Revista CulturArte 3

Page 1

Ano 1 - nº 3 / outubro/novembro de 2021 Foto: Patrícia Bueno

CulturArte

Galeria da ALB Campos RJ

1° Congresso da ALB Campos RJ

pág.3 a 4

pág.5-6

Antonio Roberto Fernandes em destaque!

2° Concurso de Poesias

pág.7-8

pág.9-10

Partenon concorre ao Jabuti

Aconteceu Vai Acontecer

pág.11

pág.12


CulturArte Ano 1 - nº 3 / outubro de 2021

Expediente

Revista CulturArte ano 1 - número 3 Publicação bimensal: Outubro/Novembro/2021 Arte e diagramação: Sol Figueiredo Editora responsável: Sol Figueiredo Publicação por ALB CAMPOS RJ GRUPO EDITORIAL &LITERÁRIO 37.786.606/0001-04 Rua Ipiranga 56, centro, Campos RJ Tiragem: revista digital

Sumário 2 Expediente/Editorial 3 Galeria ALB Campos 5 1° Congresso da ALB Campos dos Goytacazes RJ 7 Antonio Roberto fernandes - Homenageado 9 Concurso de Poesia 12 Aconteceu, Vai Acontecer

EDITORIAL

Concluímos a publicação da Galeria dos Imortais da ALB Campos dos Goytacazes RJ em Comemoração ao Aniversário de 3 anos da Instalação da Seccional Campos dos Goytacazes da Academia de Letras do Brasil, na Revista CulturArte número 3 para homenagear aos nossos imortais Vitalícios e Correspondentes. Temos a alegria em publicar que de 22 a 24 de outubro aconteceu o 1° Congresso da ALB Campos dos Goytacazes RJ, on-line com 18 atividades e a apresentações de 47 artistas/escritores. Esta edição conta ainda com o 2° Concurso de Poesia em Homenagem ao poeta Antonio Roberto Fernandes. Temos a grata satisfação de informar que a Antologia Poética da ALB Campos dos Goytacazes RJ está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2021 com resultado a ser publicado em 9 de novembro. Sol Figueiredo- Editora e Presidente da ALB Campos dos Goytacazes RJ.

2


CulturArte Ano 1 - nº 3 / outubro de 2021

Galeria da ALB Campos RJ

Shery Duque Pinheiro - Resende, RJ MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Bióloga e Mestre em Biologia e Comportamento Animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É autora de artigos e capítulos de livros científicos, e publicou o artigo “Destros ou canhotos, isso vale para os animais?!?” na Revista Ciência Hoje Kids, o livro “Mário, um bicho sem preguiça” e “A aventura de Margarete: a preguiça-de-coleira".

Solange da Silva Figueiredo - Campos, RJ MEMBRO FUNDADOR VITALÍCIO IMORTAL SOL Figueiredo – professora, escritora, poeta, artista plástica e ativista cultural. Presidente Fundadora da ALB Campos dos Goytacazes, RJ. Acadêmica em diversas instituições no Brasil e no exterior. Comendadora, Embaixadora da Paz e Conselheira da Associação Internacional de Escritores e Artistas – Literarte. Participou de dezenas de antologias nacionais e internacionais. Seus livros solos “Um Raiar de SOL em Amor” (2ª ed.) e “Um Amanhecer de SOL em Amor”.

Sílvia Mello - Embaixadora em Brunão, BA. MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Cantora, compositora, poetisa e contista. Graduada em Letras/ Inglês. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Membro da Divine Acadèmie Française, da ALB - Suíça, do NALAP- Portugal e do Núcleo Acadêmico de Letras Y Artes da Argentina. Membro da ALAB(Brumado). Grã-Oficial pela ALB- Suíça, Comendadora pelo Instituto Comnène Palaiologos. Prêmios: Destaque Cultural pela FEBACLA, Destaque Cultural ACLAB, Destaque Literário e Artístico pelo NALAP e pela Literarte.

