
1 minute read
Cultura FEC
CULTURA FEC - DEZEMBRO VERMELHO
Você sabia que dezembro é considerado o mês vermelho? Instituída por lei em 2017, a campanha nacional visa a promoção da prevenção, assistência e proteção de direitos das pessoas que convivem com HIV/AIDS e demais infecções sexualmente transmissíveis.
Advertisement
Com sintomas como febre, suores noturnos, feridas pelo corpo, dores de garganta, inchaço no pescoço, axilas e aftas, o HIV/AIDS é tido como epidemia há décadas. Vale ressaltar, entretanto, não serem as duas denominações a mesma coisa: chamamos de HIV o vírus responsável por atacar o sistema imunológico e de AIDS a doença causada por ele. Evitáveis, principalmente, por meio do uso de preservativos durante as relações sexuais e pela adesão e não-compartilhamento de materiais necessariamente descartáveis, como seringas e agulhas, o HIV/AIDS não distingue gênero ou orientação sexual e, portanto, cabe a todos a realização de exames periódicos. Alvos de estigma e discriminação, os portadores do vírus têm como maior inimiga a desinformação: é comum que se acredite, por exemplo, que um paciente com HIV será sempre um risco, quando, na verdade, em tratamento adequado, as chances de transmissão são nulas.
Lutar contra a epidemia de HIV/AIDS, o preconceito e em prol da humanização de pacientes soropositivos é tarefa de todos. Podemos contar com você?