2 minute read

Cultura FEC - Doação de plasma convalescente

Next Article
Nota da Redação

Nota da Redação

CULTURA FEC: DOAÇÃO DE PLASMA CONVALESCENTE PARA COVID-19

Saiba mais sobre plasma convalescente e como ele está sendo usado para ajudar pacientes na luta contra o Covid-19

Advertisement

O que é plasma convalescente?

Quando uma pessoa contrai um vírus como o COVID-19, seu sistema imunológico cria anticorpos para combater o vírus. Esses anticorpos são encontrados no plasma, que é a parte líquida do sangue. O plasma com esses anticorpos de combate à infecção é chamado de “plasma convalescente”. Através de um processo de doação de sangue, esse plasma rico em anticorpos pode ser coletado de uma pessoa recuperada da doença e depois transfundido para um paciente doente que ainda luta contra o vírus. Isso pode fornecer um impulso ao sistema imunológico do paciente doente e pode ajudar a acelerar o processo de recuperação.

Plasma convalescente para COVID-19

A transfusão de plasma convalescente é considerada um tratamento experimental, pois os estudos clínicos foram iniciados, mas ainda não foram concluídos. Sabemos que existem evidências de que o plasma convalescente ajudou pacientes com outras doenças, mas médicos e pesquisadores não saberão quão eficaz será o plasma convalescente no tratamento de pacientes com COVID-19 até que mais estudos sejam concluídos. Enquanto as opções para o tratamento da COVID-19 estão evoluindo, o plasma convalescente pode ser considerado e pode ajudar alguns pacientes com doença moderada ou grave.

Como doar?

Na chegada ao Hemocentro, a pessoa é encaminhada para uma triagem onde deve se identificar e informar que foi fazer doação de plasma convalescente. A triagem tem um tempo médio de 30 minutos. No entanto, a doação é feita em outro dia e tem duração de 60 minutos.

Endereço: R. Alm. Tefé, 594 - Centro, Niterói De segunda a sexta: 07:00–16:00 | Sábado: 08:00–12:00 Telefone: (21) 2621-9100

Fonte: https://www.hemocentro.unicamp.br

FEC INSTITUCIONAL: UM ANO DE HOME OFFICE

É difícil começar esse texto sem utilizar uma expressão clichê. Afinal, o tempo voa, não é mesmo? No próximo dia 20, também conhecido como amanhã (rs), completamos um ano que toda a equipe entrou em trabalho remoto. Quem poderia imaginar? Alguns saíram de suas estações de trabalho deixando suas canecas na mesa, pois não era possível prever o longo tempo que esta condição iria durar. Em 2020 tivemos que nos reinventar, não só como profissionais, mas também como pessoas. Como dar conta do trabalho doméstico, filhos, cachorro carente, vizinhos com obra, e ainda entregar o trabalho em dia, mantendo a produtividade? Não sei se a palavra “difícil” consegue definir bem o que foi esse começo. Além dos desafios pessoais, foi preciso dar conta de toda a mudança estrutural da FEC. E vocês estavam lá, firmes e fortes! A dedicação de cada um e cada uma de vocês nos trouxe até aqui com uma elevada taxa de sucesso. Não sem muito esforço, crises de ansiedade, preocupações com entregas atrasadas por conta das mudanças nos processos etc. Nosso time é de gigantes! Foi por vocês e com vocês que a Fundação enfrentou cada novo desafio que aparecia. E é desta forma que nos mantemos até hoje, 364 dias depois. Parabéns para cada um e cada uma, pois todos os esforços juntos nos trouxeram até aqui, prontos para um novo recomeço. Todo dia é um novo recomeço, e saber que podemos confiar nessa equipe brilhante, nos faz crescer como Instituição, como profissionais e como pessoas. Nosso muito obrigada, Equipe FEC! #SOMOSFEC

This article is from: