Jornal Sporting n.º 3940

Page 1

FUNDADO EM 31 MARÇO 1922 • N.º 3940 • QUINTA-FEIRA, 7 SETEMBRO 2023 • SPORTING.PT • SEMANAL • ANO 101 • 1€ (IVA INCLUÍDO) • DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO O MAIS ANTIGO JORNAL DE CLUBE DO MUNDO

LENDAS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Pedro Trindade foi um hoquista do Sporting CP nas décadas de 80 e no início dos anos 90.

Ganhou dois Campeonatos, duas provas europeias, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Foi capitão de equipa do Sporting CP e ainda campeão da Europa de Selecções, por Portugal, 1987.

HÓQUEI EM PATINS 1959
2 - SPORTING 3940

PEDRO TRINDADE

PEDRO TRINDADE ERA UM DEFESA/MÉDIO QUE FOI MUITO MARCANTE PARA O HÓQUEI EM PATINS DO SPORTING CP ENTRE A DÉCADA DE 80 E O INÍCIO DOS ANOS 90.

“JOGADOR CEREBRAL, INFLUENTE E ESTRATEGA”, COMO O DEFINIU AO JORNAL SPORTING GILBERTO BORGES, DIRIGENTE DO HÓQUEI EM PATINS LEONINO, O ATLETA ERA UMA EXTENSÃO DA LIDERANÇA DO TREINADOR E CHEGOU A SER ORIENTADO PELO NOTÁVEL ANTÓNIO LIVRAMENTO.

No Sporting Clube de Portugal, Pedro Trindade ajudou à conquista de dois Campeonatos Nacionais, uma Taça CERS, uma Taça das Taças, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Foi um dos capitães de equipa, a par de João Campelo, e um jogador muito respeitado e reconhecido por todos. No rinque, era de grande cultura táctica, um jogador extremamente rigoroso nas coberturas defensivas e muito elegante e capaz a organizar o ataque, além de ter um remate colocado, que lhe permitiu marcar muitos golos de Leão ao peito.

Pedro Trindade era o típico jogador que qualquer treinador gostava de ter. Complementava muito bem a irreverência de vários jovens formados no Clube que, em 1987/1988, brilhantemente conquistaram o Campeonato Nacional, num plantel com quatro jogadores mais experientes –um deles Pedro Trindade – e mais quatro vindos da formação e que rubricavam a primeira época a nível sénior, casos de Pedro Alves, Paulo Alves, Vítor Fortunato e Paulo Almeida – os outros três jogadores mais experientes além de Pedro Trindade eram João Pedro, Campelo e Camané. A Lenda em destaque nesta edição do Jornal Sporting era um jogador muito frio, racional, imperturbável, capaz de perceber os momentos para impor mais velocidade ou para pausar mais o jogo. Exímio patinador, impressionava pela capacidade de tornar fáceis as jogadas mais difíceis e de resolver com grande discernimento e frieza nos momentos de maior aperto. Pedro Trindade acumulou vitórias e títulos pelo Sporting CP. Na pista, parecia conhecer mesmo todos os segredos do jogo, pela forma como jogava e ajudava a equipa a jogar. Era o número quatro, um mestre em campo que dava lições de bem

jogar. De resto, já era professor de Educação Física formado pelo antigo ISEF (Instituto Superior de Educação Física).

Pedro Trindade ajudou o Sporting CP a viver grandes tardes e noites de hóquei em patins a nível nacional, mas também europeu, com conquistas de uma Taça das Taças e de uma Taça CERS. A 29 de junho de 1985, o Sporting CP jogava a 2ª mão da final da Taça das Taças em casa, diante dos germânicos do Walsum, após empate a um golo na Alemanha e depois de numa espécie de final antecipada, a equipa Leonina ter ultrapassado o HC Liceo.

Numa Nave de Alvalade esgotada, Pedro

Trindade foi decisivo para o triunfo Leonino por 8-4 ao apontar dois golos frente à equipa alemã.

Também decisivo foi Pedro Trindade para o Sporting CP conquistar a Taça de Portugal da época 1983/1984 ao marcar quatro golos na segunda mão da final, frente ao FC Porto. Um póquer que podia parecer raro para um defesa/médio, mas que revelava a vasta gama de recursos de Pedro Trindade, para quem não havia impossíveis e que tantas e tantas vezes levantou das bancadas os Sportinguistas. Luiz Barata, que foi treinador de Pedro Trindade no Sporting CP, também falou

ao Jornal Sporting de enorme valia do antigo hoquista Leonino. “Era um líder em campo. Foi um grande jogador, muito completo, que fazia de tudo e um excelente jogador de grupo, sempre disponível para aconselhar e ajudar os companheiros. Sempre passou uma imagem de muita experiência, de calma, sabedoria e dizer que era uma extensão do treinador na pista, assenta-lhe que nem uma luva”, referiu.

Por tantas e tantas proezas assinadas de Leão ao peito, Pedro Trindade faz toda a justiça ao estatuto de Lenda do Sporting Clube de Portugal.

SPORTING 3940 - 3
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Museu Sporting – Centro de Documentação Pedro Trindade (ao centro com o número 4 nos calções) ao serviço do Sporting CP

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

SPORTING CP RENOVA COM JOÃO MUNIZ

DEFESA-CENTRAL DE 18 ANOS DIZ QUE APOSTA REFORÇADA COMPROVA QUE CAMINHO ESTÁ A SER BEM TRAÇADO.

O Sporting Clube de Portugal renovou o contrato de João Muniz até 2028, com o futebolista a ficar com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O defesa-central de 18 anos, que veste de verde e branco desde 2019/2020 e que já realizou três jogos pela equipa B na actual temporada, mostrou-se muito feliz por prolongar o vínculo com o clube Leonino. “Renovar pelo Sporting CP é um sentimento de muito orgulho, de muita alegria e de muita felicidade porque foi uma coisa com que sempre sonhei, que sempre almejei dentro deste Clube e por isso é um sentimento incrível”,

explicou aos meios de comunicação do emblema de Alvalade na primeira reacção após oficializar a renovação.

João Muniz vê o novo contrato como um reforço da confiança do Sporting CP nas qualidades que evidencia e no potencial que apresenta. “A renovação significa que o Clube continua a apostar em mim, que continua a querer-me aqui, e isso dá-me confiança para querer sempre mais, dá-me confiança para continuar a trabalhar e [significa] que o caminho está a ser bem traçado”, analisou.

O esquerdino identificou as ambições que tem com a renovação. “Os objectivos continuam sempre os mesmos: continuar na equipa principal, conquistar

títulos e estar bem”, resumiu o jogador.

O jovem Leão explicou o que tem mudado em si mesmo com os anos que já leva de Sporting CP e a importância que o Clube tem representado na carreira. “O Sporting CP contribuiu muito, ainda mais em termos de Academia, onde passei três anos que me ajudaram a evoluir muito também como homem. O Sporting CP foi muito importante. Em campo, o Sporting CP sempre me ensinou tudo, acolheu-me desde pequeno e por isso tudo o que sei hoje é graças ao Sporting CP e agradeço muito por isso”, disse, com a gratidão reflectida nas palavras.

João Muniz frisou ainda a importância que tem estar no

plantel principal e na presença de jogadores tão experientes para o crescimento e evolução que continua a apresentar. “Têm contribuído muito positivamente, têm-me dado muita experiência, muita inteligência de jogo porque tenho convivido com os melhores, tenho treinado com os melhores e isso dá sempre outra experiência. Mesmo fora das quatro linhas tem-me trazido muita sabedoria e isso é muito importante”, avaliou.

O contacto permanente com ídolos de juventude tem até curiosidades associadas. “Posso dar o exemplo de que o [Luís] Neto, há um ano atrás, mandou-me um vídeo a felicitar-me pelo meu primeiro contrato

profissional quando eu estava na formação e, depois, até pude comentar com ele quando eu estava deste lado. Ele disse para eu trabalhar para poder chegar aqui e agora poder conviver com ele é sem dúvida um orgulho enorme para mim. Saber que o trabalho está a ser bem feito só me dá motivação para trabalhar mais e mais e poder estar mais tempo com eles”, sintetizou.

Por fim, João Muniz deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Principalmente uma mensagem de confiança e que possam continuar com esperança de que eu irei dar sempre o meu máximo de trabalho para que possa trazer felicidade para o nosso Clube”. transmitiu.

4 - SPORTING 3940
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografias: José Lorvão “Em campo, o Sporting CP sempre me ensinou tudo, acolheu-me desde pequeno e por isso tudo o que sei hoje é graças ao Sporting CP e agradeço muito por isso”, contou o jovem defesa

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

SEQUÊNCIA DE VITÓRIAS INTERROMPIDA NA PEDREIRA

SPORTING CP PERDEU DOIS PONTOS EM BRAGA, NUM JOGO EM QUE FOI MELHOR. PEDRO GONÇALVES ABRIU O MARCADOR A MEIO DA PRIMEIRA PARTE, COM A EQUIPA DA CASA A EMPATAR DE LIVRE DIRECTO À ENTRADA PARA OS ÚLTIMOS DEZ MINUTOS DE JOGO. IVÁN FRESNEDA ESTREOU-SE DE LEÃO AO PEITO.

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou a uma bola, no passado domingo, frente ao SC Braga em jogo da quarta jornada da Liga Portugal disputado no Estádio Municipal de Braga.

À procura da quarta vitória em quatro jogos neste arranque de campeonato, o Sporting CP entrou bem no jogo, conseguindo mostrar-se mais arrojado apesar do equilíbrio inicial.

A ala esquerda ia criando maior perigo com Nuno Santos e Viktor Gyökeres a chegar à área, tendo aos seis minutos o sueco surgido com perigo, mas o passe atrasado não saiu da melhor maneira quando Ricardo Esgaio já se preparava para rematar.

Apesar desse maior atrevimento Leonino, acabou por ser o SC Braga a estar primeiro mais perto do golo num remate de Ricardo Horta, que obrigou Antonio Adán a esticar-se e a resolver para canto, aos 13 minutos. Pouco depois, foi Abel Ruiz, mas o capitão Sebastián Coates interceptou o esférico. A resposta do Sporting CP não se fez esperar, conseguindo mesmo chegar ao golo depois de uma boa jogada colectiva. Pedro Gonçalves recebeu de Ousmane Diomande e, depois de entrar na área, rematou sem

hipóteses para Matheus. Mais um golaço do jogador Leonino! Nem cinco minutos depois, Viktor Gyökeres esteve perto de fazer o 0-2, mas o cabeceamento saiu ao lado e com isso o SC Braga acreditou no empate,

3 de Setembro de 2023 | Liga Portugal - 4.ª jornada | Estádio Municipal de Braga

SC BRAGA

SPORTING CP 1 - 1

ao intervalo)

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ousmane Diomande, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Iván Fresneda, 84’), Hidemasa Morita, Morten Hjulmand (Daniel Bragança, 60’), Nuno Santos (Geny Catamo, 60’), Pedro Gonçalves (Francisco Trincão, 72’), Viktor Gyökeres e Paulinho (Marcus Edwards, 46’). Treinador: Rúben Amorim. Disciplina: cartão amarelo para Viktor Gyökeres (27’), Hidemasa Morita (33’), Gonçalo Inácio (90’) e Ousmane Diomande (90+5’).

6 - SPORTING 3940
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: José Lorvão Depois de três vitórias, Sporting CP foi travado em Braga Pedro Gonçalves abriu o marcador na Pedreira com (mais) um belo golo (0-1 Álvaro Djaló (78’) Pedro Gonçalves (25’)

tentando chegar com perigo à baliza de Antonio Adán. Ainda assim, sem grande sucesso e foi o Sporting CP que voltou a marcar por Morten Hjulmand num remate rasteiro fora da área, mas o árbitro Luís Godinho anulou o tento com recurso ao VAR por foras-de-jogo de Pedro Gonçalves e Paulinho, que terão interferido no raio de visão de Matheus. O intervalo chegou, entretanto, com o 0-1 no marcador e

com Rúben Amorim a fazer logo uma substituição no início da segunda metade, lançando Marcus Edwards e fazendo sair Paulinho.

A segunda parte começou idêntica à primeira e com o SC Braga a tentar chegar ao 1-1, mas sem criar grande perigo e foi Matheus que teve de se esforçar mais para negar o 0-2 a Viktor Gyökeres que, desmarcado por Marcus Edwards, entrou na área e tentou rematar cruzado com o

guardião a fazer a mancha. Nova tentativa verde e branca logo a seguir, com Ricardo Esgaio a tentar servir o sueco, mas, em queda, o cruzamento saiu mal e o guardião antecipou-se e segurou o esférico.

Rúben Amorim voltou a mexer à hora de jogo, com dupla substituição: saíram Nuno Santos e Morten Hjulmand e entraram Geny Catamo e Daniel Bragança. Ala esquerda e meio-campo renovados para a última

RÚBEN AMORIM:

“DECIDIMOS MAL E ACABÁMOS POR EMPATAR”

Rúben Amorim lamentou o empate, considerando que o Sporting CP foi melhor.

“A sensação com que saímos daqui é que perdemos dois. Temos muito a melhorar e faltou-nos alguma intensidade, que se vai ganhando ao longo da época, mas tivemos as melhores oportunidades. Controlámos com e sem bola, mas decidimos mal e acabámos por empatar o jogo”, disse o técnico verde e branco, acrescentando mais à frente: “Tivemos o jogo na mão e isso é que me deixa mais chateado”.

“Temos potencial para ser melhores, mas fizemos duas partes consistentes e controlámos quer uma quer outra. Estivemos sempre mais perto do golo, com mais espaço para jogar, não deixámos o SC Braga criar grandes ocasiões e estivemos mais perto de vencer o jogo. Não aconteceu e, portanto, temos de seguir em frente”, disse ainda Rúben Amorim, referindo que a “boa energia” Leonina neste início de época não vai esfriar devido a este empate.

O treinador Leonino falou ainda da estreia de Iván Fresneda, elogiando o lateral-direito: “É um jogador em quem acreditamos muito e por isso é que o fomos buscar. Apesar da idade já tem experiência, adaptou-se bem e entrou bem”.

meia-hora do encontro, com o Sporting CP a manter as ideias. Jogo menos bem disputado a partir dessa altura, e com menos lances de registo, com o técnico Leonino a fazer mais uma substituição, saindo Pedro Gonçalves e entrando Francisco Trincão, aos 72 minutos.

Perto do minuto 80, e um pouco contra a corrente, o SC Braga ganhou livre à entrada da área, descaído para a direita, e conseguiu chegar ao empate: Álvaro

Djaló assumiu o lance e atirou colocado com Antonio Adán a nada poder fazer.

O empate acabou por relançar o jogo para os últimos dez minutos, altura em que Rúben Amorim apostou em Iván Fresneda, promovendo a estreia do

lateral-direito espanhol que tinha chegado ao Sporting CP no início da semana.

Leões e guerreiros à procura da vitória, tentando chegar com mais nervos do que critério a ambas as áreas, até aos 90+7 minutos dados por Luís Godinho, mas não houve mais golos na Pedreira.

Assim, Sporting CP e SC Braga empataram a uma bola antes da paragem para selecções, com os Leões a cumprirem esta pausa na liderança do campeonato em igualdade pontual com o FC Porto e o Boavista FC.

O próximo jogo da equipa verde e branca está marcado para o dia 17 de Setembro, às 20h30, em Alvalade, diante do regressado Moreirense FC.

SPORTING 3940 - 7
Antonio Adán cumpriu o jogo 100 na Liga portuguesa Iván Fresneda estreou-se de Leão ao peito

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

ITÁLIA, ÁUSTRIA E POLÓNIA NO PLANO DE VIAGEM

ATALANTA BC, QUE TEM HISTÓRIA CONTRA OS LEÕES, SK STURM GRAZ E RKS RAKÓW CZĘSTOCHOWA NO CAMINHO DO SPORTING CP NA UEFA EUROPA LEAGUE.

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal vai defrontar, na fase de grupos da UEFA Europa League, a Atalanta BC (Itália), o SK Sturm Graz (Áustria) e o RKS Raków Częstochowa (Polónia), ditou o sorteio realizado na passada sexta-feira no Mónaco. Se os transalpinos são velhos conhecidos de outras paragens, os restantes adversários do Grupo D vão-se estrear no histórico internacional do emblema de Alvalade. Partindo do pote 2 no sorteio, a bola com o nome do Sporting CP foi tirada por John O’Shea, antigo internacional irlandês que representou, na maioria da carreira, Manchester United FC e Sunderland AFC - e que esteve, curiosamente, na inauguração do novo Estádio José Alvalade, a 6 de Agosto de 2003. O primeiro embate verde e branco na UEFA Europa League em 2023/2024 é já no próximo dia 21 de Setembro, com a deslocação à Áustria para visitar o SK Sturm Graz [ver caixa para consultar o restante calendário]

Atalanta BC

Do pote 1, calhou ao Sporting CP a Atalanta BC e a história entre os dois clubes tem 60 anos. Na histórica Taça dos Clubes Vencedores de Taças conquistada pelos Leões em 1963/1964, o adversário na primeira ronda foi, precisamente, a Atalanta BC, que até venceu a primeira mão por 2-0. Em Alvalade, no segundo jogo, triunfo dos portugueses por 3-1, o que provocou a realização de mais um desafio para desempate. Nesse terceiro embate, o Sporting CP voltou a vencer por 3-1 (após prolongamento) e seguiu em frente, começando da melhor forma uma das mais bonitas caminhadas de uma história com 117 anos.

Gianluca Scamacca (Itália) e El Bilal Touré (Mali) as principais aquisições no último mercado de transferências - leva duas vitórias e uma derrota na prova sob a batuta do treinador Gian Piero Gasperini, que está no clube desde 2016/2017.

Do actual plantel Leonino, já jogaram em Itália quatro atletas: Antonio Adán (Cagliari Calcio), Franco Israel (Juventus FC), Luís Neto (ACR Siena 1904) e Morten Hjulmand (US Lecce).

SK Sturm Graz

Mais de duas décadas depois, em 1987/1988, Sporting CP e Atalanta BC voltaram a encontrar-se na Taça dos Clubes Vencedores de Taças, desta feita nos quartos-de-final, e com um desfecho diferente: os orobici venceram em casa por 2-0 e empataram 1-1 em Lisboa, seguindo em frente. Ao todo, o Sporting CP conta com 33 jogos contra equipas italianas, tendo vencido seis, empatado 13 e perdido 14. Os três primeiros foram, precisamente, contra a Atalanta BC na Taça dos Clubes Vencedores de Taças, enquanto os mais recentes foram em 2022/2023, contra a Juventus FC, nos quartos-de-final da UEFA Europa League.

Na época passada, a Atalanta BC terminou na quinta posição da liga italiana com 64 pontos, mais um do que a AS Roma e menos seis do que o AC Milan. Entre os jogadores em principal destaque na temporada estiveram o médio neerlandês Teun Koopmeiners, o defesa italiano Georgio Scalvini ou o avançado nigeriano Ademola Lookmanque foi o melhor marcador da equipa. Em 2023/2024, o conjunto - que teve nos avançados

O SK Sturm Graz, por outro lado, nunca defrontou o Sporting CP. Fundado em 1909, o emblema austríaco (de Graz, segunda maior cidade do país) já venceu a liga doméstica por três vezesa última foi em 2010/2011. Em 2022/2023, o SK Sturm Graz foi segundo classificado do campeonato, ficando a sete pontos do FC Red Bull Salzburg, e conquistou a Taça da Áustria pela sexta vez no historial. Na UEFA Europa League, ficou na quarta posição de um grupo com Feyenoord Rotterdam, FC Midtjylland e SS Lazio, mas com as quatro equipas a somarem os mesmos oito pontos. Os avançados Manprit Sarkaria (Áustria) e Emanuel Emegha (Países Baixos) foram os melhores marcadores da equipa com 11 e dez golos respectivamente, ainda que este último já tenha abandonado o clube. Entre os jogadores mais valiosos encontram-se o austríaco Alexander Prass, o esloveno Gorenc Stanković ou o bósnio Jusuf Gazibegović.

Esta temporada, a formação treinada por Christian Ilzer desde 2020/2021 já leva nove jogos: tem uma vitória para a Taça da Áustria, cinco vitórias e um empate para a liga - é segunda classificada - e duas derrotas contra os neerlandeses do PSV na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da UEFA Europa League. Szymon Włodarczyk,

8 - SPORTING 3940
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: José Lorvão, Museu Sporting – Centro de Documentação, UEFA John O’Shea tirou a bola com o nome do Sporting CP no sorteio que teve lugar no Mónaco A primeira página do Jornal Sporting de 18 de Outubro de 1963 e que dava conta da vitória Leonina na eliminatória com a Atalanta BC na Taça dos Clubes Vencedores de Taças - que viria a ser conquistada pelo emblema de Alvalade

ponta-de-lança polaco contratado este Verão ao Górnik Zabrze SA, tem estado em evidência e já leva quatro golos em 2023/2024. No registo diante de emblemas austríacos, o Sporting CP apresenta um grande equilíbrio: sete

vitórias, dois empates e sete derrotas em 16 jogos. Os últimos dois não foram os melhores (desaires pesados perante o LASK), mas também houve noites europeias memoráveis perante adversários da Áustria, como o 4-1 imposto

ao SK Rapid Wien em 1968, o 4-0 ao LASK em 1969 ou o 4-0 ao FC Swarovski Tirol em 1987. Na Áustria, apenas Morten Hjulmand - dos jogadores às ordens de Rúben Amorim - tem experiência, tendo representado o FC Admira Wacker Mödling.

RKS Raków Częstochowa

Tal como com o SK Sturm Graz, o Sporting CP não tem qualquer ligação histórica directa ao RKS Raków Częstochowa, emblema fundado em 1921 e que venceu a liga polaca pela primeira vez em 2022/2023.

Superando toda a concorrência, os medaliki somaram 75 pontos, mais nove do que o Legia Warszawa e mais 14 do que o KKS Lech Poznań. Na Taça da Polónia, o RKS Raków Częstochowa chegou à final, perdendo no desempate por pontapés de penálti contra o Legia Warszawa. Ao longo da época, destacaram-se o espanhol Ivi, o ucraniano Vladyslav Kochergin, o polaco Bartosz Nowak, o guarda-redes bósnio Vladan Kovačević ou o letão Vladislavs Gutkovskis

Częstochowa soma três vitórias, um empate e uma derrota no campeonato, tendo perdido a Supertaça contra o Legia Warszawa novamente no desempate por pontapés de penálti. O Raków Częstochowa disputou ainda a qualificação para a fase de grupos da UEFA Champions League, tendo chegado ao play-off. Depois de eliminar os estónios do FC Flora, os azeris do Qarabağ FK e os cipriotas do Aris Limassol FC, os polacos foram afastados pelos dinamarqueses do FC København. Até ao momento, o avançado Łukasz Zwoliński, recém-contratado ao Lechia Gdańsk, é um dos jogadores em evidência, com seis golos marcados na temporada. O Sporting CP conta apenas com quatro jogos contra formações polacas, tendo ganho duas vezes, empatado uma e perdido outra. Todos os embates foram contra o Legia Warszawa: dois nos 16-avos-de-final da UEFA Europa League em 2011/2012 e outros dois na fase de grupos da UEFA Champions League em 2016/2017.

- que já não faz parte do plantel. Há ainda uma dupla de croatas (Zoran Arsenić e Fran Tudor) e outra de gregos (Stratos Svarnas e Giannis Papanikolaou), ambas com qualidade. O treinador Dawid Szwarga tem apenas 32 anos e era, em 2022/2023, adjunto do RKS Raków Częstochowa. Em 2023/2024, o RKS Raków

Recentemente, em 2021/2022, dois jogadores com ADN verde e branco passaram pelo RKS Raków Częstochowa: Miguel Luís, médio formado em Alcochete que chegou a jogar e a marcar pela equipa principal, e Alexandre Guedes, avançado também formado no Clube que somou alguns minutos na equipa B. Nenhum jogador do Sporting CP actual conta com experiências no futebol polaco.

Calendário da fase de grupos

21 de Setembro: SK Sturm Graz vs. Sporting CP

5 de Outubro: Sporting CP vs. Atalanta BC

26 de Outubro: RKS Raków Częstochowa vs. Sporting CP

9 de Novembro: Sporting CP vs. RKS Raków Częstochowa

30 de Novembro: Atalanta BC vs. Sporting CP

14 de Dezembro: Sporting CP vs. SK Sturm Graz

Hugo Viana: “Estamos optimistas”

Na reacção ao sorteio da fase de grupos da UEFA Europa League, Hugo Viana, director-desportivo da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, expressou confiança nas possibilidades do emblema de Alvalade na prova.

“Sorteio sempre difícil para qualquer equipa. Poderão achar que será grupo fácil, não pensamos dessa maneira. Não há jogos, nem equipas fáceis, mas obviamente estamos optimistas”, começou por dizer em declarações aos meios de comunicação da UEFA, complementando: “Objectivos em todas as competições são fazer o melhor que possamos e chegar o mais à frente possível nesta competição”, disse.

SPORTING 3940 - 9
Em 1987/1988, Sporting CP e Atalanta BC reencontraram-se, agora com maior felicidade para os italianos Morten Hjulmand vai regressar a dois países onde já jogou: Áustria e Itália

FUTEBOL

35 LEÕES CHAMADOS PARA AS RESPECTIVAS SELECÇÕES NACIONAIS

SETEMBRO É SINÓNIMO DA PRIMEIRA PARAGEM PARA OS COMPROMISSOS INTERNACIONAIS E O SPORTING CP É O EMBLEMA COM MAIS REPRESENTANTES EM TRÊS DAS CINCO LISTAS DAS EQUIPAS JOVENS PORTUGUESAS. DAMOS-LHE A CONHECER OS NOMES QUE INTEGRAM CADA CONVOCATÓRIA E O CALENDÁRIO DO QUE AÍ VEM.

SELECÇÕES PRINCIPAIS (7)

Como não podia deixar de ser, começamos, claro, pelas selecções A. Gonçalo Inácio foi o único convocado pelo seleccionador Roberto Martínez para os compromissos de Portugal referentes à qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, com a turma das Quinas a ter pela frente a Eslováquia (8 de Setembro), em Bratislava, e o Luxemburgo (11 de Setembro), no Estádio do Algarve. Além do defesa-central, Gyökeres foi chamado pela Suécia, que vai defrontar a Estónia (9 de Setembro) e a Áustria (12 de Setembro), na Alemanha, em partidas de acesso também ao Europeu. Já o dinamarquês Morten Hjulmand figura entre os eleitos da Dinamarca para os duelos contra San Marino (7 de Setembro) e Finlândia (10 de Setembro), tendo em vista também o Europeu, sendo que caso participe numa destas partidas cumprirá a estreia oficial pelo seu país. Fora do velho continente, mas também à procura da primeira internacionalização, Ousmane Diomande vai representar a Costa do Marfim, que tem um duplo compromisso com o Lesoto (9 de Setembro), de qualificação para a CAN, e com o Mali (12 de Setembro), este de cariz particular. De referir que esta competição decorre entre 13 de Janeiro e 11 de Fevereiro de 2024, sendo que os costa-marfinenses já têm vaga garantida na fase final. No Japão, Hidemasa Morita integra a lista de escolhidos para o amigável com a Alemanha (9 de Setembro) e para o encontro com a Turquia (12 de Setembro), referente à Kirin Challenge Cup. Geny Catamo vai estar às ordens do seleccionador moçambicano e ex-Leão Chiquinho Conde, no duelo com o Benim (9 de Setembro), alusivo à primeira fase

de qualificação para a CAN. Por fim, Franco Israel estará à disposição do Uruguai no arranque dos jogos de acesso ao Campeonato do Mundo de 2026, contra o Chile (9 de Setembro) e o Equador (12 de Setembro).

Nos sub-21, os Leões contam com três convocados: Eduardo Quaresma, Dário Essugo e Mateus Fernandes (que está emprestado ao GD Estoril Praia). O trio verde e branco vai estar ao serviço de Portugal nos primeiros jogos da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, tendo agendados desafios com a Andorra (8 de Setembro), em Paços de Ferreira, e a Bielorrússia (12 de Setembro), este último a realizar na Arménia devido à situação de guerra na Ucrânia.

SUB-20 (6)

Quanto aos sub-20, o primeiro escalão em que o Sporting CP é o emblema mais representado com seis jogadores, foram chamados David Monteiro, Diogo Pinto, Gonçalo Esteves, Marco Cruz, Tiago Parente e Samuel Justo (que está emprestado ao Casa Pia AC). Agora sob a orientação de Oceano Cruz, ex-médio verde e branco, Portugal tem encontros de preparação marcados em casa da Polónia (8 de Setembro) e também com a Roménia (12 de Setembro), este em Santarém.

SUB-19 (9)

Também nos sub-19 o clube de Alvalade destaca-se como o que tem mais jogadores convocados: nove num total de

22. Afonso Moreira, Francisco Silva, Miguel Alves, João Muniz, Leonardo Barroso, Manuel Mendonça, Pedro Sanca, Rafael Nel e Rodrigo Ribeiro vão estar no estágio marcado para entre 3 e 13 Setembro, que inclui a participação num torneio na Eslovénia, a Nations Cup 2023. Esta prova vai colocar a selecção nacional frente-a-frente com as congéneres do Cazaquistão (6 de Setembro), Islândia (9 de Setembro) e também México (12 de Setembro).

SUB-18 (2)

Relativamente aos sub-18, a convocatória de Portugal inclui apenas dois nomes que integram as fileiras Leoninas: Rayhan Momade e João Infante. A dupla verde e branca vai estar à disposição do seleccionador Filipe

Ramos no Torneio Internacional de Limoges, em França, onde defrontará adversários como Japão (6 de Setembro), França (8 de Setembro) e Inglaterra (10 de Setembro).

SUB-17 (8)

A fechar, e à semelhança do que se verificara nos sub-20 e sub-19, também nos sub-17 o Sporting CP é o emblema com mais jogadores chamados: oito. Denilson Santos, Eduardo Felicíssimo, Geovany Quenda, João Simões, Miguel Gouveia, Rafael Camacho, Rafael Mota e Tiago Leitão vão participar no Torneio Internacional Pinatar, em Múrcia, Espanha, estando prevista a realização de três jogos: Inglaterra (6 de Setembro), Espanha (9 de Setembro) e Marrocos (12 de Setembro).

10 - SPORTING 3940
SUB-21 (3) Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Isabel Silva Leões vão vestir a camisola das suas selecções antes do regresso a Alcochete

HOMENAGEM SALIF KEITA

MARCANTE FUTEBOLISTA LEONINO DO FINAL DOS ANOS 70, SALIF KEITA FALECEU NO PASSADO SÁBADO, AOS 76 ANOS. PARA RECORDAR O TALENTOSO AVANÇADO MALIANO, O JORNAL SPORTING FALOU COM MANUEL FERNANDES, QUE ENTRE ELOGIOS, MEMÓRIAS E EPISÓDIOS, DESTACOU QUE O SEU ANTIGO COLEGA NO ATAQUE

“MERECE SER RECORDADO” E AS SUAS TRÊS ÉPOCAS DE LEÃO AO PEITO “FORAM SUFICIENTES PARA OS ADEPTOS SENTIREM A CLASSE E A MAGIA QUE ESPALHOU NO NOSSO ESTÁDIO”.

golos), pelo qual foi Tricampeão Nacional - juntando ainda duas Taças e três Supertaças -, melhor marcador da liga e Bota de Prata europeu graças aos 42 golos apontados em 1970/1971, além de ter sido o primeiro distinguido com a Bola de Ouro Africana; em Espanha, tornou-se também um ídolo ‘che’ no Valencia CF.

Por aquela altura, o Sporting CP procurava um avançado que pudesse assumir a pesada herança do goleador Héctor Yazalde, que tinha deixado Alvalade no ano anterior. E o presidente João Rocha acabou por encontrar o substituto desejado… na praia.

“Lembro-me que ele vem do Valencia CF para o Sporting CP, porque o João Rocha passava férias lá perto, em Benidorm, encontrou-o na praia e fez-lhe o convite. Nessa altura, ele já estava a acabar o contrato com o Valencia CF”, recordou Manuel Fernandes ao Jornal Sporting, ele que foi companheiro de equipa do talentoso avançado nas três épocas que passou de Leão ao peito - e foram suficientes para tornar o maliano num futebolista inesquecível por cá.

“FAZIA COISAS EXTRAORDINÁRIAS”

“Depois de jogar três anos com ele sei que se tratava de um jogador de topo, excepcional e um colega maravilhoso”, frisou o eterno capitão, que só tem elogios e boas recordações do ‘Pantera de Bamako’ – alcunha de Salif Keita, natural da capital do Mali, onde aprendeu o seu futebol ágil e felino.

“Fazia coisas extraordinárias com a bola, era um jogador espectacular, acima da média. Já não treinava muito porque tinha algumas lesões no joelho, mas também gostava de o ter visto antes dessas lesões e dessa idade (risos)”, atirou Manuel Fernandes, que então tinha 26 anos e estava na sua segunda época no Clube.

Embora confidencie que Keita era “muito introvertido”, era também um bom companheiro: “Tinha espírito de equipa, gostava de brincar e incutia nos miúdos uma vontade enorme de jogar futebol, de ter sucesso e

“REI” POR TERRAS FRANCESAS

Texto: Xavier Costa

Fotografia: Museu Sporting – Centro de Documentação

Salif Keita aterrou em Alvalade em 1976. Tinha já 30 anos e vinha rotulado de craque, tal era o sucesso que trazia na sua bagagem. Pela selecção do Mali, na qual se estreou aos 15 anos para se tornar a sua principal referência, fez 11 golos em 13 jogos, mas foi principalmente na Europa que a sua marca perdurou. Em França, foi - e é - lenda imortal do AS Saint-Étienne (162 jogos e 127

Para Manuel Fernandes, há um episódio que define na perfeição o jogador que foi Salif Keita: “Ele em Paris era rei e o Sporting CP foi lá jogar a 10 de Junho com o SL Benfica, num daqueles jogos para os emigrantes. Ele disse-me: ‘hoje é que vais ver quem é o Salif Keita’. E eu: ‘hoje? É um jogo particular’. Bem, eu fiz um grande jogo, marquei o golo da vitória [21], mas até estava envergonhado de jogar com ele. Ele quis mostrar, pelo seu passado em França, que ainda tinha condições para jogar. Fez um jogo que eu nunca mais o vi fazer”.

apoiava-nos muito”.

