2 minute read

Carta do Professor

Next Article
Cultura FEC

Cultura FEC

COMUNICAFEC

Iniciamos, neste ano de 2023, um novo e auspicioso ciclo. O País conta com um novo governo, eleito democraticamente em 30 de outubro de 2022. No que concerne às áreas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, que nos tocam especialmente, as perspectivas são alvissareiras. Ao contrário do que vivenciamos nos últimos anos, já se podem observar atitudes de diálogo e respeito com as universidades federais, que certamente contribuirão para retomar o círculo virtuoso de desenvolvimento das atividades essenciais de ensino, pesquisa, extensão e inovação, que são as impulsionadoras da nossa Missão, que, lembramos, é a seguinte:

Advertisement

Apoiar e viabilizar a execução de projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional e estímulo à inovação, em prol da

Universidade Federal Fluminense (UFF) e demais instituições apoiadas, contribuindo para a geração e difusão do conhecimento em benefício do desenvolvimento da sociedade.

Na Universidade Federal Fluminense, a instituição que apoiamos, é inaugurada uma nova gestão, com a recondução aos cargos de Reitor e Vice-Reitor dos

professores Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e Fabio Barboza Passos. Temos a certeza de que serão mais quatro anos de uma parceria que tem sido muito profícua para a nossa Fundação. No ano que passou, precisamente em 19 de novembro de 2022, a FEC completou 25 anos de existência. Realizamos um evento que acreditamos ter marcado com assertividade e alegria o nosso Jubileu de Prata. Neste início de ano, renovamos o agradecimento feito naquela ocasião, à valorosa equipe de colaboradores, por

manterem a FEC em plena atividade, com competência, empenho, dedicação e resiliência, demonstrados sobretudo no difícil período da pandemia.

Ao longo desses 25 anos, a FEC acertou e errou, mas certamente evoluiu, como todo organismo vivo. Em consequência do crescimento quantitativo e qualitativo da Universidade que apoiamos e de quem somos parceiros, a FEC avançou necessariamente na sua atitude e no seu comportamento, ou seja, na sua forma de trabalhar. É por esta razão que nós, gestão e equipe FEC, temos procurado cada vez mais desenvolver nosso trabalho em consonância e em harmonia com nossos clientes, razão de ser da nossa existência.

No ano de 2019, estabelecemos consensualmente a visão de melhorar continuamente o nosso atendimento e conquistar a satisfação dos(as) nossos(as) clientes

externos(as) e internos(as).

Esta visão, que se tornou o nosso “mantra”, tem possibilitado, sem dúvida, que este nosso organismo vivo continue a evoluir.

E isto vem acontecendo porque todos nós, agindo de forma interdependente, queremos que isto aconteça. A melhor prova disso é que, nos últimos três anos, fomos capazes de superar um enorme desafio. A pandemia nos obrigou a repensar e rever a nossa forma de viver e trabalhar.

O trabalho remoto, que adotamos por imposição da realidade que vivenciamos, proporcionou um grande aprendizado coletivo. Dele, evoluímos para o trabalho híbrido, que passou a ser o novo modo de desenvolver nosso trabalho e que vem possibilitando que esta jovem de 25 anos se torne uma instituição cada vez melhor. Ainda são muitos os desafios, mas sabemos que podemos melhorar sempre mais e temos a convicção de que cada uma e cada um de nós, integrantes da equipe FEC, é parte fundamental desta caminhada.

Porque, juntos e misturados, #SomosFEC! Um excelente ano de 2023 para cada uma e cada um de nós, na vida e no trabalho!!!

Beijos, Alberto.

This article is from: