Issuu on Google+

be o t n e m e l p su

[feira do livro

sss6, 11

]

Exposição – LÍNGUAS AMEAÇADAS na Europa

concurso “bibliopaper”

sss6

Hora do conto

sss11

Dia de todos os Santos sss5

sss4, 5, 10

concurso “escrita criativa”

leitor do mês livro do mês

sss7, 11, 12

sss7, 11, 12

editorial [ edit orial ]

Articulação BE/ P.E.S. sss3

Projeto SOBE

sss4, 5, 9 sss10

mês internacional das bibliotecas

saúde oral e bibliotecas escolares

Ninguém duvida da afirmação que as bibliotecas escolares apoiam a leitura e a aprendizagem. Na era pré-digital, as bibliotecas centravam o seu papel no desenvolvimento de competências da leitura; décadas mais tarde assumem um papel importante nas competências de gestão da informação. As necessidades individuais tornaram-se mais importantes; as inovações tecnológicas e o papel que estas desempenham na vida dos jovens estão a influenciar a educação de forma muito significativa. A realidade que vivemos no nosso agrupamento lança-nos o desafio de trabalharmos em rede, de forma consistente e estruturada. No presente ano lectivo, iniciamos um quatriénio com algumas alterações conjunturais, nomeadamente dos recursos humanos afectos às bibliotecas do agrupamento (redução de professores bibliotecários). Para colmatar esta baixa a direcção da escola destacou duas professoras sem componente lectiva para as escolas do 1º ciclo de Alcanena, bem como para a Escola Básica Dr. Anastácio Gonçalves. Para além desta contingência, o modelo de avaliação sofreu modificações consideráveis. Uma das mais importantes consiste na criação de períodos alternados de avaliação e de melhoria, que dêem às bibliotecas condições para ultrapassar as dificuldades e superar os patamares de desempenho em que se encontram. sss2, 9, 10, 12


[ be/cre ]

esa

16 de setembro Receção aos novos alunos

O ano escolar começou com a receção aos novos alunos. Durante a visita para conhecerem a nova escola, os alunos do 7º ano e respetivos pais/encarregados de educação foram recebidos na biblioteca a fim de ficarem a conhecer o espaço e as diferentes zonas funcionais, os recursos bem como os serviços que disponibilizamos. A equipa da BE deu as boas vindas aos alunos e solicitou que respeitassem o mais possível este espaço a fim de puderem usufruí-lo em plenitude

2 a 11 de outubro No âmbito do mês internacional das bibliotecas escolares, a BE dinamizou nos primeiros dias de outubro um Bibliopaper para todos os alunos do 7º ano. A atividade teve início com um breve apresentação da página web da BE, dos seus recursos e do catálogo online para pesquisa bibliográfica. A professora bibliotecária aproveitou ainda para entregar o guia de utilizador e o cartão de utilizador da BE. De seguida em grupos de cinco, os alunos partiram à descoberta da biblioteca através do preenchimento de um questionário. A atividade decorreu com interesse e empenho e no final os alunos ficaram a conhecer melhor o funcionamento deste espaço.

10 de outubro Lançamento da rubrica

“Quero Saber…”.

“Quero saber” é o mote que se encontra num placard da Biblioteca da ESA onde, semanalmente, é colocada uma questão que pretende despertar a curiosidade dos seus utentes sobre uma determinada temática, sendo acrescidos tópicos e sugestões de sites/revistas/livros para quem quiser aprofundar mais. E há tanto para saber, desde astronomia, geografia, ambiente, literatura, história, saúde, religião etc.! Não custa nada ocupar uns breves minutos com determinado assunto e de uma forma leve acrescentar algo mais ao seu saber. Basta aproximar-se, ler e refletir um pouco. Parte à descoberta da atualidade com uma seleção de imagens e notícias espantosas de várias áreas do conhecimento.

