Issuu on Google+

NOVIDADES

ANO 3 - Nº10 JUL/AGO/SET 2012

Novo site da Texfair Home já está no ar Mais moderno, ágil e interativo. O novo site da Texfair Home acaba de ser lançado com o objetivo de se tornar uma verdadeira ferramenta de negócios para os fabricantes e revendedores de têxteis para o lar, presentes e decoração. No endereço www.texfairhome.com.br, os visitantes têm acesso a todos os detalhes que envolvem a próxima edição da maior feira sul americana do setor, acompanhando passo-a-passo as atividades programadas para o período de 26 de fevereiro a 1º de março de 2013. Para os profissionais do mercado, o novo site Texfair Home revela-se como uma excelente ferramenta de negócios que antecipa tendências e divulga os principais acontecimentos do setor.

Principais empresas do setor aprovam a Texfair Home Um dos principais destaques do novo site Texfair Home é a área de vídeos com depoimentos de executivos de grandes empresas que participaram como expositores da edição 2012 do evento. Mario Setti, diretor comercial da Coteminas, destaca o fato de que a empresa está presente na Texfair Home desde sua primeira edição, sendo o principal palco para seus lançamentos. Em outro testemunhal, Edivaldo Figueira, da Branyl, reconhecida fabricante de cortinas, afirma que “no 2º dia de feira, superamos os resultados do ano passado”. Já Ricardo Nabbach, diretor da Cobertores Parahyba ressalta a importância do foco do evento nos têxteis para o lar e a possibilidade de compartilhar com grandes marcas do setor. Outras empresas, como Buettner, Camesa, Lepper e Guaratinguetá, entre outras formadoras de opinião do setor, também apresentam suas opiniões sobre a Texfair Home.

NOTÍCIAS

Acompanhe no Facebook A Texfair Home faz parte do Facebook, possibilitando, a todos os profissionais do setor, acesso rápido e em tempo real às principais informações da feira. Outra possibilidade oferecida pela rede é o incremento de relacionamento com outras pessoas e empresas que fazem parte da cadeia produtiva e de fornecedores de têxteis para o lar, fato que incentiva a promoção de negócios e parcerias entre os participantes. Além das informações sobre a Texfair Home, dicas sobre produtos, design, decoração e presentes são periodicamente postadas para atualizar e estimular o processo criativo dos profissionais da área. Para acessar a página, visite o endereço:

INFORMATIVO DO SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE FIAÇÃO, TECELAGEM E DO VESTUÁRIO DE BLUMENAU.

www.facebook.com/texfairhome

CONVÊNIOS DO SINTEX Veja abaixo logomarcas de nossos parceiros:

Sintex cria comissão ambiental Associados Empresas associadas ao Sintex estão entre as 500 maiores do Sul

Informe-se das vantagens oferecidas aos nossos associados através do telefone (47)33269662 ou pelo e-mail: sintex@sintex.org.br 8

SINTEX NOTÍCIAS

ABR/MAI/JUN

Página 5

Espaço do Associado Dudalina: responsabilidade social e ambiental aliadas a uma marca de conceito Página 5

Novidade Novo site da Texfair Home já está no ar

Página 8


EDITORIAL

Compromisso com o meio ambiente Apresentamos mais uma edição do Sintex Notícias com as novidades do segmento têxtil. Com grande satisfação, divulgamos os cases de algumas empresas associadas que se destacaram. Uma delas recebeu um prêmio por reconhecimento com um projeto ambiental e outra lança um produto inovador no mercado. Ao perpetuar estas histórias nas páginas deste informativo, buscamos valorizar as iniciativas e inspirar outras empresas. Demonstrando não somente nosso compromisso com o meio ambiente, mas também das empresas têxteis, divulgamos ainda a Comissão Ambiental que o Sintex criou. A iniciativa conta com o apoio de colaboradores de empresas associadas que, junto com o Sindicato, assumem esta responsabilidade. Entre os objetivos da Comissão, estão beneficiar o meio ambiente e reduzir custos, tornando a gestão ambiental uma ferramenta indispensável para as empresas. Nesta edição, apresentamos também um serviço que visa à preservação ambiental com o tratamento correto de resíduos e um novo convênio que beneficia as associadas.

Boa leitura!

NOTÍCIAS

SERVIÇOS AOS ASSOCIADOS

Convênio com Alcaplas favorece a sustentabilidade nas empresas

As mais lembradas pelos consumidores

Com atividades voltadas à coleta e transformação de sucatas plásticas em polímeros e embalagens, a Alcaplas oferece a Gestão de Resíduos Plásticos às indústrias têxteis. Por este motivo, o Sintex firmou um convênio com a empresa, proporcionando às associadas ao Sindicato, sustentabilidade pela aplicação da logística reversa. Os resíduos gerados pelas empresas têxteis são adquiridos com preços que variam de acordo com os cuidados no armazenamento, prensagem, umidade, sujeira impregnada e volumes. A avaliação é feita diretamente em cada empresa. Para facilitar o armazenamento, a separação e a prensagem, os materiais são divididos em grupos pelo valor aproximado de negociação. Entre os resíduos que podem ser adquiridos pela Alcaplas, estão as sucatas de filmes transparente, filmes termo contráteis, filme stretch, sucatas de filmes coloridos com impressão, baldes, potes, bacias, frascos, garrafas plásticas, sacos de ráfia, big bags, sucatas de isopor, peças de eletro eletrônicos isentos de borracha e metais, entre outros.

A pesquisa Top Of Mind, realizada pelo Instituto Qualibest, trouxe bons resultados para as empresas catarinenses. Três marcas de Santa Catarina, de empresas associadas ao Sintex, ficaram entre as mais lembradas pelo consumidor: Teka, Hering e Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre (da Marisol). O estudo consultou mais de 2.100 homens e mulheres das classes A, B e C, com idades acimas de 18 anos, em todas as regiões do Brasil. A Teka foi a mais citada e se destacou como primeira colocada na categoria Cama, Mesa e Banho, com 29%. Já a Hering, ficou ao lado da C&A no segmento de Moda Jovem, com 5%. Ao perguntar sobre moda infantil, a Lilica Ripilica foi a mais lembrada, ficando com 21% em artigos femininos e a Tigor, com 8% em artigos masculinos.

Empresários indianos visitam o Sintex Em agosto, cerca de 15 empresários do setor têxtil da Índia estiveram na sede do Sindicato. Eles conversaram com o diretor, Renato Valim, e conheceram um pouco sobre o setor têxtil em Santa Catarina. Os indianos aproveitaram a oportunidade para visitar também a Cia. Hering.

Confira a tabela completa dos vencedores:

Para mais informações, ligue para (49) 3441-5300 ou acesse o site da Alcaplas: http://www.alcaplas.com.br/

Convênio oferece soluções de logística Com serviços logísticos de primeira qualidade, com o cliente como foco e a excelência como objetivo, a W. Roque Logistics agrega ao Sintex mais de quatro décadas de experiência em Transporte Internacional, Logística e Serviços ao Comércio Exterior. Constantemente na busca de soluções mais eficientes para os clientes, a empresa combina o conhecimento e a experiência dos profissionais para alcançar os melhores resultados, atuando no mercado internacional e doméstico, com ênfase em transportes, armazenagem e distribuição. A rede de agentes e correspondentes cobre os principais mercados das Américas, Europa e Ásia. Entre os serviços oferecidos, estão: frete aéreo (internacional e doméstico); frete marítimo (longo curso e cabotagem); frete rodoviário (nacional e internacional); carga consolidada – FCL e LCL (aérea e marítima); carga de projeto, volumosa ou pesada; logística integrada; armazenagem e distribuição (local e nacional); entre outros. Para mais informações, acesse www.wroque.com

Indianos conhecem setor têxtil de SC.

Sintex apoia Projeto BID x Sesi O presidente do Sintex Ulrich Kuhn e o diretor executivo Renato Valim participaram no dia 12 de setembro do encontro promovido pelo Sesi, para falar sobre o Projeto BID x Sesi - Sustentabilidade como instrumento de aumento da competitividade das Micro e Pequenas Empresas. O objetivo é aumentar a competitividade e fortalecer as empresas com conhecimento e estratégias de implantação de uma agenda orientada ao Desenvolvimento Sustentável. “Este é um importante projeto para as nossas associadas, que conseguimos junto ao Sesi e, além de tudo, é gratuito”, explica Valim. Os principais benefícios são o foco na competitividade, capacitações e oficinas focadas no problema, planos de ação, visibilidade e fortalecimento da marca, com acesso a consultorias especializadas sem custo.

