Page 1

livros para crianรงas e jovens 2018

www.solisluna.com.br 1


Apresentamos livros feitos com muito carinho, acabamento primoroso, riquíssimas ilustrações e histórias envolventes. As publicações da Solisluna Editora para crianças e jovens, transportam o leitor para um mundo de fantasia, mistérios e de muita imaginação. São publicações de conteúdos literário e educativo, incentivando o hábito da leitura e o exercício da curiosidade nas crianças e jovens de todas as idades; dos mais novos que estão começando a ler aos adolescentes em busca de novas aventuras. Com diferencial no design e nas ilustrações, os livros são de tal delicadeza e cuidado que encantam também os adultos que apreciam a arte gráfica e o lado lúdico da vida. Enéas Guerra & Valéria Pergentino Editores Solisluna

2


3


Índice

Pré-leitor até 5 anos 6

Que bicho doido!

A partir dos 8 anos 24

As mulheres Abayomi

26

Cirilo, o dragão que sonhava ser bombeiro

27

O dragão do ventre de ouro

A partir dos 4 anos 8 10

Vaporzinho Margarida Bem-me-quer

A partir dos 5 anos 12

Saíra sete cores

A partir dos 6 anos 14

Fabrincando

A partir dos 7 anos 16

Papai Noel existe, mamãe?

18

Pastinha: O menino que virou Mestre de capoeira

A partir dos 10 anos 28

Camila e o espelho

30

Eclipse da Lua Azul

31

Templo de Gelo

31

Raízes de Luz

32

A Dama de Branco

35

Oxalufã

36

Ibejis

37

Oxum

38

Iemanjá

40

Xangô

20

O gosto do morango

41

Nanã

22

Uma família para lá de diferente

42

Obaluaê

43

Oxumaré


Pré-leitor até 5 anos

Que bicho doido! Autor e ilustrador: Enéas Guerra De um mesmo contorno aparecem bichos que existem e também bichos doidos inventados, em uma forma lúdica e divertida. Os sons dos grunhidos, uivos, urros, guinchos, roncos, inspiram a criança a inventar seu próprio bicho doido! 18 x 18 cm • capa dura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-89059-52-7 Temas: Bichos, infância e criatividade.

6


Enéas Guerra Nasceu em Botucatu, São Paulo. Formou-se pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) em 1972 e, desde então, tem se dedicado ao design, à ilustração e às artes gráficas. Mora e trabalha em Salvador na Bahia. Entre os inúmeros trabalhos que realizou, têm destaque as edições de arte de vários livros do etnólogo e fotógrafo Pierre Verger, sendo coautor de dois livros de lendas dos deuses africanos com o mestre Fatumbi – “Oxóssi o Caçador” e “Lendas dos Orixás” – publicados em 1981. Seus trabalhos gráficos encontram-se em livros e revistas editados no Brasil e no exterior. 7


A partir dos 4 anos

Vaporzinho Autor e ilustrador: Enéas Guerra Destinado ao público infantil, o livro escrito e ilustrado por Enéas Guerra conta, em cores e versejos com gosto de tabocas e abafa-bancas da infância, uma história inspirada nos navios a vapor da antiga Cia. de Navegação Baiana. Os vaporzinhos transportavam gente e mercadorias entre o porto de Salvador e o cais da cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo, singrando as águas da maior baía do Brasil, a Baía de Todos-os-Santos. Temas: Navegação, Bahia, amizade, Recôncavo Baiano, natureza, cultura, viagem e versejos.

8

27 x 24,5 cm • brochura • 36 págs. português • ISBN: 978-85-89059-21-3


Enéas Guerra Nasceu em Botucatu, São Paulo. Formou-se pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) em 1972 e, desde então, tem se dedicado ao design, à ilustração e às artes gráficas. Mora e trabalha em Salvador na Bahia. Entre os inúmeros trabalhos que realizou, têm destaque as edições de arte de vários livros do etnólogo e fotógrafo Pierre Verger, sendo coautor de dois livros de lendas dos deuses africanos com o mestre Fatumbi – “Oxóssi o Caçador” e “Lendas dos Orixás” – publicados em 1981. Seus trabalhos gráficos encontram-se em livros e revistas editados no Brasil e no exterior. 9


A partir dos 4 anos

Margarida Bem-me-quer Autora: Débora Knittel Ilustrador: Enéas Guerra Um lindo poema em versos curtos que conta a história de um jardim onde mora uma margarida muito especial. O leitor acompanha a rotina da florzinha desde o amanhecer até o anoitecer e, do ponto de vista dela, enxerga um mundo encantado de insetos, pássaros e outras flores. 22 x 28 cm • capa dura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-89059-33-6 Temas: Natureza, poesia e jardim.

