Sousa Dias, O riso de Mozart, Música pintura cinema literatura - excerto

Page 1

K_Sousa Dias_O riso de Mozart.qxp:lombada14,5mm 19/01/16 17:47 Page 1

Sousa Dias

Sousa Dias O RISO DE MOZART música pintura cinema literatura

Sousa Dias nasceu no Porto em 1956. Professor. Publicou, entre outros livros, Lógica do acontecimento — introdução à filosofia de Deleuze, O Que ˇ izˇek, é Poesia?, Grandeza de Marx — por uma política do impossível e Z Marx & Beckett — e a democracia por vir.

LINHAS DE FUGA 9

O RISO DE MOZART

música, significação e sentido, o problema da expressão: inexpressionismo da música — o falso dilema figurativo/abstracto, abstracção/realidade, na arte — pintura, o visível e o invisível, o enigma da visibilidade — das maçãs cézannianas aos ready-made — o efeito-Duchamp e a anomia «pós-moderna» — violência psicomecânica, violência figurativa e violência estética da imagem cinematográfica: os poderes do cinema — a especificidade do cinema e a banalidade audiovisual — a literatura, a arte do romance, e a sua vocação analítica da existencialidade humana — pensamento, crítica e criação na época da cultura massmediática — vitalismo de toda a arte: fender o cérebro, fender os muros do impossível.

Sousa Dias O RISO DE MOZART música pintura cinema literatura

D O C U M E N TA


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Sousa Dias, O riso de Mozart, Música pintura cinema literatura - excerto by Sistema Solar - Documenta - Issuu