manuel Gaspar, Francisco Costa e Mar tim Costa vão representar Por tugal, Leo Maciel a Argentina e Patryk Walczak a Polónia.
SPORTING
ENTRADA
SPORTING
VENCEU
A equipa principal de voleibol do Sporting Clube de Portugal entrou a vencer na Liga, levando a melhor sobre o Vitória SC por 3-2 no Pa vilhão João Rocha. Um encontro que foi antecedido por uma home nagem a João Fidalgo, ex-capitão Leonino que regressou a casa co mo adversário.

Esperava-se uma partida bastan te renhida e foi isso mesmo que aconteceu do início ao fim. Os co mandados de Gersinho entraram bem e fizeram o primeiro ponto, mas o marcador esteve sempre muito igualado e na recta final do primeiro set a formação visitante conseguiu descolar e acabou por vencer por 22-25.
O segundo set voltou a ser muito disputado e muito igualado, com sinal mais para o Sporting CP, que foi tendo quase sempre uma van tagem de dois pontos, mas, depois de conseguir 22-22, o Vitória SC voltou a superiorizar-se (23-25).
GERSINHO: “EQUIPA NÃO DESISTIU”
Gersinho mostrou-se satisfeito com a vitória, mas admitiu que é preciso melhorar. “Jogámos contra uma boa equipa, bem preparada, e sofremos bastante nos dois primeiros sets com as bolas na entrada porque os nossos pontas não foram tão efectivos. É o primeiro ano deles no Sporting CP e acho que sentiram um pouco a pressão, mas não podem e têm de se sentir confortáveis com esta camisola e com a pressão de ganhar. Espero que no próximo jogo isso melhore”, disse o técnico Leonino, elogiando, no geral, a postura da equipa: “Não desistiu do jogo e manteve-se. (...) Este ano temos mais possibili dade de troca. Temos peças para trocar e mudar a história do jogo. Temos é de melhorar muito mais animicamente quando estamos a jogar em casa e também precisamos dos adeptos para nos puxarem nos momentos-chave. Neste jogo ajudaram-nos”. Thiago Gelinski também falou após a partida, dizendo que “foi um grande jogo”: “Esperávamos fazer os três pontos, mas não conseguimos. Ainda assim, as vitórias são o mais importante. Estreámo-nos com várias caras novas e conseguimos fazer a reviravolta num jogo complicado diante de um bom adversário. Foi bom vencermos”.
VERDE E BRANCA NO ARRANQUE DA
SPORTING
Jardim, Gil Meireles
Tiago
erradas da arbitragem neste set e, também, anteriormente. Ainda assim, desta feita foram mesmo os Leões a vencer (25-22).
No quarto set, o Sporting CP con solidou a performance que tinha mostrado anteriormente e come çou cedo a dominar, conseguin do fazer 6-2, a maior vantagem que tinha conseguido até então, e
embalou para o triunfo justo que forçou a ‘negra’ ainda mais justa (25-22).
Na ‘negra’, a turma de Alvalade não deu hipóteses, apesar de muita igualdade no início do set, e ven ceu por 15-10.
Os Leões voltam agora a jogar nes te sábado em casa da AJ Fonte do Bastardo.
LEOAS TAMBÉM COMEÇARAM A VENCER
A equipa feminina começou, igualmente, a Liga da melhor for ma e venceu, no passado domingo, o Clube K por 1-3, com os parciais de 25-18, 22-25, 13-25 e 18-25. A partida contou para o arranque da primeira fase da competição.
9 de Outubro de 2022 | Liga – 1.ª fase - 1.ª Jornada | Pavilhão da Coriscolândia, Ponta Delgada
CLUBE KAIRÓS
(11), Gabriel Bertolini
e Josué López. Treinador:
Assim, aos minhotos bastava voltar a vencer para fechar o encontro, enquanto ao Sporting CP só triun far interessava para provocar um quarto set e a ‘negra’. O certo é que voltou a ser o Vitória SC a entrar melhor (0-3), mas o Sporting CP, com algumas mexidas, não desistiu de virar o resultado (13-12) e con solidou-o depois (18-15), podendo até, nessa altura, estar a vencer por mais não fossem algumas decisões
1
(25-18, 22-25,
3
SPORTING CP
Sporting CP: Maria Gomez (3), Bárbara Gomes (7), Vanessa Paquete (9), Amanda Cavalcanti (5), Daniana Esteves, Thaís Saraiva (9), Rafaella Bonifácio (7), Maria Maio, Greta Martinelli (5), Ana Figueiras, Jady Gerotto (12), Aline Rodrigues, Carolina Garcez e Daniela Loureiro. Treinador: Rui Pedro Costa.
BASQUETEBOL
ENTRADA MENOS BOA CONDICIONOU
LEÕES COMEÇARAM A PRIMEIRA FASE DE GRUPOS DA FIBA EUROPE CUP COM UMA DERROTA DIANTE DO ANWIL WŁOCŁAWEK, TENDO O PRIMEIRO QUARTO SIDO DECISIVO PARA O RESULTADO FINAL.
Texto: Luís Santos Castelo, Pedro Ferreira Fotografia: João Pedro MoraisNum início longe do desejado, a equipa de basquetebol do Spor ting Clube de Portugal começou a primeira fase de grupos da FI BA Europe Cup com uma der rota por 89-113 na recepção aos polacos do Anwil Włocławek. Tal como o início desta fase, o início do encontro foi infeliz para os Leões, que não conseguiram travar os forasteiros da linha dos três pontos e concederam dez lançamentos triplos no primeiro quarto. Assim, com dez minutos decorridos, o Sporting CP perdia por uns pesados 23-42.
O emblema de Alvalade conse guiu equilibrar o duelo a partir do segundo quarto, mas a dife rença conseguida pela formação
oriunda da Polónia criou con forto e tranquilidade para os vi sitantes, dificultando uma even tual reviravolta. Ao intervalo, o marcador assinalava 44-64.
O terceiro quarto iniciou com mais um triplo do Anwil Wło cławek, que não tirou o pé do acelerador. Mesmo com jogadas de bom nível no ataque, como o triplo de Travante Williams ou o vistoso afundanço de Isaiah Armwood, o Sporting CP não conseguiu aproximar-se de um adversário que se apresentou no Pavilhão João Rocha a um nível muito elevado.

Com naturalidade, os polacos aumentaram ligeiramente a van tagem e terminaram o período a vencer por 61-84.
O último quarto não começou mal para a formação de Pedro
Nuno Monteiro, tendo DJ Fen ner conseguido uma jogada de 2+1 e Marcus LoVett Jr. assina do um excelente triplo, mas ra pidamente o Anwil Włocławek voltou a entrar no ritmo na linha dos três pontos.
Sem grandes hipóteses de dis cutir o resultado, o Sporting CP lutou até ao fim e acabou por sair derrotado por 89-113. João Tro ni, jovem de 18 anos oriundo da formação, entrou para os minu tos finais.
Com 21 pontos, Travante Williams foi o principal artilhei ro dos visitados.
O Sporting CP volta a jogar para a FIBA Europe Cup na próxima semana, visitando os húngaros do BC Körmend. Pelo meio, no domingo, recebe o Vitória SC para a Liga.
SPORTING
CP
12 de Outubro de 2022 | FIBA Europe Cup − Grupo G − 1.ª jornada | Pavilhão João Rocha (23-42, 21-22, 17-20 e 28-29)
ANWIL WŁOCŁAWEK89 ‑ 113
Sporting CP: Travante Williams (21), Ricardo Monteiro (6), Marko Loncovic (4), Diogo Ventura [C] (9), António Monteiro (6), João Fernandes (10), DJ Fenner (15), João Troni, Diogo Araújo, Isaiah Armwood (6), Ivica Radić (5) e Marcus LoVett Jr. (7). Treinador: Pedro Nuno Monteiro.
TRIUNFO NA VISITA AO TERRENO DO CD PÓVOA
Quatro dias antes do encontro europeu, no sábado, os Leões já tinham ido a casa do CD Póvoa vencer por 79-94 na quarta jor nada da fase regular da Liga.
No primeiro quarto, o conjunto da casa entrou melhor e chegou a estar na frente com sete pontos de vantagem (22-15), mas os Leões deram uma resposta autoritária já nos momentos finais e operaram a reviravolta, terminando os dez minutos inaugurais a vencer por 24-28.
Já no segundo período, os homens da Póvoa de Varzim voltaram a dar luta e conseguiram recuperar a dianteira (32-30), mas não por muito tempo. Pouco depois, a turma orientada por Pedro Nuno Monteiro fez o empate (40-40) e construiu nova vantagem até ao intervalo (48-51).
No regresso para a segunda parte, o Sporting CP passou a domi nar e, depois de um parcial de favorável de 0-13, chegou a uns confortáveis 18 pontos de margem (55-73). Daí em diante, a di ferença não se alterou muito, com os Leões a entrarem no último quarto na frente por 64-79.
Já nos dez minutos finais, o CD Póvoa ainda procurou voltar a equilibrar o tabuleiro de jogo, mas sem sucesso, pois o Sporting CP foi segurando a vantagem no placard sem dificuldades de maior e confirmou assim a quinta vitória no mesmo número de partidas em todas as provas (79-94).
Nota para Travante Williams (19 pontos, sete ressaltos e duas as sistências) e Marcus LoVett Jr. (19 pontos, quatro ressaltos e qua tro assistências), os dois jogadores em maior destaque nos Leões.
CD PÓVOA
SPORTING
8 de Outubro de 2022 | Liga – fase regular – 4.ª jornada | Pavilhão Fernando Linhares de Castro, Póvoa de Varzim (24-28,
e
Sporting CP: Ricardo Monteiro (5), Marko Loncovic (6), Diogo Ventura [C] (10), DJ Fenner (12) e Isaiah Armwood (8); Travante Williams (19), António Monteiro (8), João Fernandes (6), João Troni, Diogo
LoVett
Nuno






EM PATINS EQUIPA PRINCIPAL FEMININA
SEIS CARAS NOVAS NO HÓQUEI EM PATINS FEMININO
A equipa principal feminina de hóquei em patins do Spor ting Clube de Portugal conta com seis caras novas no plantel para a temporada 2022/2023.
Carolina Correa (guarda-re des), Catarina Barbosa (de fesa), Rute Coelho (defesa/ médio), Rita Diegues (defesa), Sofia Carvalho (defesa/médio) e Matilde Granadas (médio) já trabalham às ordens do técni co Ricardo Pereira.

Carolina Correa, guarda-re des internacional colombiana de 24 anos, começou a carrei ra no seu país natal ao servi ço do Real HC, tendo passado pelos espanhóis do RS Gijón e ainda pelo CENAP, de Aveiro. “Recebi o convite com mui to orgulho e alegria. Este era um dos meus objectivos desde que cheguei a Portugal porque sempre olhei para o Sporting CP como um grande clube e uma referência”, começou por dizer aos meios de comunica ção do Clube, ela que se define como uma guardiã que trans mite “muita segurança” e que já se estreou nas Leoas: “Foi emocionante”.
Já Catarina Barbosa, defesa de 18 anos que esteve no HC Pe nafiel e CH Carvalhos e tam bém já realizou as primeiras partidas ‘a doer’, ficou “muito feliz pela confiança” deposita da pelo Clube.
“Estou aqui para ajudar a equi pa a obter bons resultados. Já começámos os jogos oficiais e quero aprender com as mais velhas, que são referências”, afirmou, elogiando a recepção por parte das companheiras. “Foi espectacular. Temos um plantel muito unido, todas as jogadoras acolheram-me mui to bem desde o primeiro dia e estamos todas a lutar pelo mesmo objectivo. Peço aos Sportinguistas que venham
apoiar-nos, porque isso seria muito importante para nós”, realçou.
Por sua vez, Rute Coelho, defe sa/médio de 25 anos que vestiu as camisolas do HC Turquel, GDR Os Lobinhos, CA Cam po de Ourique e UD Vilafran quense, mostrou-se “muito feliz por chegar ao clube do coração”. “Tem um sabor espe cial, é um orgulho representar o Sporting CP. Fui muito bem recebida, temos um grupo fan tástico e dou-me muito bem com todas as minhas colegas”, começou por dizer a jogado ra, que gosta de “sair rápido em contra-ataque” e também cumpriu já a estreia oficial com a listada vede e branca: “É
um orgulho e o concretizar de um objectivo”.
Aos 16 anos, a defesa Rita Die gues, que soma no currículo passagens pelo Stuart HCM e AA Amadora, conta que rece ber o convite do Sporting CP foi algo que a deixou “muito contente”. “É uma aposta na minha evolução a curto-médio prazo, o que é muito bom. O objectivo é melhorar e crescer a cada jogo”, atirou, satisfeita com as boas-vindas recebidas por parte do plantel: “As jo gadoras mais velhas que já cá estavam há algum tempo aco lheram-nos muito bem e o bal neário tem muito boa onda”, frisou a jogadora, que pode actuar ainda como avançada.
Também com 16 anos, a de fesa/médio Sofia Carvalho, que fez a formação no Spor ting CP até aos sub-13, tendo rumado à APAC Tojal antes deste regresso à formação ver de e branca, não podia estar mais contente com esta nova aventura. “Fiquei muito feliz quando me ligaram. É o meu clube do coração e é uma boa oportunidade para evoluir. Queremos ganhar o campeo nato e, em termos individuais, gostava de ser chamada à se lecção nacional”, referiu, apre sentando-se: “Tento sempre dar o máximo na pista e aju dar as minhas colegas, nunca baixo a cabeça”.
Por fim, Matilde Granadas,
médio de apenas 14 anos que passou por SC Torres e APAC Tojal antes de chegar a Alvala de, falou em “orgulho”. “É mui to bom vir para o Sporting CP, um clube tão grande. É preciso muito trabalho, porque ainda sou muito nova e tenho muito para aprender, mas com a aju da das mais experientes e da equipa técnica vai correr tudo bem. Receberam-me como se já me conhecessem há anos, somos uma família”, apontou a jovem, que se estreou de Leão ao peito na Elite Cup, com o CA Campo de Ourique: “Foi um grande momento, joguei cinco minutos e consegui mar car o golo do empate. Foi um orgulho e emoção”.
BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Carolina Correa Martínez
Data de nascimento: 11 de Março de 1998 (24 anos)
Nacionalidade: colombiana
Posição: guarda-redes Clubes anteriores: RS Gijón e CENAP Internacional pela Colômbia
BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Catarina Silva Barbosa

Data de nascimento: 8 de Fevereiro de 2004 (18 anos)
Nacionalidade: portu guesa Posição: defesa Clubes anteriores: HC Penafiel e CH Carvalhos
MODALIDADES HÓQUEI EM PATINS
BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Rute Bento Coelho
Data de nascimento: 29 de Setembro de 1997 (25 anos)
Nacionalidade: portuguesa Posição: defesa/médio Clubes anteriores: HC Turquel, GDR Os Lobinhos, CA Campo de Ourique e UD Vilafranquense
BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Rita Alves Diegues
Data de nascimento: 16 de Julho de 2006 (16 anos)
Nacionalidade: portuguesa Posição: defesa Clubes anteriores: AA Amadora e Stuart HCM
BOAS INDICAÇÕES ANTES DA LONGA PAUSA
BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Sofia Mateus
Varzim de Carvalho
Data de nascimento: 30 de Janeiro de 2006 (16 anos)
Nacionalidade: portuguesa Posição: defesa/médio Clubes anteriores: Sporting CP e APAC Tojal
BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Matilde Simões Granadas
Data de nascimento: 9 de Setembro de 2008 (14 anos)
Nacionalidade: portuguesa Posição: médio Clubes anteriores: SC Torres e APAC Tojal
SPORTING CP VENCEU EM VALONGO POR 3 5 NUM AMBIENTE MUITO HOSTIL E MANTEVE SE FIEL À SUA IDENTIDADE APESAR DA ENTRADA GOLEADORA DA EQUIPA DA CASA NA SEGUNDA PARTE. CAMPEONATO NACIONAL SÓ REGRESSA A MEIO DE NOVEMBRO POR CAUSA DO MUNDIAL.
Texto: Maria Gomes de Andrade
A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal vai estar sem competir durante mês e meio, devido ao Campeonato do Mundo, mas despediu-se do Campeonato Nacional da melhor maneira: com um triunfo na exigente quadra da AD Valongo por 3-5 em jogo da quinta jornada da fa se regular da prova.
A formação da casa até entrou melhor e abriu o marcador aos oito minutos, através de Facu Bridge, mas depressa os coman dados de Alejandro Domínguez deram a volta ao resultado. João Souto fez o 1-1 e, dois minutos depois, Henrique Magalhães marcou o segundo dos Leões. Aos 20 minutos, Xico viu cartão azul e Ferran Font teve a oportu nidade de aumentar a vantagem
Leonina de livre directo, mas sem sucesso. Ainda assim, o 1-3 não tardou, com Matías Platero a marcar logo de seguida. No minuto seguinte, também Gonzalo Romero marcou e o Sporting CP foi assim para o in tervalo a vencer com três golos

de vantagem num ambiente bas tante hostil.
No recomeço, foi a equipa visitada que marcou dois golos quase se guidos, primeiro por Facu Navar ro e depois por Facu Bridge, e o 3-4 foi mantendo-se até quase ao final do encontro, com um Sporting CP
ALEJANDRO DOMÍNGUEZ: “O JOGO EXIGIA MATURIDADE E CUMPRIMOS COM SUCESSO”
Alejandro Domínguez elogiou a postura da equipa, dizendo que os Leões foram sérios e fiéis ao estilo de jogo. “Viemos preparados para um jogo muito difícil. Sabíamos o que esperar porque se tra tava de um adversário com identidade, muito competitivo e que está preparado para conseguir grandes coisas e depois pelo am biente que seria duríssimo – muitos adeptos e muito ruidosos. Era um jogo que exigia maturidade e cumprimos com sucesso. Estou feliz por isso e pelo que a equipa apresentou nos últimos três jogos: está a crescer, a jogar melhor e joga com maior maturidade e nível nos momentos-chave”, disse o técnico, elogiando: “A equipa esteve muito bem e à altura da circunstância. Fizemos 50 minutos muito sérios e mesmo quando sofremos dois golos de seguida, no início da segunda parte, a equipa manteve-se séria e fiel”.
muito sério e que não desmorali zou com a entrada goleadora da AD Valongo na segunda metade.
Só aos 44 minutos houve mais um golo e a favor do Sporting CP: Facu Navarro viu cartão azul e Gonzalo Romero dispôs de um livre directo, que não desperdi çou, devolvendo uma vantagem mais confortável aos Leões. Essa vantagem não se voltou a alterar, com o Sporting CP a
somar mais três pontos no Cam peonato Nacional, que só regres sará a meio de Novembro. Agora é tempo Mundial, no qual o Sporting CP vai estar represen tado por oito jogadores: Ângelo Girão, Henrique Magalhães e João Souto estarão ao serviço de Portugal, Ferran Font e Toni Pé rez de Espanha, Gonzalo Rome ro e Matías Platero da Argentina e Alessandro Verona de Itália.



