Sintex Notícias

Page 1

ANO 2 - Nº7 - OUT/NOV/DEZ 2011

Que toda a magia do Natal esteja presente nos corações daqueles que festejam o amor. Que esta data não seja apenas uma comemoração, mas o início de uma nova geração de felicidade e prosperidade. O Natal simboliza nova vida, recomeço. Que neste Natal sejam confraternizados todos os desejos de um mundo melhor. E que nada seja mais forte do que a união daqueles que brindam o afeto.

NOTÍCIAS INFORMATIVO DO SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE FIAÇÃO, TECELAGEM E DO VESTUÁRIO DE BLUMENAU.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

CONVÊNIOS DO SINTEX Veja abaixo logomarcas de nossos parceiros:

SINTEX comemora 60 anos em 2012 Página 3 ECONOMIA

8

SINTEX NOTÍCIAS

OUT|NOV|DEZ

SERVIÇOS

ESPAÇO DO ASSOCIADO

Plano Brasil Maior ainda frustra a indústria

Sintex contribui para redução de custos na Altenburg

Coteminas investe em projetos de responsabilidade social e educação

Página 4

Página 5

Página 7


EDITORIAL

SERVIÇOS AOS ASSOCIADOS

ESPAÇO ASSOCIADO

Balanço de um ano difícil

Sintex oferece convênio para seguros

Coteminas investe em projetos de responsabilidade social e educação

Estamos terminando um ano e iniciando um novo. Este que se encerra foi, sem dúvida, complexo, ainda mais se comparado a 2010. As expectativas iniciais eram animadoras não brilhantes – porém, tampouco eram tão desafiadoras. Tivemos que enfrentar os reflexos do aumento de preço da principal matériaprima da indústria têxtil, o algodão; e reflexos de redução deste mesmo preço. Enfrentamos a contínua queda das nossas exportações; o crescimento das importações dos produtos manufaturados e nossa falta de competitividade. Ainda nos deparamos neste ano com uma nova e grave turbulência mundial; seguida de evidentes consequencias no Brasil; queda do nosso crescimento, acomodação dos índices de consumo; promessas do governo não cumpridas e, em muitos casos, extremamente frustrantes.

No cenário de instabilidade e insegurança atual, é comum a preocupação com programas de seguro. Para oferecer condições especiais para as empresas associadas nesta área, o Sintex mantém convênio a Mongeral Aegon.

O ano de 2011 pode ser considerado um ano que não deixará saudades, mas, ao mesmo tempo, registra satisfações. Por parte do executivo, pelo menos, houve e há a indicação da busca de soluções. Por parte do empreendedor, temos a clara consciência do desafio; a busca de oportunidades, do novo. Por isso, a responsabilidade individual e o senso coletivo devem estar cada vez mais em nossas mentes. As nossas vozes individuais e coletivas devem cada vez mais dizer: BASTA! É hora da seriedade prevalecer sobre os desmandos; a ética ser regra e não exceção; as reformas estruturais terem um início concreto. Vamos todos dar a nossa contribuição pela busca destes caminhos. Quem sabe, como reflexo desta enorme turbulência ao nosso redor, o Brasil acorde e aproveite este momento, tão delicado e ao mesmo tempo tão oportuno. Vamos aprender a aplicar mais tempo em nossas soluções e não esperar que elas venham de fora. Vamos cada vez mais criar o nosso futuro. O nosso Sintex unido está caminhando para seus 60 anos, com uma grande história de dedicação e perseverança e, com certeza, tem e terá a consciência deste mundo cada vez mais novo.

Está entre as dez maiores seguradoras independentes do país e destaca-se no mercado de fundos de pensão instituídos –

planos de previdência específicos, estipulados por entidades de classe para atender aos seus filiados. Com 175 anos de atividade, a Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do país, pioneira no mercado de seguros e previdência. Benefícios para empresas associadas ao Sintex: Especialista em soluções personalizadas em seguros de vida com descontos especiais para as empresas associadas e seus funcionários.

Informações estratégicas para empresas associadas Com o objetivo de oferecer informações estratégicas em vários setores, inclusive vestuário e calçados, o Sintex firmou parceria com o Sistema de Inteligência Competitiva Setorial (SIS), desenvolvido pelo SEBRAE/SC. A partir de agora, as empresas associadas podem acessar gratuitamente relatórios de inteligência; biblioteca de artigos técnicos, notícias e vários outros conteúdos selecionados e atualizados constantemente. O projeto monitora o ambiente econômico, legal e institucional do mercado,

fornecendo dados ajustados às necessidades dos empresários para facilitar as decisões do cotidiano organizacional. Como Funciona Profissionais especializados em inteligência competitiva orientam todo o processo de coleta de informações, avaliam os dados coletados e geram produtos de inteligência e estratégia que auxiliam a tomada de decisões por parte dos empresários. Para ter acesso ao conteúdo, é necessário se c a d a s t r a r p e l o s i t e w w w. s e b r a e sc.com.br/sis

Mais informações sobre os convênios oferecidos pelo Sintex com Paulo Vinicio Heinzen, pelo e-mail paulo@sintex.org.br ou pelo telefone (47) 3326-9662.

A Coteminas desenvolve atualmente 16 projetos de responsabilidade social, dentre os quais o Formare, uma escola profissionalizante desenvolvida em parceria com a Fundação Iochpe, que tem como objetivo principal “ensinar para a vida”. Desenvolvido no interior da empresa, a única do estado de Santa Catarina a abrigar o projeto, já há 10 anos, ele seleciona jovens na comunidade que passam 10 meses convivendo com o ambiente industrial. Além das aulas teóricas, ministradas sob rigoroso currículo escolar, os alunos também convivem com aprendizado técnico. O currículo é composto de disciplinas escolares, de formação tecnológica e também de assuntos que enaltecem a moral, a civilidade, a ética e a espiritualidade. Todas as aulas são ministradas por educadores voluntários, selecionados entre os colaboradores da indústria. Nesse período, recebem gratuitamente todo material didático, vale transporte, refeição, além da ajuda de custo mensal. O compartilhamento das experiências dos voluntários junto aos jovens, na busca do realinhamento profissional de cada indivíduo é o verdadeiro espírito do Projeto Formare – Coteminas. Os requisitos para participar são: ter idade entre 15 e 17 anos; 7ª série concluída, ter no máximo meio salário mínimo de renda per capita na família; não ser filho de

Ulrich Kuhn Presidente do Sintex 2

SINTEX NOTÍCIAS

Outro projeto da Coteminas na área de educação é o Aluno Nota 10, que tem a mesma finalidade do Formare, e promove a homenagem “Prêmio Estímulo ao Estudo”, concedida pela Coteminas em parceria com quatro escolas de ensino médio do município: Escola Básica Pedro II, Escola Básica Governador Celso Ramos, Escola Básica Padre José Maurício e Escola Básica Santos Dumont, todas localizadas próximas à empresa. No projeto Aluno Nota 10, os Conselhos de Professores das escolas avaliam quais são os três melhores alunos de cada escola.

Programa de certificação ambiental inicia em fase piloto Iniciou em fase piloto o Programa de Certificação Ambiental (Ceatex Brasil), desenvolvido pelo Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelegem e Vestuário – com o apoio do Senai/SC, por meio do Centro de Referência Ambiental. A primeira empresa a participar do projeto, que visa estabelecer um diferencial competitivo e reconhecimento com relação às ações e boas práticas ambientais, é a Coteminas. Na sequência, o programa foi iniciado também em fase piloto na Tecnoblu.

EXPEDIENTE SINTEX NOTÍCIAS Informativo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau.

Após o período de testes, o programa estará disponível para todas as empresas associadas. O lançamento oficial está previsto para o início de 2012.

www.sintex.org.br Um Feliz natal a todos e um 2012 pleno de realizações!

empregado. A seleção é composta por diversas fases: prova escrita de cultura geral, com linha de corte dos 60 melhores; dinâmica de grupo; avaliação sócioeconômica dos candidatos, por meio de visita às residências. As disciplinas que integram o Formare são Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Higiene, Saúde e Segurança, Organização Social e Industrial, Desenho Técnico, Fibras e Fiação, Tecelagem, Beneficiamento, Costura, Automação Industrial, Educação Física, Artesanato e Palestras Diversas.

Conselho Editorial: Ulrich Kuhn, Renato Valim, Antonio Ieski, Paulo Heinzen, Andressa C. D’Avila. Jornalista Responsável: Fernanda R. Souza Momm (SC 01573-JP). Fotos: Divulgação e Banco de Imagens.

Mais informações com Paulo Vinicio Heinzen, pelo telefone (47) 3326-9662 ou pelo e-mail paulo@sintex.org.br. OUT|NOV|DEZ

www.sintex.org.br

Além das notas, são considerados disciplina, assiduidade e comportamento. Cabe a Coteminas, anualmente, fazer uma cerimônia para homenagear esses 12 alunos, premiando e concedendo estágio, tanto na área administrativa como técnica. Os melhores são convidados a fazerem parte do quadro de empregados e já ocupam cargos diferenciados na Coteminas, pois a empresa acredita que, se são alunos de destaque nas escolas, podem ser bons profissionais. Os alunos estagiam em vários setores da empresa, assim conhecem todo fluxo de uma indústria têxtil e podem optar por uma carreira ou até trabalhar na empresa.

Sobre a Coteminas A Coteminas – Companhia de Tecidos Norte de Minas - iniciou sua história em 1967, com o grande empreendedor e ex-vicepresidente do Brasil, José de Alencar. Hoje conta com mais de 11 mil colaboradores em 16 fábricas que produzem fios, tecidos, malhas, lençóis, toalhas, camisetas, camisas polo, meias e roupões. A empresa detém diversas marcas reconhecidas nacionalmente, como Artex, Santista, Paládio, Calfat, Arco-Íris, Fantasia, Attitude, dentre outras. Com uma produção de vanguarda tecnológica e de design, os produtos com o padrão de qualidade Coteminas atendem aos mais exigentes mercados do Brasil e do exterior.

Foto

Sintex apoia Hospital Pelo sexto ano consecutivo, o Sintex contribui para a reforma dos quartos do Hospital Santa Isabel. Exercendo seu papel social, o Sindicato patrocinou a recuperação de mais um quarto na íntegra. A ação faz parte do projeto “Adote um quarto”, da Amabel – Amigos do Santa Isabel. O Sintex foi homenageado pela ação em um jantar promovido no dia 21 de novembro. Participaram do evento o presidente e o diretor-executivo do Sindicato, Ulrich Kuhn e Renato Valim, respectivamente.

SINTEX NOTÍCIAS

7


MATÉRIA DE CAPA

NOTAS

Kuhn preside Conselho da Previsc e assume também Conselho Regional do Senai/SC O presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, assumiu a presidência do conselho deliberativo da Previsc - Sociedade de Previdência Complementar do Sistema Fiesc. A entidade administra hoje R$ 601 milhões em ativos de investimento dos 17 planos de previdência complementar patrocinados por 27 entidades. No mês de novembro, Kuhn também a s s u m i u c o m o m e m b r o t i t u l a r, representante da indústria no Conselho Regional do Senai-SC – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Diretor do Sintex é reeleito presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social

Texfair Spring Summer Fashion ganha novo projeto

NOTAS

Sintex comemora seis décadas em 2012 Sindicato representa as indústrias têxteis de Santa Catarina, que somam 14% do total nacional do segmento

O Sintex desenvolveu um novo projeto para a Texfair Fashion, que agora passou a se chamar Texfair Spring Summer Fashion e tem data de realização prevista para o período de 17 a 20 de abril de 2012. Seguindo as melhores tendências dos eventos de moda nacionais, entre as novidades estão a remodelação da marca, um novo visual para a feira, o fórum de tendências, a realização de palestras e workshops, a exposição de fotografias de moda, participação de blogueiros do universo fashion e uma linguagem que une os negócios ao glamour das feiras de moda. O diretor executivo do Sintex, Renato Valim, destaca que, além de apresentar os produtos, um dos objetivos das mudanças é também capacitar os compradores com informações qualificadas sobre varejo em geral. “Uma das ideias para os workshops é dar orientações sobre como comprar melhor as coleções, com base nas tendências para as próximas

Saiba mais:

estações”, destaca. Para construção desse novo momento, uma empresa especializada no mercado de moda foi acionada para assinar a direção criativa do evento: a Catarina Coletivo Criativo. “Queremos que nossos visitantes tenham a mesma qualidade de informações de moda q ue encont ram nos t rad e shows internacionais”, destaca Valim. Destacamos também a contratação do Sr.Silvio Chadad (Coordenador do Fashion Bussines do Rio de Janeiro), que fará assessoria ao Sintex no Fórum Moda e Negócio da Feira. O lançamento da Texfair Fashion 2012 será diferenciado, para que o perfil industrial dê espaço ao glamour do universo da moda. A programação inclui ainda festas e lançamentos de coleções específicas, para que o público assimile o evento com as duas bases de atuação.

Santa Catarina é o segundo maior polo têxtil do Brasil. Aqui estão localizadas 14% das empresas deste segmento, com cinco empregados ou mais. É neste cenário de muito empreendedorismo e luta pela competitividade da indústria têxtil nacional que está presente o Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário, representante das empresas têxteis perante as autoridades administrativas, judiciárias, legislativas e entidades civis em geral. Ao completar 60 anos, no dia 17 de fevereiro de 2012, o SINTEX destaca sua atuação na defesa dos interesses do segmento, em diversas frentes, especialmente junto ao poder público. A desoneração da folha de

pagamentos é uma das principais bandeiras levantadas pelo Sintex. “Reduzir os custos vinculados aos salários é uma medida urgente e necessária em um setor intensivo de mão-de-obra como é o vestuário e vamos continuar insistindo para que isso seja feito de uma forma justa, sem tirar de um lado e cobrar de outro, como propõe atualmente o Plano Brasil Maior”, destaca o presidente da entidade, Ulrich Kuhn. Atuando em Blumenau e região, o Sintex representa as indústrias têxteis de uma base territorial que inclui 18 municípios: Blumenau, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Dona Emma, Doutor Pedrinho, Gaspar, Ibirama, Indaial, José Boiteaux, Massaranduba, Pomerode, Presidente

Getúlio, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó, Vitor Meireles e Witmarsun. Além de ser o representante legítimo, com força constitucional, para celebrar convenções coletivas de trabalho, o Sintex oferece aos associados diversos serviços, como a promoção de cursos, seminários e palestras. Uma série de convênios e benefícios também é disponibilizada por meio de uma equipe de profissionais altamente qualificados, em diversas áreas como assessoria jurídica, de comunicação, de logística, seguros e TI. O Sintex também apoia projetos de arranjo produtivo local e oferece recursos de estrutura e tecnologia para seus associados.

Adesão supera expectativas na Texfair Home 2012 De 06 a 09 de março, Santa Catarina terá mais uma edição da Texfair Home, evento realizado pelo Sintex, que reúne os principais fabricantes de têxteis para o lar, acessórios e artigos de decoração. Diversas empresas já reservaram seus espaços, dentre elas marcas líderes de mercado e com forte apelo junto aos consumidores finais.

melhor integração entre os artigos apresentados. Para os compradores, a feira vai oferecer, gratuitamente, uma ampla grade de palestras que abordará assuntos de interesse dos profissionais do varejo, assim como áreas especiais de apoio aos negócios.

IMAGEM

O diretor do Sintex, Renato Valim, foi reeleito presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – CMDES, órgão destinado a planejar e propor políticas e programas de desenvolvimento sócio-econômicos; analisar e conceder incentivos econômicos e estímulos fiscais na cidade. A vice-presidência ficou com Carlinho Bogo, do Conselho Deliberativo da Acib – Associação Empresarial de Blumenau. O mandato é de dois anos.

6

SINTEX NOTÍCIAS

A edição 2012 também já conta com serviços que visam informar e estimular a presença de compradores qualificados de todo o Brasil e exterior, como site com notícias atualizadas sobre os expositores, credenciamento antecipado on-line, descontos para passagens aéreas TAM através das agências credenciadas e página no Facebook.

“Queremos implantar na Texfair Home 2012 conceitos e serviços inovadores, que facilitem a vida do comprador e que estimulem a presença de profissionais com foco na realização de negócios”, afirma Ulrich Kuhn, presidente do Sintex.

O evento também trará novidades em relação ao layout da área de exposição, de forma a proporcionar mais conforto aos visitantes e uma

OUT|NOV|DEZ

Desafios

Soluções

Santa Catarina foi o primeiro exportador de manufaturados têxteis, no final da década de 60, e virou sinônimo de qualidade entre o mercado comprador mundial. Dessa realidade do passado foi mantida a imagem, porém a importância dos produtos catarinenses no mercado exterior hoje é menor do que era no passado. A indústria sofreu e continua sofrendo muito pelos problemas macroeconômicos brasileiros, a excessiva apreciação do Real, o Custo Brasil, os diversos pacotes econômicos, barreiras comerciais, entre outros problemas já conhecidos. A carga tributária brasileira também é exagerada e quanto maior forem os elos produtivos, maior a carga. É o caso do setor têxtil, que começa com o algodão, o fio, o tecido, vai para confecção até chegar aos acabamentos finais. Ao todo, entre os impostos diretos e indiretos que incidem em uma peça de roupa, existe um percentual de 53% de impostos no valor final do produto. Ao comprar R$ 100,00 em roupas, o consumidor está pagando R$ 53,00 só de impostos. Neste cenário, o grande desafio da indústria têxtil é manter-se competitiva no mercado nacional e internacional.

Apesar da dificuldade que o setor têxtil vivencia, é certo que o mercado irá encontrar o equilíbrio. “Cabe a nós todos planejar a produção tendo em vista o que o consumidor espera adquirir no futuro. Cada vez mais conceitos como o da moda ecológica, o consumo sustentável, inovações e rapidez devem estar presentes na nossa gestão”, destaca Kuhn. De acordo com o presidente do Sintex, com atenção aos movimentos do mercado, é possível continuar mantendo o crescimento. “A economia mundial em breve retomará seu fôlego, graças à maior participação dos países emergentes na balança do poder econômico. Basta-nos enfrentar os obstáculos e aproveitar as oportunidades”, destaca.

www.sintex.org.br

SINTEX NOTÍCIAS

3


ECONOMIA

ECONOMIA

Plano Brasil Maior ainda frustra a indústria

Sintex conclui Negociações Coletivas

O Governo Federal lançou neste segundo semestre o plano “Brasil Maior”, com o objetivo de apresentar estímulos à competitividade da indústria brasileira. Uma das medidas mais esperadas era a desoneração da folha de pagamentos dos setores de confecções, calçados, artefatos e tecnologia da informação (softwares). Porém, de acordo com o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, “por enquanto, o programa ainda é uma visão frustrante; apesar dos esforços, lamentavelmente o resultado ainda é muito pequeno”. Desde o lançamento, o plano trouxe uma amarga surpresa para o setor industrial e em sua continuidade seguiu sem atender aos anseios do segmento. A medida, parte da chamada política industrial, prevê a substituição do recolhimento de 20% da contribuição patronal para o INSS sobre a folha de salários pelo uso de uma alíquota sobre o faturamento bruto das empresas. No caso dos setores calçadista, têxtil e moveleiro, a alíquota será de 1,5%. “O programa é apenas um primeiro passo, mas as coisas reais ainda não estão se materializando para a competitividade brasileira, tudo ainda tem que acontecer”, destaca Kuhn.

Representantes das indústrias afirmam que a fórmula anunciada não representa desoneração real e em alguns casos haverá até pagamento maior de imposto, o inverso do que a equipe Econômica alardiou. No momento, representantes da indústria têxtil conclamam que o Senado aprove a redução da alíquota sobre o faturamento para 0,8%. “Isso não resolverá todos os problemas, porém seria uma indicação de que o Governo Federal está investindo na competitividade do setor”, afirma o presidente do Sintex. A produção da indústria têxtil brasileira já registrou no

Novo estudo atualiza perfil do setor têxtil catarinense O Sintex está desenvolvendo uma nova pesquisa sobre o setor têxtil de Santa Catarina. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial – IEMI e os dados deverão ser publicados e divulgados pelo Sindicato em 2012. A pesquisa e os estudos de mercado envolvem as indústrias do setor têxtil do estado, com destaque para a região de Blumenau e demais polos produtores do Vale do Itajaí. O conteúdo abrange dados estatísticos, análises e indicadores setoriais, perfil e dimensões da estrutura produtiva do setor na região, expectativa de investimento, dentre outros aspectos economicamente relevantes.

4

SINTEX NOTÍCIAS

acumulado de setembro queda de 16,63%. O déficit da balança comercial deve atingir US$ 5 bilhões, o que significa a não geração de 200 mil postos de trabalho. No dia 25 de novembro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniu em São Paulo, com representantes do setor têxtil e disse que vai tomar medidas ainda este ano para estimular a atividade do segmento. Não antecipou as medidas, mas disse que passarão por redução de tributos.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sintex fará a divulgação da Texfair e das empresas associadas na Heimtextil, uma das maiores feiras mundiais de têxteis para o lar, que ocorre em Frankfurt, Alemanha, de 11 a 14 de janeiro de 2012. O estande do Sindicato está sendo montado em parceria com a Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, com o apoio do programa TexBrasil. As catarinenses Karsten, Döhler e Buetner também participam da Heimtextil 2012, graças ao apoio do Sintex e do programa TexBrasil.

