Caminhos para o desenvolvimento regional - Barra de São Francisco e região

Page 14

Caminhos para o Desenvolvimento Regional

3

PERFIL DOS SEGMENTOS NOS MUNICÍPIOS PERTENCENTES AO NÚCLEO REGIONAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO 3.1. AGRICULTURA A maioria dos municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Barra de São Francisco possui um dinamismo econômico com base na agropecuária, distribuído entre as pastagens com pecuária bovina de corte e de leite, a produção de café, cereais, frutas e verduras. A agricultura familiar, com predominância do café, diversificou-se em outras culturas, como a fruticultura (coco verde, maracujá e manga), criação de pequenos animais e desenvolvimento da agricultura orgânica e agroecológica.

3.2. INDÚSTRIA Nos municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Barra de São Francisco destaca-se a extração e produção de granito/rochas ornamentais, inclusive com empreendimentos que fabricam o produto com maior valor agregado (chapas). No conjunto dos sindicatos filiados à Findes existiam, em 2014, 4.694 empregados em 413 empresas localizadas nos municípios pertencentes a esse Núcleo Regional. (Ver tabela 6.) Somente o setor industrial (extrativa, transformação e construção) totalizava 313 empresas e 4.200 trabalhadores. Em 2014, segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), quanto aos segmentos industriais, a indústria de transformação era constituída por 146 empresas, tendo gerado 2.036 empregos. Os principais destaques foram os municípios de Barra de São Francisco, com 94 indústrias e 1.514 empregados; Ecoporanga, com 18 indústrias e 209 empregados; e Águia Branca, com 12 indústrias e 220 empregados.

14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.