1 minute read

Niraildes Ferreira

Márcia Villaça da Rosa, 51 anos, solteira, é formada em Comunicação Social - Jornalismo - PUC, e em Letras - Português - USP. Atualmente está fazendo pós-graduação em Língua e Literatura Inglesa à distancia na UNIP (pólo Jundiaí).

Autora de obras como Santa Clara (editora Nelpa, 2015), Sacre Coeur (editora Essencial, 2017) e Whitehaven (editora Matarazzo, 2019), a autora procura trabalhar com a linguagem escrita para, artisticamente, questionar, olvidar e transformar a realidade social, econômica, política e cultural que a cerceia. "A poesia de Márcia Rosa se insere em uma tradição de grandes poetas, na medida em que dialoga com eles, homenageando-os ou apenas retomando seus pensamento e idéias", declara a professora de Língua e Literatura Francesa - USP -, Daniela Callipo.

Advertisement

Autores como Lord Byron, Charles Baudelaire, Arthur Rimbaud e Fiodor Dostoievski, entre outros nomes de relevância no cenário literário, figuram entre os prediletos da autora.

"No livro Whitehaven tive a oportunidade de fazer uma incursão literária pela escola ultrarromantica preconizada pelo autor inglês George Gordon Byron, ícone de geração artística conhecida como ' spleen' - a qual tem como temática a melancolia, o tédio e o escapismo da realidade", afirma Márcia Rosa.

"A poesia de Márcia presenteia o público com a arte de versejar - é no contato com a dor, a catarse, o colapso da civilização moderna que ela procura elementos para desenvolver seu trabalho", segundo o tradutor e professor Elói Alves.

Como sugere no poema "Rebelde Sem Causa", "... a poesia é o espelho d'alma... a palavra em mutação, transformação, construção... cada letra um grão de areia nos olhos irritadiços e marejados das gentes...", troveja a artista.

Intuitiva e intimista, a autora pretende no ano de 2020 participar de novas coletâneas literárias ( como as promovidas pela editora Scortecci), investigar espaços e roteiros literários, como a Maison Balzac (situada em Paris) e Hauteville House (local em que o escritor e político francês Victor Hugo residiu em tempos conflituosos, situado na Inglaterra).