2 minute read

Pecuarista melhora gestão e manejo após capacitações

PECUARISTA MELHORA PECUARISTA MELHORA GESTÃO E MANEJO GESTÃO E MANEJO

Durante a pandemia, Isabella Almeida deixou a cidade e passou a administrar uma das propriedades da família, em Ribas do Rio Pardo. No início, a criadora de gado de corte teve dificuldade em entender todos os processos da fazenda, mas graças a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS, a administradora viu a melhora na gestão e no manejo dos bovinos.

Advertisement

A família de Isabella administra três fazendas, todas dedicadas à pecuária de corte, em Mato Grosso do Sul. Com as adequações alcançadas por meio do acompanhamento do Senar/MS, a produtora ressalta os resultados obtidos na relação entre os funcionários e o funcionamento de sua propriedade.

“O Senar/MS nos propôs um projeto e achamos interessante. Coincidiu com o período em que comecei a trabalhar na fazenda, e essa parceria está sendo muito importante. Eles me mostraram que a propriedade é uma empresa, que é necessário pesquisar preços e cuidar financeiramente do negócio”.

Com foco na gestão da propriedade, Isabella implementou as medidas sugeridas pela assistência técnica e as mudanças já estão proporcionando melhorias. Ela detalha que a consultoria conta com planilhas e atividades especialmente desenvolvidas para atender desde o produtor até o trabalhador rural. “Já existia o planejamento financeiro anual na fazenda, mas a equipe apresentou um planejamento muito mais detalhado. Atualmente estou fazendo cursos e aprendendo. Sem a ajuda do ATeG não conseguiria”, disse.

”ME MOSTROU QUE A FAZENDA É UMA EMPRESA, QUE É NECESSÁRIO PESQUISAR PREÇOS E CUIDAR FINANCEIRAMENTE DO NEGÓCIO Além do planejamento de gestão, o acompanhamento também promoveu mudanças na relação entre os colaboradores. “Realizamos um curso de manejo com os funcionários da fazenda e de propriedades vizinhas, foi uma experiência muito importante. Além da vivência, eles puderam aprender na teoria e na prática. Essa Isabella Almeida, é uma parceria que só traz benefícios, toprodutora rural em dos saem ganhando”, afirma.Ribas O Senar/MS orienta os produtores rurais a produzir com sustentabilidade dentro e fora da porteira, seja na área ambiental, social e governamental, preceitos dos elementos ESG (Environmental, Social and Governance). “A consultoria nos trouxe um olhar mais focado na pastagem, nutrição do gado, cuidados com o rebanho e outros aspectos essenciais para o bom funcionamento dos trabalhos. Tudo em fazenda é um processo”, disse. Uma iniciativa que Isabella implementou em sua propriedade, após as orientações do Senar/MS, foi a de reuniões periódicas entre os funcionários, em grupos e individual. “A ideia de fazer reuniões mostra a importância do trabalho em equipe e o envolvimento de todos. Hoje percebo que todos estão se abrindo mais para novas ideias. A convivência melhorou bastante”, finaliza.

This article is from: