Folha Metalúrgica nº 1037

Page 1


SMetal registrou 334 Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) em 2023; é preciso falar e conscientizar sobre saúde e segurança no local de trabalho

palavra do presidente

A vida vale muito mais que o lucro

O dia 27 de julho marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma data que nos lembra da importância de lutarmos por um ambiente de trabalho seguro e digno para todos os trabalhadores.

De janeiro a junho deste ano, foram pelo menos 168 casos de acidente, com base nas Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) recebidos pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Sem contar as famílias dessas vítimas, que têm suas vidas transformadas no pior sentido possível.

Esta edição da Folha Metalúrgica tem como objetivo mostrar para você, metalúrgico e metalúrgica, que se não trabalharmos para prevenir os acidentes, as consequências são graves.

Para o SMetal, ‘luto’ é verbo. E para que nossa luta seja efetiva, contamos com cada metalúrgico e metalúrgica para fortalecermos todas as medidas de prevenção necessárias. E nós, enquanto Sindicato, fazemos a nossa parte em orientar e formar a categoria.

Em 2023, organizamos o 1º Fórum de Saúde do SMetal e um encontro de cipeiros, que fazem parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA).

A prevenção de acidentes deve ser uma prioridade absoluta, e não apenas uma formalidade. Juntos, podemos construir um ambiente de trabalho mais seguro”

Além disso, entendendo que a pauta de saúde do trabalhador é prioridade, o SMetal assumiu a pasta da secretaria de saúde da CUT-SP. Outra medida é que, desde 2023, realizamos o projeto Rede Vida Viva, que tem como objetivo conscientizar os trabalhadores em relação à saúde e segurança.

A vida humana vale mais do que qualquer lucro. As empresas precisam entender que investir em segurança é também investir em produtividade e sustentabilidade a longo prazo. Trabalhadores seguros e saudáveis são mais eficientes, motivados e comprometidos com seus empregos.

Não podemos aceitar que vidas sejam ceifadas por falta de medidas preventivas e de fiscalização. É inadmissível que um filho tenha que se despedir do pai ou da mãe, pela manhã, sem a certeza de que retornará ao final de um dia de trabalho por algo que pode ser evitado.

Precisamos fortalecer os instrumentos de fiscalização e garantir que as punições para o descumprimento das normas de segurança sejam aplicadas com rigor. A prevenção de acidentes deve ser uma prioridade absoluta, e não apenas uma formalidade. Juntos, podemos construir um ambiente de trabalho mais seguro, em que o respeito à vida e à integridade física de cada trabalhador seja um pilar, pois a vida vale muito mais que o lucro.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente Leandro Candido Soares

Vice-presidente Valdeci Henrique da Silva

Secretário-Geral

Silvio Luiz Ferreira da Silva

Secretário de Administração e Finanças

Tiago Almeida do Nascimento

Secretário de Organização Izídio de Brito Correia (Licenciado)

Diretor Executivo Francisco Lucrécio Junior Saldanha

Diretor Executivo Antonio Welber Filho

“Evito

sair devido afirma trabalhadora

Metalúrgica fraturou o pé durante um acidente de trajeto e, até hoje, sofre com as sequelas; em 2023, SMetal registrou abertura de 334 Comunicações de Acidentes de Trabalho

Até 2017, acidentes ocorridos no trajeto entre a casa e o emprego eram considerados acidentes de trabalho, o que garantia direitos como estabilidade no emprego por um período após a recuperação, auxílio-doença pago pelo INSS, entre outros benefícios trabalhistas e previdenciários.

Com as mudanças introduzidas pela reforma trabalhista, os acidentes de trajeto deixaram de ser automaticamente reconhecidos como acidentes de trabalho, dificultando o acesso à respaldo e auxílio.

Foi o que aconteceu com LL*, 48, que sofreu um acidente de trajeto em 2022. Para além da dor da fratura no pé, a trabalhadora também teve danos emocionais. “Fui afetada tanto fisicamente, como psicologicamente, porque evito até sair de casa devido ao modo de andar que hoje, inclusive, afeta minha coluna também”, relata.

Após a empresa ter se recusado a abrir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), LL* não conseguiu dar entrada no INSS para receber qualquer auxílio após o acidente. O caso é acompanhado de perto pelo Sindicato. De acordo com um levantamento feito com base nas CATs registradas pelo departamento de saúde do SMetal, ao longo de 2023 foram abertos um total de 334 comunicações na base do SMetal.

COMUNICAÇÃO SMETAL

Jornalista responsável Érica Aragão

Editora Caroline Queiróz Tomaz

Redação e reportagem

Carol Fernandes

Gabriela Guedes

José Gonçalves Filho (Foguinho) Mattheus da Silva

Projeto Gráfico e Editoração

Cássio de Abreu Freire

Lucas Delgado

Capa

Mattheus da Silva

Sindicato do Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Sede Sorocaba: Tel. (15) 3334-5400

Cel. (15) 99714-9534 (WhatsApp)

Rua Júlio Hanser, 140 - Sorocaba SP www.smetal.org.br

Atendimento: Segunda a sexta-feira das 8h às 18h

Fotografia

segurança no

devido ao meu modo de andar”, trabalhadora após acidente de trajeto

Dedos e mãos

O ano era 2006 e, durante seu trabalho em uma empresa de baterias, o metalúrgico JC*, 44, teve o dedo esmagado por um cilindro, amputando a ponta do dedo e estourando os ligamentos do tendão. Mesmo ocorrido há mais de dez anos, o local da amputação de JC* (dedos e mãos) ainda é uma das regiões do corpo mais afetadas pelos acidentes de trabalho entre os metalúrgicos, correspondendo, em 2023, por 21,26% do total de casos.

JC* ficou permanentemente afetado pelo acidente. Ele relata que tem sequelas e não consegue movimentar o dedo em forma de “pinça”, além de ter pouca força na mão em virtude das mais de dez cirurgias de reparação a que foi submetido. Na visão do metalúrgico, a prevenção é a chave. “Os operadores deveriam ter uma voz mais ativa, pois quem trabalha na linha de frente sabe o que precisa ser feito para que as máquinas sejam melhor revisadas nas preventivas”, destaca.

Para Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), vice-presidente do SMetal e secretário de Saúde do trabalhador da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP), os maquinários, em muitas empresas, precisam ser revistos. “Precisamos constantemente revisar os maquinários nas fábricas. A NR12 é crucial para assegurar que as máquinas e equipamentos sejam seguros, prevenindo acidentes e promovendo um ambiente de trabalho saudável”, reforça.

DENUNCIE

Dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho mostram que 15,9 mil pessoas morreram no Brasil em acidentes do trabalho, de 2016 a 2022

Saiba mais sobre o respaldo jurídico para acidentes de trabalho. Veja o vídeo!

Dados

Dos 334 CATs abertos na base do SMetal em 2023, 12,28% dos casos foram acidentes ocorridos no trajeto; 48,20%, foram acidentes típicos, 39,52% foram enquadrados como doença ocupacional. (veja ilustração acima)

No primeiro semestre de 2024, houve uma redução de 16% no número de CATs abertos em comparação com o segundo semestre de 2023, mas um aumento de 34 casos ou 25,37% em comparação com o primeiro semestre de 2023.

* Reportagem decidiu preservar a identidade dos trabalhadores

Saúde e segurança são itens básicos para que você, trabalhador, possa exercer suas funções no ambiente de trabalho. Denuncie condições adversas e inseguras ao SMetal. Sua vida é muito valiosa para ignorar condições arriscadas. Além disso, caso a empresa se recuse a abrir a CAT, procure imediatamente o Sindicato! WhatsApp: (15) 99714-9534

80 anos da CIPAA:

uma ferramenta dos trabalhadores para prevenir acidentes

O principal papel da CIPAA é fiscalizar, ajudar a prevenir e conscientizar sobre os perigos de um ambiente de trabalho. A Comissão é eleita pelos trabalhadores e se reúne periodicamente para avaliar e sugerir melhorias.

Em novembro deste ano, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Assédio (CIPAA) completa 80 anos de ação dos trabalhadores para evitar acidentes e mortes no trabalho.

Criada em 1944, no âmbito dos avanços dos direitos trabalhistas, com a implementação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a CIPAA não parou no tempo: segue sendo atualizada, na medida em que as discussões sobre a saúde do trabalhador avançam.

É o caso da incorporação do ‘assédio’ no escopo dessa ferramenta, que passou em 2023 a atuar para proteger trabalhadoras de assédio, seja sexual ou moral.

Outro exemplo é que, também em 2023, foram inseridas uma série de comorbidades à Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), como a Covid-19 ou o burnout, um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema devido a um trabalho desgastante.

Nós, cipeiros, temos que lutar dia a dia para manter nossos companheiros em segurança. Na minha opinião, o principal desafio que temos hoje é conscientizar os trabalhadores sobre o uso dos EPIs da forma correta”

Edijessey Pavesi

Inspetor de qualidade na Kanjiko e atua há seis anos na CIPAA

Assista o SMetal Descomplica sobre o tema aqui

A partir dessas alterações, os trabalhadores poderão ter os direitos à assistência, tratamento e afastamento do trabalho garantidos, quando comprovado o nexo causal, isto é, quando se comprova que determinada doença tem relação com o trabalho.

Porém, para o diretor executivo e responsável pela pasta de saúde do SMetal, Antônio Welber Filho (Bizu), a CIPAA ainda precisa ser tratada com mais seriedade. E a CIPAA, entre outras entidades de fiscalização, tem a função de observar o ambiente para prevenir essas doenças.

“Sabemos que em muitas fábricas a CIPAA não existe. É por isso que no Sindicato organizamos encontros de trabalhadores, muitas vezes cipeiros, para valorizar e fortalecer essa ferramenta tão importante para evitar acidentes e defender a vida dos trabalhadores”, afirma.

Vale lembrar que, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 5, a CIPAA é obrigatória em empresas que têm grau de risco elevado e mais de 20 trabalhadores.

Não é fácil mudar a disciplina e garantir uma segurança melhor. Nosso desafio é focar em incentivar o pessoal a usar os EPIs corretamente, além da averiguação das máquinas e dos equipamentos”

Nilton Natal

Inspetor da qualidade na Kanjiko e atua há quatro meses na CIPAA

descontos exclusivos

Há muitos desafios que podem dificultar o trabalho da CIPAA, especialmente em monitorar todos os riscos possíveis na jornada de trabalho. Por outro lado, é preciso destacar que novas tecnologias surgiram nos últimos anos, permitindo otimizar esses processos”

Camila Lima

Operadora de máquina na Toyota e atua na CIPAA há cerca de um ano

Conheça 12 novos convênios do SMetal

Os associados ao SMetal e seus dependentes, agora têm à disposição 12 novos convênios, que oferecem descontos exclusivos em uma variedade de serviços e produtos, como churrascaria, artigos esportivos e clínica odontológica.

Últimas assembleias focaram em PPR e acordo de troca de dias

Nas últimas semanas, os dirigentes do SMetal estiveram em diversas empresas. Na ZF do Brasil, Robert Bosch, Evamo, Grupo Ecil, Jurid e IFFA, os trabalhadores aprovaram as propostas de PPR 2024. Já na Ibrafer e Flextronics, foram celebrados acordos de troca de dias. Na Data Engenharia houve protesto por melhores condições na proposta de PPR. Saiba mais em www.smetal.org.br

Automotivo

• Vergueiro Moto Peças

• SM3 Centro Automotivo

Eletrônicos

• Centrocell

• Celular & Cia

Gastronomia

• Roda de Ferro

• Casa de Carnes Zago

Moda e Vestuário

• Loucos por Futebol

• Schalom Modas

Papelaria

• Bazar e Papelaria Glória

Pet

• Cuidazzo Pet Shop

Saúde

• Odontoclinic

• Ótica Moraes

Cine SMetal celebra um ano com homenagem a Lucélia Santos

No dia 19 de julho, o Cine SMetal completa um ano de existência. O projeto reuniu mais de mil pessoas e exibiu mais de 80 obras gratuitamente. Por aqui, passaram nomes como Paulo Betti, Paulo Miklos e, na última semana, Lucélia Santos. Nesta quinta-feira, 18, a obra exibida será “Durval Discos”, a partir das 19h.

Ações sociais do SMetal são tema de palestra em BH

Dirigentes do SMetal participaram do 5º Congresso Nacional de Direito Sindical, em Belo Horizonte, entre 27 e 28 de junho. O evento reuniu especialistas para discutir o papel dos sindicatos na sociedade. Imar Rodrigues, Assessor Jurídico do SMetal, destacou a importância dos CSEs na defesa dos direitos sociais e no desenvolvimento civilizatório.

BOLETIM

Mais de 20 mil trabalhadores já foram contemplados por acordos de Programa de Participação nos Resultados, representando 43,77% da base, em 45 empresas metalúrgicas, mas as negociações continuam.

Mattheus da Silva
Foguinho

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.