Jornal Sporting n.º 3915

Page 1

FUNDADO EM 31 MARÇO 1922 • N.º 3915 • QUINTA-FEIRA, 16 MARÇO 2023 • SPORTING.PT • SEMANAL • ANO 100 • 1€ (IVA INCLUÍDO) • DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO O MAIS ANTIGO JORNAL DE CLUBE DO MUNDO

LUGAR AOS NOVOS

O relógio marcava o minuto 65 de jogo: David Monteiro levantou a cabeça e fez um passe longo para trás da linha de defesas do Liverpool FC; Rodrigo Ribeiro desmarcou-se, passou pelos adversários e frente ao guarda-redes inglês manteve a frieza e rematou certeiro para o fundo das redes britânicas. Estava feito o 1-0 e estava assim carimbada, pela primeira vez na história, a passagem do Clube às meias-finais da UEFA Youth League.

No total foram utilizados 28 jogadores nesta competição, sendo que seis destes já conseguiram chegar ao patamar da equipa A. Uma mistura vitoriosa de talento, trabalho e juventude, que deixou visivelmente satisfeito o treinador Filipe Çelikkaya: “É a primeira vez que passamos os quartos-de-final, com muito mérito dos jogadores e equipa técnica. Partilho com todos os treinadores e jogadores da Academia, todos se dedicam muito ao trabalho”, garantiu no final do jogo. Também o herói do momento, era o espelho da alegria e ambição Leonina: “Fizemos história e queremos dar continuidade. Estou muito feliz com o golo”. No próximo mês de Abril, os Leõezinhos jogam na Suíça a final four e têm a possibilidade de lutar pelo título.

37 anos depois, as Leoas do voleibol conquistaram a Taça de Portugal, a terceira no palmarés do Clube, depois de vencer a AJM/FC Porto por 2-3, em partida disputada no Centro Cultural de Viana do Castelo. No final do jogo, Rui Pedro Costa, era um treinador satisfeito com o seu grupo: “Elas mereciam isto e merecem esta festa. O Sporting CP não ganhava o troféu há 37 anos, porque também esteve 25 fora e só regressou há seis. Nós temos consciência de onde estamos e estamos cá para a ganhar. (…) No final, merecemos esta Taça de Portugal. É um troféu muito merecido”. Também a capitã Daniela Loureiro estava feliz e com o sentimento de dever cumprido: “Isto é tão bom que eu ainda nem consigo encontrar palavras para descrever o que sinto e o que esta conquista representa. Este grupo é fantástico, trabalha muito e merece este troféu. Viemos focadas, demos tudo e, felizmente, conseguimos conquistar o troféu que o Sporting CP não vencia há 37 anos”. A elas e a eles, os nossos mais sinceros parabéns.

DEPOIS DE UMA COMBINAÇÃO ENTRE EDWARDS E CHERMITI, FICA GRAVADA NA MEMÓRIA

COLECTIVA DE QUALQUER PESSOA QUE GOSTA DE FUTEBOL, A EXECUÇÃO DE LETRA DE NUNO SANTOS:

“UM GOLO DE UMA VIDA”, COMO LHE CHAMOU MANUEL FERNANDES NO PROGRAMA RAIO-X, DA SPORTING TV.

Quem não deixa as suas vitórias por mãos e pés alheios são as Leoas do rugby do Sporting CP. Pela sétima vez consecutiva, sagraram-se Campeãs Nacionais da Divisão de Honra, depois de jogar e bater o SL Benfica por 12-15, somando o segundo troféu da época, depois da conquista da Supertaça. “As jogadoras têm imensa vontade de ganhar e isto significa muito, não só por ser o culminar de tantos jogos, mas também porque quer dizer que estamos qualificados para a Taça Ibérica da próxima época, que é uma competição pela qual elas têm muito carinho e querem disputar todos os anos”, disse no final o treinador Francisco Sande e Castro. A ambição desta equipa segue agora para a Taça de Portugal, onde já esta semana joga contra a AEES Agrária de Coimbra os quartos-de-final da competição. Que continuem com esta fome de vitórias é o desejo de todos.

No futebol, a equipa de Rúben Amorim continua o trajecto de fazer melhor do que na primeira volta, e neste momento, já conquistou mais oito pontos. Nova vitória, desta feita frente ao Boavista FC, com destaque mais do que natural para aquele que é já descrito como o melhor golo da época. Aos 17 minutos e depois de uma combinação de pequenos passes entre Marcus Edwards e Youssef Chermiti, fica gravada na memória colectiva de qualquer pessoa que gosta de futebol, a execução de letra de Nuno Santos: “Um golo de uma vida”, como lhe chamou Manuel Fernandes no programa Raio-X, da Sporting TV. De se lhe tirar o chapéu e aplaudir de pé. Parabéns, Nuno! E obrigado por este momento.

Hoje a equipa de Rúben Amorim joga a passagem na Liga Europa frente ao líder da Premier League, o Arsenal FC. Que o golo de Nuno Santos e a vitória frente aos axadrezados sejam o mote para uma noite histórica. Força equipa!

PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO COORDENADORA: MAFALDA JERÓNIMO BARBOSA || MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO || LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: MARIA GOMES DE ANDRADE || MGANDRADE@SPORTING.PT; PEDRO FERREIRA || PSFERREIRA@ SPORTING.PT; XAVIER COSTA || XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; MIGUEL BRAGA; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES || JBTORRES@SPORTING.PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806 LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 155 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF:

2 - SPORTING 3915 EDITORIAL
Miguel Braga
500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP, QUINTA DO GRAJAL – VENDA SECA 2739‑511 AGUALVA CACÉM IMPRESSÃO: WGROUP ESTRADA DE SÃO MARCOS, Nº 27, 2735‑521 AGUALVA CACÉM ESTATUTO EDITORIAL: HTTPS://WWW.SPORTING.PT/PT/JORNAL/ESTATUTO‑EDITORIAL ASSINATURAS: E‑MAIL: ASSINATURAJORNAL@SPORTING.PT LINHA SPORTING 707 20 44 44 INTERNACIONAL +351 30 997 1906 (segunda a sexta‑feira das 10h00 às 20h00)

LENDAS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Sócio do Sporting CP desde os oito dias de idade, é filho de José de Abreu Theriaga, antigo dirigente Leonino na década de 1950.

Conquistou dezenas de troféus em Portugal entre Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal, Supertaças e outros, tanto a nível colectivo como individual

Brilhou a nível internacional, tendo vencido o Campeonato do Mundo de triatlo em 1989 e várias medalhas mundiais e europeias

BILHAR 1954

JORGE THERIAGA

A 8 DE MARÇO DE 1954, NASCEU EM LISBOA AQUELE QUE VIRIA A SER O MELHOR BILHARISTA PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS. JORGE THERIAGA, MÉDICO DE PROFISSÃO HOJE COM 69 ANOS, CONQUISTOU O PAÍS E O MUNDO NA MODALIDADE, SENDO UMA LENDA DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Filho de José de Abreu Theriaga, dirigente do Sporting CP na década de 1950, tornou-se Sócio Leonino com apenas oito dias de vida. Começou a praticar bilhar ainda em criança, quando frequentava o Colégio Militar, em Lisboa. Chegou a experimentar outras modalidades, como o andebol, mas o amor pelo bilhar − tendo até recebido lições do pai − falou mais alto. Jorge Theriaga tornou-se federado entre a adolescência e a vida de jovem adulto, quando estudava medicina, e reforçou o Sporting CP no início dos anos 1970. Chegou a ser abordado por um clube rival, mas, e de acordo com o portal WikiSporting , recusou prontamente. “Só alinharei pelo Sporting CP, se o meu clube, como é evidente, quiser. Caso contrário, jogarei como individual”, disse.

Pouco depois de passar a jogar de Leão ao peito, sagrou-se Campeão Nacional de juniores, dando início a uma carreira recheada de troféus e de sucesso.

Daí até aos títulos enquanto sénior foi apenas um pequeno salto, tendo uma evolução muito rápida. Foram várias dezenas de Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal e Supertaças, tanto a nível individual como colectivo ao serviço do Sporting CP. Durante muito tempo, não houve adversário à altura de Jorge Theriaga em Portugal.

Especialista em bilhar às três tabelas, apesar de também ter jogado outras vertentes, passou das vitórias domésticas para o palco internacional.

Em 1986, foi terceiro no Campeonato da Europa individual às três tabelas e, três anos depois, viria a conseguir o ouro no Campeonato do Mundo de triatlo − variante que integra as três tabelas, bilhar livre e 71/2. Ainda em 1989, triunfou no Grande Prémio da Áustria.

Ao serviço da selecção nacional, teve uma prata e dois bronzes no Campeonato do Mundo de bilhar às três tabelas, somando ainda dois terceiros lugares no Europeu da mesma variante.

Na década de 1990, conquistou medalhas em várias Taças do Mundo de bilhar às três tabelas, como os ouros de Dongen (1994) e Antalya (1996), as pratas de Atenas (1995), Seul (1997), Korfu (1998) e Oosterhout (1999) ou o bronze de Atenas (1996).

Pelo Sporting CP, integrou as equipas que foram segundas classificadas nas Taças dos Clubes Campeões Europeus de bilhar às três tabelas em 1996, 2002 e 2005. A sua carreira de verde e branco foi apenas interrompida em 1994, quando o Sporting CP suspendeu a modalidade por um ano.

Em 2015, com 60 anos e ao serviço do emblema de Alvalade, estabeleceu um novo recorde nacional ao conseguir 40 carambolas em dez entradas, atingindo uma média de 4,000.

Entre as várias homenagens, recebeu o Prémio Stromp na categoria ‘Atleta Amador’ em 1982 e, em 1989, viu o Governo Português atribuir-lhe a Medalha de Bons Serviços Desportivos.

4 - SPORTING 3915
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Museu Sporting – Centro de Documentação Jorge Theriaga fez história no Sporting CP e no desporto português

TAL PAI, TAL FILHO

2 X 1

Na compra de uma camisola principal oferecemos a segunda

Deixa a tua marca

Pelo exemplo

Feliz Dia do Pai

Campanha válida até dia 19 de Março AF SPORTING DIA DO PAI 2023 JORNAL.pdf 1 15/03/2023 18:11

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

UM TRIUNFO DE LETRA!

SPORTING CP VENCEU O BOAVISTA FC POR 3-0, NUM JOGO EM QUE PODIA TER MARCADO MAIS, MAS PAULINHO, SAÍDO DO BANCO, DEU MAIOR JUSTIÇA AO RESULTADO MESMO AO CAIR DO PANO. FRANCO ISRAEL ESTREOU-SE NA LIGA PORTUGAL E MOSTROU-SE SEGURO NA BALIZA LEONINA.

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, no último domingo, o Boavista FC por 3-0 em jogo da 24.ª jornada da Liga Portugal.

Rúben Amorim mexeu no onze, relativamente ao encontro a meio da semana frente ao Arsenal FC, promovendo cinco alterações, com destaque para Franco Israel, que se estreou a jogar no Campeonato Nacional. O Leão entrou mandão e focado na baliza, criando a primeira oportunidade de golo logo no primeiro minuto. Hidemasa Morita cruzou desde a esquerda e Youssef Chermiti, junto ao primeiro poste, cabeceou de costas para a baliza, com a bola a ir ao ferro e a cair à entrada da baliza, onde já estava Marcus Edwards, mas Onyemaechi antecipou-se e afastou o perigo.

Com mais bola, a controlar e a pressionar alto, chegando com frequência ao último terço do terreno, o Sporting CP pouco deixou o Boavista FC jogar e foi criando sucessivas oportunidades de finalização, mas a defesa axadrezada foi sabendo resolver, assim como Bracali.

Aos 13 minutos, o guardião também ainda se esticou, após remate rasteiro de Youssef Chermiti, mas

a bola acabou por sair ao lado da baliza, sem qualquer intervenção do guarda-redes visitante.

Aos 17 minutos, por fim, e após várias investidas, o Sporting CP chegou mesmo ao golo e Bracali nada pôde fazer: combinação entre Marcus Edwards e Youssef Chermiti, com o extremo a

devolver para o avançado, que falhou o remate, mas nas costas surgiu Nuno Santos para rematar de letra para o 1-0. Um golaço a abrir o marcador.

SPORTING CP

3 - 0

12 de Março de 2023 | Liga Portugal – 24.ª jornada | Estádio José Alvalade (2-0 ao intervalo)

BOAVISTA FC

Sporting CP: Franco Israel [GR], Ousmane Diomande, Sebastián Coates [C], Matheus Reis (Gonçalo Inácio, 57’), Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte (Mateo Tanlongo, 83’), Hidemasa Morita, Nuno Santos, Marcus Edwards (Arthur Gomes, 72’), Youssef Chermiti (Paulinho, 72’) e Pedro Gonçalves (Francisco Trincão, 57’). Treinador: Rúben Amorim. Disciplina: cartão amarelo para Ricardo Esgaio (20’) e Ousmane Diomande (77’).

O Sporting CP a conseguir então traduzir a superioridade no marcador, mas a essa altura do jogo já podia ter marcado mais do que um, enquanto o Boavista FC quase não chegava à área verde e branca. Foi só depois da meia-hora de jogo que Franco Israel teve de intervir, num cabeceamento de Yusupha, que o guarda-redes segurou sem dificuldades.

Já do outro lado, o Sporting CP ia chegando com maior perigo, mas também só já ao cair do pano da primeira metade é que voltou a marcar: Hidemasa Morita desmarcou Nuno Santos que, após entrar na área, atrasou para Pedro Gonçalves, mas Salvador Agra surgiu para cortar e

6 - SPORTING 3915
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Isabel Silva, José Lorvão Sporting CP foi feliz ao coroar uma boa exibição com uma goleada Nuno Santos abriu o marcador com um golo ‘de letra’ e deu o mote ao Sporting CP Nuno Santos (17’) Salvador Agra (ag, 44’) Paulinho (90+3’)

acabou por desviar para a baliza. 2-0 no marcador, com justiça e num momento importante do jogo, com os Leões a irem assim para o intervalo com uma vantagem mais folgada e mais condizente com aquilo que se passou na primeira parte.

Na segunda, o Sporting CP voltou a entrar bem e à procura de aumentar a vantagem logo de imediato, com Nuno Santos, após canto de Marcus Edwards, a tentar bisar, mas a bola saiu ao lado. O Boavista FC respondeu de bola parada, num livre descaído para a esquerda, que Onyemaechi assumiu, mas Franco Israel saiu dos postes e segurou logo o esférico. Seguro e sem passar por dificuldades, tal como o resto da equipa.

Assim, os Leões foram mantendo os índices da primeira metade e, aos 50 minutos, foi Ricardo Esgaio a estar em destaque: o lateral recebeu na direita

e progrediu para a área, trabalhando sobre um adversário e rematando de pé esquerdo em jeito à baliza, mas a bola foi ao ferro. Teria sido um golaço!

A seguir foi Marcus Edwards, em zona central, a tentar o golo, mas o remate saiu algo fraco e não surpreendeu Bracali, que segurou tranquilamente.

Minutos depois, Rúben Amorim fez as primeiras alterações, fazendo sair Matheus Reis e Pedro Gonçalves e entrar Gonçalo Inácio e Francisco Trincão. Ambos mostraram logo serviço, um em cada área, com o extremo a ser travado na do Boavista FC por Malheiro, após receber de Marcus Edwards, mas o árbitro da partida mandou seguir.

Aos 66 minutos, em mais uma jogada rápida do Sporting CP, Nuno Santos teve nova oportunidade para marcar, após receber de Marcus Edwards, mas tocou mal na bola e fê-la sair muito por

cima da baliza axadrezada. Logo a seguir, mais um remate do extremo, após atraso em queda de Francisco Trincão, com a bola a sair de novo por cima.

Aos 72 minutos, Rúben Amorim voltou a mexer com mais uma dupla substituição, fazendo sair Youssef Chermiti e Marcus Edwards e entrar Paulinho e Arthur Gomes. Trocas directas com a intenção de continuar a fazer o mesmo e isso confirmou-se.

Apesar de ter criado menos perigo, o Sporting CP continuou superior e à procura do 3-0, e, aos 83 minutos, foi Arthur Gomes que tentou marcar, mas o remate saiu desenquadrado e sem ameaçar a baliza defendida por Bracali.

Mateo Tanlongo também ainda entrou, aos 83 minutos, para o lugar de Manuel Ugarte, com a vitória do Sporting CP a confirmar-se mais do que certa à

RÚBEN AMORIM:

“DEVÍAMOS E PODÍAMOS TER FEITO MAIS GOLOS”

Rúben Amorim mostrou-se satisfeito com o triunfo, assim como com a exibição da equipa Leonina: “Acima de tudo era o resultado que precisávamos. Acho que podíamos e devíamos ter feito mais golos, mas controlámos bem o jogo e todas as saídas do Boavista FC. Foi um jogo perfeito porque a equipa manteve-se concentrada e porque a grande prioridade e responsabilidade da equipa é ganhar os jogos do campeonato”.

Questionado se com este género de exibições e resultados, o Sporting CP estaria mais bem posicionado no Campeonato Nacional, tendo por isso “chegado atrasado”, o técnico não teve problemas em admitir: “Também temos de ver que há jogadores que entraram que estão a mostrar uma qualidade diferente, agora estamos mais compactos, mas diria que sim, que chegámos atrasados. Por culpa de todos nós. Olhando para a segunda volta, são mais oito pontos e estaríamos em segundo. É uma diferença muito grande, mas os jogadores estão a aprender com isso e agora é continuar”.

passagem de cada minuto, mas o 2-0 esteve sempre em causa por que os Leões continuaram focados na baliza e, em duas oportunidades seguidas, Francisco Trincão e Hidemasa Morita tentaram o terceiro golo, mas ambos atiraram ligeiramente ao lado. Acabou por ser mais certeiro Paulinho, aos 90+3 minutos, após cruzamento de Ricardo Esgaio, que tinha recebido longo

de Mateo Tanlongo. O avançado surgiu na cara de Bracali e não falhou o 3-0, acabando por sentenciar o marcador e coroar a boa exibição Leonina com números mais justos. Mais três pontos somados, a meio da eliminatória da Liga Europa frente ao Arsenal FC, a dar o quarto triunfo consecutivo à formação Leonina no Campeonato Nacional.

SPORTING 3915 - 7
Paulinho saiu do banco e deu maior justiça ao marcador aos 90+3’ Franco Israel estreou-se na Liga Portugal e mostrou-se seguro na baliza A equipa feminina de rugby do Sporting CP subiu ao relvado no intervalo do jogo para receber o reconhecimento dos Sportinguistas pelo sétimo Campeonato Nacional consecutivo

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL

TUDO EM ABERTO PARA A SEGUNDA MÃO

LEÕES ESTIVERAM PERTO DE CONSEGUIR DERROTAR O MELHOR ARSENAL FC DAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS, MAS FORAM TRAÍDOS PELA FALTA DE EFICÁCIA NA HORA DE FINALIZAR. GONÇALO INÁCIO E PAULINHO ASSINARAM OS GOLOS DO EMPATE 2-2 EM ALVALADE E MANTIVERAM VIVA A AMBIÇÃO DE PASSAR AOS QUARTOS-DE-FINAL.

Apontado como o principal candidato à vitória na UEFA Europa League, o Arsenal FC não teve a vida facilitada em Alvalade. No duelo da primeira mão dos oitavos-de-final da prova, os ingleses esbarraram num Sporting Clube de Portugal personalizado e de dimensão europeia, que conseguiu dar a volta à desvantagem inicial e por pouco não garantiu o triunfo, o que fez com que o empate 2-2 soubesse a… pouco. Ainda assim, a esperança de seguir em frente permanece totalmente intacta, numa eliminatória que apenas ficará resolvida no segundo jogo, em Londres. Sem contar com Manuel Ugarte, por castigo, e Héctor Bellerín, que se lesionara no treino antes da partida, Rúben Amorim fez quatro alterações no onze, com Jeremiah St. Juste, Matheus Reis, Francisco Trincão e Paulinho a entrarem de início. Do outro lado, e apesar de algumas ausências importantes, o líder da Premier League foi a jogo com várias das estrelas que compõem o seu plantel, entre elas Bukayo Saka, Gabriel Martinelli ou Jorginho, além do português Fábio Vieira.

Quanto ao filme do encontro, os gunnners tiveram muito mais bola nos minutos inaugurais, no

entanto a primeira grande oportunidade de golo pertenceu mesmo ao Sporting CP. Lançado na profundidade pelo lado esquerdo, Pedro Gonçalves entrou na área, tirou um defesa da frente e desferiu um remate em arco pleno de intenção, com o esférico a falhar o alvo por muito pouco.

Apesar de mais dominadores, os visitantes demonstravam sérias dificuldades em encontrar espaços na estrutura verde e branca, que defendia de forma sólida e procurava acelerar nas transições. Ainda assim, acabou por ser o Arsenal FC a abrir a contagem aos 22 minutos, de bola

parada, com Saliba a cabecear certeiro num canto, na primeira situação de golo da sua equipa. Depois, Zinchenko ainda assustou ao obrigar Adán a uma defesa atenta, num remate de longe, só que os Leões reagiram com o empate aos 34 minutos. Após ver Matt Turner negar-lhe o golo

SPORTING CP

2 - 2

ARSENAL FC

9 de Março de 2023 | UEFA Europa League – Oitavos-de-final –1.ª Mão | Estádio José Alvalade (1-1 ao intervalo)

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Ousmane Diomandé, 77’), Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita, Matheus Reis, Marcus Edwards (Fatawu Issahaku, 89’), Francisco Trincão (Nuno Santos, 71’) e Paulinho (Youssef Chermiti, 77’).

Treinador: Rúben Amorim. Disciplina: cartão amarelo para Sebastián Coates (23’) e Hidemasa Morita (58’).

com uma excelente parada a um remate potente, Gonçalo Inácio aproveitou o canto originado por esse lance para subir mais alto que todos na área e, de forma triunfal, atirar de cabeça para o 1-1, estreando-se a marcar nas provas europeias ao fim de 16 partidas. Com tudo novamente empatado no marcador, os milhares de adeptos presentes em Alvalade empolgaram-se e viram o Sporting CP ficar muito perto da reviravolta. Isto porque, logo a seguir, foi a vez de Marcus Ewards ver o guardião adversário brilhar com nova defesa de grande nível, segurando o resultado. Na resposta, Adán também foi crucial ao travar um cabeceamento de Granit Xhaka. Numa recta final emotiva, com as duas equipas a tentarem novamente o golo ainda antes do intervalo, foram os Leões a dispor da derradeira situação.

8 - SPORTING 3915
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Isabel Silva, José Lorvão Sebastián Coates em disputa de bola com Gabriel Martinelli Gonçalo Inácio fez o golo da igualdade (1-1) aos 34 minutos Gonçalo Inácio (34’) Paulinho (55’) William Saliba (22’) Hidemasa Morita (62’ auto-golo)

Num lance em que Paulinho recuperou a bola dentro da área do Arsenal FC, Edwards podia ter dado pela primeira vez a vantagem, mas demorou a reagir e o árbitro apitou para o descanso. No regresso para a segunda metade, a toada intensa manteve-se. O Sporting CP tentou o golo através de Morita, que rematou à figura após um excelente trabalho de Trincão a conduzir o contra-ataque, mas a turma do norte de Londres ripostou. Primeiro, Martinelli obrigou Adán a afastar o perigo com uma bela mancha, e logo a seguir Fábio Vieira atirou em força, mas ao lado. Com o tabuleiro de jogo muito equilibrado, o Sporting CP mostrava-se cada vez mais confortável e confiante em campo e insistia no ataque. Por isso, foi sem surpresa que, aos 55 minutos, Paulinho consumou a cambalhota no placard ao

facturar na recarga a um primeiro remate de Pedro Gonçalves, com Alvalade a explodir pela segunda vez e a empurrar os jogadores para a frente. Sempre em alta rotação, as equipas mal tinham tempo para respirar e as ocasiões sucediam-se.

Já depois de St. Juste ter impedido um golo certo de Martinelli com um brilhante corte após correr mais de 60 metros, Paulinho beneficiou da melhor ocasião até final. Isolado na cara de Matt Turner, o avançado teve tudo para fazer o 3-1 e dar uma vantagem importante, mas atirou por cima da barra. E como quem não marca sofre, logo a seguir, aos 62 minutos, os ingleses fizeram o 2-2 com muita sorte à mistura, num passe de Xhaka que desviou em Morita, enganando Adán.

Rúben Amorim mexeu então pela primeira vez, lançando Nuno

Santos, Ousmane Diomande (estreia nas provas europeias) e Youssef Chermiti, numa fase disputada a um ritmo mais baixo. Já avisado quanto às capacidades ofensivas dos da casa, o Arsenal FC mostrou-se claramente mais interessado em manter o resultado do que em atacar, limitando-se a trocar a bola até ao apito final, enquanto o Sporting CP tentava sair em transição rápida sempre que tinha hipótese. Além de um par de remates sem grande perigo para ambas as formações, não houve mais lances que merecessem registo, pelo que o 2-2 prevaleceu até ao término, deixando tudo em aberto.

A segunda mão está agendada para esta quinta-feira, 16 de Março, com os Leões a viajarem até ao Emirates Stadium, em Londres, para tentar fechar a eliminatória e a passagem aos ‘quartos’.

RÚBEN AMORIM:

“ACREDITAMOS MUITO QUE PODEMOS PASSAR”

No rescaldo do encontro, Rúben Amorim considerou que os Leões podiam ter saído com a vitória na mão, tendo em conta as ocasiões que criaram, e sublinhou o facto de a eliminatória estar em aberto. “O Arsenal FC controlou o jogo com bola, mas nós defendemos bem. Tivemos a primeira oportunidade e, mesmo sofrendo o 0-1, a equipa não se foi abaixo, o que é um sinal muito bom. Podíamos ter feito o golo do 3-1, mas não conseguimos e depois eles fizeram o 2-2”, começou por afirmar o técnico na conferência de imprensa após o encontro, prosseguindo com a análise. “A equipa foi muito inteligente a entender o jogo, onde estavam os espaços, a sobrecarregar as laterais e a sair com qualidade com a bola. Tivemos as nossas oportunidades contra uma equipa com outro poderio, sendo que nos adaptámos bem. Olhando para o jogo, podíamos ter ganho”.

Rúben Amorim foi depois questionado sobre se ficou um sabor agridoce, dada a forma como os golos do rival foram marcados e as situações desperdiçadas pelo Sporting CP. “Antes do jogo, todos os Sportinguistas assinariam este resultado. Mas olhando para as incidências, é difícil aceitar e ninguém pode estar satisfeito. Não conseguimos marcar e nos momentos-chave sofremos, primeiro de bola parada e depois num ressalto. Ainda assim, fizemos um jogo muito competente”, atirou, frisando que a eliminatória “está em aberto” e que a equipa vai “tentar tudo” na segunda mão. “Vamos a Londres com o objectivo de passar. Sabemos que o Arsenal FC vai ter o seu público, mas vamos fazer o nosso jogo e tentar deixar o adversário nervoso, até porque temos capacidade para ter a bola. Sabemos que vamos sofrer muito e se tivermos de defender todos à frente da baliza, é isso que faremos. Acreditamos muito que podemos passar”.

SPORTING 3915 - 9
Jeremiah St. Juste esteve em bom plano e terminou o jogo na ala direita Paulinho consumou a reviravolta no marcador (2-1) aos 55 minutos Leões contaram com um forte apoio vindo das bancadas de Alvalade

FUTEBOL EQUIPA B

EQUIPA B FECHOU PRIMEIRA FASE COM VITÓRIA DE GARRA

DEPOIS DE O CALDAS SC TER RESPONDIDO DE IMEDIATO E POR DUAS VEZES ÀS VANTAGENS LEONINAS, MIGUEL MENINO, SAÍDO DO BANCO, RESOLVEU O JOGO PERTO DO FIM COM UM GRANDE PONTAPÉ. GARANTIDO O QUINTO LUGAR E 32 JOVENS JOGADORES UTILIZADOS DEPOIS, SEGUE-SE A FASE DE MANUTENÇÃO.

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, no último sábado, o Caldas SC por 3-2 no jogo da 22.ª − e última − jornada da série B da Liga 3.

Já sem hipóteses de fazer parte dos quatro primeiros que acedem à fase de subida, os jovens Leões fecharam esta fase com a possibilidade de terminar no quinto lugar e, para isso, teriam de vencer um Caldas SC que chegava ao Estádio Aurélio Pereira com os mesmos 31 pontos – e assim foi.

Para enfrentar o conjunto das Caldas da Rainha, Filipe Çelikkaya, técnico verde e branco, fez quatro alterações no último onze titular: Diogo Pinto, Dário Essugo (regresso após lesão), Sotiris Alexandropoulos e Vando Félix foram titulares.

Foi autoritária a entrada Leonina no jogo e antes dos dez minutos Luís Lopes, guardião visitante, já contava com duas defesas decisivas − uma ‘mancha’ que fechou a baliza perante David Monteiro e um bloqueio, à figura, após cabeceamento de Vando Félix. Logo a seguir, João Muniz apareceu ao segundo poste num livre e, de cabeça, acertou ao ferro.

Ligados à corrente, os jovens Leões continuaram a impor-se e a cercar de forma constante a

área adversária, mas o golo não surgia. Francisco Canário remataria às malhas laterais e, mais tarde, não conseguiu o melhor domínio para ficar na cara do golo.

Ainda assim, a insistência verde e branca acabaria premiada aos 37 minutos: Diogo Abreu bateu o canto e, novamente ao

11 de Março de 2023 | Liga 3 – Série B – 22.ª jornada |

SPORTING CP

João Muniz (37’)

Flávio Nazinho (70’)

Miguel Menino (89’)

- 2 (1-1 ao intervalo)

CALDAS SC 3

Rafael Roque (41’) Tuga (72’)

Sporting CP: Diogo Pinto [GR], David Monteiro (João Ferreira, 46’), João Muniz (Gilberto Batista, 46’), Jesús Alcantar, Flávio Nazinho, Dário Essugo [C] (Marco Cruz, 62‘), Sotiris Alexandropoulos (Miguel Menino, 68’), Diogo Abreu, Vando Félix, Joelson Fernandes e Francisco Canário. Treinador: Filipe Çelikkaya. Disciplina: Cartão amarelo a Abreu (40‘).

segundo poste, João Muniz elevou-se acima de todos e com um excelente cabeceamento inaugurou finalmente o marcador, estreando-se a marcar na Liga 3 com apenas 17 anos. No entanto, de forma tremendamente penalizadora, duraria muito pouco esta vantagem. Fruto de um erro na saída de bola da equipa B, Rafael Roque interceptou, já dentro da área, o passe do guardião Diogo Pinto e fez o 1-1 na única vez que o Caldas SC se aproximou da baliza dos Leões com verdadeiro perigo na primeira parte (5-2 em remates à baliza).

Ao intervalo, João Muniz e David Monteiro dariam os seus lugares a Gilberto Baptista e João Ferreira, respectivamente, e embora o reatamento tenha trazido mais oportunidades para os dois lados, os dois

guarda-redes começariam por mostrar serviço. Depois, a partida seguiu muito equilibrada, com mexidas de parte a parte − Marco Cruz e Miguel Menino entraram do lado verde e branco − e repetiu-se o filme da primeira parte. Aos 70 minutos, Flávio Nazinho, de rompante, correspondeu da melhor maneira a um cruzamento de Joelson Fernandes e voltou a relançar os jovens Leões na frente, mas novamente por pouco tempo. Praticamente no lance seguinte, o recém-entrado Tuga teve eficácia máxima e fez o 2-2 na primeira vez que tocou na bola.

Até ao fim, o jogo manteve-se muito aberto, mas seria o Sporting CP a sorrir, desta vez definitivamente. Primeiramente, Diogo Pinto foi fulcral a travar as investidas do Caldas SC e seria

na recta final que o cerco verde e branco se intensificou. Aos 88 minutos, Joelson Fernandes teve tudo para marcar, mas finalizou sem sucesso, seguiu-se ainda mais uma bola no ferro, contudo, na recarga, Miguel Menino fez toda a diferença: em arco, rematou para o fundo das redes e selou o regresso às vitórias dos jovens Leões, que assim ficaram com os últimos três pontos desta fase e o quinto lugar. Totalizando 34 pontos, a equipa B verde e branca segue, agora, para a fase de manutenção, onde estará integrada na série 3, juntamente com FC Oliveira do Hospital (sétimo), Vitória FC (nono) e Real SC (11.º). Além disso, fruto do seu quinto lugar, os jovens Leões começarão com uma bonificação de oito pontos, que os coloca desde já à frente dos demais emblemas.

10 - SPORTING 3915
Texto: Xavier Costa Fotografia: Isabel Silva Jovens Leões saíram por cima de um jogo muito aberto

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-23

FINAL

FRENÉTICO, TRIUNFO MAIS DO QUE JUSTO

SPORTING CP VENCEU O PORTIMONENSE SC POR 3-2 COM UM BIS DE RAFAEL NEL E UM GOLO DE TIAGO AUGUSTO. OS CINCO GOLOS DA PARTIDA FORAM MARCADOS APENAS A PARTIR DOS 70 MINUTOS.

OBRA DE ARTE... E OBRA DE “BELZEBU”!!!

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, na passada quinta-feira, o Portimonense SC por 3-2 em jogo da nona jornada da fase de apuramento para a Taça Revelação disputado no Estádio do Alcochetense. Jogo dividido na primeira metade, com poucas oportunidades e sinal ligeiramente mais para a equipa visitante que, aos 35 minutos, depois de já ter obrigado Pedro Miguéis a intervir, levou uma bola ao ferro num remate à entrada da área de Midana Cassamá.

O Sporting CP criou menos perigo, mas respondeu a esse lance dois minutos depois, através de Rafael Nel que, também num remate à entrada da área, obrigou Gabriel Souza a intervir. O guardião visitante defendeu para a frente e, com a hipótese de recarga, foi um defesa algarvio que chegou primeiro para cortar.

Assim, Sporting CP e Portimonense SC foram para o intervalo empatados a zero. Na segunda metade, os Leões surgiram melhores e mais perigosos com Rafael Nel à procura do golo mais uma vez: remate em jeito à entrada da área, a tentar surpreender Gabriel Souza, mas o guarda-redes conseguiu com uma mão evitar o golo Leonino.

Minutos depois foi Lucas Dias a tentar abrir o marcador, após receber de Rafael Nel, mas Gabriel Souza voltou a levar a melhor e, perante a insistência verde e branca, foi Guga a resolver.

Aos 56 minutos, o Sporting CP marcou por David Moreira, após o guardião visitante defender para a frente um remate

de Kiko Félix, mas o golo foi anulado por suposta falta do lateral Leonino.

O mesmo não aconteceu aos 71 minutos, com o golo do Sporting CP a contar mesmo: jogada rápida dos Leões com Kiko Félix desde a esquerda a entregar para Rafael Nel e o avançado a rematar cruzado para o 1-0.

O 2-0 surgiu pouco mais de cinco minutos depois, já quando o Sporting CP contava com Nicolai Skoglund e Henrique Arreiol que entraram para os lugares de Lucas Dias e Rafael Besugo: cruzamento desde a direita de Leonardo Barroso, com Rafael Nel a surgir ao segundo poste e de cabeça a bisar na partida, dando maior conforto à equipa verde e branca.

Ainda assim, e já com Tiago Augusto em campo, que entrou para os últimos minutos, após a saída de Kiko Félix, esse conforto foi posto em causa com um golo do Portimonense SC, aos 87 minutos, por Diogo Cardoso.

No entanto, aos 90+2 minutos, o Sporting CP ainda voltou à vantagem de dois golos, com um golo de Tiago Augusto.

3-1 no marcador e parecia que o jogo terminava aí, mas ainda se jogaram mais sete minutos e, aos 90+6, também o Portimonense SC voltou a marcar na marca de 11 metros por Davis Silva, filho do ex-jogador Leonino Tinga.

3-2 até ao final da partida, com o Sporting CP a segurar o resultado e a somar mais um triunfo, consolidando assim o segundo lugar na tabela. Os Leões só voltam agora a jogar no dia 2 de Abril em casa do CS Marítimo.

9 de Março de 2023 | Apuramento Taça Revelação – 9.ª jornada | Estádio do Alcochetense

SPORTING CP

Rafael Nel (71’ e 77’) Tiago Augusto (90+2’)

3 - 2

(1-1 ao intervalo)

PORTIMONENSE SC

Diogo Cardoso (87’) Davis Silva (gp, 90+6’)

Sporting CP: Pedro Miguéis [GR], Leonardo Barroso, João Pereira, Emanuel Fernandes, David Moreira, Domingos Andrade [C], André Gonçalves, Rafael Besugo (Henrique Arreiol, 75’), Rafael Nel, Kiko Félix (Tiago Augusto, 82’) e Lucas Dias (Nicolai Skoglund, 75’). Treinador: Tiago Teixeira. Disciplina: cartão amarelo para David Moreira (88’), Tiago Augusto (90+2’), Nicolai Skoglund (90+3’) e Pedro Miguéis (90+5’).

Em Alvalade, no domingo à noite, mais um “jogo perfeito” do SPORTING, desta feita contra o Boavista. Marcámos três golos, não sofremos nenhum. E o primeiro golo, o do Nuno Santos, é uma “obra de arte”, com um perfeito e fantástico “remate de letra” no coração da área! Vale a pena ver e rever! Sublime! Dominámos a partida de “fio a pavio”. A equipa está claramente mais consistente, a trabalhar bem, exibindo bom futebol, criando uma imensidão de oportunidades e não sofrendo nenhum golo! Desta feita Franco Israel − por lesão de Adán − nem incomodado foi! Além da exibição do SPORTING e do evoluir do marcador havia outro motivo de interesse neste jogo… ver a qualidade dessa “extraordinária” dupla de árbitros do futebol português que dá pelo nome de João Pinheiro (no campo) e Rui Costa (no VAR). Chega a ser hilariante o que fazem para “roubar” o SPORTING! Vale tudo! Desta feita o zénite − cristalizado numa autêntica “obra de Belzebu”! − foi o indiscutível penálti sofrido pelo Trincão quando caminhava isolado no coração da grande área para a baliza numa evidente e gritante grande oportunidade de golo! Foi abalroado por um jogador do Boavista. E, claro, João Pinheiro, sagaz, com “olho de lince”... quiçá até de “ave de rapina”, logo fez, autoritário, sinal que “não era nada”! Rui Costa no VAR, outro “maestro” da arbitragem nacional, seguiu-lhe as pisadas… nada assinalou! E a crítica especializada que disse? Pois, de modo unânime, que ficou por marcar evidente penálti a favor do SPORTING e consequente expulsão do jogador do Boavista! É assim João Pinheiro… só vê penáltis contra o SPORTING! A nosso favor… ui, tá quieto… dá-lhe sempre um oportuno “ataque de cegueira” e nada vê, nada marca! Não espanta… é o mesmo árbitro que assinalou em Alvalade três penáltis contra o SPORTING no final

de Agosto de 2019, em jogo com o Rio Ave, clube onde na altura jogava um tal de Sr. Taremi! E é o mesmo que viu este mesmo Sr. Taremi pisar no Dragão o Coates e amarelou… pois, quem? Exactamente a vítima… o Coates! Amarelado por ter sido pisado! Um “sábio” do apito! Estamos fartos! Mas as “autoridades” assobiam para o lado… e bem sabendo disto tudo… nomeiam descaradamente esta dupla para apitar em Alvalade! Irra! É demais!

E agora… segue-se a Liga Europa com o grande jogo do SPORTING em Londres! Esperança bem alto! Força SPORTING! Nós acreditamos em vocês! Youth League − escrevo estas linhas quando acabámos de ganhar o nosso jogo com o Liverpool. Estive em Alcochete... estava cheio o Estádio Aurélio Pereira, desde logo com a presença magnífica do próprio Aurélio! Bela jogatana! Vitória merecida da melhor equipa em campo! Rodrigo Ribeiro mais uma vez decisivo! Callai um esteio na baliza! Parabéns, Miúdos! Estamos na final four... aí vamos nós para Nyon!

Rugby − magnífica e épica vitória no Campeonato! Está ganho e bem ganho! O jogo no Jamor foi “trabalhoso” e difícil contra o vizinho do outro lado da segunda circular… e sim, ganhámos na raça, no querer, no arreguenho! Leoas de Juba Alta! E que bom foi vê-las e assistir ao enorme tributo que a massa associativa lhes rendeu no intervalo do jogo de domingo à noite, em Alvalade! Elas mereceram!

Voleibol − igual referência merece a nossa equipa sénior feminina! Arrecadou no fim-de-semana mais um título! Desta feita a Taça de Portugal, na final contra o FCP. Jogo muito disputado… e no fim “limpámos” assunto por 3 a 2! Também na raça e no querer! Parabéns, Leoas!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.S.: Merece uma especial menção a coluna “Aquele Telefonema” do Juvenal Carvalho no Jornal Sporting do passado dia 2 de Março. É assim mesmo que se definem os Sportinguistas, os de sempre e para sempre! Os de todos os dias! Juvenal escreve no Jornal Sporting há 11 anos... atravessou já três presidentes, várias direcções do jornal... e é, sempre foi e continua a ser um Leão de Juba Alta! Obrigado, Juvenal!

SPORTING 3915 - 11
Tito Arantes Fontes
OPINIÃO
Texto: Maria Gomes de Andrade

FUTEBOL FORMAÇÃO UEFA YOUTH LEAGUE

HISTÓRIA FEITA, MAS NÃO ACABADA

LEÕES SUPERARAM LIVERPOOL FC E ESTREIAM-SE NAS MEIAS-FINAIS DA UEFA YOUTH LEAGUE, ONDE VÃO ENFRENTAR O AZ ALKMAAR.

Pela primeira vez na história, o Sporting Clube de Portugal está nas meias-finais da UEFA Youth League depois de ter recebido e batido, na última terça-feira, o Liverpool FC por 1-0 nos quartos-de-final da competição. Perante um Estádio Aurélio Pereira cheio à hora de almoço de uma terça-feira, Filipe Çelikkaya operou três alterações ao 11 inicial em comparação com a goleada imposta ao AFC Ajax por 5-1: David Monteiro, Marco Cruz e Diogo Cabral entraram para os lugares de Diogo Travassos, Mateus Fernandes e Fatawu.

O Sporting CP entrou bem e o Liverpool FC contou com um obstáculo aos oito minutos, quando Ben Doak saiu lesionado após um choque de cabeças com João Muniz, entrando Ranel Young. Pouco depois, a primeira oportunidade Leonina: cruzamento de Afonso Moreira e cabeceamento de Samuel Justo por cima.

Os britânicos equilibraram ligeiramente os duelos no meio-campo e, aos 26 minutos, podiam ter criado muito perigo, mas David Monteiro apareceu no momento certo para impedir o remate.

Só nos minutos finais da primeira parte voltaram a existir chances de golo e todas para o Sporting CP, que cresceu na partida.

Aos 41 minutos, Gilberto Batista lançou Rodrigo Ribeiro, que por sua vez deu para Afonso Moreira atirar a centímetros do poste.

O guarda-redes Harvey Davies foi, logo a seguir, protagonista ao negar o 1-0 a Afonso Moreira, primeiro, e a Rodrigo Ribeiro, depois. Assim, o nulo no resultado prevalecia ao intervalo.

O ritmo não aumentou para a segunda parte e o Liverpool FC até teve uma boa oportunidade aos 60 minutos, quando Melkamu Frauendorf aproveitou um erro defensivo do emblema de Alvalade para tentar o golo,

mas Diego Calai defendeu. O guardião verde e branco voltou a fazer o mesmo a seguir, mas e resposta à investida de James McConnell.

Na reacção, o Sporting CP chegou ao único golo do desafio.

Um belo passe de David Monteiro encontrou Rodrigo Ribeiro no ataque e este, na cara de Harvey Davies, não desperdiçou para grande festa em Alcochete.

O 1-0 não ‘acordou’ o Liverpool

FC, uma vez que continuou a ser o Sporting CP a comandar. Aos 67 minutos, Diogo Cabral rematou para defesa e, pouco depois, Rodrigo Marquês bateu um pontapé de canto para Marco Cruz, ao segundo poste, falhar o alvo por pouco.

Luca Stephenson, de longe, não falhou a baliza Sportinguista por muito e Samuel Justo fez o mesmo do outro lado imediatamente antes das entradas de

14 de Março de 2023 | UEFA Youth League - quartos-de-final | Estádio Aurélio Pereira

SPORTING CP

LIVERPOOL FC 1 - 0

CP: Diego Calai [C] [GR], Gonçalo

Rafael Nel (saiu Diogo Cabral) e de David Moreira (saiu David Monteiro).

O último lance de destaque foi o notável corte de João Muniz quando Keyrol Figueroa Norales seguia isolado, segurando o 1-0 e o

histórico triunfo dos jovens Leões. O Sporting CP vai defrontar, nas meias-finais, o AZ Alkmaar. A final four da UEFA Youth League vai ter lugar em Nyon, na Suíça, nos dias 21 (meias-finais) e 24 (final) de Abril.

12 - SPORTING 3915
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: Isabel Silva Sporting Esteves, Gilberto Batista, João Muniz, David Monteiro (David Moreira, 84’), Marco Cruz, Samuel Justo, Rodrigo Marquês, Diogo Cabral (Rafael Nel, 79’), Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro. Treinador: Filipe Çelikkaya. Disciplina: cartão amarelo para Samuel Justo (37’), Rodrigo Marquês (55’) e Marco Cruz (68’). (0-0 ao intervalo) Rodrigo Ribeiro (65’) A fotografia de família no balneário Formação verde e branca fez história num Estádio Aurélio Pereira cheio

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-19

A VITÓRIA TERIA FICADO BEM AOS LEÕES

SPORTING CP EMPATOU COM O FC PORTO EM ALCOCHETE, NUM CLÁSSICO BEM DISPUTADO E EM QUE MERECIA TER SAÍDO COM OUTRO RESULTADO. TURMA LEONINA

SEMPRE COM SINAL MAIS E UMA GRANDE PENALIDADE CLARA QUE FICOU POR MARCAR QUASE AO CAIR DO PANO.

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, no passado sábado, frente ao FC Porto (0-0) em jogo da quinta jornada da fase de apuramento de campeão do escalão disputado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

Os Leões entraram bem no encontro e dominaram até aos 15 minutos de jogo, altura em que passou a haver maior equilíbrio com o FC Porto a assumir-se mais na partida até à meia-hora de jogo, criando algum perigo na área verde e branca.

Ainda assim, o Sporting CP conseguiu anular essa superioridade azul e branca e até ao final da primeira metade foi quem esteve melhor, criando algumas situações de finalização e podendo chegar ao golo, quase sempre desde a direita com Micael Sanhá em destaque.

O extremo esteve nos lances de maior perigo Leonino e, aos 31 minutos, teve o golo nos pés, mas atirou à malha lateral. Depois disso tentou servir Isnaba Mané, mas o remate saiu ao lado.

Apesar disso, a melhor oportunidade pertenceu a Tiago Octávio, aos 38 minutos, num remate à entrada da área que Diogo Fernandes defendeu. Do outro lado, destaque, até ao intervalo, para um livre central à entrada da área, mas Ussumane Djaló atirou ao lado.

Na segunda metade voltou a ser o Sporting CP a entrar melhor, com mais bola e maior perigo e, novamente, com Micael Sanhá a tentar o golo, aos 54 minutos, mas o guardião azul e branco agarrou o esférico.

Pedro Coelho começou depois, após a hora de jogo, a mexer fazendo entrar Henrique Arreiol e Lucas Taibo e sair Tiago Octávio e Guilherme Silva e, minutos

depois, também, entrou Diogo Nascimento para o lugar de Isnaba Mané.

O avançado entrou bem e focado na baliza, tentando logo o golo num remate rasteiro à entrada da área, mas a bola saiu ao lado da baliza defendida por Diogo Fernandes. Antes disso, o FC Porto também tinha tido duas boas ocasiões para marcar, mas em ambas Francisco Silva levou a melhor.

Apesar dessas duas oportunidades da formação visitante, o Sporting CP foi sempre controlando o encontro e justificando muito mais uma possível vantagem. Aos 77 minutos, em mais uma insistência Leonina na área foi Guilherme Santos a rematar, mas a bola passou a rasar o poste.

Aos 83 minutos, as últimas substituições na turma Leonina

com as entradas de Tiago Parente e Ewandro Santos e as saídas de José Silva e Micael Sanhá. Depois disso, seguiram-se três oportunidades seguidas para os Leões: primeiro por Pedro Sanca, que se tivesse tocado na bola da melhor forma teria, possivelmente, aberto o marcador; depois por Henrique Arreiol, que teve o golo nos pés, mas a defesa azul e branca cortou na hora certa para canto; e no canto, foi Lucas Taibo a rematar com Diogo Fernandes a segurar.

Aos 90 minutos, Pedro Sanca foi carregado nas costas por Adramané Cassama na área, quando seguia sozinho, mas o árbitro Fa Sanhá mandou seguir, ficando assim por marcar uma grande penalidade clara a favor do Sporting CP.

O árbitro deu depois mais quatro minutos de tempo-extra

para jogar, com os Leões a continuarem focados na baliza azul e branca, mas a defesa visitante foi sabendo resolver as investidas do Sporting CP. Assim, a partida acabou com 0-0 no placard, um resultado

inglório para a formação verde e branca, que merecia ter saído deste jogo com outro resultado. Agora há paragem para selecções e o Sporting CP só volta a jogar no dia 1 de Abril em casa do FC Famalicão.

11 de Março de 2023 | Apuramento de Campeão – 5.ª jornada | Estádio Aurélio Pereira

SPORTING CP

FC PORTO 0 - 0

Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva (Tiago Parente, 83’), Guilherme Silva (Lucas Taibo, 61’), Miguel Alves, Rodrigo Dias, Tiago Octávio (Henrique Arreiol (61’), Micael Sanhá (Ewandro Santos, 83’), Manuel Mendonça [C], Pedro Sanca, Guilherme Santos e Isnaba Mané (Diogo Nascimento, 68’).

Treinador: Pedro Coelho. Disciplina: cartão amarelo para Guilherme Silva (40’), Pedro Sanca (60’), Henrique Arreiol (62’) e Manuel Mendonça (77’).

SPORTING 3915 - 13
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: Isabel Silva Micael Sanhá desequilibrou na direita e tentou o golo uma série de vezes

FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-17

EXPULSÃO DIFICULTOU A TAREFA

REDUZIDOS A DEZ UNIDADES A PARTIR DOS 33 MINUTOS, OS SUB-17 TENTARAM CHEGAR AO EMPATE DE TODAS AS FORMAS E FEITIOS, MAS ACABARAM POR PERDER FRENTE AO SC BRAGA (0-1).

Texto: Pedro Ferreira

Fotografia: Isabel Silva

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu contra o SC Braga por 0-1, no sábado, em partida referente à nona jornada da fase de apuramento de campeão da categoria. Numa primeira parte muito competitiva, os Leões ficaram reduzidos a dez unidades a partir dos 33 minutos, com Manuel Kissanga a ver primeiro o cartão amarelo e, segundos depois, o vermelho directo, por palavras dirigidas ao árbitro da partida. Logo de seguida, o técnico José João respondeu com a entrada do médio Ivanildo Mendes para a saída do avançado Gabriel Silva, de forma a reequilibrar a equipa. No entanto, ainda antes do intervalo, os minhotos aproveitaram a superioridade numérica para adiantar-se no marcador por Nuno Patrício, aos 40 minutos, ele que é um dos dois melhores marcadores desta fase da prova com nove golos na conta pessoal.

Na segunda metade, o conjunto verde e branco conseguiu reagir e ficou muito perto de restabelecer o empate, só que o remate de João Infante acertou com estrondo na barra. Depois, os bracarenses também podiam ter marcado através de Tiago Batista, que atirou por duas vezes à trave na

Leões de Mérito, Esforço e Dedicação

Futebolistas do Sporting CP no Quadro de Mérito Escolar no primeiro período

SUB-19

• Salvador Gomes

• Rodrigo Dias

SUB-16

• Diogo Martins

• Tiago Gaeiras

• Miguel Félix

SUB-15

• Alexandre Tverdohlebov

• Tomás Cerqueira

SUB-14

• João Morais

• Francisco Cabeçana

• Afonso Redondo

• Alexandre Rosado

INFANTIS A

• Gonçalo Gaspar

INFANTIS B

• Bernardo Lavos

• Francisco Sottomayor

• Joaquim Cabeçana

• Laurindo Mendonça

• Salman Umarji

• Simão Margato

• Tiago Fonte

• Pedro Vidigal

mesma jogada. Apesar das tentativas da formação de Alvalade, que criou várias situações para chegar à igualdade, nada surtiu efeito e o resultado manteve-se até ao apito final.

Depois de quatro vitórias consecutivas (e 11 triunfos nos últimos 12 jogos), os Leões voltaram a

11 de Março de 2023 | Campeonato Nacional – Fase de Apuramento de Campeão – 9.ª jornada | Campo n.º 6 da Academia Cristiano Ronaldo

SPORTING CP

SC BRAGA 0 - 1

(0-1 ao intervalo) Nuno Patrício (40’)

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Konstantin Nikitenko, Francisco Machado, Rafael Mota (Gabriel Melo, 87’), Rayhan Momade [C], Eduardo Felicíssimo, João Infante, João Simões (Mamadu Queta, 77’), Manuel Kissanga, Geovany Quenda e Gabriel Silva (Ivanildo Mendes, 37’). Treinador: José João. Disciplina: cartão amarelo para Manuel Kissanga (33’), Rafael Mota (44’) e Geovany Quenda (80’); cartão vermelho para Manuel Kissanga (33’).

conhecer o sabor amargo da derrota, ocupando agora o segundo lugar da tabela classificativa a par do SC Braga com 21 pontos, menos três do que o líder isolado SL Benfica. Nota ainda para o facto de o Sporting CP ser detentor da defesa menos batida da fase de apuramento de campeão, mais uma vez em conjunto com os guerreiros do Minho, ambos com apenas nove golos sofridos.

Segue-se agora uma paragem competitiva de cerca de três semanas para os compromissos das selecções, sendo que o trio composto por João Simões, Rodrigo Viola e Rayhan Momade foi convocado pelos sub-17 de Portugal para os jogos de qualificação para o Campeonato da Europa. Os duelos serão disputados diante da Eslováquia (22 de Março), Polónia (25) e Chéquia (28). Já o regresso ao Campeonato Nacional está marcado para 1 de Abril, frente ao CD Feirense.

BENJAMINS A

• Alex Ziolkowski

• Gustavo Godinho

• Luca Rodrigues

BENJAMINS B

• Duarte Coelho

• Duarte Gomes

• Enzo Lopes

• Francisco Lage

• José Ferreira

• Lourenço Monteiro

• Rafael Djaló

• Rai Varela

• Salvador Barata

• Santiago Spencer

• Simão Lopes

• Luís Victor

TRAQUINAS A

• Gabriel Almeida

• Kevim Correia

• Márcio Fortes

• Martin Osório

• Pedro Moreira

• Salvador Rosado

• Valentim Chão

• Vladyslav Havrylchenco

• Francisco Loureiro

• Rodrigo Oliveira

TRAQUINAS B

• André Guerreiro

• Luccas Mendes

• Pedro Canas

• Pedro Sá

• Santiago Almeida

• Santiago Veiga

• Vicente Balieiro

PETIZES

• Benjamin Gonzaga

• Dinis de Mendonça Pereira Oliveira

• Edmilson Quaresma

• Enzo Andrade

• Gabriel Liberalino

• Isaac Vidigal

• Sasha Axarlis

Futebolistas do Sporting CP com o Prémio Esforço e Dedicação no primeiro semestre

SUB-19

• Guilherme Santos

• Guilherme Pires

SUB-17

• Francisco Machado

• João Simões

SUB-14

• João Morais

• Henrique Tavares

• Illia Iablonskyi

INFANTIS A

• Diego Donato

• Rodrigo Pedro

• Samuel Tavares

INFANTIS B

• Rafael Reis

BENJAMINS A

• Martim Cunha

• Yuran Sanches

BENJAMINS B

• Rodrigo Monteiro

TRAQUINAS A

• Simão Fernandes

TRAQUINAS B

• Isaac Costa

14 - SPORTING 3915
Rayhan Momade capitaneou os Leões frente ao SC Braga

FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

TRIUNFO CLARO EM ALCOCHETE COM FORTE CONTRIBUTO DA FORMAÇÃO

LEOAS BATERAM SEM DIFICULDADE O ÚLTIMO CLASSIFICADO AMORA FC (3-0), NUM JOGO DE SENTIDO ÚNICO EM QUE A JOVEM ALA DE 16 ANOS MAÍSA CORREIA ASSINOU DOIS GOLOS.

Domínio total! Assim se pode descrever a exibição da equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal na vitória sobre o lanterna-vermelha Amora FC (3-0), no domingo, em jogo da 15.ª jornada da Liga BPI. A formação verde e branca controlou do início ao fim e não concedeu qualquer ocasião às rivais, pecando apenas pela falta de eficácia na hora de atirar à baliza. Sem poder contar com as lesionadas Brenda Pérez, Cláudia Neto, Carolina Beckert e Melisa Hasanbegović, e com as habituais titulares Diana Silva e Ana Borges a não saírem do banco, as Leoas apresentaram-se com três alterações no onze. Destaque para a estreia de início da central de 20 anos Sofia Silva, além das entradas de Ana Capeta e da atacante de 17 anos Maria Ferreira. No frente-a-frente com um adversário que somara apenas uma vitória em 14 jogos, e que tinha

saído derrotado na primeira volta por 0-8, esperava-se um Sporting CP superior e foi isso mesmo que se viu. O conjunto da casa fixou-se desde cedo no meio-campo ofensivo, perante o bloco muito recuado do Amora FC, com a guarda-redes Hannah Seabert a ser uma mera espectadora e as Leoas a beneficiarem de inúmeras oportunidades. Na primeira, Chandra Davidson teve tudo para facturar numa bola perdida na área na sequência de um canto, mas rematou por cima, ao que se seguiram novas tentativas de Ana Capeta, por duas vezes, e também de Rita Fontemanha.

Aos 36 minutos, após várias ameaças, chegou mesmo o golo. Lançada nas costas da defesa por Ana Teles, Ana Capeta contornou a guarda-redes Andrea Neves e, com toda a calma do mundo, atirou a contar: foi o décimo golo da internacional portuguesa esta temporada. Na recta final da primeira parte, a toada dominadora por parte do Sporting CP

manteve-se, sem que as opositoras se mostrassem incomodadas. Já depois de Ana Teles também ter tirado as medidas à baliza, Maria Ferreira ficou perto de fazer o 2-0, só que o cabeceamento saiu a centímetros do poste. No regresso para a segunda metade, nada mudou, pois as Leoas mantiveram o elevado caudal ofensivo e as ocasiões sucederam-se. Por duas vezes, Eleia Vieira negou o 2-0 em cima da linha, primeiro num cabeceamento de Bruna Lourenço e depois noutro de Chandra Davidson, ambos na sequência de cantos marcados na esquerda por Fátima Dutra. Depois, já com Maísa Correia (16 anos) e Maiara Niehues (18 anos) em campo, acabaria por ser a primeira a consumar o já merecido segundo golo das Leoas, aos 71 minutos, numa finalização à boca da baliza após cruzamento venenoso de Chandra Davidson. Foi o primeiro golo da ala em 2022/2023, ela que na época passada se tornou a mais jovem de sempre a marcar na equipa principal, com 15 anos.

Até ao final, Inês Gonçalves, Rita Almeida (16 anos) e a reforço de Inverno norte-americana Leah Scarpelli também foram a jogo, com as duas últimas a cumprirem a estreia de Leão ao peito. O 3-0 chegaria de forma natural logo a seguir, aos 82 minutos, com Ana Teles a oferecer a segunda assistência da manhã, desta vez para o cabeceamento de Maísa, que bisou e fechou o marcador.

Com este resultado, as Leoas mantiveram a baliza a zeros pelo segundo jogo consecutivo, e conservam o segundo lugar da tabela com os mesmos 35 pontos do SC Braga. O próximo duelo, referente à 16.ª jornada, realiza-se este domingo, 19 de Março, justamente contra as minhotas.

MARIANA CABRAL: “CRIÁMOS MUITAS SITUAÇÕES DE GOLO”

Confirmado o triunfo, a treinadora Leonina Mariana Cabral analisou a partida, considerando ter visto um “jogo positivo” da equipa, até pela forma como esta “criou muitas situações de golo”. “Não estivemos tão bem a concretizar as oportunidades, pois ainda demorámos algum tempo a conseguir marcar, mas o mais importante e o que me deixou mais feliz foi ver a qualidade da nossa formação e ver a Maísa Correia marcar dois golos. Foi a primeira vez que marcou pela equipa principal esta época, depois de já se ter estreado”, começou por afirmar à Sporting TV. “Também foi bom ver a Rita Almeida estrear-se na equipa A, uma jovem que está no Sporting CP desde as sub-13. É importante o ADN do Clube estar representado pela formação e foi bom juntar esses factores e ver a equipa corresponder”, frisou a técnica, destacando a estreia da Leah Scarpelli, que “chegou e ainda teve de fazer a pré-época porque esteve muito tempo parada”. Mariana Cabral foi depois convidada a olhar para os próximos dois jogos, que vão colocar as Leoas frente-a-frente com SC Braga e SL Benfica, mas preferiu direccionar o foco para a sua equipa. “Olhamos mais para nós do que para fora ou para o próximo adversário. Precisamos de melhorar, o Sporting CP precisa de crescer e de integrar estas jovens que são os nossos reforços, até porque temos algumas jogadoras que não estão aptas. Ainda assim, há outras de qualidade que têm dado boa resposta e estamos preparadas para o próximo jogo. Nesta segunda volta queremos conquistar o máximo de pontos possível e isso passa por conseguir vencer em Braga”.

MAÍSA CORREIA: “É SEMPRE BOM PODER AJUDAR A EQUIPA”

Já Maísa Correia, jogadora de apenas 16 anos que entrou aos 65 minutos e ainda foi a tempo de bisar, no jogo de estreia a marcar na presente época pela equipa principal, mostrou-se satisfeita. “A equipa esteve bem durante a primeira parte, tivemos bastantes oportunidades mas não conseguimos concretizar. Já na segunda metade, mantivemos o ritmo e fizemos mais golos”, apontou a jovem Leonina, muito feliz pelos dois tentos que assinou. “Não tenho palavras, é um orgulho marcar por este Clube. Senti-me muito bem e é sempre bom poder ajudar a equipa”.

12 de Março de 2023 | Liga BPI – 15.ª jornada | Estádio Aurélio Pereira

SPORTING CP

Ana Capeta (36’) Maísa Correia (71’ e 82’)

AMORA FC 3 - 0

(1-0 ao intervalo)

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Sofia Silva, Bruna Lourenço, Fátima Dutra (Leah Scarpelli, 74’), Joana Martins (Rita Almeida, 81’), Rita Fontemanha [C] (Maiara Niehues, 65’), Andreia Bravo, Ana Teles, Chandra Davidson, Ana Capeta (Inês Gonçalves, 74’) e Maria Ferreira (Maísa Correia, 65’). Treinadora: Mariana Cabral. Disciplina: cartão amarelo para Fátima Dutra (57’) e Bruna Lourenço (90+5’).

SPORTING 3915 - 15
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: Isabel Silva Bruna Lourenço felicitou Maísa Correia (à direita) pelos dois golos

MODALIDADES VOLEIBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA

A TAÇA DE PORTUGAL É NOSSA E É MUITO MERECIDA!

LEOAS DE GARRA CONQUISTARAM A TERCEIRA TAÇA DE PORTUGAL DA HISTÓRIA DO SPORTING CP, DEPOIS DE VENCEREM A AJM/FC PORTO POR 2-3 NUMA FINAL EMOCIONANTE. CLUBE NÃO CONQUISTAVA A PROVA DESDE 1986, TENDO ESTADO 25 ANOS FORA DA MODALIDADE.

37 anos depois, a Taça de Portugal é do Sporting Clube de Portugal e é a terceira da história do Clube. A última tinha sido conquistada em 1985/1986, mas o Sporting CP esteve 25 anos ausente da modalidade.

A equipa principal feminina de voleibol venceu-a com todo o mérito e justiça, no último sábado à noite, depois de derrotar a AJM/FC Porto por 2-3 num excelente jogo disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo. Partida intensa, renhida e muito bem disputada com equilíbrio do início ao fim com as Leoas a garantirem o troféu na negra e com muita garra.

Depois de no dia anterior terem vencido o Porto Vólei por 3-1, as comandadas de Rui Pedro Costa entraram bem no clássico, apesar de ter sido o FC Porto a pontuar primeiro, conseguindo logo nos minutos iniciais do primeiro set uma vantagem de oito pontos

11 de Março de 2023 | Taça de Portugal – Final | Centro Cultural de Viana do Castelo

AJM/FC PORTO

SPORTING CP 2

- 3

(22-25, 25-23, 25-23, 17-25 e 13-15)

Sporting CP: Fernanda Rodríguez (10), Bárbara Gomes (18), Vanessa Paquete (14), Amanda Cavalcanti, Daniana Pereira, Thaís Bruzza (13), Rafaella Bonifácio, Maria Maio, Greta Martinelli (1), Ana Figueiras (4), Jady Gerotto (12), Aline Timm (8), Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [L] [C]. Treinador: Rui Pedro Costa.

10 de Março de 2023 | Taça de Portugal – Meia-final | Centro Cultural de Viana do Castelo

SPORTING CP

(3-11). Entrada fantástica das Leoas, que na recta final ainda viram a formação azul e branca aproximar-se (22-24), depois de o Sporting CP falhar o set point.

Ainda assim, Vanessa Paquete conseguiu surpreender a AJM/ FC Porto com uma bola no meio e a turma verde e branca fechou o set na frente: 22-25.

No segundo set, voltou a ser a AJM/FC Porto a abrir a contagem

e apresentou-se melhor, conseguindo chegar a uma vantagem de cinco pontos, que as Leoas foram encurtando até chegar a 1615. Até ao final houve equilíbrio e o empate registou-se aos 21-21, com o Sporting CP ainda a passar para a frente (21-22), mas depois de dar a volta a formação azul e branca já não se deixou perder: 25-23, com 1-1 no jogo. No terceiro set, voltou a ser a

AJM/FC Porto a abrir a contagem e a levar a melhor, mas só mesmo já na recta final, depois de ter conseguido empatar nos 22-22. Antes disso, as Leoas tinham conseguido uma vantagem de seis pontos (13-19), mas a formação azul e branca recuperou e beneficiou de algum desgaste notório na turma verde e branca, fechando em 25-23 e passando para a frente no jogo (2-1).

RUI PEDRO COSTA, TREINADOR VERDE E BRANCO

PORTO VÓLEI 2014 3

- 1

(22-25; 26-24; 25-22;25-15)

Sporting CP: Fernanda Rodríguez (1), Bárbara Gomes (8), Vanessa Paquete (15), Amanda Cavalcanti, Daniana Esteves, Thaís Bruzza (17), Rafaella Bonifácio, Maria Maio, Greta Martinelli, Ana Figueiras (1), Jady Gerotto (15), Aline Timm (17), Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [L] [C].

Treinador: Rui Pedro Costa.

“O sentimento é de dever cumprido e de justiça para com estas atletas e para com todo o grupo. Elas mereciam isto e merecem esta festa. O Sporting CP não ganhava o troféu há 37 anos, porque também esteve 25 fora e só regressou há seis. Nós temos consciência de onde estamos e estamos cá para a ganhar.

Ganhar e respeitar todos os adversários e foi isso que fizemos frente a um adversário muito forte e com um orçamento elevado. Sofremos muito, tivemos de defender, recuperar bolas e gerir bem o nosso erro e, no final, merecemos esta Taça de Portugal. É um troféu muito merecido”.

16 - SPORTING 3915
Texto: Maria Gomes de Andrade Fotografia: João Pedro Morais 37 anos depois, a Taça de Portugal é do Sporting CP

Assim, à AJM/FC Porto bastava voltar a vencer o set para vencer a Taça de Portugal, mas foi o Sporting CP que venceu por 17-25.

BÁRBARA GOMES

“Esta vitória foi importante para desbloquear algumas coisas que faltavam e fazer-nos acreditar que podemos. Obrigada e parabéns às minhas colegas porque esta união é fundamental e nos momentos de dificuldade faz toda a diferença. Esta energia e toda a nossa entreajuda faz-nos ir buscar todos os pontos. Esta é mesmo a nossa identidade e, neste jogo, os adeptos também foram muito importantes. Fiquei muito feliz pelo pavilhão estar cheio num jogo a esta hora e, para nós, foi muito importante sentir o apoio deles”.

VOLEIBOL

DANIELA LOUREIRO, CAPITÃ LEONINA

“Isto é tão bom que eu ainda nem consigo encontrar palavras para descrever o que sinto e o que esta conquista representa. Este grupo é fantástico, trabalha muito e merece este troféu. Viemos focadas, demos tudo e, felizmente, conseguimos conquistar o troféu que o Sporting CP não vencia há 37 anos. Este jogo mostrou como o voleibol feminino é competitivo e, felizmente, desta vez caiu para nós. Merecíamos isto. Obrigada a todos os Sportinguistas e, sobretudo, aqueles que aqui estiveram e que foram fantásticos”.

Este foi, de resto, o set mais desequilibrado de todo o encontro, mas isso só aconteceu mesmo na recta final porque antes disso

AJM/FC Porto e Sporting CP somaram pontos à vez. Só que com 17-18, as Leoas descolaram e embalaram para o triunfo.

Por isso, o clássico teve de ir à negra e no quinto set foram as Leoas a abrir a contagem, conseguindo logo uma vantagem de 0-3. Vantagem essa que se revelou fundamental para o desenrolar do set, ainda que a AJM/FC Porto ainda tenha conseguido reduzir e, quando o Sporting CP estava a dois pontos de fechar (8-12), ainda empatou (12-12). Os minutos finais foram por isso muito intensos, com as Leoas a poderem fechar novamente (1214), mas as azuis e brancas adiaram até aos 13-15 finais. Na realidade, o triunfo ficaria bem a qualquer uma das

equipas, depois de um excelente jogo, que durou duas horas e meia, mas assentou muito bem à equipa comandada por Rui Pedro Costa que com esta conquista deu mais um passo em frente no projecto do voleibol feminino do Sporting CP. Parabéns, Leoas!

JADY GEROTTO

“Este título é nosso e é mais do que merecido. Lutámos por ele e merecemos. Isto é o Sporting CP!”

ALINE TIMM VANESSA PAQUETE

“Nem tenho palavras para descrever o que sinto. Este troféu é algo que já queríamos há muito tempo e, finalmente, conseguimos. Sonhava com este momento desde o início da época. Obrigada a todos os que nos acompanham. O Sporting CP merece muito este troféu. A AJM/ FC Porto está habituada a estar nas decisões, há dois anos perdemos contra elas e este ano sabíamos melhor aquilo que tínhamos de fazer. Fizemos isso, deixamo-las desconfortáveis e agora a Taça de Portugal é nossa”.

LEÕES FALHARAM ACESSO À FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL

SPORTING CP DERROTADO PELO SL BENFICA, APÓS COMETER DEMASIADOS ERROS QUE O ADVERSÁRIO APROVEITOU.

Sorte diferente teve a equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal que falhou, no sábado, o acesso à final da Taça de Portugal depois de perder por 0-3 diante do SL Benfica no jogo das meias-finais disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Os Leões, em crescimento nas últimas partidas, não fizeram um jogo bem conseguido, apesar de terem entrado bem no jogo e conseguido uma vantagem de 3-0

no início do primeiro set. Ainda assim, o SL Benfica foi encurtando, chegando ao empate a quatro, e depois deu mesmo a volta e distanciou-se (9-13). José Masso ainda ajudou depois o Sporting CP a reduzir distâncias (15-16), mas os encarnados não perderam o controlo do jogo ao beneficiarem de alguns erros Leoninos que se revelaram fatais (20-25).

No segundo set, o SL Benfica voltou a superiorizar-se, ainda que o Sporting CP tenha ido atrás do set e igualado na recta final (2121), mas a formação encarnada,

sem cometer erros, conseguiu chegar ao 2-0 no jogo, após fechar o set em 22-25. Assim, ao SL Benfica bastava vencer o terceiro set para carimbar a passagem à final da prova e foi o que fez, mesmo que o Sporting CP nunca tenha desistido de prolongar o jogo, entrando bem no set, após algumas mexidas de João Coelho. 5-2 com os Leões na frente no início do set, mas depois de recuperar da vantagem, o adversário superiorizou-se e embalou para o 3-0, vencendo o último set por 19-25.

SPORTING CP

“Este jogo foi digno de uma final. Lutámos até ao fim e nunca desistimos, nem nós nem elas, mas fomos nós que conseguimos ganhar e merecemo-lo. Estou cá há três anos e há três anos que andávamos atrás deste título. É a concretização de um objectivo depois de muito trabalho. Que seja o primeiro desta época porque nós queremos mais”.

SL BENFICA 0 - 3

(20-25,

SPORTING 3915 - 17
Texto: Maria Gomes de Andrade 11 de Março de 2023 | Taça de Portugal – Meia-final | Centro Cultural de Viana do Castelo Sporting CP: Pedro Cardoso (5), Toms Svans (4), Thiago Gelinski [C], Brian Melgarejo (7), Tiago Barth (7), José Masso (14), João Simões [L], Josué López (7), Tiago Pereira, José Jardim, Gil Meireles [L], Gabriel Bertolini, Kelton Tavares e Joaquín Gallego (1). Treinador: João Coelho. 22-25 e 19-25)

MODALIDADES RUGBY

LEOAS SAGRAM-SE HEPTACAMPEÃS NACIONAIS!

SPORTING CP DEU A VOLTA AO RESULTADO E DERROTOU O RIVAL SL BENFICA NA FINAL DA DIVISÃO DE HONRA DE RUGBY, CONQUISTANDO O SÉTIMO TÍTULO CONSECUTIVO.

FRANCISCO SANDE E CASTRO:

“AS JOGADORAS FORAM EXEMPLARES”

Numa final muito disputada do primeiro ao último segundo, a equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal bateu o eterno rival SL Benfica por 12-15, no passado sábado, sagrando-se Campeã Nacional da Divisão de Honra pela sétima vez consecutiva. Depois da conquista da Supertaça, as Leoas mantêm o pleno e somam assim o segundo troféu da época, reforçando também a hegemonia na modalidade a nível nacional construída nos últimos anos.

Disputado no Campo A do Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras, o dérbi teve

direito a uma verdadeira enchente nas bancadas, com os adeptos a assistirem a um duelo sempre muito animado. O SL Benfica, que tinha vencido os dois primeiros jogos da época contra o Sporting CP e chegou a esta partida ainda sem derrotas, começou na frente com um ensaio de Maria João Costa, aos 24 minutos, seguido da respectiva conversão (7-0). No entanto, as Leoas consumaram a cambalhota no marcador ainda antes do descanso, com as internacionais portuguesas Adelina Costa, aos 29 minutos, e Leonor Amaral, aos 38 minutos, a protagonizarem dois ensaios (7-10).

Já na segunda metade, o encontro voltou a ser discutido taco a

11 de Março de 2023 | Campeonato Nacional – Divisão de Honra –Final | Campo A do Centro de Alto Rendimento do Jamor, Oeiras SL BENFICA

SPORTING CP 12 - 15

(7-10 ao intervalo)

Sporting CP: Franciele Barros Martins, Maria Branco, Carolina Palazzini Bastos, Ana Freire, Margarida Cunha, Sara Saúde, Bárbara Barros, Maria Teixeira [C], Leonor Amaral, Inês Barbosa, Beatriz Teixeira, Marta Pedro, Adelina Costa, Anastasiia Kryzhanovska e Tetiana Tarasiuk; Mariana Fonseca, Juelma da Costa, Joana Vassalo, Carolina Menoita e Marta Matías.

Treinador: Francisco Sande e Castro.

taco, com muita incerteza até ao desfecho. Desta feita, foi o Sporting CP que pontuou primeiro, com um ensaio da autoria de Carolina Bastos (7-15) aos 48 minutos, sendo que depois as encarnadas ainda conseguiram reduzir com novo ensaio, aos 56 minutos, mais uma vez por Maria João Costa (12-15). Apesar dos esforços encarnados, a solidez da defesa Leonina não permitiu que o adversário voltasse a fazer o placard mexer. Mesmo tendo quatro atletas lesionadas e um plantel em renovação, com várias jovens em crescimento, o Sporting CP confirmou mesmo a revalidação do título nacional. De referir que este foi o terceiro troféu consecutivo das Leoas em rugby de XV, sendo que os quatro anteriores tinham sido arrecadados nas variantes de XIII (2020) e sevens (2017 a 2019). O Sporting CP fica desta forma a apenas um triunfo de igualar o palmarés do SL Benfica, que soma um recorde de oito títulos, apontando agora baterias à conquista da Taça de Portugal. A participação na prova Rainha traz este domingo, dia 19 de Março, um embate frente à AEES Agrária de Coimbra para os quartos-de-final, no Jamor.

No final do jogo, o treinador Leonino Francisco Sande e Castro mostrou-se muito feliz com a conquista do título. “Sabe bem vencer mais um Campeonato Nacional. As jogadoras têm imensa vontade de ganhar e isto significa muito, não só por ser o culminar de tantos jogos, mas também porque quer dizer que estamos qualificados para a Taça Ibérica da próxima época, que é uma competição pela qual elas têm muito carinho e querem disputar todos os anos”, começou por afirmar o técnico em declarações à Sporting TV, analisando o triunfo na final contra o SL Benfica. “Sabíamos que seria um jogo duro tendo em conta o que as equipas têm feito este ano. Focámo-nos muito na defesa, porque pensámos que seria um aspecto importante, e as jogadoras foram exemplares. Mesmo sofrendo o primeiro ensaio, que nasceu de um erro no nosso ataque, conseguimos manter a cabeça levantada, ir para cima e voltar a ganhar o controlo. As jogadoras têm muita experiência e vontade de ganhar, o que é fundamental nos momentos-chave”, frisou, antes de direccionar desde logo o foco para o próximo objectivo da equipa: a Taça de Portugal. “Começamos a disputar a prova Rainha já para a semana com o jogo dos quartos-de-final, contra a AEES Agrária de Coimbra aqui no Jamor, e convido os Sportinguistas a virem ver e apoiar-nos”.

MARIA TEIXEIRA:

“MUITO ORGULHO NO QUE ESTAMOS A CONSTRUIR”

Já a capitã Maria Teixeira, não podia estar mais feliz pela conquista do segundo troféu da temporada. “Não há palavras. Não dá para dizer a que é que sabe, isto é o Sporting CP. É mais uma vitória para o Clube e esta tem um sabor muito especial porque apesar de já ganharmos há uns anos, foi uma época de muitos desafios e que nos levou a crescer. Temos uma equipa renovada e isso é muito positivo para o Sporting CP e para o rugby”, disse, antes de prosseguir. “É neste caminho que queremos continuar, subimos apenas mais um degrau. É verdade que contávamos com isto, mas porque trabalhamos muito todos os dias para este objectivo. Agora ainda há muito para conquistar e é para isso que vamos trabalhar”, garantiu a jogadora, destacando a juventude do plantel. “A nossa equipa tem um grande potencial, as jovens estão a demonstrar isso mesmo. Temos muito orgulho no que estamos a construir para o futuro e o sentimento que fica é a grande união entre todas. Estamos a crescer muito enquanto equipa”.

18 - SPORTING 3915
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: José Lorvão Maria João Costa (24’ e 56’, ensaios) Adelina Costa (29, ensaio) Leonor Amaral (38’, ensaio) Carolina Bastos (48’, ensaio) Leoas fizeram a festa em tons de verde e branco no Jamor

MODALIDADES ATLETISMO

ATLETAS LEONINOS BRILHARAM NA TAÇA DA EUROPA DE LANÇAMENTOS

FORAM NOVE OS LEÕES E LEOAS EM PROVA E TRÊS AS MEDALHAS CONQUISTADAS EM LEIRIA: OUROS PARA JÉSSICA INCHUDE E ROMAN KOKOSHKO (LANÇAMENTO DO PESO)

E PRATA PARA LILIANA CÁ (LANÇAMENTO DO DISCO). AINDA NESTA COMPETIÇÃO, VÂNIA SILVA, AOS 42 ANOS, FEZ O SEU ÚLTIMO LANÇAMENTO DO MARTELO E ENCERROU UMA LONGA CARREIRA.

Texto: Xavier Costa

Fotografia: Sporting CP

O atletismo do Sporting Clube de Portugal voltou a deixar a sua marca em mais uma prova internacional. Durante o passado fim-de-semana, decorreu, em Leiria, a Taça da Europa de lançamentos e foram três as medalhas arrecadadas por atletas Leoninos: ouros para Jéssica Inchude e Roman Kokoshko, ambos no lançamento do peso, e prata para Liliana Cá no lançamento do disco.

Além disso, no cômputo geral, a Ucrânia acabou como líder do medalheiro (quatro ouros e uma prata) na Taça da Europa de lançamentos − com o contributo de um atleta do Sporting CP −, por sua vez, Portugal foi terceiro com dois ouros e uma prata − duas delas conseguidas por duas Leoas.

FIM-DE-SEMANA DE CONQUISTAS

A primeira conquista chegou logo no sábado e para Jéssica Inchude, que depois de um inglório quarto lugar nos Campeonatos da Europa de Pista Coberta se exibiu em grande. A lançadora portuguesa foi regular e logo no seu segundo ensaio atingiu a marca de 18,14 metros, que lhe daria o lugar mais alto do pódio − cinco centímetros à frente da alemã Yemisi Ogunleye − e também a liderança europeia da disciplina ao ar livre nesta temporada.

Antes, Inchude tinha inaugurado o concurso com um lançamento de 17,33 metros e nos restantes atingiu 17,73 metros, 18,13 metros e 17,73 metros e, por fim, um nulo.

Já no domingo, foi Liliana Cá a primeira Leoa a brilhar em Leiria. Depois de ter sido medalha de bronze no ano passado, a

lançadora do disco portuguesa desta vez fez-se com a prata e logo graças à sua melhor marca da temporada: 64,32 metros, conseguida depois de três nulos nos primeiros lançamentos e de outro fixado nos 59,86 metros.

No último, voltou a chegar aos 60 metros (60,07).

Pouco depois, o ucraniano Roman Kokoshko voltou a dar mais uma demonstração de força no lançamento do peso, depois de no passado fim-de-semana se ter sagrado Campeão da Europa em pista coberta. Agora, na Taça da Europa, o atleta verde e branco subiu, mais uma vez, ao topo do pódio.

Após ter-se ficado sempre atrás da marca dos 21 metros − 20,99; 20,18; 20,85 − e um nulo pelo meio, Roman Kokoshko bateu toda a concorrência com um lançamento de 21,52 metros, que lhe vale também a liderança europeia.

Par lá dos medalhados, houve mais seis atletas do Sporting CP em acção em Leiria [ver caixa]. Entre eles, destacam-se o sexto lugar de Cláudia Ferreira (54,16m – melhor marca da temporada) e o oitavo lugar de João Fernandes (67,94m

– recorde pessoal) no lançamento do dardo, bem como as prestações de Rúben Antunes (5.º na Final B − 68,54m) no martelo e de Edujose Lima (5.º na Final B − 58,44m) no disco, com ambos a conseguirem as suas melhores marcas pessoais da temporada.

E UMA DESPEDIDA

Por fim, outro dos grandes destaques do fim-de-semana foi o último lançamento do martelo de Vânia Silva (13.º na Final B − 58,67m), que ‘em casa’ e aos 42 anos decidiu terminar a sua vasta carreira. Foi a primeira portuguesa a atingir marcas de nível internacional na disciplina e, por isso, participou em três Jogos Olímpicos, cinco Campeonatos do Mundo e três da Europa.

Vânia Silva brilhou também de Leão ao peito, emblema que representava desde 2008 e sempre com contributos importantes. Desde o seu papel no domínio verde e branco nos Nacionais de atletismo – foi 21 vezes Campeã Nacional e recordista – até às suas prestações que ajudaram o Sporting CP a conquistar duas Taça dos Campeões Europeus.

RESULTADOS LEONINOS EM LEIRIA

Lançamento do martelo

Rúben Antunes (Final B) – 5.º lugar (68,54m − melhor marca pessoal da temporada)

Vânia Silva (Final B) – 13.º (58,67m)

Lançamento do disco

Edujose Lima (Final B) – 5.º (58,44m – melhor marca pessoal da temporada)

Liliana Cá – 2.º (64,32m – melhor marca pessoal da temporada)

Lançamento do peso

Jéssica Inchude – 1.º (18,14m – melhor marca europeia da temporada ao ar livre)

Roman Kokoshko – 1.º (21,52m – melhor marca europeia da temporada ao ar livre)

Lançamento do dardo

Cláudia Ferreira – 6.º (54,16m – melhor marca da temporada)

Ilírio Nazaré – 10.º (67,91m)

João Fernandes – 8.º (67,94m – recorde pessoal)

SPORTING 3915 - 19
Jéssica Inchude subiu ao lugar mais alto do pódio Roman Kokoshko voltou a ter um fim-de-semana em cheio

MODALIDADES DUATLO

EM ITÁLIA PARA CONQUISTAR A EUROPA

HUGO FIGUEIREDO VAI LUTAR PELO OURO SUB-23 NOS EUROPEUS DE DUATLO, A REALIZAR ESTE SÁBADO.

Hugo Figueiredo, atleta da equipa de triatlo do Sporting Clube de Portugal, vai participar, este fim-de-semana, nos Campeonatos da Europa de duatlo com a ambição em alta. Ao Jornal Sporting, o Leão garantiu que vai a Itália com o objectivo de conquistar o ouro em sub-23 e terminar nos dez primeiros da classificação geral – onde se inclui também a elite.

Na cidade de Caorle, a cerca de uma hora de distância de Veneza, vão ter lugar os europeus da vertente que junta corrida e ciclismo. A prova principal, onde Hugo Figueiredo está inserido, está marcada para o início da tarde de sábado, 18 de Março, e vai ser na distância sprint: corrida de cinco quilómetros, bicicleta durante 20 e mais 2,5 a correr.

Aos 21 anos, o atleta do emblema de Alvalade sagrou-se Campeão Nacional de duatlo em Fevereiro, tendo vencido em Arronches, no distrito de

Portalegre, com o tempo de 55’08’’.

“Apurei-me quando fui Campeão Nacional cá. Só vai o primeiro classificado e tenho alguma responsabilidade porque tenho a obrigação de representar o país da melhor maneira”, começou por dizer Hugo Figueiredo ao Jornal Sporting Tanto os sub-23 como a elite vão competir juntos, o que vai fazer com que o Sportinguista defronte atletas mais velhos e experientes. Mesmo que não vença na classificação geral, um bom resultado pode dar-lhe o título de Campeão da Europa sub-23 e esse “é o objectivo”.

“Na elite, é muito difícil estar na luta pelos três primeiros lugares. Estar entre os dez primeiros da geral e ganhar os sub-23 seria muito bom. Acredito que se estiver dentro dos dez primeiros na geral vou estar, pelo menos, no pódio sub-23, mas o objectivo principal é vencer”, explicou.

Questionado sobre se está num bom momento de forma, Hugo

Figueiredo considerou estar “melhor do que no Campeonato Nacional”: “Apesar de nunca ter parado, estive condicionado no treino para essa prova por causa de uma lesão. Para esta prova estive a treinar de forma mais próxima do que seria o habitual. Estou com o meu melhor nível de corrida de sempre e isso no duatlo faz muita diferença. Não conhecendo muito bem o circuito de bicicleta, que me parece muito exigente e técnico, estou confiante. Sinto-me melhor porque cumpri o plano sem alterações ao que estava delineado”.

Sendo ainda bastante jovem, o duatleta e triatleta garantiu ser “sempre importante” competir nestes grandes palcos, não esquecendo que “ter sido Campeão Nacional também foi muito importante”. Neste momento, Hugo Figueiredo não tem dúvidas de que está “bastante preparado para a prova”.

“Quando fiz o Campeonato do Mundo de juniores, apesar de ter feito top-10, senti que não

estava preparado a nível mental. Este tipo de provas traz muita pressão porque estamos a competir contra os melhores, mas competir nestes palcos é muito bom porque dedicamos muitas horas ao treino. É uma sensação de realização porque é sinal de que o trabalho que tenho feito tem algum significado. Neste momento, estou preparado para disputar a prova. É muito diferente ir preparado para disputar a prova de ir preparado para apenas cumprir”, referiu.

Tendo conseguido bons resultados no duatlo, o corredor, ciclista e nadador explicou que esta última vertente é aquela em que é menos evoluído. Não existindo natação no duatlo e havendo mais corrida, onde é mais forte, é natural que seja mais rápido do que a concorrência.

“No entanto, o trabalho que tenho feito com o André Campos [coordenador e treinador do triatlo do Sporting CP] na natação tem-me feito aproximar o nível do triatlo ao do duatlo.

Tenho evoluído a natação desde que entrei para o Sporting CP”, referiu.

Por fim, Hugo Figueiredo admitiu que “durante a prova vai-se pensando em muita coisa” e que “o mais importante é conseguir direccionar o pensamento para o que importa”: “Por vezes, quando as coisas começam a correr mal ou quando sentimos fadiga, a cabeça sai da prova. O que tento fazer é estar focado no que conseguimos controlar. Por vezes existem coisas que não controlamos e não podemos fazer nada quanto a isso, pelo que não posso perder tempo a pensar nisso. Foco-me na técnica de corrida, na curva da bicicleta, na forma como me posiciono e como vou chegar à meta o mais rápido possível. Estou melhor a nível mental e vou encarar a prova da mesma forma que encaro as outras. Sei que os outros atletas são muito bons, mas estou confiante de que consigo estar com eles. Quero ter a cabeça sempre no sítio para conseguir”.

20 - SPORTING 3915
Texto: Luís Santos Castelo Hugo Figueiredo sagrou-se Campeão Nacional de duatlo em Fevereiro

AO SEU L ADO PARA A VIDA!

P O UP E 1 0 %

5,49€

4,99€

Sílica p/ Gato

3,8L cód.: 0195165

POUPE 10% 10,25€ 11,39€

Mistura p/ Aves de Capoeira

20Kg cód.: 0114302

1 A 30 MARÇO 2023

OFFICIAL MAIN PARTNER FUTEBOL DE FORMAÇÃO MASCULINO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

ÁGUEDA ALMEIRIM ANADIA

AVEIRO

BARCELOS BEJA

BRAGANÇA

CADAVAL CALDAS DA RAINHA

CARTAXO

CASTELO BRANCO CHAVES ÉVORA FUNCHAL (Madeira)

GUIMARÃES

LEIRIA

LOURINHÃ

MAFRA

MATOSINHOS OIÃ

OLIVEIRA DO BAIRRO

OVAR

PENICHE

POMBAL

PONTA DELGADA (Açores)

PONTE DE LIMA

PORTALEGRE RIBEIRA GRANDE (Açores)

SANTIAGO DO CACÉM SETÚBAL TAVIRA TOMAR

TORRES NOVAS TORRES VEDRAS VISEU

Promoções e preços válidos nas lojas Agriloja em Portugal Continental, entre 1 e 30 de Março de 2023, salvo rutura de stocks, erro tipográfico ou erro de imagem. Adereços não incluídos. Os produtos deste anúncio podem não estar disponíveis em todas as lojas ou disponíveis apenas por encomenda. Os preços apresentados incluem IVA à taxa em vigor

C M Y CM MY CY CMY K ai167663343946_ANUNCIO_Jornal_SCP_25,3x33,5_16Março.pdf 5 17/02/2023 11:30:46

MODALIDADES ANDEBOL

ÉTIENNE MOCQUAIS CONTINUA DE VERDE E BRANCO

PONTA FRANCÊS RENOVOU A LIGAÇÃO AO SPORTING CP E NÃO ESCONDEU ESTAR “MUITO FELIZ”.

O Sporting Clube de Portugal anunciou, na última segunda-feira, a renovação do contrato de Étienne Mocquais, jogador da equipa de andebol.

Aos 27 anos, o ponta-esquerda francês está na primeira temporada em Alvalade, tendo chegado no início de 2022/2023 proveniente do Tremblay-en-France Handball, do seu país. Antes, e também em França, havia representado o US Créteil Handball e o Pontault-Combault Handball. Ao serviço da selecção gaulesa, foi Campeão do Mundo de sub21 em 2015.

Nas primeiras palavras depois da renovação, que contou com a presença de Miguel Afonso e de Carlos Carneiro, Étienne Mocquais mostrou-se “muito feliz” por continuar “numa equipa fantástica e num clube espectacular”.

“Tudo está bom para mim, o ambiente é muito bom e espero que tudo corra bem até ao final da temporada. (...) Tenho a confiança do Clube. Estou muito feliz aqui, tenho uma excelente

relação com o treinador e com os meus colegas. Quando a oportunidade de ficar aqui apareceu, não tive dúvidas”, começou por

dizer ao Jornal Sporting e à Sporting TV Questionado sobre como tem sido o primeiro ano no Sporting

CP, o atleta verde e branco descreveu a temporada como “fantástica”: “É tudo novo para mim porque é a minha primeira vez fora do meu país. Todos têm sido bons para mim, têm-me ajudado a entender português e a jogar a este nível. Tem sido muito bom”. Não querendo destacar qualquer momento específico como o melhor dos que viveu até agora, escolhendo “todos os dias”, Étienne Mocquais falou sobre os objectivos futuros.

“Vou continuar a dar 200% todos os dias pela equipa, pelos meus colegas e pelo Clube. Queremos ganhar o Campeonato Nacional e a EHF European League. Espero estar na EHF Champions League na próxima temporada”, frisou.

Por fim, foi deixada uma mensagem aos Sportinguistas: “Que nos continuem a apoiar nos jogos e muito obrigado por tudo. Força Sporting CP”.

“ATLETA QUE DÁ TUDO PELO CLUBE”

Carlos Carneiro, coordenador do andebol Leonino, também comentou a renovação de Étienne Mocquais.

“O Étienne tem demonstrado a sua qualidade. Tem tido um crescimento muito bom em termos de qualidade de jogo e de eficácia. É um atleta que se enquadrou muito bem no grupo e tem o que achamos importante para a dinâmica da equipa. Com tudo isto, decidimos que a continuidade dele era importante. (...) Achamos que ele ainda pode dar mais e a renovação também tem a ver com isso. Depois de um ano com a equipa, vai estando cada vez mais confortável. Para estar no Sporting CP temos de o merecer todos os dias e ele é um exemplo disso. Tanto nos treinos como nos jogos é um atleta que dá tudo pelo Clube”, garantiu.

22 - SPORTING 3915
Texto: Luís Santos Castelo Fotografia: João Pedro Morais “Vou continuar a dar 200% todos os dias pela equipa, pelos meus colegas e pelo Clube”, garantiu o gaulês Miguel Afonso, Étienne Mocquais e Carlos Carneiro no momento da renovação

OPINIÃO DE ÊXITOS SE ESCREVE A HISTÓRIA

mais impacto no universo desportivo português, e que estas vitórias não só trazem prestígio ao Clube, como acrescentam História ao nosso Museu.

MODALIDADES BASQUETEBOL

TRIUNFO EXPRESSIVO NOS AÇORES

SC LUSITÂNIA BEM TENTOU, MAS NÃO TEVE ARMAS SUFICIENTES PARA CONTRARIAR A SUPERIORIDADE LEONINA (56-89), NUMA PARTIDA EM QUE O REFORÇO EDDY POLANCO ESTEVE EM DESTAQUE.

Como costumo dizer aos amigos mais chegados, ter o privilégio de escrever para o Jornal Sporting semanalmente, não só me faz exacerbar em escrita o Sportinguismo como, sabendo que ninguém ganha sempre, e que tantas vezes o sucesso é efémero, na vida como no desporto, tenho a felicidade de falar sobre êxitos, que são recorrentes no nosso universo, além de poder falar de pessoas que tanto deram ao Clube, sejam elas mais ou menos mediatizadas.

E esta semana não me faltam motivos para exacerbar a alegria das conquistas, desta vez no feminino, com a sensualidade e beleza da mulher, para mais na semana em que se celebrou o seu Dia Internacional. Foi assim em jeito de homenagem a todos nós, mas principalmente às mulheres Sportinguistas, e tantas elas são, que o rugby feminino conseguiu, pela sétima vez consecutiva, sagrar-se Campeão Nacional da modalidade após derrotar na empolgante final o eterno rival (15-12), bem como o voleibol feminino, que 37 anos depois conseguiu a obtenção da sua terceira Taça de Portugal, com os ares do Minho, mais propriamente de Viana do Castelo a inspirar as nossas Leoas, que derrotaram o Porto Volei e a AJM/FC Porto na meia-final e na final, respectivamente. Sabemos que o desporto feminino começa a ter cada vez

E foi literalmente até ao fim que as comandadas por Francisco Sande e Castro e Rui Pedro Costa, quais Leoas de têmpera e de antes quebrar por torcer, que no caso do rugby depois da obtenção de três ensaios, aguentaram estoicamente a pressão final do adversário, e que no voleibol, em jogo de nervos e de “ponto cá ponto lá”, a “negra” foi decidida nos detalhes, e apenas quando a bola bateu no chão no derradeiro ponto, as Leoas festejaram como se não houvesse amanhã, uma vitória conseguida com toneladas de suor ante um adversário muito forte.

E se este fim-de semana foi de sucesso, não só nas conquistas de troféus como na generalidade das competições em que entrou em compita o símbolo do Leão, também na passada terça-feira o Sporting CP viveu mais um momento histórico, com o apuramento para as meias-finais da UEFA Youth League ao vencermos o Liverpool FC, um histórico do futebol mundial, com um golo ‘à ponta de lança’ de Rodrigo Ribeiro. Foi assim alcançada pela primeira vez a final four da prova, numa demonstração cabal que aquela escola que deu Luís Figo e Cristiano Ronaldo, entre tantos outros, está viva, recomenda-se, e pronta a ombrear com os melhores clubes formadores da Europa.

Foi, pois, uma semana fantástica para o universo Leonino. De êxitos no feminino e de regresso aos grandes momentos do nosso futebol de formação. De êxitos se escreve assim a História de mais de um século de vida do Sporting Clube de Portugal!

Imparáveis! A atravessar a melhor série de resultados da temporada, a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal obteve nos Açores a 11.ª vitória consecutiva, sobre o SC Lusitânia (56-89), mantendo a invencibilidade ao fim de dois jogos na segunda fase da Liga. Inicialmente agendado para sábado, o duelo acabaria por ser adiado para o dia seguinte, domingo, devido ao clima adverso que se fez sentir na ilha Terceira e que impediu a equipa de arbitragem de aterrar.

Depois da vitória sobre o SL Benfica no jogo de estreia nesta fase, os Leões apresentaram-se no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo confiantes e muito motivados, com o técnico Pedro Nuno Monteiro a atribuir a titularidade a Eddy Polanco, André Cruz, Joshua Patton, Isaiah Armwood e Marcus Lovett Jr., contra um rival que há menos de um mês tinha batido o FC Porto. A turma de Alvalade arrancou a todo o gás no encontro, com uma defesa muito agressiva no campo inteiro, forçando vários turnovers do opositor que lhe permitiram abrir uma vantagem confortável de 3-11. Apesar de os homens da casa ainda terem reagido já na recta final, graças à assertividade nos triplos, os visitantes fecharam mesmo o primeiro período na frente: 17-24. No segundo quarto, apesar do ritmo elevado, a eficácia diminuiu e nenhum lançamento caiu nos dois minutos e meio inaugurais. Coube a Marko Loncovic abrir as hostes, seguido da resposta insular pelo ex-Leão Daniel Relvão, até que depois o Sporting CP afinou a mira, com Eddy Polanco em plano de evidência (14 pontos) a ampliar a margem para 15 pontos ao intervalo (28-43). No reatamento, o conjunto de

Alvalade voltou a entrar por cima, com um parcial de 2-11 (3054), apresentando sempre um jogo muito colectivo. Obrigado a reagir, o SC Lusitânia ripostou com um 8-0 (38-54), naquele que foi o quarto mais equilibrado do jogo e que terminou com os Leões em vantagem à entrada para os dez minutos finais por uns confortáveis 20 pontos: 42-62.

Apesar da distância significativa no placard, o Sporting CP manteve a defesa muito subida no último período, conseguindo roubar várias bolas, e os lançamentos continuaram a cair. Mesmo mostrando-se empenhados em reduzir o fosso pontual, os insulares não conseguiram anular os melhores argumentos dos

SC LUSITÂNIA

Leões, que foram fugindo cada vez mais e venceram assim por 56-89.

Eddy Polanco (22 pontos), Marcus Lovett Jr. (13) e Travante Williams (12) foram os melhores marcadores verdes e brancos. O primeiro, extremo/base que chegou há menos de um mês e fez aqui o quarto jogo de Leão ao peito, esteve em destaque ao acertar todos os tiros de campo nos 15 minutos em que esteve em acção (7/7). Além disso, todos os jogadores conseguiram pontuar.

Com este triunfo, o Sporting CP continua a partilhar a liderança da classificação com o SL Benfica (44 pontos). O próximo jogo está agendado para este domingo, dia 19 de Março, com o FC Porto.

SPORTING CP 56 - 89

24 - SPORTING 3915
Juvenal Carvalho Texto: Pedro Ferreira Fotografia: João Pedro Morais 12 de Março de 2023 | Campeonato Nacional – Zona Sul – 8.ª jornada | Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores Sporting CP: Eddy Polanco (22), André Cruz (4), Joshua Patton (9), Isaiah Armwood (8) e Marcus Lovett Jr. (13); Travante Williams (12), Ricardo Monteiro (2), Marko Loncovic (4), Diogo Ventura [C] (4), António Monteiro (3), João Fernandes (5) e Diogo Araújo (3). Treinador: Pedro Nuno Monteiro. (17-24, 11-19, 14-19 e 14-27) Eddy Polanco foi o Leão mais esclarecido com 22 pontos

MODALIDADES FUTSAL

DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA VALE LIDERANÇA ISOLADA

LEÕES LEVARAM A MELHOR

SOBRE O SC BRAGA (2-6) NUMA

PARTIDA DE ALTA INTENSIDADE E DESCOLARAM NA CLASSIFICAÇÃO, OCUPANDO AGORA O PRIMEIRO LUGAR DE FORMA DESTACADA.

Texto: Pedro Ferreira

Fotografia: José Paulo Silva

Quatro meses após a derrota sofrida na primeira volta, a única em 29 jogos esta temporada (23), a equipa masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal voltou a encontrar o SC Braga, sendo que desta vez a história foi bem diferente, com o triunfo a sorrir à turma de Alvalade (26). O encontro de cartaz da 17.ª jornada da fase regular da Liga ficou marcado por uma exibição de gala por parte dos Leões, que tornaram fácil um desafio que se previa de elevada dificuldade. No regresso às competições internas após duas semanas de paragem para os compromissos das selecções nacionais, os dois líderes da classificação jogavam aqui a possibilidade de se isolarem no primeiro lugar da tabela, com o técnico verde e branco Nuno Dias a deixar de fora da convocatória Pauleta, Hugo Neves e Esteban Guerrero, bem como o guardião Gonçalo Portugal.

Como seria de esperar, as duas formações protagonizaram um jogo muito dividido no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho. A entrada forte dos

DIAS DE SPORTING

homens da casa permitiu-lhes adiantarem-se no placard por Rúben Santos, aos sete minutos, mas logo de seguida, na resposta, Tomás Paçó desviou com sucesso o remate de Cavinato e restabeleceu assim a igualdade (1-1).

Depois, os bracarenses ainda acertaram no poste da baliza de Guitta, só que foi o Sporting CP a facturar novamente e a consumar a reviravolta aos dez minutos, num cabeceamento de Sokolov a passe de Erick Mendonça. A primeira desvantagem fez com que os minhotos se ressentissem, algo que o conjunto Leonino aproveitou para assumir as rédeas, passando a controlar com bola.

As oportunidades começaram então a suceder-se, com Erick, Diogo Santos, Diego Cavinato, Pany Varela e Zicky Té a ameaçarem à vez a baliza à guarda de Deivd, mas a não conseguirem bater o guardião, que se revelou crucial entre os postes. Ao mesmo tempo, do outro lado o SC Braga demonstrava dificuldades, pelo que foram escassas as ocasiões de que dispôs até ao intervalo.

11 de Março de 2023 | Liga – Fase Regular – 17.ª jornada | Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, Braga

SC BRAGA

Rúben Santos (7’)

Jean Gaúcho (29’)

2 - 6 (1-2 ao intervalo)

SPORTING CP

Tomás Paçó (9’)

Anton Sokolov (10’)

Erick Mendonça (24’)

Zicky Té (25’)

Miguel Ângelo (31’)

Diego Cavinato (40’)

Sporting CP: Guitta [GR], Diego Cavinato, Erick Mendonça, Alex Merlim e João Matos [C]; Bernardo Paçó [GR], Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky Té, Anton Sokolov, Pany Varela e Miguel Ângelo. Treinador: Nuno Dias. Disciplina: cartão amarelo para Erick Mendonça (9’), Guitta (11’), Nuno Dias (24’), Zicky Té (32’) e Miguel Ângelo (36’).

No reatamento, os papéis inverteram-se e foi o Sporting CP a marcar primeiro. Na recarga a um remate de Diogo Santos, Erick Mendonça encheu o pé e fuzilou autenticamente o guarda-redes, aumentando para 1-3. Logo a seguir, Tiago Brito foi expulso no SC Braga ao ver dois amarelos no espaço de segundos e, no livre originado por esse lance, Alex Merlim serviu Zicky para o 1-4. Na sequência da entrada a todo o gás na segunda metade, os Leões mostraram-se bem mais confortáveis na quadra. Apesar de o SC Braga ainda ter encurtado para 2-4, por Jean Gaúcho, foi sol de pouca dura. Isto porque, quase sem deixar o rival respirar, Sokolov roubou a bola junto ao meio-campo, deu a Miguel Ângelo e este, isolado, tabelou com Erick antes de encostar: 2-5.

Já com uma margem considerável no placard, os arsenalistas apostaram sempre que podiam nas subidas do seu guarda-redes, mas sem resultados práticos. Quanto ao Sporting CP, que teve Guitta em excelente plano, ainda foi a tempo de fazer o 2-6, a 24 segundos do fim, com Cavinato a assinar o seu 27.º golo na competição, reforçando assim a liderança na lista de artilheiros. Com este triunfo, o Sporting CP descolou do SC Braga e ocupa agora o primeiro lugar de forma destacada, com 44 pontos. Ao mesmo tempo, os Leões ultrapassaram também a marca redonda dos cem golos na Liga, somando um total de 104, número que supera largamente os dos rivais. O próximo encontro realiza-se esta segunda-feira, 20 de Março, com o CRC Quinta dos Lombos.

Não há nada como um dia de Sporting. Melhor só mesmo vários dias de Sporting. Quem acompanha o Sporting Clube de Portugal e vibra com os desempenhos dos nossos atletas em qualquer campo, pavilhão, pista, estrada ou piscina, teve uns últimos dias bem recheados para celebrar o seu, e o nosso, Sportinguismo. Não foram apenas vitórias ou resultados dignos de nota. Foram sim dias seguidos de conquistas e triunfos que valem muito pela superação que os nossos atletas nos deram. Começámos sábado com dois troféus bem saborosos e uma vitória marcante. Fomos heptacampeões de rugby feminino ao vencer o SL Benfica por 15-12. O feito tem mais alcance quando se sabe que ainda não tínhamos conseguido vencer a formação benfiquista esta época. Recuperámos de uma desvantagem inicial de 0-7 com mérito das nossas Leoas. E é já o terceiro campeonato seguido na variante de XV (antes ganhámos na variante de XIII e em sevens). De seguida, a nossa equipa feminina de voleibol conquistou brilhantemente a Taça de Portugal perante a AJM/FC Porto. Recuperámos um troféu que ganhámos pela última vez há 37 anos (embora com longa ausência da modalidade

pelo meio). Uma final emocionante, ganha por 3-2, na negra, em que o Sporting CP foi um justo vencedor. Ainda no mesmo dia, pudemos assistir a um espectacular jogo de futsal perante o SC Braga em que o Campeão Nacional Sporting CP jogou tudo aquilo que sabe jogar. A vitória por 6-2 em campo alheio é esclarecedora e não deixou margem para dúvidas da vontade de vingar a única derrota sofrida até agora, na primeira volta, no Pavilhão João Rocha. Ficámos líderes isolados e passámos os 100 golos marcados. Nada está ganho, mas a jogar assim, a equipa promete.

Já no domingo, exibição tranquila da equipa de futebol perante o Boavista FC com vitória por 3-0. Diomande comprovou que é jogador, Esgaio esteve particularmente bem, Edwards jogou perto da sua melhor forma e Nuno Santos marcou o golo de letra que, provavelmente, será o golo do campeonato. Não era possível pedir muito mais por estes dias. Mas o Clube tem sempre algo mais para dar. Na terça-feira, foi a vez dos jovens Leões marcarem presença na final a quatro da Youth League ao vencerem o Liverpool FC em Alcochete por 1-0. Cortesia de Rodrigo Ribeiro, com um golo irrepreensível, e de toda uma equipa solidária e unida, que soube ter a solidez defensiva necessária para levar de vencida os ingleses.

Dias de Sporting assim, com títulos, exibições memoráveis, jogadas inesquecíveis, lutando até ao último momento pela glória, são e hão-de ser sempre os melhores dias.

SPORTING 3915 - 25
Pedro Almeida Cabral
OPINIÃO
Erick Mendonça marcou um dos golos e esteve em evidência

MODALIDADES HÓQUEI EM PATINS

MUITOS GOLOS, REVIRAVOLTAS E TUDO ACABOU EMPATADO EM BARCELOS

DEPOIS DE OS LEÕES SE TEREM IMPOSTO NA PRIMEIRA PARTE, A EFICÁCIA DO OC BARCELOS NAS BOLAS PARADAS − TRÊS GOLOS − OBRIGOU O SPORTING CP A UMA

REACÇÃO QUE ACABARIA POR RESGATAR UM PONTO. AINDA EM BARCELOS, FERRAN FONT ‘BISOU’ E ATINGIU A MARCA DOS 200 GOLOS PELOS LEÕES.

Texto: Xavier Costa

Na sempre exigente visita a Barcelos, a equipa principal masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal empatou, no passado domingo, por 5-5 com o OC Barcelos na 21.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Separados, à entrada em pista, por apenas um ponto, assim se mantiveram minhotos, terceiros classificados (48 pontos), e Leões, segundos (49 pontos), depois de um jogo de reviravoltas constantes na ‘Catedral do Hóquei’, onde ainda ninguém venceu esta época para o campeonato. Assim sendo, o SL Benfica continua líder, agora, com cinco pontos de vantagem, à falta das últimas cinco jornadas antes dos play-offs Pela frente esteve um OC Barcelos que, além disso, vinha de três vitórias seguidas – uma na Europa e ainda triunfos diante de SL Benfica (2-5) e FC Porto (7-3) – e o duelo de cartaz não desiludiu desde o início. Começou a todo o gás e rapidamente chegaram também os golos, com Luís Querido a dar o primeiro golpe na partida, para os minhotos, e, do outro lado, foi Nolito a responder de imediato para a turma de Alvalade – estavam decorridos sete minutos.

REVIRAVOLTAS SUCESSIVAS

Com estilos diferentes, os Leões tentavam trespassar as linhas juntas do OC Barcelos com posses longas e foi uma stickada forte e cruzada de João Souto a conseguir desequilibrar o marcador, porém também por pouco tempo. Já o conjunto de Barcelos, sempre perigoso nas transições, teve na eficácia de Miguel Rocha o golo do 2-2 logo no mesmo minuto.

Com um espectáculo de hóquei em patins de constante parada e resposta e um equilíbrio de forças difícil de desfazer − contributos pontuais dos dois guardiões −, seria uma bola parada a desatar o ‘nó’ no marcador até ao intervalo. A pouco menos de quatro minutos do fim da primeira parte, Vieirinha viu o cartão azul e, no respectivo livre, Ferran Font atirou, primeiro, ao lado, mas na recarga bateu mesmo Conti Acevedo e fixou o 2-3, ateando novamente a audível festa Sportinguista nas bancadas praticamente cheias do Pavilhão Municipal de Barcelos.

No entanto, dificilmente o reatamento podia ter sido mais penalizador para o Sporting CP: três bolas paradas e três golos para o OC Barcelos, graças à eficácia do

12 de Março de 2023 | Campeonato Nacional – Fase regular – 21.ª jornada | Pavilhão Municipal de Barcelos

OC BARCELOS

Luís Querido (5’, 26’, 33’, 35’)

Miguel Rocha (15’)

SPORTING CP 5 ‑5

(2-3 ao intervalo)

capitão Luís Querido. Com pouco mais de 30 segundos decorridos, aproveitou um penálti para repor, de imediato, um novo empate no jogo e repetiu a façanha, mais duas vezes, materializando um período mais atrevido dos barcelenses − e mais acidentado do lado verde e branco, com a décima falta e dois cartões azuis − até ao 5-3. Para fazer frente a esta reviravolta − mais uma − Font ainda ameaçou pelo meio, enquanto, a seguir, Luís Querido, numa quarta tentativa de livre directo, já não teve a mesma pontaria.

REACÇÃO VALEU UM PONTO

Apesar do duro volte-face, o Sporting CP não se deixou intimidar e ainda teve uma palavra a dizer em Barcelos. Primeiro, os Leões responderam na mesma moeda: atingida a décima falta dos locais, Ferran Font voltou a ser eficaz na bola parada e marcou o 5-4 – chegando, assim, à marca redonda dos 200 golos marcados de Leão ao peito.

RECUPERAÇÃO DITA EMPATE NA CATALUNHA

Na última quinta-feira, os Leões foram a casa do Reus Deportiu empatar 2-2 na quarta jornada da fase de grupos da WSE Champions League. As muitas tentativas Leoninas esbarraram novamente, e tal como

acontecera no Pavilhão João Rocha, na inspiração do guarda-redes Càndid Ballart, que só não segurou os remates de João Souto e de Ferran Font, já dentro dos oito minutos finais, quando o Sporting CP estava a perder por 2-0.

9 de Março de 2023 | WSE Champions League − Grupo D − 4.ª jornada | Palau d’Esports del Reus Deportiu, Espanha

REUS DEPORTIU

Marc Julià (19’ e 34’)

SPORTING CP 2 ‑2

(1-0 ao intervalo)

João Souto (42’) Ferran Font (49’)

Sporting CP: Ângelo Girão [C] [GR], João Almeida, Ferran Font, Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero e Zé Diogo Macedo [GR]. Treinador: Alejandro Domínguez. Disciplina: cartão azul para Toni Pérez.

Já a menos de dez minutos do fim, Alessandro Verona foi oportuno e reestabeleceu a igualdade num jogo tão igualado como frenético. E a discussão seria mesmo até ao fim, mas já sem efeitos práticos. Seguiram-se alguns vaivéns em pista, oportunidades para os dois

emblemas, mas nenhuma das equipas arriscou em demasia e o empate acabou por ser definitivo.

Nota: O desfecho da recepção Leonina, de ontem à noite, à AJ Viana só foi conhecido após a hora de fecho desta edição.

ALEJANDRO DOMÍNGUEZ: “ESTA É UMA PISTA MUITO DIFÍCIL”

Gonzalo Romero (7’)

João Souto (15’) Ferran Font (22’, 43’)

Alessandro Verona (46’)

Sporting CP: João Almeida, Ferran Font, Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Ângelo Girão [GR] [C], Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR] e Gonzalo Romero. Treinador: Alejandro Domínguez. Disciplina: Cartão azul a João Souto e Romero.

No fim do jogo, o treinador dos Leões analisou o duro embate em declarações ao  Jornal Sporting “Esta é uma pista muito difícil e o OC Barcelos é uma equipa com capacidade para conseguir coisas. Sabíamos que era muito importante seguir o nosso plano, sendo defensivamente muito rigorosos e, depois, gerir a posse de bola com muito critério para não correr o risco dos contra-ataques adversários. Estou feliz porque conseguimos isso, deu resultado, mas a

eficácia do adversário nas bolas paradas foi altíssima. Depois, conseguimos anular essa desvantagem sem nunca perder de vista aquilo que tínhamos de fazer”, resumiu, antes de reconhecer que valoriza o ponto somado como “positivo, quer pela matemática, digamos assim, quer pelo rendimento da equipa”.

Com cinco jornadas por jogar nesta fase regular, Alejandro Domínguez confessou-se “optimista”, realçando que o foco é, acima de tudo, “a final”,

nos  play-offs. “Enquanto matematicamente pudermos sonhar, sonharemos, mas não depende só de nós conseguir o primeiro lugar”, acrescentou, antes de, por fim, enaltecer o apoio verde e branco em Barcelos. “Fizeram muito barulho e ajudaram-nos muitíssimo. Esta é uma pista hostil, com muita gente e que pressiona, mas em muitos momentos os nossos adeptos fizeram-se ouvir e no fim do jogo fomos agradecer-lhes. São sempre necessários”, frisou.

26 - SPORTING 3915
ÉPOCA 2023 SURF Open Day Surf Entra na onda à Leão! Link para inscrição: https://tinyurl.com/SCPopendaySurf2023 Incluído na aula: fato de surf neopreno, prancha e seguro Praia do Rei (Costa da Caparica) 25 de Março e 1 de Maio 8 aos 14 anos Inscreve-te já através do QR code AF SPORTING TRIAL DAYS SURF JORNAL MEIA PAG.pdf 1 14/03/2023 17:47 Inscrições abertas! Inscrições feriasdeleao@sporting.pt 21 600 61 60 Centro de Atendimento Visita ao Estádio e Museu Sporting, actividades desportivas no Multidesportivo e Pavilhão João Rocha, treino de futebol na Academia Cristiano Ronaldo e muito mais! Aproveita as férias da Páscoa e vem divertir-te connosco! 9h00 - 18h00 6 - 16 anos 10 a 14 ABRIL AF Férias Leão Pascoa JORNAL SCP Meia Pag.pdf 1 10/03/23 11:44

100 M LIVRES

12.º Carolina Gomes 1’02’’91

20.º Catarina Belchior 1’04’’78

200 M LIVRES

14.º Carolina Gomes 2’18’’12

400 M LIVRES

2.º Francisca Mesquita 4’31’’52

7.º Leonor Santos 4’46’’60

10.º Maria Amado 4’52’’90

800 M LIVRES

4.º Leonor Santos 9’51’’37

17.º Leonor Canhão 11’00’’75

50 M COSTAS

8.º Érica Reis 33’’46

9.º Maria Amado 33’’47

11.º Anastacia

Tshesnovska 33’’74

100 M COSTAS

6.º Maria Amado 1’12’’17

8.º Anastacia

Tshesnovska 1’12’’77

14.º Daniela Santos 1’18’’23

200 M COSTAS

5.º Maria Amado 2’31’’90

6.º Leonor Santos 2’32’’13

7.º Érica Reis 2’33’’09

Etapa) FASE DE GRUPOS

Sporting CP B 3-0 Insanity PT

Sporting CP B 3-1 Paintball

Jaws

Sporting CP B 3-0 Relâmpagos Paintball

MEIAS-FINAIS

Sporting CP B 3-0 Nest PT

FINAL

Sporting CP B 3-0 Rangers PC - VENCEDOR

POLO AQUÁTICO

Sub-14 Mx - Camp. Reg. Sporting CP 15-9 Lagoa AC

RUGBY MASCULINO

Sub-19 - Torn. Reg. Silver

18/03 – SÁBADO HÓQUEI EM PATINS

Competição: Taça de Portugal – Quartos-de-final Jogo: Sporting CP vs. GRF Murches Horário e local: 15h00 – Pavilhão João Rocha

Transmissão: directo e exclusivo

VOLEIBOL

Competição: Liga Una Seguros – Elite – Meias-finais – Jogo 1

Jogo: Sporting CP vs. AJ Fonte do Bastardo Horário e local: 18h30 – Pavilhão João Rocha

Transmissão: directo e exclusivo

19/03 – DOMINGO

VOLEIBOL

Competição: Liga LIDL – Elite – Meias-finais – Jogo 1

Jogo: Sporting CP vs. Leixões SC Horário e local: 18h00 – Pavilhão João Rocha

Transmissão: directo e exclusivo

SPORTING 3915 - 29
Sporting/Belas 7-20 Barbarians
Torneio Reg./Sul1 Direito/Galiza 10-24 Sporting/ Belas Sporting CP Iniciados - Camp. Nac. CN Ginástica 1-3 Sporting CP FEMININO Seniores - Taça Portugal Sporting CP 3-1 Porto Volei Sporting CP 3-2 AJM/FC Porto - VENCEDOR Sub-21 - Camp. Nac. Sporting CP 3-1 SO Marinhense Juniores - Camp. Nac. AV Atlântico 0-3 Sporting CP Juvenis - Camp. Nac. SC Caldas 1-3 Sporting CP Cadetes - Camp. Nac. AV Atlântico 0-3 Sporting CP Iniciados - Camp. Nac. Sporting CP 3-1 Sintra Volei Iniciados - Torn. Encerr. PAP Sporting CP B 3-2 AD Marista B Infantis - Torn. Encerr. PAP Sporting CP 1-3 GD Sesimbra geral@leoesdeportugal.pt 217516847 | 964544810 PARTIDA PROGRAMA CHEGADA Junto à Clínica CUF do Estádio José Alvalade pelas 10h00 V s ta ao Museu dos Coches Almoço e convívio Leonino Ao mesmo local pelas 16h00 DONATIVO 17 Leões Utentes do Centro de Dia 20 Leões Associados 25 Leões Novos Amigos
Sub-16 -

10H00 Masters

SPORTING CP

Torneio Master Cidade de Estarreja

Comp. Desporto e Lazer

Estarreja

15H30 Masters

SPORTING CP

Torneio Master Cidade de Estarreja

Comp. Desporto e Lazer

Estarreja

DOMINGO, 19 DE MARÇO

9H30 Masters

SPORTING CP

Torneio Master Aminata

Piscina Aminata Évora Clube de Natação

PESCA DESPORTIVA

DOMINGO, 19 DE MARÇO

9H00 Seniores

SPORTING CP

Camp. Reg. Ind.

Barragem de Magos

PÓLO AQUÁTICO

DOMINGO, 19 DE MARÇO

15H00 Sub-14

SPORTING CP vs. Aminata

3ª jorn. Camp. Reg.

Piscina da Abóbada (Cascais)

RUGBY

DOMINGO, 19 DE MARÇO

11H00 Sub-16 Masc.

SPORTING/BELAS vs. “Os

Belenenses”

7ª jorn. Torneio Reg./Sul 1

Campo 4 Estádio Univ. Lisboa

13H00 Seniores Fem.

SPORTING CP vs. AEESA

Coimbra

Quartos Final Taça Portugal

Campo 4 Estádio Univ. Lisboa

16H00 Seniores Masc.

SPORTING CP vs. “Os

Belenenses”

14ª jorn. Z. Sul Camp. Nac.

2ªDiv

Campo 2 Estádio Univ. Lisboa

TÉNIS DE MESA

SEXTA, 17 DE MARÇO

20H00 Seniores Fem.

SPORTING CP vs. Ala

Nun’Álvares

10ª jorn. Fase Reg. Camp. Nac.

1ªDiv

Pavilhão Bombeiros de Alvalade

SÁBADO, 18 DE MARÇO

15H00 Seniores Masc.

SPORTING vs. CD 1º Maio

14ª jorn. 1ªfase Camp. Nac.

1ªDiv

Multidesportivo Sporting

DOMINGO, 19 DE MARÇO

11H00 Seniores Masc.

SPORTING CP vs. CD São

Roque

15ª jorn. 1ªfase Camp. Nac.

1ªDiv

Multidesportivo

11H00 Seniores Fem.

SPORTING CP vs. Os Ugas -

ADC Ega

11ª jorn. Fase Reg. Camp. Nac.

1ªDiv

Pavilhão Bombeiros de Alvalade

TIRO

SÁBADO, 18 DE MARÇO

9H00 PStd 25 m / P 50 m

SPORTING CP

Torn. Abertura FPT

CDN Jamor (Oeiras)

DOMINGO, 19 DE MARÇO

9H00 P 25 m / PPC 25 m / C

3x20

SPORTING CP

Torn. Abertura FPT

CDN Jamor (Oeiras)

TIRO COM ARCO

DOMINGO, 19 DE MARÇO

9H30 Escalão

SPORTING CP

1ª Prova FIELD

Pavilhão Regibó Cernache (Coimbra)

TRIATLO

SÁBADO, 18 DE MARÇO

13H00 Sub-23

HUGO FIGUEIREDO

Camp. Europa Duatlo Caorle (Itália)

VOLEIBOL

SÁBADO, 18 DE MARÇO

10H00 Cadetes Fem.

SPORTING CP vs. CR Piedense

3.ª jorn. Série D Camp. Nac.

Multidesportivo Sporting

12H00 Cadetes Masc.

SPORTING CP vs. SL Benfica

3.ª jorn. Série D Camp. Nac.

Multidesportivo Sporting

15H00 Infantis Masc.

SPORTING CP vs. CV Oeiras

1.ª jorn. Série C Camp. Nac.

Pav. Esc. Bás. Fernando Pessoa

17H00 Iniciados Masc.

SPORTING CP vs. CV Oeiras

2.ª jorn. Série C Camp. Nac.

Pav. Esc. Bás. Fernando Pessoa

17H00 Iniciados Fem.

CN Ginástica vs. SPORTING CP

2.ª jorn. Série D Camp. Nac.

Pav. CNG (Parede)

18H00 Sub-21 Fem.

AD Marista vs. SPORTING CP

11.ª jorn. Últimos/Sul Camp.

Nac.

Ext. Marista Lisboa

18H00 Juniores Masc.

Figueira VC vs. SPORTING CP

5ª jorn. Série D Camp. Nac.

Pav. Escola Infante D. Pedro

Buarcos

18H30 Seniores Masc.

SPORTING CP vs. Fonte

Bastardo

Jogo 1 Meias-finais Liga Una

Seguros

Pavilhão João Rocha

20H30 Juvenis Fem.

SPORTING CP vs. SL Benfica

4ª jorn. Série C Camp. Nac.

Pavilhão João Rocha

DOMINGO, 19 DE MARÇO

10H00 Iniciados Fem.

Sal. Lisboa vs. SPORTING CP B

Torn. Enc. PAP

Pav. Salesianos Lisboa

11H00 Infantis Fem.

CD Alverca vs. SPORTING CP B

Torn. Enc. PAP

Pav. Esc. Gago Coutinho (Alverca)

15H00 Juniores Fem.

SPORTING CP vs. SL Benfica

5ª jorn. Série C Camp. Nac.

Pavilhão João Rocha

18H00 Seniores Fem.

SPORTING CP vs. Leixões SC

Jogo 1 Meias-finais Liga LIDL

Pavilhão João Rocha

18H00 Sub-21 Masc.

SPORTING CP vs. CN

Ginástica

15.ª jorn. Camp. Nac.

Multidesportivo Sporting

XADREZ

DOMINGO, 19 DE MARÇO

15H00 Equipa

AR Telheiras A vs. SPORTING CP A

Ronda 5 Taça AXL

Hotel Roma (Lisboa)

15H00 Equipa

Mata Benfica C vs. SPORTING CP B

Ronda 5 Taça AXL

Hotel Roma (Lisboa)

*Informação sujeita a alterações após o fecho de edição. Consulte a agenda actualizada em sporting.pt

SPORTING 3915 - 31
2023/03/16 5ªFeira 5 603199 000490 03915

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.