Nomes ainda como Jordão e Manoel Costa foram formando uma “linha avançada muito boa”. E se fora de campo o espanhol facilitava a comunicação, dentro das quatro linhas “era fácil jogar com o Keita”, reconheceu Manuel Fernandes, que o destaca até como “o melhor estrangeiro que passou por Portugal”. “Jogava com o pé direito, com o pé esquerdo, marcava, assistia... Fazia tudo!”, justificou. Em Alvalade, deixou arrancadas, técnica e velocidade combinadas e 33 golos em 77 jogos – e vários episódios dos quais Manuel Fernandes foi testemunha e, agora, valioso mensageiro [ver caixa].

MEMÓRIAS QUE FICAM

“Vi-o marcar um golo de livre na Tapadinha em que deu dois passos e meteu a bola na gaveta e acho que foi com o pé esquerdo!”, lembrou, antes de recordar a estreia do craque africano no Sporting CP do inglês Jimmy Hagan, e nada mais e nada menos do que no dérbi com o SL Benfica que abriu a temporada 1976/1977.

“Nunca vi Alvalade com tanta gente e ele, que tinha chegado uma semana antes do jogo, até ficou espantado com aquilo, porque havia pessoas até na pista de atletismo e tudo. O árbitro nem queria dar o jogo... O Salif Keita foi logo titular, não marcou, eu marquei um [3-0], mas fez logo um jogo espectacular”, contou, continuando: “Nesse ano tivemos muitos pontos de avanço, mas depois perdemos o campeonato, porque magoei-me eu e magoou-se ele, em simultâneo, e só tínhamos miúdos para nos substituírem”.

Aliás, a Taça de Portugal, da época seguinte, seria o único título conquistado pelo maliano de verde e branco, tendo sido ele, curiosamente, o capitão responsável por levantar o troféu após o 2-1 ao FC Porto na finalíssima. “Foi capitão com justiça. Era muito experiente já e um daqueles jogadores muito importantes para um grupo de trabalho”, considerou Manuel Fernandes, que depois viria a assumir a mesma braçadeira, assumindo que o tinha “como um exemplo”.

Depois, em 1979, Keita rumou aos EUA, onde iria encerrar a carreira, e foi já na década seguinte que Manuel Fernandes o reencontrou numa digressão Leonina no Mali. “Foi espectacular. Ele gostava de rir, de uma boa piada. Foi um prazer revê-lo e foi a última vez que o vi”, referiu, antes de sublinhar que foi alguém que “merece ser recordado”.

“Esteve três anos no Sporting CP, mas foram suficientes para os adeptos sentirem a classe e a magia que espalhou no nosso estádio. Partiu muito novo. Endereço as minhas condolências à família, porque perderam um grande homem e um grande jogador”, disse, por fim, ao Jornal Sporting. Ficam as memórias que proporcionou e a marca indelével que deixou no Sporting CP.

SPORTING 3940 - 11
“SALIF KEITA ERA UM JOGADOR EXCEPCIONAL E UM COLEGA MARAVILHOSO”
Salif Keita jogou de Leão ao peito entre 1976 e 1979

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

LEOAS NA FINAL DA SUPERTAÇA

SPORTING CP VENCEU EM CASA DO FC FAMALICÃO POR 0-2 E VAI AGORA DEFRONTAR O SL BENFICA. CLÁUDIA NETO, DE PENÁLTI, SELOU O MARCADOR, DEPOIS DE REGINA CARVALHO TER FEITO UM AUTOGOLO LOGO NO INÍCIO DA SEGUNDA PARTE.

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, no último domingo, a passagem à final da Supertaça, depois de vencer o FC Famalicão por 0-2 na meia-final disputada no campo n.º 2 do Estádio Municipal de Famalicão, à porta fechada.

Destaque no 11 inicial para Andrea Norheim, reforço verde e branco para esta época, que apareceu no eixo da defesa ao lado de Bruna Lourenço.

Primeiros minutos divididos, com o Sporting CP a crescer e a mandar no jogo com o avançar do tempo. Fruto disso, as Leoas começaram a criar ocasiões de golo, a primeira a ter Cláudia Neto como protagonista, mas o esférico saiu por cima da baliza defendida por Luísa Pinheiro. O FC Famalicão respondeu pouco depois, ao beneficiar de um livre em zona frontal, mas Hannah Seabert segurou sem grandes problemas e foi tendo uma primeira parte relativamente tranquila.

A guardiã adversária também acabou por não ter grande trabalho, mas viu o perigo chegar mais vezes: Ana Capeta, depois de receber de Ana Borges, cabeceou ao lado junto ao primeiro poste; Diana Silva, após surgir isolada, fez a bola sair ao lado da

baliza; e depois foi Joana Martins, num livre frontal, a atirar por cima.

Assim, o intervalo chegou com 0-0 no marcador, mas não foi preciso esperar muito mais tempo para haver golos em Famalicão. Foi aos 48 minutos que Ana Capeta, descaída para a esquerda, colocou a bola na área para Diana Silva, com Regina Carvalho a surgir nas costas e a colocar

3 de Setembro de 2023 | Supertaça – Meia-final | Campo n.º 2 Estádio Municipal de Famalicão FC

FAMALICÃO

SPORTING CP 0

(0-0 ao intervalo)

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Bruna Lourenço, Andrea Norheim, Alícia Correia, Cláudia Neto, Joana Martins, Brenda Pérez (Jacynta Gala, 64’), Maísa Correia (Andreia Bravo, 67’), Ana Capeta (Fátima Dutra, 77’) e Diana Silva. Treinadora: Mariana Cabral.

a bola dentro da baliza. Autogolo “madrugador” a colocar o Sporting CP em vantagem, num jogo em que já merecia ter marcado e traduzido a superioridade em golos.

Nem cinco minutos depois, o 0-2 na marca de pontapé de penálti: falta na área sobre Diana Silva e Cláudia Neto no frente-a-frente com Luísa Pinheiro a não desperdiçar a oportunidade.

Após a hora de jogo, Mariana Cabral começou a mexer fazendo entrar Jacynta Gala – em estreia – e depois Andreia Bravo, tendo feito sair Maísa Correia e Brenda Pérez, entre um lance de bola parada em que o FC Famalicão ameaçou reduzir.

À entrada para os últimos 15 minutos da partida, mais uma alteração na formação verde e branca com a entrada de Fátima Dutra e a saída de Ana Capeta. Nos minutos finais, apesar de ambas as equipas terem tentado chegar ao golo, foi a equipa da

casa que esteve mais perto de marcar, mas nos momentos do tempo-extra esteve à vista o 0-3: remate cruzado de Fátima Dutra com a guarda-redes do FC Famalicão, fora dos postes, a esticar-se para evitar novo golo Leonino. Assim, as Leoas fecharam o

encontro com 0-2 no marcador e um triunfo mais do que justo, que as coloca na discussão pelo primeiro título da época. A final da Supertaça vai disputar-se no dia 13 de Setembro, no Estádio Municipal de Aveiro, diante do SL Benfica.

“FOMOS MELHORES E MERECEMOS”

Mariana Cabral mostrou-se naturalmente satisfeita com a passagem à final da Supertaça, considerando que o Sporting CP foi melhor do que o FC Famalicão na meia-final.

“Sabíamos que ia ser um jogo difícil fora de casa e foi bom ter sido num relvado, e não num sintético como antes era. Acho que estivemos à altura do jogo e fomos melhores. No final não soubemos gerir tão bem a bola, deixámos o jogo correr, mas acho que estivemos muito bem e que merecemos a passagem à final”, começou por dizer a técnica Leonina em declarações ao Canal 11, antevendo a final com o SL Benfica:

“Acho que vai ser uma grande final, mais um grande jogo como têm sido sempre os dérbis, que são sempre jogos muito especiais, muito competitivos e muito difíceis”.

“Esperemos que desta vez a Supertaça venha para o Sporting CP”, rematou.

12 - SPORTING 3940
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: José Lorvão
- 2
Sporting CP vai disputar o primeiro título da temporada 2023/2024
Regina Carvalho (48’, autogolo) Cláudia Neto (53’, penálti)

TUDO PARA ANIMAIS E PLANTAS

P O UP E 30 €

112,98€

82,99€

COMPRA CONJUNTA

Conjunto 2 Armários ECO

Alto + Baixo em Plástico

Disponível também em separado: Baixo (CxLxA) 68x39x86cm

42,99€/UN

Alto (CxLxA) 68X39X170cm

69,99€/UN

P O UP E 15 €

74,99€ 89,99€

Casota p/ Cão (LxAxP) 92x90x89cm

Material: Plástico

P O UP E 2 0 €

269€

249€

ÁGUEDA ALMEIRIM ANADIA

AVEIRO

BARCELOS BEJA

BRAGANÇA

CADAVAL CALDAS DA RAINHA CARTAXO CASTELO BRANCO CHAVES ÉVORA FUNCHAL (Madeira)

GUIMARÃES LEIRIA LOURINHÃ

MAFRA MATOSINHOS OIÃ OLIVEIRA DO BAIRRO

OVAR

PENICHE POMBAL

PONTA DELGADA (Açores)

PONTE DE LIMA

PORTALEGRE RIBEIRA GRANDE (Açores)

Cuba Inox c/ Porta Lateral 150L

1 A 30 SETEMBRO 2023

OFFICIAL MAIN PARTNER DO FUTEBOL DE FORMAÇÃO E ACADEMIAS SPORTING

SANTIAGO DO CACÉM SETÚBAL TAVIRA

TOMAR

TORRES NOVAS

TORRES VEDRAS VISEU

Promoções válidas nas lojas Agriloja em Portugal Continental, entre 1 e 30 de Setembro de 2023, salvo rutura de stocks, erro tipográfico ou erro de imagem. Adereços não incluídos. Os produtos deste anúncio podem não estar disponíveis em todas as lojas ou disponíveis apenas por encomenda. Os preços apresentados incluem IVA à taxa em vigor

C M Y CM MY CY CMY K ai169287117813_ANUNCIO_Jornal_SCP_25,3x33,5_7Setembro.pdf 1 24/08/2023 10:59:44

FUTEBOL EQUIPA B

REACÇÃO INSUFICIENTE FRENTE À A. ACADÉMICA DE COIMBRA

JOVENS LEÕES AINDA CONSEGUIRAM RESPONDER AO PRIMEIRO GOLO DOS EFICAZES ESTUDANTES, MAS LOGO NO INÍCIO DA SEGUNDA PARTE O 1-2 OBRIGOU A UMA REACÇÃO VERDE E BRANCA QUE, SURGIDA A ESPAÇOS, NÃO TEVE SUCESSO.

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, no último domingo, a A. Académica de Coimbra e caiu por 1-2 na quinta jornada da série B da Liga 3.

Para enfrentar uma ainda invicta formação da A. Académica de Coimbra, Filipe Çelikkaya, treinador verde e branco, promoveu duas alterações face ao 11 inicial apresentado, na jornada anterior, na vitória por 0-2 em casa do Atlético CP: Rodrigo Ribeiro e Afonso Moreira – este em estreia pela equipa B em 2023/2024 - foram titulares nos lugares de Rafael Nel e Vando Félix.

O duelo iniciou-se muito dividido, mas morno, com raras aproximações a ambas as balizas. Contudo, uma verdadeira oportunidade bastou para a formação de Coimbra, que através de uma boa desmarcação e consequente finalização de Tiago Veiga chegou ao 0-1 à passagem do quarto de hora de jogo – a equipa B não sofria qualquer golo há duas partidas consecutivas.

Pouco depois, Tiago Ferreira tentou responder de imediato ao golo adversário, mas um primeiro remate, de longe, do capitão Leonino saiu ligeiramente ao lado, tal como um pontapé de

canto que pareceu ‘envenenar-se’ rumo à baliza de Carlos Alves.

Nesta fase, os jovens Leões cresceram perante os estudantes e foi já perto da meia hora que a igualdade se repôs no marcador.

Rodrigo Ribeiro, lançado na profundidade, trabalhou dentro da área e serviu, com um passe da morte, Manuel Mendonça, que encostou para o 1-1 - foi o primeiro golo do médio de 18 anos pela equipa B do Sporting CP.

3 de Setembro de 2023 | Liga 3 – Série B – 5.ª jornada |

SPORTING CP

A. ACADÉMICA DE COIMBRA 1 - 2

(1-1 ao intervalo)

Sporting CP: Diego Calai [GR], Leonardo Barroso (Rafael Nel, 72’), João Muniz, Chico Lamba, David Monteiro (Pedro Bondo, 46’), Diogo Abreu (Vando Félix, 66’), Miguel Menino (Alexandre Brito, 66’), Manuel Mendonça, Afonso Moreira (Diogo Cabral, 60’), Tiago Ferreira [C] e Rodrigo Ribeiro. Treinador: Filipe Çelikkaya. Disciplina: cartão amarelo para Abreu (50‘), Cabral (86’), Tiago Ferreira (87’), Lamba (90’).

Depois, o jogo voltou a ficar muito equilibrado - um pouco mais duro e disputado essencialmente a meio-campo – com uma pressionante A. Académica de Coimbra a conseguir ter mais bola (45%-55% ao intervalo), mas sem efeitos prácticos. O 1-1 e a toada do jogo seguiram para os segundos 45 minutos, que contaram, além disso, com o aparecimento de chuva e com a estreia - positiva - do reforço Pedro Bondo de Leão ao peito – entrou para o lugar de David Monteiro na lateral esquerda.

E logo a abrir, os jovens Leõescom sinal mais no reatamento - podiam ter completado a reviravolta, mas o remate de Tiago Ferreira foi defendido e o de Manuel Mendonça, na recarga, saiu muito perto do poste. No entanto, mais eficazes foram os estudantes, mais uma vez, que pouco depois apontaram o 1-2 num forte pontapé de ressaca de Chico, à entrada da área, após um canto.

À procura de uma reacção, Filipe Çelikkaya trocou Afonso Moreira por Diogo Cabral e, mais tarde, arriscou com as entradas do extremo Vando Félix e do médio Alexandre Brito, retirando dois

médios, Miguel Menino e Diogo Abreu. Ainda assim, a A. Académica de Coimbra manteve-se confortável em campo, conseguindo gerir e minimizar o ímpeto verde e branco.

Já na última cartada, o técnico Leonino colocou mais uma unidade ofensiva: o avançado Rafael Nel entrou para a saída do lateral Leonardo Barroso. Nesta recta final, a posse de bola foi monopolizada pelos jovens Leões, porém, apesar do esforço e muita insistência, os caminhos para a baliza visitante continuaram por encontrar.

Além disso, já em cima do minuto 90, o guardião Diego Calai ainda brilhou ao travar um pontapé de penálti de Perea, mantendo a equipa B à procura do empate até ao último apito. Empate esse que podia ter chegado num derradeiro cabeceamento de Chico Lamba, mas a bola morreu nas mãos de Carlos Alves e o 1-2 foi definitivo. Assim, os jovens Leões continuam com nove pontos e na próxima jornada têm uma deslocação ao terreno do SU 1.º de Dezembro.

FILIPE ÇELIKKAYA:

“TEMOS DE OLHAR PARA OS NOSSOS ERROS E MELHORAR”

Terminado o encontro, o treinador da equipa B Leonina fez o rescaldo daquele que considerou um “jogo extremamente competitivo”.

“Tínhamos um plano de jogo estruturado, mas não o conseguimos cumprir na plenitude e o resultado foi este. A A. Académica de Coimbra é um justo vencedor pela atitude que demonstrou ao longo dos 98 minutos e nós não. Só aparecemos a espaços e assim é impossível ganhar jogos nesta Liga 3”, reflectiu, acrescentando: “Temos um grande desafio pela frente, mas a pré-disposição diária e para o jogo tem de ser sempre nos limites. Não sendo, teremos estes dissabores, como aconteceu hoje”.

O técnico analisou, depois, o desenrolar dos acontecimentos, considerando que “não foi um bom jogo” dos jovens Leões, no entanto, mostrou-se confiante numa “boa resposta”.

“Estamos feridos, sabemos que não estivemos bem, mas já fizemos três jogos fantásticos neste arranque e temos de nos basear neles também”, sublinhou, reforçando: “Temos de olhar para dentro, para nós, onde errámos e continuar a trabalhar aquilo que fazemos muito bem”, sentenciou.

14 - SPORTING 3940
Texto: Xavier Costa Fotografia: Isabel Silva Jogo duro no Estádio Aurélio Pereira Tiago Veiga (16’) Chico (53’) Manuel Mendonça (27’)

SPORTING CP RENOVA COM LEONARDO BARROSO

LATERAL DE 18 ANOS FICA LIGADO AO CLUBE LEONINO ATÉ 2028.

O Sporting Clube de Portugal oficializou, na última sexta-feira, a renovação de contrato com Leonardo Barroso, lateral de 18 anos da equipa B que tem sido chamado aos trabalhos do plantel principal Leonino. Um entendimento que suscitou muita satisfação ao jogador formado na Academia

Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Leonardo Barroso encara a renovação com o Sporting CP como um sinal de reforço de confiança por parte do emblema e Alvalade, que reconhece a evolução que o jogador tem vindo a apresentar. “Tenho tido um percurso muito bom [no Sporting CP], tenho crescido muito como jogador e também como pessoa, tenho aprendido

muito e trabalho todos os dias”, explicando depois o sentimento pela renovação: “É sinal de que o Sporting CP continua a acreditar no meu potencial e no meu trabalho”, afirmou aos meios de comunicação do clube Leonino.

Leonardo Barroso espera personificar bem o ADN Sporting. “Um jogador, para representar o Sporting CP, tem de trabalhar muito, ter muita disciplina e muito foco naquilo que deseja”, definindo as características que entende mais podem contribuir para o Sporting CP: “Considero-me um jogador muito forte fisicamente, rápido, consigo ler bem o jogo e também consigo criar desequilíbrios aos adversários”, caracterizou. Quanto aos objectivos que tem para o tempo do novo contrato, Leonardo Barroso foi claro: “Chegar à equipa principal

MAURO COUTO É LEÃO

EXTREMO DE 17 ANOS CHEGA PARA A EQUIPA B.

através do trabalho diário”. O futebolista de 18 anos definiu ainda os momentos mais marcantes no Sporting CP. “Ser campeão em sub-14 e em sub-17. Diverti-me muito, fomos felizes e tive aqui grandes momentos como residente na Academia”, explanou o jogador, que não poupou nos elogios ao Sporting CP: “É um clube que acredita nos jogadores, que aposta nos jovens e continua a fazê-lo”.

Leonardo Barroso faz o percurso de forma sustentada e considera que as chamadas aos sub-23, equipa B do Sporting CP e ao plantel principal, como aconteceu no estágio de pré-temporada, em Lagos, lhe trazem “muita aprendizagem”.

“Ter estado na equipa A é um contexto diferente, exige mais coisas que eu tenho trabalhado

para poder chegar lá”, revelando grande admiração por Cristiano Ronaldo, Pedro Porro e Ricardo Esgaio, estes dois últimos também laterais.

Leonardo Barroso relembrou,

por fim, os primeiros passos no Sporting CP. “O primeiro dia foi nos sub-14, num treino no início da época e atingi um colega numa jogada, mas já passou”, disse, entre sorrisos, o lateral.

extremo, de 17 anos, chega ao Clube proveniente do FC Paços de Ferreira, que chegou a representar em nove ocasiões na equipa principal, e vai jogar na equipa B verde e branca. “Para mim é uma alegria, um orgulho e uma honra enorme estar aqui. Saber que o Sporting CP me queria deixou-me muito feliz, não só por ver o meu trabalho recompensado, mas também por poder vestir a camisola de um dos maiores clubes do Mundo”, começou por dizer o jovem jogador aos meios de comunicação Leoninos, referindo saber que “para ser jogador do Sporting CP não basta ter qualidade”. “Temos de nos dedicar e trabalhar todos os dias”, justificou, antes de revelar aquilo que espera de Leão ao peito: “Já joguei na Liga, mas agora estou focado na equipa B do Sporting CP, que é uma equipa com muita qualidade, e na Liga 3, que é um bom

campeonato. Venho para acrescentar alguma experiência e espero ajudar a equipa o melhor possível para que possamos atingir os nossos objectivos”.

Para quem não o conhece, Mauro Couto, que na formação representou ainda o FC Cête, FC Penafiel, Dragon Force e Padroense FC, diz destacar-se “no um para um e na progressão com bola em transição”, identificando-se com Marcus Edwards, mas não só.

“O Cristiano Ronaldo é a minha referência desde pequenino e acho que vai ser sempre pela forma como trabalha e pelo enorme profissional que ele é, mas

BILHETE

na actual equipa principal do Sporting CP identifico-me com o Edwards porque também joga mais com o pé esquerdo e a partir da linha para dentro”, revelou, dizendo que também olha muito para o exemplo de Sebastián Coates, que considera ser “um jogador à Sporting CP”. O reforço verde e branco deixou ainda um pedido e uma promessa aos Sportinguistas: “Peço-lhes que nos dêem o mesmo apoio de sempre e aquilo que eu lhes posso prometer é o meu trabalho diário e o meu máximo sempre que vestir a camisola. O resto –os golos, as assistências e os minutos jogados - virão com isso”.

DE IDENTIDADE

Nome: Mauro Meireles Couto

Data de nascimento: 15 de Novembro de 2005 (17 anos)

Nacionalidade: portuguesa

Posição: extremo

Clube anterior: FC Cête, FC Penafiel, Dragon Force, Padroense FC e FC Paços Ferreira

SPORTING 3940 - 15
Mauro Couto é reforço do Sporting Clube de Portugal. O Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Ivo Martins “Um jogador, para representar o Sporting CP, tem de trabalhar muito, ter muita disciplina e muito foco naquilo que deseja”, garantiu o jogador “Para ser jogador do Sporting CP não basta ter qualidade”, garantiu Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Tiago Matos

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-19

EMPATE CASTIGA DIFICULDADES NA FINALIZAÇÃO

IGUALDADE A UM GOLO FRENTE AO FC ALVERCA NA QUARTA JORNADA DO CAMPEONATO NACIONAL DE SUB-19.

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou no último sábado, a um golo, frente ao FC Alverca, na quarta jornada da primeira fase do Campeonato Nacional do escalão. Com cinco jogadores ainda com idade para jogarem nos sub17 a alinharem de início nos sub19 e na estreia de Diogo Martins no 11, a formação verde e branca começou bem o jogo diante do FC Alverca, com João Simões, antes dos dois minutos, a rematar com perigo, mas ao lado. Perto dos 15 minutos, o FC Alverca respondeu, com uma boa jogada na esquerda e cruzamento atrasado, que não teve desvio perto da baliza de Miguel Gouveia.

Aos 17 minutos, o Sporting CP marcou, com Pedro Sanca a rematar forte mesmo à entrada da área. O extremo atirou colocado, fora do alcance do guarda-redes da equipa visitante, para o golo da equipa Leonina.

O Sporting CP exercia o domínio e, pouco depois da meia hora, uma boa jogada em que intervieram Pedro Sanca e Diogo Martins terminou com remate por cima da trave assinado por Rayhan Momade. O lateral esquerdo teve também participação importante em nova boa oportunidade do Sporting CP, com um cruzamento que

Diogo Martins antecipou na área para um desvio por cima em excelente movimentação do ponta-de-lança.

2 de Setembro de 2023 | Campeonato Nacional – Série Sul –4.ª jornada | Estádio Aurélio Pereira

SPORTING CP

E, sobre o intervalo, foi Eduardo Felicíssimo a ficar bem perto do golo, com um remate na área, defendido com uma boa mancha pelo guarda-redes Fernando Schmelz. Intervalo e vantagem da equipa Sportinguista por 1-0, que era curta para a supremacia Leonina.

- 1

FC ALVERCA 1

(1-0 ao intervalo)

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Rodrigo Dias, Marlon Junior [C], Rafael Mota, Rayhan Momade, Eduardo Felicísimo (Ivanildo Mendes, 65’), Micael Sanhá, Manuel Kissanga, Diogo Martins (Aldair Kandala, 65’) João Simões (Amadu Baldé, 75’), Pedro Sanca (Telmo Coimbra, 80’). Treinador: Pedro Coelho. Disciplina: cartão amarelo para João Simões (31’) e Micael Sanhá (89’).

Na segunda parte, a primeira oportunidade do jogo foi do FC Alverca, com um remate de Ayrton Figueira. No entanto, a melhor qualidade de jogo era da equipa Leonina, com boas saídas para o ataque, às quais faltava uma melhor definição no último passe ou no remate, que inviabilizavam o ampliar do marcador. Diogo Martins, num remate ligeiramente ao lado, de pé

esquerdo, perto dos 60 minutos, foi quem mais perto esteve do segundo golo. Mas, com o tempo, o jogo ficou cada vez mais ‘partido’, com ambas as equipas cada vez com mais espaço para saírem em contra-ataque, e, a cerca de 15 minutos para o final, Ayrton Figueira empatou o jogo com um chapéu sobre Miguel Gouveia, sem hipóteses para o guarda-redes Leonino, na sequência de um contra-ataque, com Marlon Júnior ainda a tentar cortar a bola sobre a linha de golo, mas sem sucesso.

Até final, a equipa sub-19 do Sporting CP carregou muito em busca da vitória, mas a densidade de pernas dos visitantes junto à área que defendiam interceptou

as tentativas do emblema de Alvalade, que, num calcanhar de Aldair Kandala após excelente jogada de Micael Sanhá, rondou com muito perigo a baliza do FC Alverca.

Foi um jogo cujo resultado fica, para a equipa Leonina, ligado às dificuldades na finalização, atendendo a que o Sporting CP terminou o jogo com um total de 17 remates contra oito dos forasteiros e também uma significativa diferença na posse de bola: a maior iniciativa dos comandados de Pedro Coelho ficou expressa nos 66% de posse de bola contra os 34% do FC Alverca. Na próxima jornada há dérbi, com o Sporting CP a deslocar-se a casa do SL Benfica.

16 - SPORTING 3940
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: José Lorvão Esforço verde e branco não chegou para a conquista dos três pontos Ayrton Figueira (74’) Pedro Sanca (17’)

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-17

LEÕES SÓ SABEM GANHAR

EQUIPA DE JOSÉ JOÃO VENCE CASA PIA AC, FORA DE PORTAS, POR 2-4 E SOMA POR VITÓRIAS OS QUATRO JOGOS REALIZADOS EM 2023/2024.

em vantagem com um golo de Atanásio Cunha - assistência de Miguel Almeida. A equipa verde e branca não sairia para os balneários sem mais um golo marcado: aconteceu aos 44 minutos, com Rafael Camacho a dar o melhor seguimento a uma assistência de Sandro Nascimento. Depois de marcar um golo, Rafael Camacho assistiu Miguel Almeida para o 0-3 pouco depois da hora de jogo, mais concretamente aos 62 minutos. No entanto, a formação do Casa Pia AC teve uma boa reacção e, pouco depois, reduziu o marcador para 1-3 e encurtou ainda mais a

diferença, para 2-3 com novo golo aos 80 minutos. Foi já em tempo de compensação que a equipa Leonina fez o resultado final, com um golo de Denilson Santos, a passe de Frederico Gomes, para o 2-4 definitivo.

Com mais este triunfo, a equipa do Sporting CP totaliza 12 pontos nas quatro jornadas realizadas, um pleno de pontos que é acompanhado por um ataque já com 23 golos marcados, contra apenas três sofridos e uma diferença positiva de 20 golos. Na próxima jornada, os jovens Leões de sub-17 recebem o SG Sacavenense.

3 de Setembro de 2023 | Campeonato Nacional – Série Sul –4.ª jornada | Estádio Pina Manique – Campo 3, Lisboa

CASA PIA AC

Emergildo Moreira (17, penálti, e 36’, penálti)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal

SUB-15

venceu, no último domingo, no recinto do Casa Pia AC por 2-4 na quarta jornada da primeira fase do Campeonato

Nacional do escalão.

Os jovens Leões tiveram uma grande entrada em jogo e aos nove minutos colocaram-se

ESTREIA A VENCER NO CAMPEONATO

Fotografia: Sérgio Martins

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal entrou em cena, no passado sábado, no Campeonato Nacional do escalão e bateu o CF Os Marialvas por 3-2 no embate relativo à terceira jornada - mas o primeiro disputado pelos Leões em 2023/2024 - da série B.

Apesar do maior domínio Sportinguista - ao intervalo, 62%-38% em posse de bola e 6-3 em remates - até foi o conjunto visitante a

- 4

SPORTING CP 2

Atanásio Cunha (9’)

Rafael Camacho (44’)

Miguel Almeida (61’)

(2-2 ao intervalo)

Denilson Santos (90+8’)

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Daniel Costa, Atanásio Cunha, Afonso Lee, Joel Moura (Denilson Santos, 58’) João Rodrigues [C], (Salvador Blopa, 87’), Rafael Camacho, Sandro Nascimento (Gonçalo Correia, 58’), Flávio Gonçalves (Salvador Frederico Gomes, 58’), Miguel Almeida, Winilson Lopes (Rodrigo Cabrito, 90+6’). Treinador: José João. Disciplina: cartão amarelo para Winilson Lopes (39’), Sandro Nascimento (45’) e Rafael Camacho (67’).

REVIRAVOLTA PARA A VITÓRIA CHEGOU NA SEGUNDA PARTE COM GOLOS DE DUARTE TOMÁS, FRANCISCO SIMÕES E JOSÉ LINO.

marcar primeiro, aos 29 minutos, no único remate à baliza conseguido no primeiro tempo. No entanto, a reacção verde e branca chegaria em força e de forma imediata na segunda etapa.

Bastaram os primeiros três minutos e já a equipa sub-15 do Sporting CP tinha virado o resultado, graças aos golos de Duarte Tomás (42’) e Francisco Simões (43’).

Não podia ter sido mais eficaz a resposta dos jovens Leões, que já na recta final do encontro chegariam ao 3-1 da tranquilidade. Já em período de descontos, o

CF Os Marialvas ainda reduziu a diferença no marcador, mas a vitória ficou mesmo em casa, na Academia Cristiano Ronaldo. No final do encontro, o treinador Bernardo Bruschy revelou-se “contente com a qualidade do jogo e pelo resultado”, embora tenha realçado que esta é “uma fase inicial” e ainda há “muito para melhorar e crescer”.

Conquistados os primeiros três pontos em 2023/2024, para os jovens Leões de Bernardo Bruschy segue-se agora a recepção à UD Leiria.

2 de Setembro de 2023 | Campeonato Nacional – Série B - 3.ª jornada | Campo n.º 6 da Academia Cristiano Ronaldo

SPORTING CP

Duarte Tomás (42’)

Francisco Simões (43’)

José Lino (76’)

- 2

CF OS MARIALVAS 3

(0-1 ao intervalo)

Francisco Jesus (29’) João Silva (80+3’)

Sporting CP: Afonso Redondo [GR], Salvador Fortuna (David Conceição, 53’), Gustavo Laginhas, Alexandre Rosado [C], Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira (Leonardo Varela, 53’), Duarte Tomás (João Guerra, 63’), Francisco Simões, Sandro Ferreira (José Lino, 41’), Martim Almeida e Henrique Tavares (José Garrafa, 53’). Treinador: Bernardo Bruschy.

SPORTING 3940 - 17
Texto: Nuno Miguel Simas Texto: Nuno Miguel Simas Sub-17 imparáveis em 2023/2024

MODALIDADES HÓQUEI EM PATINS

TROFÉU STROMP FICA EM CASA PELA SÉTIMA ÉPOCA CONSECUTIVA

LEÕES FORAM OBRIGADOS A APLICAR-SE PARA DAR A VOLTA A UMA DESVANTAGEM DE 0-2, MAS BATERAM O SC TOMAR COM QUATRO GOLOS NA SEGUNDA PARTE (4-2).

aos 19’ e 20’, o Sporting CP marcou duas vezes, por Nolito Romero e Toni Pérez (bis), que deram a primeira vantagem (4-2). Na recta final, os Leões baixaram as linhas e o SC Tomar pressionou no campo todo, procurando condicionar a saída de bola e insistir no ataque. Guilherme Silva ainda desperdiçou um penálti, defendido com mestria por

Ângelo Girão, e apesar das tentativas visitantes, nada surtiu efeito, pelo que o triunfo sorriu aos da casa, numa tarde com momentos bons e outros menos bons. Agora, o primeiro encontro oficial da temporada 2023/2024 para a equipa de hóquei em patins está agendado para dia 15 de Setembro, com a AD Valongo, nos quartos-de-final da Elite Cup.

