SUGESTÕES DE RESPOSTAS ÀS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DO ESTUDANTE E TEXTOS DE APOIO AO PROFESSOR UNIDADE 1 GUERRA E REVOLUÇÃO NO INÍCIO DO SÉCULO XX Capítulo 1
A Primeira Guerra Mundial
Atividade (p. 12)
O primeiro cartaz ressalta a imagem do bom francês como aquele que apoia o seu país. O segundo cartaz convoca o povo alemão para financiar o esforço de guerra.
Atividade (p. 14)
A imagem faz referência à região da Alsácia-Lorena, região francesa tomada pela Alemanha após a guerra franco-prussiana, em 1871. Ela espera que os soldados franceses derrotem os alemães e que a Alsácia-Lorena retorne ao domínio francês.
Atividade (p. 15)
Os cartazes incentivam a rivalidade entre as nações e enfatizam a necessidade de resolver os problemas por meio de guerras. O primeiro cartaz foi produzido na Alemanha. Nele, representantes da Rússia, da Inglaterra e da França são chamados de “mentirosos”. O cartaz também sugere que a solução para a rivalidade é a guerra. O segundo cartaz foi produzido na Rússia e também defende o uso da força militar. O soldado russo, de grande estatura, agride os governantes da Alemanha e do Império Austro-Húngaro, bastante pequenos.
Outras histórias: modos de viver (p. 18)
Os soldados aproveitavam a suspensão dos ataques para descansar e ter algum tipo de lazer. Era a maneira que eles encontravam para enfrentar a grande tensão que viviam nas trincheiras.
Documento (p. 19)
Com base nesta atividade, os estudantes poderão construir uma argumentação própria a respeito das armas químicas produzidas pela indústria bélica e suas consequências para os seres humanos.
Atividade (p. 20)
A mulher com barrete frígio na cabeça (espécie de touca) representa a república brasileira. As estre-
las formam a constelação do Cruzeiro do Sul, que está presente na bandeira nacional. A mulher e a constelação, portanto, representam o próprio Brasil. Pelas roupas que usam, os dois homens pertencem a diferentes classes sociais. Muito possivelmente o cartaz sugere que o da esquerda é um trabalhador e o da direita, um empresário. Durante as guerras os governos têm de realizar grande esforço para vencer o inimigo externo. Desse modo, os governantes procuram obter apoio social dentro do país. Sobretudo, eles pedem a união de trabalhadores e empresários, evitando greves e conflitos sociais.
Outras histórias: lutas sociais (p. 22)
Sim. Com a guerra, as mulheres conquistaram o direito de trabalhar, assumindo várias funções até então restritas aos homens. Trabalhando e tendo seus próprios rendimentos, as mulheres alcançaram independência financeira e autonomia perante os homens.
Atividade (p. 22)
Na Tríplice Entente, o país que mais mobilizou homens para a guerra e o que mais perdeu soldados foi a Rússia. No caso da Tríplice Aliança, foi a Alemanha. Os Estados Unidos foram o país com o menor número de perdas na guerra.
O seu lugar na História (p. 23)
Os estudantes poderão tomar por base os temas abordados no livro ou explorar áreas de seu interesse, aproveitando seus conhecimento prévios. Podem ser encontrados inúmeros depoimentos de soldados sobreviventes. No acervo do jornal O Estado de S. Paulo, por exemplo, há reportagens do período da guerra. Uma seleção dessas reportagens pode ser acessada no endereço eletrônico <http://acervo.estadao.com. br/noticias/topicos,1-guerra-mundial,883,0.htm>. Os 100 anos do conflito foram lembrados em um info383
2P_NHIST9_PNLD17_MANUAL_383A448.indd 383
14/06/15 15:43