Jornal Sporting n.º 3935

Page 1

FUNDADO EM 31 MARÇO 1922 N.º 3935 DOMINGO, 6 AGOSTO 2023 SPORTING.PT SEMANAL ANO 101 1€ (IVA INCLUÍDO) DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO O MAIS ANTIGO JORNAL DE CLUBE DO MUNDO
3 Equip JORNAL SCP.pdf 1 04/08/23 11:35

Pedro Alexandre Santos Barbosa nasceu no dia 6 de Agosto de 1970, em Gondomar. Foi jogador do Sporting Clube de Portugal entre 1995 e 2005, com um total de 342 jogos e 53 golos.

Contribuiu para o Clube conquistar dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e três Supertaças.

Capitaneou a equipa Leonina que na temporada de 2004/2005 alcançou a final da Taça UEFA, diante do CSKA Moscovo.

Foi um notável médio, de grande capacidade técnica e que assinou golos de antologia no antigo e no actual Estádio José Alvalade.

FUTEBOL 1970
LENDAS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
SPORTING 3935 - 3

QUEM O VIU JOGAR BEM PODE

DIZER QUE FOI UM PRIVILÉGIO.

PEDRO BARBOSA, POR MUITOS

APELIDADO DE POETA DO FUTE

BOL, FOI UM GENIAL JOGADOR

DO SPORTING CP ENTRE O MEIO

DA DÉCADA DE 90 E O INÍCIO DO NOVO SÉCULO. UM JOGADOR ÍM‑

PAR, DE ENORME CAPACIDADE

TÉCNICA COM AMBOS OS PÉS, CAPAZ DE MOMENTOS MÁGI‑

COS, QUE LEVANTARAM TANTAS

E TANTAS VEZES AS BANCADAS DO ANTIGO E DO NOVO ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE E DE TANTOS

ESTÁDIOS PELA EUROPA, NOS QUAIS ESPALHOU CLASSE.

Chegou ao Sporting CP no início da temporada 1995/1996 proveniente do Vitória Sport Clube, da cidade de Guimarães

PEDRO BARBOSA

e imediatamente conquistou os adeptos.

Versátil e muito hábil, mostrava uma enorme apetência para explorar zonas mais adiantadas do terreno e logo na primeira temporada, marcou 15 golos em 35 jogos. Elegantíssimo com a bola nos pés, dele se dizia que era uma espécie de falso-lento, que pela capacidade de transportar a bola e de embalar, criava enormes desequilíbrios nas defesas adversárias. Para quem viu ou ainda se lembra, teve estreia de sonho nas provas europeias no antigo Estádio José Alvalade frente aos israelitas do Maccabi Haifa, para a já extinta Taça das Taças na época 1995/1996. Pedro Barbosa marcou três golos, todos obras-primas de talento puro, numa vitória do Sporting CP por 4-0 e logo aí caiu no ‘goto’ dos sportinguistas por um estilo de futebol cativante e entusiasmante. Assim foi por mais nove temporadas. Foram muitos os lances sublimes e decisivos de Pedro Barbosa, que construiu uma carreira de Leão ao peito que faz justiça à condição de Lenda por parte daquele que durante anos foi o número oito.

Deixamos alguns exemplos: na época 1999/2000, em que o Sporting CP conquistou o Campeonato Nacional, assinou um momento decisivo no triunfo no sempre difícil Estádio do Bessa, diante do candidato ao título, Boavista FC. Logo nos minutos iniciais arrancou de meio-campo, ganhou espaço e desferiu um remate poderoso e espectacular de pé esquerdo, para o golo que valeu a vitória da equipa verde e branca. Nessa temporada, inesquecíveis também os dois golos

sublimes, assinados na vitória diante da UD Leiria por 4-0, numa exibição em que levantou por várias vezes o estádio com lances do maior requinte técnico. Assim era Pedro Barbosa, tantas vezes genial. O Sporting CP foi campeão nessa temporada, Pedro Barbosa o capitão e figura muito influente.

O mesmo aconteceu na época 2001/2002, em que perduram na memória tantos e tantos momentos de antologia deste craque, talvez o mais emblemático, o notável golo marcado frente ao FC Porto, no empate a dois golos no antigo Estádio das Antas, que ajudou a catapultar o Sporting CP para o título de Campeão Nacional, 22 da história do Clube. Descaído para a esquerda, puxou para dentro e fez um chamado golo de autor, num remate em arco, fora do alcance de Vítor Baía. Pedro Barbosa foi um executante de excelência, que tinha ainda o extra de aparecer em momentos decisivos.

O talento que colocava em cada acção e a capacidade para definir de uma maneira diferenciada levou muitos treinadores e colocá-lo mais a partir das faixas, pois a imprevisibilidade permitia-lhe encontrar a linha de fundo, ou terrenos mais interiores com a mesma facilidade.

Assistências, passes de ruptura, golos, sentido colectivo e muita personalidade e carácter, todos estes atributos fizeram parte do repertório de Pedro Barbosa, um jogador histórico e o primeiro a pisar o relvado do novo Estádio José Alvalade.

Foi a 6 de Agosto, curiosamente no mesmo dia em que celebra o seu aniversário, do ano de 2003.

Pedro Barbosa estava lesionado, mas na qualidade de capitão de equipa, acompanhou Jesus Correia para o pontapé de saída desse encontro memorável e que terminou com a vitória do Sporting CP, por 3-1. Recuperamos aqui um excerto de declarações de Pedro Barbosa em entrevista ao Jornal Sporting na edição dessa semana. “Primeiro, uma grande tristeza por não poder jogar e depois uma extrema alegria por ver o Estádio completamente cheio. Foi muito bom perceber a felicidade de todos os sportinguistas presentes num dia único da vida do Clube, do qual se irão recordar até ao fim das suas vidas. É um passo rumo ao futuro por parte do Sporting, depois da construção da Academia e sinto um profundo orgulho em estar neste grandioso Clube, que é grande,

mas que procura sempre ser ainda maior. Deixámos um Estádio que nos marcou muito, onde consegui dois Campeonatos Nacionais e muitas vitórias, que espero que continuem agora nesta nova casa”.

Pedro Barbosa fez parte de um enorme sucesso – a conquista do ‘triplete’ com Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça em 2001/2002 e também foi figura de proa na temporada 2004/2005, na qual o Clube atingiu a final da Taça UEFA. Depois de terminar a carreira como jogador, Pedro Barbosa já desempenhou o cargo de director desportivo para o futebol do Sporting CP. Uma figura que está, por enorme mérito, na história do Sporting CP e que este domingo celebra 53 anos de vida. Parabéns, Pedro Barbosa!

4 - SPORTING 3935
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Museu Sporting – Centro de Documentação O jogador esteve ao serviço do Sporting Clube de Portugal entre 1995 e 2005, com um total de 342 jogos e 53 golos De Leão ao peito, Pedro Barbosa conquistou dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e três Supertaças
Gamebox 23 24_PagInteira.pdf 3 14/07/2023 19:02

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

‘BOA MÚSICA’ EM NOITE DE HOMENAGEM AOS CINCO VIOLINOS

SPORTING CP VENCEU O VILLARREAL CF E CONQUISTOU O TROFÉU CINCO VIOLINOS. EQUIPA DEIXOU BOAS INDICAÇÕES NO JOGO DE APRESENTAÇÃO E OS SPORTIN

GUISTAS MOSTRARAM SE EMPOLGADOS COM O QUE VIRAM. MARCUS EDWARDS, PEDRO GONÇALVES E PAULINHO FIZERAM OS GOLOS, VIKTOR GYÖKERES MOSTROU RAÇA DE LEÃO.

30

SPORTING CP

VILLARREAL CF 3 ‑ 0

(1-0 ao intervalo)

Sporting CP: Antonio Adán [GR] (Franco Israel [GR], 65’), Eduardo Quaresma (Luís Neto, 85’), Sebastián Coates [C] (Ousmane Diomande, 65’), Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Geny Catamo, 57’), Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Matheus Reis, Marcus Edwards (Paulinho, 57’), Viktor Gyökeres (Jovane Cabral, 85’) e Francisco Trincão (Daniel Bragança, 65’).

Treinador: Rúben Amorim.

adeptos, no passado domingo, no Estádio José Alvalade, e venceu o Villarreal CF por 3-0, conquistando assim o Troféu Cinco Violinos.

Antes do pontapé inicial do jogo, “O Mundo Sabe Que” foi tocado por cinco violinistas no centro do relvado, enquanto o público cantava.

A noite era, por isso, de festa e a equipa verde e branca correspondeu com ‘boa música’, que empolgou os Sportinguistas.

Apesar de o Villarreal CF ter entrado com mais bola, o Sporting CP foi crescendo, pressionando alto e criando jogadas de perigo logo desde o início.

Ainda assim, a primeira grande oportunidade Leonina chegou de bola parada. Francisco Trincão foi travado quando se preparava para entrar na área, Pedro Gonçalves assumiu o lance e fez a bola sair pouco por cima da baliza de Filip Jorgensen, que ainda se esticou.

Já Viktor Gyökeres, em noite de estreia em Alvalade, obrigou mesmo o guardião do Villarreal CF a uma grande defesa. Bom trabalho individual do avançado sueco, a ganhar em velocidade na direita e depois em técnica já na área, rematando para defesa de Filip Jorgensen, que deu canto para o Sporting CP. No canto,

batido por Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita cabeceou torto. Do outro lado, também o Villarreal CF, através do capitão Gerard Moreno, ia dando trabalho a Antonio Adán, com destaque para um lance aos 24 minutos, em que o guarda-redes verde e branco negou o 0-1 com uma excelente mancha.

Na resposta, a esse lance o Sporting CP ficou perto do 1-0, após cruzamento de Ricardo Esgaio, mas Matheus Reis atirou à malha lateral. A seguir foi Marcus Edwards a ameaçar o golo, depois de receber de Viktor Gyökeres, que mais uma vez ganhou ao adversário no corredor direito. Os Sportinguistas iam, por isso, mostrando entusiasmo, mas aos 34 minutos foi o Villarreal CF, através de Gerard Moreno, que marcou. Contudo, a bandeirola foi prontamente levantada e, também depois da análise do VAR, manteve-se o 0-0. Pouco depois, o capitão da formação espanhola voltou a atirar com selo de golo, mas a bola esbarrou no ferro.

Ainda assim, o empate foi mesmo desfeito ainda na primeira metade e pelo Sporting CP. Marcus Edwards já tinha ameaçado

6 - SPORTING 3935
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal apresentou-se aos Sócios e Pedro Gonçalves no momento em que marcou o 2-0 de Julho de 2023 | Troféu Cinco Violinos | Estádio José Alvalade Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Isabel Silva, José Lorvão Marcus Edwards (44’) Pedro Gonçalves (72’) Paulinho (75’) Troféu Cinco Violinos ficou em casa Marcus Edwards abriu o marcador, após bom trabalho individual

e, aos 44 minutos, após tirar vários adversários do caminho rematou de pé esquerdo para o 1-0. Um golaço!

Aberto o marcador, os Leões foram à procura do 2-0 e Pedro Gonçalves, após receber de Ricardo Esgaio, esteve perto de o

conseguir, mas Aissa Mandi cortou na hora certa e evitou que a vantagem Leonina aumentasse. Quase em cima do apito do juiz Halim Shirzad, o Villarreal CF voltou a colocar a bola dentro da baliza defendida por Antonio Adán, desta vez através de Jose Morales, mas a bandeirola voltou a ser levantada e desta vez nem foi preciso o VAR confirmar a decisão.

Assim, o intervalo chegou com 1-0 no marcador e com o Sporting CP a merecer a vantagem. No regresso dos balneários, Rúben Amorim não mexeu - o Sporting CP trocou apenas de equipamento - Quique Setien mexeu muito. O Villarreal CF apareceu renovado e apostado em estragar a festa verde e branca, mas não conseguiu, também muito graças a Sebastián Coates, que já na primeira parte tinha feito a diferença.

O técnico Leonino começou depois, quase à hora de jogo, a mexer, fazendo sair Marcus Edwards e Ricardo Esgaio, apostando em Geny Catamo e Paulinho. Ambos entraram bem, com o primeiro a tentar logo o golo, mas o cabeceamento saiu ao lado.

Aos 64 minutos, Rúben Amorim voltou a mexer, dando lugar a Franco Israel, Ousmane Diomande e Daniel Bragança, fazendo sair Antonio Adán, Sebastián Coates e Francisco Trincão. Com a entrada do médio formado no Sporting CP, que mereceu uma grande ovação por estar de regresso após longa lesão, Pedro Gonçalves foi para o ataque.

Muitas pausas, por causa das substituições, com o jogo a voltar a parar logo a seguir para a formação visitante fazer mais de uma mão cheia de substituições, mas o Sporting CP não perdeu o rumo e continuou à procura de aumentar a vantagem.

Pressão alta dos Leões com o 2-0 a chegar, por fim, aos 72 minutos: Pedro Gonçalves recebeu à entrada da área e, depois de driblar dois adversários, rematou com classe perante Pepe Reina. Nem cinco minutos depois, o 3-0, desta vez por Paulinho. Bom trabalho de Geny Catamo na direita, a cruzar para a pequena área, onde surgiu o avançado a rematar de forma subtil. Vantagem confortável do Sporting

CP, que, ainda assim, não meteu o pé no travão.

Viktor Gyökeres também mostrava que queria marcar e protagonizou mais um par de lances, não só com ele a finalizar. Aos 81 minutos, serviu de calcanhar Pedro Gonçalves, mas o guardião do Villarreal CF levou a melhor e negou o bis ao novo camisola 8 Leonino.

A seguir foi Paulinho a ter nova oportunidade, mas o ferro negou-lhe o segundo.

Nos últimos cinco minutos do tempo-regulamentar ainda entraram Luís Neto e Jovane Cabral para os lugares de Eduardo Quaresma e Viktor Gyökeres. O sueco deixou boas indicações e

quando saiu mereceu o reconhecimento dos Sportinguistas. Até ao final, com mais quatro minutos dados pelo árbitro, pouco mais aconteceu, mas Franco Israel ainda mostrou serviço, quando Alex Baena tentou o golo de honra do Villarreal CF, que também merecia ter marcado numa noite em que os Leões mereceram inteiramente vencer.

O Sporting CP regressa agora a casa no dia 12 de Agosto, no primeiro jogo do Campeonato Nacional que disputará frente ao FC Vizela. Antes disso, ainda há jogo de pré-temporada, mas em Inglaterra, no dia 5, diante do Everton FC.

RÚBEN AMORIM:

Rúben Amorim mostrou-se satisfeito com aquilo que viu diante do Villarreal CF, assim como em toda a pré-temporada, mas já só pensa no início do Campeonato Nacional.

“A equipa cresceu, tem uma ligação e um ambiente bom. Se olharmos para o jogo desta noite, vemos que tivemos alguns momentos de dificuldade, mas mesmo assim as boas sensações estiveram sempre dentro de campo, soubemos aguentar e jogar com aquilo que o jogo pedia, até ao momento em que nos sentimos por cima e definimos o jogo. Isso devese ao crescimento da equipa, que revela alguma maturidade e consistência”, começou por dizer o técnico Leonino, em declarações à Sporting TV, referindo: “Até agora foi bom, mas o que interessa é o jogo com o FC Vizela, que esse é o nosso foco. No ano passado não entrámos no Campeonato Nacional a ganhar e este ano temos, obrigatoriamente, de ganhar o jogo”. “Nós queremos muito agradar às pessoas. Não gosto de falar no passado, mas o quarto lugar já não interessa, como quando fomos campeões isso também deixou de interessar. Vamos para a primeira jornada para ganhar e ir logo para o cimo da tabela. Começar com uma vitória é a única coisa que nos interessa e para isso precisamos dos adeptos. Sem eles não temos hipóteses, mas com eles somos candidatos a vencer. Acredito que nós temos capacidade para vencer todos os adversários em Portugal, e é isso que vamos tentar fazer, e sabemos que se adeptos estiverem connosco como no ano passado, por exemplo como frente ao SL Benfica e à Juventus FC, será muito difícil para os nossos adversários vencerem-nos”, referiu Rúben Amorim.

SPORTING 3935 - 7
Paulinho marcou o 3-0 e o ferro negou-lhe o bis Viktor Gyökeres mostrou raça e saiu sob fortes aplausos dos Sportinguistas Daniel Bragança, de regresso após grave lesão, foi um dos mais ovacionados da noite
“SEM OS ADEPTOS NÃO TEMOS HIPÓTESES, MAS COM ELES SOMOS CANDIDATOS A VENCER”

1 Antonio Adán

2 Matheus Reis

3 Jeremiah St. Juste

4 Sebastián Coates

5 Hidemasa Morita

8 Pedro Gonçalves

9 Viktor Gyökeres

SPORTING CP 2023/2024: UM A UM

10 Marcus Edwards

11 Nuno Santos

12 Franco Israel

13 Luís Neto

14 Dário Essugo

17 Francisco Trincão

19 Youssef Chermiti

20 Paulinho

21 Geny Catamo

23 Daniel Bragança

47 Ricardo Esgaio

72 Eduardo Quaresma

77 Jovane Cabral

82 Matheus Fernandes

90 Afonso Moreira

91 Rodrigo Ribeiro

Equipa técnica: Rúben Amorim (treinador principal), Carlos Fernandes (treinador-adjunto), Adélio Cândido (treinador-adjunto), Emanuel Ferro (treinador-adjunto), Gonçalo Álvaro (treinador-adjunto), Jorge Vital (treinador guarda-redes), Tiago Ferreira (treinador guarda-redes) e Paulo Barreira (cientista desportivo).

ALVALADE 2.0

Estádio José Alvalade celebra 20 anos e apresenta-se mais moderno. Para além das cadeiras verdes, colocadas no ano passado, as escadas passaram a cinzento e os corrimãos a preto. Os torniquetes também foram mudados e a instalação do novo software será concluída até ao final do ano civil. Estas alterações vão permitir a utilização de tecnologia contactless, o que transformará por completo a experiência de entrada no Estádio, e o Sporting CP é o primeiro clube em Portugal a fazê-lo. Destaque ainda para as portas, que passaram de sete para 12, mas as alterações não vão ficar por aqui.

FAMILIARES DOS CINCO VIOLINOS ENTREGARAM AS MEDALHAS E O TROFÉU

Pedro Lancastre, membro do Conselho Directivo do Sporting CP, e os familiares dos Cinco Violinos entregaram as medalhas à equipa de arbitragem, à equipa derrotada (Villarreal CF) e à vencedora (Sporting CP), entregando também o respectivo troféu aos Leões.

PRÉMIO ACADEMIA DO ANO ENTREGUE À ESCOLA ACADEMIA SPORTING DE VIANA DO CASTELO

A Escola Academia Sporting de Viana do Castelo foi distinguida com o prémio Academia Sporting do Ano. A atribuição desta distinção é realizada todos os anos e conta com o patrocínio da Agriloja, patrocinador principal do futebol de formação do Sporting CP. A entrega do troféu foi feita antes do apito inicial do jogo pelas mãos de Luís Costa, coordenador de marketing do Grupo Agriloja, e de Paulo Gomes, director-geral da Academia Sporting, a Fábio Brito, coordenador-técnico da EAS de Viana do Castelo, e a Luís Peixoto, treinador nesta EAS.

8 - SPORTING 3935
25 Gonçalo Inácio 26 Ousmane Diomande 41 Diego Calai 43 João Muniz

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

UMA EQUIPA CHEIA DE ADN SPORTING

13 DOS 27 JOGADORES APRESENTADOS NA EQUIPA PRINCIPAL FAZEM PARTE DA FORMAÇÃO. AFONSO MOREIRA E JOÃO MUNIZ SÃO AS GRANDES NOVIDADES, DIEGO

CALAI TAMBÉM AINDA ESPERA PELA ESTREIA.

Treze dos 27 jogadores apresentados, no domingo passado, fazem parte da formação do Sporting Clube de Portugal. Assim, quase metade das opções de Rúben Amorim para 2023/2024, quando o mercado de transferências ainda está aberto, têm ADN Sporting. Dos treze jogadores, que jogam desde a baliza até ao ataque, Afonso Moreira e João Muniz são as maiores novidades, uma vez que Diego Calai, Mateus Fernandes e Rodrigo Ribeiro já tinham sido apresentados na época passada e já iam fazendo parte das opções anteriormente.

O avançado já se tinha estreado, inclusive, em 2021/2022. Rodrigo Ribeiro fez a estreia em plena Liga dos Campeões a 9 de Março de 2022, diante do Manchester City FC, enquanto o médio se estreou a 22 de Outubro de 2022 frente ao Casa Pia AC em jogo do Campeonato Nacional.

Até este momento, desde que chegou ao Clube, em Março de 2020, Rúben Amorim já promoveu 15 atletas formados em Alcochete à equipa principal verde e branca e, deste lote actual, quem ainda espera estrear-se são Diego Calai, Afonso Moreira e João Muniz.

Diego Calai é já um “velho” conhecido na equipa principal, apesar de ainda não ter somado qualquer minuto oficial. O guarda-redes, de 19 anos, está no Sporting CP desde 2015/2016 e nas últimas temporadas tem trabalhado às ordens de Jorge Vital, fazendo inclusivamente parte do aquecimento dos guarda-redes Leoninos antes dos jogos.

João Muniz, também já tinha sido chamado para treinar sob alçada de Rúben Amorim, e agora faz parte das opções. O central, de 18 anos, chegou ao Sporting CP em 2019/2020 e na última época jogou em três equipas diferentes: fez sete jogos na equipa da UEFA Youth League, nove na dos sub-23 e 13 na B.

Afonso Moreira, também já tinha treinado na equipa principal, mas só

agora faz oficialmente parte do plantel. O avançado, de 18 anos, está no Clube desde 2018/2019 e na temporada passada esteve sempre ao serviço da equipa B, mas também jogou na da UEFA Youth League. Na Liga 3 fez 24 jogos, marcou quatro golos e fez duas assistências, na prova europeia fez nove encontros, marcou um golo e fez uma assistência. Em 2023/2024, surgiram-lhes novas oportunidades e têm a confiança de Rúben Amorim, mas como o técnico disse após o jogo com o Villarreal CF está tudo nas mãos dos jogadores: “O treinador não escolhe equipas, são eles próprios que escolhem jogar e eu estou aqui para fazer o meu trabalho, que é fazê-los crescer”.

De referir que desde a inauguração da Academia, em Alcochete, já 68 jogadores da formação chegaram à equipa principal. O primeiro foi Cristiano Ronaldo, em Agosto de 2002, e o último Youssef Chermiti, em Janeiro de 2023.

ADN SPORTING

DA BALIZA AO ATAQUE

Diego Calai (guarda-redes)

Ricardo Esgaio (defesa)

Gonçalo Inácio (defesa)

Eduardo Quaresma (defesa)

João Muniz (defesa)

Daniel Bragança (médio)

Dário Essugo (médio)

Mateus Fernandes (médio)

Jovane Cabral (avançado)

Youssef Chermiti (avançado)

Rodrigo Ribeiro (avançado)

Afonso Moreira (avançado)

Geny Catamo (avançado)

SPORTING 3935 - 9
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Isabel Silva, José Lorvão

FUTEBOL FORMAÇÃO

GEOVANY QUENDA ASSINA CONTRATO PROFISSIONAL

EXTREMO DE 16 ANOS QUE NA ÉPOCA PASSADA ASSINOU 20 GOLOS EM 33 JOGOS PELOS SUB 17 SONHA COM A CHEGADA À EQUIPA PRINCIPAL.

Geovany Quenda, extremo de 16 anos que integra o futebol de formação do Sporting Clube de Portugal, assinou na última terça-feira contrato profissional com o emblema de Alvalade. No momento da oficialização do acordo, o jovem jogador mostrou-se feliz pelo voto de confiança.

“É um orgulho assinar contrato com o Sporting CP, que sempre me ajudou e acolheu-me bem desde o primeiro dia. Estou grato por isso e vou dar sempre o máximo dentro de campo para ajudar o Clube”, começou por afirmar aos meios de comunicação do Clube, antes de

acrescentar em seguida que se sente “em casa”: “O Sporting CP dá-me todas as condições para

ser melhor jogador e evoluir”. Após marcar 20 golos em 33 jogos nos sub-17 em 2022/2023,

Geovany Quenda vai agora cumprir a quinta época de Leão ao peito, encontrando-se a realizar a pré-temporada junto dos sub-23. O objectivo, como não podia deixar de ser, é manter a veia goleadora na campanha que se avizinha.

“É um sentimento único [marcar golos], não dá para explicar”, revelou o luso-guineense, que já conquistou um Campeonato Nacional de sub-15 e passou por SF Damaiense e SL Benfica, antes de descrever as qualidades que o distinguem: “Gosto de fintar, fazer assistências e sou rápido”.

O internacional sub-17, que em Maio esteve na Hungria a representar a selecção portuguesa no Europeu do escalão, tem o

sonho de “chegar à equipa principal e ganhar um campeonato”. “É trabalhar sempre para um dia chegar lá, tenho de continuar a acreditar”, explicou, apontando Marcus Edwards como a sua grande referência no plantel de Rúben Amorim, até porque actuam na mesma posição. “É muito forte tecnicamente e no um contra um, gosto muito de o ver jogar”.

A fechar, Geovany Quenda dirigiu-se aos Sócios e adeptos Leoninos, pedindo-lhes que apoiem os escalões de formação e prometendo Esforço, Dedicação e Devoção tendo em vista o futuro. “Acreditem em nós, há muito talento na Academia. Vamos dar tudo para ajudar o Sporting CP”.

Setembro 2023 – Junho 2024

21h00

Plataforma Zoom

Consulta o nosso programa e inscreve-te!

sporting.pt/pt/tertulias-medicina

Participação gratuita

Organização: Internato Médico SCP

10 - SPORTING 3935
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Sporting CP
Os temas mais actuais da área vão ser palestrados em breve
Tertulias Medicina JORNAL SCP Meia Pag.pdf 1 05/06/23 10:36
“O Sporting CP dá-me todas as condições para ser melhor jogador”, disse Geovany Quenda
AF Equipamentos 23.24 JORNAL SCP MEIA.pdf 1 05/06/23 14:43 AF Equipamentos ALT 23.24 JORNAL SCP MEIA.pdf 1 29/06/23 11:29

FUTEBOL FORMAÇÃO

WELCOME DAY DEU AS BOAS‑VINDAS AOS SUB‑14 EM ALCOCHETE

JOGADORES E FAMILIARES CONHECERAM O MODELO FORMATIVO IMPLEMENTADO NO SPORTING CP E A ACADEMIA, LOCAL ONDE VÃO PASSAR A TRABALHAR.

A equipa sub-14 de futebol do Sporting Clube de Portugal deu o pontapé de saída na temporada 2023/2024, em Alcochete, com a realização do Welcome Day dedicado ao escalão, iniciativa que recebeu os jogadores e respectivos familiares na sua nova casa: a Academia Cristiano Ronaldo. Esta acção, que envolveu a participação de todos os departamentos do Clube que integram o Modelo Centrado no Jogador, teve como objectivo dar a conhecer aos pais e atletas o quartel-general do futebol verde e branco, tal como o modelo formativo implementado no Sporting CP. O dia começou bem cedo, com diferentes palestras sobre o Modelo Centrado no Jogador, o que implica pertencer aos sub14, o trabalho do departamento de operações e a importância do papel dos pais no contexto do Clube, isto antes de uma visita pela Academia Cristiano

Ronaldo.

Segundo Tomaz Morais, director do futebol de formação Leonino, os temas que foram abordadas são “muito importantes” para ajudar os jovens e os encarregados de educação a prepararem-se para esta nova fase, na qual tudo será novidade e encontrarão uma realidade bem mais exigente.

“Temos aqui um conjunto de jogadores que transitam para a Academia e dão o primeiro passo na sua carreira desportiva. A maior parte já tem algum tempo de Sporting CP, pelo que conhecem bem a nossa identidade, cultura e valores, mas agora há que prepará-los para um nível superior de desafios, expectativas e oportunidades”, começou por afirmar o responsável aos meios de comunicação do Clube.

“Foi isso que toda esta equipa multidisciplinar organizou, de forma a abrangermos todas as áreas, não só do futebol mas também de suporte que ajudam o jogador a desenvolver-se.

Queremos que os pais compreendam o Modelo Centrado no Jogador, mas também que nos ajudem a melhorá-lo e torná-lo cada vez mais sólido. Os pais são parte interveniente neste processo e são fundamentais para que tudo isto aconteça. É crucial haver contacto entre todos”. Já Marco Santos, coordenador da área técnica e um dos oradores participantes, frisou na sua intervenção que esta é uma etapa em que “a exigência vai aumentar para todos”. “Os jogadores vão passar a ter mais treinos e mais transportes e há toda uma dinâmica familiar e do próprio jogador que vai ser alterada. Além disso, um jovem nesta idade está a passar por grandes mudanças físicas e psicológicas, e isso afecta o seu rendimento, nalguns de forma positiva e noutros menos positiva. A mensagem que queremos passar é que o foco tem de ser o desenvolvimento individual das capacidades técnicas, tácticas, físicas e psicológicas”, destacou.

Por sua vez, Patrícia Silva Lopes, do departamento de relações institucionais do Sporting CP, foi outra das vozes que partilhou a sua vasta experiência a lidar com famílias nesta mesma situação.

“Tenho acompanhado a carreira dos jogadores que estiveram nesta Academia desde o início, há 21 anos. O meu objectivo foi partilhar a minha experiência a ver casos de sucesso e insucesso, basta olharmos para o quadro de honra para percebermos que cada jogador tem a sua história. É importante não queimar etapas e respeitar as fases de crescimento. Esta acção de formação dirigida aos pais é fundamental para sensibilizá-los de que isto é um longo caminho”, explicou.

“Alguns destes jogadores estão longe das famílias e é importante os pais perceberem que vamos dar-lhes todas as condições desportivas, sociais e educacionais.

Ao mesmo tempo, importa perceberem que a Academia oferece vários contextos desportivos adaptados a cada um. Damos

sempre o exemplo do Nuno Mendes, que com 14 anos jogava nos sub-14. É natural que queiram jogar no escalão acima, mas há que ter noção de que o caminho é feito de avanços e recuos”. Depois do almoço, os jogadores realizaram várias actividades integradas no Sporting Urban Olympics, entre elas mikado, golfe ou tiro ao alvo, com o objectivo de cultivarem o espírito de equipa entre todos. Isto, antes de uma palestra sobre a mentalidade que se vive no universo Sporting CP e a importância da carreira dual, que conjuga o desporto com o percurso académico.

Para Gonçalo Gaspar, defesa-central de 13 anos que está a iniciar o seu percurso na Academia, depois de ter representado a AFS (Academia Formação Sporting) Solar do Norte, no Porto, este foi um dia muito importante para preparar uma transição que prevê ser “bastante competitiva”.

“Esta época já vamos poder jogar

12 - SPORTING 3935
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Isabel Silva Profissionais da Academia, jogadores e familiares juntaram-se em Alcochete

o Campeonato Nacional e vai ser mais difícil, mas é algo que vai ajudar-me a crescer e a perseguir o sonho de ser futebolista. Queria muito jogar na Academia, trabalhei todos os dias para isso e agora esta é a minha segunda casa”, referiu, fazendo em seguida um balanço muito positivo das actividades que pais e filhos partilharam durante a tarde.

“Estava um calor imenso, mas foi divertido estar com os meus colegas e com os pais. Fizemos vários minijogos em equipa: golfe, mikado, tiro ao alvo e penáltis. Depois ainda fizemos um concurso entre equipas do jogo da corda. Não ganhei, mas a minha equipa sim. Gostei muito, especialmente do mikado porque é um jogo que jogo desde criança com a minha família”, frisou. Já a mãe do jovem jogador, Mónica França, que se mudou do norte do país para Alcochete para acompanhar o filho, falou num “excelente dia de partilha num espírito de Sporting CP e família”. “Foram-nos transmitidos todos os valores do Clube e os pilares basilares da formação através

de uma equipa multidisciplinar e coesa. Deu para perceber o grande espírito de entreajuda que existe e que vão fazer tudo para que os meninos que transitam para a Academia possam alcançar os seus sonhos”, revelou, mostrando-se agradada com a relevância que o Clube dá aos estudos.

“Achei pertinente e interessante o foco na ideia de que a escola é cada vez mais importante e que um bom estudante será sempre um melhor jogador. Além disso, gostei imenso da partilha de que os valores são muito importantes dentro de campo, mas também fora dele. Se os jogadores tiverem um espírito positivo e de família, serão melhores jogadores e seres-humanos”.

No final do dia, pais e filhos reuniram-se no Estádio Aurélio Pereira, onde tiveram a oportunidade de treinar e jogar juntos em pleno relvado, até que, já depois de um pequeno lanche, chegou a hora da despedida, com os novos residentes a fazerem o check-in nas instalações da Academia.

SUB‑14: QUATRO NOVIDADES NA EQUIPA TÉCNICA

A equipa sub-14 de futebol do Sporting Clube de Portugal vai continuar a ser liderada por Nuno Laires e Pedro Pontes.

“Continuar é bom porque é o reconhecimento do nosso trabalho, mas também é importante para o processo formativo que, obviamente, ganha com a continuidade da mesma equipa técnica”, disse Nuno Laires aos meios de comunicação Leoninos, após a apresentação da equipa técnica para 2023/2024, com Pedro Pontes a concordar: “Esta renovação significa confiança, mas também traz mais responsabilidade e ficamos satisfeitos por isso”. Ainda assim, há quatro novidades nesta equipa técnica. Pedro Loureiro e Eduardo Almeida, que na época passada faziam parte das equipas técnicas sub-12 e sub-11, respectivamente, que militavam no Pólo EUL, são os novos técnicos-adjuntos e,

assim, a transição para a Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, não acontece apenas para os jogadores.

“Este ano é especial. É o primeiro ano deles aqui e é algo que eles já desejavam há muito tempo. Desejamos, por isso, que seja mais um com evolução natural e que corra tudo bem. Nós cá estaremos para os ajudar”, referiu Pedro Loureiro, com Eduardo Almeida a falar da importância de os técnicos também fazerem esta transição: “Já os conhecemos e conseguiremos ajudar melhor neste período de adaptação. Aqui é tudo diferente para eles”.

As outras caras novas são José Pereira, que é o novo preparador físico da equipa, e ainda Gonçalo Garrido, que era estagiáraio nos juvenis na temporada passada e que agora assume a função de analista nos sub-14.

SPORTING 3935 - 13

20.º ANIVERSÁRIO ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE

20 ANOS: OS MOMENTOS MAIS ICÓNICOS DO ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE

HÁ PRECISAMENTE DUAS DÉCADAS, NO DIA 6 DE AGOSTO DE 2003, NASCIA AQUELE QUE É HOJE O LOCAL MAIS EMBLEMÁTICO DO UNIVERSO LEONINO: O NOVO ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE. APESAR DO MENOR NÚMERO DE LUGARES (50095) EM COMPARAÇÃO COM O ANTECESSOR, ESTA IMPONENTE OBRA DESTA ‑ CAVA ‑ SE PELA MODERNIDADE, PELAS EXCELENTES CONDIÇÕES QUE OFERECIA AOS SPORTINGUISTAS E PELA ESPERANÇA RENOVADA QUE TRAZIA CONSIGO. APROVEITANDO O FACTO DE SE COMPLETAREM 20 ANOS DESDE A SUA INAUGURAÇÃO, O JORNAL SPORTING PUXOU A CASSETE ATRÁS PARA RECORDAR OS ACONTECIMENTOS QUE FICARAM PARA A HISTÓRIA DESTE JÁ MÍTICO RECINTO, SEJAM ELES GOLOS, JOGOS OU EVENTOS EXTRA FUTEBOL.

1 – Inauguração e primeiro golo com o Manchester United FC Como não podia deixar de ser, o destino inicial desta viagem é o jogo de inauguração do novo Alvalade. A 6 de Agosto de 2003, as bancadas encheram para assistir ao triunfo frente aos ingleses do Manchester United FC por 3-1, com o golo inaugural a ser marcado por Luís Filipe e os outros dois por João Vieira Pinto. Cristiano Ronaldo, então com 18 anos, foi um autêntico quebra-cabeças para John O’Shea, ‘obrigando’ Alex Ferguson a contratá-lo poucos dias depois.

2 – Primeiro jogo oficial teve o CF “Os Belenenses” como rival 17 dias depois, a 23 de Agosto, Alvalade recebia a primeira partida a valer, referente à segunda jornada do Campeonato Nacional, diante do CF “Os Belenenses”. Os Leões, orientados por Fernando Santos, triunfaram por 4-2 com golos de Fábio Rochemback, Lourenço e um bis de Toñito. Do outro lado, os azuis, sob a liderança

de Manuel José, facturaram por Leonardo e Sousa.

3 – Meias-finais do Europeu 2004 contra os Países Baixos (2-1)

Em 2004, o Europeu fez parar o país e Alvalade recebeu um dos jogos mais marcantes da prova. Nas meias-finais, Portugal recebeu os Países Baixos, que

tinham um plantel recheado de estrelas como Ruud van Nistelrooy ou Clarence Seedorf, mas quem garantiu uma vaga na decisão foi a equipa das Quinas. Cristiano Ronaldo fez o segundo golo pela selecção (1-0) e Maniche assinou o 2-0 com um tiro inesquecível que só parou no ângulo da baliza à guarda de Edwin van der Sar.

4 – Estreia a vencer num jogo entre grandes no novo Alvalade

De regresso às competições internas, os Sportinguistas viram a sua equipa ganhar o primeiro encontro diante de um dos grandes no dia 8 de Janeiro de 2005. Aconteceu frente ao SL Benfica, na jornada 16 do Campeonato Nacional, quando os comandados de José Peseiro derrotaram o eterno rival por 2-1, com um bis de Liedson, num jogo em que Hugo Viana fez parte dos titulares.

5 – 2.ª mão dos ‘quartos’ da Taça UEFA com o Newcastle UFC

Meses depois, a 14 de Abril de 2005, assistiu-se a um dos jogos mais memoráveis neste recinto. Após a derrota (1-0) na primeira mão dos quartos-de-final da Taça UEFA frente ao Newcastle UFC,

14 - SPORTING 3935
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: José Lorvão, Museu – Centro de Documentação O bilhete do jogo de inauguração contra o Manchester United FC O bilhete do concerto dos U2 em Alvalade a 14 de Agosto de 2005 Fredy Montero assinou um hat-trick na goleada ao SC Alba (8-1)

em Inglaterra, o Sporting CP precisava de uma grande exibição e não fez por menos. Apesar de ter começado a perder, acabou por vencer 4-1 com golos de Marius Niculae, Sá Pinto, Beto e Fábio Rochemback, levando Alvalade à loucura e assegurando assim a passagem às meias-finais.

