
1 minute read
CULTURA FEC: DIA DO AMIGO
As datas com propostas semelhantes à ela são várias ao redor do mundo: o Dia do Amigo foi celebrado ontem no Brasil, no Uruguai, na Argentina e em Moçambique. Curiosamente escolhido graças à chegada dos astronautas à Lua, o 20 de Julho, antes sinônimo de uma conquista da Ciência, tornou-se símbolo da união entre os povos da Terra e relembra a importância dos elos de confiança, lealdade e parceria em nosso cotidiano.
Mas, afinal, você sabe quais são os benefícios práticos dessas boas companhias? Confira!
Advertisement
↳ Melhoria da qualidade de vida: Pesquisadores estadunidenses alertam que indivíduos com a vida social ativa têm a tendência a sentirem-se menos indefesos, tendo melhores noites de sono e menores níveis de estresse e ansiedade se comparados.
↳ Redução do risco de problemas cardíacos: A amizade faz bem ao coração! Estudiosos da Universidade Columbia garantem que as emoções, especialmente aquelas que vivenciamos quando estamos felizes e em grupo, afetam os batimentos cardíacos, mitigando as chances de doenças do coração e infarto em até 22%.
↳ Melhoria da saúde mental: A troca de experiências e ideias e o compartilhamento de sentimentos provoca a sensação de pertencimento e propósito, e faz as pessoas menos solitárias, diminuindo índices de depressão e baixa autoestima.
↳ Maior longevidade: Atualmente, é sabido que a ausência de rede de apoio é um fator de mortalidade tão ou mais potente que o sedentarismo. Laços sólidos com quem dividir os dias pode aumentar cerca de 22% a probabilidade de alcançar os 80 anos após os 70, por exemplo.
Em sua famosa canção, o rapper Emicida versa que “quem tem um amigo tem tudo” e essa parece ser uma verdade comprovada agora até por nosso corpo. E então, conte para a gente, já agradeceu aos(às) amigos(as) que te cercam?