2 minute read

Meio ambiente em sala de aula: trabalho em prol do futuro

Conscientização desde a infância sobre a importância desses cuidados é fundamental para o desenvolvimento sustentável

Por Jorge de Souza

Como um desafio global, o enfrentamento das emergências climáticas e ambientais é um tema que precisa estar presente em toda a formação humana e educacional. Educação ambiental é um aspecto fundamental para gerar consciência crítica, demonstrando os desequilíbrios na relação entre o ser humano e a natureza. Desde muito cedo, podemos transmitir a mensagem de que mudanças em atitudes individuais são imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável, estimulando hábitos mais conscientes.

“As escolas e centros de educação têm extrema importância no desenvolvimento social e cívico dos jovens, desde as séries iniciais até a conclusão do ensino médio.

Essas instituições de ensino devem garan- tir e facilitar ambientes de aprendizado que vão além do conteúdo quer formal ou informal, trabalhando valores éticos, morais e culturais e ambientais”, explica Carlos Gomes, professor do ensino médio do Colégio Bagozzi.

Trata-se de um processo gradual: a partir de informações e troca de ideias entre professores e alunos, a educação ambiental passa a ser uma ferramenta de mudança. Assim, a preocupação e o respeito pelo meio ambiente passa a ser incorporado no subconsciente e multiplicado dentro de casa.

“É na escola que aprendemos regras de convivência e valores como respeito aos colegas e professores, responsabilidade e honestidade, além de habilidades como o trabalho em equipe. As escolas também são responsáveis por estimular o desenvolvimento da consciência cívica, ensinando direitos e deveres dos cidadãos, importância da participação política e valorização da diversidade cultural. Isso precisa ser feito com o envolvimento da família em todos os momentos”, prossegue Gomes. Ou seja, todo o trabalho de conscientização dos estudantes acaba por se tornar um catalisador dentro de cada comunidade. Os conhecimentos adquiridos na escola são disseminados dentro das casas, bairros e cidades. Por isso, é tão importante que os educadores estejam preparados. “O trabalho de conscientização com as futuras gerações é fundamental para a preservação imediata e a longo prazo. Afinal, os alunos de hoje terão a responsabilidade de construir o mundo de amanhã e precisamos cada vez mais de pessoas sensíveis às questões ambientais. Se os alunos entenderem que a natureza é parceira para a vida toda, evoluímos enquanto sociedade”, complementa Gomes.

Portanto, cabe a cada escola e centro de ensino fomentar desde a educação básica as discussões sobre sustentabilidade. Independente de qual disciplina for escolhida, esses debates são vitais para a formação de cidadãos conscientes, que compreendem o seu papel dentro da sociedade e se preocupam verdadeiramente com o futuro.

“Saber preservar o ambiente desde cedo faz com que se crie uma consciência ecológica por toda a vida. Precisamos garantir para todos e todas um futuro sustentável e isso com certeza passa pelas escolas”, finaliza Gomes.

Como

promover a educação ambiental nas escolas?

Confira quatro temas que podem ser utilizados para estimular a consciência e o respeito ao meio ambiente:

1. Incentivar a prática da reciclagem e gerenciamento de resíduos: a escola pode mostrar a importância da reciclagem e da reutilização na prática, além de explorar formas de dar vida nova aos resíduos.

2. Promover o uso consciente de recursos naturais: incentivar o uso responsável de recursos, como água e energia traz benefícios ao planeta e às escolas.

3. Sustentabilidade multidisciplinar: é possível incluir conteúdos sobre sustentabilidade em todas as disciplinas ou até desenvolver projetos que envolvam diferentes níveis de ensino, como feiras de ciências, semanas culturais e visitas.