Page 1

Ano VIII - 35ª edição - Mar | Abr 2017 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

VISA LANÇA CENTRO DE INOVAÇÃO PARA CUIDAR DO FUTURO DO VAREJO

PESQUISA REVELA O QUANTO SOMOS UMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA

VAREJISTAS ON-LINE INVESTEM EM TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E EM PROCESSOS


2

Mรณveis Total


Mรณveis Total

3


EDITORIAL

Nesta edição apresentamos os inovadores lançamentos da Albatroz Móveis. Com mobiliário inspirado em sua nova marca, a empresa destaca sua percepção diante das demandas e tendências, oferecendo peças modernas a observar-se em novos acabamentos, cores, formatos e espaços diversificados.

INFORMAÇÃO AUMENTA A CONVERSÃO

EXPEDIENTE

Contra resultados não há argumentos. Em qualquer situação, os clientes não buscam somente ser bem atendidos. Para que exista fidelidade e satisfação, as pessoas procuram por uma marca com quem possam se relacionar de maneira eficaz. Tecnologias são aliadas da gestão de relacionamento. E sem sombra de dúvida, são as principais estratégias corporativas para os próximos anos. Pesquisas recentes apontam que manter um consumidor, é até sete vezes mais barato que atrair novos. Mais do que realizar negócios e acumular estatísticas, as empresas têm aprendido a importância de cultivar relacionamentos. Nesta edição apresentamos dados de uma pesquisa bastante importante que mostra todo o potencial inexplorado, rumo à uma sociedade tecnologicamente inovadora. Em busca deste avanço e soluções para todas as etapas da compra, as empresas tem se movimentado no mercado nacional e internacional. A exemplo, temos o novo centro de inovação da Visa, inaugurado recentemente em Londres. O cuidado com o futuro do varejo acontece no dia a dia, através de iniciativas como esta, que incluem aplicações da internet das coisas, realidade virtual e biometria. A grande maioria das casas não são 100% conectadas, mas rumam para este destino. Carros, ruas, dispositivos, equipamentos e soluções virtuais apontam para um caminho sem volta. É amigos, parece que a realidade da série animada da TV de 1962, “Os Jetsons” chegou! Contudo nossas habilidades são testadas diariamente. E por isso trouxemos o artigo sobre o uso da ferramenta e-mail marketing para consumidores. Sua empresa faz uso adequado? Conhece as regras? Podemos começar por aqui, a nossa nova fase evolutiva do mundo moderno. Destaque principal desta edição, é a super indústria, Albatroz Móveis. A empresa demonstra em suas ações, o seu reposicionamento junto ao mercado e do sucesso nesta empreita, desde sua reformulação. Os resultados são produtos mais modernos, funcionais, e mais vendas do varejo. Neste mês, você pode conferir também os resultados 2016 do e-commerce no Brasil, que segunda a pesquisa do Ebit, vai muito bem, obrigado! Muitas outras novidades estão aqui e em nosso portal moveistotal.com.br.

DIRETORIA MARCELO COLAÇO MARCELO@GRUPOMULTIMIDIA.COM.BR EDITORA SOLANGE ANDREASSA SOL@GRUPOMULTIMIDIA.COM.BR JORNALISMO JORNALISMO@GRUPOMULTIMIDIA.COM.BR PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO ROBERTA BLONKOWSKI ROBERTO BICUDO DEPARTAMENTO COMERCIAL LUIZ TONELLO TONELLO@GRUPOMULTIMIDIA.COM.BR COMERCIAL@GRUPOMULTIMIDIA.COM.BR COLUNISTA CONVIDADO FELIPE RODRIGUES TI ADILSON ALVES DA CRUZ REVISÃO SIRLEY BISCAIA COLABORADORES ANA CAROLINA BASILIO DIEGO MACEDO ELAINE COTTA KELLI MACHADO PAULA YOKOYAMA VANESSA LEÃO IMPRESSÃO GRÁFICA AJIR GRÁFICA ADMINISTRAÇÃO RUA RAUL OBLADEN, 939 - BRAGA - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS CEP 83.020.500 - PR - BRASIL - 55 (41) 3235-5015 WWW.MOVEISTOTAL.COM.BR MOVEISTOTAL@MOVEISTOTAL.COM.BR INFORMATIVO IMPRESSO MÓVEIS TOTAL ANO VIII - Nº 35 - MARÇO/ABRIL 2017 O INFORMATIVO IMPRESSO É UMA PUBLICAÇÃO GRATUITA COM VERSÃO IMPRESSA E DIGITAL!

Venha conosco e compactue com a evolução deste setor!

GRUPO

MULTIM IDIA comunicação corporativa

Sol Andreassa

A EDITORA GRUPO MULTIMÍDIA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS CONCEITOS E OPINIÕES EMITIDOS POR CONTEÚDOS DAS EMPRESAS. PROIBIDA A REPRODUÇÃO.

