Page 1

MPM - MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MBA UFRJ

GESTテグ DE PROJETOS

soluテァテ」o

project


Contexto O aumento da competitividade e a abertura dos mercados propiciam a busca constante da estabilidade. Assim, as empresas vêm procurando novas e eficazes estruturas de trabalho focadas, cada vez mais, em projetos e em resultados.

A gerência baseada em projetos exige mudanças nas Organizações, a fim de alcançar os níveis de desempenho e competitividade que atendam às demandas do atual ambiente dos negócios. A partir deste ponto, a função de Gerência de Projetos torna-se vital em todos os segmentos das Organizações.

Para atender aos gerentes e profissionais que necessitam de conhecimentos e habilidades nesse ambiente altamente complexo, caracterizado por orçamentos apertados e equipes multidisciplinares, a Escola Politécnica da UFRJ estruturou o curso de Pós-Graduação em Gestão e Gerenciamento de Projetos.

Objetivos Promover a formação de profissionais, executivos e agentes formadores em gerência de projetos, em conformidade com as exigências atuais do mercado e colaborando no sentido de difundir conhecimentos e promover a capacitação dos profissionais nas diversas áreas de atuação, dando-lhes as condições necessárias para preparar-se para uma certificação PMP e na obtenção de um título de especialista em gerenciamento de projetos emitido pela UFRJ.


Público-alvo Destina-se a profissionais que trabalham direta ou indiretamente com projetos de pequeno a grande porte, das áreas de Engenharia, Arquitetura, Informática, Eletrotécnica, Eletrônica, Mecatrônica, Mecânica, Administrativa, Economia, Mídia (cinema, vídeo, jornalismo), Recursos Humanos, Qualidade e Terceiro Setor (instituições públicas, organizações artísticas e culturais) ofertando embasamento técnico e as melhores práticas em gerenciamento de projetos.

Formato de Aulas Encontros mensais, às sextas (15:00h às 22:30h) e sábados (08:00h às 17:40h) Duração: 21 meses


Metodologia Serão realizadas aulas com apresentação dos conceitos teóricos baseados em casos e exemplos reais do dia-a-dia dos profissionais e empresas, realização de exercícios e atividades de grupo dirigidas, apresentação de seminários de curta duração e palestras com estudos de caso, de forma a permitir o intercâmbio de experiências referentes aos temas abordados ao longo do curso, sendo o conceito de trabalho em equipe será praticado de forma intensiva.

Ao final do curso, de acordo com os conhecimentos adquiridos, será realizado um projeto final. Os alunos, ao ingressarem no curso de Pós-Graduação em Gestão e Gerenciamento de Projetos, receberão o estímulo, para, no final do curso, realizar uma prova de certificação junto a entidades gestoras em gerenciamento de projetos.

Certificação O certificado é emitido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro de CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - MPM EM GESTÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS.


Módulo Internacional em Gestão de Projetos - Universidade da Califórnia - Irvine O módulo de Gestão de Projetos é baseado nas melhores práticas do PMI® (PMBOK®), fornecendo uma visão geral de Gerenciamento de Projetos através de processos específicos utilizados desde o início até o encerramento de um projeto de maneira eficaz, aumentando de forma significativa as probabilidades de sucesso e conclusão de seus projetos. O treinamento proporciona através de aulas práticas, a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas necessárias para o gerenciamento de projetos. Ele amplifia a base de conhecimentos e compreensão das melhores práticas de gerenciamento de projetos em equipes. Com as atividades, os estudantes verão ferramentas de forma prática através da interação de grupos. Trata-se de uma abordagem onde o conhecimento profissional junta-se a uma ambiente amistoso e cooperativo onde atividades em conjunto com a Universidade da California e dos estudantes da Universidade de Paris ocorrem ao mesmo tempo. Além de interessante e divertido, abre-se um espaço para conhecer como uma mesma abordagem de Gestão de Projetos é praticada em diferentes culturas. Os programas internacionais, incluíndo o Mestrado e Doutorado, são todos executados pelo International Institute of Education Universities Consortium - IIE UNI-CO no exterior. O conteúdo aqui mencionado tem cunho informativo e podem mudar sem aviso prévio. Alunos dos programas de MBA podem se candidatar diretamente junto ao IIE UNI-CO para um dos programas no exterior disponibilizados e com inscrições abertas.


Conteúdo Programático

Conceitos de Planejamento de Projeto - Introdução, Contexto e Escopo no Gerenciamento - Viabilidade e Prospectiva do Projeto; - Balanced Scorecard (BSC)

Gestão de Prazos e Custos - Gerenciamento do Tempo; - Gerenciamento dos Custos; - Earned Value Management (EVM) - Corrente Crítica

Qualidade e Riscos do Projeto - Gerenciamento da Qualidade; - Gerenciamento dos Riscos.

Governança Corporativa - Gestão Ambiental; - Gerenciamento das Aquisições.

Integração e Gestão das Mudanças - MS-Project - Gerenciamento das Mudanças; - Integração e Plano do Projeto; - Escritório de Projetos (PMO).

Relações Interpessoais e Controle do Projeto

Seminários e Pesquisa Científica

- Gestão do Conhecimento. - Ética Empresarial / Metodologia da Pesquisa - Liderança, Negociação e Conflitos - Gerenciamento das Comunicações - Gerenciamento dos Recursos Humanos

- Seminário de Defesas de Monografias (sexta e sábado) - Seminários de Defesas de Monografias / Encerramento.


Ementa das disciplinas INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Conceitos fundamentais em gerência de projetos; Estratégia e Planejamento; Globalização e as estruturas econômicas seu impacto nas organizações O modelo OT – Opportunities & Threats O modelo SW – Strength & Weakness O Processo Estratégico e seus componentes Modelos Estratégicos Administração Estratégica Análise dos Patrocinadores, Agentes e Alvos das mudanças Análise de ambiente SWOT; CONTEXTO DA GERÊNCIA DE PROJETOS Características de um Projeto Ciclo de vida e processos de um Projeto Áreas de Conhecimento em Gerência de Projetos – Conceitos Básicos Organização de um Project Management Office – Conceitos Básicos Estruturas Organizacionais para gerenciamento de Projetos – Conceitos Básicos Problemas comuns em Projetos Apresentação da PMI; O PMBOK como guia de oportunidades. Literaturas; Experiências. INTEGRAÇÃO Conceitos de desenvolvimento e execução do plano do projeto; Confecção de um Plano de Projeto – Conceitos Básicos Desenvolvimento de Plano de Projeto; Execução do Plano de Projeto; Controle de Mudanças; Acompanhamento de Mudanças;


GERENCIAMENTO DO ESCOPO Conceitos; Planejamento de escopo; Definição de objetivos; Detalhamento do escopo; Acompanhamento e ajustes do escopo; Controle de mudanças no escopo. Deliverables Statement of Work Project Charter Portfólio de Projetos Critérios de Seleção de Projetos Estrutura Analítica (WBS) GERENCIAMENTO DO TEMPO Fases, atividades e tarefas; Estimativa; Interdependência Recursos e Classificação de Recursos; Alocação de recursos; Integração de recursos; Solução e Nivelamento de Alocação de Recursos Metodologias de planejamento; Desenvolvimento do plano do projeto; Execução do plano de projeto; Controle de mudanças; Gerência do Tempo Gerência dos Custos Integração entre Processos Processos de apoio às atividades de Planejamento e Controle Desenvolvimento do plano do projeto Metodologias de planejamento , PDM, ADM, PERT/CPM, GANTT Resource Leveling Milestones Interface com o controle de mudanças


GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS Interfaces na Empresa; Liderança: a gerência, fases de evolução das equipes Características dos líderes e seus estilos Liderança situacional; transformacional e compartilhada Poder e conflito nas organizações Motivação e empowerment As vantagens do trabalho em equipe Senso de propósito Comunicação aberta Confiança e respeito mútuo Criação a partir das diferenças Flexibilidade e adaptabilidade Procedimentos eficazes de trabalho Aprendizagem contínua Estágios de evolução de equipes Planejamento organizacional Tipos de Organização para Gerência de Projetos; Gerência de Recursos; Cotação de Recursos; Gerência de Conflito; Planejamento Organizacional Montagem da equipe Desenvolvimento da equipe


GERENCIAMENTO DA QUALIDADE O que é qualidade em projetos; Planejamento da qualidade; Qualidade de produto e Serviço; Qualidade de Projeto; Acompanhamento da qualidade do projeto; Manutenção do controle da qualidade; Auditoria, revisões e inspeções de projetos; Ferramentas da qualidade aplicado à análise e solução de problemas; Custos da qualidade; Sistema da qualidade; Controle de Qualidade; Certificações; ISO Conhecimento do conteúdo da norma Aplicações e interpretação Comentários e Casos GERENCIAMENTO DO CUSTOS Determinação de custos do projeto; Quantificação de benefícios do projeto; Quantificação de recursos; Estimativa de custos; Valores usualmente praticados; Planilhas financeiras; Lucros e Perdas; Orçamento do projeto (Econômico e Financeiro) Fluxo de caixa; Controle de Custos; Indicadores financeiros para análise de performance do projeto; Quantificação de benefícios do projeto Determinação de custos do projeto Quantificação de recursos Orçamento do projeto e Cash-flow


Comparação entre índices financeiros e de performance do projeto – Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Break-Even Point, Tempo de Retorno, Razão Custo-Benefício (índice de lucratividade) Análise de Sensibilidade ; Gerenciamento financeiro das mudanças MATEMÁTICA FINANCEIRA Porque existe a economia ? Fatores de produção - Terra (Aluguel) , trabalho (Salário) e capital (Juro) Definição de Lucro Análise da Viabilidade de Projetos Fluxo de Caixa Definição de Juros Juros Simples e Juros Compostos Valor Futuro (VF) Exercícios sobre Valor Futuro e Juros Compostos Valor Presente Líquido (VPL) Tempo de Retorno do Investimento (ROI) Taxa Interna de Retorno (TIR) Exercícios sobre VPL, ROI & TIR Definições: Faturamento, Receita, Custo e Lucro Impostos, Contribuições e Taxas : ICMS, ISS, IPI, PIS, COFINS e CSLL Encargos pagos pela empresa e pelo funcionário EVM Introdução ao Valor do Trabalho Realizado - EVM Definição do EVM Histórico do EVM Propósito do EVM O Gerenciamento do Valor do Trabalho Realizado Monitoramento e Controle das Ações de Compensação Definição do Modelo Definição de EAT, EAO de EAC Marcos ou Milestone


Integração entre a EAT, EAO e EAC Planejamento das Atividades, Recursos e Custos em um Plano de Contas Registro dos Resultados para Controle Financeiro Relatórios de Desempenho do Valor do Trabalho Realizado Índices Utilizados para Projeção dos Custos Finais do Projeto - ETC ETC através do índice de desvio constante (Índice = 1) ETC através do índice de desempenho dos custos (Índice = CPI) ETC através do índice de desempenho do Cronograma (Índice = SPI) ETC através do índice futuro de prazo e custo SCI (Índice = SCI = f(SPI,CPI)) ETC se considerado o NDE como fator de deflação de erros TCPI como ferramenta de projeção do custo restante Monitoramento e Controle das Ações de Compensação Aplicação e Limitações do EVM Resistências ao Uso do EVM Plano de Implantação do EVM GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO Teoria da comunicação; conceitos básicos de Marketing Planejamento da comunicação do projeto; Briefing – forma e desenvolvimento; PCB - Project Control Book – procedimentos, padrões e formulários; Distribuição de informações – formato e periodicidade; Relato de desempenho; Encerramento e documentação final do projeto ; Formas de planejamento e desenvolvimento da comunicação; O planejamento das linhas de comunicação de um projeto; Metodologia de controle de documentação em projeto Modelos atuais de documentos aplicados; Documentos aplicados ao início, andamento e final do projeto;


GERENCIAMENTO DO RISCO Conceitos de riscos, Identificação de riscos; Quantificação de riscos; Análise de riscos; Desenvolvimento de respostas aos riscos; Divisão de responsabilidades; Estratégias para lidar com os riscos; Controle de riscos; Aspectos jurídicos. GERENCIAMENTO DAS CONTRATAÇÃO/PROCUREMENT Gerência de Contratação; Propostas, Contratos, Licitações e suas modalidades; Aspectos Jurídicos da Contratação; Planejamento de aquisições / contratação; Avaliação e seleção de fornecedores; Identificação e aplicação de documentos técnicos/ comerciais; Cláusulas Padrão; Avaliação das Propostas e critérios de Julgamento; Definição e análise de aderência ao contratado; Estudo e aplicação de estratégias de eliminação de concorrentes; Parcerias, acordos, consórcios, joint-ventures; ESCRITÓRIO MODELO / PROJECT OFFICE Conceitos; Documentação e Padrões e suas funções; Estágios de Implantação e seus elementos indispensáveis; Análise de performance e Revisões de Qualidade; Equipes envolvidas;


ELABORAÇÃO DE PLANO DE PROJETO Estilos de negociação Razão e Emoção Comunicação para lidar diretamente com o problema pessoal Critérios objetivos na negociação MANA – Melhor Alternativa à Negociação de um Acordo Desenvolver apresentação de propostas de projetos Atividades em grupos para aplicação dos conceitos adquiridos no curso.