AD VALONGO

NATAÇÃO ADAPTADA
QUATRO LEÕES AMBICIOSOS NO MUNDIAL DE NATAÇÃO ADAPTADA
ENTRE OS DEZ ATLETAS QUE VÃO REPRESENTAR PORTUGAL, O SPORTING CP É O EMBLEMA MAIS REPRESENTADO NUM MUNDIAL QUE VAI DECORRER EM ALBUFEI RA. COM O INÍCIO MARCADO PARA ESTE SÁBADO, A AMBIÇÃO MARCOU AS PERSPECTIVAS DOS QUATRO LEÕES E DOS SEUS DOIS TREINADORES, COM RUI GAMA A REALÇAR QUE “NOS TREINOS [OS SEUS ATLETAS] SUPERAM‑SE E NAS PROVAS TRANSCENDEM‑SE”.
Vicente Pereira, Diogo Matos, André Almeida e João Vaz são os quatro atletas Leoninos que vão representar o Sporting CP e Portugal entre a elite no 10.º Campeonato do Mundo de nata ção adaptada e natação artística DSISO (Organização Interna cional de Natação para Síndro me Down), a partir do dia 15 e até ao dia 23 de Outubro.
Juntamente a Rui Gama e Ricar do Pebre, seus treinadores no Sporting CP, os quatro Leões pro jectaram a competição em decla rações aos meios de comunica ção Leoninos e as sensações são as melhores. Embora tenha co meçado por frisar a “competitivi dade” do Mundial, o técnico Rui Gama, que fará parte ainda do grupo de treinadores que orien tarão a selecção, acredita que os quatro atletas Leoninos estão “em condições de estar a muito bom nível” para “ombrear com os me lhores do mundo” na décima edi ção do Campeonato do Mundo, que contará com 23 selecções nas Piscinas de Albufeira. De seguida, o treinador Ricardo Pebre realçou que o trabalho de preparação focou-se sempre “na melhoria dos tempos pessoais”, contudo, baseado também nos bons resultados conseguidos pelos Leões no último Europeu, destacou que “estão no bom
caminho para trazer algumas medalhas no bolso”, acrescen tando: “a cor delas dependerá dos outros factores em jogo”.
SUPERAÇÃO CONSTANTE
Ora, uma das grandes preocu pações de ambos os técnicos passa, sobretudo, pela vertente “psicológica”, admitiu Rui Ga ma, reforçando que a superação é algo a que os seus atletas estão habituados no dia-a-dia: “nos treinos superam-se e nas provas transcendem-se”. Também por isso, e sendo um Mundial em Portugal, a proximidade familiar “é um trunfo e uma mais-valia”, considerou Ricardo Pebre. Olhando então para a competi ção, Rui Gama reconheceu que “formar atletas polivalentes é uma premissa da formação no Sporting CP” e que, por isso, os
quatro Leões são “muito com pletos” e estão preparados para nadar com distinção em qual quer estilo [ver caixa]. Assim, o forte contingente ver de e branco na selecção − qua tro em dez atletas − “prova que o Sporting CP está no caminho certo” e que tem vindo a apostar no desporto enquanto “veículo de inclusão social”, referiu Ricar do Pebre, concluindo: “a nossa fasquia é fazer com que eles se jam os melhores em Portugal, na Europa e no mundo”.
MUITA AMBIÇÃO
Depois de mais um treino nas piscinas do Multidesportivo, no Estádio José Alvalade, de forma descomplexada e confiante, “ga nhar” foi a palavra de ordem en tre os quatro atletas do Sporting CP que estarão no Mundial, em Albufeira. O único dos quatro em estreia nesta competição será o jovem Vicente Pereira, que no Europeu do ano passado, em Itá lia, venceu as 12 (!) provas em que participou. E, agora, no Mundial, quer continuar a sonhar: “Quero ganhar muitas provas e aumentar os recordes. É o meu sonho ser o mais rápido a nadar e ganhar me dalhas de ouro”. No Mundial “é para dar tudo sem nunca desistir”, afirmou, acrescentando que “a motivação


é maior” por competir em Por tugal, onde vai ter a família por perto e espera “ter muita gente a gritar” por ele, disse.
Se os tempos dos quatro Leões assim o ditarem, há ainda a possibilidade de que os quatro formem em prova a equipa na cional de estafetas, algo que seria especial para Vicente, admitiu.
“Gosto de nadar em estafetas com os meus colegas e amigos: o João, o André e o Diogo”, referiu, apontando também aí “ao recor de nacional”.
Já André Almeida, apaixonado por “nadar rápido”, confiden ciou, apontou com igual ambi ção ao Mundial: “É para ganhar e bater recordes”. Depois, elogiou
também o acompanhamento re cebido por parte dos seus treina dores: “O Rui ajuda-nos muito na piscina e o Ricardo também, são amigos”.
Por fim, o também Leão João Vaz projectou que têm de “estar fortes” e, mais uma vez, o pen samento é só um. “Queremos muito ganhar”, adiantou, acres centando: “por Portugal e pelo Sporting CP”.
Já com tudo a postos para nadar entre a elite mundial, a equipa de natação adaptada teve ainda a oportunidade de, na passa da terça-feira, viver um dia em cheio e recheado de surpresas na Academia Cristiano Ronaldo [ver caixa].
QUATRO LEÕES EM PROVA
André Almeida: 50 Livres, 100L, 200L, 400L, 800L, 100 Costas, 200C, 100 Estilos
Diogo Matos: 50L, 100L, 50C, 50 Bruços, 100B, 100E
João Vaz: 50B, 100B, 200B, 200M, 200E, 400E
Vicente Pereira: 50L, 100L, 200L, 50C, 50M, 100M, 100E, 200E

NADADORES VIVERAM DIA ESPECIAL NA ACADEMIA
Em vésperas de iniciarem o Mundial de natação adaptada, Vi cente Pereira, Diogo Matos, André Almeida e João Vaz visitaram a Academia Cristiano Ronaldo.
Depois de começarem um dia de muito Sporting CP com o al moço no refeitório da Academia, conheceram os cantos à casa da formação verde e branca. Dos quartos dos residentes, ginásios e diferentes departamentos até aos vários campos e balneários, os quatro Leões subiram ainda ao relvado para confraternizar com a equipa sub-17 de futebol, orientada por José João.
Antes do início do treino dos juvenis, Vicente, Diogo, André e João conviveram com os jovens jogadores e deram também al guns toques na bola, mostrando ainda a sua capacidade também desde a marca do pontapé de penálti.

KEMPO APONTA AOS TÍTULOS NOS CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
Entre os dias 20 e 23 de Outubro, dez atletas do kempo do Sporting Clube de Portugal vão entrar em acção no Pavilhão Paz e Amiza de, em Loures, para disputar os Campeonatos Internacionais da modalidade, tendo como grande objectivo a conquista de títulos. Esta competição, uma das mais prestigiadas a nível Mundial, junta atletas de cerca de 30 países, entre eles Campeões do Mundo e da Europa, e tem vindo a ser prepa rada ao pormenor pela formação verde e branca.

Na passada sexta-feira, os Leões receberam no Multidesportivo do Estádio José Alvalade a visita da equipa da ADCR Murtalense, que também vai marcar presença nes te certame, para um treino con junto. Liderada pelo mestre Lino Tavares, a turma oriunda da Pa rede aceitou o convite do técnico
DEZ LEÕES EM PROVA
Manuel Albuquerque -28kg
Semi e Light kempo
Francisco Albuquerque -38 Kg
Semi e Light Kempo
Maria Albuquerque -45 Kg
Semi e Light Kempo
Bárbara Silva -57kg
Semi e Light Kempo
André Teixeira -63kg
Semi e Light kempo
João Sá -68kg
Semi e Light Kempo
Mykel Furtado -73Kg
Semi e Light kempo
António Albuquerque -78Kg
Light Kempo
Ricardo Barreiros -79kg
Semi e Light kempo
Guilherme Figueira +93 kg
Semi e Light Kempo
Leonino Nuno Silva, que destacou ao Jornal Sporting a importância destas experiências.
“No kempo defrontamos os adver sários no tatami ou no ringue, mas há uma cumplicidade e amizade muito grandes que se vão criando fora deles. Tivemos o privilégio e o prazer de receber a ADCR Mur talense para rodarmos uns com os outros, até porque estamos a ulti mar os detalhes e é importante pa ra os treinadores e atletas saberem como estão”, começou por explicar, dando conta do peso deste evento, que é organizado pela entidade que tutela a modalidade a nível Mun dial, a Federação Internacional de Kempo (IKF). “É uma competição muito antiga e com um grande prestígio pois nela participaram nomes grandes das artes marciais como Bruce Lee ou Chuck Norris. É uma montra muito grande para os nossos atletas”, frisou, realçan do também o facto de Portugal ter sido escolhido como anfitrião. “Temos a oportunidade de estar presentes também pelo facto de a Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo (FPLK) ser próxima da Federação Internacional e ser muito activa. Disputar o campeo nato em nossa casa é fantástico”. Quanto às expectativas em termos de resultados, Nuno Silva admite que são elevadas. “Todos os dez atletas vão entrar com o intuito de representar da melhor forma o Clube e de trazer o primeiro lu gar, mas esperamos que a Bárba ra Silva traga os títulos a que nos
tem habituado. Foi Campeã do Mundo no ano passado e em 19 combates teve 19 vitórias. O João Sá, que é muito focado e preciso, também vai combater para o títu lo, assim como o André Teixeira, que além de ser atleta faz ainda parte da equipa técnica”, revelou, admitindo que podem existir surpresas. “A Maria Albuquerque pode surpreender, pois tem tido uma grande evolução, bem como o irmão António Albuquerque. Ainda assim, todos podem fazê-lo pois estão preparados e fortes”.
Atletas confiantes
Para Bárbara Silva, de 19 anos, que começou a praticar a modalidade por influência do pai e treinador, Nuno Silva, não há outra hipótese a não ser lutar pela vitória. “Tenho ti do uma boa preparação e pré-épo ca. Quero voltar em grande e sinto que vou conseguir, o objectivo é o primeiro lugar mas, acima de tudo, vou dar o meu melhor. Não estou a lidar com amadores, sei do nível e nunca vou subestimar o adversá rio”, referiu, ela que vai participar nas vertentes de semi kempo e light kempo, precisamente as duas em que se sagrou Campeã do Mundo em Maio passado, na WAC World All Styles Championship, com petição que teve lugar nas Caldas da Rainha. “Foi extraordinário, especialmente porque conquistei os títulos de Campeã Mundial no meu aniversário. Foi uma prenda de anos muito boa porque não é
todos os dias que conseguimos um pódio num Campeonato Mundial.
É de valorizar e esperar por mais”, desejou.
Já André Teixeira, de 40 anos, con ta no currículo com vários títulos nacionais e internacionais, neste último caso em competições da WAKO (Associação Mundial de Organizações de Kickboxing).
“Praticava kickboxing e depois troquei para o kempo, que é mais completo e intenso, até porque temos competições quase todos meses”, considerou, garantindo que, apesar de a preparação estar a ser “dura”, tem boas perspecti vas. “Quero ser campeão e que os meus colegas também sejam para trazermos medalhas para o Spor ting CP. Vou participar nas provas de semi e light kempo e o meu
foco é atingir o pódio nas duas. Estou esperançoso”. Por sua vez, Maria Albuquerque, de 14 anos, está ainda no início do seu percurso na modalidade, mas é já apontada como um valor seguro. “Comecei há dois anos na escola por causa dos meus irmãos, até que depois viemos para o Spor ting CP e desde aí temos vindo a evoluir”, disse, apontando o que mais a atraiu no kempo. “Gosto da forma como nos damos todos bem, tudo é mais fácil aqui e quan do estou chateada descarrego”, ati rou, assegurando sentir-se pronta para o que aí vem. “Como treino com atletas mais experientes fica mais fácil evoluir. As expectativas são altas, quero ganhar”, afirmou, ela que também vai entrar em ac ção em semi e light kempo.
MODALIDADE ESTÁ EM FRANCO CRESCIMENTO
Actualmente com cerca de 18 mil praticantes em Portugal, o kempo chegou ao Sporting CP em Setembro de 2021, há pouco mais de um ano, e “tem vindo a crescer” desde então. “A aposta do Clube incide principalmente na formação, mas também temos atletas com experiência e alguns fazem mesmo parte da selecção nacional. No entanto, a grande aposta neste momento é a formação porque que remos que venha a alimentar a competição. O kempo é para todos e quando falo em formação pode ser a idade que for, seja 40 ou 50 anos, todos são bem-vindos”, exclamou o treinador Nuno Silva, não deixando ainda assim de enaltecer os feitos conseguidos pelos atletas quando colocados à prova. “No ano passado estivemos no Campeonato do Mundo e conseguimos excelentes resultados. Par ticipámos com apenas sete atletas, mas quase todos, à excepção de um, chegaram às medalhas. Conseguimos conquistar dois títulos Mundiais, o que é óptimo, e este ano já crescemos em número de atletas e reforçámos ainda a equipa técnica”.
RAFAEL CARDEIRA TERMINA RALI VIDREIRO EM SEGUNDO LUGAR
O piloto do Sporting Clube de Portugal, Rafael Cardeira, conquistou a segunda posição na prova Rali Vidreiro que de correu no passado fim-de-semana na Marinha Grande. Desta maneira alcan çou o quarto lugar na geral do Campeo nato de Portugal de Ralis 2RM. O atleta Leonino mostrou-se feliz com a prova realizada.
“Tínhamos feito uma boa preparação da prova e isso revelou-se um factor es sencial para estarmos confiantes à par tida”, começou por dizer, fazendo em seguida um balanço da temporada: “A experiência que temos no asfalto trou xe-nos sempre mais confiança e resulta dos neste tipo de pisos. Chega agora um
momento de análise, onde iremos apro veitar para trabalhar melhor na prepa ração da fase de terra do campeonato. É altura para analisar todo o trabalho que foi feito em 2022 e não podia deixar de agradecer aos nossos patrocinadores que garantiram a 100% a sustentabilida de deste projecto e a toda a comunidade que nos apoiou na estrada”, sublinhou o piloto Leonino.
JORGE FONSECA TERMINA MUNDIAL NO SÉTIMO LUGAR

Fotografia:

Jorge Fonseca, judoca do Sporting Clu be de Portugal, terminou o Mundial da modalidade realizado em Tashkent, ca pital do Uzbequistão, no sétimo lugar.

