Revista CulturArte 1

Page 1

CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

Galeria da ALB Campos RJ

Prêmio Campista de Literatura

10 Poetas Essenciais para Campos

Poesia em Tempo de Pandemia

pág.2 a 9

pág.10

pág.11

pág.12


CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

Galeria da ALB Campos RJ

Agostinho Rodrigues - MEMBRO EMÉRITO - In Memoriam Agostinho da Conceição Rodrigues Filho - o seu gosto pela prosa e verso surgiu em 1963, mas só em meados de 1981 que acendeu sua luz literária até os seus últimos dias. Ingressou na Marinha Brasileira como aprendiz do AMRJ, encerrando a sua carreira em 1985, como funcionário público federal. Escritor, poeta, compositor, trovador, ensaísta, ativista cultural, bem como Membro de várias Entidades Acadêmicas, dentre outras, Academia Pedralva Letras e Artes. Foi Senador da Cultura do Estado do Rio de Janeiro do Congresso da Sociedade de Cultura Latina. Em setembro de 2018, faleceu na Cidade de Campos dos Goytacazes, RJ.

Antonia Leitão - MEMBRO EMÉRITO - In Memoriam Antonia Leitão de Alvarenga - Nasceu em Campos aos 10 de junho de 1919 e faleceu em 04 de julho de 2015. Em 1943, foi professora e neste mesmo ano foi classificada em concurso público para o cargo de datilógrafa padrão. E, depois, para Oficial Administrativo. Foi locutora em rádios e também atriz de teatro. Eleita Vereadora de 1972 a 1976. Em 1994, recebeu a ‘Comenda da Ordem do Mérito Benta Pereira’ e em 1996 a ’Ordem Municipal do Mérito’. Diploma ‘Ordem do Mérito Francisco Ferreira da Paixão’, em 1988 e Moção de Congratulações da Assembleia Legislativa do Estado do RJ, em 1991. Suas obras:“Vida ... meu brinquedo maior...”(2000), 'Meu grito, minha bandeira!'(2007), 'Campos dos Goytacazes – Heroína de sua própria História'(2009), Nós... Os idosos (2011) e Flashes (2013).

Junior Dalberto - MEMBRO EMÉRITO - In Memoriam Foi escritor, dramaturgo e poeta potiguar. Membro Correspondente do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal e da UBE/RN e da SPVA/RN. Suas obras literárias:“Pipa Voada sobre Brancas”, “Blattodea”, “Cangaço e o Carcará Sanguinolento”, (Blattodea, Reféns nos Andes e Titina e a Fada dos Sonhos e dos premiados espetáculos Borderline e Ventre de Ostra.

pág. 2


CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

Galeria da ALB Campos RJ Pedro Lyra - MEMBRO EMÉRITO - In Memoriam Pedro Wladimir do Vale Lira nasceu em 28 de janeiro de 1945 em Fortaleza. Graduou-se em Direito e Literatura pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor da Faculdade de Letras da UFPb; da Unifor; da UFC, depois na UFRJ, até aposentar-se, em 1997. Durante 10 anos, foi colaborador do Jornal do Brasil. Por 20 anos, foi coordenador da coleção Nossos Clássicos da Editora Agir. Colaborador do Jornal de Letras, Artes e Ideias e da revista Colóquio/Letras de Lisboa; e de Latitudes–Cahiers Lusophones. Mestre em Poética (1978), Doutor em Letras (1981) pela UFRJ, e pós-doutor em Tradução Poética pela Sorbonne. Aposentado da UENF aos 70 anos, em 2015, continuou em plena atividade produtiva como Professor Visitante /Titular de Poética até sua morte. Sua obra reúne mais de 30 volumes, de poesia, crítica e ensaio. Wellington Madeira Barreto - MEMBRO EMÉRITO - In Memoriam Wellington Madeira Barreto (1936-2019). Foi Padre Ortodoxo da Igreja Católica Apostólica Grecoantioquina e poeta. Pós-graduado em Educação Multidisciplinar e Graduado em Publicidade, iniciou o curso superior na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), onde aprofundou, em períodos do Curso de Letras Neolatinas, e em Teologia. Ascendeu ao oficialato da reserva ao concluir o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Membro imortal de renomadas academias de letras e artes nacionais e internacionais.

Equipe Editorial ALB CAMPOS RJ GRUPO EDITORIAL E LITERÁRIO CNPJ 37.786.606/0001-04 Rua Ipiranga 56/610 Centro Campos RJ Diretoria Sol Figueiredo editora e revisora

Design gráfico usando Canva

Ano 1 - Edição n° 1 - bimensal: junho e julho de 2021 Tiragem: on-line pág. 3


CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

Galeria da ALB Campos RJ

Adriane Salgado Lírio Campos dos Goytacazes MEMBRO FUNDADOR VITALÍCIO IMORTAL Seu pseudônimo é Adriane SaltLi. Professora adjunta, MC de Genética Molecular, na UFRJ. Seu primeiro livro “O Preço de um Engano”. Participou de diversas Antologias e é membro de varias instituições literárias. Em 2018, foi premiada com 3º lugar na Categoria Contos no Concurso Literário Prêmio Amo amar Você.

Adriano Ferris - São Paulo- SP MEMBRO FUNDADOR CORRESPONDENTE Iniciou a arte escrita em janeiro de 2010. Participante de dezenas de antologias no Brasil e em Portugal. Autor de 12 livros. Membro correspondente em diversas academias de letras em todo o Brasil, inclusive ALB Seccional Campos de Goytacazes. Presidente da NACLAB.

Alberto Rosa Fioravanti- Campos dos Goytacazes MEMBRO EFETIVO IMORTAL VITALÍCIO Especialista em Desenvolvimento Econômico e Social e aposentado da ONU-FAO. Pesquisador e estudioso de Heráldica. Escritor de artigos sobre temas socioeconômicos para jornais e revistas da região. Membro da Academia Campista de Letras (ACL); Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói; da ALB Campos dos Goytacazes e membro de instituições no Espírito Santo.

Alfredo Jorge Bahia Heine - Rio de Janeiro, RJ MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Escritor, poeta e compositor bahiano, Alfredo Heine é também engenheiro mecânico do Exército Brasileiro e psicoterapeuta sinérgico. Mestrado em Metrologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 2004; Pós-Graduação em Engenharia de Armamento (1998), no Instituto Militar de Engenharia (IME) no Rio de Janeiro.

pág. 4


CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

Galeria da ALB Campos RJ

Aldiney de Souza Sá - Campos dos Goytacazes RJ MEMBRO FUNDADOR IMORTAL VITALÍCIO Poeta, cordelista, declamador, ativista cultural, ativista social e filantrópico. Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, de Campos dos Goytacazes/RJ. Apresentador do Café Literário Antonio Roberto Fernandes. Vice-presidente e Diretor de Eventos da ALB Campos RJ.

Anete Simões - Taubaté, SP MEMBRO EFETIVO IMORTAL VITALÍCIO Poeta, trovadora, jornalista, fotógrafa amadora, professora, técnica em turismo, artesã, artista plástica e musicista. Presidente Adjunta da Academia Internacional da União Cultural e VicePresidente de Finanças da UBT, Seção de Taubaté. Foi Presidente do Rotary Club de Taubaté Oeste, Atuou em três corais e pertence a várias instituições culturais e sociais.

EDITORIAL Em virtude do Aniversário de 3 anos da Instalação da Seccional Campos dos Goytacazes da Academia de Letras do Brasil (ALB), quando ocorreu a Posse dos Membros Fundadores, em 23 de julho de 2018, então, deu-se a origem desse espaço da Galeria ALB na Revista CulturArte com o objetivo de oportunizar aos nossos membros a publicação com suas biografias sem custos como presente nessa caminhada da ALB Campos dos Goytacazes e, também, para homenagear aos nossos imortais Vitalícios e Correspondentes. Nas próximas edições apresentaremos nossos demais membros.

pág. 5


CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

Galeria da ALB Campos RJ

Antônio Fernandes do Rêgo-Embaixador em Natal MEMBRO FUNDADOR CORRESPONDENTE Escritor e poeta potiguar, é membro imortal da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, Membro da Luminescência Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura; Doutor Honoris Causa em Literatura pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, tem três livros publicados e participa de diversas antologias nacionais.

