FUNDADO EM 31 MARÇO 1922 • N.º 3914 • QUINTA-FEIRA, 09 MARÇO 2023 • SPORTING.PT • SEMANAL • ANO 100 • 1€ (IVA INCLUÍDO) • DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO O MAIS ANTIGO JORNAL DE CLUBE DO MUNDO
ORGULHO LEONINO
Foi a melhor participação de sempre de atletas do Sporting Clube de Portugal nos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, com uma medalha de ouro, outra de prata e duas de bronze. Os heróis foram, respectivamente, Auriol Dongmo (lançamento do peso) Andriy Protsenko (salto em altura) e, no terceiro lugar do pódio, Patrícia Mamona (triplo salto) e Roman Kokoshko (lançamento do peso). Destaque ainda para o recorde de Portugal de João Coelho nos 400 metros e para o honroso quarto lugar alcançado por Jéssica Inchude (lançamento do peso) e Tiago Pereira (triplo salto). Na página 17 deste Jornal Sporting poderá ver todos os resultados de Leoas e Leões nestes Campeonatos da Europa.
A super campeã Dongmo venceu a competição com um lançamento de 19,76 metros, a melhor marca europeia do ano, mas a sua ambição era ainda mais alta: “Queria chegar aos 20 metros e era para isso que tinha trabalhado”. Mesmo assim, admitiu que não cabia em si de felicidade: “Competir enquanto detentora do título trouxe mais responsabilidade, mas tudo correu bem e por isso estou muito feliz”. Felizes ficaram também todos os Sportinguistas com mais esta demonstração de força e de talento dos nossos atletas e do atletismo Leonino.
VITÓRIAS A VERDE E BRANCO
Miguel Braga
VENCEU A COMPETIÇÃO COM UM LANÇAMENTO DE 19,76 METROS, A MELHOR
MARCA EUROPEIA DO ANO, MAS A SUA AMBIÇÃO ERA
AINDA MAIS ALTA: “QUERIA CHEGAR AOS 20 METROS
E ERA PARA ISSO QUE TINHA TRABALHADO”, GARANTINDO TAMBÉM QUE “TUDO CORREU
BEM” E QUE, POR ISSO, ESTÁ “MUITO FELIZ”.
Outro atleta que se destacou na passada semana foi André Santos, que revalidou o título de Campeão do Mundo WAKO Pro em K1 66,8 kg. O palco desta conquista do kickboxing foi o Pavilhão Desportivo de Vilarinho do Bairro, em Anadia: “O título ficou em casa e isso significa muito porque é para isto que trabalhamos todos os dias. Fico muito contente por ganhar mais um título para mim, para a minha família, para o meu clube e para o meu país”. Que se repitam as conquistas é o desejo de todos nós.
Antes do jogo que se realiza hoje na UEFA Europa League, frente ao Arsenal FC, a equipa de Rúben Amorim foi ao Algarve jogar e vencer o Portimonense SC por 0-1, naquela que foi a centésima vitória do treinador à frente da equipa Leonina: “É mais uma vitória, as primeiras 100 já passaram, agora vamos a mais 100”, ambicionou Amorim no final da partida. Com esta conquista, o treinador tornou-se no terceiro técnico na história do Sporting CP a atingir este feito. À frente do nosso actual treinador, estão apenas József Szabó (com um total de 206 triunfos, entre 1937 e 1945 e 1953/1954) e ainda Paulo Bento (117 jogos vitoriosos, de 2005 a 2009). Sim, que venham as próximas 100. Na próxima jornada, a equipa recebe em Alvalade o Boavista FC e o objectivo mantém-se: conquistar os três pontos e fazer melhor do que na primeira volta. Acreditamos na equipa!
PROPRIEDADE: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL DIRECTOR: ANDRÉ BERNARDO COORDENADORA: MAFALDA JERÓNIMO BARBOSA || MJBARBOSA@SPORTING.PT COORDENADOR‑ADJUNTO: LUÍS SANTOS CASTELO || LSCASTELO@SPORTING.PT REDACÇÃO: MARIA GOMES DE ANDRADE || MGANDRADE@SPORTING.PT; PEDRO FERREIRA || PSFERREIRA@ SPORTING.PT; XAVIER COSTA || XRCOSTA@SPORTING.PT FOTOGRAFIA: ISABEL SILVA; JOÃO PEDRO MORAIS; JOSÉ LORVÃO COLABORADORES PERMANENTES: JUVENAL CARVALHO; MIGUEL BRAGA; PEDRO ALMEIDA CABRAL; TITO ARANTES FONTES AGENDA E RESULTADOS: JOÃO TORRES || JBTORRES@SPORTING.PT EDITOR E SEDE DA REDACÇÃO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE, RUA PROFESSOR FERNANDO DA FONSECA, APARTADO 4120, 1501‑806
2 - SPORTING 3914
LISBOA, PORTUGAL TELEFONE: +351 217 516 155 E‑MAIL: MEDIA@SPORTING.PT NIF: 500 766 630 REGISTO ERC: 100313 TIRAGEM: 9500 EXEMPLARES DEPÓSITO LEGAL: 48492/91 DISTRIBUIÇÃO: VASP, QUINTA DO GRAJAL – VENDA SECA 2739‑511 AGUALVA CACÉM IMPRESSÃO: WGROUP ESTRADA DE SÃO MARCOS, Nº 27, 2735‑521 AGUALVA CACÉM ESTATUTO EDITORIAL: HTTPS://WWW.SPORTING.PT/PT/JORNAL/ESTATUTO‑EDITORIAL ASSINATURAS: E‑MAIL: ASSINATURAJORNAL@SPORTING.PT LINHA SPORTING 707 20 44 44 INTERNACIONAL +351 30 997 1906 (segunda a sexta‑feira das 10h00 às 20h00)
EDITORIAL
A SUPER CAMPEÃ DONGMO
LENDAS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Vítor Manuel de Jesus Gonçalves, mais conhecido por ‘Baltasar’ no mundo do futebol, nasceu a 13 de Maio de 1948, na Trafaria, e revelou-se um jogador extremamente fiável na década de 1970, ora como médio, ora como lateral esquerdo.
Em seis temporadas de Leão ao peito, Baltasar somou 130 jogos, marcou 12 golos e venceu uma ‘dobradinha’ em 1973/1974, quando o Sporting CP juntou as conquistas do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal. Foi ainda Prémio Stromp em 1976 e somou uma internacionalização A por Portugal. Assim, o polivalente jogador é a Lenda a recordar nesta edição.
FUTEBOL 1948
SPORTING 3914 - 3
BALTASAR
FIÁVEL EM DIFERENTES POSIÇÕES, BALTASAR FAZIA DA SUA POLIVALÊNCIA E REGULARIDADE ARMAS SEMPRE INDISPENSÁVEIS EM QUALQUER EQUIPA. DE LEÃO AO PEITO
VENCEU OS ÚNICOS TÍTULOS DA SUA CARREIRA E CHEGOU A INTERNACIONAL A POR PORTUGAL.
Desde cedo com uma bola nos pés, o jovem Vítor Gonçalves − acabaria por vingar como ‘Baltasar’ no futebol – começou a jogar nas camadas jovens do GD Pescadores da Costa da Caparica, emblema local. Destacou-se logo acima dos restantes e aos 16 anos já tinha jogado pela equipa principal, continuando a subir, degrau a degrau, a ‘escada’ do futebol nacional.
Primeiro, transferiu-se para o Seixal FC, da II Divisão, mas foi no Atlético CP que se mostrou em pleno, sobretudo como lateral esquerdo. No emblema de Alcântara, subiu à I Divisão, chamou a atenção de vários emblemas e, dois anos depois, voltaria a descer, porém Baltasar tinha chegado para ficar.
O salto foi grande, mas o então polivalente jogador de 25 anos não teve ‘vertigens’ e assinou pelo Sporting Clube de Portugal. À sua versatilidade para fazer várias posições em campo, o voluntarioso Baltasar aliava-lhe sempre muita entrega, destacando-se sempre como um verdadeiro jogador de equipa. Desta forma, na primeira época foi desde logo muito utilizado pelo treinador Mário Lino − o 12.º com mais minutos acumulados – numa época de 1973/1974 que seria histórica para os Leões.
Se no Campeonato Nacional ninguém fez frente à máquina goleadora verde e branca − em 30 jogos, 96 golos marcados, 46 deles apontados pelo Bota de Ouro Yazalde −, a essa conquista, que devolveu o título a Alvalade três épocas depois, os Leões ainda lhe somaram a Taça de Portugal. ‘Dobradinha’ numa época de estreia de sonho para Baltasar.
Em Portugal, os Leões rugiram mais alto e foi por pouco que a prestação europeia não abrilhantou ainda mais essa temporada. O Sporting CP cairia apenas nas meias-finais da Taça das Taças − uma década depois de terem levantado o troféu − às mãos do FC Magdeburg, que acabaria por sagrar-se campeão. Nessa caminhada, Baltasar deixou a sua marca com um golo na primeira mão dos ‘quartos’ aos suíços do FC Zurich. Ora, mesmo não sendo uma das suas principais características, o versátil médio apontou cinco golos na sua primeira temporada de Leão ao peito, totalizando 12 ao longo dos 130 jogos que vez nas suas seis épocas em Alvalade. Curiosamente, um dos seus tentos mais decisivos deu-se num dos Clássicos mais controversos da História. Já a cumprir a sua segunda temporada de verde e branco, em 1975, o Sporting CP visitou o FC Porto e rapidamente chegou ao 0-2 num Estádio das Antas invadido por um nevoeiro cerrado. Depois, seguir-se-ia um episódio tão surrealista que ainda hoje é lembrado: Fernando Gomes, de cabeça, atirou ao lado da baliza de Vítor Damas, mas, graças à rápida acção de um apanha-bolas que introduziu o esférico no fundo das redes, o golo-fantasma seria incrivelmente validado, estabelecendo o 2-2. Os Leões, nesse instante, ainda ficariam reduzidos a dez jogadores, no entanto conseguiriam ultrapassar todas as contrariedades para acabar vencendo em casa do rival. Baltasar, de cabeça, foi o responsável pela façanha.
Já no ano a seguir, pela sua abnegada forma de jogar e regularidade, Baltasar seria distinguido com um Prémio Stromp, na categoria, Atleta Profissional, e chegaria ao patamar de internacional. Em Março de 1977, fez o seu único jogo pela selecção nacional A, num amigável vencido frente à Suíça por 1-0. Deixaria Alvalade aos 31 anos, em 1979, tendo-se destacado sempre como uma peça sempre fiável na equipa. No escalão principal ainda representou o CF “Os Belenenses” e o Vizela FC, onde fez parte da histórica subida à I Divisão, pouco antes de pendurar as chuteiras.
4 - SPORTING 3914
Texto: Xavier Costa Fotografia: Museu Sporting – Centro de Documentação
Baltasar com a listada verde e branca
Sem esperas. Sem filas. Mãos livres. Recebe em casa.
O serviço que te permite comprar um produto em Loja, sair sem filas, com as mãos livres e receberes onde quiseres.
Perfeito para o Dia de Jogo.
1 - Escolhe o teu produto
2 - Faz Scan do QR Code na etiqueta
3 - Compra Online
4 - Recebe em casa
Portes grátis para encomendas acima de 50€
FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL
PAULINHO SALTOU DO BANCO PARA RESOLVER COM CLASSE
AVANÇADO ENTROU PARA OS 15 MINUTOS FINAIS E, LOGO A SEGUIR, APONTOU UM GOLO DE BELO EFEITO QUE DEU A VITÓRIA AO SPORTING CP NO RECINTO DO PORTIMONENSE SC (0-1).
Um excelente gesto técnico deu a Paulinho o golo da vitória no Algarve
Texto: Luís Santos Castelo
Fotografia: José Lorvão
Num jogo de sentido único e que, se a justiça no futebol fosse um dado adquirido, teria acabado com uma goleada, a equipa
principal de futebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa do Portimonense SC, no último sábado, vencer por 0-1 na 23.ª jornada da Liga Portugal. Paulinho acabou por ser o herói ao saltar do banco de suplentes para, já
4 de Março de 2023 | Liga Portugal − 23.ª jornada | Portimão Estádio
PORTIMONENSE SC
0 - 1
(0-0 ao intervalo)
dentro do quarto de hora final, apontar o golo que valeu três pontos.
Com as bancadas destinadas aos Sócios e adeptos Leoninos cheias no Portimão Estádio, Rúben
Amorim promoveu cinco alterações no 11 inicial, com Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio,
SPORTING CP
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ousmane Diomande, Sebastián Coates [C] (Matheus Reis, 60’), Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte (Paulinho, 74’), Hidemasa Morita, Nuno Santos (Jeremiah St. Juste, 85’), Marcus Edwards (Francisco Trincão, 85’), Pedro Gonçalves e Youssef Chermiti. Treinador: Rúben Amorim. Disciplina: cartão amarelo para Sebastián Coates (33’) e Ricardo Esgaio (36’).
6 - SPORTING 3914
Ousmane Diomande, de apenas 19 anos, realizou uma exibição bastante sólida
Paulinho (77’)
Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte e Youssef Chermiti a serem titulares nos lugares de Jeremiah St. Juste, Matheus Reis, Héctor Bellerín, Francisco Trincão e Paulinho.
A equipa escolhida e o plano de jogo acabaram por revelar-se certeiros, uma vez que o Sporting CP dominou desde o primeiro minuto e foi criando cada vez mais oportunidades de
golo, pecando apenas na hora de finalizar. As investidas de Nuno Santos, Manuel Ugarte e Gonçalo Inácio deram os primeiros avisos, mas foi aos 16 minutos que a baliza algarvia começou a ser verdadeiramente ameaçada
− Marcus Edwards, servido por Ousmane Diomande, que esteve a um nível elevado, atirou às malhas laterais.
Pouco depois, Hidemasa Morita
descobriu Nuno Santos e este deu o golo a Pedro Gonçalves, que, em excelente posição, rematou por cima. Pouco depois, foi o próprio Pedro Gonçalves a cruzar para Marcus Edwards, ao segundo poste, falhar de forma algo surpreendente.
Mais perto do intervalo, e depois de consultar o VAR, o árbitro Gustavo Correia mudou um livre directo para um penálti num lance entre Ouattara e Nuno Santos. Era a oportunidade perfeita para, finalmente, chegar o 0-1, mas Pedro Gonçalves acabou por falhar o alvo na conversão do castigo máximo. No final da primeira parte, 1-9 em remates e 24%-76% em posse de bola de acordo com as estatísticas da Liga Portugal.
As chances de golo continuaram a aparecer para o segundo tempo. Aos 47 minutos, a tentar cortar, Park enviou a bola contra a própria barra e, pouco depois, Pedro Gonçalves rematou de fora da área para excelente defesa de Kosuke para canto. O guarda-redes do Portimonense SC foi a melhor unidade da equipa visitada e evitou vários tentos do emblema de Alvalade.
Já com Matheus Reis em campo no lugar de Sebastián Coates,
RÚBEN AMORIM: “VITÓRIA JUSTA DE QUEM ACREDITOU SEMPRE”
No final, Rúben Amorim marcou presença na conferência de imprensa e comentou a partida.
Depois de se mostrar “satisfeito” por ter chegado às 100 vitórias de Leão ao peito, o treinador comentou os três pontos conquistados no Algarve.
“Equipa foi superior ao adversário, atacou e defendeu bem. Criámos muitas ocasiões e não deixámos o Portimonense SC criar muitas. O que mais gosto dos jogos é isso: ver a minha equipa jogar ao nível que consegue. Devíamos ter feito mais golos, mas é uma vitória justa de uma equipa que acreditou sempre. Foi importante não sofrer golos outra vez e não deixar o Portimonense SC criar grandes ocasiões. Controlámos sempre muito bem o jogo”, começou por dizer aos jornalistas na sala de imprensa do Portimão Estádio.
Questionado sobre a dupla Youssef Chermiti-Paulinho, Rúben Amorim garantiu que sempre soube “que podem jogar juntos”, mas reforçou que a equipa técnica troca “os jogadores consoante as características do jogo”.
“Quando for preciso, estarão os dois na área. Noutros jogos, estará apenas um ou não estará nenhum”, afirmou.
Pedro Gonçalves isolou Ricardo
Esgaio na direita e este atirou para nova intervenção de Kosuke, que voltaria a ser gigante quando Pedro Gonçalves − assistido por Marcus Edwards − apareceu à sua frente e tentou o golo. Pelo meio, o camisola 28 acertou no poste adversário, confirmando que estava num dia repleto de pouca sorte.
A 15 minutos do fim, Paulinho substituiu Manuel Ugarte e a substituição foi decisiva: poucos instantes depois, um cruzamento milimétrico de Pedro Gonçalves encontrou o avançado e este, com um excelente gesto técnico à
ponta de lança, finalizou com sucesso. Foi o 12.º golo do internacional português em 2022/2023. Entraram, então, Francisco Trincão e Jeremiah St. Juste para as saídas de Marcus Edwards e Nuno Santos e o Portimonense SC ainda tentou, num último suspiro, o empate, mas Antonio Adán respondeu ‘presente’ nos minutos finais e a vitória regressou no autocarro verde e branco. Depois de quatro vitórias consecutivas, o Sporting CP recebe hoje, quinta-feira, o Arsenal FC para a primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Europa League.
100 VITÓRIAS MERECERAM DISTINÇÃO
O triunfo em Portimão foi o 100.º de Rúben Amorim enquanto treinador do Sporting CP em todas as competições (e em 144 jogos). No domingo, no dia a seguir ao feito, a equipa técnica recebeu do Clube um galardão a assinalar essa marca.
SPORTING 3914 - 7
Pedro Gonçalves foi dos Leões que mais tentou o golo
A equipa verde e branca agradeceu o forte apoio sentido no Portimão Estádio
FUTEBOL EQUIPA B
TUDO CORREU MAL NOS AÇORES
CONVOCATÓRIA
CONVOCATÓRIA
Convoca-se a Assembleia Geral de LEÕES DE PORTUGAL – ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SPORTINGUISTA, IPSS, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 22.º n.º 2 alínea b) e n.º 5 dos Estatutos, para reunir, em sessão ordinária, no próximo dia 28 de Março, às 19 horas, na sede social, com a seguinte ordem de trabalhos:
SÓ UM PONTAPÉ DE PENÁLTI FOI CAPAZ DE DESBLOQUEAR UM JOGO MUITO EQUILIBRADO NO ESTÁDIO JOÃO PAULO II, ANTES DE OS JOVENS LEÕES FICAREM REDUZIDOS A DEZ E SOFREREM O 2-0 JÁ NA COMPENSAÇÃO.
Texto: Xavier Costa
Fotografia: FPF
Convoca-se a Assembleia Geral de LEÕES DE PORTUGAL –ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SPORTINGUISTA, IPSS, nos e para os efeitos do disposto no artigo 22.º n.º 2 alínea b) e n.º 5 Estatutos, para reunir, em sessão ordinária, no próximo dia 28 de às 19 horas, na sede social, com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto 1 – Apreciação e votação do relatório e contas do exercício de 2022 e do competente parecer do Conselho Fiscal.
Ponto 1 – Apreciação e votação do relatório e contas do exercício de 2022 e do competente parecer do Conselho Fiscal.
Ponto 2 – Divulgação aos associados do projecto de livro intitulado “Leões de Portugal – história, exemplo, missão, desafios e futuro”
Ponto 3 – Outros assuntos
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, no último domingo, à ilha Terceira, nos Açores, onde caiu por 2-0 diante do GD Fontinhas na 21.ª − e penúltima − jornada da série B da Liga 3. Para enfrentar o 11.º − e penúltimo – classificado, que, porém, chegava motivado de uma vitória em casa da UD Leiria (1-2), Filipe Çelikkaya fez três alterações relativamente ao onze que bateu o Oliveira do Hospital FC (2-1), lançando Diego Calai, David Monteiro e Flávio Nazinho de início.
hora marcada, não houver o quorum legalmente previsto, a Assembleia funcionará, em segunda convocação, meia hora depois, qualquer número de associados presentes.
Ponto 2 – Divulgação aos associados do projecto de livro intitulado “Leões de Portugal – história, exemplo, missão, desafios e futuro”
Ponto 3 – Outros assuntos
documentos para apreciação e votação estarão disponíveis aos associados, para consulta, na sede social e nas horas normais de expediente, a partir do dia 28 de Março.
Lisboa, 9 de Março de 2023
O ascendente pertenceu desde logo ao GD Fontinhas, que entrou melhor e logo a abrir testou Diego Calai por três vezes, com o guardião a mostrar-se sempre atento e pleno de reflexos – na segunda ainda contou com a ajuda da barra. Superadas as dificuldades para impor o seu jogo, a equipa B reequilibraria a partida e seguir-se-ia uma fase de maior encaixe entre as duas equipas, com mais luta a meio-campo e pouca acção perto de ambas as balizas.
O PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA-GERAL
Se, à hora marcada, não houver o quorum legalmente previsto, a Assembleia funcionará, em segunda convocação, meia hora depois, com qualquer número de associados presentes.
Os documentos para apreciação e votação estarão disponíveis aos associados, para consulta, na sede social e nas horas normais de expediente, a partir do dia 28 de Março.
Carlos Alberto Ribeiro Pinto de Abreu
Lisboa, 9 de Março de 2023
O PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA-GERAL
Já na recta final dos primeiros 45 minutos, os jovens Leões soltaram-se e mostraram as garras até então escondidas: primeiro, Diogo Abreu, de fora da área, rematou forte mas ao lado e, a seguir, Joelson Fernandes irrompeu pela área para obrigar Rodolfo a fazer a sua primeira defesa no jogo. Apesar disso, nem o marcador nem a toada do jogo se alterariam. Sempre expectante, o GD Fontinhas mostrou-se capaz, mesmo assim, de causar estragos: numa bola parada um cabeceamento saiu ligeiramente ao lado e, depois, só uma mancha de Calai evitou males maiores.
Çelikkaya não esperou mais e tentou mudar o jogo a partir do banco com as entradas de Rodrigo Ribeiro e Samuel Justo, primeiro, e Afonso Moreira e João Ferreira, depois. No entanto, além de os Leões não encontrarem espaço na defesa açoriana, tudo se complicou aos 65 minutos. Uma má abordagem de David Monteiro dentro da área resultou num pontapé de penálti para o GD Fontinhas e Princebell encarregou-se de fazer o 1-0. Daqui em diante, o Sporting CP até subiu mais as suas linhas e foi à procura de uma resposta, mas continuou com dificuldades para ultrapassar a resistência terceirense, que passou também a jogar cada vez mais com o relógio. Por fim, tudo se torceu definitivamente quando Chico Lamba viu um cartão vermelho directo cinco minutos depois de ter entrado. Assim, já nada mais puderam fazer os jovens Leões, que
em período de descontos ainda viram Bonkat fixar o 2-0 final − em cima do apito final, Ragner viu o segundo amarelo por simulação e também acabou expulso. Com este desfecho, a equipa B verde e branca segue no quinto lugar, com 31 pontos, já sem hipóteses de alcançar uma vaga entre os quatro primeiros, que avançam para a fase de subida. Fica “uma dura aprendizagem”, disse no fim Çelikkaya, ciente ainda que o erro “faz parte do crescimento”, mas confiante, sobretudo, no futuro: “Claro que vão aprender, estão no início das suas carreiras e estas dores de crescimento vão dissipar-se com o tempo”.
Na próxima jornada, os jovens Leões encerram a série B, em casa, frente ao Caldas SC, num encontro entre duas equipas em igualdade pontual e que vai decidir quem fica com o quinto e o sexto postos.
5 de Março de 2023 | Liga 3 – Série B – 21.ª jornada | Estádio João Paulo II, Angra do Heroísmo
FONTINHAS
SPORTING CP 2 - 0 (0-0
Sporting CP: Diego Calai [GR], David Monteiro, João Muniz, Jesús Alcantar, Flávio Nazinho (João Ferreira, 69’), Diogo Abreu, Mateus Fernandes [C] (Chico Lamba, 79’), Rodrigo Marquês (Samuel Justo, 56’), Abdul Fatawu, Joelson Fernandes (Afonso Moreira, 69’) e Francisco Canário (Rodrigo Ribeiro, 56’). Treinador: Filipe Çelikkaya. Disciplina: Cartão amarelo a Marquês (27‘), Monteiro (66’), Calai (90+1’) e
8 - SPORTING 3914
GD
cartão vermelho a Lamba (84’).
ao intervalo)
Princebell (pp 65’) Bonkat (90+3’)
Jogo de muita luta não sorriu aos jovens Leões
OFFICIAL MAIN PARTNER FUTEBOL DE FORMAÇÃO MASCULINO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Promoções válidas nas lojas Agriloja em Portugal Continental, entre 1 e 30 de Março de 2023, salvo rutura de stocks, erro tipográfico ou erro de imagem. Adereços não incluídos. Os produtos deste anúncio podem não estar disponíveis em todas as lojas ou disponíveis apenas por encomenda. Os preços apresentados incluem IVA à taxa em vigor
ÁGUEDA ALMEIRIM ANADIA AVEIRO BARCELOS BEJA BRAGANÇA CADAVAL CALDAS DA RAINHA CARTAXO CASTELO BRANCO CHAVES ÉVORA FUNCHAL (Madeira) GUIMARÃES LEIRIA LOURINHÃ MAFRA MATOSINHOS OIÃ OLIVEIRA DO BAIRRO OVAR PENICHE POMBAL PONTA DELGADA (Açores) PONTE DE LIMA PORTALEGRE RIBEIRA GRANDE (Açores) SANTIAGO DO CACÉM SETÚBAL TAVIRA TOMAR TORRES NOVAS TORRES VEDRAS VISEU 1 A 30 MARÇO 2023 Conjunto de Varanda Akita Mesa + 2 Cadeiras AINDA MAIS BARATO 69,99€ 79,89€ Lavadora de Alta Pressão WR2 130BAR 1600W Cabo: 5m cód.: 0213396 P O UP E 25 % 159€ 215€ Animal não incluid o Casota p/ Cão (LxAxP) 92x90x89cm Material: Plástico cód.: 0157503 P O UP E 1 0 € 79,99€ 89,99€ AO SEU L ADO PARA A VIDA! C M Y CM MY CY CMY K ai167663341144_ANUNCIO_Jornal_SCP_25,3x33,5_9Março.pdf 2 17/02/2023 11:30:13
FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-23
RÉPLICA DOS SUB-23 VALEU EMPATE EM MATOSINHOS
DEPOIS DE MUITO CORRER
ATRÁS DO PREJUÍZO, A RESPOSTA LEONINA CHEGOU EM PLENO NA SEGUNDA PARTE E DOMINGOS ANDRADE, PERTO DO FIM, FOI O RESPONSÁVEL POR RESGATAR UM PONTO E REPOR ALGUMA JUSTIÇA NO MARCADOR.
Texto: Xavier Costa
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou, no passado domingo, o Leixões SC e empatou 1-1 na oitava jornada da fase de apuramento para a Taça Revelação, que marcou o início da segunda volta. Relativamente ao último onze apresentado no empate com o Rio Ave FC (1-1), os sub-23 Leoninos entraram em campo com seis alterações: Pedro Miguéis,
SUB-19
Marlon Júnior, Marco Cruz, Rafael Besugo, Martim Marques e Rafael Nel foram titulares.
Os jovens Leões até começaram com mais bola e a chegar com mais perigo à área adversária, porém, antes de cumprido o primeiro quarto de hora de jogo, o Leixões SC aproveitou uma rápida transição para inaugurar o marcador.
Com o golo, o jogo mudou de figura e o ascendente passou de imediato a pertencer a uma formação da casa apostada, cada vez mais, em sair rápido e de forma objectiva para o ataque. Do outro lado, o Sporting CP manteve a paciência na construção, mas apesar de ter intensificado o cerco à área do Leixões SC − Kiko Félix e Rafael Besugo tiveram as melhores oportunidades −, não houve efeitos prácticos e até foi a equipa de Matosinhos a ficar mais perto de marcar – de novo, num contra-ataque (40 em remates enquadrados ao
intervalo).
Assim, com o 1-0 a avançar para o segundo tempo, deram-se várias mexidas nos Leões, primeiro com as entradas de André Gonçalves e, depois, Emanuel Fernandes e Domingos Andrade. Pelo meio, o emblema de Matosinhos até teve três oportunidades flagrantes praticamente consecutivas, mas a melhoria verde e branca foi imediata.
Se Domingos Andrade, de longe, obrigou o guardião Mariani a aplicar-se por duas vezes na baliza, a seguir só faltou um último desvio ao cruzamento venenoso de Martim Marques. Os sub23 Leoninos estavam de volta à discussão e mais clara ainda foi a oportunidade que Kiko Félix teve a seguir, mas com tudo para igualar o marcador acabou por permitir uma nova defesa a Mariani.
À procura do já justificado empate, os jovens Leões mostraram a sua melhor cara nesta
BALDE DE ÁGUA FRIA EM BRAGA
NUM JOGO MUITO DISCUTIDO, RODRIGO DIAS, DE PENÁLTI, FICOU MUITO PERTO DE DAR
A VITÓRIA AO SPORTING CP, NÃO TIVESSE SURGIDO AOS
90+2’ O GOLO BRACARENSE
QUE FRUSTROU DE FORMA INGLÓRIA AS INTENÇÕES LEONINAS.
Texto: Xavier Costa
A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou, no passado sábado, o SC Braga e empatou 1-1 no encontro da quarta jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.
Foi com muita luta a meio-campo
que se iniciou o jogo e apesar do maior ascendente inicial dos Leões, pertenceu à equipa da casa a primeira ocasião de golo.
Ainda assim, o Sporting CP não se intimidou e manteve-se fiel à sua forma de jogar, dominando a posse de bola e tentando construir e criar com paciência. O equilíbrio e encaixe em campo, contudo, não foi fácil de desbloquear.
Foi já perto da meia hora de jogo que um pontapé de penálti desequilibraria a partida, com o lateral Rodrigo Dias a assumir a responsabilidade e, de pé esquerdo, atirou os juniores Leoninos para a frente do marcador – foi o primeiro golo da época para o defesa de 17 anos.
De seguida, os comandados de Pedro Coelho ainda tentaram acelerar e aproveitar o ímpeto do
fase, mas a devida recompensa só chegaria mais tarde, aos 85 minutos. Já com Lucas Anjos –de regresso após paragem prolongada – e Nicolai Skoglund dentro das quatro linhas, caiu finalmente o golo verde e branco: numa bola parada batida para o segundo poste, Domingos Andrade apareceu com tudo e apontou o 1-1. Antes, por sinal, Pedro Miguéis tinha respondido
afirmativamente a uma tentativa do Leixões SC.
O Sporting CP não parou por aqui e continuou a balancear-se para o ataque, voltando a ameaçar a baliza adversária num par de ocasiões, mas já sem sucesso. Com este empate, os jovens Leões somam 18 pontos nesta fase, seguem no segundo lugar à condição e na próxima jornada recebem o Portimonense SC.
5 de Março de 2023 | Liga Revelação – 2.ª fase – Apuramento para Taça Revelação – 8.ª jornada | Estádio do Mergulhão, Oliveira de Azeméis
LEIXÕES SC
SPORTING CP 1 - 1
golo, mas o encontro manteve-se muito discutido, com duelos sucessivos. No entanto, pouco antes do intervalo, Guilherme Santos, para o Sporting CP, e Dinis Rodrigues, para o SC Braga, ficaram perto de marcar. Ainda assim, 0-1 seria o resultado após uns primeiros 45 minutos bastante fechados (1-1 em remates enquadrados).
A toada de equilíbrio seguiu também para o segundo tempo, com muita luta e poucas aproximações a ambas as balizas – e muitas paragens. Se do lado bracarense, em desvantagem, o resultado obrigava a uma reacção, do lado verde e branco os sub-19 procuraram manter-se no controlo e Pedro Coelho foi refrescando a sua equipa com as entradas de, primeiro, Isnaba Mané e, mais tarde, Manuel Kissanga e
Jorge Alcobia (13’) Domingos Andrade (85’)
(1-0 ao intervalo)
Sporting CP: Pedro Miguéis [GR], Gonçalo Braga, João Pereira, Marlon Júnior (Emanuel Fernandes, 55’), David Moreira (André Gonçalves, 46’), Henrique Arreiol (Domingos Andrade, 55’), Marco Cruz [C] (Lucas Anjos, 68’), Rafael Besugo, Kiko Félix (Nicolai Skoglund, 80’), Martim Marques e Rafael Nel. Treinador: Tiago Teixeira. Disciplina: Cartão amarelo a Emanuel (70‘), Besugo (81’).
Tiago Parente.
À falta de 15 minutos para o apito final, a formação minhota − com apenas dois pontos nesta fase − subiu as suas linhas e começou a passar mais tempo com bola, mas apesar disso teve muitas dificuldades para criar situações claras de golo.
Com mérito também a nível defensivo, os jovens Leões reconfiguraram-se com a entrada do defesa Lucas Taibo para o centro da defesa e mostraram muita solidez até que, de repente, num pontapé de canto surgiu
tardiamente o empate bracarense. João Costa desviou a bola ao primeiro poste e estragou os planos do Sporting CP quando tinham sido acrescentados dez minutos de compensação. Ainda houve tempo para uma boa oportunidade para cada lado, mas já nada mudaria. Com este resultado em Braga, os juniores de Pedro Coelho, em terceiro lugar, atingem os sete pontos neste arranque da fase final − a dois da liderança − e enfrentam, na próxima jornada, o FC Porto, em Alcochete.
4 de Março de 2023 | Campeonato Nacional – Apuramento de Campeão – 4.ª jornada | Campo n.º 1 da Cidade Desportiva SC Braga
SC BRAGA
SPORTING CP 1 - 1
(0-1 ao intervalo)
João Costa (90+2’) Rodrigo Dias (pp 29‘)
Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva (Tiago Parente 71‘), Pedro Silva, Miguel Alves, Rodrigo Dias, Tiago Octávio (Manuel Kissanga, 71‘), Manuel Mendonça, Guilherme Santos, Pedro Sanca (Lucas Taibo, 81‘), Micael Sanhá (Ewandro Santos, 81‘) e Gabriel Tavares (Isnaba Mané, 57’). Treinador: Pedro Coelho. Disciplina: Cartão amarelo a Miguel Alves (37’), Octávio (71’), Guilherme Santos (74’).
10 - SPORTING 3914
FUTEBOL FORMAÇÃO SUB-17
GOLEADA MANTÉM LIDERANÇA DA TABELA
SUB-17 DERROTARAM O SCU TORREENSE POR CLAROS 0-4 E LEVAM JÁ TRÊS JOGOS SEM SOFRER GOLOS.
Líder da fase de apuramento de campeão a par do SL Benfica, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal deu mais um passo importante na luta pela revalidação do título nacional ao golear o SCU Torreense por 0-4, no domingo, em duelo referente à oitava jornada. Numa primeira parte dominada pelos Leões, o nulo no marcador ficou desfeito logo aos onze minutos, com João Infante a facturar a passe de Ivanildo Mendes. Pouco depois, aos 24 minutos,
SUB-15
o mesmo João Infante voltou a brilhar e consumou o bis, desta feita servido pelo capitão Rayhan Momade, golo que lhe permitiu ascender ao terceiro lugar da lista de artilheiros desta fase da competição, totalizando agora cinco remates certeiros (nove no total da presente temporada).
Na segunda metade, apesar das tentativas do adversário em ferir a baliza verde e branca, a turma orientada pelo técnico José João confirmou o favoritismo e voltou a superiorizar-se, marcando por mais duas vezes. O 0-3 chegou à passagem dos 58 minutos de jogo, com o defesa Konstantin
Nikitenko a dar o melhor seguimento a uma jogada na qual foi assistido por Geovany Quenda, sendo que depois seria mesmo este último a fechar a contagem, já aos 78 minutos, facturando pelo terceiro jogo nos últimos quatro disputados e atingindo o 18.º tento na época.
O Sporting CP, que leva já uma série de três partidas sem sofrer golos e destaca-se como a defesa menos batida do apuramento de campeão (apenas oito encaixados), tem novo desafio marcado para este sábado, dia 11 de Março, em Alcochete, frente ao actual terceiro classificado SC Braga.
LEÕES CEDEM TRÊS PONTOS NA INVICTA
SUB-15 AINDA EMPATARAM, MAS VIRAM O FC BOAVISTA PASSAR NOVAMENTE PARA A FRENTE (2-1).
Fotografia:
Vinda de dois triunfos sem qualquer golo sofrido, diante de Vitória FC (0-1) e CF “Os Belenenses” (2-0), a equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal foi surpreendida na visita ao Boavista FC (2-1), no domingo, em partida da ronda cinco da fase de apuramento de campeão.
Após o 0-0 verificado ao intervalo, na segunda metade o desafio ganhou maior emoção e golos. O Boavista FC marcou
primeiro por Martim Silva, logo aos cinco minutos, mas na resposta Ansu Júnior conseguiu o empate aos 56’, a passe de José Cristiano, apenas três minutos depois de ter rendido na frente de ataque Ricardo Yordanov. Nota para o facto de este ter sido o jogo de estreia do avançado de apenas 13 anos, e logo a facturar. Apesar da reacção verde e branca, as panteras voltaram a assumir a dianteira volvidos quatro minutos, aos 60’, através de Tiago Gomes. A turma de Bernardo Bruschy ainda tentou reverter a desvantagem
no marcador, com o técnico a promover duas novas substituições, mas nada alterou o rumo dos acontecimentos.
Os Leões, que encaixaram assim a terceira derrota num total de 23 jogos disputados na presente temporada, ocupam actualmente a quarta posição da tabela com nove pontos, a seis de distância dos líderes SL Benfica e FC Porto e a três do Boavista FC, que é terceiro. O próximo encontro está agendado para o dia 19 de Março, em Alcochete, frente ao conjunto encarnado.
5 de Março de 2023 | Campeonato Nacional – Fase de Apuramento de Campeão – 8.ª jornada | Campo nº.1 da Academia do SCU Torreense, Torres Vedras
SCU
TORREENSE
SPORTING CP 0 - 4
(0-2 ao intervalo)
João Infante (11’ e 24’) Konstantin Nikitenko (58’) Geovany Quenda (79’)
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Konstantin Nikitenko (Mamadu Queta, 63’), Francisco Machado, Rafael Mota, Rayhan Momade [C], Eduardo Felicíssimo, João Infante (Rodrigo Viola, 63’), Ivanildo Mendes (Afonso Vitorino, 77’), Gabriel Silva, João Simões (Rafael Camacho, 63’) e Geovany Quenda (Telmo Batista, 82’). Treinador: José João. Disciplina: cartão amarelo para João Infante (36’) e Rodrigo Viola (80’).
5 de Março de 2023 | Campeonato Nacional – Fase de Apuramento de Campeão – 5.ª jornada | Parque Desportivo de Ramalde, Porto
BOAVISTA FC
Martim Silva (44’) Tiago Gomes (60’)
SPORTING CP 2 - 1
(0-0 ao intervalo)
Ansu Júnior (54’)
Sporting CP: William Lodmell [GR], Júlio Vieira [C], Santiago Fernandes (Afonso Ribeiro, 73’), Duarte Correia (Cleusio Garrafa, 53’), Suleimane Baldé (José Cristiano, 53’), Leonardo Tavares, Ricardo Yordanov (Ansu Júnior, 53’), Diego Coxi, Chris Grombahi, Simão Soares (José Mendes, 64’) e Estefânio Rúben. Treinador: Bernardo Bruschy. Disciplina: cartão amarelo para Estefânio Rúben (62’).
SPORTING 3914 - 11
Texto: Pedro Ferreira
Fotografia: José Lorvão
Texto: Pedro Ferreira
Isabel Silva
João Infante esteve em destaque ao assinar um bis
Leões vão disputar o dérbi com o SL Benfica na próxima jornada
FUTEBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA
REGRESSO AO ACTIVO PINTADO COM
MAIS UMA VITÓRIA
LEOAS BATERAM O SCU TORREENSE COM GOLO SOLITÁRIO DE FÁTIMA DUTRA, NUM DESAFIO MARCADO POR VÁRIOS REENCONTROS DE UM LADO E DO OUTRO (1-0).
Fotografia:
Finalmente de regresso à competição, após uma paragem de cerca de um mês em que mais de metade do plantel esteve ao serviço das respectivas selecções nacionais, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o SCU Torreense por 1-0 no Estádio Aurélio Pereira, no passado domingo, em partida referente à 14.ª jornada da Liga BPI. Numa tarde chuvosa, em que a equipa de arbitragem e as capitãs subiram ao relvado com camisolas alusivas à campanha ‘O assédio não tem lugar no Desporto – Denuncia’, as Leoas apresentaram-se com duas alterações no onze. Rita Fontemanha e Alícia Correia regressaram às opções iniciais, enquanto Isabel Cardoso, defesa de apenas 18 anos, estreou-se na convocatória.
Marcado por reencontros, visto que Fátima Dutra e Chandra Davidson reviram a antiga equipa e as ex-Leoas Ana Rita Oliveira, Matilde Figueiras, Margarida Sousa, Neuza Besugo e Mariana Rosa (emprestada em Janeiro) voltaram a uma casa que bem conhecem, o duelo acabou por ter uma primeira parte equilibrada e sem grandes ocasiões, apesar da maior posse de bola Leonina.
Depois de Ana Teles ter criado perigo logo aos dois minutos, através de um remate à meia-volta
que passou ligeiramente por cima da barra, o conjunto de Torres Vedras conseguiu fechar os caminhos para a sua baliza e, já com 25 minutos, também podia ter marcado, na sequência de um contra-ataque rápido que terminou com uma excelente defesa da guardiã Hannah Seabert. Apesar dos bons argumentos defensivos das visitantes, que deram sempre boa réplica, o maior volume ofensivo das verdes e brancas acabou por justificar o 1-0, que chegou aos 31 minutos por Fátima Dutra. A ala iniciou a jogada junto ao meio-campo, combinou com Diana Silva e esta
devolveu à brasileira, que entrou de rompante na área e atirou certeiro, inaugurando o placard. Até ao intervalo, as Leoas intensificaram a pressão sobre as opositoras e podiam ter dilatado a vantagem por duas vezes. Primeiro, Chandra Davidson apareceu junto à linha de fundo a atirar ao poste, e depois foi Diana Silva a disparar para defesa segura da guarda-redes. Na resposta, o SCU Torreense também criou perigo, com Lara Pintassilgo a testar a atenção de Hannah Seabert. Após o intervalo, voltou a assistir-se a um duelo muito discutido de parte a parte. A única ocasião nos 15 minutos inaugurais saiu dos pés de Diana Silva, que rematou à figura após um contra-ataque bem conduzido por Chandra Davidson no flanco direito, avançada canadiana que pouco depois foi a eleita para a primeira alteração, cedendo o lugar na frente de ataque a Ana Capeta.
Nesta fase, o encontro era disputado maioritariamente no centro do terreno, com as equipas bastante encaixadas, no entanto foi o Sporting CP que esteve sempre mais perto de marcar. Já com Maria Ferreira em campo, Ana
Capeta atirou forte mas ao lado, e Diana Silva falhou o desvio à boca da baliza após cruzamento da direita, antes de nova situação em que cabeceou para fora.
Perto do fim, no decorrer do tempo de compensação, o SCU Torreense ainda assustou com um potente remate de fora da área, na única oportunidade de que dispôs em toda a etapa complementar, mas a guarda-redes Hannah Seabert agigantou-se entre os postes e segurou a margem mínima, que se manteve até ao término, confirmando a conquista de mais três pontos. As Leoas, que com este triunfo igualaram o SC Braga no segundo lugar da tabela, com 32 pontos, voltam a jogar já este sábado, dia 11 de Março, em casa frente ao lanterna-vermelha Amora FC.
MARIANA CABRAL: “JOGADORAS ESTIVERAM MUITO BEM”
Confirmada a conquista dos três pontos, a treinadora Leonina Mariana Cabral considerou que as Leoas “entraram bem no jogo e fizeram uma primeira parte mais bem conseguida do que a segunda”. “Tivemos oportunidades de golo, mas demorámos a ser eficazes e isso dá sempre alento aos adversários, que quando vêm cá tentam fechar a baliza e evitar ao máximo o golo. Após o 1-0 voltámos a ter mais ocasiões, mas não foi fácil sem o 2-0 pois não conseguimos fechar definitivamente o jogo e o resultado ficou em aberto”, começou por dizer à Sporting TV. “As jogadoras estiveram muito bem, sendo que algumas ainda estão cansadas das selecções. Neste período de paragem carregámos na intensidade dos treinos e elas ressentiram-se um pouco disso, mas foi um risco calculado”, atirou, destacando os desempenhos de duas jogadoras. “Houve excelentes exibições de jogadoras como a Fátima Dutra ou a Hannah Seabert, que fez uma defesa muito importante no final do jogo”, realçou, antes de definir metas para a segunda volta da Liga BPI: “O objectivo agora passa por fazer uma segunda volta melhor que a primeira”.
5 de Março de 2023 | Liga BPI – 14.ª jornada | Estádio Aurélio Pereira
SPORTING CP
Fátima
-
0
SCU TORREENSE 1
(1-0 ao intervalo)
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Bruna Lourenço, Alícia Correia, Joana Martins (Maria Ferreira, 73’) Rita Fontemanha, Andreia Bravo, Fátima Dutra, Ana Teles, Chandra Davidson (Ana Capeta, 61’) e Diana Silva (Inês Gonçalves, 90+1’). Treinadora: Mariana Cabral.
12 - SPORTING 3914
Texto: Pedro Ferreira
Isabel Silva
Dutra (31’)
Ana Borges com a camisola da campanha contra o assédio no desporto
Fátima Dutra marcou o golo da vitória a passe de Diana Silva
AF Campos Treino JORNAL SCP.pdf 1 01/03/23 10:56
MODALIDADES INICIATIVAS
ROTA DAS MODALIDADES CATIVOU O INTERESSE DE CRIANÇAS E JOVENS
INICIATIVA JUNTOU 300 PARTICIPANTES QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR CINCO DESPORTOS NA CIDADE SPORTING E NO MULTIDESPORTIVO.
“Recebemos um total de 350 inscrições, número muito acima daquilo que eram as expectativas. Isso demonstra que esta é uma iniciativa aplaudida pelos participantes, pelos pais e também por todos os Sportinguistas. Ainda assim, não temos aqui apenas praticantes das modalidades do Sporting CP, pois cerca de 40% dos inscritos não praticam desporto no nosso Clube”, apontou, revelando que esta é uma actividade pensada para acontecer uma vez por ano: “Servirá para mostrar novas modalidades que possamos vir a ter, até porque precisamos de mais praticantes”. Já o director-técnico e operacional das modalidades, José
Carlos Reis, realçou a importância da prática desportiva, especialmente nestas idades. “Tudo isto é fundamental para o crescimento dos jovens e quanto mais cedo conseguirmos colocá-los a praticar desporto, mais benefícios terão no futuro. Vemos como estão felizes e a gostar daquilo que estão a fazer, sendo que a actividade desportiva diversificada é o melhor que podemos oferecer, além da oportunidade de todos conhecerem melhor o Sporting CP”, afirmou, acrescentando: “A maioria dos participantes disse que agora quer inscrever-se no Sporting CP e experimentar, e era mesmo esse o objectivo”.
EXPERIÊNCIA FOI MUITO ELOGIADA POR TODOS OS ENVOLVIDOS
O Sporting Clube de Portugal abriu no passado sábado as portas do Multidesportivo e da Cidade Sporting, espaços localizados no Estádio José Alvalade, para a primeira edição da Rota das Modalidades. Esta iniciativa, que teve como principal objectivo dar a conhecer o eclectismo e a oferta desportiva do Clube, juntou cerca de 300 crianças e jovens com
idades compreendidas entre os cinco e os 18 anos, oferecendo-lhes a oportunidade de experimentar cinco modalidades entre 22 disponíveis. As opções foram desde o andebol, futsal e judo até aos mais desconhecidos kempo e parkour, passando também pelo polo aquático, capoeira, xadrez, tico com arco e surf.
Os participantes começaram por ser recebidos no hall do Multidesportivo, arrancando depois para uma tarde diferente,
recheada de diversão e muita aprendizagem, que foi dividida em cinco actividades de 40 minutos com um intervalo de dez pelo meio. No final, houve ainda tempo para uma entrega de prémios, entre os quais bilhetes para jogos das modalidades ou até t-shirts do Sporting CP, sendo que todos puderam tirar uma fotografia na bancada do Estádio José Alvalade.
Segundo o coordenador-técnico da formação e desenvolvimento das modalidades, José Carlos Manaças, o balanço no final do dia não podia ser mais positivo, tendo em conta que esta foi “a primeira iniciativa deste género e com esta dimensão que o Sporting CP alguma vez organizou”.
“A Rota das Modalidades tem três grandes objectivos. Mostrar o eclectismo do Clube, permitir que as crianças e jovens possam experimentar modalidades que provavelmente de outra forma não teriam hipótese, e apresentar a oferta desportiva do Clube, neste caso com 22 modalidades, apesar de termos muitas mais”, começou por dizer à Sporting TV o responsável verde e branco.
Se para os responsáveis Leoninos a Rota das Modalidades foi um sucesso, o mesmo se poderá dizer dos restantes envolvidos, sejam eles treinadores, pais ou participantes. Nuno Gil, técnico que ficou encarregue do parkour, por exemplo, considerou que a experiência “excedeu as expectativas”, até porque esta é uma modalidade ainda em expansão. “Pensámos que viessem menos crianças, mas até agora tivemos 120 e ainda falta dar a última aula, sendo que todas têm adorado”, garantiu, fazendo em seguida uma revelação curiosa: “Tivemos até um dos pais que se mostrou interessado em vir participar e integrar a nossa equipa de parkour, e isso diz tudo”.
Já Juliana Pinheiro, mãe de uma das inscritas, explicou ter tomado conhecimento desta iniciativa através da escola da filha. “Convidaram-nos a participar e ficámos logo muito interessadas. Acabámos de mudar-nos do Brasil para Lisboa e vimos aqui uma oportunidade de conhecer o Clube. Em São Paulo ela já fazia ginástica artística, daí o interesse em vir experimentar para continuar a praticar e competir”, justificou, salientando a “importância da proximidade com o desporto”. “Ela está muito animada com tudo, estamos a adorar. Já falei com a professora de ginástica de trampolins e na segunda-feira cá estaremos para ela começar com a modalidade”.
Quanto aos testemunhos dos mais novos, são também esclarecedores. “Estou a gostar muito, há muitas modalidades para fazer. Já pratico futebol e natação, mas experimentei há pouco o basquetebol e amei, agora quero entrar no Clube”, atirou David Marques, de nove anos, que frisou ainda que “o mais importante é a diversão e arranjar novos amigos”. Por sua vez, Maria Calçada, de 14 anos, esteve no parkour, trampolins, voleibol, taekwondo e atletismo, e já decidiu até qual deles pretende praticar no futuro.
“Já tinha sido convidada pelo treinador depois de ter ficado em oitavo lugar no Campeonato Regional de corta-mato, mas agora quero entrar no atletismo”, contou, admitindo que “apesar de estar um pouco cansada, a experiência foi gira”.
14 - SPORTING 3914
Texto: Pedro Ferreira Fotografia: João Pedro Morais
Multidesportivo encheu-se de crianças e jovens a praticar desporto
Basquetebol foi uma das modalidades praticadas na Cidade Sporting
MODALIDADES KICKBOXING
ANDRÉ SANTOS REVALIDA TÍTULO MUNDIAL
LEÃO SUPEROU O TURCO EMRE KORKMAZ EM ANADIA NA LUTA PELO CINTURÃO DE CAMPEÃO DO MUNDO WAKO PRO EM K1 66,8 KG.
OPINIÃO ACREDITAR NA SUPERAÇÃO
que formou tantos e tão bons jogadores, que é factor suficiente para que sejamos vistos pelos adversários com respeito, e sem vaidade alguma, também com imenso receio.
André Santos, atleta de kickboxing do Sporting Clube de Portugal, revalidou, no último sábado, o título de Campeão do Mundo WAKO Pro em K1 66,8 kg.
No Pavilhão Desportivo de Vilarinho do Bairro, em Anadia, o português superou o turco Emre Korkmaz por decisão unânime dos juízes (50-48) e segurou um cinturão que havia conquistado em Agosto de 2022.
Num dos combates mais complicados da carreira, André Santos
viu os três primeiros assaltos serem bastante disputados, com o Leão a pressionar mais enquanto Emre Korkmaz apostava no contragolpe com perigosos pontapés rotativos.
Mesmo perante uma oposição de qualidade, André Santos respondeu com qualidade nos últimos dois assaltos, conseguindo assegurar a vitória.
No final do evento, o Campeão Mundial destacou o “bem combate, muito bem disputado por ambas as partes”.
“Penso que o público que esteve presente na arena gostou, os fãs do kickboxing gostaram e isso é o mais importante. O
título ficou em casa e isso significa muito porque é para isto que trabalhamos todos os dias. Fico muito contente por ganhar mais um título para mim, para a minha família, para o meu clube e para o meu país. Agradeço ao promotor Paulo Santos e à federação internacional WAKO PRO por tornarem isto possível, é importante que tudo isto aconteça e que haja mais eventos destes em Portugal. Só assim é que o kickboxing português pode continuar a crescer e só assim é que podemos trazer estes grandes títulos para o nosso país”, disse aos jornalistas.
Hoje, porque recebemos no nosso estádio o todo poderoso Arsenal FC, que lidera a Premier League, a mais forte competição de clubes do Mundo, e que tem todo um historial de grandeza que fala por si, é dia de vestir o melhor traje de gala para receber tão ilustre adversário, mas com uma convicção, e que será seguramente comum a cada um de vocês. Terá de ser um Leão de “fato macaco”, em versão operária e a saber sofrer a cada lance que nos poderá dar a alegria de deixar em aberto para, de hoje a uma semana, em Londres, a porta da passagem aos quartos-de-final da Liga Europa. Os comandados de Rúben Amorim sabem que a tarefa não é fácil, aliás se o fosse não o seria para o Sporting Clube de Portugal, e será com óbvio respeito, mas sem medo, que irão partir para este jogo, que terá a duração de ‘180 minutos’. Em 1964, aquando da conquista da Taça das Taças, não porque ainda sequer estivesse no mundo dos vivos, mas porque já muitas estórias ouvi sobre esse fabuloso trajecto que nos deu a até agora única competição europeia no futebol, algumas − que privilégio o meu − contadas por quem lá esteve como protagonista, também nos calhou no percurso um “monstro” do futebol inglês e internacional, o Manchester United, já então cheio de estrelas do firmamento do futebol mundial, onde entre tantos outros pontificavam os ainda hoje lendários, Bobby Charlton e George Best.
Aqueles 5-0 de Alvalade, numa noite mágica que perdurará na nossa História, foi um momento único. Hoje, porque a esperança será sempre a última a morrer, porque não sonhar com algo mágico. Afinal, somos um clube
E por falar em clube formador, não posso deixar de me referir à fantástica prestação até ao momento na Youth League, onde depois de vencermos um grupo com Marselha, Tottenham e Eintracht Frankfurt, goleámos nos oitavos-de-final da prova o Ajax (5-1), também ele um clube formador de excelência reconhecida. É, pois, ancorados neste desígnio de formar bem, que também na “Liga dos Campeões” jovem a esperança em chegar longe é factual. Já no próximo dia 14 de Março, para os quartos-de-final, o Estádio Aurélio Pereira será anfitrião do histórico Liverpool, e com ele queremos a repetição do colectivo forte até agora evidenciado pelos ‘bebés’ Leoninos, complementado com os momentos mágicos de Fatawu Issahaku ou de Mateus Fernandes, com golos de antologia que correram Mundo por essas redes sociais fora.
É, pois, um Leão de traje de gala europeu aquele que esperamos para o futuro imediato, não só no futebol, como nas outras modalidades.
É este o nosso desígnio. Estar nos grandes momentos e com adversários de alto nível. Quem como nós pensa em grande, terá que ter grandes obstáculos. Vamos acreditar na superação, até porque um Leão só se curva para beijar o símbolo.
P.S. 1 – Parabéns a Auriol Dongmo e a Patrícia Mamona pelas medalhas de ouro e de bronze conseguidas para Portugal no Campeonato da Europa de pista coberta. Parabéns também aos nossos atletas ucranianos Roman Kokoshko e Andriy Protsenko, pelas medalhas de prata e de bronze conseguidas para o seu país. O atletismo do Sporting voltou a fazer História.
P.S. 2 – Parabéns ao nosso atleta André Santos, pelo título de Campeão do Mundo WAKO Pro em K1 66,8 kg.
P.S. 3 – Somos um clube do Mundo. As conquistas falam por si!
SPORTING 3914 - 15
Juvenal Carvalho
Texto: Luís Santos Castelo
Fotografia: Rui Farinha/NFactos
Mais um grande feito na carreira do atleta do Sporting CP
MODALIDADES ATLETISMO
EUROPEUS PARA MAIS TARDE RECORDAR
QUATRO LEÕES CONQUISTARAM MEDALHAS NOS CAMPEONATOS DA EUROPA DE ATLETISMO EM PISTA COBERTA, COM OUTROS DOIS A FICAREM BEM PERTO DO PÓDIO.
muito feliz”, disse na zona de entrevistas rápidas, citada pela organização.
mas sem sucesso. O pódio ficou completo com Thomas Carmoy, da Bélgica.
Quatro atletas do Sporting Clube de Portugal conquistaram medalhas nos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, que se realizaram entre quinta-feira e domingo em Istambul, na Turquia. Na melhor participação de sempre de Leões e Leoas na competição, Auriol Dongmo (lançamento do peso) destacou-se com o ouro, enquanto Andriy Protsenko (salto em altura) conseguiu a prata e Patrícia Mamona (triplo salto) e Roman Kokoshko (lançamento do peso) com o bronze.
Para além dos medalhados, destacaram-se Jéssica Inchude e Tiago Pereira no lançamento do peso e no triplo salto, respectivamente, com dois quartos lugares a centímetros do pódio. Evelise Veiga foi à final do salto em comprimento, acabando na oitava posição, e João Coelho, apesar de ter ficado pelas meias-finais, bateu o recorde de Portugal dos 400 metros em pista coberta (46’’51). Confira os resultados de todos os 16 Sportinguistas – número recorde – que participaram na caixa.
