Page 1

MedicAção Medic Ação Edição 3 de 2012 Órgão Oficial da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas

Requinte e animação no Baile de

Gala em homenagem aos médicos

Novo Clube de Bene cios será lançado em janeiro Empresas de produtos e serviços diferenciados, que ofereçam preços especiais e vantagens exclusivas aos associados – esse é o perfil das novas parceiras da SMCC no Clube de Bene cios que começa a operar a par r de 2013.

Pág. 3 Reformas a todo vapor O andamento das obras na sede de campo da SMCC indica que a reforma do local será concluída até dezembro. Bom para os associados que poderão aproveitar as novas instalações durante os meses de verão. Na sede social, a secretaria foi repaginada com novo layout.

Pág. 8

Págs. 4 e 5


MedicAção

2

Editorial

O caminho para a inovação Neste momento em que a SMCC celebra 87 anos de existência, estamos concluindo nosso primeiro ano de gestão com a certeza de que devemos ter como foco a inovação. Esse é o caminho que decidimos trilhar para conquistar avanços ins tucionais que favoreçam todo o conjunto de associados. A realização de auditorias externas é uma das inicia vas que estamos implementando para melhor entender nosso cenário, iden ficar forças e fragilidades, e traçar planos e ações que levem a SMCC a atuar de forma mais efe va junto ao médico e à comunidade. Da mesma maneira, temos buscado fomentar o conhecimento por meio de cursos e eventos cien ficos, a fim de contribuir para a reciclagem e o aprimoramento, já que o momento pede profissionais atualizados, com inicia va e capazes de vencer adversidades. O associado conta com serviços online e de atualização para seus funcionários através do Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação das Secretárias (o nosso PAC), que já beneficiou um grande número de profissionais que atuam nas clínicas e consultórios. Também visando o conhecimento, estamos promovendo uma importante reforma de nosso portal na internet, que além de um layout mais moderno e condizente com a era da comunicação digital, passará a dispor de informações totalmente atualizadas para a classe médica. Nossa classe precisa de rapidez no atendimento de suas demandas e é obrigação da SMCC provê-las da melhor maneira, em forma e conteúdo, mo vo pelo qual o novo site será lançado em plataformas de úl ma geração.

Até o início de 2013, todos poderemos usufruir do novo Clube de Bene cios, que reunirá uma série de facilidades, vantagens e descontos exclusivos que serão disponibilizados tanto aos sócios da SMCC como a nossos dependentes, por empresas de segmentos variados. Estamos também trabalhando na reforma da sede de campo e da sede social, nos controles de acesso em nossas instalações, entre várias melhorias. Estamos mo vados a avançar ainda mais, pois gestão eficiente é a que não para, a que está permanentemente em busca da concre zação de melhorias. São vários os planos para 2013, com foco no atendimento das necessidades de nossos associados e no fortalecimento de nossa imagem externa, de forma que ela seja o reflexo fiel dos princípios que sempre regeram nossa ins tuição.

Fotos do Jantar e Baile de Gala, do Dia da Secretária, do PAC e do evento do vinho estão disponíveis no site da SMCC.

Dr. Clóvis Acurcio Machado Presidente da SMCC

Bole m Informa vo Oficial da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas Fundada em 1º de Dezembro de 1925 Filiada à Associação Paulista de Medicina Órgão de U lidade Pública: Lei Municipal 04966/1979 Lei Estadual nº 6/1981 Rua Delfino Cintra, 63 • Centro • 13013-055 Campinas, SP • Fone/Fax: (19) 3231-2811 smcc@smcc.com.br/www.smcc.org.br Presidente: Dr. Clovis Acurcio Machado 1º Vice Presidente: Dr. José Renato dos Santos • 2º Vice Presidente: Dra. Fá ma Maria Ap. Ferreira Bastos • Secretário Geral: Dr. Arnaldo Stelini Junior • 1º Secretário: Dr. Silvio Luís de Oliveira • Dir. Finanças e Patrimônio: Dr. José Roberto Franchi Amade • Dir. Finanças e Patrimônio Adj.: Dr. Donizete Cesar Honorato •

Dir. Cien fico: Dr. Marcelo Amade Camargo • Dir. Cien fico Adj.: Dr. Jose Luis Braga de Aquino • Dir. de Eventos: Dra. Denise Barbosa • Dir. Eventos Adjunto: Dra. Giovana Gera Hobeika • Dir. Administra vo: Dr. Waldir Favarin Murari • Dir. Administra vo Adj.: Luiz Inácio Quaglia Passos • Dir. Comunicação e Marke ng Adj.: Dr. Ulysses Moraes de Oliveira • Dir. de Defesa Profissional: Dr. Marco Aurélio Bussacarini • Dir. Defesa Profissional Adj.: Dr. Cássio Arruda Soares • Dir. da Sede de Campo: Dr. Márcio Jansen de O. Figueiredo • Dir. da Sede de Campo Adj.: Dr. Marco Antonio Belluzzo Delegados da A.P.M. Dr. Jorge Carlos Machado Curi, Dr. José Arquimedes Pedroso Meloni, Dr. Luiz Michelino de Oliveira Junior e Dr. Michal Bogdam Sokolowski

O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo das matérias assinadas, nem pelos anúncios veiculados.

Conselho Fiscal Dr. Carlos Alberto Salomão Muraro, Dr. Judson da Costa Mauro, Dr. Paulo Dechichi Junior, Dr. Carlos Augusto Reis Oliveira, Dr. Jose Tadeu Santomauro e Dr. Haroldo Leita Mas guim Produção editorial e gráfica: Le ers Jornalismo e Marke ng (Fone 019-3236-2588) • Jornalista Responsável: Cris na Belluco (MTb 16.777) Tiragem: 3.500 exemplares Periodicidade: Trimestral


MedicAção

3

Novo Clube de Bene cios SMCC será lançado em 2013 O obje vo é estabelecer parcerias com empresas e oferecer vantagens exclusivas aos associados A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) prepara o lançamento, em janeiro de 2013, do novo Clube de Bene cios. O propósito é estabelecer parcerias com empresas diferenciadas, que ofereçam aos associados preços especiais e vantagens exclusivas em produtos e serviços. “Mais que quan dade, o foco é na qualidade e na funcionalidade. Queremos parcerias com empresas que atuem em áreas de real interesse dos associados e que possam favorecê-los com seus diferenciais”, afirma Dr. Marcelo Amade Camargo, Diretor Cien fico e um dos responsáveis pela Área Comercial da SMCC. Dentre os segmentos que devem integrar o novo Clube de Bene cios estão, por exemplo, o de confecção de uniformes para empregados, o de serviços de limpeza para clínicas e o de seguros para consultórios e autos. Também deverão par cipar restaurantes sofis cados, lojas de vinhos, Spas, agências de viagens e outros estabelecimentos que concedam descontos exclusivos aos associados da ins tuição. “A SMCC reúne um público diferenciado e é do interesse de muitas empresas fidelizá-lo. Por isso, é grande a nossa expecta va com o novo Clube de Bene cios”, comentou Dr. Marcelo. Como contrapar da às empresas que integrarem o Clube de Bene cios, a SMCC oferece descontos em publicidade em seus canais de comunicação e na locação de salas, além do acesso ao universo de associados, bastante interessante do ponto de vista comercial.

Os estabelecimentos conveniados ao Clube de Bene cios serão divulgados na próxima edição do MedicAção e no novo site da SMCC.

As empresas interessadas em firmar parcerias com a SMCC podem entrar em contato pelo e-mail comercial@smcc.com.br


MedicAção

4

Em Noite de Gala, uma homenagem Com muita elegância e sofis cação, o salão da Sociedade Hípica de Campinas foi o palco do Jantar e Baile de Gala do Médico, realizado em 19 de outubro pela SMCC. Foi uma noite especial, em celebração ao Dia do Médico e em comemoração ao momento de inovação e conquistas que a en dade vivencia.

Os vencedores do Prêmio Paes Leme 2012

Personalidades, Ins tuições e Programas Sociais são, anualmente, reconhecidos pela SMCC com o Prêmio Paes Leme, pela contribuição à sociedade ou ao exercício livre e é co da Medicina em Campinas. Este ano, durante o Jantar e Baile de Gala, o Prêmio Paes Leme foi concedido ao Prof. Dr. Nelson Adami Andreollo e às ins tuições Lar da Amizade Ilce da Cunha Henry e Associação Amigos da Criança (AMIC). Confira:

Associação Amigos da Criança (AMIC) Atua no combate à fome e para a inclusão social no 2º maior assentamento da América La na (Parque Oziel/Monte Cristo) e em outras comunidades carentes da região.

Prof. Dr. Nelson Adami Andreollo, chefe da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Diges vo da Unicamp e ex-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Diges va – Premiado em reconhecimento à dedicação e empenho na formação de novos profissionais e pela contribuição ao desenvolvimento de sua área médica.

Lar da Amizade Ilce da Cunha Henry É des nado ao acolhimento e assistência de pessoas idosas carentes, oferecendo moradia, cuidados diários e a vidades que proporcionam o fortalecimento da autoes ma e melhora da qualidade de vida do idoso carente.

Parabenizamos os homenageados e desejamos que essa relação de apoio mútuo se estenda em oportunidades futuras.


5

aos médicos

O sucesso da festa superou as expecta vas dos organizadores, a começar pela venda dos convites, que se esgotaram um mês antes do evento. Mais de 600 pessoas presgiaram o Jantar e Baile de Gala, com refinado cardápio do Buffet Claudia Porteiro, acompanhado de carta de vinhos de qualidade, e ao som da banda SP3. “Temos que comemorar as muitas conquistas relevantes que estão acontecendo para a SMCC, fruto do trabalho das equipes e do comprome mento dos associados com a en dade”, comenta Dr. Clovis Acurcio Machado, que dirige a ins tuição desde 2011 . “É um resgate de valores da própria profissão para o associado, em meio a um movimento de inovação e de profissionalismo ao qual a Sociedade dedica esforços con nuos”, completa.

A SMCC agradece a contribuição dos seguintes patrocinadores:

Organização:


MedicAção

6

Canal Legal

Quando o exagero fez mal à razão Dra. Vera Lúcia Espinoza* O Tribunal de Jus ça de São Paulo condenou médico e hospital a pagarem, solidariamente, indenização por danos morais no valor de R$ 5.000,00 por terem chamado a polícia para re rar do hospital uma paciente que estava na sala de espera. Ela foi ao hospital fazer um cura vo e, enquanto esperava para ser atendida, um conhecido lhe pediu que comparecesse à emergência para acalmar a esposa, que teria sofrido um acidente automobilís co. Atendendo ao pedido, ela deslocou-se até a emergência, abriu a porta e a manteve entreaberta. Ao perguntar se a paciente estava bem, o médico teria indagado agressivamente “quem ela era” e se era parente da paciente. Com a resposta de que era amiga, o médico gritou para que saísse imediatamente e empurrou a porta com força, batendo-a em sua “cara”. O médico também pediu às atendentes da recepção que não permi ssem que ninguém vesse acesso à emergência. Como ela estava lá para fazer o cura vo, voltou ao corredor de acesso à emergência para aguardar sua vez. Ao vê-la ali, o médico determinou força policial para expulsá-la. Quando dois policiais chegaram, ele apontou o dedo para ela. Os policiais solicitaram os

documentos, constrangendo-a em frente de diversos outros pacientes e acompanhantes. Após esclarecimentos com os policiais, um deles a orientou a registrar bole m de ocorrência contra o médico. Os desembargadores entenderam que não é ilícito o médico tentar manter a sala de emergências longe de olhares curiosos que possam atrapalhar o trabalho dos profissionais de saúde. A expulsão daquela senhora, ainda que de forma indelicada, não configura dever de reparar. Porém, o médico perdeu a razão ao exceder-se e ao pedir ajuda policial, causando constrangimento. O processo demonstrou que a senhora não provocou tumultos na emergência, pois ficou em um canto na sala de espera, como todo paciente. Essa espera teria sido considerada uma afronta pelo médico, que, sem ques onar a razão da permanência dela no local, resolveu expulsá-la com ajuda da Polícia. Esse equívoco, na avaliação das circunstâncias, e o exagero nas medidas de solução, acabaram por gerar o dever de reparar. *Dra. Vera Lúcia Espinoza é advogada da SMCC e assina a coluna Canal Legal.


MedicAção

7

Uma manhã dedicada

às secretárias

As secretárias são, ao lado do médico, responsáveis por bem receber e atender o paciente nos hospitais e no consultório. Sabem das urgências, dos protocolos e da dinâmica de seu trabalho, e são agentes de realização no atendimento ao doente. Por isso, merecem uma justa homenagem. A SMCC promoveu uma manhã de comemoração no dia 29 de setembro, véspera do Dia da Secretária, na sede social da ins tuição. Um grande grupo de secretárias de associados se inscreveu e aproveitou toda a estrutura montada para a confraternização dessas profissionais. Na chegada, um gostoso café da manhã esperava pelas convidadas que, entre palestras e informações úteis para o exercício de seu trabalho, também veram um momento de cuidados pessoais: fizeram hidratação facial, relaxaram nas sessões de Quick Massage, realizaram exercícios laborais e receberam informações sobre moda e maquiagem. Para finalizar, par ciparam de sorteios de brindes fornecidos pelos patrocinadores.

PAC: Inves

ndo na capacitação Noventa secretárias de clínicas e consultórios médicos já veram a oportunidade de se reciclar e atualizar seu conhecimento nos cursos realizados, no segundo semestre deste ano, no Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação das Secretarias (PAC) da SMCC. O obje vo do PAC é oferecer treinamento e qualificação às secretárias, visando a melhoria da eficiência, qualidade dos serviços e atendimento dos pacientes. O programa consiste em cursos (módulos) com diferentes focos e obje vos. Neste semestre, o PAC já foi ministrado a três turmas de secretárias, que frequentaram o módulo básico, em dois sábados. Esse módulo inicial oferece uma base sólida para que novos módulos, mais especializados, sejam Patrocínio: ministrados dentro do Programa.Futuramente, o PAC Secretária se cons tuirá, certamente, em um dos critérios de seleção para contratação dessas profissionais pelos médicos.


MedicAção

8

Melhorias nas sedes de campo e social já em andamento Até o final deste ano, deverá ser concluída a segunda fase de obras da sede de campo da SMCC, que abrange a reforma dos quiosques, playground, campos de futebol, quadras de tênis, bem como a revitalização da lanchonete. A reforma está sendo executada por construtora experiente, dentro de rigorosos critérios técnicos e de qualidade. Também está sendo realizada a modernização da portaria, para garan r melhor controle no acesso ao clube.

Sede social A secretaria da sede social já foi reformulada, com o mização do espaço, o que garante melhor atendimento dos associados e do público, mais qualidade no ambiente de trabalho, tornando-o agradável e mo vador. As salas de aula e o auditório receberam melhorias e novos equipamentos e, em breve, será a vez do salão social.

Na primeira etapa das obras da sede de campo, finalizada em julho, foi efetuada toda a reforma do telhado do casarão e anexos. Com a execução desse projeto, os associados passarão a contar com instalações mais apropriadas e poderão usufruir de mais conforto nos momentos de lazer.

O complexo e fascinante mundo dos vinhos Toda cultura, história e caracterís cas que envolvem os vinhos da América do Sul inspiraram o encontro realizado em 4 de outubro, que atraiu mais de 120 pessoas – entre médicos e convidados – à sede social da SMCC. O palestrante Carlos Cabral promoveu uma “viagem” pelos países sul-americanos, mostrando a variedade de vinhos existentes e traçando um paralelo entre suas peculiarida-

des e as caracterís cas de cada país de origem, em função de aspectos geográficos, climá cos e condições dos vinhedos. O destaque ficou por conta dos vinhos do Brasil, Chile, Argen na e Uruguai, países que respondem por aproximadamente 80% do produto consumido no País. Os sabores e aromas dos diferentes vinhos também puderam ser degustados, acompanhados de uma ampla seleção de frios, queijos nobres e chocolates finos.

Considerado um dos grandes enófilos do País, Carlos Cabral é fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho e principal consultor do Grupo Pão de Açúcar, desde 2000, sendo o responsável pelo treinamento dos atendentes de vinhos que atuam nas lojas de todo do Brasil.

Atualize seu cadastro para garan r o recebimento dos e-mails da SMCC e fique atento ao site! A Diretoria planeja realizar outros encontros no futuro.

Jornal Medicação - SMCC novembro 2012  

Jornal Medicação SMCC - Publicação dirigida aos associados da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you