2

14 de outubro A BE em articulação com as disciplinas de F&Q, Biologia e EMR, e após o visionamento do filme “Ágora”, que constitui uma rara oportunidade de ver uma reconstituição do que poderia ter sido a biblioteca de Alexandria solicitou à turma do 10ºA que refletisse sobre a importância da Biblioteca na Antiguidade e nos nossos dias. Posteriormente, foi pedido a um grupo de trabalho que apresentasse em poster conclusões sobre esta temática.


Articulação BE/P.E.S.

De entre as diversas atividades que a BE desenvolve, algumas delas são feitas em colaboração com a equipa do PES. É assim que o “Dia Mundial da Alimentação” foi assinalado a 16 de Outubro, com informações colocadas num placard sobre a importância para a nossa saúde de cada uma das principais vitaminas. Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação. Igualmente, nos dias 21 e 22 de Novembro, no âmbito da ação “Prevenção das substâncias psicoativas” que contou com a presença da Escola Segura, foi prestada informação adicional sobre o consumo destas substâncias e as alternativas que têm os jovens para prevenirem a sua utilização. No dia 2 de Dezembro, “Dia Mundial da Luta Contra o SIDA, foram projetados filmes sobre o HIV/SIDA e foi dada oportunidade aos alunos de expressarem as suas opiniões sobre uma questão chave colocada num placard.

15 de outubro Início do projeto Monitores, a decorrer ao longo de todo o ano. Pretende-se com este projeto envolver os alunos de forma direta e responsável na construção da sua própria aprendizagem e, ao mesmo tempo, desenvolver competências de cidadania e torná-los cidadãos mais participativos. Durante o primeiro período os nossos monitores foram levados a: • investigar e selecionar na internet informação sobre diferentes formas de deficiência; • procurar biografias sobre escritores portugueses na internet e apresentar os trabalhos em cartolina; • transcrever textos para o formato word com a objetivo de desenvolver nestes alunos competências na área das tecnologias da informação; • ajudar na preparação de efemérides; • fazer pesquisas orientadas sobre assuntos específicos na internet • resolver atividades de raciocínio lógico como sopa de letras e outros jogos Alunos envolvidos: 7ºB - Marta, 7º C – João , Flávio Alves, Susana Nunes, 8ºA - Susana, 8ºC – Micaela Marques, 8ºD – Edneira, Gonçalo, 9ºE - Myriam, 10ºA – Joana Rodrigues.

21 de outubro BANCA DE NOVIDADES NA BE

Como já é costume, todos os anos, a BE da ESA em parceria com a livraria Ponte do Raro, dá a possibilidade aos nossos leitores de tomarem contacto com as novidades literárias de todos os géneros e para todas as idades assim como com material de apoio ao estudo.

3


[ be/cre ]

esa

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

No dia 28 de outubro, dia das bibliotecas escolares, a BE comemorou a efeméride com as seguintes atividades:

Uma exposição alusiva ao tema Bibliotecas Escolares: uma porta para a vida. Para assinalar esta data, sugerimos que ao longo do mês numa das aulas de Língua Portuguesa/Português fosse desenvolvida uma atividade de escrita criativa.

1º - 7ºD - Solange Ocante, Cátia Antunes, Cristiana Ruivo, Joana Costa

2º - 7ºA - Alice Pereira, Simone Moisés, Mariana Batista, Filipe Martin

10ºB Mariana Fernandes, Rute Pépio, Edi, Raquel

8ºA Bruno Cadima, Bárbara Oliveira e Carolina Conceição

4

7º B Bárbara Neves e João Ferreira

29 a 30 de outubro No dia 29 e 30 de outubro, a BE deslocou-se às salas para entregar os prémios, o marcador oficial da BE e os diplomas aos alunos vencedores da atividade de escrita criativa no âmbito da comemoração do mês internacional das bibliotecas escolares. Os melhores textos foram selecionados por um júri constituído pela Professora bibliotecária, 2 professoras de Português e um aluno do 12º ano. Parabéns a todos os participantes!