Ouro revalidado
Depois de uma qualificação irrepreensível no lançamento do peso − passou os 18,50 metros necessários para o apuramento directo (com 18,51 metros) logo à primeira tentativa −, Auriol Dongmo focou-se em repetir a medalha de ouro conquistada nos últimos Europeus em pista coberta de Toruń, na Polónia, em 2021.
O primeiro ensaio da final chegaria para o ouro (19,63 metros), uma vez que o melhor que a alemã Sara Gambetta e a sueca Fanny Roos, as outras medalhadas, fizeram foi 18,83 e 18,42 metros, respectivamente.
No entanto, a Leoa queria mais e conseguiu, no terceiro lançamento, 19,76 metros, a melhor marca europeia do ano. Não tendo melhorado, Auriol Dongmo terminou na primeira posição e sagrou-se Bicampeã Europeia em pista coberta.
“Senti alguma pressão porque a temporada em pista coberta não tem sido fácil e não tinha a certeza do que podia acontecer. Os treinos mais recentes deram-me confiança e lançar acima de 19,50 metros deixa-me muito satisfeita, uma vez que é um bom ponto de partida. Queria chegar aos 20 metros e era para isso que tinha trabalhado. Competir enquanto detentora do título trouxe mais responsabilidade, mas tudo correu bem e por isso estou
Na mesma prova, Jéssica Inchude conseguiu 18,33 metros, ficando a apenas nove centímetros do bronze.
Veteranos aumentam palmarés, jovem estreia-se em grandes pódios
Para Andriy Protsenko e Patrícia Mamona, as medalhas foram mais dois importantes momentos em longas e recheadas carreiras que incluem pódios Olímpicos, Mundiais e Europeus. No salto em altura, o ucraniano não teve problemas em conseguir a qualificação com 2,19 metros. Na final, cedo se percebeu que Douwe Amels (Países Baixos) seria um dos principais concorrentes. O neerlandês acabou mesmo por bater o recorde nacional do seu país com 2,31 metros, enquanto o Sportinguista chegou aos 2,29 metros. Andriy Protsenko ainda procurou os 2,33 metros,
“É difícil descrever o que sinto porque fiquei muito perto da medalha de ouro, mas a prata também é boa e traz felicidade nestes tempos difíceis. No Verão, nos Mundiais, vou querer superar todos os meus adversários, mas eles também me vão querer bater a mim. Vou treinar e fazer tudo para voltar a saltar bem alto”, frisou o atleta verde e branco.
Patrícia Mamona chegava a esta prova como a Campeã da Europa em título e a qualificação foi tranquila. A final começou bem (14,16 metros), mas a turca Tuğba Danışmaz, a saltar em casa, surpreendeu tudo e todos ao bater o recorde nacional (14,31 metros). Depois, também a italiana Dariya Derkach (14,20 metros) passou a Leoa, que acabou por não melhorar a marca e ficar na terceira posição.
“A final foi razoável para mim. Senti uma pequena dor na qualificação e não sabia se ia conseguir competir. O aquecimento foi um teste e decidi que
16 - SPORTING 3914
Texto: Luís Santos Castelo
Fotografia: Sergio Mateo - Sportmedia/FPA
Auriol Dongmo revalidou o título europeu em pista coberta
Patrícia Mamona conquistou mais uma medalha na longa e bem-sucedida carreira
AURIOL DONGMO SATISFEITA NO REGRESSO A LISBOA
No domingo, aterrou em Lisboa com a medalha de ouro ao peito e, naturalmente, não podia estar mais feliz. “É sempre difícil ir para estágio e treinar duro todos dias. Quando ganhamos uma medalha destas vemos o fruto do nosso trabalho. É uma satisfação enorme para nós. (…) Agradeço ao meu filho e ao meu marido e a todas as pessoas que me apoiam e ajudam. Portugal é um país que escolhi e defendo-o com o coração. Sinto-me portuguesa”, disse a Leoa aos jornalistas.
Para a atleta, “lançar acima dos 20 metros é uma prioridade”. “Os Campeonatos do Mundo estão a chegar e para ganhar o ouro vou precisar de lançar muito, muito longe”, acrescentou.
Paulo Reis, treinador de Auriol Dongmo e coordenador técnico do atletismo Leonino, também
se mostrou satisfeito: “Os problemas físicos dela têm vindo a ser ultrapassados, está a reagir melhor ao treino e sinto que está a subir de rendimento. Se tudo decorrer normalmente, vai voltar das férias com a energia redobrada e pronta para outras conquistas”.
Sobre as restantes prestações dos atletas do Sporting CP, Paulo Reis destacou – para além dos medalhados – os quartos lugares de Jéssica Inchude e Tiago Pereira, que “estiveram fantásticos”. “Foi excelente. A representação portuguesa e Sportinguista foram extraordinárias, as melhores de sempre por larga margem. É um trabalho que temos vindo a realizar e esperemos que esta progressão continue para subir mais degraus no atletismo internacional”, frisou.
do pódio, mas um último lançamento de 21,84 metros − recorde nacional − voltou a dar o bronze a Kokoshko. Zane Weir (Itália) venceu com 22,06 metros, com o checo Tomáš Staněk (21,90 metros) a ficar com a prata.
“Sinto-me em grande forma
PORTUGAL
e acreditava que era possível bater o recorde nacional, mas não tão cedo. Depois das três primeiras tentativas, percebi que o pódio era possível e o recorde, talvez, também. Estava certo e queria muito que acontecesse”, contou Roman Kokoshko.
RESULTADOS DOS LEÕES
Abdel Larrinaga (60 metros barreiras)
− meias-finais (7’’81/7’’77 na 1.ª ronda)
Auriol Dongmo (lançamento do peso)
− medalha de ouro (19,76 metros)
Carlos Nascimento (60 metros)
− meias-finais (6’’71)
ia participar na prova. Infelizmente, voltei a sentir a dor e espero que não seja nada grave. Sabia que tinha de conseguir uma boa marca nos primeiros ensaios, mas não tive muita sorte na tábua. A temporada em pista coberta não tem sido fácil uma vez que estive bastante tempo lesionada. O foco, agora,
é em recuperar. Estou feliz com a medalha de bronze e muito feliz pela Tuğba Danışmaz, que deu um presente à Turquia nestes tempos complicados”, referiu Patrícia Mamona.
Numa situação diferente estava Roman Kokoshko, que procurava a primeira medalha numa grande competição. Depois de
se qualificar na sétima posição (20,43 metros), o atleta do emblema de Alvalade não chegou à final como favorito, mas tudo mudou no primeiro ensaio. A abrir com 21,25 metros, Roman Kokoshko deixou a concorrência em sentido. O croata Filip Mihaljević tinha enviado o ucraniano para fora
Evelise Veiga (salto em comprimento)
− 8.º lugar (6,36 metros/6,53 metros na qualificação)
Jéssica Inchude (lançamento do peso)
− 4.º lugar (18,33 metros)
João Coelho (400 metros)
− meias-finais (46’’69/recorde de Portugal em pista coberta de 46’’51 na 1.ª ronda)
Lorène Bazolo (60 metros)
− meias-finais (7’’34/7’’32 na 1.ª ronda)
Olímpia Barbosa (60 metros barreiras)
− 1.ª ronda (8’’21)
Patrícia Mamona (triplo salto)
− medalha de bronze (14,16 metros)
Patrícia Silva (800 metros)
− 1.ª ronda (2’07’’58)
Rosalina Santos (60 metros)
− meias-finais (7’’35/7’’30 na 1.ª ronda)
Salomé Afonso (1500 metros)
− 1.ª ronda (4’16’’59)
Tiago Pereira (triplo salto)
− 4.º lugar (16,51 metros)
UCRÂNIA
Andriy Protsenko (salto em altura)
− medalha de prata (2,29 metros)
Roman Kokoshko (lançamento do peso)
− medalha de bronze (21,84 metros − recorde nacional)
Yuliya Loban (pentatlo)
− 12.º lugar (4091 pontos)
SPORTING 3914 - 17
Ao serviço da Ucrânia, Andriy Protsenko e Roman Kokoshko também subiram ao pódio
Jéssica Inchude e Tiago Pereira terminaram a centímetros das medalhas
MODALIDADES TRIATLO
AFINAL, O TRIATLO NÃO É SÓ PARA SUPER-HERÓIS
O JORNAL SPORTING E A SPORTING TV ACOMPANHARAM TRÊS TREINOS DA CLASSE DE ADULTOS DA MODALIDADE VERDE E BRANCA, QUE TEM VINDO A PROVAR QUE QUALQUER PESSOA PODE SER TRIATLETA.
1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e mais dez de corrida são as distâncias e as disciplinas de um triatlo olímpico. Há outras variantes, umas mais curtas e outras mais longas, mas são números que assustam quem não pratica a modalidade. A lenda urbana diz que o triatlo é apenas para super-heróis, mas a verdade é outra. No Sporting Clube de Portugal, há uma classe destinada a adultos de várias idades que contraria isso mesmo: são pessoas comuns que gostam de fazer desporto e de procurar os próprios limites. Encontraram a melhor forma de o fazer no triatlo e o Jornal Sporting e a Sporting TV acompanharam três treinos deste grupo, um para cada disciplina. A conclusão a que chegámos? O triatlo não é fácil e a exigência existe, mas qualquer pessoa o pode praticar.
Com cerca de 80 atletas divididos entre formação (um grupo de crianças e outro de adolescentes), competição e a já falada classe de adultos, a modalidade tem crescido desde 2009, ano em que foi criada no emblema de Alvalade. Com atletas presentes em Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus, o alto rendimento tem, naturalmente, mais destaque, mas a vida do triatlo Leonino não acaba aí.
“Há o mito de que o triatlo é só para grandes atletas e isso não é verdade. É preciso algum treino e o mínimo de preparação, sem dúvida, mas qualquer atleta é capaz de o fazer. Temos atletas que vieram ter connosco sem saber nadar e, alguns, sem saber andar de bicicleta e ao final de um ano já estavam a fazer a sua primeira prova de triatlo. Não precisam de ser todos campeões e de andar na frente da prova. Não é para super homens ou super mulheres, é para quem tem
vontade e para quem se desafia a concluir uma prova de triatlo. É uma modalidade para todos, sem dúvida”, garantiu André Campos, coordenador do triatlo do Sporting CP.
Para André Campos, especialista na área da natação, a magia do triatlo tem várias razões: “Não é só a natação, só a bicicleta ou só a corrida, é um envolvente de modalidades. Isso permite que os atletas não se saturem porque nunca estão a fazer a mesma coisa. Se não puderem nadar porque têm um problema no ombro ou não puderem correr porque têm um problema no joelho têm outra modalidade. Depois, as provas são ao ar livre. É uma modalidade de Verão e temos um clima fantástico em Portugal, o que também os motiva. Quando vão às provas, há uma grande interacção com a nossa equipa de competição e esta classe de adultos compete lado a lado com atletas olímpicos. Isso não acontece em muitas modalidades. Por fim, há o desafio pessoal. O desafio de conquistar a distância e de fazer os três segmentos seguidos é a motivação de muitos os que começam”.
CORRIDA
Na promenade do Estádio José Alvalade, ao final da tarde, junta-se um grupo de triatletas de idades muito variadas para dar início a um dos vários treinos semanais de corrida sob a orientação de Marcos Dantas, treinador brasileiro de 51 anos – e em Portugal há cinco. Formado na área da Educação Física e com uma vasta experiência no triatlo, prefere a corrida aos outros dois segmentos e explicou a rotina desta classe.
“Segunda, quarta e sexta temos treinos de corrida aqui ou no Estádio Universitário de Lisboa. Sábado temos o treino de ciclismo
e terça e quinta temos treinos de natação, sendo que o atleta pode nadar todos os dias no clube se quiser”, começou por dizer. Entre os exercícios, alguns deles bastante técnicos, algo comum neste nível, Marcos Dantas
explicou que, apesar de se achar que o triatlo tira muito tempo a quem o pratica, “dá para conciliar com o trabalho e com a família”: “Claro que, dentro da modalidade, há objectivos mais difíceis que requerem mais
tempo, mas todos os elementos desta classe trabalham e passam o dia fora daqui. A prioridade é a família, o trabalho e depois o triatlo, que tem de entrar na vida para tirar stress e não para criar mais. Quando os alunos
18 - SPORTING 3914
Texto: Luís Santos Castelo
Fotografia: João Pedro Morais
O grupo de adultos que se desafia todos os dias no triatlo do Sporting CP
Pedro Rocha, de 56 anos, a treinar na promenade do Estádio José Alvalade
começam a ficar tensos de mais em relação ao triatlo, têm de mudar o foco para ter equilíbrio”. Um dos atletas no treino é Pedro Rocha, engenheiro de 56 anos, que praticava triatlo de forma mais ligeira antes de se juntar ao Sporting CP, onde começou a subir de rendimento. Quando questionado sobre o que o motiva no triatlo, foi claro: “O objectivo é sentirmo-nos bem e termos um pouco de competição em nós porque gostamos sempre disso”.
A verdade é que Pedro Rocha tem um palmarés invejável para um atleta amador. Nos triatlos longos, conseguiu resultados que lhe garantiram uma vaga no Campeonato do Mundo Ironman, que se realizou no Havai, nos EUA, em Outubro do ano passado. Terminou a prova − de quase quatro quilómetros de natação, mais de 180 em ciclismo e uma maratona de corrida − em 11h09’49’’.
“Foi um prazer correr com o fato do Sporting CP, quer em Espanha, onde consegui a qualificação, como no Havai. Lembro-me de que, durante o ciclismo num sítio bastante remoto, Hāwī, houve uma pessoa que me viu e gritou ‘Sporting’. Ouvir o nome do Sporting CP naquele momento foi muito gratificante. Foi único estar em toda a aquela festa”, revelou.
NATAÇÃO
No dia seguinte, nas piscinas do Multidesportivo do Estádio José Alvalade, André Campos dirigiu mais um treino de natação, que acaba por ser, muitas vezes, o segmento que mais desafios coloca aos atletas de triatlo.
“Das três, a parte da natação é a mais técnica e o que tentamos fazer nestas aulas, mais do que um treino de capacidade física, é um trabalho técnico de natação. A natação não é um meio comum ao ser humano, que não nasceu para estar dentro de água. Há uma adaptação, até ao nível respiratório. Quem não aprendeu natação desde pequeno tem mais dificuldade, mas é um desafio e é onde sentimos que os atletas têm o prazer de aprender diariamente. Sentem a evolução e isso também é uma motivação
para nós”, contou o coordenador e treinador.
Carlos Ferreira, de 21 anos, faz parte desta classe. Era nadador de competição e, depois de ver uma prova de triatlo, ficou “encantado” e inscreveu-se no triatlo do Sporting CP. “Comecei no dia 3 de Outubro [de 2022] e tem sido uma experiência maravilhosa. Estamos cá todos os dias, por vezes treinamos com os atletas de alto rendimento às 6h30 da manhã e outras vezes somos só nós”, disse o atleta que explicou que “a maior vantagem” do triatlo é encontrar “sempre algum objectivo ou algum obstáculo”: “Há sempre alguma coisa para concluir. No meu caso, gostava muito de me classificar internamente no Clube bem o suficiente para atingir o nível de elite e começar a treinar com a equipa de alto rendimento”.
Mónica Silva, investigadora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, está no triatlo há um ano e meio e não podia estar mais satisfeita. Os benefícios, garantiu, são muitos.
“Tem sido uma experiência dura, porque se treina muito, mas o retorno é muito bom. Ganhamos muito em termos de qualidade de vida, mas também na tentativa de nos superarmos a nós próprios. Há um ‘bichinho’ competitivo em todos nós e, recentemente, fiz a minha primeira prova. Gostei imenso e esse ‘bichinho’ ficou ainda mais acordado. (...) Comecei no triatlo porque gosto muito de nadar e
um amigo desafiou-me a andar de bicicleta e a correr. Ganhei muito peso na altura da pandemia e já perdi 15 quilos desde Setembro do ano passado”, referiu.
CICLISMO
Nos subúrbios de Lisboa, numa rua bastante calma onde são muito poucos os carros que lá passam, o Jornal Sporting e a Sporting TV acompanharam um treino de ciclismo da classe de adultos do triatlo do Sporting CP a um sábado de manhã. Novamente orientada por Marcos Dantas, a sessão conta com alguns atletas que chegam mais
cedo para aquecer e outros que chegam já quentes, uma vez que partiram do Estádio José Alvalade cerca de 45 minutos antes. “Escolhemos locais onde não passam carros por questões de segurança. Essa é a principal questão. Para além disso, é relativamente perto do Estádio José Alvalade e alguns deles vêm já aquecidos porque vêm de bicicleta”, diz-nos o treinador, que falou também sobre o tipo de treino a realizar.
“Sábado costuma ser o dia que dedicamos ao ciclismo e alternamos entre o treino ‘normal’ de ciclismo e a transição do ciclismo para a corrida. A ideia é não só treinar a questão fisiológica, mas também a transição, que é
um componente muito importante no triatlo. Parece simples, mas faz muita diferença nas provas curtas”, lembrou.
Fernando Mendes, comercial de profissão aos 69 anos, é outro dos atletas do grupo. Antes de praticar triatlo, já tinha experiência em BTT e em maratonas, “mas tinha deixado a parte competitiva depois de alguns problemas físicos”. “Fui para um ginásio em 2019 e criaram uma secção de triatlo. Aí, comecei a dedicar-me à modalidade, mas essa equipa acabou e foi o Pedro Rocha que me trouxe para o Sporting CP”, acrescentou.
Sendo a natação o “calcanhar de Aquiles”, o veterano atleta tem, ainda assim, “sentido evolução” nesse segmento e garantiu que continua a ser “uma pessoa muito activa”: “Ainda trabalho, apesar da minha idade, e consigo conciliar o desporto. É importante estar no Sporting CP, tanto pelo clube em si como pelo grupo que temos. (...) Temos relação fora do desporto. Já passámos fins-de-semana juntos, fizemos sardinhadas. Isso é importante na nossa vida”. Tendo-se sentido “realizado” quando concluiu a primeira prova de triatlo, Fernando Mendes não tem dúvidas de que o triatlo também tem trazido benefícios à sua saúde: “Sinto-me bem a fazer desporto. Não sei se é uma questão genética ou pela vida saudável que levo, mas as pessoas olham para mim e não me dão a idade que eu tenho”.
SPORTING 3914 - 19
Os treinos de natação decorrem na piscina do Multidesportivo
Aos 69 anos, Fernando Mendes continua activo e pratica triatlo no Sporting CP
MODALIDADES BASQUETEBOL
LEÃO MAIS FORTE NUM DÉRBI EMOCIONANTE
BASQUETEBOL ESTEVE A VENCER, VIU O SL BENFICA DAR A VOLTA, MAS FOI A MELHOR EQUIPA NOS MINUTOS FINAIS E CONSEGUIU ASSEGURAR O TRIUNFO PERANTE UM PAVILHÃO JOÃO ROCHA ENTUSIASMADO.
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, no último domingo, o SL Benfica por 86-82 na primeira jornada da segunda fase da Liga.
Num dérbi repleto de emoções, os dois conjuntos tiveram vantagens consideráveis, mas a formação de Pedro Nuno Monteiro foi mais forte nos minutos finais e conseguiu garantir o triunfo.
Com um Pavilhão João Rocha bem composto, António Monteiro apontou os primeiros pontos Leoninos num lançamento triplo. Seguiram-se bons momentos de Isaiah Armwood, tanto em afundanços como da linha dos três pontos, e de Eddy Polanco, um dos melhores em quadra.