ANÁLISE E PESQUISA PROSPECTIVA Técnicas de análise prospectiva Elaboração de Cenários Previsões PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Conceito e importância do Planejamento. Tipos de Planejamento: estratégico; tático; operacional. Planejamento estratégico: Histórico; Conceito; Vantagens e desvantagens; Etapas do processo de planejamento estratégico; Ações estratégicas; Implantação, controle e avaliação. O processo de mudança organizacional ESTATÍSTICA Conceitos básicos de estatística LIDERANÇA, NEGOCIAÇÃO E GERÊNCIA DE CONFLITOS Como gerenciar projetos A função do gerente de projeto Liderança Técnicas de negociação Admnistração e gerência de conflitos Como obter resultados a partir de conflitos


METODOLOGIA DA PESQUISA Ciência: Conceito, critérios, processo, desenvolvimento Pesquisa: Conceito, critérios, processo, desenvolvimento Método científico Teoria, modelo, conceito e formas de definição Formas e estratégias de pesquisa Planejamento de um projeto de pesquisa GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA Principais aspectos da segurança em projetos Riscos Acidentes no trabalho Noções de ergonomia Acessibilidade em projetos GERENCIAMENTO DAS MUDANÇAS Aspectos organizacionais O Impacto das mudanças nas organizações Como promover mudanças Como gerencias as mudanças CONTROLE DE MUDANÇAS Como controlar as mudanças Técnicas de análise de resultados Motivação Avaliação de desempenho GESTÃO AMBIENTAL Elementos de Gestão Ambiental Aplicados a Atividades de Mineração. Avaliação de Impactos Operacionais e Medidas Mitigadoras. Impactos Pós-Operacionais. Previsão e Gerenciamento de Drenagens. Protocolos de Avaliação de Risco.


GESTÃO DO CONHECIMENTO Conhecimento empresarial Valor do conhecimento Recursos Humanos nsa empresas Ferramentas para a gestão do conhecimento TRABALHO FINAL DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho de final de curso será escolhido pelo aluno, sendo submetido e aprovado pela comissão técnica.


Corpo Docente Américo Pinto Professor e pesquisador em Estratégia Empresarial e Gerenciamento de Projetos. Professor em MBAs na FGV, IBMEC, COPPEAD, UFRJ e PUC. Exerceu durante mais de uma década cargos executivos e gerenciais em empresas como Deloitte e Arthur Andersen. Foi Vice-Presidente do PMI (Seção RJ), e por seis anos representante para a América Latina do grupo Oil, Gas & Petrochemical. Dalton Louzada Moreira Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), Tem certificações em Gerenciamento de Projetos pelo Stevens Institute of Technology (EUA) e Project Management Institute (PMP).. Participou nos últimos 12 anos em mais de 50 Projetos em empresas nacionais e multinacionais (CSN, Gafisa, Petrobras, Lucent, Alcatel e Ericsson). Eduardo Linhares Qualharini Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ e pós-doutorado pela UFF. Experiência nas áreas de Gerenciamento de Projetos, tendo sido Gerente de Projetos da IESA. Atuou em mais 1.000 Projetos de Engenharia Civil e de Produção Elaine Garrido Vazquez Doutorado e Mestrado em Engenharia Civil pela UFRJ. Experiência nas áreas de Engenharia Civil e de Gerenciamento de Projetos, atuando principalmente no planejamento de áreas de Custos e Comunicações, e em pesquisas em Sustentabilidade. Jorge dos Santos Doutorado em Engenharia e Mestrado em Eng. Civil pela Universidade Federal Fluminense. Experiência na área de gestão da qualidade, sistemas da qualidade, certificação e gestão ambiental, gestão de segurança e saúde no trabalho e auditorias ambientais.


José Tenório Barreto Junior Mestrado pela PUC-Rio; 10 anos de experiência com sistemas de Gestão de Projetos, sendo Gerente do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Light Distribuição/ Light Geração, perante a ANEEL, em mais de 300 projetos, gerenciando um portfólio com investimentos anuais da ordem de R$ 20 milhões. Marcelo Raducziner Mestre em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV-RJ (2003), pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pelo IAG/PUC-RJ (1993. Mais de 15 anos de experiência em grandes empresas de consultoria especializado em gestão de custos, processos e sistemas de gestão de desempenho. Diretor da Compass International, empresa de consultoria especializada nas áreas de gestão e negócios, Márcio Hervé de Oliveira MBA em Management pela FGV/RJ trabalha há mais de 30 anos no CEMPES / Petrobras, na área de Gerenciamento de Projetos, Ministra aulas em RH, Custos e Riscos na COPPEAD/UFRJ e no MPM / Poli /UFRJ Oscar França Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC; Participou do Theory of Constraints Application Expert Program da Goldratt Schools; É membro do Project Management Institute. Possui experiência de 20 anos em gestão industrial. Atua há 10 anos, como consultor de empresas e facilitador em cursos, nas áreas de Gestão Industrial e Gerenciamento de Projetos. Raphael de Oliveira Albergarias Lopes Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Poli/UFRJ participou em projetos de Downstream, Upstream, na Petrobras, e é pesquisador em modelagem de processos. Professor convidado dos cursos de Pós-Graduação em gestão e Gerenciamento de Projetos da Poli/UFRJ e de Gerenciamento de Projetos na Universidade Veiga de Almeida (UVA), além de instrutor na Dinsmore Associates. Tem a certificações PMP/PMI e PMI-SP, Orange Belt 2003, e PRINCE 2 Practitioner, pelo APM Group.


Reynaldo Galvão Antunes Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2005), Secretário Técnico do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Coordenador do Comitê Técnico de Certificação de Sistemas de Gestão - ABNT CTC-02. Siclinda Omelczuk Especialista em Gestão do Conhecimento pela Crie-COPPE (2002) , aperfeicoamento em Análise e Processamento de Dados pelo Centro de Instr. Alm. Newton Braga (1989) e aperfeicoamento em Análise e Processamento de Dados pelo Centro de Instr. Alm. Newton Braga (1989). Silvério de Souza MPM - Master In Project Management pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; MBA Executivo pelo Coppead/UFRJ; Membro do Theory of Constraints International Certification Organization (TOCICO); Atua em implantações de Teoria das Restrições em vários estados do Brasil, e na América do Sul como consultor associado em projetos da Goldratt Associados Brasil Vanessa Janni Epelbaum Mestranda em Gestão Empresarial pela UNIGRANRIO/FGV, Pós graduada em Gestão Empresarial pela UFRJ, em Marketing pela FGV/RJ, em Docência do Ensino Superior pela UCAM/RJ e em EAD pela FGV/RJ. Atuou, em multinacionais de grande porte no Brasil e no exterior, voltada para a área financeira e de negócios.


Seleção e matrícula A seleção será realizada por análise de ficha de inscrição e curriculum vitae. Haverá uma entrevista com a Coordenação Executiva do Instituto FA7 para alinhamento de expectativas e verificação de adequação de perfil para a turma. REQUISITOS: MBA UFRJ Gestão de Projetos 1 - Ficha de inscrição preenchida 2 - Curriculum Vitae 3 - Xerox do diploma de graduação (autenticado) 4 - Xerox autenticada da carteira de identidade 5 - Xerox autenticada do Histórico Acadêmico 6 - Xerox autenticada do CPF 7 - Foto 3 x 4 (recente)

Diferenciais - Professores da UFRJ experientes e qualificados - Permite integração com Programas Internacionais. - Programa dinâmico que potencializa o conhecimento e crescimento profissional. - Diferencial na carreira com um certificado de Pós da UFRJ. - Aulas presenciais no Instituto FA7.

Investimento À Vista: R$ 15.500,00 ou em 25 parcelas fixas de R$ 750,00 Será disponibilizado um coffee-break / lanche as sextas e dois coffee-breaks / lanche aos sábados. O Instituto FA7 indicará restaurantes no local ou próximo às atividades de aulas, para os alunos, visando notadamente o almoço de sábado.

Informações: (85) 4006.7669 www.institutofa7.com.br


MBA UFRJ

GESTテグ DE PROJETOS

Programa completo mba ufrj 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you