David Pereira: “Foi bom voltar a casa”

A

Stromp no final da partida

Fotografia:

Em dia de apresentação aos Sócios e adeptos no Pavilhão João Rocha, a equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal levou a melhor sobre o SC Tomar por 4-2, este domingo, conquistando dessa forma mais uma edição do Troféu Stromp, a sétima consecutiva. Numa tarde especial, que contou com a presença de todos os escalões de formação da modalidade e muitos Sportinguistas nas bancadas, foi revelada a constituição do plantel para a nova época. Os jogadores foram anunciados um a um, sendo que nove deles transitam do último ano e há dois reforços: Rafael Bessa e o argentino Facundo Bridge, ambos vindos da AD Valongo. Em seguida, como é já tradição, o capitão Ângelo Girão e o

treinador

dirigiram-se aos adeptos com uma mensagem de boas-vindas. O primeiro prometeu “toda a entrega do Mundo e luta para trazer títulos para o Clube”, enquanto o segundo assegurou que a equipa dará sempre “o máximo” para que a massa associativa sinta “orgulho” nos jogadores. Quanto à partida propriamente dita, não começou da melhor forma para o Sporting CP. Os Leões acusaram algum nervosismo e perderam várias bolas em zonas proibidas, num início de jogo intenso, com muitas faltas e no qual o SC Tomar beneficiou das melhores oportunidades. Ainda assim, na baliza estava Ângelo Girão, que foi impedindo que os visitantes abrissem o placard. Ao fim de apenas sete minutos, Alejandro Domínguez pediu o primeiro timeout e trocou todos os jogadores de campo para

3 de Setembro de 2023 | Troféu Stromp | Pavilhão João Rocha

SPORTING CP

Toni Pérez (29’ e 44’)

João Souto (35’)

Gonzalo Romero (45’)

- 2

SC TOMAR 4

(0-2 ao intervalo)

Franco Ferruccio (9’) Pedro Martins (21’)

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Toni Pérez, Nolito Romero, Alessandro Verona e Ferran Font; Zé Diogo [GR], Rafael Bessa, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Matías Platero e João Souto. Treinador: David Pereira.

Disciplina: cartão azul para João Souto.

tentar levar a cabo uma reacção. No entanto, acabou por ser o SC Tomar a facturar o 0-1 aos 9’, através de Franco Ferruccio, e apesar de o Sporting CP até ter equilibrado o tabuleiro, aos 21’ Pedro Martins também marcou, dilatando para 0-2 ao intervalo. No regresso para a segunda parte, chegou a resposta Leonina. O Sporting CP melhorou, imprimiu maior velocidade e criou mais desequilíbrios, encurtando sem surpresa para 1-2 logo aos quatro minutos, na recarga de Toni Pérez a um primeiro remate de Matías Platero. Pouco depois, João Souto podia ter dado o golo do empate, na marcação de um livre directo, mas permitiu a defesa. Muito disputado, o jogo assumiu uma toada de parada e resposta, com a turma de Alvalade a defender melhor e a encontrar outras soluções na transição. Dito isto, aos dez minutos Nolito Romero ofereceu o 2-2 a João Souto, que só teve de encostar certeiro, e depois Alessandro Verona desperdiçou um penálti, enquanto Nolito Romero e João Souto falharam livres directos. Apesar da subida de produção verde e branca, o SC Tomar nunca se vergou e também podia ter marcado de bola parada. Franco Ferruccio não conseguiu concretizar dois livres directos, o segundo após a décima falta Leonina, e em menos de um minuto,

Após o encontro, o treinador-adjunto Leonino, David Pereira, reconheceu que os Leões não estiveram bem até ao intervalo, mas destacou a subida de produção na segunda metade. “A primeira parte não foi tão bem-conseguida como queríamos, sendo que havia um plano de jogo a cumprir. Ainda assim, demos uma boa resposta na segunda parte. Foi bom voltar a casa, mas certamente ainda vamos melhorar”, disse o técnico à Sporting TV, ele que esta época passou de analista a adjunto, tendo liderado a equipa neste jogo por Alejandro Domínguez estar castigado. David Pereira deixou ainda uma palavra aos Sportinguistas que marcaram presença no Pavilhão João Rocha. “Quero agradecer aos que vieram apoiar o hóquei em patins. Demonstra que acreditam na equipa e nós vamos dar tudo para dar títulos e alegrias aos adeptos”, garantiu, frisando que a resposta dos jogadores “tem sido positiva” nesta pré-época, pelo que agora importa “crescer cada vez mais”, a começar pelo primeiro teste oficial da época: a Elite Cup. “Vamos de jogo em jogo e de competição em competição, a preparação está a ser feita tendo em vista todos os títulos. Primeiro vem a Elite Cup, na qual vamos começar por defrontar uma excelente equipa [nos quartos-de-final], a AD Valongo, que tem muitos jogadores novos. Se as coisas correrem bem, depois apanharemos outro adversário difícil, temos de pensar jogo a jogo”.

Rafael Bessa: “Estamos no início do caminho”

Já Rafael Bessa, um dos dois reforços para a nova temporada, corroborou a ideia partilhada pelo técnico de que o arranque da partida não foi o melhor. “A primeira parte não correu bem, notou-se alguma ansiedade por ser o primeiro jogo em casa. Na segunda metade melhorámos imenso e deixámos de dar tantas ocasiões ao SC Tomar. O nosso jogo evoluiu”, analisou o avançado, abordando o facto de esta ter sido a sua estreia no Pavilhão João Rocha como jogador da casa. “É uma sensação completamente diferente. Já tinha jogado aqui como adversário, mas fazê-lo com o público a puxar por nós é diferente. Sinto-me muito feliz, é uma experiência inacreditável da qual desfrutei ao máximo e vou continuar a desfrutar em todos os jogos que tivermos aqui”. Por fim, Rafael Bessa garantiu que a integração no plantel tem corrido da melhor forma. “O facto de ter vindo do mesmo clube que o Facundo Bridge facilita um pouco, até porque já temos uma relação pessoal. Ainda assim, a adaptação tem sido fácil e rápida, o grupo recebeu-nos muito bem. Estamos no início do caminho, mas espero que no final da época possamos ser felizes”.

18 - SPORTING 3940
Texto: Pedro Ferreira Sérgio Martins entrega do Troféu

MODALIDADES FUTSAL

TUDO RUIU NO ÚLTIMO MINUTO DO PROLONGAMENTO

DEPOIS DE CONQUISTAR DE FORMA CONSECUTIVA AS ÚLTIMAS CINCO SUPERTAÇAS, OS LEÕES DE NUNO DIAS FICARAM MUITO PERTO DE REPETIR O FEITO EM SINES, MAS NUM DÉRBI DE LOUCOS UM PRECOCE 3-0 VERDE E BRANCO ACABARIA EM REVIRAVOLTA ENCARNADA JÁ EM CIMA DA BUZINA FINAL DO PROLONGAMENTO.

A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal perdeu, na passada sexta-feira, frente ao rival SL Benfica por 4-5, após prolongamento, na decisão da Supertaça, disputada num lotado Pavilhão Multiusos de Sines.

Sem Bernardo Paçó, Rafa Félix (ambos lesionados) e Tiago Macedo (ao serviço da selecção sub19) nas opções, o treinador Nuno Dias lançou os reforços - na estreia oficial de Leão ao peito esta época - Henrique Rafagnin e Taynan, juntamente a Tomás Paçó, Alex Merlim e Zicky Té no cinco inicial – Wesley França e Hugo Neves foram os excluídos da ficha de jogo, onde constaram dois jovens: o fixo Abel Vaz (18 anos) e o guarda-redes Kiko Henriques (17 anos).

O duelo que pôs frente-a-frente Leões, actuais Tricampeões Nacionais, e águias, detentoras da Taça de Portugal, começou bem aceso, mas claramente com luz verde, uma vez que com cinco minutos decorridos o Sporting CP já vencia por 3-0.

ENTRADA DE LEÃO INSUFICIENTE

Após Bruno Coelho ter testado pela primeira vez a atenção de Henrique na baliza verde e branca, a turma de Alvalade lançou-se ao ataque com tudo: de rajada, Taynan marcou o seu regresso ao Sporting CP da melhor maneira com o golo inaugural no dérbi, sendo secundado por Zicky, que depois de assistir, aproveitou uma desatenção encarnada e fez o 2-0 na baliza deserta de Léo Gugiel. No entanto, a entrada de Leão não ficou por aqui. À passagem dos cinco minutos de jogo, Henrique - já em bom plano entre os postes – agarrou uma bola na sua área e daí, sem hesitar, atirou para

o golo de baliza a baliza que fixou o precoce 3-0. Ainda assim, haveria muito futsal, acção e incerteza no dérbi em Sines que inaugurou 2023/2024.

Naturalmente, seguiu-se uma reacção do SL Benfica, que tentou de todas as maneiras reentrar na discussão do resultado, conseguindo-o, mas só depois de muita resistência Leonina – sobretudo de um intransponível Henrique.

Pelo meio, Zicky até acertaria no poste, contudo, aos 12 minutos, Jacaré conseguiu rodar e atirar a contar para o 3-1, antes de Diego Nunes voltar a reduzir com um pontapé de fora da área.

Já na resposta verde e branca, só duas decisivas defesas consecutivas de Gugiel impediram o quarto golo do Sporting CP e o marcador não voltou a mexer até ao intervalo. Antes da buzina, a equipa de arbitragem ainda iria recorrer ao VAR – em estreia no futsal nacional, passando a ser utilizado nas fases decisivas das competições nacionais – para analisar um possível penálti para o SL Benfica, mas sem efeito.

A segunda parte, por sua vez, trouxe um dérbi muito rápido, acima de tudo de bola corrida e com oportunidades para as duas equipas, mas foram os Leões, mais uma vez, a assestar mais um golpe no resultado. Henrique lançou

Diogo Santos em profundidade e o jovem ala, de primeira e na passada, rematou cruzado para mais uma explosão de alegria na ruidosa bancada verde e branca. Com a diferença no marcador novamente nos dois golos, o SL Benfica procurou apostar no 5v4 com o guarda-redes subido, mas foi por muito pouco que o efeito não foi o oposto, não tivesse saído ligeiramente ao lado da baliza deserta a tentativa de Taynan.

Pouco depois, o camisola 33 voltou a ameaçar, antes de Henrique emergir também entre os postes para duas importantes defesas – recebeu o prémio de melhor guarda-redes da Supertaça.

O INÍCIO DO FIM

Contudo, foi perto do fim que tudo se torceu. Graças a Jacaré, os encarnados voltaram a reduzir e, a seguir, um belo lance de Zicky - um quebra-cabeças constanteaté podia ter fechado as contas, mas Gugiel conseguiu a defesa e saiu para dar lugar a Bruno Coelho como guarda-redes avançado. E foi precisamente no tudo por tudo das águias que surgiu o 4-4, numa recarga de Carlos Monteiro, que levou a Supertaça a prolongamento. Neste período, houve uma bola ao poste para cada lado e muito desgaste físico, e foi no meio desta incerteza que o dérbi sorriu às águias. Assim que Nuno Dias apostou em Alex Merlim para guarda-redes avançado, um deslize imediato deitou tudo a perder: Jacaré fez o seu hat-trick numa baliza aberta e a primeira vantagem do SL Benfica no marcador acabou por sentenciar a decisão da Supertaça – desde 2016 que o troféu não rumava para Alvalade. Agora, os Leões de Nuno Dias enfrentam o SC Braga no arranque da Liga, num jogo marcado para este sábado (21h30), no Pavilhão João Rocha.

Nuno Dias: “Nada a apontar aos meus jogadores”

Após a derrota, o treinador dos Leões do futsal analisou a partida em zona mista, começando por dar “os parabéns” ao rival encarnado “pela forma como acreditaram e foram trabalhando”. “No futsal os jogos nunca estão ganhos nem perdidos e hoje foi um exemplo disso”, acrescentou, antes de destacar as oportunidades que a sua equipa teve para fechar o encontro.

“Com o 4-2, o Taynan tem uma bola de baliza aberta a poucos minutos do fim e com 4-3 o Zicky também tem um lance isolado, mas acabámos por sofrer golo numa recarga que levou o jogo para prolongamento. Aí o

jogo foi dividido e, provavelmente, houve uma decisão errada da minha parte [a aposta no guarda-redes avançado]. Nada a apontar àquilo que os meus jogadores fizeram”, sublinhou, reforçando “o empenho, a qualidade e o esforço despendido num jogo equilibrado” pelos seus jogadores. Por fim, Nuno Dias virou o foco para o arranque da Liga: “O anormal era o que estava a acontecer com cinco Supertaças consecutivas [vencidas]. Hoje infelizmente aconteceu outro resultado, mas uma equipa forte e experiente como a nossa já tem de pensar nas melhorias e no jogo com o SC Braga”.

1 de Setembro de 2023 | Supertaça – Final | Pavilhão Multiusos de Sines

SPORTING CP

Taynan (2’)

Zicky (3’)

Henrique Rafagnin (5’)

Diogo Santos (30’)

SL BENFICA 4 - 5

Jacaré (12’, 36’, 50’)

Diego Nunes (17’)

(4-4 no final do tempo regulamentar)

Carlos Monteiro (39’)

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Abel Vaz, Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Diego Cavinato, Pany Varela, Kiko Henriques [GR], Alex Merlim, Taynan, Henrique Rafagnin [GR].

Treinador: Nuno Dias. Disciplina: cartão amarelo para Henrique (16‘), Pauleta (18’), Pany (25’), Merlim (39’), Taynan (45’).

SPORTING 3940 - 19
Texto: Xavier Costa Fotografia: Sérgio Martins (após prolongamento) (3-2 ao intervalo) Desfecho demasiado cruel para a equipa de Nuno Dias

MODALIDADES ANDEBOL

SPORTING CP TERMINA SUPERTAÇA IBÉRICA NO TERCEIRO LUGAR

TRIUNFO NO JOGO DE ACESSO AO ÚLTIMO LUGAR DO PÓDIO, FRENTE AO CB CIUDAD DE LOGROÑO, POR 39-29. NO JOGO DE ACESSO À FINAL, OS LEÕES CEDERAM

FRENTE AO TODO-PODEROSO FC BARCELONA, POR 37-32, MAS DERAM MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUALIDADE.

Fotografias:

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, no último domingo, o CB Ciudad de Logroño no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares da Supertaça Ibérica da modalidade. Os Leões orientados por Ricardo Costa deixaram vincada a superioridade sobre a formação espanhola nos 60 minutos de jogo e terminaram a participação nesta prova que juntou as quatro melhores equipas ibéricas da última temporada com um triunfo claro e muito merecido.

No sábado, os Leões tiveram pela frente na meia-final da Supertaça Ibérica um desafio de elevada exigência, com o FC Barcelona, do qual acabaram por sair derrotados por 37-32. Apesar de ter dado boa réplica no arranque oficial de 2023/2024, a turma verde e branca acabou por não conseguir contrariar o poderio dos culés, que têm um plantel repleto de estrelas Mundiais. Numa reedição das meias-finais de 2022, entre o actual detentor da Taça de Portugal e o campeão espanhol e vencedor da Copa de SM El Rey, o Sporting CP não entrou da melhor forma. Os Leões perderam várias bolas nos momentos iniciais e foram pouco eficazes a atacar, enquanto os blaugrana aproveitaram, colocando-se a vencer 9-5 ao fim de

apenas dez minutos. Obrigado a agir, o técnico Ricardo Costa pediu o primeiro timeout e, com isso, despoletou uma reacção. Os Leões mostraram-se mais agressivos a defender e afinaram a pontaria no ataque, com Kiko Costa, Mamadou Gassama e Salvador Salvador a liderarem e Leo Maciel a brilhar entre os postes, recuperando a par e passo até atingirem a sua primeira vantagem na partida: 14-16.

Nos minutos finais da primeira parte, as duas equipas andaram sempre próximas com vários empates e superioridades mínimas para o Sporting CP, só que, nos últimos segundos antes da buzina para o intervalo, o FC

2 de Setembro de 2023 | Supertaça Ibérica – Meia-final | Pavilhão do Centro Cultural de Viana do Castelo

FC BARCELONA

SPORTING CP 37-32

(19-18 ao intervalo)

Sporting CP: Leo Maciel [GR], Edy Silva (3), Benjamin Jakobsen, Pedro Portela (2), Edmilson Araújo, Kiko Costa (9), Natán Suárez (3), Jan Gurri (3), Salvador Salvador [C] (4), Espen Våg, Orri Þorkelsson, Mamadou Gassama (3), João Gomes (2), Étienne Mocquais (1), Martim Costa (2) e André Kristensen [GR]. Treinador: Ricardo Costa.

Barcelona voltou a saltar para a dianteira (19-18). Ainda assim, ficava tudo em aberto para a segunda metade do desafio, que podia cair para qualquer lado. No entanto, no regresso dos balneários, a turma de Alvalade voltou a apresentar dificuldades no ataque e, com 15 minutos, já perdia por quatro (29-25). Mais uma vez, foi obrigada a correr atrás do prejuízo, com Kiko Costa a ser novamente o homem em maior evidência, mas desta feita não conseguiu contrariar o claro poderio do rival, que contou com o ex-Leão Luís Frade.

Com dez minutos para jogar, a margem de cinco golos (32-27) dificultava a tarefa do Sporting CP, que devido ao bom desempenho defensivo do FC Barcelona e a algum cansaço já não conseguiu reverter a situação, saindo derrotado por 37-32 contra uma das melhores equipas do Mundo, mas deixando ainda assim bons sinais para o que aí vem e nunca virando a cara à luta.

Já no domingo, contra o CB Ciudad de Logroño, a primeira parte teve vários momentos de equilíbrio, expressos em

vantagens mínimas sucessivas, sobretudo do lado do Sporting CP, com a equipa espanhola sempre no encalço do marcador em relação aos Leões, nomeadamente até á entrada dos últimos dez minutos da etapa inicial. Um jogo em que foram feitas algumas experiências, como a utilização, a espaços, de Kiko Costa como central e Edmilson Araújo a somar minutos no ataque, como lateral esquerdo. Bons indicadores dos dois jogadores, numa equipa que mostrou boas soluções ofensivas e que teve André Kristensen inspirado – já tinha cinco defesas nos primeiros dez minutos e pelo tempo fora, foi travando várias tentativas do CB Ciudad de Logroño. O Sporting CP fez um jogo fiel aos que os Sportinguistas estão habituados. Rápida circulação de bola – várias boas decisões a pautar o jogo de Natán Suárez -, bem acompanhado pelos remates fulgurantes de Martim Costa e de Salvador e pela habitual eficácia de Kiko Costa, que converteu todas as transformações de livres de sete metros das quais se encarregou. Sobretudo nos últimos cinco minutos, o Sporting CP disparou no marcador e passou de 17-15 para 20-15, com três golos consecutivos, o último dos quais mesmo no último segundo, pelo capitão Salvador Salvador. No segundo tempo, consolidou-se a supremacia do Sporting CP, espelhada em resultados

parciais que dissipavam qualquer dúvida quanto à melhor qualidade do Sporting CP sobre o adversário. O 27-21 para a equipa Leonina aos 42’, num remate de meia distância de Kiko Costa acentuava uma tendência que se confirmaria, cada vez mais, com o decorrer do tempo. Os golos apareciam em catadupa, com todos a contribuírem e as boas jogadas ‘embelezavam’ a exibição da equipa verde e branca, com excelentes combinações e golos de grande execução, por exemplo de Benjamin Jakobsen e de Edmilson Araújo, que mostraram bons atributos ofensivos. Deu ainda para rodar toda a equipa e testar soluções, com uma reposta que terá agradado a Ricardo Costa, pela forma séria e sem nunca desligar do jogo da formação Sportinguista, mesmo quando a vitória já estava certa.

O último golo do Sporting CP foi apontado por Pedro Portela, na ponta direita, para o 39-29 final a favor da equipa orientada por Ricardo Costa, que assim termina a Supertaça Ibérica no terceiro lugar e com um balanço final da competição muito positivo para a prestação da equipa Sportinguista.

Nota: o dérbi entre Sporting CP e SL Benfica, que se realizou na noite de ontem, quarta-feira, terminou já depois do fecho desta edição do Jornal Sporting, razão pelo qual não é mencionado.

3 de Setembro de 2023 | Supertaça Ibérica – Jogo 3.º e 4.º lugares | Pavilhão do Centro Cultural de Viana do Castelo

CB CIUDAD DE LOGROÑO

SPORTING CP 29-39

(15-20 ao intervalo)

Sporting CP: Edy Silva (1), Benjamin Jakobsen (3), Pedro Portela (3), Edmilson Araújo (4), Kiko Costa (9), Natán Suárez (2), Salvador Salvador [C] (5), Espen Våg, Orri Þorkelsson (2), Mamadou Gassama (1), André Kristensen [GR], João Gomes (3), Étienne Mocquais, Martim Costa (6) e Leonel Maciel [GR]. Treinador: Ricardo Costa.

20 - SPORTING 3940
Texto: Nuno Miguel Simas, Pedro Ferreira João Pedro Morais Kiko Costa esteve em destaque em Viana do Castelo

MODALIDADES VOLEIBOL

IMANOL TOMBION É REFORÇO

CENTRAL ARGENTINO DE 19 ANOS É MAIS UMA OPÇÃO PARA O TREINADOR JOÃO COELHO.

Internacional sub-21 pela Argentina, Imanol Tombion é reforço para a equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal. O central de 19 anos, que recentemente participou nos Mundiais Universitários, chega do CA River Plate e está determinado em ter sucesso no emblema Leonino.

O primeiro impacto foi muito positivo. “As primeiras sensações são muito boas. Estava muito ansioso por viver tudo isto, receberam-me muito bem e estou muito contente”, referiu. Imanol Tombion revelou o que o convenceu a vir para Lisboa e para o Sporting CP. “Um conhecido meu, Joaquín Gallego, jogou aqui, no Sporting CP, e quando me fizeram a oferta, ele contou-me muito sobre o Clube, o profissionalismo e isso deu-me muita vontade de vir”, explicitou.

Fazer parte da história é um dos objectivos de Imanol Tombion, que sabe da grandeza e das muitas proezas alcançadas pelo clube Leonino. “O que sei é que

o Clube quer ganhar, chegar o mais alto possível e isso é muito importante. Sei que o Sporting

CP é um clube com muita história, que teve muitos jogadores, muito boas temporadas em

todos os desportos, do futebol ao basquetebol, hóquei ou voleibol”, enumerou. Objectivos pessoais e colectivos são claros para o central argentino dos Leões. “Crescer muito, aprender de todos, utilizar todos os recursos proporcionados pelo Clube para melhorar todos os dias, sem perder a personalidade e conseguir o melhor para a equipa”, definiu como grandes metas.

Imanol Tombion explicou quais as qualidades que o distinguem como voleibolista. “Não gosto de individualidades, gosto

BILHETE

Nome: Imanol Tombion

muito da equipa. Ajudo a equipa o mais que puder”, sentenciou o jogador, que descreveu as primeiras sensações por estar no Pavilhão João Rocha. “O Pavilhão é incrível, é muito lindo, todas as instalações me encantam, a quadra é assombrosa, estou muito contente por isso. Só falta conhecer os adeptos”, exprimiu. Por fim, Imanol Tombion deixou uma mensagem de entusiasmo destinada aos Sportinguistas. “Jogo para a equipa, vamos fazer o melhor trabalho possível e dar tudo para chegar o mais alto”, prometeu.

DE IDENTIDADE

Data de nascimento: 12 de Dezembro de 2003 (19 anos)

Posição: central

Clube anterior: CA River Plate Internacional sub-21 argentino

SPORTING 3940 - 21
Texto: Nuno Miguel Simas, Xavier Costa Fotografia: João Pedro Morais “Jogo para a equipa, vamos fazer o melhor trabalho possível”, contou Imanol Tombion Afonso Seixas, coordenador do voleibol Leonino, com o novo atleta do emblema de Alvalade

MODALIDADES ATLETISMO

SPORTING CP GARANTE QUATRO JOVENS PROMESSAS

MARTA

Marta Araújo, Francisco Calhau, Tiago Ramos e Pedro Pires são reforços do atletismo do Sporting Clube de Portugal. Os jovens atletas chegam ao Clube numa perspectiva de presente, mas sobretudo de futuro e com o rótulo de jovens promessas do atletismo nacional.

Marta Araújo é especialista em provas combinadas – salto em altura, salto em comprimento, pentatlo e 100 metros – e representava o CA Olímpico Vianense, competindo por Portugal em sub-20.

“Chegar ao Sporting CP é ver que todo o trabalho que fiz até

aqui foi recompensado. É uma enorme oportunidade para mim e sinto-me muito agradecida por isso”, começou por dizer, a atleta de 18 anos, aos meios de comunicação Leoninos, apontando aos objectivos: “Aquilo que quero, acima de tudo, é representar o Sporting CP da melhor maneira e fazer o meu nome aqui, mas tenho como objectivos concretos renovar o meu título nacional de provas combinadas, ser campeã nacional de sub-23 em algumas disciplinas, em particular no salto em altura, conseguir a marca de 1,80 metros no salto em altura e representar o Sporting CP no Campeonato Nacional de clubes na equipa principal”.

Por sua vez, Francisco Calhau

compete na disciplina do lançamento do martelo e representava a Juventude Vidigalense, assim como Portugal no escalão sub20, tendo apenas 18 anos. “Estou muito feliz por chegar aqui. Viram que tenho algum futuro, estão a apostar em mim e eu agradeço muito. Desde que comecei no atletismo que o meu objectivo era representar o Sporting CP e consegui. Sempre foi um clube com grandes atletas e eu estando aqui agora sinto que estou no bom caminho. Por isso, quero representar o Clube da melhor maneira possível”, disse, revelando ainda: “Para já, os meus objectivos são renovar o meu título de campeão nacional sub-20 e sub-23 e conseguir

continuar a representar a selecção nacional”.

Já Pedro Pires, que compete no salto em comprimento, chega ao Sporting CP proveniente do GRECAS de Vagos e representa Portugal no escalão sub-23.

“Sinto-me a realizar um sonho que tenho desde miúdo. O meu avô é atleta e sempre teve o sonho de representar o Sporting CP e eu, por causa dele, tinha esse sonho e agora sinto que estou a cumprir o desejo dele.

Sinto-me feliz por isso e pela aposta do Clube”, referiu o atleta, de 19 anos, acrescentando:

“Aquilo que quero é dar sempre o meu melhor, atingir os meus melhores resultados, dar tudo ao Sporting CP e, eventualmente,

um dia bater o recorde nacional. Nunca me dou por vencido até ao último salto e trago essa garra comigo”.

Tiago Ramos é o mais velho deste lote de novos Leões, mas tem apenas 20 anos, representava o CA Tunes e também compete no escalão sub-23 por Portugal, competindo nos 20km marcha. “Estou muito satisfeito por chegar aqui. Representei sempre o meu anterior clube e este passo é muito importante para a minha carreira. Sei que venho para um clube enorme e espero que os próximos anos sejam muito prósperos”, afirmou, dando conta dos objectivos: “Quero atingir os melhores resultados possíveis tanto a nível nacional como

22 - SPORTING 3940
ARAÚJO, FRANCISCO CALHAU, TIAGO RAMOS E PEDRO PIRES REFORÇAM ATLETISMO LEONINO, NUMA CLARA APOSTA NÃO SÓ NO PRESENTE, MAS ACIMA DE TUDO NO FUTURO. Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Ivo Martins Tiago Ramos, Francisco Calhau, Paulo Reis, Marta Araújo e Pedro Pires

internacional, tendo em vista a representação portuguesa lá fora, e tentar conquistar o máximo de títulos, tanto individuais como colectivos. Espero vir somar para o Sporting CP e um dia, daqui a vários anos, conseguir estar à altura de substituir o nosso grande ícone da marcha, o João Vieira”. O coordenador do atletismo verde e branco, Paulo Reis, também falou aquando da apresentação destes jovens reforços, justificando as escolhas do Sporting CP e sublinhando que o Clube está sempre de olho nos melhores atletas nacionais. “Estamos, cada vez mais, a tentar apostar em jovens valores, não só com a perspectiva de nos afirmarmos como equipa de referência nos escalões jovens, mas também para prepararmos a sucessão de alguns atletas e ir começando a ter uma equipa preparada para as próximas épocas. Estes quatro jovens atletas são internacionais, representaram a selecção nacional no ano anterior, e são especialistas em disciplinas que achámos essencial reforçar dentro aquilo que é a estratégia para o atletismo do Sporting CP. Estou muito feliz e confiante de

que vão acrescentar muito ao projecto a curto e a médio prazo”, disse, sublinhando: “Achamos que estamos a fazer a aposta certa porque, além de terem potencial, são jovens dedicados, ambiciosos e psicologicamente fortes que nós achamos que vão dar uma excelente resposta quando chegar a altura de se chegarem à frente para as equipas principais do Clube”.

“Apostar na formação está no nosso ADN. Temos de apostar nos jovens, dar-lhes as melhores condições possíveis, apoiá-los para serem cada vez melhores atletas e sentimos que se eles integrarem a equipa ainda em idade júnior ou sub-23, temos muito mais tempo para os prepararmos para quando chegarem ao escalão sénior estarem no nível de rendimento que nós achamos que pode acrescentar bastante não só ao Sporting CP, como à selecção nacional. Ainda agora regressámos de um Campeonato do Mundo, mas estamos sempre a tentar renovar o atletismo português e atentos a quem efectivamente tem os melhores resultados”, finalizou Paulo Reis.

OPINIÃO

SPORTINGUISMO

para Gyökeres em cima dos 90´. De certeza de que nos brindará com exibições consistentes.

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Marta Araújo

Data de nascimento: 16 de Dezembro de 2004 (18 anos)

Disciplina: provas combinadas - salto em altura, salto em comprimento, pentatlo e 100m

Clube anterior: CA Olímpico Vianense

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Francisco Calhau

Data de nascimento: 2 de Setembro de 2005 (18 anos)

Disciplina: lançamento do martelo

Clube anterior: Juventude Vidigalense

1. SPORTINGUISMO –Vivemos dias de Sporting. A forma como Sócios e adeptos têm acompanhado as nossas equipas recorda-nos porque somos o Sporting Clube de Portugal. O nosso Estádio tem tido assistências perto de esgotar os lugares, as deslocações para os jogos fora são procuradas acima dos bilhetes disponíveis e as camisolas oficiais, com destaque para o modelo CR7, vendem-se bastante bem. O excelente mercado da equipa de futebol e um bom arranque no campeonato não explicam tudo. A verdade é que sempre que há uma centelha de entusiasmo se forma uma onda verde que percorre todo o país. A época ainda agora começou e esta onda verde não vai parar.

3. ANDEBOL – No momento em que escrevo, aguardo com expectativa o jogo no Pavilhão João Rocha contra o SL Benfica, que se disputará hoje à noite (quarta-feira). É o primeiro jogo do Campeonato Nacional. Desconheço naturalmente o desfecho porque no desporto não há vencedores antecipados. Muito menos quando se joga um dérbi. Porém, os jogos do fim-de-semana da Supertaça Ibérica contra o FC Barcelona e contra o CB Ciudad de Logroño deixaram boas indicações, especialmente no ataque. Perdemos o primeiro por 37-32 contra uma das melhores equipas do mundo, tendo lutado com afinco na primeira parte, e ganhámos tranquilamente o segundo por 39-29, ficando em terceiro lugar na competição. Temos tudo para fazer um grande Campeonato em Portugal e brilhar na Europa.

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Pedro Pires

Data de nascimento: 13 de Outubro de 2003 (19 anos)

Disciplina: salto em comprimento

Clube anterior: GRECAS

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Tiago Ramos

Data de nascimento: 5 de Junho de 2003 (20 anos)

Disciplina: 20km marcha

Clube anterior: CA Tunes

2. FRESNEDA – No embate com o SC Braga faltou um pouco mais de sorte e acutilância para trazermos os três pontos para casa. Como a equipa ainda se está a compor, é normal que se tenham de fazer alguns acertos na forma como jogamos. Prefiro focar-me na estreia de Fresneda pelo Sporting CP. Como é sabido, conseguimos contratar o jovem espanhol ultrapassando colossos europeus. Embora tenha jogado apenas escassos minutos no final da segunda parte, demonstrou intensidade e destreza ofensiva o quanto baste, fazendo até um cruzamento perigoso

4. INSÓLITO – Todos vimos o que sucedeu no jogo do FC Porto contra o FC Arouca. Soube-se mais tarde que o VAR teve uma falha de corrente eléctrica pela qual, aparentemente, não há responsáveis. Na parte final do extenso jogo, houve um pouco de tudo, incluindo um penálti inexistente que felizmente foi revertido pelo VAR. É tempo de não apenas continuar a utilizar o VAR, mas, como defende o Clube, tornar as comunicações do VAR públicas em tempo real. Só com mais transparência se evitam cenas como as ocorridas nesse jogo e que nada têm a ver com o desporto.

SPORTING 3940 - 23
Pedro Almeida Cabral

MODALIDADES BASQUETEBOL

LUZES, CÂMARA… E DIVERSÃO!

FOI A VEZ DA EQUIPA DE BASQUETEBOL REALIZAR O HABITUAL MEDIA DAY DE FOTOGRAFIAS E VÍDEOS PARA A NOVA TEMPORADA. COMO SEMPRE, A DESCONTRACÇÃO E O BOM AMBIENTE NÃO FALTARAM, COM O CAPITÃO DIOGO VENTURA E O REFORÇO ARNETTE HALLMAN A DESTACAREM-SE.

Com o início de 2023/2024 cada vez mais perto, as modalidades Leoninas têm também compromissos fora das quatro linhas do Pavilhão João Rocha de preparação para a nova época e o media day é já um momento habitual. Entre poses, fotografias e muita diversão, na passada terça-feira, foi a vez da equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal, que se equipou a rigor e portou-se à altura, para protagonizar a sessão de fotografias e vídeos conduzida pela Garage Films.

Num meio muito mais descontraído, os jogadores reuniram-se e fizeram questão de aproveitar o momento com constantes gargalhadas e brincadeiras. O capitão Diogo Ventura não escondeu que já está “habituado” e realçou a importância que este dia tem para aumentar o contacto e a relação entre os jogadores, sobretudo com os que chegaram agora ao plantel.

“Estes momentos ajudam sempre os jogadores a sair um pouco da caixa que é o treino e a sua intensidade e concentração. Convivemos num meio diferente e são sempre momentos mais descontraídos”, considerou.

Ora, uma dessas caras novas é Litos Cardoso, base internacional português ex-Vitória SC, o qual destacou que este é um dia que “ajuda a confraternizar mais

e a conhecer melhor os companheiros”. “São sempre momentos divertidos, de grupo e temos pessoas caricatas na nossa equipa que fazem do balneário uma risota a tempo inteiro”, confidenciou o novo camisola seis.

“Eu sou novo e temos várias caras novas, por isso é bom conhecer as personalidades de cada um, como dos norte-americanos, que são muito engraçados, e dos outros com quem já joguei contra”, acrescentou.

O próprio Pedro Nuno Monteiro, treinador dos Leões, passou pelo processo de fotografias e

vídeos e reconheceu que o media day é um “momento divertido” e “só por isso já é importante para estarem juntos sem a disciplina do treino”.

Ao longo do dia, Arnette Hallman foi considerado um dos mais fotogénicos e capazes diante das câmaras. “Teve uma grande prestação na parte dos GIFs”, disse Ventura, que o considerou “o mais estiloso”, sendo secundado por Litos Cardoso, que o corroborou.

“São todos, mas talvez o Arnette. Ele gosta disto, faz-nos sempre

rir”, referiu, enquanto, em sentido oposto, elegeu-se a si e a Marcus LoVett Jr. como os mais retraídos da equipa.

“O mais envergonhado, pelo tempo também que o conheço, é o Marcus LoVett Jr., sem dúvida”, também considerou Diogo Ventura, embora tenha deixado, sorridente, uma ressalva: “É envergonhado para as câmaras, mas em campo é um desavergonhado. Só faz maldades aos adversários”.

Por sua vez, Ventura e Hallman brilharam nos efusivos

festejos para a câmara, embora Diogo Araújo “também goste de gritar e fazer asneiras”, admitiu Litos. Depois, o capitão verde e branco explicou o seu segredo: “Faço de conta que estou em campo. Nos festejos e nos gritos acho que ninguém me vai bater”. Terminadas as sessões individuais, o dia encerrou-se com a habitual fotografia de equipa, feita em pleno Pavilhão João Rocha, onde - depois das luzes e das câmaras – a acção do basquetebol está prestes a regressar.

24 - SPORTING 3940
Texto: Xavier Costa Fotografia: Tiago Matos

LEÕES TRIUNFAM EM VIANA DO CASTELO

VITÓRIAS SOBRE CP ESGUEIRA E FC PORTO VALERAM CONQUISTA DO TROFÉU DE PRÉ-TEMPORADA.

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal conquistou o Torneio Cidade de Viana do Castelo, na tarde do último domingo, ao bater o FC Porto na final por 100-93. Num jogo com muitos pontos, os Leões entraram fortes e conseguiram um parcial de 36-21, chegando ao intervalo na frente por 57-52 (21-31 no segundo quarto). Na segunda parte, que foi mais equilibrada, os azuis e brancos venceram o terceiro período (19-22) e aproximaram-se

pontos), Ken Horton (18), Ron Curry (16), Litos Cardoso (13), Marcus LoVett Jr. (12) e Mike Moore (11), que foram os melhores marcadores da formação Leonina.

Antes disso, a competição, que teve como palco o Pavilhão Municipal José Natário, arrancou com uma vitória dos Leões sobre o CP Esgueira por 86-60, no sábado, enquanto na outra meia-final os dragões derrotaram o Vitória SC por 86-71, garantindo dessa forma os seus lugares na decisão. De referir que o Torneio Cidade de Viana do Castelo conta com

SPORTING 3940 - 25
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: João Pedro Morais

OPINIÃO O ADEUS DA “PÉROLA NEGRA”

MODALIDADES HIPISMO

Existem jogadores que nos marcam indelevelmente. Que o nosso imaginário de criança nos faz recordar momentos verdadeiramente incríveis e inolvidáveis. E um desses jogadores, entre diversos outros, e tantos foram até à data de hoje, de uma história que tem sido escrita e feita de inúmeras figuras lendárias que passaram pelo Sporting Clube de Portugal, é o maliano Salif Keita, uma verdadeira “Pérola Negra”, que é para muitos o melhor jogador estrangeiro que passou pelo futebol português. Chegado a Alvalade no Verão de 1976 - como o tempo voa -, onde permaneceu três épocas, com a conquista de uma Taça de Portugal e onde fez 33 golos em 77 jogos de Leão ao peito. Mas o maliano fez, e representa, muito mais do que isso. Espalhou magia, literalmente. Tinha classe a rodos. Recordo, ainda criança, ir, quase de forma peregrina a Alvalade para ver tudo o que fosse, do futebol às modalidades pelas mãos do Sr. Olímpio, quiçá o maior culpado do meu Sportinguismo, a par de Héctor Yazalde, e vi um jogador negro que me ficou na retina, e que, quase num amor à primeira vista, jamais saiu do meu imaginário. Fazia com a bola algo parecido com aquilo que os norte-americanos “globetrotters”, fantasistas como só eles, faziam no basquetebol. Escondia simplesmente a bola aos adversários. Pura magia. Na minha memória, e sempre que vem à colação, em conversa com amigos Sportinguistas momentos do passado, Salif Keita nunca é esquecido. Seria impossível não falar daquele que driblava adversários com a mesma facilidade com que

bebia copos de água. Que os deixava mesmo de gatas, rendidos a uma técnica sublime e estonteante. Fascinante é termo ligeiro para o classificar. Era mesmo mágico, tirava verdadeiros coelhos da cartola com um talento inato, que parecia até ser proveniente de uma qualquer acção divina. Podem dizer vocês, sobretudo os que são mais jovens, que não tiveram a oportunidade de o ver jogar, se não será um manifesto exagero colocar assim no pedestal um jogador que pouco ganhou e esteve apenas três anos com o nosso símbolo ao peito. A esses respondo: não, não é um exagero. Se tiverem oportunidade consultem momentos deste fabuloso jogador. Que mesmo chegado já com 30 anos ao reino do Leão, e assolado por lesões, fará indubitavelmente parte da galeria dos imortais. Que seria se tivesse chegado mais jovem. Uma pergunta que teria resposta fácil: Seria ainda mais estratosférico.

Mas os heróis também partem. E no passado sábado, dia 2 de Setembro, a notícia chegou-me, por mensagem de amigo, gélida, cruel e dilacerante e deixou imensamente triste e mais pobre todo o universo do nosso Clube. Salif Keita, partia do mundo dos vivos aos 76 anos de idade. Para mim, não partiu só um ser humano que me fez a felicidade de então menino leão. Partiu mesmo, a par de diversos outros que idolatro, um dos mais talentosos leões que tive a oportunidade de ver jogar com o nosso símbolo colado ao peito.

Até sempre, “Pérola Negra” do Mali. Até sempre, Salif Keita. E muito obrigado pelo que representaste para a criança que então havia em mim, mas sobretudo, e mais importante, para o Sporting Clube de Portugal.

PS - O futebol português é um local muito mal frequentado. Cada vez mais. Resta-nos ter que ser mais fortes... ainda. A onda verde tem que continuar. Somos muitos. E de antes quebrar que torcer. Só nos curvamos para beijar o símbolo.

KIKO STILWELL: “FOCO ESTÁ EM CONSEGUIR O APURAMENTO PARA OS JOGOS OLÍMPICOS”

À PORTA DE UMA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – NÍVEL TRÊS ESTRELAS - QUALIFICATIVA PARA O NÍVEL OLÍMPICO – QUATRO ESTRELAS -, O CAVALEIRO DO SPORTING CP LANÇOU A PROVA E TRAÇOU AS SUAS PRINCIPAIS METAS ATÉ AO FINAL DO ANO.

Francisco ‘Kiko’ Stilwell é atleta da secção de hipismo do Sporting Clube de Portugal desde o passado mês de Junho. Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, o cavaleiro de 30 anos não escondeu que “é uma responsabilidade” representar o emblema verde e branco, mas é com muita ambição que tem encarado o desafio e já traçou os seus objectivos até ao final de 2023.

“Tenho o Campeonato Nacional no final do ano, em Dezembro, e tenho dois cavalos que o podem disputar para atacar o primeiro lugar, mas antes o foco está em conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos [Paris 2024]. Vou ter competições em Espanha, França e Itália nos próximos meses”, referiu.

Recentemente, Kiko Stilwell participou numa prova no Centre Équestre de Saulieu, em França, mas no horizonte está um objectivo ainda maior. Entre os próximos dias 8 e 10 de Setembro, competirá no concurso completo de equitação (CCE) - a disciplina olímpica que pratica, composta pelas provas de ensino (dressage), de corta-mato e de saltos – de uma competição internacional na Mata do Duque, em Santo Estêvão.

“É uma competição de três estrelas e vou usá-la como qualificativa para nível olímpico. Preciso de fazer este nível primeiro para, depois, poder fazer o nível de quatro estrelas, que é o olímpico. Vai servir como uma das provas para subir de nível”, explicou, antes de perspectivar o evento.

“O concurso completo tem destas coisas: um dia pode correr bem e no seguinte pode ir tudo por água abaixo. Mas acho que

vai correr bem e gostava muito de ficar top-5 com as duas éguas”, apontou, por fim, Kiko Stilwell.

26 - SPORTING 3940
Juvenal Carvalho Texto: Xavier Costa Fotografia: João Pedro Morais Cavaleiro representa o Sporting CP desde Junho

FÉRIAS DE LEÃO

UMA

CONVERSA PARA MAIS TARDE RECORDAR: “ POSSO DIZER QUE JÁ ESTIVE COM ELE”

FÉRIAS DE LEÃO DO VERÃO 2023 CHEGARAM AO FIM COM A PRESENÇA DE TIAGO DUARTE, KARATECA LEONINO, QUE SE DEU A CONHECER A ELE E À MODALIDADE ÀS DEZENAS DE CRIANÇAS QUE PARTICIPARAM NA ÚLTIMA SEMANA.

As Férias de Leão, organizadas pela Family & Kids, terminaram na última sexta-feira, depois de um Verão cheio de aventuras e bons momentos pintados a verde e branco, e uma das últimas actividades decorreu no Auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade com Tiago Duarte, karateca do Sporting Clube de Portugal. O atleta verde e branco esteve cerca de uma hora à conversa com as dezenas de crianças, dando a conhecer o seu percurso enquanto atleta e incentivando-as a praticar a modalidade, que elas tiveram a oportunidade de experimentar numa das acções das Férias de Leão. “Foi uma experiência muito boa, foi a primeira vez que tive esta oportunidade e adorei. Eles foram muito atenciosos e fizeram-me muitas perguntas”, começou por dizer Tiago Duarte aos meios de comunicação Leoninos, acrescentando: “Dou aulas de karate a crianças e tenho boas experiências com estas idades. É um convívio natural e, por isso, adorei estar aqui a falar com elas”. “Além disso, também foi uma boa oportunidade para dar alguma visibilidade ao karate e isso é sempre importante. Como também sabia que tinham tido a oportunidade de experimentar a modalidade durante a semana, incentivei-os a praticarem. É uma modalidade muito gira, na qual se podem divertir muito, além de os poder ajudar quer na vida pessoal, quer também na social”, sentenciou o atleta que recentemente esteve presente nos Jogos Europeus da Polónia.

Duarte Oliveira, de 12 anos, foi uma das crianças que teve a oportunidade de ouvir e interagir com Tiago Duarte e não escondeu a satisfação: “Foi uma semana incrível. Gostei muito de experimentar o tiro com arco, que foi a primeira

actividade que fizemos, e agora de conhecer este atleta do Sporting CP. Despertou-me curiosidade sobre ele e se ele um dia conseguir

representar Portugal no Mundial e nos Jogos Olímpicos vou querer vê-lo. Tenho um autógrafo e se ele for campeão, também posso dizer

que já estive com ele”.

O balanço desta semana, não poderia por isso ser melhor para Duarte: “Gostei muito da

experiência. Para o ano, se der, gostava de voltar e gostava de conhecer mais atletas”.

Madalena Martins, que fez seis anos em plena semana das Férias de Leão - foi o presente que pediu -, também foi a primeira vez que participou, ficando igualmente com o desejo de repetir a experiência: “Foi a primeira vez que vim e gostei muito. Gostei sobretudo da ginástica porque gostei do percurso que nós fizemos. Vou querer voltar porque gostei muito de experimentar as várias modalidades e porque gosto de experiências novas”.

“Foi tudo muito giro”, sublinhou, falando ainda sobre a visita ao Museu Sporting que já conhecia porque a avó é Isabel Victor, directora do museu verde e branco: “Gosto muito de vir ao Museu, tem muitas taças e a minha avó conta-me sempre a história dos jogadores”.

SPORTING 3940 - 27
Texto: Maria Gomes de Andrade Tiago Duarte deu-se a conhecer às crianças das Férias de Leão Férias de Leão do Verão 2023 chegaram ao fim

FORROBODÓ

Lamentável!

RUGIDOS DE LEÃO

RUGIDOS DE LEÃO A 17 DE NOVEMBRO

O Campeonato Nacional vai na sua quarta jornada e todas as semanas rebenta um escândalo maior que os anteriores. Tem sido demais… e neste domingo virou mesmo forrobodó!

Com efeito, o jogo do Dragão de domingo foi um verdadeiro atentado ao futebol e à verdade desportiva! Foram dados 23 minutos de descontos só na segunda parte… do tipo o jogo só acaba depois do FCP marcar para empatar ou até ganhar a partida, pois aos 90 minutos de jogo o FCP perdia por 0-1. O árbitro Miguel Nogueira conseguiu a proeza de nesses minutos de desconto “borrar a pintura” toda. Vejam só: marcou dois penáltis a favor do FCP quando nenhum deles deveria ter sido assinalado. Esqueceu-se nesses dois lances, e porque não deveria ter ido na “cantiga” protagonizada por Taremi, de advertir com cartão amarelo o jogador que prevaricou, simulando ter sofrido faltas que efectivamente não existiram. Sublinhe-se que o lance do dito “1. penálti” é de compêndio… e o árbitro estava só a meia dúzia de metros, com campo de visão totalmente “aberto”, ou seja numa excelente posição para avaliar devidamente o lance. Depois, depois ainda teve tempo para validar o golo do FCP, obtido em lance com claro fora de jogo posicional do Fran Navarro, que interveio de facto na jogada, perturbando a acção do guarda redes. No meio deste “chorrilho de asneiras” que a arbitragem proporcionou o Galeno desperdiçou o penálti que quis marcar, defendido soberbamente pelo guarda redes do FC Arouca (assim - provavelmente por influência divina - se escrevendo correctamente sobre linhas tortas)!

Com todo este pano de fundo, a instituição FCP resolveu assumir publicamente o seu despudorado “desamor” à verdade desportiva! Ou seja, nem uma palavra quanto aos múltiplos benefícios que obteve da arbitragem… mas muita “luta” por errados propósitos e ideias, fazendo tábua rasa do facto de tanto ter sido beneficiado, desde logo nos mais de 20 minutos de descontos no final do jogo. E - para o efeito - incrementa o “som” e puxa pela rábula da decisão do árbitro com recurso à opinião verbal do VAR e sem recurso a imagens de vídeo. Sabendo, bem sabendo e conhecendo, tudo quanto está escrito nos regulamentos e normativos aplicáveis, máxime no famoso “protocolo do VAR”.

Tudo isto é o contrário, nitidamente o contrário do que o Sporting CP fez aquando do jogo com o Casa Pia AC, quando reconheceu o erro na colocação das “linhas de fora de jogo” que validaram o nosso primeiro golo nessa partida (na qual, é bom recordar, o Sporting CP foi escamoteado por um claríssimo penálti por falta sobre o Edwards, um lance que não tem nada a ver com as farsas de penálti deste último jogo no Dragão!). Entretanto no jogo que realizámos em Braga obtivemos um empate. Soube-nos a pouco… jogámos para mais (a primeira meia hora é mesmo muito boa e coroada com belo golo do Pote!) e parecia mesmo que tínhamos o “jogo controlado”. Um daqueles remates que se conseguem uma vez na vida fez, contudo, que o SC Braga tivesse conseguido o seu golo. Foi pena.

A arbitragem de Luís Godinho foi - como se esperava - na linha do que já conhecemos… ou seja em claro prejuízo do Sporting CP, desde logo no inenarrável critério disciplinar! Começou cedo, logo aos três minutos, com o “perdão” da cartolina amarela ao Niakité naquela falta nítida sobre o Paulinho e foi-se prolongando… passando pelo inacreditável pisão ao Daniel Bragança aos 84 minutos, merecedor de expulsão (como lhe fizeram no jogo com o CD Santa Clara em Janeiro de 2022). De permeio - cada vez que algum jogador do Sporting CP cometia falta - era mimoseado com o “amarelo”… e, assim, em dez faltas conseguimos trazer cinco amarelos! É obra, Luís Godinho, mas obra vergonhosa! Corolário da qualidade de critério deste senhor é a anulação do segundo golo do Sporting CP! O guarda redes do SC Braga tinha a visão toda, viu a bola partir, fez-se ao lance, mas foi incapaz de defender o portentoso remate do Hjulmand. O fora de jogo do Pote é meramente posicional eseguindo o critério do segundo golo do SLB em Alvalade no final da época passada e do golo do FCP deste domingo - não deveria ter sido assinalado, por não ter nenhuma interferência na jogada. Golo mal anulado! O golo foi limpo!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.S.1 - Gyökeres - inacreditável o que te fazem com tanto “amarelo”! Estás aqui estás com mais “amarelos” do que aqueles que te foram dados em toda a tua anterior carreira… na Suécia, em Inglaterra… voltaremos a este tema!