Tanto Diogo Ventura como Marko Loncovic acertaram triplos e Travante Williams foi o protagonista de um grande afundanço para o 27-23, mas o quarto terminou com 27-26 no marcador.
O Sporting CP conseguiu dominar o período seguinte e com um nome em grande destaque: André Cruz. O jovem de 20 anos fez, em vários lances, o que quis da defesa benfiquista e contribuiu para a diferença chegar aos nove pontos (38-29). Com tranquilidade e naturalidade,
o emblema de Alvalade conseguiu gerir a vantagem até ao intervalo, dividindo bem os pontos entre praticamente todos os atletas. No final de dois quartos, o verde e branco vencia por 52-44. As contas ficaram mais complicadas no terceiro quarto. Apesar da boa entrada, com o triplo
5 de Março de 2023 | Liga - 2.ª fase - Grupo A - 1.ª jornada | Pavilhão João Rocha
SPORTING CP
SL BENFICA 86 - 82
(27-26, 25-18, 13-21 e 21-17)
Sporting CP: Travante Williams (13), Eddy Polanco (12), Ricardo Monteiro (3), Marko Loncovic (4), Diogo Ventura [C] (9), António Monteiro (3), João Fernandes, Diogo Araújo, André Cruz (8), Joshua Patton (13), Isaiah Armwood (16) e Marcus LoVett Jr. (5). Treinador: Pedro Nuno Monteiro.
de Marcus LoVett Jr. e os lançamentos certeiros de Travante Williams, Joshua Patton − que também protagonizou um tremendo desarme de lançamento - e Eddy Polanco, o SL Benfica recuperou.
Aproveitando a mão quente de Betinho, a melhor unidade visitante, as águias conseguiram mesmo chegar ao empate (65-65) no final do terceiro período.
Ricardo Monteiro abriu o último quarto com um triplo, mas a verdade é que foi o SL Benfica a subir de nível, a dar a volta e a chegar a ter oito pontos de vantagem (72-80).
Com quatro minutos para jogar, era preciso um Sporting CP muito focado para conseguir dar a volta à situação e foi isso mesmo que aconteceu.
Um grande triplo de Travante Williams e um ainda mais espectacular desarme de lançamento de Marcus LoVett Jr. deram o mote para a reviravolta. Joshua Patton acertou os dois lances livres que se seguiram e Isaiah Armwood, com um triplo fenomenal, empatou tudo a 80 pontos para grande festa do Pavilhão João Rocha.
Isaiah Armwood voltou a ser crucial ao conseguir uma jogada de 2+1 para o 83-80. Tanto o camisola 32 como Joshua Patton acertaram lançamentos livres e o resultado final ficou fixado nos 86-82.
Com 16 pontos, Isaiah Armwood foi o melhor artilheiro do Sporting CP, seguido de perto por Joshua Patton e Travante Williams (ambos com 13) e por Eddy Polanco (12). Travante Williams também se destacou nos ressaltos (nove) e Marcus LoVett Jr. foi o rei das assistências (oito).
Na próxima jornada, o Sporting CP vai visitar o SC Lusitânia.
NUNO MONTEIRO: “VITÓRIA POSSÍVEL GRAÇAS AO PÚBLICO”
PEDRO
Depois da vitória, Pedro Nuno Monteiro analisou a partida e começou por agradecer aos Sócios e adeptos Leoninos.
“[O triunfo] foi possível porque, para além da garra da equipa e de querer ganhar, tivemos um público que compareceu e que nos apoiou. Sem eles seria mais difícil e agradeço”, começou por dizer aos jornalistas na conferência de imprensa realizada no auditório do Pavilhão João Rocha.
Sobre a grande distribuição dos pontos marcados entre os atletas que jogaram, o treinador verde e branco admitiu que “quanto maior for o número de jogadores com qualidade para pontuar, mais difícil fica para o adversário”.
“Se tivéssemos só uma opção seria muito mais fácil. O facto de hoje os pontos estarem distribuídos ajuda. Distribuímos também os minutos e diz-nos que temos um colectivo”, acrescentou.
Questionado sobre como se prepara a equipa para a reviravolta nos minutos finais, Pedro Nuno Monteiro revelou que são criadas “essas situações de stress no treino”: “Os jogadores tiveram uma reacção excelente e têm estado bem nos momentos decisivos. Tivemos um mau período em que deixámos de partilhar a bola, de ser colectivos e em que cometemos erros defensivos. Tirando isso, estivemos sempre à frente do jogo e penso que a vitória é completamente merecida”.
20 - SPORTING 3914
Texto: Luís Santos Castelo
Fotografia: João Pedro Morais
Eddy Polanco, reforço de Inverno, realizou uma partida de bom nível
MODALIDADES ANDEBOL
ENTRADA EM FALSO ACABA COM NOVO PASSO EM FRENTE NA TAÇA DE PORTUGAL
OS LEÕES TIVERAM DE SE APLICAR EM GAIA PARA DAR UMA RESPOSTA AFIRMATIVA E CABAL APENAS NO SEGUNDO TEMPO. NA MIRA CONTINUA A REVALIDAÇÃO DA CONQUISTA DA PROVA-RAINHA.
A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, no passado sábado, a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal após ter superado o FC Gaia por 27-34 nos ‘oitavos’. Terminado um exigente mês de Fevereiro recheado de (nove) jogos, o treinador Ricardo Costa aproveitou também esta eliminatória para distribuir minutos pelo
plantel, dando inclusive a titularidade aos jovens Ronaldo Almeida e André Kristensen.
Contudo, o início não foi nada fácil diante do actual décimo classificado do campeonato. A assertiva entrada nortenha levou a melhor e valeu para assumir a liderança durante todo o início (11-8) – e grande parte dos primeiros 30 minutos. Francisco Tavares, por duas vezes, até recolocou o empate no marcador, mas o Sporting CP teve de suar para ir além disso.
Após um desconto de tempo Leonino, Leo Maciel assumiu a baliza e começaram a jogar ainda Natán Suárez, Edmilson Araújo e Martim Costa para acelerar a reviravolta verde e branca. No entanto, o FC Gaia continuou a aproveitar com sucesso as imprecisões dos Leões no ataque para se manter
por cima (14-9) e galvanizar os seus numerosos adeptos. Nos dez minutos finais do primeiro tempo, já com Kiko Costa e Mamadou Gassama também em campo, o Sporting CP começou a melhorar ofensivamente e, aos poucos, reduziu a diferença no marcador. Kiko Costa apontaria o 16-16 e, a seguir, Etienne Mocquais fez o 17-17 que seguiu para o segundo tempo. Ao intervalo, o ponta francês era o melhor marcador Leonino com quatro golos. Com o reatamento veio também uma pontaria Leonina mais afinada e fizeram-se finalmente com a frente do marcador, graças a dois golos consecutivos de Francisco Tavares (19-21). Reencontrado dentro das quatro linhas, o Sporting CP passou a mandar no jogo e, com autoridade, nunca
mais perdeu a liderança. Reflectindo essa superioridade no marcador, a diferença no resultado dilatou-se até aos sete golos (25-32), com Kiko Costa a afirmar-se nesta fase como o melhor marcador verde e branco − oito golos −, ajudando a acabar com as esperanças do FC Gaia,
trazidas da primeira parte. Já sem sobressaltos, o passaporte para os quartos-de-final da Taça de Portugal ficaria selado com o 27-34. Agora, segue-se um reencontro entre FC Gaia e Sporting CP, novamente no Norte do país, mas desta vez a contar para o Campeonato Nacional.
4 de Março de 2023 | Taça de Portugal – Oitavos-de-final | Pavilhão FC Gaia
FC GAIA
SPORTING CP 27 - 34
(17-17 ao intervalo)
Sporting CP: Edy Silva (2), Edmilson Araújo, Kiko Costa (8), Natán Suárez (1), Patryk Walczak, Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (5), Espen Våg, Mamadou Gassama, Andre Kristensen, Francisco Tavares (6), Etienne Mocquais (6), Leo Maciel [GR], Ronaldo Almeida (2), Josep Folquès e Martim Costa (4). Treinador: Ricardo Costa. Disciplina: Dois minutos a Edy, Edmilson e Kiko.
SPORTING 3914 - 21
Texto: Xavier Costa
MODALIDADES HÓQUEI EM PATINS
GOLEADA CASEIRA PERMITE APROXIMAÇÃO À LIDERANÇA DA TABELA
HÓQUEI EM PATINS NÃO DEU HIPÓTESE FRENTE AO FAMALICENSE AC NO DIA EM QUE MATÍAS PLATERO ATINGIU OS 200 JOGOS DE LEÃO AO PEITO (7-2).
Três dias após a vitória alcançada diante do HC Braga (0-4), a equipa masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal voltou a triunfar com uma goleada ao Famalicense AC (7-2), no último sábado, em jogo da 20.ª ronda da fase regular do Campeonato Nacional. Com este resultado, a formação de Alvalade reduziu a distância em relação ao líder SL Benfica para apenas três pontos, aproveitando da melhor forma o deslize caseiro das águias contra o OC Barcelos. De regresso ao Pavilhão João Rocha, os Leões tiveram pela
frente o décimo classificado, que já tinham batido na primeira volta por 2-5, com o técnico Alejandro Domínguez a apostar num cinco inicial composto por Ângelo Girão, Ferran Font, Toni Pérez, Henrique Magalhães e Matías Platero, sendo que este último atingiu aqui a marca redonda dos 200 jogos ao serviço do Clube.
Quanto ao filme do encontro, apesar de o Famalicense AC ter dado mostras de querer discutir o resultado, obrigando Ângelo Girão a aplicar-se duas vezes logo nos momentos iniciais, foi sol de pouca dura. Isto porque o Sporting CP respondeu rapidamente, acertou no poste por Ferran Font e a partir daí pegou no jogo, inaugurando o marcador sem surpresas. Gonzalo Romero fez o 1-0 já com 16 minutos decorridos, através de um forte remate de longa-distância, após várias ameaças não
ALEJANDRO DOMÍNGUEZ: “FIZEMOS UM JOGO MUITO COMPLETO”
No rescaldo do triunfo, o treinador Alejandro Domínguez elogiou a exibição Leonina. “Fizemos um jogo muito completo a todos os níveis. O objectivo era ter regularidade não só no rendimento, mas na seriedade e forma de estar na pista. Conseguimos fazer isso pelo segundo jogo consecutivo, fomos sérios e tivemos uma atitude muito boa nos 50 minutos sem olhar ao marcador, apenas focados na tarefa. Estou muito contente”, começou por dizer à Sporting TV
“Agora vamos ter uma final contra o Reus Deportiu, num palco que será muito duro. Mas partindo desta base, temos muitas possibilidades de vencer”, sublinhou o técnico, mostrando-se esperançoso de que esse jogo assinalará ainda o regresso de Alessandro Verona após lesão. “Esperamos que na quinta-feira já esteja tudo bem com ele, está muito próximo de regressar”.
4 de Março de 2023 | Campeonato Nacional – Fase Regular – 20.ª jornada | Pavilhão João Rocha
SPORTING CP
Gonzalo Romero (16’ e 28’)
Ferran Font (21’ e 41’), João Almeida (21’), João Souto (29’), Toni Pérez (36’)
FAMALICENSE AC 7 - 2
(3-0 ao intervalo)
Carlos Dias (31’) Hugo Costa (34’)
Souto. Treinador: Alejandro Domínguez.
concretizadas. Em seguida, já a menos de cinco minutos do intervalo e no espaço de escassos 23 segundos, Ferran Font consumou o segundo da tarde num remate ao ângulo e João Almeida dilatou para 3-0, após boa jogada individual em que tirou um adversário da frente. No reatamento, a vantagem no marcador dava algum conforto, mas os Leões não tiraram o pé do acelerador. Gonzalo Romero bisou e confirmou o 4-0 num potente disparo, sendo que apenas um minuto depois, João Souto também colocou o nome na lista de marcadores, aumentando para 5-0 com menos de cinco minutos na segunda parte. Apesar da entrada verde e branca a todo o gás, o Famalicense AC não desistiu e encurtou para 5-2 com golos de Carlos Dias e Hugo Costa, reacção essa que acabou por não durar muito, pois aos onze minutos Toni Pérez finalizou com sucesso um brilhante lance individual de Gonzalo Romero para a meia dúzia de golos (6-2). Depois, Platero atirou à barra e abriu caminho para o 7-2, aos 16 minutos, por intermédio de Ferran Font, que deu espectáculo e também bisou num remate de primeira após levantar a bola. Na recta final, perante um Famalicense AC já resignado, os números podiam ter-se tornado mais expressivos, tendo em conta que Ferran Font ainda desperdiçou um livre directo e atirou
duas vezes ao ferro, isto numa altura em que se assistia a um autêntico cerco dos Leões. Do outro lado, os homens de Vila Nova de Famalicão também podiam ter voltado a facturar, numa tentativa ao poste e depois de livre directo, só que o resultado já não se alterou até ao término. Os Leões, que são segundos classificados com 48 pontos, voltam
a entrar em acção esta quinta-feira, dia 9 de Março, em casa dos catalães do Reus Deportiu, na quarta jornada do grupo D da WSE Champions League. Depois, segue-se o regresso ao Campeonato Nacional, no domingo, dia 12, desta feita para a deslocação a casa do OC Barcelos, que é terceiro com menos um ponto.
GOLEADA EM AZEMÉIS
A equipa feminina visitou e venceu, no último domingo, a EL Azeméis por 1-5 na nona jornada do grupo 2 da segunda fase do Campeonato Nacional.
As Leoas inauguraram o marcador aos 15 minutos por intermédio de Margarida Florêncio e chegaram ao intervalo a vencer por 0-1. Contudo, logo nos primeiros instantes do segundo tempo, a vantagem foi aumentada com tentos de Inês Arrais e Margarida Florêncio. Esta última chegou ao hat-trick logo a seguir.
A capitã Sofia Moncóvio fez o quinto golo Leonino, com Naiara Gonçalves, de livre directo e já perto da buzina final, facturou para as visitadas.
Na próxima jornada, o Sporting CP visita o GC Odivelas.
5 de Março de 2023 | Campeonato Nacional - Grupo 2 - 9.ª jornada | Pavilhão Escola Livre de Azeméis, Oliveira de Azeméis
EL AZEMÉIS
Naiara Gonçalves (48’)
SPORTING CP 1 - 5
(0-1 ao intervalo)
Margarida Florêncio (15’, 27’ e 29’), Inês Arrais (26’), Sofia Moncóvio (29’)
Sporting CP: Caro Correa [GR], Sofia Moncóvio [C], Inês Arrais, Rita Batista, Margarida Florêncio, Inês Florêncio, Catarina Barbosa, Rute Coelho, Matilde Granadas e Margarida Santos [GR]. Treinador: Ricardo Pereira.
22 - SPORTING 3914
Texto: Pedro Ferreira
Fotografia: Isabel Silva
Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Ferran Font, Matías Platero, Toni Pérez e Henrique Magalhães; Zé Diogo [GR], Gonzalo Romero, João Almeida, Filipe Martins e João
Leões tiveram boas razões para sorrir na pista
MODALIDADES HÓQUEI EM PATINS
TONI PÉREZ PROLONGA LIGAÇÃO COM O SPORTING CP
INTERNACIONAL ESPANHOL JÁ VAI NA SEXTA ÉPOCA EM ALVALADE, MAS PROMETE “MUITO TRABALHO” PARA CONTINUAR A “ORGULHAR O CLUBE E OS ADEPTOS”.
Toni Pérez vai continuar a vestir de Leão ao peito. O avançado de 32 anos, que é uma das figuras da equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal, renovou na quarta-feira contrato com o emblema de Alvalade, onde cumpre actualmente a sexta temporada. Nas primeiras declarações após a oficialização do acordo, que contou com a presença do vogal do Conselho Directivo Miguel Afonso, o internacional espanhol exprimiu a sua alegria pelo voto de confiança.
“É um momento de grande felicidade e orgulho. Representar este Clube é muito importante e faz-me muito feliz, quero continuar a elevar cada vez mais alto o nome do Sporting CP. Vou trabalhar para isso”, começou por dizer o jogador aos meios de comunicação do Clube, ele que é dono de um palmarés invejável no qual se incluem duas WSE Champions League, duas Taças Continentais e dois
Campeonatos Nacionais, os seis troféus já conquistados de verde e branco.
“Quase todos os momentos que
passei aqui são felizes, os títulos são muito bons para nós, para os adeptos, para a direcção e para todo o Clube. Esperemos que
venham muitos mais”, realçou, acrescentando: “Aqui queremos sempre ganhar e disputar todos os troféus, a nossa ambição é vencer cada jogo e competição. Mas para isso, sabemos que é preciso honrar a camisola e lutar”.
Para o experiente atacante, que chegou ao Clube na época 2017/2018 oriundo dos espanhóis do HC Liceo, depois de já ter representado também PAS Alcoi, CP Cerceda e Oviedo Roller HC, o facto de partilhar o balneário com os mesmos companheiros desde há muito tempo faz toda a diferença dentro da pista. “A família do hóquei é muito unida, é isso que faz com que estejamos sempre em cima a lutar por tudo. Lutamos uns pelos outros para orgulhar o Clube e os adeptos”.
Toni Pérez, que leva já 206 jogos e 173 golos pelo Sporting CP, considera-se “um lutador que não dá uma bola por perdida” e acredita que o Clube e os colegas ajudaram-no a tornar-se no que é hoje. “Estou numa das
melhores equipas do Mundo e os jogadores com quem treino e jogo fazem de mim melhor jogador. Quero continuar a melhorar a cada temporada que passa e ajudar a equipa o mais possível. Esperamos que esta época e a próxima sejam ainda melhores”. Depois de recentemente ter elogiado a grande proximidade que existe entre os Sportinguistas e a equipa, em entrevista ao Jornal Sporting e à Sporting TV, o hoquista natural de Oviedo, no norte de Espanha, voltou a sublinhar a mesma ideia, referindo que “não há clube como este”. “A relação com eles é única e é também isso que nos ajuda a ganhar. Estão sempre no Pavilhão João Rocha e pelo país a apoiar e a dar uma força-extra para podermos lutar e ganhar”, apontou, antes de concluir com uma mensagem dirigida aos Sócios e adeptos. “Prometo muito trabalho a cada treino e jogo para podermos ser melhores e ganharmos, pois é isso que todos queremos”.
SPORTING 3914 - 23
Texto: Pedro Ferreira
O
CP na temporada 2017/2018
Fotografia: João Pedro Morais
avançado espanhol chegou ao Sporting
Toni Pérez na oficialização do acordo com o vogal da Direcção Miguel Afonso
MODALIDADES VOLEIBOL
VOLEIBOL FECHA SEGUNDA FASE COM TRIUNFO
REVIRAVOLTA FRENTE AO ESMORIZ GC NUMA JORNADA SEM
EFEITO NOS DESTINOS DOS LEÕES DE JOÃO COELHO, QUE JÁ TINHAM O TERCEIRO LUGAR
ENTREGUE. SEGUEM-SE TODAS AS DECISÕES: SL BENFICA NA MEIA-FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL E AJ FONTE DO BASTARDO, À MELHOR DE CINCO JOGOS, NAS ‘MEIAS’ DOS PLAY-OFFS
Fotografia: Isabel Silva
Já com tudo decidido, a equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, no último sábado, o Esmoriz GC por 3-1 na 14.ª − e última − jornada da série A da
segunda fase da Liga. Individualmente, Josué López destacou-se com 19 pontos marcados.
Por isso mesmo, João Coelho, treinador dos Leões, sublinhou na antevisão que a equipa encararia esta partida, acima de tudo, como “um jogo de preparação para a final four da Taça [de Portugal] e para os play-offs do campeonato”.