Com base nas palavras BIBLIOTECA ou LIVRO, pedimos aos alunos que elaborassem um acróstico, um texto livre que começasse com as seguintes palavras: “Se eu fosse um livro…”, um slogan publicitário ou um texto alfabético.


28 de outubro

Estiveram envolvidas nesta atividade todas as turmas da escola. Concurso de Escrita Criativa com vista a premiar os alunos que apresentaram os textos mais criativos no âmbito da comemoração do mês internacional das bibliotecas

escolares. Apuramento dos vencedores da atividade de escrita criativa. Seleção dos três melhores trabalhos de cada tipo de texto, por um júri constituído pela Professora bibliotecária, 2 professoras de Português e um

3º - 7ºB - Madalena Rafael, Ana Carvalho, Carolina Martinho, Vânia Mendes, João Nuno

aluno. Entrega dos prémios, do marcador oficial da BE e dos certificados de participação aos alunos do 7º ano vencedores do BIBLIOPAPER. A equipa que obteve mais pontuação foi o 7ºD.

4º - 7ºC Margarida Almeida, Carolina Pina, Alice Alves, Ji Tingting e Cristiana Lima

dia de todos os santos 1 de Novembro - Dia de todos os Santos

A fim de assinalar o Dia de todos os Santos, confecionamos, broas com a ajuda das nossas monitoras, a Edneira, a Joana, a Jéssica, a Marta e a Myriam, que aderiram entusiasticamente à atividade desde o primeiro momento com a aquisição dos ingredientes no hipermercado, até à sua confeção, embrulho e venda na escola, a professores e colegas. Um agradecimento especial a estas alunas pela dedicação demonstrada e ao aluno Bruno Dias que espontaneamente escreveu as quadras alusivas à efeméride que juntamos ao embrulho. Deixamos aqui um registo fotográfico da atividade.

5


[ be/cre ]

esa

11 de novem bro

S. Martinho

Também este ano, no dia de S. Martinho, cumprimos a tradição de comemorar o dia relembrando a lenda de S. Martinho e convidando a comunidade escolar a tentar adivinhar provérbios incompletos.

2 de d ezemb ro 2 a 6 de dezembro Parlamento Jovem Exposição – LÍNGUAS A BE lançou mais uma vez um desafio FEIRA DO LIVRO AMEAÇADAS na aos alunos do 3º ciclo - o de participarem no Programa “Parlamento Jovem”. Europa Realizou-se, uma vez mais, na ESA a Feira do Livro dirigida a toda a comunidade escolar. Foram vários os professores que visitaram a Feira do Livro com os seus alunos e que, desta forma, promoveram o livro e a leitura.

Este programa visa:

Depois de ter passado pela biblioteca es-

Educar para a cidadania, estimulan-

colar de Minde, é a vez da biblioteca da

do o gosto pela participação cívica e

Escola Secundária de Alcanena a partir

política.

do dia 2 de dezembro acolher a expo-

Promover o debate democrático, o

sição “Línguas Ameaçadas na Europa”

respeito pela diversidade de opini-

que destaca o minderico como uma das

ões e pelas regras de formação das

Línguas ameaçadas. O minderico, ou

decisões.

Piação dos Charales do Ninhou (língua

Incentivar a reflexão e debate sobre

dos habitantes de Minde), está hoje sob

um tema.

a ameaça de extinção.

O tema deste ano para os alunos do

Uma exposição, a não perder!

ensino básico é “Drogas – evitar e

No âmbito desta exposição, convidámos,

enfrentar as dependências” e para

a Linguista e investigadora Dr.ª Vera

o ensino secundário é “Crise De-

Ferreira, a prestar aos nossos alunos um

mográfica: Emigração, natalidade e

esclarecimento sobre esta temática no

envelhecimento?”, havendo já vários

dia 16 de dezembro. A Dr.ª Vera Ferreira

alunos interessados, que vão consti-

responsável pelo Centro Interdisciplinar

tuir as suas listas e apresentar as suas

de Documentação Linguística e Social

medidas

desenvolve desde 2000 um trabalho de documentação e levantamento do Minderico, atualmente com 200 falantes

Aquisições/ofertas de novos livros

Ao longo do 1º período, a BE adquiriu várias obras que fazem parte das metas curriculares de português:

6

Obra

Autor

A Mulher que Prendeu a Chuva

Teolinda Gersão

Mar me Quer

Mia Couto

A Pirata

Luísa Costa Gomes

A Substância do Amor e Outras Crónicas

José Eduardo Agualusa

A Eneida de Virgílio contada às crianças e ao Povo

(adapt.) João de Barros

Aquilo que os Olhos Vêem ou o Adamastor

Manuel António Pina

A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto

Aquilino Ribeiro

O mundo dos outros

José Gomes Ferreira

O último dos Grimm

Álvaro Magalhães

ativos e perto de 2000 passivos.


projetos

OFICINAS DE FORMAÇÃO

A organização da BE e os seus recursos” – 7º ano (outubro)

LER@BE Este projeto vocacionado para a leitura e escrita e associado ao Plano Nacional de Leitura, decorre ao longo de todo o ano letivo.

Foram vários os alunos que já se inscreveram nos concursos de leitura: Alcanena a Ler e Concurso Nacional de Leitura. A primeira fase de seleção decorrerá nas escolas, no início do segundo período. Deixamos aqui a lista das obras selecionadas, para o concurso “Alcanena a Ler”.

concurso “Alcanena a ler” Ano

Fase

Título da obra

Autor

5ºano

Eliminatória

Fada Oriana

Sophia de Mello Breyner Andresen

6ºano

Conversa com a lua

Débora Novo

Eliminatória

A Viúva e o Papagaio

Virginia Woolf

Final

A vida mágica da sementinha

Alves Redol

Eliminatória

A árvore

Sophia de Mello Breyner Andresen

A mão do diabo

José Rodrigues dos Santos

O Principezinho

Antoine de Saint-Exupéry

Coração sem abrigo

José Jorge Letria

Ulisses

Maria Alberta Menéres

Eliminatória Final

Ano

Fase

Título da obra

Autor

7º ano

Eliminatória

História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar

Luís Sepúlveda

Conversa com a lua

Débora Novo

Eliminatória

“Mestre Finezas” in Aldeia Nova

Manuel da Fonseca

Final

“Avó e neto contra vento e areia” in A Mulher que Prendeu a Chuva e outras histórias

Teolinda Gersão

8ºano

9ºano

Eliminatória

“Natal” in Novos Contos da Montanha

Miguel Torga

Eliminatória

Falar verdade a mentir

Almeida Garret

Final

O Diário de Anne Frank

Anne Frank

Eliminatória

O Tesouro

Eça de Queirós

Eliminatória

Os Lusíadas para gente nova

Vasco Graça Moura

Final

“A palavra Mágica” in Contos

Vergílio Ferreira

concurso nacional de leitura Ano 3º ciclo Secundário

Fase 1ª fase - nível escola

Aprender com autonomia O projeto Aprender com Autonomia – tutorias – mantém-se no presente ano letivo, tendo a BE já recebido várias propostas emanadas dos Conselhos de Turma. Essas propostas são do âmbito da organização do estudo, na sua maioria e com as disciplinas de Matemática e Inglês.

Título da obra

Autor

A Saga

Sophia de Mello Breyner Andresen

O Velho que lia romances de amor.

