T-liga 319 - Primeira quinzena de agosto de 2011

Page 5

Primeira quinzena de agosto de 2011 5

T-Liga

mobilização pelo pcs IiiiiiiiiIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIiiiiIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Reuniões com as Justiças e acordos de greve sinalizam retomada do diálogo

Os servidores do Judiciário Federal sempre procuraram manter com as administrações dos tribunais um relacionamento negocial, com o reconhecimento de que cada parte cumpre um importante papel nas relações democráticas e cidadãs, construídas com muita luta em nosso país. Durante as greves do ano passado, a intransigência das administrações do TRF, do TRE e da direção da Seção Judiciária inviabilizou o processo de negociação. Isso sem contar as atitudes repressivas à categoria, revertidas judicialmente pelo Sintrajufe, como a tentativa de corte de ponto no TRF e na 1ª Instância e a compensação hora a hora no TRE. Neste ano, felizmente, vislumbramos um novo cenário, em que o diálogo e o respeito voltam a nortear as conversas entre os representantes dos servidores e as administrações. No dia 5/7, por exemplo, fomos recebidos pela nova presidente do TRF-4, desembargadora Marga Barth Tessler. Ela mostrou-se sensibilizada com as demandas apresentadas, comprometendo-se a dialogar em questões como a compensação da greve, inclusive a de 2010, além de apoiar nossa luta pelo PCS. Os diretores do Sintrajufe também se reuniram com a vice-presidência do TRE, no dia 21/6. Foram obtidos avanços, como a permissão para instalação da banca Sintrajufe É 10! nas dependências da Justiça Eleitoral durante a greve, algo impensável na administração anterior. Houve uma nova reunião no TRE, dia 20/7, desta vez com o presidente, desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha. Ele se comprometeu até mesmo em levar um manifesto com as pautas dos servidores à reunião do Colégio de Presidentes dos TREs. No dia 6/7, diretores do Sintrajufe/RS e membros do Comando de Greve reuniram-se com a Comissão de Negociação da Greve do TRT-4, em clima de absoluto respeito e cordialidade. Graças a essa relação, foi possível o estabelecimento de um termo de compromisso para recuperação dos dias parados durante a greve, com a garantia do tribunal de não punir grevistas.

Daniel Borges / Especial

Diretores do Sintrajufe e juiz Picarelli assinam termo histórico para compensação da greve Tabita Strassburger / Especial

Desembargador Caminha recebe dirigentes e se compromete a levar pautas a Colégio de Presidentes de TREs

No dia 26/7, reunidos com o novo diretor da Seção Judicária do Rio Grande do Sul, juiz Eduardo Picarelli, foi celebrado um histórico acordo de compensação de greve na Justiça Federal, nos mesmos termos do obtido com a Trabalhista. E tratados semelhantes já estão em andamento no TRF e na Eleitoral, com perspectivas bastante animadoras. Para o diretor Thomaz da Costa Farias, todos esses movimentos representam o amadurecimento da relação institucional entre os trabalhadores do Judiciário Federal e as administrações. Acima de tudo, constituem um grande avanço na concretização do direito à negociação coletiva, conforme prega a Convenção 151, da Organização Internacional do Trabalho. “Esperamos que nossas conquistas auxiliem na luta dos servidores de tribunais de outros estados e de outras categorias”, afirmou o diretor.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.