10


Débora Knittel Nasceu em Santos, São Paulo e vive em Salvador, Bahia com sua família. Formada em Pedagogia e especializada em Psicopedagogia, é autora dos livros infantis “Margarida bem-me-quer”, “Saíra sete cores” e dos livros dedicados ao público jovem: a trilogia de ficção fantástica intitulada “Eclipse da Lua Azul” com os livros “Eclipse da Lua Azul - Mundo Humano”, “Templo de Gelo - Mundo Angelical” e Raízes de Luz - Mundo Elemental”, todos publicados pela Solisluna Editora.

Enéas Guerra Nasceu em Botucatu, São Paulo. Formou-se pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) em 1972 e, desde então, tem se dedicado ao design, à ilustração e às artes gráficas. Mora e trabalha em Salvador na Bahia. Entre os inúmeros trabalhos que realizou, têm destaque as edições de arte de vários livros do etnólogo e fotógrafo Pierre Verger, sendo coautor de dois livros de lendas dos deuses africanos com o mestre Fatumbi – “Oxóssi o Caçador” e “Lendas dos Orixás” – publicados em 1981. Seus trabalhos gráficos encontram-se em livros e revistas editados no Brasil e no exterior.

11


A partir dos 5 anos

Saíra sete cores Autora: Débora Knittel Ilustradora: Naara Nako Saíra Sete Cores é um passarinho de cores fortes e vibrantes, que nasce, cresce, encontra um amor e tem seus próprios filhotes. A autora, a psicopedagoga Débora Knittel, descreve em linguagem poética cada etapa da trajetória, relacionando-a aos ciclos da natureza – verão, outono, inverno e primavera. Uma peça para encantar crianças apaixonadas por bichinhos simpáticos como sapos, camaleões e outros seres da Mata Atlântica. 22 x 28 cm • capa dura • 36 págs. português • ISBN: 978-85-89059-30-5 Temas: Natureza, animais e família.

12


Débora Knittel Nasceu em Santos, São Paulo e vive em Salvador, Bahia com sua família. Formada em Pedagogia e especializada em Psicopedagogia, é autora dos livros infantis “Margarida bem-me-quer”, “Saíra sete cores” e dos livros dedicados ao público jovem: a trilogia de ficção fantástica intitulada “Eclipse da Lua Azul” com os livros “Eclipse da Lua Azul - Mundo Humano”, “Templo de Gelo - Mundo Angelical” e Raízes de Luz - Mundo Elemental”, todos publicados pela Solisluna Editora.

Naara Nako Artista plástica nascida em Salvador, Bahia. Desenho desde pequena e comecei a trabalhar com ilustrações em 2008. O contato, na infância, com os livros infantis, quadrinhos e desenhos animados aproximou-me da arte e mostrou-me o caminho que sempre quis seguir e a profissão que sonhei exercer quando crescesse. 13


A partir dos 6 anos

Fabrincando Autora e ilustradora: Tamires Lima O brinquedo serve pra gente inventar brincadeiras e imaginar um mundo fantástico onde tudo é possível. Antigamente as crianças faziam seus próprios brinquedos. Hoje em dia podemos encontrar artesãos que ainda fazem brinquedos artesanais, uma rica expressão lúdica da cultura popular. Que tal conhecer alguns artesãos e aprender a fazer brinquedos? Chame os amigos e embarque nessa aventura. 18 x 18 cm • capa dura • 56 págs. português • ISBN: 978-85-89059-68-8 Temas: Brinquedos, crianças, cultura popular, artesanato e criatividade.

14


Tamires Lima Natural de Recife, Pernambuco, foi criada em Salvador desde a infância. Formada em Design pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a autora une a leitura com a ilustração na forma de livros. O seu primeiro livro, “Fabrincando”, publicado pela Solisluna Editora, ensina as crianças a fazerem brinquedos populares com suas próprias mãos.

15


A partir dos 7 anos

Papai Noel existe, mamãe? Autora: Graziela Domini Ilustrador: Ian Sampaio O livro reconta a história do Papai Noel e é uma forma criativa de explicar para crianças pequenas porque a lenda do bom velhinho precisa ser um segredo dos adultos. Na historinha, Papai Noel é um homem que trabalha normalmente e ainda faz presentes para crianças. Mas os pedidos aumentam tanto que, um dia, ele não consegue mais dar conta de tudo. As crianças sugerem uma solução e os pais unem forças para ajudar Papai Noel na tarefa de presentear todo mundo. Assim nasce o Natal. 22 x 28 cm • brochura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-89059-34-3 Temas: Natal, infância, lenda e solidariedade.

16


Graziela Domini Graziela Domini é psicóloga, pós-graduada em Psicologia Analítica, poeta, escritora de livros infantis, técnicos, peças teatrais e estudiosa do folclore.

Ian Sampaio Nascido em uma família de artistas, é baiano e natural de Salvador. Cresceu junto aos três irmãos desenhistas, fotógrafos, animadores, com o pai artista gráfico. Estudou design, onde interessou-se por tipografia, animação e apaixonou-se por aquarela. Trabalha com motion graphics desde 2006 em estúdios no Brasil e na Europa. Hoje vive nos EUA e mantém um portfólio de clientes na Noruega, Brasil e Alemanha.

17


A partir dos 7 anos

Pastinha

O menino que virou Mestre de capoeira Autor: José de Jesus Barreto Ilustrador: Cau Gomez Era uma vez... um menino mulatinho, esperto e miúdo nascido no Pelô que, depois de muito brincar e brigar na rua, tornou-se o maior de todos os mestres da Capoeira Angola da Bahia. O nome desse menino virou lenda, mundo afora, mas a história de Mestre Pastinha é real e está contada, tintim por tintim neste livro, em letras e desenhos. 23 x 28 cm • brochura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-89059-44-2 Temas: Capoeira, cultura afro-brasileira, luta e infância.

18


O livro Pastinha foi adaptado para TV no Programa “A Cor da Cultura”, no Canal Futura. Indicado pela FNLIJ Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil para acervo básico. Esteve entre os dez finalistas do 54º Prêmio Jabuti, na categoria infanto-juvenil.

José de Jesus Barreto Nascido em Salvador, José de Jesus Barreto vive de seus escritos desde 1970, quando começou no jornalismo impresso, jornais e revistas. Passou também por rádio, tevê e escreve livros. Pela Solisluna Editora , é autor dos textos da trilogia ‘Entre Amigos’ / Fundação Pierre Verger: “Carybé & Verger – Gente da Bahia”, “Carybé, Verger & Caymmi – Mar da Bahia” e “Carybé, Verger & Jorge – Obás da Bahia”. “Candomblé da Bahia – Resistência e Identidade de um Povo de Fé” e “Cacimbo – Uma experiência em Angola”.

Cau Gomez É de Belo Horizonte (MG) e atua na imprensa desde os 15 anos de idade. Estreou no Diário de Minas, em 1988 e é um dos artistas gráficos mais premiados da sua geração. Suas criações foram publicadas em O Estado de S. Paulo, Playboy, Jornal do Brasil, Veja, Courrier International (França), Bundas, Palavra, O Pasquim 21 e Jornal A Tarde. Em seu currículo, mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, além de inúmeras menções honrosas. 19


A partir dos 7 anos

O gosto do morango Autora: Nathalie Guerreiro Ilustradora: Ana Maria Moura Eduarda é uma garotinha feliz, sensível e otimista. Descobriu que as verdadeiras amizades são conquistadas pela grandeza das nossas atitudes, como ajudar as pessoas, acolher novos colegas e praticar a tolerância. Aprendeu, desde pequena, o significado de ser diferente. Por isso, sabe que nas diferenças encontramos a beleza de todas as coisas e que todos temos algo especial para oferecer. 22 x 28 cm • capa dura • 28 págs. português • ISBN: 978-85-89059-76-3 Temas: Amizade, inclusão, respeito e diferenças.

20


Nathalie Guerreiro Nascida em Salvador, Bahia, é psicóloga formada pela Universidade Salvador (Unifacs) e desde 2004 atua na área de Educação Infantil, Fundamental I e II. Com a prática da escrita desde criança, a autora tem se dedicado atualmente aos estudos e pesquisas sobre a literatura infantil universal, iniciando sua carreira de escritora com o livro “O gosto do Morango” lançado em 2016 pela Solisluna Editora.

Ana Maria Moura “Minha paixão por desenho e pintura começou quando aprendi a ler e descobri os livros de Monteiro Lobato. Enquanto mergulhava fascinada nas histórias, as ilustrações me inspiravam a desenhar tudo o que via e imaginava. Continuo assim até hoje, gostando de brincar com as imagens e as palavras, e assim despertar a curiosidade e a imaginação dos pequenos leitores.” Ana Maria Moura é ilustradora e pintora. Formada em Pintura e em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21


A partir dos 7 anos

Uma família pra lá de diferente Autora: Lilia Gramacho Ilustrador: Rafa Anton O amor acaba? A amizade vira amor? O amor vira amizade? Para entender as mudanças que estão acontecendo na sua vida, o garoto dessa história faz muitas perguntas. Agora, serão duas casas, novos irmãos e uma família pra lá de diferente. Mas que também é igual a de muita gente. 22 x 28 cm • brochura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-89059-96-1

22

LANÇAMENTO

Temas: família, amor, amizade e relacionamentos. •


Lilia Gramacho Nasci em Itabuna, mas vivo em Salvador há muitos anos. Tenho um filho que adora desenhar. E foi ele quem inspirou o meu desejo de escrever para crianças. Em 1993 morei em São Paulo e lá escrevi o meu primeiro livro: O Filho do Meio, adotado em várias escolas do Brasil. Depois vieram outros: Camila e o Espelho, que também virou uma peça de teatro e curta-metragem, e A Menina que não gostava de ler. Em 2010, fui uma das ganhadoras dor Premio Off Flip, com um conto para adultos, chamado Fim, Ponto.

Rafa Anton Ilustrador autodidata, nasci em Vigo, Espanha. Morei também em Madri e em Munique (Alemanha). Atualmente resido em São Paulo. Além de ilustrar e escrever livros infantis, trabalho para produtoras de cinema e animação. Outra das minhas paixões é desenhar personagens, Story Boards e cenários. Escrevi e ilustrei um livro infantil “A incrível história do homem que não sonhava”, publicado pela SESI SP Editora em 2014. 23


A partir dos 8 anos

As mulheres Abayomi Autor e ilustrador: Adilson Passos O livro infantil ilustrado “As mulheres Abayomi”, propõe a inserção de conto com temática social de forma lúdica e prazerosa, para crianças de 8 a 11 anos, período em que, ainda estão em processo de compreensão do mundo concreto ao seu redor. Este livro, tem como inspiração a cultura africana e as pequenas bonecas Abayomi, contribuindo para a diversificação dos referenciais estéticos das crianças. 21 x 23 cm • capa dura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-89059-98-5

24

LANÇAMENTO

Temas: Bonecas, povos africanos, cultura, mulheres, amor e infância.


Adilson Passos Nasceu em Salvador, Bahia, é designer, formado pela Universidade Federal da Bahia e ilustrador. Desde a infância é apaixonado pelo desenho, pelo som das palavras cantadas e mais tarde veio o gosto pela leitura. Neste livro faz a união entre imagens e palavras, com o sonho de alcançar leitores de todas as idades.

25


A partir dos 8 anos

Cirilo, o dragão que sonhava ser bombeiro Autora: Carolina Bacelar Ilustrador: Enéas Guerra Cirilo não é um dragão normal, igual àqueles que atormentam a vida dos príncipes dos contos de fada. Ele pertence à linhagem real dos dragões metálicos alados. Só que ele nem parece um dragão. Em vez fogo, gosta mesmo é de água. Sua primeira palavra? Água. O que mais gosta de fazer? Nadar no Rio Verdejante. Principal brincadeira? Tocar fogo nos arbustos e trazer um pouco de água para combater o pequeno incêndio. Uma divertida aventura infanto-juvenil, com texto bem trabalhado, para leitores mais avançados. 15 x 21 cm • brochura • 64 págs. português • ISBN: 978-85-89059-35-0 Temas: Amizade, magia, sustentabilidade e ficção.

Carolina Bacelar Nasceu em Salvador e, desde pequena, é encantada por livros e letras. Hoje, morando em Brasília, casada e mãe de Mariana, tem na literatura infantil e juvenil a sua grande motivação. Para Carolina, o despertar desse novo ser humano necessita, principalmente, da vivência do conhecimento. É exatamente esse ideal que ela procura imprimir em todos os seus textos, que são direcionados não apenas às crianças e jovens, mas também aos pais e educadores, pela fundamental responsabilidade que eles têm perante o desenvolvimento desses novos indivíduos. 26


A partir dos 8 anos

O dragão do ventre de ouro Autor: Eric A. A. Oliveira Ilustrador: Athos Sampaio Carlos Looendvog tinha doze anos de idade e uma vida muito parada até um pitbull atacá-lo na véspera das férias de verão. O cachorro é apenas uma das muitas materializações físicas de Enácio Choufer, vilão movido pela inveja do pai de Carlos, que é caçador de dragões. O perigoso Enácio faz de tudo para sugar a essência vital do único filho dos Looendvog. Encontrar o ovo do dragão do ventre de ouro é o desafio do jovem herói neste livro. Eric A. A. Oliveira é um jovem e escreveu o livro aos doze anos. 15 x 21 cm • brochura • 72 págs. português • ISBN: 978-85-89059-22-0 Temas: Aventura, ficção e magia.

