Cartaz assédio moral

Page 1

! L A R O M IO D É S S A o a o ix Aba e mobilização

Vamos combater essa prática com união

O

COMO COMBATER:

assédio moral é uma prática que atinge trabalhadores de diversos ramos e setores. E nós, trabalhadores e trabalhadoras do serviço público de São José dos Pinhais não estamos imunes a ele. Nas visitas que a diretoria do SINSEP realiza nas unidades e no atendimento jurídico do Sindicato são inúmeras as denúncias de assédio. Por isso, decidimos abordar o assunto e intensificar a formação sobre o tema, pois o combate ao assédio moral depende de informação, organização e mobilização dos trabalhadores.

A melhor forma de combater esse mal é cortando-o pela raiz, dando visibilidade ao fato e tratando a situação de forma coletiva, junto aos colegas de trabalho, já nas primeiras demonstrações de assédio. Mas, se você já se encontra numa situação de suspeita de assédio moral, aqui vão algumas dicas sobre o que fazer: Anote com detalhes todas as humilhações sofridas, como data, hora, local, nome do suposto agressor, colegas que testemunharam, conteúdo da conversa e o que mais achar necessário; Evite conversar com o agressor sozinho. Tenha sempre um colega de trabalho que possa atestar a violência; Peça justificativa por escrito sobre o assédio. No caso de registro em ata, exija que seu posicionamento seja registrado e assine somente se tiver acordo com o que estiver escrito. Solicite uma cópia e guarde-a com você; Registre todas as suas atividades para comprovar que você as executa corretamente.

O QUE É ASSÉDIO MORAL?

Com essas informações você pode procurar um membro da direção do Sindicato e fazer a denúncia. A direção do SINSEP avaliará a situação junto com o trabalhador e buscará uma solução dando preferência à organização do local de trabalho e do coletivo de trabalhadores para, juntos, superarmos essa prática e encontrarmos a resolução mais rápida do problema. As ações judiciais são a última alternativa, pois demoram a ser julgadas e dependem de testemunhas e provas, porém

O assédio moral é uma violência contra o trabalhador, na qual ele é submetido a situações vexatórias, humilhantes e constrangedoras, geralmente por seu superior hierárquico como chefes, diretores e coordenadores. Colegas de trabalho que não tem uma superioridade hierárquica também podem contribuir para o assédio moral quando falam mal ou depreciam o trabalho de seus colegas para a diretora, chefia ou outro superior hierárquico. Para ser considerado assédio moral, essas práticas humilhantes precisam ocorrer repetidas vezes e por um período prolongado.

COMO ACONTECE? O agressor ou agressora procura desestabilizar emocionalmente e profissionalmente os trabalhadores através de atos de intimidação, acusações, insultos, gritos e humilhações públicas. Também é comum a propagação de boatos, isolamento, recusa na comunicação, fofoca e exclusão social. O assédio nasce como algo inofensivo e propaga-se de forma traiçoeira. Em um primeiro momento, as pessoas envolvidas não querem se mostrar ofendidas e levam na brincadeira desavenças e maus-tratos. Em seguida, esses ataques vão se multiplicando e a vítima é seguidamente acuada, posta em situação de inferioridade, submetida a manobras hostis e degradantes durante um período maior. O principal objetivo de quem comete a agressão é punir e submeter o trabalhador. Não é a toa que servidores e unidades que se mobilizam para reivindicar seus direitos comecem a receber “visitas” mais constantes da chefias da secretaria, como forma de coagir e punir quem se organiza em busca de melhores condições de trabalho. Nessas visitas, muitas vezes intensificam a supervisão das atividades, pedem para olhar os planejamentos, criticam o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos servidores e pela equipe local.

sempre que necessárias serão utilizadas. É possível também encaminhar a denúncia à Secretaria de Recursos Humano , para solicitar uma sindicância contra o suspeito assediador. Entretanto, nos dois casos, o servidor pode ficar sujeito a retaliações enquanto aguarda a finalização dos processos.

Por tudo isso, afirmamos: Nossa maior arma contra o assédio moral é a UNIÃO e MOBILIZAÇÃO!

IMPORTANTE! CONSEQUÊNCIAS DO ASSÉDIO Como consequência, a pessoa assediada vai perdendo aos poucos a autoconfiança e o interesse pelo trabalho, fica deprimida e adoece. Em muitos casos, pede exoneração. Pesquisas demonstram que os sintomas do assédio moral na saúde das trabalhadoras e trabalhadores vão desde crises de choro, dores generalizadas, insônia, hipertensão, síndrome do pânico e, até mesmo, ideia de suicídio.

Se você não é vítima de assédio moral, mas está testemunhando práticas abusivas de humilhação com seus colegas, seja solidário. A próxima vítima poderá ser você!

41 3382-6364

A união e o apoio dos colegas são fundamentais para superar e acabar com esse tipo de violência.

Não esqueça que o medo reforça o poder do agressor!

www.sinsep.org.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Cartaz assédio moral by Sinsep Sjp - Issuu