6 – Concertos de bandas como U2, The Rolling Stones e AC/DC

Tal como o antigo Estádio José Alvalade, que foi palco de inúmeros concertos de algumas das maiores bandas do Mundo, como Pink Floyd ou Bon Jovi, também o novo recinto recebeu vários espectáculos musicais que ficaram na memória. O primeiro dos quais, do lendário Phill Collins, aconteceu a 3 de Julho de 2004, ao que se seguiram outros de U2, The Rolling Stones ou AC/DC, sendo que este foi o último a realizar-se já em 2009, colocando fim a uma tradição bem antiga.

7 – Estreia na UEFA Champions League com o FC Internazionale

De regresso à prova milionária após cinco anos de ausência, o primeiro jogo para a Champions no novo Alvalade, em 2006, foi outro daqueles que ninguém esquece. Naquela altura detentor da hegemonia no futebol italiano, o FC Internazionale foi o primeiro adversário na fase de grupos e, apesar de contar com figuras de renome como Zlatan Ibrahimovic, Adriano ou o ex-Leão Luís Figo, acabou por sair derrotado por 1-0 graças a um golaço de fora da área de Marco Caneira.

8 – Os regressos de Cristiano Ronaldo ao Estádio José Alvalade Como já aqui recordámos, Cristiano Ronaldo deixou o Sporting CP muito cedo, mas a ligação com o Clube ficou para sempre. Por isso mesmo, as duas vezes em que o madeirense regressou a Lisboa

para defrontar os Leões ficaram marcadas pelo seu significado especial. A primeira foi ao serviço do Manchester United FC, em 2007, quando ergueu os braços como que a pedir desculpa aos adeptos depois de marcar, e a segunda aconteceu com as cores do Real Madrid CF, em 2016.

9 – 5-3 frente ao SL Benfica com direito a reviravolta no placard

Ainda na linha dos jogos que ficarão para sempre na memória, o que dizer do 5-3 ao SL Benfica a 16 de Abril de 2008. Considerado por muitos o melhor duelo do novo Alvalade, este dérbi, das meias-finais da Taça de Portugal, até nem começou de feição, com as águias na frente por 0-2 ao intervalo. No entanto, uma segunda parte épica, com cinco golos Leoninos em 25 minutos (!), deu o triunfo aos verdes e brancos e fez com que as bancadas

entrassem em erupção. Mítico!

10 – Maior vitória diante dos grandes foi contra o FC Porto (4-1) Também assinalável foi a goleada por 4-1 imposta ao FC Porto a 4 Fevereiro de 2009, para as meias-finais da Taça da Liga, naquele que é ainda hoje o resultado mais expressivo frente a um dos grandes. Leandro Romagnoli e o ex-portista Derlei bisaram, sob a orientação do técnico Paulo Bento, e levaram a equipa até à final da prova, que estava ainda na sua segunda edição.

11 – Triunfo mais folgado na Europa com PFK Levski Sofia (5-0) Já o resultado europeu mais expressivo foi alcançado contra os búlgaros do PFK Levski Sofia, que saíram de Alvalade com cinco golos encaixados. Este desafio,

disputado a 30 de Setembro de 2010 e a contar para a fase de grupos da UEFA Europa League, teve a sua história definida por Daniel Carriço, Maniche, Diogo Salomão, Hélder Postiga e Matías Fernández, autores dos golos.

12 – Golo de calcanhar de Xandão afastou o Manchester City FC

E quem não se lembra do lendário golo de Xandão em 2012? Já lá vão onze anos, mas é impossível esquecer o momento em que, após Matías Fernández obrigar Joe Hart a defender um livre directo para a frente, o brasileiro surgiu na pequena área a encostar de calcanhar para o 1-0 na primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Europa League, dando o triunfo aos Leões. Na segunda mão, os citizens, que contavam com estrelas como Agüero ou David Silva e viriam a ser Campeões ingleses nesse ano, venceram por 3-2, mas foi o Sporting CP quem seguiu em frente.

13 – Resultado nacional mais alargado contra o SC Alba (8-1)

Sem tanta glória, mas também assinalável, foi a chuva de golos verificada no duelo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao SC Alba (8-1), que representa ainda hoje o triunfo mais folgado de sempre no novo Alvalade em jogos das competições nacionais. A 20 de Outubro de 2013, os pupilos de Leonardo Jardim não deram hipótese ao emblema da Distrital de Aveiro, sendo que o avançado colombiano Fredy Montero esteve em destaque ao assinar um hat-trick

14 – Maior assistência de sempre contra o Real Madrid CF Apesar de habituado a grandes enchentes, em especial nos jogos europeus

SPORTING 3935 - 15
Maior assistência de sempre em Alvalade com o Real Madrid CF
>>
As melhorias nas infra-estruturas de Alvalade já se fazem notar

OPINIÃO 20 ANOS...

Até que, com o Manchester United como ilustre convidado para um momento de gala que perdurará na História do nosso Clube, deu-se início ao jogo. Para a posteridade fica a vitória do Sporting CP por 3-1. Como fica também o facto de Luís Filipe ter sido o jogador do Clube que marcou o primeiro golo deste estádio, que posteriormente já assistiu a golos lindos − tantos, de Leão ao peito. Mas este, o golo de abertura, jamais será esquecido. Perdurará no tempo.

6 de Agosto de 2003. Parece que foi ontem, decididamente o tempo voa. Passaram já 20 anos e ainda me recordo de cada passo que dei, num dia em que cheguei muito cedo a Alvalade para conviver com amigos, esperando ansiosa e nervosamente pela abertura das portas.

Cresci a habituar-me ao antigo estádio. Por lá assisti a grandes momentos e a deliciar-me com as minhas referências desde os tempos de criança. Mas como em tudo na vida, nada é estanque. E o Sporting Clube de Portugal, fiel ao seu mais do que reconhecido pioneirismo, foi o primeiro clube a partir para a construção do novo estádio e para a primeira Academia do país. Primeiro abriu a Academia, hoje baptizada com o nome do melhor de sempre, o “nosso” Cristiano Ronaldo... depois, o novo estádio.

E passaram, belisco-me e comprovo, 20 anos que, qual menino a quem deram um brinquedo novo, entrei no nosso “santuário” e contemplei-o. Estava cheio − literalmente cheio − de Leões e de Leoas felizes para assistir à sua inauguração. A noite foi de emoção em emoção. O primeiro grande momento surgiu quando Dulce Pontes, com a sua fantástica voz, fez Alvalade tremer com o seu ‘Amor a Portugal’. De seguida, o “violino”

Jesus Correia, acompanhado por Pedro Barbosa − o então “capitão”, e um jogador que me fascinava particularmente, entrou no relvado para dar o pontapé de saída do novo estádio, naquele que seria o seu último momento relevante pelo seu/nosso Clube, já que morreria passados poucos meses, sendo o último dos “Violinos” a partir. Ficou, contudo, uma ovação que soou estridente e emocionada, quando o ‘Necas’ pôs a bola a rolar. Foi lindo o momento.

Mas também impossível de esquecer, e que jamais se apagará na memória de todos os que encheram o estádio, foi a exibição de Cristiano Ronaldo, um menino de 18 anos, que acabaria, tal a dimensão do seu futebol, “raptado” por Sir Alex Ferguson. Como se diz na linguagem do futebol, partiu-os todos, fez gato sapato de uns atónitos ingleses que não estavam preparados para tanto talento. Uma noite inolvidável do nosso CR7, que acabaria por se tornar no melhor do mundo para nosso orgulho e encantamento.

Essa foi a noite que me recordo como se fosse hoje, mas já passaram 20 anos. Neles vivi grandes momentos, e outros menos bons.

Vi também inúmeros jogos ao vivo. E dos que vi recordo dois momentos, entre tantos outros, nestas duas décadas. A fantástica reviravolta, em jogo da Taça de Portugal, que acabou numa vitória contra o nosso eterno rival. E ainda, e quiçá o que mais marcou desde sempre no nosso futebol, com uma mistura agridoce. O doce da sensação de ver uma final europeia no nosso estádio, com a particularidade de contar com a presença do Sporting CP, aliada ao amargo de ter assistido a uma derrota com os russos do CSKA Moscovo. Neste jogo chorei...sim, os Leões também choram. No caso, de tristeza, por não estar preparado para a desilusão que vivi.

Mas acredito que ainda viverei muitos e grandes momentos de êxtase Leonino, num estádio que cada vez está mais modernizado. Passados 20 anos, o local está cada vez mais funcional. A acompanhar os novos tempos. Uma “Nova Era” de evolução.

Venham muitos mais. Estes foram só os primeiros vinte anos de uma História marcante de um Clube que tanto me/nos marca!

e contra os grandes, o novo Estádio José Alvalade nunca teve tanto público nas bancadas como a 22 Novembro de 2016. Nesse dia, os Leões receberam o todo-poderoso Real Madrid CF, para a quinta jornada da fase de grupos da UEFA Champions League, num desafio que contou com 50046 espectadores (capacidade para 50095), número que representa ainda hoje um recorde em encontros oficiais.

15 – Palco dos ‘quartos’ e ‘meias’ da Champions 2019/2020

A época 2019/2020 ficou marcada pela COVID-19, que interrompeu as competições desportivas um pouco por todo o Mundo, mas houve uma que foi jogada até ao fim: a UEFA Champions League. De forma excepcional, a fase final da prova milionária foi discutida em Lisboa, com Alvalade a ser palco de dois jogos dos quartos-de-final e outro das ‘meias’, neste caso o Olympique Lyonnais-FC Bayern München (0-3). De referir que Alvalade foi escolhido para acolher a decisão da UEFA Women’s Champions League 2025, mais uma prova da qualidade do recinto.

16 – Conquista do título nacional na temporada 2020/2021

A lista de momentos que marcaram estas duas décadas já vai longa, mas é seguro dizer que, entre todos, este é aquele que mais fará sorrir o leitor. A 11 de Maio de 2021, 19 anos depois do

último título, o Sporting CP voltou a sagrar-se Campeão Nacional, feito consumado com um golo de Paulinho diante do Boavista FC (1-0). Este jogo veio coroar uma temporada quase perfeita sob o comando de Rúben Amorim, e deu início a uma festa que pintou Lisboa e o país de verde.

17 – Associados receberam emblemas de 50 anos no relvado Ao longo dos últimos anos, tem sido habitual ver os Sócios receberem no Estádio José Alvalade os emblemas dos 25, 50 e 75 anos de ligação ao Clube. No entanto, uma dessas cerimónias, realizada a 21 de Setembro de 2022, destacou-se pelo facto de os cartões comemorativos terem sido entregues em pleno relvado, pelas mãos dos Órgãos Sociais e de vários atletas Leoninos. Isto, depois de os contemplados já terem assistido no mesmo local ao treino da equipa principal.

18 – Nuno Santos candidato ao Puskás com um golo de letra Já aqui recordámos alguns dos melhores golos em Alvalade, na sua maioria marcados há vários anos, mas há um que está ainda na retina dos Sportinguistas, pois aconteceu há poucos meses.

A 12 de Março de 2023, Nuno Santos apontou na vitória por 3-0 frente ao FC Paços de Ferreira um tento de letra que correu o Mundo, sendo que para muitos este deverá ser um dos lances

candidatos ao Prémio Puskás da FIFA, que em 2024 distinguirá o melhor golo do ano anterior.

19 – 35 jovens da formação estrearam-se no novo Alvalade Nestes 20 anos, 35 Leões da formação estrearam-se pela equipa

A: João Moutinho, Nani, Silvestre Varela, Yannick Djaló, Adrien Silva, Luis Páez, Renato Neto, André Santos, André Martins, Tiago Ilori, Betinho, Eric Dier, Ricardo Esgaio, Zezinho, Pedro Mendes, Bruma, Fabrice Fokobo, Wilson Eduardo, Carlos Mané, Rúben Semedo, Iuri Medeiros, Bruno Paz, Pedro Marques, Luís Maximiano, Rodrigo Fernandes, Nuno Mendes, Tiago Tomás, Joelson Fernandes, Daniel Bragança, Dário Essugo, Tomás Silva, Flávio Nazinho, Geny Catamo, Chico Lamba e Mateus Fernandes.

20 – Melhorias e mudanças no Estádio

Quanto ao último momento desta lista, vai para as melhorias nas infra-estruturas de Alvalade, que estão à vista de todos: desde a troca das cadeiras, à remoção dos azulejos na parte exterior, até à nova pintura no interior do recinto. Mas a verdade é que as obras não ficarão por aqui, pois tal como o presidente Frederico Varandas revelou recentemente em entrevista, a grande “ambição” passa por fazer com que, em 2026, os Sócios tenham “orgulho no seu Estádio”.

16 - SPORTING 3935
>>
A conquista do título nacional na temporada 2020/2021 Juvenal Carvalho

20.º ANIVERSÁRIO ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE

20 ANOS DO ESTÁDIO ASSINALADOS NO MUSEU SPORTING

COM OBJECTOS ICÓNICOS DESTAS DUAS DÉCADAS DO NOVO JOSÉ ALVALADE EM EXPOSIÇÃO, O ESPAÇO LEONINO TAMBÉM PARTICIPA NAS CELEBRAÇÕES.

Aproveitando as celebrações dos 20 anos de vida do actual Estádio José Alvalade, que se transcendem a todo o universo do Sporting Clube de Portugal, o Museu Sporting – aberto todos os dias menos segunda-feira – colocou em exposição alguns dos mais marcantes objectos relacionados com o recinto Leonino. Em entrevista ao Jornal Sporting, David Felgueira, coordenador de gestão e programação museológica do Museu Sporting, explicou que a ideia “foi criar um local especial com objectos ligados ao Estádio José Alvalade”, sendo que estão em destaque objectos referentes à inauguração, em 2003, quando o Sporting CP superou o Manchester United FC, e ao triunfo sobre o Boavista FC, em 2021, que valeu a conquista da Liga Portugal.

“Estamos numa área do Museu que já existia e que é dedicada aos estádios do Clube. Temos uma ligação entre o início do Estádio e o presente. Da inauguração, temos um camisola comemorativa desse momento com a data desse jogo, as chuteiras com que Luís Filipe apontou o primeiro golo e a bola de jogo autografada por toda a equipa do Sporting CP desse encontro contra o Manchester United FC. Depois, temos também umas chuteiras do Paulinho que assinalam outro momento marcante. Foi com elas que marcou o golo que valeu o título de Campeão Nacional em 2020/2021. E ainda uma camisola autografada por todo o plantel dessa temporada. O que pretendemos foi ter uma relação entre os objectos, que estão em espelho. Uma camisola e um par de chuteiras de cada lado e, ao meio, uma bola, que simboliza a ligação entre o presente e o passado”, referiu.

Para David Felgueira, a parte do Museu Sporting onde se

encontram estes artigos em exposição “é muito importante” porque conta a história dos “vários campos e estádios” utilizados desde 1906, ano da fundação do emblema de Alvalade. “Esta área consegue falar mais sobre cada um deles. Temos fotografias e um vídeo dedicado ao Estádio

José Alvalade de 1956, mas vamos ter outro dedicado ao actual com imagens da inauguração, em 2003, e outras mais recentes, assim como testemunhos recolhidos pelo Centro de Memórias do Museu Sporting, que falou com vários Sócios que nos visitaram sobre a temática específica dos 20 anos do Estádio José Alvalade”, frisou.

Os 20 anos do Estádio José Alvalade são especialmente importantes para o Museu Sporting, que foi inaugurado dentro do recinto no ano seguinte. “Uma vez que estamos aqui inseridos, é um percurso obrigatório e muito bom para todos os que façam a visita ao Estádio. É uma experiência enriquecedora. Estamos em época alta, com muitos visitantes que gostam de saber mais sobre nós”, contou David Felgueira. Por fim, o coordenador de gestão e programação museológica do Museu Sporting destacou a relevância de contar e valorizar a história dos lugares e espaços importantes para o Clube: “A nossa história não é apenas composta

pelos milhares de títulos e troféus que temos. É composta, também, por muitos locais, sítios e

pessoas. O património material e imaterial, juntos, fazem a nossa história”.

Facebook do Museu Sporting

Aceda à página do Museu Sporting no Facebook através deste código QR para ficar a par de todas as novidades do espaço e para assistir ao vídeo – que vai estar disponível – comemorativo dos 20 anos do novo Estádio José Alvalade, que conta com imagens antigas e actuais.

SPORTING 3935 - 17
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: João Pedro Morais Cinco importantes objectos que contam partes importantes da história destes 20 anos As chuteiras com que Luís Filipe (esquerda), em 2003, e Paulinho (direita), em 2021, apontaram dois dos mais importantes golos do actual Estádio José Alvalade

MODALIDADES ATLETISMO

17 OUROS NOS CAMPEONATOS DE PORTUGAL

NOVE PRIMEIROS LUGARES NO SÁBADO E OITO NO DOMINGO DE ATLETAS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

O Sporting CP foi o clube com mais atletas no 1.º lugar nos Campeonatos de Portugal de Atletismo, que aconteceram no último fim-de-semana em Braga. Por 17 ocasiões, atletas do Clube Leonino subiram ao lugar mais alto do pódio, em mais uma prestação global de muita qualidade das equipas verde e brancas.

Foram nove os títulos de atletas do Sporting CP nesta competição, que distingue os melhores de Portugal a nível individual e oito títulos no segundo dia de provas.

Grandes destaques para Liliana Cá, atleta do lançamento do disco que bateu por duas vezes o recorde dos Campeonatos de Portugal, tendo conseguido a melhor marca com o registo de 63 metros e 16 centímetros e para Lorene Bazolo, que bateu os recordes de Portugal nos 100 e nos 200 metros.

Também o Sportinguista Omar El-Khatib bateu o recorde dos Campeonatos de Portugal nos 400 metros planos com o tempo de 45 segundos e 71 centésimos, marca que lhe valeu o título de Campeão de Portugal e que passa a ser o recorde nacional de sub-23. Nos 400 metros, mas no sector feminino, outro triunfo de uma atleta do Leonina: Cátia Azevedo

conquistou pela 9.ª vez o título nacional individual, com o tempo de 52 segundos e 37 centésimos.

Na estafeta feminina de 4x100 metros, mais um sucesso do Sporting CP, com o quarteto constituído por Ana Sofia Alves, Beatriz Andrade, Lurdes Oliveira e Patrícia Rodrigues a ‘disparar’ para o tempo final de 47 segundos e 9 centésimos.

A também atleta do Sporting CP, Laura Taborda, somou o primeiro título nacional individual na prova de três 3000 metros obstáculos, com o tempo de dez minutos, 14 segundos e 89 centésimos, numa corrida que dominou com categoria praticamente do início ao fim. Por fim e não menos importante, o 10.º título nacional consecutivo de Anabela Neto no salto em altura, com a marca de um metro e 77 centímetros, enquanto Salomé Afonso teve novo desempenho de elevado nível que culminou na vitória e título nacional na prova de 1500 metros, com o tempo de quatro minutos, 11 segundos e 60 centésimos.

Sábado não terminaria sem outro título nacional individual: o notável João Vieira ganhou a prova de 10 kms marcha e foi Campeão Nacional pela 22.ª vez na carreira.

SEGUNDO DIA DE PROVAS

Lorene Bazolo bateu o recorde dos Campeonatos de Portugal na prova de 200 metros com o tempo de 23 segundos e seis centésimos. A velocista somou o 6.º título de Campeã Nacional no currículo. No segundo lugar ficou Rosalina Santos, também do Sporting CP, com o tempo de 23 segundos e 64 centésimos. Fechou o pódio outra atleta do Sporting CP: Lurdes Oliveira, com o tempo de 24 segundos e 43 centésimos.

Também na velocidade e nos 100 metros barreiras, Olímpia Barbosa foi a mais rápida e ganhou a prova com o tempo de 13 minutos e 43 segundos, marca que lhe permitiu ser Campeã Nacional pela 6.ª vez na carreira.

Nos 800 metros, a Sportinguista Patrícia Silva foi a mais forte. Com o tempo de dois minutos, três segundos e 62 centésimos, terminou no 1.º lugar e conquistou o terceiro título nos Campeonatos de Portugal. Salomé Afonso, também do Sporting CP, foi a segunda classificada, com dois minutos, três segundos e 62

18 - SPORTING 3935
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: João Pedro Morais Liliana Cá bateu o recorde dos Campeonatos de Portugal no lançamento do disco Estafeta feminina de 4x400 metros do Sporting CP sagrou-se campeã nacional

centésimos.

No lançamento do dardo feminino, Cláudia Ferreira obteve como melhor marca os 52 metros e 54 centímetros, que lhe permitiram conquistar o Campeonato Nacional pela 6.ª vez no palmarés pessoal, com a também atleta do Sporting CP, Aleida Mendes, a terminar no segundo lugar com um último ensaio de bom nível, fixado nos 44 metros e 75 centímetros.

No lançamento do peso, Jessica Inchude esteve igual a si própria e com excelente nível, bateu toda a concorrência para vencer o concurso, com o melhor ensaio a situar-se nos 18 metros e 17 centímetros, à quinta tentativa. Mariana Beto, especialista de provas combinadas, foi 3.ª, com 12 metros e 50 centímetros.

Ainda nas disciplinas mais técnicas, Tiago Luís Pereira ganhou o triplo salto, com cinco ensaios acima dos 16 metros, o melhor dos quais de 16 metros e 40 centímetros à quinta tentativa.

Na velocidade, duplo sucesso de atletas do Sporting CP nas provas de estafetas. Nos 400 metros planos e tanto na estafeta masculina, como feminina, ganharam os ‘quartetos’ do Clube Leonino.

Patrícia Silva, Marta Castro, Carina Vanessa e Lwena Cardoso triunfaram com o tempo de três minutos, 49 segundos e 99 centésimos. Na estafeta de 4x400 metros, mas nos masculinos, vitória da equipa Leonina constituída por Rodrigo Lima, Rodrigo Caetano, David Garcia e Mauro Pereira, com o tempo final de três minutos, 17 segundos e sete centésimos.

Além dos primeiros lugares, houve outros resultados meritórios e que mostraram inclusivamente progressão de atletas. Omar Elkhatib bateu o recorde

pessoal nos 200 metros, agora com o tempo de 21 segundos e 26 centésimos. Rodrigo Lima baixou pela primeira vez de um minuto e 50 segundos nos 800 metros e com o tempo de um minuto, 49 segundos e 84 centésimos, terminou a prova no 3.º lugar, seguido de Tomás Silva, no 4.º lugar, com um minuto, 50 segundos e 14 centésimos.

Nos 400 metros barreiras, Vera Barbosa foi segunda classificada com o tempo de 56 segundos e 79 centésimos, seguida de Juliana Guerreiro, com 59 segundos e três centésimos.

Também na segunda posição, terminou Edujose Lima no lançamento do disco, com a marca de 54 metros e 59 segundo como o melhor lançamento. André Jidkov foi 6.º, com 44 metros e 12 centímetros.

No salto em altura, o atleta do Sporting CP Diogo Oliveira ultrapassou a fasquia a dois metros e quatro centímetros, registo que ditou o 3.º lugar no concurso, em novo bom desempenho. Nas corridas de maior distância – os 5000 metros, 2.º lugar de Laura Taborda e 3.º lugar de Miguel Borges na prova masculina.

Muito meritórias várias outras prestações de atletas do Sporting CP: nos 400 metros planos femininos, Carina Vanessa foi segunda classificada com o tempo de 54, 68, com as igualmente Leoas Sofia Lavreshina e Juliana Guerreiro em 4.º e 5.º lugares.

Na prova de 100 metros, Carlos Nascimento foi o segundo classificado e na mesma distância, mas nos femininos, Rosalina Santos foi a 3.ª classificada. Nos 3000 metros obstáculos, Tomás Silva terminou na 3.ª posição, o mesmo lugar

de Ilírio Nazaré no lançamento do dardo e o também atleta do Sporting CP, João Fernandes foi o 4.º classificado.

Márcia Maketa terminou o concurso de lançamento do Martelo no 3.º lugar, ela que é uma atleta sub-20 e que conseguiu como melhor marca 51 metros e 26 centímetros.

Na prova de salto em comprimento feminina, Jéssica Barreira terminou no 4.º lugar e a também atleta do Sporting CP, Mariana Barreto foi 5.ª classificada, enquanto Inês Vicente foi a sétima. Marta Castro foi sétima classificada nos 1500 metros.

Na estafeta de 4x100 metros masculinos, o quarteto constituído por Tomás Gonçalves, Gil Manuel, Guilherme Mendo e Osvaldo Barbosa terminou no 2.º lugar. No peso, Daniel Santiago, do Sporting CP, foi 3.º classificado; no salto em comprimento, André Pimenta terminou no 5.º lugar e Diogo Oliveira foi 8.º. No salto à vara, Gonçalo Uva foi 7.º. Por fim, Carolina Costa foi a 4.ª classificada nos 10 kms marcha.

Destaque, por fim, para Artur Terezan, atleta nascido no Brasil do Sporting CP que ganhou a prova de 400 metros planos, com o tempo de 50 segundos e 98 centésimos, mas como atleta extra, não

foi contabilizado o 1.º lugar para o pódio. Fez a melhor marca pessoal deste ano.

No balanço da prova, Paulo Reis, coordenador do Atletismo do Sporting CP, fez um balanço muito positivo dos Campeonatos de Portugal, em declarações ao Jornal Sporting. “13 títulos nas senhoras, quatro nos homens e vários destaques. Liliana Cá e Lorene Bazolo bateram os recordes dos Campeonatos de Portugal nas provas de lançamento do disco e nos 100 e 200 metros, no caso da Lorene. A Patrícia Silva com a vitória nos 800 metros deu mais um grande passo para estar nos Mundiais de Budapeste, a Salomé Afonso venceu os 1500. Omar Elkhatib bateu recordes e mostrou-se em grande plano e, recordo, é um atleta sub-23. Há várias atletas que continuam a somar títulos consecutivos nas disciplinas em que competem, casos de longevidade e uma nova vaga que está em evolução, como por exemplo a Lurdes Oliveira, que chegou esta época ao Sporting CP e está a conseguir boas marcas nas provas de velocidade pura. Houve muito bons resultados”, finalizou Paulo Reis, num comentário aos 17 títulos conquistados por atletas do Sporting CP nos Campeonatos de Portugal de Atletismo.

RAPOSO BORGES HOMENAGEADO

Antigo atleta do Sporting CP nas décadas de 60 e 70 do século passado, em que foi especialista no salto à vara, foi homenageado pela Federação Portuguesa de Atletismo, durante os Campeonatos de Portugal, que decorreram no último fim-de-semana em Braga.

Raposo Borges é fruto da formação do atletismo do Sporting CP, conquistou sete títulos nacionais e foi o primeiro saltador português a ultrapassar a mítica barreira dos cinco metros. Actualmente é treinador, numa carreira de enorme dedicação e sucesso, reconhecida ao mais alto nível pela Federação Portuguesa de Atletismo.

SPORTING 3935 - 19
Lorene Bazolo bateu os recordes dos Campeonatos de Portugal nos 100 e 200 metros

MODALIDADES FUTSAL

GONÇALO PORTUGAL CONTINUA DE LEÃO AO PEITO

EXPERIENTE GUARDIÃO ESTÁ NO CLUBE DESDE 2007. NO MOMENTO DA NOVA ASSINATURA RECEBEU O EMBLEMA DE 25 ANOS DE SÓCIO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Gonçalo Portugal renovou contrato e vai prolongar a já longa ligação ao ‘seu’ Sporting Clube de Portugal. Chegado em 2007 ao futsal verde e branco para a equipa de juvenis, o guarda-redes tem-se mantido desde aí no emblema de Alvalade, contando pelo meio destes cerca de 16 anos apenas dois empréstimos: um à AD Fundão em 2014/2015 e outro ao CRC Quinta dos Lombos, onde passou a segunda metade de 2015/2016.

Além disso, Gonçalo Portugal já completou 25 anos como Sócio do Sporting CP e, por isso, no momento da assinatura, Rodrigo Pais de Almeida, vogal do Conselho Directivo, entregou-lhe o respectivo emblema comemorativo.

“Para uma pessoa que é Sportinguista e está no Clube há muitos anos, tem um grande significado saber que o Sporting CP confia em mim e no meu trabalho. Estou muito feliz, porque estou numa casa que conheço bem, já conquistei muitos títulos aqui e é onde eu quero ficar. Agora, é

conquistar mais títulos”, começou por dizer o guardião de 31 anos aos meios de comunicação do Clube, acrescentando: “Vou

manter o meu profissionalismo e trabalho diário e também acredito que foi por isso que quiseram a minha renovação. Há

sempre espaço para melhorar, mas podem esperar o mesmo e mais”.

A nível sénior, Gonçalo Portugal soma mais de 200 jogos de Leão ao peito e é sempre um dos jogadores mais elogiados tanto por colegas de equipa como pela equipa técnica e dirigentes, sobretudo pela sua postura irrepreensível e profissionalismo, além de ser um guardião sempre fiável entre os postes.

“Sou uma pessoa que gosta muito de ajudar. Se calhar não dou tanto nas vistas, mas gosto de estar sempre lá, dar uma palavra aos mais jovens e aos novos que chegam. Gosto de estar na minha e passar-lhes o meu Sportinguismo”, explicou o internacional português por duas vezes, antes de vasculhar nas muitas e boas memórias vividas no Clube do seu coração, onde já venceu tudo.

“Já temos duas UEFA Futsal Champions League, que era aquilo que, desde que estou aqui,

estava na nossa cabeça. Era um feito a alcançar e conseguimos duas. É um dos nossos grandes feitos, mas depois há aqueles momentos que nos ficam sempre marcados. Por exemplo, no meu caso é aquele Tricampeonato [2017/2018] contra o SL Benfica em que eu defendi os penáltis nos dois últimos jogos. São momentos que ficam marcados”, lembrou, sorridente.

Mais de 15 anos se passaram desde os seus primeiros dias de Leão ao peito como jogador, admitindo que nessa altura “não esperava estar aqui hoje”. “Todos temos sonhos, mas as coisas foram aparecendo ao longo do caminho e acho que as fui aproveitando bem, por isso é que estou aqui. Agora é dar continuidade ao trabalho e recompensar o Sporting CP por todos estes anos de Leão ao peito”, apontou, sublinhando o papel dos Leões como “um dos impulsionadores para desenvolver a modalidade e é um exemplo a seguir por todos”. Depois, com 2023/2024 em mente, o objectivo traçado é claro: “Queremos ganhar todos os troféus”. “Quem está aqui no Sporting CP tem de ter essa mentalidade. Falando por mim e talvez pelo [João] Matos, que já estamos aqui há muitos anos e temos muitos troféus, ambicionamos sempre mais. Estamos sempre a melhorar todos os dias, por isso queremos fazer uma época melhor do que anterior”, atirou Gonçalo Portugal, antes de deixar uma mensagem aos Sportinguistas, que considera “grande parte do sucesso” do futsal verde e branco.

“Vamos jogar fora e sentimo-nos em casa. Este Clube é muito isso, estejamos num bom ou num mau momento, os nossos adeptos estão lá sempre para nos apoiar. Isso define o Sporting CP”, enalteceu, deixando uma garantia. “Não vamos ficar por aqui”, porque, segundo o guardião, “são os títulos que nos tornam tão grandes”.

20 - SPORTING 3935
Texto: Xavier Costa Fotografia: Sérgio Martins Gonçalo Portugal e Rodrigo Pais de Almeida “Não vamos ficar por aqui. São os títulos que nos tornam tão grandes”

MODALIDADES FUTSAL

TRICAMPEÕES DE REGRESSO COM A HABITUAL ‘FOME’ DE GANHAR

PLANTEL DE NUNO DIAS FEZ EXAMES MÉDICOS NA SEGUNDA FEIRA E NA QUARTA JÁ HOUVE TREINO COM BOLA. REFORÇOS HENRIQUE RAFAGNIN E TAYNAN INTE GRADOS. WESLEY DE VOLTA E MACEDO ‘PROMOVIDO’.

Os Tricampeões Nacionais de futsal estão de volta ao trabalho.

O início da semana foi pontuado por exames médicos, que decorreram segunda-feira, na clínica CUF do Estádio José Alvalade. Dia destinado a medir o pulso aos Leões que sob o comando de Nuno Dias, vão procurar revalidar o título nacional e chegar ao 4.º campeonato consecutivo, feito inédito na história da secção da modalidade Leonina.

O plantel tem três reforços: o guarda-redes Henrique Rafagnin, o ala Taynan e o fixo Rafa Félix [este último a recuperar de lesão], o regresso de Wesley [fixo, que esteve emprestado ao

Leões de Porto Salvo] e a promoção de Macedo, que na temporada anterior ajudou o Sporting CP a conquistar o Campeonato Nacional de sub-19. Feita a bateria de exames, na quarta-feira foi dia do primeiro treino colectivo da equipa. Entusiasmo, expectativa e também ambição marcaram estes primeiros dias de trabalho, conferidos pelo Jornal Sporting, com as palavras a ilustrarem bem a alegria do regresso e, acima de tudo, a ambição de voltar a dar aos Sportinguistas aquilo a que equipa técnica e jogadores sempre os habituaram: lutar por títulos e conquistá-los. Esta foi uma das ideias fortes de Nuno Dias, nas primeiras palavras da época 2023/2024, aos meios de comunicação do Clube.

22 - SPORTING 3935
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: João Pedro Morais, Sérgio Martins Primeiro treino com bola dos Tricampeões de futsal com muita entrega dos jogadores

“Dos jogadores que chegaram ao Sporting CP, dois deles são regressos, Taynan e Wesley; e o Henrique Rafagnin e o Rafa Félix são os que chegaram de novo. Tentámos fazer com que eles entendessem onde chegaram e relembrar não só a eles, mas a todos, onde estamos, o que queremos e qual o nosso caminho, qual a nossa identidade, compromisso, qual a nossa maneira de trabalhar e grau de exigência. Esse grau de exigência é o nosso, sem precisarmos das pressões dos resultados, títulos e troféus, porque nós próprios já colocamos essa exigência todos os dias no nosso trabalho. Isso tem de ser para continuar e melhorar, fazendo ver-lhes, aos que regressam, que nada disso mudou e aos que chegam, que percebam onde chegaram, que chegaram ao melhor, que chegaram ao Tricampeão e a um grande clube, onde os objectivos são claros e onde o que fazemos normalmente é bem feito, onde eles são uma parte para que as coisas se resolvam da melhor maneira para nós”.

As palavras do capitão João Matos, após o primeiro treino, subscrevem o pensamento de Nuno

Dias: “A nossa maior motivação é estarmos aqui e evoluirmos uns com os outros, porque trabalhamos com os melhores do mundo, staff, equipa técnica. Isso faz-nos evoluir e, depois, logicamente vamos estar nas decisões, não só pela nossa qualidade, mas também pela qualidade do

trabalho desenvolvido. Isso é tudo uma consequência. Queremos ganhar todos os troféus que tivermos pela frente, é impossível haver neste plantel quem não queira ganhar. Têm de ter essa mentalidade de ganhar, os novos vão entender isso rapidamente já na pré-época, mas acima de tudo, temos de trabalhar bem, porque o trabalhar bem vai reflectir-se mais tarde em troféus. Na época passada estivemos em todas as decisões. Há que trabalhar, evoluir, olhar para a época passada e para as anteriores e vermos onde é que errámos, onde é que podemos crescer, onde é que os adversários melhoraram e onde vamos conseguir passar por cima deles e é assim que vamos, sucessivamente, ganhar jogo a jogo”. No primeiro treino, a intensidade e entrega prenunciam uma equipa de futsal dentro dos parâmetros habituais e capaz de conduzir a equipa a muitas vitórias e títulos. As defesas e remates de Henrique Rafagnin, os dribles de Merlim e Panny Varela, a potência de Tomás Paçó e a arte e o engenho de Sokolov e Zicky Té. Sem esquecer a disciplina e rigor táctico de João Matos e de Wesley, passando pela competitividade de Taynan, pelo repentismo e irrequietude de Pauleta e pelo talento de Macedo. Houve ainda oportunidade para confirmar os reflexos de Bernardo Paçó e de Gonçalo Portugal e o espírito de luta e finalizações de Hugo Neves e Cavinato. Um

tem de fazer uma época melhor e queremos vingar este ano tudo aquilo que não conseguimos ganhar no ano passado”. Ideia partilhada por Zicky Té: “A mensagem que o departamento de futsal deixa aos adeptos é a de que vai responder sempre com trabalho, que podem contar connosco para o que der e vier e que vamos lutar sempre pelos nossos objectivos”.

que já tinha sido deixada nas palavras aos meios de comunicação do Clube.

primeiro treino onde tudo isto se viu, com todos os jogadores do plantel a mostrarem os atributos que os notabilizam como melhores do Mundo.

Estatuto de melhor é o que o Sporting CP quer continuar a conservar na nova temporada e essa ideia já tinha sido transmitida na segunda-feira, dia de testes médicos, por Tomás Paçó: “O ADN do Sporting CP é ganhar todos os títulos em que vai participar. Queremos estar em todas as decisões e fazer uma época muito melhor do que a do ano passado, que foi boa, mas nós estamos cientes que o Sporting CP

O Jornal Sporting presenciou o grande ambiente que se vive no futsal Leonino. Um espírito de família que desencadeia um sentimento de receber de braços abertos todos os que chegam –os chamados reforços e que rapidamente os deixa à-vontade. Wesley, regressado de empréstimo e Macedo, promovido à primeira equipa, rapidamente assimilaram esta mentalidade de grupo e as palavras denotaram o imediato conforto pela recepção,

“A sensação de estar aqui é óptima. Fico muito feliz por saber que o meu trabalho está a ser reconhecido. Agora estou aqui, por cá quero manter-me e lutar por títulos. Fui muito bem-recebido e acredito que posso trazer mais mobilidade, pois sou um alo fixo, que também sai muito para o jogo”. Já o ala Macedo explicou a sensação de ser promovido ao plantel principal: “É um grande orgulho para mim, já tinha este objectivo há muito tempo e é muito gratificante saber que o meu trabalho foi recompensado e, agora, só tenho de aproveitar. Aqui no Sporting CP a integração é fácil. Damo-nos todos bem, recebem as caras novas sempre da melhor forma e quando é assim, tudo se torna mais fácil”.

CALENDÁRIO PRÉ ÉPOCA

TROFÉU STROMP

16 de Agosto - Sporting CP vs. SC União Torreense

TROFEO DEL OLIVO

19 de Agosto - Inter Movistar vs. Sporting CP

20 de Agosto – Jaén FS vs. Sporting CP

MASTERS DE PORTIMÃO

23 de Agosto - Sporting CP vs. Kairat Almaty

26 de Agosto - Sporting CP vs. Anderlecht Futsal

27 de Agosto - Sporting CP vs. Palma Futsal

SPORTING 3935 - 23
Boa disposição entre os Leões Cavinato em dia de prova de esforço nos exames médicos

MODALIDADES BASQUETEBOL

ARNETTE HALLMAN É LEÃO

BASQUETEBOLISTA CUMPRE DESEJO ANTIGO E SEGUE AS PISADAS DO PAI, QUE JOGOU NO SPORTING CP ENTRE 1986 E 1988.

Arnette Hallman é reforço do Sporting Clube de Portugal. O basquetebolista, de 35 anos, chega ao Clube para reforçar a equipa principal masculina de basquetebol e admitiu que este era um desejo antigo.

“Sempre foi um desejo pessoal jogar no Sporting CP, também porque o meu pai jogou aqui, e este ano deu-se a oportunidade”, começou por dizer o extremo/ poste, recordando assim a passagem do pai, também ele Arnette Hallman, no Clube entre 1986 e 1988.

Formado no CF “Os Belenenses” e na Portugal Telecom, Arnette Hallman representou a UD Oliveirense na temporada passada, mas antes disso esteve quatro épocas no SL Benfica. No currículo conta ainda com passagens pelo FC Porto e AA Coimbra, por exemplo, e com experiências no basquetebol espanhol e francês.

Apesar da longa carreira, a ambição continua igual: “Aquilo

que pretendo aqui é ganhar. O Sporting CP é um clube bastante grande, um dos melhores de Portugal, e tem sido superinteressante a forma como tem evoluído no basquetebol. Tem ganhado muito nos últimos anos e tem feito boas prestações na FIBA Europe Cup. Para mim, é um orgulho estar aqui e o meu objectivo é ajudar o Clube a continuar no mesmo caminho”.

Para quem não o conhece, o basquetebolista, que mede 1.98 cm, apresenta-se como “um jogador intenso, defensivo, saltador e com bastante intensidade”.

“Tento ajudar dentro e fora de campo com aquilo que consigo”, acrescentou, falando na experiência que traz consigo e que pode ser benéfica ao grupo: “Ter um plantel com jogadores experientes e mais novos é bom. É uma balança que fica bem num plantel. O basquetebol está a evoluir e eu aprendo isso com os mais novos, mas também tenho a parte de outra geração, de um basket com outro tipo de fundamentos, o que também é bom para passar aos mais novos”.

Arnette Hallman jogará com o número 22 nas costas, um número especial e que espera que lhe continue a dar sorte: “Quando jogava na Académica, só se podia jogar com os números entre o quatro e o 15, mas num dos jogos não havia equipamentos e estava lá pelo meio uma camisola com o 22 e eu escolhi-a. Isso aconteceu numa das minhas melhores épocas, na qual cheguei a ser MVP nacional. Por

isso, digamos que é um número da sorte”.

Para finalizar, o novo Leão deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Venham e apoiem-nos. Já estive do outro lado e é apaixonante ver este pavilhão cheio. Sempre gostei do Pavilhão João Rocha, do ambiente e da química que há com os Sportinguistas. Espero que assim continue e eu cá estarei para ajudar”.

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Arnette Lamar Hallman Scharfhausen

Data de nascimento: 6 de Janeiro de 1988 (35 anos)

Nacionalidade: Luso-espanhola

Clubes anteriores: CF “Os Belenenses”, Portugal Telecom, Sport Algés e Dafundo, CB Breogán, AA Coimbra, UB Chartres, Sorgues BC, FC Porto, SL Benfica e UD Oliveirense Internacional português

24 - SPORTING 3935
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: João Pedro Morais Arnette Hallman vai vestir a camisola 22 Arnette Hallman e Nuno Baião, coordenador do basquetebol Leonino

TUDO PARA ANIMAIS E PLANTAS

PREÇO IMBATÍVEL 99 , 99€

Carrinho Jardim em Ferro Rede TC2 cód.: 0129735

POUPE 15% 7,99 € 9,45 €

Areia p/ Gato Lavanda

7L

cód.: 0153147

PREÇO IMBATÍVEL

27,99€ Alimento Seco p/ Cão Adulto Alta Energia

OFFICIAL MAIN PARTNER DO FUTEBOL DE FORMAÇÃO E ACADEMIAS SPORTING

Promoções e preços válidos nas lojas Agriloja em Portugal Continental, entre 1 e 31 de Agosto de 2023, salvo rutura de stocks, erro tipográfico ou erro de imagem. Adereços não incluídos. Os produtos deste anúncio podem não estar disponíveis em todas as lojas ou disponíveis apenas por encomenda. Os preços apresentados incluem IVA à taxa em vigor

ÁGUEDA ALMEIRIM ANADIA AVEIRO BARCELOS BEJA BRAGANÇA CADAVAL CALDAS DA RAINHA CARTAXO CASTELO BRANCO CHAVES ÉVORA FUNCHAL
LEIRIA LOURINHÃ MAFRA MATOSINHOS OIÃ OLIVEIRA DO BAIRRO OVAR PENICHE POMBAL PONTA DELGADA (Açores) PONTE DE LIMA PORTALEGRE RIBEIRA GRANDE (Açores) SANTIAGO DO CACÉM SETÚBAL TAVIRA TOMAR TORRES NOVAS TORRES VEDRAS VISEU
(Madeira) GUIMARÃES
1 A 31 AGOSTO 2023
20Kg cód.: 0180798
C M Y CM MY CY CMY K ai168978351656_ANUNCIO_Jornal_SCP_25,3x33,5_3Agosto.pdf 1 19/07/2023 17:18:53

ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE − 20 ANOS!!!

O apoio dos sócios à construção desta grande obra foi total! Milhares de lugares vendidos em poucas semanas! Um êxito imenso! Depois do “velhinho” Alvalade que tinha durado quase 50 anos tínhamos um novo e espectacular Estádio!

Nestes 20 anos assistimos a grandes jogos! A grandes momentos! A grandes golos! A grandes emoções! Por todos fica aqui o registo de três desses momentos!

MODALIDADES VOLEIBOL

KELTON TAVARES CONTINUA COM A LISTADA VERDE E BRANCA

CENTRAL, DE 24 ANOS, ESTÁ NO SPORTING CP DESDE 2020/2021 E RENOVA COM A AMBIÇÃO DE DAR ALEGRIAS AOS ADEPTOS LEONINOS.

O nosso José Alvalade faz 20 anos! Já faz 20 anos o nosso querido Estádio! Recordo-me bem da sua inauguração, no dia 6 de Agosto de 2003! Foi um dia de grande festa Sportinguista! Estava cheio que nem um ovo! Uma cerimónia linda! O recinto todo “embrulhado” em cortinas brancas! Jorge Sampaio (na época o Presidente da República e − como todos sabem − grande Sportinguista) presidiu à cerimónia! Dias da Cunha, sucedendo a José Roquette, como Presidente do SCP! Dulce Pontes a cantar como nunca! Jesus Correia − o último “Violino” vivo − a dar o pontapé de saída! O Manchester United convidado para a partida inaugural! Luís Filipe marca o primeiro golo do novo Estádio! O SPORTING faz uma bela exibição e ganha aos ingleses por 3-1! Cristiano Ronaldo encanta tudo e todos com uma memorável exibição… e − no final do jogo − foi logo levado por Alex Ferguson para Manchester! Tudo isto ficou gravado na nossa memória colectiva!

Entrávamos no século XXI cheios de esperança! Campeões em 2000 e em 2002! E no início da época de 2003 com um novo e moderno recinto! Era o culminar de um dos fundamentais pilares do denominado “Projecto Roquette”! Uma obra sonhada, projectada e iniciada muito antes das decisões que − mais tarde − foram provocadas e justificadas pela azáfama do Euro 2004! Mais uma vez o Sporting era e foi pioneiro! Foi o primeiro clube português a olhar e a tratar de ter um recinto desportivo ao nível do melhor que existia na Europa! Lançou-se a esse desafio muito antes das “benesses públicas” que − depois − vieram a ser atribuídas no âmbito do Euro 2004! A mudança do Clube estava pensada e executada!

Lembramos a dramática derrota na final da Taça UEFA − depois de uma campanha memorável

− em 2005! E a extraordinária e épica vitória sobre o nosso rival de sempre por 5-3, nas meias-finais da Taça de Portugal de 2008 − recuperando de uma desvantagem de dois golos no final da primeira parte − com cinco fantásticos golos do SPORTING nos últimos 20 minutos de jogo! E − claro − a vitória em 2021, no nosso último título de Campeão Nacional… acompanhado, bem sei, pela generalidade das largas dezenas de milhares de Sportinguistas que – devido à COVIDA-19 − “viram” o jogo do título no exterior do Estádio… sim, ao lado do mesmo! À “sombra” do José Alvalade!

Estádio José Alvalade… és único! És a nossa casa! És nosso! Queremos − agora melhorado e finalmente todo de verde! − mais 20 anos! Queremos ainda mais emoção! Queremos gritar pelo SCP ainda mais alto! Queremos cantar ainda mais e a plenos pulmões… o “Mundo Sabe Que” e o “Até Morrer”! E todos os outros cânticos de fé, de amor e de esperança! Queremos − também e sempre − mais títulos!

E − neste ano de 2023, nesta época que agora está quase a começar − entrámos já com um “festejo” condigno para estes 20 anos de Estádio José Alvalade! Mais um Troféu Cinco Violinos! Num jogo de preparação contra um personalizado Villarreal, quinto classificado da La Liga na última temporada, com uma exibição muito completa e promissora da nossa equipa de futebol! E a confirmação de um Gyökeres que já nos conquistou… para além de outros consagrados e outros “novos”, como o Bragança e o Geny, que muita esperança nos dão!

Força SCP! Até morrer!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

Kelton Tavares renovou a ligação ao Sporting Clube de Portugal. O central, de 24 anos, está no Clube desde 2021/2022, tendo chegado do CV Oeiras, e quer dar sequência ao bom desempenho individual da época passada para dar alegrias aos Sportinguistas.

“É um orgulho e um prazer enorme continuar aqui, nesta que já considero a minha segunda casa. O meu pensamento é sempre o mesmo: dar o máximo para conseguirmos os melhores resultados”, começou por dizer o atle-

ta aos meios de comunicação

Leoninos, após a renovação, acrescentando: “A época passada foi de altos e baixos, comecei com uma lesão, mas depois voltei e voltei na melhor forma em que alguma vez estive. Por isso, individualmente, acabou por ser uma boa época, na qual também aprendi muito, mas a nível colectivo não e, por isso, ficou ainda mais a vontade de conseguir mais e é isso que vamos à procura esta temporada”. “Queremos estar nos momentos de decisão, nas finais e poder disputar os títulos em todas as competições em que estivermos presentes”, sublinhou

o cabo-verdiano, que na época passada alinhou em 28 jogos e fez 99 pontos, melhorando assim a performance da temporada de estreia de Leão ao peito − 30 encontros e apenas 24 pontos. Referindo que se sente bem no Sporting CP, porque o grupo soube “criar uma família”, Kelton Tavares diz-se também muito satisfeito pelo carinho com que é tratado pelos Sportinguistas, a quem deixou uma mensagem: “Sempre me apoiaram e eu quero retribuir isso, dando sempre mais. Espero que continuem a estar presentes e que nos apoiem em todos os jogos”.

26 - SPORTING 3935
Afonso Seixas, coordenador do voleibol Leonino, e Kelton Tavares Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: João Pedro Morais Tito Arantes Fontes
OPINIÃO

MODALIDADES VOLEIBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

CINCO LEOAS RENOVAM A LIGAÇÃO AO SPORTING CP

DANIELA LOUREIRO, VANESSA PAQUETE, CAROLINA

Daniela Loureiro, Vanessa Paquete, Carolina Garcez, Amanda Cavalcanti e Jady Gerotto continuam de Leão ao peito. As cinco atletas renovaram a ligação ao Sporting Clube de Portugal e em 2023/2024 vão continuar a fazer parte da equipa principal feminina de voleibol. “Estou muito feliz por continuar aqui. Identifico-me muito com o Clube, com os adeptos, com a equipa técnica, com a equipa, o que é muito importante, e com o projecto que tem sido tal e qual como nos tinham dito: sempre a dar passos em frente, e isso demonstra-se com a nossa entrada nas competições europeias. Por isso, estou feliz por renovar e ter a oportunidade de poder jogar todas estas provas com o Sporting CP”, começou por

dizer Daniela Loureiro, capitã Leonina, que está no Clube desde 2018/2019, apontando aos objectivos: “Queremos ganhar todas as provas em que estivermos envolvidas. Sabemos que as competições europeias são diferentes, mas vamos dar sempre o nosso máximo e tentar fazer o nosso melhor. A nível individual, quero dar sempre o meu melhor e tentar ajudar sempre a equipa”.

Carolina Garcez, que tal como a capitã joga como líbero, também deu conta da satisfação de continuar a vestir de verde e branco e não tem dúvidas daquilo que pretende. “Estou muito contente por ter renovado. O Sporting CP sempre me acolheu muito bem e é uma casa onde me sinto bem a jogar. Alegra-me saber que estou a contribuir para o Clube e saber que querem que eu continue a contribuir. Aquilo

que pretendo é continuar a dar o meu melhor para podermos melhorar o voleibol do Sporting CP. Este ano vamos querer fazer melhor do que no ano passado”, afirmou a atleta que está no Clube desde 2019/2020, indo assim para a quinta temporada de Leão ao peito.

Amanda Cavalcanti também vai para a quinta época na formação Leonina e sente-se feliz por esta nova oportunidade. “Estou muito feliz por renovar, vai ser a minha quinta temporada aqui e isso só acontece porque gosto muito do ambiente e do Clube. Cada vez temos objectivos mais ambiciosos e eu quero estar aqui para participar neles e cumprir esses objectivos. Nesta nova época a ideia é, como sempre, ser melhor e alcançar o Campeonato Nacional, as taças e ir o mais longe possível nas competições europeias”, disse a central.

Por sua vez, Vanessa Paquete cumprirá em 2023/2024, a quarta temporada no Clube e não tem dúvidas de que é aqui que quer estar. “Sinto-me muito bem no Sporting CP, que já considero a minha casa. Por isso, foi uma decisão fácil de tomar. Quero continuar aqui, quero continuar com estes adeptos e quero continuar a lutar pelo crescimento da modalidade no Clube”, afirmou a oposto, referindo: “Esta época queremos melhorar o que fizemos na anterior. As taças e o Campeonato Nacional vão estar sempre no nosso foco e vamos trabalhar com esse objectivo”. Jady Gerotto, central que está no Clube desde 2021/2022, também se mostrou feliz por continuar no Sporting CP dizendo que “foi uma decisão muito fácil de tomar”, dando conta dos objectivos: “No ano passado conquistámos muitas coisas e este

ano vamos jogar a CEV, é uma alegria saber que conquistámos essa vaga e que vamos poder jogar a prova. É mais uma para lutar. Este ano queremos conseguir mais do que um título e vamos tentar ultrapassar algumas barreiras. Eu vou continuar a ajudar a equipa da melhor forma que for possível, tendo também o objectivo de continuar a evoluir individualmente”. Focadas assim no que se segue, as cinco atletas agradeceram aos “Sportinguistas o apoio dado na temporada passada”, dizendo que “o apoio deles já é conhecido de todos” e que “é fundamental para a equipa”. “Nós vamos continuar a dar tudo e a representar o Clube da melhor maneira”, garantiu Carolina Garcez, com Vanessa Paquete a deixar o apelo: “Venham, tragam amigos e família, que se vão divertir muito”.

SPORTING 3935 - 27
GARCEZ, AMANDA CAVALCANTI E JADY GEROTTO CONTINUAM DE LEÃO AO PEITO E APONTAM A OBJECTIVOS MAIORES. Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: João Pedro Morais Amanda Cavalcanti, Jady Gerotto, Daniela Loureiro, Carolina Garcez e Vanessa Paquete

CLUBE GAMEBOX

GAMEBOX MODALIDADES JÁ DISPONÍVEL

PRIMEIRO JOGO INCLUÍDO ESTÁ MARCADO PARA O PRÓXIMO DIA 16 DE AGOSTO, COM O TROFÉU STROMP DE FUTSAL.

O Sporting Clube de Portugal anunciou, na última quinta-feira, o lançamento da Gamebox Modalidades para 2023/2024, com as renovações e compras a estarem disponíveis em gamebox.sporting.pt

O primeiro jogo incluído na Gamebox Modalidades é já no próximo da 16 de Agosto, com a equipa Tricampeã Nacional de futsal a entrar em 2023/2024 com a disputa do Troféu Stromp no Pavilhão João Rocha.

Quem adquiriu a Gamebox Futebol tem desconto na Gamebox Modalidades, que fica com o preço de €100. Para os restantes Sócios, a Gamebox Modalidades tem o custo de €150.

Datas importantes para renovação ou compra da Gamebox Modalidades:

• 3 a 6 de Agosto (23h59) – abertura da renovação e venda. Período de renovação em exclusividade para Sócios com Gamebox Modalidades ou All In.

• 8 de Agosto – libertação de todos os lugares em renovação e continuação de venda aberta a todos os Sócios.

• 12 e 13 de Agosto – dias de preferência para Sócios com Gamebox Eclectic (ou seja, todos os Sócios com Gamebox Futebol 2023/2024) reservarem, a custo zero, o seu lugar para o Troféu Stromp de futsal de dia 16 de Agosto em tickets.sporting.pt

• 14 de Agosto – abertura do jogo a todos os Sócios para Troféu Stromp de futsal.

• 16 de Agosto – Troféu Stromp de Futsal, primeiro jogo de modalidades da época 2023/2024.

A Gamebox Modalidades inclui até 111 jogos nacionais e internacionais de andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol no Pavilhão João Rocha. Adira e saiba mais em gamebox.sporting.pt

BREVES

João Coelho, da equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal, conquistou a medalha de ouro nos 400 metros dos Jogos Mundiais Universitário, que estão a decorrer em Chengdu, na China.

Na final, o português triunfou com o tempo de 44’’79, o mesmo do segundo classificado Reece Holder (Austrália). A marca serviu para bater o recorde nacional e garantir a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024, marcados para Paris, em França.

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal vai iniciar a fase regular do Campeonato Nacional 2023/2024 com uma deslocação à pista do Juventude Pacense, em Paços de Ferreira, com data provisória de 30 de Setembro.

O conjunto de Alejandro Domínguez vai - de acordo com o sorteio realizado na última segunda-feira - receber o SL Benfica na quarta jornada, visitando o FC Porto na ronda imediatamente a seguir.

O Sporting Clube de Portugal e o Jornal Sporting manifestam o seu pesar pela morte de Luís Fernando Marques Pereira, Sócio número 31 do emblema de Alvalade, aos 86 anos.

Luís Fernando Marques Pereira foi jogador de voleibol do Sporting CP na década de 1950.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP e o Jornal Sporting endereçam as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube.

28 - SPORTING 3935
OLÍMPICA LUTO POR LUÍS FERNANDO MARQUES PEREIRA HÓQUEI COMEÇA EM PAÇOS DE FERREIRA
JOÃO COELHO COM OURO, RECORDE NACIONAL E QUALIFICAÇÃO
ÉPOCA 2023/24 MODALIDADES Inscreve-te já https://tinyurl.com/SCPcapta2324 O TREINO É O PRINCÍPIO DO SUCESSO. COM INÍCIO A 17 DE JULHO Multidesportivo e outras instalações Rapazes e Raparigas a partir dos 6 anos TREINOS DE CAPTAÇÃO XADREZ AIKIDO HÓQUEI EM PATINS JUDO KARATE KEMPO KICKBOXING NATAÇÃO POLO AQUÁTICO RUGBY TAEKWONDO TÉNIS DE MESA TIRO ATLETISMO BOXE DANÇA GINÁSTICA (FORMAÇÃO, ACROBÁTICA, TRAMPOLINS, TEAMGYM, RÍTMICA)

RESULTADOS

ATLETISMO

Campeonatos de Portugal

Masculino

100 metros

2.º - Carlos Nascimento (10,26s)

200 metros

1.º - Omar Elkhatib (21,26s)

2.º - Rodrigo Lima (1m49,84s)

3.º - Tomás Silva (1m50,14s)

400 metros

1.º - Omar Elkhatib (45,71s)

3000 metros obstáculos

3.º - Tomás Silva (8m53,39s)

5000 metros

3.º - Miguel Borges (14m00,78s)

400 metros barreira

1.º - Artur Terezan (50,98s)

4x100 metros

2.º - Tomás Gonçalves, Gil Manuel, Guilherme Mendo e Osvaldo Barbosa (41,4s)

4x400 metros

1.º - Rodrigo Lima, Rodrigo Caetano, David Garcia e Mauro Pereira (3m20,7s)

10km marcha

1.º - João Vieira (40m52,58s)

Lançamento do disco

6.º - André Jidkov (44,12m)

Lançamento do peso

3.º - Daniel Santiago (16,01m)

Salto em comprimento

5.º - André Pimenta (7,31m)

8.º - Diogo Oliveira (6,81m)

AGENDA

ATLETISMO

Salto à vara

7.º Gonçalo Uva (4,50m)

Salto em altura

3.º - Diogo Oliveira (2,04m)

Lançamento do dardo

3.º - Ilírio Nazaré (69,09m)

4.º - João Fernandes (66,42m)

Triplo salto

1.º - Tiago Pereira (16,40m)

Feminino

100 metros

1.º - Lorene Bazolo (11,23s)

3.º - Rosalia Santos (11,39s)

200 metros

1.º - Lorene Bazolo (23,6s)

2.º - Rosalia Santos (23,64s)

3.º - Lurdes Oliveira (24,43s)

400 metros

1.º - Cátia Azevedo (52,37s)

2.º - Carina Vanessa (54,68s)

4.º - Sofia Lavreshina (55,41s)

5.º - Juliana Guerreiro (55,61s)

800 metros

1.º - Patrícia Santos (2m3,62s)

2.º - Salomé Afonso (2m3,83s)

1500 metros

1.º - Salomé Afonso (4m11,60s)

7.º - Marta Castro (4m34,28s)

5000 metros

2.º - Laura Taborda (17m21,94s)

4x100 metros

1.º - Ana Sofia Alves, Beatriz Andrade, Lurdes Oliveira e Patrícia Rodrigues (47,9s)

SÁBADO E DOMINGO, 5 E 6 DE AGOSTO

XXIX Torneio Internacional de Lançamentos

Leiria

JUDO

SEXTA A DOMINGO, 4 A 6 DE AGOSTO

2023 Judo World Masters

MARIA SIDEROT e JORGE FONSECA

Budapeste, Hungria

*Informação sujeita a alterações após o fecho de edição. Consulte a agenda actualizada em sporting.pt

08/08 – TERÇA

FUTEBOL

3000 metros obstáculos

1.º - Laura Taborda (10m14,89s)

100 metros barreiras

1.º - Olímpia Barbosa (13,43s)

400 metros barreiras

2.º - Vera Barbosa (56,79s)

3.º - Juliana Guerreiro (59,3s)

4x400 metros

1.º - Patrícia Silva, Marta Castro, Carina

Vanessa e Lwena Cardoso (3m50,01s)

10km marcha

4.º - Carolina Costa (46m54,93s)

Salto em altura

1.º - Anabela Neto (1,77m)

Salto em comprimento

4.º - Jéssica Barreira (5,69m)

5.º - Mariana Barreto (5,67m)

7.º - Inês Vicente (5,41m)

Lançamento do disco

1.º - Liliana Cá (63,16m)

2.º - Edujose Lima (54,59m)

Lançamento do dardo

1.º - Cláudia Ferreira (52,54m)

2.º - Aleida Mendes (44,75m)

Lançamento do martelo

3.º - Márcia Maketa (51,26m)

Lançamento do peso

1.º - Jéssica Inchude (18,17m)

3.º Mariana Bento (12,50m)

ANDEBOL Masculino

ogo de preparação

PORTUGAL 35-26 Coreia do Sul

FUTEBOL Masculino

Troféu Cinco Violinos

SPORTING CP 3-0 Villarreal CF

Feminino

Campeonato do Mundo (Diana Silva, Fátima Pinto, Ana Borges, Ana Capeta e Alícia Correia)

PORTUGAL 2-0 Vietname

PORTUGAL 0-0 E.U.A

JUDO

Taça da Europa de Juniores de Berlim

Otto Kvantidze - 73kg - medalha de bronze

TIRO

Torneio de Verão da FPT

Masculino - Carabina 10m

1.º - Marcelo Cazassa

9.º - Tomás Fonseca

Feminino - Carabina 10m

2.º - Sofia Santos

Masculino - Pistola 10m

4.º - Domingos Rodrigues

7.º - João Peixoto

12.º - Pedro Ferreira

14.º - Pedro Fonseca

24.º - Pedro Claro

27.º - Filipe Faria

FEIRA

Competição: Liga Revelação – Série B – 1.ª jornada

Jogo: Sporting CP vs. Portimonense SC

Horário e local: 17h00 – Estádio Aurélio

Pereira

Transmissão: directo

09/08

– QUARTA FEIRA FUTEBOL

Competição: Liga 3 – Série B – 1.ª jornada

Jogo: Sporting CP vs. Amora FC

Horário e local: 18h00 – Estádio Aurélio

Pereira

Transmissão: directo

PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO COORDENADORA: MAFALDA JERÓNIMO BARBOSA || MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO || LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: MARIA GOMES DE ANDRADE || MGANDRADE@SPORTING.PT; NUNO MIGUEL SIMAS || NQSIMAS@SPORTING.PT; PEDRO FERREIRA || PSFERREIRA@ SPORTING.PT; XAVIER COSTA || XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES || JBTORRES@SPORTING.PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806 LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 000 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP, QUINTA DO GRAJAL – VENDA SECA 2739‑511 AGUALVA CACÉM IMPRESSÃO: WGROUP ESTRADA DE SÃO MARCOS, Nº 27, 2735‑521 AGUALVA CACÉM ESTATUTO EDITORIAL: HTTPS://WWW.SPORTING.PT/PT/JORNAL/ESTATUTO‑EDITORIAL ASSINATURAS: E‑MAIL: ASSINATURAJORNAL@SPORTING.PT LINHA SPORTING 707 20 44 44 INTERNACIONAL +351 30 997 1906 (segunda a sexta‑feira das 10h00 às 20h00)

30 - SPORTING 3935
2023/08/03 5ªFeira 5 603199 000490 03935
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.