
2 minute read
Agronews
PLATAFORMA
Funar cria agência de estágio para o agro Soja do Mato Grosso DO SUL
Advertisement
Funar cria agência de estágio para o agro Agro pode buscar investimentos estrangeiros
A Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), do Sistema Famasul, criou uma agência de integração de estágio. A plataforma possibilita que estudantes se cadastrem em um banco de currículos que é disponibilizado a empresas do agro. “A fundação tem o foco no compartilhamento de informações técnicas e científicas, voltadas ao agro, e agora queremos ir além. A ideia é dar oportunidade para que jovens entrem nas empresas e tenham a vivência prática do conteúdo adquirido em sala de aula. É o primeiro grande passo para uma longa jornada profissional”, explica o superintendente da Funar, Lucas Galvan. O programa de estágio vai auxiliar as empresas na seleção dos futuros profissionais por meio de ações exclusivas e atendimento personalizado. Para se candidatar, o aluno deve estar matriculado e frequentando as aulas. O cadastro de alunos e a consulta ao banco de talentos são feitos pela página da Famasul na internet.
PRODUTIVIDADE
Mato Grosso do Sul é um dos maiores produtores de soja do país. O avanço da cultura ocorreu em terras antes subutilizadas e que enfrentavam processos de degradação. Essas áreas estão sendo incluídas no novo ciclo produtivo graças ao investimento dos produtores na melhoria da qualidade dos solos, aos tratos culturais e, principalmente, ao uso de novas tecnologias, em especial de sementes melhoradas geneticamente. Nos próximos anos, o incremento de produtividade da cultura no estado pode ser ainda maior. A TMG, uma das maiores empresas de melhoramento do país, está desenvolvendo uma variedade específica para o cultivo no estado. O objetivo é produzir uma cultivar que tenha alta produtividade, seja resistente às pragas e doenças mais comuns na região e adaptada às características edafoclimáticas do estado. Entre os desafios a empresa cita altas temperaturas, os veranicos e uma grande diversidade de solos.

PORTFÓLIO DO MAPA
Projetos de produtores rurais e de empresas do agro interessados em receber investimentos estrangeiros já podem ser cadastrados no Portfólio de Investimentos no Agronegócio Brasileiro, no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A partir do cadastramento, os projetos ficarão disponíveis para consulta direta por potenciais investidores interessados no setor, consolidando joint ventures, fusões, aquisições, parcerias tecnológicas e investimentos em participação, entre outras modalidades. O objetivo é dar condições às empresas nacionais de ampliar a capacidade produtiva, modernizar instalações ou ainda implantar projetos de interesse do setor agropecuário a partir de investimentos externos, permitindo que as empresas/ propriedades beneficiadas tenham aumento da capacidade de produção e competitividade, além de promover o desenvolvimento regional.