Nova Geração - 16/02/2023

Page 1

JHON WILLIAN TEDESCHI

Estrela • Teutônia • Bom Retiro do Sul • Fazenda Vilanova • Colinas • Imigrante

IMIGRANTE

Um novo uso ao convento

Espaço utilizado como residência de freiras franciscanas no bairro Daltro Filho dará lugar a um lar de idosos que deve atender a 25 moradores do município.

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024 Fundado em 13 de Janeiro de 1966

Ano 58 | Edição nº 3019 Avulso: R$ 5,90 FAÇA SUA ASSINATURA 51 3712.1250

Página 14

51 98650.5460

CORRIDA ELEITORAL

Disputa pode contar com seis nomes Formatação das nominatas e alianças para a eleição majoritária em Estrela ainda apresenta indefinições O município com o maior número de candidatos a prefeito na região, em 2020, tem a possibilidade de um novo pleito com expressiva quantidade de concorrentes. Enquanto o atual prefeito Elmar Schneider (MDB) se consolida como pré-candi-

dato, a oposição aparece com Carine Schwingel (União Brasil) e Valmor Griebeler (Republicanos) como nomes que despontam. Posição de partidos como PL, PT e Novo abrem margem para a aparição de mais postulantes. Página 8

JHON WILLIAN TEDESCHI

AEDES AEGYPTI

Infestação duplica em três meses em Estrela O primeiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) em 2024 volta a indicar que nível de presença do mosquito transmissor da dengue está altíssima no município. Incidência é registrada em todos os bairros. Número de casos chega a 16 nos primeiros 45 dias do ano e estratégias de prevenção se intensificam.

Página 10 Limpeza e aplicação de combatentes são iniciativas que minimizam a ação do vetor. Poder público reforça a necessidade de cuidados básicos

NEGÓCIOS

Supermercado ocupará antigo espaço da Rodoviária de Estrela Página 5


2

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

OPINIÃO

As universidades no turbilhão

CAFEZINHO COM

Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.br

Na semana do Carnaval, o Cafezinho com NG conversa com Bruno Petry, 36, presidente da escola de samba Inhandava, de Bom Retiro do Sul. Ele fala sobre a trajetória no Carnaval, o envolvimento da agremiação com a comunidade e como ele busca passar o amor pelo samba aos mais jovens, em especial às filhas Laura e Luísa, de cinco e um ano. Como surgiu sua ligação com o samba e o Carnaval? Bruno Petry – Minha família sempre foi muito ligada ao Carnaval e principalmente à Inhandava. Meus pais desfilam desde a criação da escola, em 1983, e me levavam junto aos ensaios e desfiles. Para mim sempre foi muito legal e intrigante ver como era o funcionamento de um barracão de escola de samba. Comecei nas alas infantis, depois fazendo parte da bateria, fui membro da comissão de frente do último campeonato regional que tivemos e depois realizei meu primeiro sonho, que era ser mestre-sala da Inhandava, função esta que foi do meu pai em 1984, em um dos primeiros títulos regionais da escola. Após um tempo, fui realizar meu segundo sonho de ser o Presidente mais jovem a assumir a Inhandava em 2019. O que a atuação na Inhandava te proporcionou em relação a experiências e conhecimentos? Petry – Acredito que sempre foi uma questão de busca por novos desafios, conhecer uma cultura muito popular, porém vista de maneira diferente, por diversas pessoas. Como disse, vivenciei o barracão, sabia o esforço de cada integrante da diretoria em colocar uma escola do tamanho da Inhandava na avenida. Ao mesmo tempo, fui montando em minha mente as questões que me intrigavam e percebia que poderiam ser trabalhadas e desenvolvidas de uma forma diferente. O samba sempre foi algo muito forte pra mim, o samba de uma escola de samba então, que demonstra todo seu entusiasmo e conhecimento, mexe mais ainda com a nossa emoção. Mas foi através da Inhandava que conheci o significado de paixão por algo além de sanguíneo, foi e é por ela que dedico boa parte do meu ano, com muito orgulho. Quais os maiores desafios de presidir uma escola de samba?

Astor Antônio Diehl

Petry – Os desafios são vários. Muito pelo fato de tu não poder usar apenas o seu desejo e vontade como a única verdade. Precisa ser conciso em suas decisões e impor a importância do teu cargo, mas tem que saber gerir uma diretoria, que tem muita qualidade e ideias, da melhor maneira possível. E sem contar na responsabilidade de um trabalho honesto, transparente e do compromisso perante a toda uma comunidade, sendo ela apoiadora do carnaval ou não. Como manter o pertencimento dos integrantes da escola durante o ano, diante de uma festa sazonal que é o Carnaval? Petry – Nós enquanto diretoria da Inhandava trabalhamos o ano como um todo. Durante o período que estamos sem a produção de fantasias e adereços, realizamos eventos locais com promoções, a Gincana Inhandava, participamos sempre que podemos de eventos do município, eventos particulares, enfim, aqui trabalhamos 12 meses de Inhandava. Uma escola de samba jamais pode parar, assim o entusiasmo e o espírito carnavalesco pode diminuir e quem sabe até sumir. Para sermos respeitados, precisamos demonstrar o verdadeiro significado de trabalho, então assim vamos lutando, ano após ano, para resgatar a força que o Carnaval já teve em nosso Vale, sabendo que em Bom Retiro do Sul, temos a maior e mais forte escola de samba da região. O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

Doutor em Teoria e Metodologia da História

T

rabalhei por mais de 40 anos no meio universitário. Esse tempo passei em sala de aulas, pesquisa/publicações e, por vezes, em funções administrativas. Minha maior experiência foi numa universidade de caráter comunitária de abrangência regional. É um tipo de universidade bem característica do RS, cujo papel é importante na formação de profissionais ao lado das públicas federais e estadual e mesmo dos Institutos Federais. Trabalhei num período de expansão física com a abrangência e consolidação de estruturas multicampi. Além da regionalidade, os anos da década de 1990 e 2000 foram de consolidação dos status de universidade quando estavam pautadas as exigências de programas de pós-graduação stricto sensu, dos mestrados e doutorados. Havia um esforço enorme para a formação de docentes e pesquisadores, fazendo seus doutoramentos em universidade nacionais e no estrangeiro. Exigências geraram uma corrida em relação as pesquisas e as consequentes publicações de artigos em revistas com ‘qualis’ reconhecidos e livros em editoras nacionais. Tudo regiamente computado no famoso Curriculum Lattes. Havia uma euforia acadêmico-científica abrangente na interiorização de conhecimentos do litoral para o interior brasileiro. Hoje, as universidades comunitárias estão com dificuldades de manutenção da estrutura básica de pesquisa, dos programas de pós-graduação e até mesmo na graduação, fato que os poderes públicos locais, por vezes, não compreendem. Os dados estão aí. Item por item, a estrutura universitária das comunitárias está perdendo espaços. Em nome do quê? Espero que eu esteja equivocado, mas consigo perceber uma derrocada gradativa deste modelo de universidade. Esta crise também envolve as grandes universidades particulares quanto as reformulações no mundo da formação de profissionais.

Por outro lado, assistimos crescer conglomerados educacionais com cem, trezentos ou setecentos mil estudantes espalhados por todos os recantos do Brasil. Por vezes é necessário um mini escritório, uma secretária e um computador em qualquer município para oferecer um leque de opções incríveis de cursos EAD. São, simplesmente, milhares de pontos de venda dos cursos. Mensalidades que beiram ao inacreditável, pagas a perder de vista. A precarização da universidade no Brasil em todos os níveis e em tudo que isso possa representar, nos direciona para a degradação ainda maior da educação. Quem vai pagar o pato? Em geral é o próprio Brasil e, em especial, quem compra tais cursos de liquidação, pois a única coisa que o estudante precisa ter é um telefone com internet. Sim, a corda irá estourar na ponta frágil, formando uma onda alienante – uma espécie de idiotia tecnológica - do mundo, inclusive da profissão escolhida. Estamos nos jogando no turbilhão tecnológico-virtual, tomando-o como um fim, exatamente onde outros estão fazendo esforços para sair. Sim, essa coisa de colocar computar e internet em escolas, sem banheiro decente, não acrescenta muita. Basta observar que existem países que estão voltando para a ‘tradicional’ sala de aula, estudar línguas, matemática, história com professor dando conteúdos, com livros de papel na biblioteca, alunos/estudantes escrevendo em cadernos. Claro que defensores desta pedagogia do computador irão dizer que estou querendo abandonar a tecnologia e voltar 50 anos ou mesmo estaria idealizando um passado que já não existe mais? Simplesmente, não é isso. Sem abandonar a tecnologia, mas sim dar a ela um lugar na educação e não o lugar. Vou além e dizer que esta onda virtual representa a nova e micrológica forma de dominação e de manutenção de um mercado de reserva, barato e flexibilizado, porém agora com graduação. Ela é uma espécie de adequação ao mercado. Desculpem ser tão direto, mas a elite é elite porque ela continua estudando com regras como sempre estudou, apenas acrescentando meios tecnológicos para melhor absorver os conteúdos. Tecnologia não é fim em si. No ‘frigir dos ovos’ quem irá ocupar o melhor cargo na empresa? Será aquele sabe uma ou duas línguas estrangeiras, matemática ou aquele que não sabe português e geografia, mas agora rola páginas com o canudo na mão? É fácil responder. Todos terão uma resposta sobre o desenvolvimento do atraso e o papel das universidades nas suas regiões. Por vezes, tenho a impressão que estamos enganando.

EXPEDIENTE

CONTATOS comercial@jornalng.net.br redacao@jornalng.net.br assinaturas@jornalng.net.br financeiro@jornalng.net.br conexao@jornalng.net.br

CIRCULAÇÃO

Fundado em 13 de Janeiro de 1966

FONE: (51) 3712-1250 ou 98650-5460

Um semanário do

Rua Treze de Maio, nº 360 CEP: 95880-000

REDAÇÃO

Editora-geral: Luciane E. Ferreira Reportagem: Jhon Tedeschi, Karine Pinheiro

Disponível para verificação junto ao impressor (Gráfica Zero Hora)

• Estrela • Bom Retiro do Sul • Fazenda Vilanova • Colinas • Imigrante • Teutônia

Diretor Executivo: Adair Weiss Diretor de Mercado e Estratégia: Fernando Weiss Diretor de Conteúdo Editorial: Rodrigo Martini

FAÇA JÁ SUA ASSINATURA: 3712.1250 - VALOR ANUAL: R$ 240,00 À VISTA - CONSULTE VALORES A PRAZO


Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

3


4

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

OPINIÃO E BASTIDORES

Críticas e sugestões:

O fator PL em Estrela II

O

tabuleiro político estrelense está longe de uma definição. E as teorias e estratégias podem confundir até o mais bem informado eleitor. Dentro desse emaranhado de informações extraoficiais, os movimentos do PL se sobressaem no radar de alguns estrategistas. Na

edição de sexta-feira passada, escrevi sobre o temor que impera entre muitos opositores de Elmar Schneider (MDB) diante da iminência de uma sexta candidatura a prefeito. E o temor aumentou na segunda-feira, quando o PL anunciou um encontro para o dia 22 fevereiro. No evento, além de outros encaminha-

Rodrigo Martini redacao@jornalng.net.br

mentos, a sigla vai antecipar o futuro do Secretário de Administração, Comandante César (PL), que deve deixar o governo em junho para ficar legalmente apto a concorrer na majoritária. A informação sobre uma eventual candidatura de Comandante Cesar (PL) a prefeito pode confundir até o mais bem informado eleitor, reforço. Afinal, ele está unido, abraçado e coligado ao prefeito e pré-candidato à reeleição, Elmar Schneider (MDB). Para muitos opositores isso seria a prova de que o PL possui uma estratégia conjunta com a atual administração municipal para facilitar a vitória do atual gestor municipal. Para esses mesmos opositores, quanto maior o número de candidatos, maiores as chances de Schneider ser reeleito. É uma desconfiança recheada de bons argumentos. Mas que depende, claro, de uma confirmação por parte do PL e do próprio Comandante César. Por ora, eu insisto, o tabuleiro político estrelense segue obscuro e longe de uma definição.

Cordialidade e política O prefeito de Fazenda Vilanova, Amarildo da Silva (PDT), participou da primeira sessão plenária da câmara em 2024. E mais. Ele subiu à tribuna para falar durante alguns bons minutos sobre o que definiu como “pautas positivas”. Também enalteceu a necessidade de harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo e desejou sucesso à presidente Vanice Inez Drebes (PP) – a primeira mulher da história à frente do plenário da cidade – na condução dos trabalhos.

Defesa Civil Regional anuncia coordenador A Defesa Civil da região terá novo coordenador. O governo estadual confirmou, após três semanas da exoneração do coronel Everton de Souza Dias, o nome do novo responsável pela coordenação dos serviços no Vale do Taquari. O indicado é o coronel Claiton Marmitt. Natural de Cruzeiro do Sul, o oficial do Corpo de Bombeiros foi comandante em Ijuí e Santa Cruz do Sul. Em 2023, foi transferido à direção do Departamento de Prevenção Contra Incêndio.

Rupturas em Teutônia O rompimento do PL com o governo de Teutônia não parece ser um consenso entre integrantes da sigla da vice-prefeita Aline Köhl. Afinal, nem todos filiados estão dispostos a abrir mão dos cargos públicos ocupados no Executivo. É o caso da Secretária de Cultura, Glaci Kunzler Dickel, e da

ex-secretária de Assistência Social e nova subsecretária de Administração, Diana Tietz Feldens – cotada para concorrer a vereadora, inclusive. Ambas são filiadas ao PL e são cogitadas para os três partidos que compõem o Executivo. No caso, o PDT, o Podemos e o PSB. Aguardemos!

CURTAS DA SEMANA - Alô, alô cargos comissionados que atuam no governo estadual. Hoje qualquer celular é capaz de fotografar carros – oficiais ou não – parados por longos períodos em residências e escritórios no Vale do Taquari – inclusive em Estrela –, sem que haja uma justificativa plausível para justificar o gasto público (dos carros e dos salários). - Diretora Geral no governo de Estrela, Aline Pinheiro foi exonerada da função nesta quarta-feira. Mas ela deve ser recontratada ainda hoje para assumir o cargo de Diretora de Licitações. “Um ajuste interno”, afirmam os interlocutores da administração municipal. - Em tempo, a função de Diretor Geral do governo será ocupada por Jônatas dos Santos, que hoje ocupa o posto de Diretor de Comunicação. - Para não esquecer: já são pelo menos cinco pré-candidatos a prefeito de Estrela. Além do próprio chefe do Executivo, a ex-primeira-dama, Carine Schwingel (União Brasil), o exvice-prefeito, Valmor Griebeler (Republicanos), e ainda Jair Wermann (Partido Novo) e Denise Goulart (PT).

Protestos e modelos ao free flow O pedágio com cobrança automática e sem cancelas (free flow) implantado pelo governo do Rio Grande do Sul na RS-122, em São Sebastião do Caí, é alvo de protestos. Mas é importante citar: as reclamações são alheias ao modelo mais prático de pagamento por meio de Tag e/ou cobrança posterior. A bem da verdade, a indignação na Serra ocorre em função do alto valor da tarifa. Por lá, a passagem pelo único arco com free flow custa R$ 12,30 aos veículos. Um valor exorbitante e com poten-

(51) 98137-0763

cial danoso para gerar impactos econômicos e sociais. E é importante estarmos atentos a este movimento e já debater, de antemão, que não é este o propósito do free flow sugerido pelos representantes do Vale do Taquari. Por aqui, a proposta é diluir o valor da tarifa em diversos arcos instalados ao longo das rodovias estaduais e em diferentes municípios. Para os líderes locais, é preciso “democratizar” a cobrança e o impacto. E não seguir punindo uma ou duas comunidades.

- Os municípios que pretendem fomentar o turismo precisam se atentar para os borrachudos. Especialmente às margens de rios, arroios e cascatas. A presença do mosquito é um verdadeiro pesadelo em muitos balneários. Um fator que, se não for atacado, pode comprometer o sucesso de muitos bons empreendimentos locais. Afinal, a paciência do morador de fora pode ser mais curta. - Atenção gestores municipais. Há muitos pequenos produtores desamparados e sem perspectivas para amenizar os prejuízos causados pelas históricas enchentes de 2023. - Por fim: páginas anônimas refletem o caráter e a covardia de agentes públicos. E vida que segue!


5

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Rede de supermercados compra antiga rodoviária de Estrela Investidor e valores não foram confirmados, mas perspectiva é de duplicação do prédio. Comerciantes que são inquilinos no local foram notificados da rescisão contratual, que deve ocorrer em pelo menos 90 dias

DIVULGAÇÃO

Relembre o caso

Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.br

ESTRELA

O

impasse que envolve a utilização do espaço onde funcionou a Estação Rodoviária de Estrela entre 1975 e 2023, ganha um novo capítulo. Os administradores do local confirmam a venda para uma empresa do ramo de supermercados. O nome do comprador e os valores do negócio fechado em 1º de fevereiro não foram confir-

A intenção do comprador é ter o imóvel liberado para poder tomar uma decisão, que poderá ser no mínimo em 90 dias ou então, até o final do ano. Nelson Noll empresário e antigo administrador da rodoviária de Estrela

de ter salas comerciais, junto ao estabelecimento, podendo ser interna ou externamente”, acrescenta.

mados. O antigo administrador Nelson Noll explica que foram vendidas todas as cotas da empresa Rodoviária Estrela Ltda., que possuía três imóveis. Sobre um deles está construído o prédio da estação, e os outros dois terrenos ficam junto à edificação. A negociação foi direcionada para empresas supermercadistas, de acordo com Noll. “A falta de um supermercado de grande porte próximo àquele local, e o pedido da administração municipal para que atendêssemos a esta demanda nos levou a negociar somente com empresas deste ramo”, conta.

O prédio tem 2,2 mil m² e existe um planejamento para ampliá-lo para quase 5 mil m², com mais de 200 vagas para estacionamento. “O total de área vendida chegou em 7 mil m²”, estima Noll. Parte do valor de venda foi repassado no ato da assinatura do contrato. “Com a entrada, o comprador ficou com um pouco mais de 50% das cotas”, diz. O restante deverá ser pago em 12 meses. Noll explica que ainda não foi definido como serão utilizados os imóveis. “A intenção do comprador é ter o imóvel liberado para poder tomar uma decisão, que poderá ser no mí-

Rodoviária operou na avenida Rio Branco até o fim de outubro do ano passado

A Noll, que administrava o terminal rodoviário no município, rescindiu o contrato de concessão junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) em 2021. Em julho do ano passado ficou definido que a concessionária que assumiu o serviço deveria indicar um local para a atividade até o fim de outubro. Desde 1º de novembro o embarque e desembarque dos ônibus intermunicipais passou para Avenida dos Estados, administrado pela empresa Conexão Terminais Rodoviários. O antigo terminal é utilizado apenas como espaço para os estabelecimentos comerciais que já estavam instalados, além de servir como referência para motoristas que ainda utilizam o local.

Transtorno superado nimo em 90 dias ou então, até o final do ano.” Durante a semana, os 11 lojistas que alugam espaços no local receberam um aviso de rescisão contratual. O antigo proprietário garante que a nova administração está “bem flexível” em relação aos prazos e que há a possibilidade de manter os empreendimentos no local. “Existe a possibilidade

Entre o fim de dezembro de 2023 e o início de janeiro, uma situação incomodou empreendedores do local e clientes. O espaço onde ficava um ponto de táxi foi ocupado por moradores de rua, mas o impasse foi resolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do município nos primeiros dias deste ano.


6

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Formar e manter professores atuantes desafia poder público e instituições de ensino A partir da necessidade de absorver mão de obra na área da educação, cenário de pouca procura pela formação em licenciaturas e magistério se torna obstáculo para montagem de equipes. Enquanto poder público mobiliza esforços para contratar, especialistas diagnosticam as causas do deficit de profissionais Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.br

Karine Pinheiro

karine@grupoahora.net.br

VA L E D O TA Q U A R I

C

ontratar e manter professores nos quadros das escolas públicas se apresenta como um dos grandes objetivos dos gestores na área da educação. Às vésperas do início do ano letivo, estado e municípios mobilizam forças para garantir atendimento aos estudantes. A crescente demanda por vagas e a consequente ampliação de estruturas, físicas e curriculares, aumenta também a necessidade por profissionais. Em nível estadual, existe a projeção de um novo concurso para contratar 3 mil professores, após a nomeação de 1,5 mil servidores da concorrência que ocorreu no ano passado. As nomeações dos profissionais devem ser concluídas até 2026. Ao mesmo tempo, o governo tenta viabilizar vagas para 9 mil professores e servidores no formato emergencial. A região da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange os seis municípios de cobertura do Jornal Nova Geração, tem um

desafio específico no início de 2024, que é organizar as escolas que passam a ter ensino médio em tempo integral. Duas delas são na microrregião: Nicolau Müssnich, em Estrela, e Reynaldo Affonso Augustin, em Teutônia. Em nota, a CRE destaca que “existem algumas demandas que já estão sendo supridas, principalmente devido a vacâncias e também em virtude de alteração de matrizes curriculares e da expansão do Ensino Médio em Tempo Integral. Estão sendo chamados profissionais por meio de contratos temporários para suprirmos essa possível demanda”.

Dificuldade nos municípios A definição do quadro de professores para o início do ano letivo também se torna um desafio para a rede municipal de Educação em algumas cidades. A Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul busca o preenchimento de 45 vagas. Na tentativa de sanar o deficit nas equipes de ensino, a pasta chamou mais de 70 docentes, que não deram seguimento ao processo. Para tornar a etapa de contratação mais atrativa, o município desenvolveu e aprovou plano de carreira que deve ser implementado neste mês. Diante da situação, a pasta se movimentou para garantir que o ano letivo de 2024 iniciasse com o quadro completo. No entanto, na avaliação da secretária Martinha Maria Dullius, o cenário deve se agravar nos próximos anos. “Sabíamos que vinha esse desafio, porque quase não tem mais professor. Estamos percebendo que professor vai se tornar uma profissão cada vez mais rara. Em alguns processos seletivos, temos cerca de três inscritos e nossa necessidade é maior”, aponta a secretária. Como forma de solucionar o problema, a Secretaria de Educação cogita a elaboração de edital para concurso público, mas sem confirmação.

Concurso como solução Na contramão de municípios que precisam buscar profissionais em processos seletivos, administrações que possuem bancas de concursos públicos vigentes ainda não passam pela dificuldade de encontrar docentes para compor as equipes. Em Estrela, por exemplo, mais de 70 professores foram nomeados nos últimos três anos. A secretária Elisângela Mendes explica que as vagas ficam abertas somente em casos de exoneração, aposentadoria ou abertura de novas turmas, até que novos docentes sejam nomeados. Ela também destaca que há banca para contratações emergenciais. “Esses vínculos ocorrem em

caso de substituição, como licenças-maternidade, saúde e prêmio. São profissionais que fazem parte do quadro da educação de forma temporária”, esclarece. O cenário é semelhante em Imigrante, que fez concurso público para professores durante o mês de novembro. A expectativa do município é ter o quadro completo no início das aulas. “Estamos na fase de nomeação. Temos alguns entraves burocráticos que devem arrastar o processo, mas neste ano teremos uma equipe completa”, diz o secretário de Educação, Carlos Lutterbeck.

Em busca da estabilidade Além de apontar menos

rotatividade nas equipes docentes, a nomeação via concursos também representa estabilidade para os professores. Nomeadas pelo governo do Estado durante o mês de janeiro, Alessandra Lopes e Ana Caroline Vargas ressaltam que devem seguir com as mesmas turmas e disciplinas de quando eram contratadas pela rede

ENTREVISTA PAULO GUSTAVO SEHN, mestre em educação

“O professor começa a se desmotivar no momento em que ele se compara a outras profissões” Ao que você atribui a queda na demanda pela formação de professores? Paulo Gustavo Sehn – Acredito que essa baixa procura pelos cursos de licenciatura ou até do magistério se deve a um conjunto de fatores. A própria desvalorização do professor é um deles. Não que ele ganhe mal, mas o professor começa a se desmotivar no momento em que ele se compara a outras profissões. E existe a constante necessidade de qualificação, com pós-graduações, mestrados e doutorados além da altíssima carga horária que não se resume somente à sala de aula, mas sim à preparação das aulas e busca por materiais

que as complementem. Para ter uma ideia, o doutorado, para um professor da esfera pública, em algumas cidades dá 5% de aumento no salário. O valor que se investe no doutorado, não se recupera em salários. Acaba sendo um desprestígio da classe. O doutorado é para a vida, e não para agregar salário. Quais são os obstáculos e desafios para a formação e permanência desses profissionais? Sehn – O professor tem que ter um dom para estar junto de uma turma. Muitos têm formas mais tradicionais de dar aula, e hoje em dia, principalmente em função das tecnologias, a dificuldade é iminente. O que requer um amplo preparo do professor,

para que ele consiga criar pontes entre ele e o aluno. A partir desse elo, tu passa a conseguir chegar até ele, para mobilizar ao aprendizado. É difícil conseguir, com métodos arcaicos, digamos assim, trazer assuntos que sejam do interesse ao do aluno. Não é o assunto, na verdade, mas a forma como ele chega até o aluno. A criatividade passa a ser uma premissa para uma aula atraente e, para isso acontecer, o professor precisa estar em constante formação. É uma roda: precisa formar professores com metodologias avançadas, com teorias modernas, para que ele se sinta seguro em ir para a escola e oferecer uma excelente aula aos alunos. É desafiador também, mobilizar o aluno diante do mundo de informações que estão na palma da sua mão.


7

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024 KARINE PINHEIRO

Rede estadual busca incorporar 4,5 mil professores no quadro efetivo até 2026. Implementação do ensino médio em tempo integral aumenta necessidade

estadual. “Além de uma segurança financeira, temos estabilidade no cargo. Mesmo que os contratos sempre fossem renovados, não tínhamos nenhuma garantia relacionada à continuidade da escola”, relata

Alessandra, professora de Química. Ela e Ana Caroline, que estudaram juntas no Ensino Médio e na graduação, assinaram juntas as posses dos cargos na 3ª Coordenadoria Regional de Educação, em Estrela.

Formação degradada O reitor honorário da Universidade de Lisboa, em Portugal, e ex-embaixador da Unesco, António Nóvoa ana-

lisa o que chama de “apagão” na formação de novos professores, que não é um problema exclusivo do Brasil. “A Unesco considera que faltam no mundo cerca de 60 milhões de professores, o que é um número absurdo.” Para ele, existe um desinteresse geral em relação aos cursos de licenciatura. Um dos fatores atribuídos por Nóvoa é um desânimo nos profissionais que já atuam na área. “Os professores não têm grande controle sobre sua profissão, não são eles os produtores do trabalho. Isso gera um desgaste, um cansaço”, pondera. O português cita uma “moda” implementada no país europeu, que vai ao encontro dos questionamentos se haverá professores no futuro ou qual o papel da inteligência artificial na educação. “Existem instituições que se apresentam como escolas, mas não têm professores, são grandes centros cheios de computadores e plataformas, abertos 24 horas por dia. Uma coisa, para mim, impensável, que cria uma perturbação grande nos profissionais da educação.” Nóvoa aponta como um problema mais específico do Brasil, o que chama de “grande degradação” na formação de professores. Ele apresenta

Estamos percebendo que professor vai se tornar uma profissão cada vez mais rara.” Martinha Maria Dullius Secretária de Educação de Bom Retiro do Sul

números sobre a evasão nas licenciaturas em universidades federais brasileiras que estão na faixa dos 50%. “Isso é um desperdício de recursos públicos, da universidade e um desperdício de vidas impressionante”, diz. “Hoje, mais de 80% dos alunos das licenciaturas estão em cursos a distância, de muito fraca qualidade. E as universidades públicas, que são boas, não souberam criar programas de formação de professores suficientemente robustos, para se tornarem um padrão e não permitir essa loucura que o Brasil está vivendo. Esses dois problemas criam uma situação muito difícil para atrair os jovens, para manter as pessoas dentro da profissão”, conclui.


8

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Com indefinições, município pode ter até seis candidaturas Na base aliada, atual prefeito vai a reeleição e deve repetir dobradinha com o PSD, além de receber apoio do PL. Oposição se divide entre ex-aliados na gestão passada e nomes da esquerda e da direita Mateus Souza

mateus@grupoahora.net.br Colaboração

Jhon Willian Tedeschi

OS NOMES COGITADOS ELMAR SCHNEIDER (MDB)

Político experiente, já foi vereador por Estrela e deputado estadual por dois mandatos. Antes de se eleger prefeito, em 2020, ficou por quase sete anos na Secretaria Municipal de Saúde. Eleito pelo extinto PTB, migrou para o MDB no ano passado, retornando às origens partidárias.

VALMOR GRIEBELER (REPUBLICANOS)

CARINE SCHWINGEL (UNIÃO BRASIL)

Ex-vice-prefeito de Estrela por dois mandatos, na gestão de Rafael Mallmann, disputou as eleições de 2020, mas ficou na segunda posição. Também já concorreu a deputado estadual. Hoje filiado ao Republicanos, começou a trajetória política no PT e também passou por PV e PL.

Alçada a política na gestão passada, ocupou duas secretarias no governo de Elmar Schneider. Iniciou na pasta do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e, depois, atuou no Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade. Deixou o cargo em setembro do ano passado.

ESTRELA

D

epois de apresentar o maior número de candidaturas em 2020, Estrela pode, novamente, contar com um número expressivo de chapas majoritárias na corrida eleitoral deste ano. Com as movimentações recentes, se cogitam até seis concorrentes ao pleito de outubro, ainda que poucos dos pré-candidatos se manifestem de forma oficial. Nomes que concorreram em 2020 devem se colocar à disposição do eleitorado em 2024. O atual prefeito, Elmar Schneider (MDB), é pré-candidato à reeleição. Veterano, conta com ampla aceitação dentro do partido onde iniciou a trajetória política, ainda na década de 1980, e retornou no ano passado. A tendência, conforme o

ÚLTIMOS PREFEITOS ELEITOS: 2020: Elmar Schneider (PTB) 2016: Rafael Mallmann (PMDB) 2012: Rafael Mallmann (PMDB) 2008: Celso Brönstrup (PPS) 2004: Celso Brönstrup (PPS) 2000: Geraldo Mânica (PDT) 1996: Leonildo Mariani (PPB) 1992: Günther Wagner (PDS)

DENISE GOULART (PT)

JOSÉ JAIR WERMANN (NOVO)

Principal liderança petista em Estrela após a debandada sofrida pelo partido na década passada, concorreu à prefeitura em 2020, sendo a sexta colocada na disputa. Já foi suplente de vereadora e coordenadora adjunta da 3ª Coordenadoria Regional de Educação.

Uma das novidades na política estrelense, filiou-se ao Novo em 2023 e almeja uma candidatura ao Executivo municipal. Se tornou conhecido nos últimos anos na cidade pela atuação como presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

presidente da sigla, Ernani de Castro, é da repetição da dobradinha vitoriosa há quatro anos, com João Schäefer (PSD), de vice. “Por enquanto, trabalhamos dessa forma. Schneider é o nosso pré-candidato. Contamos também com o apoio do PL e o PDT está se aproximando. Mas estamos abertos ao diálogo com outras siglas”, frisa. No PSD, também há o desejo pela manutenção da chapa vitoriosa em 2020. A turbulência ocorrida no ano passado devido a uma suposta falta de espaço na administração ficou para trás. “Vai ser uma construção com todos da base aliada, mas o nosso vice-prefeito é cotado para compor a dobradinha”, afirma o vereador e vice-presidente, Valderês da Rosa. Já a aproximação do PDT com o MDB é confirmada pelo presidente do partido, Guilherme Engster. “Estamos conversando com o governo. Essa é a

tendência. Mas só podemos dar certeza após a convenção”, frisa. A sigla deve filiar um dos secretários municipais, além de um vereador.

“Palavra se cumpre” Em expansão na cidade, o PL dispõe de importante espaço no governo de Estrela, com três secretarias. O titular da pasta da Fazenda e presidente da sigla, Felipe Diehl, reconhece que há condições de emplacar uma candidatura majoritária, seja de prefeito ou vice. Mas garante: está focado na reeleição de Elmar Schneider. “O Schneider deu oportunidade ao PL e ao grupo da direita em mostrar trabalho na gestão. Trabalhamos muito com princípios, palavras e lealdade. Portanto, vamos trabalhar pela

COMANDANTE CÉSAR (PL)

OU

DIEGO DE CASTRO (PL)

Duas lideranças do PL na cidade, são cotados para compor chapa majoritária em 2024, embora a sigla permaneça alinhada ao governo. Em 2020, concorreram em lados opostos. César era filiado ao MDB e representava a candidatura da situação, enquanto Castro, no extinto DEM, era um dos nomes da oposição no pleito.

reeleição do prefeito, até para dar continuidade ao bom momento do município. Demos a palavra, e palavra se cumpre”. Entre os nomes mencionados por Diehl para uma possível composição na majoritária, está o secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira (Comandante César), e o policial rodoviário federal, Diego de Castro. Ambos concorreram a prefeito em 2020.

Tentativa de aproximação Dois pré-candidatos despontam como os principais nomes de oposição ao atual governo. Valmor Griebeler (Republicanos) e Carine Schwingel (União Brasil) se apresentam como postulantes, mas o cenário referente à composição das chapas

segue indefinido. As reuniões entre quatro partidos iniciaram ainda no ano passado e encaminharam as possibilidades. Uma das siglas mais tradicionais de Estrela, o PP declara apoio a Griebeler, ex-vice-prefeito e candidato ao Executivo em 2020. De acordo com o presidente do partido, Augusto Diehl Machado, a decisão foi tomada de forma conjunta, com a possibilidade da indicação à candidatura do vereador João Braun para vice-prefeito. “Não estamos fechados para negociações. Pode haver a possibilidade de nos somarmos a outras siglas, mas o Republicanos e o PP certamente andarão juntos em 2024”, frisa Griebeler, ao confirmar também Braun como o provável vice. Já Carine também realça a intenção de concorrer, mas garante que será uma construção coletiva. Ex-primeira-dama de Estrela, ela esteve até setembro do ano passado na atual gestão. Agora, busca se fortalecer para disputar uma eleição pela primeira vez. “Quando se iniciou um movimento de oposição e alguns partidos me procuraram, fui muito clara. Se a comunidade entender que devo concorrer, e se essa for a vontade do nosso grupo, estarei disposta a colocar meu nome”. O Podemos, liderado pelo ex-vereador, José Alves, aponta alinhamento com a candidatura de Carine. No entanto, a tendência é de que a vaga de vice fique com o vereador Márcio Mallmann. Hoje no PP, ele deve trocar de sigla no período da janela partidária.

Outras siglas O PT, embora tenha enfraquecido na cidade na década passada, permanece organizado. A professora Denise Goulart, candidata em 2020, é cotada novamente para concorrer. Ela despista. “Estamos em debate sobre como será nossa participação nas eleições municipais”, frisa. Já o presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), José Jair Wermann, filiou-se ao Novo, e também deve apresentar seu nome na corrida ao Executivo.


9

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

(51) 98039-5505

VISÃO EMPRESARIAL

Congresso Internacional de Educação reúne mais de 400 pessoas no Colégio Teutônia

ANIVERSARIANTES da semana 12/2 – Nutritec (15 anos) 18/2 – RH Cambio Automatico (3 anos) Fabiano Petter

comercial@jornalng.net.br

Sua empresa também pode ser mencionada neste espaço, envie a sua data comemorativa!

PARABÉNS E UM CORDIAL ABRAÇO!

AGENDA Dia 17 e 18 de fevereiro: - 5ª Teutônia Moto Fest Dia 24 e 25 de fevereiro: - 5ª Teutônia Moto Fest Dia 7 de março: - 11ª edição do Dia Internacional da Mulher, na CIC Teutônia. Dia 9 de março: - Carnaval de rua em Bom Retiro do Sul (20h).

A

programação do congresso no Colégio Teutônia, foi encerrada na sexta-feira, dia 9, da mesma forma que iniciou, com todos de pé e aplaudindo. Dado Schneider, trouxe todo seu conhecimento e trabalho de pesquisa com a palestra de tema “O Futuro das Gerações”. Segundo Schneider, hoje a diferenciação ocorre por mentalidade, e não por idade. “O futuro é de quem entendeu o Século XXI. Precisamos cuidar de nós mesmos, cuidar da cabeça e nos mantermos atualizados, pois estamos e vamos viver mais. E é melhor saber disso hoje do que daqui 25 anos. O mundo e o futuro mudaram bem na minha vez.” O pesquisador elencou as características das diferentes gerações e o contexto histórico de cada período, chamando atenção para a velocidade das mudanças. “Não vamos

EM SINTONIA - Rede de supermercados compra área da antiga rodoviária em Estrela, investidor e valores não foram confirmados, mas perspectiva é de duplicação do prédio. Comerciantes que são inquilinos no local foram notificados da rescisão contratual, que deve ocorrer em pelo menos 90 dias. - Nos dias 8 e 9 de março, na sede do Grupo Medical San, localizada em Estrela/RS, irá

dar aula para a nova geração como damos hoje, as formas de trabalho estão mudando, e não só dos professores. A Inteligência Artificial, em três anos, irá transformar tudo completamente e, então, vamos olhar para trás e pensar: como trabalhávamos antes disso tudo. O futuro é de quem tem mentalidade para lidar com as mudanças”, concluiu.

E contou ainda com as demais palestras abaixo: 1ª palestra, dia 09/02 com o tema: “Que escola somos capazes de construir frente aos desafios da contemporaneidade”, com a Dra. Lourdes Atié, afirmou que “estar na educação não é para qualquer um, é uma opção profissional para os fortes. Quem está na educação não pode estar superficialmente, deve estar com profundidade”. 2ª palestra, dia 08/02 com o

Veja as matérias completas no site:

jornalng.net.br

ocorre dois super lançamentos que prometem revolucionar o cenário da estética no Brasil. - No último sábado, dia 10, foi inaugurado o Supermercado Dom Aldino no centro de Estrela, na rua Coronel Mussnich (antigo estabelecimento rei da carne), sucesso aos empreendedores e colaboradores.

tema: “Educação, Docência e Futuro: impactos, desafios e os novos cenários na aprendizagem” com o Dr. José Motta, alertou para a necessidade das escolas ditarem as regras de inovação do mundo, uma vez que são responsáveis pela preparação de todos os profissionais do mundo. 1ª palestra, dia 08/02 com o tema: “Do coração à razão”, com o Dr. António Nóvoa, foi uma das principais atrações e o tema central do Congresso. Falando em tecnologias, frisou que essa é uma discussão central na vida das pessoas. “O termo que melhor resume essa relação com a tecnologia pode ser pequeno, mas é uma grande expressão: bom senso. Recusar tecnologias é um absurdo; assim como pensar que tecnologias substituem os professores, as escolas e a educação. Precisamos `mergulhar’ entre esses dois absurdos”, defendeu.

MOVIMENTO DO BEM: O projeto “Estrelas do Futuro”, está buscando parcerias de empresas privadas e colaboradores, que queiram patrocinar, adotar um atleta ou apoiar e incentivar os alunos deste projeto da região! Inscrições com o professor Gilberto Gewehr (Beto), pelo fone (51) 9 9764-2951.

Dia 10 de março: - Corrida Run More (Xh), em Estrela - Festa anual na comunidade da Santa Rita | Caravana ConexãoNG (10h), em Estrela. Dia 14 e 16 de março: - 4ª Festa do Peixe, em Bom Retiro do Sul. Dia 15 e 17 de março: - 14º Encontro Nacional de Veículos Antigos, em Teutônia.

CURSO do mês – STW Automação, Oportunidade de 15 bolsas de estudos que cobrem 100% do semestre 2024A, em matrículas de 200 horas, para cursos técnicos ou de graduação presencial na Univates. Prazo final (prorrogado) para inscrições até o dia 19 de fevereiro 2024. Mais informações e cadastro pelo site www.stwautomacao.com.br). – Colégio Teutônia, As matrículas estão abertas para os cursos técnicos de: Agropecuária, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Administração. O próximo ano letivo inicia no dia 14 de fevereiro de 2024. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-4040 ou no site do CT (www.colegioteutonia.com.br). – Colégio Martin Luther, As matrículas estão abertas para o curso de: Técnico em Mecânica, o ano letivo inicia no dia 15 de fevereiro de 2024. Inscrições e informações, fone (51) 37121248 - (51) 98600-5264 ou tecnico@cml. com.br - CIC Teutônia, - Os Pilares da Gestão de Pessoas, com Janaína Crespo, no dia 22 de fevereiro; - 1ª Oficina de Vídeo 3,2,1... Você em Ação, com Sibele Severo, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro; Inscrições e informações, fone (51) 99250-1992.

OPORTUNIDADES da semana - Morelli, seleciona auxiliar de vendas e auxiliar de motorista. - Cruzeiro do Sul Virtual, seleciona representante de vendas; - Jornal Nova Geração, seleciona recepcionista | assistente comercial; - Grupo A Hora, seleciona especialista em desenvolvimento humano e organizacional; - Univale, seleciona ajudante de depósito noturno, ajudante de entrega e promotor de vendas; - Nutritec, seleciona assistente de marketing. - Rhodoss Implementos, seleciona soldador de tanque, montador de tanque, montador de revestimento de

tanque, operador de máquina Industrial, auxiliar de manutenção, analista de processo e jovem aprendiz. - STW Automação, seleciona técnico de automação, auxiliar programador (robótica, programador (robótica), programador (automação), montador \ soldador, auxiliar de montagem, auxiliar de eletricista, eletricista, área de engenharia de aplicação (pré-venda). Interessados, cadastro pelo site https:// stwtecnologia.com/carreiras/. Consulte essas e outras oportunidades no site

grupoahora.net.br/ tags/empregos


10

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Infestação pelo mosquito da dengue dobra em três meses DIVULGAÇÃO

Todos os bairros com armadilhas indicam presença de larvas do Aedes aegypti ESTRELA

A

Secretaria de Saúde concluiu a análise dos resultados de duas iniciativas que buscam melhor identificar potenciais focos do mosquito Aedes aegypti. O primeiro ciclo das chamadas “Armadilhas de Ovitrampas” mostrou forte índice de infestação, e o Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) mais que dobrou em relação ao último registrado ao fim de 2023. Conforme análises, o índice de infestação apontou 16,3. O número é o dobro do último de 2023 (feito a cada três meses), quando apontou índice de 7,4, o que já é considerado altíssimo pelas autoridades. Neste último levantamento não teve bairro que não indicasse a presença do mosquito. Segundo o diagnóstico, há pontos com alta infestação, principalmente nos bairros Boa União, Indústrias, Estados, Imigrantes, Moinhos, Pinheiros e Centro. A partir destes resultados, os agentes de endemia intensificam os trabalhos nas áreas mapeadas, principalmente nas com maior incidência de focos. Outras ações de combate e conscientização foram efetivadas no fim de semana, com mais um mutirão de limpeza, agora no bairro Imigrantes. Houve recolhimento de entulhos, roçadas, higienização e limpeza de espaços de convivência, pinturas de caçadas e outras iniciativas, como também de alerta contra a Dengue. Contudo, o governo ressalta a importância da população colaborar, visto que a maioria dos focos e criadouros se dá em áreas particulares, pátios, onde inclusive as equipes de saúde e limpeza não tem acesso, e por total desleixo de moradores em situações de prevenção já muito divulgadas quando o assunto é o combate ao mosquito.

Armadilhas

De acordo com a análise,

Agentes de endemia reforçam combate aos focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue e outras doenças

das 96 Ovitrampas instaladas e distribuídas pelos bairros Boa União, Pinheiros, Indústrias, Moinhos, Estados, Oriental, Centro, Imigrantes, Alto da Bronze e Cristo Rei, 97% tinham ovos do Aedes aegypti. Alguns locais com até mais de 220 ovos, e outros com incidência bem menor, com até três ovos. O bairro Centro foi o que apresentou os piores números, com até 224 ovos. A média por armadilha ficou em 33%. As Ovitrampas são um modelo de armadilhas instaladas em pontos estratégicos que buscam captar ovos do Aedes aegypti – faz parte do Projeto Piloto das Ovitrampas do Estado. As armadilhas consistem em vasos de planta sem furo e palhetas de madeira (eucatex). Nestas são colocadas água com levedo de cerveja para atrair a fêmea do mosquito a depositar os ovos no local (ovoposição). Essas armadilhas ficam por cinco dias no local – geralmente em residências, com autorização dos moradores – e depois são recolhidas – mas sem riscos pois são tiradas antes de se tornarem criadouros do mosquito.

Casos da doença

Os relatórios dos casos da doença são semanais. Este ano, Estrela registra 16 casos confirmados e sete suspeitos ainda em análise. Em 2022, os casos de dengue iniciaram em 10 de março e totalizaram

Para o combate as orientações são:

• Evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris d’ água ou caixas d’água; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; retirar os pratos dos vasos de plantas; fazer sempre a manutenção de piscinas, tratando as com cloro. • Ainda, é importante ficar atento aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações e erupção cutânea. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar também dor abdominal, vômitos persistentes, diarreia, desânimo e sangramento de mucosa. Mais informações na Vigilância Ambiental (3891-1042).

487 pessoas contaminadas. Em 2023 foram 920 casos, com um óbito, ocorrido em abril, durante a época que se registrou a maior incidência da doença, muito provavelmente pela proliferação dos criadouros do mosquito ao longo do verão.


11

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Languiru atrasa pagamentos e sindicato cobra via judicial JHON WILLIAN TEDESCHI

Acordo entre cooperativa e entidade que representa os ex-funcionários do frigorífico de Poço das Antas foi firmado no ano passado. Parcelas de rescisões de janeiro e fevereiro deste ano não teriam sido pagas Jhon Willian Tedeschi

Operações em Westfália

jhon@grupoahora.net.br

VA L E D O TA Q U A R I

O

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Stial) de Montenegro ajuizou no dia 7 uma ação para cobrar a Cooperativa Languiru os pagamentos das rescisões de contratos dos ex-funcionários do frigorífico de suínos de Poço das Antas. De acordo com a entidade, as parcelas de janeiro e fevereiro não teriam sido pagas. Em nota, o sindicato diz que foi até a sede da Languiru no dia 15 de janeiro, a fim de “resolver a questão de forma amigável”, mas que os pagamentos não foram efetuados até o início de fevereiro. O Stial acrescenta que “esta decisão foi tomada com pesar, mas diante da falta de diálogo e compromisso por parte da Cooperativa, não podemos mais adiar uma solução justa para os trabalhadores”. A entidade garante que mantém o diálogo, mas que a partir

era obrigada a pagar o restante dos débitos de forma integral, condição que não será cobrada pelos sindicatos. “Percebemos uma boa vontade da cooperativa em fazer os pagamentos”, comenta Pedro Mallmann, presidente do Stial de Estrela. Em nota, as entidades afirmam que qualquer alternativa jurídica pode demandar mais tempo, mas que isso não exclui o direito dos trabalhadores buscarem via judicial de forma individual.

Languiru se compromete em pagar 20% de multa e busca alternativa para viabilizar o pagamento

de agora as conversas entre ela e a Languiru “entram em uma nova esfera, onde a intervenção do Poder Judiciário se faz necessária para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que os pagamentos devidos sejam realizados”. Ainda, o comunicado menciona que não serão mais aceitas “respostas evasivas ou falta de compromisso”. O advogado Daniel Fontana, representante do Stial, explica que uma das prerrogativas do órgão é a representação processual quando há o interesse dos trabalhadores. “Essa ação que foi proposta pelo sindicato é uma forma de pressionar e

fazer com que os trabalhadores recebam suas parcelas, porque centenas de famílias precisam desses recursos.”

Negociação verbal

Os outros sindicatos envolvidos na negociação – da Alimentação (Stial) de Estrela/ Teutônia, dos Comerciários de Taquari/Teutônia e dos Comerciários de Lajeado – se reuniram com a Languiru e descartam ingressar na Justiça para obter os pagamentos. Existe uma expectativa que os negócios da cooperativa avancem e viabilizem a quitação dos atrasos. No encontro ficou decidido que as parcelas vencidas receberão um acréscimo de 20%. No acordo inicial, a Languiru

A parceria anunciada entre Languiru e JBS para abates de frangos no frigorífico de Westfália iniciou nesta semana. Até o início das operações, a planta processava 75 mil aves por dia, com 420 funcionários. Outro acordo da cooperativa para a unidade é com a Agroaraçá Alimentos, de Nova Araçá, na Serra Gaúcha, que também abate no local desde janeiro.

Sobre o acordo Os sindicatos e a Languiru debateram os formatos de rescisão dos contratos dos funcionários vinculados à cooperativa em junho do ano passado. As negociações foram divididas, com o questionamento do Stial de Montenegro sobre o acordo proposto. A entidade que representa os ex-colaboradores do frigorífico de suínos de Poço das Antas acrescentou

Moto Fest ocorre em dois fins de semana Evento beneficente destinará parte dos valores arrecadados à Rocam do 40º Batalhão da Brigada Militar TEUTÔNIA Neste ano, a 5ª edição do maior encontro de motociclistas da região será dividida em dois fins de semana, ocorrendo nos dias 17, 18, 24 e 25 de

fevereiro, no Pavilhão Multiuso do Centro Administrativo de Teutônia, área coberta com capacidade para milhares de pessoas. A expectativa dos organizadores da 5ª Teutônia Moto Fest é receber mais de 10 mil motociclistas e um público total de aproximadamente 25 mil pessoas, entre moradores de Teutônia e visitantes de municípios e países vizinhos, apaixonados por motociclismo. O evento, promovido com o apoio da prefeitura de Teutônia e da Brigada Militar, con-

tará com mais de 15 atrações musicais, shows de manobras radicais, praça de alimentação, área kids com brinquedos infláveis para as crianças, área de camping, feira do motociclista, mateada Ximango e copa com chopp da Teutobier. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita, perfeito para curtir o final de semana com a família. Além de todo o retorno econômico que o evento traz para o município, atraindo turistas de várias regiões, a Teutônia

Nota da Languiru A Cooperativa Languiru Ltda. – Em Liquidação vem comunicar que na manhã de 7/2/2024, esteve reunida com os representantes dos Sindicatos da Alimentação de Estrela/ Teutônia, Comerciários de Taquari/Teutônia e Comerciários de Lajeado. Esclarece-se, de forma especial aos seus ex-funcionários, que não conseguirá realizar neste momento o adimplemento integral dos valores relativos ao parcelamento das verbas rescisórias, vencido no último dia 08/01/2024. Foi realizado alinhamento com os sindicatos presentes que tão logo seja possível a quitação das parcelas vencidas, estas serão pagas com o acréscimo de 20%, a título de multa. Esta medida, realizada após diálogo, visa a realizar o pagamento da forma mais rápida possível aos trabalhadores. Por situações alheias à sua vontade, a cooperativa não teve a capacidade de suportar integralmente estes valores, mas esclarece que permanece na busca de alternativas para regularizar o pagamento acordado, das verbas de direito de cada ex-funcionário. Paulo Roberto Birck, liquidante da Cooperativa Languiru LTDA – Em Liquidação

ao parcelamento da multa rescisória um pagamento extra e a manutenção do plano de saúde durante o período.

DIVULGAÇÃO

Organizadores projetam mais de 10 mil motociclistas durante o evento

Moto Fest é um evento beneficente, que em cada edição destina recursos a alguma instituição. Em sua 5ª edição, a beneficiária será a Ronda Os-

tensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) do 40º Batalhão da Brigada Militar, transferido para Teutônia em setembro de 2023.


12

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Bom Retiro espera mais de duas mil pessoas para carnaval em março Programação précarnavalesca ocorre no sábado, 17, no Parque Pôr do Sol e, no dia 9 do mês que vem, a tradicional festa, com entrada gratuita nos dois eventos

DIVULGAÇÃO

BOM RETIRO DO SUL

A

s programações alusivas ao carnaval no município ocorrem neste fim de semana. No sábado, 17, haverá um evento pré-carnaval a partir das 19h, no Parque Pôr do Sol, com a posse da corte do município, além de show de pagode e o desfile da escola de samba de Bom Retiro. Já o evento principal será em 9 de março. Em entrevista à Rádio A Hora 102.9, o secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer,

Apresentações nas ruas retornaram em 2023, após o período de pandemia

Wágner Ramos e a diretora da escola de samba Inhandava, e Bianca Petry, destacam as atrações. O evento mais espe-

rado do período no município ocorre em março. “Nosso Carnaval de Rua será dia 9 com a escola Inhandava e duas es-

colas da cidade de Rio Pardo, Embaixadores do Ritmo e Renascença”, destaca Ramos. Conforme o secretário, a in-

tenção de fazer o carnaval fora de época é reunir uma quantidade maior de pessoas. “Uma das ideias principais da escola Inhandava é reforçar o carnaval no Vale com o intuito da troca de data.” A apresentação ocorre na rua Jorge Fett, que no carnaval recebe o nome de Passarela do Samba Antônio Edgar Chiella. Segundo Bianca, o município se juntou com a escola Inhandava para fazer o melhor carnaval. “A Inhandava é a maior campeã regional do carnaval do Vale do Taquari, que conta com 40 anos de história e, neste ano, cerca de 200 pessoas desfilarão”, reforça. O tema do carnaval deste ano é o “Turismo na cidade de Bom Retiro do Sul”, apresentado no último dia 8. Bianca alega que “Bom Retiro é tradicionalmente a cidade do Carnaval de Rua do Vale”. São aguardadas mais de duas mil pessoas para o desfile do dia 9 de março, que terá entrada será gratuita.


13

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Empresária se escondia das equipes de buscas, diz BM DIVULGAÇÃO

Ao mesmo tempo, deixava rastros pelo caminho para a polícia localizar, relata comandante do 40º BPM, tenente-coronel Fabiano Dornelles

ENTENDA O CASO No dia 31/1/2024 a família informou o desaparecimento de Daniela Cristina Guterres Moraes à BM;

Maira Schneider

Foram utilizados diversos recursos nas buscas: drone, imagens de videomonitoramento e cães farejadores;

mairaschneider@grupoahora.net.br Colaboração

Rodrigo Gallas

No dia 6/2/2024, foi localizado um cartão, de plano de saúde, de Débora (irmã de Daniela). O cartão estava próximo de uma área de milharal e mata;

TEUTÔNIA

A

pós 13 dias desaparecida, empresária Daniela Cristina Guterres Moraes, 34 anos, foi encontrada na terça-feira, 13, e até o fechamento desta edição seguia internada no hospital Ouro Branco, em Teutônia, onde recebe atendimento médico. Esclarecimentos sobre o caso foram repassados pelo comandante do 40º BPM, tenente-coronel Fabiano Dornelles, em entrevista à Rádio A Hora. Conforme o policial, a família esteve no quartel da Brigada Militar no dia em que a empresária desapareceu e, de imediato, foram iniciadas as buscas. Dornelles destaca a eficácia do sistema de videomonitoramento e o uso da inteligência artificial. Com a tecnologia, foi possível identificar os pontos onde Daniela foi vista. “Sabíamos que ela não estava na área urbana.” A partir dessa informação, foram buscadas imagens particulares no trajeto inverso ao centro. “No serviço de inteligência tivemos êxito com imagens dela em passos acelerados em direção a um milharal vestindo trajes nada adequados para aquela ocasião.” Ele

reforça que ela se encontrava sozinha, com impressão de estar fugindo de alguém, e com celular na mão. A partir deste momento, buscas foram iniciadas no mato. “Obtivemos êxito, após 13 dias, estava chovendo, ela se molhou e resolveu sair do mato. Circulou no bairro Boa Vista, em Teutônia e, andando por lá, uma moradora reconheceu a empresária. Ela a chamou para sua casa, ofereceu café e alimento e, em seguida, acionou a Brigada Militar.” Chegando no endereço, foi constatada que a mulher era a Daniela, muito desidratada, desorientada e, imediatamente foi conduzida para o hospital onde recebeu hidratação, alimentação para que pudesse recuperar suas energias. Além disso, está sendo acompanhada por psicólogos e assistência social. Dornelles ressalta que a saúde mental é tão impor-

tante quanto a física. “O celular é algo que afasta quem está próximo e aproxima quem está longe.” E complementa: “Houve um desgaste muito grande, por pouco ela não morreu. Sem se alimentar, sem água, sem condições apropriadas para sobreviver”.

Sobrevivência no matagal Ainda sem o laudo médico, o comandante alega que ela está desorientada e com conversa desconectada da realidade. “Ela pegou os cartões da irmã e saiu largando aos poucos no mato para que tivéssemos pistas e pudesse encontrá-la e, ao mesmo tempo, disse que via os drones, ouvia os gritos e tentava se esconder. Ela não tinha noção das atitudes, com pensamento de perseguição, consequências de abalos psicológicos.”

Daniela foi localizada na terça-feira, 13, e recebeu atendimento médico no Hospital Ouro Branco

Segundo informações, Daniela apareceu com outro sapato, diferente do que ela foi vista entrando no mato. Em conversa com a polícia, alegou ter encontrado um chalé e trocou de sapato permitindo que ela conseguisse andar mais, pois os pés estavam machucados. “Tentou comer milho, mas como estava duro não conseguiu. Encontrou um córrego e bebeu bastante água, mas nos demais dias, ficou sem. Ela falou que deixou sangue numa árvore para que identificassem o DNA dela.” Foi um trabalho árduo que envolveu diversas pessoas. Os bombeiros utilizaram cães treinados para encontrar pessoas vivas, e nos últimos dias, foram iniciados os trabalhos com cães para identificar pessoas mortas. “Devido ao tempo de desaparecimento, por

Foram intensificadas as buscas nesta área, com o efetivo da BM e o apoio dos Bombeiros Voluntários de Teutônia; Ainda, com o apoio dos Bombeiros Militares, com uso de cães farejadores de resgate, foram realizadas buscas no local, tendo os cães sinalizado o rastro de Daniela em parte do trajeto; As buscas permaneceram até a manhã do dia 13/2/2024, quando Daniela foi localizada; Os policiais militares receberam ligação sobre o paradeiro de Daniela. Ela estava em uma residência no bairro Boa Vista, em Teutônia. falta de alimentação e água, ela poderia não estar mais viva, mas o organismo dela é bom e suportou.”

Cras ofertará gratuitamente novos cursos de qualificação BOM RETIRO DO SUL O município oferta opções para que os moradores tenham qualificação profissional. Após formar mais de 100 pessoas em 2023 em diversos cursos profissionalizantes, uma nova oportunidade será aberta para quem

deseja buscar uma colocação no mercado de trabalho. Por meio do programa RS Qualificação, novos cursos serão ofertados pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) em breve. O cronograma de trabalho e a definição dos cursos foi definida em reunião

entre o prefeito Edmilson Busatto, a secretária de Habitação e Assistência Social, Danielle Guimarães Nascimento, e o assessor especial da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS, Carlos Bonne Neto. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Indus-

trial (Senai), serão ofertadas 60 vagas para os cursos de: Soldagem Processo MIG-MAG e TIG (básico), noções de Manutenção para Operadores de Máquinas e Auxiliares de Produção, e Manutenção e Ajustes em Máquinas de Costura. As inscrições para os cursos

serão abertas pelo Cras de Bom Retiro do Sul nos próximos dias. Com o projeto do município aprovado, o recurso de R$ 50 mil para custear os cursos foram destinados pelo governador Eduardo Leite em dezembro do ano passado, durante evento no Palácio Piratini.


14

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Iniciativa transforma antigo convento em lar para idosos Vice-presidência de Evento planeja atividades para 2024 No dia 9 de fevereiro, a Vice-presidência de Eventos da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) esteve reunida para planejar as atividades previstas para 2024. O grupo, liderado por Lenadro Kremer, realizou uma projeção dos eventos e demais atividades ao longo do ano, especialmente para o segundo semestre. Dentre as atividades previstas, estão as tradicionais ReuniõesAlmoço, os Cafés Empresariais, cursos e treinamentos. Uma novidade da entidade será a retomada do InspirAção, que deve ocorrer no segundo semestre em data a ser confirmada, uma vez que o formato do evento ainda está sendo definido. Além dos diretores da pasta de Eventos, ainda participaram da reunião o presidente, Claus Wallauer, a vice-presidente do Comércio, Janaína Carvalho, o diretor executivo, Paulo Finck, e a equipe da Cacis.

Cacis é sede do encontro da Regional Sindical

Semana passada, o associado Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela utilizou o auditório da Cacis para sediar o encontro da Regional Sindical do Vale do Taquari. Momento que reuniu presidentes dos STRs da região do Vale do Taquari e que serviu para discutir o cenário agrícola na região e do Estado. O presidente da Cacis, Claus Wallauer, acompanhou a abertura do encontro e ressaltou que a entidade está a disposição do agro para somar forças. “O associativismo é mola propulsora do desenvolvimento. E juntos mostramos nossa força, inclusive no setor primário, que diariamente enfrenta inúmeros desafios”, frisou. Lembrando que a Cacis tem à disposição para locação dos associados e da comunidade o auditório e o salão de festas. Valores e mais informações sobre os dois espaços podem ser obtidas pelo telefone (51) 3720-1900; WhatsApp (51) 98633-0021; ou no site da Cacis, na aba Serviços, opção Salão de Festas e Auditório, também disponível pelo link cacisestrela.com.br/servico/infraestruturas/.

Casarão utilizado pelas irmãs franciscanas foi repassada a casal de sócios, que iniciou as adaptações para receber até 25 pessoas. Local em Daltro Filho foi utilizado como moradia para freiras e escola Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.br

IMIGRANTE

O

Convento Betânia São Francisco será transformado em um lar para idosos. As primeiras intervenções para adaptar o prédio iniciaram na semana passada, após a assinatura do contrato de cessão do imóvel para os novos administradores, no dia 31 de janeiro. O local ganhou o nome de Sagrado Lar e deve ser aberto ainda no primeiro semestre. A construção foi feita sob orientação dos frades, concluída em 1949 e registrada em nome das irmãs franciscanas. Ao longo de 75 anos, além de residência, o local foi utilizado como escola e faz parte do cenário histórico do bairro Daltro Filho.

A partir do pouco uso do casarão, surgiu a ideia de utilizá-lo como um espaço de acolhimento de idosos. “Viviam no prédio três irmãs. A estrutura é muito grande e era utilizada somente para momentos de convivência e confraternização delas”, explica a secretária da Saúde e Assistência Social, Jóice Cristina Horst. De acordo com a gestora, cerca de 30% da população de Imigrante é formada por idosos, e 20 moradores do município estão institucionalizadas em lares da região, com subsídio dos próprios familiares. “Temos idosos em Taquari, Teutônia, Estrela, Cruzeiro do Sul. Isso impossibilita um vínculo maior com a família”, explica. Ela acrescenta que a instalação de um lar para idosos estava desde o início no planejamento do trabalho da secretaria e que houve diversas tratativas. Quem assume o espaço são os sócios Max Gomes e Sabrina Hinnig. “Em um primeiro momento tivemos um contato com o pai da Sabrina, o Cristiano, que tem um lar hoje em Teutônia, com quatro moradores de Imigrante”, diz Jóice. A negociação seguiu com a gestora da Congregação Franciscana de Nossa Senhora Aparecida, Irmã Iriete Ignez Lorenzzetti. “Nos alegramos com a proposta de fazer essa contribuição com as pessoas que deverão assumir o tra-

balho, com a prefeitura, que intermediou, que está ali presente, e que possamos beneficiar a comunidade, como sempre foi nosso interesse.” Um espaço foi oferecido para que as freiras permanecessem no local, mas a Irmã Iriete resolveu que seria mais importante elas estarem junto com as outras irmãs na congregação, em Porto Alegre. No sábado, 10, ocorreu uma homenagem às moradoras do convento, em uma missa na igreja de Daltro Filho.

Novo uso ao casarão A ideia dos novos gestores é utilizar apenas a parte inferior do antigo convento, pelas dificuldades em garantir as intervenções no segundo piso. As primeiras adequações já estão em andamento, como melhorias nos banheiros, construção de rampas de acessibilidade, pintura, e demais reparos na parte elétrica e estrutura. O foco inicial são atendimentos à terceira idade, mas a perspectiva dos administradores e do governo municipal é poder estender os serviços. “Com o tempo, pretendemos ampliar para atendimentos de enfermagem”, projeta Gomes. A capacidade inicial será para 25 idosos, respeitado os critérios de acomodação e distanciamento. JHON WILLIAN TEDESCHI

Intervenções iniciaram logo após a assinatura do contrato de concessão de uso, no fim de janeiro


14 14

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

15

Cobrança de IPTU Consulado da Pareceria com a Univates Produtores realizam Setor primário cresce Alemanha visitasdetécnicas cerca 30% realiza em Colinas gera impasse entre doação para a Executivo e Legislativo Educação de Colinas

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLINAS

DIVULGAÇÃO

FABRÍCIO FIEL/DIVULGAÇÃO

A Secretaria da Agricultura de Colinas e a Emater/RS-Ascar promoveMesmo Mesmo diante diante do do cenário cenário de de tica tica Agrícola Agrícola confere confere ajuda ajuda de de ram visitas técnicas em duas propriedades situadas em Westfália. Em pandemia, pandemia, oo setor setor primário primário de de 7% 7% para para construção construção de de chiqueichiqueiuma delas, produtores de Colinas conferiram o sistema robotizado de Colinas Colinas cresceu cresceu cerca cerca de de 30% 30% ros, ros, aviários, aviários, galpões, galpões, estufas estufas ordenha (Free-Stall), que conta com baias individuais onde os animais ende de 2019 2019 para para 2020. 2020. O O resultado resultado ee agroindústrias, agroindústrias, por por exemplo. exemplo. tram e saem, espontaneamente, para repousarem sobre um piso coberto deve-se, deve-se, em em especial, especial, ao ao Pacote Pacote Também Também são são fornecidos fornecidos serviservipor cama. Calcula-se que a ordenha robotizada proporciona entre 30% e Agrícola Agrícola instituído instituído ainda ainda na na pripri- ços ços de de terraplanagem terraplanagem gratuita gratuita 40% de economia de trabalho, se comparado à sala de ordenha convenmeira meira gestão gestão do do prefeito prefeito Sandro Sandro ee realizada realizada aa manutenção manutenção das das cional. Em outra propriedade, os participantes conheceram o sistema de Herrmann, Herrmann, em em 2017, 2017, no no qual qual fofo- estradas estradas ee acessos acessos nas nas proprieproprieCompost Barns, que consiste em um grande espaço físico coberto para ram ram unificados unificados ee ampliados ampliados os os dades dades rurais rurais para para agilizar agilizar oo esesdescanso das vacas, revestido com serragem, sobras de corte de madeira incentivos incentivos aos aos produtores produtores rurais, rurais, coamento coamento da da produção produção agrícola. agrícola. e esterco compostado. O principal objetivo é garantir conforto e um local que que têm têm investido investido na na melhoria melhoria Os Os dados dados apontam apontam que que em em 2020 2020 seco, além da compostagem do material da cama. eRepresentantes propriedades o Valor Adicionado Fiscal (VAF) e ampliação ampliaçãodedas das propriedades o Valor Adicionado Fiscal (VAF) DIVULGAÇÃO Colinas e da Univates oficializaram parceria rurais, rurais, aumentando aumentando aa produtiviprodutivi- do do setor setor agrícola agrícola de de Colinas Colinas foi foi dade. de dade. de R$ R$ 136.445.512,00, 136.445.512,00, oo que que rereO prefeito Sandro Herrmann, a vice presenta ano, além de revelar novos talentosde no uma participação presenta uma participação de Regina Sulzbach e o secretário de esporte e oferecer melhores perspecBenefícios 90,02% 90,02% na na arrecadação arrecadação própria própria Educação Edelbert Jasper oficializativas às crianças do município. O de da ICMS do O projeto projeto de Gestão Gestão da PolíPolí- de de ICMS do município. município. ram sexta-feira, dia 6, com a Univates, Serão atendidos em tornoDIVULGAÇÃO de 80 DIVULGAÇÃO o termo de parceria que possibilitará jovens, que terão acesso à piscina, aosEm alunos na rede mu- ginásio ginástica olímpica, um matriculados ato de solidariedade • Umapara estante com nove ginicipal utilizar o Complexo Esportivo násio poliesportivo e estádio olímque cruzou fronteiras, o Con- baús coloridos e uma estante da instituição para atividades físicas, pico. O cronograma prevê ainda sulado da Alemanha realizou organizadora com oito caixas por meio do Projeto Identificando palestras, reuniões para troca de uma doação significativa para organizadoras; Talentos Esportivos. O objetivo é informações, rodízio nas atividades, aProdutores recuperação da infraestrutu• ordenha Três colchões multicor reconheceram sistemas de e de descanso apresentar uma atividade curricular lanches e acompanhamento psicora educacional de Colinas, afe- vestidos em corino, medindo 2 e extracurricular na forma de projeto lógico. Os trabalhos devem começar tada pelas cheias de 2023. A x 2m, para uso no chão. desportivo para as turmas do 6º ao 9º na segunda-feira, dia 16.

Cuidados Básicos com o Idoso

Vereadores apresentaram emenda para isentar 100% do imposto para contribuintes que tiveram danos causados pelas grandes cheias de 2023. Prefeito vetou alteração na lei, e o desconto na taxa será parcial Jhon Willian Tedeschi jhon@grupoahora.net.br

COLINAS

O

s contribuintes do município que foram afetados pelas enchentes de setembro e novembro receberão isenção parcial no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O projeto esteve na pauta de duas sessões na câmara de vereadores, com veto do governo a uma emenda parlamentar. A proposta inicial foi a votação no dia 19 de dezembro, com a especificação que o cálculo sobre as construções urbanas atingidas pelas cheias não seria considerado na cobrança do imposto, as-

sim como a taxa de lixo. Os vereadores incluíram no projeto uma emenda que estendia a isenção para 100% da taxa, esta aprovada por unanimidade. No entanto, o Executivo vetou a emenda, ao alegar inconstitucionalidade e que o Legislativo determinaria ao governo uma renúncia de receita “muito superior ao proposto”. Mais um ponto citado é a abrangência da isenção, que poderia beneficiar pessoas que não tiveram maiores prejuízos com as inundações. Por outro lado, a decisão precisava ter o voto contrário da maioria dos parlamentares – à exceção do presidente da casa, que não vota – para ser derrubada, mas a opção foi feita por apenas quatro dos oito vereadores aptos, Marcelo Schroer, Rodrigo Horn, Fabiel Zarth e Juliano Kohl, todos do MDB. Darlan Messer (PP) foi favorável ao veto, enquanto Sandra Fusiger (PTB), Sílvia dos Santos da Costa (PTB) e Marcos Kautzmann (PP) se abstiveram. Na sessão da quarta-feira da semana passada, 7, os parlamentares contrários ao veto criticaram a posição do prefeito Sandro Herrmann. “Ele simplesmente está afirmando que não vai ajudar as pessoas que foram atingidas pelas catástrofes e, agora, a decisão está nas mãos dos nove vereadores desta casa”, disparou Rodrigo Horn.

Vereadores aprovaram veto do prefeito à emenda que isentava 100% do IPTU dos atingidos pelas enchentes de 2023

Contraponto do governo Em nota, a administração municipal explica que o projeto inicial considerava que os contribuintes que tiveram imóveis destruídos ou interditados de forma definitiva teriam que arcar somente com o imposto sobre o terreno. Um parecer do setor de contabilidade menciona que o impacto financeiro sobre as receitas de arrecadação seria irrisório no orçamento para este ano, no formato proposto inicialmente. O comunicado ainda detalha os motivos do veto à emenda. “Na sessão da Câmara de Vereadores de 19 de dezembro de 2023, foi aprovada uma emenda aditiva e modificativa ao Projeto nº 077-03/2023, totalmente inconstitucional, além de conter erros nas sequências dos artigos, totalmente desconexa e não acompanhou a estimativa do impacto orçamentário e financeiro.” Outra ressalva feita na publicação se refere às legislações de outros municípios que, de acordo com o governo, também fazem a isenção incidir somente sobre a construção e da taxa de lixo, arcando o proprietário com o imposto sobre o terreno.

iniciativa se originou por meio Além desses itens, o consulade uma carta redigida pela do também destinou R$ 15 mil O CRAS - Casa Famílias de Colinas inscrições até o infandia professora de das Língua Alemã pararecebe a aquisição de livros 14 para o curso de Técnicas de Cuidados Básicos com o Idoso. daOEmef Ipiranga, Aline Horst, til, infantojuvenil e adulta, enriresponsável pela condução do curso será o Senac, contratado Acolhimento de mamães e recém-nascidos que destacou as necessidades o acervo da bibliotepela Administração Municipal para quecendo este objetivo, e será oferecido à urgentes da escola. Esta carta ca da escola. O pagamento e a do população de forma gratuita. A carga horária será de 40 horas, com O Projeto Colinas 1000 Dias - para mudar uma vida inteira, através encontros nas segundas e quartas-feiras à tarde, na Escola Estadual foi encaminhada ao prefeito compra dos itens foram realizaGrupo Bem Gestar, realizou o acolhimento de duas mamães e seus bebês de Colinas, a partir de 1º deque setembro. Serão oferecidas 10 vagas Sandro Ranieri Herrmann, dosda diretamente pelo Consularecém-nascidos. Osdevem novos apresentar integrantes comunidade colinense e os interessados RG, CPF e comprovante de recebeprontamente a remeteu ao do da Alemanha, garantindo a ram uma bolsa maternidade do projeto, contendo um enxoval produzido residência no momento da inscrição. A iniciativa integra o Projeto consulado davoluntárias Alemanha. e efi cácia do propelas artesãs doIdosa. Cras. O transparência projeto colinense acompanha a gesColinas Amiga da Pessoa O consulado, respondendo cesso de doação. tação desde oem princípio e posteriormente a criança até os 2 anos de idade. A exercíA prefeita prefeita em exercíao apelo, entrou em contato Em uma visita especial à cio cio de de Colinas, Colinas, Regina Regina com a administração muni- Emef Ipiranga na tarde de oito Sulzbach, Sulzbach, ee oo secretásecretáDIVULGAÇÃO cipal para detalhar as neces- de fevereiro, o Cônsul-Geral rio rio de de Educação Educação ee TuTuA Secretaria Obras de Co- do Rio Grande do Sul e Santa sidades específide cas do setor rismo, rismo, Edelbert Edelbert Jasper, Jasper, linas efetuou Ao Secretaria calçamentodede Catarina, Marc Bogdahn, repreeducacional. solicitaram solicitaram àà deputada deputada uma estrada vicinal que faz Educação elaborou umapoio rela-in-para sentando o Consulado-Geral da estadual Moraes liberação, por estadual Kelly Kelly Moraes apoio para liberação, por parte parte do do Daer, Daer, Projeto entregou tersecção com o asfalto que liga Alemanha, teve tório abrangente, incluindo a oportunidade para a construção do pórtico de acesso ao município de Colinas para a construção do pórtico de acesso ao município deenxoval Colinas ee bolsas com Linha Ano eBom ao município de de observar os sugestões orçamentos para benefícios para duas famíliastraziacompanharam oo protocolo do acompanharam protocolo do pedido pedido no no órgão. órgão. Teutônia, na subida fornecidos para a Lagoa dos pela doação. itens essenciais da Harmonia. Cerca por empresas locais.de 70 metros Na ocasião, o secretário DIVULGAÇÃO EdelDIVULGAÇÃO foram revestidos com aparaleleA doação, destinada Emef bert Jasper expressou profunpípedo, e facilitando circulação da gratidão ao Consulado da Ipiranga cujo valoraalcançou dos produtores rurais, e quase R$ 30 mil, inclui: garantin- Alemanha. “Esta generosa condo maisaparelhos segurança de e agilidade • Dois ar condi-no tribuição transcende fronteiras. A Municipal A Administração Administração Municipal escoamento da produção. Merendeiras e serventes da Em nome de Colinas, estendecionado BTUs,da com realizou calçamento esrealizoudeoo21.000 calçamento da esEmef Ipiranga e da Emei Pequeno capacidade de acesso aquecimento e mos nosso sincero agradecitrada trada que que dá dá acesso aos aos momoMundo participaram dedo capacitaresfriamento; radores no Morro radores no entorno entorno do Morro mento ao Consulado da Alemação. AMoretto. extensionista da Emater/RS do A que tem • Cinco armários com portas do Moretto. A obra, obra, que tem nha por seu apoio inestimável e -Ascar, Cleide Giampietro, abordou extencerca de 170 170 metros metros de exten- por acreditar no poder transfordecerca uso de múltiplo e um de armário Foiboas finalizado, na última semana, assão, práticas fabricação, irá aa trafegabilisão, irá melhorar melhorarde trafegabilicom nichos; mador da educação.”

Construção de pórtico

Melhorias em estrada vicinal

Calçamento Capacitação

Calçamento

obem calçamento paralelepípedo como de com preparação do patê dade de ee veículos dade de pedestres pedestres veículos na Linha Ano Bom Alto, próximo ao deque cenoura e do bolooo de legumes sofriam com acesso de que sofriam com acesso de Salão Comunitário. O trecho menor saudável. chão chão batido. batido. possui cerca de 50 metros A nutricionista Katia lineares Jachettie oBattisti maior, entre o salão e a Vinícola Vifez uma dinâmica sobre vente, cerca deequipe 180 metros lineares. trabalho em e motivação ANGÉLICA ANGÉLICA POTT/DIVULGAÇÃO POTT/DIVULGAÇÃO

Boas práticas de fabricação foram reforçadas em encontro

da Alimentação Escolar (Pnae), que restringe a oferta de doces e alimentos ultra processados, aumentando a oferta de frutas e verduras nas escolas.

Alargamento de estrada

pessoal, além de destacar a nova Resolução do Programa Nacional

Processo Seletivo AA Secretaria Secretaria de de Obras Obras de de ColiColi-

Caminhadas Guiadas

Termina nesta sexta-feira, dia 6, o período de inscrição ao Processo Selenas nas realizou, realizou, na na última última semana, semana, oo tivo Público para preenchimento de futuras vagas de estágios no Setor de alargamento alargamento ee colocação colocação de de tubos tubos Educação, não obrigatório, remunerado, para estudantes de Médio, O Cras de Colinas retomou no dia 31 de julho a atividade deEnsino Caminhada para escoamento da da para escoamento da água água da chuchuMagistério, Licenciatura em Pedagogia e/ou qualquer Licenciatura e pósGuiada. A iniciativa irá acontecer uma vez por mês, roteiros construíva estrada da Linha Leopoldina, va na na estrada dacom Linha Leopoldina, graduação na área da Educação. Os interessados devem comparecer dos pelos próprios usuários. O próximo evento serámelhor no dia 21 de agosto,na proporcionando trafegabiliproporcionando melhor trafegabiliSecretaria Mais informações no site www.colinasrs.com.br com saídade doEducação. Cras, às 8h. O roteiro seguirá em direção a Linha Santo An- e dade dade ao ao trecho. trecho. pelos 3760-4020 (WhatsApp). tônio,telefones sentido Chá da Índia,ou até99901-3082 o Mercado Altmann, no Costão. Inscrições no Cras ou pelo 3760-4014.

C D sp e e sP n e C e e

C

O

i n c M m t t m R e a s

e n p


16

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Fazenda Vilanova cresce em retorno de ICMS DIVULGAÇÃO

Na região, município se destaca com uma das maiores variações e elevação no índice. Números representam incremento de 14,6% F A Z E N D A V I L A N O VA

A

cidade retoma o protagonismo por meio dos iniciativas que se destacam na região. Dentre os índices que atestam o desenvolvimento de Fazenda Vilanova, os números definitivos relacionados ao retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apontam que o município teve o segundo maior crescimento do Vale do Taquari. Conforme divulgado pela Secretaria Estadual da Fazenda, o município teve a segunda maior variação do Vale do Taquari e a 23ª do Estado, ficando atrás de Bom Retiro do Sul na região. Na comparação entre o índice definitivo de 2023 e o índice definitivo de 2024, o

município passou de 0,060836 para 0,069705, o que representa um incremento de 14,6% no índice. Esta é uma das maiores variações da história de Fazenda Vilanova. Com a evolução do índice, a cidade passa da 25ª maior economia do Vale do Taquari para a 20ª maior. No ranking estadual, Fazenda Vilanova passa 333ª colocação para a 289ª posição. Para o prefeito Amarildo da Silva, o índice é fruto de inúmeras ações elaboradas pela

administração municipal que têm impacto no desenvolvimento econômico e social. “Fazenda Vilanova está recuperando o protagonismo no Vale do Taquari. A localização privilegiada, ao estar às margens de uma das principais rodovias gaúchas, tem atraído inúmeros investimentos. Temos políticas de incentivo, que estão fazendo com que diversos investidores venham à cidade, além de fortalecer os empreendimentos locais”, observa. Silva ainda destaca que os

novos investimentos feitos no município tem trazido inúmeros benefícios. “Com mais empresas vindo a Fazenda Vilanova, passamos a ter mais oferta de empregos, mais retorno financeiro e renda para nossa a população. Conseguimos aprimorar os nossos serviços e oferecer ainda mais qualidade de vida aos vilanovenses”, afirma o prefeito. Divulgado pela Secretaria da Fazenda com base no desempenho médio da economia local entre os anos de 2021 e

Fazenda Vilanova é destaque em crescimento

2022, o IPM Definitivo (Índice de Participação dos Municípios) indica como o Estado vai repartir cerca de R$ 8,5 bilhões, ao longo de 2024, entre as 497 prefeituras. O volume corresponde a 25% sobre a receita de ICMS conforme determinada a Constituição Federal, após as demais destinações constitucionais, como é o caso do Fundeb.


Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Morre aos 89 anos o professor Basílio Mezacasa DIVULGAÇÃO

M ESTRELA

www.coquetel.com.br

CRUZADAS© Revistas COQUETEL

Embarcação que auxi- Sabre lia o navio Roubo; adaptável na atraca- extorsão ao cano gem (pl.) (pop.) do fuzil

Manifestação física de afeto São Caetano, no ABC paulista

Sacerdotisa do templo de Apolo (Ant.)

O mais extenso da Ásia é o Yangtzé

Inventiva (?)-Codi, órgão repressor da Ditadura Militar

Pássaro sul-americano de canto melodioso

El. comp.: três vezes

Maria (?), atriz do seriado "3%"

Diz-se dos filmes de baixo orçamento 1.601, em romanos Correr, em inglês

Designação usual do motor do jato

Habitação indígena Princípio moral Auxiliar do professor na aula Confusa; atordoada Peça do caminhão de lixo

liana Fiori Dei Piani, demonstra o impacto positivo que ele teve em diferentes esferas da vida comunitária. É uma perda significativa para todos aqueles que o conheciam e foram tocados pelos ensinamentos do professor.

Cuidando e protegendo quem você ama

OBITUÁRIO | NG

Impacto (?): é avaliado pelo Ibama

Transportar grão de pólen da flor

Autor de um crime Dádiva; presente

Asia Argento, atriz italiana

Elemento preventivo do bócio (símbolo) Estado que pode ser causado por excesso de álcool Culminância (fig.)

Discurso de enaltecimento

Estimara o custo (da obra)

Maior região do Brasil (sigla) Órgão que congrega países das Américas Unidade de tensão elétrica (Fís.)

(?) Lins, cantor de “Abre-Alas” Satélite da Terra Significado de “I”, em CIA

BANCO

A mais lacônica das respostas O hemisfério onde se localiza o Trópico de Câncer (Geog.) Etiqueta, em inglês

Vogal entoada no vocativo

Paraíso turístico da Polinésia Francesa

Comete adultério

(?) Peixoto, repórter da TV Record Oscar Niemeyer, arquiteto carioca

(?) formal: solenidade (jur.)

16

Solução

HEDI PLANTHOLD KLEIN, 75, morreu no sábado, 10. O sepultamento foi no Cemitério Betânia de Boa Vista, em Teutônia.

23/09 - 22/10 23/10 - 21/11

VIRGEM: Um programa fora da rotina pode ser a melhor pedida para animar os momentos com o par e driblar a monotonia.

22/11 - 21/12

LEÃO: O astral é perfeito para repensar a carreira, fazer ajustes e até encontrar maneiras alternativas de batalhar pelo sucesso.

SAGITÁRIO: Não vai faltar serviço no seu colo. Mas dedicação e até alguns sacrifícios serão importantes para cuidar da saúde.

22/12 - 19/01

(51) 9 8650-5460 Para informar •• WhatsApp: Fone: (51) 3712-1250 E-mail: falecimentos: •recepcao@jornalng.net.br

CÂNCER: Sua atenção pode voltar a assuntos mais sérios. Apesar de alguns desafios, você vai dar conta das tarefas se tiver que voltar ao trabalho.

ESCORPIÃO: Os relacionamentos contam com boas vibrações e você tem tudo para se divertir na companhia das pessoas que mais ama.

CAPRICÓRNIO: A comunicação pode se tornar um grande trunfo se você souber como usar as palavras na hora de lutar pelos seus objetivos.

20/01 - 18/02

NELMA GEIB ASCHEBROCK, 72, morreu na sexta-feira, 9. O sepultamento foi no Cemitério Evangélico de Pontes Filho, em Teutônia.

GÊMEOS: Você vai precisar de uma dose extra de foco. No trabalho, ouça sua intuição e priorize tarefas que podem ser feitas de maneira reservada.

LIBRA: Se vinha pensando em trocar de emprego, ou está tentando uma vaga nova, pode surgir uma ótima notícia.

AQUÁRIO: No trabalho, concentrese no que exige mais atenção e faça um esforço extra para lidar com o serviço de rotina.

19/02 - 20/03

HELGA SCHEER HOFLIGER, 74, morreu no domingo, 11. O sepultamento foi no Cemitério Evangélico de Colinas.

21/03 a 19/04

MAURO JOSÉ FLORES SOARES, 37, morreu na sexta-feira, 9. O sepultamento foi no Cemitério Municipal de Fazenda Vilanova.

20/04 - 20/05

SENA LAGEMANN, 86, morreu na segunda-feira, 12. O sepultamento foi no Cemitério Evangélica de Costão, em Estrela.

TOURO: Você pode se surpreender com a conquista. Confie na própria capacidade e não espere demais dos outros, principalmente na área profissional.

21/05 - 20/06

PEDRO CLAUDEMIR DIEDRICH, 67, morreu na sexta-feira, 9. O sepultamento foi no Cemitério Católico de Bom Retiro do Sul.

ÁRIES: Há chance de descobrir novas maneiras de encher o bolso, fechar uma parceria comercial e até receber uma grana que não esperava.

21/06 - 22/07

ANILDA OHWEILER ROHRIG, 93, morreu no sábado, 10. O sepultamento foi no Cemitério Evangélico de Bom Retiro do Sul.

HORÓSCOPO

23/07 - 22/08

DIAMANTINA EVANGELISTA DA SILVA, 69, morreu na terça-feira, 13. O velório foi na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, de Faxinal Silva Jorge, em Bom Retiro do Sul. O sepultamento foi no Cemitério de Barreiro, em Taquari.

MARCEDA DALFERTH BRAUWERS, 89, morreu no sábado, 10. O sepultamento foi no Cemitério da Sociedade Arroio da Seca, em Imigrante.

23/08 - 22/09

MARLENE MARIA LEDUR, 67, morreu na quarta-feira, 14. O sepultamento foi no Cemitério Católico de Estrela..

C C R E B O C A D O R E S RI O X A I R A P I T O N I S A B F L O R H M D C I M O N I T O R O C A R E U U E R L A T A R A N T A D A CA Ç A M B A I O R Ã B I C O M A P O L I N I Z A R N ÇA J O E A E I V A N N O R T E A R I O T AI T I L U A A T O A R T E L I G E N C I A

BASILIO MEZACASA, 89, morreu na quarta-feira, 14. O sepultamento foi no Cemitério Católico de Estrela.

NEUSA TERESINHA FERREIRA, 59, morreu no domingo, 11. O sepultamento foi no Cemitério de Cruz das Almas, em Bom Retiro do Sul.

IN

SILVERIO VON MUHLEN, 82, morreu na quarta-feira, 14. O velório foi na Sala “C” das Capelas Diersmann do bairro Alto da Bronze, em Estrela. Os atos fúnebres foram no Memorial e Crematório Jardim Montanha dos Vales, em Santa Cruz do Sul.

PEIXES: Vai ser mais fácil deixar uma boa impressão ao lidar com clientes ou pessoas novas, ampliar seus círculos sociais, e fazer deslocamentos rápidos.

Programação das Paróquias Paróquia Santo Antônio Sexta-feira, dia 16: 19h30min: Missa de Cinzas na São Francisco, Oriental Sábado, dia 17: 15h: Batizados na Matriz Santo Antônio 15h: Missa de Cinzas na São João Batista, São João 15h: Missa de Cinzas na São Luís Gonzaga, São Luiz 17h: Missa de Cinzas na Santa Rita, 17h: Missa de Cinzas na São José Operário, Imigrantes 17h: Missa São José, Capela do Hospital 18h30min: Missa de Cinzas na Matriz Santo Antônio 19h: Missa de Cinzas na São Tiago Apóstolo, São Jacó Domingo, dia 18: 8h30min: Missa de Cinzas na Matriz Santo Antônio 8h30min: Missa de Cinzas na Nossa Sra. dos Navegantes, Figueira 8h30min: Missa de Cinzas na Sagrada Família, Porongos 10h: Missa de Cinzas na Nossa Sra. Auxiliadora, Auxiliadora 10h: Missa de Cinzas na São Roque e Nossa Sra. dos Navegantes, Moinhos 10h: Missa de Cinzas na São Pedro Canísio, Arroio do Ouro 19h: Missa de Cinzas na Matriz Santo Antônio Terça-feira, dia 20: 18h30min: Missa na Matriz Santo Antônio

Banda paulista criada nos anos 1980

3/run — tag. 4/volt. 5/taiti. 6/zênite. 7/caçamba. 8/pitonisa.

orreu nessa quarta-feira, 14, o professor Basílio Mezacasa aos 89 anos, no Hospital de Estrela. O velório ocorre na sala “B” das Capelas Diersmann, localizadas no bairro Alto da Bronze, em Estrela. O sepultamento ocorre nesta quinta-feira, 15, às 10h, no Cemitério Católico de Estrela. Além de educador, Mezacasa também se destacou como campeão estadual de Bolão, demonstrando a habilidade e dedicação como atleta. O envolvimento diversificado na comunidade, incluindo a participação ativa na Societá Ita-

17

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Paróquia São Cristóvão Sexta-feira, dia 16: 19h30min: Pré-Catequese Familiar da Crisma, Nossa Senhora Aparecida Sábado, dia 17: 16h: Missa na São Víto, Novo Paraíso 18h: Missa na Matriz São Cristóvão Domingo, dia 18: 8h30min: Missa com apresentação do Seminarista Wilian Lamperti na Matriz São Cristóvão 10h: Missa com festa anual na Santa Maria Goretti, Linha Santo Antônio, Colinas Terça-feira, dia 20: 19h30min: Pré-Catequese familiar da Crisma, Nossa Senhora do Rosário Quarta-feira, dia 21: 19h30min: Pré-Catequese familiar da Crisma, São Víto Quinta-feira, dia 22: 19h30min: Pré-Catequese familiar da Crisma, Santa Maria Goretti, Colinas Paróquia Evangélica Luterana Sexta-feira, dia 16: 15h15min: Culto na Vovolândia Sábado, dia 17: 14h: Assembleia da Comunidade São Lucas, Linha Wink 19h: Culto Alusivo em Comemoração aos 161 Anos da Comunidade de Novo Paraíso, logo após baile de Kerb Domingo, dia 18: 8h15min: Culto com Santa Ceia na Creche Colmeia, bairro Boa União 9h45min: Culto com Santa Ceia na Comunidade São Lucas, Linha Wink 9h: Culto com Santa Ceia no Centro Terça-feira, dia 20: 19h: Reunião do Pastor com os pais de alunos dos 1° e 2° Anos do Ensino Confirmatório, Centro


18

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Assistência Social reorganiza serviços e retoma atendimentos Após ser atingido por duas enchentes, Centro de Referência do bairro Moinhos foi reinaugurado durante a semana. Unidade do Centro tem endereço transferido para avenida Rio Branco, na antiga sede do INSS Karine Pinheiro

karine@grupoahora.net.br

ESTRELA

O

atendimento de Assistência Social do município passa por ajustes após ter parte dos serviços modificados devido aos eventos climáticos. Anseio da comunidade, as atividades no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Moinhos foram retomadas durante a semana. A unidade na localidade foi fortemente afetada durante as cheias no Vale do Taquari. De forma temporária, a equipe recebeu os usuários no antigo prédio do INSS nos últimos meses. O prédio do Cras Moinhos passou por uma série de reformas para que o atendimento

pudesse ser retomado. Coordenadora do espaço, Graziela Neitzke destaca que assim como a comunidade busca o serviço com frequência, a equipe também percebe a necessidade de estar à disposição na localidade em que a população possui vínculo. “Nossa volta ao bairro não pode ser tão imediata porque fomos atingidos duas vezes e perdemos todos os equipamentos. Mas estamos nos organizando para retomar os grupos na próxima semana. A população se sente mais segura em nos procurar neste espaço”, afirma a coordenadora. Segundo ela, desde que o atendimento foi retomado no Cras Moinhos, mais de 15 pessoas por dia procuram os serviços. Neste momento a equipe se concentra em fazer o remapeamento do bairro. Graziela explica que devido às cheias, a população da localidade passou por mudanças, desde pessoas que foram morar em outros locais, até pessoas que fixaram residência na área de referência. “Estamos trabalhando nessa pesquisa desde que nos instalamos novamente no Cras.” A secretária de Assistência Social e Habitação, Renata Cherini, aponta a importância de atender a comunidade

O Centro de Referência precisa estar mais próximo da comunidade” Renata Cherini secretária de Desenvolvimento Social de Estrela

em ambiente que fortaleça os vínculos. “O Cras é a porta de entrada para as iniciativas do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A retomada do serviço no bairro foi importante porque a comunidade tem referência e se sente acolhida no espaço”, comenta.

Cras Centro em novo endereço Além de fortalecer os serviços, a secretária afirma que o

Cras o bairro Moinhos retomou atendimento no local de referência

objetivo é facilitar o acesso ao usuário que precisa da Assistência Social. O Cras Centro, antes localizado na área central, passa a atender na antiga sede do INSS, na Avenida Rio Branco. A equipe estrutura o local na expectativa de iniciar os atendimentos na próxima semana. Na avaliação de Renata, o

DIVULGAÇÃO

CTG Raça Gaudéria busca apoio para finalizar reforma do galpão Centro cultural teve sede interditada há um ano e precisa de recursos para finalizar as obras. Orçamento estimado é de R$ 200 mil para conclusão da reforma Daniély Schwambach

daniély@grupoahora.net.br (Estagiária sob a supervisão da jornalista Luciane Ferreira)

ESTRELA Inaugurada há 30 anos, a sede do CTG Raça Gaudéria começou a apresentar problemas estruturais. Chegou a ser interditada pela patronagem, em janeiro de 2023.

A parte de madeira estava tomada por cupins. As obras de recuperação iniciaram em agosto passado, com recursos próprios, doações de empresas apoiadoras e da população. Porém, com caixa zerado, a reconstrução foi interrompida. Os ensaios das invernadas continuaram, porém sendo realizados em espaços sediados gratuitamente pela própria comunidade. Já, os eventos durante o ano passado ocorreram em locais alugados, gerando custo ao CTG. Fundado em 10 de março de 1990, o CTG Raça Gaudéria, localizado no bairro Boa União, manteve a estrutura original do galpão até o início de 2023. E até então, pode formar gerações de tradicionalistas, por

meio da dança, comidas típicas, vestimentas, música e outras manifestações artísticas e campeiras. “Acreditamos que o exemplo é o maior ensinamento, buscamos passar os valores e os conhecimentos da nossa cultura aos jovens e crianças” afirma Bruna Martins Jacoby, coordenadora artística da entidade. “No momento, contamos com 120 adultos e crianças ligados diretamente ao Raça. E em torno de 150 pessoas nos acompanhando”, complementou Bruna.

A história

Com quase 34 anos de história, o CTG já realizou diversas atividades de incentivo à

espaço, que também foi utilizado para atendimentos relacionados às cheias, fica mais acessível aos usuários do serviço. “Pessoas das localidades como Boa União, Indústrias, Oriental e Imigrantes vão conseguir se deslocar ao Cras de maneira mais fácil. O Centro de Referência precisa estar mais próximo da comunidade”, aponta. O novo espaço também é projetado para retomada das oficinas e atividades em grupo. A gestora da pasta afirma que futuramente o objetivo é encaixar o restante dos serviços, como Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), no mesmo no mesmo local.

cultura dentro e fora do município, como apresentações, palestras, oficinas e aulas de danças.

Para ajudar Doações

via

PIX:

CNPJ

93.323.574/0001-81 (Banco Sicredi) Vakinha online: https:// www.vakinha.com.br/3629955 Telefones para contato (51) 99217-7021, com Michel Jacoby, e (51) 9778-6110, com Marco Sulzbach.


19

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

365 VEZES NO VALE

FÁBIO KUHN

365vezesnovaledotaquari@gmail.com

Na trilha das cascatas

Wasserfall

E

ntre Imigrante e Boa Vista do Sul, uma série de cachoeiras ganhou o nome alemão Wasserfall e se tornou mais um atrativo aos aventureiros que gostam de explorar destinos de pouca estrutura, mas muita beleza natural. Nós do 365 vezes no vale já conhecemos duas dessas quedas de água. São pelo menos cinco mapeadas no riacho que cruza as duas cidades. A localização de todas está no Google Maps. A primeira Wasserfall fica em Imigrante e tem acesso muito fácil na mata. Basta apenas descer um pouco o Arroio da Seca até encontrar o pequeno salto com menos de cinco metros de altura. O local é muito frequentado por banhistas, afinal o poço é ideal para mergulho – sempre cuidar antes de entrar na água. Também se tornou ponto favorito de fotógrafos devido à facilidade de acesso e charme natural. A outra Wasserfall que conhe-

cemos é identificada pelo número romano IV. Está localizada a cerca de 3,5 quilômetros de Boa Vista do Sul, com um trecho curto passando de carro por estrada de chão. A trilha tem menos de um quilômetro, é íngreme e exige certo esforço físico. Tudo é recompensado por uma formosa cascata com cerca de 20 metros e águas cristalinas. Diferencial desse cenário é ter um tronco localizado em frente à cachoeira, rendendo fotos inusita-

FOTOS DIVULGAÇÃO

Com cerca de 20 metros, Wasserfall IV encanta com um cenário magnífico no interior de Boa Vista do Sul

das. A paisagem também encanta pelos paredões que cercam o salto d’água. Vale reforçar que inexiste estrutura nesses destinos naturais. Não há cobrança de entrada, mas o visitante precisa se responsabilizar em deixar esses locais limpos do mesmo jeito que foram encontrados.

destino preferido de Wasserfall de Imigrante se tornou de fotógrafos ou o verã no quem quer se refrescar

A força do Carnaval

do interior Milhares de foliões lotaram a Osvaldo Aranha (carinhosamente chamada de Rua Grande) e viram três escolas darem um verdadeiro show no Carnaval de Rua de Venâncio Aires. Muito mais que a Capital Nacional do Chimarrão, o município vem se destacando pela diversificação de eventos. Foram duas noites de desfiles. A Fiel Tribo Guarani apresentou uma viagem por países como Alemanha e México, terminando em Venâncio Aires. Já a Unidos da Vila Freese encantou com uma homenagem aos Três Reis Magos. Por sua vez, o Acadêmicos do Samba Négo teve como tema enredo o “Berço da vida ancestral”.

Cada escola contava com mais de 100 integrantes e dois carros alegóricos, mostrando a força do Carnaval no interior. Para 2025, será avaliada a retomada da competição, um plus a mais aos foliões. Aponte a câmera do seu celular para o QR Code e veja o vídeo de cobertura do evento em nosso Instagram.


20

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

DE

MEMÓRIAS

O Jogo de Bolão

COM AIRTON

aepan.ong@gmail.com

O Canto Coral nas Comunidades Alemãs

Grupo de Bolão “Veteranos” no encontro comemorativo do jubileu de ouro em 1959.

Coral Santa Cecília da Paróquia Santo Antônio de Estrela.

Desde os primeiros assentamentos, o canto coral foi uma forma de expressão cultural e social para os imigrantes alemães em Estrela. As igrejas, em particular, desempenharam um papel crucial como centros de atividades musicais, onde corais eram formados, com a prática regular de canto. Os imigrantes encontravam nos corais uma forma de preservar suas tradições e identidade cultural, além de uma maneira de se conectarem uns com

os outros em uma terra estrangeira. Além das atividades religiosas, os corais também se apresentavam em eventos comunitários, festas, celebrações cívicas e culturais, contribuindo para a vida cultural vibrante de Estrela e região. Ao longo dos anos, o canto coral continuou a ser uma parte integral da vida cultural de Estrela, com muitos grupos corais ainda ativos na região, preservando e promovendo a rica herança musical deixada pelos imigrantes alemães.

A Confirmação nas Igrejas Luteranas

A confirmação na igreja luterana em Estrela e em outras comunidades de descendentes de imigrantes alemães é de fato uma tradição que remonta à colonização alemã no sul do Brasil. A confirmação é um sacramento cristão praticado pela igreja luterana e é considerado um rito de passagem para os jovens que crescem na fé luterana.

Os imigrantes alemães que se estabeleceram nessas regiões trouxeram consigo não apenas suas práticas religiosas, mas também suas tradições e rituais associados à fé luterana. A confirmação, como parte integrante da doutrina luterana, foi transmitida de geração em geração nessas comunidades como uma expressão de sua herança cultural e religiosa.

O jogo de bolão é uma tradição esportiva muito popular em algumas regiões do Rio Grande do Sul, especialmente nas colônias de imigrantes alemães, como em Estrela, município localizado no Vale do Taquari. O bolão é um esporte coletivo que envolve o lançamento de uma bola de madeira em direção a pinos dispostos em uma pista. Em Estrela e outras comunidades de descendentes de alemães, o jogo

de bolão é levado a sério e é uma parte importante da cultura local. As equipes competem umas contra as outras, e há campeonatos locais e regionais. Além da competição em si, o bolão muitas vezes é acompanhado de confraternização entre os participantes e espectadores, incluindo música, comida e bebida, o que torna o evento uma verdadeira celebração da cultura e tradição alemãs.

A Primeira Comunhão nas Igrejas Católicas A primeira comunhão nas igrejas católicas também é uma tradição de grande importância para muitas famílias de descendência alemã, especialmente aquelas que se estabeleceram em regiões onde a fé católica é predominante. Embora a primeira comunhão seja uma prática católica universal, ela foi transmitida e mantida como parte da herança cultural dos imigrantes alemães em várias comunidades ao redor do mundo. Para as famílias de origem alemã, a primeira comunhão é um marco significativo na vida religiosa de uma criança. É uma ocasião de celebração e de reforço dos valores religiosos e culturais transmitidos ao longo das gerações. A preparação para a primeira comunhão muitas vezes envolve estudos catequéticos, participação em rituais religiosos e momentos de reflexão espiritual, tanto para a criança quanto para a família. A primeira comunhão é frequentemente acompanhada de festividades familiares, onde parentes e amigos se reúnem para celebrar e

compartilhar esse momento especial. Essas celebrações muitas vezes incluem banquetes, presentes e outros rituais tradicionais que refletem a importância da fé e da comunidade na cultura alemã e na vida familiar.


21

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

COMUNIDADE

CARNAVAL EM ESTRELA

Andréas Hamester

Celebrações aos 200 anos da Imigração Alemã iniciam na próxima semana

A

escola Renascer do Samba, de Estrela, organizou uma roda de samba para comemorar o período de Carnaval nesse sábado, 10, junto à Escadaria. O evento foi uma preparação ao desfile para o Carnaval de Encantado que ocorre em 9 de março. Durante a comemoração, a escola apresentou o samba-enredo que tem como tema “Estrela Negra”. A roda de samba reuniu representante do Renascer do Samba e pessoas da comunidade.

A programação oficial comemorativa aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil inicia em 23 de fevereiro em Estrela. Muitos eventos devem ocorrer no município, com destaque às áreas de literatura, arquitetura, fotografia, gastronomia, folclore, língua, canto, música, história, teatro e espetáculos culturais. Também estão previstos programas de rádio, desfiles e intercâmbio entre Estrela e instituições de outras cidades alemãs. Um calendário pensado para destacar todo o legado que os imigrantes germânicos trouxeram ao Brasil há 200 anos. Em especial, a programação de Estrela valoriza os costumes, tradições e hábitos da nossa gente ainda em dias atuais. Os momentos que cultivamos atualmente vieram da Alemanha faz dois séculos. Na cidade de Frankena, na Alemanha, foi instalada uma placa indicativa mostrando a direção de Estrela. A expectativa é que o intercâmbio seja ainda mais prestigiado neste ano. Em março, uma típica Banda Alemã da Baviera se apresenta no município. Já durante o mês de junho, os Grupos Folclóricos de Estrela estarão em sua sétima turnê pelos países da Alemanha, Áustria e Eslovênia.


22

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

C O R R I DA D E R UA

AT L E T I S M O

Jaque Weber encara treinos em altitude Atleta segue se preparando para conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris A temporada de 2024 promete ser agitada para a atleta do Praia Clube/Miller/Certel/Florestal/FAB Jaqueline Weber. Com o principal objetivo da temporada traçado, a classificação para os Jogos Olímpicos, a atleta fará uma sequência de preparação de 40 dias na altitude de Paipa, na Colômbia. “Se para as temporadas anteriores minha dedicação foi 100%, sei que para alcançar o sonho Olímpico, terei que me dedicar 110%, e isso inclui mais tempo de preparação longe de casa”, destaca. Os training camp em altitude, trazem uma série de benefícios fisiológicos, relacionados a oxigenação sanguínea, além de uma rotina exclusiva dedicada ao treinamento e recuperação. “Aqui não temos nenhuma distração. A rotina é se alimentar bem, treinar forte e fazer uma boa recuperação. É claro, que com as tecnologias conseguimos resolver outras questões relacionadas a carreira e projetos, mas a mente e corpo ficam muito mais focadas no objetivo real.” Apesar disso, Jaque relata os momentos mais difíceis. “As vezes pra quem tá de fora, e vê o atleta viajando, entende

DIVULGAÇÃO

Com 84 participantes equipe busca repetir e melhorar os resultados obtidos em 2023

A Jaque chegou no dia 3 de fevereiro, em Paipa, e permanece até o dia 14 de março. Após, a atleta viajará para os EUA, onde iniciará a temporada competitiva

que é uma vida boa. Eu amo o que faço. Tenho muito claro meus objetivos. Mas nem por isso, perder datas importantes ao lado de familiares é uma coisa fácil. Mas sei que isso faz parte do processo e me deixará mais forte para conquistar o que desejo”, relata a atleta. Jaque chegou no dia 3 de fevereiro, em Paipa, e permanece até o dia 14 de março. Após, a atleta viajará para os EUA, onde iniciará a temporada competitiva.

CAT E G O R I AS D E BAS E

Atletas da Juventus Voleibol são convocadas para seletiva da Seleção Gaúcha Sub-16 Três atletas da Juventus Voleibol foram convocadas para a seletiva da Seleção Gaúcha Sub-16. O anúncio oficial ocorreu na terça-feira, dia 6 de fevereiro, por meio da Federação Gaúcha de Voleibol (FGV). Giovana Emanuelli Brandão Dullius, Antonela Schmitt Silva e Lara Muller Dahmer – Ex-Martin Luther – representarão a equipe teutoniense. A apresentação será na próxima semana, dia 17 de fevereiro, a partir das 9h no Complexo Esportivo da Univates, em Lajeado. Os treinamentos serão comandados por Rodrigo Lara Rother e auxiliado por Maurício Bloedorn. Giovana, de 14 anos, é libera

Santiago Running encara desafio na Serra Gaúcha

e faz parte da equipe teutoniense desde 2021. “Estou feliz e ansiosa pela convocação. Desde que comecei a treinar sempre foi um sonho ter essa oportunidade, me dediquei e me esforcei treino após treino, com a ajuda dos meus técnicos em todo o processo”, ressalta. Antonela tem 13 anos e é ponteira. Há dois anos veste a camisa da Juventus. “Estou muito feliz pela convocação. É uma oportunidade que muitas garotas sonham e se dedicam para isso. Eu me esforço cada dia mais nos treinos, sempre com a ajuda dos meus técnicos, e darei o meu melhor para conseguir essa vaga”, destaca.

pós ficar com o prêmio de segunda maior equipe na Travessia To r re s - Tra m a n d a í , a Santiago Running, do Vale do Taquari, vai para um novo desafio. Neste domingo, 18, 84 integrantes participam da Maratona do Vinho, na Serra Gaúcha. Essa é a quarta vez que os atletas da região correm a prova. Responsável pela equipe Juliano Santiago destaca que é uma satisfação enorme em estar entre os mais de 1,8 mil atletas. Em 2020, ao lado de Olair Costa foram conhecer a prova e ver a organização. Em 2022 foram com 31 atletas e na edição de 2023 com 86, se tornando a maior equipe da prova. “Isso nos dá a certeza que estamos na direção certeza, dando oportunidade a todos em participar, desde os atletas que buscam pódio até aqueles que buscam apenas apreciar as belezas da Serra Gaúcha.” Santiago destaca que a organização da equipe neste ano iniciou cedo. Ainda em outubro começaram com as inscrições dos grupos e também a logística da prova. A coordenação da equipe vai no sábado para montagem da estrutura e retirada dos kits. “Vai ser um grande sucesso, a diversão e a festa estão garantidas.” Além de organizar, Santiago vai também participar da prova. Em 2020, no primeiro ano em que correu, disputou a Meia-maratona. Já em 2022 e 2023 correu em quartetos, o mesmo vai se repetir neste ano, quando correrá ao lado de Rodrigo Porfírio, André Grün e Zique Neitzke. “Vamos para curtir a prova, mas se der pódio será uma grande alegria para nós.”

Além de Organizar a equipe Santiago Running, Juliano Santiago participa da prova na modalidade quarteto masculino

lado das amigas, vai correr em um octeto feminino. “Vou dar meu melhor e busco completar bem a prova, afinal ela é bem diferente com bastante elevação. Estaremos lá para curtir muito, pois todos que já fizeram relatam que é uma prova linda.”

Conheça a prova

Os parreirais de uva de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi vão receber cerca de 1,8 mil atletas. O ano de 2024 marca a décima edição do evento que traz uma proposta única de vivenciar esporte, cultura, turismo e lazer por meio de um roteiro repleto de atrações naturais, resistência e saúde. Os atletas serão divididos em Maratona do Vinho (42.195 metros), Revezamentos duplas, quartetos e octetos (44.030 metros), Meia Maratona (21.040 metros), Corrida do Vinho (7 km), Caminhada contra as Drogas (7 km). Durante os trajetos, há os Vino Stops, onde os participantes

Números da Santiago - 5 Octetos misto; - 1 Octeto feminino; - 2 Quartetos masculino - 2 Quartetos feminino - 1 Quarteto misto - 9 atletas para corrida 7km - 7 atletas para caminhada

Total: 84 atletas

podem recarregar as energias e são servidos produtos típicos da região, apresentação de danças, entre outros atrativos. Todos os atletas recebem a medalha de participação, e os cinco primeiros a vencer as provas ganham troféus, medalhas e vinho. Ainda, a Maratona premia os participantes mais bem caracterizados conforme o tema Uva e Vinho. FOTOS DIVULGAÇÃO

Estreia na prova

Após um ano aguardando, a empresária, Ana Laura Azambuja poderá estrear na Maratona do Vinho. Em 2022, em meio as preparações para a prova de 2023 se lesionou e necessitou ser substituída. Agora, mais preparada decidiu tentar completar o desafio, ao

Após um ano aguardando, a empresária, Ana Laura Azambuja poderá estrear na Maratona do Vinho


23

Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

FUTEBOL AMADOR

Amador de Estrela terá oito equipes e homenageará Rafael Orighella DIVULGAÇÃO

O lançamento oficial da competição será dia 28 de fevereiro e competição inicia em 3 de março

O

Campeonato Amador de Futebol de Estrela teve a confirmação de oito equipes no total para a edição de 2024, após a realização da segunda reunião técnica na noite de quarta-feira (07) na sede da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel). Aimoré da Delfina, atual campeão, Atlético Estrelense, atual vice-campeão, União, União/Sombras/Dossul, Delfinense, Arroio do Ouro, São Luís e Amigos do Dossul são os times postulantes ao título. O homenageado desta edição será Rafael Orighella. O lançamento oficial da competição será dia 28 de fevereiro, às 19h30min, na sede da Soges, onde ocorrerá o sorteio dos jogos da primeira rodada e a distribuição

duas partidas. Destaca-se que o regulamento prioriza a disciplina, oferecendo vantagens para a equipe mais disciplinada ao sediar as partidas eliminatórias.

Inscrições de atletas

do carnê. Neste dia, os clubes também deverão apresentar a lista de jogadores. A primeira rodada está marcada para o dia 3 de março, na Toca do Leão, sede do campeão de 2023, o Aimoré da Delfina. Os jogos iniciarão às 14h e 16h. O complemento da primeira rodada ocorrerá no domingo seguinte, com os dois jogos restantes. A partir da segunda

A primeira rodada está marcada para o dia 3 de março, na Toca do Leão, sede do campeão de 2023, o Aimoré da Delfina. Os jogos iniciarão às 14h e 16h

rodada, as oito equipes entram em campo em quatro jogos por domingo, com duas partidas por sede.

Fórmula de disputa

Durante a primeira fase, as oito equipes jogam entre si para determinar suas posições de primeiro a oitavo lugar. Nas quartas de final, será adotado

o formato de jogo único, onde os quatro primeiros colocados terão a vantagem do empate para avançar. As semifinais também serão decididas em jogo único, enquanto somente a final será disputada em

Cada clube terá permissão para inscrever até 25 atletas adultos e três jogadores jovens, visando incentivar a descoberta de novos talentos. Todos os jogadores devem ter residência no município de Estrela por, pelo menos, um ano até 3 de março. Essa regra é mantida pelo terceiro ano consecutivo. Em caso de óbito de algum jogador durante a competição, os clubes serão autorizados a inscrever um substituto. Jogadores profissionais só serão elegíveis se estiverem desvinculados de clubes profissionais por, pelo menos, seis meses. Se um jogador for inscrito por dois clubes, os times poderão substituí-lo em sua lista, mas o jogador não poderá participar da competição.

FUTEBOL AMADOR

Taça Intermunicipal inicia neste domingo ARQUIVO A HORA

Jogos ocorrem em Poço das Antas e Teutônia, a partir das 14h Novidade na temporada passada, a Taça Intermunicipal segue este ano. Com clubes de Teutônia, Westfália e Poço das Antas, a competição terá a participação de sete times. Organizado pela Associação de Clubes Amadores de Teutônia (ACAT) o evento teve o lançamento nessa quinta-feira, 15, na sede do Canabarrense, campeão da categoria titular. O Intermunicipal inicia no dia 18 de fevereiro. No Grupo A estão Esperança, Atlético Gaúcho e Canabarrense, todos de Teutônia, mais o 11 Amigos, de Poço das Antas. Na chave B, Juventude e União, ambos de Teutônia,

Juventude, de Westfália, e Poço das Antas, de Poço das Antas. Na primeira fase, os times jogam todos contra todos em

turno e returno. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais. A primeira rodada tem 11 Amigos x Canabarrense, em

Poço das Antas; Esperança x Atlético Gaúcho, Juventude da Frank x Poço das Antas; União da Germano x Juventude da Berlim, todos em Teutônia.

Atual campeão, Canabarrense estreia contra o 11 Amigos, em Poço das Antas


24 Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

NGESTRELA

SOGES

Nova fase no Torneio de Verão Jogos das quartas de final ocorrem nesta semana

O

Torneio de Verão da Soges define os semifinalistas nesta semana. Os jogos ocorrem na terça-feira, quarta-feira e quintafeira, sempre a partir das 19h15min. Nesta terça-feira, os jogos são válidos pela série Prata. Destaque para o confronto entre Knecus e Os Kururus NC, duas equipes que travaram bons duelos na temporada passada. Na quarta-feira serão dois jogos, um da Prata e um da Ouro. Na quintafeira são três confrontos da Ouro onde o jogo mais aguardado é o Xtoz United 09 x Brocadores.

DIVULGAÇÃO

Agenda: Dia 20 de fevereiro 19h15min Estrelas do Futuro x Ambeve (série Prata) 20h30min Desacreditados x Tsugaça (série Prata) 21h40min Knecus PFC x Os Kururus NC (série Prata) Dia 21 de fevereiro 19h15min Super 10 x Galácticos (série Prata) 20h30min Saidera x Celtic (série Ouro) Dia 22 de fevereiro 19h15min Só Resenha x Bud (série Ouro) 20h30min Xtotz United 09 x Brocadores (série Ouro) 21h40min Capote x Sokanelinhas (série Ouro)

Sokanelinhas é um dos times que jogará as quartas de final


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.