Socorro Veras - São Luís, MA. MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Maria do Perpetuo Socorro de Azevedo Veras nasceu em São Luís do Maranhão. Formou-se em Medicina em 1974, pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Neuropediatria no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Em 2009, dedicou-se a organizar seus escritos em livros principalmente com o incentivo dos seus confrades da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores–SOBRAMES/Regional Maranhão. 3


CulturArte Ano 1 - nº 3/ outubro de 2021

Galeria da ALB Campos RJ

Valéria Victorino Valle - Anápolis, GO. MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Graduada em Letras com Pós-graduação em Literatura Brasileira pela PUC, MG. Pósgraduação em Administração Educacional. Professora universitária. Escritora com publicações de 16 livros solos, 132 coletâneas com premiações nacionais e internacionais. Embaixadora da Paz. Vice-Presidente da Academia de Letras de Goiás. Membro de diversas instituições nacionais e internacionais.

4

Thaís Souza - Campos dos Goytacazes - RJ

MEMBRO EFETIVO IMORTAL VITALÍCIA

Nasceu na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ. Autora de cinco livros solos. Membro da Associação de Autoras e Autores Campistas onde atua como segunda secretária. Membro da UBT Seção Campos. Participante da Coletânea Mulheres Maravilhosas – Volumes I, II e III.

Zélia Maria Fernandes da Silva MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Escritora, Poeta, Editora. Aposentada do Ministério do Planejamento. Presidente da Sociedade de Cultura Latina no Rio de Janeiro. Gerencia Associação Dos Diplomados Da Academia Brasileira de Letras. Ativista Cultural e Organiza antologias pela sua Editora ZMF. Detém vários prêmios e publicações no campo literário. É representante de diversas instituições culturais nacionais e internacionais.


CulturArte Ano 1 - nº 3 / outubro de 2021

1° Congresso da ALB Campos RJ Aconteceu de forma remota o 1º Congresso da ALB Campos RJ nos dias 22 a 24 de outubro de 2021.

O 1º Congresso da Academia de Letras do Brasil, Seccional Campos aconteceu de forma remota em respeito ao distanciamento necessário por conta da pandemia, do dia 22 até 24 de outubro de 2021, quando foram oferecidas 18 atividades das 14h às 22h, envolvendo 47 escritores e artistas nas apresentações. As atividades foram divididas dentre Palestras, Lançamento de livros, Mesas Redondas, Oficinas Literárias na programação dos três dias do congresso. O site do 1º Congresso da ALB Campos RJ recebeu mais de 100 inscrições, sendo que apenas 80 certificados de participações foram gerados pela plataforma EVEN3, onde o evento ficou hospedado. Muitos espectadores acompanharam as apresentações no Canal da ALB Campos RJ no Youtube e/ou na página da academia no Facebook e não se inscreveram diretamente no site do evento. A seguir veremos algumas imagens das atividades na sequencia em que foram apresentadas.

Dia 22 de outubro

Site do evento: https://www.even3.com.br/ albcampos2021

5


CulturArte Ano 1 - nº 3 / outubro de 2021

1° Congresso da ALB Campos RJ Dia 23 de outubro

Dia 24 de outubro

6


CulturArte Ano 1 - nº 3 / outubro de 2021

Homenageado: Antonio Roberto Fernandes Antonio Roberto Fernandes nasceu em 31 de Maio de 1945 em São Fidélis, interior do Estado, na Região Noroeste fluminense e faleceu em 20 de Novembro de 2008. Foi poeta, escritor e produtor cultural brasileiro. Publicou três livros: “Poesia, doce poesia”, “Substantivo Abstrato” e “Os Pratos de Vovó. E um livro póstumo: “Que não nos falte AR”. Poeta fidelense com um estilo parnasiano e bucólico tornando a sua obra de fácil leitura e compreensão por todos. Fontes: Pensador e Facebook

7


CulturArte Ano 1 - nº 3 / outubro de 2021

Café Literário Antonio Roberto Fernandes

Antonio Roberto Fernandes além das suas obras e de seu trabalho literário, deixou como legado o movimento cultural "CAFÉ LITERÁRIO" e depois do seu falecimento ainda continua sendo realizado mensalmente pela sua Coordenadora Gleyde Costa e seu apresentador Aldiney de Souza Sá, Aldineguinho (foto abaixo).

O Café Literário foi fundado em 2000 pelo poeta Antonio Roberto Fernandes, no Palácio da Cultura. Com a morte do poeta em 2008, um grupo de poetas fiéis, seus discípulos e admiradores continuaram o seu trabalho. Então, o Café Literário passou a receber o seu nome: CAFÉ LITERÁRIO ANTONIO ROBERTO FERNANDES. Os poetas fundadores são: Gleyde Costa, Telmo Albernaz, Carlos Augusto Souto de Alencar, Jeane Viterbo, Geraldo Linhares, Aparecida Santos, Aldiney (Neguinho), Hermes Cunha, José Viana, Agostinho Rodrigues e Neiva Fernandes. E, ainda, com Vinicius e Jorge Serrote no teclado. O Café Literário tem o apoio da família do "POETA".

8


CulturArte Ano 1 - nº 3 / outubro de 2021

2º Concurso de Poesias

Homenageado Antonio Roberto Fernandes

MINHA POESIA É VOCÊ

Categoria: Acadêmicos ALB Campos RJ

Nosso poeta querido, quanta saudades sentimos! Da poesia era mestre, Do amor falava como ninguém! Como não amar, OS FIOS DO SEU CABELO, OS PRATOS DE VOVÓ Como viver sem, EMOÇÃO, LÁGRIMAS, FELICIDADE. QUEM NÃO QUER? ORAÇÃO, CORAGEM, VOCÊ. Como não lembrar de, QUERIDA, SER MESTRE, SOLIDÃO, AINDA, ATAFONA, RIO PARAÍBA! Poesias que trago na mente e no coração. SEM MEDIDA, ÂNSIA E DOR, MAS...,SORRINDO, SUBSTANTIVO ABSTRATO. Oh meu mestre querido, tudo que você escreveu eu guardo com carinho e admiração! SONHOS, POEMA DE MINHA TERNURA e suas belas Trovas!

Lembrança de um amigo

Nestes versos mal traçados e com total humildade, eu me sinto confortado, para falar da saudade, de um homem que nasceu, na arte de versejar, que ensinou tanta gente, sem nunca querer humilhar. Se formou em Medicina mas nunca exercitou, porque o forte em sua vida, era ser poeta trovador. Sabemos que morreu, Vivo entre nós sempre estará: Em cada poema escrito e declamado Antônio Roberto crescerá.

Aldiney de Souza Sá – Campos, RJ ( Aldineguinho)

Memórias de um Poeta Sonhador Poeta fidelense, trovador! Escreveu" Poesia, doce Poesia". Músico, compositor, escritor! Seus versos tecem paz, sabedoria... Foi fundador do Café Literário. Um poeta essencial para a cidade. Alma de luz, médico solidário. Tanto talento e simplicidade. " Os Pratos de vovó", doce lembrança! Memórias de seu tempo de criança. Obra Póstuma "Que não nos falte ar". Poemas, peças teatrais, canções... Incontáveis registros, emoções! Obras preciosas para guardar. (Baurete Carvalho) – Campos, RJ

ESPERA

CRUEL PARTILHA DE HERANÇA DEIXOU-ME A FELICIDADE: VOCÊ LEVOU A LEMBRANÇA

Há um vazio nas rimas dos versos de outros poetas que estão em estado de órfãos: morreu Antônio Roberto.

GLEYDE COSTA - CAMPOS RJ

O sentimento de dor dificulta a construção de uma linha do poema que teima em querer sair, mas está preso no peito.

E EU FIQUEI COM A SAUDADE!

Poesia cura Poesia cura a alma Cria beleza Traz calma Diante da tristeza Poesia que inspira Que dedica Que transpira Que vivifica Poesia “substantivo abstrato” “Dos pratos de vovó” agora só no retrato Lembrando da infância Do doce e da poesia na estância “Do café literário” Ah, o café, Que revigora desde o operário ao empresário Os ateus e os temerosos da fé.

É visível em cada rosto a tristeza pela ausência do poeta declamando poesias que escrevia, trovas, sonetos, cordéis, pelos Cafés Literários que aqui e ali promovia. A estrada e o rio Paraíba -de Campos a São Fidélisesperam pelo poeta que deixou seu domicílio e foi para outro lugar. Qualquer dia ele aparece ou manda notícias dele, no tempo certo de lá que é bem diferente daqui do nosso Planeta Azul. Enquanto “dá tempo ao tempo”, por causa do passamento, escreve novos poemas, promove vários saraus, rodas, cirandas, cafés e oficinas literárias. E brilha no firmamento. Heloisa Crespo – Campos, RJ

O poeta romanceia e profana Antonio sinônimo digno de apreço Mas não de forma leviana Conduzindo vivências e amores sem preço. Jacqueline Souza – São Paulo, SP

9


CulturArte Ano 1 - nº 3 / outubro de 2021

2º Concurso de Poesias

Homenageado Antonio Roberto Fernandes Categoria: Convidados

POETA E PENSADOR Antônio Roberto Fernandes Poeta e grande escritor Da cultura brasileira Foi um incentivador

Antônio Roberto Fernandes poeta, cronista e escritor, muito versejou sobre o amor…

Fernandes nos declarou Que amor não tem medida Que amamos simplesmente E isso é o melhor da vida

Sempre almejou ser feliz e fazer os outros felizes… Nosso eterno poeta, se encantou com a poesia, viajou nas asas do sonho… E, subiu aos céus, voando na imensidão do infinito!

Um artista importante Pr’a Campos dos Goytacazes Foi também um pensador Que nos deixou lindas frases

Homem sensível e inteligente, deixou grande legado do amor, na arte da poesia. Seu “eu lírico” ficou registrado em suas poesias, poemas e crônicas.

Falou de mãos que o tocavam Simplesmente por piedade Desejou por toda vida Tocar a felicidade Para a mãe fez uma trova Tão carregada de amor! Mostrou que Antônio Fernandes Era também trovador

Muitas “pérolas” ele deixou! Herança de amor e poesia. Não foi médico de corpo, mas exerceu com maestria a “medicina da alma”.

E por isso ele merece Uma sincera homenagem Ser pensador não é fácil Exige muita coragem.

Zilnete Moraes – Campos, RJ

Flávia Corrêa da Cunha – Jundiaí, SP

ANTÔNIO ROBERTO FERNANDES

Às margens do Paraíba, num distrito acolhedor com nome de flor cheirosa, nasceu poeticamente o poeta fidelense. Manacá foi o seu berço, que mais tarde receberia a sua ternura em verso. A vida seguiu seu curso, o rio seguiu também e na mesma direção veio tornar-se doutor em Campos dos Goytacazes. Mas a poesia estava nele, assim como sua cidade natal, que ele nunca abandonou, como fez com a Medicina... Foi um duelo e tanto... Ciência, cultura e versos e a criatividade juntando as suas habilidades. E, assim, na roda da vida, girando, girando sem parar Antônio Roberto Fernandes não parou de versejar. Casou-se, teve filhos, foi bancário, palestrante, e poeta laureado. no Palácio da Cultura criou o Café Literário, para honra e para a glória da cultura na planície de Campos dos Goytacazes. E, num dia aziago, novembro, dois mil e oito, encantou-se o poeta, deixando um legado e tanto, na cultura e na poesia de nossa terra querida! Talita Batista – Campos, RJ

Um dia, uma vida, um momento de Antônio Roberto Fernandes

O que estava oculto no lume da lareira e no sopro de brisa que o precedia? E nos seus sonhos, por certo que algo havia... Por certo era a tal musa, de longa cabeleira, inspiradora do fio de cabelo da poesia, herdeira da louça antiga que a vovó guardara e mais que tudo, era uma joia rara que a mente lhe negava e o corpo lhe pedia. Quem lhe confundia as roupas repetidas presas a suspensórios desgastados? Quem era o “eu” dos versos inspirados Nos seus poemas e trovas divertidas? Foram anos, lado a lado, que juntando vozes, poemas, danças e canções, era você tocando corações, éramos nós todos, na alma, o venerando. Quando em cada passo seguia, distraído, entre vultos nebulosos, amores invisíveis, e a incerteza inconfundível dos poetas mais sensíveis, moravam em você, um ser presente, um olhar perdido. Mais do que a morte intrusa, imperdoável frustra-nos a obra, ainda incompleta! Impossível é dar adeus a tal poeta quando dele temos sede para sempre, insaciável! Janilce Simões – Campos, RJ

Em novembro nasceu o poeta Que soube poetizar e cantar Seus inscritos revelou o amar O cuidar e declamar dos versos Fidelense, no Manacá surgiu Viveu, consagrou, em poesia Escreveu, refletiu o amar literário Sem medo de errar se envolveu Inventou poesias, doce poesia Falou do substantivo abstrato E, por fim os pratos da vovó Fez a simplicidade nos versos E não se cansou de admirar Machado de Assis, Castro Alves, Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, Cecilia Meireles e outros Do bucolismo, poetizou Tudo restou do seu declamar E criou marchinhas e sambas Das alegorias de suas palavras Persistente, dirigente no seu agir Poético, funcionário e declamador Que no samba revelou sua alegria,

Eternizado pela Arte Artista múltiplo e extremamente talentoso, Trabalhou em prol da cultura e da educação, Deixou um legado extenso e caprichoso, Sendo exemplo de sensibilidade e dedicação. Expressava em sua poesia todos os sentimentos. Em estrofes, rimas e métricas versejava sem medida. Buscava o amor e a felicidade em fragmentos, Que espalhava ao vento, como uma longa despedida... Às vezes, com pensamentos nostálgicos e melancólicos, Escrevia seus textos mais complexos e profundos. Tinha muitos sonhos bem guardados e simbólicos, Mas descortinava, nas entrelinhas, seu universo fecundo. Acreditava que o orvalho não beijava a venenosa cobra, Mas descobriu que a vida é repleta de contradições. E que precisamos, diuturnamente, ser “pau-para-toda-obra”, Para, pelejando, sobreviver a tantas angústias e decepções....

Janete Carvalho – São Luís, MA.

Homenagem Quero prestar uma homenagem, A tudo que eu considero imortal: À real história de vida, às lembranças, Ao tempo, à saudade, à família enquanto ideal. Ao sonho de cada pessoa, mesmo o que não se realizou, À oração daquele que espera e confia, Ao conhecimento adquirido em cada dia, Á fé, à esperança e ao amor.

Encontrou na poesia sua mais acalentada cura. Nada obstante, exímio artífice de tantas artes, É muito lembrado por sua intimista literatura, Do qual foi, em Campos dos Goytacazes, baluarte. Patrícia Alvarenga – Rio de Janeiro, RJ

À arte, ocupando o ápice da pirâmide, À música, à pintura e ao trabalho de tantos autores. Ao romance, ao conto, à poesia, à beleza da literatura, A Antônio Roberto Fernandes, um dos memoráveis escritores. À Criação enquanto obra divina, À família, base de uma sociedade, A Deus, detentor da vida humana, A Cristo, salvador da humanidade. Sirlene Maria - Taguatinga, DF

10

O poeta que eu vi

O ETERNO POETA

É

PARAB NS A TODOS PARTICIPANTES!


CulturArte Ano 1 - nº 3 / outubro de 2021

Antologia Poética da ALB Campos RJ Partenon volume I está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2021

A Antologia Poética ALB Campos RJ- Partenon Volume I foi aprovada e está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2021. O resultado preliminar sairá no dia 09 de novembro de 2021.

A Antologia Poética ALB Campos RJ- Partenon Volume I foi aprovada pela Câmara Brasileira do

Livro e está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2021, na Categoria Poesia. Em 09 de novembro, será

divulgada a lista dos 10 finalistas de cada categoria. Só em ter sido indicada e aprovada pela Comissão julgadora da CBL já é uma grande honra e alegria para todos os 90 autores da obra. Esta obra tem o prefácio do Presidente da ALB Nacional, Prof. Dr. Mário Carabajal. Totalizando com 124 páginas com poemas e imagens da Câmara Municipal de Campos cedidas pela jornalista Patrícia Bueno. Com a participação de 45 acadêmicos da ALB Campos e mais 45 escritores convidados, sendo que são 6 Participações Especiais. Nesta edição iremos trazer algumas poesias de nossos acadêmicos publicadas na Antologia Partenon:

Ronaldo Junior

Jane Rangel

Carlos Augusto Souto de Alencar

Cynthia Porto

Claudia Valeria Rojas

Gleyde Costa

Charles Simões

Luiz Antônio Cardoso

11


Aconteceu

Vai Acontecer

12

CulturArte Ano 1 - nº 3/ outubro de 2021


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.