Jornal Sporting n.º 3926

Page 1

FUNDADO EM 31 MARÇO 1922 • N.º 3926 • QUINTA-FEIRA, 1 JUNHO 2023 • SPORTING.PT • SEMANAL • ANO 101 • 1€ (IVA INCLUÍDO) • DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO O MAIS ANTIGO JORNAL DE CLUBE DO MUNDO

EDITORIAL

ALVALADE 2.0

Em 2018 a vírgula de Oxford* ganhou uma enorme popularidade devido ao processo movido contra a empresa Oakhurst Dairy, nos Estados Unidos. Na origem do processo está a ausência de uma vírgula (de Oxford), que o tribunal norte-americano viria a considerar criar incerteza suficiente para dar parecer a favor dos queixosos. O caso viria a ganhar escala mediática mundial, tendo pelo menos duas consequências mais conhecidas: a empresa acabou por chegar a acordo com os queixosos no valor de 5 milhões de dólares e o legislador viria a adoptar o ponto e vírgula para evitar ambiguidade na interpretação.

Hoje estreamos o nosso equipamento principal da época 2023/2024, com três vertentes simbólicas de celebração: o dia da criança; o aniversário de 20 anos do Estádio; e o início de uma nova Era.

HOJE ESTREAMOS O NOSSO EQUIPAMENTO PRINCIPAL DA ÉPOCA 2023/2024, COM TRÊS VERTENTES SIMBÓLICAS DE CELEBRAÇÃO:

O DIA DA CRIANÇA; O ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DO ESTÁDIO; E O INÍCIO DE UMA NOVA ERA.

No próximo dia 6 de Agosto sopraremos as 20 velas de aniversário do (novo) Estádio José Alvalade. Fá-lo-emos em modo de homenagem a todos os que fizeram, e fazem, dele a sua casa e imbuídos do mesmo espírito de (re)início que lhe deu origem em 2003. Adicionamos um ponto ao número 20, neste caso no meio – 2.0 − para dar início a uma nova era de modernização do nosso lar, colocando também um ponto, neste caso final, a quase 20 anos de desinvestimento no nosso Estádio. Já o tínhamos feito com a renovação das cadeiras, evoluindo em paralelo na, igualmente importante, edificação da identidade Sporting, para nos sentirmos em casa. Na próxima época avançaremos com um conjunto de melhorias, a anunciar brevemente, que vão permitir melhorar a experiência a todos os Sócios e adeptos.

Dia 3 é dia de Play Day e convido todos a virem celebrar o Dia da Criança em família, podendo experimentar (quase) todas as nossas modalidades de forma divertida.

Convite que estendo para enchermos o Pavilhão João Rocha no apoio às nossas equipas, para colocarmos um ponto final, e em Glória, nas finais que temos pela frente.

*Na pontuação da língua inglesa, uma vírgula de Oxford é uma vírgula colocada imediatamente após o penúltimo termo (ou seja, antes da conjunção coordenativa [geralmente e ou ou]) numa série de três ou mais termos.

PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO COORDENADORA: MAFALDA JERÓNIMO BARBOSA || MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO || LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: MARIA GOMES DE ANDRADE || MGANDRADE@SPORTING.PT; NUNO MIGUEL SIMAS || NQSIMAS@SPORTING.PT; PEDRO FERREIRA || PSFERREIRA@ SPORTING.PT; XAVIER COSTA || XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; MIGUEL BRAGA; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES || JBTORRES@SPORTING.PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806 LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 155 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP, QUINTA DO GRAJAL – VENDA SECA 2739‑511

2 - SPORTING 3926
AGUALVA CACÉM IMPRESSÃO: WGROUP ESTRADA DE SÃO MARCOS, Nº 27, 2735‑521 AGUALVA CACÉM ESTATUTO EDITORIAL: HTTPS://WWW.SPORTING.PT/PT/JORNAL/ESTATUTO‑EDITORIAL ASSINATURAS: E‑MAIL: ASSINATURAJORNAL@SPORTING.PT LINHA SPORTING 707 20 44 44 INTERNACIONAL +351 30 997 1906 (segunda a sexta‑feira das 10h00 às 20h00)
AF Equipamentos 23.24 JORNAL SCP.pdf 1 30/05/23 16:01

Pedro João Rothe Marques de Almeida nasceu no dia 3 de Setembro de 1939, em Buckow, na Alemanha e foi um dos mais notáveis nomes da história do atletismo do Sporting CP e do país. Pedro de Almeida é sinónimo de recordes, marcas que foi batendo consecutivamente e que o levaram, entre outros feitos, a participar nos Jogos Olímpicos de 1960, em Roma.

Atleta Leonino durante uma década, entre 1955 e 1965, era especialista nas barreiras – oito vezes campeão nacional de 110 metros, mas também do comprimento – líder nacional entre 1957 e 1965. Foi campeão ibero-americano de salto em comprimento em 1960.

Foi treinado por Mário Moniz Pereira e, naquela época, por ser considerado o mais promissor atleta do Clube, foi escolhido para proferir um discurso na inauguração do Estádio José Alvalade.

ATLETISMO 1939 2012
LENDAS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
4 - SPORTING 3926

PEDRO DE ALMEIDA

UM ATLETA FENOMENAL, UM CASO RARÍSSIMO DE DOMÍNIO DE DIFERENTES DISCIPLINAS DO ATLETISMO. ASSIM ERA PEDRO ALMEIDA, UM BRILHANTE ATLETA DA EQUIPA DE ATLETISMO DO SPORTING CP DURANTE UMA DÉCADA – ENTRE 1955 E 1965. MANDAM AS REGRAS CONTAR A HISTÓRIA PELO INÍCIO E PEDRO DE ALMEIDA

CHEGOU AO SPORTING CP APENAS COM 15 ANOS PARA PRESTAR PROVAS E FOI O QUE SE CHAMA UM CASO DE CHEGAR, VER E COMEÇAR A VENCER.

Cedo mostrou vocação para praticar atletismo. Não era atleta apenas de uma prova. Nada disso. Era super-multifacetado, um atleta que, aos dias de hoje, facilmente cumpriria o chamado decatlo, que engloba dez diferentes disciplinas do atletismo. Essa riqueza de perfil atlético rapidamente despertou a atenção do professor Mário Moniz Pereira, que ficou também impressionado com a dedicação e apego ao treino deste atleta, um exemplo de disciplina e de vontade de superação. E por falar em superação, vamos a factos que fazem assentar como uma luva este adjectivo associado a Pedro de Almeida. Por exemplo, entre 1957 e 1956, saltou mais 53 centímetros e passou de sete metros e nove para sete metros e 62. Foi no final de década de 50 o primeiro atleta português a ultrapassar uma marca que parecia inacessível – sete metros. Foi, durante oito anos, líder nacional do comprimento. No entanto, como atleta completo que era, os feitos não se esgotavam no comprimento. Se saltava mais longe, também corria mais rápido. Quer saber porquê? Aqui vai: foi oito vezes campeão de Portugal de 110 metros barreiras e chegou a tirar dois segundos à melhor marca que detinha em Junho de 1957 – 16 segundos e 60 centésimos. Em 1961, correu a mesma distância [110 metros barreiras] em 14 segundos e 60 centésimos, um feito estratosférico à época, de baixar dois segundos a uma marca já então respeitável.

Aliás, Pedro de Almeida era um senhor recordes: na pista coberta e em 1959, correu a distância de 60 metros barreiras em oito segundos e 70 centésimos e foi o primeiro recordista nacional. Ao falar de Pedro de Almeida, impressiona a capacidade para

praticar atletismo em várias dimensões. Explicamos com mais pormenor. Além de correr e de saltar, também lançava. Engenhos como o peso e o martelo também faziam parte da diversidade atlética de Pedro de Almeida, que arremessou a 14 metros e 13 centímetros o peso, o disco a 41 metros e 62 centímetros, o martelo a 32 metros e 62 centímetros e o dardo a 54 metros e 78 centímetros. Com tantas marcas de relevo, bateu o recorde de pontuação do decatlo –dez provas combinadas, com 5777 pontos. Pedro de Almeida esteve dez anos no auge da forma e a consistência, mas sobretudo a valia das marcas, levaram-no ao estatuto de atleta olímpico. Atingiu essa condição nos Jogos Olímpicos, de Roma, em 1960, competição em que participou na prova de salto em comprimentos, na qual era destacadamente o melhor atleta nacional. Já um

nome consagrado da modalidade a nível nacional, Pedro de Almeida era também reconhecido internacionalmente, estatuto que fez por merecer com importantes proezas, como o título de campeão ibero-americano, em 1960, um feito notável [primeira medalha de ouro da história do atletismo português em torneios internacionais, com a marca de sete metros e 32 centímetros]. Um feito que quase repetiu em 1962 na mesma competição – foi vice-campeão. Pelo meio, em 1961, bateu o recorde nacional que perdurava há 13 anos – desde 1948. Ao saltar sete metros e 38 centímetros, superou a anterior melhor marca nacional de sempre, de sete metros e 34 centímetros, que pertencia ao também Sportinguista, Álvaro Dias. Mas damos ainda mais dados que comprovam a excelência de Pedro Almeida.

A marca de sete metros e 62 centímetros conseguida no salto em comprimento num Meeting Portugal – França no Estádio do Restelo, durou 23 anos, ou seja até 1985. Dele se diz ainda que só não fez carreira nas provas combinadas – heptatlo e decatlo – porque não se sentia à vontade na prova mais longa, de 1500 metros –porque nas outras era um atleta de qualidade assombrosa para a época. Vale a pena recuar ao início da carreira para acrescentar mais marcas de registo e conquistas: quando começou, somou quatro títulos nacionais de juniores, nas provas de lançamento de peso, disco, dardo e nas barreiras, ao mesmo tempo que já batia recordes nacionais. Estávamos sensivelmente a meio da década de 50. Tudo isto para enquadrar outro dado marcante sobre Pedro Almeida, que por ser visto como o atleta mais promissor do Sporting CP, foi escolhido para um dos discursos da festa de inauguração do antigo Estádio José Alvalade, a 10 de Junho de 1956, perante cerca de 60 mil pessoas.

Aos 25 anos, devido ao serviço militar, cumprido em Angola, teve de pôr um ponto final na carreira e já enquanto treinador, naquele país antiga colónia portuguesa, contribuiu para o desenvolvimento do atletismo nesse país africano e ‘descobriu’ Bernardo Manuel, que trouxe para o Sporting CP e que é, agora, um dos mais conceituados treinadores da modalidade. Em 2013 foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria saudade. Por todos estes motivos, que enumerados constituem uma extensa lista de conquistas, Pedro de Almeida é parte da história do Sporting CP e por mérito próprio, é uma Lenda do Sporting CP

SPORTING 3926 - 5
Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: Museu Sporting – Centro de Documentação
Uma
década de Leão ao peito e vários recordes que enriqueceram a história do atletismo do Clube e do país

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

TRIUNFO COM DIREITO A REVIRAVOLTA NO ADEUS A 2022/2023

LEÕES ENTRARAM A PERDER FRENTE AO FC VIZELA, MAS DOMINARAM PRATICAMENTE TODA A PARTIDA E GARANTIRAM A VITÓRIA JÁ NA RECTA FINAL (1-2).

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal despediu-se de 2022/2023 com um triunfo suado por 1-2 no terreno do FC Vizela, na sexta-feira, em jogo da 34.ª e última jornada da Liga Portugal. Apesar de os homens da casa se terem colocado em vantagem ainda muito cedo, a turma de Alvalade rapidamente assumiu as rédeas do encontro, chegou ao empate e insistiu ao longo da partida em busca do triunfo, acabando por consegui-lo já perto do término. Com pouco ou nada por decidir, o técnico Rúben Amorim deu nova oportunidade a Franco Israel na baliza, depois das boas indicações deixadas pelo uruguaio no dérbi, e fez algumas alterações no onze. Apostou em Matheus Reis no lado esquerdo da defesa e passou Gonçalo Inácio para a direita, face à ausência Ousmane Diomande por acumulação de amarelos, deu a titularidade no centro do terreno ao jovem de 18 anos Dário Essugo, ao lado de Morita, e promoveu também o regresso de Paulinho à frente de ataque, juntamente com Francisco Trincão e Pedro Gonçalves.

Num início de noite em que a chuva não deu tréguas, o FC Vizela entrou praticamente a vencer. Logo aos seis minutos, Osmajić foi lançado em contra-ataque e bateu Sebastián Coates na velocidade, aparecendo

isolado na cara de Franco Israel a finalizar para o 1-0. Obrigado a reagir, o Sporting CP rapidamente assumiu o controlo do desafio e fixou-se no meio-campo adversário, restabelecendo a igualdade aos 20 minutos, num cabeceamento de Gonçalo Inácio após canto vindo da esquerda. Foi a estreia do defesa a marcar na Liga esta temporada (soma quatro tentos).

Mesmo sem necessidade de

26 de Maio de 2023 | Liga Portugal – 34.ª jornada | Estádio do FC Vizela, Vizela

FC VIZELA

Milutin Osmajić (6’)

acelerar, os Leões dominavam com bola e iam ensaiando algumas aproximações à baliza contrária, em busca do golo da vantagem. Do outro lado, o FC Vizela apresentou-se com

as linhas bastante recuadas e apostou nas transições rápidas para criar perigo no ataque. Dito isto, assistiu-se a um jogo sempre muito fechado, com poucos espaços para explorar

na estrutura vizelense, o que fez com que as oportunidades de golo escasseassem. As únicas excepções até ser atingido o tempo de intervalo pertenceram ao Sporting CP, que

- 2

SPORTING CP 1

(1-1 ao intervalo)

Sporting CP: Franco Israel [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Ricardo Esgaio (Héctor Bellerín, 80’), Dário Essugo (Marcus Edwards, 56’), Hidemasa Morita, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão (Youssef Chermiti, 80’) e Paulinho. Treinador: Rúben Amorim. Disciplina: cartão amarelo para Ricardo Esgaio (23’), Matheus Reis (34’), Gonçalo Inácio (45’) e Nuno Santos (90+6’).

6 - SPORTING 3926
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: José Lorvão Leões despediram-se dos Sportinguistas com um triunfo Pedro Gonçalves cruzou para o autogolo que deu o triunfo Gonçalo Inácio (20’) Ivanildo Fernandes (85’ autogolo)

somou dois remates que colocaram em sentido a defesa do 11.º classificado. No primeiro, Francisco Trincão, um dos mais inconformados do conjunto verde e branco, disparou forte com a bola a ser desviada por um defesa para canto, e no segundo foi Nuno Santos a tentar a sorte de ângulo bastante apertado, obrigando ainda assim o guarda-redes a aplicar-se para defender. No regresso dos balneários, já sem chuva à mistura, a partida ganhou intensidade e também agressividade. Logo nos instantes iniciais, o FC Vizela conseguiu recuperar uma bola em zona alta

e cruzou com perigo, mas o esférico acabou por ser cortado na pequena área. Depois, na resposta, o Sporting CP também deixou em sentido o eixo mais recuado dos homens da casa, com Pedro Gonçalves a disparar em jeito com toda a intenção, mas a falhar a baliza por pouco.

Rúben Amorim procedeu depois à primeira mudança, lançando Marcus Edwards para o lugar de Dário Essugo – o que fez Pedro Gonçalves baixar para o miolo. Os Leões voltaram então a ficar por cima e retomaram o controlo da partida, encostando o FC Vizela lá atrás.

Os cruzamentos para a área foram nessa altura a arma mais utilizada pelos verdes e brancos, que demonstravam dificuldades em furar a solidez defensiva da equipa minhota, mas não obtiveram grande sucesso. Com o avançar do cronómetro, a bola teimava em não entrar e o Sporting CP foi aumentando a pressão sobre o reduto contrário, acumulando alguns lances prometedores. No primeiro, Nuno Santos cruzou rasteiro para Paulinho, que viu o desvio ser travado por um defesa, depois Pedro Gonçalves rematou em força e com intenção, mas à figura. Por

RÚBEN AMORIM: “FOI UM JOGO DE SENTIDO ÚNICO”

No final, Rúben Amorim mostrou-se agradado com os sinais deixados pelos Leões na despedida de 2022/2023, sublinhando que houve “coisas boas” a retirar tendo em vista a próxima época. “Apesar de termos sofrido logo o golo numa transição, mantivemos a nossa forma de jogar. Fomos tentando encontrar espaços numa equipa que por vezes jogou a meio do meiocampo, tivemos essa calma para procurar o melhor momento para atacar a baliza. Não criámos muitas oportunidades flagrantes também pelo número de jogadores que estavam à volta da área”, começou por afirmar o técnico de Alvalade na conferência de imprensa de análise ao encontro. “Foi um jogo de sentido único, acertámos muito bem nas transições defensivas e a vitória acabou por surgir com naturalidade. Obviamente o golo surgiu no fim, mas fomos a equipa que mais quis ganhar. Foi uma vitória justa, trabalhámos bem e mantivemos a série de 14 jogos invictos, o que é importante”, frisou, antes de apontar o que é preciso melhorar na próxima temporada. “Temos de fazer um planeamento melhor e trabalhar o que não fizemos tão bem no início da época, em campo e fora dele. Depois, temos de ser mais consistentes e não perder tantos pontos no início, pois isso cria muita ansiedade, levando as coisas um pouco como antigamente: jogo a jogo. A partir de agora temos de trabalhar para ganhar o primeiro jogo da próxima época”, referiu, afirmando que é preciso “estabilidade”. “Mesmo quando as coisas correm mal, os adeptos sabem que há um projecto e uma ideia de jogo. Têm razões para estar insatisfeitos, mas temos um caminho a seguir. Se perdermos isso, aí sim torna-se tudo pior”, considerou, revelando que está “tudo planeado para a próxima temporada”: “Dia 2 de Julho iniciamos os trabalhos”.

fim Paulinho cabeceou na direcção certa, mas sem força. Apesar da insistência, nada surtia efeito em termos ofensivos… Já na recta final, à passagem dos 85 minutos, a perseverança Leonina deu finalmente resultado, com o Sporting CP a chegar ao tão desejado golo e, ao mesmo tempo, à reviravolta no marcador. Pedro Gonçalves galgou vários metros no flanco esquerdo e cruzou para a área à procura de

um toque de Paulinho ou do recém-entrado Youssef Chermiti, só que acabou por ser o ex-Leão Ivanildo Fernandes a colocar a bola no fundo da baliza e a confirmar o triunfo com um autogolo. O Sporting CP diz assim adeus à temporada 2022/2023 com uma sequência de 14 jogos invictos na Liga Portugal, concluindo a prova com 74 pontos, além de 71 golos marcados e 32 sofridos.

SPORTING 3926 - 7
Dário Essugo, de 18 anos, foi titular pela quarta vez em 2022/2023 Rúben Amorim voltou a apostar em Franco Israel entre os postes Gonçalo Inácio fez o empate de cabeça na primeira metade

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

SPORTING CP RENOVA COM DANIEL BRAGANÇA

LIGAÇÃO, QUE COMEÇOU EM 2007/2008, FOI PROLONGADA ATÉ 2027. FUTEBOLISTA AGRADECEU AO EMBLEMA DE ALVALADE “PELA CONFIANÇA DEPOIS DE ALGUM TEMPO PARADO” POR LESÃO.

O Sporting Clube de Portugal renovou, no último sábado, o contrato de Daniel Bragança, médio de 24 anos − cumpridos precisamente nesse dia − da equipa principal de futebol que fica agora com um vínculo até 2027 com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. No Sporting CP desde 2007/2008, integrando a equipa principal desde 2020/2021 no seguimento de empréstimos a SC Farense e GD Estoril Praia, Daniel Bragança atravessou uma temporada complicada devido a uma lesão grave que o impossibilitou de realizar qualquer jogo. Agora, o internacional sub-18, sub-20 e sub-21 pela selecção nacional está recuperado e já tem treinado de forma integrada às ordens de Rúben Amorim. Nas primeiras palavras após a renovação, o Leão admitiu que se trata de “mais um passo importante neste clube” e revelou estar “muito feliz” por prolongar uma ligação que tem desde criança.

“Depois de algum tempo parado, agradeço ao Sporting CP pela confiança. É um sentimento de muito orgulho poder renovar novamente pelo clube do meu coração. Não foi um ano fácil para mim e depositar esta confiança é mais uma motivação para encarar o próximo ano”, começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP, garantindo ainda estar consciente da responsabilidade.

“Já estou aqui há muitos anos e a responsabilidade faz parte de estar num clube desta dimensão. Já faz parte do meu ADN”, referiu.

Sobre a lesão, Daniel Bragança contou que “foi um choque” quando soube que ia ficar parado durante quase um ano, mas não podia estar mais satisfeito

por voltar ao activo: “Tive de perceber que só podia trabalhar e focar-me na recuperação para poder voltar a treinar e jogar.

Foi difícil, mas já passou. Agora tenho de aproveitar, tendo em conta que já estou bem e a trabalhar integrado, para aproveitar tudo o que o futebol tem de bom e ser feliz”.

O futebolista, Campeão Nacional de seniores, juniores e juvenis pelo Sporting CP, comentou ainda a forma como o emblema de Alvalade geriu todo o

processo de recuperação. “Tiveram muita atenção e cuidado comigo. Agradeço ao Sporting CP, que não acelerou recuperações, o que é importante. São lesões graves e longas e o jogador tem de se sentir bem para voltar a treinar e jogar. O Sporting CP não forçou a minha reintegração, ouviu-me e percebeu quando é que eu estava pronto. Isso foi muito importante, até a nível psicológico. Agradeço do fundo do coração a todos os que me acompanharam

aqui durante todo este tempo, assim como aos Sportinguistas que me enviaram mensagens. Senti esse apoio”, afirmou. Sobre 2023/2024, Daniel Bragança não tem dúvidas de que está com a motivação em alta: “Vai ser uma pré-época diferente de todas as que tive até hoje porque nunca estive tanto tempo parado. A fome e as saudades são outras porque estive um ano sem jogar e um jogador vive de jogos, treinos, futebol. Vai ser diferente, mas quero seguir

tranquilamente, com normalidade. Quero que seja como se nada se tivesse passado. Acho que vou conseguir”.

Por fim, o atleta deixou uma mensagem aos Sócios e adeptos Leoninos.

“Estou consciente de que vim de uma lesão, mas isso já foi e vou entrar de forma limpa, sem medos ou inseguranças. Tudo normal. Vou dar o meu melhor para ter a melhor época possível a nível individual e colectivo”, concluiu.

8 - SPORTING 3926
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Isabel Silva “É um sentimento de muito orgulho poder renovar novamente pelo clube do meu coração”, contou

O melhor dos Santos Populares acontece em Alvalade. Junta-te a nós!

7 de Junho 17h00 – 01h00

Praça Centenário – Estádio José Alvalade

Entrada 3 € (consumíveis)

AF Arraial JORNAL SCP.pdf 1 31/05/23 16:39

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-19

JUNIORES DESPEDEM-SE COM UMA VITÓRIA

SPORTING CP VENCEU O FC ALVERCA NA ÚLTIMA JORNADA DO CAMPEONATO NACIONAL E TERMINOU A PROVA EM TERCEIRO LUGAR.

No derradeiro encontro da temporada, o Sporting CP confirmou o favoritismo, sobre um adversário que já tinha vencido em três ocasiões esta época, e colocou-se a vencer ainda na primeira metade. O capitão Manuel Mendonça abriu o marcador aos 37 minutos, após assistência de José Silva, levando assim a

formação Leonina para o intervalo a vencer por 0-1. Na segunda parte, já aos 79 minutos, foi a vez de Pedro Sanca marcar e sentenciar a vitória verde e branca, que permitiu aos Leões subirem ao pódio e terminarem com mais dois pontos do que o quarto classificado SL Benfica.

27 de Maio de 2023 | Campeonato Nacional – Apuramento de Campeão – 14.ª jornada | Centro de Formação do FC Alverca

FC ALVERCA

Fotografia:

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal despediu-se da temporada 2022/2023 com um triunfo por

0-2 em casa do FC Alverca em jogo da 14.ª jornada da fase de Apuramento de Campeão do escalão, disputado no último sábado.

Com esta vitória, os Leões terminaram a prova em terceiro lugar,

a três pontos do campeão FC Famalicão e a dois do segundo classificado FC Porto. No total, o Sporting CP somou 21 triunfos, nove empates e seis derrotas em 36 jogos, tendo marcado 64 golos e sofrido 32.

SPORTING CP 0 -2

(0-1 ao intervalo)

Manuel Mendonça (37’) Pedro Sanca (79’)

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], José Silva, Miguel Alves, Lucas Taibo, Rodrigo Dias (Tiago Parente, 82’), Alexandre Brito, Amadu Baldé, Manuel Mendonça [C] (Manuel Kissanga, 73’), Gabriel Tavares (Pedro Sanca. 62’), Micael Sanhá (Ewandro Santos, 73’) e Isnaba Mané (Lucas Anjos, 62’).

Treinador: Pedro Coelho. Disciplina: cartão amarelo para Rodrigo Dias (40’).

10 - SPORTING 3926
Texto: Maria Gomes de Andrade Isabel Silva Juniores terminaram o Campeonato Nacional em terceiro lugar

FUTEBOL FORMAÇÃ0 SUB-15

TARDE DE DOMÍNIO TOTAL MERECIA MAIS GOLOS

LEÕES FORAM MUITO SUPERIORES NO TRIUNFO DIANTE DO BOAVISTA FC, AINDA QUE O RESULTADO NÃO ESPELHE O QUE SE PASSOU DENTRO DE CAMPO (2-1).

OPINIÃO ESTAMOS CONTIGO, ETERNO CAPITÃO

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal somou no último sábado a terceira vitória consecutiva no Campeonato Nacional, ao bater o Boavista FC por 2-1, na 14.ª jornada da fase de Apuramento de Campeão. O resultado magro pode até dar a entender que os três pontos foram arrancados a ferros, mas a verdade é que os Leões dominaram quase todo o encontro e somaram várias ocasiões para dilatar a diferença, não tendo conseguido traduzir isso em golos.

Vinda de dois triunfos nas últimas rondas, diante de Vitória FC (4-1) e CF “Os Belenenses” (1-2), a formação de Bernardo Bruschy mostrou desde cedo ao que vinha e assumiu rapidamente o controlo. Logo desde o apito inicial, o Sporting CP pressionou alto, para dificultar a saída de bola rival, e começou a ensaiar as primeiras aproximações à baliza adversária, sendo que o Boavista FC praticamente não ultrapassou a linha do meio-campo, tal era a superioridade verde e branca.

Numa primeira parte de sentido único, em que o guardião Leonino Alexandre Tverdohlebov foi um mero espectador, só deu Sporting CP. No entanto, a falta de acerto dos Leões na hora de atirar à baliza foi adiando o inaugurar do marcador. Até ao intervalo, as melhores oportunidades foram dois remates de longa-distância, o primeiro do capitão Leonardo Tavares e o segundo de Carlos Frederico, que obrigaram Rafael Magalhães a brilhar entre os postes para segurar o nulo.

No regresso para a segunda parte, tudo mudou. Isto porque, em apenas seis minutos, o Sporting CP marcou não só um, mas dois golos. O primeiro, aos 45 minutos, foi assinado por Ricardo

Yordanov, que contornou o guarda-redes e atirou certeiro de ângulo reduzido. Já o segundo, aos 51 minutos, surgiu num remate de fora da área de Estefânio Rúben. De referir que ambos os avançados (os melhores marcadores da equipa) passaram a somar 16 golos na presente época. A partir do 2-0, apesar de o ritmo de jogo ter diminuído, em parte devido às muitas paragens e faltas assinaladas, os Leões nunca deixaram de controlar as

incidências. Ainda assim, a partida foi disputada mais junto ao centro do terreno e as oportunidades de golo escassearam, com o Boavista FC, no único lance de perigo que produziu, a reduzir para 2-1 já em cima do minuto 80.

Os Leões, que com este resultado mantêm-se na terceira posição da tabela classificativa, agora com 28 pontos, voltam a jogar já este sábado, dia 3 de Junho, em casa do eterno rival SL Benfica.

27 de Junho de 2023 | Campeonato Nacional – Fase de Apuramento de Campeão – 14.ª jornada | Estádio Aurélio Pereira, Alcochete

SPORTING CP

Ricardo Yordanov (45’)

Estefânio Rúben (51’)

BOAVISTA FC 2 - 1

(0-0 ao intervalo)

Martim Pascoal (80’)

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Carlos Frederico, Santiago Fernandes, Duarte Correia, Júlio Vieira (José Fernandes, 71’), Leonardo Tavares [C], Ansu Júnior (Brandão Batista, 65’), Cleusio Garrafa (António Branco, 56’), Ricardo Yordanov (José Mendes, 65’), Simão Soares e Estefânio Rúben (Chris Gombahi, 65’). Treinador: Bernardo Bruschy.

Na recente e tão arrebatadora homenagem realizada ao eterno capitão, senti um Manuel Fernandes muito mais magro, num emagrecimento abrupto e com um rosto que indiciava algo estar mal consigo.

A última vez que estive com ele pessoalmente foi em Parambos, onde recebeu mais um dos seus inúmeros “banhos Leoninos”, para mais numa localidade onde o Sporting é uma ‘religião’ para aquelas gentes transmontanas de boa cepa, e ele, o ‘Manel’, uma referência como, aliás, o é para todos nós, e transversal às mais diversas localidades onde existirem Sportinguistas.

Quando se soube que o “capitão” estava doente, o universo Leonino − e não só, porque é também muito estimado noutros quadrantes clubistas − acto contínuo, desde as redes sociais ao mundo real, entrou em alarme. Isto porque temos memória e temos história. Porque somos gratos a quem nos fez feliz. Porque o Manuel Fernandes é, indubitavelmente, especial nos nossos corações.

Já o disse noutras ocasiões que ele, entre outros, forrava as paredes do meu quarto de criança cheio de posters Ter tido o privilégio de com ele ter privado, poucas vezes aliás para aquelas que gostaria de ter estado, porque é

realmente contagiante ouvir o nosso “capitão”, que respira Sporting por cada poro, que tem sempre uma palavra genuína para quem o aborda e com aquela simplicidade de quem nasceu numa família humilde, mas de valores, em Sarilhos Pequenos, localidade de que tanto se orgulha de ter nascido.

O nosso “capitão”. O nosso “eterno capitão” está a passar por um período menos bom de saúde que seguramente vai contornar. Como contornava os opositores que lhe apareciam pela frente. Com uma mestria feita de uma qualidade invulgar. Com a sagacidade com que lutava por cada bola como se fosse a última da sua vida. Correndo para a recuperação com a facilidade com que chegava a cada golo, e tantos eles foram de Leão ao peito.

Quando Manuel Fernandes está menos bem, olhamos para ele como se fosse um familiar. Porque somos a imensa família Leonina que estima os seus e é reconhecida como poucas. Porque somos gratos a esta referência da nossa História. Porque se o Manuel estiver doente, até o Leão derrama uma lágrima marota.

Força, Manuel Fernandes, precisamos tanto de ti. És inquebrável. És um Leão que só se curva para beijar o símbolo. Vais marcar mais um golo, como aqueles quatro que marcaste naquela inesquecível tarde de 14 de Dezembro de 1986 ao “eterno rival”. Só que desta vez a tua filha não se importará e a bola fica para ti. A bola da vida. Que ainda será seguramente longa, e plena de saúde, para viveres como só tu o sabes o teu e o nosso grande amor. O Sporting Clube de Portugal!

SPORTING 3926 - 11
Juvenal Carvalho Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Isabel Silva Os festejos do segundo golo verde e branco

FUTEBOL FORMAÇÃO

FESTA DA FORMAÇÃO NO PALCO DOS GRANDES SONHOS

AGRILOJA CUP DISPUTOU-SE NO ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE COM A PRESENÇA DE CERCA DE TRÊS MIL JOVENS ATLETAS ORIUNDOS DA BASE DO FUTEBOL DE FORMAÇÃO LEONINO. FOI UM DIA DE FESTA E PARA NUNCA MAIS ESQUECER.

O Estádio José Alvalade voltou a ser o palco dos grandes sonhos no último fim-de-semana, ao receber os atletas das Escolas Academia Sporting (EAS) para a disputar a Agriloja Cup.

Foram cerca de três mil jovens jogadores entre os escalões sub-7 e sub-11, oriundos de todo o Portugal Continental, assim como dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, que tiveram a oportunidade de jogar onde a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal joga semana após semana. Este convívio não acontecia no reduto Leonino desde 2019 e, por isso, o regresso ao Estádio José Alvalade foi emotivo para os atletas, treinadores e responsáveis pelo futebol de formação verde e branco.

“Para nós é uma grande satisfação esta actividade ter regressado ao estádio, após a pandemia. Jogar aqui é uma experiência que vai marcar estes atletas para toda a vida, certamente, mas tê-los aqui é também importante para que eles percebam que, de facto, há uma ligação efectiva ao Sporting CP, apesar da distância física durante o ano”, começou por dizer Paulo Gomes, director-geral da Academia, referindo: “As EAS são a base da pirâmide do nosso futebol de formação e, claro,

queremos que estes jovens façam parte do futuro do Sporting CP. Não sabemos se farão ou não, mas temos muita esperança de que muitos deles venham a ser nossos atletas, tal como actualmente temos nas nossas equipas da formação 55 jogadores que começaram nas EAS”.

O presidente Frederico Varandas também marcou presença na Agriloja Cup, mostrando-se igualmente satisfeito pela presença dos jovens jogadores no Estádio José Alvalade, enaltecendo que “é importante para estas crianças, assim como é para o Sporting CP”.

“As EAS são um projecto para além do plano desportivo, mas são o nível zero da nossa formação e até aos dias de hoje já chegaram mais de 250 atletas às nossas equipas da formação. Por isso, para nós é importante tê-los aqui e para eles é um dia especial, um dia que não vão esquecer porque pisaram o relvado do Estádio José Alvalade”, referiu o dirigente Leonino, deixando a garantia: “Vamos continuar a aposta e este ano vamos dar boas e grandes novidades”.

Beto e Nélson Pereira, ex-jogadores do Sporting CP, também foram convocados para este evento pelo principal patrocinador do futebol de formação verde e branco e estiveram no stand

da Agriloja a interagir com os jovens atletas e com os familiares. Enquanto esperavam pela sua vez para jogar, os pequenos futebolistas puderam ainda brincar em insufláveis na Praça Centenário do Estádio José Alvalade, que se transformou num pequeno parque de diversões e de restauração para esta festa do futebol que marcou o final da época.

“Este dia foi também uma forma de podermos estar mais perto de quem apoiamos – o Sporting CP e estes jogadores –, assim como das suas famílias. Não queremos ser apenas um logotipo, queremos que haja uma ligação entre nós e termos este contacto directo é importante para isso: para estarmos juntos e para lhes explicarmos quem somos, o que fazemos”, disse Luís Filipe Costa, coordenador de marketing e comunicação da Agriloja, que revelou que esta parceria com o Clube verde e branco terá “novidades”.

12 - SPORTING 3926
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: João Pedro Morais Escolas Academia Sporting em Alvalade no adeus a 2022/2023

ÁGUEDA ALMEIRIM ANADIA AVEIRO

BARCELOS BEJA BRAGANÇA

P O UP E 15 % 115€ 135€

Jaula p/ Coelhos c/ 2 Divisões 104x63x100cm

15,78Kg

Pisos: 1 | Divisórias: 2

Cap. Máx.: 2 Fêmeas/ 16 Coelhos Engorda

Inclui: Bebedouro e Comedouro

cód.: 0094523

1 , 99€

Mistura p/ Canários

1Kg

cód.: 0125325

P O UP E 1 0 %

33,25€ 36,95€

Alimento Seco p/ Cão Adulto

14Kg cód.: 0234952

1 A 30 JUNHO 2023

OFFICIAL MAIN PARTNER DO FUTEBOL DE FORMAÇÃO E ACADEMIAS SPORTING

CADAVAL CALDAS DA RAINHA CARTAXO CASTELO BRANCO CHAVES ÉVORA FUNCHAL (Madeira)

GUIMARÃES

PONTA DELGADA (Açores)

PONTE DE LIMA

SANTIAGO DO CACÉM SETÚBAL TAVIRA TOMAR

TORRES NOVAS

OLIVEIRA DO BAIRRO

PORTALEGRE RIBEIRA GRANDE (Açores)

TORRES VEDRAS VISEU

Promoções e preço válidos nas lojas Agriloja em Portugal Continental, entre 1 e 30 de Junho de 2023, salvo rutura de stocks, erro tipográfico ou erro de imagem. Adereços não incluídos. Os produtos deste anúncio podem não estar disponíveis em todas as lojas ou disponíveis apenas por encomenda. Os preços apresentados incluem IVA à taxa em vigor

OIÃ
OVAR
LEIRIA LOURINHÃ MAFRA MATOSINHOS
PENICHE POMBAL
C M Y CM MY CY CMY K

FUTEBOL FORMAÇÃO

FUTEBOL FEMININO REUNIDO PARA A FINALÍSSIMA DA LIGA INTERNA

PRIMEIRA EDIÇÃO DO TORNEIO JUNTOU NA ACADEMIA DE ALCOCHETE 80 JOGADORAS DOS ESCALÕES DE FORMAÇÃO LEONINOS ENTRE SUB-13 E EQUIPA B.

idade pudessem conhecer outras atletas ainda com dez, 11 e 12 anos, e a verdade é que as mais novas são muito talentosas”, apontou, destacando a troca de experiências.

“Gostei muito de partilhar com as mais novas tudo o que fui aprendendo desde que tinha 14 anos e jogava na equipa B. Na altura aprendi muito com as mais velhas e gosto de passar isso. Elas aprendem muito connosco, mas nós também aprendemos com elas. Têm muita garra e nunca dão uma bola por perdida”, explicou, elogiando também a evolução do futebol feminino. “Há coisas que temos agora com as quais nem sonhava quando aqui cheguei. Quando vim para o Clube, o escalão mais baixo era sub-13 e agora temos sub-11. Vêem-se aqui talentos incríveis”.

A temporada 2022/2023 chegou ao fim para o futebol feminino do Sporting Clube de Portugal, mas nem por isso a bola deixou de rolar. Antes do início do período de férias, a Academia Cristiano Ronaldo foi palco da finalíssima da primeira edição da Liga Interna, no domingo, torneio disputado nos últimos cinco meses pelas 80 jogadoras que integram a formação verde e branca.

Organizada em conjunto com o main sponsor do futebol feminino, a AE Economics, esta prova juntou todos os escalões dos sub-13 até à equipa B, misturados em seis equipas constituídas por jogadoras de diferentes idades, tendo como objectivo que todas as participantes e os treinadores pudessem conhecer-se melhor entre si e contribuíssem para o processo formativo de cada um.

De referir que os técnicos principais assumiram a função de

árbitros, enquanto os treinadores-adjuntos, estagiários e de guarda-redes formaram a equipa técnica de cada grupo. Desta forma, foram submetidos ao desafio de desenvolver as capacidades de liderança e gestão de conflitos, além de terem tido ainda a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre cada jogadora.

“Desde Janeiro até Maio, as jogadoras competiram entre si num torneio que culmina com esta sexta jornada, a finalíssima. Escolhemos a Academia para o fecho desta iniciativa pois é o espaço privilegiado pela equipa A, ainda que a formação esteja na cidade de Lisboa. É óptimo podermos fazer a finalíssima num espaço que é de todos e também pertence a estas jogadoras”, começou por dizer à Sporting TV Beatriz Teixeira, coordenadora-técnica do futebol de formação feminino, sublinhando a forma como este tipo de iniciativas enriquecem o processo formativo.

“Tudo isto permite que as jogadoras mais velhas orientem as mais novas e lhes transmitam

os valores e princípios do Clube, ajudando-as a crescer. Além disso, e até porque apostamos cada vez mais na formação e temos muitas jogadoras de qualidade a aparecer, as mais novas vêm enriquecer as equipas e encontramos aqui um equilíbrio mútuo. Todas ganham com isto”, frisou, antes de relembrar que o “objectivo” final passa por colocar jovens no plantel principal Leonino.

“Com esta Liga queríamos promover um momento competitivo interno para que as jogadoras, mesmo tendo menos oportunidades de jogar durante a temporada, tivessem um espaço que lhes desse minutos para se mostrarem. Isto para que no futuro possam chegar à equipa principal”.

Já Isabel Cardoso, defesa da equipa B verde e branca, falou em meses de “muita aprendizagem”. “Este torneio era algo que fazia falta ao Sporting CP, foi uma boa iniciativa e fico feliz por termos tido mais este momento competitivo”, referiu a jogadora de 18 anos. “A prova foi feita para que as jogadoras da minha

No final do dia, foram ainda distribuídos os prémios relativos a esta competição. Maria da Cunha foi considerada a jogadora revelação, Iara Gonçalves a melhor jogadora, Nádia Bravo a melhor marcadora, Leonor Serralheiro a melhor guarda-redes e Filipe Silva e Miguel Jesus os treinadores revelação. Já o prémio de fair-play, foi entregue à equipa denominada ‘Nova Geração Leonina’.

PRÉMIOS LIGA INTERNA

Jogadora Revelação

Maria da Cunha (11 anos)

Melhor Jogadora

Iara Gonçalves (18 anos)

Melhor Marcadora

Nádia Bravo (18 anos)

Melhor Guarda-redes

Leonor Serralheiro (14 anos)

Treinadores Revelação

Filipe Silva e Miguel Jesus

Equipa Fair-play

Nova Geração Leonina

14 - SPORTING 3926
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Isabel Silva No final do dia, os participantes posaram para uma fotografia de grupo As seis equipas em acção em Alcochete jogaram com o equipamento Leonino

FUTEBOL FORMAÇÃO

PROTOCOLO COM CM SANTO TIRSO E FC TIRSENSE

TRÊS INSTITUIÇÕES VÃO TRABALHAR EM CONJUNTO.

FINAIS

nunca jogou nesta época. Por isso, foi com naturalidade que chegámos ao 8-4 que arrumou a eliminatória. Lá estaremos na final, dois anos depois de termos sido campeões. Defrontaremos o FC Porto ou o SL Benfica. Com esta capacidade de superação, podemos chegar ao título.

O Sporting Clube de Portugal assinou um protocolo de

cooperação com a Câmara Municipal de Santo Tirso e como FC Tirsense.

O protocolo entre as três instituições tem como objectivo

o desenvolvimento da prática desportiva na região, partilha de conhecimento, criação de dinâmicas para a angariação de novos talentos no futebol, troca de experiências em várias áreas de conhecimento, realização de actividades conjuntas e ainda eventos como palestras ou seminários.

Presentes na assinatura do protocolo de cooperação, que teve lugar na Câmara Municipal de Santo Tirso, estiveram Alberto Costa, presidente da autarquia, e Sara Moreira, vereadora. Paulo Gomes, director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, Paulo Noga, coordenador do departamento de scouting do futebol de formação do Sporting CP, Carlos Tavares, coordenador do departamento de estratégia, avaliação e talento (DEAT), Paulo Melo, coordenador-executivo da Academia de Formação do Sporting CP no norte do país, e Sérgio Fernandes, supervisor do DEAT, representaram o emblema de Alvalade.

Já do FC Tirsense estiveram João Magalhães, vice-presidente, e Ivo Amaro, responsável da formação.

O Sporting Clube de Portugal está nas decisões finais dos campeonatos nacionais de hóquei em patins e de basquetebol. Tanto numa modalidade como noutra, apenas foram necessários três jogos, com o Sporting CP a alcançar igual número de vitórias. As semelhanças não ficam por aqui: nas duas eliminatórias viu-se uma garra Leonina que muito promete para as finais. No hóquei em patins, o Sporting CP soube recuperar de três desvantagens seguidas, sempre crente na vitória. Recordo que no primeiro jogo ganhámos em casa ao OC Barcelos por 6-5, após estarmos a perder ao intervalo por 4-3. Depois, em Barcelos, a mesma história, com o mesmo vencedor. Ao intervalo a perder 2-0, virámos na segunda parte para o 2-2. Já no prolongamento, deu-se o momento inesquecível desse

jogo: Romero a fazer o 2-3 final a um minuto do fim. A fechar, no passado domingo, deu-se a merecida vitória folgada que sublinhou a crescente forma do nosso cinco. A história do triunfo no Pavilhão João Rocha começa por escrever-se com uma entrada a perder por 0-1, depois 1-2 e ainda 2-3. Só que esta equipa está a jogar um hóquei fluído e concretizador como

No basquetebol, o feito é ainda maior. Ganhámos os dois primeiros jogos em casa do FC Porto, o que é sempre árduo. No primeiro, talvez o mais importante, vencemos a equipa portista por 80-88, ficando com o factor casa na eliminatória. Talvez isso tenha sido decisivo para alcançar o segundo triunfo também em casa do FC Porto, por 91-93. Este resultado é enganador, dado que o Sporting CP dominou larga parte do jogo e só nos momentos finais a equipa adversária ameaçou a nossa vitória. Já na nossa casa, vencemos tranquilamente o terceiro jogo, por 94-66, numa exibição perfeita. Vamos encontrar o SL Benfica na final. Será a primeira vez que jogamos a final com o rival de Lisboa desde que em boa hora o basquetebol regressou ao Clube, em 2019. A consistência demonstrada perante o FC Porto deixa antecipar que, tal como no hóquei, podemos ser campeões. Duas modalidades que, ao longo da época, sempre deram o que tinham e que não tinham para levar mais longe o nome do Clube. Nas finais que vamos jogar em casa, merecem um Pavilhão João Rocha a abarrotar para também nós fazermos a nossa parte e empurrarmos o Sporting CP para os títulos.

SPORTING 3926 - 15
Pedro Almeida Cabral
OPINIÃO
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Sporting CP Paulo Gomes, Alberto Costa e João Magalhães

FUTEBOL FORMAÇÃO

FRANCISCO SILVA E GABRIEL SILVA TÊM ADN SPORTING

GALARDÕES REFERENTES À MELHOR DEFESA E MELHOR GOLO DA FORMAÇÃO EM 2021/2022 FORAM ENTREGUES POR FRANCO ISRAEL E PEDRO GONÇALVES.

Francisco Silva (17 anos) e Gabriel Silva (16), futebolistas jovens do Sporting Clube de Portugal, foram os vencedores da terceira edição dos Prémios ADN Sporting, que distinguem o melhor golo e a melhor defesa da temporada na formação. Franco Israel e Pedro Gonçalves, elementos da equipa principal, entregaram os galardões na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Referentes a 2021/2022, os Prémios ADN Sporting foram decididos através de uma votação aberta aos colaboradores do emblema de Alvalade. Francisco Silva, guarda-redes, ficou com o troféu da melhor defesa, que aconteceu numa deslocação ao terreno do SL

Benfica, pelos sub-19, a 1 de Maio de 2022. Já o avançado Gabriel Silva ficou com o melhor golo, um remate acrobático e certeiro na recepção ao Louletano DC, em sub15, a 5 de Março de 2022. Os dois jogadores sucedem a Tiago Ferreira (melhor golo) e Diego Calai (melhor defesa), vencedores da edição passada, sendo que Francisco Silva repete o que fez em 2020, na primeira edição, então com 15 anos. Para além dos troféus, os jovens receberam ainda as camisolas de Franco Israel e Pedro Gonçalves.

Depois da entrega do prémio, Francisco Silva lembrou o momento. “Foi um grande jogo, lembro-me bem. Foi contra o SL Benfica, na fase final do Campeonato, e foi uma grande defesa. Fico feliz

por ganhar este prémio novamente”, começou por dizer à Sporting TV, admitindo que se tratou de “uma daquelas defesas em voo”, ao seu gosto.

Ainda bastante jovem, o guardião jogou no Campeonato Nacional de sub-19, na Liga Revelação e na UEFA Youth League em 2022/2023, tendo também sido chamado a treinos da equipa principal − chegou mesmo a estar no banco de suplentes na recepção ao FC Arouca em Alvalade. Todas essas experiências têm sido bastante úteis, frisou.

“Sempre que vou à equipa principal aprendo coisas novas, seja com os guarda-redes ou com o míster [Jorge] Vital. Também aprendo muito com os meus colegas nos treinos. Temos de aprender com

os melhores”, lembrou. De acordo com Franco Israel, Francisco Silva “é um guarda-redes muito bom”. “A diferença dele para mim é que tem muito mais potência do que eu. Nas bolas como a desta defesa, ele consegue apanhá-las só com um passo, enquanto eu tenho de dar dois ou três”, explicou. Para o uruguaio, quando o jovem treina com a equipa principal “aprende mais, principalmente com o Antonio [Adán], e está sempre disponível e pronto”. “Isso vai ajudá-lo muito no futuro”, adicionou.

Já Gabriel Silva mencionou que “foi um bom golo” e que vai “tentar repetir, se for possível”.

“Vou trabalhar por mais e melhores mais à frente, que é mais

importante”, disse.

Tendo jogado nos sub-17 em 2022/2023, Gabriel Silva não tem dúvidas de que “ver a equipa principal a marcar grandes golos” deixa os mais jovens motivados para “fazer o mesmo e chegar onde eles estão”. “Esse é o objectivo de todos”, concluiu.

Por fim, Pedro Gonçalves comentou o tento galardoado de Gabriel Silva: “Foi um grande golo para o qual é preciso bastante técnica. Gostei do que vi”.

O número 28 às ordens de Rúben Amorim afirmou ainda que, quando os jovens da formação chegam à ala profissional, são acolhidas “da melhor maneira possível”. “Espero, um dia, ver lá o Gabriel e dar-lhe um abraço”, desejou.

16 - SPORTING 3926
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Tiago Matos O momento decorreu na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

MARIANA CABRAL RENOVOU CONTRATO ATÉ 2025

TREINADORA VAI CONTINUAR A LIDERAR AS LEOAS. “ESTA SINTONIA DE VONTADES VAI CONTINUAR A FAZER COM QUE TODOS POSSAMOS CRESCER JUNTOS”, DISSE MARIANA CABRAL, TRAÇANDO TAMBÉM O GRANDE OBJECTIVO PARA AS PRÓXIMAS ÉPOCAS: “O SPORTING CP É CANDIDATO, SEMPRE, A GANHAR TODAS AS COMPETIÇÕES”.

Mariana Cabral vai continuar a ser a treinadora da equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal, tendo prolongado a sua ligação até 2025. Cumpridas já sete temporadas de Leão ao peito, depois de ter começado a treinar escalões de formação femininos Leoninos e a equipa B, a técnica de 35 anos liderou a equipa principal nas últimas duas épocas e já conquistou uma Taça de Portugal (2021/2022) e uma Supertaça (2021/2022).

No momento da assinatura, Mariana Cabral expressou a sua satisfação pela renovação e começou por agradecer “o voto de confiança”.

“Primeiro, quero agradecer ao presidente, ao Hugo Viana, à Margarida Batlle Y Font e, obviamente, a toda a Direcção e estrutura por continuar a acreditar no nosso trabalho e pelo voto de confiança, sabendo nós que no Sporting CP a exigência é muito alta. Tem de ser assim, é um clube muito grande”, realçou à Sporting TV, acrescentando: “esta sintonia de vontades vai continuar a fazer com que todos possamos crescer juntos”.

Renovado o contrato, Mariana Cabral afirmou que o crescimento contínuo do projecto é um objectivo, lembrando que já faz parte dele desde 2016, quando ingressou no Sporting CP.

“Conheço bem o Clube, o Clube também me conhece muito bem e sabemos quais são os nossos pontos fortes e pontos fracos, aquilo que temos de melhorar e onde o projecto precisa de evoluir e crescer. Isso vai acontecer e eu quero muito contribuir para que o projecto cresça”, traçou. De seguida, a técnica das Leoas assegurou que o caminho vai continuar a ser trilhado de

forma fiel ao ADN do Clube e à efectiva aposta na formação, da qual também fez parte, tendo vencido uma II Divisão Nacional (2020/2021) com a equipa B e ainda dois Campeonatos Nacionais de juniores (2016/2017 e 2017/2018) e uma Taça Nacional de juniores (2016/2017).

Assim, valorizar as jogadoras formadas no Sporting CP é algo que “vai continuar a acontecer”, assegurou Mariana Cabral.

“Felizmente, o Sporting CP tem uma formação que é a melhor do país e o projecto vai continuar a ser esse: a valorização das nossas jovens jogadoras, da equipa e do Clube. Faz parte do ADN do Sporting CP, não só no futebol feminino nem no futebol, mas em todas as modalidades”, sublinhou, antes de considerar

também que “o futebol feminino, todos os anos, está a mudar drasticamente” e o emblema verde e branco “tem contribuído imenso” para a sua evolução em Portugal.

“A qualidade já existia, mas agora ainda há mais qualidade e quantidade. As jogadoras são diferentes em termos técnicos, no conhecimento táctico do jogo, em termos físicos, portanto todos os anos há gerações e jogadoras novas a aparecer”, referiu.

Olhando já para a próxima temporada, já é sabido que pela primeira vez os dois primeiros classificados da Liga poderão marcar presença na Liga dos Campeões. Ainda assim, o objectivo verde e branco não se altera e, segundo Mariana Cabral, tem de passar

sempre por lutar por títulos.

“O Sporting CP é candidato, sempre, a ganhar todas as competições em que se encontra. É com esse pensamento que vamos, acreditando que vamos

fazer tudo ao nosso alcance para, em equipa, podermos conquistar competições. Isso é estar no topo”, sentenciou a treinadora, que vai continuar a liderar as Leoas até 2025.

TRÊS LEOAS NO MUNDIAL POR PORTUGAL

Ana Borges, Ana Capeta e Diana Silva são as jogadoras do Sporting Clube de Portugal que vão representar Portugal, pela primeira vez, na fase final de um Campeonato do Mundo. Assim, serão três as Leoas que durante os meses de Julho e Agosto estarão no Mundial que vai decorrer na Nova Zelândia e na Austrália. Para lá das 23 convocadas, o seleccionador Francisco Neto referiu também que serão feitas ainda mais duas chamadas para os trabalhos da selecção, nomes que serão divulgados posteriormente, informou.

Na Oceânia, Portugal, recorde-se, vai defrontar Países Baixos (23 de Julho), Vietname (27 de Julho) e Estados Unidos da América (1 de Agosto) no Grupo E do Mundial.

SPORTING 3926 - 17
Texto: Xavier Costa Fotografia: Sporting CP Técnica vai continuar no comando da equipa principal feminina do Sporting CP

FUTEBOL FORMAÇÃO PÓLO EUL

ENTREGA DE DIPLOMAS E DE MUITOS SORRISOS

DEZENAS DE JOVENS FUTEBOLISTAS DO SPORTING CP RECEBERAM, NO PÓLO EUL, OS DIPLOMAS DE MÉRITO ESCOLAR DAS MÃOS DE DANIEL BRAGANÇA, DÁRIO ESSUGO E DIEGO CALAI.

Com vista privilegiada para o Estádio José Alvalade, o Pólo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL) alberga o futebol de formação mais jovem do Sporting Clube de Portugal, mas, como em todas as diferentes modalidades e secções, o desporto não é o único tema que importa. Nesse sentido, na semana passada, dezenas de futebolistas Leoninos receberam diplomas referentes ao bom desempenho escolar e das mãos de Daniel Bragança, Dário Essugo e Diego Calai – três jogadores oriundos da formação verde e branca, conhecendo bem a realidade que visitaram.

A surpresa da presença dos três mais ‘velhos’ alegrou ainda mais um dia já por si especial e significativo. Os diplomas foram entregues às crianças, de diferentes idades, que que estão no quadro de mérito ou que evoluíram as suas notas e entraram para o quadro de esforço e dedicação, dando continuidade a uma valorização escolar que não é novidade na formação do Sporting

CP, mas que tem sido tratada de forma cada vez mais integrada e ponderada.

Em declarações à Sporting TV, Diego Calai não escondeu estar “muito feliz” por marcar

presença.

“Tenho muitas e boas memórias deste local e gosto de ver o sorriso na cara destes miúdos. Fez-me o dia”, começou por dizer o guarda-redes de 18 anos, que lembrou que “é muito difícil e exigente chegar ao futebol profissional, pelo que a parte da escola é fundamental”. “Estes miúdos sabem disso e por isso é que muitos deles receberam este diploma. (…) Quanto mais cedo percebermos que a escola é fundamental, melhor é. Sabemos que a carreira de um jogador de futebol é curta e é importante ter um plano B”, adicionou. Diego Calai, que em 2022/2023 actuou na Liga 3, pela equipa B, e na UEFA Youth League, sendo presença assídua nos trabalhos da equipa principal, lembrou o tempo em que era ele que estava no Pólo EUL e recebia a visita de algum jogador mais velho.

“Quando tinha a idade deles e vinha algum jogador aqui eu ficava muito feliz. Tinha aquela vergonha que vi hoje em alguns miúdos e que é normal. Quando olhamos para quem já está num patamar mais acima, ficamos com vontade de chegar lá e de cumprir os nossos sonhos e objectivos”, afirmou. Por fim, Diego Calai deixou uma mensagem aos mais jovens e revelou qual era o seu plano B caso não tivesse chegado ao futebol profissional: “Que se continuem a esforçar. Acreditem muito no treino, no trabalho e na preparação e quando tiverem oportunidade de jogar procurem dar o máximo. Na parte académica, continuem a estudar muito porque a escola é fundamental. Sempre gostei muito de matemática. Acabei o 12.º ano em Ciências e Tecnologias e acho que, se não fosse o futebol, teria alguma

18 - SPORTING 3926
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: João Pedro Morais Um dia de muitos sorrisos no Pólo EUL Daniel Bragança, Dário Essugo e Diego Calai entregaram os diplomas

profissão relacionada com a medicina ou com a enfermagem”.

Salmán Umarji, dos sub-12, admitiu que receber os diplomas das mãos de Daniel Bragança, Dário Essugo e Diego Calai “é uma sensação muito boa” que deixa os atletas “mais confiantes e felizes”. “Percebemos que podemos chegar longe. (…) Temos de fazer o nosso trabalho dentro e fora de campo. Temos de estudar para ter um plano B na vida”, afirmou o Leão, que tem em ciências e educação físicas as disciplinas favoritas na escola.

“Estudo muito, esforço-me e tento fazer o máximo para estar no quadro de mérito. O estudo é importante para a vida”, considerou.

Rafael Reis, do mesmo escalão, tem os jogadores do conjunto de Rúben Amorim “como exemplo para querer ser melhor, chegar à equipa principal e jogar no Estádio José Alvalade” e não escondeu que, por vezes, “é difícil chegar a casa tarde vindo do treino, comer, dormir e acordar cedo no dia seguinte para ir estudar”, mas garantiu que é possível.

Já Francisco Sottomayor, também dos sub-12, mostrou ter noção de que os presentes têm “mérito por ter boas notas” e garantiu ser “muito bom vê-los [aos mais velhos] a participar nesta acção”. “Todos ficámos felizes e surpreendidos”, admitiu. O jovem futebolista explicou que aplicar-se na escola permite que tenha “planos a seguir ao futebol”, sendo que as disciplinas favoritas são matemática e ciências.

“Jogo à bola na hora de almoço, nos recreios. Dou-me muito bem com os meus amigos, tenho boas notas, não me dou mal com

os professores. É bom porque nem toda a gente tem a possibilidade de ter uma escola e jogar no Sporting CP. É um privilégio”, concluiu.

“SPORTING CP ESTÁ PREOCUPADO COM PARTE EDUCATIVA E ESCOLAR”

Daniela Freitas, técnica pedagógica da formação Leonina, explicou à Sporting TV que os atletas que estão na escola “têm de perceber que continuam a levar o emblema do Sporting CP na mesma”.

“Têm de assumir a mesma postura em relação à responsabilidade ou ao respeito pelas figuras de referência como os professores. Este tipo de contacto é muito importante porque eles percebem que o Sporting CP está preocupado com essa parte educativa e escolar. O trabalho dos pais é importantíssimo, uma vez que fazem um esforço enorme para que eles estejam aqui e consigam conciliar com a escola. Se todos os intervenientes educativos estiverem dentro do mesmo processo, fica cada vez mais fácil para o jovem perceber que consegue ser bom jogador, bom aluno e bom cidadão”, referiu.

Para Daniela Freitas, acções como a deste género são de “extrema importância”: “É um momento muito bom para os nossos atletas porque a nossa grande aposta, para além da prática desportiva, é a formação integral com grande importância para a escola. Trabalhamos época após época nesse sentido. Tudo o que sejam acções deste género são muito importantes”.

OPINIÃO

FUTEBOL: BALANÇO E FUTURO!!!

na Alemanha e em Alvalade contra Tottenham) com os inexplicáveis dois jogos com o Marselha e depois de um jogo brioso em Londres em que podíamos ter sido mais felizes acabámos a baquear em casa contra o Eintracht. Saltámos, assim, no início de Novembro para a Liga Europa.

Terminou finalmente a época 2022/2023, uma época que não nos deixa saudades, mas da qual temos seguramente ensinamentos (e muitos!) a retirar!

A temporada começou por assim dizer“torta”, com um começo de campeonato marcado pela inesperada saída de Matheus Nunes, em meados de Agosto, já com o campeonato em andamento, depois do empate em Braga (onde estivemos por três vezes em vantagem no marcador) e mesmo antes da ida ao Dragão. Perdemos esse jogo e logo depois, em casa, nova derrota com o Chaves. Ou seja, ao fim de quatro jornadas já tínhamos perdido oito pontos. O “élan” da fase inicial da temporada estava hipotecado e o Clube a viver de “jogo em jogo” para não perder definitivamente a época foi difícil a primeira volta ficou decisivamente marcada por essa má performance inicial e o clima em volta da equipa ressentiu-se disso mesmo.

Entretanto em meados de Outubro a equipa é eliminada da Taça de Portugal, em jogo contra o Varzim, clube que competia na Liga 3. Foi duro e pesado para todos os Sportinguistas. O campeonato a correr mal e na Taça de Portugal estávamos eliminados na 3.ª eliminatória, logo no primeiro jogo em que os clubes da 1.ª Divisão participavam.

Por seu lado, na Champions íamos alternando excelentes jogos e resultados (vitória

A segunda volta do campeonato foi diferente… para melhor, tinha mesmo de ser diferente! Mas a diferença para os primeiros classificados já estava “cavada” e era acentuada… e − já depois da segunda goleada imposta ao Braga por 5-0 (a primeira fora na Taça da Liga) − com a derrota com o FCP em Alvalade na 21.ª jornada mais vincado ficou o nosso destino. Nunca mais conseguimos sair do 4.º lugar. Na Liga Europa ainda fizemos caminho, desde logo com um histórico jogo contra o Arsenal em Londres! Mas depois − injustamente − caímos nos quartos-de-final aos pés da “matreira” Juventus.

E na Taça da Liga fomos cumprindo sempre, goleando o Braga e chegando à final contra o FCP que ingloriamente deixámos escapar.

Foi, assim, uma época difícil, nomeadamente em termos de resultados, numa equipa com comportamentos “bipolares”, ou seja com normalmente bons jogos (alguns excelentes mesmo!) contra equipas grandes e − por outro lado − com jogos complicados e até “tristes” contra as chamadas “equipas pequenas”.

Tudo isto fez com que no último fim-de-semana tenhamos desejado e querido mesmo terminar esta época… para virar a página e começar uma vida nova, com um novo espírito para uma nova temporada, em que recuperemos a nossa esperança e alcançaremos outra vez a nossa razão de ser… ganhar! Vencer jogos e ganhar títulos! É isso mesmo que queremos e ambicionamos para o

nosso querido Sporting! Sabe-se que a Direcção e Rúben Amorim comungam − como não podia deixar de ser! − deste propósito! Fazer mais e melhor! Cumprir o ADN do Clube… ou seja, vencer! E sabe-se que se pretende ter tudo pronto e preparado para atacar a nova época sem sobressaltos e com o plantel já definido quando se iniciar o estágio de pré-época no Algarve, no início de Julho próximo. Fazemos votos que assim seja! Façamos, pois, da próxima época mais uma temporada de Glória Sportinguista! Pois de festas de outros − por muito que seja a única nos últimos quatro anos − já estamos cansados… até mesmo fartos!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.s. 1 − Não falei de arbitragem, mas é bom que a pouca vergonha das arbitragens que sofremos nesta época não se repita! Não é mesmo tolerável continuar a assistir-se a “colinhos” semanais aos clubes do “poder bicolor”! E de continuado e reiterado desrespeito ao Sporting, perpetrado muitas vezes com ódio tal que chega a “cegar” os seus próprios autores! Estaremos atentos!

P.s. 2 − E também é bom que, desde já, se saiba que também não temos de aturar o agora “incensado” alemão e seus apaniguados a defender a extinção do VAR! Irra, é demais! O VAR veio para ficar e deve, isso sim, ser objecto de melhorias, quer quanto ao clausulado do famoso “protocolo” que o rege, quer quanto à qualidade e isenção dos árbitros que com ele manejam! Nesse sentido é imperioso caminhar-se para a divulgação das conversas áudio tidas no seio do VAR entre o árbitro e a sua equipa! E quem diz o contrário… pois, não há mesmo como fugir, é porque tem medo da Verdade Desportiva!

SPORTING 3926 - 19
Tito Arantes Fontes “A nossa grande aposta, para além da prática desportiva, é a formação integral com grande importância para a escola”, explicou Daniela Freitas, técnica pedagógica do Sporting CP

MODALIDADES ANDEBOL

RECITAL LEONINO NA DESPEDIDA DA ÉPOCA EM CASA

SPORTING CP VENCE SL BENFICA POR 36-31, NA PENÚLTIMA JORNADA DO CAMPEONATO NACIONAL. DECISÕES SOBRE O TÍTULO RESERVADAS PARA SÁBADO.

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, no último sábado, o SL Benfica, por 36-31, na penúltima jornada do Campeonato Nacional, que correspondeu também à última partida do conjunto orientado por Ricardo Costa a jogar no Pavilhão João Rocha na presente temporada.

Foi uma grande exibição do conjunto de Alvalade, a jogar ao melhor nível, com uma excelente intensidade de jogo e soluções em toda a linha: da primeira, desde Natán Suárez a Salvador Salvador, passando pelos irmãos Costa, Francisco e Martim, até à segunda linha, com os pontas muito eficazes e um jogador que ganha cada vez maior preponderância, o pivô brasileiro, Edney Silva, um tratado aos seis metros e que acabou o jogo com oito golos marcados, não apenas com a mão direita, mas também com a esquerda.

Na baliza, Andre Kristensen fez uma exibição de encher o olho – mais de duas mãos cheias de defesas e ainda um golo marcado de baliza a baliza. Mas a equipa Leonina esteve em excelente plano, num grupo em que todos respondem afirmativamente à confiança da equipa técnica, joguem mais ou menos minutos, sejam mais utilizados em tarefas exclusivamente defensivas, ou atacantes.

SPORTING CP

Foi um regalo para a vista o jogo do Sporting CP, na despedida em casa dos atletas Carlos Ruesga, Jonas Tidemann, Josep Folquès e Francisco Tavares, que receberem uma placa pelos excelentes serviços de Leão ao Peito, entregues por Miguel Afonso, Vogal para as Modalidades e José Carlos Reis, Director Técnico e Operacional das Modalidades. Um primeiro momento bem emotivo, depois, pedia-se cabeça ao Sporting CP para vencer um sempre exigente dérbi. Apoiado por um excelente ambiente dos Sportinguistas na casa das

Nacional – 25.ª jornada|

Pavilhão João Rocha

SL BENFICA 36 - 31

(18-13 ao intervalo)

Sporting CP: Edney Silva (8), Francisco Costa (3), Natán Suárez (4), Salvador Salvador [C] (4), Espen Vag (1), Tiago Alves [GR], Mamadou Gassama (2), Andre Kristensen [GR] (1), Francisco Tavares (4), Étienne Mocquais (2), Leonel Maciel [GR], Josep Folquès (2) e Martim Costa (5). Treinador: Ricardo Costa. Disciplina: exclusão de dois minutos a Salvador Salvador.

modalidades, a equipa Leonina mostrou muito boa atitude. Até sofreu o primeiro golo do jogo, na intercepção de um passe por ponta de Ander Izquierdo, mas foram do Sporting CP os maiores protagonistas e os melhores momentos de andebol dos primeiros 30 minutos, com Andre Kristensen a dar um show particular. Aos cinco minutos já tinha rubricado três defesas, todas aos seis metros e perante jogadores das águias, isolados. A partir do momento em que a primeira linha começou a carburar, veio ao de cima a maior qualidade da equipa verde e branca. Salvador Salvador e Francisco Costa pegavam mais na batuta da primeira linha, na segunda linha, Josep Folquès entrava de ponta e não havia ângulos impossíveis para o espanhol, enquanto começava a emergir um jogador que continua a encher muito as medidas – grande evolução de Edney Silva.

Aos 12 minutos, ou seja, já depois do primeiro terço da primeira parte, a vantagem do Sporting CP era de 7-3, com

Natán Suárez a organizar e a rematar com eficácia. O Sporting CP estava na dianteira e até por margem confortável, com parciais de 8-4 e 13-9, este último já depois de Vladimir Vranjes ter atingido Martim Costa na cara numa entrada do lateral aos seis metros, o que criou ainda mais dificuldades ao SL Benfica, bem perto dos 20 minutos.

Curiosamente, as águias até reagiram e encostaram para um golo, apenas, de desvantagem, com o 12-11 aos 23 minutos, mas daí para a frente e até ao final dos primeiros 30’, só deu Sporting CP, com Martim Costa em evidência a marcar e a assistir Edney Silva (muito boa ligação entre a primeira linha e o pivô), com os dois últimos golos da etapa inicial a pertencerem à formação verde e branca, por Étienne Mocquais e já nos últimos segundos, num remate de baliza a baliza de Andre Kristensen, a fechar com chave de ouro que estava a assinar, para um resultado ao intervalo de 1813 e cinco golos à maior para a equipa de Ricardo Costa.

No segundo tempo, entrou Francisco Tavares para a ponta direita que de imediato levantou o público, com um golo logo nos primeiros segundos, após combinação de jogo aéreo com o outro ponta, Étienne Mocquais. Nova diferença de seis golos registou-se nos 20-14, com Francisco Tavares a caprichar na finalização. Havia golos para muitos gostos e feitios, com os pontas a evidenciarem-se – Mocquais nos Leões e Kalmann nas águias a salientarem-se e o Sporting CP a passar por uma fase em que sentiu algumas dificuldades para travar o poderoso pivô, Alexis Borges.

Ainda houve um 22-20, mas o Sporting CP reassumiu a total superioridade na partida, com óptimas ligações ente a meia distância e a segunda linha. Guardado mais para a segunda metade da segunda parte estava ainda o virtuosismo do central Natán, a envolver toda a equipa e a encontrar, várias vezes, espaço para finalizar. Quatro golos consecutivos, fizeram disparar o Sporting CP dos 24-22 para os 28-22, com Edney, Salvador Salvador, Francisco Tavares e Francisco Costa a permitirem à equipa verde e branca destacar-se novamente no marcador. Estávamos a meio do segundo tempo e a superioridade Leonina era cada vez mais vincada, com o Sporting CP a atingir a marca dos 30 golos ainda antes dos 50 minutos de jogo. O número final com que o Sporting CP terminou a partida foram 36, com Edney Silva e Natán Suárez a mostrarem-se um tratado na arte de rematar, enquanto o SL Benfica acabou com 31 golos, numa despedida de nota muito alta da equipa de andebol do Sporting CP a jogar em casa. A próxima jornada e última será para os Leões de Ricardo Costa a deslocação a casa do ADA Maia. O jogo será no sábado, o das decisões quanto ao 1.º lugar no Campeonato.

20 - SPORTING 3926
27 de Maio de 2023 | Campeonato Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: João Pedro Morais Edney Silva assinou uma grande exibição no dérbi e marcou oito golos

Mais que tu e eu,

nos.pt

MODALIDADES BASQUETEBOL

LEÕES CARIMBAM FINAL COM GARRA E LOVE(TT)

SPORTING CP DERROTOU O FC PORTO EM APENAS TRÊS JOGOS E COM UM TRIUNFO SEM MARGEM PARA DÚVIDAS NO ÚLTIMO JOGO: 94-66 NO PAVILHÃO JOÃO ROCHA E COM FORTE APOIO DOS SPORTINGUISTAS.

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, na passada sexta-feira, a passagem à final do Campeonato Nacional, depois de vencer o FC Porto por 94-66 no terceiro jogo das meias-finais. Depois de dois triunfos no Dragão Arena (80-88 e 91-93), aos comandados de Pedro Nuno Monteiro bastava vencer mais um jogo para seguirem em frente na prova e a oportunidade não foi desperdiçada no primeiro jogo em casa.

Agora, na final, o Sporting CP vai encontrar o SL Benfica, que também eliminou a AD Ovarense em apenas três jogos, numa eliminatória menos dura do que aquela que os Leões tiveram. Ainda assim, a turma verde e branca esteve quase irrepreensível perante o FC Porto em toda a eliminatória e no terceiro jogo voltou a superiorizar-se à equipa azul e branca.

O Sporting CP entrou bem no Pavilhão João Rocha, que encheu para este encontro, e logo nos minutos iniciais conseguiu um parcial de 6-0, mas a resposta do FC Porto não tardou com a formação visitante a igualar (8-8).

No entanto, os Leões nunca deixaram o FC Porto passar para a frente do marcador e quando a ameaça foi mais real, Marcus LoVett Jr. voltou a distanciar o

Sporting CP com um triplo, que se revelou importante (18-14).

O primeiro período terminou depois com os Leões na frente (24-21) e a entrada no segundo não poderia ter sido melhor: parcial de 11-0 nos primeiros cinco minutos a embalar o Sporting CP para o conforto no jogo. Os Leões mostravam-se fortes no ataque e com a consistência defensiva que os define, beneficiando ainda de alguma

2023 | Campeonato Nacional – Meias-finais –Jogo 3 | Pavilhão João Rocha

SPORTING CP

FC PORTO 94 - 66

Sporting CP: Diogo Ventura [C] (7), Travante Williams (20), Isaiah Armwood (6), Marko Loncovic (2) e Joshua Patton (8); Eddy Polanco (11), Marcus LoVett Jr. (31), António Monteiro (3), João Fernandes (1), Diogo Araújo, André Cruz (2) e Ricardo Monteiro (3). Treinador:

ineficácia do FC Porto. No segundo período a turma azul e branca marcou apenas oito pontos, enquanto os Leões marcaram 20.

Assim, o Sporting CP foi para o intervalo a vencer por 44-29 e deixou boas indicações para a segunda parte, com Travante Williams a confirmá-las logo no início do terceiro período com um triplo, que distanciou ainda mais as equipas.

A diferença passou depois para 20 pontos, com o FC Porto a conseguir encurtá-la, mas a resposta Leonina não tardou: Travante Williams marcou mais um triplo e devolveu a diferença de duas dezenas (56-36) aos Leões.

O Sporting CP exibia-se assim com superioridade em todos os momentos do jogo e, com Marcus LoVett Jr. em destaque, acabou o período com uma vantagem de 27 pontos: 74-47 (30-18). No derradeiro período, a

vantagem Leonina continuou a aumentar, ultrapassando as três dezenas de pontos (78-47) e para isso contribuiu mais um lançamento exterior de Marcus LoVett Jr., que fechou o jogo com 31 pontos.

Exibição de qualidade do base verde e branco e de toda a

equipa Leonina, que no quarto período não baixou o ritmo, levando o Pavilhão João Rocha ao delírio, e voltou a superiorizar-se (20-19) ao FC Porto.

A final começa a disputar-se no próximo domingo na Luz, reduto que recebe os dois primeiros jogos desta eliminatória.

PEDRO NUNO MONTEIRO:

“FIZEMOS UMA ELIMINATÓRIA EXCEPCIONAL”

Pedro Nuno Monteiro mostrou-se satisfeito com aquilo que os Leões fizeram nos três jogos da meia-final do Campeonato Nacional. “Se fomos mais fortes ou não, não devemos dizer, mas acho que fizemos uma eliminatória excepcional. Apresentámo-nos muito, muito bem. Defensivamente estivemos num nível incrível e tivemos um sentido colectivo importante”, começou por dizer o técnico, referindo: “Esperava uma eliminatória difícil e o certo é que não foi fácil. Fizemos 3-0, mas não foi fácil. Felizmente, para nós, conseguimos um dos nossos objectivos, que era estar na final, e a presença do público também nos ajudou imenso. Gostávamos que voltassem a estar aqui quando jogarmos com o SL Benfica porque com eles é tudo menos difícil”.

22 - SPORTING 3926
26 de Maio de Pedro Nuno Monteiro. (24-21, 20-8, 30-18 e 20-19) Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Isabel Silva Marcus LoVett Jr. apontou 31 pontos no derradeiro jogo frente ao FC Porto

MODALIDADES FUTSAL

A UMA VITÓRIA DA FINAL

TRIUNFO EM CASA DO CR LEÕES DE PORTO SALVO, POR 1-3, PERMITE À EQUIPA DE NUNO DIAS DAR PASSO IMPORTANTE NO CAMINHO DA DEFESA DO TÍTULO. JOGO JÁ ESTA SEXTA-FEIRA FRENTE À EQUIPA DE OEIRAS.

A equipa de futsal do Sporting CP venceu CR Leões de Porto Salvo por 1-3 no 1.º jogo das meias-finais do play-off de atribuição do título de campeão nacional da modalidade. Com o triunfo em casa do adversário, a formação de Nuno Dias fica a uma vitória de fechar a eliminatória, que vai agora para o Pavilhão João Rocha, onde terá lugar o jogo dois, esta sexta-feira e que, em caso de vitória, permitirá aos campeões nacionais prosseguirem a defesa do título, na final.

Num pavilhão praticamente cheio e com muitos Sportinguistas na bancada, no apoio à equipa Leonina, o Sporting CP controlou com categoria a primeira parte, fase em que desenhou as melhores iniciativas atacantes.

Uma exibição autoritária, personalizada e de categoria da equipa de Alvalade permitiu construir uma vantagem de 0-3 ao cabo dos primeiros 20 minutos. As melhores oportunidades antes do golo inaugural pertenceram ao Sporting CP, que encontrou em André Correia, guarda-redes do CR Leões de Porto Salvo, um obstáculo que esteve difícil de transpor: que o digam entre outros, Alex Merlim, Erick Mendonça e Anton Sokolov, com remates travados pelos bons reflexos do

guarda-redes da equipa da casa. Mas com cerca de sete minutos jogados, o Sporting CP chegou à vantagem por Pauleta, que oportuno, na área, atirou certeiro para o golo inaugural, após primeiro remate de Sokolov,

27 de Maio de 2023 | Campeonato Nacional – Meias-finais –Jogo 1 | Pavilhão dos Leões de Porto Salvo, Oeiras

CR LEÕES DE PORTO SALVO

defendido para a frente por André Correia.

- 3

SPORTING CP 1

(0-3 ao intervalo)

Sporting CP: Guitta [GR], João Matos [C], Diego Cavinato, Alex Merlim, Erick Mendonça, Tomás Paço, Sokolov, Pauleta, Panny Varela, Hugo Neves e Estebán Guerrero.

Nuno Dias. Disciplina: cartão amarelo a Nuno Dias.

Parecia feito o mais difícil, cenário que se confirmou pelo tempo fora no primeiro tempo, pois a equipa Leonina marcou mais dois golos. Mas pelo meio, o CR Leões de Porto Salvo também ameaçou o golo e o empate, com Guitta a fazer uma defesa assombrosa, ao tirar a bola sobre a linha de golo, numa intercepção de bola de um jogador da equipa da casa. Na recarga, Pedro Cary viu Guitta agigantar-se, novamente e defender.

O Sporting CP foi bem mais eficaz e aumentou, com Cavinato, o homem golo, a facturar. O ala ítalo-brasileiro fez o golo 34 da conta pessoal em 25 jogos esta

temporada. Um golo de grande execução, a desviar a bola do alcance de André Correia, com um toque subtil de pé esquerdo, depois de uma recuperação de bola de Erick Mendonça, o jogador que iniciou a jogada. Ainda antes do intervalo, o Sporting CP alargou a vantagem, com Sokolov, na área, a atirar para mais um golo da equipa de Alvalade, após primeiro cabeceamento de Skolov ao poste, recarga de Pauleta, que sobrou para o internacional russo atirar para o fundo das redes. O Sporting CP saía para os balneários a justificar plenamente a diferença no marcador, de 0-3. No segundo tempo, o Sporting

CP continuou a controlar o jogo e a desenvolver boas jogadas e a ficar perto do golo, numa grande jogada de Estebán Guerrero com Pauleta a atirar para grande defesa de André Correia, mas foi o CR Leões de Porto Salvo a reduzir a diferença, num golo apontado por Ruan Silvestre, num remate colocado, fora do alcance de Guitta, com cerca de sete minutos jogados no segundo tempo. Faltavam 13 minutos, o Sporting CP geriu bem a diferença, sem passar por sobressaltos, num jogo em que a equipa Sportinguista exerceu supremacia sobre o rival e justificou por isso um triunfo, cujos números até poderiam ter sido mais alargados.

SPORTING 3926 - 23
Treinador: Texto: Nuno Miguel Simas Fotografia: João Pedro Morais Ruan Silvestre (27’) Pauleta (8’) Diego Cavinato (12’) Anton Sokolov (19’) Diego Cavinato continua de pé quente e marcou mais um golo, ao CR Leões de Porto Salvo

MODALIDADES HÓQUEI EM PATINS

LEÕES COM VAGA GARANTIDA NA FINAL DOS PLAY-OFFS

HÓQUEI EM PATINS VENCEU O OC BARCELOS POR 8-4, COM GONZALO ROMERO EM DESTAQUE AO ASSINAR UM POKER, E FECHOU AS MEIAS-FINAIS EM TRÊS JOGOS.

No regresso para a segunda metade, as oportunidades voltaram a surgir e os golos também. Com apenas dois minutos jogados, Ferran Font aproveitou a superioridade numérica dos Leões durante dois minutos para assinar o 6-3, chegando aos dois tentos na conta pessoal. Tal como vinha fazendo até aí, o OC Barcelos deu novamente boa réplica e nunca desistiu de lutar pelo resultado, respondendo com o 6-4 através de Zé Pedro, só que o Sporting CP passou então a gerir a vantagem e foi utilizando ao máximo os tempos de ataque, colocando gelo na partida. Depois, foi tempo de os guarda-redes assumirem um papel de destaque na pista, impedindo

mais alterações no resultado com excelentes intervenções. Se por um lado Conti tirou pelo menos três golos cantados ao Sporting CP, Ângelo Girão também não lhe ficou nada atrás ao exibir-se em excelente nível na baliza Leonina, defendendo um livre directo e um penálti. Já na recta final, Gonzalo Romero ainda completou o poker, assumindo-se como o homem do jogo (7-4), e Matías Platero também fez o gosto ao stick, encerrando o marcador nuns expressivos 8-4.

Os Leões vão agora ter de esperar para saber se defrontam o FC Porto ou o SL Benfica na grande final, que será decidida à melhor de cinco partidas e tem arranque marcado para dia 8 de Junho.

ALEJANDRO DOMÍNGUEZ: “FELIZ PELA EQUIPA E ADEPTOS”

Estamos na final! A equipa masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal carimbou o passaporte para a decisão dos play-offs do Campeonato Nacional, no último domingo, ao bater o OC Barcelos por 8-4 no Pavilhão João Rocha. Os Leões arrumaram a questão ao vencerem os primeiros três jogos da série, e vão agora defrontar o FC Porto ou o SL Benfica.

Depois de ter levado a melhor no jogo dois da eliminatória, vencendo fora no prolongamento (23), a turma de Alejandro Domínguez sabia que, em caso de vitória nesta partida, garantia desde logo o acesso à próxima fase. No entanto, o desafio até nem começou de feição para os verdes e brancos. Isto porque, com apenas dois minutos de jogo decorridos, o OC Barcelos inaugurou o placard e colocou-se em vantagem por intermédio do argentino Danilo Rampulla, que fez o 1-0.

28 de Maio de 2023 | Campeonato Nacional – Meias-finais –Jogo 3 | Pavilhão João Rocha

SPORTING CP

8 - 4

(5-3 ao intervalo)

OC BARCELOS

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Alessandro Verona, Matías Platero, Gonzalo Romero e João Souto; Zé Diogo [GR], Henrique Magalhães, Toni Pérez, João Almeida e Ferran Font. Treinador: Alejandro Domínguez. Disciplina: cartão azul para Matías Platero (49’).

A partir daí, o Sporting CP foi obrigado a ir atrás do prejuízo, tal como tinha feito nas duas partidas anteriores. Numa primeira parte bastante equilibrada, em que o jogo ficou várias vezes partido, a insistência Leonina no ataque acabou por dar frutos com Ferran Font a fazer o empate de livre directo aos dez minutos (11). Em seguida, veio a fase mais alucinante do jogo, com seis golos em oito minutos (!). Aos 14’, os visitantes passaram para a frente num remate quase do meio-campo (1-2), aos 15’ Gonzalo Romero assinou o 2-2 através de um potente remate, aos 18’ Alvarinho deu nova vantagem ao OC Barcelos (2-3), e aos 19’ Alessandro Verona restabeleceu a igualdade (3-3). Aí, apareceu como protagonista Gonzalo Romero, que bisou de livre directo no 19.º minuto e atingiu depois o hat-trick aos 22’, de penálti, construindo a primeira vantagem Leonina (5-3). Até ao intervalo, ambas as equipas beneficiaram de um livre directo, mas não conseguiram marcar.

Confirmado o triunfo e a passagem à final dos play-offs, o treinador Alejandro Domínguez considerou que, “apesar do resultado, houve muito equilíbrio entre os dois lados”. “Ambas as equipas têm um poder ofensivo e uma capacidade de chegar à baliza muito grandes. O OC Barcelos pôs-nos à prova de muitas formas, no aspecto defensivo e também mental. Nos três jogos da série tivemos de ir atrás do resultado, mas estou muito feliz pela equipa e pelos adeptos, que quase encheram o Pavilhão João Rocha. Ajudam-nos muito e demos um passo definitivo para jogar a final, que era um objectivo prioritário para nós”, começou por afirmar à Sporting TV. “Acima de tudo, estou contente pela força mental do nosso plantel. A equipa tem força para superar os momentos difíceis que certamente virão no futuro. Vamos ver se somos capazes de continuar a crescer e aproveitar estes dias para preparar a final para a equipa chegar lá bem”.

ÂNGELO GIRÃO: “QUEREMOS SER CAMPEÕES NACIONAIS”

Já Ângelo Girão, capitão Leonino, admitiu que este jogo seria sempre “muito complicado”. “O OC Barcelos é uma das melhores equipas do campeonato, é muito coesa e nunca dá o jogo por perdido. Sabíamos que vinham a Lisboa discutir a eliminatória, mas nós queríamos muito ganhar porque não queríamos voltar a Barcelos. Sabemos das dificuldades que encontrámos lá”, sublinhou o guarda-redes, destacando a superioridade do Sporting CP “nos pormenores”. “Todos os jogos que tivemos frente ao OC Barcelos foram bastante enganadores. São muito bem orientados e o Paulo Freitas está a fazer um grande trabalho, não é por acaso que lutaram até ao fim da fase regular pela segunda posição. Além disso, em Barcelos ganharam a todos os adversários”, lembrou, antes de atribuir “mérito à equipa e ao trabalho dos jogadores”. “Estão de parabéns, mas já estamos muito focados em nós porque queremos ser Campeões Nacionais”.

24 - SPORTING 3926
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: José Lorvão Ferran Font (10’ e 27’) Gonzalo Romero (15’, 19’, 22’ penálti, 44’ livre directo), Alessandro Verona (19’), Matías Platero (48’) Danilo Rampulla (2’) Darío Giménez (14’) Alvarinho (18’) Zé Pedro (36’) Leões com boas razões para sorrir frente ao OC Barcelos

Celebra o Dia da Criança com um dia de jogos e diversão para toda a família

3 de Junho - 10h00 – 20h00

Estádio José Alvalade

25 modalidades | Actividades lúdicas | Visitas ao Estádio e ao Museu | Street Food | Jogo de Futebol Solidário

Inscreve já a tua família em www.sportingplayday.pt

1ª EDIÇÃO Main Sponsor Product Sponsor

MUSEU SPORTING

MUSEU SPORTING ‘CARIMBA’ PASSAPORTE ESCOLAR

MUSEU LEONINO PARTICIPOU NO EVENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA DIRECCIONADO PARA OS MAIS NOVOS, QUE PRETENDE MOSTRAR O QUE CADA INSTITUIÇÃO TEM PARA OFERECER DE DIFERENTE.

O Museu Sporting esteve presente na iniciativa Passaporte Escolar/Feira dos Serviços e Educativos da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, que decorreu entre os dias 28 e 30 de Maio nos jardins do Palácio Pimenta do Museu de Lisboa, junto ao Estádio José Alvalade.

Este evento, que já vai na oitava edição, é dirigido a alunos dos ensinos pré-escolares e básicos do concelho de Lisboa, envolvendo progenitores e também professores, e este ano contou com mais de três mil pessoas durante os três dias.

O Sporting Clube de Portugal através do Museu Sporting

participa nesta acção desde 2019, tendo este ano feito parte de cerca de 30 instituições, que procuraram através de actividades mostrar o que cada uma tem para oferecer de diferente e de especial.

No espaço do Museu Sporting foram realizadas várias actividades educativas assentes na história do Sporting CP, que, segundo a directora do Museu Sporting, Isabel Victor, “acrescentaram cultura desportiva, liberdade, saúde física e mental, cidadania, gosto em aprender e em praticar desporto”. “Tivemos actividades educativas, lúdicas e sensoriais que proporcionaram experiências diferentes, momentos de aprendizagem e saudável descoberta dos valores do Clube, da sua história e do

MUSEU SPORTING RECEBE PRÉMIO APOM

MUSEU LEONINO DISTINGUIDO NA CATEGORIA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO PELA CAMPANHA PUBLICITÁRIA INTITULADA “MUSEU SPORTING ASSALTADO”, QUE TEVE ANTONIO ADÁN COMO PROTAGONISTA.

O Museu Sporting foi distinguido, na última sexta-feira, com o Prémio APOM 2023 na categoria de Marketing e Comunicação pela campanha publicitária intitulada “Museu Sporting assaltado”, que envolveu Antonio Adán e que pretendeu divulgar um produto da Loja Verde.

O projecto premiado inspirou-se no famoso thriller “The

Thomas Crown Affair” e resultou de uma parceria criativa entre vários departamentos do Sporting Clube de Portugal, envolvendo o guarda-redes da equipa principal de futebol e as também futebolistas Brenda Pérez e Carolina Beckert. Estes prémios são entregues anualmente pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) e visam premiar o trabalho inovador e original dos museus/instituições culturais em diversas categorias.

seu papel no desporto. Fizemo-lo com o recurso a jogos, expressões artísticas e demais estratégias não

formais e mostrando aquilo que, além do Clube, o Museu Sporting pode oferecer de diferente

e encantador às crianças e famílias que nos visitam”, referiu Isabel Victor.

26 - SPORTING 3926
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Sporting CP Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Sporting CP Museu Sporting distinguido pelo trabalho inovador e original

BREVES

TÉNIS DE MESA: JOÃO SOLDADO SAGRA-SE CAMPEÃO NACIONAL

João Soldado sagrou-se Campeão Nacional de para ténis de mesa − Síndrome Down, no último sábado, no Pavilhão Municipal dos Pousos, em Leiria. O atleta do Sporting Clube de Portugal levou a melhor sobre João Oliveira do FC Porto e Pedro Azevedo do CAID, ao conquistar seis pontos.

JUDO: MARIA SIDEROT DE BRONZE NO GRAND PRIX DA ÁUSTRIA

Maria Siderot conquistou, na passa quinta-feira, a medalha de bronze na categoria -52 kg no Grand Prix da Áustria. A judoca do Sporting Clube de Portugal derrotou no combate decisivo a alemã Annika Wurfel por ippon, em apenas 58 segundos.

Maria Siderot, que actualmente é 33.ª no ranking mundial, conquistou assim a sua primeira medalha de sempre no Circuito Mundial, depois de ter ficado oito vezes em quinto lugar, três em grand slams e cinco em grand prix.

Para chegar à medalha, a atleta portuguesa, que ficou isenta da ronda inaugural, começou por derrotar a cabo-verdiana Djamila Silva (57.ª), atleta do SL Benfica, num minuto e sete segundos; e depois a brasileira Yasmin Lima (52.ª). Nas meias-finais, que a levaram a discutir o último lugar do pódio, Maria Siderot foi derrotada pela japonesa Kisumi Omori (104.ª), que acabou por conquistar o ouro.

SÓCIOS: BEM-VINDO À FAMÍLIA, AFONSO RAINHO!

O Afonso Valente Rainho é um dos mais recentes Sócios do Sporting Clube de Portugal.

O Leãozinho, Sócio número 138.376-0, nasceu no dia 25 de Abril de 2023 e, aos cinco dias de vida, o pai David Rainho (41.559-0) trouxe-o para a família verde e branca, à qual também a mãe Ana Valente pertence (52.364-0).

Ao Afonso, assim como a toda a sua família, o Jornal Sporting e o Sporting CP desejam muitas felicidades e vitórias pessoais e de Leão ao peito.

ATLETISMO: AURIOL DONGMO VENCE MEETING DE RABAT DA LIGA DIAMANTE

Auriol Dongmo venceu a prova de peso no meeting de Rabat da Liga Diamante, no último domingo. Em Marrocos, a atleta do Sporting Clube Portugal conseguiu, à segunda, a melhor marca do ano com 19,28 metros e voltou a ultrapassar os 19 metros na terceira, chegando aos 19,11.

A Leoa foi, inclusive, a única atleta a ultrapassar os 19 metros, batendo a neerlandesa e campeã europeia Jessica Schilder (18,85 metros) e a norte-americana Jessica Woodward (18,65 metros), que completaram os restantes lugares do pódio.

Por sua vez, Jéssica Inchude foi sétima classificada na mesma especialidade. A também Leoa lançou a 17,78 metros, ficando muito aquém da melhor marca desta época (18,65 metros) e fechou a prova em penúltimo lugar.

PÓLO AQUÁTICO: SPORTING CP

A equipa principal masculina de pólo aquático do Sporting Clube de Portugal garantiu, no último domingo, a passagem à final-four da Taça de Portugal depois de vencer o CA Pacense por 17-12 no Multidesportivo do Estádio José Alvalade.

Os dois primeiros períodos terminaram empatados (4-4 e 2-2), mas nos dois seguintes a formação verde e branca conseguiu superiorizar-se ao adversário, vencendo por 6-5 e 5-1. Os Leões vão agora disputar as meias-finais frente ao vencedor do encontro entre o Paredes PA e o Vitória SC, na final-four que se vai disputar na Guarda entre os dias 10 e 11 de Junho.

SÓCIOS: PESAR POR ADÉRIO RIBEIRO

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Adérito Alves Ribeiro, que faleceu, na última quinta-feira, 25 de Maio, aos 90 anos.

Sócio número 750-0, Adérito Ribeiro dirigiu durante vários anos as modalidades Leoninas e foi um dos responsáveis pela entrada do judo no Clube, mas foi no ténis de mesa que deixou maior marca, primeiro como seccionista e depois como coordenador. Em 1988 foi distinguido com o Prémio Stromp de Sócio do ano e em 2002 recebeu um Rugido de Leão, como reconhecimento pelo trabalho que desenvolveu no ténis de mesa. Adérito Ribeiro pertenceu ainda ao Grupo Stromp e foi um dos fundadores dos Leões de Portugal.

Aos familiares e amigos, o Jornal Sporting e o Sporting CP endereçam as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube.

SÓCIOS: PESAR POR ANTÓNIO RODRIGUES

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de António Enes Rodrigues, Sócio 3310, que faleceu, no dia 27 de Maio. António Enes Rodrigues tornou-se Associado do Clube em 1952 e foi passando o amor ao Sporting CP de geração e geração. Aos familiares e amigos, o Jornal Sporting e o Sporting CP endereçam as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube.

SPORTING 3926 - 27
NA FINAL-FOUR DA TAÇA DE PORTUGAL
Fotografia: José Lorvão Fotografia:
IJF
Foto: Diamond League

RESULTADOS

ANDEBOL

Seniores - Camp. Placard

Andebol 1

Sporting CP 36-31 SL

Benfica

Sub-20 - Camp. Nac.

Ág. Santas 29-24 Sporting

CP

Sub-18 - Camp. Nac.

Sporting CP 35-13 SC

Horta

Sporting CP 34-21 Pinhal

Frades

SL Benfica 25-20 Sporting

CP

Sub-16 - Camp. Nac.

GC Odivelas 35-30 Sporting

CP B

CF Sassoeiros 31-36

Sporting CP C

Sub-14 - Camp. Reg.

GC Odivelas 31-39 Sporting

CP

ATLETISMO MASCULINO

Absolutos - Ap. Camp. Nac.

Clubes

100 m

1.º Carlos Nascimento

10’’72

110 m barr.

3.º Abdel Larrinaga 15’’06

200 m

12.º Gil Manuel 22’’63

400 m

1.º Mauro Pereira 47,51 m

400 m barr.

1.º Artur Terezan 51’’54

4x100 m

1.º Sporting CP (Osvaldo Barbosa, Rui Corvelo, Gil Manuel e Carlos Nascimento) 41’’52

800 m

1.º Nuno Pereira 1’49’’55

1500 m

1.º Rodrigo Lima 3’49’’40

4x400 m

1.º Sporting CP (Rodrigo Caetano, Mauro Pereira, Artur Terezan e Nuno Pereira) 3’16’’84

3000 m

1.º Rúben Amaral 8’14’’22

3000 m obst.

1.º Tomás Silva 9’01’’24

5000 m

7.º Miguel Marques

14’53’’05

5000 m marcha

9.º Guilherme Rodrigues

23’42’’60

Altura

1.º Tiago Pereira 2,15 m

Vara

3.º Gonçalo Uva 4,70 m

Comprimento

1.º André Pimenta 7,55 m

Triplo

8.º Diogo Oliveira 14,09 m

Peso

1.º Daniel Santiago 15,94 m

Disco

1.º Edujose Lima 57,36 m

Dardo

1.º Ilírio Nazaré 67,12 m

Martelo

1.º Rúben Antunes 69,70 m

Colectivo

1.º Sporting CP 892 pts

Absolutos - Meeting Jaén

Martelo

5.º Rúben Antunes 70,37 m

Absolutos - Meeting “Paco Sánchez Vargas”

400 m

4.º Omar Elkhatib 46’’90

Absolutos - Meeting de perche Sion

Vara

3.º Carlos Pitra 5,41 mREC. PESSOAL

Absolutos - Cyprus

International Athletics Meeting

110 m barr.

5.º Abdel Larrinaga 13’’94

Absolutos - Meia Maratona

Douro Vinhateiro

21 km

1.º Rui Teixeira 1h05’36’’

Feminino Absolutos - Diamond League Rabat

Peso

1.º Auriol Dongmo 19,28 m

7.º Jéssica Inchude 17,78 m

Absolutos - Meeting Jaén 100 m barr.

4.º Olímpia Barbosa 13’’84

800 m

2.º Patrícia Silva 2’01’’77REC. PESSOAL

Peso

2.º Jéssica Inchude 18,13 m

Absolutos - Meeting “Paco Sánchez Vargas”

400 m barr.

2.º Vera Barbosa 57’’34

4.º Juliana Guerreiro 59’’45

Absolutos - Grifone Meeting 100 m

1.º Lorène Bazolo 11’’33REC. MEETING

Absolutos - Int. Pentecost Meeting Rehlingen 400 m

3.º Cátia Azevedo 52’’05

BASQUETEBOL MASCULINO

Seniores - Liga betclic

Sporting CP 94-66 FC Porto

02/06 – SEXTA-FEIRA

FUTSAL

Competição: Liga − Meias-finais – Jogo 2

Jogo: Sporting CP vs. CR Leões de Porto Salvo Horário e local: 21h00 – Pavilhão João Rocha

Transmissão: directo

Sub-16 - Camp. Nac.

FC Porto 74-70 Sporting CP

Sporting CP 106-32 CAB

Madeira

Sub-16 - Taça Dist.

Odivelas BC 60-58 Sporting CP B

Sub-14 - Camp. Nac.

Sporting CP 53-21

Barreirense

Sub-14 - Taça Dist.

Sporting CP B 40-39

Odivelas BC

Sub-12 - Torn. Mem. Vítor

Mamede

Almada 14-58 Sporting CP

Seixal 18-32 Sporting CP

Sporting CP 52-6 CB

Queluz

Sporting CP 20-16

Barreirense - VENCEDOR

FEMININO

Sub-18 - Taça Nac.

Sporting CP 96-28 Boa

Viagem Galitos 54-74 Sporting CP -

VENCEDOR

Sub-14 - Camp. Nac.

Sporting CP 67-44 Carnide Clube

Sub-14 - Taça Dist.

L. Malveira 59-33 Sporting CP B

ESPORTS

MASCULINO

1 vs. 1 - Qual. FIFA Global

FUTEBOL MASCULINO

Seniores - Liga Portugal

bwin

FC Vizela 1-2 Sporting CP

Sub-19 - Camp. Nac. 1.ª

Div.

FC Alverca 0-2 Sporting CP

Sub-17 - Torn. Int.

Saint-André-Lez-Lille

Sporting CP 0-0 Club

Brugge

Lille OSC 1-0 Sporting CP

Sporting CP 6-0

Saint-André

Sporting CP 1-1 (3-5 pen)

SL Benfica - 9.º LUGAR

Sub-15 - Camp. Nac. 1.ª

Div.

Sporting CP 2-1 Boavista

FC

Sub-14 - Camp. Nac. 2.ª

Div. Sub-15

Sporting CP B 3-1 AD

Almada

Sub-14 - Camp. Dist. 1.ª

Div. Sub-15

Sporting CP 3-1 Vilafranquense

Sub-13 - Camp. Dist. 1.ª Div. Sub-14

Sporting CP 6-0 FC Alverca

Sub-12 - Camp. Dist. Sub13 Fut9

Sporting CP 4-0 Carregado SL Benfica 2-3 Sporting CP

Feminino

Sub-15

Sub-17 - Camp. Nac.

Sporting CP 5-1 AE Física

D.

Sub-15 - Camp. Nac.

Sporting CP 1-6 Paço Arcos

Sub-13 - Camp. Nac.

Sporting CP 2-0 AE Física

D.

Sub-13 - Taça APL

Vilafranquense 4-2 Sporting CP B

Benjamins - Taça APL

A Stuart HCM 3-10

Sporting CP

JUDO MASCULINO

Seniores - Grand Prix

Upper Austria -81 kg

João Fernando não class. (1 D)

Cadetes - Taça Europa

Coimbra -81 kg

Tiago Coutinho não class. (1 D) -73 kg

Guilherme Moura não class. (3 V / 2 D) -66 kg

Rafael Rico não class. (1 V / 1 D) -60 kg

7.º Carlos Costa (4 V / 2 D) -55 kg

Diogo Caetano não class. (1 D)

FEMININO

Seniores - Grand Prix

Upper Austria -57 kg

GOALBALL

Ana Agulhas não class. (1 D) -52 kg

3.º Maria Siderot (3 V / 1 D)

Cadetes - Taça Europa Coimbra -63 kg

Carlota Pina não class. (1 V / 2 D)

HÓQUEI EM PATINS MASCULINO

HC Sintra 9-1 Sporting CP B

Sub-19 - Camp. Nac.

Sporting CP 2-7 SL Benfica

03/06 – SÁBADO

FUTEBOL

28.º Miguel Herrero 30’’84

100 m costas

13.º António Vieira 1’02’’73

200 m costas

11.º Miguel Herrero 2’15’’33

50 m bruços

1.º Francisco Quintas 29’’40

6.º Diogo Mateus 30’’53

100 m bruços

1.º Francisco Quintas

1’03’’60

6.º Diogo Mateus 1’07’’74

200 m bruços

1.º Francisco Quintas

2’23’’38

3.º Diogo Mateus 2’25’’95

50 m mariposa

26.º Miguel Herrero 28’’12

38.º António Vieira 28’’98

100 m mariposa

14.º Miguel Herrero 59’’65

4x50 m estilos

5.º Sporting CP (António

Vieira, Miguel Herrero, Francisco Quintas e Diogo Mateus) 1’50’’00

FEMININO

Absolutos - Taça Mundo

Ág. Abertas Setúbal

10 km

Mariana Mendes DNF

Absolutos - Meeting

Cidade Coimbra

50 m livres

5.º Anna Fomina 27’’81

6.º Leonor Catalão 27’’90

100 m livres

3.º Anna Fomina 58’’93

15.º Carolina Viana 1’01’’27

16.º Leonor Catalão 1’01’’31

200 m livres

2.º Anna Fomina 2’05’’73

6.º Carolina Viana 2’09’’60

400 m livres

2.º Anna Fomina 4’28’’85

4.º Carolina Viana 4’30’’92

800 m livres

4.º Carolina Viana 9’07’’59

1500 m livres

1.º Carolina Viana 17’26’’10

50 m bruços

2.º Margarida Nunes 34’’24

100 m bruços

4.º Margarida Nunes 1’14’’93

200 m bruços

5.º Margarida Nunes

2’42’’85

50 m mariposa

11.º Leonor Catalão 29’’70

100 m mariposa

NATAÇÃO MASCULINO

Absolutos - Taça Mundo

Ág. Abertas Setúbal

10 km

Diogo Cardoso DNF

Absolutos - Meeting

Cidade Coimbra

50 m livres

35.º António Vieira 26’’01

50 m costas

13.º António Vieira 28’’73

Competição: Joga pelas Crianças – Evento Solidário

Jogo: Play 4 Children vs. Ambassador Red Cross Horário e local: 18h00 – Estádio José Alvalade

Transmissão: directo e exclusivo

4x1500 m

4.º Portugal (Mariana Mendes e Diogo Cardoso)

1h28’34’’90

Absolutos - Meeting

Cidade Coimbra

Equipas

3.º Sporting CP

POLO AQUÁTICO MASCULINO

Seniores - Taça Portugal

Sporting CP 17-12 CA

Pacense

TÉNIS DE MESA MASCULINO

Seniores - Camp. Nac. 1.ª

Div.

Sporting CP 4-0 CTM

Lagos

FEMININO

Seniores - Camp. Nac. 1.ª

Div.

Sebastianense 1-3 Sporting CP

TRIATLO

MASCULINO

Absolutos - Camp. Nac. Clubes Triatlo Longo

90.º David Fernandes

4h36’15’’

243.º Ricardo Neves

5h39’10’’

Mikael Eriksson DNF

35-39 - Camp. Nac. Clubes

Triatlo Longo

25.º David Fernandes

4h36’15’’

45-49 - Camp. Nac. Clubes Triatlo Longo

58.º Ricardo Neves 5h39’10’’

VOLEIBOL

MASCULINO

Cadetes - Camp. Nac.

Castêlo Maia 3-0 Sporting CP AA Espinho 3-0 Sporting CP

Sporting CP 3-0 AA S. Mamede - 7.º LUGAR FEMININO Cadetes

11.º Leonor Catalão 1’06’’69

200 m estilos

3.º Leonor Catalão 2’29’’34

11.º Margarida Nunes

2’33’’12

4x150 m livres

1.º Sporting CP (Leonor Catalão, Margarida Nunes, Carolina Viana e Anna Fomina) 1’50’’88

MISTO

Absolutos - Taça Mundo

Ág. Abertas Setúbal

28 - SPORTING 3926
Series Swiss
24.º
89.º Gouvy
313.º
stage
Gouvy (5 V / 3 D)
(4 V / 3 D)
Gouvy (1 V / 3 D)
- Festa Fut. Fem. Sporting CP 2-0 CS Marítimo SC Mirandela 0-3 Sporting CP Sporting CP 5-0 C. Albergaria Abambres SC 0-2 Sporting CP Sporting CP 4-0 CF Covões FC Ferreiras 6-5 Sporting CP - 3.º LUGAR Sub-13 - Camp. Dist. Fut7 M SL Benfica 2-1 Sporting CP
Seniores - Liga Placard Leões P. Salvo 1-3 Sporting CP Sub-19 -
Sporting CP
ADCR Caxinas Sub-13 - Camp. Dist. Atibá 3-11 Sporting CP
FUTSAL MASCULINO
Camp. Nac.
5-1
MISTO Sporting CP 11-8 FC Porto FC Porto 8-5 (5-6 pen) Sporting CP Sporting CP 9-9 CA Cultural CA Cultural 17-13 Sporting CP - 2.º LUGAR
- Camp. Placard Sporting CP 8-4 OC Barcelos Equipa B - Camp. Nac. 2.ª Div.
Seniores
- Camp.
Sporting CP 0-3 AJM/FC Porto Sporting CP
Vitória
CR Piedense
Sporting CP - 8.º LUGAR
PAP Sporting CP
Sporting CP
Caldas
Nac.
1-3
SC
3-0
Iniciados - Torneio Enc.
B 0-3 Alverca Infantis - Torneio Enc. PAP
B 2-3 SC

AGENDA

ANDEBOL SÁBADO, 3 DE JUNHO

18H00

Seniores M

ADA Maia vs. SPORTING CP

26.ª jorn. Camp. Placard Andebol 1

Pav. Mun. Maia

DOMINGO, 4 DE JUNHO

10H00

Sub-16 M

SPORTING CP B vs. Bairro Janeiro

3.ª jorn. Ronda final/Gr. B Fase

Compl. Camp. Nac.

Pavilhão João Rocha

11H00

Sub-16 M

SPORTING CP C vs. Estrela

Amadora

3.ª jorn. Ronda final/Gr. C Fase

Compl. Camp. Nac.

Multidesportivo Sporting

15H00

Sub-20 M

SL Benfica vs. SPORTING CP

5.ª jorn. Fase final Camp. Nac.

Pav. n.º 2 Estádio SL Benfica (Lisboa)

ATLETISMO SEXTA, 2 DE JUNHO

17H00

Seniores

EDUJOSE LIMA, JULIANA GUERREIRO E OLÍMPIA

BARBOSA

Meeting National D’Athlétismo

Angoulême

Angoulême (França)

17H30

Seniores

LILIANA CÁ

Diamond League Florença

Florença (Itália)

SÁBADO, 3 DE JUNHO

9H40

Vários escalões

4 atletas SPORTING CP

Camp. Nac. Provas Combinadas

Beja

16H00

Seniores

SPORTING CP

Trof. Atl. Ciudad Salamanca

Salamanca (Espanha)

16H00

Seniores SPORTING CP

Meeting Abrantes

Cidade Desp. Abrantes

16H00

Vários escalões

5 atletas SPORTING CP

Trof. Sergio Vásquez

Corunha (Espanha)

16H30

Seniores LORÈNE BAZOLO E MAURO

PEREIRA

Meeting Dromia

Vari Mun. Stadium (Atenas, Grécia)

16H45

Seniores

SARA CATARINA RIBEIRO

Taça Europa 10000 m

Paçé (França)

20H30

Seniores SPORTING CP

Corrida Nocturna Seixal

Seixal

DOMINGO, 4 DE JUNHO

9H40

Vários escalões

4 atletas SPORTING CP

Camp. Nac. Provas Combinadas

Beja

9H00

Vários escalões

SPORTING CP

Camp. Reg. Sub-20/Sub-23 +

Octakids VIII

Pista n.º 2 Estádio Univ. Lisboa

14H00

Seniores OLÍMPIA BARBOSA

Meeting Poitiers

Poitiers (França)

17H46

Seniores AURIOL DONGMO

FBK Games

Hengelo (Países Baixos)

TERÇA, 6 DE JUNHO

16H00

Seniores

8 atletas SPORTING CP

Meeting Iberoamericano

Huelva (Espanha)

BASQUETEBOL SEXTA, 2 DE JUNHO

19H00

Sub-16 M

Vasco Gama vs. SPORTING CP

1.ª jorn. Fase final Camp. Nac.

Pav. Gimn. José Mário Cerejo (VF Xira) SÁBADO, 3 DE JUNHO

9H30

Sub-14 M

SPORTING CP B vs. Atlético CP

4.ª jorn. 3.ª fase/F7G2 Taça Dist.

Pav. Esc. Sec. Lumiar (Lisboa)

11H30

Sub-14 F

SPORTING CP B vs. Vilafranquense

4.ª jorn. 3.ª fase/F7G1 Taça Dist.

Pav. Esc. Sec. Lumiar (Lisboa) DOMINGO, 4 DE JUNHO

11H00

Sub-14 M

SL Benfica vs. SPORTING CP B

5.ª jorn. 3.ª fase/F7G2 Taça Dist.

Pav. Esc. Sec. Virgílio Ferreira (Lisboa)

14H30

Sub-14 M

Tubarões Quarteira vs. SPORTING

CP

Seniores M

SL Benfica vs. SPORTING CP

Jogo 2 Final Playoff Liga betclic

Pav. Estádio SL Benfica (Lisboa)

BILHAR SEXTA, 2 DE JUNHO

21H00

Carambola

FRANCISCO RODRIGUES

Fase final Camp. Nac. 1.ª Div. Ind. Clube Bilhar. Amadora (Amadora)

SÁBADO, 3 DE JUNHO

10H30

Carambola

FRANCISCO RODRIGUES

Fase final Camp. Nac. 1.ª Div. Ind. Clube Bilhar. Amadora (Amadora)

DOMINGO, 4 DE JUNHO

10H30

Carambola

FRANCISCO RODRIGUES

Fase final Camp. Nac. 1.ª Div. Ind. Clube Bilhar. Amadora (Amadora)

FUTEBOL SÁBADO, 3 DE JUNHO

9H00

Sub-11 M CIF vs. SPORTING CP

3.ª jorn. Fase final Camp. Dist. Sub-

12 Fut7

Estádio Pinto Basto (Lisboa)

10H00

Sub-13 M

SPORTING CP vs. EFBO

3.ª jorn. Fase Final Camp. Dist. Sub-

13 Fut7

Campo n.º 6 Pólo EUL

11H00

Sub-15 M

SL Benfica vs. SPORTING CP

15.ª jorn. Ap. Campeão Camp. Nac.

1.ª Div. Benfica Campus (Seixal)

16H00

Sub-17 M

SC Espinho vs. SPORTING CP

16.ª jorn. Ap. Campeão Camp. Nac.

1.ª Div.

Centro Form. SC Espinho (Espinho)

17H00

Sub-13 M

Ericeirense vs. SPORTING CP

30.ª jorn. Camp. Dist. 1.ª Div. Sub-14 Campo Henrique Tomás Frade (Ericeira)

DOMINGO, 4 DE JUNHO

10H00

9.ª jorn. 2.ª fase/Sul Camp. Nac.

Pav. Esc. Sec. Dra. Laura Ayres (Quarteira)

14H30

Sub-14 F

Carnide B vs. SPORTING CP B

5.ª jorn. 3.ª fase/F7G1 Taça Dist.

Pav. Mun. B.º Padre Cruz (Lisboa)

15H00

Sub-14 F

Qta. Lombos vs. SPORTING CP

9.ª jorn. 2.ª fase/Sul Camp. Nac.

Pav. Desp. Lombos (Carcavelos)

19H00

Seniores M

SL Benfica vs. SPORTING CP

Jogo 1 Final Playoff Liga betclic

Pav. Estádio SL Benfica (Lisboa)

TERÇA, 6 DE JUNHO

19H00

Sub-14 M

Carcavelos vs. SPORTING CP

30.ª jorn. Camp. Dist. 1.ª Div. Sub-15 Campo Qta. Nova (Carcavelos)

10H00

Sub-13 F

Vila Fria vs. SPORTING CP

4.ª jorn. Série C Taça Nac. Campo do Vila Fria (Porto Salvo)

11H00

Sub-14 M

FC Vizela vs. SPORTING CP B

14.ª jorn. 2.ª fase/S5 Camp. Nac. 2.ª Div. Sub-15

Campo Treino FC Vizela (Vizela)

FUTSAL SEXTA, 2 DE JUNHO

21H00

Seniores M

SPORTING CP vs. Leões P. Salvo Jogo 2 Meias-finais Liga Placard

Pavilhão João Rocha

SÁBADO, 3 DE JUNHO

13H30

Sub-17 M

SL Benfica vs. SPORTING CP

Jogo 1 Final Camp. Nac.

Pav. n.º 2 Estádio SL Benfica (Lisboa)

DOMINGO, 4 DE JUNHO

11H00

Sub-15 M

SL Benfica vs. SPORTING CP

Jogo 1 Final Camp. Nac.

Pav. n.º 2 Estádio SL Benfica (Lisboa)

16H00

Sub-13 M

SPORTING CP A vs. Alenquer RC

3.ª jorn. Fase final Camp. Dist.

Pav. Mun. José Gouveia (S. J. Talha)

19H00

Sub-19 M

SPORTING CP vs. SL Benfica

Jogo 1 Final Camp. Nac.

Pavilhão João Rocha

SEGUNDA, 5 DE JUNHO

21H00

Seniores M

SPORTING CP vs. Leões P. Salvo

Jogo 3 Meias-finais Liga Placard (se necessário)

Pavilhão João Rocha

GINÁSTICA SÁBADO, 3 DE JUNHO

9H00

Acrobática SPORTING CP

Camp. Nac. Infantis

Pav. Desp. Albufeira

11H00

Gin. p/ todos

SPORTING CP

Sarau Ginástica com Jubas

Pavilhão João Rocha

DOMINGO, 4 DE JUNHO

9H00

Acrobática SPORTING CP

2.º Mom. Ap. CE e CEGI

Pav. Desp. Albufeira

GOLFE SÁBADO, 3 DE JUNHO

9H00

Individual SPORTING CP

Torneio Ribatejo - 4.º Torneio OM

Santo Estêvão

HÓQUEI

PATINS

SEXTA, 2 DE JUNHO

21H30

Escolares

SPORTING CP vs. S. Alenquer B. B

8.ª jorn. Fase Reg. /SB Taça APL

Pav. SG Sacavenense (Sacavém)

SÁBADO, 3 DE JUNHO

15H00

Sub-13 M

Paço Arcos vs. SPORTING CP

11.ª jornada Zona sul Camp. Nac.

Pav. CD Paço de Arcos

16H45

Sub-17 M

Paço Arcos vs. SPORTING CP

11.ª jornada Zona sul Camp. Nac.

Pav. CD Paço de Arcos

18H00

Equipa B M

SPORTING CP B vs. S. Alenquer B.

26.ª jorn. Zona sul Camp. Nac. 2.ª

Div.

Pavilhão João Rocha

18H15

Sub-13 M

Vasco Gama vs. SPORTING CP

9.ª jorn. Fase Reg./SB Taça APL

Pav. Sines DOMINGO, 4 DE JUNHO

12H30

Escolares

SPORTING CP vs. AD Oeiras

11.ª jorn. Fase Reg. /SA Taça APL

Pav. SG Sacavenense (Sacavém)

15H00

Sub-15 M

SPORTING CP vs. AE Física D.

12.ª jorn. Zona sul Camp. Nac.

Pav. SG Sacavenense (Sacavém)

17H00

Sub-19 M

HC Turquel vs. SPORTING CP

12.ª jorn. Zona sul Camp. Nac.

Pav. HC Turquel (Turquel)

JUDO

SÁBADO, 3 DE JUNHO

9H00

Cadetes SPORTING CP

Camp. Nac. Ind.

Seixal

DOMINGO, 4 DE JUNHO

9H00

Cadetes SPORTING CP

Camp. Nac. Equipas

Seixal

NATAÇÃO SÁBADO, 3 DE JUNHO

15H15

Cadetes SPORTING CP

Fest. Reg. Meio Fundo e Fundo

Multidesportivo Sporting

15H30

Masters SPORTING CP

Algarve Open

Loulé

DOMINGO, 28 DE MAIO

9H30

Masters SPORTING CP

Algarve Open

Loulé

15H15

Cadetes SPORTING CP

Fest. Reg. Meio Fundo e Fundo

Multidesportivo Sporting

15H30

Masters

SPORTING CP

Algarve Open

Loulé

SURF QUINTA, 1 DE JUNHO 15H00

Feminino TERESA BONVALOT

ISA World Surfing Games

La Bocana / El Sunzal (El Salvador)

SEXTA, 2 DE JUNHO

15H00

Feminino TERESA BONVALOT

ISA World Surfing Games

La Bocana / El Sunzal (El Salvador)

TÉNIS DE MESA SÁBADO, 3 DE JUNHO

15H00

Seniores M

Ponta Pargo vs. SPORTING CP

Jogo 1 Meias-finais Camp. Nac. 1.ª

Div.

Centro Cívico Ponta Pargo (Madeira) 15H00

Seniores F

SPORTING CP vs. Sebastianense

Jogo 2 Meias-finais Camp. Nac. 1.ª

Div.

Pav. Bombeiros Alvalade

DOMINGO, 4 DE JUNHO

15H00

Seniores F

SPORTING CP vs. Sebastianense

Jogo 3 Meias-finais Camp. Nac. 1.ª

Div. (se necessário)

Pav. Bombeiros Alvalade

VOLEIBOL SÁBADO, 3 DE JUNHO

9H00

Minis

SPORTING CP

Torneio Minis

Pav. Esc. Pedro Eanes Lobato (Seixal) / Col. Pedro Arrupe (Lisboa) 15H00

Sub-21 F SPORTING CP

Torneio

Pav. Esc. Fernando Pessoa (Lisboa)

DOMINGO,

15H00

Sub-21 F SPORTING CP

Torneio

4 DE JUNHO

Multidesportivo Sporting 15H00

Infantis F

Famões CA vs. SPORTING CP B

5.ª jorn. 2.ª fase/SD Torneio Enc.

PAP

Pav. Esc. Braamcamp Freire 17H00

Iniciados F CP Arrupe vs. SPORTING CP B

5.ª jorn. 2.ª fase/SB Torneio Enc.

PAP

Col. Pedro Arrupe (Lisboa)

*Informação sujeita a alterações após o fecho de edição. Consulte a agenda actualizada em sporting.pt

30 - SPORTING 3926
2023/06/01 5ªFeira 5 603199 000490 03926
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.