Antonio Sanz - Campos dos Goytacazes MEMBRO EFETIVO IMORTAL VITALÍCIO Nasceu em Campos dos Goytacazes em 25 de março de 1972. Em 2017, com o apoio da filha Jéssica Sanz, publicou o seu primeiro livro: MeioFio. Seu segundo livro: Israel – 10.000 Anos em 10 Dias pela Editora Janela dos Sonhos. Membro Correspondente do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal – NALAP. Expositor em diversas feiras literárias e bienais nacionais.

Arlete Parrilha Sendra - Campos dos Goytacazes MEMBRO FUNDADOR VITALÍCIO IMORTAL Nasceu em Cambuci, em 01 de outubro de 1934. Pós-doutora em Semiótica / Salamanca – Espanha. Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa. Mestra em Literatura Brasileira. Pesquisadora e docente / Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Membro da Academia Campista de Letras.

Claudia Valeria Rojas - Rio de Janeiro, RJ MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Natural do Rio de Janeiro, advogada, pós-graduada, escritora, poetisa e romancista. Membro Correspondente do N.A.L.A.P. Comendadora Guanabara. Acadêmica da FEBACLA. Seus livros “Retratos a Dois” e “Palavras Abraçadas”, Ed. Scortecci. O terceiro livro solo de poesias: “Momentos Poéticos”.

pág. 6


CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

Galeria da ALB Campos RJ

Baurete Carvalho - Campos dos Goytacazes, RJ MEMBRO EFETIVO IMORTAL VITALÍCIO Baurete Barreto G.de Carvalho nasceu em Campos dos Goytacazes em 23/02/76. Poeta e trovadora. Graduada em Letras e Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional. É autora dos livros: "Roubaram o coração de Julieth" e "O Canto Desajeitado". Participou da Antologia ''Amo amar Você volumes VI e VII''.

Carlos Augusto Souto de Alencar - Campos, RJ MEMBRO FUNDADOR IMORTAL VITALÍCIO Está na presidência da Academia Pedralva Letras e Artes e é Senador da Cultura do Rio de Janeiro no Congresso da Sociedade Cultura Latina. Membro da Academia Campista de Letras, da Academia de Letras do Brasil - Campos dos Goytacazes e de várias outras Instituições culturais brasileiras.

Catarina Labouré M. Barreto Ferreira - RJ MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Escritora e poetisa. Mestre em Letras e Ciências Humanas. Especialista em Língua e Literatura Portuguesas. Graduada em Letras e em Pedagogia. Trabalha na Universidade da Força Aérea (UNIFA). Membro Efetivo na ALAP. É Grand Ambassadeur da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture. Detém vários prêmios e publicações no campo literário. É membro em diversas academias nacionais e internacionais.

Charles Simões - Embaixador em São Luís, MA. MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Nasceu em Primeira Cruz- MA. Professor e escritor. Ganhador do primeiro lugar no 1° Festival de Contos da Literarte-RJ. Autor do livro “A morte da defunta e outros contos”. Detentor do Troféu Literatura 2017 da ZL Editora, pertence a importantes entidades culturais como a Divine Académie Française. Escreve contos, poemas e crônicas. pág. 7


CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

Galeria da ALB Campos RJ

Cynthia Porto - São Paulo, SP MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Escritora, poetisa e jornalista paulistana. Vicepresidente da Casa do Poeta de São Paulo. Publicou A Lira de Aquário, Csimbolo G em Transe, A Alma dos Instrumentos Musicais e Memorial de Agnes.

Doroty B. J. Dimolitsas - Embaixadora em S. P. MEMBRO FUNDADOR CORRESPONDENTE Jornalista, Modelo, Poeta, Escritora, Atriz, e Produtora Cultural, Presidente da AJEB em São Paulo. Tem 4 livros solos, Coruja Mitológica, Fractais, e Poesia, Revoada de Meus Poemas, e Labirinto.

pág. 8

Diamantino Bártolo - Embaixador em Portugal MEMBRO FUNDADOR CORRESPONDENTE Licenciado em Filosofia; Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea - Universidade do Minho; Doutorado em Filosofia Social e Política. Obras: O Desafio de Viver em Sociedade (2011); Universidade da Vida: Direitos Universais: Caminhos para a Paz (2018) e outros. Presidente do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal.

Eliete Marry - Natal, RN. MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Maria Eliete Marinho Ferreira nasceu em Lagoa Nova/RN. Residente em Nísia Floresta / RN. É Pedagoga, graduada em Letras e Especialista em Literatura. Professora, Contadora de histórias, Escritora e Poeta. Autora do livro Poemas encantados da Lily Fadinha. Membro da SPVA/RN, ALAMP/ RN, NELCP / RN.


CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

Galeria da ALB Campos RJ

Eliane Morais Araújo - Maranhão MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE É escritora, poetisa e romancista. Pertence à SOBRAMES (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores). Acadêmica correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio/RJ. Membro correspondente da UBE. Membro da AJEB. Membro Correspondente da ALB/Seccional Suíça. Membro oficial do Le Cercle des Écrivains Luso-suisse de Genéve e de outras instituições internacionais.

Gleyde Costa - Campos dos Goytacazes, RJ. MEMBRO FUNDADOR IMORTAL VITALÍCIO Nasceu em Cachoeiro de Itapemirim. Poeta, trovadora e ativista cultural. Coordenadora do Café Literário Antonio Roberto Fernandes. Presidente da UBT, Seção Campos. Vice-presidente da Academia Pedralva Letras e Artes.

Eva Potiguar - Embaixadora em Natal, RN. MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE Evanir Pinheiro. Escritora e poetisa, Doutora em Educação, membro da SPVA/RN, UBE/RN e da ALAMP, membro da Academia de Letras e Artes Portugal e da Acádémie Luminescência da França. Seus livros solos: “Do casulo à borboleta” e “Gatos diversos”. Tem publicações em dezenas de antologias. E recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

Glória Brandão - Itabuna, BA. MEMBRO IMORTAL CORRESPONDENTE É professora, escritora, poetisa, contista, cronista. Autora de "A Mão do Tempo - Poesia", "Folhas ao Vento - Poesia", "Silêncio - Momento de Reflexão". Faz parte de muitas Antologias Literárias. Acadêmica em várias Academias de Letras, Artes e Ciências do Brasil e em Portugal, França, Argentina. Detentora de muitas medalhas, honrarias e títulos honoríficos. pág. 9


CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

Prêmio Campista de Literatura Agostinho Rodrigues 2021 O Prêmio Campista de Literatura Agostinho Rodrigues foi realizado pela Academia de Letras do Brasil, Seccional Campos dos Goytacazes com inscrições on-line, onde o poema inscrito deveria ser “inédito” e versar sobre o “Homenageado Agostinho Rodrigues”. O(a) escritor(a) poderia se inscrever em categorias diferentes: haikai; poesia livre; soneto e trova. A Premiação aconteceu de forma virtual no dia 28 de março de 2021, por ocasião do Aniversário de 186 de Campos dos Luciana Pessanha Luiz Poeta Margarete Prado Goytacazes, com a participação de escritores premiados.

JURADOS

Janilce Simões 1° lugar Poesia

Valéria Valle 2° lugar Poesia

Thaís Souza 2° lugar Trova

Baurete Carvalho 3° lugar Trova

pág. 10


CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

Os 10 poetas Essenciais para Campos

A Academia de Letras do Brasil, Seccional Campos dos Goytacazes ao final de 2020 solicitou de diversos ativistas culturais de Campos a indicação de 10 Poetas Essenciais. A partir dos 22 mais indicados, foi feita uma Enquete popular para que cada um pudesse escolher os 10 Poetas Essenciais para Campos dentre os 22 indicados de forma on-line. A Premiação aconteceu de forma virtual no dia 28 de março de 2021, por ocasião do Aniversário de 186 Anos da Cidade de Campos dos Goytacazes,.com participação de alguns escritores premiados ou seus representantes.

pág. 11


Poesia em tempo de pandemia

CulturArte Ano 1 - nº 1 / junho de 2021

100 DIAS DE SOLIDÃO

MARÇO CINZENTO

A descrever este exílio, fere-me a suprema Dor. De ar entristecido a letra aqui naufraga Neste verso malferido, meu poema divaga Com os olhos marejados em tristeza extrema.