Filiada a 4

Móveis Total


Mรณveis Total

5


lançamentos

GAZIN COLCHÕES INOVA COM COLEÇÕES TEMÁTICAS A tradicional empresa paranaense lança novas coleções em 2017, inspiradas em temas diversificados: Royalty, Brasilidades, Sensações, Clássicos e Mundo. Cada uma delas faz uma homenagem diferente e traz novas experiências para os consumidores Conjunto box Bossa Nova Coleção Brasilidades Em 2017 a Gazin reinventa a maneira de vender colchões, lançando diferentes coleções, com características únicas, aplicando as melhores matérias primas do mercado e com o tradicional “Jeito Gazin” de fabricar. Em destaque, o conjunto box Bossa Nova, da Coleção Brasilidades. Uma homenagem a esse grande movimento cultural que marcou época na história do nosso país. Com um excelente custo benefício, o produto apresenta características únicas e um design elegante. “Este conjunto é fabricado com molas ensacadas e revestido em malha e suede, oferecendo aos lojistas um preço extremamente competitivo”, reforça Frederico Biscaia, Gerente de marketing da unidade de colchões. Após o sucesso alcançado em 2016 com a promoção Seu Descanso Vale Ouro, lançam um novo slogan: Gazin Colchões, Te Faz Sonhar! Com esse novo mote conceitual, traduzem em poucas palavras e reforçam o maior objetivo da marca, que é propiciar aos clientes maravilhosas noites de sono e um descanso digno de reis e rainhas. Para saber mais, acesse: www.colchoesgazin.com.br  Imagem: Divulgação.

6

Móveis Total


Nação Móveis Total

7


varejo

ESTAMOS PREPARADOS? Pesquisa revela o quanto as pessoas, as empresas e as esferas governamentais estão preparadas para compor uma sociedade tecnologicamente inovadora

Um estudo da Qualcomm concluído em dezembro de 2016, do Índice Qualcomm de Inovação da Sociedade (QuISI), realizado em conjunto com a consultoria IDC, relata que na classificação total do QuISI 2016, o Brasil atingiu o índice de 15,67, ficando em terceiro lugar entre os países da América Latina, atrás de Argentina e México, que são, respectivamente, primeiro e segundo lugares. A posição do Brasil se manteve em comparação com a edição passada, de 2015, quando o índice do país foi de 14,77.

Em relação ao cenário para implantação da Internet das Coisas (IoT), pode-se dizer que existe um grande potencial de crescimento no país, já que a atual proporção de investimentos em IoT é de apenas 0,76% do PIB (Produto Interno Bruto). Os investimentos em hardware corporativo, por sua vez, representam 1,43% do PIB. “O objetivo da Qualcomm com o QuISI é identificar o grau de inovação no Brasil, analisar o atual cenário e identificar oportunidades, ferramentas e caminhos que estimulem uma maior adoção de novas tecnologias no país, contribuindo também para o aumento da inclusão digital”, afirma Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina.

O QUISI ABORDA OS SEGUINTES ITENS: • Fundamentos para Inovação: O papel das startups, aceleradoras, universidades e empresas de pesquisa e desenvolvimento no processo de inovação; • Pessoas: O papel das pessoas enquanto consumidoras de tecnologia; • Negócios: As empresas consumindo e criando inovação; Fonte: IDC QuISI Latin America, 2016

• Governo: O papel regulador e incentivador do governo, na visão dos que são diretamente influenciados por ele.

ÍNDICE DE INOVAÇÃO DA SOCIEDADE NO BRASIL EM COMPARAÇÃO AOS PAÍSES DA REGIÃO De modo geral, o QuISI 2016 mostra que os brasileiros continuam sendo grandes consumidores de tecnologia, com destaque para os smartphones, além de amplamente conectados às redes sociais. A edição 2016 apontou, por exemplo, que 54% dos investimentos em TI realizados no país são em hardware, o que indica que o Brasil ainda investe na criação de uma base que sustentará o desenvolvimento de outras tecnologias e plataformas – ou seja, há amplo espaço para software e serviços de TI.

8

Móveis Total

QUISI FUNDAMENTOS PARA INOVAÇÃO A pesquisa aponta que o Brasil tem desafios para acelerar a inovação, entre eles reduzir o tempo necessário para a abertura de uma empresa, que hoje demora, em média, 84 dias. A oferta de ferramentas que ajudem empreendedores é outra demanda do país, já que, segundo os entrevistados pelo QuISI, somente 30% das startups sobrevivem ao primeiro ano de vida. 


VOCÊ ESTÁ LENDO MÓVEIS TOTAL.com.br Informações & negócios todos os dias.

Distribuição Gratuita

Ano VII - 29ª edição - Ago/Set 2015

DECISIVO PARA OS SEUS NEGÓCIOS

Móveis Total INFORMATIVO

www.moveistotal.com.br

EXCLUSIV : BELEZA É FUNDAMENTAL E PONTO FINAL. AH, E O DESIGN TAMBÉM.

Saia

na frente!

NORTE & NORDESTE DE VENTO EM POPA!

As Olimpíadas estão chegando, e tudo que seu hotel precisa para a melhor hospedagem está aqui!

Equipotel e s p e c i a l

TUDO PRONTO PARA AS OLIMPÍADAS 2016?

PORTAL DE NOTÍCIAS EQUIPADO COM FERRAMENTAS DE VENDAS E BUSCAS DE PRODUTOS

INFORMATIVO IMPRESSO QUE CIRCULA EM FEIRAS

E EMPRESAS

LEIA DIARIAMENTE

+ E-MAIL + CORREIOS + PORTAL

www.MOVEISTOTAL.com.br comercial@moveistotal.com.br (41) 3058.0880 | (41) 3235.5015

Moveis Total Móveis Total

9


QUISI PESSOAS

QUISI EMPRESAS

Para descobrir o quanto a Inovação, a Mobilidade e a Internet das Coisas (IoT) influenciam a vida das pessoas, a pesquisa investigou quanto o brasileiro conhece e usa smartphones, produtos vestíveis, carros e casas conectadas. A pesquisa mostra que:

Foram entrevistados influenciadores ou tomadores de decisão de empresas de pequeno, médio e grande porte, proporcionalmente, e verificou-se que existe um grande potencial de crescimento para o mercado de IoT no Brasil.

SMARTPHONES 55% dos entrevistados afirmam que nos últimos 12 meses passaram a consumir menos voz e mais dados nos pacotes de seus smartphones; Entre as principais atividades que realizam com o smartphone estão tirar fotos (83%), fazer ligações telefônicas (82%) e comunicação por mensagem (81%).

PRODUTOS VESTÍVEIS Quando o assunto é produto vestível (wearable), 53,8% dos entrevistados se dizem interessados em ter o equipamento, mas que o fator preço ainda influencia a decisão de compra; entre os que pretendem adquirir um produto vestível, 61,8% desejam um Smart Watch (no ano passado, esse percentual foi 68%). Já o número de entrevistados que desejam um Fit Band aumentou de 28%, em 2015, para 35,8% este ano; entre os benefícios que os entrevistados buscam ter ao adquirir um produto vestível estão: ser mais produtivo (32,8%), ser mais ativo ou “fitness” (19,4%) e estar atualizado (15,5%).

CARROS CONECTADOS A pesquisa mostra que 52,7% adorariam ter um carro conectado, mas ainda aguardam uma estabilização do preço para realizar a compra, entre os principais benefícios apontados por quem tem ou quer ter um carro conectado estão o acesso a mapas (81%) e a informações sobre trânsito (68%).

CASA CONECTADA Entre os entrevistados, 62,7% sabem o que é uma casa conectada, mas apenas 1,5% possui uma casa conectada. Os maiores benefícios, entre os que já usufruem da tecnologia, são sistema de segurança (83%), iluminação (63%), eletrodomésticos (52%) e controle de temperatura do ambiente (53%).

10

Móveis Total

• Os três principais segmentos de uso corporativo de IoT em 2016 foram: monitoramento de frotas (US$ 875 milhões), edifícios inteligentes (US$ 425 milhões) e operações de manufatura (US$ 411 milhões); • O número de entrevistados que afirmam ter soluções de IoT já implementadas aumentou de 9% em 2015 para 13% nesse ano; • 14% dos entrevistados planejam implementar algum tipo de solução de IoT em até dois anos (5% nos próximos 12 meses e 9% entre 12 e 24 meses); • 6% das companhias tem mais de 75% de seu quadro funcional apto a trabalhar remotamente, o que mostra oportunidades para aumento da conectividade dentro das empresas.

QUISI GOVERNO Para entender as perspectivas dos fundamentos da inovação no âmbito governamental, foram entrevistados representantes de entidades diretamente ligadas ao governo, tais como ministérios, secretarias e departamentos federais, estaduais e municipais. A conclusão é que o Brasil possui bons planos de desenvolvimento, porém, os processos de execução precisam ser acelerados. A pesquisa aponta, por exemplo, que 2,17% do PIB brasileiro é destinado a investimentos de TI e que as áreas-foco para essas aplicações são segurança, iluminação pública e transporte. Há exemplos de iniciativas bem-sucedidas no país, envolvendo segurança de edifícios públicos e áreas com grande movimentação, com uso de biometria e monitoramento por câmeras, e que podem ser replicados. De acordo com o levantamento, a estimativa é que até o fim de 2016, o governo representará cerca de 5% do total dos projetos de IoT implementados no Brasil. As áreas que mais demandam esses investimentos são energia, água e gás, todas no âmbito de cidades inteligentes. Essas áreas já contam com iniciativas, mas enfrentam o desafio dos elevados custos de implementação. 


notinhas

MULTILASER LANÇA TABLET COM 10 POLEGADAS: M10A 3G Ótima experiência visual é oferecida ao usuário através da tela grande de 10 polegadas e alta resolução (HD) de 1.280x800 pixels do dispositivo. Por ser um intermediário entre computador e smartphone, os tablets vêm conquistando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. Para oferecer aos consumidores uma nova opção nessa linha, com ótimo desempenho e valor acessível, a Multilaser, um dos maiores players do segmento eletrônico, apresenta o Tablet M10A 3G.

A bateria de 5.000mAh permite mais tempo conectado ao dispositivo sem a necessidade de recarregar ou interromper a utilização do mesmo. Além disso, com conexão 3G, onde é possível acessar a internet e realizar/receber chamadas de voz. E, para completar o pacote de conexões, possui GPS e Bluetooth. Com a versão do sistema operacional Android 6.0, o Tablet M10A 3G possui memória RAM de 2GB e capacidade de armazenamento interno de 16GB. Conta com um processador Quad Core; é dual câmera, sendo a frontal de 2 MP e a traseira de 5 MP. 

Atende e faz chamada de voz, além de ter Dual Câmera de 2MP + 5MP, possui memória interna de 16GB e 2GB de memória RAM, com uma bateria de longa duração 5.000mAh.

Móveis Total

11


inovação

VISA LANÇA CENTRO DE INOVAÇÃO PARA CUIDAR DO FUTURO DO VAREJO Com demonstrações práticas, inclui aplicações da Internet das Coisas, realidade virtual e biometria e é até o momento é o maior centro de inovação da Visa acolhendo parceiros e clientes de toda Europa para colaborar com novas formas de pagamento

A Visa anunciou em fevereiro deste ano o lançamento do maior Centro de Inovação Visa, que localiza-se em sua sede européia de Paddington Basin - Londres. O espaço com mais de mil metros quadrados, é um ambiente imersivo onde a empresa poderá trabalhar lado a lado de instituições financeiras, estabelecimentos comerciais e outros parceiros para continuar desenvolvendo a próxima geração de soluções de pagamento.

O espaço apresenta demonstrações práticas para envolver os visitantes, incluindo aplicações da Internet das Coisas (IoT) em casas e carros conectados, como por exemplo, pagar seguro do carro ou, até mesmo, fazer um pedido de compra pela geladeira. Os visitantes também podem experimentar o futuro do varejo usando realidade virtual, além de autenticação biométrica para pagar por ingressos.

O novo centro junta-se a uma rede global de centros de inovação e estúdios localizados em hotspots de tecnologia, incluindo Berlim, Dubai, Miami, São Francisco, Cingapura, São Paulo e Tel Aviv.

A Visa também anuncia que desenvolvedores de fintechs de toda a Europa poderão se beneficiar do Visa Developer Platform para criar novas e seguras formas de pagamento. Os desenvolvedores de estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e empresas de tecnologia podem agora selecionar um conjunto inicial de APIs de pagamento da Visa, SDKs (kits de desenvolvimento de software) e documentação para criar a próxima geração de aplicações de comércio.

“O que torna a abordagem que levamos em nossos centros de inovação única, é que eles são todos voltados à colaboração com clientes para resolver o mundo real, pontos de dificuldades do consumidor ou problemas de negócios por meio de soluções digitais”, diz Jim McCarthy, Vice-presidente executivo de inovação e parcerias estratégicas na Visa. “Tivemos grande sucesso ao fazer isso em nossos centros em todo o mundo e estamos muito animados em abrir uma instalação de última geração na Europa”. À medida que a indústria de pagamentos muda do plástico para o digital e os novos entrantes aderem aos stakeholders tradicionais nos pagamentos, a missão da Visa é garantir que todos os dispositivos ou aparelhos 

12

Móveis Total


Jim McCarthy, Vice-presidente executivo de inovação e parcerias estratégicas na Visa Imagem: Bits - The New York Times.

conectados à Internet possam se tornar um local seguro para o comércio. A rede global de centros de inovação da Visa é uma parte importante desta missão, promovendo a inovação e criando um ambiente que permite envolver, experimentar e colaborar com uma ampla gama de parceiros e clientes:

• Colaborar: clientes e parceiros podem interagir com especialistas em pagamento da Visa e acessar nossa tecnologia. Isso inclui APIs e SDKs disponíveis por meio da plataforma de desenvolvedores da Visa.

• Envolver: o ambiente imersivo do Centro oferece aos clientes e parceiros tudo o que precisam para trabalhar em novas soluções digitais - num espaço físico concebido para incentivar a interação dinâmica, a experimentação em tempo real e a prototipagem rápida.

SOBRE A VISA

• Experiência: a Visa utiliza a abordagem centrada no ser humano, onde o desenvolvimento do produto é focado no consumidor , proporcionando benefícios reais para os usuários.

A Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Capaz de processar mais de 65 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. 

Móveis Total

13


14

Mรณveis Total


Mรณveis Total

15


e-commerce

E-COMMERCE, NA CONTRAMÃO DA CRISE Para atingir resultados positivos em 2016, os varejistas on-line precisaram investir em tecnologia, inovação, e principalmente na melhora dos processos operacionais, buscando manter-se no mercado com maior rentabilidade

A popularização do uso dos dispositivos móveis fortaleceu o e-commerce brasileiro: 21,5% das compras virtuais foram feitas via smartphones ou tablets em 2016. Em especial, o setor de comércio eletrônico reforçou a comodidade e os preços competitivos para atrair os consumidores. À melhora dos serviços e da experiência de compra contribuíram para aumentar a migração das compras dos consumidores para o comércio eletrônico. A busca do consumidor por vantagens de compra reforça a evolução dos e-consumidores ativos no Brasil. Confira o gráfico elaborado pelo Ebit, num comparativo entre os anos de 2013, 2014, 2015 e 2016:

PERFIL DOS COMPRADORES EM 2016 Em 2016, a participação feminina foi maior no e-commerce. Foram 1.572.584 mais mulheres que homens.

16

Móveis Total

EVOLUÇÃO DOS E-CONSUMIDORES (ATIVOS)


COMPRADORES POR REGIÃO As regiões Sul e Centro-Oeste registraram maior crescimento de participação nas vendas do comércio eletrônico, registrando queda para região sudeste. 

Móveis Total

17


FAIXA ETÁRIA E RENDA A idade média do consumidor brasileiro permanece 43 anos, devido a entrada de novos consumidores com idade mais reduzida. Destaca-se que a renda média destes consumidores on-line registrou alta de 8% em 2016, potencializada pelo enfraquecimento da classe C nas compras, do comércio eletrônico. A renda média familiar do e-consumidor em 2016, foi de R$ 5.142,00. PARTICIPAÇÃO DAS FAIXAS DE RENDA NO E-COMMERCE (VOLUME DE PEDIDOS)

Seguindo tendências registradas desde 2014, as lojas de e-commerce mantiveram a estratégia de cobrar pelo frete nas vendas, porém registrou-se uma pequena redução no percentual de frete gratuito para os grandes varejistas em 2016. No que refere-se ao parcelamento para o mesmo período, o consumidor on-line optou por diminuir o prazo de financiamento das compras, onde 42,2% foi à vista, 24,5% foi em 2-3 vezes, e ainda 33,4% de 4-12 vezes ou mais. No comparativo 2015/2016 o número de parcelas era de 3,7 parcelas e 3,5 parcelas em 2015. Mesmo com ritmo menos acelerado, quando comparando-se todo histórico de vendas do comércio eletrônico no Brasil, em 2016 mantiveram a ascensão. Os resultados foram novamente de crescimento. O faturamento do segmento ficou registrado com um volume de 44,4 bilhões de reais. Estes números representam um crescimento nominal de 7,4% em relação a 2015, quando registrou-se R$ 41,3 bilhões. EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO NO E-COMMERCE

De acordo com as informações coletadas pela Ebit, o volume transacional em 2016, foi o mesmo de 2015. Registrando-se um total de 106 milhões de pedidos. Estes resultados aconteceram principalmente pelo aumento das vendas da Black Friday e outras datas sazonais. Vale destacar que o ticket médio registrou aumento de 8% alinhados ao crescimento das vendas. 

18

Móveis Total


CATEGORIAS MAIS VENDIDAS EM VOLUME DE PEDIDOS

CATEGORIAS MAIS VENDIDAS EM VOLUME FINANCEIRO

As categorias “Acessórios e automotivos” e “Casa e decoração” cresceram em 2016, principalmente pela crise, que reduz a venda de novos veículos e aumenta o tempo dentro de casa. Apesar de pequena queda de 0,2% no volume dos pedidos, a categoria “Eletrodomésticos” ainda é líder em faturamento do comércio eletrônico. 

Móveis Total

19


opinião

DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR VOCÊ SABE FAZER USO ADEQUADO DO E-MAIL MARKETING? Por Felipe Rodrigues

Como profissional de tecnologia especializado no e-commerce, um dos grandes problemas com o qual me deparo diariamente é o preconceito que a grande maioria dos consumidores tem com relação ao e-mail marketing, aquelas mensagens normalmente enviadas por empresas dos mais variados segmentos, que eu, você e todo mundo que tem um endereço de e-mail normalmente recebemos. Se você for usuário recorrente da internet, fizer compras online e cadastros em sites diversos para ter acesso a informações, então, a quantidade de mensagens na sua caixa de entrada tende a ser cada vez maior. Infelizmente, é por conta do uso indiscriminado dessa ferramenta tão poderosa que muitas pessoas acabam configurando a caixa de entrada e direcionando esse tipo de comunicação direto para uma caixa nomeada como spam. Porém, como eu disse antes, o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa, especialmente quando usada de maneira inteligente e sem excessos. A grande verdade é que adotando boas práticas é possível fazer dela uma verdadeira ferramenta de relacionamento com o consumidor e chegar a resultados impensáveis.

QUE TAL PENSAR NO ASSUNTO? Uma prática muito comum é, literalmente, bombardear os endereços de e-mail com ofertas. Okay, muitas pessoas gostam de descontos e de comparar preços, mas receber mensagens com o mesmo teor inúmeras vezes durante o dia pode não surtir o efeito desejado. Como proceder, então? Na verdade, antes de tomar qualquer atitude, você precisa definir quem é o seu público. Supondo que você tenha uma loja especializada em móveis para quartos de bebês, você prova-

20

Móveis Total

velmente não vai direcionar suas campanhas de e-mail marketing para homens de 50 anos de idade. Vai, provavelmente, trabalhar com o público feminino, na faixa etária entre 18 e 45 anos – talvez estendendo um pouco mais, para os 50 ou 60 anos, pensando nas avós. É possível, também, que você trace uma margem de acordo com os valores dos móveis que você comercializa e também com o raio de entrega que você pode atingir. Vamos supor que você possa trabalhar com o Brasil inteiro. Também vai precisar pensar no tipo de material que vai usar na confecção dos seus produtos, no transporte, no tempo de entrega, no que é costume em cada região e, principalmente, nos nomes que cada móvel tem em determinado estado a fim de adequar a linguagem da comunicação. Definido o público, você passa a se preocupar com a interface visual do seu e-mail marketing. Provavelmente, um especialista saberá lhe orientar quanto ao posicionamento da logomarca, onde inserir os produtos, preços, botões de “confira aqui”, etc. Dependendo do público com o qual você se comunica, seu e-mail marketing será bem trabalhado com cores e informações ou então será mais “clean”, com uma roupagem que ressalte bem as qualidades e atributos das peças que você comercializa. Além de tudo isso, existe outro ponto de grande importância e que deve ser pensado. Será que você deve enviar mensagens diárias aos seus clientes e potenciais consumidores informando sobre os produtos da sua loja? Será que deve fazer intervalos relacionados a esses envios? Será que os e-mails marketing só valem para comunicar sobre ações promocionais? Ou será que eu posso criar uma relação de proximidade com o meu cliente ao oferecer, por exemplo, dicas de decoração? Será que não é delicado enviar uma mensagem de felicitações no dia do aniversário do meu cliente, desejando um excelente ano e oferecendo um cupom de descontos bem bacana válido para aquele dia? Ou, de repente, mostrar a ele que aquele produto pelo qual ele se interessou, mas acabou não comprando naquele momento,

pode ser dele, porque pode ser parcelado em diversas vezes ou porque pode ter um desconto especial caso ele volte à loja virtual da sua marca? Percebe como as possibilidade de uso do e-mail marketing vão muito além do que o simples bombardeio das caixas de entrada dos seus clientes ou potenciais clientes? Fazer bom uso do e-mail marketing vai muito além do que simplesmente selecionar um produto e informar que ele está com desconto. É levar conteúdo e possibilidades ao consumidor. Oferecer a ele a possibilidade de se sentir compreendido pela empresa e mais do que simplesmente um cifrão. Fazendo o uso correto e consciente dessa ferramenta que está em suas mãos você só tem a ganhar. Vai elevar o ticket médio das vendas da sua empresa, aumentar o faturamento mensal, reverter o índice de carrinhos de compras abandonados no seu e-commerce. Mas, além de tudo isso – e principalmente - vai levar aos seus clientes e a todas as pessoas que fazem parte do círculo de amizade e proximidade deles, a imagem de uma empresa que sabe se relacionar e que se preocupa com o consumidor. Algo válido e extremamente importante nos dias de hoje. Pense nisso!

SOBRE ELE Felipe Rodrigues é especialista em tecnologia e e-commerce, sócio-fundador da Enviou, plataforma especializada em e-mail marketing e recuperação de carrinhos abandonados no e-commerce. 


11 a 13

de julho de 2017

SÃO PAULO

Centro de Eventos

PRO MAGNO

SUA FEIRA DE MÓVEIS EM SÃO PAULO,

SEM CONEXÕES. BOM PARA VOCÊ, EXCELENTE PARA O VISITANTE.

ORGANIZAÇÃO

LOCAL info@feimobili.com.br www.feimobili.com.br Tel.: 22 2648 9751

Rua Samaritá, 230 - Casa Verde

São Paulo - SP

USE O CODIGO QR PARA TER A LOCALIZAÇÃO NO GOOGLE MAPS Móveis Total

21


nossa capa

SUPER INDÚSTRIA Uma das maiores expositoras da feira Movelpar em Arapongas, a Albatroz Móveis antecipa o futuro da indústria moveleira no Brasil

Hoje, a empresa dispõe-se a conquistar o posto de uma das marcas mais comercializadas junto ao varejo e usuários nos quatros cantos do Brasil, e para isso aposta na excelência da inovação, respeito ao meio ambiente, produção, reconhecimento dos colaboradores e parceiros e ainda na busca contínua da satisfação de toda cadeia produtiva, até que alcancem os consumidores. Albatroz Móveis, promessa brasileira junto ao mercado varejista.

ADRIANA PRISCILA BAKSA Gerente de Marketing

22

Móveis Total

“Quando você verbaliza sua história, você também a empodera. E, em nosso caso, são 30 anos de parcerias e empreendedorismo”, dispara a gerente de marketing Adriana Priscila Baksa. E foi assim que para este novo marco de expansão de mercado, a empresa modernizou sua logomarca, apresentando sua nova identidade visual durante a Movelpar. “A evolução da comunicação reflete o compromisso com o novo, o que abrange novos relacionamentos e formas de nos relacionarmos, inovação para buscar diferentes consumidores, através de processos inéditos, inclusive os industriais”, reforça a gerente. O desenho do pássaro

que sempre acompanhou a marca, agora mostra mais liberdade e flexibilidade, buscando vôos mais altos, evidenciados pela postura de avanço em relação ao observador, ao mesmo tempo em que plaina, mostrando a estabilidade e segurança oferecida. “Conhecendo melhor o dia a dia do varejo, suas dificuldades e também as evoluções e sucessos, nos apaixonamos. A busca é pela satisfação dos clientes, pela melhoria contínua e absorção de toda e qualquer tribo, faixa etária, perfil ou que vá ainda mais além: atenda as demandas reais e atuais do jeito de morar da população brasileira e da população de todos os países aos quais a empresa exporta: Paraguai, Bolívia, Chile, Costa Rica, Zambia, Costa do Marfim, Panamá, Equador, Uruguai e Argentina, e outros que logo iniciarão seus processos de importação”. A intensidade com que as coisas estão acontecendo na empresa, demonstram a força de seu reposicionamento junto ao mercado e do sucesso nesta empreita, desde sua reformulação. Os resultados são produtos mais modernos, funcionais, e mais vendas do varejo - o que também significa que a maior missão do setor varejista tem se cumprido: deixar os lares mais felizes, organizados, e funcionais, marcando as histórias e as vidas, participando da formação de novas e diferentes famílias, rompendo barreiras evolutivas, compartilhando experiências e criando o desejo de novas aquisições, inspiradas na qualidade e beleza.


COMO SERÃO OS MÓVEIS DOS PRÓXIMOS 30 ANOS? Com mobiliário inspirado em sua nova marca, a empresa destaca sua percepção diante das demandas e tendências, oferecendo peças modernas a observar-se em novos acabamentos, cores e formatos com espaços diversificados também para eletrônicos, entre outros diferenciais. ”O móvel deve cumprir sua missão básica de armazenar, porém, decorar e durar muito, até que sinta-se necessidade de trocá-lo”, explica Adriana. Com a certeza da inovação em cada fase vivida e futura dos hábitos e casas das pessoas, o destaque de capa desta edição do informativo Móveis Total, é a Cômoda Ternura, da Linha Mimo: espelho incluído já inserido no painel, 03 gavetas com corrediças telescópicas, tampo de 25mm e pés de madeira pintados. Disponíveis nas cores branco textura, branco textura/oceano e ainda branco textura/amarelo. Destaque para o porta objetos aramado. A grande demanda no varejo só acontece quando os produtos são realmente inovadores. E é por isso que a empresa apresenta o Roupeiro Compass. Com 10 puxadores em alumínio e acabamento bronze, dispõe de 04 gavetas com corrediças telescópicas, dobradiças de 35mm e ainda porta painel para TV de até 32”, com fecho toque. Opções nas cores branco & cedro e ainda cor única cedro. Kit opcional com 2 espelhos, que agradam os mais vaidosos.  Móveis Total

23


Especialmente fabricados para atender jovens e maduros mais antenados, fortalecendo a tendência de peças coloridas, a Bancada/Aparador Sensação ousam em suas aplicabilidades. Já conseguiu imaginar em quantos ambientes diferentes eles agem com funcionalidade? A Linha Mimo, foi inspirada na nova marca da Albatroz Móveis e no melhor para sua empresa.