EXPEDIENTE Ulrich Kuhn Presidente do Sintex

SINTEX NOTÍCIAS Informativo do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau. Conselho Editorial: Ulrich Kuhn, Renato Valim, Paulo Vinicio Heinzen, Hélio Chicato, Andressa C. D’Avila. Jornalista Responsável: Fernanda R. Souza Momm (SC 01573-JP). Colaboração Ivo Chicuta Comunicação Fotos: Divulgação e Banco de Imagens.

2

SINTEX NOTÍCIAS

ABR/MAI/JUN

O projeto prevê recursos da ordem de US$ 1.700.000,00 do BID e contrapartida do SESI Nacional de US$ 2.300.000,00. As operações serão desenvolvidas nos seguintes estados: PR, MG, RJ, DF, CE, RR, SC. Em SC, serão selecionadas 30 empresas (até 300 funcionários) associadas ao Sintex. Projeto visa aumentar a competitividade e fortalecer as empresas com conhecimento e estratégias. www.sintex.org.br

SINTEX NOTÍCIAS

7


EVENTOS

MATÉRIA DA CAPA

Sintex cria comissão ambiental

Curso ensina a reduzir custos com frete

A competitividade da indústria têxtil e do vestuário e a conquista de novos mercados envolve a busca de mais eficiência nos processos produtivos, a otimização das matérias-primas e insumos utilizados e, consequentemente, a redução de resíduos, principalmente dos perigosos. São iniciativas que beneficiam o meio ambiente e ainda reduzem custos, tornando a gestão ambiental uma ferramenta indispensável para as empresas.

O Sintex realizou, no dia 23 de agosto, o curso “Como reduzir custos com frete negociações ganha-ganha”, em Blumenau. O objetivo foi favorecer o desenvolvimento de habilidades que possibilitem a adoção de estratégias adequadas em negociações de transportes, indispensáveis à competitividade empresarial.

Com o intuito de oferecer informações e promover o debate sobre estes temas, o Sintex criou a Comissão Ambiental, coordenada pela supervisora ambiental Priscila Natasha Kinas, da empresa Karsten S.A. Gerentes e supervisores ligados à área do meio-ambiente também estão envolvidos na comissão, que tem o objetivo de:

O curso abordou assuntos como noções básicas de custos, custos das operações de transporte de cargas rodoviárias, formação de preços e tabela de fretes, processo de cotação de fretes, entre outros tópicos voltados ao tema. O evento foi ministrado pelo instrutor Marco Antonio Oliveira Neves, que já foi colunista da Revista Mundo Logística e da Revista Quatro Rodas, além de ser autor de mais de 350 artigos na área.

- Promover reuniões técnicas com os responsáveis pelas áreas de meio ambiente das empresas associadas, onde serão abordados aspectos relacionados à área ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de efluentes, prevenção à poluição, produção mais limpa e gerenciamento de lodos;

Empresas associadas ao Sintex interessadas em saber mais sobre logística e redução de custos com frete também podem participar da Comissão de Transporte, que se reúne periodicamente na sede do Sindicato, além de promover cursos e palestras sobre estes temas.

- Representar as empresas associadas junto aos órgãos de controle ambiental; - Aproximar os órgãos de controle ambiental e os setores produtivos, subsidiando o processo de tomada de decisões;

Curso aborda estratégias para negociações de transporte.

Workshop Têxtil esclarece dúvidas das associadas No dia 26 de setembro aconteceu o Workshop Têxtil, promovido pelo Sintex, em Blumenau. O evento contou com a presença do técnico têxtil do Inmetro, Adelgicio Leite, que abordou as normas do Regulamento Têxtil – Mercosul, Portaria 166/2011 e a NBR ISSO 3758.

- Atuar na discussão, encaminhamento e acompanhamento de assuntos relacionados ao meio ambiente, visando ao desenvolvimento sustentável das indústrias têxteis.

Kyly - Peter Helmuth Utpadel; Teka - Prycila Henriette Makufka; Hering - Simone Sabel Froeschlin; Lancaster – Michele de Andrade; Eurofios – Adilson Moura; Coteminas – Adolfo Hiebert; SulFabril - Carlos C. Nicolodi; Textil Farbe - Neseli Dolzan; Marisol - Emanuela Saramento; Malwee - Cassiano Ricardo Minatti; Karsten - Priscila Natasha Kinas.

“Transformar para Preservar” foi o tema da reunião da Câmara Ambiental, promovida pelo Sintex no dia 22 de agosto, na sede da entidade. No encontro, foi realizada uma apresentação da empresa Alcaplas – voltada à transformação de aparas plásticas em polímeros, com o diretor da empresa, Alceu Lorenzon. A Unidade de Processamento para Valoração do Lodo Têxtil também esteve na pauta da reunião, que abordou o reaproveitamento de materiais e a utilização do Lodo Residual para diversas finalidades. O tema foi apresentado pelo professor do Departamento de Engenharia Química da UFSC, Adelamar Ferreira Novais.

Adelgicio Leite (Técnico têxtil do Inmetro), Paulo V. Heinzen (Assessor de Relacionamento com Associados - Sintex), Renato Valim (Diretor Executivo Sintex).

SINTEX NOTÍCIAS

Participam da Comissão Ambiental os seguintes colaboradores:

Reunião da Comissão Ambiental apresenta reaproveitamento de materiais

Dinâmico, o workshop esclareceu dúvidas dos colaboradores de diversas empresas associadas sobre detalhes que devem constar na aplicação de etiquetas. Os participantes puderam interagir com o profissional perguntando, durante todo o evento, sobre a simbologia, informações obrigatória nas etiquetas, como etiquetar e o porquê. O workshop, exclusivo para empresas associadas, reuniu cerca de 50 profissionais do setor têxtil.

6

Integrantes

www.sintex.org.br

SINTEX NOTÍCIAS

3


ESPAÇO DO ASSOCIADO

ASSOCIADOS

Eurofios garante destino correto para resíduos de confecções e fiações

Dudalina: responsabilidade social e ambiental aliadas a uma marca de conceito

Para assegurar que os resíduos da indústria têxtil cheguem a um destino correto, a solução mais adequada é contratar uma empresa que execute o serviço. A blumenauense Eurofios, associada ao Sintex, é especializada no tratamento de resíduos de confecções (retalhos, aparas de talhação, “tiras de ramas” e outros) e de fiações (estopas e strip de penteadeiras), atendendo as empresas têxteis quanto à obrigatoriedade da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Especializada no desenvolvimento de camisas femininas e masculinas, a Dudalina se destaca no mercado pela produção de marcas fortes e desejadas. As peças produzidas pela empresa são feitas de tecidos especiais com padronagens diferenciadas, modelagem correspondendo tanto às tendências da moda como às características do corpo dos brasileiros e brasileiras, além de costuras perfeitas e botões de qualidade.

A empresa produz fios e barbantes a partir destes materiais e transforma o que antes não possuía valor agregado em nova fonte de matéria-prima. Os produtos chamados ecofriendly – produzidos de maneira sustentável e ligados à preservação ambiental, são mais do que uma tendência, mas uma atitude responsável e consciente em prol do bem do planeta. “Fazer parte deste ciclo de renovação, certamente, enriquece ainda mais o compromisso da Eurofios com o meio ambiente e a maneira como é vista pelo público consumidor, que cada vez mais opta por empresas ecologicamente ativas”, explica o diretor de operações da empresa, Adilson R. de Moura.

Responsabilidade social e ambiental Desde 2006 a Dudalina tem intensificado as ações sociais em todas as unidades fabris. A empresa tornou-se signatária do Pacto Global, uma iniciativa da ONU em favor dos direitos humanos, do trabalho, do meio ambiente e contra a corrupção. Para centralizar os projetos na área social, foi criado o Instituto Sócio Ambiental Adelina Clara Hess de Souza. Entre as atividades, estão o Projeto Gera��ão de Renda – que incentiva a formação de grupos para gerarem renda, oferecendo capacitação e contribuindo para a inclusão social; Mamãe Dudalina – programa que envolve palestras e orientação para gestantes; Programa de Voluntários – grupo que atua em diversos programas sociais, como o Dia Solidário , realizando ações em creches, hospitais, escolas, etc; entre outros programas sociais.

Entre em contato com a Eurofios para dar o destino correto aos resíduos de sua empresa e fazer parte deste Ciclo Sustentável. Leandro Santos: (47)3231 9959/(47)99810704, e-mail: leandro@eurofios.com.br Adilson Moura: (47)3231 9957/(47)96578628, e-mail: adilson.moura@eurofios.com.br

Em 1965, o casal que já tinha 16 filhos adquire duas lojas em Balneário Camboriú e em 1969, preocupados com a educação dos filhos, muda-se para Blumenau e inaugura uma nova sede da empresa. Em 1977, Luís Alves volta a ter uma unidade para confecção de camisas. É em 1984 que a filha do casal, Sônia Hess, após ter trabalhado seis anos em outras empresas, retorna à Dudalina, assumindo a área comercial e abrindo um escritório de vendas em São Paulo. Outras unidades foram inauguradas em diversos municípios e novas marcas foram criadas, inclusive para a linha masculina. Em 2003, eleita pelo Conselho Administrativo, Sônia assume a presidência da empresa, onde permanece até hoje. Neste ano, a Dudalina comemorou 55 anos e a venda de mais de 55 milhões de camisas, além da abertura do show room e da loja em Milão – na Via Fatebenefratelli, 15 – no coração da cidade.

Histórico A Dudalina nasceu no dia 3 de maio de 1957, quando Duda, proprietário de uma pequena loja de secos e molhados em Luís Alves, realizou uma compra de tecidos exagerada em São Paulo. A esposa Adelina resolveu transformar tudo em camisas e, assim, nasceu a Dudalina.

Malwee recebe prêmio com projeto de garrafas pet A Malwee conquistou o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2012, na categoria preservação ambiental com o case – Garrafas PET: o lixo que virou moda na Malwee. A empresa pesquisa constantemente tecnologias para reaproveitar materiais descartados e reciclados no processo produtivo, reforçando o compromisso com a preservação ambiental. Um dos maiores problemas encontrados hoje no país é o descarte de garrafas PET. Estima-se que seis bilhões delas são produzidas por ano. Entretanto, é possível transformá-las em fibras de poliéster que podem ser utilizadas pela indústria têxtil. As roupas com PET produzidas pela Malwee são fabricadas a partir de duas composições: uma 90% algodão e 10% poliéster PET, que é a chamada “meia malha”, usada na criação de diversas coleções o ano inteiro e a outra na composição 50% algodão e 50% poliéster PET, utilizado na linha de produção de moletons para a coleção Inverno da Malwee. Na 14ª edição, o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC reconheceu as iniciativas bem sucedidas em responsabilidade social, nas áreas de preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural.

Fachada da matriz, situada em Blumenau.

Empresas associadas ao Sintex estão entre as 500 maiores do Sul A revista Amanhã publicou um ranking das 500 maiores empresas do Sul, de acordo com o Valor Ponderado de Grandeza – VPG, principal indicador. O índice, que aponta a média entre o patrimônio líquido – com peso de 50%, da receita bruta – com 40% do peso e do lucro ou prejuízo – que representa 10%, mostrou que o VPG de nove empresas de Blumenau chegou a R$ 2,2 bilhões. No setor têxtil, três empresas estão na lista: Hering, Dudalina e Karsten. A Hering é a maior e mais rentável do segmento na região Sul. A Dudalina avançou 74 posições e tem a quinta maior receita bruta e a Karsten aparece como a terceira do setor em receita bruta. A Cremer, também associada ao Sintex, destacou-se como a terceira maior receita bruta do setor de Saúde nos três estados do Sul. No total, a receita bruta das nove empresas blumenauenses aumentou, de 2010 para 2011, 19,8%, somando R$ 3,6 bilhões. A revista já está nas bancas.

4

SINTEX NOTÍCIAS

ABR/MAI/JUN

www.sintex.org.br

SINTEX NOTÍCIAS

5


ANO 3 EDIÇÃO Nº10 JUL AGO SET 2012