Eric A. A. Oliveira Desde criança, apaixonou-se pelo universo de aventura, magia, humor e ficção. Sabendo que todo aquele que descobre seu talento desde cedo deve lapidar o diamante embutido no seu ser, Eric encontrou estímulos para isso nos colégios por onde passou. Este primeiro livro vem agora a público, apresentando o grande potencial da trama e do autor.

27


A partir dos 9 anos

Camila e o espelho Autora: Lilia Gramacho Ilustradora: Ju Castelo Algo está causando uma reviravolta na vida de Camila. Ela se deu conta de que já não é mais aquela menininha que adorava brincar de boneca. Algumas coisas diferentes estão acontecendo com o seu corpo e mexendo com ela. Por isso, tantas horas na frente do espelho. Tantas horas tentando entender o que se passa. Isso sem falar nos meninos. Ah, os meninos... 15 x 21 cm • brochura • 64 págs. português • ISBN: 978-85-89059-97-8 Temas: namoro, adolescência, amizade, amor e família. •

28

LANÇAMENTO


Lilia Gramacho Nasci em Itabuna, mas vivo em Salvador há muitos anos. Tenho um filho que adora desenhar. E foi ele quem inspirou o meu desejo de escrever para crianças. Em 1993 morei em São Paulo e lá escrevi o meu primeiro livro: O Filho do Meio, adotado em várias escolas do Brasil. Depois vieram outros: Camila e o Espelho, que também virou uma peça de teatro e curta-metragem, e A Menina que não gostava de ler. Em 2010, fui uma das ganhadoras dor Premio Off Flip, com um conto para adultos, chamado Fim, Ponto.

Ju Castelo Ilustradora brasileira que atualmente vive em Barcelona. Estudou design gráfico no Rio de Janeiro e trabalhou durante anos como tal, mas sempre soube que a ilustração era o que dava sentido ao seu mundo. Com o tempo ilustrar se tornou algo essencial para ela e decidiu se lançar a essa aventura. Sua inspiração está no cotidiano, nas pessoas que vê pela rua, na diversidade do mundo, na natureza, na música e, principalmente, nas suas raízes. 29


A partir dos 10 anos

Série Eclipse da Lua Azul

Eclipse da Lua Azul Autoras: Débora Knittel e Érica Falcão Ilustrador: Enéas Guerra Após a morte de sua esposa, o arqueólogo John Crane, especialista em história das antigas civilizações, sempre em expedições pelo mundo, decide mudar-se com sua filha Holly para o Rio de Janeiro, perto dos amigos Dr. Ramos, Dra. Rita e sua filha Maiara. Antes de completar dezoito anos, Holly recebe um artefato e tentará desvendar os mistérios sobre o desaparecimento de seu pai, as visões de Maiara e o crescente desequilíbrio da natureza. Nesta Aventura, as amigas Holly e Maiara conhecem Celino e Kami, seres de outros mundos, iniciando uma jornada na qual os valores fundamentais da humanidade, serão colocados à prova. Temas: Aventura, ficção e magia.

15 x 21 cm • brochura • 224 págs. português • ISBN: 978-85-89059-58-9

Débora Knittel Nasceu em Santos, São Paulo e vive em Salvador, Bahia com sua família. Formada em Pedagogia e especializada em Psicopedagogia, é autora dos livros infantis “Margarida bem-me-quer”, “Saíra sete cores” e dos livros dedicados ao público jovem: a trilogia de ficção fantástica intitulada “Eclipse da Lua Azul” com os livros “Eclipse da Lua Azul - Mundo Humano”, “Templo de Gelo - Mundo Angelical” e Raízes de Luz - Mundo Elemental”, todos publicados pela Solisluna Editora.

Érica Falcão Natural da cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, a autora reside com sua família em Vilas do Atlântico, litoral norte da Bahia. É Pedagoga com especialização em Tecnologia Educacional. Co-autora, com Débora Knittel, dos livros já publicados da trilogia de ficção fantástica “Eclipse da Lua Azul – Mundo Humano”, “Templo de Gelo – Mundo Angelical” e “Raízes – Mundo Elemental”, editados pela Solisluna Editora.

