Revista CNC Notícias - maio 2011

Page 40

TURISMO

Conselho de Turismo da CNC gera propostas para megaeventos Documento publicado e divulgado pela Confederação constitui um mapeamento das necessidades do País para realizar com êxito os grandes eventos que vêm por aí e se tornar uma potência turística

A

o longo de 2010 o Conselho de Turismo da CNC reuniu alguns dos maiores especialistas de diversos setores para lançar luz sobre a questão da infraestrutura turística brasileira para receber os megaeventos programados para o País. Foram 14 reuniões, que permitiram traçar um panorama completo da situação e resultaram em um conjunto de proposições para orientar medidas setoriais, legislativas e de governo. As proposições estão contidas na publicação Infraestrutura turística e megaeventos, editada e distribuída pela CNC. São 65 itens abrangendo os temas infraestrutura, portos, legislação, aeroportos, urbanismo e mobilidade, meio ambiente, segurança, divulgação, transportes, tecnologia e turismo. “Tratamos de praticamente todos os temas relevantes para o desenvolvimento do turismo no Brasil”, disse o presidente do Conselho de Turismo da CNC, Oswaldo Trigueiros Junior. “É uma releitura de tudo o que já foi dito e escrito sobre os megaeventos e seu impacto nas atividades turísticas.” Uma das sugestões apresentadas é permitir o acesso das grandes instituições brasileiras – e da sociedade em geral – a todo o planejamento referente à estruturação do País para receber os megaeventos. “Isso incluiria o detalhamento das informações sobre as obras e o cronograma de execução”, explica Eraldo Alves da Cruz, vicepresidente do Conselho.

38 CNC Notícias Maio 2011 n°134

A busca de entendimento entre órgãos federais e estaduais e a iniciativa privada é uma tônica das proposições. Isso vale para os portos, a fim de solucionar os gargalos e oferecer condições para as chegadas dos navios de turismo e para as questões da segurança nos locais estratégicos e da tecnologia da informação, com a criação de sistemas de compartilhamento de informações. Outro ponto bastante enfatizado é o que diz respeito à qualificação e à renovação de mão de obra, uma necessidade que abrange quase todos os setores. É preciso, por exemplo, dar prioridade à capacitação das pessoas que trabalharão com o público, de forma a garantir um atendimento de nível internacional. A elaboração de cartilhas ajudaria a despertar crianças e jovens para a cultura do turismo, suas possibilidades como fonte de renda e fator de desenvolvimento econômico. Nos transportes, o treinamento de motoristas de ônibus intermunicipais e interestaduais também deve merecer atenção. Na área de segurança, foi proposta a criação de um sistema de capacitação continuada, de maneira que o policial esteja sempre em instrução, permitindo um constante exercício intelectual e a realização profissional. Consta ainda das proposições a necessidade de incentivar parcerias para a formação de mão de obra policial, com foco no ensino de línguas estrangeiras e em informações turísticas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.