

Sorocaba completa 371 anos em meio ao caos: prefeito tiktoker sob suspeita de corrupção, filas imensas na saúde, mais de mil crianças sem creche e casas populares prometidas que nunca foram entregues
Juntos precisamos lutar por uma cidade melhor para todos
Eles se apresentam como nacionalistas e patriotas, mas não passam de ultraconservadores que agem apenas em benefício próprio. Somos nós, os progressistas, que de fato defendemos a soberania do nosso país, a indústria nacional, a cultura brasileira, a ancestralidade e a união latino-americana, entre países irmãos que até hoje carregam as heranças cruéis do colonialismo. Pensamos no coletivo, no bem-estar social. Eles são entreguistas: não valorizam o que produzimos e só se importam com o lucro a qualquer custo. São capazes de defender que os imperialistas prejudiquem nosso país para que as vontades da família Bolsonaro sejam feitas.
Não se deixe enganar: tentaram cooptar a bandeira do Brasil e a camisa amarela. Tentaram, inclusive, tomar o país à força, por meio de um golpe de Estado. Mas o Brasil é de todos nós! E vamos continuar lutando para que cada brasileiro tenha uma vida digna e orgulho da nação em que vive - um país forte, independente, que gere emprego, renda, cultura e lazer para todo o seu povo. Esse é o nosso projeto de país.
Somos nós, trabalhadores e trabalhadoras, que com a força do nosso trabalho tornamos Sorocaba uma cidade melhor”
E na nossa cidade não é diferente. Sorocaba completa 371 anos, e o prefeito convida a todos para “a melhor cidade para se viver”. Mas quem mora aqui sabe que a realidade é outra. A cidade está afundada no caos, fruto da incompetência e do mau uso do dinheiro público. Basta lembrar os escândalos e desvios de verbas da saúde envolvendo o clã Manga.
Mesmo assim, seguimos de pé. Somos nós, trabalhadores e trabalhadoras, que com a força do nosso trabalho tornamos Sorocaba uma cidade melhor. É com o suor de quem está na indústria, no comércio e nos serviços que a economia gira, enquanto a elite política local se ocupa apenas com likes e visualizações nas redes sociais.
Seja a nível nacional, estadual ou municipal: quem constrói um território é o seu povo. E nós somos o povo que luta!
Leandro Soares Presidente do SMetal
Presidente Leandro Candido Soares
Vice-presidente Valdeci Henrique da Silva
Secretário-Geral
Silvio Luiz Ferreira da Silva
Secretário de Administração e Finanças
Tiago Almeida do Nascimento
Secretário de Organização Wagner Aparecido Bueno
Diretor Executivo Francisco Lucrécio Junior Saldanha
Diretor Executivo Marcelo José da Silva (Marcelinho)
Izídio
O vereador Izídio de Brito (PT) denunciou ao Ministério Público a existência de 1.241 crianças na fila por vagas em creche em Sorocaba. O número foi obtido pelo parlamentar por meio de requerimento enviado à Prefeitura e revela o descaso do governo Rodrigo Manga (Republicanos) com a educação infantil.
Izídio também apontou que a Prefeitura tem firmado convênios com creches privadas em bairros com pouca demanda, enquanto regiões mais vulneráveis, como São Bento, Lopes de Oliveira e Vila Helena, seguem desassistidas. A prática descumpre o decreto municipal que determina a distribuição equitativa das vagas.
Na representação, o vereador lembra que Manga prometeu zerar a fila em 2021 e construir 24 creches, mas apenas cinco foram entregues. Entre 2022 e 2024, quase 10 mil famílias
precisaram acionar a Justiça para garantir esse direito.
Para Izídio, a falta de vagas prejudica o desenvolvimento das crianças e impede mães e pais de trabalharem. Ele cobra que o MP apure as responsabilidades e exija da Prefeitura medidas concretas e justas.
As urnas presenciais funcionarão até o 07 de setembro. Em Sorocaba, os trabalhadores poderão votar presencialmente em três formatos: na urna fixa do Sindicato dos Metalúrgicos, nas fábricas onde há CSE e por meio de uma urna itinerante que circulará pelas outras fábricas da base.