O Bicampeão Mundial e actual líder do ranking foi eliminado no primeiro combate da repescagem que dava acesso ao bronze nos -100 kg, falhando assim a hipótese de revalidar os dois títulos conquistados em 2019 e 2021. Isento da primeira ronda, o atleta de 29 anos começou por derrotar na segunda o romeno de origem cubana Asley Gon zález (25.º do ranking) com um waza-ari aos 2’27’’ do golden score (prolongamen to). Já nos oitavos-de-final, venceu pela terceira vez na carreira o sérvio Bojan Dosen (54.º), confirmando o triunfo com um ippon ao fim de 1’54’’ de combate na
Humo Arena, isto depois de o adversário já ter recebido um castigo (shido). Nos quartos-de-final, o Leão acabaria por sair vergado às mãos do azeri Zelym Kotsoiev (11.º), que se colocou em vantagem com um waza-ari e chegou à vitória através de um ippon a 22’’ do fim. Por fim, nas repes cagens, o português precisava de comba ter mais duas vezes para chegar ao bronze e até começou melhor, ao aplicar um wa za-ari ao georgiano Ilia Sulamanidze (6.º) com 2’18’’ decorridos. Ainda assim, um ippon do opositor, de 21 anos, acabou por afastá-lo em definitivo da luta pelo pódio.
ANDEBOL MASCULINO
Seniores
Equipa
Sub-20
Sub-18
Sub-16
Sub-14
ATLETISMO
MASCULINO
Meia maratona Lisboa 21,098
12.º
Fernando
Seniores -
Sub-18 - Camp. Dist.
CF “Os Belenenses” 53-57
Sporting
68-58
Sub-16 - Camp. Dist.
Sporting CP A 76-35
Belenenses”
Sporting CP B 66-22 Odivelas
Sub-14 - Camp. Dist.
Sporting CP A 90-11 Carnide Clube
Sporting CP B 85-39 Paço Arcos
FEMININO
Sub-18 - Camp. Dist.
SL Benfica 84-57 Sporting
Sub-16 - Camp. Dist.
Sporting CP
Sub-14 - Camp.
BOXE MASCULINO
Torneio
SL Benfica B 1-2 Sporting CP B
Sub-14 - Camp. Dist. 1.ª Div. Sub-15 Sporting CP 0-1 CA Cultural
Sub-13 - Camp. Dist. 1.ª Div. Sub-14 Sporting CP 8-1 SG Sacavenense
Sub-13 - Camp. Dist. 2.ª Div. Sub-14 CF “Os Belenenses” 1-1 Sporting CP
FEMININO
Sub-15 - Camp. Dist. 2.ª Div. Sub-14 M Sporting CP 4-0 CP Arrupe
FUTSAL
MASCULINO
Sub-19 - Camp. Nac. AD J. Antunes 0-8 Sporting CP
Sub-17 - Camp. Nac. Sporting CP 5-4 CR Leões P. Salvo
Sub-15 - Camp. Nac. Sporting CP 22-1 GMDUP
Sub-15 - Camp. Dist. 1.ª Div. CA Desportos
FEMININO
HÓQUEI EM PATINS
MASCULINO
FEMININO
TRIATLO MASCULINO
VOLEIBOL MASCULINO
Seniores
JUDO
MASCULINO
Sub-21
Juniores
1h06’46’’;
-
1h08’31’’;
Hélio Gomes 1h12’11’’; 23.º Miguel Borges 1h12’11’’
FEMININO
Meia maratona Lisboa 21,098 km: 6.º Carla Salomé Rocha 1h13’27’’; Sara Moreira não terminou
Meia maratona Ovar 21,098 km: 3.º Catarina Ribeiro 1h14’33’’
AUTOMOBILISMO
MASCULINO
Seniores
Seniores
FUTEBOL
MASCULINO
Seniores - Liga
Seniores - Liga Campeões
Sporting
0-2 Ol. Marseille
Equipa B - Liga 3 Sporting CP B 1-0 Real SC
Sub-23 - Liga Revelação
Sporting CP 2-1 CD Mafra
Sub-19 - Camp. Nac. 1.ª Div. Sporting CP 1-1 CF “Os Belenenses”
Sub-19 - Youth League
Karting
Portugal
Taça
BASQUETEBOL
MASCULINO
Seniores
15/10 – SÁBADO
FUTEBOL
Competição:
Sporting CP 1-1 Ol. Marseille
Sub-17 - Camp. Nac. 1.ª Div. Real SC 2-4 Sporting CP
Sub-16 - Camp. Nac. 2.ª Div. Sub-17 Sporting CP B 2-1 SC Farense
Sub-15 - Camp. Nac. 1.ª Div. FC Alverca 0-4 Sporting CP
Sub-15 - Camp. Nac. 2.ª Div.
Sub-13 - Jogo Apr.
AD
AD
Sub-11 - Jogo Prep. ADCR
ADCR
FEMININO
Seniores
GCR
GOLFE
MASCULINO
Torneio
POLO AQUÁTICO
MASCULINO
MISTO
RUGBY
FEMININO
SURF FEMININO
TÉNIS DE MESA
MASCULINO
Cadetes
Iniciados -
Infantis -
Feminino
Seniores -
Sub-21 -
Juniores -
Juvenis -
Cadetes
Iniciados
Infantis
16/10 – DOMINGO
FUTEBOL
Competição:
VOLEIBOL
Competição:
BASQUETEBOL
Competição:
Jogo:
Horário
VOLEIBOL
Competição:


AGENDA
ANDEBOL
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
12H00 Sub-14 Masc.
SPORTING CP A vs. CR B. Janeiro
2.ª jorn. SB Camp. Reg. Pav. Fernando Tavares (Lisboa) 15H00 Sub-14 Masc. CD Mafra vs. SPORTING CP B
2.ª jorn. SA Camp. Reg. Pav. Gimn. Mafra DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
12H00 Sub-16 Masc. CDE Camões vs. SPORTING CP A
4.ª jorn. SA Fase Reg. Camp. Nac.
Pavilhão João Rocha
15H00 Sub-16 Masc. SPORTING CP B vs. AC Cacém
4.ª jorn. SB Fase Reg. Camp. Nac. Multidesportivo Sporting
ATLETISMO
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
17H00 Absolutos
Ana Mafalda Ferreira 10 km Amieirinha Marinha Grande DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
10H00 Absolutos Miguel Marques Meia maratona Moita Moita
BASQUETEBOL
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
11H00 Sub-16 Masc. Carnide Clube B vs. SPORTING CP B
2.ª jorn. 1.ª fase/F1G4-A Camp. Dist.
Pav. Mun. B.º Padre Cruz (Lisboa)
14H15 Sub-14 Masc. CA Queluz B vs. SPORTING CP B
2.ª jorn. 1.ª fase/F1G4-A Camp. Dist. Pav. Henrique Miranda (Queluz)
14H30 Sub-16 Fem. S. Algés Dafundo vs. SPORTING CP
2.ª jorn. 1.ª fase/F1G1 Camp. Dist. Pav. Arq. Gomes Ferreira (Algés)
16H30 Sub-16 Masc. Carnide Clube vs. SPORTING CP
2.ª jorn. 1.ª fase/F1G1 Camp. Dist. Pav. Mun. B.º Padre Cruz (Lisboa)
18H00 Sub-18 Masc. SPORTING CP vs. Paço Arcos C.
3.ª jorn. 1.ª fase/F1G1 Camp. Dist. Multidesportivo Sporting
21H00 Sub-14 Masc. SL Benfica vs. SPORTING CP
2.ª jorn. 1.ª fase/F1G1 Camp. Dist.
Pav. Fidelidade-Estádio SL Benfica (Lisboa)
DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
9H15 Sub-14 Fem.
UD Vilafranquense vs. SPORTING CP
2.ª jorn. 1.ª fase/F1G2-B Camp. Dist.
Pav. Gimn. José Mário Cerejo (VF Xira)
11H30 Sub-14 Fem.
SPORTING CP B vs. CN Natação
1.ª jorn. 1.ª fase/F1G3 Camp. Dist.
Pav. Esc. Sec. Lumiar (Lisboa) 18H00 Sub-18 Fem.
SPORTING CP vs. Linces Mafra
2.ª jorn. 1.ª fase/F1G1 Camp. Dist.
Multidesportivo Sporting 18H30 Seniores Masc.
SPORTING CP vs. Vitória SC
5.ª jorn. Liga betclic Pavilhão João Rocha QUARTA‑FEIRA, 19 DE OUTUBRO
17H00 Seniores Masc. BC Körmend vs. SPORTING CP
2.ª jorn. Fase reg. / Gr G Europe Cup Körmend Aréna (Körmend, Hungria)
BILHAR
SEXTA FEIRA, 14 DE OUTUBRO
20H30 Carambola João Pinto Série 3, 1.ª fase 1.º Open Nac. 1.ª Div.
Sala CB Amadora (Amadora) 22H00 Carambola Carlos Manso; Carlos Fraga Série 7, 1.ª fase 1.º Open Nac. 1.ª Div.
Sala CB Amadora (Amadora) SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
9H30 Carambola Francisco Ortega; Fernando Bairradas Série 4, 1.ª fase 1.º Open Nac. 1.ª Div.
Sala CB Amadora (Amadora)
10H00 Carambola Jorge Saraiva; Jorge Ribeiro Série 2, 1.ª fase 1.º Open Nac. 1.ª Div.
Sala Estádio SL Benfica (Lisboa)
11H00 Carambola Nuno Gouveia; José Barroca Série 8, 1.ª fase 1.º Open Nac. 1.ª Div.
Sala CB Amadora (Amadora) 14H00 Carambola António Mariano; Jorge Rocha Série 5, 1.ª fase 1.º Open Nac.
1.ª Div.
Casa Concelho Tomar (Lisboa)
FUTEBOL
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
13H45 Sub-13 Fem.
SPORTING CP vs. GD Azambuja
1.ª jorn. S1 Camp Dist. Sub13 Fut9
Campo do Olivais Sul 15H00 Sub-19 Masc.
SPORTING CP vs. Vitória FC 10.ª jorn. 1.ª fase Camp. Nac. 1.ª Div.
Estádio Aurélio Pereira 15H00 Sub-14 Masc.
SPORTING CP B vs. “O Elvas”
CAD
4.ª jorn. 1.ª fase Camp. Nac. 2.ª Div. Sub-15
Campo n.º 6 Academia
Sporting 15H00 Sub-15 Fem.
UD P. Frielas vs. SPORTING
CP
3.ª jorn. S2 Camp. Dist. 2.ª Div. Sub-14 M
Campo Bonjardim (Frielas) 15H00 Sub-12 Masc. Vitória CL vs. SPORTING CP
1.ª jorn. S3 Camp. Sub-13 Fut9 Campo do Vitória (Lisboa) 15H30 Sub-13 Masc.
SPORTING CP vs. EF Belém
3.ª jorn. S3 Camp. Dist. 2.ª Div. Sub-14 Campo n.º 5 Pólo EUL 15H45 Sub-12 Masc. UD P. Frielas vs. SPORTING CP
1.ª jorn. S2 Camp. Sub-13 Fut9 Campo da Corredoura (Frielas)
17H30 Sub-13 Masc. EF Belém vs. SPORTING CP
3.ª jorn. Camp. Dist. 1.ª Div. Sub-14
Campo Major Baptista Silva (Lisboa)
DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
8H45 Sub-14 Masc. SF Damaiense vs. SPORTING CP
3.ª jorn. Camp. Dist. 1.ª Div. Sub-15 Campo do Damaiense (Damaia)
11H00 Sub-15 Masc. SPORTING CP vs. Real SC 8.ª jorn. 1.ª fase Camp. Nac. 1.ª Div. Estádio Aurélio Pereira 13H00 Seniores Fem. Amora FC vs. SPORTING CP 4.ª jorn. 1.ª fase Liga BPI Pq. Serrado (Amora) 17H00 Equipa B Fem. SPORTING CP B vs. Cl. Condeixa
4.ª jorn. Série sul Camp. Nac. 2.ª Div. Campo n.º 5 Pólo EUL 19H00 Seniores Masc. Varzim SC vs. SPORTING CP
3.ª elim. Taça Portugal
Estádio Cidade Barcelos
TERÇA‑FEIRA, 18 DE OUTUBRO
11H00 Sub-23 Masc.
CF Estrela vs. SPORTING CP
5.ª jorn. Série B Liga Revelação Estádio das Seixas (Malveira)
FUTEBOL DE MESA
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
9H00 Individual 6 jog. SPORTING CP Camp. Nac. 1.ª, 2.ª e 3.ª Div. Comp. Piscinas Belém (Lisboa) DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
9H00 Equipa
SPORTING CP Camp. Nac. Comp. Piscinas Belém (Lisboa)
FUTSAL
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
9H00 Sub-15 Masc.
SPORTING CP B vs. CRC Forte Casa 6ª jorn. Camp. Dist. 1.ª Div. Multidesportivo Sporting 16H00 Sub-19 Masc.
SPORTING CP vs. FC Azeméis
4.ª jorn. 1.ª fase Camp. Nac. Pav. Mun. José Gouveia (S. João Talha)
DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
10H30 Sub-15 Masc.
SPORTING CP vs. SL Benfica 3.ª jorn. 1.ª fase Camp. Nac. Pavilhão João Rocha 16H00 Sub-17 Masc. CS Marítimo vs. SPORTING CP
3.ª jorn. 1.ª fase Camp. Nac. Pav. CS Marítimo (Funchal, Madeira)
17H30 Seniores Masc. SL Benfica vs. SPORTING CP
2.ª jorn. Fase reg. Liga Placard Pavilhão Fidelidade-Estádio SL Benfica (Lisboa)
QUARTA FEIRA, 19 DE OUTUBRO
21H00 Seniores Masc. SPORTING CP vs. FC Azeméis
4.ª jorn. Fase reg. Liga Placard Pavilhão João Rocha
GOALBALL
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
11H00 Equipa SPORTING CP vs. AJ Pina Liga Goalball Lisboa Pavilhão Vale Fundão (Lisboa) 13H00 Equipa SPORTING CP vs. ACAPO Lisboa
Liga Goalball Lisboa Pavilhão Vale Fundão (Lisboa) 15H20 Equipa SPORTING CP vs. CD Cova Piedade Liga Goalball Lisboa
Pavilhão Vale Fundão (Lisboa)
GOLFE
QUARTA FEIRA, 19 DE OUTUBRO
9H30 Individual
SPORTING CP
8.º Torneio OM Pitch & Putt Jamor (Oeiras)
HÓQUEI EM PATINS
SEXTA FEIRA, 14 DE OUTUBRO
9H10 Sub-15 Masc.
RHC Wolfurt vs. SPORTING CP
2.ª jorn. Gr. B Eurockey Cup Lloret del Mar (Espanha)
16H10 Sub-15 Masc.
SPORTING CP vs. HC LinasMontlhéry
3.ª jorn. Gr. B Eurockey Cup Blanes (Espanha)
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
8H00 Sub-15 Masc.
SPORTING CP
Elim. Eurockey Cup Lloret del Mar / Blanes (Espanha)
15H00 Sub-13 Masc.
SPORTING CP B vs. SL Benfica
6.ª jorn. 1.ª fase Camp. Reg. Pav. SG Sacavenense (Sacavém)
16H30 Sub-13 Masc.
CA C. Ourique B vs. SPORTING CP A
6.ª jorn. 1.ª fase Camp. Reg. Pav. SG Sacavenense (Sacavém)
18H00 Equipa B Masc. Biblioteca IR vs. SPORTING CP B
4.ª jorn. Série sul Camp. Nac. 2.ª Div. Pav. Gimn. Amável Santos Pereira (Valado dos Frades)
DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
8H00 Sub-15 Masc.
SPORTING CP Finais Eurockey Cup Lloret del Mar (Espanha)
JUDO
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
8H30 Cadetes
SPORTING CP
GP Int. Judo-Trofeo Cidade Vigo
Pav. Dep. Mun. Navia (Espanha)
10H30 Juvenis SPORTING CP Camp. Nac. Equipas Comp. Mun. Desp. Cidade Almada
14H00 Juniores SPORTING CP Camp. Nac. Equipas Comp. Mun. Desp. Cidade Almada
DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
9H30 Benj. / Inf. / Ini. SPORTING CP
Torneio Open “Const. NorteSul” Pav. Romeu Correia (Feijó)
NATAÇÃO SEGUNDA‑FEIRA, 17 DE OUTUBRO
9H35 Adaptado
André Almeida; Diogo Matos; Vicente Pereira; João Vaz Elim. Camp. Mundo S. Down Piscinas Mun. Albufeira 16H00 Adaptado André Almeida; Diogo Matos; Vicente Pereira; João Vaz Finais Camp. Mundo S. Down Piscinas Mun. Albufeira
TERÇA FEIRA, 18 DE OUTUBRO
9H35 Adaptado André Almeida; Diogo Matos; Vicente Pereira; João Vaz Elim. Camp. Mundo S. Down Piscinas Mun. Albufeira 16H00 Adaptado André Almeida; Diogo Matos; Vicente Pereira; João Vaz Finais Camp. Mundo S. Down Piscinas Mun. Albufeira
QUARTA FEIRA, 19 DE OUTUBRO
9H35 Adaptado André Almeida; Vicente Pereira; João Vaz Elim. Camp. Mundo S. Down Piscinas Mun. Albufeira 16H00 Adaptado André Almeida; Vicente Pereira; João Vaz Finais Camp. Mundo S. Down Piscinas Mun. Albufeira
PAINTBALL
DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
8H00 Equipa SPORTING CP
5.ª etapa Camp. Nac. Airball Nest Paintball (Fernão Ferro)
PESCA DESPORTIVA
DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
10H00 Individual SPORTING CP Interclubes First Bait Rio Mondego (Penacova)
RUGBY
DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
11H00 Formação
SPORTING CP
Evento Aberto Esc. Rugby SCP Telheiras Quinta das Conchas (Lisboa) 16H00 Seniores Masc. SPORTING CP vs. Belas RC 1.ª elim. Taça Portugal Reg. Art. Anti-aérea n.º 1 (Queluz)
TÉNIS DE MESA
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
16H30 Equipa B Masc.
SPORTING CP vs. ACR Saavedra Guedes
11.ª jorn. Zona centro Camp. Nac.
2.ª Div.
Pav. Bombeiros Alvalade (Lisboa)
TIRO
SEXTA FEIRA, 14 DE OUTUBRO
11H00 Carabina 10 m
Sofia Santos Camp. Mundo Cairo (Egipto)
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
7H00 Pistola 10 m
João Costa Camp. Mundo Cairo (Egipto)
SEGUNDA FEIRA, 17 DE OUTUBRO
13H15 Pistola 10 m mistos
João Costa Camp. Mundo Cairo (Egipto)
TERÇA‑FEIRA, 18 DE OUTUBRO
12H00 Pistola 50 m
João Costa Camp. Mundo Cairo (Egipto)
QUARTA FEIRA, 19 DE OUTUBRO
7H00 Pistola Standard 25 m João Costa Camp. Mundo Cairo (Egipto)
TRIATLO
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO
7H40 Ironman
SPORTING CP
Half IM & IM Cascais
Cascais
8H00 PTS5
Filipe Marques
Taça Mundo Paratriatlo Alanya Alanya (Turquia)
DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
12H00 Elite
João Mansos
Taça Europa Alanya Alanya (Turquia)
VOLEIBOL
SÁBADO, 15 DE OUTUBRO

15H00 Seniores Fem.
SPORTING CP vs. SC Espinho
2.ª jorn. Liga LIDL
Pav. CN Ginástica (Parede)
16H30 Seniores Masc.
AJ Fonte Bastardo vs. SPORTING CP
2.ª jorn. Liga Una Seguros Comp. Desp. Vitorino Nemésio (Terceira, Açores)
DOMINGO, 16 DE OUTUBRO
15H00 Seniores Fem.
SPORTING CP vs. AJM/FC Porto
3.ª jorn. Liga LIDL
Pavilhão João Rocha
*Informação sujeita a alterações após o fecho de edição. Consulte a agenda actualizada em sporting.pt