O Sintex concluiu todas as negociações coletivas do ano de 2011, envolvendo o sindicato patronal e as bases laborais de Rodeio, Pomerode, Massaranduba, Timbó, Indaial, Blumenau e Gaspar. Os acordos entre as partes estabelecem os reajustes salariais, os pisos da categoria e demais cláusulas que regem as Convenções Coletivas de Trabalho 2011/2012.

Formação profissional A comissão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Sintex vai realizar um treinamento para a formação de profissionais em ITIL (Information Technology Infrastructure Library). O objetivo do curso, reconhecido internacionalmente, é desenvolver os profissionais desta ou de outras áreas das empresas associadas, que tenham interesse em participar e aprimorar sua capacitação. Oferecido exclusivamente para as indústrias associadas ao Sintex e com preços especiais, o treinamento será ministrado pela Datainfo - Treinamentos em Tecnologia da Informação. O curso deverá acontecer em dezembro ou janeiro. Mais informações com Antonio Ieski, pelo e-mail antonio@sintex.org.br ou pelo telefone (47) 3326-9662.

OUT|NOV|DEZ

Têxteis catarinenses participam de feira na Alemanha

área de abrangência que inclui as cidades de Benedito Novo, Rio dos Cedros e Doutor Pedrinho. Ainda em abril, foi assinada a Convenção com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, Couro e Calçados de Indaial. Com data base em setembro, o Sintex também fechou neste ano a Convenção Coletiva com Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau, que abrange também Gaspar e Indaial.

As negociações coletivas se estendem durante todo o ano, em um trabalho que visa benefícios mútuos para empresas e trabalhadores. Em março, data base do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação, Tecelagem, Vestuário e Artefatos de Couro, foi fechada a convenção com as bases laborais de Pomerode e Jaraguá do Sul, que representa o município de Massaranduba.

No mês de outubro, foram negociadas as Convenções dos Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Blumenau e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, Couro, Calçados e Assemelhados de Gaspar e Ilhota.

Também em março, foi assinada a Convenção Coletiva com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Rodeio, que abrange ainda os profissionais de Ascurra, Apiúna, Ibirama, Presidente Getúlio, Dona Emma, José Boiteux, Vitor Meirelles e Witmarsum.

“A cada reunião, avaliamos as condições das Indústrias e os anseios da Classe Laboral para chegarmos a um resultado que seja importante para ambos os lados, sem prejuízo entre as partes. É uma tarefa intensa, que tem muitos interesses a serem atendidos e definidos”, destaca o diretorexecutivo do Sintex, Renato Valim.

No mês de abril, o Sintex fechou a convenção coletiva com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Timbó, em uma

O conteúdo das convenções coletivas 2011/2012 pode ser acessado no site do Sintex – www.sintex.ogr.br

www.sintex.org.br

Organizada pela Messe Frankfurt, a Heimtextil é especializada em tecidos decorativos para móveis, cortinas, toldos, sistemas de proteção contra o sol, decoração de interiores, papéis de parede, têxteis para o quarto de banho, artigos de cama, colchões, roupa de cama e mesa, design para tecidos de todos os tipos, cobertores de lã, fibras, fios e tapetes.

Sintex contribui para redução de custos na Altenburg A Comissão de Transporte e Logística do Sintex realizou um trabalho de consultoria na empresa Altenburg que contribuiu para a redução de 60% nos valores dos seguros de carga no transporte nacional. Foram analisadas, junto ao setor de logística da indústria, a apólice de seguro que estava em vigência e recomendadas novas cotações. Além disso, o representante do Sintex que conduziu os trabalhos, Paulo Vinicio Heinzen, também auxiliou na avaliação das propostas recebidas pela Altenburg. Outras empresas interessadas em participar da Comissão de Transporte e Logística e receber consultoria do Sintex nesta área, podem entrar em contato pelo telefone (47) 3326-9662 ou pelo e-mail paulo@sintex.org.br. O objetivo do grupo, que se reúne periodicamente, é avaliar questões pertinentes ao tema, que afetam as empresas associadas, e propor soluções para os problemas enfrentados. SINTEX NOTÍCIAS

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.