Page 1

1


1. Apresentação ........................................................ 4 2. Convenções Coletivas ....................................... 10 3. Sindicalização ....................................................... 12 4. Salário ..................................................................... 14 5. Convênios .............................................................. 18 6. Saúde ....................................................................... 20 7. Trabalho extraclasse ........................................... 24 8. Limite de alunos por turma ............................. 28 9. Assistência Jurídica ............................................ 30 10. Apaepers .............................................................. 32 11. SINPRORS Previdência ................................... 34 12. NAP ........................................................................ 38 13. Planos de Carreira ............................................ 40 14. Fórum das Comunitárias ............................... 42 15. Projetor ................................................................ 44 16. Casa do Professor ............................................ 46 17. Prêmio Educação RS ....................................... 48 18. Publicações ......................................................... 50 19. Comunicação ..................................................... 52 20. Sinpro/RS na internet ..................................... 56 21. Fundação Ecarta ............................................... 60 22. Contatos .............................................................. 64

3


1

Apresentação

Sede Estadual do Sinpro/RS em Porto Alegre

4 4


E

ste é o Guia do Associado Sinpro/RS – publicação que reúne uma síntese das principais bandeiras de luta do Sindicato, bem como os serviços oferecidos, informações e todos os canais de comunicação do Sinpro/RS. A iniciativa objetiva fazer com que você perceba a real dimensão do seu Sindicato, que atua o ano inteiro pela valorização dos professores, requisito imprescindível para a educação de qualidade. Com o Guia do Associado Sinpro/RS você vai se inteirar sobre as diferentes frentes de atuação do Sindicato com vistas à limitação do número de alunos por turma e do trabalho extraclasse, pela preservação da saúde dos professores; apoio psicológico e judicial aos professores que sofrem de violência física e moral no ambiente de trabalho; as negociações dos planos de carreira docente; entre outras ações voltadas para a sua carreira profissional. Aqui no Guia do Associado Sinpro/RS você também tem a relação de serviços disponibilizados pelo Sindicato, que vão desde ferramentas para calcular o salário e registrar o trabalho extraclasse até planos de saúde e de previdência complementar. Tenha sempre em mãos o seu Guia do Associado e fique em sintonia com o Sinpro/RS. Direção Colegiada

5


O Sinpro/RS e a estrutura sindical Com o objetivo de potencializar sua atuação na defesa dos interesses dos professores, o Sinpro/RS, por decisão de seus associados, integra a organização sindical do país, sendo filiado à Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Rio Grande do Sul – Fetee/Sul, à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee e à Central Única dos Trabalhadores – CUT. Diversos diretores do Sinpro/RS integram as direções destas entidades sindicais, e delegações de professores têm participado sistematicamente dos eventos promovidos pelas mesmas.

Estrutura estadual Desde sua origem, o Sinpro/RS é uma entidade estadual. Ao longo das últimas décadas definiu uma estrutura física e de direção no conjunto do estado do Rio Grande do Sul para consolidar sua presença e atuação na defesa dos interesses dos professores. O Sindicato conta com uma Direção Estadual e Direções Regionais no interior do estado, que integram o chamado Colegiado Estadual. O Sinpro/RS conta com duas sedes em Porto Alegre, uma em Canoas e 13 sedes regionais que constituem a rede física de atendimento e prestação de serviços aos professores. 6 6


Organização O Sinpro/RS representa os professores de todos os níveis e modalidades do ensino privado do Rio Grande do Sul. Em 2013, completa 75 anos de fundação e atividades ininterruptas na defesa dos interesses dos professores. Desde 1995 vem sendo conduzido por uma Direção Colegiada, eleita para gestões trienais. O Sindicato realiza sistematicamente assembleias e reuniões abertas à participação de todos os professores que decidem sobre as formas de sustentação financeira, as políticas de atuação, as reivindicações, os acordos e convenções coletivas firmados pelo Sindicato. Uma das marcas da atuação do Sinpro/RS é a presença dos dirigentes do Sindicato junto aos professores nas instituições de ensino.

7


8 8


75 anos de atuação Em 2013 o Sinpro/RS está completando 75 anos de fundação e atividades ininterruptas na defesa dos interesses dos professores. Nesse período, marcado por diferentes contextos socioeconômicos e conjunturas políticas do país e do mundo, o Sindicato sempre teve atuação voltada à categoria, em alguns períodos priorizando uma política mais assistencial e, em outros, como nas últimas décadas, com ênfase para as lutas reivindicatórias. Ao completar 75 anos de fundação, o Sinpro/RS é um dos mais antigos sindicatos do estado e do setor educacional no Brasil. Pela adesão dos seus representados e pela expressão pública de suas políticas, o Sinpro/RS constitui-se em presença marcante do cenário educacional do Rio Grande do Sul.

9


2

Convenções Coletivas

10 10


A

s convenções e acordo coletivos de trabalho constituem o patrimônio de direitos dos professores de todos os níveis e segmentos do ensino privado no Rio Grande do Sul e são resultado das negociações nas campanhas salariais. Anualmente, o Sinpro/RS negocia convenção coletiva de trabalho específica com o Sinepe/RS, com o Sindepars, com o Sindiomas/RS e com o Sindicreches; e acordos coletivos com o governo do Estado (Uergs e Fundação Liberato). Esses documentos regram o pagamento do salário e as condições de trabalho dos professores, como reajuste salarial, adicionais por aprimoramento acadêmico e por tempo de trabalho, desconto para dependentes e planos de saúde.

As convenções coletivas estão disponíveis em www.sinprors.org.br/ convencoes para consulta on-line ou download. É importante que você conheça bem a sua CCT e fiscalize o seu pleno cumprimento. Em caso de descumprimento, entre em contato com o Sinpro/RS.

11


3

Sindicalização

12 12


O

equilíbrio de forças na negociação coletiva se faz com sindicato representativo. O Sinpro/RS trabalha nesta perspectiva e tem

mais de 18.200 associados – um diferencial no meio sindical de iniciativa privada. Quem decide pela carreira de professor e atua no ensino privado pode contar com o Sinpro/RS. Um Sindicato diferente, que é referência no país pela construção de um verdadeiro patrimônio de direitos. Resultado de muito trabalho, de um entendimento claro sobre as necessidades dos docentes e de uma conexão constante com o ambiente das instituições de ensino. Lutar por melhores salários, pela limitação do trabalho extraclasse e pelo direito ao descanso, por mais qualidade de vida e saúde para quem ensina é trabalho coletivo. Por isso, é fundamental que os professores associados estimulem os colegas a se sindicalizar ao Sinpro/RS. Um Sindicato de professores para os professores.

Para se sindicalizar é muito fácil. Basta acessar www.sinprors.org.br/professor e preencher a ficha de sindicalização.

13


4

Salรกrio

14 14


O

aumento salarial dos professores é uma das principais lutas do Sinpro/RS. Com as campanhas salariais e as negociações com

os sindicatos patronais, o Sinpro/RS faz um debate público sobre a contradição entre os índices de reajuste das mensalidades e a resistência em aumentar salários pelas direções das instituições de ensino, promove a valorização profissional e reforça a relação das condições de trabalho dos docentes com a qualidade da educação. Nas últimas duas negociações, os professores tiveram percentuais de aumento real de salário. Ainda distantes do que merecem, mas importantes porque representam um resultado positivo da nossa luta. A conquista de melhores salários passa pelo conhecimento e pelo protagonismo dos professores.

15


Você sabe calcular o seu salário? A fórmula é simples: valor hora-aula x carga horária semanal x 5,25 (referente a 4,5 semanas mais 1/6 correspondente ao repouso semanal).

No site do Sinpro/RS acesse www.sinprors.org.br/salariocerto para a simulação do seu contracheque, confirmando a correção dos ganhos de acordo com a carga horária contratada, bem como se os descontos estão calculados devidamente. A ferramenta prevê as especificidades de todos os níveis educacionais e contempla campos como adicional noturno, salário família, INSS, Imposto de Renda, auxílio-creche, aprimoramento acadêmico, horas-extras e planos de saúde.

16 16


Conhecer os valores pagos pelas instituições de ensino em todo o estado é um bom ponto de partida para que os professores discutam com seus colegas os salários praticados nas instituições em que trabalham. O Sinpro/RS publica anualmente o Ranking Salarial do Ensino Privado Gaúcho com a relação completa das instituições de ensino que pagam valores superiores aos pisos de cada nível.

Acesse www.sinprors.org.br/ranking e saiba os valores pagos pelas instituições de ensino.

17


5

Convênios

18 18


Cartão SinproRS Vantagem

P

rofessor associado e seus dependentes recebem o cartão SinproRS Vantagem – documento de identificação para usufruir convênios que garantem descontos e pagamentos especiais em produtos e serviços em todo o estado: restaurantes, cinemas, hotéis, viagens, locação de veículos, saúde, esporte, lazer, cultura, lojas e muito mais.

Cartão Panvel Vantagens exclusivas para os associados ao Sinpro/RS: – 6% de desconto mínimo ampliado a todos os produtos, inclusive perfumaria; – 15% de desconto em todos os produtos manipulados; – Até 50% de desconto em lista de medicamentos especiais. Confira no site.

Acesse o guia completo em www.sinprors.org.br/convenios e boa economia.

19


6 7

Saúde

O

Sinpro/RS confirmou em pesquisas realizadas nos últimos quatro anos o que vinha percebendo no acompanhamento da categoria: o professor do ensino privado está adoecendo. E isso está diretamente ligado às condições de trabalho. Diante da gravidade do problema, o Sindicato instituiu várias frentes para combater o problema e garantir qualidade de vida aos professores. 20 20


Após denúncia do Sinpro/RS, o Ministério Público do Trabalho (MPT) passou a investigar o cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs) e já determinou melhorias na estrutura física de várias instituições de ensino privado no estado e a aquisição de equipamentos mais adequados às condições de trabalho e de saúde dos professores. A ação do MPT partiu de uma manifestação do Sinpro/RS solicitando o cumprimento de três das 33 NRs, consideradas obrigatórias pelo Ministério do Trabalho: NR 7 estabelece o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; NR 9 estabelece os Programas de Prevenção de Riscos Ambientais, por meio de inspeção no local de trabalho; NR 17 da Ergonomia, que estabelece parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

A pesquisa sobre a saúde do professor pode ser consultada em www.sinprors.org.br/pesquisa

21


Os convênios médico e odontológico representam uma preocupação histórica do Sinpro/RS com o atendimento à saúde dos professores. É uma opção mais acessível a esse serviço e uma alternativa aos planos oferecidos pelas instituições.

22 22


Porto Alegre

Região da Campanha - RS

O Plano de Saúde Unimed Porto Alegre está disponível para todo o estado. Confira mais informações em www.sinprors.org.br/saude, por e-mail convenios@sinprors.org.br ou na regional do Sinpro/RS mais próxima.

23


7

Trabalho extraclasse

24 24


O

excesso de demandas de trabalho fora do horário contratado compromete a qualidade de vida dos docentes e foi identificado como um dos principais fatores do adoecimento. O Sindicato tem implementado várias frentes para minimizar esse problema: denúncia à opinião pública, demandas judiciais, negociação com o Sindicato patronal, tentativa de inclusão do tema no Plano Nacional da Educação, entre outras.

Recomendações do MPT No final de 2011, o Sinpro/RS levou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) a denúncia do descumprimento pelas instituições de ensino do direito ao descanso dos professores. Após audiências públicas e reuniões entre o Sinepe/RS e o Sinpro/RS, o MPT encaminhou em junho de 2012 seis recomendações às instituições de ensino para garantir o direito ao descanso: I – abstenham-se de qualquer ato que implique, ao fim e ao cabo, impedimento ou comprometimento do descanso remunerado do empregado, cabendo-lhes, para tal abstenção, a utilização de medidas concretas, a serem buscadas na dinâmica própria de cada unidade escolar;

25


II – não se valham de novas tecnologias para, ao invés de simplesmente substituírem antigos mecanismos por mais modernos, obrigarem os professores a trabalho que antes, na medida em que realizado de forma presencial, implicava correspondente remuneração; III – não exijam dos professores interação eletrônica direta com os alunos e seus responsáveis, inclusive na modalidade de “recuperação permanente”; IV – não exijam dos professores postagem eletrônica de material didático de forma regular e fragmentada, ou seja, feita para períodos curtos e submetida à constante renovação ou utilização, especialmente quando se trate de material de complementação da aula, nela não fornecido; V – não transformem a postagem eletrônica em mecanismo de interlocução permanente com o aluno; VI – estabeleçam permanente diálogo com professores, alunos e responsáveis, sobre o excesso de labor extraclasse, no intuito de alcançar soluções que visem à proteção dos direitos dos professores ao lazer, ao descanso e à saúde, inclusive no interesse da boa prática docente. 26 26


Planilha eletrônica, concebida pelo Sinpro/RS, programada para somar automaticamente o tempo utilizado na realização de atividades extraclasse. É disponibilizada gratuitamente no site do Sindicato para download. Anotando regularmente na planilha as atividades e o tempo usado para realizá-las, o professor tem a real dimensão do tempo de trabalho extraclasse sem remuneração que realiza e um argumento consistente em futuras demandas judiciais.