30


Série Eclipse da Lua Azul

A partir dos 10 anos

Templo de Gelo

Raízes de Luz

Holly e Celino, apesar de se amarem, precisam aprender a lidar com as diferenças entre os seus respectivos mundos. Afinal ela é humana e ele... um anjo. Ao buscar os pertences deixados por John no Museu da Quinta da Boa Vista, Holly conhecerá Pedro, um atraente estudante de arqueologia. Esse encontro reacende o desejo de Holly de fazer a viagem que planejara com John, o falecido pai que ela tanto amava. A aventura de Holly segue, agora desvendando a beleza natural do interior da Bahia, a fantástica Chapada Diamantina. Nesta história, amor, lealdade, desejo e traição se entrelaçam, despertando sentimentos que poderão abrir ou selar feridas há muito adormecidas. Cada ser deve fazer sua escolha e o mal pode estar em qualquer lugar... Então, cuidado para não despertá-lo.

A saga de Holly Crane continua neste último livro da trilogia “Eclipse da Lua Azul”. Desta vez, ao lado de Maiara, Holly terá que superar seus medos e acreditar em sua força interior para libertar seu amor, o anjo Celino, da escuridão em que se encontra prisioneiro. A temperatura da Terra subiu 0,5 ºC em menos de 48 h. Se continuar a aumentar, os seres vivos do nosso planeta não sobreviverão. Holly e seus amigos poderão evitar essa catástrofe? Nessa jornada, Holly e Maiara seguem com os reis Kami e Atiara, para se reunirem com os elfos da Amazônia. Lá irão conhecer a próxima missão dos escolhidos dos quatro elementos. A união dos poderes de Holly, Maiara, Kami e dos seres de luz poderá libertar o anjo Celino e o Planeta Terra, de uma vez por todas, das trevas?

15 x 21 cm • brochura • 240 págs. português • ISBN: 978-85-89059-72-5

15 x 21 cm • brochura • 296 págs. português • ISBN: 978-85-89059-83-1

31


A partir dos 10 anos

A Dama de Branco Autora: Graziela Domini Ilustradora: Edsoleda Santos Desde o primeiro dia de aula, Lucas fica amigo de uma coleguinha. Certo dia, a menina não aparece na escola e Lucas fica sabendo que ela havia morrido. No enterro, uma mulher de branco se aproxima dele e começa a explicar o que é a morte. A abordagem da temática é feita de forma suave e inteligente pela psicóloga Graziela Domini. O ambiente encantado leva Lucas a perder o medo e entender melhor esse fenômeno inevitável da vida. 22 x 28 cm • brochura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-890599-27-5 Temas: Além da vida, morte, amizade e infância.

32


Graziela Domini Ainda muito pequena, ao saber que meu avô morrera, refleti: Tudo morre... Eu também vou morrer! A morte não é o oposto da vida, é apenas uma parte dela. E, diga-se de passagem, a única parte que temos certeza que acontecerá. Por isso, entendi que se eu deveria aprender a viver, deveria, consequentemente, aprender a morrer. E é isso que faço a cada dia que acordo: aprendo a viver, o que fatalmente me ensina a morrer.” Graziela Domini é psicóloga, pós-graduada em Psicologia Analítica, poeta, escritora de livros infantis, técnicos, peças teatrais e estudiosa do folclore.

Edsoleda Santos Natural da cidade de Salvador, Bahia, iniciou sua carreira como artista plástica em 1965. A partir dessa época, desenvolveu as técnicas de bico de pena e aquarela, dando ênfase ao desenho. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), estudou temas de religião afro-baiana, procurando mostrar sempre a inter-relação arte, candomblé e natureza. Pesquisadora incansável, não encontrou dificuldade em ilustrar um tema tão profundo, pois, desde a infância, os mistérios da vida a encantaram, fazendo com que buscasse em sua própria experiência, principalmente a que teve com seus familiares.

33


Coleção Lendas Africanas dos Orixás

A Solisluna orgulha-se de editar a Coleção Lendas Africanas da artista Edsoleda Santos. Os livros contam histórias dos orixás baseadas nos relatos do etnólogo Pierre Verger, exceto o livro “Ibejis”, que é baseado em uma lenda contada pela bisavó da autora. As pinturas da artista nos contam as histórias narradas em belas imagens cheias de sentimento, expressão, leveza e originalidade. Detentora de total perícia sobre a aquarela, ela conduz a água em matizes que realçam, criam relevos e revelam um enorme cuidado à iconografia de cada orixá. Temas: Religiosidade, cultura afro-brasileira, lendas e tradição.

Edsoleda Santos Natural da cidade de Salvador, Bahia, iniciou sua carreira como artista plástica em 1965. A partir dessa época, desenvolveu as técnicas de bico de pena e aquarela, dando ênfase ao desenho. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), estudou temas de religião afro-baiana, procurando mostrar sempre a inter-relação arte, candomblé e natureza. Pesquisadora incansável, não encontrou dificuldade em ilustrar um tema tão profundo, pois, desde a infância, os mistérios da vida a encantaram, fazendo com que buscasse em sua própria experiência, principalmente a que teve com seus familiares.

34


Coleção Lendas Africanas dos Orixás

A partir dos 10 anos

Oxalufã Texto: Renato da Silveira Ilustradora: Edsoleda Santos Oxalufã, o rei de Ifan, decide ir visitar o amigo Xangô, rei de Oyó. A viagem é longa, são muitos dias de marcha entre desertos, florestas e savanas. Antes de ir, ele é advertido pelo babalaô da Corte: a viagem será perigosa. Oxalufã resolve arriscar. Renato da Silveira baseou-se no trabalho de Pierre Fatumbi Verger sobre a lenda de Oxalufã, Oxalá em idade avançada, e considerou também outras fontes para criar uma peça lúdica e informativa. Edsoleda Santos ilustra a história com todos os simbolismos, cores e detalhes ligados à tradição do povo iorubano. 23 x 28 cm • brochura • 36 págs. • português ISBN: 978-85-890599-28-2

Renato da Silveira Nascido em Salvador, Bahia, em 1944, é artista plástico e gráfico. Professor aposentado do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em História, todos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris em 1982. Pós-doutor pelo Centre d’Anthropologie des Mondes Contemporains em 2001-2002 em Paris. Publicou vários artigos e revistas científicas sobre o Brasil colonial e as culturas afro-brasileiras. 35


A partir dos 10 anos

Coleção Lendas Africanas dos Orixás

Ibejis Autora e ilustradora: Edsoleda Santos Há muito tempo que o culto aos gêmeos Ibejis ultrapassou os limites sagrados dos terreiros, invadiu as cidades, entrou nas casas dos pobres e dos ricos, dos crentes e não-crentes. O “caruru de São Cosme e São Damião” tornou-se uma instituição sagrada e festejada por todo o povo brasileiro. As comemorações para os “santos meninos” na Bahia, e principalmente no seu Recôncavo, assumem proporções e peculiaridades próprias, muitas vezes incompreensíveis para os leigos. Unidos pela tradição popular, o culto aos Ibejis e a São Cosme e São Damião vem se tornando um dos mais espetaculares exemplos dessa simbiose africano-brasileira. 23 x 28 cm • brochura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-890599-41-1

36


Coleção Lendas Africanas dos Orixás

A partir dos 10 anos

Oxum Autora e ilustradora: Edsoleda Santos Oxum representa as forças cosmológicas das águas doces e, portanto, é responsável por nutrir todos os seres vivos. Por isto, como diziam os antigos anciãos, ninguém é inimigo da água. Ela está diretamente ligada à fecundidade e à maternidade; é patrona do amor, da beleza, da magia e dos encantamentos mais secretos e perigosos. Vaidosa e temperamental. Oxum reina absoluta e soberana no universo da Bahia. Essa lenda, recolhida e divulgada pelo etnólogo Pierre Verger, conhecido em todo mundo pelo seu profundo estudo do africano na diáspora nas Américas, ainda hoje pode ser vista na África, nos festivais anuais comemorativos do pacto entre o rei Larô e as águas fecundas do rio Oxum. 23 x 28 cm • brochura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-890599-40-4

37


A partir dos 10 anos

Coleção Lendas Africanas dos Orixás

Iemanjá Autora e ilustradora: Edsoleda Santos Diz a lenda que Iemanjá é uma moça bonita, que passeia nas águas salgadas, cobrindo-se e descobrindo-se com as rendas de espumas formadas sobre as ondas azuis ornadas de luz, resplandecendo como joias encantadas. Para os pescadores, ela representa a MãeD’Água, detentora das riquezas do oceano, que os abençoa na labuta diária com fartura de peixes, saúde e paz. O culto a Iemanjá teve a sua origem na Nigéria e foi trazido para o Brasil pelos escravos. Eles iniciaram aqui uma forte devoção que atraiu milhares de adeptos. No dia 2 de fevereiro são realizadas muitas homenagens à Rainha do Mar em várias regiões do Brasil, em especial na Bahia, onde se reúnem numerosos devotos para presenteá-la com flores, perfumes, bolos confeitados e delicados objetos do universo feminino, ao som dos cânticos sagrados.

38

23 x 28 cm • brochura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-890599-63-3


39


A partir dos 10 anos

Coleção Lendas Africanas dos Orixás

Xangô Autora e ilustradora: Edsoleda Santos Deus iorubá, Senhor dos Trovões, da magia e dos talismãs, é também o proprietário das pedras de raio, que durante as tempestades caem sobre a terra, anunciadas por fortes estrondos e clarões. Este homem poderoso, dono da Casa da Riqueza, foi rei da cidade de Oyó na Nigéria, onde governou com justiça e pulso forte, castigando os mentirosos, traidores e desobedientes. Xangô sempre viril e sedutor, costumava dançar no amanhecer com uma túnica bordada de búzios sobre uma saia formada por várias tiras largas em tons vermelho e branco, movimentando-se energicamente ao som do bátà – um tambor especial. Com sua postura fascinante, conquistou o amor das deusas Iansã, Oxum e Obá, as quais, casaram-se com ele.

40

23 x 28 cm • brochura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-890599-65-7


Coleção Lendas Africanas dos Orixás

A partir dos 10 anos

Nanã Autora e ilustradora: Edsoleda Santos Nanã Buruku, é a mais velha das entidades das águas. Representa a chuva fina e sua consequente mistura com a terra: a lama, sua protomatéria original. A lama contém em seus elementos os sinais primordiais de sua essência: o pricípio, o meio e o fim da vida e seu consequente renascimento. É um orixá antigo, envolto em segredos cujo culto remonta a tempos imemoriais e percorre uma vasta área geográfica. A artista plástica Edsoleda observa cuidadosamente os cenários e os os ambientes por descritos pelo etnólogo Pierre Verger, recriando-os em sua linguagem poética e lúdica. A saga de Nanã, suas guerras e suas vicissitudes, trazem as representações de um povo e de sua fé. 23 x 28 cm • brochura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-890599-64-0

41


A partir dos 10 anos

Coleção Lendas Africanas dos Orixás

Obaluaê Autora e ilustradora: Edsoleda Santos A lenda de Obaluaê, pesquisada pelo etnólogo Pierre Verger na África, narra a chegada desse orixá e o desenvolvimento de seu culto no território Mahi no Daomé. Foi a lenda escolhida para inspirar a criação deste livro pela artista Edsoleda Santos, uma homenagem ao “Velho”, como é carinhosamente chamado na Bahia, orixá de culto particular, cercado de mistérios e segredos. Aprendemos nesta história que debaixo de suas palhas está o segredo da sua luz; da vida e da morte; do bem e do mal. Atotô! 23 x 28 cm • brochura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-890599-60-2

42


Coleção Lendas Africanas dos Orixás

Edsoleda Santos

A partir dos 10 anos

Oxumaré Autora e ilustradora: Edsoleda Santos

Aoboboí!!

LANÇAMENTO 2018

Oxumaré é o Senhor do movimento que transforma, e perpetua a vida. É o mensageiro divino que traz a água das nuvens para semear a prosperidade entre os seres humanos. O seu sinal é o arco-íris brilhando no firmamento. Contam as lendas que Oxumaré tem uma dupla natureza macho e fêmea, nos tempos em que mora na terra, toma a forma de serpente, e em épocas perigosas, enrosca-se fortemente na esfera terrestre para impedir que se desagregue. Simbolizado pela serpente arco-íris, conserva sua fôrça por toda a eternidade. 23 x 28 cm • brochura • 32 págs. português • ISBN: 978-85-89059-91-6

43


Solisluna Design Editora 55 71 3024.1047 editora@solislunadesign.com.br www.solisluna.com.br solislunaeditora

44

Catálogo infantil e juvenil Solisluna Editora 2018  

Apresentamos livros feitos com muito carinho, acabamento primoroso, riquíssimas ilustrações e histórias envolventes. As publicações da Solis...

Catálogo infantil e juvenil Solisluna Editora 2018  

Apresentamos livros feitos com muito carinho, acabamento primoroso, riquíssimas ilustrações e histórias envolventes. As publicações da Solis...

Advertisement