Jornal Sporting n.º 3945

Page 1

FUNDADO EM 31 MARÇO 1922 • N.º 3945 • QUINTA-FEIRA, 12 OUTUBRO 2023 • SPORTING.PT • SEMANAL • ANO 101 • 1€ (IVA INCLUÍDO) • DIRECTORA: MAFALDA BARBOSA

O MAIS ANTIGO JORNAL DE CLUBE DO MUNDO


2 - SPORTING 3945

EDITORIAL

REFLEXÃO UNIVERSAL Frederico Varandas

Na Assembleia Geral do passado domingo, dia 8 Outubro de 2023, dos 3771 Sócios que votaram, sete em cada dez votaram a favor da medida proposta pelo Conselho Directivo de alteração dos estatutos para se poder votar electronicamente à distância. Na condição de Presidente do Clube considero que é da mais crítica relevância para o futuro do Sporting CP uma reflexão, e consequente mobilização, do universo Leonino sobre os resultados em causa. O primeiro ponto de reflexão é sobre o facto de o universo de 3771 Sócios que votou representar menos de 4% de todos os Sócios que podem exercer o seu direito. O segundo é que se torna evidente que, com o sistema de votação vigente, essa minoria de 1% dos Sócios sabe que se transforma em 30%, ou mais, consoante a habitual fraquíssima participação eleitoral. Queremos que uma minoria de 600, 800 Sócios continue a decidir por mais de 100 000 Sócios com poder de voto? No dia em que o voto seja Universal, nunca mais um grupo qualquer consegue controlar ou condicionar uma Assembleia.

NO DIA QUE HOUVER VOTO ELECTRÓNICO À DISTÂNCIA O PODER FICA REALMENTE DISPERSO E DESCENTRALIZADO POR TODOS OS SÓCIOS DO SPORTING CP, E NUNCA MAIS POR GRUPOS MINORITÁRIOS. ESTE É QUE É O VERDADEIRO CERNE DA QUESTÃO DO VOTO ELECTRÓNICO.

No dia que houver voto electrónico à distância o poder fica realmente disperso e descentralizado por todos os Sócios do Sporting CP, e nunca mais por grupos minoritários. Este é que é o verdadeiro cerne da questão do voto electrónico. O poder que uma minoria não quer perder para continuar a condicionar uma maioria. Aceitaremos sempre os resultados, sejam eles quais forem, mas decidamos todos. Desde 2017 que as que eleições nesse ano, em 2018 e 2022 foram realizadas com voto electrónico, sendo o processo de contagem de votos 100% digital e auditado por uma empresa externa ao Clube. A possibilidade de voto electrónico à distância é a única que permite efectivamente darmos mais um passo à frente, fundamental para que o voto seja Universal. Os 70% que votaram a favor não foram suficientes para cumprir a maioria de 75% exigida pelos estatutos. Cumpriremos sempre os estatutos, assim como o sentido de votação expresso pela maioria. Haverá novo dia, mas de pouco valerá se os Sócios abdicarem de exercer o seu principal direito: participar, decidir… votar.

PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTORA: MAFALDA BARBOSA || MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO || LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: MARIA GOMES DE ANDRADE || MGANDRADE@SPORTING.PT; NUNO MIGUEL SIMAS || NQSIMAS@ SPORTING.PT; PEDRO FERREIRA || PSFERREIRA@ SPORTING.PT; XAVIER COSTA || XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES || JBTORRES@SPORTING.PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806 LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 155 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP, QUINTA DO GRAJAL – VENDA SECA 2739‑511 AGUALVA CACÉM IMPRESSÃO: WGROUP ESTRADA DE SÃO MARCOS, Nº 27, 2735‑521 AGUALVA CACÉM ESTATUTO EDITORIAL: HTTPS://WWW.SPORTING.PT/PT/JORNAL/ESTATUTO‑EDITORIAL ASSINATURAS: E‑MAIL: ASSINATURAJORNAL@SPORTING.PT LINHA SPORTING 707 20 44 44 INTERNACIONAL +351 30 997 1906 (segunda a sexta‑feira das 10h00 às 20h00)


SPORTING 3945 - 3

FUTEBOL

1953

LENDAS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

László Bölöni foi treinador do Sporting CP em 2001/2002 e 2002/2003. Conquistou uma Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, numa época de ouro. Num total de 90 jogos no comando técnico dos Leões, conduziu o Clube à vitória em 53 jogos. Foi o último treinador a orientar a equipa no antigo Estádio José Alvalade e o técnico que lançou na primeira equipa nomes como Cristiano Ronaldo, Hugo Viana e Ricardo Quaresma.


4 - SPORTING 3945

LÁSZLÓ BÖLÖNI Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Museu Sporting – Centro de Documentação

LADISLAU BÖLÖNI, OU LÁSZLÓ BÖLÖNI, COMO É CONHECIDO NO MUNDO DO FUTEBOL, É UM TREINADOR COM PASSADO DE EXCELENTES MEMÓRIAS NO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. CHEGOU A ALVALADE NO INÍCIO DA ÉPOCA 2001/2002, PARA ASSUMIR O COMANDO DE UMA EQUIPA QUE ESTAVA EM FASE DE RENOVAÇÃO, COM A CHAMADA À PRIMEIRA EQUIPA DOS JOVENS SAÍDOS DA FORMAÇÃO, HUGO VIANA E RICARDO QUARESMA E, UM ANO MAIS TARDE, O MELHOR JOGADOR DO MUNDO, CRISTIANO RONALDO. Treinador romeno com uma forte vertente de aposta na formação, rapidamente encaixou como uma luva na filosofia de trabalho do Sporting CP. Potenciou muito a equipa, que tinha uma base de enorme qualidade e experiência, à qual juntou a irreverência de dois reforços de primeira água para o ataque: o compatriota romeno, Marius Niculae e já com a época a correr, mas ainda com o mercado de Verão aberto, o super-goleador, Mário Jardel. Bölöni juntou os ingredientes e encontrou uma fórmula de enorme sucesso no Clube: uma equipa de enorme atracção pelo golo, com João Vieira Pinto, Jardel, Niculae, Pedro Barbosa, Ricardo Quaresma e Hugo Viana, bem suportada pelos excelentes alicerces defensivos e no meio-campo, com pilares como Paulo Bento, Rui Bento, André Cruz, Phil Babb, Rui Jorge e Beto, com Nélson, ou Tiago, na baliza. O Sporting CP deu espectáculo, marcou muitos golos, encheu estádios, fez vibrar os milhões de Sportinguistas com um futebol de olhos sempre postos nas balizas adversárias. Nessa temporada, a equipa Leonina ganhou tudo o que havia para conquistar a nível interno: o Campeonato, a Taça de Portugal [vitória na final frente ao Leixões Sport Clube por 1-0] e já no Verão de 2002, a Supertaça também diante da equipa de Matosinhos, por 5-1. Perduram na memória as autênticas avalanches de futebol ofensivo da equipa Leonina e a temível dupla entre dois jogadores que se complementavam de forma perfeita e aos quais se apelidou de ‘Pai e filho’ João Vieira Pinto e Jardel encantaram, com o ponta-de-lança brasileiro a terminar a temporada com 42 golos, marca que fez dele o melhor marcador dos campeonatos europeus nessa temporada de 2001/2002. Nessa época, o Sporting CP iniciou a Liga a vencer o FC Porto, no antigo Estádio José Alvalade, por 1-0, com a época a terminar em apoteose, com triunfo novamente em casa, frente ao Beira-Mar, por 2-1, com bis de Jardel, na tarde de consagração dos já Campeões Nacionais, num Estádio José Alvalade com lotação esgotada. Bölöni mostrou-se um treinador destemido, de enorme atracção pelo espectáculo e que tinha um relacionamento de grande abertura com os jogadores: comunicativo,

obstinado – aprendeu rapidamente o essencial para falar em português – foi transmitindo a mensagem com grande clareza, com a equipa a responder em campo com exibições de alto calibre e muitas vitórias convincentes, apesar de um forte contratempo, quando Niculae se lesionou com gravidade na zona dos ligamentos do joelho, no final de 2001. Bölöni e a equipa Leonina não se atemorizaram, prosseguiram uma caminhada vitoriosa e o Sporting CP terminou esse Campeonato com 74 golos marcados

“O Sporting CP foi o meu primeiro grande passo no futebol internacional enquanto treinador”

contra 25 sofridos e mais de 100 marcados em todas as competições – mais precisamente 105 em 47 jogos, o que deu uma média superior a dois golos por jogo. László Bölöni revelou-se um treinador preparado para lançar as bases do futuro do Sporting CP, pois na temporada seguinte fazia despontar na primeira equipa mais um, então jovem, que hoje dispensa qualquer tipo de apresentação. No Estádio José Alvalade, a 7 de Outubro de 2002, diante do Moreirense FC [triunfo final por 3-0], fez estrear a titular em jogos da Liga, Cristiano Ronaldo, e logo da melhor maneira possível, pois marcou um grande golo, num slalom a partir do meio campo. Um momento memorável, mais um, não apenas para Cristiano Ronaldo, mas para este técnico, um ‘garimpeiro de diamantes’ no Clube. Antes, a 14 de Agosto, apostou pela primeira vez em Cristiano Ronaldo, ao lançar o craque na segunda parte do jogo da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, frente ao FC Inter de Milão, no Estádio José Alvalade. Cristiano Ronaldo tinha, apenas, 17 anos. No Estádio do Bessa, poucas semanas depois do jogo frente ao Moreirense FC, voltou a lançar Cristiano Ronaldo na segunda parte, e o resultado não se fez esperar, novamente. O craque entrou aos 79’ e cerca de dez minutos depois, deu a vitória à equipa Leonina, com o golo que ditaria o resultado final − triunfo do Sporting CP no Estádio do Bessa, por 1-2. Bölöni ficou no coração dos Sportinguistas, numa relação recíproca, como se infere das palavras do treinador ao Jornal Sporting, quando da visita a Lisboa, na última semana. “O Sporting CP foi o meu primeiro grande passo no futebol internacional enquanto treinador. Neste Clube e com um grupo fantástico, conseguimos ganhar tudo o que havia para ganhar e lançámos também muitos jovens. É um orgulho ter contribuído para o sucesso do Clube e deles”, referiu. Bölöni foi o último treinador do Sporting CP a orientar uma equipa Leonina no antigo Estádio José Alvalade, antes de o Clube passar a jogar no novo reduto Leonino. Um treinador de muitas e boas memórias e que, por isso, tem lugar, por mérito próprio, na galeria das Lendas do Sporting CP.



6 - SPORTING 3945

CLUBE

RESULTADOS OFICIAIS DA ASSEMBLEIA GERAL Reunião magna Leonina contou com a participação de 3775 Associados. Três dos quatro pontos que estavam para aprovação receberam sinal sim, enquanto um não recebeu a percentagem necessária para ser aprovado. O Sporting Clube de Portugal informa os Sócios dos resultados da Assembleia Geral Comum Ordinária e Extraordinária que se realizou no último domingo, dia 8 de Outubro, no Pavilhão João Rocha. Com 3775 votantes presentes, os resultados oficiais foram os seguintes:

Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: João Pedro Morais

ASSEMBLEIA GERAL

ASSEMBLEIA GERAL

Domingo, 8 de Outubro de 2023

Domingo, 8 de Outubro de 2023

Ponto 1

Ponto 2

3770

21027

Sócios

Votantes

3771

Votos

%

A favor

3087

81,88%

21045

Sócios

Votos

%

A favor

17680

84,08%

Votos

Votantes

%

A favor

2632

69,80%

Votos

%

A favor

15079

71,65% 27,65%

Contra

630

16,71%

Contra

3065

14,58%

Contra

1114

29,54%

Contra

5818

Brancos

42

1,11%

Brancos

201

0,96%

Brancos

18

0,48%

Brancos

105

0,50%

Nulos

11

0,29%

Nulos

81

0,39%

Nulos

7

0,19%

Nulos

43

0,20%

Ponto 1 – Apreciação e votação do Relatório de Gestão e as Contas do Sporting Clube de Portugal, respeitantes ao exercício de 1 de Julho de 2022 a 30 de Junho de 2023, elaborado pelo Conselho Directivo e acompanhado do Relatório e Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.

ASSEMBLEIA GERAL Domingo, 8 de Outubro de 2023 Ponto 3

3770

21045

Sócios

Votantes

Votos

%

A favor

2674

70,93%

Votos

%

A favor

15907

75,59%

Contra

1060

28,12%

Contra

4886

23,22%

Brancos

30

0,80%

Brancos

205

0,97%

Nulos

6

0,16%

Nulos

47

0,22%

Ponto 3 – Apreciação e votação da proposta do Conselho Directivo de atribuição do nome de Cristiano Ronaldo à porta 7 do Estádio José Alvalade.

Ponto 2 – Apreciação e votação da proposta do Conselho Directivo de alteração dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal com aditamento do artigo 44.º - A – introdução da possibilidade do voto electrónico à distância nas assembleias gerais comuns e nas eleitorais, a par do voto electrónico presencial já previsto.

Ponto 4 – Apreciação e votação da proposta do Conselho Directivo de autorização de venda de imóvel propriedade do Sporting Clube de Portugal correspondente à letra C, destinada a serviços, do prédio urbano em regime de propriedade horizontal sito na Rua António Salvado Pires n.º 1, r/c, freguesia e concelho de Benavente, descrito na CRP sob o no 2764/19971120 e inscrito na matriz predial sob o artigo 2724 da freguesia de Benavente, dando prioridade a Sócios do Sporting Clube de Portugal que pretendam reactivar o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Benavente, pelo valor mínimo de 48.000,00 € (quarenta e oito mil euros) e à prática dos actos necessários ao Conselho Directivo para a concretização da mesma.

ASSEMBLEIA GERAL Domingo, 8 de Outubro de 2023 Ponto 4

3765

21009

Sócios

Votantes

Votos

%

A favor

3146

83,56%

Votos

%

A favor

17893

85,17% 13,28%

Contra

558

14,82%

Contra

2791

Brancos

44

1,17%

Brancos

224

1,07%

Nulos

17

0,45%

Nulos

101

0,48%


SPORTING 3945 - 7

OPINIÃO

NA FRENTE

João Palma: “A AG decorreu dentro da normalidade” João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, revelou os resultados, comentando depois de forma geral como decorreu a reunião magna: “Os Sócios participaram de uma forma normal, discutiram aquilo que tinham de discutir e os Órgãos Sociais, sobretudo o Conselho

Directivo, responderam de uma forma muito esclarecedora às questões colocadas pelos Sócios intervenientes quer da parte da manhã, quer da parte da tarde. Nesse sentido, a Assembleia Geral decorreu dentro da normalidade, o que se regista como um factor positivo”.

Frederico Varandas: “Os Sócios demonstraram que querem uma evolução nos estatutos” Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, também falou após serem conhecidos os resultados da Assembleia Geral. O dirigente fez-se acompanhar pelos restantes membros dos Órgãos Sociais no Hall Vip do Estádio José Alvalade e, através da comunicação social presente, falou aos Sócios Leoninos, focando-se no ponto que não foi aprovado – o ponto 2, sobre a votação electrónica à distância. “De uma forma geral, os quatro pontos tiveram votações acima de 70 por cento, por isso foi clara a decisão e a vontade dos Sócios em aprovarem os quatro pontos. Votaram nesta Assembleia Geral 3775 Sócios, qualquer coisa como quatro por cento dos Sócios elegíveis para votar, e uma das razões pelas quais este Conselho Directivo decidiu trazer à discussão o voto electrónico à distância foi, exactamente, por actos eleitorais

como este. Cerca de 70 por cento destes quatro por centro de Associados elegíveis demonstraram que querem uma mudança e uma evolução nos estatutos do Sporting Clube de Portugal. Isso significa uma vitória esmagadora, mas não uma vitória suficiente para termos uma maioria qualificada de 75 por cento. Por isso, não tenho dúvidas de que, e digo-o com toda a convicção, se tivesse havido uma participação de cinco, sete, 10 mil ou mais Sócios, o segundo ponto também teria passado confortavelmente. Mas a vontade dos Sócios foi esta e respeitamo-la. Eu enquanto presidente do Conselho Directo respeitarei sempre e também não esquecerei que 70 por cento das pessoas que votaram querem uma mudança. Só não foi suficiente para obter 75 por cento. Por isso, obviamente, este assunto será revisitado mais tarde ou mais cedo”, disse Frederico Varandas.

Pedro Almeida Cabral

Em primeiro lugar, o Sporting Clube de Portugal! Com sensivelmente um quinto do campeonato decorrido, seguimos na frente com um ponto de vantagem sobre o SL Benfica e com três de distância para o FC Porto, os nossos imediatos perseguidores. Diferenças escassas, mas que deixam ver algo mais. O Sporting CP é a única equipa que ainda não perdeu na competição, com seis vitórias e um empate, e é a segunda equipa do campeonato com melhor saldo de golos marcados e sofridos. Já jogámos fora com o SC Braga, no único desafio em que perdemos pontos, e também com SC Farense, uma deslocação que no passado era difícil e, pelos vistos, assim continua. Embora haja meia dúzia de marcadores no campeonato com cinco golos, dois são nossos: Gyökeres e Paulinho. Ao contrário da época passada, temos sabido não deixar fugir as vitórias: estando empatados, marcámos os golos da vitória na segunda parte dos jogos contra o FC Vizela, o Casa Pia AC, o FC Famalicão, o SC Farense e o FC Arouca. Muitos dirão que se trata da prova de uma superior condição anímica. Talvez seja uma parte da verdade. Mas as explicações mais simples são quase sempre as mais certeiras. O Sporting CP joga um futebol

mais contínuo e ligado ao ataque. Sobretudo ligado a Gyökeres. O incrível sueco veio revolucionar o jogo da equipa criando linhas de passe e recuperações que não eram imagináveis antes da sua chegada. O sempre interessante GoalPoint dá conta disso mesmo: Gyökeres é líder nas principais ligas europeias em passes progressivos recebidos. Estes passes são os que permitem à equipa encurtar em posse a distância original face à baliza contrária em +25 por centro da distância original no momento do passe. Ou seja, permitem desenvolver e muito o jogo. E quantas vezes não vimos já o possante nórdico a receber e a galgar terreno um pouco por todo o lado? Não é certamente por acaso que foi eleito o melhor jogador da Liga em Agosto e Setembro. Um atleta excepcional que, estou certo, fará História no Sporting CP. Mas a equipa não é só Gyökeres. Paulinho tem aprimorado a sua relação com a baliza, como os cinco golos marcados demonstram. Gonçalo Inácio tem-se assumido cada vez mais como um central atento e com um pé esquerdo capaz de longos passes de meia distância. Morita tem defendido mais e feito algumas incursões ofensivas, marcando até o golo da vitória contra o FC Arouca. Edwards e Pote vão subindo de forma, com pormenores cada vez mais artisticamente deliciosos. E Catamo vai fazendo o seu caminho. O campeonato regressa no final do mês, com uma deslocação ao Bessa para defrontar o Boavista FC. Será mais um jogo que exigirá o máximo compromisso da equipa e em que vamos dar tudo como temos dado.


8 - SPORTING 3945

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

LEÃO DE MUITA RAÇA ULTRAPASSOU TODOS OS OBSTÁCULOS SPORTING CP REVELOU ENORME CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO NO TRIUNFO SOBRE O FC AROUCA (2-1). MESMO A JOGAR COM DEZ UNIDADES DESDE OS 42 MINUTOS E APÓS SOFRER O GOLO DO EMPATE, A TURMA VERDE E BRANCA NUNCA SE RENDEU E GARANTIU A VITÓRIA COM GOLOS DE GYÖKERES E HIDEMASA MORITA. Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Isabel Silva, João Pedro Morais, José Lorvão

Ainda com o desaire frente à Atalanta BC fresco na memória, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deu uma resposta categórica no regresso às provas internas ao vencer o FC Arouca por 2-1, no último domingo, em encontro da oitava jornada da Liga. Em vantagem desde os 31 minutos, os Leões pareciam ter a vitória bem encaminhada, no entanto ainda tiveram de lutar bastante para consegui-la. A expulsão de Diomande, pouco antes do intervalo, e o facto de os visitantes terem feito o empate no arranque da segunda parte, dificultaram a tarefa verde e branca, mas não impediram a conquista dos três pontos. Rúben Amorim promoveu três regressos ao onze titular, de Sebastián Coates, Ricardo Esgaio e Marcus Edwards, vendo os seus comandados assumirem um jogo de paciência nos momentos iniciais. Face à sólida organização defensiva arouquense, o Sporting CP foi circulando a bola de um corredor para o outro, mas não estava fácil furar a estrutura rival. Instalados no meio-campo adversário, os Leões tinham muita posse e a espaços foram somando aproximações à baliza

Leões lutaram muito durante a partida e mereceram ser felizes

adversária, mas sem conseguirem criar grandes lances de perigo. Na primeira meia-hora, as melhores situações pertenceram a Pedro Gonçalves, num remate fraco e num cabeceamento, e a Marcus Edwards, que permitiu a defesa do guardião. Ainda assim, já com 31 minutos e depois de alguma insistência, chegou finalmente o 1-0.

Marcus Edwards flectiu para dentro bem ao seu estilo e cruzou com conta, peso e medida para a área, onde Viktor Gyökeres apareceu sozinho a finalizar de primeira. Foi o quarto golo do avançado sueco nas últimas três partidas, o oitavo no total

da presente temporada. A vantagem empolgou os adeptos, que intensificaram o apoio à equipa, e logo a seguir viram Inácio, Coates e Diomande falharem o 2-0 ao chegarem ligeiramente atrasados a um novo cruzamento. Já em cima

8 de Outubro de 2023 | Liga Portugal – 8.ª jornada | Estádio José Alvalade

SPORTING CP Viktor Gyökeres (31’) Hidemasa Morita (69’)

2 ‑1 (1-0 ao intervalo)

FC AROUCA Rafa Mujica (52’’)

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ousmane Diomande, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Geny Catamo, 58’), Hidemasa Morita, Morten Hjulmand (Daniel Bragança, 81’), Nuno Santos (Eduardo Quaresma, 58’, Luís Neto, 88’), Marcus Edwards (Matheus Reis, 45’), Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres. Treinador: Rúben Amorim. Disciplina: cartão amarelo para Ousmane Diomande (30’ e 42’), Marcus Edwards (45+2’) e Eduardo Quaresma (62’); cartão vermelho para Ousmane Diomande (42’).

Hidemasa Morita selou o triunfo na estreia a marcar esta época

do intervalo, Diomande viu injustamente o segundo amarelo e consequente vermelho por, segundo o árbitro, ter atingido um adversário com o cotovelo. No reatamento, a jogar com apenas dez unidades, Rúben Amorim fez entrar Matheus


SPORTING 3945 - 9

Gyökeres fez o 1-0 e recebeu muitos aplausos no final do duelo

Reis para o lado esquerdo da defesa, que passou a contar com a ajuda dos laterais para formar uma linha de cinco nos momentos sem bola. Ainda assim, aos 52 minutos, o FC Arouca restabeleceu a igualdade no marcador através de um cabeceamento de Rafa Mujica (1-1). Apesar da inferioridade numérica e do golo visitante, o Sporting CP continuou a ser superior e a mandar na partida. Nuno Santos ficou perto de facturar, num remate perigoso à malha lateral, e Pedro Gonçalves falhou o desvio a um cruzamento para a pequena área, antes de Rúben Amorim voltar a mexer na equipa para lançar Geny Catamo e Eduardo Quaresma. Os Leões ameaçaram e ameaçaram até que, aos 69 minutos, conseguiram finalmente concretizar. Após excelente trabalho na esquerda, Pedro Gonçalves encontrou espaço e cruzou para Morita, que apareceu a desviar certeiro ao primeiro poste, colocando o Sporting CP novamente na dianteira do placard. Foi a estreia a marcar do nipónico esta temporada. Do outro lado, os homens de Daniel Ramos, que até aí tinham apostado no contra-ataque mas não conseguiram melhor do que um par de remates perigosos, passaram a ter mais bola nos 15 minutos finais, até porque os Leões recuaram no terreno e procuraram guardar a posse, de forma a evitar mais surpresas e segurar a vantagem conseguida pouco antes. Ainda assim, a verdade é que

as melhores oportunidades até final pertenceram aos verde e brancos. Na melhor delas, Geny Catamo puxou a bola para dentro e desferiu um remate em arco, mas Arruabarrena impediu o 3-1 com uma enorme intervenção. Logo depois, Rafael Fernandes também foi expulso, deixando o FC Arouca reduzido

a dez nos últimos minutos. Consumado o triunfo, que volta a isolar o Sporting CP no topo da tabela classificativa, segue-se a paragem para as selecções, estando o regresso à competição agendado para dia 21 de Outubro, com o CD Olivais e Moscavide, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

RÚBEN AMORIM: “A EQUIPA MOSTROU MATURIDADE” No rescaldo do triunfo, Rúben Amorim deixou elogios à exibição Leonina. “Até à expulsão, houve uma equipa a atacar e outra a defender. Controlámos bem o jogo sem criar grandes oportunidades, mas estivemos sempre perto do golo. Não deixámos o FC Arouca sair”, começou por dizer o técnico na conferência de imprensa de análise à partida. “A partir da expulsão, o jogo mudou um pouco. Na segunda parte sofremos o golo, o que dificultou muito, mas tivemos a capacidade de dar a volta. A equipa mostrou maturidade e adaptou-se a todos os momentos do jogo”, frisou, considerando “normal” o facto de Viktor Gyökeres, que fez o 1-0, ter sido muito aplaudido no final do duelo pelos Sportinguistas nas bancadas. “Percebo porque, enquanto tivemos menos uma unidade, foi o jogador que nos permitiu respirar. Controlou a bola, levou-a e ganhou faltas, os adeptos gostaram disso porque viu-se a influência que teve no desenrolar do jogo. Percebo os adeptos, mas não gosto de realçar só o Viktor, toda a gente trabalhou muito depois de um jogo muito exigente na quinta-feira”. Já depois de se recusar a comentar a expulsão de Ousmane Diomande, o timoneiro verde e branco explicou também porque decidiu trocar Eduardo Quaresma por Luís Neto na recta final do encontro, depois de o jovem central ter sido lançado no início da segunda metade. “O Quaresma entrou porque tínhamos de arriscar e íamos defender com uma linha de quatro. Ele é muito rápido e forte no um contra um, mas depois levou amarelo e nós marcámos. O FC Arouca só estava a criar perigo nos cruzamentos, sendo que o Neto é claramente mais forte nisso. Não gosto de o fazer, mas é o que o jogo pede. Eles sabem que não é pessoal e amanhã podem ser titulares. Queríamos ganhar, foi por isso”, reforçou.

SPORTING CP ASSOCIOU-SE AO OUTUBRO ROSA Tal como tem sido habitual nos últimos anos, o Sporting CP voltou a associar-se ao Outubro Rosa, movimento que alerta para a prevenção do cancro da mama. Os onze jogadores titulares frente ao FC Arouca subiram ao relvado com hoodies cor-de-rosa, uma alusão à colecção Blossom Pink – exclusiva para mulheres e crianças – em que 25 por cento das vendas revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, e envergaram nas camisolas laços estampados da mesma cor. Já Sebastián Coates, capitão de equipa, utilizou uma braçadeira cor-de-rosa. Também as esposas dos atletas Leoninos aderiram à causa, assistindo ao jogo na Tribuna Presidencial.

51 NÚCLEOS MARCARAM PRESENÇA EM ALVALADE Em dia de Assembleia Geral, foram muitos os Sportinguistas que aproveitaram para marcar presença em Alvalade, depois de participarem na votação que decorreu no Pavilhão João Rocha. Entre eles, estiveram os representantes de 51 núcleos SCP de todo o país, que foram recebidos na Tribuna Peyroteo pelo presidente verde e branco Frederico Varandas.


10 - SPORTING 3945

FUTEBOL REPORTAGEM

LÁSZLÓ BÖLÖNI: “FUI MUITO FELIZ AQUI” TREINADOR ROMENO ESTEVE EM LISBOA PARA GRAVAR A PASSAGEM PELO SPORTING CP NUM DOCUMENTÁRIO SOBRE A SUA CARREIRA E ESTEVE COM HUGO VIANA, PEDRO BARBOSA, RUI JORGE E RICARDO QUARESMA. LÁSZLÓ BÖLÖNI AINDA CONHECEU RÚBEN AMORIM, QUE LHE SUCEDEU COMO TÉCNICO CAMPEÃO NO SPORTING CP. Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Bernardo Vidal, Isabel Silva, João Pedro Morais

László Bölöni regressou a casa. O penúltimo treinador Campeão Nacional pelo Sporting Clube de Portugal esteve em Lisboa nos últimos dias para recordar os momentos vividos no Clube e deixá-los registados num documentário que está a gravar sobre a sua carreira. “A minha passagem pelo Sporting CP foi muito importante enquanto treinador, por isso obviamente que, estando a gravar um documentário sobre a minha carreira, tinha de vir aqui”, justificou o antigo treinador verde e branco à conversa com o Jornal Sporting, antes de visitar o Museu Sporting onde pôde ver os troféus que conquistou de Leão ao peito entre 2001 e 2003. O técnico romeno, actualmente ao serviço dos franceses do FC Metz, já não se lembrava exactamente de como era o troféu do Campeonato Nacional, mas mostrou ter boa memória sobre essa conquista: “Foi uma época muito interessante, que começou com um triunfo

László Bölöni no relvado do Estádio José Alvalade a saudar os Sportinguistas

sobre o FC Porto com um golo de cabeça do Niculae, mas depois quebrámos. Fizemos jogos fracos e foi aí que descobri o significado dos lenços brancos, mas, aos poucos, conseguimos dar a volta e estabilizar a equipa e o nosso jogo”.

Miguel Ribeiro Telles, László Bölöni, Frederico Varandas e Hugo Viana

“Acho sinceramente que fomos os mais fortes nessa temporada. A Direcção trabalhou muito bem, ajudou-nos muito, e eu, permitam-me dizê-lo, também fui um pouco louco. Pedi muito aos jogadores e trabalhei como nunca”,

disse, recordando: “Por tudo isso, não consegui segurar as lágrimas no final da época”. “Foi muito bom aquilo que vivi aqui. Além dos troféus, conseguimos lançar vários jovens na equipa principal que depois passaram a integrar a Selecção Nacional e representaram outros grandes clubes europeus. Conseguiram chegar muito longe e um deles foi o Cristiano Ronaldo, que tem dado a volta ao Mundo. Sinto-me sempre muito feliz por ter feito parte da história da carreira dele”, acrescentou, não escondendo a emoção. “Fiz um bom trabalho e fui muito feliz aqui”, desabafou, dizendo também que não se sentiu em casa apenas no Sporting CP, mas também em Portugal: “Descobri um grande clube, com pessoas extraordinárias que me ajudaram muito, mas também um povo com um grande coração. Sei que nem todos gostavam de mim, mas todos me respeitavam muito e, por vezes, o respeito é mais importante do que o amor. Gostei muito de viver aqui”.

Neste regresso a Lisboa, László Bölöni teve a oportunidade de ver os Sportinguistas e descer ao relvado do Estádio José Alvalade, antes do pontapé inicial do jogo com o FC Arouca, na companhia de Miguel Ribeiro Telles, ex-dirigente, Hugo Viana, ex-jogador que tinha lançado em 2001 na equipa principal Leonina, e do actual presidente Frederico Varandas, que lhe entregou a camisola do terceiro equipamento do Sporting CP, a de homenagem ao seu pupilo Cristiano Ronaldo, e ainda de estar com outros ex-jogadores. Em Alvalade, o técnico, que continua a conseguir expressar-se em português, reencontrou, além de Hugo Viana, o ex-capitão Pedro Barbosa e Rui Jorge. Os três ex-jogadores foram entrevistados pelos responsáveis do documentário de László Bölöni para falarem sobre aquilo que viveram com ele no início dos anos 2000 e antes das gravações estiveram com ele. “Foi muito bom reencontrá-los. Já não os via há 20 anos. Ainda lhes disse para se equiparem para irmos treinar, mas não se entusiasmaram com a ideia (risos). Falámos muito. Foi muito bom e por isso quero agradecer-lhes a disponibilidade e agradecer também ao Sporting CP ter-me recebido tão bem e me ter dado a oportunidade de gravar esta parte da minha carreira aqui. Espero que o documentário seja interessante para os Sportinguistas e para o Clube também”, disse o treinador, actualmente com 70 anos, que revelou continuar a acompanhar o Sporting CP à distância: “Não consigo ver os jogos todos, mas os europeus tento acompanhar”. “O senhor Rúben Amorim está a fazer um bom trabalho e conseguiu chegar ao título. Tenho de o felicitar, foi o primeiro depois de mim a ganhar. Espero que o próximo campeonato chegue mais rápido”, atirou László Bölöni, que no final do jogo ainda


SPORTING 3945 - 11

Rúben Amorim sucedeu a László Bölöni como técnico campeão de Leão ao peito

Ex-treinador, que em 2002 estreou a Academia, também esteve em Alcochete

teve a oportunidade de conhecer pode ser mais”. o actual técnico do Sporting CP, Dois dias depois da visita ao estádeixando elogios também a Hugo dio, no qual já não chegou a traViana, agora no papel de director balhar, László Bölöni ainda foi à desportivo: “Está a ser uma boa Academia, em Alcochete, que na surpresa. Já foi campeão e estar altura estreou. “Foi uma mudança aqui há cinco anos demonstra o muito grande. Passámos de treiYOGAa JORNAL 1 28/09/2023 14:58 valor que AF eleSPORTING tem. Está ser im-MEIA PAG.pdf nar no estádio para treinar aqui. portante para o Clube e ainda Tínhamos de fazer uma viagem

maior e era tudo diferente, mas as condições eram melhores e agora ainda estão mais”, disse. Na Academia, agora denominada Academia Cristiano Ronaldo, László Bölöni ainda se encontrou com Ricardo Quaresma e também não escondeu a emoção. Foi mais um dos vários jogadores

que lançou: “O meu mustang. Era um bom menino e agora está um grande homem. Mostrou-se logo disponível quando lhe disse que vinha cá. Foi muito bom reencontrá-lo”. Na despedida, ouvindo Frederico Varandas dizer-lhe para voltar sempre que quiser porque

“esta casa é sua”, o treinador não esqueceu os Sportinguistas, deixando-lhes uma mensagem: “Continuem a ser assim e a amar o Clube. Da minha parte, agradeço-lhes o carinho e relembro-os de uma frase que nos marcou muito e que não esqueço: ‘só eu sei porque não fico em casa’”.

ÉPOCA 2023/24

E

D A D VI O N

Vem exercitar corpo e mente com a nossa nova Modalidade! 2ª e 6ª Feira 08h00-09h00

3ª e 5ª Feira

09h30-10h30 (Yoga sénior)

13h15-14h00 (Yoga Flow)

Multidesportivo – Ginásio 2.1 Inscrições na Loja Verde do Estádio ou em sporting.pt/pt/modalidades/informacoes-inscricoes | Para mais informações: ctginastica@sporting.pt


12 - SPORTING 3945

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

A DEUSA ILUDIU OS LEÕES COM EFICÁCIA NUM JOGO DE ESPELHOS QUASE PERFEITO APÓS DUAS CARAS BEM DIFERENTES A EQUIPA VERDE E BRANCA ACABOU CASTIGADA COM A PRIMEIRA DERROTA EM 2023/2024. SE NA PRIMEIRA PARTE, OS LEÕES NÃO CONSEGUIRAM CONTRARIAR O JOGO DA ATALANTA BC, QUE DE FORMA SIMPLES E EFICAZ CHEGOU AO 0-2, NA SEGUNDA DEU-SE O REFLEXO OPOSTO. COM AS ENTRADAS DE MARCUS EDWARDS E GENY CATAMO, SÓ DEU SPORTING CP, QUE MERECEU MAIS, PORQUE OPORTUNIDADES NÃO FALTARAM − INCLUSIVE UMA BOLA NO POSTE − DEPOIS DO GOLO DE PENÁLTI DE VIKTOR GYÖKERES QUE REACENDEU A CRENÇA NA MELHOR CASA DA ÉPOCA EM ALVALADE (42301 ESPECTADORES). Texto: Xavier Costa Fotografia: Isabel Silva, José Lorvão

Antes do embate com FC Arouca para a Liga Portugal, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, na passada quinta-feira, os italianos da Atalanta BC e caiu de forma inglória por 1-2 no jogo da segunda jornada do grupo D da UEFA Europa League. Num verdadeiro jogo de espelhos, a simetria foi quase total entre Leões e bergamaschi, excepto no resultado. Depois de duas partes totalmente diferentes, quem foi mais eficaz naquela que dominou de forma inequívoca ficou, precisamente, com a melhor parte: os três pontos. Costuma ser uma regra não-escrita do futebol e foi assim na primeira tarde/noite europeia da época em Alvalade, que viu como La Dea − a deusa, em português, como é conhecida a Atalanta BC − acabou por colocar, de forma demasiado penalizadora, um ponto final na invencibilidade Leonina neste arranque de 2023/2024. Assim, com os italianos a levarem a melhor no frente-a-frente entre os dois emblemas que venceram na jornada inaugural do grupo, passaram a assumir de forma isolada a liderança com seis pontos, enquanto o Sporting

Só o poste impediu o golo do empate a Geny Catamo, que entrou com Marcus Edwards para ressuscitar os Leões

CP está no segundo lugar, em igualdade com o SK Sturm Graz. À entrada para o embate, além da classificação na Europa e dos sistemas tácticos que as caracterizam, eram muitas mais as coisas que uniam as duas equipas do que aquelas que as distinguiam. Qual reflexo uma da outra, ambas chegaram ao encontro

invictas há quatros jogos seguidos e assentes em muita solidez defensiva, pois os Leões somavam três jogos em casa consecutivos sem sofrer qualquer golo, enquanto os bergamaschi mantinham a sua baliza a zeros nas

últimas quatro partidas – ambos os registos caíram em Alvalade. Para enfrentar o actual sexto classificado da liga italiana - a apenas cinco pontos da liderança -, Rúben Amorim operou três alterações relativamente ao onze

5 de Outubro de 2023 | UEFA Europa League – Grupo D – 2.ª jornada | Estádio José Alvalade

SPORTING CP Viktor Gyökeres (pp 76’)

1 ‑2 (0-2 ao intervalo)

ATALANTA BC Giorgio Scalvini (33’) Matteo Ruggeri (43’)

Sporting CP: Antonio Adán [GR] [C], Iván Fresneda (Ricardo Esgaio, 66’), Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis (Daniel Bragança, 90+1’), Nuno Santos (Marcus Edwards, 46’), Morten Hjulmand (Sebastián Coates, 46’), Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Paulinho (Geny Catamo, 46’) e Viktor Gyökeres. Treinador: Rúben Amorim. Disciplina: cartão amarelo a Pedro Gonçalves (84‘), Bragança (90+2’).

Gyökeres voltou a marcar e ainda ateou a esperança no ‘vulcão’ de Alvalade

apresentado no triunfo em Faro (2-3): Iván Fresneda – em estreia a titular pelo Sporting CP – ocupou o lugar de Ricardo Esgaio, Matheus Reis substituiu Sebastián Coates – foi Gonçalo Inácio o central do meio – e, por fim, Paulinho integrou o ataque ao invés de Marcus Edwards. Além disso, destaque para as presenças dos jovens Diogo Pinto, Tiago Ferreira e Rodrigo Ribeiro no banco de suplentes e para as ausências de Jeremiah St. Juste e Francisco Trincão. Já Hidemasa Morita, titular, realizou o seu jogo número 50 de Leão ao peito. Nas bancadas, o ambiente foi frenético desde o início com Alvalade a rugir bem alto, mas em campo, como projectou o treinador verde e branco na antevisão, o jogo iria requerer paciência e muita concentração, porque esta Atalanta BC com a autoria de


SPORTING 3945 - 13

Gian Piero Gasperini é, pela sua identidade ofensiva tão vincada como imprevisível, um enigma “difícil de entender tacticamente”, tinha apontado também. E antes dos primeiros dez minutos o emblema de Bergamo, que entrou melhor e dominou o primeiro tempo, provou isso mesmo com duas aproximações perigosas: na primeira, Ademola Lookman − muito desequilibrador − depois de irromper com perigo na área Leonina não encontrou destinatário para o seu ‘passe da morte’ e, a seguir, o cabeceamento do capitão Marten de Roon saiu ao lado.

ENIGMA POR DECIFRAR NA PRIMEIRA PARTE Por sua vez, a turma de Alvalade foi tentando usar a sua saída de bola curta para atrair os italianos − a responderem com a sua intensa marcação homem a homem − e, depois, procurar Viktor Gyökeres na frente ou Paulinho e ‘Pote’ entre linhas, mas, entre passes e decisões erradas (84%91% de eficácia de passe nos primeiros 45 minutos), a progressão foi pouca e os visitantes tiveram mais bola (45%-55% ao intervalo). Lá atrás, imperial no eixo da defesa, Inácio arrancou para uma excelente exibição apesar das dificuldades impostas. Depois de uma fase com o jogo mais afastado das balizas, com o passar dos minutos, os Leões de Rúben Amorim começaram a soltar-se da ‘teia’ adversária, ma non troppo: o melhor que conseguiram foram dois ataques rápidos em que ficou a faltar melhor definição no último momento. Já na resposta nerazzurri, à passagem da meia hora, a Atalanta BC fez tudo bem e chegou ao 0-1: Davide Zappacosta ganhou a linha final e o cruzamento rasteiro para o ‘coração’ da área encontrou o desvio do central Giorgio Scalvini – movimentação ilustrativa da mobilidade e imprevisibilidade do conjunto de Gian Piero Gasperini. E logo a seguir, Lookman ainda ameaçou o golo por duas vezes, mas na primeira atirou por cima da trave e na segunda teve a oposição sólida de Adán. Faltava mais e melhor ligação ao jogo do Sporting CP, que continuou sem conseguir ultrapassar a agressividade e a intensidade do

conjunto de Bergamo, acabando o primeiro tempo sem chegar com clarividência à área rival. Além disso, ainda antes do intervalo, quando a equipa procurava recompor-se para reagir ao golo sofrido, a Atalanta BC chegou ao 0-2 através do ala Matteo Ruggeri, que depois de uma tabela ficou na cara de Adán e foi feliz na recarga ao seu próprio remate, finalizando já com a baliza deserta. À procura de inverter a toada do encontro para reentrar na discussão do resultado, Rúben Amorim mexeu de forma profunda − e com impacto − ao intervalo, fazendo entrar Sebastián Coates, Geny Catamo e Marcus Edwards por Nuno Santos, Morten Hjulmand e Paulinho – o jovem moçambicano e o avançado inglês juntaram-se para dar irreverencia ao ataque, enquanto Matheus Reis passou para a ala esquerda e Pedro Gonçalves baixou para o meio. Foi a partir daqui que tudo começou a mudar em Alvalade e a solução do, até então, complexo quebra-cabeças italiano começou a surgir e a ganhar forma.

NOVAS PEÇAS (QUASE) TUDO MUDARAM Reconfigurados, os Leões entraram mais subidos e dinâmicos − com os três substitutos em destaque − e foram obrigando a Atalanta BC a recorrer à falta uma e outra vez no reatamento do jogo. E foi aproveitando uma dessas bolas paradas que o Sporting CP ficou pela primeira vez muito perto do golo, mas o cabeceamento de Inácio ao cruzamento de Edwards saiu ligeiramente ao lado do poste. Respirava-se uma nova energia − e crença − em Alvalade com o jogo a passar a ser disputado de forma quase exclusiva no meio-campo italiano, sendo agora os visitantes a ter muitas dificuldades para manter a posse. Em dois lances distintos, já na área, Gyökeres ainda procurou espaço par alvejar a baliza de Juan Musso, mas ambos os remates acabaram bloqueados pelo corpo de um defesa. Já com Ricardo Esgaio no lugar de Fresneda, foi a vez de Matheus Reis tentar a sua sorte e agora apareceu a intervenção de Musso, mas o golo verde e branco não estava longe.

Alvalade encheu-se como nunca esta época para o primeiro jogo europeu em casa

Na recarga de Diomande, a bola embateu no braço de Scalvini e, após revisão das imagens, foi assinalado o pontapé de penálti. E tal como em Faro, foi o avançado sueco a assumir a responsabilidade e novamente sem tremer: bola para um lado – ainda a bater no poste –, guarda-redes para o outro e voltava a rugir Alvalade. Sétimo golo em oito jogos para Gyökeres de Leão ao peito, culpado por furar a fortaleza inviolável da Atalanta BC quatro jogos depois − e foi por muito pouco que não sofreu mais logo a seguir, tendo-lhe valido o seu guardião e alguma ajuda do epíteto de ‘Deusa’ do emblema de Bergamo. Dando sequência à euforia libertada com o 1-2, em campo os jogadores agarraram-se de imediato a esse ímpeto e numa questão de escassos minutos o empate Leonino esteve ali mesmo à mercê: Musso levou a melhor num cara-a-cara com Edwards e logo a seguir só o poste impediu o golo a Geny – ambos entraram e corresponderam ao papel de agitadores. Nesta fase, o que sobrava em crença aos 11 em campo e aos mais de 42 mil nas bancadas, faltou em definição no momento da verdade e ingloriamente a bola não voltou a rumar ao fundo da baliza italiana. Aos 83 minutos, a Atalanta BC até podia ter ficado reduzida a dez unidades, mas o agarrão do amarelado Rafael Tolói − a impedir o contra-ataque e sem qualquer intenção de disputar a bola – não teve mais castigo do que a marcação de falta. Pedia-se um último esforço à

procura de um prémio já mais do que justo e merecido, enquanto a Atalanta BC, nesta fase, tentou defender-se e sobreviver como podia. Ainda assim, num remate de longe, o recém-entrado Gianluca Scamacca obrigou Adán a aplicar-se e Amorim ainda lançou Daniel Bragança como última ‘cartada’, mas já nada mudou em Alvalade. Terminado o embate europeu, à falsa partida no primeiro tempo seguiu-se uma excelente réplica

verde e branca, que fez com que o Sporting CP acabasse o jogo com mais bola (51%) e mais remates (15-13, embora 3-5 nos enquadrados), mas a resolução do enigma bergamaschi ficou a meio. A eficácia, que acabou por ser a única imperfeição no reflexo deste jogo de espelhos, sorriu a La Dea e castigou de forma severa os Leões com a derrota. A luta no grupo D continua, agora com o Sporting CP na perseguição.

RÚBEN AMORIM: “EMPATE ERA O MAIS AJUSTADO” Após a derrota, o treinador dos Leões esteve em conferência de imprensa para fazer o rescaldo duma partida com duas caras muito distintas. “O ‘se’ não conta no futebol. O empate era o mais ajustado, mas não aconteceu. Na primeira parte tivemos muitas dificuldades, não tivemos a qualidade com bola que devíamos ter e quando não a temos sentimos mais dificuldades”, reconheceu, antes de falar sobre uma segunda parte que considerou “completamente diferente”. “Principalmente porque tivemos bola, porque tacticamente fizemos a mesma coisa. Tentámos ao máximo, o Geny [Catamo] e o Marcus [Edwards] estiveram bem a rodar sobre os adversários e isso mudou um bocadinho o jogo. Bastou ter mais tempo de frente para o jogo e fomos melhores”, considerou no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade. Depois, o técnico sublinhou que a diferença acabou por estar na eficácia depois de “duas partes distintas”. “Nós não conseguimos fazer dois golos na ‘nossa’ parte, o que para mim fez a diferença no jogo. Demonstrámos desde o primeiro minuto da segunda parte que queríamos ir atrás do resultado. Na primeira também o quisemos, mas não o conseguimos porque a Atalanta BC foi melhor. A urgência esteve sempre lá, mas às vezes não o conseguimos. Faz parte do futebol”, resumiu, reforçando de seguida a ambição dos Leões e mostrando-se seguro do caminho a percorrer. “Ninguém está mais chateado por perder do que o treinador e os jogadores, já não perdíamos há não sei quanto tempo. Temos de encarar isso de frente. Sei que depois da última época temos de ganhar e jogar bem, sei disso, vai haver tolerância zero, mas no fim fazemos as contas. Estamos em primeiro no campeonato e nada está perdido na Liga Europa”.


14 - SPORTING 3945

FUTEBOL

LEÕES NAS SELECÇÕES RÚBEN AMORIM ‘CEDE’ NOVE ATLETAS, SETE DELES ÀS SELECÇÕES PRINCIPAIS. FORMAÇÃO DO SPORTING CP MUITO REPRESENTADA NAS SELECÇÕES JOVENS DE PORTUGAL. faz-se representar nas equipas de Portugal, entre os sub-15 e os sub-20, por 19 jogadores. Gonçalo Esteves, Lucas Anjos, Marco Cruz, Tiago Parente e David Monteiro são os representantes Leoninos na lista de Portugal sub-20 para os jogos de preparação com a Alemanha (13/10) e a Inglaterra (17/10). Com cinco seleccionados, o Sporting CP é a equipa mais representada neste escalão, feito que repete também em sub-19 – com seis Leões convocados. Francisco Silva, Manuel Mendonça, Mauro Couto, Miguel Alves, Rafael Nel e Rodrigo Ribeiro foram chamados para o estágio de preparação da

selecção de sub-19, que contará com dois jogos: Ilhas Faroé (na quarta-feira, 6-0) e Escócia (15/10), ambos no Pinatar Arena Football Center, em Espanha. Por sua vez, nos sub-18 estarão João Infante e Rayhan Momade para competir por Portugal no Torneio Internacional das 4 Nações 2023. Os adversários serão a Roménia, esta quinta-feira, a Turquia (14 de Outubro) e a Espanha (16 de Outubro). Também José Lino, Vítor Conceição, Alexandre Rosado, João Rijo, Martim Almeida e Valdir Nascimento foram chamados para a selecção nacional sub-15, que esteve em estágios durante dois dias (7 e 8 de Outubro).

Morten Hjulmand, Viktor Gyökeres e Gonçalo Inácio foram, mais uma vez, chamados às respectivas selecções

Texto: Maria Gomes de Andrade, Xavier Costa Fotografia: Isabel Silva

DE PORTUGAL AO JAPÃO Gonçalo Inácio (Portugal), Eduardo Quaresma (Portugal sub-21), Dário Essugo (Portugal sub-21), Viktor Gyökeres (Suécia), Morten Hjulmand (Dinamarca), Franco Israel (Uruguai), Hidemasa Morita (Japão), Ousmane Diomande (Costa do Marfim) e Geny Catamo (Moçambique) estão por estes dias ao serviço das respectivas selecções. A selecção principal de Portugal vai jogar frente à Eslováquia e à Bósnia-Herzegovina em jogos de apuramento para o próximo Campeonato da Europa. O primeiro encontro está marcado para esta sexta-feira, 13 de Outubro, no Estádio do Dragão, no Porto, enquanto o segundo será disputado no país adversário,

em Zenica, três dias depois. A selecção nacional sub-21 também vai fazer dois jogos de apuramento para o Europeu, com a Bielorrússia e com a Grécia. A primeira partida vai disputar-se esta sexta-feira, no Estádio Cidade de Barcelos, e a segunda no dia 17, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. A Suécia tem dois compromissos, igualmente com vista ao próximo Campeonato da Europa. O primeiro é em casa, nesta quinta-feira, diante da Moldávia e o segundo na Bélgica, no dia 16. A Dinamarca também estará concentrada no Europeu, tendo igualmente dois jogos de qualificação para a prova. No dia 14 a formação dinamarquesa recebe o Cazaquistão e três dias depois joga em San Marino. Por sua vez, a selecção do Uruguai vai fazer dois encontros relativos à qualificação para o

Mundial 2026. O primeiro é nesta quinta-feira frente à Colômbia, em Barranquilla, e o segundo no dia 17 diante do Brasil, em casa, em Montevidéu. Já as selecções do Japão, da Costa do Marfim e de Moçambique jogarão apenas jogos particulares. A equipa costa-marfinense vai defrontar em casa as congéneres de Marrocos (14/10) e da África do Sul (17/10), a formação nipónica medirá forças com o Canadá (13/10) e a Tunísia (17/10) no Japão e a equipa moçambicana vai jogar nos dias 13 e 16, frente à Guiné-Bissau e à Nigéria, respectivamente, no Algarve.

O CLUBE MAIS REPRESENTADO NOS SUB-20 E SUB-19 DE PORTUGAL Outubro também é mês de selecções jovens e o Sporting CP

Manuel Mendonça e Rafael Nel convocados para os sub-19 de Portugal


SPORTING 3945 - 15

FUTEBOL EQUIPA B

TRIUNFO NOS DESCONTOS, MAS INTEIRAMENTE JUSTO SPORTING CP VENCEU AO CAIR DO PANO COM MAIS UM GOLO DE MAURO COUTO. RODRIGO RIBEIRO TINHA ABERTO O MARCADOR AINDA NA PRIMEIRA METADE, MAS A FORMAÇÃO VISITANTE EMPATOU NA MARCA DE 11 METROS. Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Isabel Silva

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, no último sábado, o FC Alverca por 2-1 em jogo da oitava jornada da Série B da Liga 3 disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. A jogar de novo em casa e à procura de regressar aos triunfos, depois da derrota caseira diante do Caldas SC, os Leões tentaram assumir o jogo desde o início, perante um FC Alverca mais experiente, e entraram bem, conseguindo começar cedo a criar situações de finalização. Miguel Menino, Diogo Cabral e Pedro Bondo deixaram os primeiros avisos Leoninos, com o último a obrigar o guardião visitante a mostrar serviço. Do outro lado, também Diogo Pinto foi posto à prova e a seguir viu um novo remate do FC Alverca esbarrar no ferro. Não marcou a equipa visitante, marcou logo a seguir o Sporting CP: Tiago Ferreira desmarcou Rodrigo Ribeiro nas costas da defesa, a bola bateu em Pedro Venaque e ficou à disposição do avançado verde e branco que, perante Luís Ribeiro, atirou de pé esquerdo para o 1-0. Leões na frente ainda antes da meia hora de jogo e a procurar aumentar a vantagem, mas até ao intervalo o marcador já não mexeu. A melhor oportunidade pertenceu a Mauro Couto, que tinha entrado para o lugar do lesionado Diogo Cabral, mas o guardião do FC Alverca levou a melhor. Na segunda metade, o Sporting CP teve logo a oportunidade de fazer o 2-0, depois de Rodrigo Ribeiro ter sido travado na área, mas Tiago Ferreira desde a marca de 11 metros permitiu a defesa de Luís Ribeiro. Assim, a partida continuou em aberto e com o FC Alverca

Vitória muito festejada pelos jovens Leões

também a querer marcar e a chegar ao empate, mostrando-se mais ofensivo e colocando Diogo Pinto à prova, mas o guarda-redes verde e branco foi mostrando segurança quando foi chamado a intervir. No entanto, esteve sempre mais perto o Sporting CP de chegar ao golo e, em cima da hora de jogo, foi Rodrigo Marquês que num remate rasteiro fez a bola sair junto ao poste. Pouco depois, o técnico verde e branco começou a mexer fazendo sair Rodrigo Marquês, Diogo Abreu e Rodrigo Ribeiro e entrar Marco Cruz, Alexandre Brito e Rafael Nel, com os Leões a continuarem no mesmo ritmo e a dar trabalho a Luís Ribeiro, que voltou a negar o golo a Tiago Ferreira. Diogo Pinto fazia o mesmo, mas aos 74 minutos não conseguiu travar o empate na marca de 11 metros: o árbitro entendeu que Pedro Bondo fez falta sobre João Costa ao cortar a bola e assinalou pontapé de penálti, que Jorge Bernardo não desperdiçou. Esse lance tinha originado alguns protestos, acabando com

a expulsão de Chico Lamba e de Khali Hachadi e, assim, o Sporting CP e o FC Alverca entraram nos últimos minutos empatados e com apenas dez jogadores. Nessa altura, os ânimos também aqueciam na bancada onde já estava o treinador adversário, João Pereira, que tinha sido expulso aos 65 minutos. No entanto, dentro de campo, os jovens Leões mostraram-se alheios a isso, continuaram a impor o seu jogo e a tentar voltar à vantagem. Luís Ribeiro foi conseguindo prolongar o 1-1, mas aos 90+6 minutos nada pôde fazer: Mauro Couto recebeu de Pedro Bondo à entrada da área, ajeitou a bola e rematou em arco para o 2-1. Um golaço, tal como na jornada passada, que devolveu a vantagem ao Sporting CP e confirmou o quinto triunfo Leonino na Série B da Liga 3. A formação B Leonina só volta a jogar no dia 29 de Outubro, em casa do CA Pêro Pinheiro, uma vez que agora é tempo de selecções nacionais e no penúltimo fim-de-semana do mês há Taça de Portugal.

Filipe Çelikkaya: “Entrega fantástica” Filipe Çelikkaya mostrou-se satisfeito, dizendo que o resultado foi inteiramente justo, uma vez que o Sporting CP teve “mais remates e mais oportunidades claras de golo”. “Depois do dissabor da semana anterior, queríamos dar uma boa resposta e conseguimos. Sabíamos que ia ser um jogo difícil e de emoção, mas tentámos ao máximo equilibrar o jogo em termos emocionais e conseguimos perante uma equipa com jogadores muito experientes e que têm experiência de primeira Liga, o que se viu em determinados pormenores. Entrámos bem, estivemos bem e penso que a vitória nos fica muito bem pela capacidade que tivemos de entrar no último terço. Não definimos tão bem quanto queríamos, mas obrigámos o Luís Ribeiro a fazer boas defesas. Os nossos jogadores estão todos de parabéns pelo que demonstraram e pelo que fizeram”, disse o técnico Leonino, sublinhando “a entrega fantástica” da formação verde e branca durante todo o jogo.

7 de Outubro de 2023 | Liga 3 – Série B – 8.ª jornada | Estádio Aurélio Pereira

SPORTING CP Rodrigo Ribeiro (24’) Mauro Couto (90+6’)

2 ‑1 (1-0 ao intervalo)

FC ALVERCA Jorge Bernardo (76, penálti)

Sporting CP: Diogo Pinto [GR], Pedro Bondo, Miguel Alves, Chico Lamba, David Monteiro, Diogo Abreu (Alexandre Brito, 68’), Rodrigo Marquês (Marco Cruz, 68’), Miguel Menino (Pedro Silva, 78’), Tiago Ferreira [C], Diogo Cabral (Mauro Couto, 39’) e Rodrigo Ribeiro (Rafael Nel, 68’). Treinador: Filipe Çelikkaya. Disciplina: cartão amarelo para Diogo Abreu (7’) e cartão vermelho para Chico Lamba por acumulação de amarelos (62 e 76’).