Gabriel Garcia Marques

leitor do mês

outubro

Setembro/outubro

Daniela Lopes Novembro

livro do mês

- 11ºB

Daniela Filipe - 12ºTAG

Os lusíadas Novembro

Maldita matemática

de Álvaro

Magalhães

7


[ be/cre ]

esa

Dados sobre a utilização da BE – ESA

8

Relativamente à utilização livre da BE, ao longo do 1º período, verifica-se um equilíbrio de utilização em termos de anos de escolaridade. Ao todo registamos um total de 2721 utilizações. Temos

constatado que um número considerável de alunos utiliza a BE para estudar ou fazer trabalhos.

A zona com mais utilização na BE é a zona multimédia para a realização de trabalhos, pesquisa de informação, acesso a mail e redes sociais.

No que diz respeito aos recursos utilizados pelos alunos, verifica-se uma maior utilização de jornais e revistas, seguido do uso de livros.

No que diz respeito ao empréstimo domiciliário a opção dos alunos recai na literatura, embora os dados revelem que os alunos requisitam pouco.

A BE é frequentada por vários professores e funcionários, que a utilizam para trabalho individual, para dar apoio aos alunos e para lecionar. Até 30 de novembro foram lecionadas 37 aulas na BE.

Apesar de a BE estar a ser bastante frequentada pelos alunos para estudar e fazer trabalhos, é de realçar que um número elevado de alunos a frequenta por razões recreativas.


eb2 ag

concurso “Escrita Criativa” Para comemorar o Mês das Bibliotecas, a BE da Escola EB2 Dr. Anastácio Gonçalves organizou um concurso de escrita criativa. Durante o mês de outubro, na Escola Anastácio Gonçalves, decorreu o concurso de escrita criativa destinado a todos os alunos. Os alunos do 5º e do 6º ano fizeram trabalhos nas modalidades de: Slogan, Acróstico e “Se eu fosse um livro”, subordinados ao tema a Biblioteca e o Livro. Surgiram muitos trabalhos bastante originais, interessantes, coloridos e com materiais diversificados. A tarefa do júri foi muito difícil, mas enriquecedora. O primeiro prémio na modalidade “ Se eu fosse um livro…”

foi atribuído ao trabalho dos alunos Francisco Malaca e Miguel Neto do 6ºA; na modalidade de “Acrósticos”, o primeiro prémio foi para o aluno Ricardo Boa-Vida do 6ºA. Os trabalhos dos alunos Mariana Alexandra do 5ºC; Joana e Allyssa do 5ºA; Matilde Pedro e Ariana Charneca do 5ºA; Madalena Gomes, Mariana Santos e Vera Elias do 6ºA; Gonçalo Cardoso, José Guilherme e José Delgado do 6ºA; Bernardo Oliveira, David Marques, Rafael Fonseca do 6ºA, foram distinguidos com o segundo lugar. Os alunos vencedores tiveram direito a um pequeno prémio que receberam no dia treze de novembro, no bar da escola, tendo sido muito aplaudidos. Os Amigos da Biblioteca Diana e Inês,6ºB

[ be/cre ]

Leituras na Biblioteca No dia doze de novembro, na BE, foi concluída a leitura do livro ”A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. As sessões decorreram durante as aulas de Oferta Complementar. Aqui ficam alguns testemunhos de alunos do 5ºC e do 5ºD. Gostámos muito do livro porque nos deu várias lições: “É bom ajudar os outros.” “Não devemos pensar só em nós.” “A vaidade pode ser muito prejudicial.” “Não devemos faltar às promessas.” “Não devemos acreditar em todos os elogios.” “Devemos pensar duas vezes antes de agirmos.” Achámos triste: “Quando o lenhador roubou as mantas para proteger o filho e acabou na prisão.” “Quando Oriana ficou sem asas e sem varinha de condão.” Achámos excitante: “A queda da velha no abismo.” “As situações inesperadas que aparecem constantemente.” Achámos ainda que: “Aprendemos palavras que não conhecíamos.” “A leitura na BE nos ajudou a compreender melhor a história, a imaginar e a registar mais facilmente as coisas. ” “A Fada Oriana” é um livro que nunca mais esqueceremos!” Os Amigos da Biblioteca Daniela e Diogo, 5ºC

A REPRODUÇÃO DESTE JORNAL É FEITA NA REPROGRAFIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCANENA A CÂMARA MUNICIPAL DE ALCANENA PATROCINA O JORNALISMO ESCOLAR! Câmara Municipal de Alcanena Gabinete Apoio Telef. 249889010/ E-mail: presidencia@cm-alcanena.pt 9


[ be/cre ]

ebi minde

outubro

28 de outubro

Outubro, mês das Dia Internacional Bibliotecas das Bibliotecas Escolares Escolares O mês de Outubro é assinalado pela Unesco, como sendo o mês das Bibliotecas Escolares. Neste Mês sinalizaram-se as datas referentes às principais efemérides, proporcionando momentos de reflexão sobre os eventos assinalados. Ao longo do mês foi lançado um desafio de escrita criativa cuja temática foi a biblioteca escolar. Alguns dos slogans apresentados pelos alunos irão fazer parte do Marketing da BE.

No dia 28 de Outubro comemorou-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares cruzando várias atividades: Lançamento da Atividade - «Sabias Que...» - no qual será divulgado um acontecimento histórico e científico por semana, no qual os alunos poderão conhecer datas/factos históricos e científicos relevantes. Lançamento do Passaporte da Leitura.

Os vencedores do Bibliopaper - «À Descoberta da BE/CRE», sendo as vencedoras as alunas: Beatriz Elias, Bruna Soares e Margarida Ferreira do 5ºE e Beatriz Oliveira do 6º D.

Projeto SOBE No âmbito do projeto SOBE- saúde oral e bibliotecas escolares- decorreram ações de sensibilização para os alunos do 1ºciclo, bem como para os alunos de Oferta Complementar do 6ºano, visando demonstrar os benefícios de uma boa higiene dentária. Os alunos foram motivados para a escrita criativa abordando esta temática da qual resultaram alguns contos, sendo o texto das alunas Marta Neves e Beatriz Oliveira, abaixo transcrito o premiado: O Dentinho e o Reino das Cáries Era uma vez o reino dos dentinhos e o reino das cáries e da placa bacteriana. A comunidade dos dentinhos era calma, saudável e silenciosa ; lá não havia cáries e placa bacteriana, era habitada por os dentinhos guardas, povo … e era chefiada pela rainha Fluorina que guardava um segredo “um segredo ultra-

10

secreto um segredo que só a rainha e os seus dentistas reais sabiam “. No reino das cáries e da placa bacteriana o barulho e a desordem reinavam, pois era chefiado pelo terrível monstro das cáries e da placa bacteriana que era muito teimoso. Não aceitava ir para o reino dos dentinhos e tornar-se saudável, esse era habitado por milhares de monstrinhos que eram iguaizinhos ao seu rei. Todos os dias o monstro engendrava planos maquiavélicos para que o reino dos dentinhos deixasse de ser saudável e calmo, mas nunca os chegava a realizar, pois a sua corte nunca chegava a acordo. Certo dia no reino dos dentinhos a rainha acordou com o som de bater à porta, ela foi ver ,era o seu filho flúorzinho (cujo o pai já tinha morrido há muito tempo) ele era um menino muito teimoso que queria ir viajar e foi pedir autorização à sua mãe pela milésima vez. A mãe deu-lhe a resposta de sempre “O futuro rei não pode sair do seu

reino!“ O Fluorzinho voltou triste para o seu quarto. De manha bem cedinho a rainha foi acordada outra vez mas desta vez por os seus dentistas reais gritarem:”Estamos a ser invadidos!!! Estamos a se invadidos!!! “ A rainha foi lavar os dentes e depois subiu ao sótão que todos desconheciam à excepção dos seus dentistas reais e ela. Abriu a porta pegou num baú que lá estava a brilhar, foi para a rua abriu o baú e todos ficaram boquiabertos pois de dentro do baú a rainha tirou a escova mágica que todos julgavam uma lenda. A rainha lançou-a no ar e gritou “ Transforma-te em mil e uma escovas lava todas s bocas até ficarem saudáveis. “ E a escova assim fez. E a partir dai o reino dos dentinhos ganhou a guerra e o outro reino passou a ser saudável.


hora do conto A Hora do Conto é atividade de dinamização do livro e da leitura que consiste na apresentação, leitura e exploração de uma história selecionada de acordo com a faixa etária e que culmina com a realização de um conjunto de atividades complementares que pretendem facilitar a mediação entre a criança e o livro.  No Presente ano letivo estão a ser tratados prioritariamente as obras das metas curriculares de Língua Portuguesa.

novembro S.MARTINHO

Para assinalar o dia de S. Martinho, a BE da EBI de Minde lançou o concurso de provérbios e adivinhas, o qual pretende estimular o gosto pela pesquisa através dos suportes tradicionais: tradição oral e suporte livro

dezembro Feira do Livro

De 2 a 6 de dezembro decorre nas Biblioteca Escolares da EBI de Minde e na ESA mais uma feira do livro como vem sendo habitual, dinamizadas pelas professoras bibliotecárias com a colaboração da Livraria Ponte do Raro, dirigida a toda a comunidade escolar. Os livros foram escolhidos para agradar a todas as faixas etárias.

Parlamento Jovem

Utilização dos computadores

Requisições domiciliárias

Dados sobre a utilização da BE – EBI Minde

A BE em articulação com o Clube Europeu, lançou, mais uma vez o desafio aos alunos do 2º, 3º ciclo e secundário de participarem no programa Parlamento Jovem, no qual irão participar alunos da EBI de Minde e da Escola Secundária de Alcanena. Este programa visa: -Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política. - Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões. -Incentivar a reflexão e debate sobre um tema. Os temas escolhidos para este ano são: “Como Vencer as Drogas” para os participantes do 2º e 3º ciclo. Os participantes do secundário irão debater o tema:”Crise Demográfica: Emigração, Natalidade, Envelhecimento.”

leitor do mês Setembro/outubro/novembro

Marta Neves

- 6º D

livro do mês outubro/novembro

Capitães da Areia” de Jorge Amado e “ Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen. 11


[ be/cre ]

eb1 alcanena

BE 7 JANELAS

EB1 DE ALCANENA Atividades desenvolvidas Nos meses de setembro e outubro, a BE teve uma afluência considerável por parte dos alunos que frequentam este estabelecimento de ensino. De 25 a 31 de setembro, cerca de 200 alunos visitaram este espaço, nos intervalos; no mês de outubro, cerca de 960 visitantes usufruíram do que a BE tem para lhes oferecer. Tem sido desenvolvida a “Hora do Conto”, com todas as turmas, onde são trabalhadas obras indicadas pelas metas curriculares. Até ao final do mês de outubro, passaram pela BE 10 turmas, dos diferentes anos de escolaridade, para assistirem à leitura, com apresentação em quadro interativo, de diferentes obras. Celebrou-se, também, o “Dia Mundial da Alimentação” com uma apresentação da

história da roda

dos alimentos, em power point, e uma roda dos alimentos ao vivo, muito apreciada pelos alunos.

livro do mês

leitor do mês Outubro

Diana Gonçalves - 1º ano Carolina Reis - 2º ano Tatiana Dias - 3º ano Liliana Cunha - 4º ano

12

Outubro 1º ano 2º ano 3º ano 4ºano

O congresso dos ratos - La Fontaine A minha 1ª enciclopédia Larousse “As profissões Contos e lendas de Portugal - Natércia Rocha Camila tem 1 pesadelo - Aline de Petigny


Soma becre 1º 13 14