Livro Genealogia dos Municípios do Rio Grande do Sul

Page 7

GENEALOGIA DOS MUNICÍPIOS

Ao lado, mapa do Rio Grande do Sul de 1895. Chorographia do Brasil | Acervo da British Library <explore.bl.uk>

Compreender o processo histórico da configuração político-administrativa dos municípios do nosso Estado é essencial para uma análise mais apurada do momento econômico, geográfico e demográfico que vivemos. A partir de uma árvore genealógica, este livro apresenta os vários momentos das emancipações municipais, suas gerações e linhagens. E, assim, pretende contribuir para difundir o conhecimento da dinâmica do território gaúcho. O início de tudo se deu com a divisão administrativa de 1809. Foram criadas quatro grandes vilas, que são os ancestrais dos municípios do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha. Ao longo dos anos, elas foram

se subdividindo até chegarmos aos atuais 497 municípios. Os gráficos, textos e mapas ajudam a remontar nossas origens e toda a evolução desse processo de formação do Rio Grande do Sul. Espero que esta Genealogia dos Municípios do Rio Grande do Sul, que agora está em suas mãos, possa ajudá-lo a conhecer melhor e, portanto, compreender a história do nosso Estado. Boa leitura a todos!

José Ivo Sartori Governador do Estado do Rio Grande do Sul


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.