16 - SPORTING 3945

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-19

LEÕES FIZERAM TODOS OS POSSÍVEIS PARA SEREM FELIZES SUB-19 DIVIDIRAM PONTOS COM O SCU TORREENSE, NUM JOGO EM QUE MERECIAM A VITÓRIA MAS PECARAM DEMASIADO NA FINALIZAÇÃO (2-2). Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Bernardo Vidal

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou com o SCU Torreense 2-2, no último sábado, em duelo referente à oitava jornada da zona Sul do Campeonato Nacional. Os Leões dominaram por completo a partida e somaram um total de 26 remates e 17 cantos, no frente-a-frente com um adversário que marcou nos dois únicos disparos enquadrados que fez, deixando assim fugir, de forma inglória, dois pontos. Com Rayhan Momade e Pedro Sanca de regresso ao onze, e Rúben Amorim a assistir na bancada, a turma de Pedro Coelho mostrou-se muito superior e controlou a primeira parte, que foi de sentido único. Logo nos minutos iniciais, João Infante ameaçou com um cabeceamento ao poste e, logo a seguir, João Simões rematou muito perto da baliza rival. Do outro lado, o SCU Torreense revelou claras dificuldades e raramente teve bola, com o guarda-redes do Sporting CP a ser um mero espectador. Dito isto, foi sem surpresa que, aos 19 minutos, chegou o 1-0 para os Leões. Rayhan Momade bateu o canto na esquerda e Pedro Sanca subiu mais alto na pequena área, facturando pela segunda vez na temporada. Mesmo em vantagem, o Sporting

Telmo Coimbra entrou e fez o empate aos 81 minutos

CP não abrandou e continuou a mandar na partida, com as oportunidades a sucederam-se. Pedro Sanca voltou a ameaçar num cabeceamento, João Infante tentou a sorte num remate em arco que passou ao lado, e Ivanildo Mendes também arriscou de meia-distância, mas aí o guardião mostrou-se decisivo entre os postes. Já perto do intervalo, assistiu-se à jogada mais vistosa da primeira metade. Num magistral lance individual, Micael Sanhá passou

7 de Outubro de 2023 | Campeonato Nacional – Zona Sul – 8.ª jornada | Estádio Aurélio Pereira

SPORTING CP Pedro Sanca (19’) Telmo Coimbra (81’, penálti)

2 ‑2 (1-0 ao intervalo)

SCU TORREENSE Carlos Durães (46’) Mateus Santos (68’)

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Rodrigo Dias, Marlon Júnior [C], Rafael Mota, Rayhan Momade (Konstantin Nikitenko, 77’), Eduardo Felicíssimo (Luís Gustavo, 77’), Ivanildo Mendes (Amadu Baldé, 58’), João Simões (Telmo Coimbra, 58’), Micael Sanhá, Pedro Sanca e João Infante (Rafael Melo, 67’). Treinador: Pedro Coelho. Disciplina: cartão amarelo para Amadu Baldé (70’) e Marlon Júnior (90+5’).

por dois adversários junto à linha de fundo, aproximou-se da área e cruzou com perigo, mas a bola acabou por sofrer um corte já perto da linha de golo, com o juiz do desafio a apitar para o recolher aos balneários depois disso. No reatamento, o inesperado aconteceu. Com apenas 40 segundos decorridos, o SCU Torreense restabeleceu a igualdade por Carlos Durães, no primeiro remate enquadrado que efectuou em todo o encontro (!). Estava assim tudo novamente empatado no marcador, o que forçava o Sporting CP a ir para cima do adversário na busca de uma nova vantagem. Mesmo depois de terem marcado, os visitantes voltaram a sofrer às mãos dos Leões, que asfixiaram a formação de Torres Vedras e continuaram a somar várias ocasiões de golo. Micael Sanhá, uma das peças em maior destaque no Sporting CP, rematou à malha lateral e, logo a seguir, em nova grande jogada individual, obrigou o guarda-redes

a uma magnífica intervenção. Pouco depois, o recém-entrado Telmo Coimbra também não conseguiu melhor. Apesar da superioridade verde e branca, acabou por ser o SCU Torreense, contra a corrente do jogo e sem que nada o fizesse prever, a consumar a reviravolta e a fazer o 1-2. Aos 68 minutos,

Mateus Santos facturou através de um livre directo que traiu o guardião Miguel Gouveia, naquele que foi apenas o segundo remate à baliza do conjunto do Oeste. Agora sim, o Sporting CP estava obrigado a correr atrás do prejuízo e foi isso que fez, com resultados práticos. Aos 81 minutos, Micael Sanhá sofreu penálti e Telmo Coimbra não tremeu dos onze metros, assinando o 2-2 e deixando tudo em aberto para os minutos finais. Foi o quarto golo do extremo, que é já um dos segundos melhores marcadores da zona sul. Ainda com tempo para jogar, os Leões insistiram no ataque. Gabriel Melo ameaçou, Marlon Júnior cabeceou por cima e Telmo Coimbra criou perigo num disparo prensado, sendo que a melhor situação foi de Amadu Baldé, que viu o remate desviar num defesa e quase trair o guarda-redes. No entanto, nada surtiu efeito e o tão merecido golo da vitória nunca chegou. Os Leões, que apesar deste resultado mantêm a segunda posição com 17 pontos, menos cinco do que o líder SC Farense, vão agora ter pela frente o CF "Os Belenenses" este sábado, dia 14 de Outubro, novamente em Alcochete.

Pedro Coelho: “A equipa deu tudo o que tinha” Na análise ao encontro, o técnico Pedro Coelho lamentou as várias oportunidades de golo desperdiçadas pelos Leões. “Sabíamos que o SCU Torreense ia fechar os caminhos da baliza e fazer um jogo de transições, mas entrámos bem, a dominar. Tivemos uma bola ao poste nos minutos iniciais e entrámos nos espaços que queríamos em alguns momentos. Podíamos ter sido mais agressivos no ataque, mas o golo surgiu quando estávamos por cima e a controlar. A vantagem ao intervalo era justa”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube. “Na segunda parte, dois erros nossos permitiram remates que deram em golo. Ainda assim, a equipa nunca deixou de tentar virar o resultado e empatámos”, realçou, acrescentando: “Há aspectos em que estivemos muito bem, mas a falta de eficácia surgiu no jogo. Com 26 remates, temos de ter mais calma e maturidade. De qualquer modo, a equipa deu tudo o que tinha e mostrou sempre capacidade para vencer”.


SPORTING 3945 - 17

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-17

OPINIÃO

TERCEIRA VITÓRIA SEGUIDA PARA OS JUVENIS TRIUNFO CLARO DIANTE DO CF “OS BELENENSES” MANTÉM EQUIPA SUB-17 NO BOM CAMINHO E COMO LÍDER DESTACADA DA SÉRIE, AGORA COM 25 PONTOS.

PRIMEIRO... O SPORTING

Juvenal Carvalho

Juvenis continuam invictos e lideram registos ofensivos (41 golos) e defensivos (nove sofridos) da série

Texto: Xavier Costa Fotografia: Sérgio Martins

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, no passado domingo de manhã, o CF “Os Belenenses” por 4-1 no jogo da nona jornada da Série Sul do Campeonato Nacional do escalão. Denilson Santos, Diogo Martins (dois) e Flávio Gonçalves (penálti) foram os autores dos golos Leoninos naquela que foi a terceira vitória consecutiva dos jovens Leões de José João, desta vez perante o quarto classificado, que chegava a Alcochete após três jornadas consecutivas sem vencer. E foi a formação Leonina a começar melhor na Academia Cristiano Ronaldo, com Denilson Santos a inaugurar o marcador com um pontapé fulminante, após brilhante assistência de calcanhar de Flávio Gonçalves, logo aos 12 minutos. No entanto, a vantagem Leonina durou apenas oito minutos, quando chegou o empate dos ‘azuis’ com um inesperado e colocadíssimo remate de Diogo Varela.

Ainda assim, o Sporting CP não sentiu o golpe, fez-se com o controlo da partida de forma inequívoca, impôs o seu jogo (60%-40% em posse de bola na primeira parte) e conseguiu chegar ao 2-1 à passagem da meia hora de jogo graças a Diogo Martins. O avançado verde e branco apareceu ao segundo poste para, de cabeça, corresponder da melhor maneira a um excelente cruzamento de Winilson Lopes e fixou o resultado ao intervalo. Depois, a toada de domínio verde e branco manteve-se na segunda parte, onde os jovens Leões de

José João resolveram o dérbi num intervalo de apenas três minutos: à passagem da hora de jogo, Diogo Martins completou o ‘bis’ ao concluir uma bonita jogada colectiva em apoio e, logo a seguir, Flávio Gonçalves fechou as contas e selou a vitória com a conversão de um pontapé de penálti. Agora com 25 pontos, os juvenis orientados por José João continuam a rubricar um notável arranque de campeonato, onde seguem líderes isolados. Na próxima jornada, a equipa sub-17 do Sporting CP desloca-se a casa do SCU Torreense.

8 de Outubro de 2023 | Campeonato Nacional – 1.ª fase – Série Sul – 9.ª jornada | Campo n.º 6 Academia Cristiano Ronaldo

SPORTING CP Denilson Santos (12’) Diogo Martins (33’, 60’) Flávio Gonçalves (63’ penálti)

4 ‑1 (2-1 ao intervalo)

CF “OS BELENENSES” Diogo Varela (20’)

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Daniel Costa (Rodrigo Cabrito, 74’), Atanásio Cunha, Afonso Lee, Denilson Santos, João Rodrigues [C] (Gonçalo Correia, 74’), Sandro Nascimento, Rafael Camacho (Argyris Christodolou, 83’), Winilson Lopes (Frederico Gomes, 69’), Flávio Gonçalves, Diogo Martins (Miguel Almeida, 83’). Treinador: José João. Disciplina: cartão amarelo a João Rodrigues (72‘) e Denilson Santos (88’).

Afirmei aqui neste espaço, na passada edição, que era favorável à introdução do “Voto Universal”. Via até nele uma extraordinária evolução, e se digo desde sempre que o Sporting CP não é só de Lisboa, a oportunidade que as novas tecnologias proporcionam quanto ao voto electrónico, seriam de todo determinantes para alterar o actual paradigma e permitir o voto a um muito maior universo de Leões espalhados pelo país e pelo estrangeiro. Para isso, estatutariamente, era obrigatório ter uma maioria qualificada de 75 por cento dos votantes. Foram 71,71 por cento os que disseram “sim” a esta proposta. Quis a democracia que os cerca de 29 por cento dos Associados que votaram “não” inviabilizassem a aprovação. E num clube que tem toda uma história pautada por ser de cariz democrático, e de ter uma enorme pluralidade de opiniões, todos os votos contam. Foi mesmo este o único dos quatro pontos colocados a votação, a não ser aprovado. O outro que aqui neste espaço defendi − até fervorosamente, a atribuição da “Porta 7” a Cristiano Ronaldo, foi para meu gáudio pessoal, bem como para outros, esmagadoramente aprovado, e assim o melhor de todos os tempos vai abrilhantar ainda mais com o seu nome numa das doze portas, o fantasticamente renovado Estádio José Alvalade. Também o Relatório e Contas e a venda de um imóvel do Clube em Benavente, foram aprovados por larga margem. A pluralidade de opiniões, repito, porque também eu estou nos antípodas do “porque sim”, é

respeitável e salutar. E não existem Sportinguistas melhores ou piores, em função da sua opinião. Existem apenas Sportinguistas. Onde já não admito divergências de opinião, porque aí temos que ser unos e indivisíveis, é no apoio ao Sporting CP. Do Estádio ao Pavilhão, ou onde estiver o nosso símbolo, não podemos regatear esforços. E assim o temos feito. Se dúvidas houvessem, basta ter estado atento ao “vulcão” que a recepção ao FC Arouca se tornou. Tão determinante no empurrão para a vitória. Quando chegou a adversidade, primeiro com a injusta expulsão de Ousmane Diomande, ainda no primeiro tempo, e quase acto contínuo com a igualdade conseguida pelos homens de Arouca logo no início da segunda parte, ouviu-se bem alto o rugido do Leão vindo das bancadas. Tão importante ele foi na manutenção do primeiro lugar ao fim de oito jornadas. Ainda é cedo para entrar em euforias. Mas sendo o futebol o momento, este momento, e estou seguro os vindouros, serão de continuidade desta fantástica empatia. Agora a próxima “batalha”, por interrupção para as selecções − onde Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Paulinho continuam inexplicavelmente proscritos pelo senhor Roberto Martínez, está marcada para dia 21 de Outubro e é para a Taça de Portugal ante o Olivais e Moscavide, na Reboleira. Terá que ser com respeito e sem facilitar, que o caminho da continuidade na prova será alcançado. Temos um Leão vivo e em primeiro lugar no futebol, e com as modalidades de pavilhão em condições de nos proporcionar igualmente alegrias. Por isso sempre, em que circunstância for achando eu que deveria ter sido aprovado o voto electrónico, pela razão que sucintamente expliquei acima, em primeiro lugar está o Sporting Clube de Portugal. Que é de todos nós e que tem uma expressão universal incrível. E em que todas as opiniões, sejam elas verbais, ou expressas em urna, contam. Desde 1906, com direito a ter opinião.


18 - SPORTING 3945

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-15

REVIRAVOLTA DOS INICIADOS ACABOU EM GOLEADA NA ACADEMIA SEGUNDA PARTE DOMINADORA ACABOU COM A INVENCIBILIDADE DA A. ACADÉMICA DE SANTARÉM E COLOCOU OS SUB-15 DO SPORTING CP NA LIDERANÇA PARTILHADA DA SÉRIE SUL. Texto: Xavier Costa

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, na quinta-feira da semana passada, a A. Académica de Santarém por 5-2 na partida em atraso da primeira jornada da série B do Campeonato Nacional do escalão. O conjunto escalabitano contava por vitórias os seus cinco encontros disputados e era a única equipa invicta da série, mas num jogo de reviravoltas tudo mudou na Academia Cristiano Ronaldo. Os iniciados Leoninos transformaram um 1-2 em 5-2 na segunda parte e com esta quarta vitória seguida no campeonato já

partilham a liderança da tabela com a A. Académica de Santarém – ambos com 15 pontos. Do lado verde e branco, Vítor Conceição brilhou ao apontar um hat-trick, e foi o próprio a inaugurar o marcador, neste duelo pela liderança, logo à passagem do quarto minuto. No entanto, num intervalo de apenas três minutos (5’ e 8’) a formação visitante virou o jogo e o resultado do avesso, mostrando os seus predicados neste arranque de temporada (1-2). Numa primeira parte de maior domínio territorial do Sporting CP (63%-37% em posse de bola), as ocasiões claras foram repartidas – três remates à baliza para cada lado −, mas

em cima do minuto 40 voltou a aparecer Vítor Conceição para repor a igualdade (2-2). Com tudo de volta à ‘estaca zero’, foi no segundo tempo que os jovens Leões de Bernardo Bruschy se impuseram definitivamente. João Rijo marcou para recolocar os iniciados do Sporting CP na frente do marcador e logo a seguir Vítor Conceição apontou o 4-2 a passe de José Garrafa – já tinha assistido para o golo anterior. Estava dado o golpe definitivo no encontro, os três pontos já não sairiam da Academia Cristiano Ronaldo, porém as contas só ficariam fechadas aos 77 minutos, quando Leonardo Varela desenhou o 5-2 final.

Já com o calendário competitivo em dia e após uma interrupção para compromissos internacionais, os jovens Leões de

Bernardo Bruschy vão receber, no dia 15 de Outubro, a AD Taboeira, de Aveiro, na Academia Cristiano Ronaldo.

5 de Outubro de 2023 | Campeonato Nacional – 1.ª fase – Série B – 1.ª jornada | Campo n.º 6 da Academia Cristiano Ronaldo

SPORTING CP Vítor Conceição (4’, 40’, 53’) João Rijo (50’) Leonardo Varela (77’)

5 ‑2

AA SANTARÉM

(2-2 ao intervalo)

Manuel Costa (5’, 8’)

Sporting CP: Valdir Nascimento [GR], Francisco Cabeçana, Mário Almeida, Alexandre Rosado, João Rijo (Salvador Fortuna, 64’), Rodrigo Nogueira, José Garrafa, Francisco Simões [C] (Tiago Monteiro, 64’), Martim Almeida (Leonardo Varela, 54’), Vitor Conceição (Duarte Tomás, 54’), José Lino (Rodrigo Correia, 64’). Treinador: Bernardo Bruschy. Disciplina: cartão amarelo a Martim Almeida (51‘)

FUTEBOL FORMAÇÃO

ARGYRIS CHRISTODOULOU REFORÇA LEÕES MÉDIO INTERNACIONAL JOVEM PELO CHIPRE CHEGA PROVENIENTE DO PAFOS FC E PROMETE DAR TUDO PELO SPORTING CP. Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Isabel Silva

“O Sporting CP tomou a melhor decisão ao contratar-me”, garantiu o médio

Argyris Christodoulou é o mais recente reforço do futebol de formação do Sporting Clube de Portugal. O médio cipriota, de 16 anos, assinou contrato com o emblema de Alvalade depois de ter actuado toda a carreira com as cores do Pafos FC, do seu país Natal, mostrando-se muito satisfeito por poder demonstrar as suas qualidades de verde e branco. “Assinar contrato com o Sporting CP significa muito para mim. Estou muito feliz e entusiasmado, vou dar o meu melhor”, afirmou o jogador aos meios de comunicação Leoninos, dando conta do seu percurso no futebol. “Comecei a jogar com seis anos e estive os últimos dez no Pafos FC, nunca mudei de

clube. Agora sou jogador do Sporting CP”. Acabado de chegar, Argyris Christodoulou já tem objectivos bem definidos. “O meu maior sonho é ser jogador profissional ao mais alto nível, quero atingir todo o meu potencial”, frisou o centro-campista, revelando a sua referência na equipa A. “O meu jogador favorito é o Marcus Edwards porque é o número dez. Além disso, ele é metade cipriota e admiro-o”. O internacional jovem pelo Chipre, que tanto pode actuar como “número dez ou nas alas”, deixou ainda uma mensagem aos Sportinguistas, prometendo empenho máximo de Leão ao peito. “Estejam preparados porque vou dar o meu melhor. Tenho a certeza de que o Sporting CP tomou a melhor decisão ao contratar-me e vou provar isso mesmo”, assegurou.


SPORTING 3945 - 19

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

SEMANA ACABOU DA MELHOR MANEIRA SPORTING CP VENCEU NO DOMINGO O RACING POWER FC POR 2-1 COM DOIS GOLOS DE CLÁUDIA NETO. A MEIO DA SEMANA AS LEOAS TINHAM EMPATADO FRENTE AO CS MARÍTIMO (1-1) NA PRIMEIRA MÃO DOS QUARTOS-DE-FINAL DA TAÇA DA LIGA. ainda antes da meia-hora de jogo, mas até ao intervalo o Racing Power FC teve tudo para empatar ao beneficiar de dois pontapés de penálti. No entanto, só conseguiu marcar um e o Sporting CP conseguiu manter-se na frente (2-1). Na segunda parte, as Leoas quiseram ir atrás de nova vantagem, mas tiveram alguma dificuldade para chegar ao último terço, com Mariana Cabral a mexer logo no ataque fazendo sair Ana Capeta e entrar Maísa Correia e, alguns minutos depois, abdicando também de Jacynta Gala para entrar Olivia Smith. Ainda assim, as dificuldades mantiveram-se, com o Sporting CP a não conseguir chegar com perigo à área contrária e, na melhor ocasião que teve, a não conseguir marcar. Em cima do minuto 90, Kala McDaniel

interceptou a bola com a mão na área e a árbitra não teve dúvidas em assinalar o quarto pontapé de penálti do jogo, mas, no frente-a-frente com Michaely Bihina, Maiara Nieheus permitiu a defesa da guardiã. Assim, manteve-se o resultado até ao final, com as Leoas a fecharem da melhor maneira uma semana com dois jogos: na quarta-feira o Sporting CP tinha recebido o CS Marítimo na primeira mão dos quartos-de-final da Taça da Liga, com o jogo a terminar empatado a uma bola. Este sábado há novo jogo para o Campeonato Nacional, desta feita fora de casa. A equipa verde e branca joga no terreno do SC Braga, às 14h00, com o objectivo de continuar a somar pontos e aproximar-se dos lugares cimeiros da tabela − actualmente ocupa o quinto lugar.

4 de Outubro de 2023 | Taça da Liga – Quartos-de-final − 1.ª mão | Estádio Aurélio Pereira Cláudia Neto marcou os dois golos Leoninos frente ao Racing Power FC

Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Sérgio Martins

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, no passado domingo à tarde, no Estádio Aurélio Pereira, o Racing Power FC por 2-1 em jogo da terceira jornada da Liga BPI. Hannah Seabert não fez parte das opções para esta partida, mas antes do apito inicial subiu ao relvado para receber o Prémio de melhor guarda-redes da Liga em 2022/2023. O encontro foi assim antecedido de festa e a mesma prolongou-se, com as Leoas a conquistarem mais três pontos. Ainda assim, a tarefa não foi de todo fácil: a equipa verde e branca teve de suar para vencer o Racing Power FC, mas venceu de forma justa.

O triunfo foi construído ainda na primeira metade, começando com uma grande penalidade que o VAR confirmou e Cláudia Neto não desperdiçou. Foi logo aos 20 minutos e, nem dois minutos depois, a experiente

jogadora Leonina fez o 2-0: boa jogada verde e branca com Ana Capeta a cruzar desde a direita, Diana Silva a atrasar perante alguma pressão na pequena área e Cláudia Neto a bisar. Boa vantagem da turma Leonina

Mariana Cabral: “As jogadoras tiveram uma atitude fantástica” Mariana Cabral gostou daquilo que viu, dizendo que o Sporting CP mereceu o triunfo: “Entrámos muito bem no jogo, com uma atitude excepcional e acho que se entrarmos sempre com esta atitude poderemos ser muito felizes ao longo da época. Na primeira parte marcámos dois golos e podíamos ter marcado mais. Na segunda tivemos dificuldade em conseguir atacar os espaços que tínhamos falado, mas as jogadoras tiveram uma atitude fantástica, sabiam o que tinham de fazer e estiveram sempre muito ligadas umas às outras. Merecemos esta vitória, mas, se calhar, merecíamos que tivesse sido menos sofrida. Ainda assim, o que interessa são os três pontos”.

SPORTING CP

1 ‑1

CS MARÍTIMO

Cláudia Neto (54’)

(0-1 ao intervalo)

Laura Luís (28’)

Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Andrea Norheim, Gabriela Vinhas (Bruna Lourenço, 39’), Fátima Pinto, Maiara Nieheus, Brenda Pérez (Maísa Correia, 46’), Olivia Smith (Jacynta Gala, 67’), Rita Fontemanha [C], Andreia Bravo (Inês Gonçalves, 85’), Ana Teles (Cláudia Neto, 54’) e Ana Capeta. Treinadora: Mariana Cabral. Disciplina: cartão amarelo para Maísa Correia (74’) e Ana Capeta (79’).

8 de Outubro de 2023 | Liga BPI – 3.ª jornada | Estádio Aurélio Pereira

SPORTING CP

2 ‑1

RACING POWER FC

Cláudia Neto (20’ penálti, 22’)

(2-1 ao intervalo)

Dulce Quintana (39’ penálti)

Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Ana Borges [C], Andrea Norheim, Bruna Lourenço, Mariana Rosa (Rita Fontemanha, 79’), Andreia Bravo, Cláudia Neto, Ana Capeta (Maísa Correia, 65’), Maiara Nieheus, Diana Silva e Jacynta Gala (Olivia Smith, 75’). Treinadora: Mariana Cabral. Disciplina: cartão amarelo para Ana Capeta (42’) e Jacynta Gala (76’).


20 - SPORTING 3945

FUTEBOL FORMAÇÃO

‘BRINCAR AO FUTEBOL’: UMA OPORTUNIDADE PARA APRENDER CURSO ORGANIZADO PELA FPF, SPORTING CP E MAIS TRÊS CLUBES NACIONAIS PRETENDE DOTAR TREINADORES DE CRIANÇAS COM CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS. Texto: Pedro Ferreira Fotografia: João Pedro Morais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em conjunto com Sporting CP, FC Porto, SC Braga e SL Benfica, organizou um curso destinado aos treinadores de futebol de crianças entre os cinco e os dez anos de idade (rapazes e raparigas), denominado ‘Brincar ao Futebol’. Esta formação, criada em parceria com a Portugal Football School, a unidade de investigação e formação da FPF, vai decorrer entre os meses de Outubro e Novembro e tem como objectivo dotar os técnicos de conhecimentos e experiências que os ajudem a ensinar de forma mais adequada crianças a brincar ao futebol, aspecto fundamental na primeira fase de formação dos atletas mais jovens. O curso, que arranca já esta sexta-feira, será dividido em quatro sessões de dois dias cada, organizadas à vez pelos clubes participantes. No caso do Sporting CP, acontecerá nos dias 20 e 21 de Outubro, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, estando previstos três módulos em aulas presenciais e online: a criança e o seu desenvolvimento motor, conteúdos e operacionalização do treino e das habilidades motoras específicas, e perfil do professor-treinador.

“Pedagogia acaba por ser o mais importante” Para Tomaz Morais, director do futebol de formação Leonino, apesar do nome ‘Brincar ao Futebol’, o curso aborda temas de extrema importância para quem trabalha com os mais novos. “O treino e o ensino, nos

Experiência do Sporting CP no treino com crianças será transmitida no curso

escalões mais baixos, é aquele que deve ser mais sério, rigoroso e seguro. Por isso mesmo, em parceria com a professora Rita Cordovil, uma especialista no desenvolvimento motor, o professor Carlos Neto, que dispensa apresentações, e o futebol de formação dos outros três clubes participantes, pretendemos elucidar com clareza que não se pode fazer réplicas do futebol sénior com os miúdos. Há fases de formação, de progressão e a pedagogia acaba por ser o mais importante nestes escalões”, considerou o responsável, destacando a enorme experiência acumulada que o Sporting CP tem no trabalho com crianças. “Acolher este curso tem muito significado pois somos um clube com um legado formador muito grande. Sentimos que todos aqueles que contribuem para a formação do Sporting CP, nomeadamente nas idades base, estão a abraçar com muito

interesse e empenho esta iniciativa da FPF”, realçou, antes de acrescentar: “Quero dar os meus parabéns e dizer aos treinadores que é um bom momento para reflectirem e ouvirem quem tem experiência e sabe destas matérias”.

“Queremos partilhar as nossas experiências” Já Tiago Almeida, treinador principal dos benjamins A

Leoninos (sub-12) e que será um dos formadores presentes na sessão prática do curso, acredita que “estas acções de formação ajudam a que todo o trabalho realizado na formação comece a ter um pouco mais de impacto”. “Queremos partilhar algumas das nossas experiências com os outros clubes para que o futebol em Portugal possa crescer de forma mais sustentada e as crianças tenham mais qualidade no treino. O objectivo é que

Calendário ‘Brincar ao Futebol’ 13 e 14 de Outubro – FC Porto 20 e 21 de Outubro – Sporting CP 27 e 28 de Outubro – SC Braga 17 e 18 de Novembro – SL Benfica Tiago Almeida, treinador dos benjamins A Leoninos, será um dos formadores

o curso vá ao encontro do que são as necessidades delas”, sublinhou, dando conta do caso do Sporting CP, que oferece as melhores condições às crianças no Pólo EUL. “Nós brincamos ao futebol porque trazemos a aprendizagem para o treino e para o jogo. Um dos factores importantes da aprendizagem é ser significativo, ou seja, tem de significar algo para as crianças. O conceito de brincar traz-nos isso, seja na rua ou com os colegas. Tudo isso vai trazer-lhes experiências e emoções positivas e elas vão reter muito melhor os conceitos que lhes queremos passar. Isso ajuda ao crescimento e ao processo de desenvolvimento”, explicou o técnico encarregue do módulo relacionado com o treino, que está a ser trabalhado juntamente com o coordenador técnico do Pólo EUL, Diogo Teixeira: “Estamos a desenvolver um treino que depois vamos aplicar com os nossos meninos para que os alunos da formação possam assistir”. A inscrição no curso está disponível para treinadores de futebol de centros básicos de formação, clubes, escolas de futebol e entidades formadoras certificadas de futebol feminino ou masculino.


SPORTING 3945 - 21

MODALIDADES TÉNIS DE MESA

LEÕES CONQUISTAM MAIS UMA SUPERTAÇA NO HISTORIAL TRIUNFO FRENTE AO GINÁSIO CLUBE DE VALBOM PELA DIFERENÇA MÁXIMA (3-0). EQUIPA FEMININA PERDEU ‘NA NEGRA’ FRENTE AO CTM MIRANDELA. Diogo Chen orgulhoso pela Supertaça Diogo Chen foi a voz do sentimento do grupo por mais uma conquista do ténis de mesa. ”Foi um orgulho termos vencido esta Supertaça. Foi um bom começo de uma longa temporada, felizmente conseguimos vencer este troféu, que também é muito importante para o nosso clube e agora estamos cada vez mais preparados para o arranque do Campeonato”, disse o jogador aos meios de comunicação do Clube. “Sempre tivemos uma equipa muito forte a nível nacional, sabemos que o objectivo do Sporting CP é ganhar todas as competições em que participamos. Tivemos sempre uma equipa experiente, que sabe o que significam esses objectivos para este grande clube e encaramos todas as competições com a máxima seriedade”, explicou, para enquadrar o enorme domínio do Sporting CP no ténis de mesa em Portugal.

5 de Outubro de 2023 | Ténis de Mesa – Supertaça Masculina José Manuel Amaro |Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia

SPORTING CP Equipas masculina e feminina do Sporting CP que estiveram em acção nas Supertaças, em Vila Nova de Gaia

Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Sporting CP

A equipa masculina de ténis de mesa do Sporting Clube de Portugal conquistou na última quinta-feira a Supertaça, com triunfo por 3-0 frente ao Ginásio Clube de Valbom, no jogo de atribuição do troféu, que decorreu no Centro de Alto Rendimento, em Vila Nova de Gaia. Foi a 19.ª Supertaça do historial para o Clube, que assim concretizou mais um ‘triplete’

ou seja, a equipa verde e branca conquistou todos os troféus nacionais em que esteve envolvida relativos à temporada 2022/2023. Os Leões orientados por Chen Shi Chao ganharam os três jogos de singulares, com Diogo Carvalho a dar o primeiro ponto aos Leões, após triunfar frente a Taiwo Mati por 114, 11-5 e 11-6. Depois, Diogo Chen foi mais forte do que João Silva, a quem ganhou por 11-1, 11-6 e 11-9. Os Campeões Nacionais e

Domínio esmagador a nível nacional Com este triunfo, a equipa masculina de ténis de mesa do Sporting CP conquistou a 9.ª Supertaça consecutiva e o 24.º troféu nos últimos 25 em que participou a nível interno. O Sporting CP ganha a Supertaça, ininterruptamente, desde 2015 e só entre Campeonatos, Taças de Portugal e Supertaças tem 93 conquistas, num historial sem igual em Portugal. No ténis de mesa, como em muitas modalidades, o Sporting CP faz justiça à condição de maior potência desportiva a nível nacional.

vencedores da Taça de Portugal só precisavam de mais uma vitória e foi o que aconteceu, com Bode Abiodun a derrotar André Cruz com os parciais de 12-10, 11-6 e 11-5. No final, a festa fez-se a verde e branco, o que já é habitual nesta equipa Leonina, que continua a reforçar o estatuto de hegemonia no panorama nacional da modalidade, com mais um resultado expressivo e exibição a condizer, num conjunto muito homogéneo e sempre capaz de dar a melhor resposta perante a concorrência. A equipa feminina de ténis de mesa também jogou a Supertaça, em Gaia, mas saiu derrotada frente a CTM Mirandela, por 3-2. As Leoas orientadas por Marco Rodrigues, campeãs nacionais em título, levaram as decisões até ao último jogo de singulares, numa partida muito disputada, mas na qual veio ao de cima a maior experiência da formação transmontana.

3 ‑0

GC VALBOM

Diogo Carvalho 3-0 Taiwo Mati (11-5, 11-4, 11-6) Diogo Chen 3-0 João Silva (11-1, 11-6, 11-9) Bode Abiodun 3-0 André Cruz (12-10), 11-6, 11-5) 5 de Outubro de 2023 | Ténis de Mesa – Supertaça Feminina José Manuel Amaro | Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia

CTM MIRANDELA

3 ‑2

SPORTING CP

Zhon Tingyi 1-3 Zhang Mo (9-11, 12-10, 4-11 5-11) Annamaria Erdelyi 3-0 Juliana Silva (11-5, 11-2, 11-6) Matilde Pinto 3-2 Patrícia Santos (10-12, 11-7, 11-8, 12-14, 11-8) Annamaria Erdelyi 2-3 Zhang Mo (6-11, 10-12, 11-9, 12-10, 11-13) Zhon Tingyi 3-0 Juliana Silva (13-11, 11-4, 11-5)


22 - SPORTING 3945

CORRIDA SPORTING

CORRIDA SPORTING REPLETA DE ENTUSIASMO EM DECLARAÇÕES AO JORNAL SPORTING, PATRÍCIA MAMONA E JOÃO COELHO FALARAM SOBRE O EVENTO, QUE ESGOTOU AS INSCRIÇÕES E QUE VAI TER O RECORDE DE 6500 PARTICIPANTES. Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Isabel Silva, José Lorvão

A 11.ª edição da Corrida Sporting – que começou em 2011 e não se realizou em 2020 e 2021 devido à pandemia de COVID-19 – realiza-se já este domingo, 15 de Outubro, e com as inscrições esgotadas, sendo o número de participantes (6500) um recorde na prova. Ao Jornal Sporting, Patrícia Mamona e João Coelho, ambos da equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal, falaram sobre um dos maiores e mais importantes dias do universo Leonino e revelaram grande entusiasmo. Aos 34 anos, a medalhada de prata no triplo salto − sendo a recordista nacional com 15,01 metros − dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e Campeã Europeia ao ar livre (2016, Amesterdão) e em pista coberta (2021, Toruń) Patrícia Mamona garantiu ser “um grande orgulho saber que, a cada ano que passa, o número de pessoas que participa na Corrida Sporting tem aumentado”.

Milhares de Sportinguistas vão voltar a encher as ruas de Lisboa e as imediações do Estádio José Alvalade

De acordo com João Coelho, a Corrida Sporting é mais uma oportunidade para os Sportinguistas “conhecerem melhor os atletas e a modalidade”

“Tem ganho muita adesão e é uma corrida especial para os Sportinguistas. É a prova de que o Clube continua a crescer e a procurar formas de juntar os adeptos aos atletas. Como atleta e como alguém que gosta de ser o exemplo de que o desporto faz bem à saúde, acho a Corrida Sporting uma forma de gira de fazer mexer os Sportinguistas. A cada ano que passa, a Corrida Sporting tem sido maior e melhor e esse é o espírito do Clube”, começou por dizer. Apesar de não marcar presença nesta edição da Corrida Sporting, ao contrário de outros anos, por ter de treinar à mesma hora, Patrícia Mamona reforçou a relevância do evento para o desporto e para o atletismo do Sporting CP e, consequentemente, de Portugal. “Para o atletismo é muito importante porque pode ser, por exemplo, a semente para termos


SPORTING 3945 - 23

OPINIÃO CORRIDA SPORTING 2023:O QUE DEVE TER EM CONTA NA PREPARAÇÃO PARA A CORRIDA? confortável e que não seja novo, para prevenir feridas ou lesões, e optar por meias de fibras naturais com poucas costuras, para evitar pontos de fricção. Estes conselhos são especialmente importantes para quem tem diabetes, porque pequenos cortes nos pés podem resultar em problemas de saúde mais sérios.

Texto: Filipe Bettencourt, médico fisiatra e especialista em Medicina Desportiva na Clínica CUF Alvalade

“É uma corrida especial para os Sportinguistas. É a prova de que o Clube continua a crescer e a procurar formas de juntar os adeptos aos atletas”, disse Patrícia Mamona ao Jornal Sporting

futuros atletas profissionais no Clube. Envolver as pessoas no desporto não tem de ser só atletismo, as pessoas podem perceber na Corrida Sporting que querem praticar outras modalidades. É mais uma forma de encontrarmos alguns talentos e de aproximar ainda mais os Sócios e os adeptos”, referiu aquela que já é uma das maiores figuras da história do atletismo nacional. Sendo o Sporting CP a maior potência desportiva nacional e uma entidade com responsabilidade pública, Patrícia Mamona considera essencial que o emblema Leonino promova um estilo de vida saudável através deste tipo de iniciativas: “O Sporting CP é o clube mais ecléctico de Portugal. Promover o desporto para todos e para todas as idades tem de ser um objectivo e é algo de que o Sporting CP pode falar com orgulho”. Por fim, a Leoa falou sobre o facto de os participantes na Corrida Sporting terem, no domingo, a oportunidade de conviver com grandes figuras do universo verde e branco. “É entusiasmante e especial, principalmente para os mais novos. Quando eu era mais nova, lembro-me de ver ao vivo atletas

como a Naide Gomes, que estava habituada a ver pela televisão, e motivou-me muito para me tornar na atleta que sou hoje. É uma forma muito gira de cativar atletas e de estarmos mais perto das referências”, concluiu Patrícia Mamona. Já João Coelho, atleta de 24 anos detentor do recorde nacional dos 400 metros 44’’79, vai estar presente na Corrida Sporting, apesar de não participar na prova. Não sendo atleta do Sporting CP há muito tempo, o Leão já tem a noção da grandeza do evento. “É uma Corrida que junta muita gente e que tem um fim muito bom no Estádio José Alvalade. É sempre bom para as pessoas terem um dia desportivo e poderem correr dentro da massa associativa do Sporting CP”, começou por dizer ao Jornal Sporting, elogiando depois o número recorde de 6500 participantes. “As pessoas praticam cada vez mais a modalidade. Correr faz muito bem e vejo isso como algo positivo. No fim de contas, são números óptimos. Não se pode pedir mais”, frisou. Para João Coelho, quem beneficia mais com a Corrida Sporting é a própria massa associativa do Clube, mas as diferentes

modalidades podem sair igualmente a ganhar porque, apesar de existirem “captações para angariar atletas tanto a nível lúdico e recreativo como também competitivo, “todos estes eventos desportivos do Sporting CP são importantes”. Concordando com Patrícia Mamona em relação ao “dever de promover estas actividades” que o Sporting CP tem na sociedade, João Coelho explicou que os Leões “têm-no feito da melhor maneira, o que é positivo”. Por fim, João Coelho lembrou que “o apoio sentido por parte dos adeptos interessa muito” e que a Corrida Sporting é mais uma oportunidade para “conhecerem melhor os atletas e a modalidade”. Como habitual, a Corrida Sporting inclui três vertentes: a corrida principal, num percurso de dez quilómetros, a Caminhada Família Leonina, com quatro quilómetros, e a Corrida Jubas, dividida entre 300, 500, 700 e 1000 metros consoante o escalão etário. Todos os participantes vão terminar os respectivos percursos no relvado do Estádio José Alvalade e vão receber, para além da t-shirt de participação, uma medalha e um diploma disponível online.