P.S.2 - Salif Keita - Tive o privilégio de ver jogar este verdadeiro “feiticeiro da bola” nos idos anos 70. Que perfume! Que qualidade! Que arte! Até sempre, Keita! Um dos nossos!

P.S.3 - Martínez e a sua convocatória para os jogos da selecção… pois, já nem vale a pena… é deixá-lo entregue às suas “agendas”… um vazio imenso, uma tristeza, uma decepção!

VÁRIAS FIGURAS DO UNIVERSO LEONINO VÃO SER HOMENAGEADAS NA NOITE VERDE, QUE VAI TER LUGAR NA QUINTA DO PAUL (LEIRIA).

É já no próximo dia 17 de Novembro que vai realizar a 41.ª edição da Noite Verde, gala onde se entregam os prémios Rugidos de Leão e um dos principais eventos do universo do Sporting Clube de Portugal, na Quinta do Paul, em Ortigosa, Leiria. Os homenageados nos Rugidos de Leão já foram desvendados, sendo eles André Bernardo (Conselho Directivo), Nuno Santos (futebol), Zicky Té (futsal), Tiago Santos (kickboxing), João Coelho (atletismo), Pedro Nuno Monteiro (basquetebol), Ricardo Costa (andebol), Diogo Silva (ténis de mesa), Rui Pedro Costa (voleibol), Alessandro Verona (hóquei em patins), Josefa Gabriel (rugby), Rui

Gama (natação adaptada), Raquel Vaz (funcionária), Maria Amália (funcionária), André Noutel Pereira (autor) e Fernando Pereira (artista).

Os interessados em participar no evento devem-se inscrever através de um dos seguintes contactos: José António Bernardes Dinis (964 853 415), César Reis (936 264 331), Museu Sporting em Leiria (244 044 371), Carlos Santos (965 227 058) ou Joana Mendonça (936 570 037). Criados em 1981, os Rugidos de Leãoorganizados por José António Bernardes Dinis, responsável, também, pelo Museu Sporting em Leiria - foram-se tornando galardões de grande prestígio entre os Sportinguistas, com a Noite Verde a ser um momento de grande exaltação do emblema de Alvalade.

28 - SPORTING 3940
Tito Arantes Fontes
OPINIÃO
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Arquivo Sporting CP A Noite Verde é um dos maiores eventos relacionados com o Sporting CP

EQUIPAS DAS APRESENTAÇÃO FORMAÇÃO DE ANDEBOL

Estás

e apoiar as novas equipas. Multidesportivo 10 de Setembro (domingo) 08H40 SUB-10 E 8 SCP (MANITAS/BAMBIS A VS B) 08H40 SUB-12 B SCP (MINIS A VS MINIS B) 09H05 SUB-10 E 8 SCP (MANITAS/BAMBIS A VS B) 09H05 SUB-12 A SCP (MINIS A VS MINIS B) 09H40 SUB-14 F ESFERA ANDEBOL MASTERS 10H45 SUB-14 A CCR ALTO MOINHO 11H50 SUB-14 B ANDEBOL CLUBE COSTA DOIRO 13H40 SUB-16 B CDE - BOA ÁGUA ANDEBOL 15H15 SUB- 16 A GD COL. INT. CARVALHOS 16H40 SUB-18 BOA-HORA FUTEBOL CLUBE 18H05 SENIORES B LAGOA ACADÉMICO CLUBE 19H30 SUB-20 CSS PINHAL DE FRADE
convocado para conhecer

RESULTADOS

ANDEBOL

Masculino

Seniores - Supertaça Ibérica

Meias-finais

FC Barcelona 37-32 Sporting CP

3.º / 4.º lug.

CBC Logroño 29-39 Sporting

CP - 3.º LUGAR

ATLETISMO

Feminino

Seniores - Int. Thumer

Werfertag

Peso

1.º Auriol Dongmo 19,26 m

5.º Jéssica Inchude 17,80 m

Seniores - Diamond League

Shenzen

Disco

5.º Liliana Cá 62,21 m

Seniores - ISTAF Berlin

100 m

AGENDA

ANDEBOL

SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

9H00

Formação SPORTING CP

Open Day

Multidesportivo Sporting DOMINGO, 10 DE SETEMBRO

17h30

Seniores M

ABC vs. SPORTING CP

2.ª jorn. Camp. Nac.

Pav. Flávio Sá Leite (Braga)

ATLETISMO

QUINTA, 7 DE SETEMBRO

17H00

Seniores F AURIOL DONGMO

Diamond League Bruxelas King Baudouin Stadium (Bruxelas, Bélgica)

SEXTA, 8 DE SETEMBRO

20h26

Seniores F AIMEE PRATT

Diamond League Bruxelas

King Baudouin Stadium (Bruxelas, Bélgica)

SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

19h00

Seniores M

RUI TEIXEIRA

Meia Maratona Viseu

Viseu

BASQUETEBOL

DOMINGO, 10 DE SETEMBRO

16H00

Seniores M SPORTING CP vs. Cáceres CB

Troféu Stromp

9/09 - SÁBADO

FUTEBOL

4.º Lorène Bazolo 11››41

Seniores - Meeting Int. Padova

1500 m Salomé Afonso DNF

BASQUETEBOL Masculino

Seniores - Torn. Cidade Viana

Castelo

Meias-finais

Sporting CP 86-60 CP Esgueira

Final

Sporting CP 100-93 FC Porto - VENCEDOR

FUTEBOL

Masculino

Seniores - Liga Portugal SC Braga 1-1 Sporting CP

Equipa B - Liga 3

Sporting CP B 1-2 AA Coimbra

Pavilhão João Rocha

FUTEBOL SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

15H00

Equipa B F SPORTING CP B vs. GD Estoril

Praia

1.ª jorn. 1.ª fase/Sul Camp. Nac.

2.ª Div. Campo n.º 5 Pólo EUL 16H00

Sub-15 M SPORTING CP vs. UD Leiria

13.ª jorn. 1.ª fase/SB Camp. Nac.

1.ª Div. Estádio Aurélio Pereira

DOMINGO, 10 DE SETEMBRO 11H00

Sub-16 M SPORTING CP vs. AD Oeiras

3.ª jorn. Série D Camp. Nac. 2.ª

Div. Sub-17

Campo n.º 6 Academia Sporting 11H00

Sub-14 M GS Loures vs. SPORTING CP

2.ª jorn. 1.ª fase/SD Camp. Nac.

2.ª Div. Sub-15

Campo Conde Mendia (Zambujal) QUARTA, 13 DE SETEMBRO

19H45

Seniores F SL Benfica vs. SPORTING CP

Final Supertaça Estádio Mun. Aveiro

FUTSAL SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

17H00

Seniores F

Sub-19 - Camp. Nac. 1.ª Div.

Sporting CP 1-1 FC Alverca

Sub-17 - Camp. Nac. 1.ª Div.

Casa Pia AC 2-4 Sporting CP

Sub-16 - Camp. Nac. 2.ª Div.

Sub-17

“O Elvas” CAD 1-5 Sporting CP

Sub-15 - Camp. Nac. 1.ª Div.

Sporting CP 3-2 CF “Os Mari-

alvas”

Sub-14 - Camp. Nac. 2.ª Div.

Sub-15

Sporting CP 7-0 CD Fátima

Feminino

Seniores - Supertaça

Meias-finais

FC Famalicão 0-2 Sporting CP

FUTSAL

Masculino

SPORTING CP vs. Maia FC

2.ª jorn. Torneio Cidade Coimbra Pavilhão Jorge Anjinho (Coimbra)

18H30

Seniores F AA Coimbra vs. SPORTING CP

3.ª jorn. Torneio Cidade Coimbra Pavilhão Jorge Anjinho (Coimbra)

21H30

Seniores M SPORTING CP vs. SC Braga/

AAUM

1.ª jorn. Liga Pavilhão João Rocha

GOALBALL SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

10H00

Vários escalões SPORTING CP Open Day Pavilhão João Rocha

GOLFE SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

9H00

Individual

SPORTING CP Torneio Oeste

Praia d’El Rey (Amoreira)

QUARTA, 13 DE SETEMBRO

9H00

Individual

SPORTING CP

5.ª prova Circ. Working Days Lisbon Sports Club (Lisboa)

JUDO SEXTA, 8 DE SETEMBRO

Competição: Campeonato Nacional de sub-15 - 13.ª jornada

Jogo: Sporting CP vs. UD Leiria

Horário e local: 16h00 - Estádio Aurélio Pereira

Transmissão: directo e exclusivo

FUTSAL

Seniores - Supertaça

Sporting CP 4-5 (a.p.) SL Benfica

Sub-19 - Camp. Europa (Guilherme Cintra, Duarte Correia, Tiago Macedo, Diogo Silva e Pedro Santos)

Grupo A

Portugal 5-3 Espanha

França 1-5 Portugal

HÓQUEI EM PATINS Masculino

Seniores - Jogo Prep.

HC Turquel 3-5 Sporting CP

S. Alenquer B. 4-9 Sporting CP

Seniores - Troféu Stromp

Sporting CP 4-2 SC Tomar

Sub-17 - Camp. Europa (João Pina, Martim Lopes e Miguel Franco)

Grupo A

Itália 0-2 Portugal

9H00

Juniores OTARI KVANTIDZE

Camp. Europa Ind. Sportcampus Zuiderpark (Den Haag, Países Baixos) SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

9H00

Juniores DIOGO LUÍS

Camp. Europa Ind. Sportcampus Zuiderpark (Den Haag, Países Baixos) DOMINGO, 10 DE SETEMBRO

10H00

Juniores

OTARI KVANTIDZE E DIOGO

LUÍS

Camp. Europa Eq. Mistas Sportcampus Zuiderpark (Den Haag, Países Baixos)

KARATE

SEXTA, 8 DE SETEMBRO

12H00

Seniores

CATARINA RODRIGUES, RAFAEL DUARTE E TIAGO

DUARTE

WKF Karate1 PL Dublin Sport Ireland Nat. Indoor Arena (Dublin, Irlanda)

DOMINGO, 10 DE SETEMBRO

10H30

Seniores CATARINA RODRIGUES, RAFAEL DUARTE E TIAGO

DUARTE

WKF Karate1 PL Dublin

Sport Ireland Nat. Indoor Arena (Dublin, Irlanda)

Competição: Liga - 1.ª jornada

Jogo: Sporting CP vs. SC Braga

Horário e local: 21h30 - Pavilhão João Rocha

Transmissão: directo

Espanha 1-1 Portugal Portugal 10-1 França

Quartos-de-final Portugal 12-1 Andorra

Meias-finais

Portugal 12-1 França

Final

Portugal 4-7 Espanha - VICE-CAMPEÕES EUROPA

GOLFE Misto

7.º Torneio OM Pitch & Putt

2.º Ilídio Antunes

4.º Teresa Moreira

5.º Isaías Constantino 6.º Valdemar Carvalho 7.º

SURF

Masculino

WSL

33.º Luís Perloiro

Feminino

WSL QS - Classic Galicia Pro

9.º Teresa Bonvalot

TIRO

Masculino Pistola 10 m - Taça Portugal

Absolutos

1.º

Carabina 10 m - Taça Portugal Absolutos

1.º Marcelo Cazassa 619.0VENCEDOR

Feminino

Pistola 10 m - Taça Portugal Absolutos

5.º Telma Valente 522-1x

Carabina 10 m - Taça Portugal

Absolutos

1.º Marta Silva 609.6 - VENCE-

6.º Francisco Silva

TRIATLO

1.º João Peixoto 521-2x - VENCEDOR

NATAÇÃO

SEXTA, 8 DE SETEMBRO

8H30

Adaptado ANDRÉ ALMEIDA, DIOGO MATOS, JOÃO VAZ E VICENTE PEREIRA

Camp. Europa DSISO Impianti Sportivi Padovanuoto (Padova, Itália)

SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

8H30

Adaptado ANDRÉ ALMEIDA, DIOGO MATOS, JOÃO VAZ E VICENTE PEREIRA Camp. Europa DSISO Impianti Sportivi Padovanuoto (Padova, Itália)

PESCA DESPORTIVA

SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

14H00

Individual SPORTING CP

5.ª prova Zona sul Camp. Nac.

3.ª Div. Rio Sorraia (Coruche)

DOMINGO, 10 DE SETEMBRO

10H00

Individual SPORTING CP

6.ª prova Zona sul Camp. Nac.

3.ª Div. Rio Sorraia (Coruche)

SURF

QUINTA, 7 DE SETEMBRO

8H00

Masc.

LUÍS PERLOIRO

WSL QS Pro Santa Cruz

Praia da Física (Santa Cruz, Torres Vedras)

SEXTA, 8 DE SETEMBRO

8H00

Masc.

LUÍS PERLOIRO

WSL QS Pro Santa Cruz

Praia da Física (Santa Cruz, Torres Vedras)

SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

8H00

Masc.

LUÍS PERLOIRO

WSL QS Pro Santa Cruz

Praia da Física (Santa Cruz, Torres Vedras)

DOMINGO, 10 DE SETEMBRO

8H00

Masc. LUÍS PERLOIRO

WSL QS Pro Santa Cruz

Praia da Física (Santa Cruz, Torres Vedras)

TÉNIS DE MESA

SEXTA, 8 DE SETEMBRO

8H30

Adaptado

JOÃO SOLDADO

Camp. Europa DSISO

Palazzetto Palantenore (Padova, Itália)

SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

8h30

Adaptado

JOÃO SOLDADO

Camp. Europa DSISO

Palazzetto Palantenore (Padova, Itália)

10/09 - DOMINGO BASQUETEBOL

Competição: Troféu Stromp

Jogo: Sporting CP vs. Cáceres CB

Horário e local: 16h00 - Pavilhão João Rocha

Transmissão: directo e exclusivo

TIRO COM ARCO

DOMINGO, 10 DE SETEMBRO

9H00

Seniores M NUNO FÉLIX

Final do 3D BowHunters Portugal

Cernache

TRIATLO

DOMINGO, 10 DE SETEMBRO

10H00

Vários escalões

SPORTING CP

Duatlo Venda Pinheiro / Camp. Abs. Lisboa e Alto Alentejo Venda do Pinheiro

VOLEIBOL

SÁBADO, 9 DE SETEMBRO

19h00

Seniores M Conq. Valencia vs. SPORTING

CP

Jogo Prep. Pabellón Universitat Politècnica València (Valência, Espanha) DOMINGO, 10 DE SETEMBRO

16h00

Seniores F Ass. Avense V. vs. SPORTING

CP

Jogo Prep.

Pav. EB S. Tomé Negrelos (Santo Tirso)

*Informação sujeita a alterações após o fecho de edição. Consulte a agenda actualizada em sporting.pt

PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO COORDENADORA: MAFALDA JERÓNIMO BARBOSA || MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO || LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: MARIA GOMES DE ANDRADE || MGANDRADE@SPORTING.PT; NUNO MIGUEL SIMAS || NQSIMAS@SPORTING.PT; PEDRO FERREIRA || PSFERREIRA@ SPORTING.PT; XAVIER COSTA || XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES || JBTORRES@SPORTING.PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA

30 - SPORTING 3940
FONSECA, APARTADO
LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 000 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP, QUINTA DO GRAJAL – VENDA SECA 2739‑511 AGUALVA CACÉM IMPRESSÃO: WGROUP ESTRADA DE SÃO MARCOS, Nº 27, 2735‑521 AGUALVA CACÉM ESTATUTO EDITORIAL: HTTPS://WWW.SPORTING.PT/PT/JORNAL/ESTATUTO‑EDITORIAL ASSINATURAS: E‑MAIL: ASSINATURAJORNAL@SPORTING.PT LINHA SPORTING 707 20 44 44 INTERNACIONAL +351 30 997 1906 (segunda a sexta‑feira das 10h00 às 20h00)
4120, 1501‑806
José Monteiro 9.º Benildo
10.º Mário
Cruz 11.º Fernando dos Santos 13.º Rui Costa 14.º António Pinheiro 16.º Alfredo Rodrigues 17.º Rui Soreto 18.º Joel Constantino
Lopes
da
QS - Classic Galicia Pro
João Costa 574-18x - VENCEDOR
552-7x
11.º Domingos Rodrigues 5448x
16.º António Carvalho 538-4x
18.º Pedro Fonseca 537-6x
26.º João Peixoto 521-2x
Adaptado P1
DORA
8.º Matilde Paulos 439.1 9.º Lara Silva 321.2
Bled
35›27››
Masculino Juniores - Taça Europa
22.º David Abreu 35›17›› 27.º José Ferreira
ÉPOCA 2023/24 GOALBALL Inscreve-te já https://tinyurl.com/OpenDayGoalball
DE SETEMBRO
João Rocha (Sala de Aquecimento)
10H às 12H A partir dos 6 anos O TREINO É O PRINCÍPIO DO SUCESSO. OPEN DAY
9
Pavilhão
Das
2023/09/07 5ªFeira 5 603199 000490 03940
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.