A Hora - 22/02/24

Page 1

FAÇA SUA

ASSINATURA 51 3710.4200 51 99253.5508

ANÁLISE, CURADORIA E OPINIÃO DE VALOR

grupoahora.net.br

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024 | Ano 21 - Nº 3513 | R$ 4,00 (dia útil) R$ 7,50 (fim de semana)

Parceria garante preservação FELIPE NEITZKE

JARDIM BOTÂNICO

Iniciativa conjunta entre o governo de Lajeado, Certel e Imojel viabiliza acréscimo de quatro hectares à área de preservação PÁ G I N A | 5 ambiental. Permuta de terrenos ainda viabiliza construção de sede administrativa da cooperativa na cidade.

CASO TADEU PAVONI

Réu é sentenciado à internação psiquiátrica Júri considerou quadro de esquizofrenia paranoide na sentença de Arthur Alves Lopes. Acusado da

morte de Tadeu Pavoni atacou o advogado com canivete após reunião de condomínio em Lajeado.

PÁ G I N A | 3

OPINIÃO RODRIGO MARTINI

OPINIÃO DIOGO FEDRIZZI

Mais um ano de Stacione na cidade

Seminário trouxe importantes provocações

Governo de Lajeado prorroga, por mais 12 meses, contrato com responsável pelo rotativo.

Evento deixa lições às autoridades responsáveis por liderar estratégias de prevenção.

CORTE DE INCENTIVOS

Entidades sobem o tom contra decretos do governo gaúcho Piratini prioriza conversas individuais e não participa de evento na capital Depois de duas semanas, entidades do setor produtivo voltaram a se reunir em Porto Alegre para discutir soluções ao corte de incentivos fiscais. Apesar de convite da Federasul, Executivo estadual não manda representantes ao Fórum Técnico

e opta por dialogar individualmente com os setores da economia gaúcha. Líderes locais lamentam ausência do Piratini no encontro. Fiergs defende prorrogação de benefícios até dezembro para dar mais tempo de discussão.

PÁ G I N A | 7


2 | A HORA

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

E D I TO R I A L

A B R E A S PA S

Insatisfação e alternativa

E

ntre todas as presenças no evento promovido ontem, pela Federasul, a mais esperada não compareceu. A ausência do governo do Estado no Fórum Técnico frustrou o setor produtivo. Empresários de todos os cantos do RS se deslocaram até Porto Alegre na expectativa de ouvir, de representantes do Piratini, um declínio na proposta de corte de incentivos fiscais. Em vão. O Executivo gaúcho justifica a ausência pela opção em abrir diálogo individualmente com cada um dos setores afetados pela medida. No entanto, a estratégia é rechaçada pela Federasul e outras entidades. Isso ficou claro no evento ocorrido no Palácio do Comércio. Temem injustiças e distorções. A opção do Piratini em rever os benefí-

Prorrogar os incentivos fiscais até dezembro, como defendeu a Fiergs, é uma alternativa viável (...) Ganhar tempo talvez seja uma boa saída para as entidades” cios concedidos aos setores da economia local foi uma escolha perigosa do governador, em virtude da repercussão negativa do aumento do ICMS. Agora, parece irredutível. Não há uma sinalização que indique o contrário. E isso preocupa, e muito, o empresariado. Prorrogar os incentivos fiscais até dezembro, como defendeu a Fiergs, é uma alternativa viável para o momento. Ganhar tempo talvez seja uma boa saída para as entidades. Quem sabe, até lá, se construa um diálogo mais efetivo com o governo, em busca de soluções equilibradas e menos danosas e evitar a tão temida perda de competitividade. Pelo bem da sociedade gaúcha.

“Quando você começa a trabalhar com isso, percebe que beber é uma parte pequena” DIVULGAÇÃO

Natural de Roca Sales, Michael Waller, 41, reside atualmente em Porto Alegre. Entusiasta da área vinícola, o empresário do setor de tecnologia da informação já escreveu livros sobre essa bebida que faz parte da cultura gaúcha. Com sete obras publicadas, o escritor conta sobre sua trajetória profissional e aconselha aqueles que almejam trilhar o mesmo caminho.

Qual foi o livro que mais lhe marcou das suas obras?

Dois livros me marcaram bastante. Um deles foi o livro “101 Vinhos Brasileiros”, que realmente ganhou uma repercussão enorme. É o meu livro mais vendido e mais reconhecido. Ele ganha a primeira edição em 2021, mas no final do ano passado, fizemos uma reimpressão desse livro. Dois dias depois aparecemos em primeiro na Amazon Brasil. O segundo que mais marcou a minha vida profissional foi o “Vinhos dos Altos Montes: Vinho Brasileiro de Qualidade”, pois eu pude contar a história de 14 famílias produtoras, entrevistar pessoas responsáveis pelas 14 vinícolas. E nisso tive a experiência de conhecer variadas histórias, desde uma pequena vinícola no fundo do porão de uma casa, até uma das maiores indústrias de bebida do Estado.

Brayan Bicca

brayanbicca@grupoahora.net.br

Como começou sua história com os vinhos?

Comecei como consumidor, apaixonado por degustar. Mas se tornou sério cerca de 10 anos atrás, quando dei início aos cursos na área, fiz algumas formações na parte de sommelier, que é o profissional que estuda e que faz degustações técnicas de vinhos e espumantes. E há 4 anos, lancei o meu primeiro livro sobre vinhos. As obras que seguiram foram um caminho meio que natural, sempre ouvindo os leitores, me empenhava em pesquisar para depois escrever sobre tudo aquilo que me indagavam. Vamos dizer que

atribuindo, ganhando mais funções e hoje sou diretor executivo, e divido então meu tempo com as duas atividades profissionais. Acredito que 70% do meu tempo é dedicado à CyberSul e os outros 30% às demandas profissionais com vinho.

sou um consumidor e estudante há mais de 20 anos, e pesquisador há cerca de 10 anos. E sim, sou um escritor com foco em vinhos há 4 anos.

E sobre a sua empresa?

Minha primeira atuação profissional é como diretor executivo da CyberSul, empresa que fundei com meu pai em 2001. Meu pai era sócio de uma empresa onde saiu naquela época, e me convidou então para fundar um novo estabelecimento, a CyberSul. No primeiro momento fiquei responsável pela área de softwares. Aos poucos fui

Que conselho você daria para alguém que quer seguir nesse ramo?

A primeira dica é escolher o que quer fazer dentro do mercado vinícola. As pessoas, muitas vezes, são atraídas pela área devido à oportunidade de poder degustar vários vinhos, ou poder beber todo dia, mas, na verdade, quando você começa a trabalhar com isso, percebe que beber é uma parte pequena. Você descarta o vinho, cospe, ou seja, acaba não ingerindo o vinho. O trabalho de verdade é muitas vezes romantizado por aqueles que desconhecem o setor.

Filiado à

Fundado em 1º de julho de 2002 | Vale do Taquari - Lajeado - RS

Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104

FAÇA SUA ASSINATURA

51 3710-4200

AG E N D A

Editor-chefe da Central de Jornalismo: Felipe Neitzke

Contatos eletrônicos:

assinaturas@grupoahora.net.br comercial@grupoahora.net.br faturamento@grupoahora.net.br financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br

Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica

Diretor Executivo: Adair Weiss Diretor Editorial e de Produtos: Fernando Weiss

7ª Sommerfest

Exposição do Cristo

Jantar Baile de Kerb

Centro de Cultura Alemã de Lajeado promove em 2 de março evento típico alusivo aos 200 anos de imigração no Brasil. Jantarbaile ocorre no Parque Histórico.

Casa de Cultura de Encantado recebe de 26 de fevereiro a 31 de março a exposição de telas sobre a construção do monumento Cristo Protetor.

Comunidade Evangélica IECLB, de Marques de Souza, promove evento no dia 24 de fevereiro, na União Centenária. Culto inicia às 19h, seguido de jantar e baile.

5ª Teuto Moto Fest

Leitão Fest

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, Teutônia organiza a 5ª Teuto Moto Fest, nas imediações do Centro Administrativo.

A Leitão Fest, de Putinga, será realizada de 5 a 7 de abril de 2024. O evento é organizado para fortalecer o setor e valorizar a produção de suínos.

Turismo em Santa Clara Santa Clara do Sul prepara evento voltado ao turismo regional (Business Network For Agents Travel) em 22 de fevereiro, no Parque de Eventos Broenstrup, a partir das 13h30min.

CDL de Lajeado

Feira da Pitaya

A CDL Lajeado promove no próximo dia 27 a posse da nova diretoria. O evento inicia às 19h30min no Salão Panorâmico do Clube Tiro e Caça (CTC).

Sério promove entre os dias 7 e 10 de março a 2ª edição da Feira da Pitaya. Evento com entrada gratuita será no complexo do Salão Paroquial.


A HORA | 3

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

CASO TADEU PAVONI

Bianca Mallmann

biancamallmann@grupoahora.net.br

LAJEADO

A

Justiça sentenciou Arthur Alves Lopes, 24, à internação psiquiátrica para o tratamento do diagnóstico de esquizofrenia paranoide. O julgamento foi nessa quarta-feira, 21, em Lajeado. Ele respondia por homicídio qualificado por motivo fútil e uso de artifício que dificultou a vítima a se defender. O caso em questão foi a morte do advogado Tadeu Pavoni, 44, em 24 de janeiro de 2023. Depois da data do crime, Lopes ficou por oito meses no presídio e está há cerca de cinco meses internado no Hospital Espírita de Pelotas. Com a sentença, ele permanecerá internado em leito psiquiátrico no mesmo local. O prazo mínimo de permanência é de três anos, contados a partir da prisão em flagrante, que foi feita na noite do crime. Após esse período, em 24 de janeiro de 2026, ele passará por perícia médica para reavaliar sua saúde mental. Se necessário, ficará internado por mais tempo, até ter condições de ser liberado. A medida de segurança não tem um prazo máximo determinado, dependerá dos laudos médicos. Também fica proibida a liberação dele sem autorização da Justiça. Os objetos apreendidos serão destruídos.

Júri sentencia réu à internação psiquiátrica Em 24 de janeiro de 2023, o acusado golpeou um canivete no peito do advogado, depois de uma reunião de condomínio FOTOS BIANCA MALLMANN

1 Por volta das 19h do dia 24 de janeiro de 2023, Tadeu estava em uma reunião de condomínio em um quiosque externo com outros proprietários de apartamentos; 2 Minutos depois do início da assembleia, Arthur começa a gritar da janela do apartamento dele. Para a polícia, alegou ouvir vozes de pessoas falando sobre ele e o ameaçando; 3 Com uma balestra, dispara uma flecha perto do grupo. Os moradores decidem encerrar a reunião e chamam a polícia; 4 Arthur desce do apartamento e vai em direção aos vizinhos. Em meio a discussão, tira um canivete com lâmina dupla do bolso e golpeia o peito de Tadeu; 5 O advogado é levado ao Hospital Bruno Born. Passa por cirurgia no coração. Por volta das 2h da manhã de quarta-feira, 25 de janeiro, é confirmado o óbito.

“Vozes e espíritos me perturbavam” Durante interrogatório, Arthur Alves Lopes, 24, afirmou que ouvia vozes de espíritos. Ao responder perguntas do juiz, o réu diz que ouvia vozes de duas garotas. Segundo ele, as vozes o perturbavam, falavam coisas referentes a ameaças, por exemplo. Lopes disse que toma medicação desde 2022. Os principais sin-

Relembre o caso

tomas da esquizofrenia paranoide são alucinações, delírios, sensação de perseguição e pensamentos sobre conspirações. Segundo ele, está há um mês sem ouvir as vozes a que se referia.

Acusação apresenta “besta” usada pelo réu na noite do crime

O promotor Marcos Rauber foi o responsável por apresentar a tese da acusação. Durante sua fala, mostrou um dos objetos apreendidos na noite do crime. A “besta” foi utilizada pelo réu, quando teria disparado uma flecha perto do grupo que fazia a reunião de condomínio. Ao final do julgamento, o promotor destacou que o Ministério Público reconheceu o quadro de saúde do acusado e entendeu por reconhecer a inimputabilidade do réu, quando a pessoa é incapaz de entender o caráter ilícito do fato e se torna isento de pena. Rauber afirma que o MP fará o possível para que Arthur seja devidamente tratado, acompanhado e monitorado. “E que ele só retorne ao convívio social quando cessada a sua periculosidade, quando ele tiver condições de conviver em sociedade. Caso contrário, para proteger a sociedade, proteger as pessoas de bem, a cidadania ordeira e proteger ele mesmo de suas condutas, que ele permaneça custodiado, permaneça sob esse monitoramento”, analisa o promotor.

Julgamento do acusado de matar o advogado Tadeu Pavoni em janeiro de 2023 ocorreu nessa quarta-feira, 21

Que ele só retorne ao convívio social quando cessada a sua periculosidade, quando ele tiver condições de conviver em sociedade.” MARCOS RAUBER PROMOTOR

Defesa não vai recorrer da decisão Ao final da leitura da sentença, a defensora pública Andressa Rissetti Paim avaliou a decisão como dentro do que a defesa esperava. Segundo ela, não havia pontos relevantes controversos entre Ministério Público e defesa. A defesa não pretende recorrer da decisão, entendendo que a medida de segurança imposta está de acordo com as circunstâncias dos fatos e as provas dos autos. Durante a manifestação oral, a defensora pública pediu que os jurados não acolhessem a tese de legítima defesa, apresentada pelo próprio réu durante interrogatório, e que acolhessem o pedido de medida de segurança e internação psiquiátrica de réu, ao invés de pena de prisão. “É incontroverso que o Arthur precisa de tratamento. Todos os

médicos e peritos afirmam que ele precisa de tratamento médico”, diz a defensora. “Isto no presídio ele não terá, não da forma adequada. É o que ele precisa, de tratamento. Conversei com a mãe dele e ela entendeu a situação”, complementa.

É incontroverso que o Arthur precisa de tratamento. Todos os médicos e peritos afirmam que ele precisa de tratamento médico.” ANDRESSA RISSETTI PAIM DEFENSORA PÚBLICA


4 | A HORA

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

Governo prorroga por um ano com a Stacione Rotativo RODRIGO MARTINI rodrigomartini@grupoahora.net.br

União Brasil formalizado

O

governo de Lajeado anunciou ontem a prorrogação do contrato da Stacione Rotativo por 12 meses – ou até finalizar um novo processo licitatório. A novidade surgiu duas semanas antes de encerrar a atual concessão, e vai respeitar algumas sugestões dos vereadores. Ou seja, o prefeito vai incluir, mediante decretos e projetos de lei, diversas alterações no acordo original firmado há 10 anos. Entre essas, o Executivo pretende repassar parte do valor da outorga ao serviço

de transporte público coletivo. Também deve ser implantado um sistema de cobrança escalonada. Ou seja, será possível permanecer mais de duas horas em uma mesma vaga, mas o cliente vai pagar mais pelo período. Outra medida será a ampliação das formas de pagamento (com totens para pagamento via Pix e Qrcode) e também a criação de novas ferramentas – com informações sobre o número de veículos, avisos de irregularidades e outros – no site da empresa, com o claro objetivo de garantir mais transparência.

Esqueci do PT em Teutônia Na edição de ontem, escrevi sobre um novo pré-candidato a prefeito de Teutônia. No caso, o empresário Paulo Sérgio Schneider, que deve assinar com o PSB no próximo fim de semana. A partir disso, calculei cinco pré-candidatos na cidade. Além de Schneider, citei Celso Forneck (PDT), Renato Altmann (PSD), Jonatan Brönstrup (PSDB) e Aline Köhl (PL). E cometi um erro que deve ter deixado os petistas de cabelo em pé. Eu esqueci o representante do Partido dos Trabalhadores, o médico Carlos Renato Dreyer, que também é pré-candidato a prefeito. Agora está feito o registro!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem a homologação do partido União Brasil na cidade de Estrela. Ex-primeira dama, ex-secretária municipal, e hoje pré-candidata a prefeita, a empresária Carine Schwingel foi confirmada como presidente municipal da sigla. Já o tesoureiro é o marido dela, o ex-prefeito e atual Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Rafael Mallmann.

TIRO - Diversos prefeitos do Vale do Taquari estão em Brasília para pedir as afamadas e questionáveis emendas parlamentares. Isso porque o prazo para definir recursos aos municípios termina amanhã. - O governo de Encantado celebra o crescimento do Valor Adicionado Fiscal (VAF) das empresas na última década. Em 2013, o VAF era de R$ 322,4 milhões. Em 2023, alcançou R$ 869,7 milhões. - Prefeito de Muçum, Mateus Trojan (MDB) vai assinar nesta semana o contrato para reconstrução da ponte Brochado da Roca, parcialmente destruída pela enchente de setembro de 2023. - A Festa Nacional do Chimarrão de Venâncio Aires já comercializou 80% dos espaços e estandes. O evento está na 17ª edição e ocorre em maio. - Vereador em Lajeado, o engenheiro Isidoro Fornari (PP) se aposentou e deixou o quadro de servidores da administração municipal. Diante disso, o governo municipal deve lançar concurso para contratar novo engenheiro. - Aliás, sem Isidoro Fornari (PP) na prefeitura, o governo também precisa designar um novo fiscal para as complexas obras de ampliação do trecho urbano da ERS-130. - Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP) agiu de forma rápida e assertiva ao prontamente abrir uma sindicância e afastar o servidor público suspeito de entregar carga de areia de forma irregular. Aliás, parabéns ao vereador Vavá (MDB) pela fiscalização e denúncia. Se o crime ocorreu ou não é outra história. Mas os movimentos dos agentes públicos, até o momento, se mostram acertados.

Comissão arquiva processo de Zancanaro PL vai apoiar Schneider O Partido Liberal (PL) de Estrela ensaiou o lançamento de um pré-candidato a prefeito e deixou os opositores preocupados. Afinal, e essa é uma perspectiva da oposição, quanto maior o número de candidatos na majoritária, maiores serão as chances de reeleição do atual prefeito Elmar Schneider (PL). No entanto, o PL deve utilizar o evento de hoje no auditório da Cacis para confirmar apoio ao gestor estrelense no pleito de outubro. E no máximo deve pleitear um candidato a vice.

A Comissão de Constituição de Justiça da Câmara de Estrela decidiu arquivar o pedido de cassação do principal vereador de oposição, Volnei Zancanaro (União Brasil). O parlamentar foi denunciado em dezembro passado pela Secretária de Assistência Social e presidente do PL Mulher, Renata Cherini, por suposta ameaça, constrangimento e assédio moral. Mas, para os representantes da referida

comissão – os vereadores João Braun (PP), Valderes da Rosa (PSB) e Márcio Mallmann (PP) –, não houve quebra de decoro parlamentar por parte do principal opositor de Elmar Schneider (MDB). O caso envolve o pós-enchente – quando Zancanaro cobrou ações da secretária de modo mais impetuoso – e também é analisado pelo Ministério Público.


A HORA | 5

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

Parceria entre Imojel e Certel permite ampliar em 20% área do Jardim Botânico DIVULGAÇÃO

Área verde terá mais quatro hectares. Cedência de espaços envolve cooperativa, incorporadora e governo municipal

ERINEO JOSÉ HENNEMANN PRESIDENTE DA CERTEL

Essa permuta vai fazer com que a Certel possa manter aqui em Lajeado um atendimento diferenciado. Construímos uma sede administrativa mais próxima ao associado, que é, sem dúvida, uma melhoria para a qualidade de vida das pessoas”

Bibiana Faleiro

bibianafaleiro@grupoahora.net.br

LAJEADO

N

os seus 26 hectares, o Jardim Botânico de Lajeado abriga árvores de preservação, como da Mata Atlântica, assim como coleções botânicas, de orquídeas, cactos e bromélias, e de plantas ameaçadas de extinção. Um dos únicos do estado, o espaço de preservação agora pode ser ampliado em quatro hectares. O projeto é resultado de uma parceria público-privada entre Imojel Construtora e Incorporadora, cooperativa Certel e governo municipal. O anúncio foi feito na manhã de ontem, 21, na Casa de Cultura de Lajeado, onde funciona o gabinete do prefeito Marcelo Caumo durante a reforma do centro administrativo. De acordo com o chefe do Executivo, este é o desfecho de uma grande construção que vem sendo negociada desde 2022. “Há duas áreas lindeiras ao jardim que são da iniciativa privada, que buscam lotear. E o município

MARCELO CAUMO PREFEITO DE LAJEADO

Essa foi a forma que encontramos de conjugar todas estas vontades, com o intuito de que quem ganhasse realmente fosse a comunidade”

Jardim Botânico passará a contar com 30 hectares a partir da parceria. Município estuda projeto para a área

vem se dedicando para conseguir acoplar áreas de loteamentos”, ressalta o prefeito. Ele reforça que a parceria surgiu a partir do interesse da Imojel em fazer um loteamento na área ao lado do Jardim Botânico, que pertencia à empresa. Sem autorização por parte do Ministério Público, por questões de preservação ambiental, o projeto não saiu do papel. Com o interesse da Certel também em iniciar a construção de uma sede na cidade, em uma área no bairro Montanha, a prefeitura cedeu o terreno à cooperativa que, por sua vez, destinou outra área de terra à Imojel, e a propriedade ao lado do Jardim Botânico voltou ao município. “Essa foi a forma que encontramos de conjugar todas estas vontades, com o intuito de que quem ganhasse realmente fosse a comunidade”. Caumo ainda destaca a vinda da cooperativa ao município como benefício aos moradores.

Trâmites Depois de apresentada ao Mi-

PAULO POHL DIRETOR DA IMOJEL

Sabemos da importância do Jardim Botânico, que tem uma das mais belas marcas do município. Então, nos sentimos felizes de fazer esse fechamento com as demais entidades” nistério Público, a proposta da triangulação é encaminhada à Câmara de Vereadores. Com o aval, o projeto segue em andamento. Caumo acredita que os trâmites serão rápidos, já que é um projeto positivo à comunidade. A administração municipal ainda não tem planos para o novo terreno incor-

porado ao Jardim Botânico. “É uma área em estado avançado de vegetação. Existe a necessidade da própria manutenção da vegetação existente”, diz Caumo. O espaço fica dentro de uma área verde entre a Benjamin Constant e a Carlos Spohr Filho, à direita do jardim para quem segue do Moinhos D’Água ao bairro Jardim Botânico. “Sabemos da importância do Jardim Botânico, que tem uma das mais belas marcas do município. Então, nos sentimos felizes de fazer esse fechamento com as demais entidades”, destaca Paulo Pohl, diretor da Imojel.

Educação ambiental Secretário do Meio Ambiente, Luis Benoit afirma que o Jardim Botânico é um dos locais mais visitados da cidade. Anualmente, são entre 40 e 50 mil visitantes, além das escolas que utilizam o espaço para pesquisas. “Esse acréscimo contribui muito, tanto para a questão de pesquisas, quanto para as visitações. No

próximo passo, a gente também vai estudar uma melhor interligação desses ambientes”.

Nova sede da Certel Com sede em Teutônia, a Certel também anuncia a construção de um centro administrativo em Lajeado, na Avenida dos Ipês, no bairro Montanha, na área cedida pelo município. O objetivo é facilitar a logística e proporcionar um atendimento agilizado aos consumidores. Presidente da cooperativa, Erineo José Hennemann destaca que Lajeado é a cidade com maior distribuição de energia da empresa. Por isso o desejo de se aproximar do município. Hoje, são 22 mil associados na cidade. “Essa permuta vai fazer com que a Certel possa manter aqui em Lajeado um atendimento diferenciado. Construímos uma sede administrativa mais próxima ao associado, que é, sem dúvida, uma melhoria para a qualidade de vida das pessoas“. Ainda não há data prevista para o início das obras. Mas a ideia é que ela se integre às ações em comemoração aos 70 anos da Certel, comemorados em 2026.


6 | A HORA

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

thiagomaurique@grupoahora.net.br

THIAGO MAURIQUE

Diamond terá três novas centrais de vendas

A

Construtora Diamond inaugura amanhã nova Central de Vendas em Balneário Camboriú. Localizada a poucos metros do mar, entre a Avenida Brasil e a Terceira Avenida, a loja está instalada em sede própria, no térreo do Diamond Crystal Tower – primeiro empreendimento da construtora no estado de Santa Catarina. Nos próximos meses, a empresa de Lajeado também terá nova Central de Vendas em Gramado. O empreendimento fica em sede própria na Avenida das Hortênsias, com sede própria, em loja térrea do Diamond Seasons – empreendimento em estágio avançado na principal cidade turística da Serra Gaúcha. A nova estrutura se torna necessária diante do recente lançamento do Diamond Mountain, também em Gramado, e do anúncio de investimento de R$ 800 milhões em um Condo Hotel na cidade de Canela. Em Lajeado, a construtora iniciou recentemente a obra que sediará nova Central de Vendas de Lajeado. Localizada no bairro Americano, a unidade conta com projeto inovador que engloba diferentes experiências, além da imobiliária. Também em Lajeado, a empresa deu início à entrega das chaves dos apartamentos da torre A do Diamond Life (foto). A primeira etapa contempla 61 aptos e duas lojas, enquanto a obra segue em ritmo elevado na Torre B, cuja entrega

FRASE DO DIA A fonte solar é uma alavanca para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. O avanço da energia solar fortalece a sustentabilidade e amplia o protagonismo internacional do Brasil, além de aliviar o orçamento das famílias e reforçar a competitividade dos setores produtivos brasileiros.”

CEO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA, EM ENTREVISTA PUBLICADA PELO ESTADÃO

está prevista para o segundo semestre de 2025. Somadas as duas torres, serão 122 apartamentos, oito lojas comerciais e mais de 2 mil metros quadrados de estrutura condominial.

FBV debate futuro do varejo em Lajeado THIAGO MAURIQUE

A Arena BIMachine recebeu ontem a segunda edição do FBV Talks, evento promovido pela Feira Brasileira de Varejo (FBV) para abordar o

RODRIGO SAUAIA

futuro do setor. Com participação de Otelmo Drebes Jr, mentor e sócio das Lojas Lebes, Júlio Eggers, diretor de Marketing da Fruki e do publicitário

Elifas de Vargas, o evento abordou as principais tendências apresentadas na NRF 2024 – maior evento de varejo do mundo, que ocorreu em janeiro em Nova York, nos Estados Unidos. Entre os temas abordados pelos palestrantes, destaque para assuntos como o poder da marca, canais de venda, novos modelos de negócio e o uso da Inteligência Artificial para ampliar o desempenho e melhorar a experiência de compra. O evento em Lajeado é o segundo de uma série de encontros prévios à Feira Brasileira de Varejo 2024, que ocorre em maio na Capital gaúcha.

Minibiblioteca pública – A Richter Gruppe em parceria com a Sicredi Integração RS/MG inaugura na amanhã de hoje a minibiblioteca pública do Jardim Suíça, no bairro Bom Pastor. A estrutura é a terceira instalada na cidade pela construtora – as outras duas ficam no Clube Tiro e Caça (CTC) e no Urban Center, no bairro Conventos. Todos os livros são arrecadados em campanha permanente de doação e a ação tem como objetivo estimular o hábito da leitura, a valorização da cultura e da história por meio da troca de livros. Inteligência Artificial – CEO da Supernova, plataforma de soluções em inteligência artificial e comunicação, Marco Sandro Oricchio apresenta em Lajeado palestra sobre o tema que lidera as tendências de inovação. Com foco na automatização de processos para aumento de lucratividade e redução de custos, o painel “Inteligência Artificial e o Crescimento das Empresas Gaúchas em 2024” ocorre no dia 12 de março, a partir das 8h30min no auditório do Tecnovates. As vagas são limitadas e interessados devem confirmar presença até o dia 7 de março.


A HORA | 7

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

Entidades lamentam ausência e intensificam críticas ao Piratini THIAGO MAURIQUE

Governo não enviou representantes para o Fórum Técnico, evento da Federasul que discutiu ontem o corte de incentivos fiscais ao setor produtivo. Fiergs propõe prorrogação dos benefícios até que se encontre uma nova alternativa Mateus Souza

mateus@grupoahora.net.br

Colaboração

Thiago Maurique

Setor produtivo compareceu em peso ao fórum. Governo não enviou representantes

ESTADO

S

em representantes do governo estadual, o evento promovido ontem, 21, pela Federasul, em Porto Alegre, serviu para empresários reforçarem o descontentamento com o corte de incentivos fiscais. Sobraram críticas à medida, ao Palácio Piratini e também ao próprio governador Eduardo Leite. O encontro, batizado de “Fórum Técnico”, ocorreu no Palácio do Comércio. Apesar do convite enviado pela Federasul, o Executivo gaúcho não enviou um porta-voz. Alega que abriu diálogos individuais com os setores afetados. Além do setor produtivo, deputados estaduais da base aliada e da oposição compareceram à atividade. Presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa não escondeu a frustração pela ausência do governo e questionou a estratégia adotada pelo Estado. “Nós temos aqui a indústria, o comércio, os serviços, o agronegócio e outros setores. Buscamos o bem comum, então não há alternativa. Precisamos negociar a revogação de tudo aquilo que prejudicial, social e economicamente”, frisa. Para Costa, a discussão individual cria riscos de conflitos entre os setores, num momento em que é pregada união. “Vamos tentar encontrar soluções em bloco para evitar que um setor se sinta prejudicado, que fique para trás. Eu não posso pensar em beneficiar ape-

nas o meu setor”.

Transparência A presença do governo no encontro promovido pela Federasul, na visão de Costa, seria importante não apenas para marcar presença e ouvir os questionamentos do setor produtivo, mas também para prestar contas à sociedade. “Até pela narrativa adotada por eles. Se fala muito em benefícios fiscais e entendíamos que, perante a opinião pública, insinuavam que era lucro de grandes empresas e que havia algo a ser escondido. Em função disso, optamos por este modelo, de convidá-los. Um modelo transparente. Não temos nada a esconder”.

“Tiro no pé” A região também esteve representada no Fórum Técnico na capital. Presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini lembra que o setor representado por ele – proteína animal – sofre há mais tempo e entende que o aumento de impostos é “um tiro no pé. Vai nos tirar competitividade. Levamos meses para nos colocarmos em situação de estabilidade. E esses decretos vão nos onerar muito”, pontua. Na mesma linha, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Angelo Fontana, defende o diálogo

ANGELO FONTANA

GILBERTO PICCININI

PRESIDENTE DA ACI-E

PRESIDENTE DA DÁLIA ALIMENTOS

como única forma para reverter as medidas do Estado. “Infelizmente, tanto na opção por aumento da alíquota como agora, com os decretos, o governo abriu um espaço muito curto para dialogar. Não houve espaço para as entidades compreenderem e trazerem sugestões”, recorda. O vice-presidente regional da Federasul e presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (CIC) de Teutônia, Renato Scheffler, considerou válida e importante a participação dos deputados. Cita que há insatisfação com a proposta entre os parlamentares da base aliada. Mas teceu críticas à ausência governamental no encontro. “Infelizmente o Legislativo nada pode fazer, pois não tem gerência sobre essa situação. E o governo está irredutível, não quer tirar os decretos. Nosso debate hoje era justamente isso, trazer os contrapontos dessa situação. Sei que está chamando uma por uma das entidades, mas aqui era um momento de fazer esse debate”.

Alternativa Durante o encontro, foi abordada uma possível alternativa proposta pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). A sugestão é de que os incentivos fiscais vigentes sejam prorrogados até o fim do ano. Até lá, governo e entidades buscariam uma forma de minimizar os danos ao setor produtivo. “Essa sugestão do Gilberto Petry (presidente da Fiergs) é importante porque vai aumentar o espaço para debater soluções. Eu venho dizendo que sem diálogo, nós não vamos chegar a lugar algum”, avalia Fontana.


8 | A HORA

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

MINIFUTEBOL

REPRESENTATIVIDADE

CTC CONHECE OS PRIMEIROS MULHER SE CAMPEÕES DO ANO DESTACA NO MUNDO DA BOCHA DIVULGAÇÃO

Ezequiel Neitzke

ezequiel@grupoahora.net.br

O

Clube Tiro e Caça conhece nesta noite, a partir das 19h30min os campeões do Torneio de Férias/Construtora Diamond de Minifutebol. A primeira final é entre Smurfs e 100 Pressão, pela série Prata. Dono de um dos melhores ataques da competição, o Smurfs aposta na dupla Edilson dos Santos e José Alan Borges de Jesus para conquistar o título que escapou em 2023. Juntos, os jogadores marcaram 12 gols. Por outro lado, o time não conta com com Elisandro de Jesus, o “Kika” e Eduardo Arenhath, suspensos. Já o Smurfs não terá o artilheiro do time. Diego Nascimento, autor de dois gols no torneio, está suspenso.

Gabriele Anschau, moradora de Mato Leitão, é exemplo de paixão e talento no esporte

Na principal decisão da noite, o Coroas Mirim/Jachetti e o Lesionados A voltam a decidir um Torneio de Férias. Em 2021, o Coroas levou a melhor e ficou com o título, inclusive, o time é o atual campeão e busca o tri nesta temporada. Para o jogo coloca a esperança de gols em Dio-

guinho Ristoff, artilheiro da competição com 12 gols. Já o Lesionados vem embalado após vencer Limitados e Ser Sodabeb nos jogos eliminatórios. Para o jogo, o Coroas não terá Thiago Cardoso, o Lesionados não conta com Rodrigo Domingos dos Santos, ambos fora por lesão.

ADRENALINA

APÓS ADIAMENTO, ANTA GORDA RECEBE SEGUNDA ETAPA DA SUMMER CUP Após transferirem a etapa em virtude das condições climáticas, Anta Gorda será palco da segunda etapa da Summer Cup de Veloterra. Com uma pista de aproximadamente 600 metros de extensão, o evento promete agitar a região e atrair pilotos e equipes de todo o país. Organizado pela equipe da André Produções e Eventos a competição terá quatro etapas ao longo da temporada, onde os competidores têm a oportunidade de se destacar e garantir um lugar entre os melhores do campeonato. As inscrições estão abertas na página da André Produções e Eventos no Facebook com desconto para pagamentos antecipados. No sábado à tarde, os pilotos terão a oportunidade de realizar treinos livres, enquanto no domingo de

Ela está inspirando não apenas outras mulheres, mas a todos aqueles que admiram a força

Jogos movimentam os associados desde o começo de janeiro

manhã, os treinos serão separados por categorias, permitindo um melhor reconhecimento do traçado. As baterias matinais terão início a partir das 11h30min do domingo, com a abertura oficial do evento marcada para as 13h15min. Ingressos antecipados com desconto no

Posto Cristal, em Anta Gorda. Na hora, o valor é de R$ 15. Para mais informações e dúvidas, os interessados podem entrar em contato através das redes sociais da André Produções e Eventos no Instagram ou Facebook, ou pelos números de Whatsapp disponibilizados.

JOÃO JUNG COORDENADOR DO CAMPEONATO INTEGRAÇÃO DE BOCHA

Moradora de Mato Leitão, Gabriele Anschau, aos 28 anos, é um nome que vem ganhando destaque no cenário da bocha regional. Com uma história que remonta à infância, onde começou a jogar aos 12 anos de idade, encontrou na cancha de bocha do pai não apenas um local de diversão, mas sim o berço da paixão pelo esporte. “Desde criança, sempre estive dentro da cancha de bocha do meu pai, e esse esporte virou minha paixão”, compartilha Gabriele, cujo amor pelo jogo só cresceu ao longo dos anos. “Jogo mais nos finais de semana, mas a bocha está sempre presente na minha vida”, acrescenta. O que começou como uma atividade de lazer logo se transformou em algo mais sério para Gabriele. “Comecei a jogar torneios de bocha por todos os lugares”, diz ela. E não demorou muito para que seu talento chamasse a atenção. “O pessoal se admirou quando me viu em uma cancha, pois nunca por aqui tinham visto uma mulher jogar bocha”, revela. A oportunidade de mostrar o talento em um palco mais amplo

surgiu quando Gabriele e sua equipe participaram de um campeonato em Alto Paredão, onde saíram vitoriosos. “Ficamos campeões”, orgulha-se Gabriele, destacando que essa conquista foi um marco em sua jornada no esporte. Atualmente, Gabriele está embarcando em seu segundo campeonato, o Regional, com a determinação de continuar deixando sua marca no mundo da bocha. “Jogar bocha no meio dos homens para mim é algo normal. Me sinto bem e tenho orgulho de poder mostrar o amor que tenho por esse esporte”, afirma. Segundo João Jung, coordenador do Campeonato Integração de Bocha, em nove anos é a primeira vez que uma mulher participa da competição. “Ela está inspirando não apenas outras mulheres, mas a todos aqueles que admiram a força e a resiliência dos verdadeiros atletas. Seu nome já é reconhecido como um exemplo de como o talento e a dedicação podem superar quaisquer barreiras, inclusive aquelas que podem surgir em um esporte tradicionalmente dominado por homens”, enfatiza.


A HORA | 9

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

CONTRATAÇÃO

FERNANDO SE APROXIMA DO INTER DIVULGAÇÃO

Volante está no Vila Nova e já foi alvo do clube no início do ano

A

Fernando deve assinar nos próximos dias contrato com o Inter

pós não conseguir contratar Thiago Maia até o fim do período de inscrições para o Gauchão, a direção do Internacional acertou nessa quarta-feira a contratação do volante Fernando. A direção chegou a um acordo com o meio-campista e pagará compensação financeira ao Vila Nova pela liberação imediata do atleta, que chegará para o início do Brasileirão e as próximas fases da Copa do Brasil. Procurado pelo colorado no início do ano, Fernando acertou com o Vila Nova, porém a dificuldade em finalizar as negociações com Thiago Maia, fez com que a direção do Internacional fizesse uma nova investida por Fernando, passando a convencê-lo a aceitar o projeto do clube para o restante

da temporada de 2024. Fernando deve assinar nos próximos dias contrato com o Inter até dezembro de 2025. O Internacional demonstra preocupação em não conseguir concretizar a contratação de Thiago Maia até o dia 7 de março, data de encerramento da janela de transferências no futebol brasileiro. Contudo, não descartou a possibilidade de trazer tanto o volante do Flamengo quanto Fernando para fortalecer o elenco.

TORCIDA ESGOTA INGRESSOS NAS ÁREAS DO INTER O Inter anunciou nesta quartafeira que a torcida colorada esgotou os ingressos, nas áreas geridas pelo clube, para o Gre-Nal 441. O clássico válido pelo Gauchão está marcado para o domingo (25), às 18, no Beira-Rio. Restam apenas entradas para o Coração do Gigante, local administrado pela Brio.

GRÊMIO

MAYK É APRESENTADO OFICIALMENTE

A

pós o treinamento dessa quarta-feira, o lateral-esquerdo Mayk foi apresentado oficialmente como novo reforço do Grêmio para as próximas três temporadas. O atleta recebeu das mãos do vice-presidente de Futebol Antônio Brum a camisa número 26 e uma carteirinha de sócio do Clube. Com 24 anos, o lateral foi destaque na temporada passada defendendo o Guarani no Campeonato Paulista e vinha sendo monitorado pelo tricolor. Segundo Brum, Mayk é um jogador “jovem, promissor e vai nos ajudar muito”. O atleta revelou que está 100% para atuar e que defender a camisa do Grêmio é a realização de um sonho: “É um desafio único na

minha vida. Com toda a estrutura que o Clube vai disponibilizar, vou aproveitar bastante. Vamos buscar coisas grandes aqui”, falou.

DIVULGAÇÃO

NOVO PREPARADOR Mário Pereira passa a ser o preparador físico principal do Futebol Masculino do Grêmio. O Departamento de Futebol Profissional do Tricolor anunciou a promoção do profissional para dar continuidade ao trabalho de preparação física desenvolvido na temporada. Pereira tem 29 anos de experiência no clube e ocupava a função de auxiliar de preparação física. Ele substitui Reverson Pimentel, que deixou o Tricolor e foi para o Corinthians.

MIGUEL LUCIAN Personal Trainer e Coordenador do Circuito dos Vales

Mayk tem contrato com o Grêmio por três temporadas e está apto para estrear no Gre-Nal

“DIGA-ME COM QUEM ANDAS, QUE TE DIREI… …SE VAIS LONGE”

T

ão crucial quanto escolher o destino de nossa jornada é selecionar aqueles que nos acompanham. Somos uma média das cinco pessoas com quem mais convivemos, então nossas companhias exercem influência significativa não apenas na qualidade do caminho que percorremos, mas também no destino que iremos alcançar. Até pouco tempo atrás, nossas influências eram limitadas àqueles que estavam em nosso círculo social próximo: colegas de trabalho, amigos, familiares e colegas de classe. E, menos que mudássemos nosso convívio, era improvável nos diferenciarmos significativamente daqueles com quem passávamos a maior parte do tempo. Nos últimos anos, no entanto, as redes sociais modificaram esse panorama. E, além das influências tradicionais, somos também moldados por aqueles que escolhemos seguir no ambiente virtual. Embora isso possa nos conectar a pessoas inspiraQUANDO doras, também nos expõe DEFINIMOS a perfis e conteúdos que podem ser prejudiciais aos NOSSOS nossos objetivos. Não temos o controOBJETIVOS, le absoluto sobre todas as UMA DAS influências em nosso cotidiano, podemos controlar TAREFAS É quem seguimos e como essas influências nos afetam. IDENTIFICAR Quando definimos nossos QUEM EM objetivos, uma das tarefas é identificar quem em nosso NOSSO CÍRCULO círculo pode facilitar ou difiPODE FACILITAR cultar nosso progresso. Por exemplo, se aspiraOU DIFICULTAR mos ao sucesso, é sensato buscar o contato com pesNOSSO soas bem-sucedidas. PROGRESSO.” Se temos o objetivo de correr uma maratona, é importante estar em contato com outros que compartilham ou até já realizaram esse objetivo. Da mesma forma, se estamos comprometidos com um plano de emagrecimento, é importante evitar o convívio próximo com pessoas que não valorizam uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas. A luz da atitude, do interesse e dos objetivos precisam emanar de dentro de nós. O ambiente em que estamos inseridos poderá deixar essa luz mais forte e mais longeva ou então fazer com que ela se apague gradativamente. Portanto, tão importante quanto escolher um destino, é escolher quem nos acompanha pelo caminho… pois isso, sem dúvida, facilitará nossa jornada e ainda nos fará ir mais longe.


10 | A HORA

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

por Raica Franz Weiss Bibiana Faleiro (Interina)

Hoje é Dia do Auxiliar de Serviços Gerais

Apae com estrutura ampliada

Santo do dia: Cátedra de São Pedro: de onde o Papa governa a Igreja ARQUIVO

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) iniciava uma campanha de arrecadação de verbas para a construção de novas salas de aula. O espaço estava pequeno para atender os quase 100 alunos da instituição. O projeto previa que o prédio atual fosse ampliado com um terceiro pavimento. A obra estava orçada em R$ 150 mil. Entre as novidades para os alunos naquele ano, ainda estava a recontratação de uma psicóloga, uma fonoaudióloga e uma assistente social, que haviam sido demitidas devido a uma reformulação financeira. De acordo com a presidente da época, Cândida Catto, as despesas não eram condizentes com a realidade da Apae. Mas a situação financeira estava sendo reequilibrada. Além da nova equipe de profissionais, os alunos seriam recebidos com mudanças na área de lazer. Por meio da doação de um empresário da cidade, foram reformulados e ampliados pracinha e banheiros, e instalada a quadra de esportes.

Ex-prefeito de Lajeado, Corbellini assumia a LAE

Darci Corbellini, exprefeito municipal, assumia a responsabilidade de dirigir a Lajeado Associação de Esportes (LAE). Ele foi convidado pelo então presidente do clube, Erny Teixeira e passava a organizar sua diretoria. A principal meta de Corbellini era montar um time com gente

de casa. Além de atletas que jogassem com amor ao time e ao município. Naquele período, a LAE lutava pela classificação na Copa Governador do Estado. A Lajeado Associação de Esportes era a fusão do Lajeadense com o Clube São José, também da cidade. Essa união durou até 1977.

Alunos começavam o ano com pracinha e reforma na área de lazer

A principal meta de Corbellini era montar um time com gente de casa e que tivessem amor pelo clube e município


A HORA | 11

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

GREICY WESCHENFELDER

ARTIGO

T

Professora

Volta às aulas. Atenção, alunos!

erminou o carnaval. Tudo parece voltar ao normal. Reza a lenda que sempre foi assim no nosso país tropical e do carnaval. Hoje, resolvi escrever para os alunos, que, se na ausência deles alguém me ler, perfeito também; que os pais façam essa leitura, a leitura dessa crônica. Esse ano letivo vai ser bom para aquele aluno que realmente quiser. Parece clichê, mas não é. A escola quem faz, também é, principalmente, o aluno. O estudo nunca foi sinônimo de algo fácil, e nem poderia ser. Aprender algo novo é sair da zona do conforto e se deparar com um horizonte de possibilidades, hipóteses e construções a fazer. Então, muita prática faz esse campo do conhecimento ficar mais bem assimilado. Gentileza gera gentileza. O que pais e professores querem é que o colégio seja um palco de valores e de formação de cidadãos do bem e que não provoquem atritos e discriminem ou desrespeitem alguém. Importante sempre se colocar no lugar do outro. Nos educandários há regras e que bom que elas existem, a sociedade, aqui referindo-me ao mercado de trabalho e na própria casa, há questões a cumprir para que haja organização e as coisas funcionem. Então, importante respeitar horários, combinados de turma e combinados do professor para as aulas. No cumprimento e no entendimento, tudo vai funcionar bem em 2024 nas escolas. Entenda, que seus pais sentem orgulho de poderem-lhes oferecer o estudo, que muitos deles não tiveram. O mínimo que você pode fazer, é devolver em dedicação e atenção nas aulas. Nota máxima, é bom. Mas o máximo é dedicação, sonhar com as oportunidades que a escola oferece. Sonhar. A sala de aula é um espaço para poder almejar o futuro que se quer e a vida tão desejada. Ter sonhos é o que nos faz acordar todos os dias e ir em busca deles. A escola, sem dúvida, ajuda a concretizá-los. Estar em sala de aula é o comparti-

COLUNA DO MUSEU

lhamento de ideias, de conhecimento, de valores, de experiências, portanto é onde você tem um segundo lar e a família que podemos construir. Amigos e colegas são nossa família querida! Infelizmente, a realidade que vemos, em muitas escolas, é o desrespeito de alunos com professores e o descumprimento de regras de funcionamento, especialmente como excesso de faltas, atrasos e a falta de pertencimento. Falta de pertencimento significa que a escola não é o lugar que se quer estar, e quando isso acontece, nada acontece. Justificando a frase anterior, quero dizer que não gostar de estar na escola é não querer estudar e atrapalhar outros alunos que querem um futuro, a partir do estudo. Acreditem, há alunos que vão para os educandários para incomodar, brigar e só comer merenda. Atendo a muitos pais, e a partir de outras experiências, vejo como pais sofrem para fazer com que os filhos, que vocês, alunos, entendam, que o que eles podem dar de herança mais preciosa a vocês é o estudo. Eles vêm em vocês o futuro que não tiveram. Noto a alegria de verem avaliações, boletins e diplomas dos filhos. Pense em você e neles. Estudar é o futuro para qualquer profissão. Todas as profissões nasceram a partir do estudo. E, de novo, nada é fácil, e por essa razão mesmo, essas coisas doloridas e feitas com muita dedicação são tão valorizadas. Acredite! Ser curioso te faz estudar, ocupar a mente positivamente; é querer estudar para ser alguém na vida, trazer alegria aos pais, construir possibilidades, trocar ideias, criar relações com professores e colegas... Isso tudo faz com que essa crônica tenha sentido. Adoro estudar e não parei ainda de estudar. Somos estudantes quando entendemos que sabemos pouco e que, com o que aprendemos podemos ajudar os outros e a construir uma sociedade melhor e mais justa. Um ano letivo tem 200 dias de infinitas possibilidades. ‘Bora lá’, estudar muito e fazer desse país, além do país tropical e do carnaval, um país de pessoas cultas. E ninguém, nos segura!

OPINIÃO

Por, Sérgio Nunes Lopes Kelly Lavall da Silva

Restaurando/reformando o Cineclube Real

O

Cineclube Real, que funciona nas dependências do Museu Público Municipal de Arroio do Meio - Casa do Museu, está recebendo reparos desde o início de janeiro. Os reparos são parcialmente viabilizados com recursos da Lei Complementar n°195/2022 (Lei Paulo Gustavo). Grande parte do valor aportado por esta lei, conforme constante nos seus dispositivos, foi destinada às entidades culturais e aos artistas locais. A seleção dos projetos se deu a partir de Chamamentos Públicos específicos realizados em 2023. As atividades previstas em cada projeto serão executadas ao longo deste ano de 2024. Entre as viabilidades da Lei acima mencionada está o reparo a salas de cinema. O Cineclube Real está ativo desde 2010 e é utilizado para a projeção de audiovisuais em atividades pedagógicas de Educação Patrimonial e para a abordagem, através daquela linguagem, a temas sazonalmente discutidos no contexto do museu, sempre atentando para as discussões contemporâneas que impactam a conjuntura atual. O Cineclube, além de sua função precípua (exibir audiovisuais), serve como disparador de memória de um dos principais pontos de cultura e entretenimento da municipalidade a partir de meados do século XX, o Cine Teatro Real. Inaugurado em 1° de fevereiro de 1954, o Cine contava, à época de sua inauguração, com 151 sócios. Conforme o Livro “Arroio do Meio: entre rios e povos”, o espaço foi explorado pelo grupo fundador até 1970. Após foi alugado funcionando como cinema até meados da década de 1980. O prédio foi amplamente descaracterizado. Atualmente funciona no mesmo endereço, Rua General Daltro Filho n° 49, a Loja A Mobília. Na documentação que informa sobre a inauguração do Cine consta que se trata: “um prédio alto e vistoso”. Informa-se ainda que a edificação, situada no endereço acima posto, tinha como ponto de referência a fábrica de balas de Ammos Wallerius. Os sócios eram pessoas físicas e jurídicas. Entre as firmas sócias do empreendimento lista-se: Wallerius, a maior delas, Kirst & Cia, Frigorifico Ardomé, Fleck & Cia e Casa Schneider. O Cineclube Real decorre de um projeto

aprovado pelo Edital Federal - Cine Mais Cultura, cujo objetivo foi viabilizar salas de exibição gratuita de filmes em pequenos municípios do Brasil. Além das projeções de audiovisuais sucedidos de bate-papos, o espaço do Cineclube Real abriga as reuniões do Núcleo Municipal de Cultura e demais fóruns deliberativos do Departamento de Cultura. No Cineclube é possível visualizar um módulo de cadeiras do antigo cinema que tinha mais de setecentas acomodações. Ainda entre as peças é possível contemplar-se a catraca que permitia a entrada da plateia após a aquisição do ingresso na bilheteria. Nas imagens é possível visualizar um panorama da sala onde funciona o Cineclube (em reforma) e a catraca antes mencionada. Em breve será promovida uma sessão de cinema para comemorar a revitalização do espaço.


Quinta-feira, 22 fevereiro 2024 Fechamento da edição: 19h

MÍN: 19º | MÁX: 35º

O tempo segue firme e o sol predomina na maior parte do dia.

Cristo Protetor exposto em telas

LUIS GUSTAVO BETTINELI/DIVULGAÇÃO

CASA DE CULTURA

Obras que retratam construção do monumento religioso em Encantado serão expostas de 26 de fevereiro a 31 de março no espaço cultural da cidade. Telas já foram atração no Teatro Univates e na Assembleia Legislativa. Trabalho é resultado da dedicação e criatividade de artistas locais CADERNO | Região Alta


Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

CIDADES

R$ 4,00 (dia útil) R$ 7,50 (fim de semana)

MICRORREGIÕES | ARROIO DO MEIO • ENCANTADO • TEUTÔNIA • TAQUARI • ESTRELA

Desaparecimento de agricultura intriga comunidade de Progresso Polícia Civil, com uso de helicóptero, realizou buscas com o intuito de encontrar alguma pista sobre o paradeiro da mulher

MAIRA SCHNEIDER

FORQUETINHA

Eloete de Oliveira desaparecida há uma semana

Maira Schneider

mairaschneider@grupoahora.net.br

PROGRESSO

O

desaparecimento de Eloete de Oliveira, 54, moradora do município de Progresso completou uma semana. Desde a terça-feira, 13, a localidade de Anto Bravo, cerca de 15 km distante do centro da cidade, não foi mais a mesma. A insegurança e o silêncio tomam conta do local. A vizinhança prefere não comentar sobre o ocorrido, apenas aguardam esperançosos que Eloete seja encontrada com vida. Era noite de terça quando, segundo depoimento do marido de Eloete, Valdeci Brandão, 47, homens armados e encapuzados invadiram a residência do casal. Os dois dormiam quando foram surpreendidos pela ação criminosa. Brandão conta que conseguiu fugir por uma janela e correu na vizinhança para buscar ajuda. No trajeto, escutou disparos de arma de fogo. Ao retornar para casa, cerca de meia hora depois, percebeu que a companheira havia sumido. Marcas de sangue foram encontradas na sala e dois celulares

Setor de Obras intensifica melhorias em estradas

Funcionário e morador da propriedade da família ajuda nas buscas para encontrar Eloete

NELSON DIAS

dia andando pra lá e pra cá e nada dela, tomara que esteja viva”.

FUNCIONÁRIO

Investigações teriam sido levados. Nessa terça-feira, 20, uma semana após, equipe da Polícia Civil com o uso de um helicóptero sobrevoou a localidade em busca de pistas do paradeiro da mulher. A aeronave chegou pela manhã e pousou no campo do complexo Grêmio Gaúcho, antes de seguir para a comunidade do interior. O funcionário da família, Nelson Dias, espera que Eloete seja encontrada com vida. Ele trabalha na produção de tabaco e vive na propriedade faz dois anos. Emocionado, disse que ela era como

uma mãe para ele. Na noite do ocorrido, Dias conta que foi dormir cedo, por volta das 18h e foi surpreendido pelo patrão ao acordá-lo. “Só recordo ele falando, não acende a luz, arrombaram a porta e levaram a Eloete”. E complementa, “entrei em choque”. Conforme relatos do morador, nunca viram ninguém estranho rondando a região. Dias alega que no domingo passado acompanhou o patrão nas buscas. “Passamos o

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e segue em sigilo. Imagens de câmeras de videomonitoramento devem ajudar nos esclarecimentos dos fatos. Informações sobre o paradeiro podem ser repassadas à PC e BM. Eloete é natural de Três Passos. Na propriedade do interior de Progresso residia com o marido. Desde a noite do desaparecimento, a primeira versão apresentada à polícia foi de sequestro, sem exigência de resgate. Agora, as investigações não descartam nenhuma hipótese.

A Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Rural trabalha para recuperar parte das estradas danificadas pelas fortes chuvas no último de tarde, dia 17. Conforme o secretário Henrique Krüger, é feito patrolamento, desobstrução de bueiros e limpeza de valetas, além da colocação de material. O trabalho está concentrado em Jammerthal, desde a ponte do Bauereck até a divisa com o município de Marques de Souza. “Tivemos grandes prejuízos com as fortes chuvas. As ações em andamento proporcionam mais segurança e melhor trafegabilidade para os motoristas.” Segundo o prefeito Paulo Grunewald e o vice-prefeito Grasiani Galli, estradas bem conservadas contribuem para um deslocamento mais tranquilo e eficiente, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores locais e dos que transitam pela região. “A manutenção adequada das vias rurais não só beneficia os motoristas, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e social das áreas atendidas, facilita o escoamento da produção agrícola e promove a integração entre as comunidades”, enfatizam.


2 | A HORA cidades

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

Público esgota ingressos de evento sobre turismo

DIVULGAÇÃO

Business Network for Agents Travel ocorre hoje a partir das 13h30min, no Parque de Eventos Broenstrup SANTA CLARA DO SUL

O

evento sobre turismo Business Network for Agents Travel ocorre nesta quinta-feira, 22, a partir das 13h30min, junto ao Parque de Eventos Broenstrup, em Santa Clara do Sul, tem como principal objetivo criar uma rede de network, ou seja, criar oportunidades de novos negócios e parcerias, além de juntar os nichos de mercado que atuam na área do turismo. Conforme o coordenador da Sala de Negócios e Turismo de Santa Clara do Sul, Marciano Bruch, o encontro será dividido em públicos. Agentes de viagens das regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Empreendedores turísticos

Evento promove integração de agentes turísticos e empreendedores do setor

e, também, foco nos servidores públicos que trabalham na área do turismo. “A primeira fala será específica para os servidores públicos que trabalham na área. Precisamos olhar de forma diferenciado para o turismo”.

O Turismo é um negócio e gera movimentação na economia. “Queremos cada vez mais profissionalizar o negócio, o nosso turismo de Santa Clara do Sul”, destaca Bruch. Esse é o primeiro evento nessa

modalidade e as vagas estão esgotadas. “Os empreendedores estão entendendo e aderiram à ideia. O resultado é satisfatório principalmente para esse evento, pois estamos levando oportunidades para deles venderem o seu esta-

Confira programação 13h30min – Abertura oficial 13h40min – Palestra para Secretários Municipais de Turismo com o seguinte tema: Como o setor público pode alavancar o turismo na sua cidade. 14h15min – Palestra para Agentes de Viagens, Empreendimentos Turísticos e Secretários Municipais com o seguinte tema: Como construir uma Network entre Agências de Viagens e Roteiros Turísticos. 15h15min – Palestra: Como fluir no turismo para ser reconhecido no trade. – Sebrae 16h15min – Painel Amturvales – Case de Sucesso Cascata Perau do Facão com Charles Rossner e Valdacir Bresciani 17h – Encerramento com Network e Cofee.

belecimento”. O Business Network for Agents Travel é de iniciativa do Departamento de Turismo da prefeitura, uma continuidade do projeto desenvolvido na Santa Flor + Summit. “Santa Clara sozinha não faz turismo, precisamos estar junto ao Vale. Precisamos juntar o vale nesses eventos.”

Fenachim tem 80% dos espaços vendidos VENÂNCIO AIRES

A pouco mais de dois meses da sua realização, a Festa Nacional do Chimarrão de Venâncio Aires contabiliza quase 100% dos seus espaços comercializados. Agricultura familiar e artesanato, setores bem concorridos, já estão todos ocupados. Restam ainda algumas vagas na área gastronômica, de máquinas e de exposição comercial. A festividade que celebra a bebida símbolo do Rio Grande do

Sul está em sua 17ª edição e reuniu 93 mil pessoas de diferentes estados em 2022. É a principal festa do município gaúcho, que fica entre as regiões do Vale do Rio Pardo e do Taquari, e esse ano será realizada de 1º a 5 e de 9 a 12 de maio. E a expectativa dos organizadores para essa edição é de puro otimismo. “Vamos superar a marca dos mais de R$ 5 milhões comercializados em 2022”, estima o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa.

Tradicional feira ocorre de 1° a 5 e de 9 a 12 de maio no Parque do Chimarrão


A HORA cidades | 3

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

Executivo reajusta em 3,62% salário dos professores ARQUIVO A HORA

Adequação aos valores busca cumprir pagamento do piso nacional aos servidores de ensino Karine Pinheiro

karine@grupoahora.net.br

ESTRELA

P

rofessores da rede municipal de Estrela iniciam o ano letivo com salários adequados ao piso nacional do magistério. O projeto que define o reajuste em 3,62%, índice estipulado pelo governo federal, foi aprovado por unanimidade durante sessão dessa segunda-feira, 19. A portaria publicada no fim de janeiro prevê o valor-base de R$ 4,5 mil para 40 horas semanais. De acordo com o documento, a concessão do aumento ocorre a partir do dia 1° de março. A secretária de Educação, Elisângela Mendes, afirma que as movimentações para implantar o reajuste dos salários iniciou a partir da definição do Ministério da Educação. Ela destaca que nos últimos três anos, os valores foram atualizados em 51,8%. Em dezembro de 2020, o salário-base da categoria estava previsto em R$ 1,7 mil com jornada de 20 horas semanais. A partir de março, o valor básico fica na faixa de R$ 2,7 mil em relação ao mesmo período de trabalho. Professores pós-graduados podem receber incremento de até R$ 1,4 mil. “Fizemos uma reorganização no orçamento. Existem questões legais que precisam ser observa-

das e cumpridas. Portanto fizemos os cálculos e agilizamos para que o projeto pudesse ser encaminhado à câmara”, ressalta a secretária. Com cerca de 350 professores na rede de ensino do município, o pagamento do piso representa um impacto de R$ 658 mil. Secretário da Fazenda, Felipe Diehl explica que a pasta adequou os recursos para possibilitar o pagamento do piso salarial do magistério a partir da definição da União. “Reduzimos horas extras e também captamos recursos. Mais de 50% do orçamento foi investido em Educação e Saúde. Com isso definimos o maior aumento real dos servidores e também o pagamento do piso dos professores.”

Categoria aguarda diálogo O reajuste salarial do magistério foi anunciado pelo prefeito Elmar Schneider durante a Jornada Pedagógica da Educação, que reuniu mais de 700 profissionais da rede municipal. Embora o projeto de lei tenha sido assinado no evento, a presidente da Associação dos Professores de Estrela (Aprome),

Reajuste do magistério foi anunciado pelo prefeito durante jornada de qualificação da rede municipal

Letícia Santos, diz que a categoria aguarda detalhes de como vai ser feita a implementação. Segundo ela, a associação encaminhou um ofício ao Executivo para solicitar informações acerca do assunto ainda no mês de janeiro. “Ficamos aguardando um contato oficial. Sempre priorizamos o diálogo. Foi um valor inferior aos outros anos, portanto esperávamos uma oportunidade para negociação”, aponta a presidente. Em 2022 e 2023, os salários tiveram ajustes de 33,2% e 15%, respectivamente. A categoria se mobilizou em diversos momentos para pressionar o governo pelo pagamento. Durante o período, a definição pela adequação salarial foi feita, em ambos os anos, no mês de outubro, com progressão nos meses seguintes.


4 | A HORA cidades

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

“Duplicação da BR-386 está 91% concluída”, diz engenheiro da CCR Estimativa é concluir duplicação e construção de faixas adicionais até o início do segundo semestre deste ano Henrique Pedersini

henriquepedersini@grupoahora.net.br

MATEUS SOUZA

VALE DO TAQUARI

A

duplicação dos 20,3 quilômetros da BR-386 entre Marques de Souza e Lajeado está em fase final. Pelo menos é o que afirma o coordenador de engenharia da CCR ViaSul, Fábio Hirsch. Segundo ele, 91% das obras estão concluídas e há uma expectativa de entrega de toda estrutura até o

Concessionária liberou trecho de quatro quilômetros na terçafeira, 20. Conclusão da obra deve ser no segundo semestre

início do segundo semestre deste ano. As informações foram confirmadas em entrevista à Rádio A Hora 102.9 nessa quarta-feira, 21. Conforme o engenheiro, a construção de faixas marginais de todo trecho é prioridade para permitir o fluxo de veículos com a maior facilidade possível. “Pretendemos fazer a liberação de mais uma parte do trajeto, até o distrito industrial no bairro Montanha, isolando o entorno da PRF, que não temos autorização para trabalhar. Temos interseções no bairro Montanha, Olarias e perto do acesso a Conventos para ser finalizada”, especifica. Nesta semana, a CCR anunciou a liberação de mais 4,5 quilômetros da duplicação, desde as pro-

ximidades do pórtico de Forquetinha até o entorno da sede atual da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Outros sete quilômetros já haviam sido liberados anteriormente. Hirsch confirma a redução no número de operários nos trabalhos para ampliação da rodovia. Segundo ele, a diminuição se deve pelas atividades serem mais minuciosos e exigirem menos mão-de-obra, além da transferência de profissionais para outras cidades.

Alterações no projeto A construção de faixas adicionais em um total de 10,2 quilômetros entre as cidades de Lajeado e Estrela. Segundo o engenheiro, a ideia é concluir a ampliação até o início do segundo semestre, junto

com a duplicação. Prevista para ser concluída em fevereiro deste ano, a obra ainda carece de evolução e, segundo Hirsch, foi impactada pelas questões climáticas. “Tivemos as enchentes de setembro e novembro, foi preciso realizar uma série de manutenções nos arredores da ponte do Arroio Boa Vista, na estrutura de taludes para contenção”, detalha. Como qualquer alteração no projeto impacta no valor da tarifa nas praças de pedágio, o engenheiro adota cautela para considerar alterações. Entre os pedidos, está a mudança no formato do trevo na Rua Bento Rosa, que dá acesso ao perímetro urbano de Lajeado e a BR-386, na chamada “Ponte Seca”. A reivindicação é que a rua seja elevada para evitar alagamentos. A estimativa é que 65% dos trabalhos esteja finalizados.

OBITUÁRIO MARIA ANTÔNIA GOUVEA, 1, morreu ontem, 21. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal do bairro Florestal, em Lajeado. GENY NORMA PAULINE HOELZEL, 90, morreu ontem, 21. Os atos fúnebres ocorreram no Memorial e Crematório Jardim Montanha dos Vales, em Santa Cruz do Sul. PAULO RICARDO MENTZ, 25, morreu na terça-feira, 20. sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Bela Vista, em Arroio do Meio. Paulo deixa a mãe Claudete Mentz; pai André Francisco Martins; irmãos Fábio, Camile, Tatiane, Andriele, João e Maria.


Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

DIVULGAÇÃO

Roteiro de assembleias da Sicredi Região dos Vales inicia em março Resultados de 2023 serão apresentados aos associados dos 18 municipios de atuação da cooperativa REGIÃO ALTA

Em uma década, o crescimento do Valor Adicionado Fiscal ultrapassou R$ 547 milhões

Valor Adicionado Fiscal de Encantado cresce quase 270% em dez anos Aumento no desempenho reforça desenvolvimento econômico do município ENCANTADO

A

Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul (SEFAZ) divulgou os dados do Valor Adicionado Fiscal (VAF) empresarial ano-base 2023, revelando um crescimento significativo das empresas do município, mesmo diante das enchentes catastróficas ocorridas em setembro e novembro do mesmo ano. Nos últimos dez anos, os índices tiveram elevação expressiva, com um aumento de 269%. Em 2013, o Valor Adicionado era mais de R$ 322 milhões. Já em 2023, esse número saltou para R$ 869 milhões. São classificadas no segmento empresarial para fins de retorno de ICMS. De acordo com Marcelo Casaril, Gestor de Desenvolvimento, o surgimento e o crescimento das empresas têm sido um dos fatores fundamentais para a elevação do índice. Além disso, a Lei de Incentivo às Empresas do Município, que oferece benefícios aos interessados em investir ou ampliar a

O que é o Valor Adicionado? O Valor Adicionado das empresas é uma medida econômica que representa a diferença entre o valor dos produtos finais produzidos por uma empresa e o valor dos insumos utilizados na produção desses produtos. Essa medida é usada para determinar a contribuição econômica de uma empresa para a geração de riqueza em uma economia. O Valor Adicionado é importante pois reflete a capacidade de uma empresa de gerar riqueza e, portanto, contribuir para o crescimento econômico de um município, região ou país.

O Sicredi Região dos Vales realiza nos meses de março e abril o Processo Assemblear 2024, nos 18 municípios da sua área de atuação. O primeiro encontro ocorre no dia 11 de março, em Coqueiro Baixo, no Ginásio Municipal de Esportes, às 20h. As assembleias são um momento em que os associados podem acompanhar a prestação de contas do exercício de 2023, as ações realizadas nas comunida-

des, as contribuições ao desenvolvimento da região e os benefícios gerados ao quadro social. As apresentações serão realizadas pelo presidente da instituição financeira cooperativa, Ricardo Cé, pelo diretor executivo, Roberto Scorsatto, e pelos gerentes das agências de cada cidade. Para mais informações sobre as assembleias e confirmações de presença, os associados podem contatar a agência do Sicredi do seu município ou pelo WhatsApp corporativo (51) 3358-4770.

C A L ENDÁ RI O DE A SSEM BL EI A S 11/3 - Coqueiro Baixo | Ginásio Municipal de Esportes 12/3 - Nova Bréscia | Ginásio Municipal do Centro 13/3 - Vista Alegre do Prata | Salão Paroquial 14/3 - União da Serra | Ginásio Municipal de Esportes 18/3 - Putinga | Salão Paroquial 19/3 - Ilópolis | Centro Cultural de Eventos 20/3 - Dois Lajeados | Salão Paroquial 21/3 - Guaporé | Associação dos Motoristas de Guaporé 25/3 - Relvado | Salão Paroquial 26/3 - Doutor Ricardo | Salão Paroquial Pe. Vitório Scopell 27/3 - Anta Gorda | Ginásio de Esportes São Carlos 1°/4 - Vespasiano Corrêa | Salão Paroquial 2/4 - São Valentim do Sul | Salão Paroquial 3/4 - Capitão | Ginásio Municipal de Esportes 4/4 - Arroio do Meio | Ginásio PA-Rural 8/4 - Encantado | Salão Comunitário Santo Agostinho 9/4 - Roca Sales | Salão Paroquial 10/4 - Muçum | Salão Paroquial DIVULGAÇÃO

produção, é apontada como outro elemento impulsionador. “O índice é baseado em empresas de pequeno, médio e grande porte, e o resultado é reflexo de políticas de incentivo cada vez mais consistentes e favoráveis aos investidores”, afirma Casaril.

Superação dos empreendedores O prefeito Jonas Calvi, enxerga o resultado como comprovação de que Encantado é um municí-

pio atrativo para investimentos industriais e comerciais, com um ambiente favorável aos negócios, políticas de incentivo e empreendedores resilientes. “Devemos ressaltar também a capacidade de superação dos nossos empreendedores após as catástrofes naturais. Isso significa que apesar de todos os obstáculos que enfrentamos, o resultado é uma combinação de fatores que demonstra a força da nossa indústria, comércio e prestadores de serviço, evidenciando a fase de desenvolvimento que estamos vivenciando”, ressalta.

Em Encantado, assembleia está marcada para o dia 8 de abril


2 | A HORA Região Alta

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

Provocações em Muçum

D

ez painelistas, quatro horas de duração e várias reflexões. O seminário sobre enchentes realizado em Muçum no sábado, 17, trouxe importantes e necessárias provocações à população presente e, principalmente, às autoridades responsáveis por liderar ações e estratégias de prevenção aos futuros desastres naturais. Acompanhei os painéis e compartilho com os leitores alguns tópicos. 1) O professor Masato Kobiyama chegou discreto, como bom japonês, mas na hora de falar misturou humor com coisa séria. E põe séria nisso! A começar pela definição de que “lugar bonito, é lugar perigoso”, ao se referir às características geográficas do nosso deslumbrante Vale do Taquari e ao perigo crescente de deslizamentos em montanhas e encostas devido à ocupação dessas áreas por habitações. “Vocês devem se preocupar com a inundação, mas não esqueçam dos deslizamentos. Os dois ocorrem com chuva”, enfatizou. Aliás, ainda em 2011, o Serviço Geológico do Brasil (SGB/ CPRM) iniciou estudos em Encantado para identificar os locais com maior risco de desastres. Outros levantamentos também tiveram continuidade anos depois em municípios da região. É fundamental que os agentes públicos não se esqueçam disso! 2) Kobiyama, que é integrante do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, também foi objetivo ao afirmar que obras estruturais, como diques, por exemplo, não resolvem o problema das inundações. “Isso é enganação”. Para o japonês, educação e treinamento dos cidadãos sobre técnicas de evacuação salvam vidas. Ele usou como exemplo

o tsunami que atingiu Fukushima, no Japão, em 2011, quando morreram 17 mil pessoas. “Só morreram 17 mil porque a população estava treinada”, observou. 3) Os três estados do Sul do país estão no centro de preocupantes eventos climáticos nos próximos anos, segundo o professor convidado, Walter Collishonn (foto), com base em estudos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS. Já a engenheira ambiental Sofia Royer Moraes explicou que fatores como o aquecimento global e os fenômenos climáticos El Niño e La Niña cada vez mais impactarão no comportamento extremo do clima.

4) Doutor em recursos hídricos e saneamento ambiental pela UFRGS, Collishonn fez uma apresentação exemplar, ilustrativa, didática, de fácil entendimento. Interessante quando representou no telão a quantidade de galões de 20 litros que seriam necessários para recolher os mais de 250 milímetros de chuva dos dias 3 e 4 de setembro de 2023 que caíram nas cabeceiras dos rios Guaporé, Prata, Carrero e Antas. “Esses galões colocados lado a lado preencheriam uma área que iria de Muçum a Passo Fundo, a São José dos Ausentes e a Vacaria”, exemplificou.

EU PERGUNTO! Se pudesse falar, o que diria a gravata amarela do vereador Marino Deves (PP)? A foto, registrada no dia 1ª de fevereiro, quando da retomada dos trabalhos no legislativo encantadense após o recesso, foi publicada pela vereadora Andresa de Souza/Yê (MDB) em seu Instagram nesta semana, com os dizeres “Compromisso com Encantado”. O vereador Duda do Táxi (MDB) também aparece.

Eleições em Muçum: diogo@grupoahora.net.br

DIOGO FEDRIZZI

5) Embora tenha reforçado que as barragens da Companhia Energética Rio das Antas (CERAN) não tenham influenciado na elevação do Rio Taquari na grande enchente, Collishonn fez cobranças duras à companhia pela falta de transparência nas informações à população. Aliás, representantes da CERAN foram convidados para o seminário, mas não compareceram, apesar da insistência do prefeito Mateus Trojan nos contatos. 6) Medidas para ampliar a calha do rio, como a dragagem, podem diminuir, mas não impedir as cheias, na visão de Collishonn. E aqui ele faz um alerta: (igual fez o engenheiro ambiental Daniel Schmitz em outra oportunidade, em entrevista à Rádio A Hora 102,9): a dragagem pode melhorar a situação em Encantado, mas piorar em Lajeado. Ou seja, transfere o problema para a jusante. Nesse sentido, reforça o pesquisador, esse tipo de obra deve ser analisado do ponto de vista regional e não local, além de exigir altos investimentos. 7) A Defesa Civil do RS foi alvo de críticas mais contundentes durante o seminário, sobretudo, pelos avisos imprecisos emitidos nas horas que antecederam a enchente de setembro. O professor Collishonn chegou a mostrar no telão o alerta divulgado pela Defesa Civil no dia 4 de setembro de 2023, cujo texto informativo foi idêntico ao encaminhado em 13 de julho do mesmo ano, quando não ocorreram inundações. “Foram alertas vagos e imprecisos. Falta nesse sistema uma especificidade maior”, observou.

Disputa entre Mateus Trojan e Alex Colossi deve se repetir

O que era para ser apenas uma reunião de mobilização do grupo político liderado pelo prefeito Mateus Trojan, terminou com o surpreendente anúncio de que ele é pré-candidato à reeleição em outubro. E mais, Trojan não abre mão de ter outra vez ao seu lado o atual vice-prefeito Amarildo Baldasso (PSD), colocando um ponto final nos comentários de que a dupla poderia se afastar. O encontro reuniu cerca de 150 pessoas na noite de terça-feira, 20, no Restaurante Prato Pronto, no Bairro Guaporé. O jovem emedebista confessou que, nos últimos meses, a sequência de situações adversas e desafiadoras, como os altos precatórios, a pandemia, os surtos de dengue e as enchentes catastróficas, chegou a balançar sua vontade de disputar a reeleição. Por outro lado, o PSDB, sigla da oposição, confirma o nome de Alex Colossi como pré-candidato a prefeito. Nas eleições de 2020, o tucano havia perdido para Trojan. Segundo o presidente do partido, Renato Berté, Colossi hoje é a melhor pessoa para administrar o município. “Não tem rabo preso com ninguém, não favorece A ou B”, argumenta, ao mesmo tempo que garante que o PSDB está aberto a negociações com todos os grupos políticos. “Sei que há partidos rachados em Muçum. Estamos abertos a negociar e fazer o projeto que mais beneficie o município. O ideal é muito trabalho e menos conversa”, comenta. Segundo o líder tucano, já há uma lista com 10 pré-candidatos a vereador, com possibilidade de pelo menos três vagas serem preenchidas por mulheres.

- O seminário sobre enchentes realizado em Muçum repercutiu na sessão da Câmara de Encantado desta semana. Os vereadores do PP, Diego Pretto e Valdecir Cardoso, também se impressionaram com as palavras do professor Masato sobre os riscos de deslizamentos. - Atingida pelas duas grandes enchentes do ano passado, a Clínica PA+ 24 Horas, hoje instalada na Rua Duque de Caxias, será transferida para uma sala na Rua Júlio de Castilhos, em frente ao hospital. Ah, e do outro lado da rua, na esquina com a Guerino Lucca, o Restaurante Vênetto abriu as portas há algumas semanas, em novo e agradável ambiente. - A suplente de vereadora do PSDB de Encantado, Daiane Bergamaschi, garante que é pré-candidata no pleito de outubro. Ao ser questionada por qual partido, ela apenas sorri. A ex-rainha, que ganhou visibilidade política por meio do falecido prefeito Adroaldo Conzatti, atua em parceria com o deputado federal Ubiratan Sanderson (PL) e tem articulado a conquista de emendas parlamentares para o município. Volta e meia, ela também recebe elogios de outros grupos políticos encantadenses. Ah, e semana que vem Daiane se desliga das funções de nutricionista do CRAS. Ela já comunicou o secretário de Assistência Social e Habitação, Fabiano Lemos, sobre sua decisão.


A HORA Região Alta | 3

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

Doutor Ricardo divulga lista Jovens conhecem das empresas e produtores processo industrial na cooperativa rurais com maior retorno DIVULGAÇÃO

Cerca de 30 pessoas acompanhados de alguns associados, delegados, conselheiros de administração e presidente conhecem três unidades VALE DO TAQUARI

Orçamento do município para 2024 é de R$ 26,2 milhões

Investimento em granjas e recuperação da indústria de laticínios impulsionam a economia local DOUTOR RICARDO

O

governo de Doutor Ricardo intensifica investimentos no setor agrícola para elevar a arrecadação municipal, resultando em um aumento do retorno de ICMS em 2024, reflexo do crescimento do Valor Adicionado entre 2021 e 2022. A Secretaria da Fazenda anunciou nesta semana a lista das 30 empresas e produtores rurais de maior destaque na contribuição para este avanço econômico. O prefeito Alvaro Giacobbo ressalta o significativo progresso no setor agrícola, principalmente em granjas, e na recuperação da indústria de laticínios, como fatores-chave para dobrar o orçamento municipal em quatro anos. Para este ano, a previsão de receitas e despesas é de R$ 26,2 milhões. “Agradeço a equipe da administração, produtores e indústrias pelo empenho que contribuiu para alcançar esses resultados, evidenciando o impacto positivo na qualidade de vida da nossa comunidade”, afirmou.

As 30 empresas

Os 30 produtores

1) Laticínios Dom Miro 2) Vian Indústria de Produtos Alimentícios 3) Movezen Indústria de Móveis 4) Miotto Produtos Alimentícios 5) Construbloc Artefatos de Cimento 6) Agropecuária Santo Isidoro 7) Dagostini Atacado e Varejo 8) Comércio de Combustíveis Bocchi 9) Saphira Indústria e Comércio de Erva-Mate 10) Acco Posto de Combustíveis 11) Centenaro Cavacos 12) D’Vian Embutidos 13) Super Ricardense 14) Ballestro e Cia Ltda 15) Design Ricardense Indústria de Móveis 16) Buzoli Promoções 17) Irmãos Giacobbo 18) Alison Silveira Silva 19) Agropecuária Santo Isidoro 20) FZ Comércio de Móveis 21) Doctorfarma 22) Francisco Reginatto e Cia 23) Restaurante Biolchi 24) Gabriel Luzzi Fachini e Cia Ltda 25) Cidade Bella de Alimentos 26) K&V Comércio de Roupas 27) Renata Demichei 28) Daniela Acco & Cia Ltda 29) Geração Sollar - Tecnologia Fotovoltaica 30) Spagnol e Giacobbo Comércio de Ferragens Ltda

1) Antonio Vanzetta 2) Jorge Ricardo Pretto 3) Aurio Antonio Zanella 4) Rodrigo André Golin Andriolli 5) Henrique Luis Rizzi 6) Everson Alceu Weber 7) Rodrigo João Cuciolli 8) Rodrigo Tocolini 9) Valdecir Guzzon 10) Ilce Marcolin Demarchi 11) Paulo Cesar Tremea 12) Oscar Roberto Weber 13) Ramon Nardino Biolchi 14) Delvilio Luiz Brandão 15) Milton Vicente Cappelari 16) Flávio Valtencir Potrich 17) Danilo Uberti 18) Cladir Dagostini 19) Edemir Giacobbo 20) Alvaro Bocchi

Filhos de associados da Cooperativa Dália, com idade entre 8 e 30 anos, visitaram as indústrias na semana passada. O passeio itinerante iniciou na matriz em Encantado, no Parque Industrial e, na parte da tarde, o grupo de jovens se deslocou até os Complexos Industriais Lácteo e Avícola em Arroio do Meio. Durante a manhã, o grupo composto pelas regiões do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari Sul, foram recepcionados pelo Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, no auditório do Centro Cultural Ouro Branco. “É sempre uma alegria receber os jovens, filhos dos associados, que desde cedo, assistem a família na produção de suínos e leite. Além disso, a ocasião é oportuna por proporcionar mais aproximação, diálogo e, ainda, é o momento de mostrarmos como funcionam as operações depois que a produção sai de suas propriedades”, enfatiza Piccinini. Na ocasião, o presidente do conselho explicou a gestão da empresa e a composição do organograma. “A Dália tem um Grupo Estratégico de Governança formado pelo conselho de administração, que representa o quadro social, a parte institucional e exerce a representação política. Os cargos executivos são responsáveis pela gestão dos negócios, representado no Grupo pelo Presidente Executivo”, afirma. Além disso, o gestor também apresentou os segmentos de atuação da cooperativa e a capacidade de produção em cada um deles. “Hoje, a Dália produz suínos, leite, aves e recentemente, foi acrescido o setor de grãos.

São quatro segmentos que formam as cadeias produtivas”, explica.

Capacidade de produção Somente na suinocultura, a cooperativa conta com centenas de associados e mais de mil funcionários, alocados nas granjas, na assistência técnica e no frigorífico de suínos. Eles são responsáveis desde a genética dos animais até os ciclos de produção de leitões, creches, nas granjas terminação e após, encaminhados ao abate. “Na suinocultura optamos pela gestão com sistema de integração, onde o associado é remunerado pelo ganho de peso e pela conversão alimentar. Nossa capacidade de abate chega a 3 mil suínos/dia, mas a cooperativa optou por reduzir a produção, com o objetivo de enfrentar os desafios da proteína animal”. No setor leiteiro, há associados em 92 municípios do RS. “Os produtores que entregam para a cooperativa recebem assistência técnica de médicos veterinários e técnicos em agropecuária, a fim de produzir com quantidade e qualidade. Em se tratando da produção, a indústria de lácteos tem capacidade para receber 1,2 milhão de litros de leite por dia”. Junto ao complexo industrial localizado em Palmas está a indústria de ração que, junto com a unidade de Encantado, pode chegar a 500 toneladas de ração por dia. Por fim, no Programa Frango de Corte, que iniciou em 2020, cuja produção conta com Matrizeiro, Incubatório, nove condomínios avícolas com capacidade de alojar 275 mil aves, que são abatidas na unidade frigorífica em Arroio do Meio. “O frigorífico de aves tem capacidade para abate de 55 mil/dia, mas com as ações tomadas pela cooperativa há dois anos, ocorreu a redução da produção”, concluí.

21) Vagner Valmorbida

DIVULGAÇÃO

22) Gerael Dadalt 23) Guilherme Biolchi 24) Joel Giacobbo 25) Vinicius Pedro Fraporti 26) Admir José Daltoé 27) Alvani Pedro Moresco 28) Ademar Paulo Arosi 29) Renor Paulo Tremea 30) Dirlei José Ubertti Jovens, filhos de associados, conhecem unidades da Dália


4 | A HORA Região Alta

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

ESPECIAL

Seminário propõe estratégias FOTOS DIOGOFEDRIZZI

Durante quatro horas, especialistas apresentaram ideias, cobraram investimentos dos governos e alertaram sobre a necessidade de treinar as populações para situações de risco Diogo Daroit Fedrizzi diogo@grupoahora.net.br

MUÇUM

A

tenção sobre o crescente risco de deslizamentos, cobranças ao governo do Estado para qualificar a comunicação e o alerta sobre inundações, realização de novos estudos técnicos sobre o Rio Taquari, investimentos em obras de infraestrutura, necessidade de inserir a temática sobre desastres naturais nos currículos escolares e treinamento das populações para enfrentar situações de risco.

Prefeito Trojan ressaltou que na enchente de setembro mais de 80% da área urbana de Muçum foi atingida

Os temas pautaram o seminário Inundações: Relatos, Estudos e Enfrentamento organizado pelo governo de Muçum, no sábado, 17. Durante quatro horas, os painéis trouxeram relatos de dez especialistas nas áreas ambiental e de arquitetura, além de representantes da secretaria estadual de

Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), Defesa Civil e Ministério Público. “O seminário nos deu condições para podermos evoluir, cobrar dos responsáveis e não deixar o assunto esfriar. É necessário manter a mobilização e a proximidade com as esferas estadual e federal para

buscar soluções, a fim de amenizar os efeitos das enchentes”, avaliou o prefeito Mateus Trojan, que aproveitou o evento para anunciar a criação de um grupo de trabalho com a missão de elaborar um plano de contingência e iniciar o debate para a construção de um novo plano diretor municipal.

Prevenção é priori

Melhora na comunicação e novo Centro de Riscos e Desastres A responsabilidade do diagnóstico e do tratamento das informações sobre alerta é da SEMA. A afirmação foi reforçada pela titular da pasta, Marjorie Kauffmann, que admitiu a necessidade de ajustes na forma como as informações são transmitidas à população. “Talvez estejamos falhando muito na comunicação”, disse. Melhorias no sistema de monitoramento e alerta, aprimoramento do serviço meteorológico, aquisição de novos equipamentos para a Sala de Situação, entre eles, um radar, além do treinamento de equipes, estão entre as ações encaminhadas pela secretaria. “Espero que até o final do ano a gente possa entregar esses novos sistemas”, afirmou Marjorie. A secretária fez um apelo para que a população siga as orientações da Defesa Civil. “Tão importante quanto a gente qualificar os alertas é a comunidade entender que todo aviso deve ser motivo de evacuação. Depois, se o evento não se confirmar, melhor”, observou.

O seminário nos deu condições para podermos evoluir, cobrar dos responsáveis e não deixar o assunto esfriar.” MATEUS TROJAN PREFEITO DE MUÇUM

Secretária Marjorie reconheceu a necessidade de aprimorar a comunicação com a população em situações de avisos e alertas

Ainda na linha de investimentos, o chefe da Divisão de Convênios da Defesa Civil, tenente-coronel Rafael Luft, confirmou a construção de um Centro Estadual de Gestão

“Precisamos formatar um plano geral e também um individual, com ações e orientações específicas para cada rua e moradia, além de construirmos um plano diretor que seja estratégico, responsável e futurístico, dentro da nossa nova realidade”, acrescentou o gestor.

Integrada de Riscos e Desastres, em Porto Alegre. “Garanto que seremos referência no país. A estrutura ocupará um prédio de seis andares. Até o final do ano, devemos informar as etapas da licitação”, salientou. Também está em andamento a renovação dos procotolos de atuação, a partir da intensificação da ação junto aos municípios por meio dos coordenadores regionais.

Medidas estruturais é enganação, não resolvem o problema das inundações.” MASATO KOBIYAMA PROFESSOR DO INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS (IPH) DA UFRGS

O promo Taquari-An que o enfre deve ser co gestores p as nossas e organizaçõ as pessoas E assim com falar sobre

Profundidade do R O chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil, Emanuel Duarte, confirmou que ainda no primeiro semestre os técnicos começarão um levantamento de topobatimetria

Exemplos de Sant Integrantes da comitiva do Vale do Taquari que estiveram recentemente em BlumenauSC para conhecer as estratégias adotadas no enfrentamento às cheias fizeram um breve relato sobre a visita técnica. A apresentação foi organizada pelo


A HORA Região Alta | 5

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

para enfrentar futuras cheias Transparência e responsabilidade da CERAN Ao mesmo tempo em que valida a informação de que as barragens da Companhia Energética Rio das Antas (CERAN) não aumentaram as vazões máximas do rio das Antas, fator que pudesse intensificar a elevação do rio Taquari, o professor Walter Collischonn cobra mais transparência e responsabilidade da CERAN nas informações à população. “Como foi a operação? Em que momento foram abertas as comportas? Por quê? Qual a regra de operação que seguem? Isso não foi divulgado de forma satisfatória ainda. Por ser uma empresa que utiliza o rio, onde muitas pessoas residem nas proximidades, essa comunicação com o público precisa ser mais transparente”, comentou o doutor em recursos hídricos. Para ele, as barragens existentes na bacia do Taquari-Antas não têm capacidade de

atenuar as grandes cheias, mesmo se fossem operadas exclusivamente para esse objetivo. Nesse contexto, ele fez um comparativo sobre ações estruturais e não-estruturais para reduzir o impacto das cheias, identificando os prós e contras em cada situação (veja quadro em destaque). Collischonn sugeriu anda que o governo do Rio Grande do Sul defina institucionalmente o responsável por fazer as previsões e alertas. Hoje, segundo ele, quatro órgãos emitem essas informações: SEMA, Defesa Civil, CPRM e CEMADEN. “Precisamos apontar um único responsável por isso, que será cobrado e necessitará ser levado a outro patamar, com a qualificação da equipe técnica, de equipamentos e do serviço de monitoramento. O que temos hoje não é suficiente”, afirmou o professor.

Novos planos habitacionais A arquiteta e urbanista da Univates, Jamile Weizenmann, falou sobre a contribuição da universidade no processo de reconstrução das cidades, sobretudo, nas questões que

envolvem os novos planos habitacionais. Conforme Jamile, mais de 1,5 mil famílias perderam suas casas na enchente de setembro no Vale do Taquari. “Nós nos propusemos a ser o

ponto de apoio dos municípios em todo o processo, desde o plano de contingência, a revisão dos planos diretores até o planejamento das moradias”, explicou.

idade

otor regional ambiental da Bacia ntas, Sérgio Diefenbach, ressaltou entamento aos desastres naturais olocado como prioridade pelos públicos. “Precisamos olhar para estruturas e para as nossas ões desde como vamos acolher s no dia de uma enchente grande. mo assistimos ao engenheiro hidrologia, nós temos o setor de

serviço social que explica como se faz um abrigo de acolhimento. E para isso, talvez, vamos ter que investir mais em algumas secretarias, como reforço na assistência social e na defesa civil, porque tudo já está dito como fazer. Como vamos estruturar os nossos espaços? Como vamos fazer nossas rotas de fuga e rotas de acolhimento? E que espaço vamos dar no orçamento para estas coisas?”, provocou Diefenbach.

do eixo principal do Rio Taquari, no trecho entre os municípios de Santa Tereza e Taquari, para apurar, entre outros aspectos, a profundidade do rio. E nas áreas urbanas será feita a topografia de

alta precisão com escaneamento a laser. “Com isso, vamos poder gerar mapas mais precisos de inundação e identificar as áreas de risco de todos os municípios”, comentou Duarte.

ta Catarina assessor jurídico da Prefeitura de Muçum, Lucas Pezzi, e pelo engenheiro ambiental, Douglas Pessi. Como resultado da missão, eles sugeriram 11 iniciativas catarinenses que podem ser reproduzidas na cidade de Muçum. Entre elas, identificar as cotas de

inundação em cada rua da cidade, firmar parcerias com entidades e universidades para subsidiar estudos, ter planejamento e registro de preços para compras e serviços e aumentar a fiscalização da ocupação e áreas consideradas de risco.

MEDIDAS ESTRUTURAIS 1) Barragens e reservatórios Prós: podem reduzir as vazões máximas dos eventos mais comuns. Contras: não ajudam nas enchentes maiores e menos frequentes; custo elevado (construção, desapropriação de áreas, operação e manutenção); não eliminam a necessidade de um sistema de monitoramento e previsão; barragens de controle de cheias não podem ser utilizadas para outros fins, pois devem permanecer vazias. 2) Ampliação da calha do rio (dragagem, retificação, alargamento e aprofundamento) Prós: pode reduzir cheias pequenas e grandes. Contras: diminuem, mas não eliminam as cheias; não eliminam a necessidade de monitoramento e previsão; exigem manutenção constante; custo altíssimo; pode transferir o problema para jusante (situação melhora em Encantado, mas piora em Lajeado; situação melhora em Lajeado, mas piora em Taquari). 3) Diques Prós: protege contra cheias até uma certa magnitude. Contras: não podem ser muito altos; podem ser superados durante uma cheia extrema se forem sub-dimensionados; implicam em adaptação da drenagem urbana nas áreas protegidas (bombeamento); exigem manutenção; estimulam a ocupação de áreas que podem ser inundadas em uma cheia extraordinária; desconectam a cidade do rio.

MEDIDAS NÃO-ESTRUTURAIS 1) Zoneamento e regulamentação

Talvez estejamos falhando muito na comunicação.”

Prós: custo mais baixo; não transfere impacto para a jusante.

MARJORIE KAUFFMANN

Prós: permite reduzir os prejuízos.

SECRETÁRIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE

Contras: não elimina os prejuízos; exige monitoramento intenso, manutenção e equipe técnica.

Pico de inundações

Rio Taquari

Ações para reduzir o impacto das inundações no Vale do Taquari, na percepção do professor Walter Collischonn

A engenheira ambiental Sofia Royer Moraes apresentou um histórico sobre as enchentes no Vale do Taquari desde 1873. Em Muçum, há relatos que remetem a 1940 e a enchente de setembro superou todos os níveis. Segundo ela, a característica da região aponta para inundações graduais, de elevação e escoamento lentos. “Contabilizamos uma média de 1,5 inundação por ano na bacia. Entre 2022 e 2023, porém, tivemos um pico de inundações”, acrescenta.

Contras: as áreas continuam inundando; é difícil fazer respeitar. 2) Previsão e alerta

“Educação é mais importante”, diz especialista japonês O professor japonês Masato Kobiyama, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, foi objetivo em sua explanação. “Medidas estruturais é enganação, não resolvem o problema das inundações. Educação e treinamento são mais importantes. O foco deve ser treinamento e orientação nas escolas”, comentou. Outro alerta do especialista referiu-

se à importância de as autoridades competentes terem um olhar mais apurado para os deslizamentos, não apenas para as inundações. “As duas situações são desastres hidrológicos, causadas pelo excesso de chuva. O deslizamento chega até as regiões de baixo risco. Há que se cuidar com a ocupação dos morros. Lugar bonito, normalmente é perigoso”, disse, enquanto mostrava exemplos de tragédias recentes em Santa Catarina.


6 | A HORA Região Alta

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024 DIVULGAÇÃO

Arvorezinha cresce 36% no valor de arrecadação Durante evento de aniversário do município, prefeito Jaime Borsatto também destacou o aumento da população

População começou a trabalhar na limpeza das ruas

Após enxurrada, Putinga encaminha pedido de decreto de emergência Prefeito Paulo Lima vai analisar a possibilidade da troca de bueiros. Tubulação do município tem 60 anos

Brayan Bicca

brayan@grupoahora.net.br

ARVOREZINHA

O

município de Arvorezinha comemorou seu aniversário de 65 anos de emancipação na sexta-feira, 16, com eventos organizados pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento. A programação ocorreu no Ginásio Aquilino Marin e sua abertura contou com a participação de diversas autoridades municipais. Entre as atrações ocorreu o concurso de Soberanas Mirins: Declamando Poesias sobre Nossa

História, evento organizado pelo governo municipal, com iniciativa da Corte de Soberanas de Arvorezinha e da 11ª Festa Nacional da Erva-Mate (11ª Femate). Prefeito Jaime Borsatto relata que 13 meninas iriam concorrer, mas uma acabou desistindo e o evento contou com 12 participantes eleitas pelo voto popular que se apresentaram frente ao público “São 12 meninas eleitas pelo voto popular 30%. Os demais são desenvolturas, postura, capacidade e apresentação. Então, no voto popular foram mais de 200 mil votos que votaram nas meninas”, afirma. Após espera dos resultados, os jurados elegeram como segunda princesa, Caroline Desingrine Bona, Alice Borges Mello conquistou o título de primeira princesa e como rainha Gabrielli Zatt Civa. Além do concurso, ocorreu o Cantado para Arvorezinha. Os vencedores foram anunciados antes da apresentação de Avanir Portela e os Guris. Em terceiro lugar ficou Bruna Zanella e Emanuel Portela, levando para casa o

prêmio de mil reais, em segundo, a dupla Patrick e Jéssica se destacaram e foram premiados com 1,5 mil reais e em primeiro lugar, João Paulo Fornari e Banda levaram o prêmio de R$ 2 mil com a música do segmento gospel “Ousado Amor”. Para encerrar a noite ocorreu o show da Banda Mercosul. Segundo o prefeito, um dos bons motivos da comemoração do aniversário é o crescimento que a cidade está tendo. Ele diz que o município está crescendo 36% no valor da arrecadação e vem aumentando sua população. Ainda destaca que os trabalhos de melhorias no município continuam. Além da pavimentação e a ponte que liga Arvorezinha e Guaporé, outros projetos estão no papel, “Nós temos melhoria de quadras esportivas, na saúde, projetos importantes para ampliar a questão do atendimento Estratégia Saúde da Família (ESF), um colégio para ser concluído agora que custa quase três milhões de reais, com mais de 1,3 mil metros construídos”, relata. BRAYAN BICCA

PUTINGA

Putinga foi atingida na segunda-feira, 19, por uma chuva torrencial de 200 mm em cerca de uma hora. Foi o suficiente para causar diversos estragos estruturais de ruas, residências e comércios. No dia seguinte, a Defesa Civil esteve no município após serem acionados pelo governo municipal e fez levantamentos sobre os danos para embasar o pedido de Decreto de Emergência. Com ele implementado, a prefeitura poderá ser atendida com recursos para investir na recuperação das ruas e prevenção a futuras enxurradas. O sistema de canalização e escoamento não conseguiu atender a demanda, causando fortes estragos nas vias públicas, nas residências e em todo o território urbano do município. A secretaria de Obras iniciou o trabalho com o maquinário e equipe disponível para atender as demandas mais urgentes. Após reunião entre secretários

e coordenadores de setores, o prefeito Paulo Lima informou a população por meio de um vídeo nas redes sociais que o município havia registrado um dos maiores índices pluviométricos dos últimos anos e que, felizmente, não houve vítimas. “Algumas casas alagaram, mas nenhum desabrigado. A situação demonstra a necessidade de readequação de algumas situações de infraestrutura em nosso município”, disse o prefeito. Segundo Lima, a troca de bueiros e tubulação se fazem necessárias para amenizar os danos em algum alagamento futuro. “Vamos trabalhar nisso, já conversamos com uma assessoria de engenharia para fazermos um projeto maior. Com essa fase pronta, entraremos com um pedido de recursos para que possamos executar essas obras que são especialmente importantes para a parte alta da cidade. Queremos melhorar a drenagem para que a parte baixa seja menos prejudicada”, afirmou.

Soberanas Mirins ao lado da corte do município durante evento que celebra o aniversário da cidade


A HORA Região Alta | 7

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024 DIVULGAÇÃO

Exposição estará disponível para visitação de 26 de fevereiro a 31 de março

Casa de Cultura recebe exposição Cristo Protetor em Telas de Construção Obras já passaram pela Univates, Assembleia Legislativa do RS e foram impressas e entregues ao Papa Francisco ENCANTADO

A

Casa de Cultura de Encantado receberá a exposição “Cristo Protetor em Telas de Construção”, que estará em exibição a partir do dia 26 de fevereiro até o dia 31 de março - aniversário do município. A coletânea de obras de arte já percorreu diversos locais, como a Univates, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, além de outros centros culturais da região. As imagens foram impressas e entregues ao Papa Francisco como presente, em agosto do ano passado, durante visita de uma comitiva de Encantado ao Vaticano. A exposição conta com a participação dos artistas Gelson Marmitt, Isoldi Roloff, Marcos Gomes, Elisandro Pedroso, Lidronel de Borba e Luiza Sartori. Cada obra foi cuidadosamente criada para transmitir os sentimentos de fé, gratidão e devoção do povo de Encantado. A Casa de Cultura está aberta para visitação, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.


8 | A HORA Região Alta

Quinta-feira, 22 fevereiro 2024

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS www.coquetel.com.br

CRUZADAS© Revistas COQUETEL

Entidade A Santa (?): a militar europeia Igreja (sigla) Romana

Projeção que visa estudar as chances de sucesso profissional

Quesitos de julgamento no desfile das escolas de samba Consumiu; deteriorou

Caçá-los sem autorização é crime contra a fauna, no Brasil O som

Mama Rival do Figueirense (fut.)

A parte amarela da nossa bandeira Aqui está Explosivo da granada

(?) marra: à força (pop.)

Apêndices do polvo dotados de ventosas

Empresa planeja investir no saneamento básico e abastecimento de água do município. Valor será aplicado nos próximos dez anos

Moda; uso atual Algum; qualquer

Suporte da mesa Inexperiente

Diz-se do horário de maior audiência

DIVULGAÇÃO

Lindsay (?), atriz de "Meninas Malvadas"

Candido Portinari, pintor brasileiro

(?) Lopes, sambista carioca

Admitida para um trabalho

Corsan/Aegea anuncia aporte de R$ 80 milhões

(?) Coruña, porto da Espanha

Ilha turística do Sul da Indonésia Peixe cuja ova é apreciada frita

O numeral como 1ª , 2ª, 3ª etc.

A cidade do Palácio de Cristal (RJ)

“Tudo”, na linguagem da internet

Manuel Bandeira, poeta modernista

Prefeito Valdir Fabris discursa para os presentes durante o anúncio

Claridade Avista; natural à enxerga noite

GUAPORÉ

Luzido; brilhante Neodímio (símbolo) Brinde de livrarias a clientes (pl.)

Letra da roupa do Tubérculo comestíRobin vel (bras.) (HQ)

2/me. 4/avaí — bali — voga. 5/lohan — nédio. 7/bisonho.

BANCO

41

Solução A P B A G L O S A N G O N A T E T A V A I N A E I S U M C O N T R A T A D A D N I O I I T E N T A C U L O S O S C E E P H B A L I T A I N HA R O R D I N A L V R B M S E P E T R O P O L I S T O I D E N N U R R I N H A M E M A R C A D O R E S

LEÃO: Pode ser divertido reavivar a chama da paixão se já tem compromisso, mas evite bater de frente com o par. VIRGEM: Se anda sonhando com um novo amor, olhe mais ao seu redor logo cedo, quando suas chances na paquera serão maiores.

23/09 - 22/10 23/10 - 21/11 22/11 - 21/12 22/12 - 19/01

CÂNCER: Uma dose extra de carinho ajuda a animar o romance, mas a possessividade também cresce e pede mais paciência com o par.

20/01 - 18/02

21/06 - 22/07 23/07 - 22/08

GÊMEOS: Com o par, aguarde altos papos e muita diversão, ainda mais se puderem dar uma volta por aí juntinhos.

19/02 - 20/03

21/03 a 19/04

TOURO: Botar o papo em dia com a galera, seja pessoalmente ou nas redes sociais, garante muita risada e promete levantar o astral logo cedo.

21/05 - 20/06

ÁRIES: No romance, tudo deve se desenrolar melhor do que imagina! Há sinal de chamegos, carinhos e altas doses de romantismo nos momentos a dois.

20/04 - 20/05

HORÓSCOPO

23/08 - 22/09

A

Corsan/Aegea revelou plano de ação e investimentos para o município de Guaporé, durante um encontro realizado na terça-feira, 20. A empresa planeja aplicar mais de R$ 80 milhões nos próximos dez anos, visando a universaliza-

"Love (?) Tender", sucesso de Elvis

LIBRA: As amizades recebem a proteção das estrelas e você pode se divertir na companhia do pessoal.

ESCORPIÃO: Pode se surpreender se está buscando um novo amor, já que nem a distância será um problema para a paquera. SAGITÁRIO: A distância pode ser um problema na paquera, mas aposte num bom papo para virar o jogo.

CAPRICÓRNIO: Se já tem um mozão pra chamar de seu, saiba que o romance estará protegido pelas estrelas. A paixão vai crescer na intimidade. AQUÁRIO: Você e o par vão se entender melhor e a relação tem tudo pra firmar de vez. PEIXES: Você estará irresistível na paquera e não será preciso muito esforço para ganhar o crush de vez.

ção dos serviços de esgotamento sanitário, revitalização e manutenção do sistema de abastecimento de água potável para as cerca de 10 mil economias locais. O evento, ocorrido no auditório da Casa da Cultura e com a presença de aproximadamente 80 pessoas, contou com a participação do prefeito Valdir Carlos Fabris, do vi-

ce-prefeito Adalberto Bastian, da secretária de Meio Ambiente Monia Zampeze, e de representantes da Corsan/Aegea, incluindo César Faccioli. Também estiveram presentes autoridades locais, como o diretor do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) Rudimar Caberlon, entre outros. O contrato de programa será convertido em contrato de concessão, permitindo que Guaporé assegure os investimentos necessários para alcançar a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário até 2033, conforme estabelecido por lei. “Sozinho, o Município não teria o poder de investimento para cumprir com a obrigação do Marco Regulatório. O plano de trabalho da empresa será entregue ao longo de 2023, e a comunidade, assim como os futuros gestores municipais, poderão cobrá-lo”, afirmou o prefeito Fabris. A Corsan/Aegea comprometeu-se com metas intermediárias e finais, incluindo a expansão do saneamento básico de 0% para 90% em nove anos. Além disso, o contrato abrange a não intermitência do abastecimento, a redução de perdas e a melhoria dos processos de tratamento. Dentre as ações já realizadas pela Corsan/Aegea em Guaporé, destaca-se a construção de uma nova adutora de água bruta com investimentos de R$ 7 milhões e a substituição de oito mil metros de tubulação para redução de perdas, com um investimento superior a R$ 2 milhões. A empresa também planeja perfurar dois poços estratégicos e substituir o sistema de bombeamento de água bruta para melhorar o abastecimento no município. Durante o encontro, a Corsan/ Aegea se comprometeu a recuperar as vias urbanas danificadas durante a substituição da rede de distribuição de água em 2023.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.