Jornal Sporting n.º 3941

Page 1

FUNDADO EM 31 MARÇO 1922 • N.º 3941 • QUINTA-FEIRA, 14 SETEMBRO 2023 • SPORTING.PT • SEMANAL • ANO 101 • 1€ (IVA INCLUÍDO) • DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO O MAIS ANTIGO JORNAL DE CLUBE DO MUNDO

A PASSAGEM DO BASTÃO

A HONRA DO LEGADO

Há alguns meses fui interpelado à saída de uma AG por um Sócio. Eu acompanhava o meu pai até ao carro, de regresso após ter votado, quando fomos abordados.

Não reconheci de imediato o Sócio, mas era alguém que eu conhecia.

Aproximou-se, recordou-nos quem era, e explicou o motivo da amigável interrupção.

Era um colega de escola de infância que, ao ver o meu pai, quis transmitir-lhe pessoalmente o agradecimento por ter sido o responsável de o ter levado ao (antigo) Estádio José Alvalade pela sua primeira vez, despoletando o “bichinho” para sempre.

Eu não me lembrava de tal episódio, mas foi com enorme satisfação que registei o impacto que o gesto, por nós esquecido, tinha tido nele, assim como o agradecimento em si.

Lembro-me sim, que a sensação que tive foi a de passagem de bastão.

A afiliação clubística resulta em grande parte desta passagem, feita de geração em geração.

É também da mesma maneira, e com idêntica alegria, que, passados cerca de três anos, entrego o bastão da Directoria do Jornal Sporting à Mafalda Barbosa.

É um bastão especial, que carrega quase 102 anos de História e o legado de ser o Jornal de Clubes mais antigo do Mundo. Foi uma enorme honra ter feito parte desta História! Agradeço a todos, sabendo que deixo esta responsabilidade muito bem entregue.

Bem-vinda, Mafalda!

Nascia “franzino e acanhado” o Jornal Sporting, nas palavras de José Serrano, há quase 102 anos. Depressa contrariou as previsões mais pessimistas ao torna-se fundamental no Universo verde e branco.

Do alto dos meus 13 anos de idade comprava-o, religiosamente, todas as semanas sem imaginar que um dia iria fazer parte da sua História.

Devorava as notícias e compilava todas as edições. Guardava-as juntamente com os autógrafos dos jogadores e atletas Leoninos que, orgulhosamente, coleccionava. Foram muitas as tardes passadas no antigo Estádio José Alvalade, a ver os treinos abertos da equipa principal de futebol. Fascinava-me a imensidão do Clube.

Cresci entre Sportinguistas e cresceu comigo um enorme sentimento de pertença. Depressa percebi que não se explica o inexplicável, sente-se apenas.

É, por isso, com um enorme sentimento de orgulho que aceitei este desafio. Será com a maior dedicação que transportarei este legado, sempre com foco no futuro desta publicação Histórica.

Agradeço a confiança e a partir de agora marcamos encontro todas as semanas.

E a melhor forma de começar é a parabenizar os nossos Sócios que desde o primeiro dia, época após época, ao longo de duas décadas, renovaram a sua Gamebox. Parabéns pelos 20 anos de lealdade e Sportinguismo!

Viva o Sporting CP!

PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO COORDENADORA: MAFALDA JERÓNIMO BARBOSA || MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO || LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: MARIA GOMES DE ANDRADE || MGANDRADE@SPORTING.PT; NUNO MIGUEL SIMAS || NQSIMAS@SPORTING.PT; PEDRO FERREIRA || PSFERREIRA@ SPORTING.PT; XAVIER COSTA || XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES || JBTORRES@SPORTING.PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806 LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 155 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP, QUINTA DO GRAJAL – VENDA SECA 2739‑511 AGUALVA CACÉM IMPRESSÃO: WGROUP ESTRADA DE SÃO MARCOS, Nº 27, 2735‑521 AGUALVA CACÉM ESTATUTO EDITORIAL: HTTPS://WWW.SPORTING.PT/PT/JORNAL/ESTATUTO‑EDITORIAL ASSINATURAS: E‑MAIL: ASSINATURAJORNAL@SPORTING.PT LINHA SPORTING 707 20 44 44 INTERNACIONAL +351 30 997 1906 (segunda a sexta‑feira das 10h00 às 20h00)

2 - SPORTING 3941 EDITORIAL
SPORTING 3941 - 3

Depois de ter despontado no RK Železničar, emblema da sua cidade natal, Niš, no sul da Sérvia - na altura ainda Jugoslávia -, Vojislav Kraljic chegaria a Alvalade aos 22 anos, em 1994/1995, juntamente com outros elementosCarlos Ferreira, Armando Pires e Ricardo Andorinho - que seriam a base do sucesso que estava por chegar.

No entanto, a sua primeira época de verde e branco foi, acima de tudo, de reconstrução para os Leões, que dariam um passo em frente já em 1995/1996, mostrando alguma evolução, que valeu um segundo lugar no Campeonato Nacional, vencido pelo hegemónico ABC desta década. A nível individual, o lateral-esquerdo sérvio conseguiu mostrar algumas das suas qualidades, mas ainda sem grande

VOJISLAV KRALJIC

chegaram até aos quartos-de-final da, então, Taça EHF e completariam a ‘dobradinha’ ao levantar também a Taça de Portugal – vitórias sobre o FC Porto em ambas as decisões. Nas épocas seguintes, mais conquistas se seguiram: uma Supertaça em 2001 e mais duas Taças de Portugal - consecutivas - em 2002/2003 e 2003/2004. E foi precisamente este último troféu vencido frente ao CF “Os Belenenses” que marcou a despedida, desta vez definitiva, de Vojislav

Kraljic, deixando para trás mais uma caminhada europeia até aos ‘quartos’, agora na Taça das Taças. Agora, como um jogador consagrado e marcante de verde e branco, o sérvio acabaria também por conseguir, por esta altura, a nacionalidade portuguesa e representou a selecção nacional. Rumou novamente a Espanha para jogar pelo JD Arrate e também pelo Balonmano Ciudad de Almería, antes de voltar à Sérvia e ao ‘seu’ RK Železničar, onde terminou a carreira em 2010.

consistência.

A sua explosão de Leão ao peito chegaria, mas só depois de uma saída para Espanha, onde cumpriu três temporadas consecutivas. Por lá, no país vizinho, Vojislav Kraljic representou, primeiro, os galegos do CB Chapela e, depois, deixaria a sua marca num CB Ademar León que começaria a sua trajectória ascendente: Taça da Liga e Taça das Taças, ambas em 1998/1999, foram as duas primeiras conquistas, quer do emblema espanhol, quer do andebolista sérvio.

Aos seus 2,06 metros juntava-lhe a sua capacidade de impulsão e fazia uso do seu poder de remate, tornando-se um lateral esquerdo tão imponente como potente. É, assim, já mais experiente e com 27 anos, que regressa ao Sporting CP em 1999/2000 e é nesta

segunda passagem, onde faz cinco temporadas consecutivas de Leão ao peito, que Vojislav Kraljic se afirma definitivamente na mítica Nave de Alvalade e contribui para o renascer do andebol verde e branco rumo aos desejados títulos.

E nenhum outro era mais desejado do que o Campeonato Nacional, que fugia desde 1985/1986. Seria 15 anos depois, na época 2000/2001, que Kraljic e companhia colocariam um ponto final na ‘seca’. Nesse 17.º título nacional que tanto se fez esperar, o andebolista sérvio - graças à sua capacidade goleadora - foi, junto a Andorinho, uma das figuras desse campeonato, que significou ainda o ponto de partida para a conquista de vários troféus nos anos vindouros.

Ainda em 2000/2001, os Leões

4 - SPORTING 3941
Texto: Xavier Costa Fotografia: Museu Sporting – Centro de Documentação
NA SUA SEGUNDA PASSAGEM
O ANDEBOL VERDE E BRANCO. COM MUITOS GOLOS SAÍDOS DOS SEUS
METROS,
SOBRETUDO PELO CLUBE, VOJISLAV KRALJIC AFIRMOU-SE COMO UMA DAS PRINCIPAIS FIGURAS QUE, EM CAMPO, AJUDOU A REERGUER
2,06
O LATERAL BRILHOU NA NAVE DE ALVALADE E FOI CAMPEÃO NACIONAL. Vojislav Kraljic venceu todos os troféus nacionais em Portugal Foi determinante no renascer do andebol verde e branco

LUCRO DE €25,2 MILHÕES, MAIOR VOLUME DE NEGÓCIOS DE SEMPRE E CAPITAIS PRÓPRIOS POSITIVOS

RELATÓRIO E CONTAS 2022/2023 COM RESULTADOS HISTÓRICOS PARA A SPORTING SAD.

A Sporting Clube de PortugalFutebol, SAD divulgou, na última sexta-feira, o relatório e contas (R&C) relativo ao exercício que terminou no final de Junho de 2023, tendo apresentado os melhores registos de sempre na sua história em vária vertentes. Pela primeira vez, a Sporting SAD conseguiu superar os 50 milhões de resultado líquido positivo em dois exercícios consecutivos, registando um resultado de 25,2 milhões de euros em 2022/2023 na sequência dos 25 milhões de euros registados em 2021/2022. O volume de negócios de alcançou também o seu melhor registo de sempre no valor de 222 milhões de euros.É registo merecedor de destaque o regresso aos capitais próprios positivos após seis anos, no valor de 8,9 milhões de euros. É a primeira vez desde 2016/2017 que a Sporting SAD consegue ‘estar no verde’ nesse capítulo, com especial relevo por ser um “resultado sobressaliente considerando o impacto de perda na receita de mais de 30 milhões de euros provocado pelos dois anos de pandemia”, lê-se no documento.

O resultado operacional global atingiu os 40,5 milhões de euros e existe uma redução do passivo

CLUBE INICIATIVAS

em 27,4 milhões de euros. Na bilheteira e merchandising mais registos de recorde, com 19,6 milhões de euros de receita e 9,2 milhões de euros, respectivamente. O capital social aumenta de 67para 150,6 milhões de euros, resultante do reforço do n, por via.

Foram ainda destacados feitos como a participação histórica na UEFA Youth League (meias-finais atingidas pela primeira vez), o prémio de melhor relvado da Liga Portugal em 2022/2023, a distinção da campanha ‘Deixa a Tua Marca’ pela Fundação do Futebol da Liga Portugal ou o prémio ‘Marketing e Comunicação’ pela Associação Portuguesa de Museologia pela campanha “Assalto ao Museu”.

Na sua mensagem aos accionistas, Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting CP e do Conselho de Administração da Sporting SAD, determinou claramente o objectivo para a organização de criação de valor a longo prazo, anunciando o fim de um ciclo“o exercício de 2022/2023 escreve as linhas finais de um primeiro capítulo” – e o inicio de um novo - “permite dar início a um novo já em 2023/2024”.

Mensagem de Frederico Varandas aos accionistas no relatório e contas

Caros accionistas,

Iniciámos em Setembro de 2018 uma estratégia com um objectivo muito claro, e assumido, de criação de valor no longo prazo.

O exercício de 2022/2023, que hoje apresentamos, escreve as linhas finais de um primeiro capítulo que, por consequência, nos permite dar início a um novo já em 2023/2024.

Fechámos a época com o melhor Volume de Negócios de sempre e com o regresso a Capitais Próprios positivos, pela primeira vez, passado 6 anos e o melhor dos últimos 17 anos. O primeiro atingiu os 222 milhões de euros e os segundos cifraram-se em 8,9 milhões de euros.

É o segundo ano consecutivo com Resultado Líquido positivo, €25 milhões de euros, o que evidencia o crescimento sustentado e a consistência dos resultados obtidos.

Era crítico nesta primeira fase a recuperação da Sporting SAD, o que foi conseguido, assim como a construção das bases fundamentais para possibilitar o desenvolvimento da organização a longo prazo.

Edificámos um caminho que nos permite hoje a maior valorização e rentabilidade de activos de sempre da História do Sporting CP.

Em virtude destes resultados é possível o início de um novo capítulo, em que podemos elevar o nível de investimento, quer desportivo quer de negócio, sem comprometer o curto prazo e a sustentabilidade do Clube.

A Sporting SAD está hoje mais bem preparada para fazer face aos desafios que a nova era mundial apresenta, e em particular para o novo contexto do Futebol, que vive uma acelerada mudança.

É, por isso, com enorme satisfação que consideramos que estamos em condições para iniciar uma Nova Era, também ela crítica para continuarmos a criação de valor de longo prazo.

Viva o Sporting Clube de Portugal!

Frederico Varandas Presidente do Conselho de Administração

DANIEL EIME PINTA MURAL EM ALVALADE

NOME RECONHECIDO NA ARTE URBANA PORTUGUESA A DESENVOLVER UMA OBRA NA CASA DO UNIVERSO LEONINO.

Daniel Eime, artista português de renome na arte urbana, está a pintar um mural no Estádio José Alvalade, casa do Sporting Clube de Portugal, em parceria com a Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa. Localizado na Cidade Sporting, ao lado do campo de street basket, o mural é uma das zonas do Estádio José Alvalade que tem sido alvo de intervenções e promete ser mais um local de referência para os Sócios e adeptos Leoninos.

Nascido em 1986, Daniel Eime, natural das Caldas da Rainha, tem mais de dez anos de carreira profissional enquanto artista, tendo um estilo muito próprio e mais focado em rostos.

Com muitas obras em Portugal, Daniel Eime já foi requisitado, também, para um grande número de projectos internacionais em países como Cabo Verde, Espanha, Inglaterra, França, Itália, EUA ou Suíça.

SPORTING 3941 - 5
SAD
Mural localizado na Cidade Sporting, ao lado do campo de street basket
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Isabel Silva

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

Trabalho não parou

MESMO COM MUITAS AUSÊNCIAS DEVIDO AOS COMPROMISSOS DAS SELECÇÕES, O SPORTING CP DEU CONTINUIDADE AOS TREINOS E REALIZOU UM JOGO DE PREPARAÇÃO.

Com um grande número de atletas chamados para as respectivas selecções nacionais e sem competição oficial, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal não abrandou o trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Com a presença de muitos jovens da formação nos treinos, Rúben Amorim orientou sessões na quinta e sexta-feira antes de, no sábado, o emblema de Alvalade receber o CD Mafra

− que actua na Segunda Liga,

tem André Paulo, antigo guarda-redes verde e branco, e que é liderado por Jorge Silas, ex-treinador do Sporting CP − para um jogo de preparação.

O resultado final fixou-se nos 4-0 (3-0 ao intervalo) para o Sporting CP, com Paulinho a bisar e Francisco Trincão e Nuno Santos a, também, fazerem o gosto ao pé. A equipa apresentou-se a seguinte forma: Antonio

Adán (Diego Calai), Matheus

Reis, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards, Nuno Santos, Luís Neto, Francisco Trincão, Paulinho, Iván Fresneda, Daniel Bragança e Ricardo Esgaio.

Seguiram-se dois dias de folga e

6 - SPORTING 3941
Texto: Luís Santos Castelo, Nuno Miguel Simas Fotografia: Bernardo Vidal, José Lorvão, Liga Portugal, Sporting CP Paulinho também marcou, continuando de pé quente Francisco Trincão apontou um dos golos na goleada imposta ao CD Mafra

o regresso aos treinos na terça-feira com vista para a preparação da recepção ao Moreirense FC (quinta jornada da Liga Portugal), marcada para as 20h30 deste domingo, 17 de Setembro, no Estádio José Alvalade. Na terça-feira, o treino ficou marcado pelo regresso de Geny Catamo, que havia estado ao serviço da selecção de Moçambique. Rúben Amorim chamou ainda os jovens Guilherme Pires, Diogo Cabral, Alexandre Brito, Chico Lamba, Diogo Abreu, Francisco Canário, Pedro Silva, Pedro Bondo, Vando Félix e Tiago Ferreira para participar nos trabalhos.

Já ontem, quarta-feira, foi a vez de Rúben Amorim voltar a contar com Hidemasa Morita, Morten Hjulmand e Gonçalo Inácio, sendo que os jovens Diogo Pinto, Guilherme Pires, Pedro Silva, Tiago Ferreira, Chico Lamba, Alexandre Brito, Pedro Bondo e Vando Félix foram chamados para o treino.

SC FARENSE E CD TONDELA NA TAÇA DA LIGA

O Sporting Clube de Portugal vai defrontar o SC Farense e o CD Tondela na fase de grupos da Taça da Liga, ditou o sorteio realizado na última segunda-feira.

A equipa Leonina fica no grupo C e terá como primeiro adversário o SC Farense, em jogo a

realizar no Estádio José Alvalade relativo à segunda jornada da prova. Na terceira jornada, a formação de Rúben Amorim vai deslocar-se ao terreno do CD Tondela.

Apenas uma equipa do grupo passa às meias-finais.

NUNO SANTOS GALARDOADO

O memorável golo de letra de Nuno Santos contra o Boavista FC (vitória Leonina por 3-0 a 12 de Março de 2023) foi, na última quinta-feira, galardoado com o prémio de Melhor Golo da edição 2022/2023 do campeonato nos Liga Portugal Awards, que tiveram lugar no Porto.

“Queria agradecer em quem votou em mim, à minha família, aos meus amigos, a todo o staff do Sporting CP e a todos os adeptos”, disse o camisola 11 dos Leões depois de receber o troféu, continuando.

“É um momento que costumo fazer várias vezes nos treinos e nos jogos. Acho que me saiu bem. As pessoas dizem que não uso o pé direito e é verdade, foi de letra. Espero continuar a fazer mais golos assim”, afirmou.

SPORTING 3941 - 7
Depois de se ter estreado pela selecção da Dinamarca, Morten Hjulmand já regressou a Alcochete Iván Fresneda está cada vez mais adaptado Pedro Silva foi um dos muitos jovens que trabalhou com a equipa principal

FUTEBOL

Inúmeros compromissos internacionais para os Leões

AS PRESTAÇÕES DAS DEZENAS DE JOGADORES DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL QUE FORAM CHAMADOS ÀS SELECÇÕES NACIONAIS NA PARAGEM DAS COMPETIÇÕES DE CLUBES.

SELECÇÕES PRINCIPAIS

Gonçalo Inácio foi o único Leão na principal selecção nacional portuguesa, tendo sido suplente não-utilizado no triunfo lusitano em casa da Eslováquia por 0-1 para a fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024. O defesa-central viria a brilhar no encontro seguinte, a recepção ao Luxemburgo. Gonçalo Inácio foi titular e marcou dois golos, tendo sido uma das grandes figuras da goleada de 9-0 - a maior vitória da história da selecção portuguesa.

Viktor Gyökeres foi titular nos dois jogos da Suécia, contra a Estónia (triunfo por 0-5) e a Áustria (desaire por 1-3), tendo marcado no primeiro, enquanto Morten Hjulmand se estreou pela selecção dinamarquesa ao entrar a meia-hora do fim no 4-0 imposto a São Marino. Contra a Finlândia (0-1 para a Dinamarca), o médio não saiu do banco. Quem também se estreou foi Ousmane Diomande, titular pela Costa do Marfim no triunfo por 1-0 sobre o Lesoto na qualificação para a Taça das Nações Africanas. Geny Catamo também foi titular na mesma prova, mas ao serviço de Moçambique, que bateu Benim por 3-2 e garantiu a qualificação para a fase final do torneio − a Costa do Marfim já o havia feito. O Japão de Hidemasa Morita esteve em grande, vencendo a Alemanha em solo germânico por 1-4 em jogo de preparação, com o Leão a ser titular. Depois, em novo duelo de preparação, os nipónicos superaram a Turquia por 4-2, mas Hidemasa Morita não saiu do banco, tal como Franco Israel, suplente nos embates do Uruguai (vitória por 3-1 sobre o Chile e derrota por 2-1 ante o Equador na qualificação para o Campeonato do Mundo).

SUB-21

Portugal realizou dois jogos de qualificação para o Campeonato da Europa de 2025. No primeiro, em Paços de Ferreira, a equipa das quinas superou Andorra por 3-0, com Mateus Fernandes (Leão emprestado ao GD Estoril Praia) a ser titular. Dário Essugo entrou no segundo tempo e Eduardo Quaresma não saiu do banco de suplentes. Contra a Bielorrússia (goleada de 0-5), tanto Mateus Fernandes como Dário Essugo saltaram do banco no segundo tempo, sendo que Eduardo Quaresma voltou a não somar minutos.

SUB-20

Na estreia de Oceano Cruz como seleccionador, Portugal sofreu uma dura derrota (4-0) em casa da Polónia num jogo de preparação.

Diogo Pinto e Gonçalo Esteves foram titulares, David Monteiro, Tiago Parente, Samuel Justo (que está emprestado ao Casa Pia AC), Marco Cruz e Lucas Anjos (que foi chamado para substituir um colega que se lesionou) entraram no segundo tempo.

Já contra a Roménia, em mais um encontro de preparação, Portugal venceu por 2-1, Lucas Anjos, David Monteiro, Tiago Parente e Samuel Justo foram titulares, enquanto Marco Cruz e Gonçalo Esteves foram suplentes utilizados.

SUB-19

A selecção nacional sub-19 realizou três jogos para a Nations Cup, torneio que teve lugar na Eslovénia. No primeiro, Portugal superou o Cazaquistão por 3-2. Francisco Silva, Miguel Alves, Pedro

Sanca e Rafael Nel foram titulares, com João Muniz, Manuel Mendonça, Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro a entrarem na segunda parte. Rafael Nel e Rodrigo Ribeiro marcaram. Seguiu-se um triunfo (3-1) sobre a Islândia com golos de Manuel Mendonça e Rodrigo Ribeiro, que foram titulares em conjunto com Afonso Moreira. Miguel Alves, Rafael Nel e Pedro Sanca entraram no segundo tempo. Por fim, na última terça-feira, Portugal empatou com o México (1-1) com um golo de Rodrigo Ribeiro. Francisco Silva, Manuel Mendonça, Rodrigo Ribeiro, João Muniz e Afonso Moreira foram titulares, com Migue

Alves, Pedro Sanca e Rafael Nel a não saírem do banco.

SUB-18

Portugal participou no Torneio Internacional de Limoges,

em França, com dois Sportinguistas: João Infante e Rayhan Momade. O primeiro facturou diante do Japão (vitória por 3-1) e ambos foram titulares na derrota (1-0) contra França. Por fim, no triunfo por 2-1 contra Inglaterra, Rayhan Momade foi titular e João Infante entrou mais tarde.

SUB-17

Os sub-17 participaram no Torneio de Pinatar, em Espanha, tendo saído vencedores e com muitos Leões à mistura.

No primeiro jogo, Portugal bateu Inglaterra por 3-2 com as titularidades de Denilson Santos, Tiago Leitão, João Simões e Geovany Quenda, que marcou um golo. No segundo tempo, entraram Eduardo Felicíssimo e Rafael Camacho.

Contra Espanha, triunfo por 4-1 com golos de Rafael Camacho e Geovany Quenda, ambos titulares, assim como Miguel Gouveia, Rafael Mota e Eduardo Felicíssimo. João Simões entrou aos 58 minutos.

Por fim, no 6-0 contra Marrocos, Geovany Quenda voltou a marcar, sendo que jogaram todos os Leões com a excepção de Tiago Leitão e Rafael Camacho.

SUB-16

Por fim, a selecção nacional sub-16, que vai disputar, de 17 a 21 de Setembro, o Torneio Internacional das Quatro Nações na Bélgica.

A concentração começa hoje, quinta-feira, na Cidade do Futebol, e estão convocados quatro jovens Sportinguistas: Alexandre Tverdohlebov, Diego Coxi, Ricardo Pereira e Simão Soares.

Portugal vai defrontar a Bélgica, a Dinamarca e a Turquia.

8 - SPORTING 3941
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: FPF/Diogo Pinto Gonçalo Inácio apontou os primeiros dois golos ao serviço da selecção nacional

AO SEU LADO PARA A VIDA!

Casota p/ Cão (LxAxP) 92x90x89cm

1 A 30 SETEMBRO 2023

OFFICIAL MAIN PARTNER DO FUTEBOL DE FORMAÇÃO E ACADEMIAS SPORTING

Promoções válidas nas lojas Agriloja em Portugal Continental, entre 1 e 30 de Setembro de 2023, salvo rutura de stocks, erro tipográfico ou erro de imagem. Adereços não incluídos. Os produtos deste anúncio podem não estar disponíveis em todas as lojas ou disponíveis apenas por encomenda. Os preços apresentados incluem IVA à taxa em vigor

ÁGUEDA ALMEIRIM ANADIA AVEIRO BARCELOS BEJA BRAGANÇA CADAVAL CALDAS
CARTAXO CASTELO
CHAVES ÉVORA FUNCHAL
GUIMARÃES LEIRIA LOURINHÃ MAFRA MATOSINHOS OIÃ OLIVEIRA DO BAIRRO OVAR PENICHE POMBAL PONTA DELGADA (Açores) PONTE DE LIMA PORTALEGRE RIBEIRA GRANDE (Açores) SANTIAGO
TAVIRA TOMAR TORRES
TORRES VEDRAS VISEU
DA RAINHA
BRANCO
(Madeira)
DO CACÉM SETÚBAL
NOVAS
2,5
Porta Lateral 150L P O UP E 2 0 € 249€ 269€
POUPE 50€ 249€ 299€ Gerador
KVA Cuba Inox
O UP E 15
74,99€ 89,99€
Material: Plástico P
C M Y CM MY CY CMY K ai169287121415_ANUNCIO_Jornal_SCP_25,3x33,5_14Setembro.pdf 2 24/08/2023 11:00:22

CLUBE INICIATIVAS

DIOGO TRAVASSOS E LEONARDO BARROSO AJUDARAM NA DISTRIBUIÇÃO ALIMENTAR DA REFOOD

TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS, UMA DUPLA DE JOGADORES RESIDENTES NA ACADEMIA DESLOCA-SE AO NÚCLEO DE ALCOCHETE DA REFOOD PARA LEVAR PARTE DA COMIDA E DOS ALIMENTOS QUE SOBRARAM E PARA AJUDAR NA PREPARAÇÃO DE CABAZES SOLIDÁRIOS.

COACHING DAY PARA “INOVAR” MODELO CENTRADO NO JOGADOR

DIA PARA DEBATER TEMAS SOBRE A FORMAÇÃO, ALINHAR A ESTRUTURA TÉCNICA E INCREMENTAR O ESPÍRITO DE GRUPO ENTRE OS TREINADORES DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO LEONINOS.

Em conjunto, a parceria entre o Sporting Clube de Portugal e a Refood continua a fazer a diferença semana após semana. Desta vez, foi a vez de Diogo Travassos e Leonardo Barroso, ambos jogadores da equipa B Leonina, trocarem de equipa e de função por um dia em prol da comunidade. Os dois jovens Leões participaram activamente na preparação de refeições para pessoas e famílias mais necessitadas, fazendo parte da ‘ponte humana’ que a Refood tem estabelecido como movimento a nível nacional e também internacional.

Assente numa ideia de economia circular e solidária, a Refood é uma organização independente, orientada por cidadãos voluntários, com a missão de resgatar alimentos para minimizar o desperdício e ajudar as pessoas mais necessitadas, enquanto envolve a comunidade local em todo o processo.

“É muito gratificante para nós. Ajudámos a preparar a comida para dar a quem mais precisa, dividimos a comida consoante o número de elementos de cada família e ajudámos também no transporte”, explicou Travassos aos meios de comunicação do Clube, antes de enaltecer a importância deste tipo de acções.

“Sensibiliza-nos para aquilo que é a

realidade de muitas famílias e também para o problema do desperdício”, acrescentou.Por sua vez, Sandra Vaz, coordenadora do núcleo de Alcochete da Refood, também elogiou a ajuda que tem sido prestada pelos vários jovens atletas da Academia. “São jovens fantásticos. Ajudam no que podem e muitas vezes fazem as entregas a casa ou ao carro de famílias que têm algumas dificuldades motoras. São do melhor, tenho o maior prazer em trabalhar com eles e obrigada por se lembrarem de nós”, sublinhou, enaltecendo também o papel do Sporting CP enquanto parceiro: “Tem-nos tratado muito bem e ajuda-nos sempre que é necessário”.

Já para enquadrar a acção e ajudar os jovens futebolistas a retirar aprendizagens desta experiência, Mafalda Ng, nutricionista do Sporting CP, também esteve presente na acção. Actividades solidárias como esta estão também integradas no processo de desenvolvimento e formação de jovens jogadores através do Modelo Centrado no Jogador.

“Além de formar jogadores, queremos formar homens e penso que relativamente a nós, enquanto departamento de nutrição, são estas bases, além de lhes podermos mostrar de que forma podem actuar e ter práticas alimentares sustentáveis”, concluiu Mafalda Ng.

O Coaching Day é um dia passado fora dos relvados promovido pelo Sporting CP, mas no qual as mentes dos técnicos da formação verde e branca se mantêm focadas no processo formativo que os une. Primeiro, levou-se a cabo uma sessão de debate e reflexão sobre o presente e o futuro do futebol na Academia Cristiano Ronaldo através dos temas e novas ideias trazidas pelos treinadores. E os benefícios “são muitos”, considerou João Couto, director técnico da Academia.

“Melhorar a prestação das nossas equipas e, sobretudo, o desenvolvimento dos jogadores” é o principal objectivo, almejando sempre “a perspectiva de inovar o nosso Modelo Centrado no Jogador”, acrescentou.

“Foi o primeiro momento de Coaching Day da época e correu muito bem”, disse, por sua vez, João Santos, técnico dos

sub-16. “Tem sempre uma ordem de trabalhos e o objectivo principal é o alinhamento da estrutura técnica e reforçar o espírito de grupo, porque sabemos que é fundamental no nosso modelo formativo. Sendo assente no fluxo de jogadores, precisamos de muita articulação entre os treinadores”, realçou.

Terminada essa parte mais teórica, seguiu-se, primeiro, um team building estratégico e ainda uma actividade, dentro de água, mais desportiva − neste caso, knee paddling − para estimular a comunicação e o trabalho em equipa.

“Qualquer estrutura funciona bem quando há estabilidade. Já nos conhecemos há algum tempo e quantos mais momentos destes temos, de partilha, mais fácil é também o nosso dia-a-dia na Academia”, sentenciou Pedro Pontes, treinador dos sub-14 do Sporting CP.

E todos os detalhes contam para afinar cada vez mais a ‘máquina’ que é a Academia Cristiano Ronaldo.

Regresso também dos Team Days

Como é habitual, também se realizou mais um encontro que reuniu todos os coordenadores dos departamentos que compõem o Modelo Centrado no Jogador. Durante dois dias fora da Academia Cristiano Ronaldo, aprofundar o Modelo, melhorar a comunicação e as dinâmicas internas e traçar os próximos passos a dar foram as principais preocupações abordadas e trabalhadas.

10 - SPORTING 3941
Texto: Xavier Costa Fotografia: Tiago Matos Texto: Xavier Costa Fotografia: Tiago Matos Reunião e debate entre os técnicos das equipas da Academia Jovens Leões ajudaram a preparar refeições para famílias carenciadas

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-15

QUERER NÃO FOI SINÓNIMO DE PODER

SPORTING CP CRIOU VÁRIAS OPORTUNIDADES E CONCRETIZOU TRÊS. UD LEIRIA FOI LETAL NO CONTRA-ATAQUE E FEZ CINCO GOLOS.

A equipa sub-15 do Sporting CP perdeu por 3-5 frente à União Desportiva de Leiria, em jogo da 13.ª jornada, invertido na ordem de calendário, do Campeonato Nacional do escalão, no segundo jogo dos jovens Leões no campeonato. Um desaire pesado para o Sporting CP, que teve sempre mais iniciativa de jogo, mas que sofreu com o terrível contra-ataque dos visitantes, materializado em cinco golos, dois dos quais no curto espaço de dois minutos, já em tempo de compensação antes do intervalo e um último, já nos descontos dos segundos 40 minutos.

Antes do apito inicial, foi cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas do terramoto que assolou Marrocos.

Começou muito bem o Sporting CP, com um golo aos cinco minutos, apontado pelo ponta de lança, José Lino, depois de remate de Vítor Conceição, num início de jogada de Duarte Tomás, com um grande pormenor de finta e uma grande abertura.

O ponta de lança José Lino encostou, com sentido de oportunidade, uma defesa incompleta do guarda-redes da União Desportiva de Leiria.

Aos 15 minutos, a UD Leiria empatou, na transformação de uma grande penalidade, com Rodrigo Robalo a igualar a

partida, pese o esforço de Afonso Redondo, que ainda tocou na bola.

O Sporting CP voltou à carga, esteve muito tempo instalado no meio-campo da equipa adversária, e aos 35 minutos, pontapé de Francisco Simões para defesa do guarda-redes leiriense. Sem sinal de perigo anterior, à excepção de um cruzamento para a área, sem desvio, a UD. Leiria colocou-se em vantagem, por Pedro Vieira, que se elevou mais alto do que toda a gente e sobre o intervalo, fez o 1-2, na sequência de um livre lateral. E em dois minutos, Francisco Manaça fez o 1-3, depois de se isolar na cara de Afonso Redondo.

Ao intervalo, o aproveitamento

dos contra-ataques por parte da UD Leiria marcava a diferença, uma vez que a equipa Leonina não estava a conseguir tirar partido da maior iniciativa, mas

sobretudo da maior posse de bola em relação ao adversário: 61 por cento dos Leões de Bernardo Bruschy contra os 39 por cento da equipa visitante. O Sporting CP voltou a entrar forte na segunda parte e atirou uma bola à trave, em remate de cabeça de Leonardo Varela. Na resposta, Francisco Manaça bisou, com alguma sorte à mistura, num ressalto que sobrou para o avançado da equipa leiriense, estavam decorridos 48 minutos. A tarefa do Sporting CP de recuperar no marcador ficava mais difícil, mas atenuou, quando aos 50 minutos e em remate à entrada da área, Leonardo Varela atirou colocado e reduziu para 2-4. Renascia a esperança Leonina na recuperação, que poderia ter ganho contornos ainda mais claros, com um remate de José Garrafa ao lado, quando faltavam cerca de 10 minutos para o final – os jogos sub-15 têm um total de 80 minutos. A cinco minutos para o final, José Lino, na recarga a um cabeceamento na área de um jogador Leonino, defendido por instinto pelo guarda-redes leiriense, reduziu para a diferença mínima. Relançado o jogo, o Sporting CP bem tentou o empate, cercou a área adversária, mas foi a U. Leiria marcar, com Pedro Vieira a recarregar com sucesso uma bola na área, após pontapé de canto para o 3-5 final.

9 de Setembro de 2023 | Campeonato Nacional – Série B − 13.ª jornada invertida | Estádio Aurélio Pereira

SPORTING CP

José Lino (5’, 75’) Leonardo Varela (50’)

UD LEIRIA 3 - 5

(1-3 ao intervalo)

Rodrigo Robalo (15’, gp)

Pedro Vieira (39’, 80+4’)

Francisco Manaça (40+1’, 48’)

Sporting CP: Afonso Redondo [GR], David Conceição (João Rijo, 40’), Mário Almeida (José Garrafa, 56’), Illia Lablosnky, Francisco Cabeçana, Francisco Simões [C], Duarte Tomás (Alexandre Rosado, 56’), Guilherme Rocha (Martim Almeida, 40’), José Lino, Leonardo Varela (Henrique Tavares 56’), Vítor Conceição. Disciplina: cartão amarelo para Martim Almeida (80+2’). Treinador: Bernardo Bruschy.

SPORTING 3941 - 11
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Isabel Silva Equipa de sub-15 do Sporting CP sofreu desaire frente à UD Leiria, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-15

OS VALORES DE EQUIPA DE LIONS PARA LEÕES

Team-building é reforçar laços de equipa e os sub-15 do Sporting Clube de Portugal receberam da Lisboa Lions (equipa de futebol americano) conceitos importantes para transportarem com eles durante toda a temporada, de como fazer ressaltar as virtudes de um espírito de equipa forte. Uma acção que deixou marcas muito positivas, explicadas naquilo que de melhor representou esta transmissão de valores. “É fundamental tudo o que seja vivenciar e tudo o que seja pôr estes miúdos com espírito alegre, de grupo e de união é aquilo que nós queremos, é puxar os miúdos para o espírito Sporting CP, para o espírito de equipa e esta actividade de team-building puxa para isso mesmo: para um

dia diferente, mas um dia bom e muito enriquecedor”, disse Bernardo Bruschy, treinador da equipa de sub-15 do Sporting CP aos meios de comunicação do Clube. A acção Pitch Fever juntou a equipa de futebol americano, Lisboa Lions, ao plantel de sub-15 de futebol do Sporting CP, numa iniciativa destinada a promover, não apenas a cultura desportiva, mas também competências mentais, disciplina e espírito de equipa e que teve lugar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Esta acção proporcionou aos sub-15 do Sporting CP um treino diferente do habitual, mas que encantou os jovens jogadores Leoninos. “A parte de que gostei mais foi o exercício de passe. Como sou guarda-redes, é mais fácil e possibilita a recepção de bola e isso nós já temos

no nosso dia-a-dia. Foi um dia diferente, um desporto completamente diferente do nosso. É bom receber estes desportos para termos uma cultura desportiva diferente e para sairmos um pouco da nossa rotina”, observou Afonso Redondo, guarda-redes da equipa de sub-15 do Sporting CP, acrescentando: “Foi bom, especialmente ver a equipa técnica, porque costumam estar muito sérios e desta vez saíram um pouquinho da personalidade deles e divertiram-se connosco”, referiu.

Afonso Redondo não tem dúvidas de que a acção vai ter reflexos muito positivos na equipa. “O futebol americano é um desporto muito colectivo, exige muita táctica e formação de equipa e temos de nos apoiar sempre nos momentos mais difíceis. É nesses momentos que

temos de mostrar que somos uma equipa”, sentenciou. Deporto é técnica, táctica, físico, mas também componente psicológica e nesta vertente, falou aos meios de comunicação

Leoninos a psicóloga do desporto dos escalões de sub-14 e sub-15, Bárbara Claro, que enalteceu o espírito da iniciativa e a escolha do futebol americano para a acção de team-building

“Queríamos fazer uma actividade que fugisse do ‘cliché’ e percebi rapidamente que o futebol americano é um tabuleiro de xadrez humano em que conseguimos perceber que as jogadas são criadas e meticulosamente pensadas, porque é um jogo altamente estratégico e os desafios mentais aqui são enormes. Foi isso que quisemos trazer para os nossos jogadores, de maneira que usem isso nos treinos e nos

jogos deles”, explicou, definindo como “um treino fora da caixa daquilo a que os atletas estão habituados.”

“Tirar os jovens jogadores dos ritmos muito marcados foi um dos objectivos desta acção, num dia que serviu para “promover a cultura desportiva”, sem esquecer o lado social: “Também trabalhar algumas competências associadas às relações entre eles, com a equipa técnica, a comunicação, a disciplina e acima de tudo este espírito de equipa e foi mesmo por essa razão que nós trouxemos aqui a equipa Lisboa Lions, muito conhecida pelo espírito vencedor que nós queremos que os nossos jovens vivenciem e nada melhor do que um desporto único como é o futebol americano para eles conseguirem ter essa experiência diferente”, rematou.

12 - SPORTING 3941
TEAM-BUILDING DA EQUIPA DE FUTEBOL AMERICANO DESTINADA AO PLANTEL DE SUB-15 DO SPORTING CP. Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Isabel Silva Acção de team-building para os sub-15 do Sporting CP com a Lisboa Lions de futebol americano gerou muito entusiasmo e grande acolhimento

FUTEBOL FORMAÇÃO EQUIPA FEMININA SUB-15

EQUIPA SUB-15 FEMININA APRESENTOU-SE PARA 2023/2024

MOMENTO DE REENCONTRO CONTOU COM PRESENÇA DAS FAMÍLIAS DAS JOVENS JOGADORAS E SERVIU PARA LANÇAR A NOVA ÉPOCA, NA QUAL DANIELA COSTA SE

VAI ESTREAR À FRENTE DA EQUIPA. A NÍVEL COMPETITIVO, HAVERÁ “ESTÍMULOS COMPLETAMENTE DIFERENTES”, REALÇOU A TÉCNICA, MAS O OBJECTIVO MANTÉM-SE: “FAZER COM QUE SE DESENVOLVAM ENQUANTO JOGADORAS E QUE CRESÇAM DENTRO DO SER SPORTING CP”.

A equipa feminina sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal deu o pontapé de saída na nova temporada apresentando-se ao trabalho no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade. Além da equipa técnica e das jogadoras, as jovens Leoas estiveram acompanhadas pelos respectivos pais, convidados pelo Clube verde e branco.

Em 2023/2024, Daniela Costa vai estrear-se como treinadora principal das iniciadas Leoninas, depois de no ano passado ter sido adjunta no mesmo escalão. Dado o passo em frente, a técnica revelou-se “feliz, acima de tudo” e “preparada para o que aí vem”.

“Primeiro, é uma valorização

por parte do Sporting CP por aquele que tinha sido o meu trabalho na época anterior. Orgulha-me muito poder continuar neste escalão a desenvolver o trabalho”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube, antes de falar do momento de regresso e reencontros para inaugurar uma nova época.

“É um escalão em que elas mudam muito em pouco tempo.

Espanta-nos sempre o quanto já cresceram e a forma como fisicamente e socialmente se alteram. É bom estar de volta, ver que elas gostam de estar outra vez com as colegas e tenho a certeza de que vão integrar muito bem todas as que chegarem agora”, atentou Daniela Costa. A equipa verde e branca de sub-15 vai enfrentar um desafio acrescido esta temporada,

uma vez que vai competir em simultâneo no Campeonato Distrital de sub-14, frente a equipas masculinas, e também no escalão de sub-19 feminino − que já tem a limitação de cinco substituições.

“É especial, porque têm estímulos completamente diferentes do que estão habituadas, até porque no escalão anterior praticavam futebol de sete e de nove e agora passam para o de 11”, explicou a treinadora, realçando também a “importância” da presença dos pais no Auditório Artur Agostinho, porque “são parte de todo este processo”.

“A família é a peça fundamental em todas as mudanças que elas vão sentir este ano, sobretudo a nível mental e emocional”, acrescentou, antes de reconhecer que num clube como o Sporting CP e num escalão

como o de sub-15 está ciente que o seu papel vai mais além de ser treinadora.

“Nós somos formadores, há muitas componentes no treino e temos de estar envolvidos também no processo educativo e social de cada uma delas. Não temos só a preocupação técnico-táctica, mas também naquilo que elas são, nas suas expectativas e em guiá-las”, reconheceu. Por isso, Daniela Costa sentenciou que o “objectivo principal” para 2023/2024 é “fazer sempre com que consigam desenvolver-se enquanto jogadoras e que cresçam dentro do ser Sporting CP”.

Também Maria Cunha, jovem jogadora do escalão, mostrou a sua satisfação pelo início de uma nova época. “É um sentimento de orgulho por poder fazer mais uma época com o

símbolo do Sporting CP ao peito. Saber que estou rodeada de pessoas tão capazes de me fazer crescer é óptimo”, referiu a Leoa que joga de verde e branco há três anos.

Olhando para os desafios que a equipa terá pela frente, é com ambição que os encara neste primeiro dia da época: “É bom e acho que jogar contra rapazes é uma grande oportunidade para mostrar que o nosso futebol é óptimo e que estamos completamente capazes”.

Nas suas palavras, ser Sporting CP requer “ter valores e dar o nosso melhor”, sublinhou Maria Cunha, antes de traçar os objectivos para 2023/2024. “Quero ajudar a equipa a fazer uma boa época, com bons desempenhos nos campeonatos e torneios. Individualmente, vou dar o meu máximo”, finalizou.

SPORTING 3941 - 13
Texto: Xavier Costa Fotografia: Isabel Silva Tudo a postos para mais uma temporada

CLUBE SÓCIOS

EM ALVALADE COMO EM CASA: DIA DE HOMENAGEM AOS SÓCIOS COM 20 ANOS DE GAMEBOX

FORAM QUASE QUATRO MIL OS SÓCIOS HOMENAGEADOS PELO FEITO DE POSSUÍREM GAMEBOX DESDE A INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE. CADA UM RECEBEU UM PRESENTE COMEMORATIVO E NUM ESTÁDIO QUE OS RECEBEU DE PORTAS ABERTAS PUDERAM VISITAR O BALNEÁRIO DA EQUIPA PRINCIPAL, O RELVADO E AINDA O MUSEU, ENQUANTO RECORDARAM 20 ANOS DE MUITAS MEMÓRIAS AO JORNAL SPORTING.

Palco maior de muitas emoções, tantas alegrias, algumas tristezas e, sobretudo, incontáveis memórias vividas em família e relembradas ao longo do dia [ver caixa]. Inaugurado a 6 de Agosto de 2003, completaram-se já 20 anos de Estádio José Alvalade e são vários os Sócios do Sporting Clube de Portugal que, desde esse dia até hoje, têm um lugar anual com o seu nome na bancada. Para assinalar o notável feito, no passado sábado, a casa dos Leões esteve de portas abertas para recebê-los e homenagear os 3889 Sportinguistas que, época após época, renovaram fielmente a sua Gamebox desde o primeiro dia.

A partir das 10h00, cada Sócio e as suas famílias foram recebidos na Praça Centenário e, já no Hall VIP, foram homenageados com um presente comemorativo para assinalar a ocasião, recebido pelas mãos de membros dos Órgãos Sociais, além de terem registado o momento com fotografias ao lado do presidente Frederico Varandas. Antes disso, vários elementos dos Órgãos Sociais também foram distinguidos por cumprirem 20 anos de Gamebox.

DIA DE HOMENAGEM E EM FAMÍLIA

Em declarações ao Jornal Sporting, os vários Sócios não esconderam a felicidade pelo dia de homenagem vivido como grandes protagonistas. Por exemplo, Bruno Martins, de 47 anos e “Sócio há 46 e com Gamebox há 20”, como fez questão

de sublinhar, realçou que este foi um dia “importante” para “vincular o Sportinguismo” de todos os Associados presentes. E nem a distância geográfica é um obstáculo para fazer do Estádio José Alvalade uma segunda casa. Francisco e Salomé Mendes, pai e filha, marcaram presença “como sempre que há jogo”, mesmo sendo naturais de Nisa, vila no distrito de Portalegre a cerca de 200 quilómetros de Alvalade. O pai admitiu que sentiu a homenagem como “um reconhecimento” por aquilo que tem feito enquanto adepto.

“Já fui presidente do Sporting

Clube de Nisa, já trouxe muita gente ao estádio e sinto-me como uma pessoa a trabalhar por fora. Às vezes as palavras não saem, mas este dia faz-me acreditar que o que estou a fazer tem sido bem feito”, frisou. Alvalade “é outra casa que temos”, disse olhando para a sua filha Salomé. “É outra família”, completou a jovem Leoa.

E foi também um dia em família e de partilha do sentimento Sportinguista aquele que se viveu na casa do emblema verde e branco, porque é isso que o Estádio José Alvalade tem significado para muitos, ano após ano,

de geração em geração. “Para mim, o estádio tem o significado daquele aquele abraço apertado ao meu filho. É um ponto de reunião com ele e só isso já é bom”, apontou Paulo Anastácio, de 59 anos e que na adolescência fez ginástica no Clube.

Já o Sócio Nuno Oliveira Garcia aproveitou o momento para trazer pela primeira vez as suas filhas mais pequenas ao estádio.

“Já me disseram que querem vir a um jogo agora”, contou aos meios de comunicação Leoninos. E o mesmo fizeram David Cheinho e Lia Barros com a sua bebé Maria Beatriz, de apenas

sete meses, mas já enrolada num cachecol verde e branco. “Está a ser uma agradável surpresa, bem organizado e o brinde é muito bonito. O melhor de tudo foi o facto de poder vir em família e ter a oportunidade de trazer a minha filha pela primeira vez ao estádio”. Concluído o momento simbólico da cerimónia, todos puderam desfrutar da programação especial preparada pelo Clube. Ora, sendo que os Sócios presentes foram homenageados pela sua lealdade às bancadas do Estádio José Alvalade, o Sporting CP abriu-lhes as portas da casa que todos eles fizeram questão que fosse também sua desde o início.

CASA DE PORTAS ABERTAS

Assim, ao longo do dia, que foi de grande afluência, os Sócios distinguidos e os seus acompanhantes não só entraram e conheceram o renovado balneário da equipa de Rúben Amorim, como ainda percorreram o mesmo caminho que todos os jogadores fazem, dos corredores até ao túnel, subindo, finalmente, ao relvado.

É tão inevitável como notório: cada vez que alguém se aproxima da escadaria de acesso ao relvado - com os ecos de fundo do speaker nos altifalantes a simular um dia de jogo e os nomes e números dos Sócios homenageados a passarem nos ecrãs –ninguém, independentemente da idade, resiste a esboçar um sorriso e a tirar o telemóvel para captar o momento. “Posso ir jogar?”, atira bem-disposto um Sócio cuja energia contrasta com os seus cabelos brancos. E alguns até vieram equipados a

14 - SPORTING 3941
Texto: Xavier Costa Fotografia: José Lorvão Todos os homenageados viveram um dia pleno de simbolismo

rigor para o efeito, envergando a listada verde e branca.

“É importante para nós ter este contacto directo com sítios que,

normalmente, não são pisados pelos Sócios. Sentimo-nos ainda mais em casa”, considerou Bruno Martins. Já Helena

Pancada Vieira, com “59 anos de Sócia, desde o dia de nascença”, também não escondeu que subir ao relvado “era um

sonho que tinha”. “É um dia muito especial. Conhecia bem o outro estádio, porque o meu pai foi director no Clube, e

queria conhecer melhor este. Está a ser formidável”, atentou a Sportinguista.

Todos eles, com Gamebox há 20 anos, têm acompanhado bem de perto a vida do Estádio José Alvalade desde o início e com ele têm crescido e partilhado tantos momentos. “Gosto do convívio com os amigos e o estádio serve para isso também. Gostamos de vir com duas ou três horas antes e sair quando já não há trânsito”, contou Diogo Matias, que tem 57 anos de idade e de Sócio e traz vestida uma vistosa camisola alusiva à inauguração do estádio.

Já Tomás Estorino tem 26 anos e se há sítio onde tem passado muito tempo da sua vida é na bancada de Alvalade. “Ao ter Gamebox há 20 anos, já fui saltando de bancada em bancada, mas já temos ali o nosso núcleo. Vamos criando uma rotina, desenvolvendo amizades e isso ultrapassa tudo”, enalteceu. E também as recentes mudanças a que os 20 anos de idade obrigam e que têm sido implementadas, quer no interior, quer no exterior da casa dos Leões, não têm escapado à vista dos Associados. “Está diferente para melhor. As cores foram mais bem escolhidas. Assim, é mais a nossa casa, são mais as nossas cores”, destacou Bruno Martins, olhando para as bancadas.

Já o Sócio Francisco Mendes declarou-se ainda “na expectativa de ver as mudanças por fora”, mas acredita que “também vai ficar melhor”, realçando também que gosta “mais do estádio como está agora por dentro”. Mais tarde, David Cheinho, em pleno relvado, revelou também o seu entusiasmo com o reformado balneário da equipa principal: “está mais moderno, gostei”.

Para terminar o simbólico dia da melhor forma, houve ainda entrada livre no Museu Sporting, que teve um espaço dedicado aos 20 anos do Estádio José Alvalade, onde estiveram expostos objectos relativos ao jogo de inauguração - como uma das camisolas e das bolas usadas, bem como as chuteiras de Luís Filipe, autor do primeiro golo no actual estádio - e outros mais recentes e marcantes, como uma camisola da época 2020/2021 autografada por

SPORTING 3941 - 15
Sócios puderam conhecer o novo balneário dos Leões Dia em família e de muita afluência encheu as várias zonas do estádio >>

FIBRA

Nos últimos dias tem-se visto a fibra do Sportinguismo. Sem o sentimento de luta que nos anima há mais de um século, não haveria Sporting Clube de Portugal. Falo do ânimo que nos faz reagir nas situações adversas e nunca desistir de combater. Mesmo quando tudo parece perdido ou quando a injustiça é flagrante. Ao longo da nossa História, sempre foi nessas situações que se viu o melhor que o Sporting CP tem para dar e a razão por que somos o somos o clube que somos. No fim-de-semana, jogou-se a segunda jornada do Campeonato Nacional de andebol. Depois da brilhante vitória em casa perante o SL Benfica, por 32-26, visitámos no domingo o sempre difícil Pavilhão Flávio Sá Leite, do ABC. Entrámos titubeantes e tivemos de correr atrás do marcador. A equipa bracarense manteve a toada eficaz no ataque e esteve sempre com três a quatro golos de vantagem. Mas a alma desta equipa é grande. Chegámos ao intervalo a perder com apenas um golo de diferença. Na segunda parte, a defesa esteve melhor. Reagimos e

controlámos o jogo, mantendo uma distância de cinco golos até ao 27-32 final. Kiko e Martim Costa, com nove e oito golos respectivamente, foram os marcadores do costume. Como disse o nosso treinador Ricardo Costa, soubemos ir “buscar o jogo”. Já na segunda-feira, dia da selecção nacional, com mais um desafio de apuramento para o Campeonato da Europa 2024, desta feita perante o Luxemburgo. Embora uma vitória por 9-0 como foi essa não tenha grande história, há algo que fica para a História. Gonçalo Inácio marcou os seus dois primeiros golos ao serviço da equipa das Quinas. Se um defesa-central marcar golos é algo invulgar, dois num só jogo é raro. Mas o que prefiro destacar é que Gonçalo Inácio já podia e deveria ter sido convocado mais vezes. Aos 22 anos, senhor de um dos melhores pés esquerdos do campeonato português, Campeão Nacional pelo Sporting CP em 2021 e com três épocas consecutivas na defesa do Sporting CP, é um pouco estranho ter somente três internacionalizações. Pelos vistos, é algo que não lhe atormenta a cabeça, dado que foi de cabeça que marcou os dois belos golos nesse jogo da selecção.

Dois pequenos exemplos numa História centenária de superação do Sporting Clube de Portugal. Sempre assim fomos, sempre assim seremos.

todo o plantel Campeão Nacional e as chuteiras utilizadas por Paulinho, em Alvalade, no jogo do título, o qual decidiu com um golo. E não há local melhor para invocar as memórias destes 20 anos passados no actual Estádio José Alvalade do que o Museu, e foram vários os Sócios que aderiram ao desafio [ver caixa]. Para a jovem Salomé Mendes a resposta está na ponta da língua: a melhor memória aqui vivida foi “a primeira vez que vim ver um jogo do Sporting CP”, algures por 2013, completa o pai Francisco. “Está a ser um bom dia, porque o tenho passado com o meu pai, a pessoa que desde sempre me incentivou a ser do Sporting CP. Sinto-me em casa”, atirou. Além disso, o Museu contou ainda com a presença de atletas Leoninos, tanto de manhã como à tarde, com quem os Sportinguistas puderam contactar e confraternizar. Entre eles, estiveram Alessandro Verona e Facundo Bridge, do hóquei em patins, e Francis Obikwelu e Emmanuel Eseme, do atletismo. “Os nossos Sócios são as pessoas mais importantes do nosso clube e celebrar 20 anos de Gamebox é um dia especial, por isso, temos de estar aqui por eles. A minha obrigação é estar sempre disponível para o Sporting CP. Não há palavras para agradecer o que o Clube já fez por mim. Fizeram-me ser um campeão”, enalteceu o sempre sorridente Obikwelu, que confessou gostar muito de contactar com os Sportinguistas, “a quem nunca se diz ‘não’” e que, em troca, nunca o esquecem.

“Dão-me muito carinho. Assim que entrei comecei logo a tirar fotografias ali na porta. É engraçado porque há jovens que ainda nem tinham nascido quando fui Campeão e os pais continuam a falar sobre mim”, referiu o antigo velocista de 44 anos que foi prata Olímpico e várias vezes Campeão Europeu nos 60, 100 e 200 metros.

Por sua vez, Alessandro Verona também considerou “uma honra representar a equipa de hóquei neste dia” e falou ainda daquela que tem sido a sua própria experiência nas idas a Alvalade, a casa de um clube que sente já “no coração” e “como uma família”,

realçou.

“O ambiente é lindo! Antes de vir para cá nunca tinha visto um jogo de futebol ao vivo e, agora, sempre que posso vou. Gosto muito do ambiente, do estádio e dos adeptos”, detalhou. Apesar dos seus 59 anos, Paulo Anastácio confessou que aproveitou este simbólico dia para visitar o Museu “pela primeira

vez”. “Hoje é um dia para estar aqui à vontade e já fui a tudo que o Sporting CP me deu direito”, acrescentou. Um dia que foi, acima de tudo, de homenagem aos Sócios que desde 2003 têm um lugar anual no Estádio José Alvalade, mas também de celebração e lembrança dos 20 anos de vida da casa de todos os Sportinguistas.

20 ANOS DE MEMÓRIAS EM ALVALADE

20 anos feitos, sobretudo, de períodos de 90 minutos numa casa que tantas vezes virou ‘vulcão’ e onde couberam momentos memoráveis, jogos emocionantes, jogadores marcantes e golos inesquecíveis. E quais os melhores? Muitos dos Sócios homenageados puxaram pela memória e deram as suas respostas.

“O jogo mais emocionante que tive aqui, aquele em que mais vibrei foi para a Taça de Portugal [2007/2008], um jogo que ganhámos 5-3 ao SL Benfica”, destacou Bruno Martins numa resposta que seria recorrente. “Quando demos 5-3 ao SL Benfica, a perder 0-2 ao intervalo. Só me levantei a partir do empate (risos)”, lembrou igualmente Francisco Mendes, enquanto a filha Salomé, bem mais nova, falou da vitória à última hora “com o Tottenham [Hotspur FC], foi incrível!”.

O “muito calor” e a “muita gente” do dia da inauguração também continuam bem vivos na memória dos Sportinguistas, aqui pela voz de Helena Pancada Vieira – e não só. E, claro, quando se fala em momentos e jogos marcantes há que, pela negativa, é difícil de esquecer. “A derrota na final da Taça UEFA. É a pior memória, foi muito mau. A ganhar 1-0 ao intervalo...”, referiu Diogo Matias sem esconder a má cara que a memória lhe provoca.

Já Tomás Estorino, fruto dos seus 26 anos, trouxe à discussão momentos mais recentes. “Lembro-me de uma vitória contra o FC Porto na meia-final da Taça de Portugal [2017/2018] com golo do Coates [que levou o jogo a penáltis, onde os Leões venceram 5-4]. O estádio ficou em apoteose. Depois, no jogo com o Manchester City FC [2021/2022], apesar do resultado, o público perto do fim a cantar ‘É Dia de Jogo’ foi muito emocionante”.

E ainda aproveitou o momento para escolher aquele que considera o melhor golo já marcado em Alvalade. “Lembro-me de um golo do Nani, assistência de lançamento lateral do Miguel Lopes, contra o Gil Vicente FC. Foi uma bomba! Definitivamente foi o melhor golo”, atirou, embora para muitos Sócios o recente golo de ‘letra’ de Nuno Santos esteja bem fresco na memória. Quanto a jogadores, também foram vários os nomes evocados: do sempre lembrado Liedson, passando ainda por Pedro Barbosa ou Sá Pinto, que o Sócio Nuno Oliveira Garcia considerou que “foi um bom símbolo do Sporting CP”, até à inesquecível exibição de um jovem Cristiano Ronaldo na inauguração do estádio. “Eu vi o Ronaldo jogar aqui, está dito”, atirou Diogo Matias. No entanto, nenhum outro nome foi tantas vezes referido como Bruno Fernandes. “Para mim foi o jogador mais completo que passou por aqui”, disse Bruno Martins, sendo corroborado por Tomás Estorino: “Naquela época carregou a equipa às costas”. Ainda assim, houve também quem não se esquecesse de ídolos mais recentes, como o capitão Sebastián Coates ou até Pedro Porro, escolha predilecta da pequena Salomé Mendes. “Tem o meu coração. Sempre gostei de o ver jogar pela a garra que tinha a representar o Sporting CP”, justificou.

Já Paulo Anastácio, foi um bocado mais longe nas suas escolhas: “Não vou fugir ao desafio, mas começo por dizer quem foi o melhor treinador. Sem dúvida, Rúben Amorim, que encarnou perfeitamente o espírito do Sporting CP e enquadrou-se muito bem no projecto. Quanto ao melhor jogador, é de resposta mais difícil, mas acho que o Bruno Fernandes foi um jogador muito significativo e, claro, o Coates, que sempre foi um líder”.

16 - SPORTING 3941
Pedro Almeida Cabral
OPINIÃO
>>

MODALIDADES DESPORTO ADAPTADO

CAMPEÕES DA EUROPA NA NATAÇÃO E NO TÉNIS DE MESA

LEÕES COM MUITAS MEDALHAS DE OURO NOS EUROPEUS, TANTO NA PISCINA COMO NA MESA, FORAM RECEBIDOS EM GRANDE NO AEROPORTO DE LISBOA.

Os atletas do Sporting Clube de Portugal que participaram nos Campeonatos da Europa para atletas com Síndrome de Down, que decorreram em Pádua, Itália, apresentaram-se a um grande nível, tendo conquistado um grande número de medalhas. Na natação, Vicente Pereira conseguiu o ouro nos 50, 100, 200 e 400 metros livres, assim como nos 50 e 100 metros mariposa e nos 200 metros estilos. André Almeida foi Campeão da Europa nos 100 e 200 metros costas e João Vaz nos 100 e 200 metros bruços. Nos 4x100 metros livres, André Almeida, Diogo Matos e Vicente Pereira ajudaram a conquistar o ouro, sendo que João Vaz juntou-se aos colegas para fazer o mesmo nos 4x100 metros estilos.

Na chegada a Lisboa, Vicente Pereira deixou algumas palavras de satisfação em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP: “Gosto muito de ter aqui a minha família. Estou muito emocionado. (...) Consegui muitas medalhas e pódios em Itália e ainda fui ser escolhido como o melhor nadador da Europa”.

Para Rui Gama, treinador dos nadadores Leoninos, “existe sempre um nervosismo por mais experiência que tenhamos” e desta vez não foi excepção.

“Nem sempre resulta como esperamos, há sempre pequenas condicionantes que vão criando algumas dificuldades, o que faz com que todas as provas sejam diferentes”, começou por dizer. Ainda assim, os resultados foram extremamente positivos e os olhos já estão no Campeonato do Mundo: “Foi mais uma prova superada, um Europeu em que estabelecemos alguns objectivos e conseguimos cumprir quase todos. O Mundial vai ser em Março, na Turquia, e queremos mais e melhor preparação

para termos mais e melhores resultados”.

JOÃO SOLDADO TRÊS VEZES CAMPEÃO

Também no ténis de mesa houve um Leão a brilhar bem alto. João Soldado sagrou-se Campeão da Europa em três vertentes (!): singulares, pares (em conjunto com João Oliveira) e por equipas, ao serviço de Portugal. Uma prova absolutamente irrepreensível − sem qualquer derrota − por parte de um atleta que foi recebido em grande no Aeroporto de Lisboa. “Quero agradecer ao Sporting CP, aos meus pais e à família do meu treinador”, disse João Soldado aos meios de comunicação Leoninos.

Para Marco Rodrigues, treinador de ténis de mesa do Sporting CP e de João Soldado, o Campeão

da Europa ficou “extremamente feliz” com a forma como foi recebido em Portugal. “Esta recepção é o reconhecimento

daquilo que ele faz diariamente. Costuma treinar cinco vezes por semana para ser feliz nestes momentos. Voltou a acontecer,

felizmente, e há que usufruir. Daqui a uns meses volta a entrar em competições internacionais”, contou Marco Rodrigues.

SPORTING 3941 - 17
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: José Lorvão A comitiva Leonina que arrecadou dezenas de medalhas na natação João Soldado com Marco Rodrigues, treinador

MODALIDADES BASQUETEBOL

TROFÉU STROMP DE BASQUETEBOL TAMBÉM FICOU EM CASA

TRIUNFO DO SPORTING CP FRENTE AO CÁCERES CB POR 90-79, COM EXCELENTES INDICADORES DO CONJUNTO ORIENTADO POR PEDRO NUNO MONTEIRO.

depois, numa ‘bandeja’ de LoVett Jr. mas, melhor ainda, foram os dois triplos de Michael Moore (excelente técnica de lançamento), que aproximou o Sporting CP no marcador para uma diferença de um ponto, para o 55-56, a seis minutos e 51 segundos do final dos terceiros dez minutos. De resto, Michael Moore foi quem colocou pela primeira vez o Sporting CP na frente do marcador, após largos minutos, com um triplo para o 60-58, para um momento já há muito aguardado nas bancadas.

A equipa de basquetebol do Sporting CP venceu este domingo o Cáceres CB por 90-79, em mais uma edição do Troféu Stromp da modalidade, em exibição promissora do conjunto orientado por Pedro Nuno Monteiro. Depois de futsal, andebol e hóquei em patins, desta vez foi o basquetebol do Sporting CP a deixar mais um Troféu Stromp em casa. Continua o pleno de conquistas deste prestigiado troféu na casa das modalidades Leoninas.

Antes do jogo, foram apresentados todos os escalões de formação do basquetebol do Sporting CP, desde os sub-8 aos sub-23, numa visão de futuro da modalidade em Alvalade, que já movimenta perto de uma centena de

jovens, sinal de clara expansão deste desporto no Sporting CP. Apresentada a equipa sénior, Diogo Ventura fez as honras da casa com um discurso aos Sportinguistas. “Agradecer pelo último jogo da época passada e por todo o carinho que recebemos, muito obrigado por isso. Transmitir força ao nosso André Cruz, estamos todos à tua espera e vais voltar mais forte. E fazer uma promessa, porque só prometo o que podemos cumprir: Esforço, Dedicação, Devoção e, para no final, com vocês na bancada e nós em campo, atingirmos a Glória: viva o Sporting CP”, disse o capitão Leonino.

Seguiu-se o treinador da equipa, Pedro Nuno Monteiro: “Agradecer a todos o apoio que nos deram na época passada e esperar que nos apoiem nesta. Sem vocês isto é mais difícil e sem vocês

10 de Setembro de 2023 | Troféu Stromp | Pavilhão João Rocha

SPORTING CP

90 - 79

(26-26, 17-25, 26-15 e 21-13)

isto não faz sentido. Obrigado a todos”.

CÁCERES CB

Quanto ao jogo e, no primeiro quarto, entrou melhor o Cáceres CB, com um parcial inicial de 0-5, abrilhantado pelo primeiro triplo da partida, mas a reacção do Sporting CP foi imediata com sete pontos consecutivos, três dos quais num triplo de Ken Horton, um extremo/poste que mostrou apetência para lançar de fora, com dois lançamentos longos no primeiro quarto, bem-sucedidos. Geralmente o marcador esteve sempre equilibrado, com Marcus LoVett Jr. a fazer as jogadas que mais o notabilizaram, sobretudo nos lançamentos longos, lances que arrancaram muitos aplausos das bancadas. O Sporting CP andou mais tempo na frente, com bons apontamentos dos reforços e um sentido colectivo de jogo assinalável, na procura do lançamento para o jogador mais liberto de marcação. Ao final dos primeiros dez minutos, o empate a 26 pontos reflectia isso mesmo: o equilíbrio entre as duas equipas.     No segundo quarto, a taxa de acerto do Sporting CP nos lançamentos ao cesto baixou significativamente, em sentido inverso ao acerto de Greg Grantt, um atirador esquerdino que a

meio dos segundos dez minutos marcou três triplos consecutivos, em pouco mais de 60 segundos e ‘disparou’ a equipa espanhola para a frente do marcador, por 3440, com pouco menos de quatro minutos para o intervalo. Pelo meio, Ken Horton, saiu tocado – regressaria no terceiro quarto − e o Sporting CP viveu, por essa altura, a fase mais difícil do jogo, com os lançamentos exteriores a não entrarem e o jogo interior a ser bem defendido pela equipa do país vizinho. Mas ultrapassada esta fase de algum ‘apagamento’ ofensivo, a equipa de Pedro Nuno Monteiro reencontrou-se, com boas ligações entre base e poste, com Eddie Ekiyor a aparecer bem nas zonas interiores e a concretizar lançamentos curtos, em bom estilo.    Ao intervalo, o Cáceres BC vencia o Sporting CP por 43-51, com a maior diferença a residir na taxa de eficácia nos triplos, capítulo em que se destacava largamente o extremo da formação espanhola Greg Grantt, com pelo menos uma mão cheia de tentativas bem-sucedidas. No segundo tempo, entrou muito bem o Sporting CP, com duas recuperações de bola seguidas, finalizadas com sucesso por Ekiyor, em grande afundanço e

O Cáceres CB não baixou a guarda, manteve-se perto no marcador, que registava 69-66 a favor da equipa Leonina ao final dos terceiros dez minutos, com Litos Cardoso a conseguir um triplo perto do fim. No quarto quarto, o Cáceres CB cedo igualou as contas com um triplo, mas o Sporting CP respondeu, de imediato e pela ‘mesma moeda’ através de Diogo Araújo. Com uma defesa agressiva, várias vezes ensaiada uma pressão a todo o campo, o Sporting CP colocou muitos problemas à organização ofensiva da equipa espanhola, que recorria aos triplos, mas já com bem menos convicção e sobretudo acerto. Na equipa Leonina, subiu cada vez mais de produção Ron Curry, um segundo base com capacidade para jogar a extremo, enquanto o poste Eddie Ekiyor se revelava cada vez mais dominador dos dois lados do campo, na área mais próxima do cesto. Com um minuto e 23 segundos para jogar e uma vantagem de onze pontos (88-77), a equipa Leonina dava passos de gigante para somar mais um Troféu Stromp, cenário que se confirmou no final, com o ponto final colocado por Ron Curry num grande afundanço que levou o Sporting CP aos 90 pontos contra os 79 finais da equipa do Cáceres CB, em boa apresentação da equipa de Pedro Nuno Monteiro aos Sócios e adeptos Leoninos, a deixar água na boca para o futuro.