Vejo e olho Um março cinzento Que chora em tormento As lágrimas doloridas De pessoas sofridas Que perdem a vida E de forma contida Deixam um triste adeus, Tão simples e singelo E a gente calado Sofre, Coitado E vai ficando tão só Na garganta um nó. Até oramos, Mas muito apressado, Choramos calado, Olhando para o céu Olhando para os lados Ficamos isolado É triste é penoso Chega ser doloroso Muito não se pode fazer Uma doença terrível Que não faz acepção Para ela o que interessa É nos deixar às avessas Muitas vezes sem chão E assim vamos vivendo Aos poucos aprendendo Lutar pela vida e Com muita alegria Se pudermos ser bom Buscando o tom Sempre cheio de magia Só assim entenderemos A grande beleza Tão junto à tristeza E a grande importância Da força da poesia Em tempo de Pandemia. ( Charles Simões)

O invisível inimigo abala a humanidade, Sombra cruel, rasteira como a besta-fera, Traiçoeira, escondida, as cidades lacera, Qual fosse uma cruel mandinga sem piedade. Marca! Onde chega deixa ali a peste avara Na fronte um selo atroz; saiu desde janeiro Galopando, vai ele pelo mundo inteiro, Canto a canto vai atacando a quem lhe encara. Espantando de lar em lar uma urbe inteira, Ninguém ousa abrir-lhe a porta pra se expor. Prédios, tendas, chatôs, seja lá onde for, Este fantasma pôs o mundo na coleira. Trabalha ativamente a ciência e a medicina, Todas horas do dia sempre à procura Dos remédios e métodos à plena cura E de uma urgente fórmula para a vacina. A esperança há e a noite passa e o sol ilumina, Apreensivo eu ouço no silêncio das horas, Não muito além o canto das aves canoras, Que vem após bater nos francos da colina. Na espera de que venha logo a cura ao mundo, Torço pra que não seja conjectura apenas Daqui deste poeta triste em quarentena, Mas não se negue fatos, que é um caos profundo. Antônio Fernandes do Rêgo

VIRALIZAÇÃO DA MORTE No tic tac do cronos da vida não há muralha de trégua contra a morte. Só há um choro anestesiado no labirinto de Minos, só há uma silenciosa resignação na travessia do inferno, no enxofre do vírus, no cheiro de lamentos e assombros. Acaba-se aprisionados, no covil do Covid, assassinados pela adaga afiada da condenação aleatória. Nega-se o encantamento de nascer e do entardecer da vida. Banaliza-se o desconforto da despedida imposta, a ansiedade no habitat do lócus horrendus, a agenda apagada no ritual do confronto diário, o desespero da dor encurralada pela perda, a incerteza do Carpe Diem e da Canaã, o descompasso no escape para a sobrevivência, a angústia diante da finitude da vida... Só resta o medo do próprio medo nesse viver. Valéria Valle

pág. 12

Vulneráveis Máscaras (Catarina Labouré) Sôbolos dias e horas de tanta crença Cedem as angústias a vez à esperança Da ciência viva à precisão da cura Haveremos sim de vencer toda amargura. Dias, horas inda que estanques mas mui céleres Intentam enganos por quaisquer intempéries Difíceis instantes em tão líquida vida Nos ácidos prêmios de uma aurora querida. Sôbolos tempos de enganosos, desatentos No distanciamento, máscaras se apresentam Traços vulneráveis e sem contrargumentos. Em tédio e ternura nos tórridos alentos Fiz-me fera a selvagens que não se contentam Com perda às guerras a renascidos momentos. Tempo

Triste vida, triste sina, Tristes horas a passar, Onde está você meu anjo, Meu conselheiro, meu par.

A televisão no ar, A internet também, O pincel para eu pintar E o tempo no vai e vem.

Eu sinto que o tempo é sombrio, Muita morte, muita dor, Minha mente eu ludibrio Tentando versos compor

Mas o tempo está passando Preciso de luz, quero ar, Quero poeta declamando, Quero muito te abraçar!

Gleyde Costa

Aconteceu Vai acontecer


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.