CÔMODA T ERNU RA

BANCADA / APARADOR SENSAÇÃO

No escritório, em seu quarto ou até mesmo em salas e cozinhas que recebem o espaço para atividades escolares ou trabalho, a Escrivaninha Giratória Carinho foi desenvolvida para atender o seu estilo. Com gaveta, tampo de mesa giratória de 25mm, sistema pivotante “rolly kit”, pés em madeira pintados, e rodízios inclusos, este lançamento promete abalar os corações dos consumidores. Disponível em três cores: branco, amarelo e oceano, todas combinadas com o branco textura.

SUPER INDÚSTRIA Os desafios acontecem dentro das lojas, nas cidades e ruas, nas tendências, anseios, e na sede de inovação. Por isso, rumo aos próximos 30 anos, a Albatroz Móveis descobriu a sua fórmula secreta, única e infalível: a mudança constante. Se sua loja ou rede deseja revolucionar sua forma de vender, e potencializar o giro no varejo, abrace um futuro próspero com o mobiliário programado para evoluir. 

ROU P EIRO COMPASS

E S C R IVA N IN H A G IR ATÓ R IA C A R IN H O

24

Móveis Total


e-commerce

VAREJO ELETRÔNICO ESPERA BONS RESULTADOS NO DIA DO CONSUMIDOR Criada há quatro anos, o Dia do Consumidor é uma das mais importantes datas do calendário nacional do e-commerce, e surgiu para impulsionar as vendas em um dos meses com menor volume de vendas A estimativa é de um faturamento de R$265 milhões no Dia do Consumidor Brasil neste ano. Celebrado anualmente todo dia 15 de março, o varejo eletrônico terá alta de 18% ante à mesma data em 2016, quando foi registrado R$224 milhões, se confirmadas as expectativas. Estes dados são da Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro. O aumento deverá ser impulsionado pela alta do tíquete médio, de R$398 para R$470, já que o número de pedidos permanecerá praticamente estável, em 563,8 mil, ante os 562,7 mil período anterior. O Dia do Consumidor Brasil conta com grande adesão dos lojistas virtuais e está cada vez mais difundido entre os consumidores. Dados de pesquisa e estudos da empresa, apontam que 38% do público já conhece a data. Estimulados por descontos que podem chegar até a 60%, mais de 30% dos consumidores pretendem comprar na edição de 2017.

“A intenção de compra passou de 24% para 33% na comparação entre 2016 e 2017. Trata-se de um expressivo aumento de nove pontos percentuais, impulsionados pela consolidação da data e dos sinais de melhora no cenário econômico”, explica Pedro Guasti, CEO da Ebit. Entre as categorias mais desejadas pelo consumidor estão Eletrônicos, Eletrodomésticos, Informática, Telefonia e Celulares e Cosmésticos/Perfumaria/Cuidados Pessoais. “O consumidor espera encontrar preços convidativos nos produtos de maior valor agregado, por isso a Ebit estima esse aumento no valor do tíquete médio”, disse. O crescimento de importantes datas, como o Dia do Consumidor Brasil, deverá ser um dos principais fatores a impulsionar o crescimento do e-commerce em 2017. 

Móveis Total

25


notinhas

ESPECIALIDADE: FÁCIL DE TRANSPORTAR Ampla linha de estofados, poltronas, puffs e chaises em incontáveis tons levam tendências ao segmento para casa A Estofados Maciel de Sabaúdia - PR, tem apresentado inovações que facilitam o transporte de seus produtos. Um exemplo é o Estofado Larah, que além de ser fabricado com eucalipto reflorestado, é modular. Isso significa que mesmo em residências pequenas, ou casas com entradas estreitas, escadarias ou elevadores, a peça será entregue sem dificuldades. Outro diferencial são os acentos com mola espiral. Lançamento 2017, um convite ao conforto! 

FEIRAS E EVENTOS SHOWROOM NORDESTE Local: Salvador - Bahia Data: 04 a 06 de abril 2017

SP SHOWROOM 2017 Local: São Paulo - SP Data: 20 a 22 de junho 2017

MERCOMÓVEIS 2017 Local: Chapecó - SC Data: 14 a 18 de agosto

RIO SHOW 2017 Local: Rio de Janeiro - RJ Data: 09 a 11 de maio de 2017

FEIMOBILI Local: São Paulo - SP Data: 11 a 13 de julho

CAMPEÃO DE VENDAS Local: Joinville - SC Data: 26 a 28 de setembro

MOVEXPO 2017 Local: Olinda - PE Data: 23 a 26 de maio

SHOWROOM FORTALEZA Local: Fortaleza - CE Data: 01 a 03 de agosto

MOVELSUL 2018 Local: Bento Gonçalves - RS Data: 12 a 15 de março

26

Móveis Total


Mรณveis Total

27


28

Mรณveis Total

Moveis Total - Edicao 35  
Moveis Total - Edicao 35  
Advertisement