Está a chegar a Corrida Sporting 2023. Enquanto parceira do evento, a CUF partilha as recomendações de Filipe Bettencourt, médico fisiatra e especialista em Medicina Desportiva na Clínica CUF Alvalade, para assegurar uma preparação e recuperação adequadas da corrida. Da alimentação e hidratação, à protecção solar, vestuário e calçado, fazer escolhas acertadas é fundamental para evitar percalços antes, durante e após a manhã desportiva. Uma corrida exige um esforço físico intenso e muita energia. No dia da prova, o que não pode ser deixado de fora do pequeno-almoço dos atletas? E depois, o que devem comer, para repor a energia gasta? Nesse dia, o pequeno-almoço deve incluir alimentos ricos em hidratos de carbono, como pão, cereais, fruta, compotas e mel, podendo, também, conter alimentos proteicos, como ovos, leite, queijo ou iogurte. Para que a digestão seja mais célere, evite alimentos com um alto teor de gordura, como abacate, manteiga, pasta de amendoim e frutos oleaginosos. Após a corrida, um almoço rico em proteínas e hidratos de carbono, ajudará na recuperação muscular e na reposição dos níveis de energia. Inclua sopa, para potenciar a hidratação e reduzir a inflamação pós-exercício. Porque é importante a escolha de vestuário e calçado adequados para a corrida? O que devem os participantes ter em conta, no momento da decisão? Usar roupa e calçado confortáveis é essencial, para evitar o sobreaquecimento e lesões. Escolha roupas leves e claras, que permitam a transpiração e absorvam menos calor. Para proteger o rosto do sol, use um boné e óculos de sol. O ideal é utilizar calçado de corrida com o qual se sinta

A Corrida Sporting 2023 é ao ar livre. Como evitar problemas relacionados com o calor? É importante utilizar um protector solar com factor de protecção alto, para evitar queimaduras solares, mesmo que o céu esteja nublado. Certifique-se que o aplica em todas as áreas expostas. Perante sinais de sobreaquecimento do corpo, como tonturas, náuseas, fraqueza, pele vermelha e quente, pare a corrida, dirija-se para a sombra, beba água e procure ajuda. Como se pode garantir uma hidratação suficiente, durante e após a prova? Beba água antes, durante e depois da corrida para evitar problemas relacionados com o calor e desidratação. Estará com um nível de hidratação adequado quando a sua urina estiver quase transparente. Se sentir dores de cabeça, tonturas e desmaios, pare a prova e procure ajuda médica. Após a prova, pode ser vantajoso ingerir água com electrólitos, para repor os sais minerais que perdeu no suor. Por vezes, o desejo de alcançar a meta e vencer é maior do que as precauções, o que pode dar origem a lesões. Como preveni-las? O factor mais importante para a prevenção de lesões é treinar progressivamente para a distância que quer percorrer. Nas semanas anteriores, corra gradualmente distâncias maiores, até chegar à distância e ao ritmo que pretende. Fazer dois ou três dias de fortalecimento muscular, por semana, também é importante, para preparar os seus ossos, músculos e articulações. Antes da corrida, durma uma boa noite de sono e faça um aquecimento leve. Durante a prova, não exagere no ritmo inicial e, se sentir alguma dor forte, pare e peça ajuda. Lembre-se que a saúde e a segurança vêm em primeiro lugar. E, no final, como se recupera de uma corrida como esta? Após a corrida, mantenha-se activo, mas evite actividades muito intensas. Hidrate-se e alimente-se adequadamente. Para ajudar a reduzir o inchaço dos membros inferiores, poderá usar meias de compressão, imergir as pernas em água fria ou deitar-se um pouco com as pernas elevadas. Descanse bem à noite, para permitir que o corpo recupere, enquanto vai pensando na próxima corrida!


24 - SPORTING 3945

MODALIDADES ANDEBOL

LEÕES SÓ SABEM VENCER E JÁ LIDERAM INVICTOS CONSEGUIDA A SUBIDA À LIDERANÇA ISOLADA DO CAMPEONATO FRENTE AO CF “OS BELENENSES”, SEGUIU-SE UMA INATACÁVEL DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA DIANTE DO PÓVOA AC. Texto: Xavier Costa Fotografia: João Pedro Morais

E vão sete triunfos seguidos. Os Leões do andebol seguem líderes isolados do Campeonato Nacional após ter batido, no último sábado, o Póvoa AC por 35-23 no jogo da sétima jornada, disputado em ‘casa emprestada’, no Pavilhão Desportivo Ginásio Clube do Sul, em Almada − devido à realização da Assembleia Geral no dia seguinte no Pavilhão João Rocha. Apesar disso, não faltaram Sportinguistas no apoio aos Leões de Ricardo Costa, que logo na primeira parte − e na reentrada que se seguiu − descomplicaram a

tarefa com qualidade. Para enfrentar o sexto classificado, que já tinha travado o SL Benfica (19-19) neste início de campeonato e tem demonstrado muita capacidade defensiva, o conjunto de Ricardo Costa procurou desde cedo atacar com lucidez e explorar as transições. Assim, com Mamadou Gassama e Kiko Costa à cabeça, juntamente com a eficácia de Orri Þorkelsson nos livres de sete metros, chegaram com sucesso a uma importante vantagem de quatro golos pouco depois dos 15 minutos (12-8). Depois, Andre Kristensen − ofereceu muita segurança − na baliza verde e branca encerrou uma fase mais descontrolada do jogo e João Gomes e Martim Costa apontaram o 17-11. Igualando a intensidade adversária, a turma de Alvalade impôs-se também na recta final do primeiro tempo e foi para o intervalo a vencer por 22-15, rubricando 30 minutos de muita qualidade e,

sobretudo, eficácia ofensiva. Estava feito o mais difícil diante dos aguerridos poveiros, mas o Sporting CP não ficou por aqui e entrou revigorado para a segunda parte. De forma avassaladora, o reatamento trouxe um Sporting CP ligado à corrente − já com Leo Maciel, Jan Gurri, Pedro Portela e Etienne Mocquais − e com um claro parcial de 5-0 a abrir dilatou a vantagem até aos 27-15, estragando quaisquer planos do emblema da Póvoa de Varzim para reentrar na partida – apenas marcariam oito golos na segunda parte. Daqui em diante, a margem entre os dois emblemas nunca baixou dos dez golos e a história do encontro estava escrita - Martim Costa, com seis golos, foi o melhor marcador verde e branco em Almada. “Sabíamos que o Póvoa AC era uma equipa que sofria poucos golos. Estivemos ali até ao 8-8 na primeira parte, depois dá-se uma exclusão no adversário e

HÓQUEI EM PATINS

ARRANQUE NO CAMPEONATO CONTINUA A CORRER SOBRE RODAS ARTE DE FERRAN FONT NAS BOLAS PARADAS E INSTINTO MATADOR DE JOÃO SOUTO FORAM AS ARMAS PARA SUPERAR UM TRABALHOSO FAMALICENSE AC. Texto: Xavier Costa Fotografia: João Pedro Morais

Após a goleada à recém-promovida Juventude Pacense (0-5) na jornada inaugural, os Leões de Alejandro Domínguez deram continuidade ao bom início no campeonato e, no passado domingo, venceram o Famalicense AC por 5-2 no jogo da segunda jornada da fase regular do Campeonato Nacional – também em casa emprestada, neste caso no Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes. No Seixal, o Sporting CP entrou

com tudo e ciente daquilo que tinha de fazer. Assim, à passagem do terceiro minuto, João Souto − a passe de Platero − já tinha apontado o 1-0 e, pouco depois, Verona teve um penálti para fazer logo o segundo, mas o guardião Diogo Fernandes levou a melhor na cobrança. Apesar de as melhores oportunidades pertencerem ao Sporting CP, seguiu-se uma fase mais descontrolada e equilibrada do encontro e o marcador voltaria a mexer em cima do intervalo. A dois minutos do fim, Verona viu o cartão azul e Juan López aproveitou a bola parada para fazer o empate. No entanto, a reacção verde e branca foi tão rápida como eficaz, e também de bola parada. O Famalicense AC fez a sua décima falta e, depois, a magia Ferran Font fez o resto, sentando o guardião adversário antes de concluir com classe para o 2-1 em vigor ao

intervalo. Tal como na primeira parte, o Sporting CP voltou a começar melhor e novamente com o avançado Souto a marcar, agora com alguma felicidade à mistura, mas a incerteza no marcador estava para continuar, porque na resposta imediata, o Famalicense, que continuou a dar bastante trabalho no Seixal, voltou a responder com o 3-2. Ainda assim, os Leões assumiram o controlo da partida e intensificaram o cerco à baliza de Diogo Fernandes, que parecia intransponível depois de uma mão cheia de defesas, inclusivamente a um penálti de Romero. A ‘muralha’ nortenha, contudo, cairia já na recta final do encontro e novamente graças a uma bola parada de Ferran Font (4-2), que castigou a 15.ª falta dos visitantes e permitiu uns últimos minutos mais tranquilos até à buzina final.

Leões tiveram o mérito de descomplicar cedo a tarefa

nós fizemos logo um parcial de 3-0, descolámos e fizemos um bom jogo, completo, com boas transições e boas recuperações e momentos defensivos”, destacou o treinador dos Leões do andebol na reacção à partida, concluindo que a equipa tem “dado uma

grande resposta” neste arranque e “continuar a vencer” é o objectivo traçado. Após mais uma vitória inatacável, os Leões de Ricardo Costa têm encontro marcado, na próxima jornada, com o FC Gaia para regressar ao Pavilhão João Rocha.

7 de Outubro de 2023 | Campeonato Nacional – 1.ª fase – 7.ª jornada | Pavilhão Desportivo Ginásio Clube do Sul

SPORTING CP

35 ‑ 23

PÓVOA AC

(22-15 ao intervalo)

Sporting CP: Edy Silva, Pedro Portela (3), Edmilson Araújo, Kiko Costa (5), Natán Suárez (3), Jan Gurri (3), Salvador Salvador [C], Espen Våg (2), Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama (5), Andre Kristensen [GR], João Gomes (1), Etienne Mocquais (3), Leo Maciel [GR], Martim Costa (6). Treinador: Ricardo Costa. Disciplina: exclusão de dois minutos para Edmilson, Kiko e Våg.

Antes disso, no entanto, as contas da partida só ficariam fechadas, mais uma vez, com a assinatura de João Souto, completando o hat-trick. “Acho que nos primeiros 20 minutos não chegou uma bola à nossa baliza, mas quando o resultado esteve apertado a equipa soube gerir o jogo”, começou por dizer Alejandro Domínguez na reacção à vitória, realçando: “Podemos estar felizes, não só pela vitória, mas também pela maturidade”. Agora com seis pontos, o Sporting CP visita o HC Braga na próxima jornada.

Ferran Font foi chave na conversão de livres directos

8 de Outubro de 2023 | Campeonato Nacional – 2.ª jornada | Pavilhão Desportivo Municipal Leonel Fernandes

SPORTING CP

5 ‑2

João Souto (3’, 28’, 50’) Ferran Font (23’, 45’)

(2-1 ao intervalo)

FAMALICENSE AC Juan López (23’) Guilherme Anastácio (28’)

Sporting CP: Rafael Bessa, Ferran Font, Alessandro Verona, Matias Platero, João Souto, Ângelo Girão [GR] [C], Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR], Gonzalo Romero. Treinador: Alejandro Domínguez. Disciplina: cartão azul para Alessandro Verona.


ai16958905819_ANUNCIO_Jornal_SCP_25,3x33,5_12Outubro.pdf 4 28/09/2023 09:43:12

INCLUI 3 BROCAS 10 | 15 | 20 CM

PREÇO

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

IMBATÍVEL

AINDA MAIS

58,99€

BARATO 199€

189€

Estante Metálica c/ Tampo em Madeira (LxAxP) 90x177x45cm 5 Prateleiras Capacidade Prateleira: 200Kg Montagem por encaixe

Motobrocadora 51,2CC/ 2,9KW 2 Tempos

cód.: 0152709

POUPE DE+ 15%

cód.: 0100151

22,99€

19,49€

Doseador Invernada 2Kg

1 A 31 OUTUBRO 2023

cód.: 0106807

OFFICIAL MAIN PARTNER DO FUTEBOL DE FORMAÇÃO E ACADEMIAS SPORTING ÁGUEDA ALMEIRIM ANADIA AVEIRO BARCELOS BEJA BRAGANÇA

CADAVAL CALDAS DA RAINHA CARTAXO CASTELO BRANCO CHAVES ÉVORA FUNCHAL (Madeira)

GUIMARÃES LEIRIA LOURINHÃ MAFRA MATOSINHOS OIÃ OLIVEIRA DO BAIRRO

OVAR PENICHE POMBAL PONTA DELGADA (Açores) PONTE DE LIMA PORTALEGRE RIBEIRA GRANDE (Açores)

SANTIAGO DO CACÉM SETÚBAL TAVIRA TOMAR TORRES NOVAS TORRES VEDRAS VISEU

Promoções válidas nas lojas Agriloja em Portugal Continental, entre 1 e 31 de Outubro de 2023, salvo rutura de stocks, erro tipográfico ou erro de imagem. Adereços não incluídos. Os produtos deste anúncio podem não estar disponíveis em todas as lojas ou disponíveis apenas por encomenda. Os preços apresentados incluem IVA à taxa em vigor.


26 - SPORTING 3945

MODALIDADES VOLEIBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

ENTRADA A VENCER NA LIGA LEOAS SUPERIORIZARAM-SE AO CASTÊLO DA MAIA GC (3-0) NA PRIMEIRA JORNADA. Texto: Pedro Ferreira Fotografia: João Pedro Morais

Cinco dias após a derrota na Supertaça, diante do Leixões SC, a equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal deu uma resposta de Leoa ao estrear-se na Liga 2023/2024 com uma vitória inequívoca frente ao

Castêlo da Maia GC, por 3-0, na primeira jornada da fase regular. O encontro, que devido à realização da Assembleia Geral no Pavilhão João Rocha teve como palco o Complexo Desportivo do CN Ginástica, na Parede, arrancou com um primeiro set muito disputado. A turma de Rui Pedro Costa chegou a estar na frente

por 9-5, apresentando um bloco muito eficaz, mas a partir daí o conjunto da Maia recuperou e viram-se várias alternâncias na liderança do marcador. O adversário foi mesmo o primeiro a beneficiar de um set point (23-24), só que as Leoas alcançaram um parcial de 4-1 (27-25) e colocaram-se em vantagem no placard.

Depois da demonstração de força no primeiro set, o Sporting CP ganhou confiança, enquanto do outro lado o Castêlo da Maia GC sentiu a desvantagem. Isso mesmo ficou patente no segundo parcial, com a formação de Alvalade a conseguir novo triunfo, desta feita com mais facilidades (25-15). As Leoas distanciaram-se logo com um 5-0, novamente com o bloco em destaque, e foram aumentando a margem aos poucos, não dando qualquer hipótese às atletas visitantes. Já o terceiro e último set, tal como o primeiro, foi muito equilibrado (28-26). O Sporting CP começou melhor (6-2) e, apesar de ter visto o rival aproximar-se e conseguir alguns empates pontuais, esteve sempre na frente. No entanto, a partir do 16-16 verificaram-se mais uma vez várias alternâncias no marcador, até chegarem as vantagens. Aí, as Leoas deram-se ao luxo de desperdiçar

dois set points e viram o Castêlo da Maia GC passar para a dianteira (25-26). Ainda assim, um parcial final de 3-0 das jogadoras verde e brancas fechou de vez o encontro e o triunfo. Nota de destaque para Vanessa Paquete (12 pontos), Amanda Cavalcanti (11), Thuany Bardin (9) e Moara Santos (8), que foram as melhores pontuadoras do conjunto Leonino nesta partida. O Sporting CP volta a entrar em acção este domingo, 15 de Outubro, na Nave Ilídio Ramos, frente ao Leixões SC. Dois dias depois, na terça-feira, a equipa viaja até à Dinamarca para o duelo da segunda mão dos 32 avos-de-final da CEV Challenge Cup, contra as dinamarquesas do Holte IF. Nota: a primeira mão dos 32 avos-de-final da CEV Challenge Cup diante do Holte IF, agendada para a última quarta-feira, dia 11 de Outubro, teve início já depois da hora de fecho desta edição.

8 de Outubro de 2023 | Liga – Fase Regular – 1.ª jornada | Pavilhão do Complexo Desportivo do CN Ginástica, Parede

SPORTING CP

3 ‑0

CASTÊLO DA MAIA GC

(27-25, 25-15 e 28-26)

Sporting CP: Luana Rabechy, Vanessa Paquete (12), Amanda Cavalcanti (11), Liza Kastrup (4), Célia Gaston, Thaís Bruzza (4), Moara Santos (8), Ozge Kirdar (2), Thuany Bardin (9), Lauren Matias (3), Jady Gerotto, Aline Timm (5), Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [L] [C]. Treinador: Rui Pedro Costa.

Vanessa Paquete, ao centro, foi a melhor pontuadora Leonina

FUTSAL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

RESPOSTA INSUFICIENTE EM PENAFIEL AS LEOAS TIVERAM DE CORRER SEMPRE ATRÁS DO PREJUÍZO NA PARTIDA, MAS SEM SUCESSO, FALHANDO O REGRESSO AOS TRIUNFOS. Texto: Xavier Costa

A equipa principal feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal visitou, no último sábado, o FC Águias de Santa Marta e caiu por 3-2 no duelo da terceira jornada da primeira fase da Liga. O nulo inicial durou praticamente toda a primeira parte, até que um ‘balão’ de Diana Sousa desde o meio-campo surpreendeu a guardiã Leonina e fez o 1-0 a quatro minutos do intervalo. Depois, a tarefa verde e branca ficou mais complicada logo no

reatamento. Logo a abrir segundo tempo, um novo golo da formação local frustrou as intenções das Leoas, que até foram rápidas a reagir com um golo oportuno de Érica Ferreira, ao aparecer isolada e, em esforço, conseguir finalizar para o fundo da baliza. Contudo, célere foi também a resposta do FC Águias de Santa Marta, a quem poucos segundos bastaram voltar a colocar dois golos de diferença no marcador, e novamente através de Andreia Gonçalves.

Sem desistir, a réplica verde e branca voltaria a ter sucesso já a menos de sete minutos do fim, quando Ana Alves foi rápida a fazer o desvio decisivo na área para o 3-2. Ainda assim, o esforço do Sporting CP até à buzina final seria insuficiente e os três pontos ficaram com a equipa da casa pela primeira vez em 2023/2024 Com trêsapontos, as Leoas de João Filipe Soares recebem, na próxima jornada, o recém-promovido Atlético CP, numa partida marcada para as 21h00 do dia 15 de Outubro.

7 de Outubro de 2023 | Liga – 1.ª fase – 3.ª jornada | Pavilhão Desportivo Municipal de Novelas

FC ÁGUIAS DE SANTA MARTA Joana Barbosa (16’) Andreia Gonçalves (21’, 26’)

3 ‑2 (1-0 ao intervalo)

SPORTING CP Érica Ferreira (27’) Ana Alves (37’)

Sporting CP: Bia, Julia Santos, Cristiana Costa, Mariana Rodrigues, Cláudia Pereira, Débora Queiroz, Érica Ferreira, Ana Alves, Débora Venâncio [C], Marisa Amorim, Ana Lopes [GR], Cris [GR], Lima, Kika. Treinador: João Filipe Soares. Disciplina: cartão amarelo a Érica Ferreira (21‘).


SPORTING 3945 - 27

MODALIDADES BASQUETEBOL

TRÊS JOGOS, TRÊS TRIUNFOS OS LEÕES TIVERAM DE SUAR EM GUIMARÃES E SÓ CONFIRMARAM A VITÓRIA A SEGUNDOS DO FINAL DO JOGO, MAS CONSEGUIRAM MANTER A INVENCIBILIDADE NO ARRANQUE DO CAMPEONATO NACIONAL E ISSO FOI O MAIS IMPORTANTE. Texto: Maria Gomes de Andrade

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu, no passado domingo, o Vitória SC por 8992 em jogo da terceira jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Os Leões tiveram alguma dificuldade para se impor no primeiro quarto, com a equipa da casa a jogar com a vantagem praticamente até ao final, mas conseguiram dar a volta nos derradeiros segundos e fechar na frente (18-20), graças a um parcial de 0-6. O Sporting CP manteve o ritmo no início do segundo quarto, aumentando a vantagem

para seis pontos (23-29), mas a reacção vimaranense não se fez esperar (34-35). Ainda assim, fazendo-se valer de mais um triplo de Ken Horton e revelando-se muito eficaz nos lançamentos de dois, a equipa Leonina conseguiu chegar a uma diferença de nove pontos (37-46), indo depois para o intervalo a vencer por sete: 41-48 (23-28). Contudo, a entrada no terceiro quarto dificilmente poderia ter sido pior para o Sporting CP: depois de 43-52 no marcador, a formação da casa fez um parcial de 12-0 e passou para a frente (55-52), fazendo os Leões irem de novo atrás do resultado. A correr atrás do prejuízo, a

equipa verde e branca apostou nos lançamentos exteriores, com Diogo Araújo e Ken Horton a não desperdiçarem, e conseguiu voltar para a frente (5660). No entanto, o marcador foi balançando e só nos derradeiros segundos é que o Sporting CP o sentenciou: 68-69 (27-21). O último quarto acabou por ser idêntico ao final do terceiro, havendo muita alternância no marcador e muitas dúvidas no vencedor. O Sporting CP até voltou a conseguir uma vantagem de quatro pontos, mas nos últimos três minutos o Vitória SC passou para a frente (89-86). Pedro Nuno Monteiro pediu depois mais um time-out para a reacção final e, fazendo um

parcial de 0-4, o Sporting CP voltou para a frente (89-90) a 41 segundos do final, com um lançamento de Ken Horton. Mike Moore marcou depois dois lances livres que sentenciaram o

terceiro triunfo em três jogos no campeonato. Eddie Ekiyor esteve em destaque na equipa verde e branca com 22 pontos, oito ressaltos e cinco roubos de bola.

8 de Outubro de 2023 | Campeonato Nacional – Fase regular – 3.ª jornada | Pav. Desp. Unidade Vimaranense, Guimarães

VITÓRIA SC

89 ‑ 92

SPORTING CP

(18-20, 23-28, 27-21 e 21-23)

Sporting CP: Marcus LoVett Jr. (13), Mike Moore (20), Arnette Hallman, Ken Horton (19) e Eddie Ekiyor (22); Litos Cardoso (5), Salvador Gomes, Diogo Araújo (9), Malik Pope (4) e Marko Loncovic. Treinador: Pedro Nuno Monteiro.


28 - SPORTING 3945

MODALIDADES ATLETISMO

EMMANUEL ESEME VAI CONTINUAR A CORRER DE LEÃO AO PEITO VELOCISTA CAMARONÊS RENOVOU CONTRATO E MOSTROU-SE ENCANTADO COM O CLUBE, ONDE CONSIDERA QUE FEZ NA SUA ÉPOCA DE ESTREIA “A MELHOR” DA SUA CARREIRA. AJUDAR O SPORTING CP A NÍVEL NACIONAL E PREPARAR OS JOGOS OLÍMPICOS SÃO OS PRÓXIMOS OBJECTIVOS. Texto: Xavier Costa Fotografia: João Pedro Morais

O Sporting Clube de Portugal vai continuar a contar com o contributo de Emmanuel Eseme na equipa de atletismo. O velocista de 30 anos renovou contrato e no momento da oficialização do acordo expressou a sua felicidade por continuar a correr e a evoluir de verde e branco. “Pessoalmente estou muito feliz por continuar a fazer parte da equipa. Tenho recebido muito ânimo dos Sportinguistas”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos, realçando ainda “todas as pessoas que estão à volta do Clube e este ambiente que te faz sentir que tens sempre gente do teu lado”. Emmanuel Eseme é especialista nos 100, 200 e 4x100 metros e juntou-se ao Sporting CP em Maio deste ano, quando já detinha os recordes nacionais dos Camarões nos 100 e 200 metros (10’’08 e 20’’31, respectivamente). No entanto, foi já de Leão

ao peito que o velocista deu um passo em frente na sua carreira e baixou dos dez segundos nos 100m: no Resisprint International, na Suiça, fixou os 9”96 como a sua melhor marca pessoal e novo recorde camaronês. Por isso, o atleta do Sporting CP não tem dúvidas que esta sua primeira temporada no Clube foi não só “extraordinária”, como “até a melhor” desde que começou a sua carreira, “há seis anos”, acrescentou. “Tive a oportunidade de me sentar na ‘mesa dos adultos’ e correr os 100 metros dentro dos nove segundos, o que me deixou na altura como 14.º no ranking mundial”, destacou, antes de considerar que, apesar da impeditiva lesão que sofreu, a participação nos Mundiais de Budapeste, em Agosto, foi também uma “experiência ganha”. Agora, com a renovação do contrato, o atleta dos Leões já aponta a novos objectivos, entre eles o regresso ao palco Olímpico, onde esteve em Tóquio, na prova

de 200 metros. “Agora vou continuar a acreditar no Sporting CP, nos fisioterapeutas e nos treinadores para me guiarem e prepararem para os Jogos Olímpicos de Paris [2024] e para os próximos Campeonatos Nacionais. Sei que com a ajuda de todos aqui no Sporting CP vai ser uma grande época e vou conseguir uma boa performance lá”, projectou. Por fim, Emmanuel Eseme deixou umas últimas palavras aos Sportinguistas após a renovação do seu vínculo com o Sporting CP. “Quero deixar-lhes o meu obrigado por estarem sempre comigo. Vamos trabalhar muito para que o verde e branco do Sporting CP voe bem alto, não só em Portugal, mas também por todo o mundo. Quero deixar os adeptos orgulhosos com as minhas prestações e representá-los bem”, finalizou o velocista camaronês.

Eseme mostrou-se confiante numa “grande época” em ano de Jogos Olímpicos

GINÁSTICA DE TRAMPOLINS

PRATA PARA LUCAS SANTOS NO TRAMPOLIM SINCRONIZADO DA TAÇA DO MUNDO PEDRO FERREIRA DESTACOU-SE NO TRAMPOLIM INDIVIDUAL, DISCUTINDO A FINAL QUE ACABOU NO SEXTO LUGAR. SPORTING CP ESTEVE REPRESENTADO POR QUATRO ATLETAS EM VARNA, NA BULGÁRIA. Texto: Xavier Costa Fotografia: Sporting CP

Com as cores de Portugal, Diogo Abreu, Pedro Ferreira, Lucas Santos e Sofia Correia foram os atletas do Sporting Clube de Portugal que competiram na Taça do Mundo de ginástica de trampolins, disputada em Varna, na Bulgária, durante o último fim-de-semana. O principal destaque na prestação dos representantes Leoninos foi a medalha de prata alcançada por Lucas Santos na vertente de

trampolim sincronizado, juntamente com Gabriel Albuquerque (APAGL). Na final, a dupla conseguiu um score de 49.600 que lhe valeu o segundo lugar, repetindo a posição conseguida previamente na qualificação (51.150). Também na final, mas de trampolim individual, houve presença verde e branca, com Pedro Ferreira a ficar com o sexto lugar (58.930) na Taça do Mundo. Para lá chegar, o ginasta do Sporting CP tinha sido sétimo classificado (58.990) na meia-final em

Varna. Além disso, Pedro Ferreira e Diogo Abreu, ambos atletas Leoninos, competiram como dupla em trampolim sincronizado, tendo ficado pela fase de qualificação em quinto lugar. Por sua vez, o ginasta Diogo Abreu, a nível individual, não foi além de um 24.º lugar na meia-final. Já Sofia Correia esteve em acção tanto no trampolim individual como no sincronizado - aqui juntamente com Ingrid Maior -, mas também não conseguiu o acesso às finais. Na primeira

vertente, a jovem atleta do Sporting CP foi 21.ª nas ‘meias’ e já

como dupla acabou na 15.ª posição na prova sincronizada.

Lucas Santos (à esquerda) com a medalha conseguida na Bulgária


SPORTING 3945 - 29

NÚCLEOS

OPINIÃO

… UM SÁBADO DE VITÓRIA E DE… EMPATE!!!

Tito Arantes Fontes O SPORTING CP viveu um dia grande no último sábado. Assembleia Geral do Clube desde as 9h00 até às 20h00. E – depois – jogo de futebol no Estádio José Alvalade, pelas 20h30, contra o Arouca, para o Campeonato Nacional.

SC Parambos comemorou 86.º aniversário O Sporting Clube de Parambos, filial 87 do Sporting Clube de Portugal fundada em 1937, comemorou, no passado dia 1 de Outubro, o 86.º aniversário. A representação Leonina na carismática freguesia do concelho de Carrazeda de Ansiães e do distrito de Bragança, conhecida por ser a aldeia mais Sportinguista do país, festejou com um almoço, um lanche-convívio, um bolo de aniversário e “um brinde à saúde do nosso Sporting Clube de Portugal”, como se podia ler no convite. No próximo dia 28 de Outubro, o SC Parambos vai ainda organizar uma caminhada nocturna de Halloween na aldeia, estando incluída, no final, uma queimada em caldeirão e castanhas assadas.

Luto por Fernando Tavares O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Fernando Tavares, antigo pugilista Leonino que faleceu na terça-feira da semana passada, 3 de Outubro, aos 74 anos. Fernando Tavares representou o Clube entre 1962 e 1967, tendo sido treinado por Ricardo Ferraz. Aos familiares e amigos, o Sporting CP e o Jornal Sporting endereçam as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube.

Comecemos pelo jogo. Estádio muito bem composto, com mais de 36 mil pessoas a assistir ao “vivo e a cores”. Uma primeira parte personalizada, coroada com um oportuno e bonito golo do Gyökeres (que gigante!), desmarcando-se no timing certo e marcando num lance que até pareceu fácil, após excelente centro do Edwards. Estava feita essa parte difícil que é o “desbloquear” do jogo através da marcação do primeiro golo. Tudo apontava, aliás, para que o resultado pudesse crescer. Sucede que, então, o Sr. António Nobre, árbitro do encontro, resolveu dar “ares da sua graça” e começar a ser ele próprio o “actor” principal do jogo… vai daí – na sequência de um anterior “primeiro amarelo” a Diomande, muito discutível, num lance que podia e devia ter sido gerido de outra forma e sem punição para o nosso jogador! – resolveu literalmente “inventar” um “segundo amarelo” para o mesmo Diomande, que – assim – foi expulso do jogo ainda antes do final da primeira parte! Foi a maneira encontrada, de modo cirúrgico, para – impedindo a intervenção do VAR (pois não se tratou de “cartão encarnado” directo) – o Sporting ser claramente prejudicado, passando a jogar só com dez jogadores, com a sua defesa desequilibrada… tudo, no fundo, para potenciar um assomo do Arouca. E assim sucedeu! Na segunda parte o Arouca cresceu, o Sporting ajustou a equipa, passou a jogar sem Edwards (e que belo jogo estava a fazer!), amputando o seu jogo e a sua criatividade ofensiva, que saiu para dar lugar a Matheus Reis com o objectivo de equilibrar a nossa defesa. Mas sentiu-se que o jogo ia ser difícil, com o Arouca cada vez mais afoito… apoiado também nos critérios do árbitro, sobretudo disciplinares (nos primeiros 45 minutos o Sporting tinha cometido apenas três faltas… mas ainda assim o Sr. António Nobre conseguiu a proeza de nos mostrar quatro cartões… três amarelos e o encarnado para o Diomande! É obra… arrisco até a dizer que seja recorde mundial!). Sofremos, nesta sequência, o empate… mas no Estádio assumiu-se a injustiça do que se estava a passar e a nossa equipa, sempre com critério, lutou com raça para voltar a marcar, apoiada numas bancadas que regurgitavam de Sportinguismo e de palavras e cânticos para potenciarem a

vitória do Sporting! E assim sucedeu, arrancada soberba do Pote pela esquerda, centro milimétrico e entrada fulgurante do Morita para o segundo golo, o da nossa vitória! Um jogo bem ganho! Três pontos merecidíssimos! E uma péssima arbitragem do Sr. António Nobre… mais um a justificar descaradamente a razão pela qual não há árbitros portugueses nas fases finais de todas as provas de primeiro nível da UEFA e da FIFA! Em Portugal – no que ao futebol diz respeito – temos do melhor do mundo quanto a jogadores, treinadores, equipas técnicas, médicos… mas quanto a árbitros estamos a “anos luz” dos mínimos exigidos! É triste…, mas é o corolário da podridão e dos compadrios a que lamentavelmente assistimos há décadas! Pára agora o Campeonato ao fim de oito jornadas e o SPORTING está no comando isolado do mesmo… ainda bem! E que – no regresso daqui a umas semanas − assim continuemos! Agora a Assembleia Geral. Os pontos da Ordem de Trabalhos sobre as contas, a denominação da Porta 7 com o nome do nosso CR7 e a venda de imóvel em Benavente para o Núcleo do Sporting dessa localidade foram todos aprovados por amplas e claras maiorias. O ponto sobre o voto electrónico à distância (o dito “voto universal”) mereceu uma larga aprovação de cerca de 70% dos votos e dos Sócios que compareceram na Assembleia. Mas – ainda assim − essa percentagem não atingiu os necessários 75% para viabilizar a alteração estatutária proposta aos Sócios do SCP. Ou seja, a alteração estatutária não foi aprovada, por não ter atingido os requisitos de “maioria qualificada” definidos nos estatutos do SPORTING e na lei do nosso país. Foi pena. O assunto ficou como que a modos de “empatado”. Uma maioria de Sócios quer essa mudança, mas não atingiu os “valores de maioria necessários” para esse efeito. Mas – como o presidente Frederico Varandas já anunciou – o tema não fica esquecido. Os cerca de 70% de votos e votantes favoráveis à mudança são muito significativos e merecem ser considerados. O tema fica, pois, neste momento, sem imediata sequência, como que “empatado”, mas – na verdade − em aberto. Sendo que o debate já iniciado permite também o continuar de uma nova fase, de discussão mais ampla e de aprofundamento das matérias e questões que estão em causa para maior esclarecimento dos Sócios. E consequente mobilização dos mesmos! É que – presumo eu − estando seguramente no Estádio mais de 30 mil Sócios com capacidade de voto, há também que reflectir como é que só pouco mais de 10% desse número foi votar na Assembleia Geral… que até pouco antes do início do jogo esteve a funcionar ao lado, no Pavilhão João Rocha. O SPORTING − sendo de Portugal, como é − merece que este assunto seja encarado de frente pelos seus Sócios, desde logo através de uma participação significativa dos mesmos em futura Assembleia que venha a ser convocada para se reapreciar esta matéria. Continuemos, pois, o debate do tema! Porque o SPORTING é dos seus Sócios! De todos os seus Sócios! Estejam eles onde estiverem! VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!


30 - SPORTING 3945

RESULTADOS ANDEBOL Masculino

Seniores - Camp. Nac. Sporting CP 37-27 “Os Belenenses” Póvoa AC 23-35 Sporting CP Equipa B - Camp. Nac. 2.ª Div. AC Lamego 31-28 Sporting CP B Sub-20 - Camp. Nac. Sporting CP 59-12 CR B.º Janeiro Sporting CP 33-29 Almada AC Sub-18 - Camp. Nac. Nazaré D. Fuas 20-34 Sporting CP AA Avanca 18-25 Sporting CP Sub-16 - Camp. Nac. CF Sassoeiros 16-49 Sporting CP Esfera Andebol 27-31 Sporting CP B

ATLETISMO Masculino

Seniores - Meia Maratona Lisboa 21 km 6.º Rui Pinto 1h04’21’’ 7.º Miguel Borges 1h06’45’’

BASQUETEBOL Masculino

Seniores - Liga Vitória SC 89-92 Sporting CP

Sporting CP 2-1 Atalanta BC Seniores - Liga Sporting CP 2-1 FC Arouca Equipa B - Liga 3 Sporting CP B 2-1 FC Alverca Sub-19 - Camp. Nac. 1.ª Div. Sporting CP 2-2 SCU Torreense Sub-17 - Camp. Nac. 1.ª Div. CS Marítimo 0-3 Sporting CP Sporting CP 4-1 “Os Belenenses” Sub-16 - Camp. Nac. 2.ª Div. Sub-17 SU Sintrense 0-2 Sporting CP Sub-15 - Camp. Nac. 1.ª Div. Sporting CP 5-2 AA Santarém Sub-14 - Camp. Nac. 2.ª Div. Sub-15 Footkart 0-4 Sporting CP Sub-13 - Camp. Dist. 2.ª Div. Sub-14 UD Alta Lisboa 1-12 Sporting CP Sub-12 - Faro Int. Cup Sporting CP - 3.º LUGAR Sub-12 - KHS Cup Sporting CP - 3.º LUGAR

Feminino

Sub-18 - Camp. Dist. Sporting CP 66-63 Paço Arcos C.

Seniores - Liga Sporting CP 2-1 Racing Power FC

Sub-16 - Camp. Dist. Sporting CP 77-39 S. Algés Dafundo CRD Arrudense 28-99 Sporting CP B

Equipa B - Camp. Nac. 2.ª Div. AD Souselas 0-5 Sporting CP B

Sub-14 - Camp. Dist. Sporting CP 116-28 CDO Moscavide Sporting CP B 69-22 CDM Carcavelos CN Natação 43-58 Sporting CP B Sporting CP C 28-56 Carnide Clube B CDO Moscavide B 48-34 Sporting CP C

Sub-15 - Camp. Dist. 2.ª Div. Sub14 M CSJ Brito 3-2 Sporting CP

Feminino

Sub-18 - Camp. Dist. Sporting CP 55-47 Qta. Lombos Sub-16 - Camp. Dist. Carnide Clube 49-51 Sporting CP Sporting CP B 49-55 Qta. Lombos B Sub-14 - Camp. Dist. UDC Forte 29-78 Sporting CP Sporting CP 62-11 Odivelas BC Sporting CP B 84-2 Linces Mafra B

FUTEBOL Masculino

Seniores - Liga Europa

Sub-19 - Liga CS Marítimo 0-2 Sporting CP

Sub-15 - Camp. Nac. 2.ª Div. Sub-19 FC Alverca 4-5 Sporting CP B

FUTSAL Masculino

Sub-19 - Camp. Nac. ADCR Caxinas 3-1 Sporting CP Sub-17 - Camp. Nac. Qta. Lombos 2-10 Sporting CP Sub-15 - Camp. Nac. Sporting CP 4-4 SL Benfica Sub-15 - Camp. Dist. 1.ª Div. Sporting CP B 4-1 SCU Torreense CF Sassoeiros 1-10 Sporting CP B

Feminino

Seniores - Liga Ág. Sta. Marta 3-2 Sporting CP Equipa B - Camp. Dist.

Castanheira 7-6 Sporting CP B Sporting CP B 5-1 Dragões Futsal

GINÁSTICA Masculino

Trampolins - Taça Mundo Varna Ind. 6.º Pedro Ferreira 24.º Diogo Abreu Sinc. Diogo Abreu / Pedro Ferreira sem class. (5.ºs qual. - apenas 1 dupla por país passa à final)

Feminino

Ind. 21.º Sofia Correia Sinc. ​15.º Sofia Correia / Ingrid Maior

GOALBALL Misto

Supertaça (Meia-final) Sporting CP 8-9 FC Porto

GOLFE Masculino

Clubes - Interclubes sem campo 2.º Sporting CP

HIPISMO Masculino

CCI 3* - Gran Semana Anglo-Árabe 9.º Kiko Stilwell (abandono antes prova de saltos)

HÓQUEI EM PATINS Masculino

Seniores - Camp. Nac. Sporting CP 5-2 Famalicense AC Equipa B - Camp. Nac. 3.ª Div. CP Beja 3-6 Sporting CP B Sporting CP B 2-4 GDS Cascais Sub-17 - Eurockey Cup Sporting CP 9-1 HC Valdagno SA Merignac 0-11 Sporting CP Sporting CP 10-0 CP Blanes At. Sporting CP 4-0 Viareggio AD Valongo 7-5 Sporting CP - 3.º LUGAR Sub-15 - Camp. Reg. APAC Tojal 2-7 Sporting CP A Sporting CP A 19-1 Parede FC A Vilafranquense 2-17 Sporting CP B Sporting CP B 2-13 SL Benfica A Sub-13 - Camp. Reg. Stuart HCM 0-14 Sporting CP A Sporting CP A 29-1 SA Benfica B HC Sintra 2-4 Sporting CP B Sporting CP B 2-9 Parede FC A Escolares - Enc./Conv. Dist. CACO B 2-7 Sporting CP

JUDO Masculino

Juniores - Camp. Mundo -90 kg Diogo Luís não class. (1 V / 1 D) -73 kg Otari Kvantidze não class. (1 D)

Feminino

Juniores - Camp. Mundo -63 kg Margarida Brás não class. (1 D)

Misto

Juniores - Camp. Mundo Equipas 3.º Portugal (Otari Kvantidze e Diogo Luís) - MED. BRONZE

NATAÇÃO Feminino

Absolutos - Travessia Baía Sesimbra 2 km 21.º Bruno Ruas 25’52’’3 85.º João Ruas 33’06’’6 100.º Nuno Gonçalves 33’53’’6 Master B - Travessia Baía Sesimbra 2 km 1.º Bruno Ruas 25’52’’3 VENCEDOR Master E - Travessia Baía Sesimbra 2 km 18.º Nuno Gonçalves 33’53’’6

2.ª prova 1.º Carla Batisti

RUGBY Feminino

Seniores - Supertaça Sporting CP 10-23 Sport CP / CRAV

SURF Feminino

WSL CS - Ericeira Pro 9.º Teresa Bonvalot

TÉNIS DE MESA Masculino

Seniores - Supertaça Sporting CP 3-0 GC Valbom VENCEDOR Equipa B - Camp. Nac. Div. Honra Sporting CP B 1-4 Câmara Lisboa

Feminino

Seniores - Supertaça Sporting CP 2-3 CTM Mirandela Seniores - Camp. Nac. 1.ª Div. “Os Ugas”-ADC Ega 1-4 Sporting CP ADC Ponta Pargo 2-3 Sporting CP

TIRO Masculino Master H - Travessia Baía Sesimbra 2 km 5.º João Ruas 33’06’’6

PESCA DESPORTIVA Masculino

Água Doce - Final Taça ARCPD Sector C 1.º Luís Maria 4,510 4.º Sérgio Marques 1,890 6.º José Canelas 0,380 Sector D 4.º Paulo Belfo 0,490 6.º Carlos Fonseca 0,010 Class. Final 1.º Luís Maria - VENCEDOR 7.º Sérgio Marques 8.º Paulo Belfo 11.º José Canelas 12.º Carlos Fonseca Água Doce - Camp. Nac. Clubes 2.ª Div. 3.ª prova 8.º Sporting CP - 39 pts 4.ª prova 9.º Sporting CP​- 44 pts Class. Final 3.º Sporting CP​- 134 pst - SUBIDA À 1.ª DIVISÃO

Feminino

Mar Surf Casting - Camp. Reg. 1.ª prova 1.º Carla Batisti

Taça Fund. Portugal Armas Históricas MLAICa N.º 12 Mariette 1.º João Costa 92 N.º 6 Kuchenreuter 2.º João Costa 93

Misto

Carabina 10 m - Aniv. Ases do Pedal 23.º Lara Silva 386.3

TRIATLO Masculino

Elite - Taça Europa Ceuta 18.º João Mansos 55›36›› PTS5- Taça Mundo Paratriatlo Alhandra 1.º Filipe Marques 56›11›› - VENCEDOR

Feminino

Elite - Taça Europa Ceuta 27.º Inês Oliveira 1h04›55››

VOLEIBOL Feminino

Seniores - Supertaça Sporting CP 0-3 Leixões SC Seniores - Liga Sporting CP 3-0 Castêlo Maia GC


SPORTING 3945 - 31

AGENDA ANDEBOL SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 18H00 Equipa B M

Sub-16 F Estoril BC B vs. SPORTING CP B 3.ª jorn. 1.ª fase/F1G3 Camp. Dist. Pav. EB 2/3 Alapraia (Estoril)

Seniores F SC Braga vs. SPORTING CP 4.ª jorn. Liga Estádio Mun. Braga

18H30

Sub-14 M Lobos Malveira vs. SPORTING CP 3.ª jorn. 1.ª fase/F1G1-A Camp. Dist. Pav. Mun. Malveira

Equipa B F GD Ilha vs. SPORTING CP B 5.ª jorn. Sul Camp. Nac. 2.ª Div. Campo Lagoas (Ilha, Leiria)

SPORTING CP vs. Portimonense SC 1.ª jorn. Gr. B Taça Hugo Santos Pavilhão João Rocha

SPORTING CP vs. “Os Belenenses” 11.ª jorn. S. Sul Camp. Nac. 1.ª Div. Estádio Aurélio Pereira

Sub-16 M Odivelas BC vs. SPORTING CP 2.ª jorn. 1.ª fase/F1G1-A Camp. Dist. Pav. Esc. Moinhos Arroja (Odivelas)

Sub-13 M SPORTING CP vs. SL Olivais 2.ª jorn. 1.ª fase/S2 Camp. Dist. 2.ª Div. Sub-14 Campo n.º 5 Pólo EUL

SPORTING CP B vs. S. Paio Oleiros 4.ª jorn. Z2 Camp. Nac. 2.ª Div. Pav. Fernando Tavares (Lisboa) Seniores M SPORTING CP vs. FC Gaia 8.ª jorn. Camp. Nac. Pavilhão João Rocha

DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 13H00 Sub-16 M

GC Odivelas vs. SPORTING CP A 2.ª jorn. Fase Ini./SC Camp. Nac. Pav. Mun. Odivelas

17H45 Sub-20 M

GM 1.º Dezembro vs. SPORTING CP 3.ª jorn. Fase Ini./SA Camp. Nac. Pav. Noronha Feio (Queijas)

19H30

Sub-16 M SPORTING CP B vs. Almada AC 2.ª jorn. Fase Ini./SB Camp. Nac. Multidesportivo Sporting

TERÇA, 17 DE OUTUBRO 19H45 Seniores M

SPORTING CP vs. Chrobry Głogów 1.ª jorn. Gr. H Liga Europeia Pavilhão João Rocha

ATLETISMO DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 9H00 Absolutos

SPORTING CP Corrida Sporting Estádio José Alvalade

AUTOMOBILISMO SEXTA, 13 DE OUTUBRO 16H35 - 22H00 Ralis

RAFAEL CARDEIRA Rali Vidreiro Alcobaça / Marinha Grande

SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 8H40 - 19H00 Ralis

RAFAEL CARDEIRA Rali Vidreiro Alcobaça / Marinha Grande

11H50 Karting

HENRIQUE CRUZ Taça Portugal Kartódromo Int. Braga

DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 11H50 Karting

HENRIQUE CRUZ Taça Portugal Kartódromo Int. Braga

BASQUETEBOL QUINTA, 12 DE OUTUBRO 21H00 Sub-21 M

SPORTING CP vs. Lobos Malveira 1.ª jorn. 1.ª fase/F1G2 Camp. Dist. Pav. Esc. Sec. Lumiar (Lisboa)

SEXTA, 13 DE OUTUBRO 21H00 Sub-18 M

Odisseia Basket vs. SPORTING CP 2.ª jorn. 1.ª fase/F1G1-B Camp. Dist. Pav. EB Eça Queirós (Lisboa)

21H30

Sub-23 M UDC Forte vs. SPORTING CP 1.ª jorn. Z. Sul B Camp. Nac. 2.ª Div. Pav. Mun. Forte Casa

SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 9H30 Sub-14 F

Qta. Lombos B vs. SPORTING CP B 3.ª jorn. 1.ª fase/F1G3 Camp. Dist. Pav. Esc. Salesiana Manique (Alcabideche)

14/10– SÁBADO BASQUETEBOL

14H00 14H15

15H00 Seniores M 16H30

17H30 Sub-16 F

SPORTING CP vs. “Os Belenenses” 2.ª jorn. 1.ª fase/F1G1-A Camp. Dist. Multidesportivo Sporting

20H30

Sub-16 M SPORTING CP B vs. Ac. Lumiar 2.ª jorn. 1.ª fase/F1G3-B Camp. Dist. Multidesportivo Sporting

DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 11H30 Sub-14 F

SPORTING CP vs. SIMECQ 1.ª jorn. 1.ª fase/F1G1-A Camp. Dist. Multidesportivo Sporting

11H30 Sub-14 M

Algés Dafundo B vs. SPORTING CP C 1.ª jorn. 1.ª fase/F1G4-B Camp. Dist. Pav. Arq. Gomes Pereira (Algés)

12H00

Sub-14 F Estoril BC B vs. SPORTING CP B 1.ª jorn. 1.ª fase/F1G3 Camp. Dist. Pav. EB 2/3 Alapraia (Estoril)

14H15

Sub-14 M SPORTING CP B vs. CA Queluz B 1.ª jorn. 1.ª fase/F1G3-B Camp. Dist. Multidesportivo Sporting

QUARTA, 18 DE OUTUBRO 19H30 Seniores M

SPORTING CP vs. Alba Fehérvár 1.ª jorn. Gr. A Europe Cup Pavilhão João Rocha

BILHAR SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 11H00 Carambola

ANTÓNIO MARIANO, CARLOS FRANCISCO E JOÃO RODRIGUES 1.º Open Nac. 1.ª Div. Sala Dr. Henrique Marques - Estádio José Alvalade

SEGUNDA, 16 DE OUTUBRO 21H00 Carambola

CB Eborense A vs. SPORTING CP A 1.ª jorn. Z. Sul/S1 Camp. Nac. 1.ª Div. Clube Bilhar Eborense (Évora)

TERÇA, 17 DE OUTUBRO 21H00 Carambola

SL Benfica A vs. SPORTING CP B 1.ª jorn. Z. Sul/S2 Camp. Nac. 1.ª Div. Sala Bilhar Estádio SL Benfica (Lisboa)

QUARTA, 18 DE OUTUBRO 21H00 Carambola

SPORTING CP D vs. Gin. Sul D 1.ª jorn. Z. Sul/S3 Camp. Nac. 2.ª Div. Sala Dr. Henrique Marques - Estádio José Alvalade

FUTEBOL SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 13H45 Sub-13 M

14H00 15H00

15H00 Sub-19 M 15H30

DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 8H45 Sub-14 M

SPORTING CP vs. AD Oeiras 2.ª jorn. Camp. Dist. 1.ª Div. Campo n.º 5 Academia Sporting

11H00

Sub-17 M Torreense vs. SPORTING CP 10.ª jorn. S. Sul Camp. Nac. 1.ª Div. Comp. Desp Arenes (Torres Vedras)

GOALBALL SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 12H00 Misto

SPORTING CP Torn. Íris Inclusiva Pav. Nicolau Veríssimo (Viana Castelo)

SPORTING CP 5.ª etapa Camp. Nac. Nest Paintball (Fernão Ferro)

SPORTING CP Torn. Íris Inclusiva Pav. Nicolau Veríssimo (Viana Castelo)

PESCA DESPORTIVA SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 13H00 Água doce

DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 9H00 Misto HÓQUEI EM PATINS SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 14H00 Benjamins M

AD Oeiras B vs. SPORTING CP 3.ª jorn. SA Enc./Conv. Dist. Pav. AD Oeiras (Oeiras)

SPORTING CP 3.º Bogas Master Penacova

Sub-13 M SPORTING CP B vs. Vilafranquense 6.ª jorn. SD Camp. Reg. Pav. SG Sacavenense (Sacavém)

RUGBY DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 9H30 Formação

15H00 17H00

11H00 Sub-16 M

Seniores M HC Braga vs. SPORTING CP 3.ª jorn. Camp. Nac. Pav. Gimn. Sequeira (Braga)

SPORTING CP At. Escolinha Rugby SCP Campos Pavilhão João Rocha

11H00 Sub-14 M

Sub-13 M SPORTING CP A vs. Parede FC B 6.ª jorn. SC Camp. Reg. Pav. SG Sacavenense (Sacavém)

17H00

Sub-16 M SPORTING CP/BELAS RC vs. RC Elvas 2.ª jorn. S. Sul 1 Torn. Reg. Reg. Artilharia AA n.º 1 (Queluz)

15H00 Sub-15 M

Sub-17 M SPORTING CP vs. Alcobacense 6.ª jorn. SB Camp. Reg. Pav. SG Sacavenense (Sacavém)

19H00

Seniores M SPORTING CP vs. RC Elvas 2.ª jorn. Torn. Abertura Reg. Artilharia AA n.º 1 (Queluz)

SPORTING CP vs. GS Loures 7.ª jorn. SD Camp. Nac. 2.ª Div. Sub-17 Campo n.º 6 Academia Sporting Torreense vs. SPORTING CP 7.ª jorn. 1.ª fase/SD Camp. Nac. 2.ª Div. Sub-15 Comp. Desp Arenes (Torres Vedras) SPORTING CP vs. AD Taboeira 7.ª jorn. S. B Camp. Nac. 1.ª Div. Estádio Aurélio Pereira

FUTSAL SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 15H00 Sub-15 M

SPORTING CP B vs. SC Torres 7.ª jorn. Camp. Dist. 1.ª Div. Pav. Mun. José Gouveia (SJ Talha)

15H00 Sub-13 M

SPORTING CP A vs. CF SJ Deus 1.ª jorn. 1.ª fase/S5 Camp. Dist. Pav. Mun. José Gouveia (SJ Talha)

16H00

Sub-13 M Qta. Lombos B vs. SPORTING CP C 1.ª jorn. 1.ª fase/S6 Camp. Dist. Pav. Desp. Lombos (Carcavelos)

16H00 Sub-13 M

SPORTING CP C vs. A. Marista 1.ª jorn. 1.ª fase/S4 Camp. Dist. Pav. Mun. José Gouveia (SJ Talha)

21H30

Seniores M SL Benfica vs. SPORTING CP 4.ª jorn. Liga Pav. SL Benfica (Lisboa)

DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 15H00 Sub-19 M

Qta. Lombos vs. SPORTING CP 2.ª jorn. Camp. Nac. 1.ª Div. Pav. Desp. Lombos (Carcavelos)

17H00 Sub-15 M

SPORTING CP B vs. CRC Forte Casa 1.ª jorn. Camp. Dist. 1.ª Div. Pav. Mun. José Gouveia (SJ Talha)

18H00 Sub-17 M

SPORTING CP vs. Barreirense 2.ª jorn. Série Sul Camp. Nac. Pavilhão João Rocha

18H00

13H00 15H00

DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 14H00 Sub-15 M

SPORTING CP B vs. Parede FC B 6.ª jorn. SB Camp. Reg. Pav. SG Sacavenense (Sacavém)

SPORTING CP A vs. AE Física D. B 6.ª jorn. SC Camp. Reg. Pav. SG Sacavenense (Sacavém)

18H00

SPORTING CP vs. AD Galomar 4.ª jorn. Camp. Nac. 1.ª Div. Pav. Bombeiros Alvalade (Lisboa)

Escolares M SPORTING CP vs. SC Torres 3.ª jorn. SD Enc./Conv. Dist. Pav. SG Sacavenense (Sacavém)

TIRO SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 9H00 Seniores

18H00

QUARTA, 18 DE OUTUBRO 20H30 Sub-17 M

SPORTING CP Taça António Montez Carreira Tiro CDN Jamor (Oeiras)

Paço Arcos B vs. SPORTING CP 4.ª jorn. SB Camp. Reg. Pav. CD Paço Arcos (Paço Arcos)

TRIATLO DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 9H30 Vários escalões

JUDO SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 8H00 Seniores

ANA AGULHAS E WILSA GOMES Taça Europa Málaga Polid. Ciudad Jardin (Málaga, Espanha)

8H30 Cadetes

SPORTING CP GP Int. “Trof. Cidade Vigo” Pav. Mun. Desp. Navia (Vigo, Espanha)

DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 8H00 Seniores

Sub-15 F SPORTING CP vs. Casa Pia AC 2.ª jorn. 1.ª fase/S3 Camp. Dist. 2.ª Div. Sub-14 M Campo n.º 5 Pólo EUL

Seniores F SPORTING CP vs. Atlético CP 4.ª jorn. Liga Pavilhão João Rocha

Formação SPORTING CP Torneio Judo 40.ª Seixalíada Pav. Desp. Esc. Pedro Eanes Lobato (Amora)

ANDEBOL

Competição: Campeonato Andebol 1 – 8.ª jornada Jogo: Sporting CP vs. FC Gaia Horário e local: 18h30 – Pavilhão João Rocha Transmissão: directo e exclusivo

DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 11H00 Seniores F

Equipa B M HC Santiago vs. SPORTING CP B 4.ª jorn. Série Sul B Camp. Nac. 3.ª Div. Pav. Mun. Santiago Cacém

DIOGO BRITES Taça Europa Málaga Polid. Ciudad Jardin (Málaga, Espanha)

21H00

TÉNIS DE MESA SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 15H00 Seniores F

SPORTING CP vs. ADC Ponta Pargo 3.ª jorn. Camp. Nac. 1.ª Div. Pav. Bombeiros Alvalade (Lisboa)

16H00 Sub-15 M

Sub-15 M VC Santarém vs. SPORTING CP 2.ª jorn. Série Sul Camp. Nac. Nave Mun. Santarém

Competição: Taça Hugo dos Santos – Grupo B − 1.ª jornada Jogo: Sporting CP vs. Portimonense SC Horário e local: 15h00 – Pavilhão João Rocha Transmissão: directo e exclusivo

SPORTING CP 3.º Bogas Master Penacova

DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 10H30 Água doce

SL Benfica vs. SPORTING CP 2.ª jorn. Camp. Dist. 1.ª Div. Sub-14 Campo Pupilos Exército (Lisboa)

13H45

PAINTBALL DOMINGO, 15 DE OUTUBRO 8H00 Equipa

9H30

15/10 – DOMINGO ATLETISMO

Competição: Corrida Sporting Horário e local: 10h30 – Cidade Sporting Transmissão: directo e exclusivo

FUTEBOL

SPORTING CP Taça Portugal Traitlo Sesimbra

VOLEIBOL SÁBADO, 14 DE OUTUBRO 16H00 Seniores F

Leixões SC vs. SPORTING CP 2.ª jorn. Liga Pav. Ilídio Ramos (Matosinhos)

TERÇA, 17 DE OUTUBRO 18H00 Seniores F

Holte IF vs. SPORTING CP 2.ª mão Ronda Qual. Taça Challenge Holtehallen (Holte, Dinamarca) *Informação sujeita a alterações após o fecho de edição. Consulte a agenda actualizada em sporting.pt

Competição: Campeonato Nacional Sub-15 – Série B − 7.ª jornada Jogo: Sporting CP vs. AD Taboeira Horário e local: 15h00 – Estádio Aurélio Pereira Transmissão: directo e exclusivo


000490

2023/10/12 5ªFeira

5 603199

03945


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.