Acesse www.sinprors.org.br/pontoextraclasse

27


8

Limite de alunos por turma

28 28


A

limitação do número de alunos por turma é uma das reivindicações do Sinpro/RS que tem relação com as condições de trabalho e com a qualidade de ensino. Em 2010, após várias tentativas nas negociações com os sindicatos patronais de estabelecer o limite, o Sindicato passou a informar à sociedade gaúcha, especialmente pais e alunos, sobre o excesso de estudantes por turma praticado nas instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul. Foi criado um canal de comunicação dinâmico e interativo. Semestralmente, o Sindicato publica neste site a lista de instituições que mantêm turmas com excesso de alunos a partir dos parâmetros do Sinpro/RS: EDUCAÇÃO BÁSICA Educação Infantil 0 a 2 anos: 7 alunos; 3 a 4 anos: 15 alunos; 5 anos: 20 alunos. Ensino Fundamental Anos iniciais: 1º ao 5º ano: 25 alunos; Anos finais: 6º ao 9º ano: 35 alunos. Ensino Médio 40 alunos. EDUCAÇÃO SUPERIOR 50 alunos.

Acesse www.limitedealunosporturma.com.br

29


Foto: Fernando Tatagiba/Agência Brasil

9 Assistência Jurídica

30 30


O

Sinpro/RS dispõe de um coletivo de advogados que assessoram a diretoria nas negociações e atuam nas demandas judiciais coletivas. Conta também com amplo elenco de advogados credenciados na capital e interior do estado para atendimento aos professores nas áreas: • • • •

trabalhista; cível; criminal; previdenciária.

Acesse a relação dos advogados em www.sinprors.org.br/juridico Informações pelo e-mail juridico@sinprors.org.br

31


10

Apaepers

Aposentadoria

32 32


A

associação dos Professores Aposentados do Ensino Privado do RS tem como objetivo inserir os professores aposentados na luta pelo poder aquisitivo das aposentadorias e pensões, bem como ser agente de articulação de uma política social e de lazer. Fundada em 1993, nasceu da preocupação do Sinpro/RS em proporcionar aos professores aposentados uma associação que atendesse as suas necessidades específicas. Além de estar engajada na luta por melhores condições de aposentadoria, promove regularmente atividades para esclarecer dúvidas sobre ações previdenciárias, revisão da aposentadoria, desaposentação e fator previdenciário, sempre com a participação de especialistas.

Saiba mais sobre Apaepers em www.sinprors.org.br/apaepers e consulte os advogados credenciados. Telefones: 51 4009.2996 e 9963.6238.

33


11

SINPRORS Previdência

Ligue (51) 4009 2933 / 3224 2062

34 34


Plano de previdência complementar, instituído pelo Sinpro/RS em parceria com a Fundação CEEE, um dos maiores fundos de pensão do estado e do país. Trata-se de um plano moderno e flexível, aberto à adesão de todos os associados. Foi criado para garantir segurança e tranquilidade aos professores do ensino privado gaúcho, onde os recursos são administrados por especialistas em investimentos de longo prazo.

35


O que oferece • Aposentadoria Normal – em forma de renda mensal. Pagamento por prazo definido pelo participante. Condições: 60 contribuições programáveis e 50 anos de idade. • Pensão • Invalidez Total e Permanente • Pecúlio por Invalidez • Pecúlio por Morte • Abono Anual Vantagens • Contribuições flexíveis. • Capitalização da totalidade da rentabilidade dos investimentos no fundo de previdência do participante. • O participante escolhe o prazo de recebimento dos benefícios. • Aposentadoria a partir dos 50 anos de idade. • Opção de receber, à vista, até 20% do saldo de conta e o restante em renda continuada. 36 36


• Contribuição mínima de R$ 50,00. • Possibilidade de transferência dos recursos de outro plano previdenciário. • Resgate de 100% das contribuições rentabilizadas em caso de desligamento. • Dedução no IRPF do valor de até 12% da renda bruta anual da contribuição ao plano.

Organize seu presente, planeje seu futuro. Saiba mais em www.sinprorsprevidencia.com.br pelo e-mail previdencia@sinprors.org.br ou ligue 51 4009.2930

37


12

NAP

S

erviço oferecido aos associados do Sinpro/RS com o objetivo de apoiar os professores que sofrem violência im-

plícita ou explícita no ambiente de trabalho. Foi criado em 2007, a partir das discussões sobre a violência contra o professor, da pesquisa realizada pelo Sinpro/RS e de relatos de professores durante rescisões de contrato. Essas informações comprovaram a necessidade de um trabalho personalizado sobre o tema. O NAP é composto por uma equipe multidisciplinar formada por diretores do Sinpro/RS, psicólogo e advogado.

38 38


No primeiro semestre de 2012, o NAP lançou um livro que reúne artigos de professores, psicólogos, representantes do Judiciário e outros especialistas acerca dos relatos de docentes sobre situações de conflito no ambiente de trabalho. Pode ser adquirido nas livrarias ou na sede do Sinpro/RS.

Saiba mais em www.sinprors.org.br/nap Para marcar horário com a equipe do NAP envie um e-mail para direcao@sinprors.org.br ou ligue para 51 4009.2990

39


13

Planos de Carreira

O

Sinpro/RS desenvolve uma intensa política junto às IES privadas com vistas à definição de PCDs estruturados com base em critérios objetivos e transparentes para o desenvolvimento de uma carreira profissional. O NPC é um coletivo de diretores do Sinpro/RS e assessores jurídicos que se dedica à negociação de PCDs nas instituições de Educação Superior.

Acesse www.sinprors.org.br/npc e saiba quais IES já têm Planos de Carreira negociados com o Sinpro/RS, detalhes sobre a legislação, quais os pressupostos para os PCDs e outras informações.

40 40


O Sindicato lançou no final de 2012 o livro Planos de Carreira Docente – Questão estratégica no ensino superior privado (Carta Editora, 120 p) – uma síntese das experiências do Sinpro/RS na negociação com instituições privadas para a regulamentação da carreira profissional dos professores). A obra aprofunda a análise da legislação e da jurisprudência relativas ao Plano de Carreira na Educação Superior, apresenta estudos de casos e um modelo para consulta.

O livro Planos de Carreira Docente está à venda nas livrarias (consulte listagem em www.sinprors.org.br) e na sede do Sindicato.

41


14

F贸rum das Comunit谩rias

42 42


O

Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias, instituído pelo Sinpro/RS com outros sindicatos de trabalhadores do ensino privado, se constitui em espaço de discussão sobre a gestão democrática das IES Comunitárias do RS. Lançado em 2011, promove encontros regulares reunindo professores, funcionários técnicos e administrativos e estudantes de diversas instituições comunitárias gaúchas.

Confira atividades e documentos em www.sinprors.org.br/forumcomunitarias

43


15

Projetor

44 44


S

erviço disponibilizado pelo Sinpro/RS gratuitamente aos professores que buscam colocação no mercado de trabalho do Rio Grande do Sul ou que querem ampliar a sua carga horária. Ao mesmo tempo, os estabelecimentos de ensino que buscam profissionais da educação também constumam utilizar esse recurso. Os currículos podem ser pesquisados por nível de ensino, curso/disciplina e cidade. O preenchimento do formulário é simples e rápido. É importante manter o seu currículo sempre atualizado.

Acesse www.sinprors.org.br/projetor

45


16

Casa do Professor

46 46


A

Casa do Professor é a referência de comodidade para os associados do Sinpro/RS e seus dependentes na capital. São 25 aparta-

mentos equipados com TV, micro-ondas, geladeira, ar-condicionado e wireless. Dispõe de uma agradável sala de convivência com espaço para armazenamento de bagagens, computadores com acesso à internet e impressora, máquina de café, máquina de lanches e espaço de TV à disposição dos hóspedes. A Casa do Professor é muito bem localizada. Próxima a livrarias, teatros, cinemas, parques, universidades e muito mais. Oferece toda a tranquilidade para os professores do interior que precisam ficar em Porto Alegre com economia. Já foram mais de 30 mil hóspedes desde a inauguração.

A Casa do Professor fica na Rua Lopo Gonçalves, 29 – Bairro Cidade Baixa. Informações: 51 4009.2988 casadoprofessor@sinprors.org.br www.sinprors.org.br/casadoprofessor

47


17

Prêmio Educação RS

48 48


É

o nosso aplauso para quem faz mais pela Educação em nosso estado. Instituído em 1998 pelo Sinpro/RS, a premiação estimula e

valoriza profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. A entrega do troféu Pena

Libertária é anual e marca a passagem do Dia do Professor, em outubro. Toda a sociedade pode contribuir com indicações. Os finalistas são escolhidos por uma comissão especialmente concebida e os vencedores são escolhidos pelos associados do Sindicato em votação on-line.

Confira mais informações e os agraciados de todas as edições do Prêmio Educação em www.sinprors.org.br/premio

49


18

Publicações

50 50


U

ma nova linha de atuação editorial do Sindicato, inaugurada em 2012, com a publicação de dois livros: Planos de Carreira Docente

– Questão estratégica no ensino superior privado (Carta Editora, 120 p.) e O professor sob pressão –

Prevenção e enfrentamento da violência no ambiente de trabalho (Carta Editora, 104 p.) As obras publicadas, além da finalidade de ampliar a divulgação dos temas que abrangem a realidade dos professores e as iniciativas do Sinpro/RS, atendem a necessidade de registro histórico e elaboração teórica sobre as questões da categoria.

Veja mais em www.sinprors.org.br/publica

51


19

Comunicação

52 52


O

Sinpro/RS tem uma grande preocupação com a comunicação e interação com os professores, assim como a abordagem e discussão com profundidade de diversas temáticas, em especial as relacionadas à atividade educacional.

Com linguagem jornalística, trata com pluralidade de vários temas em editorias como Educação, Movimento, Economia, Política, Comportamento, Meio Ambiente, Cultura, além do universo do ensino privado. Lançada em março de 1996, já conta com mais de 25 prêmios de jornalismo, concorrendo com a grande mídia nacional. Conta com colaboradores como Verissimo, Fraga, Edgar Vasques, Santiago, além da equipe de jornalistas.

Se você não estiver recebendo o jornal em sua casa informe ao setor de cadastro do Sinpro/RS. Veja também a versão on-line na íntegra em www.sinprors.org.br/extraclasse

53


Informativo que trata de assuntos de cunho sindical, principalmente sobre as condições de trabalho e salário dos professores. Por meio desta ferramenta, o Sindicato convoca para assembleias, comunica políticas, movimentos e negociações com o Sindicato patronal ou específicas com determinadas instituições de ensino. É enviado para a casa dos professores associados.

Acesse www.sinprors.org.br/periodo

Material criado para aprofundar questões importantes para os professores, como plano de carreira docente, salário, trabalho extraclasse, limitação do número de alunos. É distribuído pelos diretores do Sindicato nos locais de trabalho. 54 54


Lançada em novembro de 2002, com duas edições ano, cumpre com a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral, bem como de estimular a abordagem e elaboração de questões referentes à relação dos professores do ensino privado com o mundo da escola e a dinâmica educacional. A distribuição é gratuita nas sedes do Sindicato e em mãos nas visitas dos diretores às instituições de ensino.

Está disponível também na íntegra em www.sinprors.org.br/textual

55


20

Sinpro/RS na internet

56 56


D

esde a década de 1990, o Sindicato tem investido na comunicação e oferta de serviços para os professores via a internet, uma ferra-

menta ágil, dinâmica e eficiente.

Site – www.sinprors.org.br Reúne todas as informações sobre o Sindicato, suas lutas, serviços e promoções. É atualizado diariamente, dando destaque para as notícias. Está organizado por dois menus: – Por nível de ensino (Ed. Infantil, Ed. Básica, Ed. Superior, Ed. Profissional, EaD, Idiomas Sesi/Senai), no topo da página, com informações exclusivas e selecionadas para cada nível. – Por áreas, à esquerda da página: Assuntos institucionais (Quem somos, Estatuto, Contribuições, Diretoria Colegiada, Endereços, Convenções Coletivas, Planos de Carreira, Negociação Coletiva, Contato e Apaepers); Serviços (Agenda, Banco de Currículos,

57


Calcule o seu salário, Casa do Professor, Convênios, Espaço da Inst. de Ensino, Espaço do Professor, Jurídico, NAP, Ponto Extraclasse, Ranking Salarial, Sinpro Saúde, SINPRORS Previdência, Sinpro/RS Publicações, Webmail; Eventos (Prêmio Educação, Fórum Comunitárias, Semana da Consciência, outros); e Comunicação (Jornal

Extra Classe, Revista Textual, Boletim Período Livre, Campanhas, Notícias, Trombone).

Newsletter Sinpro/RS Sistema de correio eletrônico que permite ao Sindicato se comunicar de forma ágil e dinâmica com os professores e de forma segmentada (por cidade, regional, escola, rede). Usada para manter os professores informados sobre negociações por ambiente de trabalho e com os sindicatos patronais, além de assuntos de interesse da categoria.

58 58


Redes Sociais Nas páginas do Sinpro/RS no Facebook e no Twiter, o Sindicato propõe maior interação com os professores. Espaços usados também para dar visibilidade às campanhas e lutas da categoria, notícias de interesse do setor, bem como toda a produção de conteúdo do jornal Extra Classe, revista Textual e demais publicações do Sindicato. www.facebook.com/SinproRS twitter.com/SinproRS

Mantenha seu cadastro atualizado junto ao Sindicato para garantir o recebimento de informações de seu interesse. E não esqueça de interagir com a gente pelas redes sociais.

59


21

Fundação Ecarta

60 60


I

nstituída pelo Sinpro/RS em 2003, com o início efetivo das atividades em 2005 com a inauguração de sua sede na Avenida João Pessoa,

943, em Porto Alegre. Nessa oportunidade, foi inaugurado o primeiro projeto cultural, a Galeria de Arte, considerada como âncora da instituição. Tem como missão a promoção das atividades voltadas à qualificação da educação e a ampliação dos espaços e das oportunidades de acesso à arte, à cultura e à recreação, assim como iniciativas de caráter assistencial. Propõe-se a ser um “degrau para a cidadania” para todos os que se aproximam do seu projeto, seja para ajudar na definição e implementação de suas iniciativas ou para usufruí-las. Atualmente, são cinco projetos consolidados em Porto Alegre e que se estendem ao interior do estado:

61


Realiza atividades de qualificação e de estímulo para os professores, com destaque para a Educação Infantil. Entrada franca.

Promove shows regulares de vários gêneros musicais produzidos no RS. Entrada franca.

Galeria Ecarta Espaço de exposições, performance e debates, especialmente, da arte contemporânea. Entrada Franca.

62 62


Voltado à formação de uma cultura doadora de órgãos e tecidos junto aos professores.

Pautado pela percepção do vinho como diferencial cultural do RS, divulga a diversidade de sua produção, consumo e múltiplas relações.

Acesse a programação e participe www.fundacaoecarta.org.br

63


22

Contatos

64 64


E

ndereço atualizado é a garantia de estar bem informado. Quando houver qualquer alteração em seus dados, ou para obter esclarecimentos sobre os seus direitos, entre em contato com o seu Sindicato: Sede Estadual do Sinpro/RS: SINPRO/RS sede estadual (geral) 51 4009.2900 DIREÇÃO 51 4009.2990 – direcao@sinprors.org.br ADMINISTRAÇÃO 51 4009.2900 – adm@sinprors.org.br CADASTRO 51 4009.2920 – cadastro@sinprors.org.br COBRANÇA 51 4009.2947 – cobranca@sinprors.org.br CONVÊNIOS 51 4009.2930 – convenios@sinprors.org.br PESSOAL/FINANCEIRO 51 4009.2940 – pessoal@sinprors.org.br CONTABILIDADE 51 4009.2940 – contabil@sinprors.org.br JURÍDICO 51 4009.2950 – juridico@sinprors.org.br

65


INFRAESTRUTURA 51 4009.2910 – infraestrutura@sinprors.org.br TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 51 4009.2960 – ti@sinprors.org.br ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 51 4009.2980 – comunica@sinprors.org.br JORNAL EXTRA CLASSE 51 4009.2980 – extraclasse@sinprors.org.br REVISTA TEXTUAL 51 4009.2980 – textual@sinprors.org.br FUNDAÇÃO ECARTA 51 4009.2970 – contato@fundacaoecarta.org.br CASA DO PROFESSOR 51 4009.2988 – casadoprofessor@sinprors.org.br Ligue 24 horas – 0800.7272910 – Serviço exclusivo para denúncias sobre descumprimentos da CCT e problemas no ambiente de trabalho. Sistema gravado e sigiloso. O Sinpro/RS quer saber como andam as coisas na sua Instituição. Denúncia – Se você tem conhecimento de alguma ameaça aos direitos dos professores do ensino privado ou de alguma violência, denuncie a qualquer hora através do e-mail: trombone@sinprors.org.br. 66 66


