Após a leitura da obra de arte, entregar aos alunos uma cópia do poema intitulado “Meninos pulando carniça”, de Eric Ponty.
Meninos pulando carniça No céu azul a lua; os meninos se agacham, pulam uns sobre os outros.
Filho, quem fará iluminar o campo, fazer a manhã para os homens, espantar o frio da face dos meninos? Nosso senhor, eu quero ser menina — fala a lua crescente.
A lua está chorando. O sol está chorando. A lua e o sol ficam olhando, perderam a vez um dia de também pular carniça. Um céu tão grande e vasto, na terra os meninos pulam, rodam o globo em coro. Nosso Senhor, eu quero ser menino — fala o sol reluzente.
Filha, quem fará iluminar o campo, fazer a noite menos escura, espantar o medo da face dos meninos? No céu azul a lua; os meninos se agacham, pulam uns sobre os outros na tarde ao cair do sol. Ponty, Eric. Menino retirante vai ao circo de Brodowski. São Paulo: Musa, 2003-2004. p. 42-45.
As questões a seguir podem ser exploradas oralmente e/ou por escrito. 1. O texto ensina a pular carniça? (Espera-se que os alunos percebam que o texto é um poema, e não um texto instrucional.) 2. Q uais são os versos que descrevem a brincadeira dos meninos? (Os versos são: “os meninos se agacham, / pulam uns sobre os outros.”.) 3. P or que o sol e a lua estão chorando? (Porque querem ser crianças para pular carniça.) 4. O sol e a lua conseguem realizar o que desejam? Por quê? (Não, pois o sol não pode deixar de iluminar o campo, de fazer a manhã para os homens e aquecer os meninos, e a lua não pode deixar de iluminar o campo, de fazer a noite menos escura e assim espantar o medo dos meninos.) 5. E screva um texto instrucional que ensine a brincadeira descrita no poema. Se necessário, faça uma pesquisa antes de escrever.
298 PROPA_Port4_MP_289a336_parte específica.indd 298
12/07/14 14:23