18 - SPORTING 3941
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Isabel Silva Sporting CP: Malik Pope, Michael Moore (22), Eddie Ekiyor (15), Litos Cardoso (10), Marko Loncovic (5), Ron Curry (12), Salvador Gomes, Diogo Araújo (3), Arnette Hallman, Ken Horton (10), Marcus LoVett Jr. (13), Denilson Tavares. Treinador: Pedro Nuno Monteiro. O plantel do Sporting CP conquistou o Troféu Stromp de basquetebol

MODALIDADES BASQUETEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

LEOAS DO BASQUETEBOL APRESENTADAS

18 JOGADORAS SOB O COMANDO TÉCNICO DE JOÃO PEDRO VIEIRA. MUITO ENTUSIASMO E EXPECTATIVA PARA MAIS UM PROJECTO LEONINO A NÍVEL SÉNIOR.

A equipa feminina sénior de basquetebol do Sporting Clube de Portugal foi apresentada no intervalo do jogo do Troféu Stromp, entre Sporting CP e o Cáceres CB. Um projecto novo, com 18 jogadoras, dadas a conhecer pela seguinte ordem numérica: 1 - Madalena Amaro, 6 - Mariana Barros, 8 - Inês Ribeiro, 9 - Caty Martins, 10 - Inês Silva, 11 - Lara Varela, 12 - Mariana Gonçalves, 13 - Madalena Costa, 14 - Cláudia Almeida, 16 - Rita Chaínho, 18 - Cheza Barros, 20 - Carolina Goulart, 25 - Filipa Cruz, 26 - Maria Oliveira, 27 - Leonor Cardoso, 48 - Maria Cruz, 5 - Ana Rua, 21 - Telma Fernandes. O treinador da equipa Leonina é João Pedro Vieira.

Feita a apresentação, Telma Fernandes, capitã de equipa, dirigiu-se aos Sportinguistas com palavras

de muita alegria pelo regresso do basquetebol sénior feminino ao Sporting CP. “Estamos muito felizes pelo regresso do basquetebol sénior feminino, é uma honra para cada uma de nós fazer parte desta equipa. Contamos com o vosso carinho e o vosso apoio nos nossos jogos. Viva o Sporting CP”, disse, com muitos aplausos dos Sportinguistas nas bancadas do Pavilhão João Rocha.

João Pedro Vieira, treinador da equipa usou, de seguida, a palavra para reforçar a alegria pelo ressurgimento do basquetebol feminino no escalão mais alto no Sporting CP. “É com enorme alegria que estamos aqui. Queremos agradecer a todos os que tornaram possível que o basquetebol feminino regressasse a esta casa. Esta equipa tem muita importância para todas estas jovens que têm a ambição de jogar aqui no Pavilhão João Rocha e vamos dar tudo o que estiver ao nosso alcance para dignificar este enorme clube que é o Sporting

CP”, prometeu, também entre muitos aplausos dos Sócios e adeptos Leoninos.

A equipa de basquetebol feminino do Sporting compete no Campeonato Nacional da segunda divisão, na zona Sul B, num grupo em que terá como adversários o Carnide Clube (sub-22), Odivelas Basket, Paço de Arcos Clube, Simecq (sub-22) e Fayal Sport Clube. O primeiro jogo tem como data de referência o dia 29 de Outubro, às 11h30, no Pavilhão João Rocha. Na segunda jornada, o Sporting CP desloca-se a casa do Fayal Sport Clube, na terceira jornada recebe o Paço de Arcos Clube, na quarta vai a casa do Simecq (sub-22) e na quinta jornada recebe o Carnide Clube (sub-22). Na segunda volta, as Leoas jogam em casa frente aos adversários que visitam na primeira volta e jogam fora onde têm condição de visitadas nas cinco primeiras jornadas. Do plantel sénior, sete jogadoras estão inscritas também no escalão de sub-18.

SPORTING 3941 - 19
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Isabel Silva O grupo de trabalho que vai representar o basquetebol sénior feminino do Sporting CP foi apresentado no intervalo do jogo do Troféu Stromp masculino de basquetebol

MODALIDADES VOLEIBOL

VINÍCIUS LERSCH É LEÃO

JOGADOR BRASILEIRO FEZ PARTE DA SELECÇÃO ‘CANARINHA’ DE VOLEIBOL QUE RECENTEMENTE PARTICIPOU NOS JOGOS MUNDIAIS UNIVERSITÁRIOS.

Tem um metro e 91 centímetros e na temporada passada representou os franceses do Narbonne. Chama-se Vinícius Lersch, actua como zona quatro e é reforço para a equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal. Aos meios de comunicação Leoninos deu-se a conhecer como jogador. “Sempre tive a característica de uma recepção boa, de volume de jogo também. Por ser um pouco mais baixo, tenho de fazer bem esse tipo de função. Sempre tive um bom controlo de jogo, mas sempre em busca de pontuar bem”, revelou, juntando: “Inspiro-me muito em jogadores com a mesma estatura do que eu, com um jogo mais habilidoso, mais inteligente”.

Na temporada passada, Vinícius Lersch jogou na Liga Francesa, o país campeão olímpico e por isso sabe que traz uma grande responsabilidade para Alvalade, por ser natural de uma das maiores potências mundiais da modalidade – o Brasil. “É uma grande responsabilidade, muitas vezes vimos para a Europa com essa credibilidade de sermos brasileiros, porque o voleibol brasileiro é muito bem visto em todo o Mundo. Venho com essa responsabilidade, mas é sempre uma inspiração saber que o Sporting CP continua a ser muito vitorioso, e acaba por ser uma grande motivação, também para representar bem o meu país”, entende o jogador zona quatro Leonino. Para o novo jogador da equipa de voleibol do Sporting CP, os

objectivos ao passar a representar o clube verde e branco só podem ser bem ambiciosos. “Já pude conhecer um pouco das infraestruturas do Clube e é espectacular.

Estou muito feliz por fazer parte deste clube histórico, com tantos grandes jogadores que passaram por diversas modalidades aqui.

Estou muito empolgado e acho que temos o elenco bem montado para conquistarmos grandes objectivos nesta temporada”, referiu.

Vinícius Lersch assumiu que é um grande estímulo poder jogar

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Vinícius Lersch da Silveira

Data de nascimento: 16 de Julho de 1997 (26 anos)

Nacionalidade: brasileira

Posição: zona quatro

Clubes anteriores: Narbonne Volley, Maringá Vôlei, UBE

Lilla Grau, Montes Claros e Corinthians/Guarulhos

em várias competições com a camisola do Sporting CP. “Claro, as competições europeias são muito expressivas, vamos ter um grande desafio, frente ao Monza de Itália, sabemos do nível que têm, mas nesse tipo de provas acontece de tudo. São dois jogos, com a oportunidade de acontecer muita coisa boa para o nosso lado. Temos plantel para isso e com certeza vamos ter muito êxito”, projectou. Vinícius Lersch já esteve no Pavilhão João Rocha a presenciar o jogo da 1.ª jornada do Campeonato de andebol entre o Sporting CP e o SL Benfica e ficou com uma excelente impressão da casa das modalidades Leoninas e, claro, da forma como os colegas da equipa o acolheram. “Os colegas acolheram-me muito bem, adorei conhecer cada um, há alguns brasileiros, também falo espanhol e comunico bem com os venezuelanos e com o argentino. Adorei as infraestruturas,

todo o staff foi muito atencioso comigo e estou muito feliz para dar sequência ao trabalho”, não regateando elogios ao ambiente da casa das modalidades: “Fiquei muito admirado com os adeptos, era um dérbi frente ao principal rival e fiquei curioso como os adeptos iriam reagir. Criaram um ambiente muito interessante, que com certeza vem do futebol, com a ‘torcida’ do futebol a participar nos outros desportos. Foi uma energia muito boa, espero que também acompanhem o nosso voleibol. Os nossos adeptos têm um grande peso contra o adversário e ajudam-nos bastante a ter uma performance melhor”, considerou.

Por fim, Vinícius Lersch deixou uma mensagem aos Sportinguistas. “Espero que tenhamos muitos êxitos, que nos apoiem muito, porque precisamos desse apoio. Com certeza, vamos dar o nosso máximo para entregar o melhor do voleibol do Sporting CP e conquistarmos os nossos objectivos”, sublinhou.

EQUIPA MASCULINA DE VOLEIBOL VENCE TORNEIO CIDADE DE VALÊNCIA

A equipa de voleibol masculino do Sporting CP venceu no sábado o Troféu Cidade de Valência, com triunfo por três sets a zero frente ao CV Valencia, com os parciais de 23/25, 22/25 e 25/27. Os Leões orientados por João Coelho tiverem um excelente teste em solo espanhol, que será reeditado este sábado, quando o Sporting CP receber a visita da equipa espanhola, desta vez para o Troféu Stromp, a partir das 19 horas, no Pavilhão João Rocha, em jogo de apresentação aos Sócios e adeptos Sportinguistas.

EQUIPA FEMININA VENCE ASSOCIAÇÃO AVENSE 78

A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu a Associação Avense 78, por três sets a um, no jogo de apresentação da equipa nortenha, que teve como palco o Pavilhão de Santo Tirso.

As Leoas orientadas por Rui Pedro Costa venceram por três sets a um, com os parciais de 13/25, 22/25, 25/22 e 12/25. No sábado, a equipa feminina de voleibol apresenta-se aos Sportinguistas, com jogo frente ao FC Barcelona, a partir das 16 horas, no Pavilhão João Rocha.

20 - SPORTING 3941
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: João Pedro Morais Vinícius Lersch mostrou felicidade por passar a fazer parte de um clube histórico como é o Sporting CP e quer retribuir confiança com vitórias

LEÕES DE RICARDO COSTA VENCEM EM CASA DO ABC

TRIUNFO EM BRAGA POR 27-32. DOIS JOGOS E DUAS VITÓRIAS DA EQUIPA VERDE E BRANCA

Federação de Andebol de Portugal

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, no domingo, o ABC, em casa da formação minhota, por 27-32, na segunda jornada do Campeonato Andebol 1 e soma duas vitórias nas duas jornadas já realizadas, depois do triunfo frente ao SL Benfica no arranque da prova.

Os Leões orientados por Ricardo Costa sentiram algumas dificuldades iniciais, com

emblema de Alvalade conseguiu encostar no marcador para uma desvantagem de um golo, depois de ter estado entre três, quatro golos atrás. Feitos os ajustes necessários, a equipa Leonina ainda saiu para o intervalo em desvantagem, por 15-14, mas já muito dentro dos padrões de qualidade a que habituou os Sportinguistas.

Esta evidência ganhou ainda mais força nos segundos 30 minutos da partida, com o Sporting CP a passar para a frente aos 18-19. Antes de metade do segundo tempo, a vantagem

segundo tempo. A boa fluidez, circulação de bola e também a coesão defensiva ficavam evidenciados nos 20 golos sofridos à entrada para os dez minutos finais, com cinco golos de vantagem à maior do conjunto de Alvalade sobre o adversário. Um grande golo numa combinação de jogo aéreo, concretizada por Martim Costa, foi o golo 32 do Sporting CP contra os 27 do ABC, numa exibição em crescendo da formação de Ricardo Costa, que alcança a segunda vitória consecutiva no Campeonato Nacional em dois

10 de Setembro de 2023 | Campeonato Andebol 1 – 2.ª jornada | Pavilhão Flávio Sá Leite, Braga

27 - 32 (15-14 ao intervalo)

SPORTING CP

Sporting CP:  Edy Silva, Benjamin Jakobsen, Pedro Portela (2), Edmilson Araújo, Kiko Costa (9), Natán Suárez (2), Jan Gurri, Salvador Salvador [C] (2), Espen Våg, Orri Þorkelsson, Mamadou Gassama (1), André Kristensen [GR], João Gomes (5), Étienne Mocquais (3), Leo Maciel [GR] e Martim Costa (8). Treinador: Ricardo Costa.

ÉPOCA 2023/24

MODALIDADES

Multidesportivo

Rapazes e Raparigas a partir dos 6 anos

SPORTING 3941 - 21
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Kiko Costa foi o melhor marcador do Sporting CP no jogo em Braga, com nove golos apontados
XADREZ AIKIDO HÓ QUEI EM PATINS JUDO K ARATE KEMPO KICKBOXING NATA Ç Ã O POLO AQUÁTICO RUGBY TAEKW ONDO TÉNIS DE MESA TIRO ATLETISMO BOXE DANÇ A GINÁ STIC A FORMAÇÃO, ACROBÁTICA TRAMPOLINS, TEAMGYM, RÍTMICA)
e outras instalações
ANDEBOL
O TREINO É O PRINCÍPIO DO SUCESSO. TREINOS DE CAPTAÇÃO Inscreve-te já https://tinyurl.com/SCPcapta2324 MODALIDADES
ABC

MODALIDADES FUTSAL

CORAÇÃO DO LEÃO DEU PARA O EMPATE

SPORTING CP RECUPEROU PERTO DO FINAL DA DESVANTAGEM DE DOIS GOLOS FRENTE AO SC

Fotografia:

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal empatou no sábado a dois golos, frente ao SC Braga, na primeira jornada da Liga. Um empate com muito coração do Leão, pois os Tricampeões Nacionais recuperaram de uma desvantagem de dois golos, que se registava já dentro dos últimos dez minutos da partida.

Os Tricampeões Nacionais

iniciaram o jogo com Henrique Rafagnin, João Matos, Tomás Paçó, Pauleta e Alex Merlim, promovendo, depois, Nuno Dias a habitual rotação, sobretudo com a chamada ao jogo de Taynan, Zicky, Hugo Neves, Diogo Santos, Pauleta e Wesley.

O jogo foi intenso, com procura de baliza de ambas as equipas e logo no primeiro minuto, execução de Robinho à trave por parte dos bracarenses. Na resposta, Zicky obrigou Deivid a grande

9 de Setembro de 2023 |Liga – 1.ª Jornada| Pavilhão João Rocha

SPORTING CP

2 - 2

(0-1 ao intervalo)

defesa. Com 14 minutos e 29 segundos para jogar no primeiro tempo, o SC Braga colocou-se em vantagem no marcador, através de Tiago Brito, num desvio subtil perante Henrique Rafagnin, numa situação de guarda-redes avançado, na qual Deivid fez a assistência para o ala esquerdino da equipa minhota colocar os visitantes em vantagem.

SC BRAGA

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Abel Vaz, Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky, Hugo Neves, Wesley, João Matos [C], Pauleta, Pany Varela, Kiko [GR], Merlim, Taynan e Henrique Rafagnin [GR]. Treinador: Nuno Dias.

O Sporting CP reagiu de imediato, mas faltaram desvios a remates/assistências que levaram perigo para a baliza bracarense, num jogo muito táctico na primeira parte, em que o SC Braga teve uma oportunidade para dilatar e logo de seguida, Hugo Neves conseguiu isolar-se, mas Deivid fez a mancha.

O Sporting CP tentou encontrar soluções para o empate, mas Ygor Mota quase desviou de cabeça para a própria baliza. A melhor oportunidade do Sporting CP aconteceu a cerca de três minutos e meio para o

intervalo e, quase de seguida, em dois lances. Primeiro, com Zicky a ganhar espaço, de maneira magistral, e a rematar, ligeiramente por cima da baliza bracarense e Henrique Rafagnin a disparar ao poste, com a recarga de Pauleta a sair por cima. O Sporting CP já justificava o golo, que também ficou perto, a 27 segundos para o intervalo, quando o SC Braga atingiu a sexta falta, com um derrube a Tomas Paçó. Chamado a marcar o livre de dez metros, Pany Varela atirou ligeiramente ao lado da baliza de Deivid. A desvantagem ao final dos primeiros 20 minutos era injusta para os Tricampeões Nacionais. No segundo tempo, foi o SC Braga a estar, primeiro, perto de marcar, por Tiago Brito, mas a equipa Leonina voltou a tomar conta do jogo, com Wesley a testar a atenção e reflexos de Deivid, que adiava o empate aos Leões, ou então o guarda-redes era ‘protegido’ pela sorte, em remate de Alex Merlim, que ainda embateu no poste. Merlim conseguiu, no segundo tempo, vários lances individuais de qualidade e conseguiu sair do drible com objectividade, ainda que a bola teimasse em não entrar. O Sporting CP ia encontrando espaços no quadrado defensivo da equipa bracarense, mas difícil, mesmo, era ultrapassar a oposição de Deivid na baliza, com Zicky a ser disso exemplo, ao ver travada uma iniciativa em que se isolou.

O Sporting CP tentava de várias

formas chegar ao empate, com Henrique Rafagnin cada vez mais subido no terreno e o guarda-redes Leonino a obrigar Deivid a atenção. E contra a corrente, foi o SC Braga a aumentar a diferença, a cerca de seis minutos e 40 para o final por Alan, num remate na meia direita, com os Tricampeões Nacionais a responderem de imediato e a reduzirem, por Zicky, num remate colocado de pé esquerdo. Galvanizada, a equipa Leonina ficou pertíssimo do empate, em lances consecutivos. Pauleta, Tomás Paçó e Zicky tiveram nos pés a igualdade, mas os remates não levaram a direcção mais desejada, que Taynan encontrou, num remate na área para o 2-2. Um pontapé colocadíssimo do ala, a três minutos e 40 segundos para o final da partida. O jogo continuou electrizante, com o SC Braga a ter um remate à trave da baliza de Henrique Rafagnin e, ainda, outro ao poste. O jogo terminou empatado a dois golos, numa partida em que o coração dos Tricampeões Nacionais levou a equipa verde e branca a recuperar de uma desvantagem de dois golos até à divisão de pontos, num magnífico ambiente de apoio à equipa Leonina no Pavilhão João Rocha, com os adeptos Sportinguistas a brindarem a equipa com muitos aplausos no final, num sinal de reconhecimento pela entrega, qualidade e determinação do conjunto de Nuno Dias, que tudo tentou para somar os três primeiros pontos na Liga.

SETE LEÕES CAMPEÕES DA EUROPA

Guilherme Cintra, Bruno Maior, Duarte Correia, Tiago Macedo, Diogo Silva, Pedro Santos e Andriy Dzyalo, jogadores de futsal do Sporting Clube de Portugal, sagraram-se, no último domingo, Campeões da Europa de sub-19 ao serviço da selecção nacional.

Depois de ter vencido o grupo com três vitórias em três jogos na Croácia onde se realizou o torneio, Portugal superou a Eslovénia por 3-2 nas meias-finais e, na final, a Espanha por 6-2. Andriy Dzyalo e Pedro Santos facturaram no derradeiro encontro.

22 - SPORTING 3941
BRAGA. ZICKY E TAYNAN MARCARAM OS GOLOS DA EQUIPA DE NUNO DIAS.
Texto: Nuno Miguel Simas Isabel Silva Zicky iniciou a recuperação do Sporting CP no marcador frente ao SC Braga, com um golo de pé esquerdo Zicky (34’) Taynan (37’) Tiago Brito (6’) Alan Guilherme (34’)

MODALIDADES FUTSAL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

ANA LOPES REFORÇA A BALIZA LEONINA

GUARDA-REDES É MAIS UMA OPÇÃO PARA A EQUIPA DE FUTSAL VERDE E BRANCA.

OPINIÃO O SPORTING SOMOS NÓS

muito mais do que um clube só de futebol.

O Pavilhão João Rocha, a nossa casa das modalidades, começa a fazer-me de novo recordar e rebobinar os velhinhos tempos do Pavilhão de Alvalade e também, posteriormente, da Nave de Alvalade.

Os clubes são feitos de dirigentes, atletas, treinadores, funcionários... em suma de um todo que tem escrito a história de cada um deles ao longo dos anos. No Sporting Clube de Portugal também assim é, com uma certeza: a marca inexorável do tempo faz com que  todos nós passemos.

Só fica o símbolo e, claro, os Sportinguistas. Sem nós − no caso os associados ou os adeptos, não seríamos nunca o que somos hoje.

Em que os adversários “abanavam” literalmente, não só ao peso da valia dos nossos atletas em campo, mas também, em muito, derivado do ambiente que o rugido do Leão transportava para a quadra.

Ainda agora começou a época das modalidades. Mas a aferir pelo que se observou, tanto no andebol, frente ao eterno rival, como no futsal, ante o SC Braga, é certo que o Nobre Vulcão será a mola impulsionadora das conquistas que acreditamos irão chegar no futuro.

O Sporting CP tem mais uma opção para a equipa feminina de futsal. Trata-se de Ana Lopes, guarda-redes de 30 anos que representava a União Atlético Povoense e que chega a Alvalade com muita ambição. “É sempre um grande passo ingressar no Sporting CP; que é um clube grande, um patamar que queremos sempre atingir na nossa careira”, disse a guarda-redes aos meios de comunicação Leoninos, na apresentação.

Ter jogadoras no plantel já com alguns anos de casa e com boa experiência na Liga é um dos motivos de entusiasmo para a jogadora. “Vai ajudar-me bastante para trabalhar nos treinos e também me vai ajudar bastante a evoluir, pela qualidade que elas têm a treinar. Com essa qualidade, vai ajudar-me também a estar no topo”, profetizou a atleta.

Ter metas bem concretas é um passo para a época correr bem e Ana Lopes não tem dúvidas de que a equipa vai saber bem em que direcção caminhar ao longo da temporada. “Acredito que a equipa técnica tenha os objectivos bem delineados. Vão ajudar-nos bastante para atingirmos os nossos objectivos”, disse a já experiente jogadora, que nas últimas seis temporadas representou o emblema da Póvoa de Santa Iria.

Guarda-redes ágil e com bom jogo de pés, Ana Lopes fez o

auto-retrato. “Sei jogar com os pés, mas o meu forte são os ‘voos’, olhando sobretudo para o lado colectivo. “Vai ser uma época desafiante, queremos alcançar o melhor lugar possível, melhor do que na temporada passada [meias-finais do play-off do título]”, desejou.

Ana Lopes não terminou a apresentação sem deixar uma mensagem aos Sportinguistas: “Vamos ter dedicação, força e deixar tudo em campo, para que os adeptos do Sporting CP possam vir apoiar-nos, sempre”, prometeu.

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Ana Cristina Ferreira Lopes

Data de nascimento: 30 de Março de 1993 (30 anos)

Nacionalidade: portuguesa

Posição: guarda-redes

Clubes anteriores: União Atlético Povoense, Cooperativa Habitação Económica Nova Morada

Desde os fundadores até à actualidade, muitos foram os que, de uma forma ou de outra, representaram com denodo o símbolo do Leão rampante. “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória” é a nossa máxima de vida. De uma vida com 117 anos.

E é nessa vida de mais de um século − de um século com muitas conquistas que estão personificadas no nosso Museu, espaço que é revelador da imensa grandeza do Sporting CP, que entronca o meu escrito de hoje.

Cresci a ouvir dizer que somos os melhores adeptos do Mundo. Que somos um Clube diferente. Que somos da raça que nunca se vergará.

E se por vezes parecia descrente sobre essa verdade, o início da época de 2023/2024 veio dar-me um profundo alento e serve para confirmar tudo aquilo que sempre achei ser o Sporting CP.

Qual o clube que depois de uma época do futebol profissional muito abaixo dos nossos objectivos, consegue esgotar em tão pouco tempo as Gamebox e transformar um cenário que podia até ser de descrença, numa onda verde. Verdadeiramente dos netos até aos avós. Mas não só no futebol. Porque somos, inquestionavelmente,

Foi mesmo incrível. Desde o início, quando a plenos pulmões é entoado o ‘Mundo Sabe Que’, até ao seu final, os rapazes da listada verdade-e-branca sentem pelas costas o empurrão do rugido rumo às vitórias.

No andebol o rumo do jogo foi de domínio de princípio ao fim e de apoio incessante. No futsal foi sempre a correr atrás de um resultado adverso.

Mas existiu um denominador em comum em ambos os jogos. Os constantes cânticos das claques, que contagiaram o restante público presente, ajudaram muito os nossos jogadores. E terá que ser nos bons, mas sobretudo nos maus momentos − que esperamos sejam residuais, que teremos que demonstrar que somos da raça que nunca se vergará.

O Sporting CP terá que ser sempre... mas sempre isto. Com todos a remar para o mesmo lado. Pelo símbolo, e apenas pelo símbolo. Porque tudo o resto passa. Fica sim uma História sem paralelo que, juntos, todos nós construímos. Desde Francisco Stromp até aos dias de hoje...

PS - Parabéns aos Supporting pelos dez anos de existência. Que continuem a deixar os Sportinguistas felizes, a cantar convosco. Que seja sempre “Dia de Jogo”. Uma longa vida!

SPORTING 3941 - 23
Juvenal Carvalho Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: João Pedro Morais Ana Lopes é guarda-redes e chega com grande ambição de somar sucessos no Sporting CP

MODALIDADES RUGBY EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

TOMÁS CAMPOS É O NOVO TREINADOR DAS LEOAS DO RUGBY

ASSUMIDO O COMANDO DA TITULADA EQUIPA DE RUGBY FEMININO DO SPORTING CP, TOMÁS CAMPOS TRAÇOU COMO PRINCIPAL OBJECTIVO “CONTINUAR A PERSEGUIR A GLÓRIA”. NOVA ÉPOCA COMEÇA A 5 DE OUTUBRO COM A DISPUTA DA SUPERTAÇA.

Tomás Campos é o novo treinador da equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal. Com histórico na modalidade como jogador e técnico, conta com passagens por emblemas como o Belas RC, o CDUL e o SL Benfica, cuja equipa feminina orientou na época passada. Já na sua apresentação como treinador das Leoas, que contou com a presença de João Telhada, coordenador da modalidade Leonina, Tomás Campos revelou-se “contente” com o passo dado. “Surgiu a possibilidade de trabalhar no Sporting CP e foi uma agradável surpresa, porque era um clube que naturalmente ia seguindo. Estou contente por ter uma estrutura tão profissional, com os valores certos e a trabalhar na direcção certa”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

Ciente do desafio de liderar uma equipa habituada a vencer − actual Campeã Nacional de XV e de Sevens e detentora também da Supertaça −, Tomás Campos

frisou que o objectivo é “continuar esse caminho”, embora não esconda que “é, sem dúvida, uma grande responsabilidade”. “Gosto de encarar o meu trabalho de forma séria e só o facto de estarmos à frente de uma equipa já é uma grande responsabilidade. Neste caso é-o de forma acrescida, pela parte competitiva”, referiu, acrescentando: “Quero desenvolver-me como treinador, trabalhar no desenvolvimento do rugby feminino e continuar a perseguir a Glória com que o Sporting CP tem vindo a habituar os seus adeptos”. De seguida, o novo técnico verde e branco revelou que a equipa “já está a trabalhar” e, além disso, reconheceu que as primeiras impressões têm servido para comprovar, acima de tudo, a

“competitividade” das Leoas do rugby.

“É uma equipa que observei, e agora sinto, que quer ganhar a todo o custo sem descurar, obviamente, os valores do rugby. Essa vai continuar a ser a característica forte desta equipa e, depois, temos todas as condições para trabalhar no resto”, atirou. Por fim, Tomás Campos já olhou também para o início da nova época, que terá início a 5 de Outubro com a disputa da Supertaça. “Entre épocas sobram sempre poucas semanas, temos de encontrar o equilíbrio com o descanso das jogadoras e isso é muito importante para agora estarmos a trabalhar a 100% para entrar bem na época, já com uma grande decisão pela frente”, apontou.

24 - SPORTING 3941
Texto: Xavier Costa Fotografia: João Pedro Morais Liderar uma equipa habituada a vencer “é, sem dúvida, uma grande responsabilidade”, considerou Tomás Campos O coordenador João Telhada e o novo técnico dos Leões na apresentação

FÉRIAS DE LEÃO

FÉRIAS DE LEÃO FORAM “UM VERDADEIRO SUCESSO”

“MAIS DE 800” PEQUENOS LEÕES E LEOAS PARTICIPARAM EM MAIS UMA EDIÇÃO DE VERÃO.

Terminou, no final da semana passada, mais uma edição das Férias de Leão, um projecto do Sporting Clube de Portugal que dá a oportunidade aos mais novos de experienciarem o emblema de Alvalade bem por dentro. O balanço de mais um Verão Leonino foi, garantiu a equipa que orienta o projecto ao Jornal Sporting, o melhor.

Marta Vaz, Ariana Garcia, Bruna Breda e Mariana Alves responderam às perguntas do semanário verde e branco e começaram por destacar aquilo que consideram ter sido “um verdadeiro sucesso”.

“A edição do Verão de 2023 das Férias de Leão foi a maior de sempre, uma vez que esgotámos todas as semanas e, inclusivamente, preparámo-nos para receber o dobro das crianças e jovens, em comparação com a edição anterior! O feedback das nossas famílias, crianças e jovens foi muito positivo. Tivemos um Verão recheado de alegria, diversão, animação, desporto e amizade. Mais de 800 crianças e jovens criaram memórias inesquecíveis, em oito semanas pintadas de verde e branco”, começaram por dizer.

Os participantes puderam “experienciar e praticar inúmeras e distintas modalidades - mais de 28 modalidades e 50 treinadores

e treinadoras envolvidos -, conhecer os bastidores do Sporting Clube de Portugal, nomeadamente o Museu Sporting, o Estádio José Alvalade, os balneários das equipas principais, o Pavilhão João Rocha ou a Academia

Cristiano Ronaldo, estar em ambiente de imprensa com uma figura do Sporting CP, abraçar o

Jubas”. “No fundo, viver o Sporting CP”, acrescentou a equipa das Férias de Leão. Uma das novidades – para além da visita ao balneário da equipa principal masculina de futebol –foi a nova parceria com a Universidade Católica Portuguesa através do programa ‘Capacitar para Salvar’, “um projecto que assume um objectivo claro: sensibilizar e capacitar os mais novos para uma intervenção cívica em momentos de maior aflição”: “Ao longo de oito semanas, os nossos participantes aprenderam a verificar a respiração de um indivíduo que se encontre em dificuldades e a ligar para o 112 em caso de necessidade. Acreditamos que programas como o ‘Capacitar para Salvar’ são essenciais na formação das nossas crianças e jovens, munindo-os de conhecimento e ferramentas a aplicar em situações de maior receio”.

Marta Vaz, Ariana Garcia, Bruna Breda e Mariana Alves revelaram ainda que os 853 pequenos Sportinguistas que participaram nesta edição das Férias de Leão vieram “de vários pontos de Portugal e do Mundo”, contribuindo para o facto de se tratar de um projecto inclusivo.

“O programa das Férias de Leão contou, uma vez mais, com crianças e jovens com diferentes nacionalidades, etnias, religiões e necessidades educativas especiais. As inscrições esgotaram rapidamente e existiu a necessidade de abrirmos vagas extra para que pudéssemos dar resposta aos inúmeros pedidos que nos continuaram a chegar. Registámos um número bastante elevado e continuaremos a trabalhar para que possamos alcançar ainda mais crianças e jovens”, foi ainda afirmado.

Por fim, foi lançado o futuro

das Férias de Leão: “O programa das Férias de Leão pretende continuar a alegrar as férias dos nossos pequenos Leões e Leoas e assegurar uma resposta de confiança para as nossas famílias. Aproximar as nossas crianças e jovens do Clube, promovendo o conhecimento das inúmeras e distintas modalidades do Sporting CP e fomentando o eclectismo, permitindo que todos os participantes possam conhecer de perto os bastidores do Clube, conhecendo o Estádio José Alvalade e Museu Sporting e realizando uma visita às instalações da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Adicionalmente, o Sporting Clube de Portugal pretende diversificar e alargar a oferta de férias desportivas para o segmento infanto-juvenil, permitindo chegar a mais crianças e jovens, bem como multiplicar as possibilidades de experiências”.

SPORTING 3941 - 25
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Isabel Silva, João Pedro Morais Uma das inúmeras actividades dos mais novos nas Férias de Leão O rugby foi uma das muitas modalidades praticadas nas Férias de Leão

SUPPORTING

DEZ ANOS DE MUITO SPORTING CP E ROCK

SUPPORTING, BANDA DEDICADA AO SPORTING CP, CUMPRIU UMA DÉCADA DE VIDA E FESTEJOU COM UM CONCERTO EM ALMADA PARA ALGUMAS CENTENAS DE LEÕES E LEOAS.

Formados em 2013, os Supporting, uma banda de rock dedicada exclusivamente a música sobre o Sporting Clube de Portugal, comemoraram o décimo aniversário no passado domingo com um concerto no Hollywood Spot - Estrelas Feijó, em Almada, que estava cheio para receber o icónico grupo que já forneceu vários hinos do universo Leonino.

Depois de um concerto de Pestox, banda de Almada que abriu

o espectáculo, os Supporting

- Pedro Marques (voz), Paulo Seixas (guitarra), Luís Piedade (baixo) e Pedro Branco (bateria)

- subiram ao palco para um show que contou com os maiores êxitos saídos dos álbuns ‘Força Brutal’ (2014) e ‘Onda Verde’ (2016), assim como do EP ‘Campeões’ (2021) ou também com o mais recente single ‘5 Violinos’, lançado este ano.

As centenas de Sportinguistas

presentes vibraram como se estivessem na bancada do Estádio

José Alvalade, entoando bem alto canções icónicas como ‘Força

Brutal’, ‘Rapazes de Verde e Branco’, ‘Voto Solene’, ‘De Geração em Geração’, ‘Ó Maria Vou à Bola’ ou ‘Dia de Jogo’, entre muitas outras. Ainda antes do início do concerto, os Supporting conversaram com os meios de comunicação Leoninos e Pedro Marques, dono do microfone da banda, começou por comentar o que foi feito ao longo da primeira década de existência.

“Foram dez anos com 30 ou 40 concertos que demos no Luxemburgo, nos Açores, na Madeira, no norte, no sul e no centro de Portugal. Conhecemos muitos

Sportinguistas e é uma honra sermos este projecto do Sporting CP. Temos aqui cerca de 250 pessoas e umas 30 ou 40 delas são crianças, o que demonstra o que é este projecto: passar este amor de geração em geração através da música”, referiu, falando depois de algumas das melhores memórias de Supporting.

“Há um momento muito marcante, que foi o primeiro concerto ‘oficial’ no Paradise Garage, com 300 pessoas, para o lançamento do álbum ‘Força Brutal’, mas Luxemburgo, Jamor ou Rio Tinto também foram muito

bons. Açores, Madeira, Algarve ou Braga também. Vamos a terceira vez a Montemor-o-Novo, vai ser a terceira vez, o que é incrível. É isto, espalhar o Sportinguismo pelo país”, frisou.

Pedro Branco, baterista, lembrou que “o Sportinguismo começa desde muito novo e vai até ao caixão” e que, nesse sentido, os Supporting são mais uma prova de amor ao emblema de Alvalade “independentemente da idade, da classe, da profissão ou do que quer que seja”. O guitarrista Paulo Seixas admitiu estar “muito orgulhoso destes dez

26 - SPORTING 3941
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Pedro Quito Pedro Marques (voz), Paulo Seixas (guitarra), Luís Piedade (baixo) e Pedro Branco (bateria) formam os Supporting

anos de Supporting”. “Já tocámos em muitos sítios, para muitos Sportinguistas, e estamos sempre a tentar criar coisas novas. É malta que gosta de rock n’roll e é malta que gosta do Sporting CP há muitos anos. É o casamento perfeito e é um orgulho estar aqui hoje passado dez anos”,

acrescentou.

Já o baixista Luís Piedade explicou que os membros da banda são de uma geração que não via “muitos resultados, principalmente no futebol, mas havia sempre alguma mística, algum pormenor” que os fazia “viver o Sportinguismo”. Os Supporting,

para o músico, acabam por ser contribuir para esse sentimento “para as gerações mais novas”. “É algo que os liga ao Clube, que lhes ensina a história e a mística do Clube”, afirmou. Questionados sobre o sentimento de verem a própria arte virar um símbolo de Sportinguismo,

com muitas das canções a serem obrigatórias em qualquer dia de Sporting CP, os Supporting não esconderam a felicidade, mas garantiram que não se sentem na posse de nada, até porque “são os Sportinguistas que fazem os hinos”, assegurou Paulo Seixas, que lembrou que se trata de “uma família sagrada, uma onda verde”. “Sentir que parte de mim e de nós já faz parte do Sporting CP é um orgulho enorme. Acima de tudo, é importante nunca esquecer que isto é tudo porque existe o Sporting CP”, contou Pedro Branco, enquanto Pedro Marques considerou que, a partir do momento em que os Supporting fazem a sua música, essa passa “a ser dos Sportinguistas”: “Claro que temos um orgulho e uma honra enormes, mas não pensamos naquilo como nosso. É dos Sportinguistas, é património do Sporting CP”. Por fim, Luís Piedade explicou que quando ouve as canções no Estádio José Alvalade ou no Pavilhão João Rocha, nem pensa que são da sua autoria. “Nem associo a serem nossas. Estou a ouvir Sporting CP”, disse.

SPORTING 3941 - 27
“A partir do momento em que fazemos as músicas para o Sporting CP, as músicas passam a ser dos Sportinguistas”, disse o vocalista Pedro Marques “Quando ouço as nossas músicas no Estádio José Alvalade ou no Pavilhão João Rocha, nem associo a serem nossas. Estou a ouvir Sporting CP”, contou o baixista Luís Piedade Centenas de Sportinguistas encheram o Hollywood Spot - Estrelas Feijó

OPINIÃO BREVES

CONTAS DA SAD

Foram anunciadas as contas do exercício de 2022/2023 da Sporting SAD, que serão apreciadas em Assembleia Geral da mesma convocada para o próximo dia 2 de Outubro. As contas em si mesmo revelam números que nos fazem recordar o momento da primeira eleição de Frederico Varandas e da sua gente no dia 8 de Setembro de 2018. De um Clube quase destruído, apunhalado por uns quantos, até à paulatina e firme recuperação do Sporting CP e da sua emblemática e preciosa SAD! O trabalho que foi feito, partindo de um rumo traçado, passando por um caminho difícil, sempre percorrido com determinação, com empenho, com coragem e com “espírito de verdadeira missão Leonina”. Ou, numa linguagem Sportinguista, com esforço, com dedicação e com devoção! De permeio − nestes cinco anos − fomos já Campeões Nacionais em 2021, além de vários outros títulos conquistados no futebol (são seis no total nos últimos cinco anos!) e das múltiplas conquistas de títulos nacionais e internacionais em diversas modalidades, com justificado e justo destaque − no plano europeu − para o futsal, o hóquei em patins, o judo e o atletismo. Os números do Relatório e Contas da SAD impressionam: segundo ano consecutivo com resultados acima dos 25 milhões de euros! E − muito importante − capitais próprios positivos, finalmente e ao fim de meia dúzia de anos! Capitais esses que ainda assim preocupam (sinal objectivo que o trabalho não está concluído, muito pelo contrário é para continuar com denodo e com firmeza), pois continuam a ser inferiores a

metade do capital social, deixando a SAD ainda dentro dos limites do artigo 35. do Código das Sociedades Comerciais. De todo o modo a SAD está com quase nove milhões de euros de capitais próprios positivos… há dezassete anos que não tínhamos números desta ordem! De salientar ainda outros números: receitas na ordem dos 222 milhões de euros, recorde absoluto na vida Leonina, com especial destaque para a venda de jogadores (avultam os negócios de Matheus Nunes e Palhinha). Redução do passivo em mais de 8%, fixando o mesmo em cerca de 300 milhões de euros. Nota de preocupação no facto do passivo corrente ser duas vezes superior ao activo corrente, matéria a merecer certamente especial atenção de gestão, desde logo no quadro dos financiamentos a gerir e da relação com as entidades bancárias e outras entidades com quem a SAD se relaciona.

O SCP com a consolidação deste caminho pode, como diz o presidente na mensagem com que abre o Relatório e Contas, mesmo dizer que “é possível o início de um novo capítulo” em que se eleve o nível de investimento, quer desportivo, quer de negócio, sem comprometer o curto prazo e a sustentabilidade do Clube. É uma Nova Era!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.s. 1 − Fantásticos os números do SCP no TikTok! Bem mais do dobro de acessos do somatório de todos os demais clubes portugueses! Impressionante!

P.s. 2 − E que dizer de o 3.º equipamento dos Leões ter sido considerado o Best Football Kit of August na votação no Footy Headlines? Extraordinário! Estamos a falar de uma votação mundial!

P.s. 3 − Para terminar, tiro o chapéu ao nosso CR7: os Campeões são assim! Agora em Marrocos, face ao terrível terramoto, disponibilizou o seu hotel para apoio a quem necessitasse! Sem alaridos, mas com acções! É assim o nosso Cristiano!

Pólo aquático no grupo C da LEN Challenger Cup

A equipa de pólo aquático do Sporting Clube de Portugal já conhece os adversários da fase qualificação da LEN Challenger Cup, competição europeia.

A fase de qualificação vai decorrer de 3 a 5 de Novembro e os Leões estão no Grupo C com Galatasaray SK (Turquia), KVP Nováky (Eslováquia) e Polytechnic WP Club (Reino Unido). Istambul, casa do Galatasaray SK, vai ser a cidade anfitriã do grupo, sendo que os dois primeiros classificados seguem para os quartos-de-final.

Brigada Ultras Sporting comemorou 19 anos de história

A Brigada Ultras Sporting, claque de apoio ao Sporting Clube de Portugal, cumpriu 19 anos na última terça-feira, 12 de Setembro. Através das redes sociais, o emblema de Alvalade parabenizou o grupo. “19 anos de história. Parabéns, Leões”, lia-se na publicação.

Bem-vinda à família, Matilde!

A Matilde Afonso Velho Branco Carvalho é uma das mais recentes Sócias do Sporting Clube de Portugal, tendo-lhe sido atribuído o número 143.675-0.

A Leoazinha junta-se assim à irmã mais velha, Alice Afonso Velho Branco Carvalho, Sócia número 119.955, e ao pai Pedro André Velho Carvalho, Sócio 69.743.

À Matilde e a todos os Sportinguistas desta família, o Jornal Sporting e o Sporting CP desejam muitas felicidades e conquistas de Leão ao peito.

28 - SPORTING 3941
Tito Arantes Fontes
2023/09/14 5ªFeira 5 603199 000490 03941
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.