Assim, à procura de continuar a procurar melhorias no jogo verde e branco, aproveitou o jogo para dar minutos a vários jogadores, entre os quais Tiago Pereira, a regressar de lesão prolongada – acabaria com 13 pontos.
Por sua vez, o Esmoriz GC – vindo de quatro desaires seguidos − mostrou no Pavilhão João Rocha toda a sua garra desde o início, mesmo tendo também já com o seu destino traçado na Liga: quinto lugar, mas sem hipóteses de integrar os quatro primeiros que disputarão o título.
VOLEIBOL EQUIPA PRINCIPAL FEMININA
No set inaugural, o conjunto visitante dilatou cedo a vantagem (1017) e embora a turma de Alvalade tenha respondido com o passar dos minutos (16-19), seria o Esmoriz GC a sair por cima por 21-25. Já o parcial seguinte teria um início bem mais equilibrado e com um Sporting CP em contínuo crescendo (14-11). Assim continuaria (19-16), sem ceder no marcador e com muita rotação de jogadores, até ao 25-23 que devolveu o empate à partida − confirmado com dois blocos bem-sucedidos, um de Tiago Pereira e outro de José Masso. O terceiro set seria o mais equilibrado, do início ao fim com os dois emblemas a par e passo no marcador (17-16). Na recta final, o Esmoriz GC ainda ameaçou (20-21), mas a turma de Alvalade impôs-se e voltou a levar a melhor, desta vez por 25-22.
E o filme repetiu-se no quarto set: muitos empates sucessivos e
LEOAS ACABAM EM TERCEIRO E TAMBÉM RUMAM AOS PLAY-OFFS
MISSÃO CUMPRIDA NO PAVILHÃO JOÃO ROCHA COM UM TRIUNFO CLARO QUE SELOU O REGRESSO ÀS VITÓRIAS E O APURAMENTO PARA A FASE DE DECISÃO DO TÍTULO. TAL COMO A
EQUIPA MASCULINA, ANTES DISSO AS LEOAS ESTARÃO NA FINAL
FOUR DA TAÇA DE PORTUGAL.
Texto: Xavier Costa
Leões e Leoas em todas as decisões que se seguem na modalidade. A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal garantiu, no passado domingo, um lugar nos play-offs da fase final ao terem recebido e vencido o GC Vilacondense por 3-0 no jogo da 14.ª – e última – jornada da série A da segunda fase do Campeonato Nacional.
Apesar do equilíbrio nos três
5 de Março de 2023 | Liga – 2.ª fase – Série A – 14.ª jornada | Pavilhão João Rocha
SPORTING CP
GC VILACONDENSE 3 - 0
(32-30; 25-19; 25-23)
Sporting CP: Fernanda Rodríguez (2), Bárbara Gomes (10), Vanessa Paquete (10), Amanda Cavalcanti (1), Daniana Esteves, Thaís Bruzza (10), Rafaella Bonifácio, Maria Maio, Greta Martinelli, Ana Figueiras (2), Jady Gerotto (14), Aline Timm (12), Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [L] [C]. Treinador: Rui Pedro Costa.
sets, as Leoas de Rui Pedro Costa cumpriram o objectivo principal com a vitória necessária e fecham esta fase com 31 pontos. Assim, à melhor de cinco jogos, nos play-offs terá pela frente o Leixões SC (segundo classificado) – AJM/FC Porto (primeiro) e Clube K (quarto) discutirão a outra meia-final. O equilíbrio de forças tomaria conta dos primeiros instantes, mas depois foi a turma de Alvalade a ‘cavar’ uma diferença considerável de cinco pontos no marcador (15-10). Essa margem permaneceu até bem perto do fim, quando uma recuperação visitante valeu o 23-23 e, a seguir, prolongou – e muito – o parcial inaugural.
Houve hipóteses para ambos os lados de fechar o set, contudo, seriam as Leoas a não tremer, fechando as contas em 32-30, depois de muita luta. Luta essa que continuaria no seguinte parcial. Mais uma vez, os dois emblemas seguiram a par e passo no
vantagens curtas, mas novo final feliz para os Leões. No entanto, antes disso, o Sporting CP ainda viu uma margem de três pontos anulada (19-16), mas não tremeu e ripostou até chegar ao 23-21, selando com eficácia o triunfo (25-23).
Encerrada esta fase com 35 pontos somados, o foco agora está já na final four da Taça de Portugal, este fim-de-semana, em Viana do Castelo, onde na meia-final o adversário Leonino será o SL Benfica (sábado, 18h00).
4 de Março de 2023 | Liga – 2.ª fase – Série A – 14.ª jornada | Pavilhão João Rocha
SPORTING CP
ESMORIZ GC 3 - 1
(21-25; 25-23; 25-22; 25-23)
Sporting CP: Josué López (19), Tiago Pereira (13), José Maso (16), Toms Svans (3), José Jardim, Kelton Tavares (6), Thiago Gelinski [C], Pedro Cardoso [L], Tiago Barth, Brian Melgarejo, Joaquín Gallego (7) e João Simões [L]. Treinador: João Coelho.
marcador, com lideranças curtas e alternadas. Tudo se decidiria, novamente, a favor da formação verde e branca, que na recta final impôs-se com autoridade até chegar ao 23-18, antes do 25-19 final. Por seu turno, foi no terceiro set que as Leoas mais tiveram de suar, correndo atrás do prejuízo desde cedo (8-12). De rompante, um ás de Aline Timm lançou a reacção verde e branca, conseguindo virar o resultado para 14-13.
Relançada a discussão, sucederam-se os empates no marcador
até que Jady Gerotto se elevou para desbloquear o resultado com o 24-22 e Bárbara Gomes, depois, selou o 25-23 e o respectivo 3-0 que sentenciou o jogo. Pelo terceiro ano consecutivo ficou garantido um lugar nos play-offs que decidirão o título nacional. No entanto, segue-se, primeiro, um embate com o Porto Volei 2014 para as meias-finais da Taça de Portugal (sexta-feira, 21h00), cuja final four decorrerá no próximo fim-de-semana em Viana do Castelo.
RUI PEDRO COSTA: “ESTÃO TODAS DE PARABÉNS”
“Dou os parabéns a todas as equipas que estiveram nesta fase, porque foi o campeonato mais competitivo de todo o país, de certeza absoluta. Hoje foi prova disso, com o oitavo classificado a dar-nos muito trabalho, com muitas jogadoras jovens e sabiam que nós estávamos neste momento de decisão. Trabalhámos para chegar aqui com esta margem e hoje estão todos de parabéns”, referiu à Sporting TV, distribuindo os méritos por todos os envolvidos na equipa.
“Éramos uma das sete equipas que podia estar nos quatro primeiros lugares e fizemos toda esta segunda fase nessas posições de play-off. Independentemente do que aconteça nas próximas semanas, as jogadoras, todo o staff e as pessoas que aqui nos apoiam estão todas de parabéns”, enalteceu o técnico, quando ainda não era conhecida quer a posição final na tabela, quer o próximo adversário.
24 - SPORTING 3914
Texto: Xavier Costa
Leões estarão nos play-offs para discutir o título nacional
AF ATL JORNAL SCP.pdf 1 27/02/23 16:21
OPINIÃO
LIGA EUROPA… E NACIONAL… E CONTAS!
É já hoje o ansiado jogo no Estádio José Alvalade com o Arsenal FC. Lá estaremos como sempre. É − dados os contendores − o verdadeiro “jogo Champions” desta semana em Lisboa. A hora, por imposição da UEFA, não é, de facto, a mais simpática, pois obriga a um verdadeiro corte no dia de trabalho, impedindo a conciliação deste com o jogo. É tema para, pelo menos os clubes portugueses, insistirem com a UEFA… Dito isto, como já aqui dissemos na semana passada, vamos a jogo! Com ganas de discutir a passagem aos quartos-de-final da Liga Europa! A equipa apresenta notórias melhorias, está mais coesa, mais consistente, mais equilibrada… façamos, assim, desta partida a primeira de uns memoráveis quartos-de-final! Rumo à final em Budapeste!
Quanto à nossa Liga, a verdade é que em Portimão dominámos o jogo todo, não sofremos nenhum golo e criámos variadíssimas oportunidades… flagrantes oportunidades, bolas no poste, jogadores do SCP isolados só com guarda-redes… até um penálti falhámos! Depois, já na segunda parte e com mais de uma hora de jogo, entrou Paulinho e em dois minutos “desbloqueou” a nossa malapata! Vitória justíssima! Sem casos, sem polémica! Limpinha!
Noutros campos… uff noutros campos, sobretudo naqueles que nesta fase do campeonato mais nos importam, foi “mais do mesmo”! Ou seja, um interminável número de casos e casinhos perpetrados por desastradas arbitragens! Desastradas porque a soldo de outros interesses que não a “Verdade Desportiva”! Em Braga, manifesto, evidente e perigoso pontapé de bicicleta (2.º golo) não é assinalado, assim se validando a confirmação de resultado que ainda estava em aberto e a ser discutido. E em Chaves, no jogo do FCP, houve “recital” desse exímio “senhor do apito” que dá pelo nome de Manuel Oliveira. O zénite foi atingido com a 1.ª expulsão do jogador do Chaves… o homem não fez nada e levou com dois amarelos no espaço de 15 minutos… o jogo estava “perigoso” para o FCP, o Chaves com o seu golo tinha reentrado na discussão do resultado e tudo podia acontecer…, mas não, havia que evitar isso! O 1.º amarelo é então de bradar aos céus… o Jô (do Chaves) é pisado pelo Grujic, este fica hipocritamente a queixar-se do “pisão que ele próprio deu” e o árbitro − fazendo lembrar outro
árbitro de “grande gabarito”, João Pinheiro de sua “graça”, em lance no Dragão, há duas épocas, entre Taremi e Coates − aplica a cartolina amarela à vítima! Lá dizia o presidente desse clube… “acabem com o VAR!”… ele lá sabe porque tanto anseia por isso, mas nós também sabemos! E estamos atentos! Não passará!
Youth League - uma palavra para a nossa prestação nesta prova. Estamos nos quartos-de-final, jogamos na próxima semana com o Liverpool a passagem à final four. No último jogo, eliminámos o Ajax
(de recordar a grande escola de formação deste histórico clube holandês!) de modo categórico! Foi uma goleada de 5-1, numa bela exibição dos nossos jovens, com especial destaque para um fantástico hat-trick do Fatawu (percebeu-se porque Rúben Amorim o lançou no jogo de Alvalade contra o FCP… aqueles dois golos de pé esquerdo, com dois excelentes remates da zona do canto da grande área, quando o jogador − como tanto gosta − descai da linha para o centro, pois são mortíferos… e estão, como Fatawu bem demonstrou, a ficar cada vez mais “calibrados”. Relatório e Contas da SAD do 1.º Semestre 2022/2023 − são uns históricos e excelentes números; a consolidação do Clube é cada vez mais uma certeza! Capitais próprios finalmente positivos, o maior volume de negócios em termos homólogos e o melhor resultado líquido de sempre! Temos que estar satisfeitos com esta performance económico-financeira. É mesmo por aqui que temos de solidificar as nossas bases de sustentação e desenvolvimento futuro, incluindo naturalmente no plano desportivo. Nenhuma dúvida sobre isso.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
P.S. − Os nossos vizinhos da segunda circular andam entretidos e alienados com os seus resultados… mas pelas notícias que vamos lendo o Ministério Público e demais autoridades continuam também no seu labor, a investigar e a descobrir matéria de índole criminal naquelas paragens… investigue-se tudo! É o que Portugal exige!
REÚNE-SE ESTE MÊS
PRÓXIMO ALMOÇO-CONVÍVIO
TERÁ LUGAR NO MUSEU DA FARMÁCIA, EM LISBOA, E ESTÁ
MARCADO PARA DIA 18.
Depois do sucesso dos dois últimos convívios, o “Grupo Os Cinquentenários” vai voltar a reunir-se e o encontro já está marcado para dia 18 de Março.
O 297.º convívio do Grupo inclui uma visita ao Museu da Farmácia, em Lisboa, e um almoço no restaurante Noobai, situado no Miradouro de Santa Catarina. O ponto de encontro será às 11h00 junto à porta principal do edifício da Associação Nacional das Farmácias, na Rua Marechal Saldanha nº.1.
Inaugurado em Junho de 1996, o Museu da Farmácia é o resultado de uma vontade inequívoca das Farmácias Portuguesas em preservar a história da farmácia e da saúde através de 7000 anos, apenas com peças originais de variadíssimas culturas intemporais, e é um projecto que, ao
SÓCIOS BEM-VINDO, BALTAZAR MATEUS!
longo dos anos, tem vindo a ser uma referência a nível nacional e internacional, como o comprovam os milhares de visitantes e os diversos prémios com que já foi distinguido.
As inscrições para a visita ao Museu e para o almoço têm o valor de 32 euros por pessoa e, como habitualmente, deverão ser feitas para Marina Reis através do número de telemóvel 962 876 358 (a partir das 11h00) ou por e-mail (mgreis1967@gmail. com) até ao próximo dia 14 de Março.
Solicita-se que o pagamento seja efetuado, com antecedência, por transferência bancária para o IBAN PT 50 0269 0152 0020 3015 5545 4.
O “Grupo Os Cinquentenários”, que se viu privado destes almoços-convívios durante a pandemia, já mantem assim a actividade normal e, por isso, já planeia também o próximo encontro, que terá lugar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, entre o final de Maio e o princípio de Junho.
SABIA QUE...
- O Museu da Farmácia é o único Museu de História Universal existente em Portugal?
- O sarcófago egípcio mais antigo em exposição em Portugal está neste Museu?
- O Museu da Farmácia, com o apoio do Museu Sporting, expõe uma peça da História do Sporting Cube de Portugal?
Ao Baltazar e a todos os Sportinguistas desta família, o Jornal Sporting e o Sporting CP desejam muitas felicidades e conquistas de Leão ao peito.
O Baltazar Nascimento Portugal Mateus é um dos mais recentes
Sócios do Sporting Clube de Portugal, tendo-lhe sido atribuído o número 136.263-0.
O Leãozinho nasceu no dia 23 de Fevereiro e foi trazido para a família verde e branca pelo pai, João Mateus, Associado número 13.925-0. O irmão Salomão também é Sócio Leonino (87.333-0).
26 - SPORTING 3914
Tito Arantes Fontes
“GRUPO OS CINQUENTENÁRIOS”
RESULTADOS
ANDEBOL MASCULINO
Seniores - Taça Portugal
FC Gaia 27-34 Sporting CP
Equipa B - Camp. Nac. 2.ª Div.
CF Estrela A. 22-23 Sporting CP
CF Sassoeiros 21-34 Sporting CP
Sub-20 - Camp. Nac.
Sporting CP 39-27 Pinhal de Frades
Sub-16 - Camp. Nac.
AC Costa Doiro 20-34 Sporting CP
ATLETISMO MASCULINO
Seniores - Camp. Europa PC
60 m
20.º Carlos Nascimento 6’’71
60 m barr.
13.º Abdel Larrinaga 7’’81
800 m
8.º João Coelho 46’’69 (46’’51 nas elim.REC. PORTUGAL)
Altura
2.º Andrii Protsenko 2,29 m - MED.
PRATA
Triplo
4.º Tiago Pereira 16,51 m
Peso
3.º Roman Kokosho 21,84 m - MED.
BRONZE / REC. UCRÂNIA
Sub-23 - Camp. Nac. Esperanças
60 m
2.º Rui Corvelo 6’’88
7.º Gonçalo Gonçalves 7’’03
8.º Osvaldo Barbosa 7’’10
12.º Tomás Gonçalves 7’’12
13.º Tomás Matos 7’’14
13.º Guilherme Mendo 7’’14
15.º Afonso Matos 7’’15
22.º Pedro Tavares 7’’25
29.º Haivan Almeida 7’’30
60 m barr.
8.º Haivan Almeida 9’’07
400 m
2.º Duarte Fernandes 48’’20
3.º Omar Elkhatib 48’’26
6.º Rodrigo Caetano 49’’75
15.º Pedro Tavares 50’’98
800 m
2.º David Garcia 1’52’’87
3.º Rodrigo Lima 1’52’’89
6.º Alex Macuácua 1’53’’90
1500 m
2.º João Pedro Santos 3’55’’01
3.º Rodrigo Lima 3’55’’01
6.º Duarte Santos 3’56’’32
10.º Leandro Monteiro 3’57’’77
12.º Alex Macuácua 3’59’’09
3000 m
1.º João Pedro Santos 8’13’’65 - CAMP.
NACIONAL / REC. PESSOAL
3.º Duarte Santos 8’13’’98
7.º Leandro Monteiro 8’22’’36
Rúben Amaral DNF
4x400 m
1.º Sporting CP (Tomás Gonçalves, David Garcia, Rodrigo Caetano e Duarte
Fernandes) 3’17’’11 - CAMP. NACIONAL
5000 m marcha
3.º Guilherme Rodrigues 23’56’’66
Altura
1.º Bohdan Zmiivskyi 2,15 m
5.º Gonçalo Cardoso 1,85 m
5.º André Pimenta 1,85 m
Vara
6.º Afonso Almeida 3,80 m
Comprimento
3.º André Pimenta 7,14 m
Triplo
3.º Rafael Jesus 14,10 m
Peso
1.º Abdelrahman Mahmoud 19,36 m
4.º André Ramalho 14,12 m
6.º Eduardo Neves 13,04 m
Heptatlo
4.º Haivan Almeida 4082 pts
Clubes
1.º Sporting CP 122 pts - CAMP.
NACIONAL
Sub-18 - Torn. Ibérico Provas Comb. PC
Heptatlo
6.º Tomás Figueiras 4365 pts
FEMININO
Seniores - Camp. Europa PC
60 m
17.º Lorène Bazolo 7’’34
20.º Rosalina Santos 7’’35
60 m barr.
22.º Olímpia Barbosa 8’’21
800 m
25.º Patrícia Silva 2’07’’58
1500 m
13.º Salomé Afonso 4’16’’59
Comprimento
8.º Evelise Veiga 6,36 m
Triplo
3.º Patrícia Mamona 14,16 m - MED.
BRONZE
Peso
1.º Auriol Dongmo 19,76 m - MED.
OURO
4.º Jéssica Inchude 18,33 m
Pentatlo
12.º Yuliya Loban 4091 pts
Sub-23 - Camp. Nac. Esperanças
60 m
2.º Beatriz Andrade 7’’60
7.º Lurdes Oliveira 7’’82
9.º Ana Sofia Alves 7’’93
60 m barr.
13.º Elin Barros 10’’14
400 m
8.º Lwena Cardoso 1’00’’10
800 m
6.º Marta Castro 2’16’’68
7.º Rita Figueiredo 2’17’’20
1500 m
2.º Rita Figueiredo 4’29’’69
4.º Beatriz Azevedo 4’36’’23
6.º Marta Castro 4’38’’98
Beatriz Rios não terminou
3000 m
5.º Beatriz Azevedo 9’54’’69
8.º Beatriz Rios 10’19’’04
4x400 m
3.º Sporting CP (Lwena Cardoso, Rita
Figueiredo, Lurdes Oliveira e Beatriz Andrade) 4’01’’09 3000 m marcha
5.º Carolina Dias 15’33’’48
Altura
8.º Mariana Ribeiro 1,53 m
Vara
2.º Joana Barreto 3,45 m
4.º Marta Semblano 3,20 m
6.º Inês Gomes 2,55 m
Comprimento
5.º Rafaela Pereira 5,29 m
7.º Lurdes Oliveira 3,69 m
Triplo
3.º Anastácia Gula 11,46 m
4.º Elin Barros 11,44 m
7.º Inês Vicente 11,18 m
Peso
3.º Mariana Camara 11,66 m
8.º Márcia Maketa 10,87 m
9.º Clara Rodrigues 9,47 m
Clubes
2.º Sporting CP 79 pts
BASQUETEBOL MASCULINO
Seniores - Liga Placard
Sporting CP 86-82 SL Benfica
Sub-23 - Camp. Nac. 2.ª Div.
Sporting CP 69-74 Carnide Clube
Sub-18 - Camp. Nac.
SL Benfica 75-50 Sporting CP
Sub-16 - Camp. Nac.
Algés e Dafundo 59-87 Sporting CP
Sub-16 - Taça Dist.
Carnide Clube 39-110 Sporting CP B
Sub-14 - Camp. Nac.
GC Olhanense 55-80 Sporting CP
Sub-14 - Taça Dist.
Sal. Estoril 38-77 Sporting CP B
Sub-12 - Circ. Mini 12
Sporting CP 25-27 Estoril BC
FEMININO
Sub-18 - Taça Nac.
Sporting CP 77-46 Zona Alta
Sub-16 - Camp. Nac.
GDESSA 65-58 Sporting CP
Sub-14 - Camp. Nac.
Sporting CP 81-35 Santarém BC
Sub-14 - Taça Dist.
Sporting CP B 111-12 Maria Pia SC
BILHAR MASCULINO
Carambola - Camp. Nac. 1.ª Div.
Sporting CP A
ESPORTS MASCULINO
1 - FPF Digital Challenge
3.º BAlmeida
5.º Gouvy
FUTEBOL MASCULINO
Seniores - Liga Portugal Bwin
Portimonense SC 0-1 Sporting CP
Equipa B - Liga 3
GD Fontinhas 2-0 Sporting CP
Sub-23 - Liga Revelação
Leixões SC 1-1 Sporting CP
Sub-19 - Camp. Nac. 1.ª Div.
SC Braga 1-1 Sporting CP
Sub-17 - Camp. Nac. 1.ª Div.
SCU Torreense 0-4 Sporting CP
Sub-16 - Camp. Nac. 2.ª Div. Sub-17
Lusitano GC 2-0 Sporting CP B
Sub-15 - Camp. Camp. Nac. 1.ª Div.
Boavista FC 2-1 Sporting CP
Sub-14 - Camp. Dist. 1.ª Div. Sub-15
Sporting CP 1-0 Damaiense
Sub-13 - Camp. Dist. 1.ª Div. Sub-14
Sporting CP 3-0 EF Belém
Sub-13 - Camp. Dist. 2.ª Div. Sub-14
SL Olivais 3-0 Sporting CP
Sub-12 - Camp. Dist. Fut9 Sub-13
Ponte Frielas 0-6 Sporting CP
Sporting CP 5-0 Pastéis Bola
Sub-12 - Camp. Dist. Sub-13 Fut7
Catujalense 3-2 Sporting CP
Sub-10 - Liga Sub-11Fut7
Sporting CP 6-2 EF Belém
“Os Belenenses” 1-10 Sporting CP
Sub-9 - Liga Sub-10 Fut7
EF Belém 2-7 Sporting CP
Sporting CP 7-2 Falcons
FEMININO
Seniores - Liga BPI
Sporting CP 1-0 SCU Toreense
Equipa B - Camp. Nac. 2.ª Div.
FC Famalicão 1-0 Sporting CP B
Sub-19 - Camp. Nac.
SL Benfica 0-1 Sporting CP
Sub-15 - Camp. Dist. 2.ª Div. Sub-14 M
Sporting CP 4-4 Ten. Valdez
Sub-15 - Camp. Dist. Sub-17
Sporting CP 4-1 Estoril Praia
Sub-13 - Camp. Dist. Fut7 M
Sporting CP 5-3 Santa Iria
Sub-11 - Liga Sub-11 Fut7
SC Frielas 3-4 Sporting CP
Sub-11 - Camp. Dist. Sub-12 Fut7
Sporting CP 0-5 Camarate
FUTEBOL DE MESA
Open Nac. Sporting CP
5.º Nuno Silva (2 V / 2 D)
5.º Rui Varela (2 V / 2 D)
Nuno Afonso não class. (1 E / 1 D)
FUTSAL MASCULINO
Sub-19 - Camp. Nac.
Sporting CP 8-0 AD Modicus
Sub-17 - Camp. Nac.
SL Benfica 1-3 Sporting CP
Sub-15 - Camp. Nac.
Sporting CP 2-1 SL Benfica
Sub-15 - Camp. Dist. 1.ª Div.
GROB A 3-2 Sporting CP B
GROB A 1-2 Sporting CP B - CAMP.
DISTRITAL
Sub-13 - Camp. Dist.
Sporting CP A 8-0 AmigLuz
GROB 1-0 Sporting CP B
Sub-11 - Liga Sub-11
C. Carnaxide 3-3 Sporting CP B
Feminino
Sub-17 - Camp. Dist.
Futsal Feijó 1-5 Sporting CP
GINÁSTICA MASCULINO
Seniores elite - Camp. Territorial 1.ª Div.
Grupo
1.º João Teles / Vicente Colaço / Gonçalo
Sampaio / Nuno Santos
FEMININO
Seniores elite - Camp. Territorial 1.ª Div.
Par
1.º Maria Marvão / Mónica Lima
Grupo
2.º Sofia Lopes / Leonor Malho / Íris
Fernandes
Juniores elite - Camp. Territorial 1.ª Div.
Par
1.º Mariana Simplício / Leonor Tomás
Grupo
1.º Maria Giraldes / Madalena Ramada / Matilde Pereira
2.º Ema Fernandes / Marta Oliveira / Leonor Carreira
Equipas
1.º Sporting CP
Juniores - Camp. Territorial 1.ª Div.
Grupo
2.º Maria Mendes / Diana Laranjinha / Alícia Santos
Juvenis - Camp. Territorial 1.ª Div.
Par
1.º Constança Santos / Maria Ponte
Grupo
1.º Francisca Pires / Beatriz Cardoso / Varvara Pastukhova
Equipas
1.º Sporting CP
MISTO
Seniores elite - Camp. Territorial 1.ª Div.
Par
2.º Beatriz Mota / Luís Ferreira
Juniores elite - Camp. Territorial 1.ª Div. Par
1.º Madalena Tomás / André Fiúza
Juniores - Camp. Territorial 1.ª Div. Par
2.º Lara Fernandes / Guilherme
Henriques
Juvenis - Camp. Territorial 1.ª Div. Par
2.º Beatriz Gomes / Martim Rêgo
HÓQUEI EM PATINS MASCULINO
Seniores - Camp. Placard
Sporting CP 7-2 Famalicense
Equipa B - Camp. Nac. 2.ª Div.
Sporting CP B 2-6 Biblioteca IR
FEMININO
Seniores - Camp. Nac.
Escola Livre 1-5 Sporting CP
JUDO MASCULINO
Seniores - Grand Slam Tashkent -81 kg
João Fernando não class. (1 D)
Iniciados, Infantis e Benjamins - Open ADJL
1.º Manuel Nunes
1.º Luís Guiné
1.º António Costa
1.º António Pina
3.º Tiago Anastácio
FEMININO
Seniores - Grand Slam Tashkent -52 kg
5.º Maria Siderot (3 V / 2 D)
Iniciados, Infantis e Benjamins - Open ADJL
1.º Stanislava Teixeira
3.º Maria Teresa Saraiva
3.º Mafalda Ferreira
28 - SPORTING 3914
3-1 CB Eborense A SL Benfica A 2-2 Sporting CP B Gin. C. Sul A 4-0 Sporting CP C Carambola - 3.º Open Nac. 1.ª Div. Ind. (3.ª Fase) Joaquim Alves (2 V) Leonardo Horta (1 V / 1 D) Rui Gil (1 V / 1 D) Carlos Fraga (1 V / 1 D) Rui Lopes (1 V / 1 D) Ricardo Belo (1 V / 1 D)
1 vs.
KICKBOXING MASCULINO
K1 - Título Mundial K1 Wako Pro
66,8 kg
André Santos venceu aos pontos Emre
Korkmaz - CAMP. MUNDIAL
K1 - Brothers League XII
Rodrigo Marques venceu aos pontos
Miguel Leitão
Ricardo Mendes venceu aos pontos Sérgio
Couto
Miguel Carrington venceu aos pontos
Tiago Teixeira
Rodrigo Lousada perdeu aos pontos com
André Vítor
FEMININO
K1 - Brothers League XII
Carina Moutinho venceu por KO Maria
Clérigo
Sara Rodrigues empatou com Inês Correia
NATAÇÃO MASCULINO
Infantis A - Camp. Reg. Piscina Curta
200 m livres
2.º Diogo Reis 2’07’’86
5.º Hugo Godinho 2’16’’01
400 m livres
1.º Diogo Reis 4’31’’98 - CAMP.
REGIONAL
4.º Hugo Godinho 4’47’’66
6.º Martim Martins 4’50’’14
11.º Daniel Lourenço 4’58’’16
100 m costas
1.º Diogo Reis 1’04’’69 - CAMP.
REGIONAL
5.º Hugo Godinho 1’09’’71
10.º Martim Martins 1’12’’78
11.º Daniel Lourenço 1’12’’96
19.º Tiago Eusébio 1’24’’89
200 m costas
8.º Martim Martins
200 m costas
3.º Afonso Gomes 2’40’’76
7.º Tomás Freire 2’47’’16
9.º Afonso Pereira 2’53’’51
100 m bruços
5.º Leonardo Tomaz 1’32’’27
11.º Afonso Pereira 1’35’’50
200 m bruços
Dinis Ribeiro DSQ
200 m estilos
11.º Manuel Almeida 2’58’’37
12.º Afonso Pereira 2’59’’09
15.º Leonardo Tomaz 3’04’’53
Afonso Gomes DSQ
25-34 - Torneio Masters Litoral Alentejano 400 m livres
1.º Pedro Pinotes 4’10’’06 100 m mariposa
1.º Pedro Pinotes 59’’10 100 m estilos
1.º Pedro Pinotes 1’00’’15
55-64 - Torneio Masters Litoral Alentejano 100 m costas
1.º Paulo Carvalho 1’12’’42 50 m mariposa
1.º Paulo Carvalho 30’’38
FEMININO
Infantis A - Camp. Reg. Piscina Curta 100 m livres
3.º Gabriela Parreira 1’08’’31
4.º Bruna Simões 1’08’’40
11.º Estela Ribeiro 1’12’’02 200 m livres
6.º Bruna Simões 2’31’’26
9.º Estela Ribeiro 2’35’’98
10.º Rita Gomes 2’36’’68 400 m livres
4.º Gabriela Parreira 5’18’’00
5.º Beatriz Diniz 5’18’’27
8.º Bruna Simões 5’24’’25
9.º Estela Ribeiro 5’25’’44
11.º Rita Gomes 5’26’’65 100 m costas
4.º Beatriz Diniz 1’19’’48 200 m costas
8.º Beatriz Diniz 2’50’’90 100 m bruços
1.º Rita Gomes 1’25’’48 - CAMP.
REGIONAL 200 m bruços
1.º Rita Gomes 3’00’’56 - CAMP.
REGIONAL
2.º Beatriz Diniz 3’03’’14
4.º Hugo Godinho 2’35’’53
21.º Ricardo Brizido 2’57’’38
22.º Tiago Eusébio 2’58’’14
Infantis B - Camp. Reg. Piscina Curta
100 m livres
19.º Afonso Pereira 1’14’’70
200 m livres
5.º Dinis Ribeiro 2’24’’32
12.º Tomás Freire 2’33’’80
400 m livres
3.º Dinis Ribeiro 5’01’’07
10.º Afonso Gomes 5’14’’08
13.º Tomás Freire 5’24’’45
100 m costas
2.º Afonso Gomes 1’13’’10
3.º Dinis Ribeiro 1’13’’73
9.º Tomás Freire 1’19’’94
13.º Manuel Almeida 1’24’’20
10.º Bruna Simões 3’15’’60 200 m mariposa
2.º Gabriela Parreira 2’56’’39 200 m estilos
5.º Gabriela Parreira 2’52’’75 10.º Estela Ribeiro 2’57’’12
Infantis B - Camp. Reg. Piscina Curta 100 m livres
1.º Margarida Moura 1’09’’41 - CAMP.
REGIONAL
3.º Margarida Ferreira 1’12’’99 200 m livres
1.º Margarida Moura 2’31’’55 - CAMP.
REGIONAL
2.º Ana Ferro 2’35’’78
5.º Margarida Ferreira 2’39’’00 400 m livres
1.º Margarida Moura 5’17’’19 - CAMP.
REGIONAL
2.º Ana Ferro 5’20’’68
4.º Margarida Ferreira 5’33’’39
100 m costas
2.º Ana Ferro 1’20’’86
6.º Carolina Camejo 1’25’’17
200 m costas
3.º Margarida Ferreira 2’53’’40
200 m bruços
1.º Margarida Moura 3’14’’53 - CAMP.
REGIONAL
200 m estilos
2.º Ana Ferro 2’54’’01
11.º Carolina Camejo 3’09’’83
55-64 - Torneio Masters Litoral Alentejano
50 m bruços
2.º Helena Carvalho 50’’59
100 m bruços
2.º Helena Carvalho 1’48’’48
MISTO
4x100 m livres
1.º Sporting CP (Hugo Godinho, Gabriela Parreira, Diogo Reis e Bruna Simões)
4’47’’51 - CAMP. REGIONAL
4x100 m estilos
1.º Sporting CP (Afonso Gomes, Margarida Moura, Dinis Ribeiro e Margarida Ferreira) 5’07’’74 - CAMP.
REGIONAL
PESCA DESPORTIVA
Individual - Camp. Nac. Veteranos
1.ª prova
5.º Amílcar Ferreira
2.ª prova
7.º Amílcar Ferreira
POLO AQUÁTICO MASCULINO
Equipa B - Camp. Portugal A2
Cascais WPC 11-11 Sporting CP B
TÉNIS DE MESA MASCULINO
Sub-17 - WTT Youth Contender Vila Real
Singulares
9.º Tiago Abiodun (3 V / 1 D)
Sub-15 - WTT Youth Contender Vila Real
Singulares
2.º Tiago Abiodun (6 V / 1 D) - MED.
PRATA
Sub-13 - Torneio Transmontano
Singulares
5.º Duarte Silva
Equipas
2.º Sporting CP
TIRO MASCULINO
P 10 m - Torneio Inverno FPT
Absolutos
2.º João Costa
12.º Manuel Costa
21.º Pedro Ferreira
30.º Pedro Fonseca
34.º António Carvalho
46.º Joaquim Clemente
47.º Wilson Correia
50.º Filipe Faria
Adaptado
1.º Vyacheslav Sushchyk
C 10 m - Torneio Inverno FPT
Absolutos
2.º Marcelo Cazassa
14.º Tomás Fonseca
FEMININO
P 10 m - Torneio Inverno FPT
Absolutos
4.º Carla Gil
C 10 m - Torneio Inverno FPT
Absolutos
2.º Marta Silva
TIRO COM ARCO
MASCULINO
Recurvo - Final Round Ind. Camp. Nac.
Sala
Seniores
3.º Luís Gonçalves
4.º Tiago Matos
Juniores
1.º Duarte Cattoni - CAMP. NACIONAL
Veteranos
1.º Paulo Castro CAMP. NACIONAL
3.º António Ferreira
Recurvo - Final Round Equipas Camp.
Nac. Sala
Seniores
1.º Sporting CP - CAMP. NACIONAL
Veteranos
1.º Sporting CP - CAMP. NACIONAL
Compound - Final Round Ind. Camp.
Nac. Sala
Seniores
2.º Rui Baptista
3.º Manuel Carvalho
Compound - Final Round Equipas Camp.
Nac. Sala
Seniores
1.º Sporting CP - CAMP. NACIONAL
FEMININO
Recurvo - Final Round Ind. Camp. Nac.
Sala
Seniores
1.º Maria João Parreira - CAMP.
NACIONAL
2.º Milana Tkachenko
Juniores
3.º Maria Francisco
Recurvo - Final Round Equipas Camp.
Nac. Sala
Seniores
1.º Sporting CP - CAMP. NACIONAL
Compound - Final Round Ind. Camp.
Nac. Sala
Seniores
2.º Johana Oliveira
MISTO
Recurvo - Final Round Equipas Camp.
Nac. Sala
Seniores
1.º Sporting CP (Milana Tkachenko e Tiago Matos) - CAMP. NACIONAL
Juniores
2.º Sporting CP (Maria Francisco e Duarte Cattoni)
Compound - Final Round Equipas Camp. Nac. Sala
Seniores
2.º Sporting CP (Johana Oliveira e Rui Baptista)
VOLEIBOL
MASCULINO
Seniores - Liga Una Seguros
Sporting CP 3-1 Esmoriz GC
Sub-21 - Camp. Nac.
Sporting CP 3-0 Alverca Volei
Juniores - Camp. Nac. Quarteira BS 0-3 Sporting CP
Cadetes - Camp. Nac.
Sporting CP 3-0 VC Setúbal
Minis A - 6.º Torneio MiniVolei
Sporting CP (3 V)
FEMININO
Seniores - Liga LIDL
Sporting CP 3-0 GC Vilacondense Sub-21 - Camp. Nac.
CP 3-0 ES F. Lencastre Juniores - Camp. Nac.
FUTEBOL
XADREZ
MASCULINO
Equipa - Camp. Nac. 2ª Div.
CP 3-1 Ateneu Montijo A Equipa - Camp. Dist. Equipas 1ª Div. Mata Benfica 2.5-1.5 Sporting CP B
MISTO
Sub-12-Sub-14 - Torneio Escolar AR
Telheiras
4.º Duarte Vasconcelos
5.º Tiago Gonçalves
Sub-8-Sub-10 - Torneio Escolar AR
Telheiras
6.º Mateus Sinval
22.º Rodrigo Martins
31.º Patrícia Romanova
39.º Lourenço Martins
FUTEBOL
SPORTING 3914 - 29 09/03 – QUINTA-FEIRA HÓQUEI
Liga dos Campeões − Grupo D – 4.ª jornada Jogo: Reus Deportiu vs. Sporting CP Horário e local: 20h00 – Palau D’Esports del Reus Deportiu Transmissão: directo e exclusivo 11/03 – SÁBADO
EM PATINS Competição:
Competição: Liga 3 – Série B − 22.ª jornada Jogo: Sporting CP vs. Caldas SC Horário e local: 11h00 – Estádio Aurélio Pereira Transmissão: directo e exclusivo
Competição: Campeonato Nacional Sub-19 – 2.ª fase − 5.ª jornada Jogo: Sporting CP vs. FC Porto Horário e local: 16h00 – Estádio Aurélio Pereira Transmissão: directo e exclusivo 12/03 – DOMINGO
FUTEBOL
Competição: Liga BPI – 15.ª jornada Jogo: Sporting CP vs. Amora FC Horário e local: 11h00 – Estádio Aurélio Pereira Transmissão: directo e exclusivo
2’37’’86
m bruços
Ricardo Brizido 1’27’’08
m bruços
Diogo Reis 2’37’’17 - CAMP.
100 m mariposa
Martim Martins 1’13’’25
Daniel Lourenço 1’13’’27
m mariposa
Daniel Lourenço 2’40’’52
m estilos
100
6.º
200
1.º
REGIONAL
5.º
6.º
200
3.º
200
Sporting
Sporting
Juventude
Minis
Sporting
Minis
Sporting
Sporting CP B
Sporting CP C
D) Sporting CP D
D)
Sporting
CP 3-0 AC Albufeira Cadetes - Camp. Nac.
CP 3-2 UR Mirense Juvenis - Camp. Nac
AC 0-3 Sporting CP
A - 6.º Torneio MiniVolei
CP (1 V / 2 D)
B - 6.º Torneio MiniVolei
CP A (3 V / 1 D)
(1 V / 3 D)
(3
(2 V / 1
Sporting
AGENDA
ANDEBOL SÁBADO, 11 DE MARÇO
9H00 Sub-14 Masc.
SPORTING CP vs. Esfera Andebol
3ª jorn. 2ª fase/GA Camp. Reg.
Multidesportivo Sporting
DOMINGO, 12 DE MARÇO
10H00 Minis Masc.
SPORTING CP A, B e C
20.º enc. Inverno Minis
Pavilhão João Rocha
ATLETISMO
SÁBADO, 11 DE MARÇO
9H30 Seniores
8 atletas SPORTING CP
Taça da Europa de Lançamentos
Leiria
9H30 Vários escalões
SPORTING CP
Camp. Reg. Corta mato curto
Esc. Prática GNR (Queluz)
14H00 Universitário
SPORTING CP
Camp. Nac. Univ. PC
Expocentro (Pombal)
DOMINGO, 12 DE MARÇO
9H15 Sub-18 / Sub-20
5 atletas SPORTING CP
Camp. Nac. Marcha Estrada 20km
Buarcos (Figueira da Foz)
9H30 Universitário
SPORTING CP
Camp. Nac. Univ. PC
Expocentro (Pombal)
10H05 Seniores
ANA MAFALDA FERREIRA
Meia Maratona de Lisboa
Lisboa
10H15 Seniores
8 atletas SPORTING CP
Taça da Europa de Lançamentos
Leiria
14H30 Sub-16 / Sub-18
SPORTING CP
Triatlo Técnico Regional
CAR Jamor (Oeiras)
AUTOMOBILISMO SEXTA, 10 DE MARÇO
13H30 2RM
Rafael Cardeira / Luís Boiça
Shakedown Rali Serras Fafe
Fafe
21H05 2RM
Rafael Cardeira / Luís Boiça
PEC 1 Rali Serras Fafe
Fafe
SÁBADO, 11 DE MARÇO
8H09 2RM
Rafael Cardeira / Luís Boiça
PEC 2 a 5 Rali Serras Fafe
Boticas / Cabeceiras Basto / Vieira
Minho
14H39 2RM
Rafael Cardeira / Luís Boiça
PEC 6 a 9 Rali Serras Fafe
Boticas / Cabeceiras Basto / Vieira
Minho
BASQUETEBOL QUINTA, 9 DE MARÇO
21H00 Sub-18 Masc.
SPORTING CP vs. CNT Ponte Sor
Jogo Prep.
Pav. Esc. Sec. Lumiar (Lisboa)
SÁBADO, 11 DE MARÇO
10H30 Sub-14 Fem.
UDC Forte vs. SPORTING CP B
3.ª jorn. 1.ª fase/F5G2-A Taça Dist.
Pav. Mun. Forte da Casa
10H45 Sub-13 Fem.
SPORTING CP vs. GDEMAM
2.ª jorn. 3.ª fase/F3G1 Circ. Dist.
Pav. Alto da Faia (Lisboa)
16H00 Seniores Masc.
SC Lusitânia vs. SPORTING CP
2.ª jorn. 2.ª fase/Gr. A Liga betclic
Pav. Mun. Angra Heroísmo (Açores)
18H45 Sub-18 Masc.
SPORTING CP vs. Seixal Clube
6ª jorn. Fase Sul 1 Camp. Nac.
Multidesportivo Sporting
20H15 Sub-16 Masc.
AE Física D. vs. SPORTING CP B
2.ª jorn. 1.ª fase/F5G1-B Taça Dist.
Pav. Física (Torres Vedras)
20H30 Sub-14 Masc.
SPORTING CP B vs. “Os
Belenenses”
3.ª jorn. 1.ª fase/F5G1-B Taça Dist.
Multidesportivo Sporting
DOMINGO, 12 DE MARÇO
9H30 Sub-16 Masc.
SPORTING CP B vs. “Os
Belenenses”
5.ª jorn. 1.ª fase/F5G1-B Taça Dist.
Pav. Esc. Sec. Lumiar (Lisboa)
9H30 Sub-14 Masc.
Lobos Malveira vs. SPORTING CP B
4.ª jorn. 1.ª fase/F5G1-B Taça Dist.
Pav. Mun. Malveira
11H30 Sub-14 Masc.
SPORTING CP vs. Stella Maris
3.ª jorn. 1.ª Fase/Sul A Camp. Nac.
Multidesportivo Sporting
14H15 Sub-14 Fem.
SPORTING CP vs. UFC Tortosendo
3.ª jorn. 1.ª Fase/Sul A Camp. Nac.
Multidesportivo Sporting
15H00 Sub-23 Masc.
Portimonense (S23) vs. SPORTING
CP B
4ª jorn. 2ª fase/Sul B Camp. Nac. 2ª
Div.
Pav. Gimn. Portimão
16H30 Sub-18 Fem.
CB Queluz vs. SPORTING CP
7ª jorn. Z. Sul / A 1ª fase Taça Nac.
Pavilhão Escola Ruy Belo (Monte Abraão)
16H30 Sub-16 Masc.
Albicastrense vs. SPORTING CP
4ª jorn. Zona Sul Camp. Nac.
Pav. Gimn. Escola Sup. Educ.
Castelo Branco
16H30 Sub-16 Fem.
Algés e Dafundo vs. SPORTING CP
4ª jorn. Zona Sul Camp. Nac.
Pav. Arq. Gomes Ferreira (Algés)
17H30 Sub-14 Fem.
SPORTING CP B vs. “Os Belenenses”
4.ª jorn. 1.ª fase/F5G2-A Taça Dist.
Pav. Esc. Sec. Lumiar (Lisboa)
BILHAR
SÁBADO, 11 DE MARÇO
13H00 Carambola Masc.
JOAQUIM ALVES; FRANCISCO
RODRIGUES
Fase Interm. Séries 7 e 3 - 3.º Open Nac. 1.ª Div.
Sala Bilhar Estádio SL Benfica (Lisboa)
DOMINGO, 12 DE MARÇO
10H30 Carambola Masc.
JOAQUIM ALVES; FRANCISCO
RODRIGUES
Fase Final - 3.º Open Nac. 1.ª Div.
Sala Bilhar Estádio SL Benfica (Lisboa)
SEGUNDA, 13 DE MARÇO
21H00 Carambola Masc.
SPORTING CP B vs. Dragões
Lisboa A
3ª jorn. 2ª fase/Sul/Ap. Camp. Nac.
1ª Div.
Sala Dr. Henrique Marques (Estádio
José Alvalade)
21H00 Carambola Masc.
CB Amadora A vs. SPORTING CP A
3ª jorn. 2ª fase/Sul/Ap. Camp. Nac.
1ª Div.
Clube Bilhar. Amadora (Amadora)
TERÇA, 14 DE MARÇO
21H00 Carambola Masc.
SPORTING CP C vs. CB Amadora B
3ª jorn. 2ª fase/Sul/Manut. Camp.
Nac. 1ª Div.
Sala Dr. Henrique Marques (Estádio José Alvalade)
QUARTA, 15 DE MARÇO
21H00 Carambola Masc.
SPORTING CP D vs. CB Beja
3ª jorn. Série 2 Taça António
Figueiredo
Sala Dr. Henrique Marques (Estádio José Alvalade)
ESPORTS
QUARTA-FEIRA, 15 DE MARÇO
10H00 1 vs. 1
BALMEIDA; GOUVY; KID
Qual. FIFA Global Series Online
FUTEBOL
QUINTA, 9 DE MARÇO
15H00 Sub-23 Masc.
SPORTING CP vs. Portimonense SC
9ª jorn. 2ª fase/Ap. Taça Revelação
Estádio António Almeida Correia
Foni (Alcochete)
17H45 Seniores Masc.
SPORTING CP vs. Arsenal FC
1ª mão Oitavos-de-Final Liga Europa
Estádio José Alvalade
SÁBADO, 11 DE MARÇO
9H00 Sub-13 Fem.
Venda Pinheiro vs. SPORTING CP
17.ª jorn. S1 Camp. Dist. Fut7 M
Estádio Mun. Venda Pinheiro
9H00 Sub-12 Masc.
SPORTING CP vs. Camarate
17.ª jorn. S2 Camp. Dist. Sub-13
Fut7
Campo n.º 6 Pólo EUL
9H00 Sub-11 Masc.
SPORTING CP vs. CIF
17.ª jorn. S5 Camp. Dist. Sub-12
Fut7
Campo Tenente Valdez (Pontinha)
9H00 Sub-11 Fem.
Sacavenense vs. SPORTING CP
17.ª jorn. S4 Camp. Dist. Sub-12
Fut7
Comp. Desp. Elias Pereira (Sacavém)
9H00 Sub-10 Masc.
CF Benfica vs. SPORTING CP
17.ª jorn. S5 Liga Sub-11 Fut7
Estádio Francisco Lázaro (Lisboa)
9H00 Sub-9 Masc.
SL Olivais vs. SPORTING CP
17.ª jorn. S4 Liga Sub-10 Fut7
Campo Branca Lucas (Olivais)
9H30 Sub-11 Masc.
Tem. Valdez vs. SPORTING CP
17.ª jorn. S4 Camp. Dist. Sub-12
Fut7
Campo Tenente Valdez (Pontinha)
10H00 Sub-15 Fem.
SPORTING CP vs. CF Benfica
16.ª jorn. Camp. Dist. Sub-17
Campo n.º 5 Pólo EUL
10H00 Sub-11 Fem.
Bucelenses vs. SPORTING CP
4.ª jorn. S3 Liga Sub-11 Fut7
Campo Júlio Camilo Alves (Bucelas)
10H30 Sub-10 Masc.
SPORTING CP vs. SL Benfica
17.ª jorn. S6 Liga Sub-11 Fut7
Campo n.º 6 Pólo EUL
10H30 Sub-9 Masc.
SPORTING CP vs. SL Benfica
17.ª jorn. S5 Liga Sub-10 Fut7
Campo n.º 6 Pólo EUL
11H00 Equipa B Masc.
SPORTING CP vs. Caldas SC
22ª jorn. Série B Liga 3
Estádio Aurélio Pereira
11H00 Sub-17 Masc.
SPORTING CP vs. SC Braga
9ª jorn. Ap. Camp. Camp. Nac
Campo n.º 6 Academia Sporting
11H00 Sub-13 Masc.
CF Benfica vs. SPORTING CP
19.ª jorn. Camp. Dist. 1.ª Div. Sub-
14
17.ª jorn. S1 Camp. Dist. Fut9 M
Comp. Desp. Arenes
15H30 Sub-13 Masc.
SPORTING CP vs. AD Amadora
19.ª jorn. S3 Camp. Dist. 2.ª Div.
Sub-14
Campo n.º 5 Pólo EUL
16H00 Equipa B Fem.
Vitória SC vs. SPORTING CP B
8.ª jorn. Ap. Campeão Camp. Nac.
2.ª Div.
Comp. Desp. Dr. António Pimenta Machado (Guimarães)
16H00 Sub-19 Masc.
SPORTING CP vs. FC Porto
5ª jorn. Ap. Camp. Camp. Nac. 1ª Div.
Estádio Aurélio Pereira
DOMINGO, 12 DE MARÇO
11H00 Seniores Fem.
SPORTING CP vs. Amora FC
15ª jorn. Liga BPI
Estádio Aurélio Pereira
11H00 Sub-16 Masc.
SPORTING CP B vs. ARC Bairro Valongo
4ª jorn. S5/Manut. Camp. Nac. 2ª Div.
Campo n.º 6 Academia Sporting
11H00 Sub-14 Masc.
Oriental Lisboa vs. SPORTING CP C
19ª jorn. Camp. Dist. 1ª Div. Sub-15 Campo do Ferroviário de Marvila (Lisboa)
15H00 Sub-15 Fem.
SL Benfica vs. SPORTING CP
19.ª jorn. S2 Camp. Dist. 2.ª Div. Sub-14 M
Comp. Desp. Porto Salvo
16H00 Sub-19 Fem.
SPORTING CP vs. C. Albergaria
3.ª jorn. Ap. Camp. Camp. Nacional Campo n.º 5 Pólo EUL
20H30 Seniores Masc.
SPORTING CP vs. Boavista FC
24ª jorn. Liga Portugal Bwin Estádio José Alvalade
TERÇA, 14 DE MARÇO
13H00 Sub-19 Masc.
SPORTING CP vs. Liverpool FC Quartos Final UEFA Youth League Estádio Aurélio Pereira
FUTSAL SÁBADO, 11 DE MARÇO
12H00 Sub-17 Fem.
SPORTING CP vs. SL Benfica
18.ª jorn. Camp. Dist.
Pavilhão João Rocha
14H00 Sub-13 Masc.
Estádio Francisco Lázaro (Lisboa)
13H45 Sub-12 Masc.
SPORTING CP vs. Sacavenense
17.ª jorn. S2 Camp. Dist. Sub-13
Fut9
Campo n.º 5 Pólo EUL
15H00 Sub-14 Masc.
SPORTING CP B vs. C. União 1919
5ª jorn. Ap. Camp. Camp. Nac. 2ª
Div. Sub-15
Campo n.º 6 Academia Sporting
15H00 Sub-13 Fem.
Torreense vs. SPORTING CP
AMSAC vs. SPORTING CP
18.ª jorn. S3 Camp. Dist.
Pav. Esc. EB 2/3 Gen. Humb. Delgado (Sto. Ant. Cavaleiros)
14H30 Sub-17 Masc.
SPORTING CP vs. Leões P. Salvo
7ª jorn. 2ª fase Camp. Nac.
Pavilhão João Rocha
15H00 Sub-11 Masc.
GROB B vs. SPORTING CP A
15ª jorn. S3 Liga Sub-11
Pav. EsC. Sec. Pedro Alexandrino (P. Sto. Adrião)
30 - SPORTING 3914
16H30 Sub-19 Masc.
Quinta Lombos vs. SPORTING CP
23ª jorn. 1ª fase Camp. Nac.
Pav. Desp. Lombos (Carcavelos)
17H00 Seniores Masc.
SC Braga/AAUM vs. SPORTING CP
17ª jorn. Liga Placard
Pav. Desp. Univ. Minho (Gualtar)
17H00 Sub-13 Masc.
Acad. Ciências vs. SPORTING CP
18.ª jorn. S4 Camp. Dist.
Pav. Esc. Sec. Lumiar (Lisboa)
DOMINGO, 12 DE MARÇO
15H00 Sub-11 Masc.
SPORTING CP B vs. CA São Brás
15ª jorn. S4 Liga Sub-11
Pav. Mun. José Gouveia (S. João
Talha)
18H00 Sub-19 Fem.
Futsal Feijó vs. SPORTING CP
6ª jorn. 2ª fase/Série F Camp. Nac.
Pav. Esc. Sec. Romeu Correia (Feijó)
GINÁSTICA
SEXTA-FEIRA, 10 DE MARÇO
8H30 Acrobática
SPORTING CP
Taça Mundo Gin. Acrobática
Maia
SÁBADO,
11 DE MARÇO
8H30 Acrobática
SPORTING CP
Taça Mundo Gin. Acrobática
Maia
9H15 DMT
SPORTING CP
Camp. Terr. DMT
Esc. Ferreira Castro (Algueirão)
DOMINGO, 12 DE MARÇO
9H00 Acrobática
SPORTING CP
Taça Mundo Gin. Acrobática
Maia
GOALBALL SÁBADO, 11
12H40 Equipa
DE MARÇO
SPORTING CP vs. ACAPO Porto
Jogo 2, 2.ª jorn./Gr. A Camp. Nac.
Pav. Mun. Ermesinde
16H10 Equipa
Castêlo Maia vs. SPORTING CP
Jogo 5, 2.ª jorn./Gr. A Camp. Nac.
Pav. Mun. Ermesinde
HÓQUEI PATINS
QUINTA, 9 DE MARÇO
20H00 Seniores Masc.
Reus Deportiu vs SPORTING CP
4ª jorn. Grupo D Liga Campeões
Palau d’Esports del Reus Deportiu
SÁBADO, 11 DE MARÇO
18H00 Equipa B Masc.
SPORTING CP vs. Marítimo SC
18ª jorn. Zona Sul Camp. Nac. 2ª Div.
Pavilhão SG Sacavenense
DOMINGO, 12 DE MARÇO
15H00 Sub-15 Masc.
SPORTING CP vs. SC Torres
1.ª jorn. Sul Camp. Nac.
Pav. SG Sacavenense (Sacavém)
16H00 Seniores Masc.
OC Barcelos vs. SPORTING CP
21ª jorn. Campeonato Placard
Pavilhão Municipal Barcelos
18H00 Sub-19 Masc.
SPORTING CP vs. Adversário a designar
1.ª jorn. Sul Camp. Nac.
Pav. SG Sacavenense (Sacavém)
QUARTA, 15 DE MARÇO
19H30 Seniores Masc.
Um grupo com a mesma meta.
SPORTING CP vs. AJ Viana
22ª jorn. Campeonato Placard
Pavilhão João Rocha
RUGBY
SÁBADO, 11 DE MARÇO
15H00 Seniores Fem.
SPORTING CP vs. SL Benfica
Camp. Nac. Divisão Honra - Final
CAR Jamor
DOMINGO, 12 DE MARÇO
10H00 Sub-16 Masc.
Direito/Galiza vs. SPORTING/
BELAS
6ª jorn. Torneio Regional/Sul1
Campo Rugby Monsanto (Lisboa)
11H30 Sub-19 Masc.
SPORTING/BELAS vs. Barbarians
6ª jorn. Torneio Regional Silver
RAAA n.º 1 (Queluz)
VOLEIBOL
SEXTA, 10 DE MARÇO
21H00 Seniores Fem.
SPORTING CP vs. Porto Volei
Meias-Finais Taça Portugal
Centro Cultural Viana Do Castelo
SÁBADO, 11 DE MARÇO
12H00 Juniores Masc.
A partir dos 18 anos
2ª, 4ª e 6ª feira I 19h00 às 20h00
Local: Pista de Atletismo Professor Moniz Pereira (Lumiar)
Inscreve-te já no link!
https://tinyurl.com/SCPmodalidades2223
SPORTING CP vs. ES H. Nogueira
4ª jorn. Série D Camp. Nac.
Multidesportivo Sporting
17H00 Juvenis Fem.
SC Caldas vs. SPORTING CP
3ª jorn. Série C Camp. Nac.
Pavilhão Raúl Jardim Graça
18H00 Seniores Masc.
SPORTING CP vs. SL Benfica
Meias-Finais Taça Portugal
Centro Cultural de Viana do Castelo
DOMINGO, 12 DE MARÇO
15H00 Juniores Fem.
AV Atlântico vs. SPORTING CP
4ª jorn. Série C Camp. Nac. Pavilhão do Colégio Atlântico (Arrentela)
XADREZ SÁBADO, 11 DE MARÇO
14H00 Equipa
SPORTING CP
Camp. Nac. Equipas Jovens Rápidas Pavilhão Gimnodesportivo das Meirinhas
*Informação sujeita a alterações após o fecho de edição. Consulte a agenda actualizada em sporting.pt
SPORTING 3914 - 31
Junta-te ao novo Clube de Corrida
Sporting
do
CP!
AF SPORTING CLUBE DE CORRIDA JORNAL MEIA PAG.pdf 1 02/02/2023 16:34
2023/03/09 5ªFeira 5 603199 000490 03914