VOTE NO SMETAL
Rua Júlio Hanser, 140 Sorocaba - Próximo à Rodoviária
Coordenação Lucas Delgado
Redação Egle Lima
Projeto Gráfico e Editoração Cássio de Abreu Freire
Capa
Foto gerada por IA
Sindicato do Metalúrgicos de Sorocaba e Região
Sede Sorocaba: Tel. (15) 3334-5400
Cel. (15) 99714-9534 (WhatsApp) Rua Júlio Hanser, 140 - Sorocaba SP www.smetal.org.br
Atendimento: Segunda a sexta-feira das 8h às 18h
Caso não possa votar presencialmente
Use câmera do seu celular para o QR Code a cima e participe
com a força da indústria e descaso na gestão municipal
Nesta sexta-feira (15), Sorocaba completa 371 anos em meio a uma contradição marcante. Enquanto a cidade avança no setor produtivo, impulsionada pelo esforço diário de seus trabalhadores e registra números históricos na indústria metalúrgica, enfrenta ao mesmo tempo o colapso de serviços públicos essenciais e uma gestão municipal marcada por promessas não cumpridas e denúncias de corrupção que já ultrapassam R$ 200 milhões.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) ressalta a base recorde de 50.254 trabalhadores e acordos de Participação nos Resultados (PPR) que somam mais
de R$ 321 milhões em 2025. Entre dezembro de 2020 e junho de 2025 foram abertas mais de 12 mil vagas formais na categoria, crescimento de 32,6%. A indústria metalúrgica responde por 93% das exportações locais, com destaque para automóveis, autopeças e máquinas, especialmente destinadas à Argentina.
No entanto, a população convive com filas e serviços precários: mais de 180 mil consultas e exames aguardam atendimento na rede pública de saúde, mais de 1.200 crianças estão na fila por vaga em creche, e o programa “Casa Nova”, que previa 14 mil moradias, segue paralisado e sob investigação.
Sorocaba cresce com a força da indústria e do trabalho, mas isso exige uma gestão séria e comprometida. Seguiremos organizados para cobrar melhorias e construir um futuro melhor para todos”.
LEANDRO SOARES
Presidente do SMetal
Com ações do Governo Federal, o desemprego atinge o menor nível da história
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,8% no trimestre encerrado em junho, o menor índice já registrado desde 2012, segundo o IBGE. O resultado é reflexo das ações do Governo Federal para geração de empregos, valorização do salário mínimo e fortalecimento da economia. O número de pessoas com carteira assinada também bateu recorde, superando 39 milhões. O crescimento da renda e da ocupação mostra que o país está no caminho certo para combater as desigualdades e garantir mais dignidade aos trabalhadores.
O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), mantido pelo SMetal, celebrou o anúncio da ONU de que o Brasil saiu do Mapa da Fome. Para o presidente do SMetal, Leandro Soares, o resultado comprova que um Estado forte salva vidas. Programas como o PAA, reativados pelo governo Lula, garantiram alimentos de qualidade para as famílias e fortaleceram a agricultura familiar. Só em 2025, o BAS já distribuiu mais de 18 toneladas de alimentos a 80 instituições que atendem 6,2 mil pessoas na região.
SMetal participa da reunião nacional da Rede Viva Vida
Dirigentes e cipeiros do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal) participaram do Encontro Nacional de Cipeiros, em São Paulo, promovido pela Fundacentro e centrais sindicais. O evento debateu políticas para fortalecer as
CIPAs na prevenção de acidentes, combate ao assédio e promoção da saúde no trabalho. Foram discutidas melhorias na NR-05 e formação dos cipeiros, com foco em ambientes mais seguros e dignos para os trabalhadores.
De 11 a 13 de agosto, Campinas sediou a reunião nacional da Rede Viva Vida, que reuniu ativistas sindicais de todo o país para debater vida, saúde e trabalho. Representando o SMetal, participaram Antonio Welber Filho (Bizu), Wellington Alves da Silva (Paraíba), André Rogério da Silva (Andrezinho), Márcio de Jesus Ribeiro (Marcinho) e Renata Nunes. O encontro promoveu troca de experiências para fortalecer a luta por condições dignas de trabalho.
Nas últimas semanas, os dirigentes do SMetal estiveram nas portas de diversas fábricas falando sobre o Plebiscito Popular e colhendo votos dos trabalhadores. Nas assembleias também foram tratatos assuntos como PPR, Vale Alimentação e Plano de Saúde
Confira em nosso portal detalhes das negociações e assembleias: www.smetal.org.br
O SMetal firmou uma nova parceria com a empresa Objetivo Auto Benefícios que oferece serviço de proteção veícular. Os associados do SMetal tem 50% de desconto na adesão e 15% nas mensalidades (pagamento via boleto até o vencimento).
Contato: 15 98835.2462
Endereço: Rua Barão de Tatuí, 575
Confira esse e outros convênios em: smetal.org.br/convenios
smetal.org.br/denuncie +55 15 99714-9534