REGIONAIS Porto Alegre e Canoas SEDE ESTADUAL Avenida João Pessoa, 919 – bairro Farroupilha CEP 90040-000 Porto Alegre – RS Fone: 51 4009.2900 (geral) Fax: 51 4009.2917 direcao@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 9h às 18h Atendimento externo também sempre no primeiro sábado de cada mês – das 9h às 12h  SEDE ZONA NORTE Avenida Assis Brasil, 3532/506 – bairro Jardim Lindoia Conjunto Comercial Lindoia Center CEP 91010-007 – Porto Alegre – RS Fone: 51 3208.2904 zonanorte@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 10h30 às 13h e das 14h às 17h30 SEDE CANOAS XV de Janeiro, 121/605 – Centro – CEP 92010-300 Canoas – RS Fone: 51 3032.1802 canoas@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h

67


INTERIOR

REGIONAL BAGÉ Rua Bento Gonçalves, 285 D – sala 304 Ed. Carlos Brasil CEP 96400-201 – Bagé – RS Fone: 53 3242.1977 bage@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 14h às 18h

REGIONAL BENTO GONÇALVES Cândido Costa, 65/1008 – Centro Edifício Palazzo Del Lavoro CEP 95700-000 – Bento Gonçalves – RS Fone/Fax: 54 3451.4588 bento@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 13h30 às 17h30

REGIONAL ERECHIM XV de Novembro, 69/902 – Centro CEP 99700-000 – Erechim – RS Fone: 54 3321.0213 erechim@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 13h30 às 17h30

68 68


REGIONAL LAJEADO Júlio de Castilhos, 1.001/602 – Centro CEP 95900-000 – Lajeado – RS Fone/Fax: 51 3748.1642 lajeado@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 13h30 às 17h30

REGIONAL PASSO FUNDO Rua Moron, 1.324/702 – Centro Centro Comercial Da Vinci  CEP 99010-031 – Passo Fundo – RS  Fone/Fax: 54 3313.1322 / 3311.1988  passofundo@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 9h às 11h e das 13h30 às 17h30

REGIONAL PELOTAS Princesa Isabel, 280/905 – Centro CEP 96015-590 – Pelotas – RS Fone: 53 3229.3540 pelotas@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 9h às 11h30 e das 13h45 às 17h15

REGIONAL RIO GRANDE General Bacelar, 378 – 8° andar – sala 804 – Centro CEP 96200-370 – Rio Grande – RS Fone: 53 3232.9458 riogrande@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 14h às 18h

69


REGIONAL SANTA CRUZ DO SUL Sete de Setembro, 327/202 – Centro CEP 96810-016 – Santa Cruz do Sul – RS Fone: 51 3711.8294 Fone/Fax: 51 3715.3981 santacruz@sinprors.org.br 2ª, 3ª, 4ª e 6ª, das 8h30 às 11h  2ª a 6ª, das 13h30 às 17h30

REGIONAL SANTA MARIA Alberto Pasqualini, 56/904 – Centro CEP 97015-010 – Santa Maria – RS  Fones: 55 3026.1261 / 3026.1262 santamaria@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 18h

REGIONAL SANTA ROSA Minas Gerais, 55/1001 – 10º andar – Centro CEP 98900-000 – Santa Rosa – RS Fone/Fax: 55 3512.5378 / 3511.3282 santarosa@sinprors.org.br 2ª e 4ª, das 13h20 às 17h; 3ª e 5ª, das 7h30 às 12h;  6ª, das 8h às 12h e das 13h20 às 17h

70 70


REGIONAL SANTO ÂNGELO Três de Outubro, 106/02 – Centro CEP 98801-610 – Santo Ângelo – RS Fone/Fax: 55 3312.2615

santoangelo@sinprors.org.br 2ª, 3ª, 5ª e 6ª, das 13h20 às 17h20; 4ª, das 8h às 12h

REGIONAL SÃO LEOPOLDO São Joaquim, 792/204 – Centro CEP 93010-190 – São Leopoldo – RS  Fone: 51 3592.0271 

saoleo@sinprors.org.br 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h

REGIONAL URUGUAIANA Monte Caseros, 2.976 – sala 04 – Centro CEP 97510-380 – Uruguaiana – RS Fones: 55 3412.4796 / 3412.5990

uruguaiana@sinprors.org.br 2ª, 4ª, 5ª e 6ª, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 3ª, das 13h30 às 17h30

71


7272


w w w . s i n74p r o r s . o r g . b r

Guia do Associado Sinpro/RS  

Guia do Associado Sinpro/RS, publicação que reúne uma síntese das principais bandeiras de luta do Sindicato, bem como os serviços oferecidos...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you